Fala aí, galera. Beleza? Sejam bem-vindos a mais um vídeo do nosso canal.
Vídeo de hoje trocar uma ideia sobre Vegia. É, mais uma vez acompanhando Vegia, galera, que anda meio paradão, né? Sem muita novidade tal assim no dia a dia do fundo.
A gente teve aquele estresse da Langina no passado e agora a situação pouco mais eh sossegada, né? a cota próximo de 8,60 e tal, deu uma uma uma caminhada boa aí recentemente, como assim como vários fiaros acabaram andando. Esse fundo que tá pagando 11, 12 centavos por cota e tal.
Então assim, estamos falando de de um wield de 1,3%. Cara, vai depender muito do que você espera, que que você procura, se tá adequado ou não, né? Minha opinião, cara, 1,3% [Música] aqui ou por exemplo 1,2 Esparta, qual que vocês acham que vale mais a pena, né?
Minha opinião, eu vou de crav, viu? Não é por nada não. Bem mais tranquilo.
Outro que a gente pode comparar, gaf, o mesmo, os mesmos 1,3%, né? Então assim, será que tá correta essa especificação e tal? Isso que a gente tem que pensar aí quando a gente for analisar o produto.
Tem que fazer o o o método comparativo. É muito bom. Você colocar vários fundos na mesma, fazer uma planilha, botar vários fundos quanto tá pagando e tal e fazer uma comparação entre eles, né, do que tá pagando, do risco que cada um tem, tal.
Enfim, ele pagou 115, né? Não é nem 12, é 11,5. É um fundo de quase 1 bilhão.
Durante o mês, galera, o que teve de movimentação foi a compra de um CRA, né? CDI mais 4,5 e a venda de outro por R$ 4 milhõesais, né? Fundo com uma boa liquidez, quase R0.
000 cotistas e ele segue aí no foco da diversificação do portfólio e tal, né? Carteira toda de implante sem nenhum tipo de problema ou dor de cabeça eh que tem aí de acordo com eles. Nesse mês a geração de resol foi bem baixa, né?
O resultado foi bem ruim aqui, se a gente olhar, né? A gente tem aqui uma despesa, a gente tem uma um resultado bem abaixo, praticamente menos 7 milhões, pagou 10 praticamente, né? Usou aí reservas para completar esse patamar.
No ano de 25, olha só, no ano de 25 gerou 26. 3 e pagou 29. 8.
Então existe um buraco aqui, né, que a gente precisa ver nos últimos 12 meses também existe um buraco. Ó lá, pagou, gerou 110, pagou 117, né? Então ficar atento com isso, galera, né?
Porque se continuar desse jeito, a gente sabe que não é sustentável no longo prazo, né? Vamos ver aí. Eh, a carteira dele hoje a maior concentração se chama Fiagil, né?
Fiagil é uma consideração absurda, né? Se a gente pegar não só esse CR, se você olhar assim: "Ah, mas é só 9,5%". Não, galera, é mais, é 9,5 desse CR.
Aí ele aparece aqui de novo, aí ele aparece várias várias vezes, né? Tipo, Viagril é absurda a concentração nessa operação, assim como o Languiru também tinha uma concentração é demasiada. Então a gente precisa ficar sempre atento.
Hoje o fundo tá operando aí eh alavancado 109% alocado, né? A gente consegue ver aqui, ficar acompanhando. Tem até aqui na DRE, ó, ele coloca a despesa não recorrente, eh, compromisso de recompra de cravo vendido, são as compromissadas.
Então, hoje o fundo operando aí alavancado e tal. Taxa v carteira CDI + 5. 1, aí você vê, né, CDI + 5.
1. Em relação ao patrimonial, no mês pagou CDI mais 3, né? No mês anterior de fevereiro pagou CDI mais 3.
8. Aí você pega e olha, né, onde é que tá indo embora o resto do dinheiro que era era para CCD+ 5, era para ser CDI mais 5. 1, né?
Para onde é que tá indo embora o de onde está onde está indo embora o seu dinheiro? Ó, 5. 1.
Aí você tira 1,15 de taxa, cai para 3,95. E aí você tira uma taxa de performance 10% que passar do CDI, né, ainda tira mais um pouco. Então assim, cara, é o que é, né?
É o que é. Acaba que no final o fundo o fundo paga muito pouco frente à taxa que ele tá e a taxa média aqui, né? Muita coisa comida por taxas caras, né?
Isso é padrão de FiG. Fi esse essa dor de cabeça aí de ser produto muito caro, né? é um dos pênaltis dessa dessa classe de ativo.
Foco do fundo é ficar o máximo possível colocado em crava. A Lora não gosta de ter caixa, isso nos fundos dela como um todo, né? Eles fazem isso.
E a ideia do fundo é ser CDI mais alguma coisa. Eh, ela segmento muito concentrada em distribuidora e cooperativa, né? Isso desde sempre, desde sempre foi assim.
A liquidez do fundo é boa, 1 milhão e pouco e tal, OK, né? frente ao histórico tá até relativamente baixo, né? Já foi, se a gente olhar aqui, já foi um pouco mais alta, histórico de rendimentos e tal e as operações que estão aqui, tal, tem muita novidade não.
Então é isso, galera. Teve a comentar de de vegia aí nesse mês. A gente segue acompanhando o fundo, segue vendo aí como é que tá e tal, segue mapeando possíveis dores de cabeça, né?
Pelo menos esse momento que a gente tá vivendo agora, galera, eh, a situação do água tá tá bem mais confortável, por a gente tem soja e milho indo, cara, indo tudo bem com elas, com as duas culturas, eh, soja, a produção tá indo muito muito muito boa. Milho a gente deve ter uma das melhores safras aí dos últimos anos. Então, tipo, junto essas duas coisas, o produtor vai dar uma respirada muito boa, né?
E hoje o problema mais tá na na cana de açúcar, né? Açúcar, etanol e tal. Isso ali tá um pouquinho mais delicado essa essa cultura.
Deve ter quebra de safra por lá e tal. Mas e a o grosso dos fiagros, né, que a gente viu, o grosso dos problemas foram causados pela soja. Então agora que a soja tá indo tudo bem e tal, tem a questão da guerra comercial também lá do Trump que acaba ajudando o Brasil, né?
A China veio aqui, comprou soja para caramba. Então, eh, isso acaba beneficiando a gente, né? Então eu imagino que não é para dar mais tanto problema igual tava dando os fiaros, não.
Eu acho que agora a gente já vai entrar numa fase de uma calmaria aí e tal. Isso vai ser bom, principalmente os fundos que ainda tem problemas em aberto, né? Porque aí o produtor que tá lá ferrado, vem uma safra boa, o cara dá uma respirada e consegue começar a querer equalizar as coisas, né?
Então é isso, beleza galera? Então valeu, tamo junto aí, até a próxima. Fui.