É [Música] você que quer ficar mais inteligente se prepara agora em copo de hoje agora que seja bem vindo a mais um episódio que pode Patterson bebê terça-feira aquele dia que não é terça-feira começo da semana não é meio né fininho nem ela é o terceiro Pensou primeiro terço da semana tá acabando agora é verdade como que você tá meu Roliço tô bem meu grandioso Graças a Deus estamos aqui mas o Episódio gostoso né lindo maravilhoso Ontem foi um episódio sensacional se você não assistiu ao Serjão demais e se você tá gostando da gente tá
trazendo os convidados também que a gente aborda outros assuntos da o celular E aí que a gente quer trazer muita gente inteligente também para conversar aqui Demorou não que os outros não não foram também não foram Gente nossa convidada hoje maravilhosa Débora Aladim como é que você está melhor agora a vozinha de mineiros agora sai de BH né Muito muito dela porque muita tipo que você nunca saiu de lá é porque eu acho que mais mineira que eu só tirar dentro que Deus o tenha [ __ ] porque aí eu não sei eu sofri muito
mineira você é aquela que se chegar na sua casa vai preparar um banquete pão de queijo tudo manteiga de garrafa todos os dias sem falta e eu Sou apaixonada pelo meu estado e eu amo eu amo Minas Gerais também cala a boca cala a boca vem o Lucas Rangel Não não é que ele não ama Lucas vai já tava aqui falando de BH mas eu fui uma meia hora fala nossa BH demais agora já eu amo BH e pega ele todo feliz ele falou seja dois amigão falou não para BH não o texto Mineiro eu
fui para Uberlândia Uberaba Uberaba um país independente já tá feita a média entendeu já vai o maior são exterior em Uberlândia eu conheço Minas Gerais Eu conheço um pouco você mandou no Brasil então né no Amazonas Minas Gerais Minas Gerais legal Vila Velha Vila Velha Espírito Santo também é nosso irmão de coração a gente é meio eu sou contra briga eu lance de quem inventou o ai calma aí também não não eu acho que é o Bahia por causa do fechada e moqueca moqueca É verdade mas O área de Minas é o é o nós
estamos aqui com a mineira mais mineira dos mineiros de todos os mineiros sabe fazer pão de queijo Isabel tem mas eu não sou boa de cozinha não ah não também sei fazer várias coisas não coloque em prática quase nenhuma dela é tipo assim a receita a gente até sabe mas mano vai lógico e pronto já o pessoal faz bem né Depende dependendo daqueles mais igual de Minas Gerais Nossa Primeiro que faz ruim tem e outra comida mineira para mim o nosso falar deixa eu falar irmão deixa eu falar que eu comprei não deixa eu falar
mãe comprou um grupo Mineiro é melhor que ele tutu aquela galinhada tropeiro a tem muita coisa boa ele era amo vocês doce de leite verdade tem brasileiros lá no ITA O que que você ia falar que eu te dou doce de leite que eu comprei lá muito gostoso aonde no Uberaba eu fui para Uberaba É sério você Vai fazer o que lá o evento Ah tá entendi então vamos falar agora também eu vou falar da sua profissionalizar tô meio desconcertado avô o patrocinador certo vamos 15 Academy que a nossa patrocinadora de hoje nada melhor do
que a gente está com uma Educadora falar de né programação falar da do Como que eu posso falar mítico da profissão do Futuro sim não querendo falar sim sabia que você se formando a kenzie você só paga o seu o que você estudou você vai Pagar só seu curso só Depois de formada mas depois não depois de formado não depois que você tá empregado sim querendo mais de 3 mil reais e outra você que fala assim ah mas eu nunca vi eu nunca pesquisei serve para você para você também que nunca mexeu com programação talvez
nunca dei um computador na vida tá interessado vá atrás link na descrição QR Code na tela 98 por cento das pessoas que se formam se empregam então mano tá maluco lá Rapaziada quem quando você você falou que fez né não meu primo trabalha lá a não ser que você fez parceria com ele assim que ele o nome agora ele trabalha não sei se você é tão de Finanças meu primo Caio e um beijo Caio na sua na sua família todo mundo inteligente e assim inteligente é presa é duro de falar não mas assim graças a
Deus os meus pais foram os aliás meu avô meus avós puderam fazer faculdade e desde Então todos nós se vemos lá em casa somos todos UFMG e crianças de universidade pública mas assim eu fui a desse dente porque eu tenho duas irmãs meu pai e uma das minhas irmãs são veterinários e minha mãe e a minha outra irmã são dentistas então nosso da área da saúde graças a Deus que eu tive fazer um técnico de Odonto que minha mãe precisava de ajuda no trabalho odiei eu larguei depois por favor de assim eu aprendi a Descartar
sangue corretamente aprende a usar o batom Clave um aparelho fotopolimerizador entendi mas mas pavor pavor aí eu percebi que realmente a área da saúde não é para mim porque você não gosta de ver sangue não gosto de ver você é demais né entendi eu gosto mais de ler de e a acho que assim se eu pudesse só tem uma profissão pelo resto da vida ou serviço estudante Mas sério nosso chique sua primeira pessoa na minha vida Com certeza minha mãe em casa você essas meninas que eu te falar ele só conversa com ela estudante para
sempre eu amo estudar vamos lá não mas desde criança é assim só com as coisas que eu gosto mas desde criança já me interessava por história por linguagens mas principalmente história então melhor que você gosta quando era criança não gostar ela é muito legal eu fiquei não mas eu gostava de Hot Wheels outras Coisas jogar bola na quadra não deixa de ser uma uma área mas desde pequenininha ser pensava em trabalhar com isso assim Eu sabia que eu queria trabalhar qual que tivesse história e aí eu fui olhando mais o que que eu poderia fazer
com isso E aí quando eu fui fazer o meu terceiro ano na época minha família não apoiavam muito o professor é uma profissão muito valorizada no Brasil tudo mais e eu tive o episódio assim depressão mesmo quando Eu pensei que eu não ia poder fazer a história eu não sabia que eu queria fazer na minha vida e aí eu pensei no se não foi isso Eu não sei o que que vai ser de mim mas como você se apaixonou pela história e a porque é inusitado Não na verdade é porque são 8 80 né quem
tem essas paixões assim geralmente tem uma paixão avassaladora mas eu me apaixonei quando criança assistindo um documentário o meu sonho Era ser aquela pessoa que tá dando entrevista no documentário aquele cara que entra dentro da pirâmide e falei Esse foi muito louco sério eu sou já vai de ônibus Apesar que os arqueólogos não gostam muito né porque ele destrói tudo né no processo aí de Salvador o mundo mas o filme Um arqueólogo fica fica de bom e mas aí então sua família ficou meio torcendo o nariz quando você criança eles ficaram meio apreensivos porque tanto
minha mãe já foi professora Da minha avó e enfim eles não tinham tido experiências tão boas assim só que na época eu já tinha o canal e isso me ajudou muito porque meus pais viram que tinha gente esquisita pelo mundo que gostava de me ouvir falar de história e que Tá certo tá certo na vida em sociedade já falava sobre essas paradas eu comecei o canal eu tinha 15 anos o mano Espera aí fazer resumos para estudar na escola mas tem quantos anos Hoje 24 não está muito nova no seu canal já não vai fazer
10 imagens menos aqui o YouTube então a gente ia falar da faculdade mas você já já tinha o canal como que porque ficou esse Carol que acontece eu queria o canal 2013 E aí eu tava no meu primeiro ano do ensino médio e eu desde o ensino fundamental e já era a menina que fazia resumo e eu lembro que tipo assim na época de festinha de 15 anos eu cheguei até a ser convidada pela algumas festinhas porque eu dava os Resumos das na escola dos colegas antes na prova ajudava só história mesmo que era o
que eu gostava que tinha mais Te procurava na escola né sim por causa dos resumos Aí está a prova só que aí em 2013 é só por causa disso né porque tirando isso enfim aí a gente quer nerd a gente tem que se adaptar mas aí em 2013 não só meu computador estragou como eu tinha machucado a mão e não podia escrever Oi e aí não tinha como eu fazer o resumo E Aí os meus colegas lado não fazem resume vídeo e manda para gente posta sei lá no Facebook ou qualquer coisa assim que a
gente tiver E aí eu gravei um vídeo até hoje é o primeiro vídeo no canal que ainda tá lá nossa que só vende de uma hora de duração e eu com uniforme da escola explicando a matéria que ia cair na prova é e ele não estourou tipo assim o vídeo não explodiu só deixei lá ficou com vergonha da câmera é Porque eu acho que é mais tranquilo porque quando você tá falando com aquela você tá falando sozinho tá mas o seu esse primeiro vídeo você começou tipo o senhor e tudo mais que favor pessoal a
gente vai ter prova semana que vem o que que vai cair na prova é isso esse isso o professor agora da galera já era bom desenrolada é porque eu era falante né tagarela sobre os seus amigos falaram no primeiro vídeo que uma vergonha da câmera treme ainda em cima eu liguei a Câmera porque assim mas aí ela é o meu problema é até hoje às vezes falar de coisas que não sejam de História Assim eu demorei muito para começar a falar sobre meio irmã sobre a minha experiência na escola porque eu tô falando dos outros
é fofoca de gente morta entendi entendi e você então você já era muito inteligente assim tipo muito segura do que Do conteúdo que você tava abordando ali área nem vai estar lá mas não não tem Que tipo a diminuir é muito [ __ ] porque tem 15 anos e já tipo ajudando Mall o mesmo que só nossa escola mas mal galera já tipo borra galera funcionam não tá com a mão machucada faz um vídeo deixa a gente está parado e aí foi assim que você começou o canal você cria o canal só por conta desse
vídeo então eu não vou porque eu não consegui enviar por e-mail porque é um vídeo de uma hora de duração E aí eu só fui fazer ver de novo tipo três meses depois porque até outra Prova aí eu fazia vídeo só de vez em quando só quando tinha prova e fui levando e assim em um ano o canal chegou a 500 inscritos eu acho que ainda tem o vídeo eu falando gente muito obrigada 500 inscritos que chique sei lá o que se a pessoa me mandava por e-mail dê para a Débora quinta-feira eu tenho prova
de segunda guerra mundial na quarta-feira postado então a Luciana de Contagem falou que tem prova então vamos fazer esse resumo aqui por causa só por uma Pessoa tão pequeno e na época assim não existe um grandes YouTubers educativos Então nem imagina a própria profissão youtuber na época da só Felipe Neto e PC Siqueira então assim eu jamais imaginaria que ia virar alguma coisa E aí eu percebi eu tinha chegado a um patamar grande quando um primo meu do interior me ligou e falou nossa prima eu achei você aqui no YouTube isso é muito legal é
que vai continuar fazendo E aí eu pensei Nossa que bom que que alguém Adulto assim viu o vídeo gostou e tal continue fazendo E aí quando eu fui fazer vestibular ele tava estudando e passando por esse período eu comecei a fazer alguns vídeos falando sobre a minha experiência de estudo falando sobre redação e aí que o canal começou a crescer mais porque o vestibulando ele é sofredor né ele tá passando por um momento meio caótico e muitos ainda mais diz que estão estudando por conta própria se sentem sozinhos e procuram Conteúdos nesse sentido então quando
eu começo a falar sobre a minha experiência quando começou a falar de redação o canal começou a crescer e aí eu comecei a levar aquilo mais como uma coisa que eu tinha que ter compromisso mas eu fui tirar o dinheiro do YouTube pela primeira vez o canal eu já tinha três anos eu fiz a minha conta no banco com 18 anos e fui tirar o dinheiro do YouTube pela primeira vez grande acumulada lá beijo com é e qual que foi O primeiro assunto do vídeo o primeiro vídeo vs Roma ela falou com a Grécia e
Roma eu amo eu amo estar antiga e aí você foi no médico também né me descuido de a gente tava conversando sobre o Tratado de Tordesilhas né sim Eu manjo muito vou falar gosto muito mentira com você brasil-colômbia assim então a gente pode tirar várias dúvidas dessas paradas aí mano tá digite muita curiosidade tipo aula de história para mim posso ser sincero pode não tem problema Vitória aula de história parecia muito fascinante mas era de manhã assim também dava muito sono tem problema até o professor tá cansado uma vez eu discuti com a professora de
história minha porque ela tava muito querendo que a gente decorasse os nomes das pessoas e os anos assim tipo é muito específico aí eu falei a você que eu tava conversando também ela brigou comigo eu falei não mas é que eu acho nada a ver Tem que decorar o nome Das pessoas mano você acha eu falar mais porque eu falei né mais fácil a gente entender o porquê que aconteceu tudo isso aí a falou assim ela brigou comigo mandou pra diretoria mas eu sei que eu tava certo é muito difícil como quando E é difícil
ela tratava um pouco a história como se ela fosse matemática eu falei Golf automático mas aí trocou de professor também e eu sempre gostei muito de história muito mano muita história Sempre faz isso agora eu gostava bastante história geografia e aí você fez a faculdade de história e como que foi assim foi foi tudo que você esperava que ia ser Eu me encontrei eu quando eu entrei na faculdade passou um tempinho é um né que eu tava muito feliz aqui eu percebi meu Deus como que minha vida era triste antes disso mentira aham quem sabe
tipo assim que o que eu tinha tido no ano anterior sabe que tudo aquilo que eu tava passando antes realmente era uma Depressão que eu tava une coisa mais preciosa e aí tipo assim eu realmente encontrei aí sentido assim também a vida eu amei e foi muito desafiador não é fácil Claro que não nenhuma faculdade é mas graças a Deus assim eu percebi que foi para mim você passou de primeira passei graças a Deus passei em 11º lugar eu sou seu lugar mas estudou muito assim falou muito mas na época no ano que eu passei
no vestibular eu não gosto da história nenhuma vez no ano eu via só as Aulas porque eu era tão ruim no resto que eu precisei focar nas voltas por isso que foi um ano muito triste porque eu fiquei o ano todo física aqui na faculdade muita até hoje assim Ele pega qualquer coisa ou não mas eu acho que é meio normal né quando você tem uma pré-disposição gigantesca para uma coisa é normal ter uma entre as uma de É porque eu fico às vezes eu fico pensando na face pô ninguém tudo exato mas aí eu
Queria não sei se o que você pensa sobre isso o método na escola eu estou na escola estadual pública não por favor civil com o mítico tem uma predisposição para a história da uma focada história nele né sei lá mas acho que isso é muito difícil acontecer né então agora com a reforma do ensino médio eles estão tentando implementar algo assim mas eu tenho as minhas ressalvas que eu estou querendo fazer é vão aumentar a carga horária e vai fazer basicamente isso Aqui no ensino médio o aluno ele vai escolher uma área para se aprofundar
e não vai as obrigatórias vão ser basicamente só português matemática educação física e se não me engano Artes Só que aí o problema é que tipo assim a escolha que já é difícil para os jovens de 17 anos que é o que fazer na faculdade você vai ter que fazer com 14 para 15 né que vai ser no ensino médio e muita gente no ensino fundamental Não tem por exemplo físico aqui então tem Oi E aí como você vai saber a quero ir para biológicas quero ir para exatas filho se você nunca teve então assim
eu concordo plenamente com você de que a gente devia ter às vezes menos um pouquinho menos de tudo para poder focar mais em algo que você escolhe Mas você parar de estudar a história biologia matemática matemática não mas sim falar de estudar tudo isso 14 anos é lógico que tinha uma parada mais vocacional do profissional que tá dentro Da sala de aula Falou mano aquele moleque é bom ciências Então vamos e aos poucos ali Porque mesmo eu acho que é muito pedido Céu também porque quando eu minha mãe fala para mim o que precisa fazer
uma faculdade eu não tinha ideias mas acho que a maioria das pessoas hoje em dia isso quando eu chegar a hora de escolher uma faculdade ou não fala mais não sei e essas pessoas se sentem um CT sendo que eles são a maioria tipo assim Ninguém chega Sabendo exatamente quer Fazer pessoas geralmente fica entre uma duas três e São raros os casos as pessoas a paixão avassaladora tipo eu que nunca duvidei que eles pode mas mesmo assim a maioria é os pais né mas não quer seguir a carreira que o pai ou a mãe faz
o pai falou mano eu vou pagar Então faz o que eu quero então às vezes nem que opção que o pai fala tipo assim é sério que assim tipo tem o pai que escolhe o curso e sim uma muita gente assim sim acho que é amor mas você Também não tinham receio de tipo Não beleza eu amo história mas na hora que chegar na faculdade de quebrar a cara outro não é canal mas assim eu acho que o tinha tinha perdido tanto a vontade de viver o tesão na vida quando eu pensei não ter a
história que eu preferia me frustrar do que ficar o resto da vida olhando no horizonte por é um fenômeno sempre que eu falo com as pessoas a primeiro que quando você fala para as pessoas eu estudo história a pessoa acha Que você é vagabundo e que você é maconha né não levamos a fama porque a operação tem um casamento cursos de humanas no geral É sim mas você fala eu sou formado em História Existem três tipos de pessoas evitem as pessoas que tem mais foto você deve ser muito inteligente o meu Deus quando que foi
a queda da Bastilha tem a pessoa que fala isso é muito sequência Nossa eu sempre quis fazer história isso é muito muito frequente e tipo assim pessoas mais Velhas às vezes e eu falo tipo porque não fez porque não é porque eu tava em dúvida com o outro então a o clássico acabei fazendo direito ou então aí eu na época ou às vezes não tive oportunidade ou então só estudei otária que eu tinha mais aptidão então nem se faculdade só trabalhar e colocou em algo que dava um retorno financeiro maior porque eu não jogo não
Juju é você eu acho que você tem que ver o que que não é você é sua concepção de sucesso e a sua concepção De sucesso é eu quero fazer um trabalho que seja muito bem remunerado você tem que levar em consideração na hora de fazer essa escolha mas se você for muito bom história você vai saber remunerado ou não Sim mas é um caminho mas torto é porque hoje em dia por exemplo área que eu escolhi seguir eu me apaixonei por pré-vestibular Eu gostei muito porque o público Eu gosto bastante a idade das pessoas
eu gosto de ser em pessoas mais sensíveis no sentido de que são pessoas Que estão passando por essa dificuldade que às vezes querem uma mão amiga e às vezes por serem pessoas tão necessitadas mas aqui daquele conteúdo vamos fazer menos bagunça porque eu trabalhei com crianças e as Crianças são criaturas extraordinárias Mas o problema da criança que ela imprevisível a criança ela pode te dar um beijinho ela pode dar um papo você nunca vai saber mas não tinha um dia que é o melhor é não assim no sentido de todas as crianças assim Não mas
não faz não sabe aquela forma do crianças Sim na faculdade a gente tem que fazer estágio todo semestre em pelo menos não é filme é em escolas diferentes da rede Municipal Estadual eu fiz em particular também também trabalhei naquelas escolas mais alternativas assim foi bem interessante e quando eu mexer com criança eu percebi assim não tinha uma aula que eu voltava sem ter mil o mil cartinhas ela um amor mas eu realmente eu percebi tipo assim Uma uma responsabilidade muito grande eu não sei lidar com essas criaturas tão E aí eu percebi isso porque ninguém
queria dizer mas esse é o problema da criança eu não sei o que esperar dela ela é demais para mim mas são fofas aí que tá eu não tem problema elas são feitas Muito bonitinhas para você desconsiderar toda a bagunça que elas fazem chegando igual o Renatinho não tinha está fazendo merda o dia inteiro mas gente olha para ele falar né Deixa que deixa ele por Fogo dá o isqueiro para ele ai ai que planta ficou quieto acho que não é o oceano grego cara ele tem irmãos que não é só eu e ele já
que você tá falando nesse momento decisivo da vida da gente escolher uma faculdade etc existe uma discussão que eu vejo lá e tô com uma tosse muito chata gente existe uma confusão de tipo tem muita gente muito grande na mídia que fala assim mano hoje em dia não compensa fazer uma Faculdade que que você acha disso tem gente que realmente leva essas ideias para frente ao semana tem o que você pede fazendo faculdade você deveria tá trabalhando fazendo dinheiro enfim que que você acha que é só o que que ela achou na verdade eu acho
que eu prefiro não culpar as pessoas que estão falando isso porque estão reflexo infelizmente do que tá acontecendo ultimamente de que muita gente tá passando por necessidade o Brasil está de volta no mapa na forma E tem muita gente deixou de ser uma opção tipo assim a gente teve no ano passado o ENEM com menor inscrição da história nossa nossa eu não tinha visto na história tipo assim o Enem já chegou até há 8 milhões de pessoas fazendo ano passado se eu não me engano foram menos de três porque e ainda teve no ano da
pandemia né teve setenta por cento da abstinência você imagina tipo assim de todas as pessoas que fizeram Enem a cada dez pessoas teste não foram o pessoal Fez a prova e imprimiu por quê porque muita gente deixou de considerar né uma opção para muita gente achou desse a opção precisa tá passando fome em casa você não tem como você estudar esse aí tirar um dia para pagar r$ 85 para fazer a prova e você ficar o dia inteiro lá e para muita gente que sabe que às vezes não vai se dar bem que não conseguiu
estudar então assim eu prefiro não culpar porque o problema não é dessas pessoas estarem falando isso porque Infelizmente nesse desgoverno e nesse contexto que a gente tá vivendo para muita gente deixou de ser lucrativo deixou de ser algo que a com diploma de ensino superior eu vou ter uma vida melhor para muita gente não é uma realidade quanto quanto quantas pessoas que a gente vê é por exemplo as piadas lá de que todo o Belém Engenheiro Renato Albani é tipo assim eu não culpo a pessoa que fala aí o seu culpo o sistema que fez
Isso se tornar uma realidade pelo menos para muita gente mas é muito muito triste assim eu tento não não sofrer muito com isso e não transmitir muito isso porque eu tento motivar as pessoas né querendo ou não também faz parte do meu trabalho fazer com que a pessoa sinta confiante a ponto de ir para prova porque a desistência no dia da prova né gente que falta no dia ou então que vai no primeiro dia acha que foi mal eu já não vai mais no segundo é gigantesca é Coisa disso e a gente precisa de pessoas
estudando também né as pessoas se formando porque se a gente for depender só de nós que aí youtuber não vai no hospital mais humano não vai entendeu então tem esse lado também tem que ser ativar eu fiquei muito eu vi essa parada né do da pior descrição do Renault tal e aí muito triste que eu lembro mais quando eu fui fazer eu não eu não tinha internet feliz com 2013 foi A bicicleta mais seca no Brasil já eu lembro que eu fui fazer se preparado total né até não estudou fez para o nenhum Mas tudo
bem mas que tava no meu alcance e perto do que era para ter estudado totalmente preparado e também não tinha ensinasse dessas vídeo aulas no YouTube a Débora tava conversando e aí eu fui fazer E aí eu muita coisa no achismo ou no tentando ser coerente com coisas que eu não sabia mas eu fui lá Porque eu lembro da minha mãe falam importante e esse negócio pegou muito em mim tipo eu mesmo despreparadas não é importante vai logo eu acerto a boa mano vai que eu resolvo a minha vida hoje eu fui nos dois dias
acho que sábado e domingo né Um dia múltipla escolha outro dia só redação eu vi na redação foi bem até porque tinha um professor de português Daniel que ele pegava muito no nosso pé qual que era o nome artigo não lembro do que aqui hoje opinião ah ah Ele pegava muito no nosso jogo de montar flor é importante você sabe montar o texto não sei o que começar assim começar assado usar Tais palavras e ele ajuda bastante e por conta disso eu fui bem então eu creio que se eu tivesse um preparo melhor e maior
com mais tempo eu conseguiria ir muito melhor no que eu fui e você fez em que ano foi você ou o que eu fiz pra valer foi 2015 mas em 2014 quando eu fiz como traineira a minha blusa do Brasil a minha nota teria Até dado para eu passar só que eu ainda não tinha concluído o ensino médio e aí eu fiquei naquela tristeza desde não tem o diploma eu ainda era menor de idade então não dava para fazer o que hoje além seja aí eu fiz o é aí até deu deu certo mas que
eu passei nervoso assim que eu pensei Gente o que eu bati em porta de supletivo em 2014 no próprio na escola perguntando se ela aceita o menor de idade aqui no supletivo não não aceitam Sei lá o quê aí eu tive que eu fiz um ano então mas só quem tem uma história parecida com a surgiu do vigor ele tinha falado no BBB que no vestibular que ele fez ele dica aposto Tava esquecendo a identidade dele porque ele achava que ele não ia conseguir então ele tava esquecendo a identidade para ser barrado na porta e
a mãe dele foi atrás dele falou não você vai você vai dar certo mesmo você não passar agora você consegue uma bolsa conseguiu A bolsa Eu acho que ele mora Ele estudou muito mas na época ele é não estudou super mas ele ainda achava que ele não ia conseguir o homem que hoje está fazendo um pós-doutorado nos Estados Unidos isso faltar ao vestibular achando que ele ia paciência maravilhoso e não eu tava totalmente preparado mas eu lembro certinho na qual que foi sua redação se lembra persistência da violência contra a mulher ai foi bom esse
tema Eu gostei e o assim eu tirei 940 não sou uma certo mano 944 gabarito fora mas assim a redação eu sempre falo que tem que ser um foco porque é o lugar não ser mais tem chance de cetim É porque por exemplo se eu acertar todas as 45 questões humanas Às vezes a nota não vai chegar 800 tá porque o sistema do sistema do Enem é louco Eles não falam qualquer um algoritmo que corrigir e as questões sem valor diferente e dependendo da questão que você é a século tem por por exemplo Eles definem
as questões como média fácil difícil eles fazer até pesquisas com estudantes para ver o nível de acerto das questões e se você é uma questão fácil acesso uma questão difícil sistema acha que você chutou e a questão que você acertou Vale menos ou pode até mesmo de tirar. Vacilo por isso que a gente já teve caso por exemplo do menino que fechou a prova de matemática de 1006 E aí tipo assim se você acertar todas as Questões humanas a nota máxima é sei lá 800 dos valores da de humana a ordem de preferência sempre é
redação matemática aí eu não sei se linguagens o biológicas e uma suíte um pouco no ENEM que a redação ela é muito mais como que eu posso te dizer organizada e padronizada e um pouco mais quadrada mas é mas aí usar um termo que ela é mais exato do que às vezes até a própria Conta de matemática ali porque se eu fui muito do que o meu professor Daniel me explicou Igor se o seu título foi bom e você vir certinho artigo de opinião com usando esse aqui que ele me passou o ano inteiro você
vai bem Eu fui bem agora tem isso Ainda graças a Deus que a estrutura a redação é corrigida por 55 fatores que dá uma nota de redação e três deles são relacionados à estrutura então independente do tema se já tiver uma é tão boa que dá certo mesmo que Caiu um tema muito difícil se ainda consegue tirar uma nota boa e como você deve saber um pouco mais disso do que a gente como que é esse lá esse ano ou vou fazer nem como eu sei mais ou menos qual tema vai ser da redação ou
que vai cair é a pergunta de um milhão de da lição mas assim o Enem geralmente ele pega um tema meio aleatório justamente para não acertar mas às vezes ele coloca os temas que que dava para gente prever assim como foi por exemplo ano passado o tema Foi invisibilidade de pessoas que não têm documentação a nossa mas em 2015 Por Exemplo foi violência contra mulher tchau que muita gente já tá apertado então tipo assim é muito 8 80 mas o que a gente sempre recomenda é para os alunos estudarem invés de temas específicos eixos temáticos
você vai estudar se ela violência contra gestante estudar saúde que aí já dá uma ajuda que mês que cai algum tema mais aleatório Ele vai estar dentro de um desses eixos temáticos saúde educação segurança tecnologia e o Enem Tenta pelo menos né colocar a temas que digam respeito à realidade de vida dos jovens que são o pessoal que faz a prova e tem também textos motivadores junto com a proposta de redação eu já te dar uma ajudada mas o que eu sinto é que pelo menos quando eu fui fazer a minha prova que tudo que
tava ali na prova era muito como que é o volante distante do que eu Tinha estudado profundamente nas questão Eu nunca vi uma prova dessa na minha vida quando eu fiz eu não é nem como ligar a redação eu falei assim que isso é o distante do que eu aprendi é muito diferente tipo se você vai ler um enunciado você fica tonto sim e é longa a prova né São 40 e 90 questões EA redação e você tem que passar o gabarito e é algo que eu sempre brigo todo ano são questões que não são
de Nível de Ensino Médio onde vão Universitário caio assim coisas que eu só vi na faculdade às vezes se eu fico lá pensando gente como que uma pessoa de 17 anos vai fazer isso te ajudou de se preparar bem na época assim é fazer muito desenhos antigos porque querendo ou não Por mais que seja difícil e nem tem uma padronização assim dos assuntos que mais caem é mas eu recomendo muito fazer o Zenildo Antigos é tem alguns livros didáticos por exemplo de história sempre recomendo com o pessoal estúdio pelo livro do Bob's paus tu é
que é um Historiador que muitos professores usam para fazer as questões José Murilo de Carvalho Enfim então a gente tem alguns macetes né mas eu acho que principalmente reproduzir questões anteriores praticar o que não vai para redação porque redação daquele sempre um tema inédito mas mas aí é tranquilo de se acha que só consegue ter Acesso às provas antigas não tudo tudo porque no site do Ministério da Educação bonitinho agora ela nem sabe disso aí mas tipo [ __ ] [ __ ] eu vou perguntar quando você passou na faculdade começou a estudar vai ser
logo se encontrou Teve muitas dificuldades teve um ano foi pesado como é que foi sua trajetória na facul aí eu acho que eu me encontrei assim depois eu tive um pouco de sei lá questionamentos Quando eu comecei a fazer os a ficar na área da docência mesmo que no na história tem licenciatura e bacharelado e licenciatura Nossa habilitação para dar aula no ensino básico e o bacharelado É principalmente para quem vai ser pesquisador de tudo mais eu achei mais prático até mesmo para fins profissionais da licenciatura Porque mesmo que você queira fazer uma estrada depois
você consegue tal mas eu fiquei pensando se seria aquilo mesmo Para mim porque querendo ou não é uma profissão muito gratificante Mas é uma profissão muito estressante assim é porque é muito cansativo é uma coisa que assim em uma uma manhã você passa de Incas e astecas para vinda dos portugueses no Brasil Grécia e Roma e idade moderna em quatro horas se você você passou por isso tudo e se ainda leva muito trabalho para casa o professor leva muita coisa para fazer em casa e é muito trabalhoso tem que ele é Muito é um trabalho
que também muita gente não pensa nisso é fisicamente muito cansativo por e fala alto você falou tempo todo você fica muito tempo em pé então tipo assim vários fatores não então sempre prestando muita atenção e prestar atenção cansa Nossa e que eu ia perguntar que fugiu na hora foi no meio dessa Faculdade nos estágios e o seu canal os vídeos estava fazendo tudo isso eu continuar lá fazendo quando eu entrei na faculdade eu já tava com Eu Acho que eu já tinha passado de 100 mil inscritos na época então tipo assim Foi algo que a
princípio Me deu até uma certeza a gente quer continuar até mesmo para ter mais oportunidades profissionais mas eu lembro que muitos dos meus colegas não não gostavam assim do meu trabalho porque eu não lembro disso tem assim até hoje oxe mas assim eu não sei se isso tem eu acho que tem outras áreas também tem uma rixa muito grande entre as pessoas da academia e Aqueles que vão trabalhar com educação básica sabe tinha muita gente até hoje mas com com gente que não faz vídeo nem nada e falar em Nossa você tá fazendo mestrado a
escola sabe que acha mais nobre você falar para os pós-graduados o que você falar para o público como Só que eu acho muito mais difícil você resumir algo difícil do que você falar o difícil para quem vai entender o difícil e outra né se você é Burrice dessa pessoa porque se ela tava uma pessoa tão bem preparada indo para escola que é o comum ali de todo mundo é a pessoa chegar no pós ligeira sabendo tudo Pô então é isso me estressa um pouco na área da Educação porque eu vejo que tem uma certa rixa
mesmo um olhar de cima para baixo com professores educadores E tem também o lance da galera até um pouco de preconceito por você fazer vídeo no YouTube E que tipo de preconceito o público geral não o público geral inclusive no YouTube me deu oportunidade que eu jamais teria tido se eu não tivesse no YouTube mas o pessoal de dentro assim às vezes acha que o seu primeiro ser mulher já é uma coisa um fator complicante né tipo assim eu sei que metade das críticas que eu tenho hoje não aconteceriam se eu fosse um homem até
porque tipo assim não se questiona por exemplo um homem que é formado em Engenharia e da aula de matemática sabe mas existe uma muita gente que conhece ou no quão eu e outras pessoas somos capacitados ou somos bons o suficiente para ter o público que a gente tem um a ficar porque passa muito do você quer que eu faça o que quer que eu apague meu canal Porque você acha que eu não sou de ir na de ter os seguidores que eu tenho você quer que eu pare de me comunicar com esse público e de
mostrar que tipo assim a faculdade de história é muito Legal que a gente pode ter oportunidade de fazer essa ponte entre academia a universidade e o público comum então assim foi muito pai principalmente Mendes da faculdade quando quando as pessoas pensavam por eu ser uma calor eu era inferior e não merecia tá ali que não era bom e que foi muito muito pai assim tecido paia você pensou em parar o canal ou [ __ ] eu não fui não eu fiquei um tempo assim eu parei de falar sobre a faculdade eu só voltei a falar
Sobre a faculdade Depois que eu me formei e só continue assim porque o meu foco muita gente reclama critica os meus mas eu fico até feliz quando eu vejo que a crítica é falar meu vídeo é superficial meu vídeo é muito curto porque o meu objetivo é esse Oi para o meu editor de vídeos eu falo com ele quando eu mando a vídeo aula lá de uma hora para ele deixar eu falar olha Bruno se você terminar o vídeo não tiver entendido Alguma coisa você me avisa porque o objetivo é que mesmo aparece só tipo
você que há 30 anos não pisa na escola entenda no final das contas o propósito do vídeo a ser acessível é separar todo mundo essa é para qualquer um e é para ser porque eu penso duas coisas primeiro tem que ser mais curto né mas sucinto e também porque o público muitas vezes não quer tá vendo meu vídeo né a pessoa não quer falar às vezes ela tem uma birra com história ou às vezes ela tá cansada Ela tá estudando para uma prova e assim do lado do meu vídeo tem o Gameplay tem o pó
de pa Tem várias coisas muito mais interessantes que as pessoas querem e cai querem sair de lá então o ser mais sucinta possível e tudo mais eu sempre tento e também resumido porque o objetivo é que você comece e termine entendendo e com as dicas aí para prova e tudo mais então eu busco sempre Colocar assim imagens que podem cair na prova trechos que podem cair na prova O mais completo e bastante imagem assim para dar uma aliviada bastante curiosidades históricas eu amo essa área por exemplo eu já fiz um vídeo sobre a história da
Revolução Russa contada só por conta por meio da vodca se você ainda gente fazer toda uma história da Rússia por meio da história de como a Vodka surgiu eu já expliquei é muito legal muito legal a KGB surgiu por causa de vodka por causa de policiais que iam encontrar a locais e legais de produção De destilados por exemplo é o smirnov antes aviso 1009 e não Smirnoff ele fugiu da Rússia na Revolução Russa foi para a França ele já era um produtor de vodka e aí mudou o nome para ser algo mais francófono e se
tornou Orloff por exemplo a outra marca os produtos né É É o nome de uma joia que tava na coroa da imperatriz Catarina da Rússia Então se fosse eu sempre tento fazer as curiosidades muito quem sabe que depois mente Isso que dá dor de cabeça é Exatamente que era um cristal extremamente transparente que parecia vidro eu já fiz video aula também explicando todo o século 20 só por meio de super-heróis isso é bem legal porque dá para fazer todo uma linha do tempo começando com o Batman dos anos 20 porque o Batman ele foi criado
numa época onde tinha uma grande insegurança urbana porque era época da máfia das grandes Poderoso Chefão Essa época aí onde os grandes centros urbanos eram Perigosíssimos e as pessoas não podiam confiar nas autoridades locais Porque sim delícia máfia e impunidade E aí embaixo surge nesse conceito agora por exemplo depois da crise de 29 e os Estados Unidos estavam quebrados e as pessoas precisavam de inspiração surgiu o Superman com as cores da bandeira mostrando nós somos forte Nós Somos invencíveis nós somos incríveis na Segunda Guerra a gente tem o Capitão América depois Inclusive a Segunda Guerra
a gente tem a Guerra Fria e Durante a Guerra Fria teve aquele medo todo da Guerra nuclear tanto que vocês vão reparar que todos os heróis I want a Guerra Fria eles tem algo a ver com guerra nuclear por exemplo o cara do Quarteto Fantástico ele caiu no lixo radioativo o grupo B neurocientista que o experimento dele com raios gama deu errado ele virou o Hulk é o homem-aranha Foi picado por uma aranha radioativa era uma época onde as pessoas estavam com Muito medo radiação de da Guerra nuclear a acontecer a qualquer momento do mundo
acabar o x-men os x-men Eles foram inspirados diretamente no movimento dos negros por direitos nos Estados Unidos os x-men são inspirados no Martin Luther King e Os Mutantes que são os inimigos dos x-men são inspirados no mal com ex porque o Martin Luther King lutava pelo Direito de uma forma mais pacífica igual outra pessoa Xavier queria integrar Os Mutantes a sociedade já arrumou com ex não ele falava não a gente precisa ter um ressarcimento a gente fica criar mas e Os Mutantes falavam não há com sociedade não está tão mal a gente precisa vingar deles
então é muito mas aí eu acho isso muito é muito [ __ ] né mano parabéns e mas eu e fico imaginando alguém que a cabeça retrógrada né Sem dentro da sala de aula ou chegar um professor que dá aula 30 anos atrás ver você falando de baixo vai falar com toda Essa mina tá me esquecendo youtuber tá falando é a tua mais atrai muito mais atenção Castelo foi um sonho ou Superman isso é muito [ __ ] porque você inserir cultura pop na educação a obra que vai sair muito mais gente mais isso na
educação sempre funcionam sempre em aquele Professor descolado e a turma mais amava esse professor descoladas vou te falar uma coisa que eu fiz que ninguém acredita você pedagogia Fiquei sabendo você gosta gostei mano tem que trabalhar com criança é gostei gostei de você vai fazendo vários estágios né E só com a trabalhar trabalhei trabalho na escola eu já falei aqui uma vez a diretora da escola e não mas não vou falar estudei na trabalhando andando aula com ensino infantil molecadinha depois que o fundamental depois eu eu na hora que eu ia para ir para o
nosso não né a média ele deu alguma treta lá eu ia para Aqueles outros lá que tipo faz o tanto que você 1ª a 4ª série não é fundamental Não que deixou de passar usando aí vamos fazer é isso aí para recuperação tipo Naruto Leite objetivo eu tava estagiando fazendo seus parados só que na o que me desencantou na pedagogia ser professor é eu fui dar aula na aula que eu estudei uma Ensino Infantil eu fui pedir a oportunidade de estágio lá aí eu bati era a mesma diretora ela hoje ela for mentira que você
é um vagabundo aqui na Escola você tá tudo que você gosta de professor pessoa Vai representar ele fiquei lá trabalhando só que no nos intervalos eu ia conversar com o seu lado do cafezinho né todo mundo lá tomando cafezinho eu falo E aí como que é a sua vida e as produção fala mas eu acordo é correria Estou cheio de prova tá toda fudida minha filha está internada ganha uma ganhou uma olhada de manhã e é só só tem meia hora para almoçar e de tarde eu vou de novo na Outra escola que é lá
na casa do chapéu e volto eu falei cara e quando você ganha a r$ 1500 eu falei que você faz tudo isso para ganhar r$ 1500 e aí no meio disso YouTube estava na minha vida e eu fiquei indeciso eu falei cara é muito da hora essa profissão realmente é muito legal você tá na escola você vê a molecada é da hora só que eu vi YouTube Eu falei esse cara no YouTube um mês eu vou ganhar o que eu ganharei a cinco meses na nesse método que ali né que eu Ia aparecer mais vai
ter que estudar mais para conseguir um salário melhor mas foi isso que me broxou vamos assinar na educação porque eu via todos os professores eles sempre estavam estressado e sempre não queria estar ali Oi hoje é aquele tinha professor que tava na garra tipo cima tava querer educar mesmo mas o sistema não ajudava a escola o salário atrasava e eu falava gente que vida complicado então foi isso que me distancia Deus sabe essa vida de Professor que eu acho que é muito injusto o salário de professor hoje em dia no catar hoje em dia porque
isso faz faz anos a minha tanto que é um tempo atrás os professores as minhas amigas que estavam comigo tava até de greve né porque o governador de Belo Horizonte de Minas Gerais não tá querendo pagar o piso salarial sabe então tipo assim porque o celular aqui Professor ganha mal assim vamos dizer e não tem não tem uma lógica Eu não vou saber responder então certinho não tem pessoas que vão saber responder eu não vou saber responder adequadamente a visão né com os professores fazem greve se mobilizam eles estão borrachada tiro de borracha cacetete e
o [ __ ] Três proprietários vagabundo mas não sabe nem o que que eles estão querendo não saber que tá acontecendo Sabe sim então tipo eu vi de perto essa situação foi por isso que eu não quis dar continuidade nessa parada Até porque eu sabia que eu ia que eu ia ter uma profissão Porque minha tia ela tem uma escola então de qualquer forma eu não ia eu ia realizar um trabalho de qualquer jeito só que eu prefiro outro lado mas de fato foi isso que me distanciou da educação porque tipo eu fiquei muito triste
de ver várias várias várias várias professores que estão não a escola é um espelho da sociedade sabe dentro da escola a gente tem muitas coisas que acontecem fora da escola Também né violência a evasão é brigas e tipo assim todos os problemas que a gente tem no mundo a gente está em menor escala dentro da escola também então é muito é realmente uma coisa que te desgasta muito e que se você não tiver o incentivo correto seja ele sei lá não consegui me alimentar então preciso trabalhar ou então sabe um incentivo que deveria ser o
correto né de bons salários boas bons alunos assim esforçados né uma valorização maior você Não aguenta você não aguenta o professor tem muitos profissionais de iludidos por isso que é muito eu sou um ponto fora da curva eu nunca me deixa esquecer disso porque eu sei que eu me incentivo muitas pessoas A seguirem seja a história ou filosofia e geografia e seguirem nessa área da docência ouviu falando que a gente precisa de mais professores blogueirinhas não parem de fazer isso mas é Importante saber que o eu sei lá fotos vídeos das pessoas vêm dos seus
vídeos nas aulas sim professores de história usando os seus vídeos sim porque eu achei muito legal mano eu gosto muito desse nosso de aproximar de falar numa linguagem para todo mundo é uma foi mais um lance quando eu mítico criou pode para a gente ficar mas como que a gente fazer formando tem que fazer simples para todo mundo a gente não fala complicado então e foi aí hoje a gente Atingiu muita gente e aí você também porque por que que vai adiantar ver você lá toda novinha bonitinha não sei o que que a gente tô
normalmente vai falar um professor de história vai esperar chegar uma múmia lá tá ligado aí você vai falar difícil vai falar de um jeito não mano só uma pessoa você tá falando com a pessoa simpatizante da sua idade tem que falar no mesmo nível ali levar a pegada né mas é a nessa caminhada a sua quando o seu canal você falou assim [ __ ] Você chegou ficar famosa na faculdade Ah tá Tipo assim na na história da UFMG só manda até pós-graduados nós somos 300 pessoas Então nós não somos muito lá todo mundo se
conhece assim mas é o pessoal sabia quem eu era cinco por bem ou por mal tinha gente que não gostava de mim teve gente que tentou sabotar as coisas que eu fazia sabe até vi por exemplo uma professora quiseram uma prova minha de propósito já mas aí você pode requisitar né O que aconteceu foi Que eu só falei isso publicamente uma vez Porque durante a faculdade lá o que me trazia muita tristeza assim mas tipo assim ela as pessoas falavam acho que alguém falou mal de mim para ela ela já era uma senhora de idade
também aí eu fiz uma prova e aí a prova Vale acho que 30 sei lá 20 aí ela me deu a prova com a nossa tipo seis em 20 ou 30 lá e aí ela falou tipo assim o primeiro dia já foi lá você Que fala mal dos professores na internet eu fazer no já chegou Tudo Torto PA a senhora não e tipo assim todo mundo só nosso professores eu vou ser louca de falar isso na internet eu não sou doida e aí enfim ela me dessa prova com nota 6 E aí ela tinha trabalho
para quem não conseguiu chegar na média fazer E aí eu pedi para ela rever a minha prova e na aula seguinte eu levei o trabalho extra para poder ganhar os pontos aí ela liga Ela me falou com essas palavras eu juro Por Deus Jesus Espírito Santo olha Débora eu tapei seu nome eu reli a sua prova e eu vi que você sabia alguma coisa assim você nem precisava até trazer esse trabalho e eu tirei 28 e 30 Oi carai mano e aí e tanto que anos depois eu fui fazer outra matéria com ela eu acho
que ela não lembrava quem era eu acho que ela não lembrava Quem era porque eu já fiquei possuem Jesus Cristo a mulher não gosta de mim e eu vou ter que fazer outra matéria com ela Não sei nem que ela vai fazer aí onde eu tava apresentando o trabalho também não vou esquecer Deus nunca ela me interrompeu chegou falou Olha você aí que fica aparecendo na televisão não existe é havia é sempre a não existe o plural de haver é começar hoje aí eu falei certo sim senhora nunca mais errei só que eu fiquei a
pensar Então ela lembra pelo menos um pouquinho então tipo assim já teve eventos por Exemplo lá da sobre história pública história pública e a área da historiografia que estuda como que a história chega ao público sou eu eu só história pública só uma das pessoas que fazem fazer pública e aí tem um seminário de história pública ele chamaram vários é blogueiro as influenciadores e não deixaram eu ir tipo assim ó e houve consenso não houve consenso sobre se eu deveria falar no painel ou não e eu fui uma das pautas Inclusive da palestra tipo assim
se o trabalho da Débora Aladim é Vale do almoço não isso aí é zoado é zoado eu fiquei bem mal que eu não quero então eles não me convidaram para falar ele chamaram outras pessoas e como eu tinha uma amiga que fazer parte da organização da flora deve com muita gente queria te chamar só que como não houve consenso não sabia que era tudo novidade né mas como novo consenso Então vai ser por isso eu pensei lá eu quis não ir sabe aí Eu não assisti a palestra mas só que aí depois eu fiquei sabendo
que alguém perguntou para os palestrantes e tal e tipo assim todas as pessoas que foram só pessoas incríveis que eu respeito muito sabe foi só uma questão realmente dos organizadores e tal que alguma pessoa algumas pessoas lá não gostavam achavam que eu fazia validou onde então assim mesmo que fosse seja válido não achava um bom suficiente mas aí é problema dele é o problema né e É um lanche de o Igor lista o hipócrita ao nível de tipo assim se privar as pessoas querer Como que eu posso falar invalidar seu trabalho e aí vamos problemas
cabelo alto e a gente que depois ele pediu para divulgar esse mesmo evento que legal [Risadas] então [Música] o terreno da UFMG é da UFMG eu vou mas Essa responsabilidade de você ter um canal disso um isso não te deu um terceiro Em algum momento no [ __ ] olha a responsabilidade que eu tenho cara esses grandões olhando o seu trabalho você Nossa deve dar uma deve ter uma galera essa peça teatral e você escorregar tipo você não pode assinar aí do cabelo ela falou tanto que é uma síndrome do impostor enorme né que eu
tenho que ir a todos os dias de pensar nossa boa suficiente para isso tá porque Se for olhar tem muito mais gente mais capacitadas academicamente do que eu né tanta gente aí com os doutorados que saber nenhum falar muito melhor do que eu sobre várias coisas só que não é só o conteúdo né a forma de comunicação pelo organismo sou triplicarem uma pessoa fixa chegar e a preparação também querendo ou não o gente pode saber o mesmo conteúdo só que a forma que ele vai ser passado assim é é você conseguir colocar um super-herói consegui
colocar Uma curiosidade é tem várias outras coisas envolvidas só que muita gente fica se ressente por isso mas eu entendo assim ó é uma coisa que realmente eu queria que todas essas pessoas estão capacitados tivessem a voz que eu tenho mas mas eu não sou eu não tenho culpa assim eu sabia é meio que uma coisa de bode expiatório me parece que é um pouco de dor de cotovelo ou uma invejinha por você ter um protagonismo que essas o que se acha o mais Qualificado que você não tem próxima fala com tantas pessoas na maçaneta
ou preparado nossa mano é tão nova lei é tudo e é Olhando em cima é porque para você cancelar alguém você precisa se colocar acima dela de certa forma né porque se você for julgar alguém pelo menos em algum aspecto você tem que achar que você tá em posição de julgar que você é superior a ela se você olha uma pessoa e fala sinal talvez eu faria isso também em mim Você me julga você Passa ela te falou não tá beleza acontece Vamos para o próximo mas agora já pegou muito no seu pé daí você
não entendi amor achei muito tanto também tenho Twitter e aí como é que causa disso mas também porque é por conta de políticas assim que eu caio bem em cima de coisas relacionadas à educação sabe então em 2020 eu fui muito para cima do Ministério da Educação para ter o adiamento do Enem por causa da pandemia Todo ano eu reclamo porque eles fazem as questões Acima da Média que agora eles estão querendo tirar assuntos tipo de estado da Mili a Era Vargas da prova Enfim então você ficar em cima aí os meninos são muito articulados
aí eu não tenho não tenho força não tenho emocional não tenho estruturas para lidar com isso aí eu só só eu que tem o melhor para mim tipo assim quando eu vejo alguém enchendo meu saco eu nem lei eu Nem tô nem aí então eu uso ali só para diversão mais outro e tu é chato a galera lá na panela diferente para você deve ser mas como funciona a sua rotina vamos dizer assim de trabalho no YouTube e o que como é que tá você hoje em dia então agora que eu formei Eu só trabalho
graças a Deus porque trabalhar estudar junto é Um Desafio né então agora eu só trabalho assim e eu gostei muito de trabalhar em casa eu gosto muito da profissão Influenciadora que eu posso trabalhar de casa e tals aí eu montei lá em casa algum meu estúdio Zinho assim e aí eu passo o dia Tô preparando os conteúdos e eu faço conteúdos Agora não só para o YouTube né que são as vídeo-aulas que são coisas que demandou muito mais trabalho mas eu também faço para o Instagram e tu Tik Tok eu descobri o Tik Tok Eu
gosto muito de Tokyo e assim é um público novo né é São pessoas que antes não me conheciam e que Eu vi comentar só não tipo assim ar vi um vídeo seu eu descobri que você faz vídeo-aulas sim a 9 anos então tipo assim é um sinal de que as pessoas que estão lá não me conheciam antes então eu tô atingindo um público novo só que aí o desafio né de eu que tô acostumado a fazer vídeo de meia hora fazer um negócio de um minuto aí no dia que eu faço curiosidades históricas do Instagram
eu faço curiosidades também mas eu analiso o filmes e séries Baseadas em coisas de história do dicas de estudo então eu gosto eu gostei dessa parte blogueira que antes eu não conhecia muito assim hoje eu tô tô blogueira eu queria saber sei lá o quê que mais bombou se no Tik Tok do mundo a história que você contou e a curiosidade que eu acho que eu tive mais visualização aí foi quando a Kim Kardashian ajudou a encontrar um sarcófago foi roubado do Egito como um 2018 aqui em Kardashian Então esse é o caso vamos lá
tinha um sarcófago de um sacerdote que era incrustado de joias enfim ele tem um preciosismo da antiguidade um sarcófago de 3 mil anos e foi roubado o Egito é durante a primavera árabe que teve Todas aquelas metas eles aproveitaram para tirar tirar o sarcófago para fora do Egito EA ele foi mandado por lá para Alemanha um cara falsificou os Documentos inclusive esse casa hoje tá preso mandou sarcófago para França onde eles falsificaram falsificado altamente o sarcófago tinha sido comprar tinha sido exportado legalmente enfim eles lavaram o saco e aí disponibilizaram um sarcófago para venda e
ainda restauraram para ele vai lá ainda mais dinheiro e ele foi vendido por tipo milhões de Ah e quem que comprou o sarcófago o museu Metropolitano de Nova Iorque onde teve o met gala ontem é onde acontece met gala Eles compraram sacola e eles expuseram sarcófago lá e aí com a papelada falsa de que ele tinha sido comprados legalmente no Egito EA em 2018 teve o met gala e a Kim Kardashian foi ela tá usando um vestido dourado e esse sarcófago Ele é todo Dourado Ele é todo banhado a ouro assim um sarcófago bem bonito
e aqui um ícone pensou gente como que essa relíquia histórica combina com o meu vestido vou tirar uma foto e aí ela postou uma foto dela ao lado do Sarcófago inclusive tirar foto com flash que não pode porque danifica as peças mas ela tirar foto essa foto falou sarcófago porque aqui em casa deixa de ser melhores seguidores acho que é porque a luz pode danificar as cores e principalmente pinturas a tinta entende no museu não pode tirar foto com Flash mas a quem tirou a foto e essa foto chegou bem longe I live in pessoas
que Anos Antes haviam ajudado nessa falsificação e na pirateamento do Sarcófago E aí um cara dela tô para o governo do Egito que tava há anos procurando sarcófago que não sabe onde tá lá que fala fala olha olha essa ficou fogo aqui que a gente tirou a foto e inclusive é a plaquinha do sarcófago tava com o nome correto do sacerdote que ela que tava licitado lá no governo do Egito itens que ainda não foram encontrados e tava lá e aí eles fizeram um teste de DNA porque dentro do sarcófago Tinha alguns resquícios Fizeram um
teste DNA com a múmia e descobriram com aquele faz com fogo é legítimo E aí teve mo rolê assim eu não lembro o diretor do museu na época fez uma conta do sarcófago chegou a sair a ser afastado essa foto aí essa foto aí com Flash ela como sarcófago e esse era o sarcófago roubado e aí por meio disso mete devolver um sarcófago que hoje tá lá no Museu do Cairo e a Kim Kardashian fez parte do a recuperação de Um item de valor inestimável de três no ano isso é Curiosidade muito curiosidade humano imagina
o tio Kim Kardashian retrata Essa Coca música Família Zika demais e para você fazer esses vídeos curiosidades como que funciona Você estuda você como que funciona almoçar aqui não eu faço tudo sozinha assim mas a atualmente a equipe que eu tenho é só de coisas de Publicidade de agenciamento assim mas de vez em quando eu peço ajuda as minhas colegas de faculdade me ajudou muito e tal mas das curiosidade eu fui Reunindo ao longo dos anos porque isso das curiosidades históricas Eu acho que eu comecei a fazer acho que era 2017 eu comecei a fazer
semanalmente no Instagram curiosidades históricas toda terça-feira hoje é dia de curiosidade histórica viagem ainda não Ele tava mas aí deixa eu mostrar para vocês eu tenho uma lista não de forma alguma Essas são as curiosidades listadas E aí eu fui ruim e ao longo dos anos Eu vejo algo interessante eu anoto sabe tipo assim há por exemplo aqui é prostituta do velho oeste americano por diversas que pode ser uma curiosidade histórica a história dela que morreu no incêndio negócio uma trágico é a história das sete maravilhas da antiguidade a origem da expressão outros 500 o
inimigo do Caravaggio internacional das igual dos clientes outros 500 era do outro que é quantos que é a ela tá no papel não vou lembrar Agora tem que pesquisar eu acho que é de alguma coisa a ver com dinheiro eu vou te passar tá no local que eu me senti na minhas aulas de história quando eu fui em Petra fui sonho meu mano correndo lá parece um filme do Johnny Jones eu fico imaginando uma das Maravilhas né O que é uma tetra na Petra muito gigante cara e o povo Sentado lá dentro é só de
Fora que pode entrar Mas aí teve teve um Stories que aqui mano eu tento caça até hoje mas Eu gravando assim aí o molequinho tava batendo no cabelo assim aí ele viu que eu filmei ele não só que eu tava filmando assim né foi Olha isso aqui aqui que você foi e foi aí ó tá lindo Caramba mano Petra é uma das sete maravilhas aí eu aí o molequinho foi pegou meu celular brigando comigo sim tá vendo não sei quem tá falando pegou o celular e fez assim aí a gente tava com guia aí eu
guia Foi ele tá falando para você apagar aí eu fui eu não nem vi aí Na hora que eu vi ele filmando ele dando porrada no caminho para o cabelo é levantar porque também é o passeio Você vai lá na preta inteira e quem quiser pagar o cabelo você paga vai ficar mais linda e aí eu tive que apagar a mostrar para ela o excluído Já era então tipo assim lá Dá para ver que o povo é daquela época mesmo como que eles vivem lá eu fui para o deserto também vir com o pessoal do
deserto já tá no Egito não meu celular Chama já foi para o Egito Nossa lugar mais lindo que já vi na minha vida eu chorei quando eu quando eu vi o dentro de você entrou na pirâmide você viu assim bate o único local Backdoor para entrar ou e Alexi pegar todos os tijolinhos da pirâmide dava para você construir uma Muralha ao redor na França inteira É isso aí e eles e eles escorpião é um pouquinho porque antes ela era coberta de uma pedra tipo calcária branca com a Ponta eles pegavam as pedras assim isso aconteceu
com vários lugares com resquício de antiguidade né no Egito muita gente pegava as pedras e usado em construção e Roma também várias coisas da antiguidade as pessoas às vezes não entendiam a maldade mês pegar vou usar mas antes elas eram brancas e com a ponta de ouro até porque reflete o sol né e dá para ser usado como falar e quer você ver de longe já o brilho assim cara se eu for para lá eu fiz uma tatuagem Também né tatuagem do peito é de uma Faraó a única música que é o nome dela é
a rate up such tudo escrito isso aí tá escrito isso não isso eu vi esse eu vi lá na pedra eu tirei uma foto aí eu mostrei as tatuador eu falei o que é para mim tirar minha cara e quando eu tava lá em pedra o pessoal falou que tem que ir no Egito que vocês vão ver o que que é o Egito e que aí ele falou assim que você precisa Egito eu falei assim eu penso que é Muita areia cabelo e pirâmide o cara falou Cala a boca mais moderno lá que não sei
o que eu falei Como assim moderno aí ele me mostrou eu vi muito modernos prédios parada muito em Alexandria a Biblioteca de Alexandria é tipo assim é o lugar mais chique essa na minha vida eu não tinha nem roupa me senti até o mar mediterrâneo é porque lá também vários vários daqueles usado Mc Rick eu vou lá passar suas férias aí tem Aqueles Box maravilhoso então muito tipo assim hospital e lá é barato também para comprar a joia voltei cheio de anel de prata cheio de coisa para você você maravilhoso você visitar esses locais esperava
o vídeo sempre também qual foi o outro local que você fosse também eu então eu já fui para o México eu fui para Turquia gravei vídeo aula de Itália Bizantino lá na Turquia e eu também eu fiz um curso em 2019 tá gratuito no YouTube que a história do Brasil pelo Brasil eu viajei o Brasil inteiro contando a história nos locais onde ela aconteceu eu fui dirigindo até o Paraguai foi assim uma aventura foi foi eu quase morri acha que eu não ia conseguir mais ficou tão legal assim foi bem legal E aí eu sempre
tento quando eu viajo assim mesmo que seja lazer eu tento fazer algo assim então eu gravei e sei lá história dos incas e astecas no México a gente conhece tão pouco do Nosso professores humano também acho isso Eu também acho isso mas sabe uma coisa que eu sou viciada fazer no YouTube também é tipo eu gosto de ver como que os povos antigos viviam Sabe aquele quando tem registro eu fico muito fácil nada eu vi São Paulo tipo assim São Paulo nos anos 50 a as filmagens cara podem jogar no YouTube vocês vão ficar maluco
tipo as roupas as coisas assim o as comidas comidas as coisas foi meu Deus e será São Paulo nessa época é muito legal tipo assim na faculdade Eu fiz várias optativas assim eu fiz história dos animais que é um negócio que eu nunca achei que tipo assim tem história da alimentação é todo um ramo das da historiografia pessoas que estudam história da alimentação tive um professor que ele fez um pós-doutorado sobre pão de queijo Minas Gerais mano o cara da vodka que ele fez uma palestra aberta a Gra vodka e aí por ser Algo ingerível
muitos também estudam história de drogas e medicamentos tem história da ciência que o pessoal ver medicina a gente até E a faculdade que história da ciência obrigatória a gente viu vários artigos assim sobre a história da ciência explicando até Porque que muita gente tem dificuldade com o física consciências é porque às vezes é pouco instintivo assim porque é bem legal assim a gente divide a história da Ciência da antiguidade né que é é na época assim que muita gente tava até antes do heliocentrismo e tudo mais tem a era da ciência que foi mais exata
né que foi quando Nilton falou as fórmulas dele e é isso aí eu não vou saber explicar isso mas aí teve o raisen verde não do Breaking Bad o raio R da ciência mas ele ela foi super interessante os nazistas inclusive porque ele era da Alemanha nazista nos Estados Unidos tentaram comprar ele dia cientista e não Foi mas ele ele tem a teoria da Incerteza né que você não pode calcular o momento movimento da parte wi-fi não dá para você saber exatamente onde a partícula tá E aí se inaugurou todo uma ela assim que a
ciência ficou e com a filosofia porque a gente não tem muitas coisas a gente não tem exatidão né sei lá enfim é interessa e qual que é a parte da história que umas Mas você mais gosta de transmitir para gente com mais gosto de falar porque tem vários Momentos ali na história eu lembro do que o senhor feudal é para mim feudalismo É o que eu mais estudei que meu Deus mano eu te falar agora do feudalismo todo mundo pelo amor de Deus só lembrando que que qual foi a água momento assim da da história
do nosso do nosso universo aí que você vai guardar integridade e eu gosto de Brasil do século 20 o tipo qual a Era Vargas é ditadura militar regimes Democráticos da República segundo reinado Eu gosto bastante também tem alguma coisa você que tá do outro lado né Tem alguma coisa que a galera tenta maquiar ou não ensinar para gente que tá aprendendo tipo assim não isso aqui cê tem que falar de uma outra forma porque que me a ditadura militar já conversei com pessoas que aprenderam em algumas escolas Elas entenderam que foi algo bom Eu fui
que eu fiquei não como assim e aí tipo eu falo amor será que é um método de tal Professor ou sei lá tem uma o explica mais desse jeito fica vai daquele jeito ou Nada Nada a ver até porque assim hoje não só a gente tem muitas essa informação só que esse discurso de ar eles estão tentando esconder isso agora tá sendo usado por muita gente negócio mista e pessoas tentando justificar a injustificável assim tão que que você ganha defendendo A ditadura sabe a gente já tem a comprovação de tanta gente que morreu já teve
fazer Comissão da Verdade a gente tem tudo documentado para que defender isso não seria melhor mesmo que você Concorde com alguma coisa você fala erramos erramos acreditem algumas coisas que levaram a ditadura mas erramos e não queremos dar mais sabe então assim hoje não é até porque hoje tem até considerar algo história tem um Rigor muito maior e é mas ultimamente esse discurso é de Eles não querem ensinar isso a verdadeira da história eu queria falar disso realmente por conta disso eu vejo muita gente querendo invalidar muita coisa a eles não falaram disso para não
eles não querem que você saiba disso não porque eu e aí um pouquinho que validou um acontecimento para ele se tornar a história então documentação e estudo é de porque várias pessoas falam sobre Várias coisas então geralmente quando você vai fazer isso cê tem que ler o que se falou no passado porque às vezes as versões não são as vezes por exemplo você vai ver muita gente falando que a ditadura Foi incrível só se dava mal na ditadura Quem era bandidos mas a gente tem vários documentos de crianças que foram torturadas dos Pais fazerem alguma
coisa eu tô no nosso é então assim a a gente vai poder se a mãe antiguidade né às vezes muitas vezes não têm material Escrito sobre aquilo é uma coisa que Historiador usa muito que muita gente não sabe são Cemitério cemitério São Fontes documentais extraordinários porque você pode saber quantas pessoas viveram determinada época as pessoas morriam velhas ou jovens elas morriam de que a pessoa ser enterrada no território da igreja ou se é enterrada fora é como elas eram enterradas porque muitos povos nem mesmo enterraram seus mortos é muito falso cremavam então assim a gente
usa Vários é uma investigação e até os arqueólogos assim que é uma profissão que você tem que ser muito bom porque deve ser muito fascinante outro dia outro dia nós faz tempo já tenho cemitério muito famoso aqui em São Paulo que é do Araçá mas eu acho que é bem elitizado assim tal e eu tava lá e eu comecei a como é o nome do dos lugares lá com o pessoal lá pedi mas não era umas casas haha lugares que era tipo toma não Só que eu não lembro aí eu tava lendo assim vendo os
nomes das famílias ficar E aí eu Calculava a idade das pessoas e as pessoas morreram e eu só gente rica aí eu contava tantos aqui e aí eu comecei a tipo com favor alguma coisa beleza do cara falar né você tava lá Se você começar a passar o olho e ver as vezes nem tem nova família e parece um Castelinho aqui aí então isso aí já eu comecei confabular então Imagino que Seja realmente seja algo que a galera faz muito mas será que eles vão tipo assim documento de ML essas coisas todas também o os
cartórios o pessoal usa bastante é paleografia né que é você pegar aqueles documentos escritos com aquelas letras todas rebuscada cê e decodificando aquilo eu tenho que algumas colegas lá na UFMG que elas mexeram com paleografia de inquisição os julgamentos das pessoas que foram Presas ou qualquer coisa pela inquisição a quantidade de zoofilia de coisas aleatórias assim Adultério que levava a pessoa ser levada pela inquisição assim é bem a o pessoal da história da ciência usa muito prontuário médico também porque por exemplo lá na história a gente teve assim uma quantidade absurda de mulheres que foram
o internadas como loucas por coisas tipo assim depredação sexual que ela ela transar antes do casamento mas considerava tarada Internavam então a ter um filho fora do casamento meninas que não eram virgens E aí o pai não ia conseguir um bom casamento e coisinha assim então é o pessoal da história da ciência usa muito prontuários médicos até porque lá em Minas a gente tem Barbacena né que tinha o Manicômio falar para você não eu vi uma vez no Bruno Fábio fez um vídeo do canal do brasileiro é verdade mas se o pessoal às vezes pegava
a gente que tava sei lá na rua e febre do treino lá meu Filho para fazer a limpeza social assim que é um hospício de Barbacena funcionou só não me engana não há menos a menos 100 anos atrás ele ainda tava é que a pessoa tanto que Fernando sabendo todos esse poetas aí escreveu sobre o trem dos loucos que é do tempo levava a sua a e nesse momento que a gente tá vivendo no futuro vai ter história sobre esse momento nosso acho que é convite o que é o convite é e assim vai ser
muito material que o pessoal olhada O Bacana aquele-que-não-deve-ser-nomeado Box tá passando por um momento histórico viver esses momentos marcantes é porque a gente lá no futuro muita gente falando é porque eu lembro quando eu algumas coisas falei Mano imagina vício terror E aí mano tá feio Pois foi espanhol então convide vai ser com certeza mas assim eu não mexo com coisas depois da queda Do muro de Berlim para mim aí vai atualidades eu já deixo o pessoal da e quer saber muito melhor do que eu gosto do um pouco mais ainda porque você eu tomei
calejada de brigas e a gente Ignorar as coisas da atualidade são coisas que também podem também tem valor histórico sou eu levo daqui sua não mas tipo eu acho que entender que você disse é tipo assim muita coisa pode ser contestada E tipo reivindicado E talvez mostrar e daqui a Pouco tipo aquilo lá não é isso é aquilo Porque Acabou de aparecer uma coisa nova pode fazer muito isso né então acho que você preferir trabalhar mais com uma certezinha lá para dar uma tranquilidade também dá um distanciamento e isso faz com que as pessoas levem
de forma menos emocional agressiva acima e tem uma parada a história lembro que quando eu tinha amigos na escola a maioria dos moleque falava assim mano E para quê que eu vou querer saber do Que já aconteceu mano eu queria que você respondesse para todos nós falamos esse discurso e eu também Teve uma época que eu falava isso tá rindo não pode ser verdade né porque que eu vou aprender do do lado da casa marcha toca várias eu quero saber do futuro a aqui é tão necessário a gente sabe carro voando pai galera de carroça
velha eu quero saber porque que é tão necessário a gente saber também no nosso passado Olha dá para resumir conhecimento é poder seja Assim para você ter mais ter conhecimento sobre as suas liberdades os seus direitos para você saber tipo assim o querendo ou não né a gente dá para explicar muita coisa do que tá acontecendo hoje com o passado dá para a gente entender o que que pode vir a acontecer e também é uma forma da gente se sim poderá e saber quais são os nossos direitos o que que já nos foi dado da
não conquistado por quê que já nos foi tirado e também se você quiser Usar de uma forma mais utilitária a pergunta da Luna é quando que eu vou usar isso na minha vida pensar na faculdade para passar no concurso para completar os seus estudos voltar bonitinho avó tá bonitinho não título de eleitor que tá acabando até amanhã é o meu cabelo outro mais ou menos de dez minutos pessoal facinho quando fui tirar o meu tive que ir até o lugar pegar a Vila me lembro que eu fui triste hein mano nossa Aí eu tive também
pegar uma fila né não mas eu tirei com 16 anos já voltei eu falei Aí eu sou o orgulho da Nação voltou novos Credo tanta gente morreu para a gente ter esse direito hoje tanto não muita gente tanta gente morreu e você escolhendo optando por não votar não tem como não é sério isso até uma Antigamente eu era um cara que eu falava assim que 2017 para ser bem sincero segue isso a gente acha que não ia dar e todo mundo é ruim eu quero Saber a tô nem aí fé em Deus e [ __
] é só meu voto não faz diferença todos os discutir política não sei o quê e aí eu vi todo esse fenômeno acontecendo fui me inteirando fui ficando muito triste e aí eu falei mano Que é isso meu Deus e aí falou de mim interesse nossa mano vão ter uma importante você é louco eu não posso tratar isso aqui com descaso ou tipo lá não vou porque a multa é dois reais e [ __ ] e eu comecei a me interar afirmaram muita qualidade não vou por Favor mas sei que não tira o título de
eleitor tem idade é só trabalhar entendeu é só até amanhã até mais tarde amanhã você já teve períodos da história que o voto ele era restrita a pessoas que tivessem uma certa renda tipo assim era uma renda anual de 200 mil réis para vocês terem uma noção uma mansão naquela era uma casa que estava coisa de 40.000 resto sabe então tipo assim era só para a gente muito rica ou então por exemplo a isso é coisa de cê lá três milhões de Reais assim gente quê que fosse do interesse dele a essa minoria tivesse direito
político os homens tão no Brasil a gente só teve duas constituições que deixavam o voto para analfabetos que foi a primeira que o Brasil teve e a última que a nossa atual porque não deixar isso já caiu neném porque não deixava os analfabetos votar em porque antes da educação ser um direito público só gente muito rica ela saber se usado então deixar os não Os analfabetos Sem Direitos políticos é fazer com que só a gente pobre não posso voltar só a gente rica que consegue mandar os filhos para o exterior para estudar porque o Brasil
pessoal ele só foi autorizado o Brasil era proibido por Portugal de ter Universidade o Brasil foi de sua primeira Universidade só quando os portugueses vieram para cá em 1808 o Brasil é proibido a gente tem eu até usei esse uma das minhas vídeo-aulas a gente tem registro por exemplo de no Século 18 quando estava tendo a era do Ouro lá em Minas Gerais houve um pedido para fazer uma faculdade de medicina em Mariana perto de Ouro Preto O que é muito conveniente né você formar médicos para o Brasil no Brasil e o estado de Portugal
negou falando literalmente Primeiro eles querem uma faculdade depois eles querem a independência porque eles tinham medo disso então o Brasil só foi autorizada a ter universidades atenção nisso já tinha Faculdade no mundo a primeira Universidade do mundo se eu não me engano pois o século 13 sei lá na Europa então tipo assim o Brasil só foi autorizado no século 19 nossos avós bisavós aí já estavam vivos assim então às vezes a gente não tem noção do pouquinho que a gente tá do que daqueles que conquistaram esse direito lá não tá que ele criou na rua
brigar levava tiro por causa disso e o tanto que a gente tá pouquinho de também de um doido vem aí Tirar essa gente fala tá muito próximo de perder tudo isso não cara aqui fascinantes para ver essas coisas do passado foi só no século 18 19 19 perdão gente 19808 que os portugueses vieram a primeira Universidade foi fundada no Rio de Janeiro querer o mesmo que a e olha só tinha ensino superior quem tinha dinheiro para ir para Europa estudar imagina o negócio é essa loja já é caro formar abordagem na época era só galera
Muito rica pai exatamente E aí hoje se perguntar por que que muita gente não muita gente tá não pensando em fazer nem porque até pouco tempo as pessoas não tinham direito de estudar o primeiro banheiro feminino do Senado do congresso brasileiro foi feita em 2012 a 2016 eu acho mesmo banheiro vamos pegar Ah tá por isso que o nosso por isso que a gente fala Nossa por que que por que que meu Voto é importante porque justamente porque a gente foi privado de voltar por tanto tempo que tem tão pouca gente parecida conosco lá dentro
porque é só homem branco de meia-idade que que foram permitidos ter isso o tempo todo e agora que nós podemos a gente tá tanto atrás eu fiz durante também foi proibido proibido tipo assim mulher também é é proibido de estudar porque né Porque que o que que a gente porque que a gente era cima Homem é [ __ ] ver as homens brancos fazer um desgraça mano umas Mas tipo cara é muito fascinante saber do nosso passado e eu tinha esse discurso de falar assim para que que eu quero saber mas como é que esse
vício de ficar no YouTube vendo as paradas o YouTube a tecnologia ajudou a história ajuda a história um tipo porque a galera porque eu tinha a visão de histórias é muito chato Me desculpa falar isso para você lousa e giz é porque era coisa de Livro etc e eu não sabia que história Era tão fascinante até o momento de eu ver vídeo até o momento eu vi uma imagem mesmo de ver como que as coisas funcionavam e ele entender falava Ah tá isso acontece o causa disso como vários casos aqui no Brasil aconteceram e acontecem
até hoje por causa do nosso passado então você acha que você com certeza você um lugar também da tecnologia na internet você acha que a internet também ajuda bastante a História até porque assim dá mais independência para os alunos de correrem atrás daquilo é de pesquisarem mais muitas pessoas de terem mais acesso à informação e também a gente já era mais registros e isso Vai facilitar o trabalho dos historiadores de hoje e do Futuro também nosso futuro vai ser muito mais louco muito muito mais tranquilo você poder descobrir algo sei lá na página da do
outro lado do mundo e Débora você falou de curso você tem Cursos né sim sobre a galera de história e de redação é isso o meu de história ele é focado em assuntos que sempre cair né nem mais muitas vezes não são cobrados diretamente nas escolas Então essa por essa pessoa por exemplo da Luta pelos direitos que é um assunto que o negócio da mãe de cobrar da história das constituições do Brasil é isso a história indígena resolução de exercícios então para não ter que fazer Um curso gigantesco com toda a matéria que cai em
História no Enem eu fiz com esses assuntos mais Chaves e de redação é mais resumido mesmo é que eu fiz ali só em 6 aulas assim que dá para você assistir um final de semana para porque o foco aí é prática né de história a gente precisa ouvir mais a minha voz tagarelando para dar uma entendida e redação é mais focado na prática e aí Além disso eu também continuo fazendo as minhas minhas tentativas de tornar a História cada vez mais interessante assim os meus videozinhos e os meus conteúdos aí de curiosidades sobre o seu
curso costume 99 eu fiz o quando começar a anemia eu fiz esse projeto que é o estudar é resistir que é um curso de um e noventa e nove esse valor porque você fez isso então na época era o valor mínimo que a plataforma cobrava pelos pedal curso e também quando começar a anemia teve toda essa questão do acesso porque muita Gente simplesmente parou de ter o e parou de ter o que é um direito né não é favor é direito então assim as escolas tenham que cumprir o governo terá que fornecer continuar fornecendo educação
mesmo que à distância o foco muita gente tava sem isso então eu pessoal quero fazer um projeto que tem um negócio mais social assim quero fazer um curso como o valor simbólico para ajudar quem tá preparando para o pior o pleno pior situação que é o ENEM lá para anemia e Aí eu fiz o estudar e resistir de 1 99 PIS 2020 fiz um ano passar em 2021 ainda não sei se eu vou fazer esse ano Mas eu quero então talvez talvez pena dos próximos capítulos Como que o que rolou no aprender minha galera que
ficou em casa e sem estudar e teve vídeo aula mas eu acompanho um pouco da minha irmã tá eu vi aqui é muito diferente e às vezes era um professor que não era o professor dela dando aula para muito mais gente muito mais complicado enfim eu Tenho uma opinião de que talvez tinha que ser repetida essa E aí muita gente precisou mesmo porque eu falo se for minha irmã praticamente ela ficou um ano sem ir para escola se dirá é um ano e pouco essa pulseira interessante ela fizesse fizesse não não fizesse não de novo
mas como se não for lá se compensasse esse ano letivo dela agora deve ter lava de gente xingando aí ela vendo eu e ela vendo aquela e ela vai na falar essa foto nossa mano esse moleque É um filha da mãe só tá falando que você parou de estudar não eu entendo os dois lados tá tudo precisaria repetir com a tua humilde Jesus não quero Reviver isso até porque assim a gente vai para escola não só pra prender esse conteúdo né mas também porque a escola é importante para a socialização da para a formação ainda
mais crianças é imagina as Crianças academia uma criança que nasceu no final de 2009 ela já tá quase com três anos e ela não sabe o que que essa tá comendo Terra no parquinho então tipo assim você já viu aqueles vídeos os bebezinhos que chega assim na porta do shopping já dá o bracinho pra medir a temperatura já passou aqui já sim já sabe então e é vai ser uma nova geração que assim a gente vai muito da sociedade acho que vai mudar agora depois da pandemia falar eu pelo menos não vou mais beber do
copo dos outros em festa não eu tô no juro que às vezes eu dou uma saída aqui agora pode né Sem Mais que eu fico Nossa tomou esposa do mal e você ficou me sentindo meio eu cometi no meio mal e tal e aí eu fico Caramba mano de atrair o bem e de fechada né Você mudou completamente os nossos hábitos assim a gente vai mudar mudou para sempre pelo menos que vivenciou essas paradas acho que não vai ser normal de novo mas você acha que tem que repetir a quem te deu esse ano saiu
honestamente eu acho que em muitos casos seria o às vezes não repetir mais Compensar ou então fornece acaba sendo uma proposta Acho que tudo Estado de São Paulo de fazer um ano a mais do ensino médio para que é opcional para quem quiser tipo um cursinho só que governamental assim para quem não se sentiu por ontem ainda Precisa eu acho que seria muito legal esse é que quando eu tava na escola mano eu tinha a visão de tipo mano tem que terminar esse aqui o quanto antes eu não aguento mais e óbvio né Eu queria
isso mesmo mas eu Quando eu quando eu terminei passou um tempo foi mano saudade eu mosquei sei lá eu perdi tempo porque às vezes tipo tem uma Acho que ele foi oitavo primeiro ano não lembro que eu tive um ano inteiro de aula vaga de matemática lavar maravilhoso é isso eu jogava bola e temos matemática são seis aulas na semana Nossa era era seis dias jogando bola mano sei dizer onde era dobrada ela tava mandando o negócio Deborah falava assim lá na diretora por favor eu quero Ter aula e você vai lá Cala a boca
dela para ficar temática eu não ia falar que era professora substituta é nós vamos prostitutas aí tinha todo esse lance aí ficava zuando tá lá não ligo não vai ter aula para que eu não tava de educação quadra de educação física a educação física 80 né ou você ama ou você quer dobrar de propósito só para não fazer quando Em 2014 eu fiz uma cirurgia que eu tinha tipo seis meses de atestado que Eu eu tenho parafuso na cara aí eu tenho um ano entende atenção a eu tiro fazendo alguns uma gripe não tem um
parafuso a né pega eu tenho 21 parafuso dormir eu tenho oito eu não passa na porta giratória do banco não é igual quem tem no no joelho por um acidente eu fiz uma cirurgia aqui é muito comum no Brasil mas não é suficientemente falaram que é ortognática muita gente para a Juju já fez a cirurgia o babu Luciano do BBB precisamos fazer a Cirurgia que quando você é solar é muito comum não lavar a máquina ou maxilar ou no meu caso é porque o meu crânio a maxila quer tipo grande assim não cresceu o suficiente
aí teve que cortar aqui e parafusar E aí por isso que eu tenho parafusos aqui assim sei lá é muito financia agora 16 Nossa eu tenho medo mas eu tentava não pensar sobre isso porque eu passei muitos anos me planejando que como a minha mãe é Dentista ela percebeu quando era criança e aí eu usei aparelho ortodôntico desde os três anos de idade eu não tinha nem dente permanente Nossa a gente sofrer por você atenta é foi bem tomate mas ela para tentar reverter para eu não precisar operar só que aí chegou um momento que
eu realmente eu ia precisar operar mesmo Aí você faz a preparação você fica com o aparelho assim e os dente fica tão torto porque ele vai ficar torto agora mas na hora da Cirurgia ele vai encaixar perfeitamente Aí você fica um tenha possuem nessa preparação aí na cirurgia eles então por aqui aí corta Levanta a pele do seu rosto vai tá dormindo você acorda 8 horas depois assim aí eles deixam lavar ele com borracha assim para você não abrir a boca você tem que ficar um mês no líquido mas eu juro por Deus eu ti
como fazer plástica no nariz também porque aí mexer no meu nariz meu nariz Ele é tipo Dá uma deformada aí o junto eu fiz a plástica para mim voltar a ser o que era e é uma cirurgia muito comum no Brasil atleta é que ela é cabeça cicatrizes Cadê tudo mas eu tenho um pedaço aqui se você quiser sentir aquele pegar um pedaço do meu o osso e colocaram aqui e pegar um pedaço de cartilagem e colocaram aqui tá minas de um porque essa por eu ter sua condição da 51 e ela tem tipo um
quando dá buraquinho é porque tipo assim por essa condição cedo Aqui para cima é por isso eu tinha problema de respiração desgastam osso aqui que chama a pena que faz você ter dor de cabeça com uma única então é uma coisa que muita gente a qualidade de vida é outra coisa também muito muito eu sofria muito bullying por conta disso eu eu fui perder o bv já sob a forma de manhã operado eu era para valorosa eu tô em casa de fazer terapia sem poder comer só que depois você fica muito inchado aí você vai
desinchando O Resultado é seis meses então tipo assim eu tenho que fazer aquela pia porque eu sair da cirurgia meio e fachada e eu não sabia como a minha cara Então esse foi o período que você falou que você ficou na Bad não foi assim nessa época eu lembro que eu tava meio desiludido assim porque eu me sentindo um pouco um ratinho de laboratório sabe por ter passado por isso tudo mas que eu fiquei mais bed foi na época do o que eu percebi que tipo assim eu detesto das Coisas que eu não gosto eu
quero fazer a história e ser feliz e tal e aí você se recuperou e quando você se viu Nossa então foi aos poucos aí eu tenho que fazer terapia para tipo entender qual era o meu rosto mas eu lembro que assim no início era tipo assim eu passava no espelho do shopping eu achava que era outra pessoa sabe que você fecha os olhos e Imagina a minha mãe eu consigo imaginar o cabelo preto o nariz os olhos aí eu pensava a Débora eu não consegui Imaginar minha cara que você só lembra de você antes não
é porque é porque eu também não sabia como que eu ia ficar muito eu acho que mandou tipo assim e os meus raios-x são bem legais eu só quero só que hoje eu penso assim eu devia ter tirado os parafusos só que eu ia até cortar mais uma vez aí eu não quis tirar só que se eu for para um lugar tipo muito frio ou muito quente dói porque ele de lata ou ele contar então tipo Assim eu não posso pegar a temperatura celular menos 20 graus não vou poder ver a hora boreal por quê
o Nordeste pegar uma praia não posso mas se eu pegar direto no rosto às vezes dá uma uma doidinha Ah mas eu acho melhor do que abrir a Camélia eu também eu também acho que tem essa mesma fita que fez a recuperação o inteligente no momento para o nosso eu tenho isso como que deve ser o coração e você precisa fazer faça porque a Qualidade de vida foi a melhor coisa que aconteceu como comia melhor eu dormir é melhor eu respirava receber pela primeira vez na vida eu era tão discrepante que ao invés de usar
canudinho assim eu passava canudinho no no espaço de tanto que ela discrepante eu vou encontrar as fotos só que assim o problema hoje é que é uma cirurgia cara e é difícil a fila do SUS ela é grande porque muita gente precisa mas vale muito a pena e olha só que eu fiz é Porque eu tô até para reproduzir mais perto normal por terrível eu vou encontrá-la aqui Ah mas foi a melhor coisa que eu fiz eu fiz a plástica do nariz junto a plástica do nariz doeu depois o automática não doeu foi bem eu
vou fazer vídeos é porque eu tenho medo melhor coisa que você vai fazer você vai respirar já te falaram muito isso meu irmão fez é melhor coisa ele vai vir aqui ele vai te eu vou tirar amídala e vou pegar a prática É mentira dela Tirar Amido de vou tirar o amido é bem sofrido pós-operatório é só porque ficar dentro fica um tempo chato de comer porque fica sem também eu tô toda cagada toda casa você eu tenho pressão baixa desmaio eu sei se eu fico muito eu Disney até perdendo meu bebê qualquer emoção que
me deixa muito nervosa mas você os marinheiros também vai 16 anos e o menino é então ele teve ele ficou meio assim' ou ele tirou manda eu ia ficar lá não e o beijo Do pai desmaiado Débora caiu de cabeça no chão para esquece não é Zeca é não Ele ficou todo nervoso assim foi meio pavoroso assim mas foi rápido já acordou assim não é que acontece é daquela época que tava tendo aquela tipo assim eu gostava de um menino na escola acho que ele também gostou de mim tipo assim era aquela coisa que na
escola a gente acha que a gente é despiratize mas todo mundo sabe quando você gosta de Alguém quando alguém gosta de você aí tava aquela pressão e assim e na época Ainda era evangélica aquela coisa aí a gente foi uma festinha estava todo mundo tentando juntar a gente só que eu eu acho que eu não tava por um celular só tava muito nervosa porque o que acontece era eu chegava numa rodinha aí todo mundo embora para deixar só eu ir ali junto e eu tentando gera uma pressão a raça e eu sei lá se eu
fosse o pessoal sabia que eu era BV aí chegou uma hora Que era tipo assim era no prédio de uma amiga minha e aí tinha aquelas espreguiçadeiras era espreguiçadeira de duas pessoas só tava eu e ele várias pessoas assim sentado na espreguiçadeira aí todo mundo começou aí eu tava recortada E aí eu começo a pensar Jesus Cristo eu tô sozinha com os meninos e eu tô eu vou fingir que alguém me ligou eu vou dar um jeito eu vou fugir e tal só que eu fiquei muito nervosa e eu tava com aquela palpitação aí eu
só eu Acordei e tinha uma língua na minha boca tipo assim só que ela deve como tava recortada eu não quero te dar maticamente Eu também E aí eu acho que ele acho que a pessoa que eu tava te pedir nem fechar ali seja beijava mal mal sabe ele que ela tava desmaiada e depois eu vou descobrir que ele também estava perdendo o bebê Então tudo sobre controle é tu não eu tô desmaiei não não não não não é porque eu fiquei com vergonha eu acho Que ter descoberto um susto muito grande e Lá sangue
é o que isso na sua casa tem que ser tudo de borracha né e uma sozinha né às vezes é minha filha mas hoje em dia eu consigo sentir assim sei que vai e consigo controlar também não fico muito tempo sem comer nada é horrível porque a porta de saber a uma vez eu desmaiei de agonia de ver que eu tinha machucado eu tinha me cortado assim Primeira opção mas você se Machucou com os maior porque às vezes e cai com tudo né Não eu já eu já bati a cabeça uma vez que ficou doendo
Mas nada de muito de luta curiosidades você fez trancinha na terapia a cabeça ficou doendo não mas eu fiz a Quebrou a Cara inteira com a plástica no nariz e tirei as amigas amigos tem muita gente que tem esse problema na casa da merda Então tira das crianças que quando a criança E aí a gente que é adulto internado outro Dia com a Jamila lá verdade fecha e fecha e isso é bom a doutora me fosse Igor bonitão é só um pouquinho passou a respiração ser obstruído durante legal ela também também coragem a operar quando
eu caso não fica Vou fazer os exames para cirurgia difícil não é só porque eles eles não costuram eles cauterizam depois que corta amídala e cauteriza queima assim para localizar um card ela tem uma muda recuperar leva 40 minutos a cirurgia você volta para casa Assim no mesmo dia ou no dia seguinte só que como ficar dendo dói tanto na hora de beber e comer quanto de movimento de um olho é só que depois a minha vida antes eu tinha assim três quatro unidades por ano nunca mais melhor coisa você vai ficar bem aliviado com
muito antibiótico vai ser bom é que você tá na academia agora fechar roquinha pai é o momento de você fazer isso você não vai conseguir comer eu faço se preparar psicologicamente mas Assim aí depois de um tempo eu me encher o saco eu tava muito fraca eu fui para o hospital tomar soro ao invés de comer até agora nós vamos submeter a isso e aí eu fui você tá mais só se deve comer um horror também me fazer uma época era mais a mentira né Eu tava na puberdade assim lá de vez em quando ela
novinha de 18 anos e hoje em dia da sua vida eu tô falando de você um pouco já volto pode focar você você anda só com professores como Classe ou grupo de amigos na verdade assim os amigos cantando Hoje os amigos que eu tenho os meus amigos de muito tempo assim só as minhas amigas da escola as minhas amigas da faculdade é são as pessoas que já estão na minha vida a mais tempo assim eu sou nós blogueiras educativas somos excluídas dos rolês de diplococos isso aí vai para uma balada se E aí bastante assim
o narguile eu não posso a pressão baixa se eu fumar Eu desmaio eu escrevi errado você fala gíria Alô Com certeza eu só escrevo vc ao invés de você a professora a professora falta de ser a madrinha da minha mãe a professora quando a gente vai para lá às vezes semana se eu conjugar um verbo ela errada aí eu já falo palavra eu escrevo o PQP VTNC mas que eu gosto mais Dias gostam não tem gospel e as gosto vai ser a Misericórdia sangue do cordeiro pode falar Jeová Jeová Jeová Jiré a dose a participação
Jeová Jiré geração uma urgência assim é aí vai ser manda a pessoa reta daqui de mim é forte não é meu versículo favorito' da Bíblia o aprendizado arredate de mim satanás porque quando Jesus tá lá no deserto sendo tentar 40 dias sem comer Jesus inventou dessas aí só tá na Sheila para tentar transforma em pão falou me como Eu sou um pãozinho eu saia do seu jejum por mim é Ju só daqui delícia você é bem religiosa então meu passado evangélico Wilson Caramba então você se você senti você um pouco excluída dos vôlei de blogueiro
sim mas é porque a gente tem aquela avisou que vocês são para ganho mimos educacionais tô esperando a Bruna o seu notada pelas eu sou a única droga que não tem Mega Hair tem um cabelo cuidadinhos eu tô esperando você Patrocinador fica falei que ia fazer também aí então publicidade para cabelo Maquiagem essas coisas chega de Mac né aí também não mas não tô falando aqui no McDonald's o negócio do MEC lá que tem que aprovar tudo tem o Ministério da Educação não mas aí para eles nem pagam né Não perco a minha credibilidade né
Igual a médica que teve o novo ensino médio que Eles pagaram pessoal para fazer propaganda né do nosso ensino médio anos Atrás o que que força parada foi que foi que Eles pagaram ou era o pior que o Você sabia que eu vou polêmica isso aí velho porque paga à noite para fazer propaganda sobre um novo ensino médico né que ela tá fazendo voltado e tava bem merda a forma como eles colocaram o projeto assim tá usar ele do mercado eu não gosto seu é Mas como que você vai você tá cansada de ganhar só
livro né Não dorme mar é pode mandar uns creme então uma Ótima manhã a gente quer demorar ladinho de Mega Hair lente no dente lipoled e harmonização facial e dançante que toca a Virgínia exato bota para minha casa eu vou te dar fala Oi mana como você tá borra Imagine você ficar lendo se torna mais quando você tá de boa que que você gosta de ver no YouTube me sai Joel no tempo livre eu amo vídeos espremendo cravos e espinhas eu salivo eu salivo assistir tirando unha encravada Eu eu chamo a gravação de vídeo eu
tô amando mana quando ele vem com a pata quando ele veio com uma pizza e pizza pai é isso aí vou compartilhar vários que vai dar aquela unha gigantesca aí só corta assim ela fica certinha Ratinho ou é muito bom eu adoro vídeo bicho amo ouvir Os Amantes de animais de todos os animais cravos e espinhas o meu grande Player mais cravos e espinhas só tem duas tem duas e móveis lavando tapete Aqueles árabes lavando os tapetes e já e os tapete preto aí quando vai ver o tapete era Branquinho com os desenhos eles lá
vão fazendo várias camadas de água saiu colocar essa coisa de restauração que as pessoas restaurando moeda já viu carrinho muito bom muito bom eu amo eu amo quando tem que fazer aí o da são lá que eles colocam na água né Tem um eletrodo aí sai todo o aham é muito bom aí saiu negócio novinho assim saia ferrugem filme seus parada Você gosta eu gosto de documentário e de desenho animado documental de histórias diga sim mesmo documentário tipo assim aleatória o documentário de ar sei lá é da história da Marilyn Monroe sei lá primeira via
é mais de história mas eu amo desenho animado um desenhos animados o que outros tipos de desenho de filme tipo Hotel Transilvânia Shrek Shrek o filme do Bob Esponja hoje a nossa shorts é todos os e da Pizza da hora a gente saber um pouco desse Celular todo mundo que a galera gosta que que vem não pode parar quem assiste pode pagode de ver também porque vai ter várias pessoas que que consomem o relativo tocando o terror aqui é usar a resposta a galera gosta de quando vem pessoas você não pode pá que a gente
consegue também tirar outras coisas né porque normalmente a gente já sabia que você ia vir aqui ia falar sobre história seus mas vocês tem algumas fofoquinha de você fofoca ela da Cia Foi grossa animais têm demais você gostou Até recentemente continuação cima tá dando em cima de mim não é para você contar das suas últimas aventuras Olha se eu te contar verdão ela gente não ficou com as aventuras última Aventura do Igão hahaha hahaha [Risadas] semana que Aventura O Que Que aventura para você Débora ah ah sei lá segue foi na balada e fingiu que
o seu nome é Cleison você fizesse isso foi para casa com banda Jammil que você não sabe quem fez um amigo na fila do banheiro para a gente é como nós mulheres Ficamos muito na fila do Bahia porque os cara bêbado só que enche o saco é verdade para nossa mano é chato hein só que não tem Aventura as leituras para a gente pode comprar tesão a gente conta a fora das câmeras Pode Ser aqui na frente e você tem fofoca rolando com você a é sempre assim eu sou uma pessoa meio Eu tenho uns
amigos que falam que eu sou um para-raio de maluco você só Gente doida na minha vida assim ai sim sempre tem uma coisa aqui antes não Me sigam no Instagram agora vocês vão ver eu tenho quadro no meu Instagram que eu faço fofoca da vida dos outros os outros mas eu faço Eu fiz uma fofoca do último primeiro encontro assim que eu tive uns dois meses pavoroso E aí o menino viu eu esqueci de bloquear ele aí ele viu e me mandou um textão me xingando E aí vou mostrar para você que acontece eu conto
foi com muito merda ou então vou te contar eu tava tava no aplicativo no app de paquera aí coaching achei não era um outro lá era mas agora não mais eu dei uma desiludida mas eu falava nele sim ser um amigo meu que Usa muito eu tenho um amigo meu que usar muito ele deu uma risada bem alta agora perguntar na sobrancelha você até dois é o diretor que o Alex hahaha gente quer de Osasco ele já vai chorar aqui no bambu pode ter certeza rico bem novin bonitinho viu pode número do [ __ ]
vai tá bom mas tem que ser um companheiro eu não posso emprestar baixo que a gente não vai voltar aí eu achei um cara lá simpático assim marquei um Leite assim só eu não consegui ficar conversando online é o Marquinhos que a gente não comer hambúrguer assim aí aí eu percebi eu já que ele era uma pessoa tímida assim mais normal em menos de 3 horas de encontro Ele me falou que o apartamento que ele mora tá no nome dele que lá da loja de alguém da família dele que ele não consegue olhar no espelho
pelado porque ele é magro demais e fica com auto estima baixa que ele sente menor porque ele não fez faculdade Pública que ele tentou me explicar a história do Júlio César porque ele falou ah você sabe que dia Hoje hoje é o dia da morte do Júlio César fez uma naquela terapia não mas ele tá no começo ação foi voltado foi soltando fazendo primeiro dia primeiro dia e aí ele tava meio nervoso e outra coisa ele fingiu que não me conhecia porque eu tinha visto tipo assim eu te aviso no Instagram ele não me seguia
e ele é da acho que dois anos mais velho do que eu Então eu não me conhece quando ele foi fazer faculdade ou não vamos fazer a vídeo tá então eu pensei não esse menino não sabe quem eu sou E aí pra quem ainda não sabe ela é que eu vou aos poucos primeira fala eu falo sobre professor de história aí depois eu falo nada trabalho com é a a falar então eu faço vídeo aula eu gosto pouco sou entendeu É só para nossos tá porque já teve caso de cara que não quis mais sair
comigo quando ouvi o meu Instagram e tal você ficou Tipo assim é muito exposição é demais mas ele acha que eu ia fazer um Store Só se eu fosse a não melhorar falar permuta filha muito inseguro quando mulheres que tem mais na vida do que isso é sério eu já vi muita mulher falando isso para mim é muita mulher fala isso a menina vai te buscar em casa ele quer uma mulher independente mas que não seja mais independente do que ele sabe depois você me fala completamente como repente você sente que sua mulher com pau
E por quê Porque eu queria eu queria ela as meninas que fosse buscar o que ser uma chuva baby quer um lugar dele e você cuidado Mas é você seria um lugar dele e aí que as pessoas pagar de para mim disso eu quero você então uai mas será que eu tenho tamanho para ser um baby outro tamanho você tem que ser mais tempo Amor não dá para ser baby mais bem Monster bem bom continua para ele falou isso tudo e aí eu tava apavorada assim né E aí eu já vi que ele tava era
dormindo diferente das fotos eu achei eu achei bem você chegou e se dificulta apontada com bastante a pomada tipo assim ah sei lá é porque nas fotos parece uma coisa e era outra tipo assim e eu não conhecia ele eu não conheço ele o cara me falou crimes que ele cometeu nossa aí aí a gente tava de boa só que Eu tinha pedido um hamburgão aí eu comi um hamburgão e tudo bem aí tinha vagado uma mesa que titular da cadeira mudou lá da outra fiquei não eu tô ótima que tava perto porque eu tava
num banquinho né mas é porque não queria ficar muito perto tá bom E aí ele foi bebendo umas cervejas E aí ele foi se soltando mais só que é isso negócio só piorava aí chegou um momento que eu sou eu tô com cólica eu quero ir para casa ele se ofereceu ele falou olhando o Google Maps E falou tem uma farmácia aqui perto a gente vai lá compra um remédio e volta eu falei gente a 5ª feira 9 horas da noite eu quero para casa eu falei não quero uma bolsa de água quente e tal
e ele ficou todo recepcionado até falar com ele fala que a gente pode sair eu sabia não fica assim ele estava todo nervoso assim eu até dei carona para ir para casa Eu deixei claro em casa então que ele estava assim nervoso e tals OK aí nunca mais falei com ele só não falei Mais não não oi pra carai não nossa não não mesmo e aí mano aí tá aí eu conto essa fofoca No Instagram só que o emprego depois encontrou seu foco aí há dois meses depois eu contei isso tente por duas semanas e
aí ele não me siga no Instagram e aí inclusive ele fingiu que não me conhecer quando eu fui ver me conhecer ele até perguntou tipo assim se eu conheço gente famosa perguntou se eu conheci coisa de famoso pela fita ele sabia quem era você e queria moto Impressionar é eu não sei quem é ele que seguir essa da fazer piada falar que alguém falou isso é laranja entendeu lá na verdade então é isso aí você é muito engraçada eu fiz essa fofoca lá e eu não para ser honesta e como aplicativo só parece ter meu
nome eu não lembrava sobre o nome dele e aí eu não lembrava o Instagram dele só que como eu lembrava que ele não conseguir eu pensei ele não vai ver Então eu não bloqueei ele E aí menos de três horas que eu fiz a fofoca e me mandou seguinte texto que eu tinha falado que me conta de assim por favor aí manda o Zap Zap Zap Zap mandou que pavoroso é você mentir para mim o negócio da cólica né que eu te falo que é mentira eu peço perdão e ser é é melhor papel coisa
pessoal duas horas quando moto gestão foi um textão foi o tempo que você correndo Ladeira para ir te ver ela falar que tá naqueles Dias eu tava com cólica foi um tem nem insiste é um miguelzão Nossa esse é o tamanho texto aí falou que favor se você mentir para mim peço desculpas é isso era uma completa escrota a controversa mas também traz desculpas e ainda por cima disso torcedor que eu te falei com sua vez também mas é justo e jogar para todo mundo pelo menos não citou meu nome sim até porque eu não
lembro mas é verdade também fiquei horrorizado Com umas coisas péssimas que você me disse tipo você não gostar de crianças agora tem gostar de querer passar uma pessoa legal não vai mais ele em tempos de cancelar pelo zap não que ele encontrou foi que eu falei que eu não gostava de criança então pelo menos isso porque tipo assim eu vi que ele estava se abrindo que eu não ia querer ver de novo eu cresci errado vou nem sair em detalhes sobre a minha vida né tipo assim eu já tô vendo que o cara o cara
Acha que me conhece pouquinho me segue no Instagram tá contando Segredos mais obscuros da vida dele sem nunca ter me visto achei doido ai e olha que eu sou assustada também eu sou amigo mas tudo bem aí falou é não dá tempo de me bloquear mas eu vi você deu tempo para eu ver e ter certeza da babaca que você é sim eu estava nervoso estava tímido no dia mas tudo bem [ __ ] o que eu sinto eu sei ouvindo não também não precisava sumir eu ia aceitar e a seguir com a Vida de
bom Está explicado porque que você não tem mais dois é fácil botar a culpa no homem quando você tem esse tipo de atitude Concordo eu concordo né mas assim mas pelo menos os caras sabe né que se eles eu acabo com uma palavra muito forte a forte né mais forte eu só não sei lá mas eu tô maluco mano fala que eu sou escroto eu vou ficar triste não eu não falei isso por ele tá na defensiva dele mas foi você que falou não Nossa eu eu foi tão significante para mim que eu não tinha
nem falado com as minhas amigas né então eu não sei nem como que ele viu eu falando meu ele te segue a gente segue não apareceu lá que ele seguiu né mas dois meses depois ficava vendo viu menos três horas ele não vou te buscar só vou além do estado é parecer rápido ele aquele dia por que que eu fico eu falei que eu era laranja mas eu fiquei me sentindo mal só que depois eu pensei ah por todos os Dentes péssimos que eu já tive na minha vida por todos os caras que pisaram no
meu coração fica aí você já deve muito doente ruim muito eu tive algumas eu tenho uma uma técnica eu tenho uma maldição todo homem que partiu meu coração fica Calvo precocemente é um fenômeno é um homem ser ruim comigo não dá um ano já tá quase entradas aqui se observa é muito gratificante você ver uma pessoa ruim ficando calva mas é você que joga a Fala assim vai ficar calma não é é eu só percebi que acontece assim como uma sexta-feira com esse aí tem mais que se você teve tanto os dentes ruins você é
tipo como posso falar Você é aleijada então vida não é você pessoa que tipo assim acredita que o próximo dia vai brilhar vai salvar a não desistir o sofrimento unidade de transferência também né É [ __ ] né bate-papo rapidinho mas não se ele tivesse ficado nervoso assim o povo Nossa você é uma menina que ela é famosa aí entendeu nervosismo mais essa laranja Tá ligado não consigo me ver pelado do não né complicado então se você tem um momento do que na sua negócio que você não nossas redes sociais que você e agora eu
tô mais nesse momento assim e tem fofocas do Povo da história antiga também tipo uma mãe entende mais tipo assim desde isso é lá direitas de Júlio César até as brigas do Caravaggio com mais dele assim a uma das últimas curiosidades históricas que eu fiz foi nessas porque o Caravaggio pintor lado do Barroco italiano ele tem aquelas obras maravilhosas famosíssimas mas ao mesmo tempo ele era uma pessoa complicadíssima que inclusive foi julgado pelo assassinato teve que fugir aquela coisa toda que eles passou um bocado numa festa e ele tinha um rival e ele tinha um
rival assim o Artista que ela meio Vivaldo ele que ela esqueci o nome dele eu vou pegar aqui e aí basicamente que o carnaval de ele fez uma pintura Barioni valoni ele fez uma pintura que o contratante não gostou e contratou esse bayonne para fazer a mesma pintura aí o Barioni fez usando o E era uma pintura do tinha era um anjo vencendo o diabo algo do tipo E aí o baile ontem fez o diabo com a cara do Caravaggio E aí o cara vai escrever um poema um poema e publicou que ela cidade Um
poema literalmente tipo assim falando que a mulher dele dava para outro expondo cara xingando o cara inteiro e aí virou tudo uma treta uma trilha gigantesca e nesse meio tempo o Caravaggio que já era famoso aí por suas orgias e tudo mais e sua seus engrish os por Gil acho engraçado é a intensa e aí tem coragem ainda tem que ter coragem eu não tenho coragem aí ele matou um cara E aí ele teve que fugir da cidade para não ser julgado e tudo mais e aí deu até uma Breve pausa mas depois da morte
do Caravaggio ballione ainda escreveu um livro a biografia Não autorizada dele e ganhou dinheiro com isso e o [ __ ] Então deve a rolar muito essas coisas no passado bem legal eu lembro que eu já vi alguns documentar na Grécia vou lavar as Hoje hoje eu maluco era umas paradas muito ruim fala que o bagulho era para frente era um bagulho para frentex se pudor sexual que a gente tem ele foi uma invenção mais Contemporâneo assim medieval e taus mas as Principalmente as religiões politeístas eles viam sexo como é uma benção que os deuses
dão para a gente diz que tu tá então fala os inclusive né pênis é um sinal de boa sorte por isso que tem vários o Hum Tem várias eram sinais de boa sorte porque aparece status só passa na cientistas tem pequenininho porque aí já era já era mais quebrado não Chamar muita atenção na antiguidade era algo tinha estado ali também pode um falo gigantesco assim mas nada de cada cidade cada trazer Olá Boa sorte Caraca que louco era algo visto como uma coisa que tem que ser incluída é uma dádiva mudar a homossexualidade não era
não era criticado por em várias períodos assim né que são dois pau né É muita sorte é Inclusive era visto como uma forma de Que todo homem podia a tentar iniciar sua vida sexual assim não era julgado tem uma curiosidade muito legal só que eu visto como selar um drinque tomar um drinque para salvos nessa simplicidade era visto como um ato importante assim mas não era visto como algo pecaminoso algum e mundo algo sujo alguns não deve ser prazeroso assim de ser feito e a caixa d'água a gente teve grandes figuras que eram gays e
que foram é pelo sexualizadas aí Ao longo da história para não ser por exemplo a gente tem a maior poetisa a integridade é a safo inclusive é dela que vem o nome lésbica porque ela nasceu na ilha de lesbos E aí por isso que lésbicas que as mulheres da Ilha de lesbos foram começaram a ter essa coisa porque a Sara Lima poetisa e ela mora logo da sua vida muitos homens e mulheres ela escreveu lindos poemas com essa pessoas e ela foi muito importante porque ela fundou uma escola em Atenas Para mulheres para mulheres não
só para mulheres que queriam buscar conhecimento mas também traz mulheres se prepararem para ter um bom casamento porque ela importante elas terem algumas coisas tipo assim sabe costurar coisas assim capacidade de menina prendada para conseguir um bom casamento em bom estado social depois então ela fazer essa escola onde ensinava línguas poemas canto artes para essas mulheres ela se apaixonou por várias das alunas e tal Escreveu poemas maravilhosos assim e depois que ela morreu ouvir aí esse durante muito tempo na época que era crime por exemplo na Inglaterra eu quero chamar de safista por causa de
saf e muita houve ainda tá no A Lenda de que ela morreu suicidado pulando do penhasco por causa de um amor não correspondido de uma mulher o que não é verdade ela teve uma vida plena e morreu o velha e o o próprio Sócrates falava que ela era a oitava usa que ela Era uma das musas gregas tipo assim a gente teve por exemplo Imperador Adriano de Roma que ele o grande amor da vida dele foi um cara chamado antino ele fez uma cidade por um monte de novo quando luz e quando ele morreu ele
tu não tomou um tiro em um Deus tanto que a história deles que inspirou o filme Um Come Bayern nem é uma das inspirações ele transformou o antigo em Deus e o antígeno é a terceira pessoa da antiguidade com mais representações que Chegaram da atualidade passa atrás só do Augusto do Imperador Augusto primeiro imperador de Roma e algumas Imperador de Roma mas tipo assim o cara é o homem que atualmente tem mais status e tudo mais e hoje nos museus que tem estátua dos dois eles colocam juntinho as fotos do Adriano e durante no que
[ __ ] e é muito fofo porque o monte não morreu no Egito em uma viagem que eles fizeram eles passarão viajar o mundo todo juntos aquela coisa toda ele morreu no Egito E depois que ele morreu o Adriano fez em Roma um um Obelisco deu o nome do anti-nuclear uma estrela e fez lá em Roma Obelisco com uma estrela no topo porque ontem não foi sepultado em Roma então em Roma no Egito então era uma forma do anti no mesmo que longe encontrasse porque o Obelisco servia de falar o também porque a ponta era
feita de ouro então ela meio que um farol para ele encontrar o Adriano mesmo depois disso E o Adriano deixou Testamento dele Que queria ser enterrado junto que fofo fofo muito fofo depois o cara matou morreu' vou te transformar em Deus Sinópolis verdade no Egito teve grande história narrada no romance o povo era bem romântico né Nossa eu também vi uns e esses vídeos que eu fiquei assistindo um povo antigo era muito caro as crenças eram as paradas muito louca medicina era muito louca aos reis tipo eu vi uma profissão que tinha na época cara
que era muito Engraçado tinha limpador de rei hum o recarregável e tinha um cara que ele só ficava lá para ficar limpando a bunda do reino que era o trabalho Nobre agora ele viu achando que trabalhar e a galera Se matava para ter esse trabalho tipo assim o cara tinha que ser diga eu quero levar vocês do rei tem que ser digo para limpar meu cu meu Como que tu limpa o cara não faça assim e passa uma demonstração E aí tipo ela mano eu fiquei vendo essas paradas para caixa em Entrevista de emprego é
como que a sua mão macia como que funciona lenços umedecidos a pressionante ô Débora vou ler mensagem dos seus sonhos mandaram bastante viu Brigada começando pelo Charles Charlinho falou assim ó como estudar a história ajuda a gente a entender o que rola o tipo guerra da Ucrânia ou situação do Brasil hoje a tudo é relacionado assim sabe é porque os nesse caso que ele citou assim conflitos e coisas meio tensas é têm Origens mais mais antigas assim então não tem como entender o conflito que tá acontecendo hoje por isso a guerra da Ucrânia né que
dá para a gente trazer até que ações da idade média então a pergunta seria na verdade como entender essas coisas tem estudar história né Então tá bom O Fernando falou que como está preparado para redação do Enem ou dos outros vestibulares e não treinar bastante igual a mencionei é 3 a 5 competências Da redação dizem respeito à estrutura então eu sei que muita gente tem medo do tema mais mesmo que você caia no dia não é um tema mais difícil e você tiver uma boa estrutura já souber construir a sua argumentação sabem a questão dos
conjuntivos a introdução enfim a proposta de intervenção se você tiver uma boa isto há pelo menos três as competências já podem garantir neném então isso já traz uma tranquilidade A Júlia falou que ia você acha que Existem buracos no ensino de história no colégio quais assuntos você abordaria mais a fundo no colégio e que você não viu no seu ensino Acho que são buracos porque tipo assim querendo ou não a nossa grade é muito completa a questão é ter tempo de ver tudo na profundidade que demanda né tudo mais é até uma grade bem longa
assim eu acho que seria só isso né dar mas mais tempo Porque muitas vezes professores tem todas as matérias lá no livro didático só que não tá eu Não tenho como trabalhar tudo aquilo na profundidade necessária a eu acho que assim que esse pronunciamento metáfora Maria Vasques a sua amiga estou muito orgulhosa de você Você está no pode pá que está mudando ela chorou amo vocês ela chorou quando me mandou um áudio falando a demo são Eu amo muito minha a minha irmã assistir sempre me preocupou inteira manda um áudio falando aí Débora minha irmã
me ligou já pensei senhor Alguém morreu aí viu você pode pá Maria um beijo para você obrigado pelo carinho e quando a Débora tirou em São Paulo de novo fala para te trazer aqui ela vai ficar feliz manda um beijo para ela aí eu mandei você quer eu falei junto com você beijo fica com Deus Mateus também possas Adeus Ana próximo juntos Mateus professor da academia um beijo na boca só quero você gostoso o meu é pô é verdade Pietra morri bebe quanta da sua futura Turbo para Itália eu vou amanhã amanhã amanhã eu comprei
imposto no dia da Páscoa uma promoção E aí eu comprei passagem para ir para Roma e E aí pra Veneza é lindo lá foi eu já fui igual a enchente então amor também já vou ficar duas semanas para Nápoles Napoli Itali família vai ser uma é porque assim ultimamente Esse início de ano assim eu tive muitas problemas familiares eu perdi uma avó eu tava meio deprimido assim e aí eu tava pensando que era um renascimento na minha vida aí eu vi a promoção comprei no impulso aí eu vou ficar em casa de família vai ser
tipo intercâmbio assim eu falo italiano Então vai ser pode Desculpa meninas seis meses atrás frente detalhe Ok melhor língua do universo tudo pronuncia igual fala uai menino tá gastando ania arruma o seu passaporte é Uai eu fui eu já fui passei por pela Itália já foi na qual que é o nome da do eu vou para a parada lá que tem lá mané Coliseu Mas é lindo que foi lá sabe que quando tinha batalha naval eles encheram lá de água né eu tinha como encher o Coliseu de água fazer o escoamento e o Coliseu também
porque aquele tão de entrada né questão sportinha era um lugar seguro em caso de incêndio né porque todo mundo conseguiu escoar em até sete minutos consegue fazer ao Coliseu porque na época né pegava fogo o calor beleza várias fotinhas lá e ao redor da hora boa viagem então eu vou para Itália Então é só você me chamar de novo sabendo que ele não vai estragar eu trago e a Bárbara Bassi falou além de super didática se preocupa com acessibilidade no canal tem todos os vídeos legendados perfeita É até os Stories do Instagram faço legenda eu
posso bom quando quando Eu fiz escola eu tive um colega que era cego ele hoje formou em Direito colegas e uma no curso um dos costumes que eu trabalhei eu sou uma aluna surda e aí a minha colega que trabalha lá olha ela falou de parar a minha aluna lá ela gosta muito dos seus vídeos só que a legenda automática do YouTube é horrível E aí ao longo do demorou um tempo demorar uns meses mas hoje todos os vídeos de resumos os vídeos que até hoje são assistidos eles são legendados para Serem acessíveis e tudo
mais faz muita muita diferença até até para porque aí dá para pegar a legenda usado no caderno e tal dá uma facilitada eu tento fazer tudo acessível tanto das pessoas entenderem conta das pessoas conseguirem a ler aqui fora isso Mara se preocupa muito ela preocupa eu tô me sentindo merda mas você mas é porque você fala você faz negócio cinco vezes na semana Né Aí tem a pele na moral não quero pra mim mas um dia se vocês quiserem colocar uma intérprete de libras você a gente já pessoas falando assim mas para mim é mais
fácil fazer a legenda mas agora no negócio de grandiosas por algumas horinhas de libras na escola lá Bom dia e boa tarde Fala aí Eu estava olhando mandou o coração bom dia bom dia e boa tarde aqui é a noite não lembro enfim mas eu lembro da hora Quem é manja ó a Daiane Macedo falou que eu sempre tive dificuldade em humanas e Graças às aulas a Débora conseguiu aprender da melhor forma possível e hoje estou cursando arquitetura e urbanismo obrigada até da você é incrível coração porque querendo ou não amar honra né tipo assim
a pessoa deixar eu ser parte do dia deixar entrar na casa dos outros né assim diretamente né você faz um trabalho excelente você Faz as pessoas estudar e ser alguém na vida não você é o tipo assim quem é o ser humano que a gente tem que acompanhar e assistir a Débora de ir todo mundo vai de homeopatia Amém obrigado Deus abençoe resolve a vaga você tá troca de divulgação você curtiu tá aqui hoje com a gente amo quanto eu amei assim eu amei nota 10 nota 9 e vai virar 10 quando eu souber as
fofocas do os que vocês não podem entender que você dentro agora eu sou Curiosa eu vou começar guardar segredo aí não não não não não eu não quis dizer isso é verdade que não é verdade tá bom conversar com você você é muito [Música] gospel que não pode falar palavrão nos vídeos né que tem gente passa em sala de aula 1 e eu gosto mais antigas Gospel acho que passa mais intensidade misericórdia Se quiser dar um recadinho para quem assistiu até agora fica à vontade da gente serrar a gente queria agradecer muito pelo convite para
você que ficou até o final tá muito obrigada pessoal Se quiserem ir lá conhecer o meu trabalho tá nas redes sociais aqui é uma ladinho inscrição do Enem tá chegando tá no porto do seu nome seu lado tem alguma coisa a ver com o filme é assim diz o meu minha avó que a gente tem origem libanesa né Eu não tenho casa mas a Minha mãe tem uma casa um pouco mais nada a ver se o nariz o cabelo preto escorrido sabe assim porque que a pessoa vai sair do Líbano e para Congonhas interior de
Minas Gerais é a pergunta fica então eu particularmente e como uma ladinho é a brasileira porque meu sobrenome de verdade eu não aguentei não mas como Aladdin abrasileirado né porque o da Disney tem 2 l e termina com ele como é abrasileirado eu só e o meu tatatataravô olhou assim para o céu de Congonhas e pensou vou usar um nome inútil a noite mil e uma noites é exatamente o novo mundo mundo eu acho que Belo nome Belo não é obrigado a pessoa que eu te atrapalhei seu recado é só isso aí sim pra vocês
irem conhecer meu trabalho nas redes sociais a Débora Aladim é muito obrigado aí pela presença podem acompanhando porque eu vou gravar bastante aí na viagem e acompanhar os Cortes e o pó de pai essa semana bem educativa né ele não está tendo aqui eu tô gostando muito a gente faz de tudo de propósito você acha que Mas é burro até o computador com o tema quando é para ganhar dinheiro dela é mais mais não perde tempo gente se você gostou deixa o like se inscreva no canal siga Débora Aladim todas as redes sociais estão aí
na descrição e se inscreva no canal dela faça os cursos faça tudo seja inteligente por favor vai de ser burro Não desiste vai fazer o Enem a professora de histórias em Belo Horizonte o joga e a Débora acabou o os estudos aqui e você aqui ó para um futuro melhor juntos dignidade já a nossa isso aqui ficou perfeito mano poder assim né hueco