no corte que explico como rodar Resident Evil 4 de play 2 com sinal progressivo teve gente achando estranho que o meu Play 2 tem chip de desbloqueio aí eu faço uma pergunta galera sério Alguém já viu um Playstation 2 no Brasil que não é desbloqueado porque eu literalmente nunca vi e o meu PlayStation 2 é brasileiro e daí esse corte sobre Resident Evil 4 em sinal progressivo mais bonito no Play 2 eu percebi que ele saiu um pouquinho da bolha ele atingiu gente que com certeza não acompanha o meu trabalho porque eu vi algumas pessoas
fazendo umas suposições muito doidas que não são verdade é é maluco ver como que tem gente que elabora toda uma pré-concepção de quem eu sou mas é uma pré-concepção errada e daí acaba afirmando Absurdos no meu nome nos comentários então eu tenho algumas coisas para falar com vocês de início aqui em termos globais não é ilegal você instalar chip de modificação num console e emulação é uma coisa que também é legal que é legítima já fiz um vídeo aqui no canal dedicado para explicar a situação de emulação mas basicamente numa visão geral Global um emulador
desenvolvido de maneira independente Via Engenharia reversa sem consultar ou copiar o código original é lícito o que não pode é consultar ou copiar o código original tem que ser Via Engenharia reversa desbloqueio de console não é necessariamente algo atrelado a pirataria e emulação também não por exemplo o meu play 2 desbloqueado ele tá desbloqueado para rodar jogo japonês ou mídia que eu mesmo gravo de jogo que eu tenho e que tá com patch de tradução e no emulador é lícito também você rodar jogo que você tem que você mesmo fez o dump e fazer backup
com jogo em disco é bem mais fácil porque com jogo em cartucho você precisa de algum aparelho para transformar esse cartucho né no Marrom então por exemplo o retron 5 que é aquele console de emulação da Hyper King dá para você instalar um Custom firmware nele para fazer backup de fita existe uma aparelho chamado retad que também faz dump de cartucho Beleza então que que eu quero dizer emulação chip de desbloqueio não necessariamente tá vinculado à pirataria mas óbvio que a gente sabe que muita gente usa desbloqueio para piratear e em relação à pirataria não
vou ficar julgando ninguém não eu não concordo com a romantização da pirataria Eu particularmente por exemplo não me sentiria confortável pirateando um console recente mas tem jogo antigo que só é viável de jogar via pirataria eu vou dar um exemplo aqui ó Magic k Ray Earth jogo saiu para Saturno só para Saturno nunca foi relançado hoje em dia Custa uma fortuna e mesmo que você esteja disposto a pagar os quase 1000 que o game custa usado hoje em dia você tá movimentando o mercado de usados o dinheiro não vai se reverter pra desenvolvedora pra publisher
do jogo Então basicamente no caso do Magic KN Ray Earth a única forma viável de você jogar o game é via pirataria fora que pirataria funciona pra preservação do Mundo dos Games vamos seguir falando de Magic kight Ray Earth de Saturno mídia de Saturno é propensa a disk Rot que traduzindo é tipo apodrecimento do disco os discos de Sega CD Sega Saturno Eles simplesmente param de funcionar com envelhecimento aí vendo que o game nunca mais vai ser relançado e sabendo que em algum momento as mídias físicas do game não vão mais rodar que que tá
preservando esse jogo é a pirataria e daí tem muito game digital que some do mapa o game era vendido digitalmente e desaparece às vezes é questão de licenciamento tipo outrun de Xbox 360 era só digital sumiu do mapa Simpsons de fliperama bom fica à vontade para comprar uma máquina de fliperama usada do Simpsons o game saiu também para pouquíssimas plataformas ele ficou um tempinho nas lojas digitais de Xbox 360 e play 3 e depois sumiu que que preserva esse jogo é a pirataria então assim vamos dar uma resumida no que eu falei eu vou tentar
lembrar de tudo chip e emulação são lícitos de forma geral não são usados só para pirataria não estou aqui julgando ninguém que usa pirata até porque quem cresceu o J jogando videogame no Brasil nos anos 90 sabe que não existe videogame no Brasil sem pirataria então meu faz o que você bem entender eu só não acho legal Romantizar pirataria E assim se você não tem condições de ter um console novo você tem um Play 2 Cara eu acho bizarro alguém achar ruim que no teu Play 2 que você tem porque é o único console que
você tem condições de adquirir você usar jogo pirata eu acho meio bizarro alguém achar ruim tá até porque Imagino que no dia que você tiver condições de comprar um console moderno você vai usar jogo original e com pirataria tem muita empresa que tenta alegar que cada cópia pirateada é uma unidade a menos que foi vendida o que obviamente é mentira vamos lá 1 milhão de cópias pirateadas de jogo X vocês acham que era 1 milhão de cópias que iam ser vendidas não é uma fração disso que teria sido vendida a maioria que pirateou só ia
jogar pirata não tinha condições de comprar e a maioria que consome pirata quando tem oportunidade de migrar para original migra sim tem uma galera que só vai usar pirata o resto da vida mas também você não ia conseguir converter esse cara da pirataria pro jogo original então assim beleza isso tudo dito acho muito doido como que a gente discute a legalidade de instalar um chip no console Mas vamos fazer um paralelo com um carro é normal trocar roda de um carro ou adicionar um acessório no carro ou chipar o carro para tirar mais desempenho do
Turbo dele mas no Mundo dos Games isso é esquisito né e eu falei tudo em termos globais até onde eu entendo no Japão seria ilegal você instalar um chip de modificação no console até onde eu entendo eu não tenho certeza do que eu tô afirmando aqui tá bom mas ao mesmo tempo no Japão era maior comum a galera copiar a lespo então a Gibson detém os direitos da lespo do shape da lespo do formato então a Gibson e ephone podem usar mas no Japão você vê várias guitarras com shape de lespol idêntico então lá as
leis de copyright são meio esquisitas e daí é eu falei um monte de coisa aqui no início eu queria lembrar um fato que eu tava conversando com o holter que tá tocando o meu canal de cortes que é uma maluquice né a gente tem os chips de desbloqueio de play do e o mais famoso é Matrix mas teve vários antes né e com Matrix Infinity é muito doido do que tinha o chipe original Matrix eu falei isso em live já e os pirateiro foram e eles piratear o chipe de desbloqueio para rodar pirata Então tinha
o chip pirata de rodar jogo pirata inclusive sobre ainda desbloqueio né eu separei algumas coisas aqui para justificar o desbloqueio também do meu console né temos o Silent Hill 2 eu tenho a mídia original dele aqui e eu tenho aqui uma mídia que eu mesmo providenciei com a tradução do game para português num console gravado essa mídia gravada Não rodaria e aqui eu tenho alguns jogos japoneses de Play 2 dot hack Zone of the Enders sou Calibur 3 e Final Fantasy 10 dessas aqui inclusive sou Calibur 3 roda todo em inglês Final Fantasy X também
beleza repro é uma coisa também que com com jogo antigo cara eu não eu tenho aqui e eu não consigo me opor cara até porque é diferente você tipo sei lá vamos falar do Zelda a link to the Past dá para você comprar uma repro bonitinha dele que claramente é repro você sabe que é repro não é original tá com língua portuguesa e junto disso eu assino o Nintendo online eu poderia jogar o game pelo Nintendo Switch eu tenho ainda o jogo original do Super Nintendo até hoje sabe