Você já se questionou como que um cara que só tem Bitcoin como é que um cara que é maximalista de Bitcoin organiza as próprias Finanças bom neste vídeo eu vou te contar sobre isso e eu tenho certeza que a sua cabeça vai virar do avesso Eu vou bagunçar tudo que você sabia sobre Finanças se é que você sabia alguma coisa né porque aqui no bostil a maioria das pessoas devem e gastam mais do que ganham e a maioria das famílias estão endividadas não sabem o básico de Finanças mas com Bitcoin é possível aprender rapidinho sobre
o valor do tempo do dinheiro a distância de poupar do orçamento dos juros dos retornos e assim por diante isso porque vale a pena poupar em Bitcoin eu vou te mostrar como que um maximalista maluco usa cartão de crédito como que ele vê as dívidas e também vou te contar como que um maximalista de Bitcoin pode gastar mais do que ganha e ainda assim fic mais rico ao longo do tempo claro isso aqui não é uma recomendação você faz o que quiser da sua vida você tem que fazer com autonomia com responsabilidade e com aut
soberania né mas eu vou mostrar simplesmente o que eu tenho feito e que tem dado certo para [ __ ] é é esse ano tá desde que eu conheci o conceito de liberdade financeira lá em 2021 eu decidi que eu iria acumular o máximo de Capital que eu conseguisse para que por volta dos 35 40 anos eu nunca mais precisasse me preocupar em trabalhar o acúmulo exagerado de Capital bem do jeitinho que o Felipe Neto e todos os ressentidos e invejosos odeiam Na época eu acreditava em renda passiva dividendos E essas bobagens e queria me
libertar o mais rápido possível da corrida dos Ratos aliás esse conceito de corrida dos Ratos foi inventado no Legacy e é bastante usado pelos npcs aqui do Legacy mas é um conceito realmente muito bom né embora Claro os investidores de bolsa e sejam todos npcs presos nessa corrida de ratos né a saber nessa corrida de contra juros negativos né que vai drenando e comendo a riqueza de todo mundo bom na época conforme eu fazia simulações lá em 2021 2022 eu via que eu levaria 30 anos ou mais para atingir a tal independência financeira ou Liberdade
financeira ou seja isso correria lá só pelos 50 anos de idade e que eu teria essa independência financeira ao longo de 2022 no entanto eu mudei de visão eu mudei de perspectiva teve um vídeo que eu vi de um cara que ele fez uma simples pergunta e aquilo mudou tudo tudo que eu pensava sobre investimento Liberdade financeira acúmulo de Capital ele perguntou assim você vai querer ser um milionário quando for um velho brocha aí eu eu pensei nessa pergunta e fiquei pensando e fazia sentido para caramba se você acumula no Legacy ganhando pouco por 30
anos só Deus sabe se o país ainda vai existir até lá eh se você vai conseguir aproveitar a sua riqueza Provavelmente você vai est brocha numa cadeira de rodas quem é que quer a independência financeira desse jeito vai ter que gastar tudo com remédio a partir disso eu decidi que eu teria que focar em ganhar mais grana não teria jeito então não importava a questão da locação ficar estudando os ativos que vão dar 16 17% 18% 20% ao ano e não sei o que lá ao longo dos anos o importante é ganhar mais porque um
cara que poupa R 1000 por mês vai vencer um cara que poupa 500 por mês praticamente de forma Independente de onde ele coloca esse dinheiro dentro do Legacy É claro se um coloca no Bitcoin e o outro coloca no Legacy aí acaba que quem coloca no Bitcoin vence Quem coloca no Legacy Mas enfim de modo geral era isso então eu foquei em ganhar mais grana E além disso também eu decidi que em vez de pensar nessa forma tradicional de aposentadoria de se aposentar e não fazer [ __ ] nenhuma eu decidi que em vez disso
eu iria trabalhar até morrer só que claro que com o passar do temp eu iria migrar para trabalhar em coisas que eu gostasse que eu tivesse interesse e fazer dinheiro de uma forma que eu gostasse de uma maneira livre e a aposentadoria tal como ela é imaginada pela maioria das pessoas ela ela é um mito Ela é ridícula você se aposenta para de trabalhar e vai fazer o quê vai ficar dormindo e engordando todo dia a mente e o corpo quando ficam parados eles atrofiam e levam a infelicidade Inclusive a depressão também então eu abandonei
esse conceito de aposentadoria tosco e comecei a prezar mais pela ideia de liberdade para transitar entre neg negócios entre trabalhos né entre formas de ganhar dinheiro algo mais próximo do que seria aí Talvez um investidor anjo ou um empresário né alguém que fica pulando de negócio em negócio termina um negócio vai paraa outro e tal por hobby mesmo às vezes por Esporte por enfim porque gosta porque gosta da área atuando numa área porque gosta mas o primeiro passo no meu caso era conseguir uma estabilidade e uma renda decente né eu precisava ganhar mais e ter
uma estabilidade com isso foi aí que eu me foquei em concurso e foquei em estudar pro concurso em que eu fui aprovado e Fui aprovado E aí depois eu comecei a a pensar em outras formas de ganhar mais grana e o que cinou aqui na ideia de ter esse canal no YouTube aproveitando ao máximo É claro meus conhecimentos e minhas habilidades adquiridas eh e fazendo claro o que eu gosto mesmo né então o primeiro passo para você acumular Bitcoin de forma Hardcore é focar em ganhar mais grana não tem muito o que fazer não se
você mal consegue ficar superavitário no seu dia no seu mês ou seja se você não consegue poupar e guardar mais do que gastar menos do que você ganha você tá [ __ ] é então você tem que focar em ganhar mais grana não adianta é com concurso é abrir empresa é virar autônomo é prestar serviço por fora é abrir um canal no YouTube é fazer alguma coisa você vai ter que fazer alguma outra coisa e ganhar mais grana no meu caso também por eu ser low profile sempre tive hobbies e um estilo de vida bastante
saudável extremamente econômico os meus gastos variáveis eles são bem baixos ou seja aqueles gastos que não estão previstos é os npcs eles têm bastante esses gastos porque eles vão à festas bebem e fazem outras coisas e e compram coisas para se aparecer e tudo mais por isso eles acabam tendo gastos variáveis bem altos e por causa do meu estilo de vida eu sempre consegui poupar entre 20% e 50% da minha renda eu estou no que eu poderia chamar de modo caverna contínuo já que já tem aproximadamente 4 anos aí que eu vivo uma vida bastante
focado minimalista e tudo mais inicialmente eu fui forçado pela condição do bostil mesmo a ser minimalista né eu virei minimalista por necessidade porém agora eu mantenho esse estilo de vida simplesmente por hábito mesmo e porque eu acho que ele é saudável no longo prazo então eu não abri mão desse minimalismo dessa simplicidade na minha vida inclusive conforme eu contei no meu vídeo publicado há quase um ano o meu modo caverna seria e aplicado neste canal neste ano e deu certo para [ __ ] Então o segundo conselho para acumular Bitcoin Hardcore é você ser minimalista
no início da sua vida viver um modo Ghost um modo caverna e [ __ ] mas o ideal é que isso faça parte do seu estilo de vida seja um hábito e não seja um martírio um sacrifício doloroso demais se você vai querer se churrascar por viver uma vida minimalista então abandona o minimalismo primeiro você tem que se preparar mentalmente para isso no meu caso foi mais fácil porque é o meu jeito de ser e eu gosto mais de de atividades introspectivas gosto mais de coisas mais nerdolas mesmo mais geeks então eu nunca tive problema
em gastar dinheiro na rua entendeu em gastar dinheiro com coisas e introspectivas né para se aparecer ou para gastar muito com festa ou qualquer coisa desse tipo para mim é bastante tranquilo ficar longe das pessoas ficar na minha e eventualmente eu converso com Uns poucos amigos que eu tenho tá então eu não tenho problemas com isso eh eu gosto mesmo é de focar num plano emergir no objetivo e conseguir os resultados É isso que me dá bastante tesão pela existência e se vai ter gente comigo se vai ter um monte de gente ou não [
__ ] entendeu Na verdade até prefiro que não mas eu sei que isso é difícil para muitas pessoas né é uma coisa que você tem que se treinar praticar e às vezes você não vai ter condições de fazer pelo menos no modo mais extremo né mas você pode sim reduzir isso você pode melhorar perfeiçoar e viver um modo Ghost um modo caverna um minimalismo ali de início e tal de uma forma que não seja totalmente sacrificial e desconfortável eu sei que ganhar cada vez mais no bostil e viver no minimalismo é é complicado é este
país Ele é amaldiçoado e te mantém na pobreza por diversas restrições e impecilhos criados aí pelo governo ecir com com os cantillon arries né com essas grandes corporações que fazem Lobby criam barreira de entrada criam enfim monte de burocracia que impedem o o afegão médio de crescer de ganhar mais grana de ficar rico o bostil ele é quase impossível de tancar nascer aqui e tentar crescer aqui é jogar no modo hard mesmo é difícil para [ __ ] é eu tenho um texto lá na newsletter no subtech que eu fiz sobre empreendedorismo no bosti falando
das dificuldades e tal e eu particularmente só acho que vale a pena só o empreendedorismo digital para quem é a ferão médio se você já tem um capital maior e tal e já tem uma expertise numa área né eu ten um amigo que por exemplo tem uma expertise na área de construção civil e ele abriu uma empresa tradicional na construção civil mas o cara tá apanhando ele mal consegue sustentar a empresa dele então assim ele esses dias ele tava reclamando para mim sobre os impostos que ele tava pagando que ele não tava aguentando mais ele
tava querendo quase que desistir desse negócio né frustrado decepcionado com empregado com funcionário para [ __ ] e tal o cara gira 30.000 por mês e embolsa 9.000 de lucro só e ele falou que é lucro entre aspas porque ele tem que fazer caixa pra empresa para poder porque tem risco trabalhista pode levar processo ele pode acabar tendo que pagar multa de alguma coisa então Ele tá fazendo um caixa pra empresa dele então o empreendedorismo tradicional no bostil é muito ruim é muito complicado muito difícil eu também fiz um texto recente no no subsc falando
sobre a questão das poucas vias de riqueza no bostil E essas poucas vias elas estão se fechando né os concursos públicos Por exemplo agora foi permitido contratar por CLT Então perdeu aquela estabilidade antiga né o reajuste com certeza vai ir pro [ __ ] também reajuste salarial acima da da inflação Vai pro [ __ ] Então assim o Brasil tá ficando cada vez mais difícil de você enriquecer eu até momento com os meus amigos e essa eu diria que é uma hipótese um pouco mais exagerada quem não ficar rico para [ __ ] até a
década de 30 vai morrer pobre vai virar servo e acabou entendeu É é uma hipótese que eu tenho claro que eu espero estar errado eu espero estar realmente errado com isso mas é o caminho que eu estou vendo pro Brasil é o futuro é o cenário bom eu pratiquei o meu plano fiz o concurso consegui uma estabilidade básica abri aqui o negócio aqui no YouTube canal e tal cresceu para caramba e existe eu acredito que existe muita oportunidade no marketing digital né o o o bosão é um país em que as pessoas em média ficam
muito tempo na internet então assim existe um um mar aí de oportunidades em questão de serviços conteúdo e tal eu acho que tem muita oportunidade tanto de emprego também emprego digital que querendo ou não é Aim da média em relação aos empregos do bostil a subempregos do bostil como também para quem quer realmente iniciar um negócio é mais como se fosse um autônomo mesmo ou empreendedor digital né eu vou falar mais sobre isso no subsc eu tenho Já criei alguns texos sobre isso mas eu pretendo abordar muito mais Esse aspecto o foco em ganhar cada
vez mais tem que ser bastante constante na sua vida né você tem que pensar em escalar sua renda crescer negócio subir na carreira passar em concurso melhor né você tem que focar Nisso porque se você ganha pouco ou se você ganha ali muito apertado fica difícil realmente acumular Bitcoin no modo hardcore mas o Bitcoin ele muda todos os aspectos das finanças pessoais eh ele faz os manuais de Finanças tradicionais parecerem uma completa bobagem tá o Bitcoin ele me fez mudar de opinião sobre dívidas cartão de crédito gasto poupança renda juros e diversas outras coisas né
estudar a economia e as Finanças do ponto de vista do do Bitcoin do do de toda a teoria em torno de do Bitcoin é muda tudo muda tudo né e agora eu vou te apresentar Eh mais ou menos aí um breve manual das Finanças dos Bitcoin iros clássica oposição de gastar mais do que você ganha ou poupar né Eh Em geral os manuais tradicionais ensinam que você tem que ficar poupando até o cafézinho e se dedicando intensamente para economizar o máximo possível abdicando de tudo e não vivendo sua vida mas isso não tem sentido com
quem denomina o próprio fluxo de caixa em Bitcoin e eu vou explicar o porquê o Bitcoin ele é extremamente volátil no curto prazo é possível se aproveitar disso no curto prazo e seguindo alguns indicadores de curto prazo eh dá para gastar mais do que você ganha a depend perda das circunstâncias e do preço do Bitcoin quando eu vejo que os indicadores de curto prazo estão muito Estourados muito quentes eu gasto mais eu compro várias coisas eu não compro Bitcoin porque geralmente depois disso O Bitcoin vai derreter vai vai ter uma correção E aí eu vou
lá e compro mais aí no outro mês eu vou lá e compro entendeu eu ensinei essa estratégia no treinamento que eu fiz de Bitcoin é eu nomei ela de estratégia PX porque ela me traz Tranquilidade e paz na poupança e nos gastos também eu gasto tranquilo e Poupo tranquilo pela primeira vez eu me sinto bem gastando entende eu sempre fui um poupador compulsivo é qualquer real gasto que qualquer realzinho que eu gastasse eu me sentia mal me sentia desconfortável me sentia culpado é isso é algum problema psicológico não sei mas com Bitcoin Estourado em vez
de comprar mais Bitcoin eu gasto dinheiro então atualmente eu não tenho problema mais em gastar dinheiro não isso depende das análises que eu faço constantemente em torno do preço do Bitcoin Inclusive eu tô sempre comentando isso lá no subtec sempre tô postando textos analisando a situação do preço e tal e também ensino no treinamento a como fazer isso de maneira autônoma e neste ano por exemplo eu poupei para [ __ ] porque Bitcoin estava em Patamares baratos né é Teoricamente aí de acordo com a teoria dos ciclos E isso se comprovou agora com o Pump
recente do Bitcoin então eu fiz muito certo em aportar o máximo que eu conseguia né Eu até peguei e fiz aqui pro vídeo eu fiz a média do dos meus aportes nesse ano e eu aportei em média 6.000 por mês em Bitcoin e isso sem encontrar alguns outros ativos também que eu andei comprando né eu peguei aqui só o Bitcoin então provavelmente eu aportei mais esse ano do que do que r$ 6000 então assim foi insano né r$ 6000 é quase o dobro do meu custo de vida né mensal Ah agora que o Bitcoin está
subindo muito aí eu dei uma freada nos aportes eu estou gastando mais e eu fiz alguns gastos que eu já tinha planejado antes eu comprei algumas coisas que eu queria comprar algumas coisas que eu precisava comprar eu comprei Então o que determina se eu vou esbanjar ou poupar é o estado do preço do Bitcoin eu não sigo mais aquela regra fixa de ficar poupando 10% 20% que eu ganho ah vou poupar R 2.000 R 1000 por mês 2.000 por mês 3.000 não sigo essa regra fixa a regra varia de acordo com a situação do preço
se o Bear Market do Bitcoin fosse violento agora eu estaria poupando 60% 70% se bobe asse eu até venderia as coisas para comprar mais Bitcoin tá claro que sempre na medida do possível eu tento poupar algo em torno de R 1.000 por mês né eu tento assim manter é superavitário né Eu não gosto de gastar mais do que eu ganho em geral tá isso é uma tendência minha é isso é porque eu não gosto mesmo mas tem meses agora que eu tô gastando mais então antes eu guardava 2.000 3.000 por mês até me esforçava para
gastar cada para guardar cada vez mais 4.000 5.000 tudo que eu ganhava de Extra eu ia colocando em ia poupando ia poupando ia poupando e agora eu parei um pouco com isso por exemplo o mês passado eu não não apliquei nada e nesse mês eu não apliquei Nada também ah mas Bitcoin vai subir para [ __ ] não sei pode ser que suba Pode ser que caia eu não sei eu olhei os indicadores falei não agora eu vou gastar um pouco mais eu queria comprar algumas coisas eu comprei tá Então essa é a primeira coisa
que o Bitcoin destruiu nas minhas finanças pessoais esse mito de ficar cortando cafezinho poupando como lunático vivendo para economizar quem vive assim é doente tá e eu tenho esses traços e eu sei muito bem isso aí é doença e também no fim das contas é isso aí é não aproveitar a dinâmica do mercado é não aproveitar a volatilidade da realidade a realidade os preços alternam os preços sobem o patrimônio vai crescer mais em alguns momentos você vai ganhar mais você vai ganhar menos então assim você tem que aprender a gerir o seu fluxo de caixa
e o seu patrimônio e o Bitcoin ajuda muito nisso tá a segunda coisa que o Bitcoin me fez coring ar totalmente foi o cartão de crédito isso aqui é muito legal eu coloquei um limite de 21.000 no meu cartão de crédito e eu estou pensando em pegar um outro cartão de crédito também que eu recebi uma proposta de um cartão Black eu tô pensando em pegar esse cartão Black Eu ainda tô vendo isso aí a ideia é otimizar o consumo Considerando o custo de oportunidade do Bitcoin O Bitcoin ele impõe um custo de oportunidade nas
suas compras bom as regras básicas nos manuais de Finanças tradicionais é que você só pode comprar com cartão de crédito aquilo que você tem efetivamente para pagar a vista ou seja sua parcela aquilo que você poderia pagar a vista de certa forma eu sigo essa regra tá eu sigo essa regra se eu compro algum cartão geralmente é porque eu tenho para pagar a vista só que eu também segui aquela lógica de que se tem desconto à vista eu pago à vista Então tinha um descontinho à vista eu ia lá e pagava a vista comprava TV
à vista eh mesa à vista cadeira à vista tudo que tinha desconto e um desconto eu ia lá e comprava à vista tá eu fazia isso normalmente conforme os manuais ali para pros npcs eles ensinam Porém isso mudou quando eh eu comecei a aportar em Bitcoin virei um maximalista os descontos à vista geralmente rondam em torno de 5% eh dificilmente eles são maiores que isso por vezes você pode até encontrar aí descontos à vista de 10% 15% 20% mas em geral o desconto el legítimo ele ronda em torno de 5% mesmo então vou exemplificar aqui
vamos supor que eu queira fazer uma compra de r$ 52 a prazo só que se pagando a vista eu teria um desconto aí de 5% eu pagaria R 1.000 né porém se eu parcelar em 12 vezes de R 87 ou seja dando os 15.52 e eu em vez de gastar esses 150 esses pegar esses 1000 esses 52 de desconto ali e pagar a vista eu pegar esses r52 parcelar no cartão e pegar os 10.52 que eu tenho a vista e colocar em Bitcoin eu provavelmente teria Com base no ciclo atual no contexto atual do Bitcoin
um retorno f maior do que o desconto por exemplo se o Bitcoin subir 10% o que não é impossível na verdade isso acontece quase que semanalmente o Bitcoin sobe cai sobe cai 10% Ele é bem comum isso acontecer esses R 1.52 virariam R 1.157 só para seguir o exemplo então eu posso pagar o cartão de crédito essa compra que eu fiz e ainda embolsar r$ 1 ou seja eu ganhei r$ 1 eu paguei a a a a coisa e ganhei r$ 1 claro né se tirar ali eu ganhei 50 na verdade né porque eu já
teria o desconto dos 52 então eu ganhei r$ 50 em cima dessa compra ou seja se o Bitcoin subir 10% uma compra de 5% eu vou ter um desconto na verdade maior eu vou até embolsar dinheiro tá isso não é absurdo Na verdade o Bitcoin ele é é bem comum ele subir 15% 20% então é uma coisa que que esses descontos de 5% e às vezes até de 10% [ __ ] entendeu eu parcelo mesmo e pego o dinheiro que eu i iria usar para comprar vista e compro o Bitcoin e E conforme o Bitcoin
sobe 5% 10% eu vou lá realizo lucro coloco no CDB coloco para para render E aí depois vou pagando as parcelas do cartão de crédito como se tivesse ganhado dinheiro em cima do cartão de crédito né usando o Bitcoin como um digamos assim um custo de oportunidade então eu parcelo Tudo Claro que se o desconto for de 20% 30% é é meio raro Tá mas acontece Às vezes aí de fato Eu pago a vista né porque daí também Bitcoin dá retorno de 30% e pode até acontecer mas depende do ciclo tá Depende muito do ciclo
Então tem que analisar o ciclo do Bitcoin o qual em qual ponto estamos do preço então o Bitcoin ele fez eu congar nesse aspecto do cartão de crédito também Lembrando que mesmo somando tudo o que gasto no cartão de crédito eu Teoricamente tenho o dinheiro para pagar a vista Então tome cuidado com isso se você é um bonobo que acha que o cartão de crédito é uma extensão do seu salário você vai ser obliterado financeiramente e não precisa nem do regime de juros negativo para isso basta você se endividar ali com juros sol ativos do
cartão de crédito que eles são imensos né os cartões eles são as principais causas de endividamento bostil e constantemente eu atendo clientes lá no banco fodidos que pagam juros Absurdos porque simplesmente não sabem usar cartão de crédito o cartão de crédito ele é uma maravilha para quem sabe usar como é esse caso aqui que eu acabei de mostrar eh só que ele é uma desgraça para quem é burro tá então tem que aprender a usar isso agora eu vou falar sobre dívidas para mim dívida era o mesmo que a morte ser um endividado era ser
um escravo Então eu tinha essa convicção plena em 2022 início de 2022 eu tinha essa convicção plena só que agora com Bitcoin Isso mudou um pouco né o comecei a entender um pouco mais sobre a alavancagem usado pelos ricos nos seus negócios e percebi que poderia valer a pena se endividar dependendo do custo da dívida ou seja os juros o custo da dívida o custo efetivo total da dívida e o retorno do investimento de onde essa dívida seria aplicada então eu analisei o cenário refleti bastante e mes retrasado eu peguei r$ 50.000 em empréstimo para
comprar Bitcoin já que eu já tinha feito antes ainda r$ 8000 no início do ano né Eu tive um retorno do [ __ ] só que claro né um retorno em moeda Fiat é ou seja em real bolivariano dólar zimbabuano eu eu tive retorno em Fiat em um mês eu fiz o que eu levaria em torno de 2 anos aí para conseguir juntar né se eu dependesse exclusivamente dos meus próprios aportes da minha renda do meu emprego né então assim dois em em questão de um mês dois meses aí o Bitcoin ele valorizou tanto que
esse empréstimo fez com que equival dise ao aportar do anos a mais do meu salário então enfim isso é tempo para [ __ ] né o dinheiro ele é tempo de vida por isso que é importante você saber usá-lo ganhá-lo e acumulá-la da maneira de uma maneira boa de uma maneira realista eh mas poderia ter dado errado também essa estratégia funcionou mas é preciso tomar cuidado com isso eu tomei esse risco e eu já pensei seriamente no que ocorreria se desse errado eu tenho medidas de controle de danos eu não quero induzir você ao fomo
eh eu quero que você tome decisões tranquilas e conscientes eh você pode ler lá no na newsletter no stack o meu texto com as razões de que me levaram a a comprar a fazer esse empréstimo de Bitcoin Eu também já fiz um texto falando sobre os critérios para saber se vale a pena ar empréstimo para alavancar ou não tá e já te adianto uma coisa na maioria esmagadora dos casos não vale a pena tá existem exceções Mas no geral realmente não vale a pena porque os juros no Brasil são muito altos e os investimentos assim
de mesmo Bitcoin não às vezes não vai conseguir vencer uma um juros de banco tá o juros do banco é absurdo insano o juros brasileiro é insano insano mesmo então estude lá Leia aqueles textos não não seja induzido aí pelo fom Ah mas então ele tá fazendo isso vou fazer isso também agora o Bitcoin mudou de patamar de preço Ele tá em outra situação os indicadores estão mais quentes e tal então assim Nesse contexto pegar dívida depende dos juros depende do custo da dívida enfim Depende de vários fatores tá mas dá uma lida lá no
texto que você vai entender o racional por trás e vai ver que foi uma decisão que eu levei meses para tomar uma decisão bem demorada mesmo pensei muito antes de tomar ela bom agora o outro ponto é sobre a locação de portfólio e sobre reserva de emergência né o Bitcoin também me fez coning nesse aspecto né Muita gente me pergunta você está 100% em Bitcoin bom Tecnicamente se considerar só o que eu aportei do meu dinheiro mesmo fora os empréstimos eu estaria com até com mais de 100% em Bitcoin né O que é engraçado para
caramba eh porque eu tenho mais Bitcoin do que eu Tecnicamente aportei com o meu próprio dinheiro porque eu usei empréstimo né para compensar a falta de de de Capital mas Considerando o total eh eu tenho sim reserva de emergência eu tenho uma reserva até que bem relevante e eu aprendi isso a partir do erro dos outros né é assim que os sábios aprendem os sábios aprendem com os erros dos outros e eu vou citar o caso desse esse cara que ele é muito interessante né o Bernardo Braga ele é um bitcoinheiros conhecido aí por sua
intransigência maximalista o cara é radical mesmo e ele é radical extremo há anos e ele conta uma experiência dele que é bastante educativa e que ele teve quando ele se tornou maximalista de Bitcoin ele deu a wien em Bitcoin Colocou todo o patrimônio dele e o patrimônio dele cobria 10 anos do custo de vida dele ele colocou tudo em Bitcoin socou tudo em Bitcoin e saiu do negócio dele eu acho que pediu demissão ou saiu do negócio enfim eu não sei eu não lembro do detalhe é certo né Ele tava tava certo de que ele
tava aposentado livre colocou tudo em Bitcoin e [ __ ] só que Bitcoin derreteu absurdamente como é bem comum na história dele né o Bitcoin sempre tem esses grandes ciclos e o Braga foi forçado a vender Bitcoin barato para sustentar a vida dele acumular satos loucamente né acumular Bitcoin loucamente não significa que você vai ser um tolo idiota que ignora cenários de curto prazo e Médio prazo você não vai ser envolvido aí pelo fomo e vai pegar agora vai vender tudo se desfazer de tudo e colocar em Bitcoin historicamente é bom você entrar no Bitcoin
preparado pelo menos preparado para suportar de 2is a 3 anos de be Market pensa assim se eu vender tudo e colocar em Bitcoin agora eu aguentaria ficar dois ou TRS anos no vermelho com preço derretendo por isso eu tenho um montante considerando essa realidade eu tenho um montante bem significativo em CDB Já que eu não ten um patrimônio muito grande ainda então é a minha reserva de emergência Apesar de eu ter aprendido isso com a experiência do Bernardo Braga existe algo que Eu discordo dele ele deixa a reserva dele em usdt ou seja o dólar
teter aquela stable coin o o SDT ele é arriscado e ele tem envolvido aí algumas polêmicas sobre a de teoria E confiabilidade aparentemente o SDT é confiável mas eu não colocaria a minha reserva de emergência nisso nem [ __ ] já tem um longo histórico mas devemos lembrar que o SDT é controlado por uma empresa privada e os riscos a meu ver são bem grandes né uma empresa privada quebrar é muito mais factivel do que um país ou um estado inteiro quebrar por outro lado nós vivemos né felizmente ou infelizmente em um país que é
dito como tendo um dos sistemas financeiros mais sólidos do mundo você pode pesquisar isso aí o bostil realmente não fica para trás quando se trata do do sistema bancário né Isso significa que se um bancão quebrar aqui no bostil é quase certo que o mundo está acabando Além de que muita gente zomba que o dólar está dando um retorno alto em real bolivariano e tal até zombo sim é verdade O dólar tá se valorizando muito mas aqui no bostil o CDB rendendo 100% CDI bate o dólar e bate até mesmo títulos de renda fixa dos
Estados Unidos então o bostil zão ele é intan cvel só pros despossuídos mesmo aqueles que não tem nada nada que não conseguem guardar nada para colocar em celic em CDB em outros títulos porque esses títulos eles TM um alto grau de estabilidade e eles podem sim render mais do que o dólar inclusive considerando a inflação Americana e até mesmo títulos de renda fixa americana tá em dólar o governo aqui ele pode até fazer bastante burrada mas mexer com os lucros bilionários dos bancões é algo que eu duvido muito que o governo aqui Faria então eu
particularmente Deixo mesmo minha reserva em CDB com liquidez imediata pode ser no no B na sofisa no banco que você enfim qualquer um bancão aí também e e tem até uns cdbs aí que rendem 110% 120% sei lá você pode deixar isso aí e existe também uma proteção maior porque tem o tal do FGC né e fundo garantidor de crédito que até R 250.000 por CPF por instituição financeira você tá protegido ou seja se esse banquinho aí essa sofisa aquele banco Master que tem aquele CDB que tá rendendo um monte lá quebrar o FGC Teoricamente
vai cobrir sua perda até esses valores aí então eu particularmente prefiro cdbs do que o SDT né Eh mas o foco que você tem que ter ao ter a sua reserva de emergência no meu caso aqui sei lá pode ser CDB o SDT whatever é não é o retorno e sim você tem que ter liquidez imediata e segura né um head contra situações de emergência e contra a volatilidade do Bitcoin quando eh essa volatilidade pode se virar contra você se o Bernardo Braga por exemplo tivesse posto 6 anos do custo de vida médio dele em
Bitcoin e 4 anos em CDB do bostil ele teria ficar tranquilo inclusive com análise de ciclo ou coisa semelhante ele teria sido capaz de acumular muito mais Bitcoin no Bear Market e portanto teria ficado muito mais rico e com muito mais tranquilidade e pass a experiência do do de bitcoinheiros antigos mostra que é profundamente doloroso ficar comprado quando o Bitcoin despenca 70% mesmo os mais intransigentes e radicais os mais fanáticos e militantes mais ferrenhos do ativo comentam sobre esse problema sobre a dor que é você tá 100% comprado em Bitcoin quando ele despenca 70% 80%
e eu já ouvi Esse relato do 3 oão num numa Live do dov num post Twitter do Braga também e o cara da criptomaníacos também comentou sobre isso no shorts dele então assim eu tenho que ser humilde e aprender com quem está muito mais tempo aqui eu não vou ser arrogante de colocar 100% em Bitcoin e ficar igual um louco lá lunático não eu ten uma parcela ali que a CDB é a minha reserva de emergência Mas então quanto que um Bitcoin iro coring deveria ter de reserva de liquidez essa pergunta é bastante pessoal e
circunstancial isso depende muito da estabilidade do seu emprego do seu negócio depende do grau de Facil idade de empregabilidade de recuperação de renda depende da sua idade depende até mesmo de fatores subjetivos como se você é um cara muito neurótico Como é o meu caso né nos manuais tradicionais por aí eles ensinam a ter pelo menos 3S meses do seu custo médio de vida mensal ou seja se sua vida custa em média digamos assim r$ 3.000 Então você teria que ter 9.000 de reserva outros indicam que o ideal é ter de 6 meses 1 ano
e até 2 anos agora se a gente considerar a lógica do ciclos do Bitcoin historicamente ninguém ficou negativo ao segurar Bitcoin por mais de 4 anos então No pior dos cenários você ficaria negativo 4 anos no Bear Market e Isso é apenas um caso hipotético absurdo supondo que você fizesse um aporte único no topo do Bitcoin e nunca mais comprasse nada você Teoricamente teria que ficar de três a 4 anos aí esperando para ter o retorno positivo disso então o ideal talvez seria isso né uma métrica boa aí 4 anos do seu custo de vida
médio mensal guardados em reserva só 4 anos é coisa para [ __ ] né você tem que ter muita grana para que você tenha 4 anos do seu custo de vida média mensal e mais um valor em Bitcoin né Realmente você já tem que ser muito rico aí mas então vai aumentando conforme vai passando o tempo aumenta PR de 3 meses para 6 meses depois para 1 ano depois para 1 ano e meio vai aumentando aí Conforme dá Entendeu conforme você vai ganhando mais e tal conforme os ciclos do Bitcoin também é interessante eu ensino
é uma estratégia lá na no treinamento que eu fiz em que consiste em pegar no caso quando o Bitcoin esver muito no topo e realocar em segurança né Colocar em em liquidez imediata o SDT o stdb é enfim títulos aí básicos que ficam rendendo aí pelo menos a inflação do bostil né só para ter segurança mínima ali os juros brasileiros eles são sim violentos né Tem até uma pesquisa aí mostrando que o CDI venceu até o sp500 o CDI venceu o sp500 então assim eh a gente comenta muito sobre os regimes de juros negativos e
mas num cenário de aperto financeiro que você passasse na sua vida você provavelmente iria se reduzir o seu consumo ia virar minimalista e tal e iria consumir por mês só o básico né E aí Considerando o básico tem o IPCA do bostil e Geralmente os cdbs 100% do CDI conseguem bater o IPC do bostil né e e manter e pelo menos ali tentam manter o seu poder de compra nos itens básicos aí na carne e tal claro que provavelmente o preço aumenta bem mais do que o IPS mostra Mas enfim né É só um parâmetro
básico aí para você poder usar para tentar planejar e pensar em sua vida e agora vem o meu ponto mais importante sobre essa questão de acumulação infinita exagerada de Capital Logo no início da vida é no início da vida financeira talvez até os 30 anos o ideal é que você evite todo tipo de passivo grande que Drena a sua renda e o exemplo básico que eu vou usar é o Car você tem que fugir desse tipo de passivo como diabo foge da Cruz esses passivos servem para te tornar pobre e escravizado de um sistema você
paga um monte de Imposto 40% de imposto em cima de um de um carro e e muito provavelmente você vai se endividar para comprar esse carro porque você não vai ter dinheiro para comprar o carro à vista né Você vai querer comprar um carro que vai custar 4 anos do seu trabalho 4 anos do trabalho para comprar um carro é um absurdo mas esses são os Preços absurdos e abusivos do bostil porque o bostil é um país pobre e improdutivo você está se condenando a pobreza pro resto da vida fazendo isso logo no início da
sua vida o acúmulo de Capital ao longo do tempo ele vai ter muito mais relevância porque o fator exponencial da riqueza do acúmulo é justamente o tempo não é a quantidade nem a taxa é o tempo eh Quando você compra um carro de r$ 60.000 no início da sua vida você perde todo o retorno em Fiat é de r$ 60.000 dentro do Bitcoin e o retorno do Bitcoin em Fiat é de 100% ao ano aproximadamente historicamente tá Ou seja é como se nos 5 anos que você comprou esse carro de 60 você tivesse deixar de
ganhar R 540.000 por causa dessa compra burra que você fez Logo no início e claro tem todos os custos envolvidos também seguro E se acontece um acidente se acontece algum problema manutenção gasolina [ __ ] tem muita coisa o carro ele Drena dinheiro assim que é é assim é ridículo é ridículo para afegão médio bostileiro se você precisa ter um carro tem que ter um carro mais simples possível mais econômico possível e de preferência se der para substituir o carro por uma bicicleta por um por um jeg por um cavalo cara substitua porque não vale
a pena se você pega R 60.000 e coloca num carro você deixou de decuplicar esse patrimônio Logo no início da sua vida nos primeiros 5 se anos da sua vida é um erro brutal é o que a maioria dos bonobos fazem e é por isso que eles se fodem por isso que eles ficam pobres e dependentes de Bolsa Família Bolsa esmola e um monte de coisa assim que começam a ganhar mais ou passam a ganhar uma grana e as pessoas acabam se comprometendo com passivos imensos e que vão minar o efeito do do crescimento do
do patrimônio Logo no início logo de cara né e elas viram cravas dos próprios bens que elas adquirem é óbvio elas estão vivendo como se fossem npcs mesmo você não perde só os r$ 60.000 a comprar um carro né 50% dele é imposto e tudo mais e você perde o retorno acumulado em cima desses 60.000 ao longo dos anos então é pensando nisso que eu particularmente eu Evito ao máximo esses passivos imensos né e eu pensei já em ter um carro mas Decidi não ter nem moto Felizmente eu não preciso disso agora posso evitar e
posso postergar por enquanto né E aí no futuro talvez eu veja se eu compro um Porsche uma BMW né Aí quando tiver patrimônio para [ __ ] for muito rico lá por volta dos 40 anos aí eu compro um carro de luxo um carro esportivo mas de início na vida assim não não é em geral no começo da vida você tem que poupar e economizar mais e conforme sua vida vai passando seu patrimônio vai crescendo aí você vai gastando mais conforme as circunstâncias os anos os retornos do dos seus negócios as suas promoções no seu
emprego passar em outro concurso ganhe mais e tal aí você vai eh gastando mais vai gastando conforme aí também os ciclos do Bitcoin né e e nesse caso aí tá o Bitcoin O Bitcoin ele entra Porque conforme tem os ciclos a grande volatilidade do Bitcoin é determina se eu vou gastar mais se eu vou poupar mais é por exemplo nesse ano Eu economizei pra [ __ ] é e ano que vem eu vou gastar mais eu acredito que o Bitcoin vai subir muito e aí eu vou gastar mais no ano que vem por isso eu
uso alguns indicadores e uma estratégia que eu ensinei lá no treinamento para fazer isso aí tá mas é basicamente essa A lógica é bem simples não tem muito segredo não pode parecer uma coisa de outro mundo para quem tá acostumado com Legacy eu mesmo estava mas para quem já coringo com o Bitcoin isso aí é básico agora eu vou dar uma pincelada num tema que é bem complicado tá E aqui eu só quero dar uma pincelada básica que é a tal da casa própria e em primeiro lugar eu acho importante Separar uma coisa logo de
cara que ajuda muito né pelo menos na minha questão aqui porque eu tô enfrentando essa questão e isso aqui já muda muita coisa tá uma coisa é você investir em imóveis e outra coisa bem diferente é você comprar um imóvel para morar só de fazer essa diferenciação você já deixa muitas confusões e muitos problemas e muitos erros de lado e muitas coisas que vão travar sua decisão se você vai investir em mó para ter retornos financeiros você vai pensar em algo como kitnets prédios e tudo mais não são coisas adequadas para você morar com a
sua família mas são mais Preparadas para serem investimentos que dão retornos em aluguéis né Se eu tivesse muito dinheiro eu mesmo não investiria em imóveis tá eu não investiria eles são alvos fáceis para tributação exploratória eles possuem muitos custos são líquidos né você vai ter que terceirizar a gestão para de Inquilinos para para outras empresas pagar taxas e tal Eles não têm liquidez então assim realmente eu não investi em imóveis né mesmo que eu ess muito muito dinheiro mesmo eles são bem complicados e eu acredito que o Bitcoin inclusive ele vai drenar boa parte da
riqueza que está mal alocada nesses Imóveis como como investimentos né eles estão muito inflados porque muita gente compra imóvel Como investimento só que o imóvel é um investimento péssimo E aí né claro que e o Bitcoin vai acabar drenando isso porque o Bitcoin é um investimento bem melhor do que do que os imóveis né ele entrega o que os imóveis deveriam entregar é com muito menos custos com liquidez absoluta com 24/7 e tal enfim Todas aquelas vantagens que a gente já conhece a meu ver não vale a pena ter imóvel Como investimento Tá mas Issa
é uma coisa pessoal minha eu posso fazer um texto explicando mais profundamente essa questão agora se você vai comprar imóvel para morar neste caso você deve apenas analisar se o imóvel se adequa à suas necessidades você não deveria prestar tanto em custos ou retornos financeiros na verdade [ __ ] esses aspectos eles são irrelevantes aqui teve um relato de um cara eh sobre o pai dele que foi bastante ilustrativo para mim o pai dele comprou um AP e o ap se desvalorizou absurdamente por causa da perda de qualidade da localização o pai dele nem sequer
sabe disso porque só tem o ap como moradia e vive satisfeito assim essa é a diferença entre as duas coisas quando você compra um carro por exemplo você não pensa se ele vai manter o preço a FIP se vai valorizar a FIP ao longo do tempo ou mesmo deve valer para um imóvel pra moradia agora a questão sobre financiar pagar a vista ou comprar um imóvel por consórcio Aí eu já não sei dizer ainda o que é melhor eu estou estudando isso e quando eu tiver conclusões mais sólidas e uma reflexão mais aprofundada eu vou
com certeza publicar lá na newsletter no subtec explicando toda toda a questão né Essa questão ela é extremamente complexa e particularmente eu ainda não tenho e uma solução inclusive no meu próprio caso tá porque é uma coisa que Eu Ando Pensando ultimamente e eu não tenho uma solução ainda essa não é só uma questão complexa do ponto de vista objetivo ou seja econômico financeiro jurídico mas era também uma questão complexa do ponto de vista subjetivo né das necessidades das circunstâncias eh dos desejos geralmente um imóvel ele é extremamente pesado no patrimônio ele ocupa 80% 90%
do patrimônio Pode ocupar para até mais do que 95% do patrimônio de uma pessoa é um peso desproporcional e por isso qualquer erro aqui pode condenar você à pobreza pro resto da sua vida é bom lembrar daquela questão do custo de oportunidade que eu mostrei no exemplo do carro R 300.000 num imóvel ou R 3$ 300.000 num Bitcoin e considerando os retornos anuais disso né você tem que analisar porém se você assumir parcelas de um financiamento tem que ser capaz de tancar essas parcelas e enquanto aguenta por exemplo be Market de Bitcoin eh ou até
mesmo perda da sua renda redução da sua renda é uma coisa bem complicada estamos falando aí de financiamentos que levam mais de 20 anos de 30 anos é algo que eu acho extremamente arriscado para um afegão médio é com exceção de quem claro já tem muito dinheiro um bom patrimônio uma renda alta e facilmente escalável e retornável em geral empresários e alguns autônomos como médicos e advogados conseguem ter esse tipo de renda e patrimônio aí para tancar esse tipo de financiamento e e Quem trata questão com simplismo do tipo ah financia esquece não tá se
atentando pras taxas de inadimplência do Minha Casa Minha dívida essas taxas elas rondam os 50% que significa que tem muita gente que não tá conseguindo pagar o financiamento e tá perdendo o imóvel e tá ficando ainda com a dívida essa aberração não acontece nos Estados Unidos Por exemplo lá quando a pessoa perde o imóvel porque não consegue pagar dívida a vida é extinta só que aqui não e eu mesmo tenho um padrinho que se fodeu eh com essa coisa de financiar pelo minha casa minha dívida ele financiou a casa dele eh conseguiu um juros muito
bom conseguiu uma condição muito boa inclusive o imóvel dele se valorizou muito ao longo do tempo se valorizou mais do que do que o que ele pegou lá lá né e mais do que se pagou tipo a casa que se pagou com a valorização porque a localização melhorou absurdamente ele pagou ao longo de uns 8 9 anos por aí aí por alguns problemas lá que ele sofreu desemprego alcoolismo e enfim algumas coisas que ele se envolveu lá ele não conseguiu pagar durante um se meses por aí e aí agora a casa dele tá em leilão
ele vai perder tudo que ele pagou vai perder o imóvel e ainda vai ficar devendo um desastre financeiro e patrimonial completo então cuidado aí com a arrogância porque um compromisso de 30 anos não é bobagem tá e a casa ela fica em alienação fiduciária pro banco então o banco ele toma a hora que quiser eh enfim eu dei aqui apenas uma pincelada nesse tema ele merece um aprofundamento e um tratamento muito mais organizado na verdade todos esses temas de Finanças bitcoinheiros é um tema muito interessante que eu pensei depois que me foi fe me Foi
questionado isso né como é que eu organizava minhas finanças pessoais considerando Bitcoin E aí eu acho que eu vou até fazer Talvez condensar isso num texto num num num e-book lá para condensar e colocar junto do treinamento para como forma de de de pra pessoa pensar ali como que ela pode usar os ciclos do Bitcoin como ela pode usar o cartão de crédito para potencializar a riqueza dela ou seja otimizar os gastos né É uma questão de otimização de fluxo de caixa de orçamento pessoal usando o Bitcoin e se você quer aprender tudo isso e
muito mais aí sobre Bitcoin economia macroeconomia microeconomia e sociologia bostileiro e eu sou sociólogo do bostil então você pode se inscrever lá na nl do subsc tem textos que eu posto são públicos gratuitos e e de muita qualidade e tem textos também que são exclusivos né Eh e sobre essa questão também de aprender a usar Bitcoin indicadores estratégia e tudo mais eu fiz um treinamento recentemente eh muito interessante divulguei el lá na newsletter chegamos aí a uns 98 99 alunos tá quase 100 e E aí foi bem interessante o feedback que as pessoas me deram
E aí entre o dia 25 dia 10 se você se inscrever lá na newsletter eu vou fazer uma nova promoção desse treinamento aí e a última promoção que eu vou fazer nunca mais vou fazer mais nenhuma E aí para você ter a aquisição aí eu vai também vou fazer um bônus ali com a assinatura então a pessoa vai ganhar o acesso a esse treinamento e mais assinatura no sub Tec se você tiver interesse em aprender tudo isso aí muito mais um conselho de livro dica de livro e tal tal tal tal tal então se inscreve
lá no subsc e até mais Um forte abraço