Tem exatamente 10 meses que eu comecei o meu canal, então eu não sei o quão capacitado eu sou para dar conselho pra gente que quer começar um canal agora. Mas ao mesmo tempo eu acho que eu posso fazer isso, porque quem começou um canal há sei lá, 10 anos atrás, era muito diferente de começar um canal agora. 10 anos atrás eu não vou dizer que era mais fácil também, tinha que ser um visionário, né?
Porque nem ganhava dinheiro, não tinha motivo para começar um canal, mas também não tinha a competição que tem hoje. A barra não era tão alta, né? Não precisava fazer uma coisa com tanta qualidade.
Hoje é diferente. Hoje precisa começar com uma intenção. Eu acho.
Acho que ninguém vai dar certo sem querer hoje na internet. Se quiser levar isso como uma profissão. Não tô falando de, sei lá, xingar uma criança no avião e ficar famosa no outro dia.
Não tô falando de tipo realmente se dedicar e dá certo. Ninguém vai fazer isso sem querer. Há 10 anos atrás, 15 anos atrás, dava para virar um um produtor de conteúdo sem querer, sabe?
fazendo por hobby. Inclusive, já eu já falei várias vezes aqui que eu não entendo quem produz conteúdo por hobby. Se tu quer começar a fazer vídeo, é por isso que tu clicou nesse vídeo aqui, a primeira coisa que eu poderia falar é fazer tu se questionar do por tu quer fazer isso.
Isso é o que eu me pergunto o tempo todo. Por que que eu quero fazer isso? Por que que eu quero me expor?
Por que que eu quero criar alguma coisa e colocar pros outros assistirem? Por qu Tem que ter um motivo. Por quê?
Por mais que eu tenha uma satisfação criativa fazendo isso e eu goste de fazer os vídeos que eu tenho feito, eu nunca escondi o motivo. Sempre que me perguntam, eu sempre dou a mesma resposta. E não é um motivo nobre o porquê de eu estar fazendo tudo isso.
Os membros do canal sabem já, cara. Produzir conteúdo desde o início, para mim, pessoalmente, para mim, foi a minha escapatória assim das agências, né? Eu trabalho em agência de publicidade faz mais de 10 anos.
E o meu plano foi o seguinte, eu vou me dedicar seis a 8 meses aqui pro canal, sem olhar os números, postar religiosamente e ver o que acontece. Mas eu não vou lidar com isso como um hobby, vai ser um trabalho. Porque assim como na agência para mim é um trabalho, eu me dedico das 9 às 5, das 9 às 6, fazendo o melhor que eu posso.
O YouTube eu tenho que levar tão sério quanto. E eu acho que foi por isso que o canal deu certo. Eu não comecei isso aqui para brincar, para fazer um hobby, é um trabalho.
E a primeira coisa que eu te pergunto para ti que quer começar a fazer um canal é por quê? Tu quer que isso vire tua profissão? Tu quer só falar?
Acho que a primeira coisa a setar é a expectativa. Assim, até onde eu me lembro, nem 5% dos canais que existem no YouTube são monetizados. Não lembro se é exatamente isso a a estatística, mas é muito baixo.
Caso tu não saiba, para monetizar um canal, tu tem que ter 1000 inscritos e 4. 000 horas assistidas. Os 1000 inscritos até vem mais rápido, mas a 4.
000 horas é bastante. Mas isso não é nada assim, sabe? Tem gente que faz isso em um dia, tem gente que faz isso em 2 horas.
Óbvio, um canal já grande, né? Mas mesmo assim, só 5% dos canais do da internet inteira, se eu não me engano, chegam lá. Então, é muito difícil, tá ligado?
Dá muito trabalho, ainda mais fazer isso enquanto tá trabalhando em outro lugar e tal. Então, tu tá disposto a trabalhar 1 2 3 4 5 anos sem receber nada em troca para talvez no futuro dar certo. Mas eu acho que existem formas de deixar isso um pouco mais rápido e o melhor um pouco menos doloroso.
Tu tem que fazer isso por muito tempo. faz sobre alguma coisa que tu gosta. Eu acho que tem duas maneiras.
Tu pode fazer 100% para dar certo, o que eu acho completamente errado, mas é possível. Tem gente que faz isso que é tipo, ah, vou analisar aqui o que que tá estourando. Anos atrás era canais de estoicismo, sei lá.
E vou fazer aqui uns vídeo dark, postar três vídeos por dia e, daqui a um mês eu tô ganhando dinheiro com isso. É um caminho e eu acho um caminho miserável assim, porque tu vai estar fazendo uma parada que tu odeia. A maneira menos dolorosa que eu vejo é fazer para ti, porque, ninguém no mundo é único.
Se tu gosta de alguma coisa, é provável que existam outras pessoas que gostem. Então, pô, faz uma coisa para ti, porque se for genuíno, outras pessoas vão gostar, entendeu? Para mim, é isso que falta na internet hoje, é ser genuíno assim, ser vulnerável.
Eu sempre falo sobre isso porque eu eu acredito de verdade. Esse é o conselho que eu sempre dou. Se eu puder dar um conselho, é esse que eu sempre dou, assim, tipo, faz para ti no no começo, não pensa nos outros, porque automaticamente pessoas parecidas contigo vão começar a chegar.
E no final das contas é sobre isso, né? sobre formar comunidade, sobre agrupar pessoas parecidas. A internet é sobre isso no final das contas, mesmo que tenha virado um market place e tal, mas enfim, nem vou falar sobre isso hoje.
No final das contas é sobre comunidade, é sobre conexão, né? Quando a gente assiste alguma coisa, quase sempre a gente tá procurando um pouco da gente no que a gente tá assistindo. Vocês já perceberam isso?
A gente sempre assiste procurando se relacionar, né? E quando a gente se vê no que a gente tá assistindo, a gente fica tipo, se sente validado assim, gera conexão e aí tu faz parte daquela comunidade ou o oposto também, ou tu odeia, mas tu engaja igual, mas não vai por esse lado, não vale a pena. Eu posso estar sendo muito otimista, que é raro.
Quem assiste aqui os vídeos sabe que eu sou uma pessoa meio meio negativa assim, infelizmente. Mas eu acho que tem um espaço na internet pra gente que mesmo que a finalidade no final das contas seja ganhar dinheiro como a minha é, eu nunca escondi isso aqui. eu quero me demitir do meu trabalho, tá ligado?
Eu preciso que esse canal dê certo. Mas mesmo assim, dá para fazer isso aqui sem ser um escroto, sabe? Dá para fazer isso aqui pensando que é pra gente no final das contas, que é pra pessoa que tem outra pessoa assistindo, que não é só um viewzinho, um numerozinho a mais.
Para mim, uma vantagem muito grande que eu não previ de ter um canal é que eu me forço a digerir, a pensar, a verbalizar coisas que antes só passavam na minha cabeça, sabe? E nesse sentido é é meio terapêutico assim. Vários pensando alto aqui, eu me entendi melhor, entendeu?
Porque eu tava falando sobre alguma coisa que eu penso, mas eu nunca falo. E quando a gente fala, a gente se ouve, então a gente se entende. Eu acho isso uma grande vantagem.
Mas além disso, a maior vantagem de todas é esse lance de formar a comunidade, de entender que tu não tá sozinho assim nas loucuras, sabe? Tu se sente validado e no final das contas, a gente é humano, a gente é um bicho social, tá todo mundo atrás de validação de alguma maneira e de ver que tu não tá sozinho assim, que tu não é o único com as tuas loucuras, isso é muito bom, entendeu? Além de de qualquer outra coisa assim, óbvio, com isso, com o negócio de se expor também vem o rate, né?
Eu, graças a Deus, não tenho muito rate aqui. Ou e quando tem, a própria galera que gosta do canal às vezes defende assim. Eu acho isso isso muito Mas também é muito interessante entender o fenômeno que às vezes tem 100 comentários, 99 estão te elogiando e tem só um xingando.
E é só aquele que tu fica tipo: "Ah, vou responder, vou responder, não sei quê". fica pensando naquilo. E, pô, para mim, o fato da gente não conseguir esquecer o único comentário que é negativo, para mim é o maior sinal de que, querendo ou não, a gente tá fazendo isso por validação, né?
A gente tá fazendo isso pr as pessoas gostarem. Eu duvido que que esses caras, tipo, esses Nando Moura da vida, esses caras que fala para tipo para chocar assim, no fundo, no fundo, não fiquem tristinho, tá ligado? Com a quantidade de hate que tem nos comentários deles.
Mas engaja, né? Engaja vale a pena. Na minha concepção?
Não, assim. Será que alguma coisa que eu falei aqui foi é útil para alguém que tá começando que eu tenho a impressão que eu não terminei nenhum assunto? Mas faz o seguinte, eu sei que tem muita gente que tem vontade de fazer canal aqui.
Comenta aí a tua dúvida o que tu quer saber. Eu sei que tem muita gente que também tem canal e quem tiver pode ler os comentários e responder os amiguinhos, comunidade sabe se ajudar. Eu também vou ler e responder os que eu puder.
Uma coisa que eu sinto muita falta da internet era as collabs que tinha antigamente. Lembra quando, sei lá, o Felipe Neto fez um vídeo com PC Siquira e ficou tipo: "Meu Deus", tá ligado? É a Marvel e a DC se juntando.
Queria muito que voltasse isso. Mas enfim, comunidade, comenta aí as tuas dúvidas, o que tu quer saber de ter um canal e quem souber, vamos responder e se ajudar nos comentários. Eu só tô aqui para te lembrar que caso tu goste dos vídeos do canal e tu gosta e se identifique com a comunidade que tá se formando, considera se tornar membro aqui do canal.
Além de ter acesso a muito conteúdo exclusivo, tem um podcast, por exemplo, que só rola na área de membros. Tem live exclusiva com os membros toda sexta-feira, tem vídeo extra e tudo mais. Além disso, também tem um canal no Discord que é só pros membros.
E é muito massa que tá virando uma comunidade de verdade. A galera interage entre si, as pessoas se conhecem, ficam amigos, enfim. Então, se tu gosta do espaço aqui e quer me ajudar a me demitir, vira membro.
Tem um link na descrição que tu pode clicar ali ou se tu tiver pelo computador, tem um botão aqui embaixo, seja membro. E é isso. Estamos junto demais.