Você sabia que existe curso superior reconhecido pelo MEC em apenas TRS meses sim existe pessoal de acordo com a lei de eletri e base educação 93 9496 e de acordo com MEC basta ter nível médio completo que você consegue fazer o curso superior sequencial de gestão e segurança pública e privada e com ele você pode prestar qualquer eu vou repetir qualquer concurso público que exija nível superior completo em Qualquer área sem exigir graduação ou diploma concurso de Polícia Militar Polícia Civil de alguns estados polícia penal Bombeiro Militar guarda municipal concurso de prefeitura técnico administrativo qualquer
concurso ficou curioso Tá achando que é golpe não tá acreditando clica aqui abaixo agora e sabe mais que eu vou te explicar Boa tarde galera amantes da ciência de todo o Brasil nós estamos é estamos aqui para mais um episódio do Redcast sejam todos muito bem-vindos ah que dessa vez eu vou ser o cara que vai apenas aprender né extrair informações com Sérgio sacani mais uma vez seja bem-vindo de novo Sérgio Obrigadão Júnior Boa tarde galera estamos ao vivo ao vivo aqui ó são 3:19 no horário de brasólia É isso aí eu sei que vocês
estão aí ouriçados né para saber ontem a gente fez a cobertura das eleições tá então quem quiser ver tudo sobre eleições tem no Episódio de ontem hoje Nó vai bater um papo sobre Ciência Então já tô deixando aqui bem claro e já vou logo falando hein e teve oito pessoas que o Renato rão apoiou quatro se elegeram no Brasil das deixa eu ver das pessoas que nós trouxemos aqui cinco se elegeram cinco gente Lucas pavanato Eduard piano Mateus Batista a própria Amanda vetorazo e adril Jorge então esses são aí os candidatos que o redcash trouxe
e que ganharam a eleição Parabéns a todos encerrados esse assunto aí de Dire até para comentar só um negócio cara assim você gostando ou não do partido do lado e tal Porque aí tem gente todo que é partido né o pelo menos Mostra aí uma boa renovação né porque é uma galera nova né A desse aí que você falou o pavanato ele é novo para caramba né A Amanda é nova também né o adriles é jovem também né é uma renovação aí no na Eduarda F poiano tem 22 anos ela foi a quarta mais voltada
da Praia Grande aí ó então isso Aí mostra que tem uma renovação na política aí a galera jovem tá entrando aí ó pode ser um sinal né sim e e estão todos no primeiro mandato tipo assim não é que o cara só é novo na idade é novo também na função sim é novo na função então isso aí é legal porque traz uma um ar novo né o problema da política é quando começa a ficar aqueles caras que estão 30 40 20 anos no mandato lá e vindo uma galera nova aí a renovação não importa
o lado aí que você curta porque Tem gente aí que você falou de todos os partidos né aparentemente então não eu mandei mensagem para todos inclusive pros que não ganharam teve aluns que não ganharam né dá para todo mundo ganhar não dá para todo mundo ganhar ex Mas eu mandei mensagem pro Renato Batista dob mandei mensagem pro Júnior Freitas do pessoal mandei pro pro grandini do pessoal mandei teve o Rubinho Nunes por exemplo ele não veio aqui mas ele ele tava marcado com a Gente el teve um problema com o partido dele não tava gostando
dele se aproximar do do Marsal E aí brecou ele um monte de coisas e tal quase expulsou o cara do partido no meio das eleições mas ele se elegeu mandei uma mensagem para ele também mandei mensagem pro pessoal lá do do Sul que a gente trouxe o pessoal lá de Joinville lá de Santa Catarina e falando que se não deu beleza mais próximo a gente trouxe também o o pessoal do PSTU aqui legal e E aí eles Vão voltar inclusive Hoje a gente vai ter mais tarde aí o camarada do PSTU vai debater com o
Fernando roxo vai ser direita e esquerda sobre enfim sobre tudo isso então deixa as eleições aí para quem realmente estava e preocupado com esse assunto com o episódio das 20 horas vamos bater um papo aqui com com o Serjão boa e esse é o segundo episódio que a que a gente faz aqui só nós dois né Isso é É isso mesmo ó a gente precisa conversar sobre o pessoal que que andou Falando da gente aí aí andaram falando né andaram falando o eu queria que você explicasse como é que você conhece mesmo o professor Afonso
inclusive Afonso falou lá da já aliás ó um salve pro Afonso mandei salve para ele hoje nas minhas lives aqui né Ele falou que não tem nada contra mim que me Eu também respeito ele para car aliás cara é o seguinte eu respeito essa galera toda entendeu todos eles Eu nunca eu nunca tive problema pessoalmente com Nenhum deles o que às vezes eu não concordo é com algumas coisas que eles falam com as ideias mas com a pessoa não tem problema nenhum entendeu o Afonso cara Afonso é geofísico aí da USP entendeu ele eu fui
eu assim eu falo que eu fui veterano dele mas eu nem fui veterano direto dele não quando eu tava quase saindo da USP ele tava entrando na USP para fazer geofísica então ele fez o mesmo curso que eu fiz que é o curso de geofísica e e ele explicou muito bem lá No vídeo dele que eu assisti ele ele é um cara que cuida a a geofísica primeiro o que que é geofísica né Pessoal deve est perguntando geofísica é a ciência que estuda o planeta terra através das suas propriedades físicas então por exemplo a gente
estuda a gravidade da terra usando um equipamento da gravimetria que mede a densidade da Rocha então se eu medir a gravidade aqui ela Dá Um Valor se eu medir aqui dá outro porque a rocha que Tá aqui embaixo ela é diferente então a gente estuda a o campo magnético da terra que é o magnetismo que é outra propriedade física a gente estuda a propagação de ondas sísmicas que é uma outra propriedade da terra então a geofísica é esse tipo de ciência e dentro da geofísica tem duas grandes áreas uma área a gente chama de terra
sólida que é o que o Afonso estuda que é estudar a terra como um planeta mesmo então ele estuda núcleo manto da terra Como que se comportam essas coisas terremoto e tal isso é uma galera onde o Afonso tá incluído e uma outra galera que é onde eu estou incluído a gente estuda uma casquinha da terra aqui só que é eu brinco que é onde tá o filé Minon eu tud do filé minhon da terra que é onde tá o petróleo e e os minerais né ouro prata minério de ferro e tudo então tem essas
duas grandes turmas aí da geofísica o Afonso é dessa turma da terra sólida e eu sou dessa turma aqui Então eu conheço o Afonso Desde da faculdade lá ele entrou lá no no IAG eu cheguei a encontrar com ele tudo ele teve uma carreira aliás brilhante lá no IAG dicas de passagem ele foi professor lá cara ele foi ele ele foi um dos caras que terminou o curso com menos tempo entendeu é um curso difícil para caramba o Afonso é um cara super inteligente terminou o curso rapidamente ele fez doutorado direto ele não fez nem
mestrado ele pulou pro doutorado direto Virou professor da do do IAG e tudo então ele teve uma carreira aí sensacional depois aí lá teve os problema dele lá que sei lá ele que ele já acho que até contou no vídeo lá que ele encontrou um dia um cara L na porta da USP e tal ele contou mais ou menos no vídeo aí que aconteceu o cara esse cara era o queê acho que era um mendigo lá ele contou lá no vídeo era um cara lá aí ele quando ele olhou pro cara ele teve uma nova
uma nova concepção de vida e Tudo Ele contou lá no vídeo dele aí assistam lá que vocês vão ver a história dele lá mas aí eu vi lá que ele falou que ele respe eu respeito o Afonso também para caramba cara aí depois ele teve umas ideias de Terra plana mas agora Acho que já até meio que abandonou esse lance aí é eu senti que ele deu uma afastada é o lance dele ele fala que é vamos questionar tá certo é pode questionar à vontade mesmo tem problema nenhum não mas minha história com Afonso É
essa aí eu assistia mais os vídeos dele do canal casamento de verdade isso assistia direto Ah é É esse esse canal dele era muito bom ele tinha uma Sacadas e sobre a Bíblia e tal então É aí é o lance dele o lance dele hoje né basicamente mesmo é estudar a bíblia então ele estuda capítulos da Bíblia lá no canal dele tudo e ele foi para esse lado aí mas a respeito da ciência teve um vídeo dele que me chamou a atenção do canal ciência da Verdade que era Microquimerismo sabe o que é isso não
sei que que microquimerismo tipo assim ele ele tem ele no vídeo Ele explica uma teoria tá é uma teoria mesmo assim tem não tem como falar que isso acontece que as pessoas deixam o material genético na outra após relação sexual hum tipo assim o cara vai lá tem relação sexual com a mulher e aí quando foram estudar o cérebro de uma de uma determinada amostragem lá de de pessoas você você encontrar o material genético de de tipo Vários homens na parte se eu não me engano é até mesmo no cérebro da da da mulher que
é isso então tipo meio que quando você transa com alguém você troca segundo ele energia né porque você tá conectando ali duas pessoas né que inclusive é parte dessa conexão de energia que você vem e gera a vida e ao mesmo tempo você tá também deixando o material genético ali ai ai aí eu falei caramba vho esse negócio aí ele falou microquimerismo que aí tem a ver com Kimera né Ah tá do grego que significa mistura entendi mistura de de genes aí ó e aí ele começa falar um pouco sobre eh essa concepção que já
é meio que e padrão em outras áreas a área do plantil Por exemplo quando o solo é fértil quando ele inclusive nunca foi plantado né fica assim Eh vamos supor que você tem lá uma fazendonossafesta.com.br E aí você precisa ter o rodis você tem que ter ali um ambiente o tempo para descansar o tempo para adubar tem o boi Lá que faz a a parte também da dess dessa questão do do adubo natural várias outras coisas para você poder revitalizar o solo mas ele é mais fértil quando ele nunca foi utilizado aí ele relaciona isso
com a plantação e também com a criação de cavalos Olha aí a criação de cavalos quando ã lá você tem esse negócio de mercado de de cavalo de corrida mercado mercado de cavalos para Hipismo e tal os cavalos Puro Sangue são aqueles que são feitos a partir da Primeira concepção Ah sim a primeira gravidez digamos assim da fêmea porque depois tem a mistura genética e não é tão puro assim isso E aí perde uma performance perde valor monetário etc então Quem produz tá nesse sentido e aí eu comecei a falar caramba já pensou se cachorro
for assim também é deve ser deve seguir a mesma deve seguir a mes primeira ninhada né Deve ter um negócio assim primea ninhada porque depois aí sai misturando né É aí eu pronto de Repente até os seres os humanos estão assim também já pensou se é V da pega Serjão exatamente ó tá aí ó micro a esse daí me chamou atenção microquimerismo Ele estuda essas coisas né cara então salve aí Afonso estamos junto cara que é isso barato ele falou lá não respeito Serjão e tal não sei o quê fala que não concorda com algumas
cois eu queria ver eu queria ver ele numa Live nunca vi ele numa Live Será que ele toparia fazer uma live aqui no canal sei aí Afonso topa aí Fazer uma live com a gente aparece aí ó já que ele tá vendo o canal né já que ele tá dando uma olhada seria muito bom aí a gente pô mandaria um link para ele não sei se pelo e-mail eu conversei com ele uma vez por e-mail mas faz muitos anos isso tem uns TR anos já aceita aí Afonso a gente troca uma ideia aí P seria
ótimo encontro de dois caras da é da geofísica da USP pô já é uma boa parte que arumou lá que ano que você se formou lá eu formei no final de 99 final De 99 tá muitos anos nessa estrada já emão tempo faz um bom temp 25 anos então de 2 anos cara 25 anos formado final de 99 e tal aí 2000 fui trabalhei embarcado aí depois desembarquei E aí fui fazer mestrado doutorado aí depois enchi o saco da Universidade aí fui trabalhar aí depois de muitos anos voltei é assim é o ciclo isso é
isso aproveita pra gente fala uma coisa a sua história você começou Beleza você fez lá fez o curso de geofísica Mas você tinha uma vontade Um uma coisa específica assim [ __ ] cara trabalhar com petróleo Isso vai ser importante era era uma tendência não o meu meu negócio eu queria fazer astronomia Na verdade eu só fui fazer geofísica porque geofísica é no mesmo prédio da astronomia é Instituto astronômico e geofísico o meu sonho mesmo era fazer astronomia Esse era o meu sonho só que aí eu me frustrei e tal era muito novo e tal
e aí o que que aconteceu foi o seguinte quando eu Acabei a graduação foi logo quando eh que o monopólio da Petrobras foi quebrado o monopólio da Petrobras a Petrobras monopólio de exploração no Brasil só ela que podia explorar mas nenhuma empresa isso para quem era da área era terrível porque por exemplo eu fiz um curso de geofísica aonde com petróleo eu só poderia ter um emprego que era Petrobras entendeu só esse emprego quando quando quebrou o monopólio da exploração de Petróleo nesse ano 30% da frota de navios do mundo inteiro pesquisam petróleo estavam no
Brasil porque veio todo mundo quebrou o monopólio o pessoal veio aí o pessoal faz um negócio chamado levantamento especulativo o que que é vamos supor que você é dono de uma empresa de petróleo eu sou dono do um navio que vai coletar dados então o que que eu faço eu vinha com o navio aqui no Brasil coletava dados processava aquele dado e guardava Comigo entendeu Aí a NP ela começou a a a colocar Campos para serem vendidos você é a empresa que vai comprar aquele Campo mas que informação que você vai ter para decidir se
você compra aquele campo de petróleo ou não aí você comprava o meu dado entendeu Entendi se prestava o serviço então só que eu não prestava serviço eu vinha antes e coletava dado por isso que a gente chama de especulativo Eu não fazia na tem também o caso de você me contratar Depois para fazer mas antes as empresas de por risco Mas você pode fazer isso sen não não po você pode tem tem um monte de empresas todas concorrentes pode vender para uma e pra outra o mesmo posso posso vender para quantos quiser ué ah uá
porque eu vendo dado aí porque a sua empresa ela tem o setor técnico dela ela vai pegar o meu dado e o seu técnico Vai analisar o técnico da outra vai analisar e o da outra e a questão é que eles chegam em respostas diferentes Então dependendo da análise que o seu técnico fizer ele vai falar para você Júnior pode comprar o campo o outro pode falar ó não compra só que o dado é o mesmo entendeu então é é por isso que a gente chama de especulativo as empresas vinham faziam essa aquisição e guardavam
os dados e anunciavam Ó quem vai comprar o bloco sei lá bc10 da Bacia de Campos eu tenho dado a empresa a tenho dado a b a c a d aí compra quem quiser o dado que quiser do jeito que quiser entendeu Então eu fiz isso aí na verdade eu nem queria trabalhar eu nem tinha ideia de trabalhar com petróleo mas quando eu terminei a faculdade precisava de dinheiro aí eu fui aí tinha essas empresas aí acabou que eu fui embarcar você disse que se frustrou por não ter ido pra astronomia o que que ficou
faltando passar a prova cara não eu me frustrei para astronomia pelo o seguinte achou que não ia ter trabalho não nem é isso um dia e ia ter um eclipse da lua e Eu cheguei pros astrônomos e perguntei para ele onde que a gente ia assisti o eclipse da lua e eles falaram que Eclipse cara eles não estavam nem sabendo aí eu falei [ __ ] não é isso que eu quero fazer cara porque a astronomia então eles fazem o que naquele prédio Então mas aí que aí que eu vou vou chegar no ponto né
para mim né que eu eu tinha 18 19 anos a astronomia para mim era um negócio de observar o céu então eu gostava de ficar observando observava A lua isso para mim que era legal o que que a galera alhe faz na astronomia o astrônomo hoje cara é na frente de um computador o dia inteiro processando dado é isso que ele faz mas nada entendeu então não é que o astrônomo nunca vai num telescópio raramente ele vai num telescópio entendeu para ver e tal mas ele não não não vai normalmente ele não vai eu fico
aqui o o telescópio adquire o dado Me manda o dado e eu programo o astrônomo Hoje ele é um Programador é isso que é o astrônomo hoje eu entendo isso porque é lógico né hoje eu tenho 50 anos de idade eu tenho que entender uma hora ia ter que entender mas na época eu tinha 19 anos cara eu não ia entender jamais entendeu porque eu queria era observar eu queria observar eu não queria ficar atrás de uma tela de computador mas eu eu entendi mais ou menos o que aconteceu eh você pensou que os caras
eles eram apaixonados como eu era mas os caras Eles eram burocratas e esse é o problema de tudo a burocracia porque aí você vira um burocrata você vira um especialista e um burocrata ele tá comprometido acima de tudo com o o o dado o processamento dos dados as informações que isso daí vai entre aspas segurar a para ele esse esse papel de de burocrata dentro de uma universidade ele não necessariamente ele vai brilhar o olho quando tem um eclipse acontecendo e tal e eu fico vendo lá no seu canal você Faz a Live lá mostrando
a a Eclipse mostrando o lançamento do Foguete falando a respeito de tanta coisa do satélite eu vi a entrevista que você fez com o cara lá do e e Rio Grande do Norte né sim Rio Grande do Norte tudo isso tudo isso é o pessoal que assiste o pessoal tipo mano eu gosta da ciência ah é eu gosto é o cara que você falou Putz eu quero entrar para para ver isso entendeu Não é para ser um burocrata É isso mesmo o cara o burocrata é os cara É o cara dos dados velho isso daí
é complicado então mas hoje eu consigo entender porque na época eu não entendia e hoje também eu consigo entender o seguinte né o cara que eu perguntei é um cara que estuda um tema dentro da astronomia que é desse tamanico aqui que é estrela P pá não sei o quê e eu tava pedindo pro cara pra gente ver um eclipse cara o cara não tava nem aí para isso entendeu aí assim hoje eu entendo não era para ser assim né era para pros Astrônomos todos serem né gostarem de observar não são não são então eu
me frustrei entendeu Falei cara eu não quero isso aí eu não quero aí eu prefiro levar a astronomia como Hobby E ter meu emprego do que trabalhar Aquela aquele papo que todo mundo fala né Trabalhe com uma coisa que você ame e arrume uma nova coisa para você odiar não é isso aí eu preferi trabalhar com uma coisa que eu gosto também para caramba de petróleo entendeu mas o lance aí de Observação aí deixa agora como Rob aí tá tudo bem Entendeu mas eu nunca ti nunca planejei trabalhar na área de petróleo aí o que
que acontece nesses contratos aí esse contrato a empresa vinha e te contratava por aquele período só e depois você era mandado embora isso é normal é assim mesmo que funciona quando eu quando acabou o contrato dessa aquisição aí eu falei caramba cara quero saber vou estudar petróleo aí eu fui fazer mestrado na Unicamp porque lá Tinha é mestrado em engenharia de petróleo e aí Eu segui minha carreira aí na área de petróleo entendeu então foi assim que eu entrei não foi nada planejado Ah não tô entrando aqui para estudar petróleo nunca foi nunca Mas querendo
ou não você ainda tava no no lugar certo na hora certa hein tava eu tava porque porque quebrou o monopólio você tava estudando né se formou tinha mais oportunidades tinha muito emprego cara tinha muito emprego e não tinha Ninguém e quando que começou beleza essa foi a parte que começou a dar certo e quando começou a dar ruim não cara mas aí o petróleo acho que que nós não falamos aquele dia com o Charlão aqui né o o mundo do petróleo quando você trabalha com o petróleo você tem que est Acostumado à montanha russa que
é o petróleo o mercado de trabalho e o mercado de petróleo é uma montanha russa então lembra que ele falou aqui que três dias antes daquela Live que a gente fez O petróleo tava 0 o barril e depois o petróleo tava 80 no barril entendeu o que que acontece quando você trabalha com no mundo do petróleo ele é muito sensível a a questões geopolíticas muito sensível então que acontece tem uma guerra por exemplo os países vão dar recuada então o petróleo Vai Desabar o petróleo desabando as empresas mandam todo mundo embora todo mundo demissão em
massa aí Deu uma recuperada contrata todo mundo de novo deu um problema Manda todo mundo embora então quem trabalha com petróleo cara se você tá aí a fim de trabalhar com petróleo saiba que você vai vir nessa montanha russa não tem como cara o mercado de petróleo ele é muito sensível a Qualquer mudança que foge totalmente do nosso controle e no Brasil tem um agravante né sempre teve que nós temos a nossa instabilidade interna então por exemplo eu comecei a trabalhar com Petróleo no ano 2000 excelente cara 2000 2001 tudo bem aí teve teve crise
no petróleo aí pum cai tudo de novo aí depois hum agora vai vai dar uma recuperada aí o pessoal por exemplo das empresas bem tá ruim da gente descobrir coisa nova Então veio um um tema que era ar Campos que são antigos a gente chama de Campos maduros aí isso aí deu uma bombada no mercado de trabalho só para trabalhar em Campos que já existiam aí foi legal para caramba só que o problema Que no Brasil cara uma crise vai emendando com a outra então Teve crises crises externas que emendaram com crises internas a última
grande foi o petrolão entendeu então o petrolão quando deu o petrolão Tava tendo uma crise externa e no Brasil tava tendo petrolão aí acabou tudo cara aí acabou entendeu aí acabou o o ramo do petróleo cara foi destruído é Tem empresas agora que tá recuperando Sim eu vi que tem empresas na bolsa que são empresas pequenas comparadas a Petrobras óbvio né Então aí is isso depois ess essas empresas essas empresas elas movimentam alguma coisa ou não movimentam movimento Então porque aí que acontece quando quebrou o quebrou o monopólio da Petrobras então explorar petróleo Qualquer um
podia desde que você comprasse os Campo Então qual qual que é o sistema que funciona hoje no Brasil aí foi criado um negócio chamado anp Agência Nacional do petróleo para regular regularizar tudo isso Regulamentar todo esse setor então o que que acontece a Petrobras tem Campos que para ela não serve mais porque a Petrobras é uma empresa gigantesca e ela explorar um campo que tem uma certa produção para ela não aquilo lá não é importante então ela pega e cede aquele Campo aquele bloco pra NP e a NP junta esses blocos todos e fala assim
bem vamos montar uma rodada agora de leilão então ela chega a reunião super famosa que tem na NP o cara coloca Todos os blocos aqui e aí começa entendeu aí você é é muito legal isso aí você escreve num envelope fechado é muito interessante isso é um envelope então por exemplo bloco head vamos supor aí eu vou lá e ofereço cara fiz a minha análise fiz meu estudo com aqueles dados que eu falei vou oferecer 5 milhões pelo bloco head fecha o envelope e entrego pro cara você vai lá e oferece do aí eles abrem
você ofereceu e ofereci mais o bloco é meu uhum entendeu Aí eu peguei O bloco quando eu pego o bloco aqui no Brasil hoje eu tenho 5 anos para estudar aquele bloco e declarar pra NP que eu vou produzir aquele petróleo entendeu eu tô declarando que aquele bloco ele é economicamente viável se acontecer isso Beleza eu tenho a licença para produzir aquele petróleo sen não eu tenho que devolver o bloco para NP ela te devolve dinheiro ela não devolve dinheiro não eu devolve o bloco entendeu eu devolvo o bloco paraa NP aí o bloco Entra
lá de Novo em todo o negócio entendeu mas é o petróleo cara o petróleo o petróleo é um negócio de risco gigantesco é muito de risco por isso que quando você pega um bloco você contrata as melhores empresas para estudar entendeu então é assim que funciona e aí o que aconteceu quando teve a quebra do monopólio começaram a surgir várias empresas OGX petrorio Ouro Preto aí tem várias tem V tem uma lista 400 500 empresas de petróleo que aí tem os blocos em terra porque aqui eu tô Falando de mar né do do do de
Águas Profundas mas tem o bloco em terra cara então em terra Olha o que que acontece Às vezes eu descubro um petróleo aqui que ele vai produzir sei lá e que dê 20.000 Barris por mês certo para Petrobras isso não é nada cara isso não é nada isso é lixo o o quanto eles vão gastar para produzir 20.000 não compensa mas para nós aqui talvez compense entendeu porque 20.000 Barris por mês faz 20.000 x 80 que é o preço do barril Do petróleo é uma grana é uma grana para nós PR Petrobras para Petrobras não
é nada mas para nós é uma grana Bacana Então a nossa empresa aí começaram a surgir essas monte de empresa que explora campo em terra entendeu E aí lógico passa o tempo a empresa vai lá abre ação na bolsa então Queirós Galvão óleo e gás a Queiros Galvão É uma construtora hoje ela tem um setor de óleo e gás a OGX a que não tem mais né mas na época tinha petrorio Ouro Preto Eh pô qual com as outras lá cara Pô tem umas 400 500 empresas é muita empresa entendeu e Muitas delas TM ação
em bolsa e muita a petrorio que eu sei é uma empresa super valorizada na bolsa uhum por eles têm um um risco muito pequeno porque eles exploram coisas que eles já conhecem entendeu e tem uma determinada produção ali que eles estão sempre produzindo E aí vai embora cara E aí você tem que conhecer a empresa tem que estudar a empresa você vê uma empresa Que não é de alguém megalomaníaco porque tem empresa de petróleo que às vezes o negócio cresce na cabeça do do CEO da empresa do dono tipo qu tipo que normalmente no petróleo
a o helicóptero que você usa você paga ele alugando você paga por viagem você não compra um helicóptero porque um helicóptero parado no Hangar é muita grana cara é muita é muita muita grana por exemplo tem casos famosos aqui no Brasil que o dono da empresa comprou uma Frota de helicóptero Is é loucura entendeu uma outra coisa que acontece Às vezes para manter um cara muito bom são pagos salários altíssimos entendeu salários de jogador de futebol galera tem a galera que ganha aí isso aí vai afetar o valor o lucro da empresa e o valor
da empresa aí você isso aí cai você fala Ué cara por que que tá acontecendo isso aí tem um cara lá que ganha milhões entendeu E o resto ganha miséria então começa a acontecer essas coisas porque o cara precisa Daquele cara muito bom porque aquele cara conhece aquela região então ele contrata por exemplo vamos supor que a gente vai explorar um campo na Bahia seria bom a gente ter um cara que conhece aquela geologia de lá aí nós vamos contratar esse cara só que esse cara ele sabe que ele tá sendo visado por três quatro
empresas aí ele joga o salário dele nas alturas entendeu então começa a ter essas coisas aí no acontecer nas empresas do petróleo e aí Você vê uns Absurdos cara então é cara que compra helicóptero compra Frota de helicóptero que paga salário de jogador de futebol entendeu às vezes demite uma galera e para outra galera não ficar com medo ele vai lá e aumenta dobra triplica o salário do pessoal então tem Essas loucuras aí no mundo do petróleo tem uma loucura da outra é doideira aproveitando que a gente tá falando sobre profissões queria fazer uma perguntinha
antes da gente entrar no tema do interstelar Quantas pessoas tá ao vivo aí deixa eu pedir o like pro pessoal Ah é tem pedir o like 1513 pessoas pesso deixa o like aí ó vamos essa Live senta lhe o dedo no like hein é isso é bom falar também no instituto Oliver né que tá patrocinando esse episódio maravilhoso gente Instituto Oliver você que hoje tem vontade de entrar em carreiras como policial civil policial militar policial penal pode contar Entrar em contato com o Instituto Oliver tem um QR Code aí na tela tá tem também a
apresentação que foi feita aí pelo dono da escola o o Mateus no começo do episódio Instituto Oliver com várias aprovações em todo o Brasil você pode ser de qualquer estado tem edital aberto você pode concorrer Aproveita tá que eles te ensinam tanto a passar na prova na questão teórica quanto também no teste de aptidão física Instituto Oliver te Garante inclusive aulas ao vivo tá Para você poder aprender conteúdo novo renovado atualizado sempre aproveita Então quem quiser ó clique no link da descrição ou no carr code aí você pode apontar a câmera do seu celular você
vai ser direcionado para enfim para aquele aquele atendente da da escola que vai te mostrar o que que você prefere quer tirar alguma dúvida sobre a carreira policial pode entrar em contato com a galera beleza Muito obrigado aí e bom aproveitando também essa questão de Profissões Inteligência Artificial Aí sim Inteligência Artificial vai tirar eu lembro do tem um vídeo da Natalia Curi que é muito bom hum que o pessoal meteu pau nela dizendo que ela tava quebrando que ela demitiu ma galera da meip hum Hum e aí ela falou assim não gente a gente tá
reestruturando nossa operação e aí dentro dessa reestrutura não faz sentido a gente ter um time tão grande até mesmo porque a gente tá fazendo uso do chat GPT e da Inteligência Artificial Claro E aí o pessoal ela ela falou assim eu não tô quebrando não é que a minha empresa tipo ó faliu o negócio agora tô mandando todo mundo embora não tem não é a crise do petróleo como você falou é muito pelo contrário é uma coisa que é uma reestruturação da operação que por causa dessas ferramentas da inteligência artificial chat GPT entre outras ela
não precisa ter aquele aquele tanto de gente isso aí e e eu vejo eu vejo isso da seguinte maneira vão ter mais profissões Que serão e mais impactadas que as outras né profissões que vão sofrer mais Impacto Ah não isso aí com certeza né mas esse negócio aí né primeiro o pessoal fica com muito medo e tal né mas cara o mundo é assim cara o mundo ele vem né Eu por exemplo fiz uma coisa que eu rar alguém duvido que alguém aqui tenha feito eu fiz curso de datilografia Cara eu fiz curso de datilografia
porque antigamente na minha época né Na minha época nem é tão antigamente assim não Existia computador era tudo Máquina datilografar tal de repente surge o computador ah um monte de gente vai perder o emprego depois surge não sei o quê um então a gente vive nesses ciclos aí qual que é o meu papo com com a ia cara eu uso ia eu fiz meu doutorado em 2007 na Minha tese de doutorado tem um capítulo sobre aa lá em 2007 para você ter uma ideia então isso é uma coisa que eu que eu eu trabalho desde
sempre com com isso o que eu fala é assim cara eu Acho que você não vai perder o emprego para Iá Mas você vai perder o emprego para quem manja muito de I quem manja muito de programar no chat GPT de juntar essas essas ias todas de fazer coisas interessantes com a ia aí você vai perder seu emprego por isso que eu aconselho todo mundo ainda dá tempo de você estudar sobre inteligência artificial aprenda a programar entendeu porque aí você vai você estará preparado Para essa mudança boa porque a mudança vai acontecer eu falo pro
pessoal que você tem duas opções uma é ficar em casa chorando xingando você pode fazer isso tem problema nenhum e a outra se preparar então estude Tente se Tente se atualizar porque aí você vai estar preparado cara porque aí vai isso aí não tem não não tem o que você falar o que você xingar em casa cara não tem mais jeito aí tá já tá aí já é uma realidade agora vamos supor vamos pegar o caso Natália Arc imagina que chega um cara lá e fala assim Natália ó eu ainda consigo melhorar seu negócio entendeu
porque se você coloca eu aí eu junto essas ias todas aqui eu faço os agentes que tem agora que a gente chama E aí você vai ver seu negócio você acha que você tá sendo produtiva usando só iá eu vou fazer 10 vezes mais produtivo pronto se cara é contratado na hora uhum entendeu então num primeiro momento pode ser que Aí a substitua diretamente alguns empregos porque a galera vai ver Pô cara eu tenho que fazer postagem em rede social talvez na ia eu consiga fazer isso mas num segundo momento que eu acho que a
gente já tá passando por ele agora é quem manjar de a é que vai ter vaga não é só aá sozinha ela não vai fazer nada é precisa de alguém ali programando ela então essa pessoa que manja de programar de mexer na ia sabe para que que ela serve sabe construir um prompt Entendeu eu não gosto muito dessa desse termo Engenheiro de prompt que tem hoje que é é o cara que manja construir prompt ali que vai no chat GPT ou no Cloud ou no gemin e tal não gosto muito desse termo Mas é uma
maneira de você aprender a fazer as coisas funcionar da melhor forma possível hoje tem os agentes para quem não sabe que que são os agentes você pode criar várias como se fossem P personas né que o pessoal fala e elas conversam entre elas são Iá Que conversam entre elas Então você consegue hoje montar uma vamos supor você consegue montar uma empresa uma empresa com o setor comercial é uma ia o setor de marketing é outra ia o setor de vendas é outra ia uma coisa assim e aí você bota uma pessoa atrás para tocar o
negócio aí você uma pessoa ela monta tudo isso aí e aí acabou esses caras vão conversando entre eles Car é eu acho que vai ter então mais demissão do que a Gente Tá imaginando vai pode ter mais Demissão mas tem que ter alguém que manja de fazer isso tem que ter alguém que manja sim mas o de fazer isso aí é o que eu falei vai ter um impacto no emprego isso aí vai com certeza mas por que que tem esse Impacto também sempre teve né como você falou sempre foi assim sempre teve mas também
é culpa muito das pessoas que ficam paradas chorando cara e reclamando entendeu porque assim em vez de reclamar todo mundo fosse estudar e Ah uma hora Dessa tava diferente já o cenário entendeu é os desenvolvedores Você conhece tem um tem uma galera da o pessoal dos devis conheço conheço eles bem eh deixa eu falar uma galera que eu conheço você tem o o mano davin Mano davin acho que é isso o pessoal pronuncia né E você tem o jovem Tranquilão jovem tranquilão é demais éal esse cara é o inimigo número um do Home Office jovem
tranquilão é jovem tranquilão é um barato meu Deus do céu Eu gosto mais dele o cara se B toda vez que fala em trabalho presencial o cara sair de casa problem demais cara muito muito bom não Sim ele falou é programação Ele manja demais ele manja o inglês dele programação ele inclusive dá vários dicas pra galera que tá começando esse pessoal como que vai ser a relação deles com a inteligência artificial daqui pra frente não mas a dele já é ué o jovem Tranquilão mesmo Ele faz um monte de coisa com i já mas ele
perdeu emprego esses dias quem quem pode dizer cara mas não é que ele perdeu o emprego né cara é porque porque tem um negócio também né esse trabalho de de desenvolvedores né não é assim que o cara perde ele pode perder um emprego que ele tem um mas logo ele tá já colocado em outras porque hoje tem como que eu vou dizer assim deixa eu ver se eu consigo explicar assim aí os Dev me ajudam aí como que é é o seguinte você Tem tipo hubs entendeu que eles pegam porque tem muita coisa para ser
programada no mundo todo mundo quer ter uma progr por exemplo você aqui no RC eu quero montar uma aplicativo você quer montar um aplicativo e tal aonde você vai procurar esse cara então tem um Hub que é uma como se fosse uma uma corporação e tal não sei explicar um Hub e esse cara aqui ele tem contatos com desenvolvedores do mundo inteiro Então vamos supor você quer montar um Aplicativo aí você contacta esse cara cai o O Job para esse cara aqui que é montar um aplicativo e ele solta pros sei lá 80 desenvolvedores que
ele tem tipo um um Uber tipo um Uber de programação entre aspas tá galera soltou ali aí eu sou programador eu Opa aplicativo eu sei fazer pum pego aquele tramo para fazer aí eu vou lá e dou a minha hora para PR pro pro Hub eu falo assim ó para eu fazer isso aqui eu vou cobrar R A Hora de programação e eu vou Gastar Y horas para fazer então no final vai ser tanto meu o meu minha grana meu dinheiro eu vou lá monto o aplicativo pá pá pá não sei o qu manda o
cara manda para você tá funcionando tá posso pagar pode pum pagou entendeu Aham então assim é porque no caso dos desenvolvedores esse esse negócio Lógico que tem né obviamente que tem o cara que trabalha no Itaú o cara que trabalha no no no Bank entendeu os caras que trabalham nos ecommerce na magalu o caião lá tá Trabalh na magalu Lógico que tem os desenvolvedores que trabalham mas a grande massa de desenvolvedores hoje eles estão trabalhando desse dessa maneira entendeu então o cara ele se conecta com um Hub desse e ali ele vai pegando esses Jobs
para fazer e vai embora cara entendeu E vai embora então assim não sei até que ponto a gente pode medir que isso eu acho que então os desenvolvedores eles estão à frente da ia porque provavelmente tudo isso que Eles fazem além da ia não fazer eles podem inclusive utilizar a ia para melhorar o serviço deles otimizar o trabalho deles de repente não vai ser uma área tão impactada assim quanto eu imaginei não mas é porque eles sabem mexer com i entendeu então por exemplo o cara vamos lá você quer fazer o seu aplicativo no seu
aplicativo o cara vai colocar uma ia ali entendeu o que que essa ia vai fazer por exemplo na hora que eu fizer alguma pergunta lá ela Vasculha todos os podcasts que você já fez e me dá fala assim ah o TR Oitão respondeu isso o Sergião respondeu isso o cogus respondeu isso o pavinato respondeu isso entendeu E aí você junta aquelas respostas todas então só que o cara ele sabe como programar e colocou a ia a serviço do seu negócio entendeu então no caso você pode dizer que a ia tá substituindo o serviço dele não
tá ele tá usando a ia para melhorar um trabalho dele eu acho que vai seguir Nessa linha por isso que eu falo para estudarem e tudo mais boa então É isso aí então os devis ainda ainda tão né na frente porque o trabalho deles envolve a ia só que é eles que botam a ia para trabalhar isso é muito muito bom ó hã sou recrutador de ti e afirmo que é bem essa pegada que o cés tá falando então é isso aí eu sei que eu conheço muita galera da de desenvolvedores eu tenho muitos amigos
que trabalham nesse esquema então por exemplo tenho um amigo Meu que foi demitido do demitido né E foi demitido ele trabalhava no Nub ele foi demitido beleza ele trabalhava como deve é mas realmente ele foi demitido Só que não é que ele foi demitido e que ele vira desempregado ele foi demitido ele tem o trabalho dele ele se conecta nesses r E aí vai embora dica aí para você vou dar dica agora ó primeira coisa se você não tem abra agora uma conta no Linkedin abra agora uma conta no Linkedin é super importante tá galera
o Jor tá rindo abra abra sim é muito importante vou explicar por ah como que eu monto um perfil no Linkedin use a vai lá no chat GPT fala assim faz assim chat GPT estou abrindo uma conta no Linkedin sou pá pá pá p p pá Monte para mim um perfil pá monta um perfil feito isso você começa a fazer projetos pode ser de qualquer coisa cara começa a desenvolver um portfólio é igualzinho desenhista é igualzinho desenhista começa a fazer um portfólio então por exemplo quer Problema de astronomia tem um monte cara para você resolver
vai lá e resolve faz um um programinha pá resolve ali aquele e col aí monta bonitinho faz um negócio bonitinho e deixa no Linkedin e lá no Linkedin você vai montando o seu portfólio muitas empresas hoje que querem desenvolvedor Eles procuram LinkedIn cara é muita não é pouca não é muita empresa mesmo e eles estão indo atrás de portfólios bem feitos se você tem um portfólio bem feito você mostra Que você sabe resolver problema você vai ser contratado Cara você não vai ficar eu duvido que tenha um desenvolvedor hoje que fique desempregado sabe por quê
Nós temos um déficit gigantesco a necessidade de desenvolvedores é gigantesca nós não temos nós não temos entendeu então Ó entra nessa área aí crie seu perfil no Linkedin faça isso pessoal tá falando aqui no Git Hub github também dá Entendeu github para quem não sabe é um repositório né de de códigos de rotinas e tudo mais então você pode criar lá também mas muitas muitas empresas muitos recrutadores hoje eles usam o Linkedin o Linkedin É Para Isso mesmo e Eles procuram lá então você não tem crie agora no Linkedin o seu é tá o github
também o github também serve mas eu falo que tem muito recrutador cara que ele vai direto no Linkedin E aí ele pega lá aí pega lá pô o Júnior pô ó o portfólio Dele legal cara ele sabe resolver esse tipo de problema esse aqui também Ô Júnior Vamos trocar uma ideia troca uma ideia cara E aí tem desenvolvedor ganhando bem o o menino lá o jovem tranquilão trabalha assim cara el el mostrou ele mostrou lá quanto que ele trabalha ele ganhava 10 pau e pouco por mês mais os negócios que a empresa pagava lá que
ele só no Home Office Lá como ele vi falando isso isso era um trampo que ele pegou isso porque ele ele Pegou um trampo por obra tipo assim ah eu vou fazer tal coisa nessa empresa até a empresa mudar el resolveu mudar o os o o local de trabalho tipo ele presta serviço é dentro dessa empresa para uma outra empresa acabou tá aí é ISS é assim é assim que acontece aí est perguntando aqui qual linguagem é melhor para para programar cara então vamos lá linguagem de programação é é porque não é bem assim que
funciona o lance da programação Tá mas Eh O que você tem que aprender muito bem É a lógica da programação então aprenda a lógica do negócio e a base então o que que quero dizer como lógica e como base por exemplo todos esses algoritmos de Inteligência Artificial eles usam algumas disciplinas como base que é álgebra linear quer mexer com vetor quer mexer com Matriz quer mexer com algoritmos de de redes neurais e tudo mais então aprenda a base do negócio a linguagem depois é só uma maneira de Como que você vai traduzir aquilo para o
computador Beleza então a linguagem não é lá muito o problema o problema tá PR aprender a lógica da programação e a base matemática da coisa então faça isso foque nisso passou disso vamos paraa linguagem então então aí vai depender muito do que você vai trabalhar o Python é uma linguagem muito famosa que a gente tem chamada Python p yth o n para quem não conhece ela é muito boa para quê por exemplo a galera de data Science O que Quer dizer data Science é você analisar uma grande quantidade de dados então o Python ele tem
bibliotecas para isso específicas para isso então apr o Python não é tão difícil assim o Python tem muita muita coisa pronta para você aprender falaram aqui c+ mais então c+ mais tem a sua aplicação Java o falando de novo do jovem Tranquilão ele programa em Java em Python em C se você ver esses caras aí bons você vai ver que ele programa em várias linguagens porque de Novo pessoal a linguagem não é o problema tá o problema é a lógica da programação e aprender a base matemática dessas coisas aprendeu isso A Linguagem vai ser o
de meno grande Delf aqui o Artur falou del cara eu programei em muitos anos eu andava para cima e para baixo com um livrão dessa grossura assim ó chamava a Bíblia do Delf cara entendeu só para você ter uma ideia então é ali o livrão sim só quando eu programava cara era tudo livro hoje não então ah preciso Fazer a média de alguma coisa essa rotina já tá pronta cara então assim você não vai hoje você não perde tempo com coisas muito básicas porque já tá tudo pronto Mas aprenda a base matemática do negócio e
a lógica da programação que da hora velho é Cobal tá aí serg é o mestre da programação cara eu até hoje né meu trabalho é programar né basicamente então eu programo até hoje aí ó eu programo Java Python JavaScript C aí tá completo a linguagem É o de menos cara aprenda aprenda a lógica e aprenda a base beleza feito isso o resto cara é é só como que você vai traduzir então é a mesma coisa assim Ah você sabe o que você quer ir fazer na China se você sabe beleza Como que você vai falar
é outros 500 aprende você vai falar lá ne eu vou falar um negócio e aqui no Brasil se o cara for bom n não Serjão na programação o cara trabalha para fora não boa cara o o desenvolvedor ou programador brasileiro ele é muito Bem visto e muito bem quisto fora do país é mesmo muito cara a finalmente velho primeiro lugar em alguma coisa você sabe por quê Por causa da criatividade cara o Eu já trabalhei com muito desenvolvedor de outro país cara tirando indiano também é uma galera muito criativa por isso que o indiano se
dá bem demais o indiano é agora você pega o programador o desenvolvedor americano cara Lógico que tem uns cara muito [ __ ] mas na grande maioria é Aqueles caras que seguem muito manual galera o brasileiro não o brasileiro ele se vira então o pessoal gosta muito da da maneira como o brasileiro a criatividade que ele tem na hora de programar na hora de resolver problemas de resolver situações só para lembrar uma coisa tá normalmente vamos lá quando você é é é chamado para uma entrevista por que que você tem que aprender a programar você
vai ser cham Imagina eu sou um recrutador eu chamo o Júnior PR entrevista para quem não sabe como que é uma entrevista de desenvolvedor o cara dá uma olhada no seu portfólio se você tiver E aí ele marca só umas duas três entrevistas em uma das entrevistas você vai ter que programar na frente do cara entendeu então ele vai te dar um problema na hora por exemplo problema de astronomia Cara eu tenho essas 5000 galáxias aqui preciso classificar elas de acordo com a forma delas você tem que programar na Hora um código que vai pegar
5000 galáxias e classificar elas para mostrar pro cara que aquele seu portfólio Você não copiou de lugar nenhum que é que você que fez mesmo então você tá provando pro cara ali Tete a Tete ali ó frente a frente com ele que você manja programar e pro cara que tá começando Serjão como que é Então aí tem que aprender a programar cara aí eu aconselho o Python o Python é uma linguagem fácil é uma linguagem que hoje Resolve muitos problemas que a gente precisa resolver problemas modernos de análise de dados e tudo EA é muito
Rodada em Python Então os algoritmos de de redes neurais todos estão lá de Deep learning de machine learning Então tudo ali dentro ele lida bem com Big Data que é uma grande quantidade de dados então o Python ele é fácil você não vai demorar muito para aprender e qual que é a vantagem do Python tem uma comunidade muito grande então você vai conseguir Rapid mente entender como que você faz uma rotina Como que você faz a outra Como que você conecta essas coisas e tal e Rapid E aí e você pode usar aí a para
isso porque aí ela é boa então você chega pro chat PT e fala cara estou chat PT estou aprendendo a programar quero começar com uma coisa básica me ensine a fazer um e ele te ensina o passo a passo você pega aquele código ele ensina como que você instala o Python Como que você roda as coisas aonde que você vê a Resposta se deu um erro você copia o erro e joga nele ele fala Qual que é o erro que deu Como que você corrige E aí você vai cara você vai fazendo aí lógico né
que você tem que treinar aí você tem que treinar Tem que programar todo dia programar coisas diferentes e aí você vai evoluindo cara não tem erro cara não tem erro programação de vou falar cara deixa eu ver se eu acho aqui a gente tem um déficit cara gigantesco de desenvolvedores no mundo tá um déficit Gigantesco de desenvolvedores no mundo pessoal tá preocupado porque nós vamos ó o Brasil terá déficit de 530.000 profissionais de tecnologia até 2025 530.000 de Déficit isso o pessoal então não tá indo pra faculdade hã Então não vai cara porque essa Faculdade
de Tecnologia cara Faculdade Tecnologia no Brasil não vai ninguém cara vai aqui para ver vai vai ver curso de ciência da computação é vazio cara entendeu tem Muita evasão porque é um negócio difícil então tá aí ó 530.000 V seros até 2025 Cadê Ão aqui ó uma boa parte aqui boa parte então vai lá galera Ó aproveitando que a gente tá falando disso V colocar na tela produção por favor pega o vídeo eu não nasci para trabalhar tem que falar sobre isso põe na tela por favor a na minha turma eram 40 alunos formaram apenas
c o esse o aí o que que vai acontecer não vai formando não vai formando vai formando e o mundo A demanda por tecnologia por programa só vai crescendo e os cursos não vão formando ninguém e a demanda crescendo então é ia é não sei o qu não sei o qu todo podcast hoje quer ter um aplicativo quer ter uma rede social legal e onde você vai procurar esse cara não tem porque aqui formou só cinco No outro ano formou só cinco e Aqui cresceu por isso que os devis tem dois trampo então dois Às
vezes tem muito mais cara por isso que os caras trabalham de noite entendeu Então aquele negócio fal assim ah o cara ele tá sendo demitido tem muitos que eu acho que até querem ser demitido eles preferem não tá trabalhando fixo numa empresa no Bank Itaú americano sei lá qualquer empresa dessa mas ele quer ter esses vários empregos aí isso não deixa deixa só o título só a demanda é absurda ISS só volta aí pr a gente mostrar o título aqui que que você acha disso Serjão que que é ó todo mundo fala que tem uma
já Você falou que o pessoal sai da faculdade não forma e tem uma galera que tá nessa vibe assim ó nem estuda nem trabalha isso não é brincadeira Alguns vão dizer que a gente de classe média que o pai sustenta que a a mãe dá comida em casa pro cara e por isso ele pode ficar até Depois dos 30 tranquilo né sem sem conta e tal mas tem uma galera mesmo assim que tá tipo tipo isso Ó eu eu acho que eu não nasci para trabalhar mas ela tá ela vai dizer no vídeo que ela
não Nasceu para trabalhar pros outros tipo não quero trabalhar para uma empresa não quero ser CLT não quero sair de casa não quero gastar dinheiro dinheiro não tempo também né mas é quer trabalhar o quê quer ser empreendedora quer ser empreendedora ou ficar no Home Office cara então vamos lá né esse negócio de home office é um negócio muito complicado de falar né então assim eh trabalhar em Home Office ele tem vou pegar antes da pandemia tá antes da Pandemia Porque é importante a gente analisar como que era antes entendeu antes da pandemia tinha várias
empresas que já fiam um home office nos Estados Unidos Por exemplo tinha o dayoff sabia disso tem o day off nos Estados Unidos tem um dia durante a semana que você não vai na empresa trabalhar por que que eles fazem isso olha que legal imagina que você quer ir no dentista você quer ir no médico você quer levar seu filho eles deixam um dia útil porque não Adianta você sábado e domingo eles dão um dia útil para você fazer isso então tem já tinha antes da pandemia o day off lá nos Estados Unidos algumas empresas
dependendo dependendo do tipo de trabalho elas eram flexíveis se o cara só que o cara tinha um trampo para entregar ele tinha que entregar aquele trabalho se ele não entrega ele volta qual é o problema do Home Office vamos lá eu sempre fui um defensor de home office Principalmente cidades muito grandes igual São Paulo que o cara dependendo do trabalho que o cara vai fazer ele vai ficar 4 horas 3 horas no trânsito cara não se ele ficasse 3 horas trabalhando I ser muito melhor para mim que eu sou o empregador para mim é muito
melhor cara do que ele ficar 3 horas no trânsito ele ainda pode ser assaltado pode se ferrar e tudo entendeu então fica assim agora do ponto de vista da da empresa cara tem um negócio muito importante que é o Pessoal chama de cultura da empresa e a cultura ela se perde um pouco no Home Office entendeu o que que é isso então vamos suor que você quer tem uma empresa e tá todo mundo em Home Office e a pessoa não vem aqui não troca uma ideia não não não entende como que tá o funcionamento da
empresa entendeu não entende você começa a ficar distante das necessidades da empresa entendeu Pô eu venho aqui e falo pô cara ó ó tem aquele computador ali não tá funcionando cara Posso ligar ele vamos ver o que que tá acontecendo isso eu tô em Home Office eu nunca vou saber Entendeu pô o que que você tá precisando e tal então tem uma certa interação ali e uma cultura da empresa que obviamente ela se perde no Home Office isso aí se perde bastante mesmo o que aconteceu com a pandemia né Foi todo mundo pro Home Office
mesmo porque não não tinha o que fazer e tal e aí eu não tenho os dados para isso né mas eu ouvi dizer que muita empresa por Exemplo Aumentou a produ com Home Office com Home Office Então se Aumentou a produtividade cara aí vai de empresa para empresa cara porque vai ver que o o tipo de trabalho que você tinha aquela empresa cuidava Tanto faz você tá presencial ou não Aí você fica em casa mas e os neném e os caras que não trabalha também não tá lá estudando não trabalha não estuda não faz nada
não quer fazer nada da vida é tipo assim não é que ele não quer não mas aí que tá a Pessoa quer ser empreendedora se ela quer empreender aí ela não pode pode ser um neném né que aí tudo bem aí ela quer empreender aí ela vai Mas aí ela tem que correr atrás de alguma coisa né é sem ser empreendedor rapaziada não é É talvez el dá muito mais trabalho ao é você vai trabalhar muito mais do que as 44 horas semanais da CLT dá muito mais trabalho Exatamente é você não tem hora né
você não tem hora você cuida do seu negócio você não tem hora para para Começar não tem hora para acabar nem nada disso tem férias então cara é assim eu sinceramente eu não concordo com esse negócio o cara não tem aí tá faltando boleto na vida né Tipo isso né serão cara joga uma meia dúa de boleto aí você vai ver se você não você acha que todo dia uma coisa viu galera você acha que todo dia todo mundo acorda feliz para ir trabalhar não é assim também não éé entendeu mas você tem cara não
tem o que fazer nesse caso Esse vídeo dessa menina ela fala muitas coisas ela fala por exemplo que ela não o que deixa ela angustiada com esse negócio de trabalho Hum E ela Negou um trabalho que ela ela ela passou ela fez a prova fez o teste entrevista e passou e ela disse que não iria é é o o fato dela pensar que ela vai ter que sair de casa vai ter que trabalhar num num num lugar que ela vai ter que se deslocar e gastar tempo trabalhando que são as 8 horas lá 9 que
você fica por Dia mais o tempo do trajeto E aí quando você volta seu dia já acabou e você tem que descansar para trabalhar no dia seguinte mas só que o dia acabou Como assim você trabalhou né É mas aí ela quis dizer que isso meio que ela ela tem a percepção de que ela vai deixar de viver e ela diz que gosta de trabalhar enquanto ela assiste a série dela em casa Aí é [ __ ] demais Car mas ela faz uma uma reflexão muito boa no sentido de que trabalhar pros Outros é basicamente
isso mesmo que você vai fazer cara é mas aí o que que a gente tem que ver também né então vamos lá vamos ser realista né Eh na maior parte dos países a maior parte das pessoas trabalham para outras pessoas é isso né então você pega as grandes empresa vamos pegar nos Estados Unidos para não falar do Brasil Shell exon V pegar do minu setor cara tem milhares milhares de funcionários então são milhares e milhares de pessoas que Estão trabalhando para para outra para outra pessoa tem jeito é é assim o mundo é desse jeito
né porque todo mundo resolver trabalhar para si mesmo também não sei 100% de empreendedores não existe né mesmo porque metade metade 90% fica pelo caminho o cara que abre uma empresa aí você vê boa parte das empresas ela falou que ela já tentou empreender outras vezes que uma vez ela ela perdeu tipo o o dinheiro que ela tinha ela ela investiu e quebrou e E Trabalhou e não deu certo na época da pandemia Mas agora ela quer tentar de novo e etc porque mas eu eu fico pensando eu acho que tá surgindo uma nova uma
nova classe de trabalhadores hum seja pedreiro seja encanador seja marcineiro seja mecânico seja todo tipo de profissão que trabalhe presencial e com a mão pronto você vai bombar eu tô falando sério daqui 10 anos esse tipo de gente vai est ó explodindo no no Brasil pedreiro já ganha muito mais do que Desenvolvedor faz tempo velho de verdade você pega um cara aí um pedreiro bom que toca a obra não tô falando só de dono de de empreteira não o cara toca a obra faz reforma Mano esse cara ganha uma grana violenta porque esse cara ele
primeiro que ele não ele não tem não tem data você chega para um cara que é bom mesmo ele tem obra para pro mês seguinte já tudo fechado assumir alguma coisa demora aí como você chegar para um pedreiro desse Falar cara você não quer trabalhar vendo sua série favorita isso aí também é muita sacanagem né Isso não é [ __ ] não é hã então é é o que eu acho eu acho que o cara que hoje for pedreiro bombeiro bombeiro de de prédio esses bombeiro hidráulico bombeiro que faz ligação e reforma da dessa parte
de de construção gente que trabalha na produção mesmo assim sabe de de prédios de reformas e a parte do a parte que hoje mais dá dinheiro Inclusive tem gente que cobra Muito bem para fazer e é um projeto design de interiores né faz tudo muito alinhado principalmente que agora a gente tá tendo esse negócio de muitas empresas ter o seu próprio estúdio seu próprio espaço a produção de conteúdo tem gente que ganha muito dinheiro fazendo isso daí agora o cara que coloca a mão na massa e transforma aquele desenhozinho em realidade ganha muito mais com
certeza então rapaziada tô falando para vocês tá tendo uma mudança Aí se o pessoal não quer sair de casa pessoal quer trabalhar no computador e assistindo série seja você o pedreiro Milionário da sua geração É sério velho é por aí a né cara então eu assim é muito difícil para eu falar cara porque eu trabalho H tantos anos entendeu e eu nem vejo e mas eu entendo cara o Home Office em determinadas situações ele ser uma coisa pô você pega cidade vai passar horas e horas no trânsito e tal entendeu isso aí Realmente é é
massacrante cara é massacrante mas vai fazer o qu não tem o que fazer é porque talvez o durante a pandemia né a galera ficou meio mal acostumada também né a pandemia eu não sei se Como que foi a cobrança entendeu tem que ver isso também Talvez as empresas deram uma relaxada na cobrança Depois vieram E pressionaram aí teria que teria que dar uma analisada a fundo nisso mas talvez o que seja a melhor situação de todas eu Acho Talvez seja o híbrido que tem muita empresa fazendo hoje então porque aí o que acontece Você não
perde o lance da cultura da empresa que eu falei que para muita empresa isso é muito importante isso é muito importante mesmo pessoa tem a cultura daquela empresa ali aonde ela tá trabalhando entendeu então você não perde a cultura e tem dias que você fica em casa e rende no seu ritmo da sua maneira e Talvez possa até render mais porque você não passou horas no Trânsito você tá descansado você vai trabalhar mais naqueles naqueles dois três dias ali eu não sei como que as empresas estão fazendo mas você vai Dias alguns dias na empresa
e não perde a cultura Talvez esse equilíbrio aí tudo que tem que busca né tudo que Visa o equilíbrio pessoal no fim das contas é melhor então talvez o de do híbrido seja a melhor situação mesmo até pra empresa e pro próprio trabalhador entendeu eu eu sei eu conheço muita gente que não gosta Do Home Office Porque eu conheço pessoas que elas eu tô lembrando do thalis Gomes a primeira vez que ele foi cancelado foi por causa disso é né Ele falou que ele é contra o Home Office que Home Office é co de gente
preguiçosa Aí já é demais né É então que ele é contra totalmente né então tem uma visão radical do negócio entendeu mas ele é dono de empresa né é eu não vi direito que ele fal mas ele deve ter citado esse lance da cultura da empresa Sim ele deve ter citado Então Porque isso aí isso eu sei que é um problema porque as empresas por que que elas querem ter um funcionário ali porque você vivendo o dia a dia dentro da empresa é diferena estar em casa é diferena fazer uma reunião no computador que você
desligou aqui cara sua cabeça um segundo depois ela já tá pensando em outra coisa se nós se nós estamos aqui na empresa nós estamos aqui na sua empresa certo Estamos aqui na hora que desligar aqui nós vamos continuar aqui Um tempo e tal então você vai você começa a viver a cultura daquela empresa você começa a ficar mais próximo de determinadas coisas o seu chefe vai te ver ele vai falar caramba cara o cara tá aqui não sei o qu Será que pô vem cá Será que você não podia resolver isso e nessa de resolver
um negócio ou outro tem gente que muda Até de carreira entendeu Claro tem gente que muda de de não é de carreira de setor dentro de empresa por conta disso agora no Home Office o cara terminamos aqui a reunião pum desliga cara do segundos depois sua cabeça já tá vendo a série entendeu você não táa nem aí pra sua empresa e tal não sei eu sei a galera aí comir vai me destruir mas eu vou fazer o qu cara é assim é assim empresas precisa a empresa qualquer empresa que seja ela precisa ter a cultura
dela cara a empresa ter a cultura a cultura é importante Eu não chego a ser tão radical assim eu vou pelo equilíbrio Talvez hoje o híbrido Seja a melhor situação hí o híbrido entendeu porque você mantém os dois lados você mantém a galera e dois TR dias em casa não sei como que tá sendo e e a galera também vai na empresa e aí você tem a cultura da empresa tá ali preservada e o pessoal trabalhando vendo a série Também e tá tudo bem Tá todo mundo feliz no final das contas é isso né final
das contas é isso agora não fazer nemum nem outro não tá nem aí para nada é o pessoal que nem estuda nem Trabalha aí já é demais também não aí pelo menos pelo menos estude alguma coisa que você goste Então na hora que você tá em casa vendo a série estude alguma coisa que você gosta cara vai estudar se astronomia entendeu por exemplo vai estudar sei lá filosofia entendeu vai estudar aí ó vou até posso fazer o meu Jabá aqui pode Vem estudar astronomia comigo eu tenho uma pós--graduação em astronomia pós-graduação em astronomia tô abrindo
Uma turma agora e em data Science também astronomia data Science com 2 anos 24 meses você leva duas pós-graduações com 18 meses você leva uma pós-graduação Vem estudar comigo vou deixar o link aqui depois você coloca aqui acace com.br aí barra aí tem lá o o o o linkzinho lá para pegar da pós de astronomia Então Vem estudar e se você é daqui do Red Cash ó preparei até um cupom para você ó aí ó ó pronto M cupom Preparei um cupom Depois dessa você vai Trabalhar e estudar a você Vem estudar astronomia você é
um neném você é neném então vem trabal Vem estudar astronomia pelo menos vai estudar um negócio legal cara vai aprender um negócio maneiro você não vai ser enganado aí pelo jornalista e tudo mais ó AST Red 10 boa Astro Red 10 vai lá e Vem estudar comigo tem a galera que estuda a tá no perfil do seu Instagram também é muito bom cara tá eu te mando aqui o link aqui agora ó boa Então tá lá no perfil do do do Serjão também tá no perfil do Instagram dele ISO Vem estudar cara V estudar Asia
tem a vai colocar aqui já agora no no chat para vocês isso aí porque aí você você é do nenem também da astronomia vai ser legal PR Car astr red astr red isso aí vai ser legal dema tá fixado já boa é isso bem galera deixa o like aí pra gente aí pô vamos like senta ali o dedo Vamos aumentar a relevância desse Episódio senta o dedo senta o dedo no Like aí por favor boa Bom agora deixa eu dar umas explicações aproveitar que a gente tá falando de falando de outras pessoas ã o pessoal
perguntou para mim Ah mas o windenburg Por que que o windenburg não não veio ainda gente o windenburg vai vir ele tá tendo o lançamento do livro dele tá com muitos compromissos agora em outubro tá mas assim fica tranquilo tá no mês de novembro Serjão vai est aqui com a gente ainda tranquilamente a gente Vai fazer esse encontro tá depois do do windenburg o windenburg já já já falou como que ele quer quer falar sobre o César lates e tal quer falar sobre muitas coisas aí sobre qualquer coisa cara então vai rolar tá com endenburg
vai rolar agora com super Xandão Galera nossa Vel super Xandão falou que eu me recuso o pessoal ficou me tá gente eu entendi o que o super Xandão falou tá e se você v tem uma mensagem que eu mandei pro super Xandão Em 2022 querendo que ele viesse no R cash não é de agora que eu quero ver ele aqui com a gente eu gosto do super Xandão sempre ele defendi o super Xandão eu fiz esse convite para ele em 2022 a mensagem acho que ele nem viu a mensagem mas tenho como provar que que
eu convidei ele pro pro RC eh já tinha feito vídeo sobre ele inclusive teve uma vez que ele fez um desabafo dizendo que ele tava não tava mais aguentando conteúdo de ficar fazendo Live na Internet porque segundo ele tava tendo um cansaço espiritual de todo o trabalho que ele faz então eu desejei força para ele tava dizendo que se ele podia desenvolver uma uma depressão um Burnout se ele tava se sentindo muito pressionado carregando muito peso Era bom mesmo ele desabafar então assim eu não sou inimigo do super Xandão porque uma vez eu fiz um
vídeo e nesse vídeo eu tava espalhando a fake News eu espalhei uma fake News super Xandão ele sab Exatamente como como que chegou essa história que a própria pessoa que falou comigo falou com ele também eu espalhei uma fake News que ele tinha terminado com a esposa dele só que na verdade eles eram namorados na época e ele tirou todas as fotos dela do do Instagram e tudo mais e depois ele falou não na verdade a gente casou gente e agora é exatamente Então mas assim eu desejei mil felicidades pro super Xandão não tenho nada
a contra ele se ele não não Quer vir aqui no no no redcast eu não posso obrigar ele só posso falar para ele de repente ele pode mudar de ideia de repente posso falar para ele que o convite tá reforçado mais uma vez que ele pode vir aqui no nosso espaço tranquilamente Tá mas é isso eu já me desculpei ele mesmo entendeu Que beleza ó não é porque eu não vou aí que o seu trampo não é legal que o conteúdo que você tá fazendo não é bacana que o pessoal que você tá levando aí
não é Gente firmeza foi isso que ele falou no vídeo entendeu mas eu mesmo eu contra o super não tenho nada não sou contra ele contra a o canal dele muito pelo contrário até quando ele falava do n fep eu defendi o supernal uhum não F científico ô Serjão aí tem que ver com os neurocientistas sei mas eu falei eu sei que é nofap né Pois é eu falei do do negócio do nofap cara do do super chandão tem tem lá no meu canal essas Coisas as pessoas não vê não não sei o quê Como
se eu fosse um cara querendo armar uma arapuca trazer o super Xandão aqui onde ele não é bem-vindo muito pelo contrário gente tá é isso tô já me pronunciei aí ó a respeito do do super Xandão e o windenburg windenburg o windenburg vai rolar windenburg windenburg vai vir aí vai cer tá é só dar uma acalmada aí ele tá com muito compromisso tem outras coisas que ele tá tendo envolvimento aí com a Black Rock o Sistema Saturno 5 que é o sistema de investimentos dele né então edinburg ele tem o lado dele cientista tem o
lado dele Eh cara do mundo do do investimento e tem a parada também da da produção do livro dele do filme que vai ser lançado tem tanta coisa acontecendo na vi do Edimburgo ele tá muito feliz inclusive ele quer voltar no R Cash quer fazer aqui justamente porque ele falou que aqui também tipo trouxe sabe relevância abriu portas para ele basta você ver aí Os comentários do dos episódios que ele participou 100% positivo Beleza então é isso deixa eu explicar pra galera que tá perguntando aqui minha posa ela é 100% online tá galera tem muita
aula já gravada lá e todo sábado eu dou aula ao vivo e online pros meus alunos mas é online e todo ano tem um congresso eu faço um congresso esse ano é de 7 e 8 de dezembro aqui em São Paulo então se você se matricular agora você ainda tem chance de vir no Congresso em 7 8 de Dezembro então entre lá se matricule Vem estudar vou fazer minha propaganda sempre aqui ó então Ó para você aí ó que não quer nem estudar nem trabalhar no momento livre venha fazer uma posta vai estudar cara você
vai ter uma um um Um certificado reconhecido pelo MEC bonitinho certinho legal e de um tema que é super legal que é astronomia show de bola estudando com Serjão Já pensou ó pronto aí é a sua oportunidade vai ser vai ser uma maravilha é a sua Oportunidade rapaziada bora falar do do filme interstelar interstelar com certeza cara 10 anos de interstelar 10 anos tá fazendo agora né interestelar para mim um dos melhor para mim é o melhor filme já foi feito cara é mesmo para mim é para mim é o melhor filme não tem filme
igual Inter entendeu em todos os aspectos né primeiro que o Inter primeiro que a Christopher Nolan eu adoro o noan Nolan é monstro Adoro ele é merecido ele ter ganho o Oscar aí com Openheimer depois de tanto tempo né que ele tentou e tudo ganhou foi muito bom interstelar um filme que a gente chama ele de hard scifi porque ele é uma ficção científica muito calcada na realidade entendeu então tudo que tá ali cientificamente Correto isso é muito legal por quê Porque quem participou da produção do filme foi um físico muito importante chamado kip Thorn
ganhador do prêmio Nobel em 2019 ele ganhou o prêmio Nobel de Física Mas antes né Lógico que ele tinha feito o o o interstelar ele era um cara que manja muito de buraco negro é a área de estudo dele ele era muito amigo do stien hawkin durante muito desde o tempo né enquanto sten Hawk foi vivo ele foi muito amigo do stff hawkin uma algumas curiosidades né o filme começa com ele ele é que faz o bola o filme todo quem quem tava quem tava dirigindo o filme Na verdade era o irmão do Nolan o
Jonathan Nolan E aí só depois que o Christopher Nolan entra na parada entendeu E quando o Christopher Nolan assumiu ele fez um negócio muito legal ele falou eu não vou mexer em nada que o kip Thorne bolou em nada absolutamente nada e aí é muita interessante Então aquele começo do filme que tem aquelas tempestades de areia aquilo lá foi algo que realmente aconteceu nos Estados Unidos na década de 30 40 e os os trechos que você ouve de pessoas dando depoimento aquilo lá é real aqueles depoimentos do começo do Filme são reais da da da
Galera que viveu na época que tava tendo aquilo lá então ah tá vindo aí a gente não consegue plantar mais nada tudo desde desde esse comecinho do filme é tudo real cara então isso é muito legal no interstelar entendeu eu gosto mais de de tudo ali no filme tem o o mat mat gomery né que é o é o ô caramba Cooper né que ele chama no filme aí tem a filhinha dele que é a Murphy que é baseada na Lady Murphy que É muito interessante também né que a Lady de Murphy até mal interpretada
às vezes le MURF é tudo tudo que você pensa de pior é o que vai acontecer não é isso aí é que tá isso a Lady MURF é tudo que tiver que acontecer vai acontecer aí o pessoal Deu uma mudada e falou tudo que tiver que acontecer de ruim vai acontecer de ruim e na pior ordem possível aí a galera já deu uma Florida na Lady murph né Ah então deram uma adulterada aí meter a mão no negócio Dera uma mexida na Lei de Murphy Mas então a filha dele chama Murphy né por causa disso
né até que ela é revoltada com Pô você deu meu nome de da da Lady Murphy e tal não sei o qu e ele explica isso aí no filme não é tudo que vai acontecer tudo que tiver que acontecer verdade vai acontecer ele até corrige Ela nisso e cara então acho que é um filme sensacional a parte física da física dele a viagem deles o buco de minhoca né Isso aí é muito legal eles passando pelo o Nolan El ele conseguiu fazer um negócio nesse filme que é sensacional que é o seguinte o tempo o
tempo é uma das coisas mais abstratas que existe o que quer dizer isso por exemplo me dá 5 minutos aí me dá 5 minutos você tem como me dar me dá um copo você me dá o copo me dá 10 minutos você não me dá no máximo mas o tempo tá passando mas o tempo tá passando entendeu o tempo tá passando e então o que a gente fala é o Seguinte a gente não consegue visualizar o tempo cara é muito difícil a gente visualizar o tempo a gente sente o tempo passar mas a gente não
visualiza ele ó tá aqui o tempo aqui Opa peguei 10 minutos aqui e no interstelar o Nolan consegue mostrar pra gente o que é o o tempo cara isso é que eu achei Fantástico do filme então a gente sente além da gente sentir o tempo passando a gente consegue ver o tempo passar e de maneiras diferentes em lugares Diferentes ao mesmo tempo isso que é muito legal entendeu isso que é muito legal então o próprio lance do buraco de minhoca né buraco de minhoca é um negócio que existe Teoricamente o nome o nome oficial né
o nome técnico é ponte de a Rosen o Einstein e o Rosen dois físicos resolvendo as equações do Einstein Eles chegaram numa solução que indicava que eu podia pegar um buraco negro de um lado ligar ele a um buraco branco do Outro lado e aqui no meio eu conseguiria viajar para qualquer ponto do universo Então imagina que eu pego esse pedaço aqui ponho num ponto outro no outro e eu consigo ligar até legal para explicar pra galera que tem esse nome buraco de minhoca porque na verdade é o do inglês não é bem minhoca tá
galera é de de verme né Hum porque é o seguinte vamos ver se eu consigo explicar hein imagina que você tem uma aqui ó a latinha boa imagina que eu tenho minha latinha aqui Ó Red Bull tá vendo o Tourinho aqui o touro você entende que o touro ele é 2D certo porque ele tá aqui na lata ele tá na superfície da lata o touro da latinha de Red Bull ele é um Tourinho 2D certo Quer dizer que para esse touro aqui não exe exe uma Terceira Dimensão certo consegue entender isso né eu tá aqui
ó meu dedo aqui não existe para esse touro porque o meu dedo tá numa dimensão que não é a dimensão dele certo ele tá aqui beleza é isso que é o buraco De minhoca por isso que a gente fala que ele ele acessa a dimensões extras por quê imagina que eu consigo criar um caminho como que eu saio daqui ó para vir para cá no mundo do touro o buraquinho pode juntar os outos do V falar no mundo do touro primeiro a mund do touro eu tenho que dar volta aqui volta isso porque eu tô
andando na dimensão dele mas o buraco de minhoca que a gente fala é fazer um buraco e atravessar aqui pelo meio da Lata entendeu E por que que chama buraco de minhoca porque é tudo baseado numa maçã então imagina que você tem uma maçã e tem um bichinho 2D aqui na maçã para ele ir pro outro lado da maçã ele tem que dar a volta inteira só que se ele fizer um buraco igual um de verme de de maçã bicho da maçã ele atravessa pelo meio só que aquele meio ali é uma dimensão que não
existe para ele porque ele não é um bicho 2D ele não é igual Tourinho aqui não é 2D ele tá andando Numa dimensão que não existe então buraco de minhoca é isso é você usar dimensões extras para acessar outro lugar e isso cara é um negócio muito difícil de eu mostrar muito você vê aqui a dificuldade que é para mostrar e o Nolan consegue mostrar isso cara no filme então isso para mim são coisas são pequenas coisas que vão acontecendo durante o filme que são sensacionais entendeu então isso aí viajar e acessar outro lugar do
universo planeta ao redor De buraco negro isso é um negócio que existe chama blets Black holy planets Então até isso os caras foram atrás aí quando eles chegam lá no primeiro planeta que é o planeta de miia eu vou dar um monte de spoiler aqui galera mas é 10 anos já né fo já foi 10 anos já é já anos não pode reclamar não 10 anos eh quando ele no planeta de Miller que é aquele planeta todo de água né E ele fala que aquela montanha tá mexendo aí ele vê que na verdade é uma
onda gigante Aí por que que tem aquela onda né porque o planeta ele tá muito perto do Buraco Negro então tem hora que ele tem um efeito de Maré igual a maré que a gente tem aqui na terra a do planeta é um negócio gigantesco porque é o buraco negro que tá atraindo entendeu então faz aquela então isso aí é sensacional a maneira que o tempo passa no planeta e na e na terra é diferente isso aí sensacional cara para quem se você for ver agora né se você viu e não prestou Atenção preste atenção
que enquanto eles estão no planeta de Miller no fundo da música tá tocando um tick tá tocando aquele tick cada tick daquele é um é porque é um número quebrado eu não vou lembrar acho que é 1.85 dias na terra e o tempo que eles ficam no planeta Passou 23 anos na terra e aí quando eles saem do planeta e chega na nave que aquele negão abre a porta o cara tá com a barba branca aí é que o Cooper cai na real e fala caramba cara Olha que doideira e aí quando ele liga o
monitor e vê a filha dele jovem já com 20 e tantos anos aí aquilo lá dá uma bugada geral na cabeça dele porque aí que ele percebe o que ficar aí eu lanço de perder o tempo aí sim é perder o tempo cada segundo que ele fica no planeta lá procurando e tal ele tá perdendo tempo e aí quando ele quando ele vamos dizer assim visualiza isso isso aí dá um tchã na cabeça dele tanto que ele começa a Pensar assim caramba Então no outro planeta nós temos que de um jeito que seja rápido porque
se a gente ficar lá mais 10 minutos é mais não sei quantos anos na terra daqui a pouco minha filha morreu porque ele tá sempre pensando na filha dele aqui né ou nos humanos porque o pessoal que não lembra do filme né a ideia do filme é o seguinte o planeta não vai ficar inabitável então eles mandam não sei quantos 12 13 pesquisadores nesse buraco de minhoca Para procurar planetas aonde pode levar a civilização humana enquanto isso aqui na terra eles têm que desenvolver uma maneira de salvar a população que é construir a famosa Estação
Cooper né e e depois descobrem que na verdade o plano do do cara lá não existia né O plano dele era out outro e tal tem toda essa questão aí no filme Então qual o qual que era o lance tinha o os habitantes da terra eles tinham um tempo de vida se lá no Planeta procurando tá passando um monte de tempo aqui o Cooper começou a pensar caramba se eu ficar Du 3 horas naquele planeta morreu toda a população da terra já exatamente então aí e quando ele vis Isso é que é legal do do
do no no filme porque ele mostra pra gente o tempo cara que é uma coisa difícil de mostrar entendeu Então ele mostra tudo isso aí tem o próprio gargant que é o buraco negro aquele buraco negro ele foi feito um artigo científico para ele aquele Buraco negro ele foi simulado de verdade cientificamente em computação mesmo e aí ele foi passado pro cinema cinematograficamente pelo Nolan entendeu então aquele buraco negro ele existe e o mais legal de tudo é que se você ver a foto do Buraco Negro real bate com garganta cara só que a foto
a gente só foi ver ela 3 anos depois do filme 3 anos depois é ué caramba três não qu 2019 Ó a foto foi adquirida em 2017 a gente só a foto em 2019 certo e o filme É de 2014 5 anos depois do filme Tudo é matemática tudo matemática Porque fizeram os cálculos lá e falaram desse jeito na verdade o gargant Ele nasce num artigo científico e o kip Thorne ele passa pro Christopher noan aquilo para ele colocar no filme então foi tudo assim e tudo que acontece ali os efeitos tudo aquilo é tudo
perfeito cara O Filme e ajudou esse cara a ganhar o o Nobel não não ele ganhou o NOB por uma coisa bem diferente chamada ondas Gravitacionais um negócio que ele descobriu depois entendeu Mas não foi nada a ver com o filme O Nobel Então não teve nada a ver lá com o filme não com o filme nada nada nada nada mas ajudou o cara a ficar famoso sei lá pelo menos não famoso com certeza famoso com certeza ele escreveu um livro né a ciência aliás tem tá aí você pode pegar ele em português já tá
a ciência do interestelar é um livro muito legal que que ele mostra todas essas todas essas Coisas aí que eu tô falando cientificamente ali bonitinho para quem quiser se aprofundar desde as tempestades de areia buraco de minhoca buraco negro e Planetas ao redor de buracos negros o tempo né a passagem do tempo que isso que é o principal do filme né o principal do filme é como lidar com o tempo cara é isso que só questão do tempo só tem uma coisa que eu eu ainda fico com dúvida tá para ele não passou o tempo
da mesma forma que a Pessoa da terra mas como que o corpo dele entende isso porque o corpo dele tá porque é o seguinte nós aqui estamos orbitando o sol Beleza então a gente leva 365 dias a terra gira 24 horas tal esse sistema aqui a gente chama ele de sistema newtoniano o sol tem uma gravidade que não chega a interferir tanto na passagem do nosso tempo aqui quando você você vai para perto de um buraco negro a gravidade do buraco negro Ela é muito Forte Car Ela é muito forte e ela começa a Gerar
efeitos relativísticos entendeu E aí o seu corpo agora eu não tô o seu corpo não tá vivendo mais aqui o seu corpo tá vivendo num outro sistema é num outro sistema totalmente diferente do que esse entendeu Então ele vai passar o tempo de acordo com o sistema que você tá por isso que a gente fala que o tempo é relativo é relativo a quê ao sistema em que você vive entendeu lá eles estão vivendo num sistema relativístico E aí o Tempo para ele pro corpo e tudo passa daquela maneira só que o cara que tá
na nave ele já tá longe do efeito gravitacional para ele o tempo tá passando normal e aqui na terra tá passando pro cara aqui não tá passando normal ainda mas tá passando de diferente e na terra tá passando no normal entendeu então é isso esse que é o negócio então o corpo sente o tempo de acordo com o sistema que você tá é assim que funciona [ __ ] é muito cara é muito Bom todos os detalhes e tal e depois quando ele entra no buraco negro is Aí uma outra coisa muito legal também os
efeitos que ele passa ali e uma coisa curiosa né pro pessoal entender buraco negro Prim como que forma um buraco negro né um buraco negro ele forma uma estrela muito grande quando acaba o combustível dela ela explode numa Super Nova que a gente chama e o pedacinho que sobrou dependendo da massa vira um buraco negro Aí a gente tem um buraco negro de massa Estelar pessoal beleza que não é o Garganta o Garganta é um super massivo Então vamos lá esse de massa Estelar Ele tem 10 15 80 vezes a massa do Sol esse garganta
tem milhões de vezes a massa do Sol como que sai daqui para cá é uma dúvida ainda dos astrônomos eles estão estudando isso mas o que eu quero dizer é o seguinte é muito pior você entrar num buraco negro desse pequenininho do que num buraco negro Grandão muito pior vamos lá isso é muito legal um buraco negro pequeno quando você coloca o seu pé no buraco negro o seu pé é puxado com tudo mas a sua cabeça ela pode estar fora do buraco negro ainda então você sofre um efeito chamado espaguetificação o seu pé puxado
mas a sua cabeça tá fora entendeu porque a variação da gravidade é muito grande porque ele é muito pequeno no buraco negro muito grande quando você entra você entra inteiro Então você inteiro tá sofrendo a mesma gravidade você não é espaguetificação viajar lá dentro dele porque muita gente perguntou Ué como que ele entra num buraco nenum dá dá para entrar entendeu ele não vai sofrer o efeito já foi feito isso não isso aí não porque não tem buraco negro perto assim pra gente chegar né mas daria para entrar Teoricamente daria entendeu Você consegue entrar e
o seu corpo não sofre esse efeito porque o efeito ele sofre Por conta de um negócio que a gente chama na física de Gradiente o gradiente no buraco negro pequeno ele é muito maior do que no buraco negro Hum entendi entendeu então no buraco no gargant eu entro inteiro e meu corpo inteiro tá sofrendo a mesma atração gravitacional É por isso que você falou que o buraco negro grande é melhor mas aí mas aí a a possibilidade de um dia colocar isso em prática aí é praticamente nula porque para chegar perto de um buraco negro
com Sei lá quantos anos de viagem o buraco negro mais próximo nosso grande é o da nossa galáxia que tá a 26.000 anos luz de distância então tá é muito longe não dá 26.000 anos luz Ixi é 26.000 anos viajando na velocidade da luz para chegar n não vai chegar Então como que eles resolvem isso no filme pelo buraco de minhoca buraco de minhoca isso aí o buraco de minhoca eu consigo chegar lá perto o buraco de minhoca você acha cara Buraco de Então vamos lá buraco de minhoca Teoricamente existe que quer dizer Teoricamente você
resolve equações ele tá lá bonitinho só que na parte e observacional porque a física tem isso você precisa observar o fenômeno aí vai ser muito difícil porque tem um tipo de buraco de minhoca que você precisa de massa negativa Aí é fogo né então por exemplo eu vou pesar eu tenho que pesar menos 100 kg Aí é [ __ ] é porque a a tal da massa a gente chama não é massa negativa é massa massa exótica e uma das características da massa exótica é ter massa negativa entendeu porque é o lance aqui pesa menos
alguma coisa é o lance do do 2D aqui ó entendeu para pro pro Tourinho aqui ó não existe o meu dedo aqui não existe essa dimensão então ele tá chapado aqui e e esse lance de tá chapado é uma massa exótica então aí perde toda meio A a mas buraco negro era Uma coisa que era uma viagem até poucos anos atrás e hoje a gente já tem foto então quem sabe a gente não viu buraco de minhoca aí porque tem outros tipos de buracos de minhoca que não necessitam de massa exótica então pode ser que
encontre entendeu Aí temos que esperar o problema da astronomia é esse cara tem coisa que a gente pensa que é um negócio muito assim e daqui 20 30 anos o cara a galera descobre entendeu aí beleza aí descobre no buraco de minhoca dá para Chegar no buraco negro a aí dá pegar um buraco negro e sair do outro lado aí dá aí seria eh a gente chama de buracos de minhoca eh como que é a palavra em português é que em inglês é mais fácil que é traversable é buracos de minhoca atravessia tem os dois
tipos tem buraco de minhoca que você não consegue atravessar e tem buraco de minhoca você consegue atravessar e uma coisa até para Falar pro pessoal tem muita gente que estuda isso cara muita seriamente seriamente tem cara agora enquanto nós estamos aqui e enquanto o cara tá lá nem nem lá na casa dele o cara tá tá debulhado em cima das equações cara e tentando resolver e tentando encontrar buracos de minhoca atravessávamos ver daqui uns anos a gente consegue né Daqui uns anos é ué ó o buraco negro foi assim cara foi assim né É como
você falou ó buraco negro o Einstein propõe ele em 1905 1905 6 ali naquele período dele propôs como uma coisa maluca entendeu ele foi ter a primeira as primeiras ideias de buraco negro foi acontecer na década de 60 70 já era você a primeira foto foi 100 anos depois do que o Einstein propôs cara então Daqui uns 100 anos vai saber vai que os caras descobriram um buraco de minhoca já observaram entendeu Aí a gente vão tá rindo da gente aqui no Passado entendeu ah lá o pessoal falava que não tinha tal mas ISO esse
que é o problema o você tá indo pro congresso lá na Itália né tô indo sexta-feira tô viajando paraa Itália vou ficar lá uma semana no congresso internacional de astronáutica o El musk tá vindo aí el musk deve ir vou encontrar qual interesse do El musk nessa questão toda Qual que é o interesse do El musk nisso não cara esse congresso é o congresso mais importante Que tem né Toda a indústria de a indústria espacial vai tá lá então todos os clientes dele vão est lá né todas as empresas que lançam satélite vão est lá
que são os clientes dele todas as agências espaciais vão est lá que são clientes dele então o interesse dele é total nisso aí né se ele não tiver com certeza alguém da spacex vai tá certeza absoluta Então lá vai est reunido todas as empresas do setor espacial e qual que é a grande pauta cara só acho que são Várias né primeiro é o negócio da Lua né o retorno aí pra Lua com certeza ISO vai ser levantado finalmente a gente vai voltar pra lua vai voltar pra lua em 2026 ou ou ir pela primeira vez
não vamos voltar vamos voltar mas esse negócio do do homem pisar na lua é um negócio bizarro né até hoje isso daí rende rende nada rende muito mais do que provado não tem a história de que um foram dois caras um cara disse que pisou e o outro cara disse que não Por qu dos astronautas não dois caras fala falaram coisas distintas cara eu nunca vi um astronauta falar que nunca pisou que não teve o Eu também não vi eu vi o monar falando Vi o monar falando Manda aí monar cadê o o vídeo do
cara falando cara tem muito vídeo de astronauta e muito vídeo da Nasa que é cortado cara mas é um corte assim que você vê claramente entendeu Até do Marcos Pontes cortaram ele falando negócio de Terra Plana entendeu quando ele foi no jo Soares então eu nunca vi um astronauta negar tudo bem que agora tem poucos também né agora vai ser mais difícil ainda porque do programa aplo mesmo deve ter o quê uns cinco vivos só resto morreu tudo mas eu nunca vi nenhum astronauta negar cara nenhum astronauta tanto que eles T maior orgulho né cara
os caras assavam um papel que era 95% de chance de morrer Esse era o papel Que eles acenavam igual Baltar ia tomar I ter 95% de chance de lucro teve prejuízo Imagina isso o deles era 90 e o e o buz ald Eu já vi palestras dele que ele Conta isso e a primeira pergunta que o pessoal faz é a seguinte E aí assinaria de novo ele assinaria de novo sem problema então assim os caras não iam assinar Ah uma Faça cara trabalhou no no programa Apolo só no programa Apolo mais de 400.000 pessoas entendeu
Como que você ia manter isso não tem Como entendeu E aí o pessoal fala ah sombra não sei o quê Porque tudo isso aí já foi mostrado provado cara a gente tem 300 kg de rocha da lua cara 300 kg de rocha da lua aqui então não tem como entendeu É eu ten eu que me formei pelo Monarque monar não sei o que aconteceu com ele que ele que ele o Monark defendeu a Terra plana eu nunca vi ó o Júnior aqui de novo homem do a Júnior eu já te convidei cara para Vir aqui
ué Bora ele é manda uma mensagem lá no nosso Instagram pô Sergião é só me chamar que eu explico essa história de faça da lua de uma vez por todas Chega dessa baboseira É isso aí então mas Ô Júnior cara vou te falar cara não adianta a gente explicar porque tudo que a gente explicar a galera vai falar alguma Anas Anas M não sei o que não sei o qu E que tal e que coisa e que Ah cara mas não tem cara não tem essa então 2026 Volta pra lua e muito provavelmente Essa vai
ser uma grande pauta lá outra pauta que deve aparecer lá eh o lance da que tem a ver também né com a volta pra lua que é de regulamentar tudo isso né Quem chegar na lua quem vai ser o primeiro o primeiro que vai ser dono de tudo não vai eh que que você vai usar o que que você vai usar na questão de exploração do espaço isso é uma coisa importante muito provavelmente vamos falar também o que Que vai usar em que sentido é que que legislação entendeu Por exemplo vai usar o mesmo tratado
da Antártica ou algo parecido Quem chegar primeiro leva Quem chegar primeiro leva Ou não vai poder explorar ou vamos fazer um negócio mais mais flexível Então essa é uma questão todo mundo vai explorar até uma certa quantidade ou todo mundo explora até uma certa quantidade ou é do primeiro que chegar ou não explora nada não sabemos tem mas se se não pode explorar Por que Que o país quer ir para lá então então aí perde o interesse interesse então aí mas é uma questão entendeu É uma questão que Muito provavelmente vai ser discutida mas aí
é é pra lua essa da essa questão lua pra lua astropol eu acho que vai ser um tema forte também que é o lance do os países hoje eles já não querem mais ter dominar algo na terra o lance do dominar no espaço entendeu então quem tem o domínio do espaço tem uma uma vantagem muito grande Em todos os aspectos sobre qualquer país cara então vamos supor que eu consigo colocar um satélite no espaço que eu consiga vigiar todos os meus inimigos ele mexeu uma arma aqui eu sei que ele mexeu Isso é uma vantagem
muito grande eu não vou ser mais surpreendido vamos supor que eu coloque uma arma no espaço e eles tentem lançar alguma coisa eu destruo eles eu posso eu posso deixar o espaço inacessível para os meus inimigos entendeu então eu acho que a astr poola Vai ser um tema que vai que vão falar bastante também imagina uma guerra nesse nível né é Ué porque a Rússia por exemplo falou há alguns meses atrás que eles iam colocar uma arma atômica uma bomba atômica no espaço e como que seria essa bomba atômica a bomba atômica normal cara apõe
ela mog vinha nuclear leva e deixa ela no satélite entendeu deixa no satélite se quando quiser detona quando quiser detona e qual que é o estrago que se pode fazer cara estrago Aí tem como o pessoal já calculou porque aí dependeria muito obviamente da potência dessa bomba atômica né mas o estrago seria gigantesco porque ia jogar essa radiação na atmosfera da terra iso para espalhar é muito mais rápido entendeu então seria um problemão Então seria fora detonar vários satélites né seria um negócio catastrófico mesmo seria um negócio catastrófico e aí eles falam cai internet comunicação
via celular não aí você não Vai se preocupar com a internet não cara vai ficar tranquilo pode morrer muita gente isso pode morrer muita gente pode morrer muita gente porque do jeito Depende do jeito que é feito como que vai ser feito o que que vai ser feito então pode morrer muita gente cara pode dar pode dar um problemaço aí então eu acho que essa astr poola aí vai ser muito muito tratada durante esse congresso aí e como é que brinca com um país que Pode colocar uma bomba atômica no no esp a tem que
vai tem que pro lado da diplomacia ou não E aí como que vai o problemático cara não é porque a união a avisou ainda né Ela avisou e ela tem capacidade ela sabe pro espaço e ela tem boma atômica então para ela colocar uma bomba atômica no espaço é tô eu tô lembrando de um negócio que o o filme da viúva negra é o da Viúva Negra eles iam atrás dos caras lá que na União Soviética fizeram aquele programa Das mulheres e tudo mais que raptava as meninas fazia com que elas treinassem virassem realmente Assassinas
profissionais e e tudo Mais e aí foram atrás esse cara esse cara tava tipo no eh não era numa estação espacial era uma nave gigante só que tipo no espaço ela tava esse cara tava no espaço foram atrás desse cara quando acha procuraram esse cara não acharam aí esse cara veio atrás dele levaram eles eles estavam no espaço e aí ele tinha um jeito de Identificar todos os inimigos só que ao invés de detonar uma bomba ele ia mandar uma assassina hum Hum entendeu mas ele tinha um sistema de identificação de todos os inimigos monitorava
todo mundo e se ele quisesse Aí sim se ele quisesse soltar uma bomba ele poderia mas ele não seria nem localizado nem punido por quê Porque ele tava no espaço então o pessoal que não vai lembrar mas na década de 80 no durante o governo Ronald Reagan nos Estados Unidos foi criado o programa chamado Guerra nas Estrelas certo esse era o nome do programa programa dele que era o quê era colocar satélites na órbita da Terra Só que satélites que você não sabia o que eles faziam que que eles poderiam fazer poderiam ser satélites de
vigilância que são satélites que são são equipados com sensores Ultra potentes infravermelho e de outros comprimentos de onda Por que acontece com o infravermelho você coloca O infravermelho aqui no espaço imagina que a União Soviética tá aqui e ela mexe uma uma arma nuclear dela pelo infravermelho você detecta essa arma mexendo entendeu então você detectar essa arma mexendo e se posicionando em determinado lugar então isso é uma coisa satélite de vigilância você pode ter satélites e munidos com arma armamento laser Então vamos supor a União Soviética lançou um satélite aqui ela não falou qual satélite
que é ISS se for Uma arma Então antes dela fazer qualquer coisa o satélite americano destruiria aquele satélite com laser entendeu E pode ser satélite apontado pra própria terra ó o cara começou a mexer ali Nós demos um aviso para ele dois ele não fez nada detona entendeu o que que tem no espaço a gente não sabe porque o Estados Unidos ele tem um programa do de Um Lugar Chamado nro National recones Office eles lançam satélite e a gente Não sabe o que que é a a Rússia tem o projeto dela chamado Cosmos com K
então de de vez em quando a Rússia acabou de lançar o Cosmos 340 você não sabe o que é estée você não sabe se Elia de vigilância se ele de ataque se ele leva arma nada nada disso a China tem também a Índia tem também caramba V entendeu Então na verdade isso é uma coisa que já existe ela já existe aí só que a gente não sabe o que que é a gente não sabe no no pior das hipóteses Você tá sendo vigiado 24 horas você tá sendo vigiado e não tem nem ideia outra coisa
que acontece o que que às vezes o que que às vezes a Rússia faz os Estados Unidos todos esses países fazem Vamos fazer um exercício no espaço aí eles lançam um míssil daqui da terra e o satélite destrói esse míssel no espaço então aconteceu isso há algum tempo atrás mandar a Rússia mandou um míssil e esse míssel foi destruído no espaço o problema é que quando você Destrói uma coisa no espaço os pedaços que os detritos começam a entrar órbita da Terra e aí aquilo lá pode ameaçar outros satélites ameaçar a estação espacial aí dá
um monte de problema entendeu então esses exercícios eles são normais tá os Estados Unidos faz isso direto a Rússia faz isso direto a China faz isso direto porque eles precisam estar exercitando então não é uma novidade que o espaço já é essa Fronteira aí onde vai ser travada essa Batalha já está sendo travada tem uma batalha tanto de informação como própri de armamentos só que a gente não sabe o controle social já chegou então porque o cara pode est te vigiando cara tranquilamente pode estar te vigiando tranquilamente pode tá pode ter uma coisa que não
sei não sendo não sendo conspiracionista mas os Car pode tá te vigiando Cara isso aí pode mesmo entendeu E você nem sabe quem que tá te Vigiando você não lembra do balão o balão chinês que entrou pelo pelo Norte dos Estados Unidos e mandaram o F22 para destruir ele você lembra disso aí não não pessoal não lembra não então foi o seguinte em fevereiro do ano passado de 2023 foi detectado um objeto não identificado nos Estados Unidos quando eles foram ver um balão era um balão a gente chama balão de vigilância e aí levantaram o
F22 Descobriram que aquele Balão era chinês entendeu o balão entrou pelo espaço aéreo americano e cruzou os Estados Unidos inteiro E aí o F22 destruiu el lá no mar entendeu esses balões de vigilância eles estão por aí entendeu aqui no Brasil passa balão de vigilância direto em cima da nossa cabeça É por porque não é só a China que tem balão de vigilância não Estados Unidos tem a união europeia tem Índia tem Japão tem todos esses países tem balão de vigilância cara é um balão Ele tá muito alto você não vai ver só que ele
tá passando aqui cara e ele tem sensores entendeu E eles vem Vem embora vem varrendo então assim querendo ou não você tá sendo vigiado de alguma forma não tem o que fazer não tem o que fazer hoje não tem mais o que fazer agora tem que ver se essa vigilância ela é boa ou é ruim eu tenho medo normalmente o pessoal fala muita eh por exemplo se você colocar câmeras na cidade para Identificar o ladrão você vai identificar muita coisa além do ladrão é E aí você vai ser vigiado você pode o pessoal fala que
é a cortina de fumaça né para você usar para aquela outra coisa isso aí pode ser mesm controle social chinês por exemplo que é muito forte e não é não é no país todo Óbvio porque a China é muito grande é claro mas aonde funciona é muito forte e você pode e você pode virar facilmente um cidadão comum um inimigo então é pesado Se isso já tá acontecendo cara provavelmente eles estão de olho em mais coisas né não tá de olho na na pessoa específica tá de olho na na fronteira na riqueza por onde passa
por onde entra mercadorias ou o enfim o que que o país tem tem escondido num determinado local que eles não sabem exatamente mas isso aí tudo isso isso é a tal da astrop poola cara já tá acontecendo isso é astrop poola é o novo o pessoal fala que é o novo como que é é o novo cenário né O novo cenário novo palco aonde as coisas vão se decidir não é mais na terra é no espaço já porque no espaço é onde você tem uma grande vantagem cara é muita vantagem que você tem tá lá
o satélite ninguém tá ligando seu satélite tá lá de olho cara tá lá de olho entendeu tá lá lá o Brasil que que tá fazendo aí o Brasil tá se movimentando PR cá ó e as queimadas queimada detecta esses esses não o que detecta detecta mas aqui preo também né são são são Poderosíssimos ainda mais queimada eles vão detectar muito bem porque normalmente são sensores infravermelho que eles têm porque eles querem pegar o calor do dos armamentos né então como o infravermelho é a radiação térmica eles querem o calor dos armamentos E aí eles [
__ ] eles usam esses sensores então assim é um negócio que já tá acontecendo Car e o brasilzão serão BR esquece esquece aonde a gente tá nesse negócio todo o governo Brasil tá dando zero Importância zero zero zero Brasil não tá nem nem nem tá nessa jogada Vai alguém lá do Brasil nesse lugar cara deve eu fiquei sabendo que o Vittor Espanha vai Vittor Espanha é outro astronauta brasileiro pessoal da deve ir entendeu da Agência Espacial brasileira sempre vai entendeu é um negócio importante cara mas é só ver e tal mas o não tem cara
o Brasil não tem hoje hoje meio que nem faz muito sentido porque o Brasil tá muito atrasado nisso Então se a gente começasse hoje a desenvolver alguma coisa vai demorar anos e anos entend é como você falou né o meu Brasil não consegue dar uma notícia verdadeira é não consegue publicar uma notícia cara você vai fazer im não tirando o o mérito do IMP entendeu Instituto Nacional de Pesquisas espaciais ele zero Amazônia 1 Só que o problema não é não são os pesquisadores o e o problema também já falei não é dinheiro o problema é
falta de interesse Mesmo esse é o problema porque dinheiro tem entendeu é aquilo que o Charlão falou ah não manda Ah você fica aí porque tem gente morrendo de fome mas a gente não faz isso e continua tendo gente morrendo de fome entendeu então o problema não é a grana pessoal o problema é a falta de interesse mesmo e nisso cara ATR já atropelaram a gente cara não tem mais o que fazer hoje hoje não tem mais entendeu Você vai começar a desenvolver hoje uma série de satélites Quantos anos vai demorar entendeu Você vai hoje
começar a desenvolver um foguete caramba cara foguete vai demorar anos e anos para ser desenvolvido entendeu então a a um momento do Brasil nessa história Já passou já era foi há 20 anos atrás o Brasil era Vanguarda cara o Brasil era Vanguarda no setor espacial quando 2003 2003 era Vanguarda a China a Índia vieram aqui aprender com o programa espacial brasileiro O foguete brasileiro que explodiu o vls é o Foguete que hoje lança é o Foguete daquele porte não Falcon que é outro porte mas os os menores são foguetes que era o vls cara entendeu
o Brasil se ele não tivesse parado né O problema foi que teve o grande acidente de Alcântara em 2003 quando morreu lá um 20 pessoas que tava tudo errado as pessoas não tinham que est ali onde elas estavam deu um problema e explodiu explodiu não né incendiou o foguete e morreu todo mundo dentro da plataforma entendeu qual Que foi o problema que o Brasil depois aquilo lá parou o relatório Demorou 11 anos para ficar pronto meu Deus o relatório Demorou nem esses 11 anos só de fazer o relatório todos os países passaram na frente cara
todos os Parou tudo tudo mas o problema foi o quê a combustão do não o problema ali do vls do vls foram vários né então vamos lá e vls para quem não sabe é veículo lançador de satélite esse era o Foguete Brasileiro lindíssimo o Brasil ele lançou uma vez o bls lançou deu problema o Foguete explodiu no alto lançou a segunda vez o foguete e ele deu um problema que foi o seguinte o vls ele era o foguete e ele tinha quatro foguetes aqui do lado esse foguetinho que tava aqui do lado era de combustível
sólido que a gente chama que é pô vora tá Qual que é o problema da Pô vora você ligou Ela não tem como desligar ela vai queimar tudo entendeu então esse esse Foguetinho do lado ele tinha um sistema de segurança se desse alguma coisa aqui ele cortava e o Foguete não ligava beleza aí lançaram o vls na segunda vez deu um problema e não ligou e aí o Foguete explodiu porque ele não ligou um desses foguetes do lado aí qual olha a ideia que os caras tiveram presta atenção na ideia Ah foi o sistema de
segurança que deu problema foi Então tira o sistema de segurança tiraram o sistema de segurança Esse sistema de Segurança ele vinha antes Aqui ó então deu uma Faísca aqui ele cortava não deixava a Faísca propagar os caras simplesmente tiraram o sistema de segurança aí o que que aconteceu Tava todo mundo na plataforma trabalhando no foguete deu a Faísca a Faísca veio e fez o Foguete todo pegar fogo e aí Morreu todo mundo porque tiraram o sistema de segurança s é uma loucura né meu Deus então foi H 20 20 21 anos por causa de um
erro tão besta Foi um erro desse cara Então meu mas 20 pessoas morreram 20 23 na verdade que eram as principais mentes do Brasil nesse setor Estavam todos dentro da plataforma que era um erro também foi uma sequência de erros né primeiro que o pessoal tava todo mundo dentro tava todo mundo dentro não tinha um cara de Fora isso aí tá tudo errado cara porque não era para eles estarem dentro tavam todos dentro Eles estavam trabalhando o Foguete ia ser lançado dois dias depois eles estavam Trabalhando nos últimos retoques no foguete deu uma Faísca a
Faísca entrou como não tinha sistema de segurança por quê Porque nós tiramos do outro voo porque o outro voo deu errado porque o sistema de segurança falhou Então tira não era para fazer isso né Tiraram a Faísca veio e pegou fogo no foguete inteiro pegou fogo torrou todo mundo dentro da plataforma cara todo mundo foi torrado dentro da plataforma é triste para caramba isso a combustão ali porque Deve ter sido pegou fogo chegou acho que a 3000 graus dentro da plataforma a plataforma era era aço cara ela ela se contorceu inteira e foi ficou tem
tem foto dela no chão toda contorcida cara os caras morreram 23 pessoas as 23 mentes mais Anes desse setor no Brasil morreram nesse dia aí e aí o que aconteceu morreu tudo é triste e tal não sei o qu mas não era para ter parado cara aí parou parou acabou dava para ter pego gente de outros países para vir Para cá cara dava para ter pego gente de outros países tinha gente que tava se formando e poderia ter tomado conta disso podia ter ter dado continuidade e feito o relatório junto só que pararam tudo falaram
nós só vamos mexer com isso quando o relatório estiver pronto o problema é que o relatório Demorou 11 anos cara até nisso o Brasil tá 11 anos a para fazer um relatório Tá difícil só que aí aconteceu nesses 11 anos todos os países Passaram na frente do Brasil e a e o que que acontece hoje Se você olhar para o cenário compensa a gente hoje começar do zero a fazer um foguete não compensa cara hoje não compensa hoje não compensa é só comprar é ou comprar ou usar e mandar nos outros porque Cara o que
que você vai fazer você vai começar agora do zero Vamos fazer um foguete os países já estão lá na frente cara entendeu É tipo você querer o pessoal tá usando iPhone 16 e a gente pensando no No quatro que é de 11 anos atrás isso é exatamente isso é exatamente isso então ning passar a gente fala que teve momentos na história do Brasil cara que o cavalo passou selado na nossa frente um desses momentos foi esse aí nessa época a China vinha aqui para aprender a Índia vinha aqui para aprender Olha a China cara já
levou astronauta para pro espaço tem estação espacial funcionando pousou na lua várias vezes entendeu sem humano mas com com robôs ó a Índia cara O único país a pousar no Polo Sul da lua entendeu os países foram cara nós ficamos ficamos para trás entendeu esperando o relatório ficar pronto podia ser a gente lá mandando gente PR lua podia podia ser a gente falando nisso o que que deu lá que publicaram que o os astronautas estavam presos no espaço Ah é né mas não né o pessoal fica doido com esse negócio né cara cara os astronautas
Eles foram numa nave da Boing né que tava cheio de problema e não puderam Voltar na própria nave aí o pessoal falou que eles estão presos mas eles não estão presos não eles estão trabalhando direitinho a nave da bo voltou sozinha e aí a spacex mandou uma nave que também não vai resgatar não viu pessoal não é não existe missão de resgate isso é um erro muito grande que tá todo mundo falando a spacex mandou a nave dela normal só que em de ter quatro astronautas mandou só dois quando ela voltar lá em fevereiro do
ano que vem Ela traz os outros dois da Boing dentro é isso que vai acontecer só entendeu então eles não estão presos Eles não estão sozinhos eles não foram resgatados nada disso tá Eles estão numa estação espacial trabalhando estão na ISS na estação espacial internacional trabalhando normalmente a mulher que foi a sanita ela virou comandante da ISS Olha que legal então cara a vida tá seguindo normalmente não tem nada de Resgate não tem ninguém preso não tem Ninguém a deriva não tem ninguém a perigo tem nada disso cara nada tá tudo normalzão por que esse
sensacionalismo todo cara porque o sensacionalismo é que vende né cara ah é lógico É lógico é porque assim o pessoal começou lá nos Estados Unidos a falar que os astronautas Ficaram presos só que eles punham entre aspas né presos no espaço ficou esse termo aí ficou virou o termo Só que aí o jornalista brasileiro que não sabe do que tá falando ele solta Essas coisas ficou preso não V resgatar aí a outra lá falou que ah essa nave tá levando esperança para Ah que que é isso cara os caras tão tão benzão lá ele esse
pessoal fica lá eles como que chega para eles tipo água comida como que chega para eles sei lá ah mantimentos de modo geral porque vamos supor é a temperatura qual que é lá pessoal precisa trocar de roupa Isso é uma roupa muito muito muito aquecida para sustentar o frio o calor a mesma coisa como que é então na estação Cara ela de tempos em tempos ela recebe uma nave de carga e nessa nave de carga vão várias coisas vão roupas vão vão vai água vai oxigênio vai tudo que eles precisam comida roupa e tudo mais
a estação espacial a temperatura nela é uma temperatura tipo acho que é o pessoal fala que é frio entendeu deve ser uns 18 19º agora a estação tem vários problemas vamos lá ela tá aí há 20 22 23 anos Funcionando imagina um lugar ficar 23 anos fechado recebendo várias e várias pessoas diferentes não é tão não deve ser tão legal né não tem uma janela para você abrir entendeu porque você tá no espaço não pode abrir uma janelinha né Então imagina eh outra coisa tem a questão de roupa né esses astronautas aí mesmo tiveram problema
Com roupa teve um astronauta que já falou que ele ficou 4 meses com a mesma roupa tá então E você trabalha normal os caras L Eles seguem mais ou menos vamos dizer assim um regime militar de trabalho então Eles dormem acordam e eles TM toda uma tarefa para fazer que é tocar Os experimentos na estação terminou eles vão deitar e tal uma vida meio normal num lugar hermetic fechado a uns 19 20 gra durante 20 anos com centenas de pessoas que já foram lá e Fizeram de tu imagina então não não é um lugar tão
salubre não para se viver viu não não não deve ser um fedor lascado lá dentro cara nossa negócio deve ser tem astronauta que fala que na hora que abre a escotilha Dev ter um bafo assim para eles entendeu porque cara imagina 20 anos negócio fechado cara uhum aproveitando dá para nascer gente no espaço cara isso muita gente pergunta vamos supor que o foi um experimento que Nunca manda um casal lá né Vai manda um casal lá e aí o pessoal não se aguenta na porque 20 anos também né Serjão não mas cada cada cada turma
que vai fica se meses o turno é de se meses a pessoa só fica se meses se meses é se meses mas aí vamos lá e nascer gente no espaço isso aí seria um experimento a ser feito tá por qu a gente não sabe como que aconteceria uma fecundação no espaço por conta da nós não temos gravidade a ISS ela fica num sistema de microgravidade Ela não tem ela não reproduz a gravidade da terra e isso causa vários e vários problemas para o corpo humano então por exemplo o astronauta volta com problema no músculo volta
com problema no olho no ouvido na coluna e a gente não tem ideia do que que isso causa usaria no desenvolvimento de um feto entendeu na microgravidade responsabilidade também né de pensar nisso né isso então aí teria que um dia fazer um experimento levar um casal lá e eles gerarem alguém E a e a e a e a mulher fica lá pelo menos 6 meses aí daria pra gente ter um bom estudo de como que seria 6 meses de gestação no espaço seria um baita de um estudo legal mesmo porque se a gente quer ir
para lugar muito mais distante uma hora vai nascer alguém no espaço Alguém precisa só que a gente não sabe o que a gente sabe é que mulher tem alguns problemas por causa da radiação pelo fato da mulher ter útero e tudo tem mulher que volta com estéreo entendeu Então tem vários problemas que ainda precisam ser estudados com relação ao corpo humano caramba Veli ó a gente tem um um super chats aqui agora bora bora pro super chats o seu mizuka falou o seguinte abraço Júnior Serjão uma pergunta pro Serjão se fosse possível congelar o corpo
quando morrer para acordar [ __ ] daqui 100 anos is você toparia isso aí chama-se sono criogênico tá sono criogênico é uma coisa da ficão Científica muito esperada né Se Eu toparia eu acho que não cara porque aquele negócio que o pessoal fala assim ó se você trouxesse como que é que o pessoal fala se você pegasse uma pessoa no ano 1800 e trouxesse ela pra vida em 1900 ela não ia sentir tanta diferença agora se você pegar uma pessoa de 1900 1980 e colocasse hoje a diferença que ela ia sentir ser muito grande então
eu acho que eu não ia suportar por quê Porque o Mundo tá desenvolvendo muito rápido né lá no começo ele não desenvolvia tão rápido então 1800 para 1900 você não tinha tanta mudança Eu acho que eu não toparia Não cara você sabe o nome disso daí né síndrome Capitão América é né Capitão América F qu gelado 70 anos né 70 70 anos é na ficção a gente chama de sono criogênico não eu não tô Pari não ó e o próximo super chat manda o seguinte aqui pera aí gente interstelar mostra o absurdo da Autossuficiência humana
sugerindo que nossa salvação Depende de humanos futuros colocando um buraco de mihoca em Saturno O que acha Serjão cara é assim pra premissa do filme Eu acho que é interessante e também para uma questão muito importante cara hoje quando a gente estuda esse negócio de vida pelo universo e tal tem um fator muito importante que a gente coloca na equação que é a chamada autodestruição o que que é Autodestruição falamos aqui né por exemplo po dar uma uma guerra nuclear D uma loucura na Rússia lá ela detona uma bomba nuclear no espaço pronto acabou e
aí ou dá a loucura aí agora do mundo do jeito que tá a a detou num guerra nuclear Acabou acabou a raça humana e várias outras coisas que a gente tá fazendo com o planeta aí que pode acabar com a nossa própria raça então o Hon musk não tem razão de tornar a a humanidade interplanetária a gente Levar para outros planetas então mais ou menos é isso cara e a ideia do interestelar é essa o planeta tá sendo não não planeta sendo destruído mas o planeta tá ficando inabitável e a gente tem que dar um
jeito de sair daqui só que eles querem ir para um lugar mais longe ainda e é interessante Cara eu acho que é interessante a ideia concordo Vamos pro pro outro super chat cafemática Obrigado aí pelo super chat brother Serjão Se você pudesse escolher Duas possibilidades próprias da ficção científica quais seriam você falou já do interestelar né não e o o Guerra nas Estrelas teve um filme também não teve não então vamos lá não é que ele falou o seguinte duas duas possibilidades que são aventadas no filmes de ficção eu acho né como que é é
possibilidades próprias acho que tipo assim dois filmes que representam digamos a ficção científica dois filmes que representam a ficção Científica interstelar 2001 também eu gosto demais 2001 séri no Espaço filme do cubric famoso lá antigo perdido em Marte também é legal mas eu acho que ele tá querendo dizer o seguinte se eu pudesse escolher duas coisas que o a ficção fale e que poderia se tornar realidade acho que é isso que ele tá falando o primeiro é o chamado é cilindro de Oil que é o final do interestelar que é aquele que é aquela estação
espacial que Fica girando aquilo lá é legal demais aquilo lá é a única maneira da gente reproduzir a gravidade da terra é ficar girando e o sono criogênico cara eu acho que é legal eu não gostaria para mim mas eu acho que muita gente toparia um sono criogênico sim o o o problema do sono criogênico também é que o seguinte tem que congelar todo mundo né Já pensou congela só o Serjão aí mas aí vai congelar quem quer né Não não é isso que eu tô falando mas assim congela só você E aí o seu
filho você já viu o filme passageiros não Ah então assista filme passageiros é o seguinte a galera embarca numa nave aqui todo todo mundo dentro da nave tá em sono criogênico aham chega num determinado momento dá pau numa numa das caas Ah eu vi e o cara acorda e aí ele fica ele vai lá e acorda a mulher acorda a menina e aí você achou sacanagem que ele fez que que você achou é sacanagem sacanagem muita sacanagem a pessoa Entrou no negócio pagando velho para poder ficar no sono criogênico aí o cara acorda deixa eu
acordar mais alguém aqui não vou ficar sozinho aqui não e ele não conta né ele vai contar só depois né exatamente só depois você acha é muito ait ISO saem mesmo o sono criogênico é mas acho que o sono criogênico Seria algo pra pessoa escolher cara entendeu Tipo eu quero dormir agora e acordar daqui 100 anos não tem gente sim mas o eu tô dizendo o seguinte imagina só todo Mundo que você conhece vai morrer ah sim vai ter essa parte aí que vai ser triste imagina acordar aqui 100 anos tá todo mundo morto eu
vou ser a única pessoa dessa geração vivo exato É vai ter um problema ético vai parar num problema ético como tudo acaba parando num problema ético nós falamos de ia aqui hoje uma grande área da ia da Inteligência Artificial é a etics ai é a galera que estuda a ética nisso aí porque a gente pode pegar sua cara pode Pegar sua voz fazer um monte de coisa é e aonde que tá a ética nisso então no sono criogênico com certeza bateria não num ponto desse ã pera aí gente deixa eu ver aqui acho que teve
só esse teve mais super chat não bom Serjão como Conta aí pra gente aí eh bom hoje a gente teve aqui o episódio com o Serjão amanhã às 20 horas Vinheteiro isso aí a gente vai bater um Papo com o Vinheteiro Serjão aqui vin inteiro tava na minha Live antes Falou que vem amanhã 8 horas em vi ele tá ansioso para esse encontro aí vou te mostrar ele fala que bateria é instrumento de quem não sabe tocar de quem não é músico vou trazer uma baqueta para você amanhã Vinheteiro pra gente eu vou falar um
negócio hein e vai ser a Live para falar só coisa boa do Brasil porque o Vinheteiro Nossa Senhora eu sei eu levei o Vinheteiro já no 100 sem fim Eu gosto demais dele tamos junto Vinheteiro Amanhã estamos aí juntão Ah como é que ele fala tudo é fezes isso é fezes bom gente então amanhã a gente tem lord de Vinheteiro às 20 horas aí 20 horas amanhã é também teremos uma um episódio às 17 horas amanhã que vai ser com a jeisiane Freitas a gente vai contar uns negócios aí tá a galera não tá sabendo
a gente vai jogar muita merda no no ventilador Eita gente fazendo coisa errada na Internet sério amanhã quem que ess aí quem que ela é gisiane ela ela é socióloga e trabalha na revista Oeste Ah entendi entendeu tem muita gente fazendo coisa errada é muo é um cara especificamente tá a tá lá mas aqui nós estos compromisso com a verdade e com a defesa da ética como você falou nós não nós não vamos e deixar passar esse assunto e hoje tem Episódio aqui também mais tard hoje tem episódio mais tarde a gente vai ter aí
um debate com o Gustavo Do canal orientação marxista com o luí Fernando roxo do mercado financeiro nossa aí o pau vai quer torar aí Pergunta para eles Aí ó Fica aí a minha pergunta pros dois aí ó pergunta per para eles o que que eles acham do Home Office e tal você vai ver que vão ter duas visões totalmente diferentes pergunta para eles é ó o camarada lá eh um defende um é do mercado financeiro outro defende coisas contra o mercado financeiro inclusive mas os dois eh tem Uma vamos falar sobre tudo sobre eleição sobre
sobre trabalho separei umas pautas muito boas esse debate vai pegar fogo dois pergunta para eles ó o que que eles acham do Home Office ou do trabalho que que é melhor Home Office trabalho presencial ou hí e o que que eles acham do neném também e que eles acham do neném boa aí o camarada aqui falou de novo Sergião vai rolar esse debate com o super Xandão o cara chegou atrasado a gente já falou sobre o super Xandão a Gente não vai fazer o debate com o super Xandão a gente vai chamar o professor Afonso
talvez ele ele aceite bora né o professor Afonso Ah o cara mandou aqui aceita o debate termodinâmica cara um dia eu ainda vou parar para entender o que que a termodinâmica tem a ver com a Terra plana porque eu te garanto aqui ó 100% certeza quem fala disso não tem ideia do que é termodinâmica cara É isso aí galera muito obrigado então a todos Vocês Beleza tamo junto estamos junto aí e aí amanhã a gente se vê de novo Serjão Opa Bora amanhã 8 horas da noite com o vi inteiro estamos aí é isso aí
amanhã 8 horas da noite ao vivo forte abraço a todos vocês gente valeu valeu um abraço abraço