Fala aí, meu povo. Acharam que eu não ia responder as perguntinhas de vocês? Talvez você tenha achado errado se eu responder aqui.
E talvez você tenha acertado e eu vou ignorar você nesse vídeo aqui. É porque chega muita gente, não é nada contra, não. Tem gente que fala: "Eu sempre mando, você nunca lê".
É porque eu nunca vi, talvez. Ou porque realmente a pergunta não é boa, ou ela tá no meio de várias outras perguntas que foram feitas parecidas. Enfim, tô enrolando.
Seguinte, vai ser uma versão Express. Hoje é um dia grande aqui paraa minha família. A gente tá comemorando o casamento da minha irmã.
Então vou gravar e, ó, correr pra cerimônia. Então faz favor de deixar um like, de se inscrever aqui para não perder os próximos conteúdos, para ajudar quem tá gravando isso aqui para vocês. E um dia tão tão corrido como esse sábado por aqui.
Não deu nem para gravar na sexta. Começando com a pergunta do grandíssimo eh nutricionista, o Rodrigo Pauli. Qual o costume da costum da cultura brasileira que você sente mais falta na Europa?
E o que menos que eu sinto mais falta é o acolhimento. Eh, cultura brasileira é de muito acolhimento, de quando chega uma pessoa de fora tentar fazer com que ela faça parte, de fazer amizades muito fáceis e lá na Europa isso é tudo muito mais difícil. Então, acabou que na Europa eu sempre me juntei muito mais aos brasileiros.
Acontece um pouco também com as pessoas de fora que vem para cá, tá, que já me falaram isso, que acabou sejuntando entre eles também. Acho que esse é um fenômeno relativamente comum, mas o que eu mais sinto falta é de uma rede de amigos maior ou de mais gente ou de mais grupos de amigos eh na Europa do que no Brasil. O que eu menos sinto falta da cultura brasileira lá na Europa, ã eu acho que é a bipolarização, né, das coisas.
Acho que no Brasil a gente tá vivendo isso muito mais do que em outros lugares. No Brasil temas que são muito difíceis de falar, enfim, existe uma má vontade de entender os outros lados, seja para política, para muitas outras coisas, que isso eu sinto pouca falta mesmo da da cultura brasileira, mas no geral eh tem mais coisas positivas do que negativas. da cultura brasileira é a que eu mais gosto, que eu mais me identifico.
Pedro Provenzano, bom restaurante em Barcelona que os moradores frequentam. Então aqui eu peguei isso só para contextualizar um pouco sobre o que que é Barcelona, pro pessoal que pergunta muito sobre cultura local. Barcelona é uma cidade de 1.
600. 000 pessoas e 600. 000 são estrangeiras, fora a galera que não tá regularizada no censo, né?
Os ilegais. entre 20 e 55 anos, 55% da população é estrangeira. Então assim, bons restaurantes que os moradores frequentam nem sempre são moradores espanhóis, né?
E como é uma cidade muito turística, os moradores vão em restaurantes turísticos. Eu, por exemplo, moro perto do Arco do Triunfo. Vou um tanto de restaurante que os turistas vão, porque é o que a gente vai, o que todo mundo vai, não tem muito essa distinção.
Eh, claro que se você vai paraos bairros mais afastados e tal, os turistas não vão até ali, tem mais os restaurantes locais, mas eu acho que já é muito difícil hoje em dia você ter um lugarzinho que ainda não foi encontrado pelos turistas, que só os locais vão. Até outro dia tem um perfil muito grande que chama Barcelona secreta. tem quase 1 milhão de seguidores, ou seja, tudo que sai ali deixa de ser segredo e que de vez em quando eles divulgam algum restaurante, alguma coisa e os moradores não gostam.
Fala: "Pô, isso aqui era só nosso, a partir de agora os turistas vão vir e tal". É um fenômeno que vem acontecendo na Europa da antidivulgação. Eles querem os lugares menos instagramáveis, menos hypados, porque senão começa a ficar mais caro, mais difícil de ir, às vezes cai a qualidade.
Então eu não sei se tem assim bons restaurantes em Barcelona que os moradores frequentam, porque os bons restaurantes, os turistas e os moradores frequentam. E os moradores de Barcelona, muitos deles são internacionais, são pessoas de fora mesmo, pelo menos 1/3 da população é e a população adulta, né, entre 25 20 e 55 anos, a maioria estrangeira. Então, é uma cidade internacional, não é uma cidade de Barcelona há muito tempo, desde que eu mudei para lá e eu percebo essa esse movimento.
Não é uma cidade dos catalães ou uma cidade dos espanhóis, é cada vez mais uma cidade de tudo quanto é lugar do mundo, especialmente o centro, né? Quando você vai para Clot, Horta, Guinardó, Carmel, que são bairros mais afastados, aí sim ainda tem bastante locais, mas você pega o centro de Barcelona, o Eample, eh, e a parte antiga, o Borneo, o Gótico, Raval, é basicamente estrangeiros. J Loredo, MB, acha que os quaduvantes da geração CR7 Messi seriam protagonistas na atual?
Acho sim. Neymar? Se o Neymar e estivesse começando hoje, ele seria um Lamini a mal, né?
Assim, o início do Neymar e o início do Lamini são muito parecidos. O Lamini é mais precoce, né? O Lamini já consegue com 16, 17 anos brilhar em cenário mundial, como foi, por exemplo, Eurocopa, Barcelona, duas temporadas e o Neymar demorou um pouquinho mais, aos 18, 19.
O Neymar é de 92, 2010 é o primeiro grande ano do Neymar. Ele é de fevereiro, então ele completa 18 anos e em 2010 tem aquele time do Santos, do Dorival, que ganha a Copa do Brasil. Ele começa a ir muito bem.
Com 19 ele ganha a Libertadores com Santos marcando na final. Mas é um jogador que foi quadante na época de Messi Cristiano, um quase protagonista e que hoje seria um fenômeno. Se Mohamed Salá tivesse começando hoje a trajetória dele, especialmente pelo Liverpool, seria um grande protagonista.
Eh, Benzemá que já passou um pouquinho, Luiz Soares, que já passou, Lewandowski, pô, a média de gols do Lewandowski na Champions é maior que do Messi e do Cristiano, inclusive no mata-mata, né, que tem muita gente que fala que o Leva não faz gol em mata-mata, mas inclusive em mata-mata a média dele é altíssima. Kevin Debruini e vários e vários outros jogadores foram muito eclipsados porque estavam na mesma época de Messi Cristiano e não conseguiram ser considerados o tão bom como eles foram. Mas esses que eu citei aqui e eu não gosto muito de ir lembrando porque eu esqueço e muitos outros mais seriam muito mais reconhecidos se não fossem Messi Cristiano protagonizando as disputas que eles tiveram por mais de uma década.
Ó, tem uma aqui que uma galera mandou. Lindenberg Vasconcelos. análise de Samuel Lino Flamengo.
Sou o seu fã. Eu acho que é uma muito boa contratação do Flamengo. É uma contratação cara.
Hoje eu fiz um vídeo aqui falando de perfil de contratações do Flamengo e é mais ou menos isso, assim, se o Flamengo quer gastar entre 6 e 10 milhões de euros para contratar jogadores que estão na Europa e pagar um salário que não seja tão alto, ele vai pegar uma prateleira muito baixo mesmo. Ele vai tirar jogador da Championship na Inglaterra, ele vai tirar jogador de time pequeno. Para tirar um jogador do Atlético de Madrid, muitas vezes titular, é desembolsar uma grana.
Assim como o Palmeiras desembolsou uma grana para tirar o Vitor Rock do futebol europeu. O Samulino é um é um ala ponta. No Valência ele jogava como um ponta num 4 2 3 1.
Jogava assim em Portugal também. O Atlético de Madrid num 352 ele jogava como ala muitas vezes quando o Atlético de Madrid queria ter alas mais ofensivos. Tinha perfil de jogos que o Atlético de Madrid queria defender mais, queria contra-atacar em velocidade pelo lado esquerdo.
Aí o Samulino não era utilizado. Mas ele dificilmente vai jogar como lateral. Ele não é um lateral.
Talvez até possa, em jogos que o Flamengo for atacar mais, jogar como um lateral também, mas ele é um jogador de lado de campo, ele é um jogador pro Flamengo considerar um muito bom ponto esquerda, acha um muito bom jogador, muito perigoso, bom cruzamento, boa finalização. Acho que é um bom investimento do Flamengo. O Flamengo tem grana para fazer esse investimento, né, esse tipo de investimento.
E eu acho que é bom pro Samulino também, que talvez tenha batido no teto dele na Europa, no Atlético de Madrid. Eu acho que ele vai ser mais reconhecido no país dele, talvez tem mais chance em seleção, talvez ele seja mais feliz, não sei se ele vai perder ou ganhar mais dinheiro jogando no Flamengo do que jogando de Atlético de Madrid para baixo. Acho que não é um jogador para elitarça europeia.
O Atlético de Madrid já é elite europeia, mas elite elite Barcelona, Real Madrid, Paris Saint-Germain, Bayer, Liverpool, Arsenal, Manchester City, Chelsea, alguns por aí vai. Acho que ele não chega até ali, seria um reserva nesses times. Acho que ele poderia compor o elenco desses times, mas se pra segunda prateleira, que o Atlético de Madrid talvez lidere a segunda prateleira da Europa, ele é muito bom jogador e pro Brasil também será.
Uma muito boa contratação do Flamengo. Auge físico, né, jogador novo e tal, uma contratação muito estratégica do Flamengo, muito boa. Otávio A Batista, em suas análises, prefere assistir jogo na TV ou no estádio?
Na TV. Eu sei que no estádio a gente tem uma visão toda do campo e tem mais possibilidade de ver onde a bola não tá e de observar. Para isso serve ver o jogo do estádio.
Quando eu vejo o jogo de Liga dos Campeões, que eu tô no gramado, atrapalha muito as análises. O gramado a gente sente muito mais do que a gente vê os jogos. Agora na TV a gente tem um recurso do replay, da câmera lenta, então fica, a gente tem muito mais ferramentas para analisar.
E outra coisa que quando eu tô vendo pela TV, eu consigo colocar uma outra tela também para ir acompanhando estatísticas, mapas, esse tipo de coisa que ajuda muito mais do que só ter aquela percepção vendo. O ideal ideal de uma análise mesmo seria assistir, depois reassistir o jogo, tomando um pouco mais de notas e tal para fazer mais detalhado e mais bem feito. Eu não tenho tempo para isso.
Normalmente eu gravo os vídeos no calor do pós-jogo, né? até sem ver as entrevistas coletivas pós-ogo, mas eu prefiro analisar vendo pela TV do que pelo estádio. Hum.
Não tem ruído, não tem interferência. Eu sento, assisto. Eu dificilmente vejo o jogo com os meus amigos, por exemplo, porque a maioria dos jogos eu tenho que depois analisar, fazer alguma coisa, a não ser que seja um jogo, sei lá, vou ver um final da Copa do Brasil, São Paulo e Flamengo, como foi 2023, eu fui assistir com meus amigos, que eu não ia fazer nada depois de vídeo, aí eu vou assistir mais tranquilo que os meus amigos.
Mas quando é um jogo que eu vou analisar, eu falo com eles, pô, eu vou trabalhar, não dá. E aí eu assisto sozinho, quieto, vendo para ter mais ferramentas e mais concentração. Mais uma do Otávio Batista.
O que come de pré-treino, tanto para malhar quanto para corrida? Eu não faço muita distinção, não, tá? O próprio Rodrigo Pauli, que eu falei aqui do primeiro, ele posta bastante coisas de dicas de pré-treino.
Ele tem uma dica de doce de leite que eu gosto muito, porque basicamente é açúcar e bom açúcar, né? Só carboidrato. Eu coloco uma torrada com doce de leite, um café e só.
Porque não é tão pesado, te provém eh energia muito rápida para gastar, melhora a qualidade do seu treino depois e você não fica pesadão. Então, ou um torrada com doce de leite, meia horinha antes com um café forte, ou uma banana, canelinha, mel e um docinho de leite do lado também. É a única coisa de de pré-treino.
Hoje mesmo eu fui correr aqui com um primo meu, acordei, bananinha, mel, canela, doce de leite, café, corri, voltei para casa. Aí eu tomei um suco, comi um pão e desci para malhar. Carboidrato, energia rápida, basicamente é isso.
E aí eu ptre proteína, né? Proteína. Aí você come ovo, queijo, protein, póstreo, proteína.
Lembrando que eu não sou um profissional, sou absolutamente amador, mas eu tô repassando basicamente o que eu vejo profissionais falando que eu adoto. Só isso. Vai seguir dica de jornalista para nutrição.
Alê Soares RJ. Marcelão, você acha que o Halland encaixaria no Barça para substituir o Leva caso o Barça tivesse dinheiro? Eu acho que ele substituiria os gols do Lewandowski.
Lewandowski fez 40 gols na última temporada. Eu acho que o Rand faria 40 gols se jogasse no Barcelona. questão que o Rand fora da área me convence muito pouco, tá?
Para mim, o Rand ele tem uma outra profissão diferente de um jogador de futebol que é um fazedor de gols. De vez em quando um ou outro toque na bola, de vez em quando uma ou outra parede, mas muito pouco. Assim, o que o Ralland faz fora da área, qualquer jogador normale faz.
qualquer jogador normal, pelo menos o que a gente viu do Halland até hoje, ele pode evoluir e tal, um jogador comum faça. O que o Halland faz ele ser um jogador de elite é jogadas em profundidade. Ele é muito rápido, antecipação dentro da área, ele é muito rápido e ele precisa de poucas chances para marcar normalmente, né?
Essa temporada até foi um pouco pior, ainda assim ele fez muitos gols, mas dificilmente o Randy precisa de três, quatro chances para guardar uma. E de vez em quando você nem constrói uma jogada tão boa, você joga qualquer coisa para dentro da grande área e ele consegue finalizar aquilo dali. Então ele é um grande finalizador e ele é um atacante para jogar em espaço.
É para correr, defesa tá alta, lança e ele pode se dar muito bem. Quando os times vem pegar o Barcelona, marcar o Barcelona lá na frente para pressionar, ele poderia ser utilizado para isso. Hoje o Barcelona usa o Ferran para jogar nas costas de defensores.
O Ferran é bem pior do que o Halland para correr e finalizar. Mas o Ferran também faz mais paredes, é muito mais combinativo do que o Randy seria. Então eu acho que ele encaixaria mais ou menos, tá?
Eu não acho que seja um jogador para Barcelona, não. O Rand é engraçado porque ele é um jogador de elite, mas ele é um jogador quase que fado, para times que contra-atacam e os times de elite não contra-atacam tanto porque eles vão jogar contra times que t medo dos times de elite, então os times vão jogar lá atrás. É claro que quando vai ter um Liverpool, Manchester City, o Liverpool vai jogar lá na frente e tal, não vai jogar com medo, vai olhar nos olhos do Manchester City.
Mas boa parte dos jogos do Manchester City são times menores que estão com medo, que vão jogar atrás para se defender e que não vão dar espaço pro Halland. Então ele iria muito melhor jogando ou numa liga como a Bundesliga ou em um time que não fosse tão de elite assim, que aí os times médios e pequenos tentariam jogar mais ou menos de igual para igual e ele teria mais espaço para correr, porque eu realmente acho que em espaço curto alguma coisa, né? isso de movimentação dele dentro da grande área, mas o jogo combinativo dele é muito ruim, muito ruim mesmo.
O Guardiola conseguiu adaptar ele a não participar desse jogo. A gente vê partidas do Manchester City de 700 toques na bola e o Rand de 15 20. Toca na bola quase nada, muito, muito menos do que o goleiro do Manchester City e ainda assim faz muitos gols e ajuda o time também.
É verdade que ele concentra gols, né? Desde que o Hallandy chegou, o Manchester City não passou a fazer mais gols. Os gols mudaram, deixaram de ser gols mais divididos entre os outros jogadores para serem gols do Halland.
Então você tem mais garantia de gol, porque aquele cara ali vai fazer o que outros tinham que se juntar para fazer, mas não é que o Manchester City passou de 160 para 200 gols na temporada, né? né? Com os 40 gols que ele dá, continua mais ou menos na mesma faixa.
Então ele não aumentou o número de gols do City, ele mudou a característica dos gols. Rafael P. Fernandes, por que antes da bomba estourar não tinham críticas da imprensa nacional na gestão do Galo?
Pô, aqui eu não sei dizer porque eu não eu não acompanho tanto, né? Eu acompanho canais de YouTube que sai no YouTube que eu consigo assistir na na Europa. Eh, não tenho televisão lá para assistir os canais brasileiros.
Então, então não sei por ou se não saía ou como que saía. Quando o Rafael Menin deu uma entrevista em junho, a bomba não tinha estourado ainda. E eu vi bastante críticas, pelo menos que eu consegui ver de imprensa mineira, a gestão do Atlético.
E outra coisa que é o que é noticiável, né? né? Se um time está mal, está com dívidas, está com a situação financeira apertada, aquilo ali é um tipo de notícia que talvez não seja tão bombástica como vários jogadores teoricamente, né?
Porque depois sai muitos desmentidos, notificando o clube, jogador pedindo para sair e tal. Isso é muito mais bombástico, isso é muito mais noticiável, isso é muito mais importante do que simplesmente a crise econômica que você sabe que um dia vai estourar. Então existe algo do que é notícia, que é mais notícia, o que é mais quente, o que não é.
Eh, mas sim já tinha alguma coisa sobre a situação econômica do Atlético, assim como a gente vê do Corinthians, né? A situação do Corinthians tá ruim, tá ruim, tá ruim. Quando estourar lá no Corinthians uma não sei, uma revolta dos jogadores, se não tiverem recebendo e tal, não quiserem mais jogar, o que os criadores forem no Corinthians e realmente tiveram um fato muito grande por conta dessas dívidas, aí também vai ser muito mais notícia, embora já seja a situação econômica que o Corinthians se encontra também.
Domingo Sávio oficial. Oi, MB. O Quessada disse que pretende lançar um livro intitulado #proibidão com Quessada.
Vais ler? Não, não vou ler. Eu já vi o filme.
Já ac Já vi o filme e a peça de teatro porque já acompanhei em loco. Certamente seria um bom livro do Quessadinho de Teixeira. Sete no Brasil, clubes menores podem pelo menos competir.
Ah, pera aí que começar a dizer. Fala MB. Qual a relação do torcedor de clubes médios da Europa que não disputam títulos todo ano?
No Brasil, clubes menores podem pelo menos competir no estadual. Existe uma relação muito diferente que no Brasil é isso, né? No Brasil o torcedor acha que torcer é só torcer para ganhar e para ser campeão.
Todo, claro que todo time quer ser campeão. O Everton quer ser campeão na Inglaterra, o Sevilha quer ganhar alguma coisa na Espanha, mas o torcedor basicamente ele entende qual que é o seu papel na cadeia alimentar. torcedor do, sei lá, do Hoffenheim, do Reta Berlim, torcedor, sabe, de um clube médio da Alemanha, do Stuttgar, torcedor do Stuttgar, ele sabe que ele não vai ganhar Bundesliga e ele lota o estádio sempre.
Por quê? Porque ele gosta do Stuttgar. Por isso, porque ele gosta do Stuttgar.
Ah, mas o Stuttgar vai passar 1000 anos sem ganhar título. O Leverkusen nunca tinha ganhado. Você gosta do time, você vai assistir seu time e você não vaiar e pressionar o seu time porque ele perdeu.
Pô, os caras fizeram melhor que eles podiam. Eles são piores do que os caras do outro lado. Eles jogaram piores do que e um um é um esporte.
Um ganhou, outro perdeu. No Brasil existe uma dificuldade muito grande de aceitar que no esporte outro vence. Eu acho isso incrível assim da cultura esportiva e futebolística brasileira.
Você tem um clube grande, você tem o Internacional, você tem o Grêmio, o Fortaleza, o Cruzeiro. Se esse time tá mal, tá no meio de tabela, existe uma revolta muito grande de parte dos torcedores, porque é inadmissível que não esteja brigando nas cabeças, sendo que tem outros times mais estruturados em um momento melhor, trabalhando melhor naquele momento para estar brigando lá em cima. A gente não aceita que isso o time tem que brigar para ser campeão sempre.
Então existe realmente assim uma cultura muito diferente em como que você se relaciona com o futebol e com seu clube de só querer a vitória. E no Brasil agora tá mudando, né? Mas foi por muito tempo.
Se o clube tava em sétimo, oitavo lugar, o torcedor abandonava média de público de 12. 000. Agora a gente vê isso bastante diferente já no no futebol brasileiro.
Quando na Europa seu time é 10º lugar, a não ser que seja o Barcelona em 10º Real Madrid, que a Juventus fique lá atrás, aí é claro que é diferente, mas os clubes médios eles sabem os tamanhos deles e os torcedores também. Isaac Waterson fala, MB, já que não acredita em Deus, o que acha que há após a morte? Não sei, não sei.
Tem uma coisa também que eu acho engraçado que é isso da gente precisar achar e ter opinião sobre tudo. Tem coisa que eu só não sei, só não sei, não sei opinar, não sei o que, o que que se pode dizer sobre. Então, não sei o que que tem depois da morte, não sei se tem muita coisa, se nossa consciência continua, o nosso espírito ou se não tem nada, se acabou, acabou.
Eu realmente não sei, não tenho opinião, não existe informação sobre, né? Eh, minha família é espírita cardecista, então, eh, ainda se acredita em algo bastante diferente, mas não faço a menor ideia. E acho que tá tudo bem, tá assim, a gente tem que a gente tem que normalizar, meu povo, não saber de nada.
A gente tem que parar de ter necessidade de saber e de explicar tudo. Quando uma pessoa me pergunta uma coisa, eu falo: "Não sei". Eu acho muito libertador.
Eu fui esses dias tomar um café aqui em Belo Horizonte. Inclusive um abraço pro Ciro e pro Lucas que foram tomar um café aqui comigo e eles me perguntavam umas coisas de futebol, falava: "Não sei, não sei, pô. Tem coisa que eu não sei, tem coisa que na TNT me pergunta e eu não sei.
Eu acho muito tranquilo, tá? Não saber. Quando você acha que sabe alguma coisa, é bom que você saiba de verdade, que fale bem sobre aquela coisa.
Mas o não saber é muito bom também. H, Talison Gois, em jogos mais decisivos, esse estilo do Barça de Linha defensiva no meio não é muito perigoso. É, mas também é muito perigoso jogar lá atrás, né?
A Inter jogou lá atrás e o Barcelona jogou com a linha lá em cima. Um tomou sete gols, outro tomou seis. Os dois estilos são perigosos.
A Inter jogou com linha baixa contra o Paris Saint-Germain. Tomou cinco gols. Parissmain também joga com a linha muito alta.
Eh, o Real Madrid contra o Barcelona jogou com linha baixa, perdeu todos os jogos da temporada. Então, a linha, a linha defensiva alta é um perigo, mas marcar lá atrás, custar recuperar a bola, deixar que o adversário ganhe volume de jogo também é muito perigoso. O clássico do 4 a3, que foi o clássico que decidiu La Liga, né?
Foi 4 a 3 aquele jogo. Acho que foi aquele clássico. O Barcelona chegou a ficar mais de 20 minutos sem deixar o Real Madrid dar um toque na bola pós meio-campo.
Pô, é muito perigoso. É, o Barcelona tomou gols, né, de defesa adiantada e saiu Mbappé na cara do gol, mas também ficou quase meia hora pressionando o Real Madrid, martelando, martelando, martelando, empatou, virou e abriu dois gols de vantagem. Então, tudo no futebol é perigoso.
Tudo. Se o o que é mais perigoso no futebol do que ter a defesa alta é ter dúvida do que você vai fazer. Se você não tem dúvida do que você vai fazer, se você sabe por que você vai ter a defesa alta e como se proteger em relação a isso, é que o Barcelona não fez isso bem a temporada.
A média de gols sofridas foi muito alta. Mas se você tem ferramentas para isso e se você não tem dúvidas, isso é menos perigoso do que você ficar no meio do caminho entre uma coisa e outra. Então tudo é perigoso.
Ã, Coborigo, hum, é uma pessoa dos drinks ou da cerveja? Ah, da cerveja. Até gosto de um drink ou outro, até e acho legal de vez em quando, mas assim, para para sair bebendo, né, para beber por muito tempo, cerveja ou até vim.
Drnk é para tomar um ou outro um negocinho só. Eu acho impossível sair tomando drink. a noite inteira, tarde inteira e tal.
Um negroninho, um penicilina que é bom também, whisky com gengibre, um ou outro, um chequezinho mate. Cheque mate é bom, um outro é bem legal. É o tempo inteiro drink não dá.
Acho enjoativo. Cerveja, você vai devagarzinho e tal, vai tranquilo. Paulo ZVX, como a política de apenas Vascos no Atlético de Bilbao é vista na Espanha.
É uma coisa muito normalizada, né? O Atlético tem mais de 100 anos. O Atlético de Bilbao é o fundador do Atlético de Madrid.
O Atlético de Madrid é meio filho do Atlético de Bilbao. Então não é uma coisa que se comenta a cada dia, todos os dias que o Atlético de Bilbao vai jogar, se fala sobre isso. É uma coisa que já tem mais de 100 anos, mais de 120 anos inclusive.
Então é completamente normalizado. Eh, mas eu acho que é visto com coragem do Atlético de Bilbao e com muitos méritos, assim. Acho que é admirado.
Tem também gente que pensa que é um pouco xenófobo, talvez, né? que você só aceite jogadores de determinada região. É um pouco por proteção também da e para que o País Vasco, seja o que é, tem uma língua muito específica que não tem relação com outras e tal e um povo muito unido em direção a uma causa, ele tem que se proteger e se fechar muito.
Na Catalunha isso também acontece mais menos. País básico é mais fechado e mais protegido. Então, para isso acontecer, você precisa se fechar e mais ou menos é isso que pensa o Atlético de Bibol, se fechar muito entre eles.
Agora, isso também é restritivo, né? Você também tá restringindo pessoas, raças, etnias e tal, que não podem jogar ali, só aqueles. Eh, raças e etnias eu acho que não é certo eu falar, né?
porque pode ter desde que nasça ali. Então também tem essa visão de que é um pouco você está excluindo e segregando outras pessoas que não podem jogar no seu clube, mas também é protecionista. Eu acho que é visto como especialmente corajoso e muito meritório, né?
Só Atlético de Bilbao, Barcelona e Real Madrid jogaram todas as edições do campeonato espanhol. é o segundo clube que mais ganhou a Copa do Rei, só o Barcelona na frente. E curiosamente, né, a Copa do Rei é vencido por eh os dois clubes mais campeões.
São dois clubes de regiões separatistas, mas não é algo comentado, tá, todo dia, toda hora, toda vez que joga, porque é normalizado que fazem isso porque fazem há mais de 100 anos. Pimentel Filho sobre o vídeo do galo. E se todos os times brasileiros arrumassem um pai rico?
As bets já não são o vídeo que eu fiz anterior, né, eh, falando que o Atlético deveria ter o orçamento do Ceará, porque assim ele seria sustentável. E o Rafael Menin tinha dito que não dá para ter o orçamento do Ceará, porque seria muito difícil. Enfim, é o vídeo anterior.
Começando, se todos os times arrumassem um pai rico, então seria um torneio de pai rico, né? ficaria muito sem graça, muito pouco meritório, porque seria só sair contratando o jogador de qualquer jeito, sem os clubes fazerem dinheiro, cada um vai colocando mais dinheiro e no final das contas, quem teria mais chance de ganhar? Quem desse mais grana?
Então não seria bom. E se as bets já não são isso, não, porque as bets fizeram que aumentasse muito a receita dos clubes, mas é uma receita comercial, né? Os clubes ganham aquele dinheiro.
A camisa do Flamengo vale mais que a camisa do Fortaleza. Então, o Flamengo ganha mais dinheiro com bet do que o Fortaleza. Nem sei se o Fortaleza tem patrocínio de de casa de aposta.
Então, o Flamengo ganha mais dinheiro. Então, é uma coisa normal, por assim dizer, né? Quem tem mais relevância, mídia, torcida, ganha mais dinheiro que o outro.
São patrocínios muito altos. se esses patrocínios são justos, se eles estão inflacionados, se eles vão criar uma bolha que daqui a pouco pode estourar, isso é uma outra coisa, uma discussão bastante justa, inclusive, mas que os clubes tenham receitas comerciais e usem essas receitas comerciais no seu orçamento é completamente correto. Nos últimos anos, o que aumentou a receita dos clubes brasileiros foi match day.
Os ingressos ficaram mais caros, o torcedor fidelizado começou a ir mais, a experiência no estádio melhorou, o que fez com que você aumentou o preço e garantiu melhores experiências paraos torcedores. Isso aumentou a presença do torcedor no estádio. Nunca tanta gente foi nos estádios no Brasil como agora.
Assim, as médias de público dos últimos 4, c anos são as melhores historicamente ou na média do futebol brasileiro. Isso aumentou muito a receita dos clubes e os patrocínios também. Os patrocínios são por conta das casas de aposta.
Mas quando você vai medir a saúde financeira de um clube, é receita comercial, direitos de TV e utilização de estádio. E as casas de aposta são receitas comerciais. O que você não pode ter aqui é o dono vai lá e assina um cheque porque tá faltando 200 milhões, ele vai lá e te dá 200 milhões.
Isso não é justo. Que a camisa do Flamengo vale a mais do que a camisa do Atlético ou a do Grêmio, a do Fortaleza. Aí é justo, porque o Flamengo produz mais do que aquilo.
Dário Pinheiro Silva. Esperança no Manchester United com a soma de Mateus Cunha e Beumo a ao elenco. Não sei.
Manchester United nos últimos anos contratou tanta gente, aqueles jogadores chegaram lá e jogaram tão mal que é sempre preciso esperar para ver. Ruben Amorim parece um muito bom técnico, com muitas boas ideias, que conseguiu fazer o Sporting em brigar e passar Benfica e e Porto no campeonato português depois de mais de duas décadas sem esporte em ganhar. Eh, mas no Manchester United ainda não conseguiu resultados, chegou numa final de Europa League com alguns bons jogos, né?
Tirou o Atlético de Bilbao, tirou o Leão naquele jogo da doideira e acabou perdendo pro Tottenham. ainda me parece um elenco desequilibrado porque quer fazer o técnico português. Então eu quero esperar para ver.
Eh, vamos ver o que que vai ser do Manchester United sem ver se o clube vai se recuperar, se a mentalidade do clube vai mudar, se vai parar de lesionar jogador toda hora, se os que estão lá vão se reerguer. Muito difícil de dizer. Não sei se eu tenho.
O certo é que ele tá muito atrás dos outros, né? Tá muito atrás de Liverpool, Arsenal, Chelsea, Manchester City, pelo menos esses, né? Manchester United tá muito atrás como clube, como time nesse momento.
G Santiago, viu o corte do Rica falando de você, acompanho os dois e acho vocês bem diferente. Vocês se dão bem? Sim.
Eh, eu já falei do Rica aqui algumas vezes, né? O o Rica, a gente tem pensamentos muito diferentes, especialmente sobre política, sobre visão de sociedade e tal, mas ele é muito inteligente. Outra coisa é que uma pessoa pensa diferente de você e que você não acha que aquela pessoa é o demônio em pessoa, né?
que é uma das coisas da polarização do Brasil, né? Então, se você é de um lado e a outra pessoa é do outro lado, vocês têm que se odiar e não podem compartilhar nada em comum. Eh, Rick, eu acho que é muito inteligente, escreve muito bem, fala muito bem, tem uma visão de futebol que eu acho bastante interessante também e eu gosto muito da forma com que ele fala e tal, além do que é um cara que eu me dou que eu me dou bastante bem, a gente trabalhou junto na na rádio Globo e desde então a gente a gente conversa, a gente se dá bem.
Eh, tem gente que eu gosto muito que o Rica não gosta. Eu acho que tem gente que o Rica gosta muito, que eu também não gosto, né, assim, tanto no profissional como no pessoal, porque isso é absolutamente normal. E saber conviver com as diferenças, gente, vocês tem que saber conviver com as diferenças, senão não dá.
Não dá para você ser gostar da metade do país e não gostar da outra metade do país. A gente não vai a lugar nenhum assim. Então, a gente tem que saber conviver com as diferenças.
Eu sei que tem algumas que são, tem algumas linhas que a gente não vai passar, né, nunca. Então, tem gente que não dá. Tem gente que realmente não dá.
O Rica dá. O Rica acho que é um cara inteligente, tá? Ricard lá ele.
E muito obrigado, Rica, viu? As palavras foram muito legais mesmo. Fou muito feliz.
Otávio HS27, você acha que o brasileiro deveria adotar um rebaixamento parecido com algumas ligas europeias? Acho. Acho que cair quatro direto é muito.
É cair 20% do campeonato, né? É, quatro é 20% de 20, né? É.
Eh, acho muito. Acho que deveria cair três, sendo que o terceiro jogar um play-off com o time da segunda divisão. Acho que eu não ia ter nem data para isso também, né?
Mas que caísse três, pelo menos, porque acontece que como cai muito, cai muito o time que subiu. Se caísse só três, até acho que os que subiram muito provavelmente cairiam, mas aquele que ficou, né, que foi o 17º colocado, talvez com mais um ano de orçamento de série A e tal, e com mais três times chegando da Série B, ele conseguiria se manter ali por mais algum tempo e tal. Então, eu tenho a sensação de que sim, cai time demais.
Eu também acho que cai time demais, porque foi o que fizeram inicialmente e depois eles viram que com tanto time grande pra segunda divisão, é bom garantir quatro vagas para os times grandes voltarem. Também acho que deve ter alguma coisa disso, mas eu acho que é é muito rebaixado. Muda muito a série A de um ano pro outro, mudando 20% do da tabela.
Daniel JS e_line JS formma uma bundinha aqui, ó. Daniel_line J_S. Qual seria a posição ideal do Rashford no Barcelona?
O ideal dele é o ponta esquerda, né? Eh, desce pela esquerda, jogador de diagonal. Acho que é ali a posição ideal dele.
Quando o Rashford jogar, quando ele for titular, pode jogar o Rafinha mais por dentro, Laminho do outro lado. Pode descansar o Lamí e Rafinha jogar na esquerda e jogar o Firminho ou Daniomo por dentro com o Nove ou Ferran lá na frente. Dá para fazer isso, dá para jogar Hashford também de atacante para jogos de jogar mais no espaço, em velocidade.
Dá para jogar com dois atacantes, Rashford e Lewandowski. e Rafinha e Lamini. A posição ideal, ideal é a ponta esquerda, mas ele pode fazer todas as do ataque e um pouco menos a ponta direita.
Acho que é um jogador muito funcional. Só não gostei do salário, né? 14 milhões de euros nos maiores salários do elenco para um jogador que tende a ser reserva.
Vamos ver se vai ser. Eu acho grana demais. Gabi Fontinelli, Barcelona vai poder usar o salário do Teresterg novo para inscrever o Joan Garcia e o Tesny.
Hum, hum, hum. Depende. Isso é uma grande polêmica, né?
Quando o jogador tem uma lesão de 4 meses, é considerado uma lesão de grande duração e aí você pode usar 80% do salário dele para inscrever um outro jogador para gerar fairplay. Não é que o Tergen vai ter uma queda de 80% do salário. Você pode usar contabilmente, né, um um recurso contábil, nem sempre ter dinheiro no banco, eh, contabilmente, quer dizer que você tenha dinheiro no banco, enfim, mas você pode usar 80% do salário, desde que sejam 4 meses de lesão.
E o Tereggen resolveu fazer um comunicado falando que eram três meses, que dentro do Barcelona se considerou uma afronta, que ele tá querendo prejudicar o time, prejudicar a inscrição do Joan Garcia e tal, não tá pensando no clube, não tinha nada que dizer o tempo de baixa. Eh, e ele fez isso basicamente como uma birra, porque a relação hoje entre ele e o Barcelona tá muito ruim. Eu acho que o Teren tá errado, tá?
Barcelona tem todo o direito de contratar um outro goleiro que coloca esse goleiro para jogar e que o Teren ganha a posição dentro de campo. Enfim, mas quem faz a avaliação se é uma lesão de 2, três, qu ou 5 meses, é um médico independente de La Liga. Então esse comunicado do Barcelona, do Tersegen, aparentemente não pinta nada e é um médico externo quem vai determinar se é uma lesão longa ou não.
Então, dependendo do que esse médico de lá liga a testar, o Barcelona vai poder sim usar 80% do salário do Tertec ou não. Marcedo Gabriel 7. Beckler, como os brasileiros são tratados em Barcelona no contexto de imigrantes.
Eh, a burocracia para imigrante é muito ruim na Espanha, né? Burocracia para você renovar sua permissão para morar lá, para você mudar sua carteira de motorista. A burocracia não pro brasileiro, mas pro estrangeiro é muito ruim.
A Espanha é um país muito burocrático, assim, os processos são lentos e tal. Eu já indiquei, indico para vocês de novo se vocês estão indo e tal, precisam de fazer algum trâmite ACB assessoria, C de casa, B de bola assessoria, que é uma assessoria de brasileiros para brasileiros lá em Barcelona, que me ajuda com todos os trâmites possíveis. Acho que só não fizeram até hoje atestado de óbito meu.
De resto, fizeram tudo. E mas assim, se você tá pensando de como que é tratado, se tem xenofobia, se é mal visto e tal, eu nunca senti. Eh, já ouvi dizer que mulheres são vistas um pouco mais assim, um pouco mais objetificadas, né, pelo fato de da mulher brasileira ser muito bonita, muito corpo e tal, não sei o quê.
E o Brasil é considerado um país muito de muito toque e tal, é um é um país mais calhente que a Espanha. Então acho que isso recai pior nas mulheres, pelo que eu já ouvi relatos. Eu eu homem nunca nunca senti.
E tem essa burocracia que é muito chato, mas é pros brasileiros e para todos os outros imigrantes. Léo SR11 MB, como você acha que o Neymar será lembrado pela torcida do Barça no futuro? Acho que como uma grande pena.
Acho que a torcida do Barcelona vai falar: "Pô, o que que ele fez? Por que que ele saiu daqui? O que que ele poderia ter sido?
" Eu acho que já tem um pouco esse sentimento de uma nostalgia com algo que ficou azedo ali. Acho que o Neymar será lembrado como uma grande pena que ele tenha decidido sair do Barcelona quando ele saiu, como ele saiu, pelo que ele poderia ter sido dentro do clube. Não tinha alguns anos de trio MSN pela frente que o time poderia dar certo.
Então acho que quando ele saiu, ele saiu como um grande traidor. sabe como figo. Futebol não tem muito desaforo.
Depois o torcedor do Barcelona, alguns deles já até gostariam do Neymar de volta, entendendo que o pacote era meio pesado, mas que é um grande jogador. Eu acho que agora que já não tem mais praticamente chance dele voltar ou pelo menos muita expectativa de que ele volte, acho que vão lembrar como um grande vacilo ele ter saído e enfim, jogador que perdeu uma oportunidade de ficar no Barcelona e ser muito maior do que ele, acabou sendo saindo, né? O Neymar saiu do Barcelona, não tornou ele maior.
Se ele ficasse no Barcelona, acho que ele teria mais chances. 88, Luiz Carlos, você já se imaginou como professor, como seria? Cara, eu não me imaginei.
Eu até tenho um dia, um plano de fazer um curso de alguma coisa e vendendo internet. O negócio é que eu acho que eu não tenho nada para ensinar. Quando eu vou dar palestra em faculdade, alguma coisa assim, eu falo um pouquinho de mim, meio que me apresento e abro pra pergunta.
Eu eu tenho pouca, por mais que eu abra aqui a câmera e fale com vocês uma hora, eu acho que eu tenho pouca profundidade para sair explicando coisa, pouca base teórica, enfim, eu não acho que eu tenho muita coisa para ensinar pras pessoas. Eu acho que eu mais ou menos sei fazer, mas eu não sei explicar como se faz. Então é muito difícil.
E olha que meu pai é professor, eu sou de eu tenho tios professores e tal, sou de família de professores, mas eu acho muito, muito difícil. Vamos ver se um dia eu me animo a fazer um curso de, sei lá, alguma coisa para vocês, mas não me imagino. Não consigo, assim como escrever livro, não consigo preencher páginas, não tenho profundidade para colocar muita coisa, porque eu acho que eu não sei muita coisa, então acho que eu não tenho profundidade para colocar muita coisa em páginas de livro.
Eh, Nata Rebelu, com essa sequência de mancadas, você acha que Laap Porta vai conseguir vencer as próximas eleições? Se a bola entrar, sim, no final das contas é o resultado esportivo que conta. Assim, tem uma sequência de mancadas do Laporta, né?
Tem esses ataques dele de testosterona e como é que vai inscrever o Daniol, corre para inscrever e vai voltar pro camp e não volta, tem essas coisas. Mas também ele pegou um clube arrasado, arrasado, arrasado e foi conseguindo, com erros e acertos, fazer com que esse clube voltasse a ganhar, eh, atrair torcedores, atrair patrocinadores, atrair dinheiro, melhorar a condição econômica do clube, eh, atrair prestígio de novo, né? O jogo bonito do Barcelona, o jogo admirado do Barcelona, por mais que não tenha tantos resultados, ganhou duas ligas nos últimos anos, mas esse sentimento que o Barcelona gera mundo afora, isso voltou, passa pelo Laporta, mas passa muito pelo Lamini, pelo Pedre, pelo Rafinha, pelos jogadores, mas isso voltou e acho que vai depender se perto das eleições o time vai ter atravessado uma boa fase esportiva.
Se apesar dos erros e dessas confusões pela porta, se o time tiver ganhado, se fosse hoje as eleições, ele ganharia. Tem nenhuma dúvida. Uma campanha que o time fez na última temporada.
Então, futebol tem muito disso. Futebol, o extra campo conta, mas especialmente se a bola tiver entrando na casinha, tudo vai mais fácil. Kauan CDSR esperava mais o Neymar no Brasileirão, sente que é muito fácil anulá-lo.
Acho que o Santos anula bastante o Neymar também, né? Assim, há muita dificuldade, acabou essa última, hein, meu povo. A muita dificuldade que os jogadores do Santos têm de acompanhar o ritmo, as jogadas, da sequência no que o Neymar faz é muito grande.
Então, assim, eu não esperava mais do Neymar, não. Espera, eu espero que ele jogue mais, que ele jogue mais vezes, que fisicamente ele esteja mais. Agora, às vezes ele começa muito bem uma jogada e o Santos termina muito mal uma jogada.
E se ele quiser ficar mais perto da área esperando a bola, quase nunca a bola chega para ele, porque os caras não conseguem levar a bola até lá. Acho que o Neymar, se ele tivesse no Flamengo, no Palmeiras, no Cruzeiro, que tá jogando muito bem, se ele tivesse um time que estivesse brigando em cima, estaria fazendo muita diferença, muita. Se estaria vendo o Neymar brilhar muito mais.
Agora no Santos, ele tem jogadores que não estão conseguindo seguir o ritmo dele e não dá para fazer tudo sozinho o tempo todo. Então, não acho que é fácil anular o Neymar, não. É muito difícil.
O que é fácil anular é o resto do time do Santos que tá jogando muito mal. Quero dizer que os jogadores do Santos são ruins, imprestáveis, que não servem para nada, mas eles estão no nível bem abaixo do Neymar. Isso sim, meu povo.
40 minutinhos, hein? 40 minutinhos de um sábado cheio por aqui para vocês apreciarem e depois darem um like e saírem desse vídeo. Muito obrigado para quem ficou até o final, de verdade, se inscreve aí para você não vocês não perderem os próximos conteúdos.
Eu acho que na terça-feira eu volto a fazer vídeo aqui para vocês. Eh, e aí já vou estar de volta em Barcelona, fazer vídeo tanto do futebol de lá como aqui do Brasil também. O que pintar?
Bom final de semana, meu povo. Vai aproveitar, vai curtir, vai ser feliz. A vida só serve para isso, não serve para mais nada.
A vida só serve para ser feliz e ela não tem mais nenhuma utilidade que não seja essa. Então vai curtir e vai aproveitar. Um beijo para vocês, hein?
Até mais.