é eu eu sou bem consciente assim então assim às vezes Outro dia eu eu fui na loja de um amigo meu que ele tinha ele tinha recebido tira isso eu queria muito alguns jogos de Street tinha recebido ultimamente Mortal Kombat 3 que eu queria muito e eu falei Segura para mim aí eu fiz ah segura também Mega Man oito aí para mim de Saturno tá cheguei lá ele Ah o Ultimate Mortal Kombat é 80 dólares canadenses que eu já acho bastante dinheiro sim ok e o ele falou assim pra Mega Man oito eu te faço
por 1000 oi aí eu fui ele meio aí eu falei o quê Falou mano tá muito caro Ele me mostrou naquele Price charts estava 1.200 falei cara eu não vou levar não não não me faz sentido isso ah você consegue ter esse freio então sim você conseguiu ter esse freio sim ficou é assim arrependido não você pegou porque ontem a gente falou isso com um Tiozão e o velho era que eles estavam aqui aí perguntaram Quais produtos ou jogos que vocês não pegaram e depois bateu me arrependo de não ter comprado em 2012 em 2013
de Saturno por 50 ou 60 que hoje costuma Fortuna e eu me nego a comprar eu me nego porque não cara um jogo de Saturno você vai comprar um Albert Otis aí que custa uma fortuna hoje em dia cara o jogo não foi relançado eu não sei se a pubcher existe você não tem como comprar né E se você comprar o dinheiro tá indo só para o cara que tem não tá revertendo para publisher você tá falando que não vale o preço dele cara é um jogo que não vale eu não acho que tudo não
vale a pena na minha opinião se você for pegar pensando pegar um jogo para jogar eu não eu não acho cara que tem como você pagar num lugar de Heroes 400 Ainda mais que eu tenho a pressão de 360 então e aí entra a parte do é porque assim pelo que eu tô entendendo você pode dizer que se é ou não é ah eu vou te dar outro exemplo que que tinha no Play 1 Saturno ele hoje em dia é considerado o a banda tá ele não tem detector de direito autoral se tiver já a
publicher não existe sabe o negócio está ali custa caro nem é tão caro mas custa caro cara como é que você vai discutir vai baixar o pirata Você não tá nem quebrando o direito de ninguém porque não existe mais não é disponibilizado mais Eu não eu não sou a favor de pirataria mas eu vou dar um porém aqui se o jogo não é disponibilizado de forma alguma para você adquirir aquilo de maneira legal você não tem outra forma senão comprar usado a uma fortuna ou baixar o pirata se a publither não existe mais se não
tem um detentor de direitos autorais isso é pirataria em termos em termos legais eu não sei dizer eu não sou especialista eu tô falando só que não sei dizer mas em termos práticos se não existe quem detém aquilo se você baixar Pirata a pessoa vai conseguir te processar não tem ninguém que tenha o direito daquilo e precisa dar problema Alguém tem que ativamente e contra então assim se é um jogo tipo um Resident Evil mano Cara eu eu compro a mídia física se eu quiser jogar esse jogo eu compro a mídia física tem como você
comprar o Resident Evil 2 clássico hoje em dia tanto de plataforma antiga em preço Ok quanto digital não tem porque você pegar um pirata mas quando você tá falando de um jogo que não tem distribuição nenhuma sim entenda é outro mas isso aqui é um assunto muito complexo exige muita pesquisa para falar com propriedade então eu acho eu não lembro quando quando você abriu o jogo o preço dos jogos assim você coleciona para você ter não para você vender né então você não liga muito de aí o Fênix é exatamente isso sabe aí a gente
vai entrar a gente pode entrar também no assunto emulação né muitos acreditam que é ilegal outros acreditam que a preservação Não é questão de acreditar emulação é legal então foi provado em corte sim sim é legal nos termos da Lei existe jurisprudência porque nos Estados Unidos você acredita nisso também Com certeza eu acredito também tá nos Estados Unidos para os caras de preservação da obra também ou não também tá Porque a indústria preserva muitos jogos a emulação Ela é legal desde que o sistema de emulação seja desenvolvido sem você usar o código fonte sem você
roubar o código fonte sem você olhar o código fonte e copiar você precisa desenvolver totalmente de maneira totalmente independente o emulador para ele ser legal mas existe jurisprudência para isso que teve a Nintendo ela já processou a empresa que era responsável pelo game Tine e isso dá respaldo porque não entendo perdeu e a Sony tentou processar o pessoal do blincast que fez um emulador de Play 1 para o Dreamcast Ok e a blincast faliu porque não tinha dinheiro para arcar contra a Sony só que eles ganharam o processo Então por jurisprudência nos Estados Unidos emulação
é legal desde que o emulador né seja desenvolvido de maneira independente e o jogo você não pode baixar Rom exatamente Então você precisa e passo a própria ROM exatamente mas é legal o seu jogo então assim por exemplo eu tenho o game kill e eu tinha um Mairo sunshine na época e eu joguei muito ele no Game não funciona mais eu posso pegar o CD do Mario Sunshine digitalizar ele e rodar no Dolphin Emulator no meu PC sim a questão errada disso como que se digitaliza porque Como que você digitaliza isso na fita de 64
então no caso de 64 existe um acho que chama Red Road é um produto se liga no computador ele tem os conectores das fitas você coloca você liga no computador você ripa tem o jogo vai junto você consegue fazer a questão é tipo Will para você ripar o seu jogo de you você não consegue colocar Aquilo num leitor de DVD de blu-ray normal né Por causa da criptografia você tem que ripa pelo Então você tem que desbloquear o teu mas aí é legal você ia querer usar um emulador se jogo antigo fosse disponibilizado fácil para
você jogar se fosse um preço baixo um preço justo você não ia precisar baixar emulador ou baixar o jogo O problema é que as empresas preservam um jogo extremamente mal alguns jogos são inacessíveis né Por exemplo Fire é uma franquia muito querida de muita gente vai jogar Fire antigo vai ver se tem disponível é o que a gente falou né um assunto que exige realmente que a gente se capacite muito dinheiro esse daí né porque assim se a gente for falar de Brasil faz tempo que você tá fora do Brasil Edu 11 anos não é
mais a época de ouro do por exemplo Playstation 2 você tava aqui ainda então assim é mais que eu tenho que vida pro brasileiro a discussão pirataria é algo que não tem não tem como ir contra que nenhuma vez acho que a gente tava fazendo o programa aqui Alguém fala ah o cross apoiando a pirataria não só apoio como apoiei e Ah tem um negócio assim que é muito é muito bom deixar claro tá hoje o brasileiro vou repetir isso o brasileiro eu você você eu tô falando da galera que tem menos poder aquisitivo a
gente teve acesso a muitos consoles Há muitos jogos graças a pirataria falando de Brasil só de console tá DVD vários outros tipos de Prof Ah é certo ah errado aí é outra discussão o acesso que a gente veio até agora fora a popularidade agora fora no Brasil é um bagulho in confortável Alguém já viu um disco original do God of War de Playstation 2 naquela época alguém viu eu não vi hoje tem porque tipo de Play 2 original Mas uma coisa que eu te diria assim beleza Hoje em dia tudo que eu tenho tipo eu
compro original fora reproduz Super Nintendo que não tem como comprar um novo sabe e ainda assim eu compro usado original só para você concluir você vai lá e pega a tua fita mais antiga e Reforma ela não sou spray não coloca releible com ou um limpador de contato para ler o cartucho Tá mas assim de pirataria meu beleza Hoje em dia tudo que eu compro original né de console atual jogações anteriores e tal mas cara quando eu era criança não existia jogo de nintendinho original no Brasil não existia era proibitivo importar tinham várias restrições de
de importação ninguém tinha entendido cara tem toda a indústria de famicroni no Brasil né do top game Turbo game fã tão insistem daí na virgem porque não existe era não existia Então quem jogou no nintendinho na infância no Brasil só usou pirata porque não existia Claro Super Nintendo começou a aparecer que era fita e Super Nintendo teve a Eletronic original tinha Master System e Mega Drive por causa da Tectoy Mas aí o Play 1 muito difícil ver jogo original porque ceder é muito fácil de piratear né claro exatamente mas o cara o Pedro Falcão que
participou do BBB e tal super engajado com games ele fez um documentário bem legal para Red Bull foi para Red Bull ou foi para enfim depois vocês descobrem para mim ele fez um documentário muito legal sobre Justamente a pirataria no Brasil como que o desenvolvimento do cenário de games completamente entrelaçado com a pirataria exatamente então quando eu falo eu sou contra pirataria não acho que você deve pegar um Nintendo Switch um play 5 destravar pegar pirata mas ao mesmo tempo que não se passa pelo menos a galera tá envolvida no assunto mas ao mesmo tempo
voltando em um jogo de Saturno quem quem não existe mais a publisher que o jogo usado custa 1000 dólares não dá pra culpar o cara aqui embaixo o jogo para jogar é claro que não e é isso mesmo sabe é bom a gente ter essa percepção para não ficar aquele negócio de julgar você tá pirateando Cara a história do brasileiro com videogames é basicamente é isso e é a nossa história cara é isso não tem como pessoalmente acho sacanagem quando tem jogo novo Indy no PC e a galera pirateia porque aí sim é muito prejudicial
para a pessoa que tá fazendo né Estúdio Grande cada pirataria impacta menos mas um cara indie se as vezes é um cara só sabe eu acho meio Sacanagem mas é porque eu acho que o brasileiro e isso vale no mundo mas acho que no Brasil vale muito porque tudo no Brasil é muito caro a economia brasileira é horrorosa então assim você vê um jogo índio brasileiro sendo desenvolvido a galera olha eles estão de 300 mil reais 400 mil reais e fala como assim mano é cara desenvolver jogo e o desenvolvedor que está desenvolvendo um jogo
ele tá deixando de ter um emprego para desenvolver um jogo desenvolver um jogo demora anos Às vezes o desenvolvedor tem um horrível e as pessoas falam nossa tão arrecadando isso tudo onde tá indo parar esse dinheiro porque as pessoas não têm a menor noção do Concord do concorda ou é desenvolver um game já falou aqui não falou games algumas vezes é por isso que o mercado brasileiro de desenvolvimento de games é tão lento Nesse sentido porque o cara ganha muito pouco aqui e aí ele recebe uma proposta de uma empresa de Vale lá fora e
ele vai embora assim porque uma empresa lá fora paga 10 mil dólares por mês pro cara 10 mil anos por mês Como que você vai ganhar 50 mil reais aqui no Brasil por mês é incabível o negócio que é isso por ano se tanto sim então assim é difícil mesmo o mercado brasileiro de de desenvolvimento só acontece por amor hoje porque pela que eu economia não é aconteceria Mas é bom que a gente tá vendo já uma pequena movimentaçãozinha de algumas drible que foi comprado pela Epic Games isso Roraima quem fez aquela expansão do cena
muito legal exatamente então assim a gente já tem uma movimentação Claro muito a quem ainda estamos muito atrasados até pelas ferramentas até pelas possibilidades não é falta de talento a falta de oportunidade exatamente no Canadá por exemplo tem programa governamental ali os caras têm redução de tributos tem todo um incentivo para o desenvolvimento de games aqui a gente segue discutindo a estupidez de acharem que o jogo está jogando a violência Exatamente exatamente a novela e os filmes que lidam com pessoas reais né interpretando e a gente vê essa coisa tá talento essa coisa exportar talento
a gente falou agora que recente que o Rafa gracete sim o cara é monstro ele foi para lá porque aqui não tem como se vingar não nesse mercado um comentário que o cara fala que é CS é um jogo bom para treinar Mira não é você não viu isso teve um negócio assim cara tô polêmico mas o caso do desses a discussão sobre se é violência é muitos anos atrás né E se você quer desenvolver o mercado e tal você tem que incentivar mesmo e aí a gente vê no Estados Unidos eu acho que a
maneira mais ideal para incentivar no Brasil é as empresas grandes tipo games tipo Xbox Playstation vim aqui e pegar esses estúdios brasileiros e incentivar eles e aí eles dão maior né o problema um dos inúmeros problemas de lidar com qualquer coisa no Brasil é que assim isso vai custar uma fortuna porque o cara o salário ruim do cara custa duas vezes para o empregador dele né porque por causa da cara de tributária então o cara tem um funcionário aqui ganhando mal às vezes é mais caro do que ter Bora ganhando bem e aí os empecilhos
todos que se é abrir uma empresa uma filial aqui que o negócio que poderia ser feito em dias dura meses anos sim tanto que que empresa que tem que quer ficar no Brasil normalmente né os caras tem que ter uma força de vontade absurda Tem empresas que tentaram vir para o Brasil desisti tanta dificuldade né Ia gerar emprego ia gerar dinheiro na economia mas não não consegue nem ter a presença aqui é difícil a gente vai discutir ainda que videogame influencia a violência por muitos anos aqui pode ficar pode ficar tranquilo que isso vai acontecer
infelizmente mas é medo das grandes mídias que perdem elas perdem o tempo o tempo que a pessoa passaria Assistindo TV ela vai estar jogando mas enfim