bem sejam muito bem-vindos a mais uma aula ao vivo e diária aqui vocês estão me ouvindo bem aí me diz aqui nos comentários Sim estão me vendo bem também deixa eu arrumar a tela aqui para mim perfeito Obrigado Ah deixa eu ver as configurações aqui certo vamos lá então galera para mais uma aula ao vivo se você tá vendo a gravação seja muito bem-vindo caso você queira saber informações aí sobre metodologia das travas mentais fazer o teste de travas entrar na formação Tap as informações estão aqui na descrição desse vídeo tá bom para quem tá
vendo a gravação galera Qual que é o tema que a gente trouxe hoje aqui uma ada para você que tá vendo a gravação você não sabe eh que me lá na caixinha de perguntas eu resolvi fazer uma aula aqui paraas que trouxeram essa pergunta muito parecidas que é Edenilson eu tô com dificuldade na minha casa com pessoas ali à minha volta como que eu aplico técnicas nessas pessoas como que eu ajudo essas pessoas que eu amo seja o marido seja filhos enfim eu quis trazer algumas reflexões aqui para você nessa aula primeiro alinhamento com você
é que não tem certo e errado tudo depende do teu contexto de vida tá então aqui são reflexões que eu quero fazer aqui contigo certo não quer dizer que é dessa forma ou precisa ser apenas dessa forma que eu vou te trazer aqui mas é como que eu mudo uma pessoa ali que eu amo tá seja seu marido seja pai mãe que quem for estiver ali à sua volta tá bom primeira grande dúvida de quem tá iniciando na carreira como terapeuta eu posso atender parentes pode tanto você quanto psicólogos você pode atender parente lá na
tua Clínica Tá o que que não é Nossa área aqui tá eu estou invadindo uma área que não é Nossa mas só vou dar um um alinhamento com você que é o conselho de Psicologia que orienta psicólogos e não terapeutas ele não ele não fala para você não atender parentes Ele só não recomenda mas ele não obriga você Você não pode atender tá então só para você ficar alinhado com isso Às vezes tem psicólogo que nem sabe disso né agora o que que não pode é o psicólogo numa banca avaliadora de um concurso público avaliar
o próprio pai que tá na frente dele né então isso Devido a questões ali éticas não é interessante mas na clínica não há problema então você como terapeuta você pode atender pessoas à sua volta inclusive muitas pessoas que iniciam aqui a nossa formação sempre perguntam eu posso aplicar a TAP as travas mentais do meu filho no meu marido no meu tio enfim e você pode sim a única questão é que talvez essa pessoa não se entregue pro tratamento por quê Porque você é uma pessoa próxima então talvez ela não queira abrir os podres da vida
dela pro sobrinho né ela não queira falar isso pro filho então talvez você vai conseguir ajudar ela até certo nível então às vezes é recomendado passar para alguma pessoa que ela consiga se abrir Porque a aliança terapêutica interfere muito no resultado do tratamento então para quem é da formação Tap lembra que existem a as porcentagens mais ou menos 40% do tratamento do resultado dele é extra terapêutico mais ou menos 30% do resultado de uma terapia se chama aliança terapêutica e às vezes você vai bater num teto ali da Aliança terapêutica que você vai conseguir com
o seu cliente eh atendendo ele ali se ele for uma pessoa próxima a você tá mas isso não quer dizer que você não possa beleza agora a gente vai entrar na parte mais pesada um pouquinho que eu quero gerar algumas reflexões para você tudo que eu vou trazer aqui a partir de agora tem a ver com um uma lei do destrave chamada desapego que eu acho que é uma das leis mais importantes se você tiver desapegado você vai conseguir crescer mais rápido desapegado do que for aí na sua vida só que colocando nesse âmbito terapêutico
o que que muitas pessoas começam a fazer quando elas entram nesse da terapia não sei se isso já aconteceu na sua vida em algum momento mas você quer por exemplo seu pai do seu pai o pai da sua mãe e não é o seu lugar esse o seu lugar é como filho nesse nessa situação não é ser pai dos seus pais eu tô aqui porque meu pai ou minha mãe tem esse tal problema ou tem essa situação eu quero ajudar eles então entendam com as técnicas de terapia você consegue sim ajudar eles tá galera você
consegue sim influenciar eles para ter uma mudança na vida deles você consegue fico aqui me perguntando o quanto e por favor presta muita atenção no que eu vou falar agora o quanto essa ajuda que você quer fazer com seu pai com a sua mãe com seu marido imagina um marido que não te apoia talvez enfim tem algum problema o quanto essa ajuda que você quer dar para ele pro seu filho talvez ela é de fato tu ajuda ou ela é uma fuga da sua própria vida para você fazer o que tem que ser feito porque
é muito legal você trazer o discurso que você quer ajudar o seu pai sua mãe o seu marido meu Deus eu quero meu marido precisa de ajuda ele ele fuma ele bebe ele isso ele faz aquilo ele joga no Tigrinho ele tem vício legal mas e vocêo mais a gente querer ajudar o outro sempre para qualquer coisa na vida mas quando você olha pro teu umbigo Você está onde você queria estar você tá ganhando quanto você gostaria sim ou não se a resposta é sim talvez esteja no momento de você poder ajudar com essas pessoas
porque você já tá num nível bem legal mas de você ajudar as pessoas porque nem você entendeu tá travando galera deixa eu fechar algumas coisas aqui aqui na minha cidade tá chovendo muito e acho que é por isso que tá travando deixa eu fechar aqui e agora melhorou agora acho que voltou né voltou então é apenas reflexões de novo lembra que eu falei aula não tem certo e errado são reflexões pra gente fazer o quanto Realmente você precisa ajudar essa pessoa que veio na sua mente em detrimento a se ajudar Será mesmo que você quer
ajudar essa pessoa ou é uma fuga do que você fazer o que você precisaria fazer vou te dar um pequeno exemplo eu já falei isso em algumas outras lives por isso que eu quis trazer esse tema aqui para vocês às vezes você tá com seus pais adoecidos os seus pais não fazem o básico bem feito seus pais estão enfim com problemas físicos e afins e você quer lá ajudar ele certo vocês acham que os meus pais com todo esse conhecimento que eu tenho 10 anos de terapeuta mais de 91.000 alunos batemos aqui agora sistema crescendo
cada vez mais a formação Tap você acha que os meus pais estão fazendo básico bem feito bem bonitinho estão regulando o sono tomando sol suplementando e fazendo tudo que tem que ser feito não tão E por que que eles não estão não é por falta de eu influenciá-los é porque eu não posso fazer por eles a única coisa que eu posso fazer é ser o exemplo é eu fazer a minha parte só que o que que eu percebo em muitas pessoas elas querem ser os pais dos próprios pais obrigando o pai a fazer isso obrigando
os pais a fazer aquilo pelo bem você não tá fazendo isso por mal não tá você tá fazendo isso porque você quer o bem deles mas Qual que é a minha a minha perspectiva galera eu vou finalizar a Live aqui no Instagram porque eu acho que vai ajudar no na conexão tá para quem tava no Instagram perdão acho que agora vai melhorar Qual que é a minha perspectiva sabe como que eu vou ajudar meus pais mesmo influenciando e tentando ser exemplo em muitas coisas eles não não fazem e eles estão prejudicando a própria saúde física
deles e vocês sabem que as pessoas que vocês mais amam às vezes são as pessoas que mais estão acabando com a própria vida devido aos hábitos delas você queria muito ajudá-las mas você não pode obrigar elas a fazer alguma coisa sabe o que que eu Qual que é a minha linha de desapego e o que que eu faço na minha vida particular que é o aprendizado que eu quero gerar para vocês agora é o seguinte eu vou cuidar o quanto mais eu puder da minha própria vida para quando eles precisarem de verdade eu vou estar
conseguir eu vou conseguir estar presente exemplo eu vou ganhar o máximo de dinheiro possível para que quando eles precisar ficar internado eu vou conseguir pagar tudo no particular para eles eles não podiam estar economizando dinheiro agora podiam eles não podiam estar fazendo caminhada para evitar ter problema de saúde podiam tão fazendo não eu consigo obrigar eles a fazer não então o que que me sobra o que que me resta cuidar da minha vida o máximo possível para quando eles precisarem de mim eu conseguir ajudá-los e tudo isso tem a ver com a vida real galera
não tem a ver com Abstrações da nossa mente quantas pessoas que vocês conhecem que tem um avô adoecido que tudo os irmãos T que juntar e fazer um Rachinha para pagar uma consulta pro velho se você não tivesse prosperado você não podia pagar tudo e esquece os outros que não não prosperaram esse é o meu pensamento se os meus irmãos continuar pobre eu não tô nem aí eu vou conseguir ser rico mais rápido possível e o máximo possível para conseguir dar conta disso para não precisar ficar fazendo rachinho meus pais e pro SUS presta atenção
mesmo devido à incompetência deles de ter cuidado da Saúde quando podiam porque é desapego eu não posso fazer por eles vocês estão conseguindo me entender as pessoas que vocês mais amam muitas vezes elas conseguem cuidar nesse exato momento da Saúde delas só não estão fazendo e você com toda com to esse desejo de terapeuta de ajudá-lo você tem ferramentas Às vezes a gente não consegue porque ela não quer você ser ajudado não quer fazer uma terapia não quer fazer uma uma academia não quer ela não quer isso então qual que é a forma de eu
ajudar é esse que é o problema Instituto conexão que você colocou aqui nos comentários como que Eu convenço você Não convence a gente não tá falando aqui de convencer a gente tá falando aqui de ser o exemplo e Influenciar mas fazer com que a pessoa faça é impossível seja cliente seja paciente ou seja pai ou mãe ou pessoas aí à sua volta entendeu até aqui Então como que seria uma forma inteligente de ajudar na minha visão você cuidando cada vez mais da sua vida imagina agora eu não sei qual que é o teu contexto tá
de novo por isso que eu falei que você tem que analisar teu contexto mas imagina seus pais velhinhos agora se você não tem talvez e eles devido a incompetência deles quando eles tinham saúde não ter cuidado agora eles estão perdendo a a a independência deles que é não conseguir levantar da cama enfim tem dificuldade para ser l mover não tem massa magra sarcopenia devido à ausência de atividade física beleza e aí você tá obeso e não consegue pegar o seu pai para ajudá-lo agora nós temos dois duas pessoas com problema não só uma talvez pareça
um pensamento egoísta mas eu quero que você reflita eu prefiro doente do que dois então se é para alguém ficar doente devido a incompetência de cuidar da da própria vida que seja eles mas que eu esteja forte para poder cuidar deles quando eles precisarem por isso que eu vou est magro eu vou est forte fisicamente e eu vou est Próspero financeiramente para conseguir ajudá-los Deu para entender essa linha de pensamento porque é muito fácil e por isso que eu quero que você compreenda se esse tanto ajudar a pessoa que você ama seja pai ou mãe
seja marido ou mulher se isso realmente é ajuda ou é fuga porque tudo isso que eu falei de ser forte uma mulher um homem forte cuidando da sua saúde física Você tem dinheiro no teu bolso para ajudar as pessoas que você ama tudo isso dói dói bastante aí obviamente que você vai dizer não mas eu estou ajudando meus pais eu tô aqui presente com eles eu prefiro não estar presente com eles agora e ter dinheiro suficiente para quando eles precisarem de mim eu est presente tá com condições do que tá presente agora e ter dois
pobres na família o nome disso é desapego e eu tô falando não te dar de dar estar presente que eu não vou estar em contato com a pessoa você pode estar em contato com ela tá a questão é quanto que você tá disposto a sofrer agora pelas pessoas que você ama porque ess é o Real a real entrega na minha visão porque senão daqui a pouco você vai ter toda aquela família reunida um financeiras dos pais que quando podiam não cuidaram da saúde tá a meia dúa de irmão lá um pedindo dinheiro pro outro fazendo
Rachinha para cuidar da saúde daquela pessoa debilitada ali então já que eu sei que talvez isso aconteça num futuro que eu seja a pessoa que vou tá à frente e vou ajudar elas Deu para entender essa lógica ou não me diz aqui nos comentários fez sentido tá tá meio travando né Às vezes a câmera volta às vezes a câmera encerra fez sentido é um pensamento que dói né é um pensamento que dói porque se você tem esse pensamento a partir de agora o que que você tem que fazer agora na sua vida você tem que
ir agora para uma academia treinar só que isso dói você tem que agora nesse exato momento parar de comer ess porcaria que você come isso dói você tem que agora começar a prospectar clientes e receber 15 não na cara para daí receber um sim e fechar r$ 500 no tratamento só que isso dói Então tudo isso tem a ver com a quinta lei do destrave que é a lei do desapego aonde você tem que focar no que você tem controle você tem controle do do que seu pai e sua mãe comem o seu marido come
não você tem controle da atividade física que eles fazem ou deix de fazer não Por mais que ama o seu marido a sua esposa você não tem como fazer por eles então você que seja a pessoa que vai fazer o máximo possível por você para quando eles precisarem você conseguir estar presente tanto fisicamente forte quanto financeiramente fez sentido sim ou não agora parou a tela de novo e agora agora eu quero fazer uma reflexão que eu Talvez algumas pessoas aqui não se identifiquem né porque não tem essas crianças mas sabe quem que fez isso pela
gente Cristo fez isso pela gente você precisou ser crucificado não foi ele que foi crucificado pela gente mas qual o aprendizado que pelo menos eu trouxe pra minha vida acho que vocês vão entender o que eu vou falar para eu ser o Cristo da minha família ou seja já que eles não estão se cuidando já que eles não estão fazendo eu vou passar por um sofrimento que faz dinheiro fic rico é sofrer não é fácil cuidar da saúde dói mas eu serei a pessoa que carregarei essa Cruz para libertar eles quando eles precisarem Deu para
entender essa lógica faz sentido ou não você ser a pessoa mais Cica que você conseguir para quando precisar a pessoa que você diz que mais ama precisar de um médico você conseguir pagar esse médico para ela ela não precisar ir pro SUS que é muito legal Aquele discurso né que vivo o SUS só que quando quer um atendimento filho você gostaria muito de no particular né Então esse é um pensamento literalmente desapego e é o que eu aplico na minha vida então eu gostaria que você refletisse o como você talvez conseguiria aplicar na sua vida
se for pertinente isso e por eu trouxe esse tema porque eu tenho muitas alunas aqui principalmente muitas mulheres que querem ser terapeutas querem ser destravar e às vezes o marido não apoia às vezes ela teve que pedir dinheiro para outro porque que o marido não emprestava o cartão de crédito para fazer a ela realizar o sonho dela dela ser terapeuta eu tenho muitas alunas assim aqui muitas mesmo tem como você mudar de fato ali o teu marido muitas vezes não tem você consegue influenciar as técnicas podem funcionar para essa pessoa Mas qual que seria a
minha maior dica para você ao em detrimento a querer aplicar uma técnica nele para mudar a cabeça dele e pensar igual você é você só abaixar a cabeça e fazer todo dia o que tem que ser feito porque não tem discussão contra resultado as outras pessoas só estão em desacordo com você porque você ainda não obteve o resultado me conta se agora você falar pro teu marido olha recebi um PX aqui de 5.000 de um tratamento que eu vou realizar com a pessoa você acha que a cabecinha dele não vai começar a mudar com relação
a isso a questão é que ele não tá vendo do resultado ainda entendeu E realmente é difícil você perceber que talvez aquilo dê certo e tudo mais porque você não tá vendo alguma coisa palpável entendeu Então qual que é a forma que você gera resultado cuidando da própria vida mesmo com sofrimento e o o a ausência de apoio dos outros mesmo com críticas você fazer o que tem que ser feito todo dia por você deu entender ó a Ana falou não insisto mais com o meu marido só se destrava e prospera não tem discussão presta
atenção quando você destrava e prospera vai acontecer duas coisas as pessoas que realmente querem você por perto elas vão vão ser atraídas por isso e as pessoas que não estão de acordo com aquilo vão espirrar E espanar então quanto mais você vai crescendo você vai vendo as pessoas que realmente vão ficar do seu lado entendeu quanto mais você vai crescendo você vai vendo que tem pessoas que não estão de acordo com seus valores que não gostam de ver tua prosperidade essas vão espirrar essas vão espanar Já e já era só que devido ao resultado que
você tá tendo só que tem pessoas que às vezes você nem esperava que elas iam ficar do seu lado e elas ficam porque essas pessoas se alegram com a sua prosperidade porque elas viram resultado a é um caso ali né a entrou na formação se e agora o marido entrou na formação Tap legal então deu para pegar a essência do que eu quis trazer aqui para vocês hoje A Essência nada mais é do que cuidar da própria vida não é necessariamente esquecer o outro mas é você ser a melhor pessoa possível porque isso vai influenciar
os outros e quem não influenciar vão espirrar e vão não vão fazer parte da sua vida entendeu Eu tenho esse esse essa criança aqui para mim e é isso que eu aplico na minha vida eu não fico lá dando Pitaco pros meus pais por exemplo e fazer academia não quer fazer tá tudo bem Não é eu que vou sentir a dor de um problema físico de saúde quando tiver é eles infelizmente só que pelo menos eu vou ter condições de pagar um plano de saúde disso e daquilo para meus pais por exemplo devido a irresponsabilidade
deles de cuidar da saúde quando poderiam fez sentido isso é percebe que eu p pensamento que dói mas é a realidade da vida adulta é a realidade da vida você pode sofrer tentando mudar o outro tentando mudar os seus pais o seu marido o que for para eles cuidar da saúde deles para eles fazer você pode sofrer fazendo isso ou você pode sofrer cuidando da sua vida enriquecendo o máximo possível passando por cima do Medo do julgamento dos outros crescendo financeiramente para quando os outros precisarem de você você você conseguir ajudar de fato aquela pessoa
que que é ajudar de fato vou dar um exemplo para vocês É nas pequenas coisas que a gente percebe isso e talvez você comece a se identificar agora se talvez você não tá ainda onde você gostaria mas galera a minha esposa semana passada ou essa semana não semana passada e essa semana também vai acontecer isso a minha esposa ia levar minha sogra numa consulta a mãe dela numa consulta certo adivinha só ela vai e volta a hora que ela quiser agora se ela tivesse num concurso trabalhando das 8 A C ela ia conseguir não a
gente não conseguiu cuidar da saúde do outro mas o quanto que vale você ter tempo para pelo menos estar do lado da pessoa que você ama ajudando ela numa dificuldade dela percebe que nessas pequenas coisas que eu quero que você entenda que o destravar é isso só vai você ter o tempo e a condição para est do lado dessas pessoas se precisar acontecer qualquer coisa eu desligar essa Live eu posso desligar essa Live e cuidar de alguém que eu amo porque eu tenho liberdade de tempo e financeira e a maior o que eu mais escuto
dos da principalmente da noss nossas alunas aqui Inclusive a Jemily falou isso né jily que é o seguinte o que eu mais queria era poder estar na minha casa cuidando dos meus filhos e não levar ele pra escola paraa creche pro que for enquanto eu trabalho porque eu eu não consigo trabalhar na minha casa por exemplo aí eu tenho que est lá fora porque eu não prosperei não consigo est lá tenho que est lá fora para fazer dinheiro o simples fato de estar em casa e poder buscar o filho na escola já é uma conquista
isso isso é o destrave você entende galera o dist é você ter essa condição só que cuidando da sua vida você não vai conseguir fazer isso cuidando da vida dos outros quanto mais você se destravar quanto mais você crescer mais você vai poder fazer isso então a minha esposa agora ela pode ir agora na quinta-feira amanhã vai ir com a minha com a minha sogra fazer mais um exame lá 3 horas da tarde de uma quinta-feira quem é concursado ou tá numa CLT nem a pau consegue fazer isso e quando consegue tem que pedir arrego
pro chefe tem que ficar pedindo penico levando um Atestado de acompanhante e sexta-feira vai ter que est lá trabalhando de novo deu para entender onde que tá a essência se tiver um internamento vamos não tá acontecendo nada tá mas imagina meu pai lá ficou internado eu posso ficar todo santo dia acompanhando ele atestado não preciso de atestado para dar pro meu chefe porque eu tô lá do lado dele e eu posso fazer isso só que como que hoje eu posso fazer isso porque eu passei pelo sofrimento pela dor do plantar para daí colher só que
nessa dor do plantar eu não tava tentando cuidar da vida dos outros eu não tava tentando mudar amigo parente filho filho eu não tenho ainda mas amigo não tava tentando mudar ninguém a minha volta eu tava procurando cuidar de mim o tempo todo independente do que pensavam sobre mim então quando eu tava no concurso lembra do meu apelido no concurso da polícia o soldado Santos é o vadil Essa é a minha marca na Polícia Militar inclusive hoje quando eu vou conversar com antigos amigos e colegas de trabalho sabe o que que eles pensam de mim
até hoje eles não me acompanham em rede social nem nada eles têm esse pensamento sobre mim ainda Ah eu vadio é o cara que não não gostava de trabalhar e e eles estão se lá ganhando 3.000 ainda você entendeu ou seja o que os outros estão pensando eu aguentei durante 5 anos todo mundo falando sobre isso de mim só que hoje eu tô colhendo esses frutos então às vezes você precisa aguentar só um pouquinho mais essa plantação que tá doendo na sua própria vida sem cuidar da vida dos outros porque daqui a pouco você já
vai est colhendo com tempo e com condição financeira fez sentido Então essa reflexão que eu queria trazer para você tá e presta atenção muitas dessas coisas não dependem de dinheiro tá você treinar fazer atividade física sair da uma corrida é você ter um déficit calórico na alimentação e treinar todo santo dia não precisa de dinheiro para muitas coisas na vida você não necessariamente precisa do dinheiro para fazer acontecer fazer uma terapia eu não tenho dinheiro para te pagar um protocolo de destrave beleza mas você tá treinando todo dia para ser forte pelo seu seus quando
eles precisarem se você não tá treinando todo dia você não vai ficar forte com o seu corpo e isso independe de ter condição Financeira ou não porque você pode fazer isso na rua você entendeu então quanto que você tá cuidando de você hoje para quando os seus precisarem você tá forte e você ter condições de ajudar aquela pessoa devido a muitas vezes isso dói tá galera devido a muitas vezes a ausência de responsabilidade dessa pessoa porque eu tenho certeza que esse seu marido os seus pais enfim Eles podiam cuidar da saúde deles quando eles tinham
tempo podiam não ter bebido podiam ter treinado mas não estão fazendo eu consigo obrigar eles a fazer não eu só consigo eu fazer aí quando Algum deles adoecer Pelo menos não vai ter dois doentes vai ter só um Deu para entender eu sei que dói só que isso é colocar uma lupa na vida real a vida real Hoje é a seguinte galera se você perceber a vida real é a seguinte os seus pais avós sei lá estão ficando velhinhos estão adoecendo os irmãos estão se juntando porque todos eles não têm dinheiro para fazer um racha
para doença daquele e todos eles estão Enrolados na própria vida porque não tem tempo ou seja não conseguem ficar com o pai ou a mãe porque tem que ir lá dar satisfação pro chefe estão presos não trabalham não tem liberdade financeira não tem liberdade geográfica e o pior às vezes não tem condição nem de ajudar o pai a levantar do sofá porque não aguenta nem o próprio peso porque é tá obeso é isso que tá acontecendo o filho tá fraco o pai tá velho e o filho fraco não consegue levantar o próprio pai e olha
que louco né Vamos pensar agora um pouquinho mais profundo as duas pessoas dizem que se amam me conta será mesmo que você ama essas pessoas quanto você diz ou é só palavras porque falar que amo é uma coisa mas agora fazer isso é outra coisa tem uma uma frase que sempre dizem na internet que é o seguinte você morreria pelo teu filho né Mas por que que você não vive por ele por que que você não vive por ele parando de beber treinando todo dia para poder ficar mais tempo de vida com ele sem ser
um incompetente e um velho que não vai conseguir nem levantar e vai ter que tirar o filho da vida dele para cuidar de você quando você tinha tempo você não cuidou da tua vida se você é pai ou mãe é é um cutucão para você agora você ama teu filho legal você ama teu filho né Mas por que que você não cuida da tua saúde agora porque se você diz tanto assim que ama o teu filho sabe o que que vai ter que acontecer quando você tiver velhinho não vou falar idade porque depende né Tem
gente que tá adoecendo cedo tem gente que ador mais velho quando você tiver velhinho e não conseguir nem levantar a pessoa que você diz diz que mais ama vai precisar deixar a família dela para cuidar da tua incompetência Será mesmo que você ama sabe como que eu vou amar meus filhos eu vou amar meus filhos podendo ter 80 anos eu espero tá é meu planejamento tem 80 90 anos e eu tá viajando com dinheiro e ele nem se preocupar comigo eu não quero que meu filho esteja na minha casa me ajudando a levantar e levantar
minha cueca porque isso não é amor amor é eu me cuidar a partir de hoje com 29 anos de idade cuidar da minha saúde o máximo que eu conseguir para quando eu tiver velhinho eu poder não só dizer que eu amo meu filho mas eu mostrar eu poder caminhar eu poder fazer as minhas coisas com Independência e não necessariamente ser financeiramente tá galera só Independência física já tira um fardo do Peso dos seus filhos enorme não precisa nem ser financeira é só o simples fato do teu filho não precisar parar a vida dele para levantar
fralda tua e ajudar você a levantar da cadeira já vai ajudar demais Sabe o que que mais falta nas pessoas mais velhas hoje autonomia física sabe como que você resolve a autonomia física atividade física alimentação só isso atividade física e alimentação não precisa ter dinheiro e ser rico para fazer isso vocês conseguiram entender então espero que para vocês sejam mais velhos vocês comecem a cuidar cada vez mais da Saúde de vocês para vocês fazerem esse amor que vocês tanto dizem em palavras pelas pessoas que vocês mais amam para não precisar tirar eles da família deles
com os filhos deles os seus netinhos para ir cuidar de você que uma vez quando teve oportunidade de cuidar da tua saúde não cuidou aí a pessoa que você mais diz que ama tem que sair da vida dela para cuidar de você e para você que é mais novo começa a cuidar da tua saúde agora para você poder cuidar dos seus dos velhinhos dos seus pais porque uma vez eles não conseguiram cuidar da vida deles porque a gente não consegue obrigá-los a fazer isso por mais que eles saibam da importância fez sentido Então essa aula
Espero que tenha doído um pouquinho mas gera muitas reflexões e é um pouquinho do como eu vivo a minha vida tá eu procuro cuidar de mim Claro que tem deslize o Eden também procrastina eu também como porcaria como uma pizza faço só que mesmo assim o meu Focus está em Como que eu posso me cuidar mais mesmo procrastinando mesmo comendo às vezes uma porcaria mesmo às vezes puts dei uma engordada aqui mas é sempre pensando em como que eu posso me cuidar Como que eu posso me cuidar porque quando as pessoas que vão forem precisar
de mim eu vou conseguir tá ali presentes para elas entendeu por que que vocês acham que eu faço Live todo santo dia porque eu quero enriquecer cada vez mais quanto mais eu enriqueço quanto mais eu Gero valor para todo mundo que tá aqui quanto mais eu vendo quanto mais eu vendo terapia formação o que for eu sei que quando as pessoas precisarem de mim eu vou estar disponível sabe o que que eu tô fazendo hoje agora pegando um outro cenário Aqui quanto mais você prospera mais você consegue transbordar na vida dos outros eu não vou
citar nomes aqui mas você sabia que tem terapeutas olha só o que que eu faço só que você não consegue fazer isso se você tá travado tem terapeutas hoje que vez ou outra não é sempre obviamente eu faço uma sessão de travas com alguém e eu vendo uma terapia para o terapeuta e o dinheiro fica todo com ele tem terapeuta Que Eu Já ajudei a vender r$ 3.000 e falei viu só atende essas pessoas e o dinheiro é teu e eu que vendi tudo para ele sabe por que que eu cons consigo fazer isso hoje
porque eu tô prosperando cada vez mais quanto mais você prospera mais você transborda não vou citar nomes aqui mas tem terapeutas que eu entro na sessão de travas a pessoa não consegue pagar o meu preço eu falo Fulano Vamos fazer um valor social daí você é atendido por Fulano lá eu pego o link de cartão do terapeuta e mando para ele nem por mim passa o dinheiro e o terapeuta vai lá e atende a pessoa e ele faz o dinheiro dele por que consigo fazer isso porque eu estou crescendo então quanto mais você crescer você
não vai só transbordar nos seus aí a sua volta no seu filho nos seus pais e tudo mais você vai começar a transbordar na vida de outras pessoas podendo atender de graça sem se preocupar com teus boleto você não gostaria disso atender de graça sem se preocupar com teus boletos porque você tá podendo transbordar na vida dos outros Só que você só vai conseguir fazer isso quando cuidar da própria vida olhar pro teu umbigo ressignificar a palavra egoísmo e entender que ela não é necessariamente ruim eu olhar para mim e cuidar de mim e ser
a melhor pessoa de todas na verdade vai melhorar as pessoas à minha volta e não piorar Beleza eu vou eu deixei gravada essa aula no nosso canal do YouTube tá então se você quiser reassisti ou mandar para alguém você pode mandar tá bom vou parar a gravação aqui se você que tá vendo a gravação quiser saber mais sobre o nosso trabalho enfim é só você clicar no link que vai tá aqui na descrição beleza ó