se a CLT fosse boa as nossas fronteiras estariam lotadas de americanos querendo trabalhar aqui afinal no Brasil os trabalhadores estão protegidos pelo Estado claramente não é o que acontece né gente mas assim por que que a CLT é tão ruim esse é um vídeo que vocês me pediram e eu decidi separar aqui cinco motivos pelos quais a CLT é um verdadeiro atraso para o Brasil é um retrato do nosso subdesenvolvimento é sobre isso que a gente vai falar nesse vídeo me acompanha até o final e antes da gente começar eu vou fazer aquela chamadinha básica
chamada da exclusão onde a gente faz aquela limpezinha né aquela vassourinha excluindo determinados grupos então fazem parte da chamada da exclusão é comunistas socialistas social Democratas progressistas esquerdistas em geral né Defensores do e gente que acha que tem que ter lei para tudo nossa tudo ai tem que ter uma lei para isso tem que ter uma lei para ele então assim se você se identificou com algum grupo por gentileza eu peço que você se retire desse vídeo esse canal não é para você e não adianta vir aqui falar assim mas você tem que abraçar o
pensamento diferente você tem que eu não tenho que nada eu não tenho que nada o canal é meu eu dedico ele para quem eu quiser e eu não quero que comuna fica aí assistindo meus vídeos me passando essa energia esse contato eu não quero contato esse canal não é para comuna não adianta vim falar isso meu conteúdo ele é dedicado para quê para as pessoas que trabalham pessoas que são esclarecidas amadurecidas né pessoa ali ali do bem então se você não faz parte da chamada da exclusão eu aproveite e me cumprimenta já se inscreva no
canal sabe que você é muito bem-vindo e aí sim esse conteúdo é dedicado para você para acumula não eu não quero mas vamos lá dos cinco principais motivos do porquê que a CLT é um atraso para o Brasil o primeiro motivo é a rigidez no mercado de trabalho gente a CLT Ela traz uma série de restrições sobre a jornada de trabalho quais são essas restrições Por exemplo essa ideia de carro e não você tem que trabalhar 8 horas por dia sabe na época que eu era CLT que eu trabalhava no City Eu acho que eu
já defendi essas ideias de liberdade sem nunca nem sequer ter estudado a respeito de liberdade Econômica de coisas assim no sentido que às vezes eu não queria trabalhar 8 horas por dia eu queria trabalhar mais do que isso porque eu era jovem novinha tava começando na carreira queria dar todo aquele gás e qual que é o problema disso mas não eu tinha uma de um contrato que não aí não você tem que trabalhar 8 horas aí se eu quisesse fazer mais de 8 horas eu tinha que ficar pedindo benção para os outros entendeu fica pedindo
benção ensinando hora extra ai cara que dificuldade entendeu fora outras questões de rigidez também como por exemplo férias né Ah não você tem que tirar não sei quantos dias de férias Ah não você tem que fazer isso Tipo quem que definiu essa merda entendeu se eu não quiser tirar férias e aí E se eu por exemplo tiver uma necessidade de trabalhar porque eu nasci pobre e eu nasci pobre mesmo eu quero trabalhar mais para ganhar dinheiro não quero saber de férias nem eu quero trabalhar mais quero isso E aí eu não posso eu não posso
porque o estado acha que sabe o que é melhor para minha vida então assim esse tipo de coisa é quando era CLT me deixava revoltada de verdade e quando a gente olha para os países desenvolvidos países ricos como por exemplo Estados Unidos que é uma grande referência né Eu sou cadelinha do capitalismo tá eu amo Estados Unidos e assim uma diferença que a gente vê em relação aos Estados Unidos e Brasil é que lá o salário mínimo é definido por hora e aqui não até o último informação que eu peguei aqui eu vou deixar Sempre
Fontes aqui nas referências do da descrição do vídeo é que o salário mínimo nos Estados Unidos 17,25 dólares por hora já aqui no Brasil está em 1320 reais e entre outras restrições do trabalho nós temos também aqui ó até peguei uma tabela que compara né questão de Brasil Estados Unidos que ó a demissão empregado só pode ser demitido imediatamente e sem multa se houver justa causa do contrário a empresa precisa pagar multa e cumprir aviso prévio de no mínimo 30 dias ou seja Olha a complicação complicação até para mandar o cara embora às vezes o
cara é um pouco de um descansado vagabundo e fica aí só fazendo peso é mais não vai embora Nossa precisa de uma porrada de complicação já no Estados Unidos ó trabalhador pode ser demitido sem justa causa sem aviso prévio e sim receber multa rescisória Aliás quando vejo essas coisas assim eu penso na diferença que o Brasil existe essa cultura de proteger né de abraçar indivíduo que é incompetente aquele indivíduo que não faz por onde né bem bonitinho típico do Brasil isso outras diferenças aqui como eu falei questão das férias né que tem 30 dias certinho
aqui já nos Estados Unidos a empresa não é obrigada é apagar pelo pelo período de férias então tipo assim se você quiser beleza não quiser já já era não faz licença maternidade também é uma coisa que existe aqui no Brasil já nos Estados Unidos não tem nenhum tipo de obrigação claro que nos Estados Unidos também vai depender de estado para estado né porque tem uns estados assim meio meio de esquerda né câncer aí fica em qualquer lugar até num paraíso capitalista que é os Estados Unidos tem tem lugar que é a esquerda domina aliás tem
um outro vídeo aqui falando da Califórnia porque a Califórnia está um verdadeiro lixo eu vou deixar o vídeo aqui da Califórnia Mas enfim são algumas restrições aqui que existem em relação a CLT o segundo ponto que torna a CLT uma vergonha um atrás do Brasil é o custo elevado de contratação porque porque para o empregador contratar ele tem que se preocupar com uma série de encargos e benefícios obrigatórios para os empregados Quais são esses encargos eu vou dar exemplo aqui do negócio que é ridículo que é bem a cara né do Brasil que é o
FGTS gente vamos combinar o FGTS É uma vergonha de ter essa é uma vergonha olha só aqui até compartilhando uma notícia aqui o FGTS rende acima da inflação mas perde para poupança e sabe o corridículo como nojento que é o FGTS eu fico pensando o seguinte tá é quando de novo até ela Relembrando Minha experiência como CLT eu pensava o seguinte eu falava cara o dinheiro é meu entendeu Eu tô ganhando esse dinheiro mas não o estado tá tomando de mim porque ele acha ele sabe muito bem como administrar esse dinheiro ele sabe melhor do
que eu e aí né para que que serve essa merda aqui de FGTS Teoricamente o FGTS ele serve para financiar ações de infraestrutura né para municípios estados executem ações nas áreas de saneamento básico mobilidade urbana Ai que lindo estava fazendo isso né cumprindo a sua função né gente por isso que a gente vê tantos carros voadores aqui no Brasil né porque é um nível de Tecnologia de aproveitamento desse recurso tiver muitos casos fatores sobre Tesla por aí a gente vê só carrão só obras e obras incríveis é quase que uma Dubai aqui no Brasil todo
só que não né vou dar alguns exemplos aqui de vergonha de obras paradas aqui pelo Estado país tem 7 mil obras paradas ao custo de 9.3 bilhões obras paralisadas chega a 38 por cento então assim é para isso que serve o nosso o nosso dinheiro então o FGTS é recolhido ali do salário do CLT para isso para financiar esse tipo de sanidade bizarrice o terceiro ponto do porquê que a CLT é um atraso É uma vergonha para o Brasil a própria limitação a Inovação empreendedorismo porque Para para pensar né como como que você consegue ter
um ambiente favorável a negócios a tecnologia sendo que você tem que ficar muitas vezes mais preocupado com quanto de imposto você tem que pagar com burocracia com cartório com esse aquilo não sobra nem tempo para você se dedicar o que realmente importa até tem um meme que eu vi uma vez na internet que compara isso né a diferença de empreender nos Estados Unidos ali praticamente o caminho livre e empreender no Brasil que é quase um ato de heroísmo tipo é um ato de heroísmo porque tem pós as leis trabalhistas burocracia é isso e aquilo então
empreendendo no Brasil é sim um ato de heroísmo Aliás já Confere se você está inscrito ou inscrita aqui nesse canal porque de certa forma eu estou empreendendo hoje na internet com esse canal no YouTube Então você me ajuda muito de forma gratuita que só se inscrevendo então não tem mesmo como o Brasil ser referência em tecnologia sendo que tudo tudo aqui é muito difícil já Estados Unidos não Estados Unidos tem seus problemas mas assim isso ninguém pode falar nos Estados Unidos existe todo um ambiente Próspero ali até culturalmente né a cultura do americano é essa
de você ser empresária empreender essa valorização ao empreendedor né já no Brasil não as pessoas valorizam que a gente cresce achando que o melhor caminho é ser funcionário público e empreender a coisa de maluca coisa de louco e o que não deixa de ser né não deixa de ser porque quem é empresário sabe que empreendeu o inferno na terra mas para quem tem essa veia essa coisa não DNA é difícil a gente escolher outro caminho o quarto ponto do porquê que a CLT um atraso para o Brasil é a baixa competitividade assim que que isso
quer dizer que essa rigidez esses cursos Associados a CLT podem prejudicar a competitividade mesmo de produtos brasileiros da nossa indústria aqui do Brasil como que se vê na prática vamos pegar aqui exemplos de produtos brasileiros o computador Positivo você já teve um positivo comenta aqui eu já tive é uma bosta eu já tinha eu posso falar porque eu já tive uma bosta você nunca vai ver Por exemplo por acaso vocês vão ver o computador Positivo sendo vendido na Best Buy de Orlando não né Óbvio que não então assim porque não dá para competir pegar o
computador Positivo com o computador é americano de uma marca gringa é difícil por isso que o Brasil é um verdadeiro Fazendão entendeu o que que a gente exporta de produtos de valor agregado nada a gente suporta como morte o Brasil é um verdadeiro Fazendão muito ruim para economia porque acaba que o Brasil fica muito dependente do ciclo de commodis de forma que se o ciclo vai bem a economia também vai bem como foi no caso do governo Lula né e as pessoas acham que é por causa do Lula enfim isso é o tempo para outro
vídeo mas é o problema de dessa dependência do ciclo de como antes é isso acaba que a gente não exporta nada de realmente com valor agregado E isso se dá pela baixa competitividade aqui da nossa indústria dos produtos fabricados aqui e por que que tem essa Baixa competitividade porque tudo é difícil tudo é burocrático e o quinto motivo não menos importante só quem é CLT ou quem já foi CLT sabe que o salário bruto não chega ao trabalhador sério eu lembro que a primeira vez que eu peguei minha folha de pagamento eu olhei falei não
é possível né eu ficava tipo assim hoje às vezes alguém falar eu ganho 6 mil Só que já me vem na cabeça mas será que é o bruto ou o líquido porque o tanto que desconta É uma vergonha muitas pessoas vocês preferem trabalhar PJ preferem outros modelos de trabalho porque esse dinheiro não chega para pessoas às vezes fazendo conta pode compensar ou não e foi o que eu falei é antes mesmo de estudar sobre ideias de liberdade sobre esse nível de atraso subdesenvolvimento aqui que existe no Brasil eu já senti parece com comichão sabe eu
estava cara não é possível ficava revoltada quando eu vi essas coisas comenta aqui se você já passou por isso você já foi CLT se você é CLT hoje você fica com esse tipo de coisa ou então se você é empresário e sabe o inferno na terra que é empreender no Brasil e se você ficou comigo até que comentam eu fiquei eu vou fazer o possível para responder todos os comentários também Comenta alguma coisa legal que que você achou desse vídeo por onde que você tá assistindo Tem uma galera aí assistindo do Japão dos Estados Unidos
eu acho isso o máximo Gente eu nunca que eu imaginei que um canal meu no YouTube que as coisas que eu falo e ia chegar para a gente tá do outro lado do mundo então isso realmente é muito legal e se você comentar alguma coisa legal você também tem a chance de aparecer nos melhores comentários do próximo vídeo muito obrigada pessoal e até a próxima [Música]