Fala aí, pessoal. Sejam muito bem-vindos a sem enrolação. O seguinte, galera, Ibovespa encostou nos 186.
000 pontos. É isso aí, bateu, depois voltou. E todo mundo quer saber.
E aí, Charlão, será que agora Ibovespa vai para 200. 000, vai para 250. 000?
Então, no vídeo de hoje eu vou te responder se eu acho que dá para passar dos 200. 000 E porque mesmo com essa alta, eu acho que você vai perder dinheiro. Isso eu acho que você vai perder dinheiro.
Então se você não quer perder dinheiro, fica até o final desse vídeo. Mas antes de eu começar, você já sabe, se inscreva aqui no YouTube batendo no sininho e me diga nos comentários. E aí cara, cite um ativo aqui embaixo.
É isso aí. Cite nos comentários um ativo que você quer um vídeo essa semana. Então você vai colocar aqui nos comentários: "Eu quero Vale, eu quero Itaúza, eu quero Bitcoin, eu quero ouro, eu quero prata".
Coloque aqui o comentário, tá? nos comentários o ativo que você quer. Eu vou rodar uma inteligência artificial e ela vai me falar: "Olha, 1000 pessoas pediram vale, 1000 pessoas pediram Bitcoin, 800 pessoas pediram prata.
Eu vou pegar os dois ou três ativos mais citados e gravar um vídeo aqui. É a sua oportunidade de me pedir um vídeo. Então peça aqui o que você quer e a inteligência artificial vai me falar sobre o que eu vou gravar sem enrolação.
Então bora falar primeiro sobre o resumo da semana, depois o que me preocupa nos 200. 000 pontos. Então, fechamento foi totalmente afetado pela queda do ouro e da prata na última sexta-feira.
A gente vai falar um pouco sobre isso, mas em geral foi uma boa semana, cara. Ibovespa acumulando alta de 13% e o dólar caiu 4% em janeiro. Que janeiro foi esse, cara?
O Ibovespa, apesar de ter fechado em 181. 000 pontos, ele bateu nos 186. Na hora que eu fizer o resumo do Brasil, eu te mostro tudo direitinho.
Dólar em 5,24. Tomara que caia dos R$ 5. Eu vou ficar muito feliz.
De novo, não é um movimento brasileiro que tá acontecendo só no Brasil. O dólar vem perdendo força frente às principais moedas do mundo, de praticamente todos os países aqui. Óbvio que no Brasil, bacana, né?
12. 8%, mas tem moeda que se valorizou 20%, 15%, 14%, 13%. Tem várias moedas que são muito negociadas em relação ao dólar e as moedas estão ganhando força no movimento global.
Ah, eu fiz o L, tô feliz. >> Você pode estar feliz que você fez o L, mas fazer o L não teve nada a ver com isso daqui. Ah, lá vai o Charlão tirar o mérito do Lula, falar que o Lula teve sorte.
Não, não é que o Lula teve sorte. O Lula teve muita sorte nisso daqui. Dólar não tem nada a ver com ele.
Ah, quando o dólar sobe é culpa dele. Depende. Pode ser.
Quando o dólar cai, é mérito dele. Às vezes pode ser até mérito dele. Nesse caso, é um movimento global.
Eu acabei de mostrar para vocês. Caraca, todas as moedas estão se valorizando. O que não tá se valorizando são as criptomoedas.
Inclusive, enquanto eu tô gravando esse vídeo aqui, o Bitcoin tá despencando. Mais de 1 bilhão em criptomoedas foram liquidadas. Bitcoin realmente, cara, caindo bastante.
Uma coisa positiva é que o novo presente do Fed não odeia as criptomoedas. Cara, se ele não gostasse, seria um problema muito grande pra gente, porque ele vai assumir aí deve ficar alguns anos. Então, apesar do Bitcoin ter caído, ter tido a pior sequência negativa desde 2018, cara, ele ainda tá se equilibrando, caiu ali pra faixa dos 80.
000, 78. 000, altcoins despencando. Eu não sei quanto vai est o Bitcoin.
De repente, você tá assistindo esse vídeo já tá 60. 000, 50. 000, 30.
000, pode estar 100. 000 de novo. Não é momento de desespero.
Eu já vi quedas assim muitas vezes. A pior, olha, pior 2018, 2019 parecia um negócio sem fim. Ali eu falei: "Hum, melhor procurar outra pirâmide no comecinho, mas não, depois ele voltou a subir, aí teve a pandemia, tudo aquilo.
Então, se você tem investimento em cripto e já tá um tempo, não é a primeira vez que você enxerga esse movimento. " Se for a primeira vez, meu amigo, prende o cinto, se segura, porque a gente vai sacudir assim mesmo. Esse é um dos grandes motivos, porque eu não gosto de ter na minha carteira muitas altcoins.
Eu tenho 80% da minha carteira em Bitcoin, Etheréum e XRP e dólar. Então agora eu devo fazer mais aporte. Na carteira do canal de criptonable coins.
Já falei várias vezes sobre stable coins aqui e eu devo pegar isso e fazer um movimento. Mas tá um momento complicado. Até me mandaram uma pergunta lá na comunidade.
Charleta, BTC está no preço justo. Qual a expectativa para esse ano? Bom, a expectativa é muito boa.
Aliás, dá para você ganhar dinheiro também com DeFi. Inclusive, para quem tá lá na minha comunidade, nós temos um módulo inteiro de DeFi e também lançamos uma aula na última semana, qual o valor justo para o Bitcoin em 2026. Então, quem tá na minha comunidade, corre lá.
Se você não tá na minha comunidade, entra para você não se sentir sozinho. Aliás, ontem eu joguei um vídeo lá dentro falando o que que eu tô achando desse movimento no mundo, prata, ouro, tudo que tá acontecendo, cara. não fica perdido aí.
Então, lá na minha comunidade tem muito material sobre criptomoedas. E um outro ponto importante é que nos últimos meses nós temos visto uma fuga de capital dos ETFs de Bitcoin. Então, poxa, 2025 foi um ano bacana, muito bacana, aliás, e agora desde novembro nós estamos vendo uma saída líquida de capital, o que faz parte do jogo.
Já falando aqui sobre ouro e petróleo, movimento interessante também essa semana tem gente que já tá achando que é o fim do rally, porque o ouro e a prata despencaram na sexta-feira, mas despencaram mesmo. Após a euforia, tivemos uma venda generalizada, derrubando ações de ouro, ações de prata, ações de mineração. Cara, estamos falando aqui de uma queda de quase 10% do ouro e quase 30% da prata.
Ativos que subiram demais. Tudo bem que em um dia eles caíram, mas vamos pegar o ouro aqui, ó. 10% de queda no dia, mas em um ano o ouro subiu 75%.
Então, ah, quem comprou ouro se ferrou, quem comprou pá se ferrou e tal. Não se ferrou dependendo de quando comprou. se vem comprando nos últimos meses ou anos, não se ferrou.
Um outro ponto, muita especulação, tem gente até falando de operações com inteligência artificial, bancos que estavam fazendo operação short antes e quebraram. Daqui a pouco a gente vai saber o que que aconteceu, mas é uma queda muito expressiva. Em outro ponto, cuidado, ouro e prata subindo muito, todo mundo, ah, eu não entrei ainda, mas agora tá subindo, tá subindo, tá subindo, vou entrar.
Teve gente que caiu nessa ratueira aqui. Cuidado, esses ativos subindo, eles são muito bons de ficar ali. É uma ratueira.
Olha só. Vem cá, ratinho. Compre ouro, compre prata, vem cá.
Aí quando você vai lá, os investidores institucionais créu, fecham a ratoeira, saem do jogo com seu dinheiro. Então, muito cuidado. Quer dizer que seja ruim?
Não, a prata inclusive tem perspectivas muito boas de subir ainda, mas você tem que tomar cuidado. E petróleo, eu falo aqui todos os domingos, o petróleo subiu, é a máxima em 5 meses. Que que eu disse para vocês lá atrás?
Quando o petróleo bateu 60, pode esperar que venha uma guerrinha, um confronto, ele vai subir. Dito e feito, petróleo tinha caído abaixo de 60 e já voltou, já está nos 70. Destaques da semana.
Eu sempre gosto de começar pela Argentina. Movimento interessante que tá acontecendo lá. Eles estão com menor risco país em quase 8 anos.
Tem gente até falando da volta da Argentina pro cenário de crédito externo. Cara, menor risco em 8 anos. Você vai falar que o Milí não tá fazendo bom trabalho.
Não tem como falar isso. Ajuste fiscal tá melhorando essa percepção externa. Por isso que eles devem voltar pro mercado de crédito.
E outro ponto é que apesar do Melei não gostar da China, olha o que ele disse, que a Argentina não tem escolha a não ser negociar com a China. Então eu acho interessante, você não precisa deixar de negociar com a China, deixar de negociar com os Estados Unidos, deixar de negociar com a Europa, porque você não pode ficar de joelhos pra China, como o Brasil tem ficado, joelhos pro Irã, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela. Então o Milei mantém ali, eu acho que boas negociações com os países, mas nem tudo tá resolvido.
Muito difícil levantar a economia da Argentina. Caramba, Charl, tá vendo que ele já levantou? Não levantou.
Ele está levantando. Boa parte da população ainda está abaixo da linha da pobreza, o que é uma situação muito delicada. Europa, aquele mesmo lenga lenga, mas temos boas notícias.
A economia da zona do euro cresceu acima do esperado também. O esperado era muito pequeno. Estamos falando do crescimento de 1,5, cara.
1,5, bicho. Não tem como se desenvolver com e-mail. PIB da França teve expansão de 09.
PIB da Espanha cresceu 08. E vocês estão percebendo, cara, 08, 09 de crescimento. A inflação desses países tá comendo esse crescimento.
Não dá para fazer dinheiro nesses locais. O PIB da Alemanha cresceu 03 quarto trimestre. Então a Alemanha também não tá conseguindo, né, o motor da Europa se desenvolver tanto.
PIB da Itália subiu 03 no quarto trimestre. PIB de Portugal já cresceu um pouco melhor, mas abaixo da previsão do governo, Portugal precisa crescer e se desenvolver. E a taxa de desemprego na zona do euro caiu abaixo do esperado.
Eu vou falar um pouco também sobre a taxa de desemprego do Brasil. Eu acho que pode estar acontecendo a mesma coisa na Europa e a mesma coisa aqui nos Estados Unidos. Então, a taxa de desemprego da Espanha caiu abaixo de 10% pela primeira vez desde 2008.
O número de desempregados na Alemanha atingiu o maior nível em 12 anos. Então, na Alemanha você tem um pouco mais de desemprego, mas em geral na zona do euro tá caindo, em outros locais tá caindo, no Brasil tá caindo. E aí já já quando eu chegar no Brasil eu vou falar para vocês o que me incomoda, que na taxa de desemprego, minha opinião, tá?
Você pode deixar sua opinião aqui nos comentários, deveria est contemplado também, deveriam falar quantas pessoas recebem dinheiro do governo. Porque se você me diz o seguinte, Charlão, menor taxa de desemprego, tá, e quem tá recebendo dinheiro do governo e idade de trabalho? Ah, isso não para de subir, então.
[ __ ] o cara que tava desempregado entra numa bolsinha, fica lá parado, não pede a bola, não pede jogo e aí você conta esse cara como saindo, ele não é mais desempregado. Cara, qual será o desemprego real do Brasil? Vocês já pensaram nisso?
Qual será o desemprego real aqui de vários países da Europa? Qual será o desemprego real dos Estados Unidos se você tirar todo mundo que tem uma tetinha para mamar? Hum.
Qual será a verdade? Ninguém sabe. No Brasil, então, é teta para caramba.
Só que tá difícil achar gente para dar leite, né? Tá cada vez mais difícil. E sobe imposto e sobe imposto, sobe imposto, entendeu?
Vai faltar teta, o maior hora vai faltar. Eu já falei com vocês isso. Então, a gente segue aqui com uma Europa complicada.
O Banco Central da Europa também tá monitorando o dólar mais fraco, vendo os impactos na inflação. Talvez você possa baixar mais o juro de uma situação dessa. Tem também os investimentos que a Europa vai fazer por causa de uma possibilidade do fim da OTAN.
É muita coisa que tá se discutindo. Mesmo assim, bolsas da Europa fecharam em alta após os dados, os números, os balanços e o Fed no radar. A gente também vai falar do Fed.
China também é um lugar complicado. Investimentos das empresas alemães estão crescendo. E eu gosto de trazer esses números aqui, ó.
É o maior investimento da Alemanha na China em 4 anos. Então vocês estão vendo? Eu gosto da China, não tô falando aqui bem.
Em parte sim. Eu tô mostrando um dado interessante. Com a guerra comercial, o Trump tá brigando com a Alemanha, tá brigando com a Inglaterra.
Esses países estão ali. Ah, é? Tu vai brigar comigo, eu vou falar com a China.
Eles estão procurando a China. Eu acho isso péssimo. Que como vão resolver?
Eu também não sei. A gente tem até aqui, ó, a reaproximação entre Reino Unido e China com o investimento bilionário. Então, Alemanha investindo na China, Inglaterra investindo na China.
Minha opinião, isso não é bom pro mundo em geral. A gente viu durante a pandemia todo mundo produzindo na China, o mundo fechou, não tinha carro, não tinha computador, não tinha celular, porque todo mundo concentrou a produção lá. A China aceitou reduzir pela metade a tarifa sobre o whisk.
Então eles tão se aproximando do Reino Unido, tão se aproximando da Europa em geral e com isso mantém posição entre os maiores investidores globais recebendo dinheiro, aportando em outros países, vem buscando investimento. Investimento esse que poderia est vindo pro Brasil. Agora existe uma preocupação de um possível golpe de estado.
O XinPim expulsou o segundo homem mais poderoso, seu exército. Não dá pra gente ignorar isso daqui. E como não temos informações confiáveis, vai saber se tá tendo um golpe de estado ou não, ou se estão tentando um golpe lá na região.
Vindo aqui pros Estados Unidos. Para quem não sabe, eu moro aqui nos Estados Unidos. O Nubank recebeu aprovação condicional para estabelecer um banco por aqui.
E com isso nós já temos várias instituições brasileiras vindo para cá, focando na internacionalização do patrimônio. Pô, são 2 milhões de brasileiros morando aqui só na Flórida, 300. 000.
É gente para caramba. Então, nós temos a Nômade que faz essa internacionalização, tem cartão de viagem, tem cara muita coisa. Tem aven, mas na verdade aven daqui a pouco acho que vai acabar porque virou Itaú no Bank, Banco Inter, BTG Pactual.
Então todo mundo de olho no dólar do brasileiro. Esse mercado ainda vai crescer muito. O Fed interrompeu o corte de juros.
Eu falei aqui na quarta-feira, nós tivemos uma manutenção entre 3,50 e 3,75. Ou seja, o juro caiu, mas ainda tem bastante coisa para cair. O problema é que, apesar da confiança do consumidor tá caindo, a inflação ou produtor acelerou, ficou acima do esperado.
Então, mas vai cortar juro com a inflação subindo um pouquinho e tem venda subindo também. Olha só, preço dos imóveis residenciais acabou subindo e você tem também encomendas à indústria se recuperando em novembro. Cara, é uma loucura esse mercado, né?
Tipo assim, eu trago boas notícias, mas a consequência é ruim. Olha, a venda melhorou, legal, o preço das casas tá melhorando, legal. Desemprego tá caindo, legal.
Qual o resultado? Não pode cair o juro. É, é meio louco.
A economia é [ __ ] tá tudo interligado, não tem jeito. Também vamos ter a substituição do Pau, finalmente ele vai sair. Tem essa queda de braço entre o Trump e tal.
O Lula faz isso também. Eu não gosto não. Quando o presidente tem essa queda de braço com Banco Central.
Mas tem uma boa notícia. Esse novo presidente, o sucessor do Powell, está alinhado a princípio com a defesa da queda na taxa de juros. Ah, Charlão, por que que você acha isso bom?
Caramba, já falei com vocês, interesse pessoal. Eu financiei essa casa aqui em 30 anos. Se o juro começar a cair mais, eu posso refinanciar.
No Brasil, até me coloca aqui nos comentários, no Brasil eu também acho que dá para refinanciar. você mudar de banco do Bradesco Santander, da Caixa para não sei quê, mas é um pouco mais complexo, um pouco mais caro, não é tão prático que nem aqui no Estados Unidos. Aqui nos Estados Unidos todo mundo faz isso, passa 2, 3, 4 anos, mudou o preço da casa, mudou o valor do juro.
Cara, você vai pedala a bicicleta, não pode parar. Se parar, cai da bicicleta. Aqui você pedala, pedala bicicleta, caiu o juro, cai não sei quê.
Aí a casa valorizou, você pega a diferença da casa, vai compra o imóvel, compra o terreno, constrói e tal, não paga, cai teu crédito, aí volta o mercado, pedala a bicicleta. Se parar de pedalar, cai aqui. Você tem essa facilidade.
Então, se o juro continuar caindo, cara, pensa no meu caso, juro caindo e dólar caindo. Estamos falando aí talvez de milhões de diferença que eu vá poupar, principalmente na questão do dólar. Depois eu gravo um vídeo falando dos custos, como é que foi tudo.
Se vocês quiserem, na hora que eu for refinanciar, eu mostro. Olha, eu tava devendo X milhões, com a queda acabou virando Y. Posso gravar um vídeo só sobre esse tema, talvez no meu canal americano, América sem enrolação, canal para brasileiros pelo mundo.
Então eu posso gravar esse tema daí. E ainda em relação ao petróleo, que eu falei lá atrás, toda a possibilidade de conflito, não sei se já vai ter acontecido, mas existe a possibilidade ainda remota do Trump atacar o Irã para tentar uma mudança de regime. O resumo é que não foi uma semana muito boa nas bolsas aqui.
Tivemos queda e destaque pra Microsoft, quase menos 8% nas ações. Cara, é muita coisa, mas foi um negócio mais específico. Indo pro Brasil, o Banco Central fez a manutenção da taxa básica de juros em 15%.
Eu acho absurdo. Acho quase uma giotagem institucional. É um juro muito elevado.
Fiz uma live, obrigado. Nossa live passou de 100. 000 pessoas já assistindo lá.
Agora é muito alto. Pô, como é que você vai comprar um carro? Aí o juro é 15.
Você for financiar o teu carro, vai pagar 25. Aí quando você vai olhar um Fiat Mobro ainda com negócio assim, R$ 100. 000, R$ 1.
000. Tá de sacanagem. HB20 é carro de rico.
Agora, quanto tá HB20? Me coloca aqui nos comentários. Deve tá 120, 110.
000. Pô, e eu não tô falando mal, não. Acho muito maneiro o HB20.
Muito maneiro. Você vê que essa geração nem quer carro. Acho maneiro, mas é caro demais.
E 15% inviabiliza o mercado de veículos, inviabiliza a venda de imóveis. Comear a comprar um apartamento financiado em 20 anos, quanto tá o juro da caixa agora? Deve tá uns 18.
Não sei, também me coloca aqui nos comentários. Não dá para financiar. Não dá financiar.
E é importante comprar o imóvel. Desde sempre eu digo aqui para vocês, enquanto os outros influenciadores falavam: "Não compre casa". Depois todo mundo não comprou, eu já falava: "Compre a sua casa, vai ser feliz, porra".
Só que com esse juro dificulta, pô. Imagina se o juro na caixa agora tivesse sete, oito. Caraca, vende móvel para [ __ ] E aí quando você vende móveis, você vende linha branca, geladeira, fogão, colchão.
As pessoas casam mais, porque aí você vê uma possibilidade de mudar, você sai da casa da sogra, para de incomodar. Acho que as pessoas até se separam menos porque não fica ali casa da sogra, do sogro, mora meia água, mora nos fundos, um saco, [ __ ] não pode à noite ali dar uma namorada porque já faz barulho na cama, não dá, entendeu? Então esse juro ele atrapalha muitas coisas, sabe?
E aí eu falei na nossa live, um ponto que atrapalha muito é a dívida pública, cresceu 18% em 2025, estamos falando de 8. 6 6 trilhões pode atingir mais de 10 trilhões. Então, quando eu falei: "Ah, eu não gosto de quem fez o L, não gosto do Lula".
Olha o que tá acontecendo com o Brasil. A dívida pública tá subindo muito, sem um legado específico. Que que é um legado?
Por exemplo, aqui vou imaginar que eu virei presidente, aí eu fiz a dívida pública, subiu. Aí você vem me perguntar: "Charlão, a dívida contigo subiu? " É, mas eu construí portos, aeroportos, trouxe investimentos, construí moradia para muita gente.
Eu deixei um legado. O problema é que a dívida pública tá subindo para despesas correntes, para bolsa, para tudo. Qual o legado que tá acontecendo?
Hum. Eu não posso falar o legado. O jurídico não me deixa falar o legado.
Para onde tá indo o dinheiro, o jurídico não me deixa. Falou que no plano que eu assinei lá mensal com escritório de advocacia, eu não posso falar certas coisas, senão eu tenho que pagar o plano plus para poder falar tudo que eu gostaria aqui. Como eu não quero pagar o plano plus, eu não posso falar para onde tá indo o dinheiro, que não tá indo para portes, zero apostos e tudo mais, mas com esses escândalos vocês estão vendo para onde tá indo o dinheiro.
Então, essa questão da dívida pública, da dívida bruta, ela é muito preocupante, porque o juro no Brasil é caro. E ainda sobre aquela questão de que o Brasil criou 1. 28 milhão de vagas, foi o pior resultado.
O que a gente tem aqui é o seguinte, uma geração menor de emprego, olha que interessante, mas o menor desemprego da série histórica, 5. 1%. Então, [ __ ] pera lá, o Brasil não tá criando empregos como deveria, mas o desemprego não para de cair.
Não seria interessante, sem implica, mesmo que você goste do Lula, do Hadad, não seria interessante ter dois índices? Faz dois índices, continua medindo esse, ó, desemprego tá 5. 1.
Mas, mas porém, contudo, entretanto, se incluirmos pessoas em idade de trabalho que ganham bolsa, mas não trabalham no índice, é 7%, é 10%, é 15%. Eu gostaria de ver esse índice, mesmo que nós vivéssemos um governo de direita, de cento de extrema esquerda, de extrema direita, eu acho que seria importante mostrar o desemprego é este, o índice antigo, e o índice novo é este daqui, incluindo quem recebe algum tipo de benefício, quem tá lá mamando. Eu gostaria de saber por quê?
Porque o dinheiro é nosso, a gente que tá pagando imposto. Não existe dinheiro do governo federal. O governo federal não é uma pessoa que trabalha, é o nosso bolso, é a gente que tá pagando.
Então eu fico feliz demais com desemprego. Sempre disse para vocês aqui é muito bom desemprego, mas eu gostaria de saber quem está recebendo dinheiro do governo, né, que é o nosso. Agora falando sobre Ibovespa, tô feliz demais, é um movimento positivo, [ __ ] a gente esperou demais por isso.
Então, essa semana a bolsa bateu um recorde intradiário e tocou os 186. 000 pontos. Parabéns para todo mundo que tá aqui no canal.
me acompanhou por todos esses anos, falando de ações, falando de fundos imobiliários. [ __ ] eu lembro que eu fiz caneca, acho que em 2020, 21, 22, Ibovespa 100. 000 pontos.
Tinha camisa, tinha tudo. Eu sorteava aqui, [ __ ] que a gente ia comemorar os 100. 000 pontos.
Comemoramos 100. 000 pontos, comemoramos 125, comemoramos 150 e vamos comemorar 200. Já vou falar se vai chegar ou não, mas nós vamos comemorar os 200.
E para quem acha que não chegou, ah, mas eu não vi 186 não, porque foi no intradiário, cara. muito dinheiro externo entrando. De novo, é um movimento global.
A entrada de estrangeiros em ações atingiu 21 bilhões em janeiro. É uma entrada muito forte, cara. A gente tá falando de quase 13% de alta em um mês, cara.
Então, quais foram os motivos dessa alta? Expectativa da queda de juros. Deve cair em março.
Entrada de capital pesado estrangeiro, alta das commodities, melhora no humor global e menos a versão a risco daqui para os emergentes. Mesmo assim o Ibovespa deu uma quedinha, por isso que vocês não viram ali os 186. 000 pontos.
Ele perdeu mais de 4. 000 pontos. Mas olha só, eu meti um print aqui, galera.
Então, o Ibovespa tocou 186. Se der uma arredondada marota, eu poderia falar no vídeo aqui. Ibovespa 190.
000. Porque 186 é mais próximo 190 do que 180. Então o Ibovespa quase nos 190.
000, cara. De 190 para 200 são dois dias de uma alta pequenininha. A 1,5 2 pronto, já bateu 200.
000. Então eu já vou chegar na minha conclusão se vai bater ou não. Mas já dá para imaginar.
[ __ ] se a gente tivesse em 100. 000, será que bate 200? É difícil falar.
Agora já tá em 190. Cara, para bater 200 é uma espirrada, é uma notícia positiva que faria com que batesse nos 200. Então eu sei que ele fechou em queda, tudo bem que a gente não teve a queda do juro também que ajudaria, foi uma saída pontual ali no final, uma realização de lucro também, movimento técnico, tá?
Então para com essa [ __ ] de achar, ah, será que a bolha já estourou? Caiu de 186 para 181. Não, não estourou bolha nenhuma, não tem bolha.
Segundo a XP, tem gente tirando, tirando dinheiro, mas o Ibovespa disparou. E outra coisa, eu gosto desse gráfico aqui que mostra o PL da bolsa. A média histórica é de quase 11 e a gente tá ali em 11.
7, ou seja, a gente tá praticamente na média da bolsa. Já teve muito barata. Eu trago esse gráfico aqui, eu lembro que, cara, tava em oito, tava em sete, [ __ ] agora tá aparelho.
Então, a bolsa está barata, não tá no preço justo praticamente, mas o juro ainda vai cair. Tem muita ação que ainda não está no seu preço justo. Então, quando a gente olha aqui os últimos 5 anos, em vários momentos, o IBOV tocou 100.
000 pontos. Aí agora nos últimos anos já tocou nos 120, continuou subindo e eu acho que tem tudo para continuar subindo. Então a minha opinião é que o Bovespa deve continuar subindo.
Eu falo aqui que a minha estratégia contempla isso. Tem os terços, terra, negócios, reserva. É importante que eu tenha negócios, tanto negócios de crescimento quanto ações focadas em dividendos.
E temos eleições. Aqui a gente pode ter um pouco de volatilidade. Então, 50.
6% 6% dos eleitores desaprovam o Lula. Isso aqui é extremamente preocupante para ele. Já temos quase um empate técnico.
Na verdade, temos um empate técnico até em termos de rejeição, porque a rejeição do Lula é muito parecida com a do Flávio Bolsonaro, que talvez seja o candidato. E segundo a Paraná pesquisas, o Flávio e o Tarcísio empatam com o Lula no segundo turno, porém tá começando já a valer a reforma do imposto de renda. E quem ganha até 5.
000, na verdade, quem ganha até 7. 350, já tá vendo um desconto menor no seu bolso. E aí com isso, a popularidade do Lula pode subir um pouco.
O cara tá recebendo contra-cheque dele. Tô recebendo a mais por causa do Lula. Ah, mas não é só o Lula, tal.
Pô, galera, olha só, eu falo mal para [ __ ] Quando o cara acerta uma coisa, mesmo que seja de popularidade, eu tenho que falar. Então, nesse caso aqui, pode ajudar na popularidade. Eu não sei se vai, mas pode ajudar.
O que pode atrapalhar é a violência no Brasil que tá fora de controle, mas essa história do imposto pode ajudar, como também pode atrapalhar, porque muita gente vai ter que pagar mais. Eu gravei pro meu outro canal, não sei se tem como a produção botar o link de um canal em outro canal, mas eu gravei um vídeo que o imposto para quem tem apartamento em Airbnb pode chegar a 44%. Então essas pessoas já não estão satisfeitas.
Com isso, a gente tem uma mega reforma. Eu vou até fazer o seguinte, eu vou deixar um e-book aqui embaixo da Ticker da nossa consultoria de investimentos. A gente fez um e-book pra galera sobre a tributação de dividendos.
Então, poxa, não quero saber mais da tributação. Cara, tem um material completinho aqui embaixo, gratuito da minha consultoria. Vou deixar aqui embaixo.
Quem tá na consultoria, só fala com o seu consultor que ele bate um papo contigo. Mas se você não tá na minha consultoria ainda, deveria est. Se você tem mais de 300.
000, eu vou deixar um material gratuito aqui para vocês. E agora, finalizando a história. Bate ou não bate?
Bom, segundo analistas, especialistas, economistas, tem tudo para bater esse ano. Os 200. 000 já tá projetando, tá quase batendo, talvez bata até antes do final do ano, mas qual é o cenário?
E aqui eu queria fazer um alerta para que você não perca dinheiro. Bom, se o fluxo continuar, ela vai bater. Participação do investidor local tá baixa ainda.
Tem muita gente para botar de inclusive tirar da renda fixa botar possibilidade de novos recordes nos próximos dias. O Valuation tá muito atrativo pro invés do estrangeiro, ainda mais com esse câmbio. Volatilidade elevada por causa das eleições e o cenário favoreceu quem estava posicionado.
E aqui eu quero fazer o meu alerta para você não perder dinheiro. Por favor, presta atenção aqui. Sai do TikTok, do Instagram, [ __ ] E presta atenção só nessa parte, gente.
Em momentos de alta é que você perde dinheiro. Como assim, Chalão? Vamos lá.
Você acompanha o meu canal aqui há anos, né? Aí você investiu na Itaúza, investiu na Vara e tá ganhando 50%, 80%, 100%. Só que teve gente que não investiu em nada porque tava com medo.
Ah, mas esses ativos estão baixos, eu tô com medo. Agora essas pessoas vão querer investir. Então quando a Itausa tava sete, a pessoa tinha medo.
Não, não vou investir. Tá com medo. Itaus vai acabar.
O IT vai acabar. Os bancos de estão engoli os bancões. Agora que tá 14, 15, essa pessoa tá lendo no jornal que tem possibilidade da ação bater 20.
E ela compra, só que ela tá comprando caro, porque eu já tô pensando em vender um pedaço. Então fica um alerta. Não tô falando especificamente da Itaúza, da Vale, do ouro, do Bitcoin, mas em movimentos de alta eu vejo muito mais as pessoas perdendo dinheiro do que em movimentos de baixa.
Porque a pessoa ficou olhando, cara, tem gente com dinheiro parado há 2 anos na conta corrente e agora essas pessoas vão entrar no Ibovespa. Então, ao invés do Eu tô falando a verdade, eu converso com muita gente, tá? Só não tô dando nomes aqui, print.
Tem gente há 2 anos com dinheiro parado e Bovespa tava 100. 000. A pessoa acompanha o meu canal.
Agora que o I Bovespa vai bater 200. 000, a pessoa vai entrar na bolsa. Tem como dar certo?
Não, porque essa pessoa vai ter que esperar 5 anos às vezes para colher algum lucro e vai pegar a queda. Aí depois sabe que a pessoa diz: "Bolsa é cassino. " A bolsa não é cassino.
É você que tá fazendo errado. Então, por favor, eu terei vários vídeos agora essa semana. Vou fazer os alertas, tô procurando novos ativos, mas não faça nada na emoção, não compre nada correndo porque subiu, estão te dizendo que vai subir mais, porque depois na hora que der merda, essas pessoas vão sumir.
Então essa é a minha opinião. Acho que bate, é questão de tempo. Agora, antes de eu ir embora, você já sabe, se inscreva aqui no YouTube batendo no sininho e me diga nos comentários.
E aí bichão, me cite aqui um ativo que você quer vídeo essa semana. Pode ser a Vale, pode ser a Itaúza, pode ser o Bitcoin, pode ser ouro, prata, um ETF. Me diga aqui nos comentários que eu vou rodar uma inteligência artificial e fazer uma lista com os três ativos mais citados aí.
Se gostou, curte o vídeo por canal B. Até a próxima.