Quando você entra numa aposta antes da partida começar, você tá levando em consideração todos os elementos que envolvem aquele jogo ou você só tá tentando provar que a sua opinião está correta? E quando você aposta durante o jogo, você tá analisando de fato o que tá acontecendo com atenção ou você só tá buscando sinais que confirmem o que você queria que acontecesse? Esse é o oitavo papo de apostas e eu quero convidar você a fazer uma reflexão sobre esse tema tão profundo, que é quando a gente aposta no que quer ver e não no que de fato acontece, seja pré-jogo, seja durante a partida.
Esse é o nosso oitavo papo de apostas que você pode escutar aqui no YouTube e também nas plataformas de áudio Spotify e o YouTube Music. Queria resumir um pouco esse tema numa palavra bem curtinha que se chama ego. Eu tô há muitos anos produzindo conteúdo e ao produzir conteúdo você recebe contato de muita gente, você recebe comentários, você tem contato com mais pessoas do que se você fosse só um apostador, um trader que fizesse as coisas por si só e quietinho no seu canto.
E quando você passa a ter mais contato com pessoas, você começa a interpretar aonde está o problema de algumas pessoas nessa área, né? E eu posso resumir para vocês que o grande vilão tem realmente uma palavra pequenininha, né? tem um tem um contexto nessa palavra pequenininha que é o ego, o ego de você principalmente colocar a sua opinião, o seu achismo em cima do pensamento geral, em cima de uma condição real, em cima de uma situação tão séria como é o caso das apostas, que envolve a parte financeira e que a partir disso desencadeia em outros grandes problemas.
Esses exemplos que eu citei de quando você abre uma aposta, você tá levando em consideração todos os elementos que envolvem o jogo ou só tá tentando provar que a sua opinião tá certa, vai te fazer pensar e vai te trazer algumas memórias de possíveis apostas que você fez, só levando em consideração a sua opinião. Esse outro exemplo de apostas durante o jogo, onde você busca sinais para poder confirmar o que você queria que acontecesse. Também é uma frase muito forte, porque vira e mexe a gente faz isso, né?
Eu vou te dar alguns exemplos reais, né? Por exemplo, para você que aposta pré-jogo, você aposta numa equipe favorita pelo peso da camisa ou pela força do elenco, que é aquela coisa básica. Então você aposta contra uma equipe pelo preconceito do mesmo elenco ou pela divisão, né?
Fulano que joga na terceira divisão não pode jamais bater, vencer uma equipe de segunda e de primeira divisão. Aquela coisa bem básica. exemplos, por exemplo, do ao vivo, continuar a favor de uma equipe que você, né, entrou, mesmo com essa equipe tomando um calor absurdo do adversário o jogo inteiro e você continua porque você achou que ela ia dominar em algum momento, você acha que esse jogo vai virar.
A mesma coisa é você levar um gol contra posição numa posição que você abriu que tava horrorosa, o gol veio, você simplesmente acredita que essa equipe vai virar e mantém a sua posição e não quer aceitar que tá errado, né? E e tem nempros. Você pode e escrever aqui embaixo, se você quiser, vários exemplos onde a gente toma a decisão baseado no que a gente quer que acontece, o que a gente quer que aconteça, no no que tá guardado dentro da nossa opinião, do da nossa do nosso desejo e não do que acontece no jogo, não do cenário real.
E eu consigo resumir isso a ego. Você pega uns comentários às vezes aqui no canal, você pega umas discussões de outras pessoas, você consegue ver pelo pelas mensagens às vezes privadas que a gente recebe que parece uma geração imatura. Parece que as pessoas estão discutindo o futebol.
As pessoas querem trazer discussão de futebol, opinião de futebol para dentro de uma área tão séria como as apostas. A gente aqui tem que, quando você entra nessa área, você tem que deixar de lado o seu ego de apost de de torcedor. Você tem que deixar de lado o seu ego daquela discussão de futebol numa mesa de bar depois do depois daquele futebol de quinta-feira à noite.
O fato aqui não é querer tá certo. A sua opinião aqui ela pouco importa. Se você não levar em consideração o macro, se você não interpretar você que é apostador de pré-live, você não interpretar o condicionamento da equipe que você vai apostar, os desfalques que ela vai levar pro jogo ou que ela não vai levar, o que o time tem apresentado nos últimos jogos, qual que é o modelo de jogo dessa equipe, se esse modelo se encaixa no adversário ou não, se o adversário vem numa boa fase, se o adversário tem desfalques importantes.
Se você não levar esse macro em consideração, você levar somente a sua opinião rasa de que o time é melhor, por isso ele vai vencer, o elenco é melhor, por isso ele vai vencer, ou eu acho que ele vai vencer, por isso eu vou apostar. Você não vai ter futuro aqui. Eu não falo nem de longo prazo, eu tô falando de de curtíssimo prazo.
A sua opinião aqui, a nossa opinião aqui não vale de nada. E querer tá certo, querer que o seu ego seja coçado, é o pior caminho que você pode escolher. O que eu vejo de discussão nos comentários dos vídeos, eu falei, não tinha como, tá vendo?
Não faz sentido, mas nunca que vai acontecer. Fulana não vai perder. Esse tipo de opinião, a discussão de mesa de bar, você deixa lá, deixa para discutir lá, não tem problema.
Isso é até legal, até saudável. Discussão com seu amigo sobre o seu time do coração, a discussão com depois do futebol à noite de quem, né, no grupo do WhatsApp de por que o seu time não ganhou, porque o seu time perdeu ou quando o seu time ganha, esse tipo de coisa. Você não precisa parar de fazer, mas não deixa isso sobressair as suas decisões nas suas apostas, seja pré, seja no ao vivo.
Porque se a gente considerar as nossas ações no que a gente quer que aconteça, a gente tá enrolado, que é muito mais difícil aceitar quando não acontecer. O ego enquanto ele tá sendo coçado, ele é maravilhoso. Você imaginar que uma equipe vai vencer e ela vencer, ela abriu o placar ali com 5 minutos de jogo.
Nossa, você tava numa discussão danada no grupo de aposta, pessoal com medo de apostar em tal time, você fala: "Gente, esquece, não tem como fulano não ganhar. " E aí o fulano vai lá, 5 minutos de jogo, gol! 10 minutos, 2 a 0, 3 a 0 no primeiro tempo, acabou.
Você se sente a pessoa mais [ __ ] do universo. Você sente que você nasceu para aquilo. Só que esse é um exemplo que pode durar pouco tempo.
Porque se você se sente tão [ __ ] quando dá certo, como que você se sente quando dá errado? Porque aí entra aquele problema, né? Tem gente que tem vergonha de aceitar que tava errado simplesmente para não assumir que não tinha embasamento, que foi só no achismo, que não tem metodologia ou que chega a berar o absurdo para não ser zoado pelo grupo de aposta, pelos amigos.
Tá vendo como houve uma mistura entre uma coisa séria que são as apostas? Porque, né, imagino que você vendo esse vídeo, você queria tratar isso aqui com o mínimo de seriedade, com algo tão banal como uma discussão de futebol entre os amigos, que acontece todo dia. Você vai ser zoado, você vai falar uma besteira, você vai ter uma opinião e essa opinião vai se cumprir, não vai.
Mas isso ali você, cara, você tem que separar as coisas. Porque senão quando e vai acontecer as apostas começarem a testar o seu emocional, você não vai saber lidar. Poxa, se aquele time que você tinha convicção que ia vencer, se ao invés dele fazer 3 a 0 no primeiro tempo, ele não venceu o primeiro tempo ou ele tomar o primeiro gol, como que você vai agir?
Se você já tá no mercado ou se você já abriu uma posição, você não vai saber lidar com esse ego, porque ele não tá sendo coçado dessa vez. E às vezes não há problema nenhum de você errar uma análise ou de você acertar uma análise e ainda assim tomar um prejuízo. O problema é como você reage.
Porque quando você, e a gente falou isso no último papo de aposta, quando você se imune de informação, quando você faz uma boa análise prévia ou quando você pelo menos busca o maior número de informações macro sobre aquele evento, quando acontecer determinadas coisas, você tende a não se surpreender. Ah, beleza, o time adversário abriu o placar, mas eu tinha já dado uma pesquisada que realmente é um time com bastante iniciativa. Ou então eu vi que o favorito ele é bom, ele vence, mas no primeiro tempo ele tem uma ele ele fica abaixo da média, ele não tem um desempenho tão bom.
A maioria dos gols que ele sofre no começo, você já tem mais ou menos um preparo. Agora compara esse tipo de pessoa com aquela pessoa que chega nas apostas carregando aquela mochila do ego, né? Ah, eu vou fazer isso aqui porque eu manjo de futebol.
Isso aqui é é moleza. Fulano não vai perder, não tem como esse time merda ganhar. E assim você vai soltando apostas como se você tivesse simplesmente num cassino, né?
E aí você não entende porque a sua banca vai pro [ __ ] Você não entende porque que você tá sempre depositando. Isso tem muito a ver também com o comportamento infantil e imaturo que a gente às vezes possa pode ter. E aí, buscando alguns papos de apostas para trás, por exemplo, o comportamento que você tem perante a sua família, o como você se comporta de fato na frente do mercado, o fato de você catar o celular em qualquer lado e querer fazer uma aposta para coçar a sua vontade, para matar o seu vício, para eh dar uma coçada no seu ego, simplesmente pelo pela vontade ou não conseguir ficar sem fazer uma aposta.
Tudo isso envolve essa coisa chamado ego, né? Então, esses exemplos práticos que eu te dei de tá a favor de uma equipe, não conseguir fechar uma posição, de abrir uma aposta contra uma equipe sem nenhum tipo de análise macro, você só tá simplesmente levando em consideração o que você queria que acontecesse. E aqui nas apostas, isso poderia, pode ter funcionado há algum tempo.
Na minha época que eu já comecei já não funcionava mais, mas hoje com tanta tecnologia, com tanta informação, com a casa de apostas tendo a odio makers muito bem estruturados, muito bem preparados, munidos de muita estatística, com a própria casa tendo o seu mecanismo de baixar a ódio quando ela se sentir ameaçada. Você acha que você vai conseguir alguma coisa nessa área apostando dessa maneira? Eu sei que pode parecer assim mesquinho da minha parte, mas eu tô aqui há tantos anos que eu juro, eu vejo alguns comentários, eu vejo alguns comportamentos e eu simplesmente não tenho nem paciência para discutir, para debater, para responder, para dar um contraponto.
Eu simplesmente prefiro ignorar. Eu sei que aquela pessoa, ela não vai ter o mínimo de longo prazo aqui, porque enquanto você trata essa área como se fosse um uma brincadeira, um playground, não me não me interessa, sabe? Porque aqui nesse canal eu tento falar com pessoas que já viraram a chave, pelo menos para entender que, bom, se esse cara vem aqui todo dia fazer a sua análise, esse cara tá há tantos anos nessa área, deve ter algum fundamento, esse cara deve ganhar dinheiro, pô, isso, graças a Deus, eu tenho certeza que eu faço aqui, mas eu não consigo criar conteúdo para todo mundo.
Eu não consigo conversar com todo mundo porque nem todo mundo quer ouvir, nem todo mundo quer entender, nem todo mundo leva a sério. Então, o meu conteúdo hoje ele é muito mais direcionado para quem já virou pelo menos a chave de que existe um fundamento, por mais difícil que seja, e é difícil para caramba, de que existe um caminho para se ganhar dinheiro aqui. E esse não é o caminho da facilidade, esse não é o caminho da rapidez, esse não é um caminho fácil.
E quando eu falo isso, eu sei que eu espanto algumas pessoas, mas não tem problema. Eu não quero falar com todo mundo. Eu não quero ser um criador de conteúdo, um influenciador que fala com todo mundo.
Eu não quero ser conhecido por todo mundo. Meu, meu objetivo não é ser conhecido, né? Eu quero que para você que já entendeu a importância, que você tenha um local para vir, que você tenha um amigo para conversar, que você possa bater um papo aqui comigo ou com pessoas que pensam parecido com a gente, você tem um local que você se sinta abraçado.
Mas se você ainda não virou essa chave, eu espero que nesses conteúdos mais intimistas você comece a botar a mão na consciência. Começa a raciocinar como que você faz as suas apostas, porque tem muito do seu comportamento envolvido. Não é só técnica, não é só método, não é só gestão, tem muito do seu comportamento.
Pode parecer que não, mas a gente é que tá no controle. Então, quando a gente dita uma aposta, quando a gente clica naquela aposta, tem muito do nosso comportamento, do que a gente pensou antes, do que a gente pensou depois, do que a gente queria ver, do que do nosso desejo. E esse tema do que você quer ver é perigosíssimo, porque tem muito a ver com a sua opinião.
E se você não manejar para tirar da frente essa ideia de que a sua opinião vale de alguma coisa, você tá enrolado. É claro que você pode ter a sua opinião, mas no mundo das apostas, a sua opinião pessoal ela pouco importa se você não buscar somar essa sua opinião com a informação que você tem. Porque se você só olha a camisa, se você só olha posição na tabela, divisão, isso daí, meu amigo, você pode ganhar dinheiro do seu amigo no futebol à noite, casando ali, vamos apostar R$ 10 aqui que tá o time não ganha.
Aí você vai lá, pô, beleza, tô quase aí, vamos botar 100 aqui então que fulano não vai fazer um gol, pô. Beleza, esse tipo de aposta você pode ganhar, não é? Agora, quando você enxerga que você tá trabalhando contra um complexo estruturado para fazer você perder, que são as casas de apostas, parece que você olha com outros olhos.
Você olha e fala: "Pera aí, eu acho que se eu for raso desse jeito, eu não vou ter longo prazo. " Se coloca no lugar de uma casa de aposta. Você tá ali esperando uma aposta, esperando receber uma aposta.
Aí vem o Joãozinho falando assim: "Hoje eu vou ganhar porque Real Madrid vai jogar. Mbappé tá jogando muito. Real Madrid precisa ganhar.
Vou apostar a favor do Real Madrid. Qual o ódio? Interessa.
Real Madrid vai ganhar hoje. Se coloca no lugar, se coloca no lugar de uma casa de aposta que é feita, que é feita nesse ecossistema. para tirar o seu dinheiro.
É tudo que ela mais quer que você seja esse tipo de apostador. Não só no pré-live, no live também. É tudo que ela mais quer.
Que você veja o Real Madrid perdendo, tem a vontade de entrar. Que você veja o Real Madrid empatando, tem a vontade de entrar. Independente da cotação, independente do macro, de quem é o adversário, do contexto, se tem desfalque, se não, não.
Ela quer que você entre. É por isso que tem tanta propaganda, pô. As ligas de futebol agora tem nome, tem nome right.
Você tem nome de casa nas placas de publicidade. Você tem todas as equipes praticamente do Brasil com patrocínio de casas. Por quê?
Por que, Té? Porque é uma máquina de fazer dinheiro. E da onde vem esse dinheiro?
do nosso bolso. E se você não se preparar o mínimo, você só vai ajudar a sustentar esse império. Então, deixa o seu ego de lado.
Não seja esse esse apostador imaturo, cara, para ficar debatendo se a sua opinião importa ou não. Vamos levar em consideração os exemplos reais. Se você aposta a favor de uma equipe favorita pelo peso da camisa e pela força do elenco, isso tem peso o quê na sua decisão?
Começa a colocar isso num papel, começa a escrever. Bom, quando eu abro uma posta, eu levo em consideração o que? Aí você lista tudo que você quer listar e aí você começa a dar peso, vai de 1 a 10.
Bom, aqui peso da camisa. Que tipo de peso você dá para essa informação hoje em dia? Porque sério, eu sei que na discussão de futebol a gente sempre vai falar: "O Real Madrid na Champions esquece, né?
O Palmeiras na Libertadores, esquece, né? O Sevilha na Europa League, esquece. Tudo bem, esse é um papo legal de se ter, mas qual o peso que você tá dando hoje, hoje 2025 para peso de camisa.
Elenco ótimo, você já marca aí divisão, certo? Aí você tem que abrir ainda mais o leque. E o adversário, quem quer esse adversário?
Como que ele joga? É um jogo fechado? É um jogo aberto?
É um jogo de transição? Certo? E a fase desse adversário, os caras estão bem, tão confiantes.
Opa, ó, como é que você já tá aumentando um pouco mais. Beleza. E esse favorito, hein?
Ele tá com algum desfalque importante, pô? Ele tá com um desfalque importante no meio. Quantas assistências esse cara já deu?
Hum. Tá. Quantas grandes chances mais ou menos esse cara cria pro jogo?
Entendi. E o goleiro, hein? é o goleiro titular do time adversário, do time principal e o atacante.
E quem coloca a bola para dentro? Show de bola. E quando essa equipe favorita, ela enfrentou adversários que têm mais ou menos o estilo de jogo desse adversário de hoje, eles demoraram a marcar ou foi mais fácil?
Porque tem adversários que t um estilo de jogo que não se encaixam tão bem naquele favorito, né? às vezes é um é um favorito que gosta de ter espaço para penetrar e esse adversário não cede esse espaço, ele é muito compactado e com isso o favorito tem que sair um pouco do seu estilo, tem que ficar dando balão, tem que ficar optando por cruzamento, mas não é um time que faz tanto gol de cabeça, tem que ficar finalizando tanto de fora da área, mas não é um time que finaliza e marca tanto de fora da área. Ah, ok.
Então, olha como é que você já aumentou um pouco mais a sua chance, você incrementou mais a sua análise para que você possa minimamente ter uma opinião mais moldada para enfrentar uma casa de aposta. Porque no longo prazo, meus amigos, se tudo dar errado, ela vai ganhar o nosso dinheiro reduzindo a ódia. Só que você tem algo a seu favor, que é a livre escolha de não fazer, porque ela vai sempre mexer com a tua vontade, com o teu ego.
Aquele jogo que todo mundo tá apostando, que você também quer, meu Deus, me segura. Só que quando você começa a interpretar um pouco mais a informação, quando você começa a dar peso para determinadas situações, você olha para aquela OD e fala: "Hum, sei que eu gostaria muito". Mas nessa odia aqui não vale a pena.
Em cima do que eu tô vendo desse adversário, eu não vou entrar. Ou então se você entrou, você tinha tudo tudo tudo organizado, você entrou, não tá de acordo com que você esperava, você fecha, porque você tem esse livre arbítrio. Mesmo numa casa de aposta, onde o cashout é tão roubado, onde quando você faz cashout, você já deixa um valor ali para eles, ainda assim fechar uma posição ruim é melhor do que mantê-la aberta na crença de que vai acontecer o que você queria que acontecesse, entende?
Então, não é obrigatório você ser um especialista em pré-análise, mas é obrigatório você ser o mínimo de um apostador maduro para entender que o raso não vai te levar a lugar nenhum. Eu quero que você me aponte aqui embaixo um apostador raso que ganha dinheiro. Raso.
Aquele cara que chega, olha e fala assim: "Ah, hoje é isso aqui, pau, o escolhido, Romário, né, o Pelé. Ah, não. Esse aqui ele bate o olho e pau.
Aponta aqui para mim, mas aponta com certeza que ele ganha dinheiro. Não na imagem que ele passa, não que ele te vende. Porque quando é muito fácil, quando você tem alguém em mente que ganha dinheiro muito fácil, na verdade essa pessoa tá te passando essa imagem com algum contexto.
Geralmente esse contexto é para te vender algo, ou para te vender uma afiliação, ou para te vender um produto, ou para te vender um estilo de vida, né? Hoje eu acho que tem melhorado, a galera tem caído menos em cima desse estilo de vida bilionário de um apostador ou outro, né? Acho que hoje hoje é hoje é menos.
Eu tenho visto uma diminuição já nessa nessa modinha de comprar um porche, uma BMW e ficar ali tirando ondinha e tal. Parece que a galera já tem, não sei, opinião minha, já tá tendo um contexto um pouco melhor, mas você não vai conseguir me me apontar aqui um um apostador raso que ganha dinheiro, porque ganhar dinheiro de casa de aposta é difícil para [ __ ] e ganhar dinheiro no trade é tão difícil quanto. Então, acho muito difícil no raso, você ganhar alguma coisa.
Se você interpretar já isso, eu já vou ficar feliz. você já vai sair desse conteúdo me deixando um cara muito feliz, entender que no raso você não vai ganhar nada, tá? Agora você não precisa ser um especialista em pré-análise, mas você precisa ser muito, muito fiel à suas metodologias.
Porque quando você não faz uma pré-análise, quando você não busca uma informação prévia, que pode, a gente já falou no último papo de aposta, até interferir um pouco na sua opinião, você coloca uma responsabilidade muito maior na sua ação durante o evento, porque quando você não faz análise prévia, teoricamente você não faz muita aposta prévia, né? Porque eu imagino que para você ser um apostador pré, você precisa do mínimo de informação. Então você vai fazer uma pré-análise.
Como você, caso você não faça uma pré-análise, caso você não seja um apostador pré-jogo, a sua responsabilidade no live, ela é gigantesca. E aí, meus amigos, com essa responsabilidade grande, toda a sua tomada de decisão vai depender do que tá se passando em campo. E aí que entra o problema.
Você tá analisando o jogo com atenção ou você só tá buscando sinais? Foi a pergunta que eu fiz lá no início, que confirmem o que você queria que acontecesse. E aí vai entrar um problemaço que é: "Ah, T, eu não faço jogo ao vivo não, eu não tenho tempo.
" Ah, você não tem tempo? Não, não tenho tempo não. Eu eu trabalho e aí eu não eu não posso ver o jogo.
Eu faço pelo celular. Ah, tá. Você não faz análise prévia.
Você não sabe uma direção, você não entende o contexto macro daquele evento, você abre o seu celular, às vezes durante o seu serviço e você faz uma aposta. E você se baseia em quê? Se não é no ego, se não é no achismo, se não é em algo raso, eu não sei o que é.
Porque se você não aposta pré, se você aposta ao vivo e você não tem nenhuma consideração com o que tá se passando em campo, as duas uma. Ou você joga dinheiro pro alto, ou você confia na sua própria opinião, no que você quer que aconteça. E aí é que entra a responsabilidade.
Quando não acontece o que você quer que aconteça, como que você reage? Como que você lida quando você abre o seu celular no banheiro do do trabalho? Porque eu sei que tem gente que faz isso e aposta a favor de uma equipe e aí você recebe a notificação assim, ó.
Plim! 1 a 0 para o Ossasunha contra o Barcelona. Como que você reage?
Você começa a suar frio? Você desconcentra do seu trabalho? Você quer voltar no banheiro para poder aumentar a sua aposta?
Ou você quer torcer até o final para que o Barcelona vire o jogo? Tira, tira um pouco do contexto do que eu acabei de falar. Se coloca no nessa cena, mas sendo você não mais o ator principal.
Imagina essa cena que eu acabei de descrever para você. Agora imagina que essa cena tá acontecendo, mas você não é o ator principal. Você é uma pessoa que tá ali na plateia assistindo esse filme, essa cena.
Imagina esse cara indo no banheiro, olhando opções de jogos ao vivo, fazendo uma aposta, vindo, voltando paraa sua mesa, conversando com o chefe, com colega de trabalho, recebendo uma notificação de um gol do Assassonha e ali torcendo para que o Barcelona vire. Você olhando isso de longe assim, sem tá envzado com o ator principal agora, você acha que esse cara tem algum futuro? Seja sincero.
Você acha que ele vai durar quanto tempo aqui? Ou pior, ou pior, quanto de dinheiro esse cara vai perder? Porque durar pouco aqui não é um problema, tá?
Passar por essa área durando pouco não é um problema. O problema é o quanto de rastro você vai deixar de prejuízo. Isso é um problema, porque nem todo mundo vai ser paraa aposta.
Aposta não é para todo mundo jamais. Muita gente vai chegar e vai embora. Agora, o quão ruim vai ser a sua jornada aqui?
O quanto de dor, de mágoa, de problema financeiro você vai levar quando você for embora. E quando você olha para essa cena que eu acabei de citar, você imagina esse cara perdendo pouco dinheiro? Não, né?
Sabe por quê? Porque nesse prejuízo que ele vai tomar do Sassunha, sabe o que ele vai fazer? Ele vai achar que o problema não é ele.
Ele vai achar que o problema é o Barcelona. E aí que que ele vai fazer? Ele vai riscar o Barcelona das apostas dele.
Quantas vezes num comentário de YouTube, quantas vezes num num grupo de Telegram você falou isso aqui, ó? Nunca mais eu aposto no Barcelona. Time fraco, time sem vontade.
Parará piriri paroró. Olha como você destinou a culpa do seu prejuízo para uma equipe. Não foi você que não não viu que o Alsassunha já tava botando bola na trava do Barcelona desde o início do jogo.
Não foi você que viu que o Barcelona tava jogando sem o Laminama, sem o Rafinha, com o Ferrano ataque e que a criação do Barcelona tava pelo lado esquerdo, sendo que a maioria da força do Barcelona pelo direito e o Rafinha nem tava jogando? Não foi você que viu que o Barcelona nem propondo o jogo tava, porque você não assiste o jogo ao vivo porque você tá apostando dentro do seu trabalho ou num ônibus sem sinal de internet? Quando quando o sinal voltou, você já tinha tomado gol.
Não, você vai ver somente o quê? a equipe que te deu prejuízo. E aí você vai pra próxima, pro próximo favorito.
Não necessariamente aumentando a mão, mas às vezes você vai pro próximo favorito. E aí você vai fazer o quê? você vai ter o mesmo comportamento.
E aí você vai repetindo e vai deixando o seu ego falar mais alto de que o problema é a equipe, problema é isso, problema é aquilo. Na hora de tomar a decisão de apostar, você leva em consideração a sua opinião sobre a equipe. Ah, tá vendo?
Isso aqui é um elenco muito forte, não é possível. Vai ganhar. Vou colocar aqui X, R$ 1.
000. Quando essa equipe não ganha, aí o problema já não é a sua opinião em relação à coisa boa dessa equipe. O problema já passa a ser o quanto essa equipe não corresponde, o quanto essa equipe não joga.
Essa equipe não presta mais, nunca mais você vai apostar. E assim você vai pulando de galho em galho, de favorito em favorito e o ego tá lá. Desde o início eu tô te falando que o problema tá onde?
no ego, porque se você não aposta pré-live e você não faz pré-análise, a grande responsabilidade cai em cima do seu ombro. E se você não assiste o que tá acontecendo no jogo, você tá apostando no que você quer ver, não no que tá acontecendo. E o maior problema é quando isso dá certo, né?
É quando você vai no banheiro, faz uma aposta, volta pro seu trabalho, ganha dinheiro. Isso se repete em alguns ciclos duas, três, quatro vezes. Você se sente confiante e você vai repetindo isso porque você já sentiu o gosto do lucro, né?
Você sentiu o gosto da já daquela situação favorável. Mas olhando essa, fala a verdade, olhando essa cena de fora, sem que você seja o ator principal, não dá uma pena desse cara? Fala a verdade.
Você não olha para esse cara e fala: "Nossa, o que que esse cara tá fazendo? " Só que, meus amigos, esse cara muit das vezes somos nós. Esse tipo de comportamento que eu citei no serviço se repete no metrô, no ônibus, no Uber.
No Uber. Às vezes o cara é Uber e entre o passageiro e outro ele abre uma aposta. Ele não tá assistindo o jogo, mas ele tá confiando na possibilidade dele mudar de vida dessa maneira.
E dessa maneira você não vai mudar de vida. Não quero o seu mal. Pelo contrário, eu quero que você entenda das dificuldades que existe nesse mundo.
Eu há 13 anos aqui, para que eu minimamente consiga operar, eu sento na frente desse computador que você tá vendo. Eu fico aqui horas e horas assistindo jogos. Às vezes eu não dou um clique, às vezes eu dou um clique, às vezes eu ganho dinheiro, às vezes eu perco dentro das minhas metodologias.
E ainda assim eu ainda faço uma análise prévia, mesmo apostando na maioria das vezes ao vivo, tá? Quase sempre as minhas decisões vão vir do ao vivo, mas eu gosto de ter uma análise prévia e ainda assim é difícil para [ __ ] Imagina para você que faz uma aposta entre um passageiro e outro, que faz uma aposta entre um sinal de 4G e outro, que faz uma aposta entre uma ida no banheiro e outra, tira um pouco você da cena principal, coloca você como espectador, olha para essa pessoa e faz uma análise crítica, faz uma autocrítica. Você vê futuro nesse comportamento.
E aí, para fechar o assunto de quem aposta ao vivo e não assiste o jogo, você só tá acelerando, claro, a sua, o seu tempo final aqui nas apostas, porque se você não consegue no momento, por exemplo, onde o time favorito que você apostou estancar um sangramento, você não vai conseguir durar muito tempo. Pensa bem, você aposta ao vivo. Não, teu não preciso de pré-live não, eu só aposto ao vivo.
Beleza? Imagina quantas vezes aquele favorito que você apostou a favor não tava tomando pressão, já era para você ter fechado a posição. Imagine quantas vezes aquele favorito que você apostou a favor não tinha um estilo de jogo que batia com aquele adversário e com isso o jogo ficou morno, ficou amarrado e você ali sangrando sem nem perceber, só torcendo pelo gol podia ter fechado.
Imagina quantas vezes você tomou um gol contra a posição e não poderia ter estancado aquele prejuízo ao invés de ficar torcendo pro time virar. Porque quando você viu que o gol aconteceu, você viu que o favorito não reagiu bem. Você viu que o não favorito, que a equipe que marcou, gostou do jogo, entendeu como complicar ainda mais a vida daquele favorito.
Imagina você que apostou a favor de gols naquele jogo que você cismou que ia ser o over 2,5, 3 e5. Imagina se você pudesse abrir aquele jogo e ver o que tá acontecendo. Ninguém chuta no gol, o jogo amarrado no meio-campo, falta o tempo todo.
Ninguém vai na linha de fundo, não tem um cruzamento, não tem um escanteio, não tem nada, mas você tá ali olhando pra tela do celular, esperando apitar um gol. Se você tivesse a condição de assistir esse jogo, será que você faria? Ah, mas eu não tenho tempo, meu amigo.
Se você não tem tempo para assistir o jogo e você tá com dinheiro apostado nele, você tem que se basear em alguma coisa. Você precisa ter uma análise prévia muito bem feita, porque você não vai ter os seus olhos ali para confirmar. Não existe você apstar ao vivo sem tá assistindo ou você fazer algo prévio sem se preparar.
Porque senão tudo vai se basear no que você quer que aconteça e não que tá acontecendo. Se você não for uma pessoa muito privilegiada com informação, você vai basear sua aposta pré-jogo em quê? Sabendo que no raso você não vai ganhar, não vai bater uma casa de aposta.
Você já teve a oportunidade de conversar com Oder? Eu já tive. Eu tenho alguns od makers que eu tenho em contato.
É cruel, cara, o nível de informação que esses caras têm, o quanto que eles conversam. É um grupo, é uma equipe e ainda tem a vantagem de reduzir a OD. Ó, a gente não chegou num consenso aqui, hein?
A gente não chegou num conscienso, tá perigoso, baixa a saúde. Agora você que aposta ao vivo, se você não tem condição de assistir o jogo, você tá baseando a sua aposta no quê? Não é numa opinião.
E essa opinião, na maioria das vezes, não é algo extremamente pessoal? No, eu acho você tem que escolher, cara. Ou você tem tempo para assistir o jogo, ou você continua apostando de maneira que não vai te levar a lugar nenhum.
De qualquer maneira, né? Eu não gosto de usar essa essa essa expressão de qualquer maneira. Parece que realmente você tá perdendo tempo, mas no fundo é isso, né?
Sabe o que eu fazia quando eu tinha um trabalho CLT e ainda fazia depois eh alguns bicos para poder me sustentar? Eu trabalhava o que tinha. Como eu já comecei no trade, eu não tive essa experiência de casa de aposta.
Então, eu aprendi desde o início que eu tinha que assistir o jogo para poder comparar o que tá acontecendo com o mercado e poder tomar as minhas decisões. Se eu não tinha tempo para assistir os futebols, os os jogos da Europa, né, o futebol europeu na parte da tarde, enquanto eu tava trabalhando, o que que me sobrava? A noite.
Sempre a noite é uma situação boa? Não quer ver? Eu vou pegar um exemplo aqui.
Deixa eu ver se eu consigo pegar um exemplo do que tem hoje à noite. Talvez eu consiga pegar. Ó, eu tô gravando esse planejamento, esse planejamento, esse papo de apostas numa segunda-feira.
4 horas da tarde tem Brighton e Liverpool. É um jogo que já tá decidido do campeonato inglês, mas que tem liquidez. Eu consigo fazer esse jogo se eu fosse CLT?
Não, não consigo. Beleza. Que que sobra para eu fazer?
Volta Redonda e Amazonas às 19 horas. Talvez eu também não consiga. Dependendo do tempo que você demora para sair do seu trabalho, chegar na sua casa, tomar um banho, fazer uma refeição, talvez você não consiga.
O que que vai sobrar para você? 21,35. Curitiba e América Mineiro.
Quantas vezes eu já fiz Série B do Campeonato Brasileiro? Quantas vezes eu já fiz campeonato argentino? na parte da noite, quantas vezes era o que dava, mas eu tinha certeza que durante aquele evento eu estava apostando em algo que já que eu não fazia pré-análise naquela época, eu estava vendo, eu tava confirmando, eu não tava apostando no que eu queria que acontecesse, eu tava apostando em cima do que estava acontecendo.
Ó, 9:30 da noite, Boca Júnior, Independente, na primeira divisão aqui da Argentina e Curitiba e América Mineiro. Ah, mas eu quero fazer Barcelona e Vila Real. Tudo bem, você pode fazer, só que a qualidade do seu resultado vai ser completamente diferente.
Por mais que você ganhe dinheiro no curto prazo, você tomar uma decisão em cima do que você não tá vendo é basear em cima da sua opinião pessoal, a não ser que você consiga fazer uma pré-análise. Por isso, eu acredito que para quem é CLT, o melhor caminho para quem quer apostar pré-jogo é fazer uma boa pré-análise. Nem que você escute o planejamento aqui todo dia ou escute de outra pessoa, vai formando a sua opinião, vai formando seu estilo de trabalho pré-jogo para tentar chegar o mais próximo possível de uma lucratividade.
Mas para isso você tem que controlar a caralha do ego. A nossa opinião baseada somente na nossa opinião não quer dizer nada. Você precisa somar sua opinião com o conhecimento que você adquire dentro do mercado, com as experiências que você adquir no mercado.
Se você é um apostador pré-live, você tem que somar a análise macro, entender da equipe que vai que você tá apostando, entender da equipe que você tá contra, entre aspas, né? Se você tiver a favor de uma equipe, teoricamente está contra a outra. Eu sei que é chato, mas não é fácil.
Mas nunca que vai ser fácil. Não é um jogo, não é um jogo de tabuleiro, não é uma opção que você vem aqui pro YouTube e pesquisa como passar da fase tal e aí vem um carinha, um adolescente te ensinando como passar dessa fase. Aposta é difícil para [ __ ] É muito provável que você não tenha longo prazo.
É muito provável que você perca dinheiro, que você se endivide, que você [ __ ] o seu emocional. Ninguém tá aqui para passar a mão na sua cabeça e falar que isso aqui é bom. Não, cara, é difícil para [ __ ] E na maioria das vezes que os meus amigos pessoais falam: "Ô, Té, vem aqui, me fala o que você faz.
" Eu falo: "Ó, segura tua onda e eu não te aconselho a entrar porque é furada. Na maioria das vezes eu respondo dessa maneira: é furada. Por quê?
É furada mesmo. Na maioria das vezes vai ser furada. Não é para todo mundo.
Eu prefiro que o cara já entre aqui condicionado de que é difícil, que ele venha por meio de influenciadores achando que é fácil. Se te vender alguma facilidade, provavelmente é porque naquele funil lá tu vai ter que comprar alguma coisa ou se afiliar em algo ou comprar alguma coisa, porque não é fácil. Então, a partir de agora, se você é um apostador pré-live CLT, tem um bom embasamento prévio.
Mesmo que você não ligue para isso, passe a ter, passe a ligar. você vai ver que seu seu desempenho vai ser melhor, nem que você passe pelo menos a perder menos dinheiro. E se você não é um apostador pré-live, se você tem a condição de ser um apostador de live ao vivo durante o jogo, mesmo que seja em jogos à noite, mesmo que seja como um Panther, assiste os jogos, não coloca o seu dinheiro aonde você não está vendo o que tá acontecendo.
Não baseia a sua decisão somente no que você acha que vai acontecer. Não baseia a sua decisão no que você quer que acontece. Um base no que você quer que acontece.
aposta no que você tá vendo ou pelo menos traz um condicionamento prévio, um direcionamento prévio, porque das duas uma no pré-live, quando você tem uma coisa prévia definida e vai contra, você tem sinais de que poderia dar merda. Você fez uma boa pré-análise, você interpretou aonde estavam os riscos e por acaso, se aquele risco chegou a te dar prejuízo, você vai ser muito mais compreensivo, você vai aceitar com mais facilidade, você vai tiluttar menos, quebrar menos banca. No live, quando acontecer algo ruim, vai ser muito mais fácil para você digerir.
Por quê? Você tá vendo. Então, quando você tá a favor de um favorito e esse favorito não tá jogando nada, você tem a escolha de sair.
Se você não tivesse vendo, você não ia saber. Você ia saber porque a OD ia tá movimentando, seu prejuízo ia tá aumentando. Mas como você não tá vendo, às vezes você custa acreditar, você ainda se apega na na no peso da camisa.
Agora, quando você tá assistindo, é mais fácil de tomar a decisão. E quando acontecer, você vai sendo calejado. Opa, toda vez que eu fiz isso e me mantive numa posição que já tá ruim, eu perdi dinheiro.
Então, deixa eu fechar. É muito mais fácil para você digerir quando um gol vem do nada, poxa, eu tava a favor de um favorito ou tava contra uma equipe, essa equipe tava sendo muito forte ou tava sendo massacrada. Do nada teve um gol contra, do nada teve um contra-ataque.
É muito mais fácil de você aceitar. Porque você tava vendo o jogo. Pessoas que apostam pré e que não t um bom preparo não aceitam prejuízo.
Pessoas que apostam ao vivo e que não estão assistindo o jogo tem dificuldade de aceitar prejuízo. Passe a apostar muito mais no que você tá vendo ou passe a se preparar muito mais para fazer a sua aposta pré e para de apostar no que você quer que aconteça. E aí no contexto geral, independente se é pré ou não, live, que que você acha sobre isso?
É profundo, né? Mas para mim o grande vilão é o ego. Começa a tirar você como ator principal de cenas que você comete, de erros que você comete.
Passa a se assistir como se você fosse de fato um filme, como se você fosse uma cena de série. Quando você olha para aquele cara fazendo aquelas coisas, você consegue enxergar longo prazo nele? Você consegue enxergar algo bom?
Você consegue enxergar um Uber que faz uma aposta entre um passageiro e outro tendo futuro aqui? Você consegue enxergar um apostador de banheiro no CLT tendo futuro aqui? Você consegue enxergar um cara que faz a aposta no ônibus tendo futuro aqui?
Isso não é preconceito não, cara. é realidade, porque o dinheiro que você não perde é o dinheiro que soma a mais na sua compra, no mercado, no seu aluguel, na sua conta de luz, na sua conta de água, na pensão que você tem que pagar pro seu filho, no sustento que você tem que dar pra sua família. Às vezes a gente tá vivendo num sonho que venderam pra gente, mas a gente não tá se comportando como uma pessoa que de fato quer buscar esse sonho.
Quando a gente sonha demais, ao ponto do sonho virar algo fantasioso, a gente não vai alcançar ele. Em algum momento você vai ter que botar a mão na massa e fazer diferente para que aquele sonho se concretize. Não é se comportando igual um infantil, igual um imaturo, igual um viciado.
Você vai ganhar dinheiro aqui. Já é difícil para quem faz e para quem tenta fazer da forma certa. Para quem se ilude é impossível.
Um abraço.