olá chegamos no mês de junho e você deve estar desesperado porque você não estudou nada pro Enem ou pro vestibular e você não sabe o que fazer mais Mas relaxa porque o rio aqui vai te ajudar a começar a estudar agora em junho Como que você faz para acelerar os seus estudos e aumentar a chance ou garantir a sua aprovação no vestibular que você tanto deseja na internet eu sou conhecido por fazer esses cronogramas cada vez mais curtos e fazer muita gente passar no vestibular em apenas do meses como foi o caso desse sujeito aqui
que voltou aqui nos vídeos esses dias falando que já tá na faculdade que tá muito agradecido porque Ele estudou faltando dois meses e passou no vestibular eu acredito que você também possa conseguir isso você já deve ter visto vários conteúdos na internet prometendo para você um método de estudo para você passar no vestibular só que eu vou dizer porque que eu sou diferente porque diferente de muitas dessas pessoas eu tenho um defeito ou qualidade filha da você não trabalho ia então quando eu fui para sal vestibular quando eu tinha 17 anos eu procrastinei muito e
Eu odiava estudar Provavelmente você também se enquadra nesse perfil você tem preguiça você não gosta de estudar Você preferia estar fazendo outra coisa ao invés de ficar estudando matemática história e geografia então eu te entendo muito bem entendo Quais são os problemas que acontecem com você e as travas que você tem na sua cabeça infelizmente a gente pode ver vários conteúdos da galera aí no nos canais do YouTube que vão prometer coisas maravilhosas para vocês só que o problema é que o sujeito que vai e tira a maior nota em medicina todos os anos e
blá blá blá esse cara ele tem um outro perfil uma outra mente ele gosta de estudar ele gosta daquilo lá ele consegue ficar horas e horas estudando ele é mano ele é muito nerd tá ligado e para ele a forma de ele enxergar as coisas e hora de você e o jeito de você enxergar as coisas hoje é muito diferente e eu não tô dizendo que ele tá errado eu tô dizendo que ele tá certo só que para você aí que não está acostumado com isso cara a estratégia tem que ser outra e eu vou
te falar qual que é a estratégia eu elaborei um método chamado faca quais são os passos do faca é facilidade ambiente é que que é curtir nem eu lembro ainda curtir e Ação Então você tem que saber desses Quatro Passos eu vou te ensinar esses quatro passos para ficar bem fácil para você aprender Tá certo vou falar um pouquinho de como que eu penso como que como que a gente pode pensar para conseguir fazer você começar a estudar por que que esse vídeo é diferente dos outros que eu já criei até hoje porque antigamente eu
só falava sobre cronograma de estudo plano de estudo essas coisas só que qual que é o problema não sei se você já reparou mas a maioria das pessoas que caem nesses vídeos elas voltam a me assistir mês depois de mês porque elas nunca nunca começam a estudar e elas vão enrolando até o final do ano até faltar dois meses um mês e aí Elas começam eu não quero que isso aconteça com você e eu Mori minha língua tá meio zoada de falar então se eu tiver falando estranho é por causa disso tá Qual que é
o nosso grande problema não é o cronograma de estudo não é o plano de estudo o grande problema é que você tem algumas travas algumas Barreiras que estão impedindo você de começar de estudar e aí entra a faca na caveira o método faca primeiro passo Então a gente vai falar tudo isso aqui brevemente e nos vídeos seguintes aqui do canal eu posso ir aprofundando senão a gente vai ficar aqui muito tempo você vai ficar cansado eu sei que você tem TDH alguma coisa assim você vai você vai ir para outro lugar Olha lá rapidinho tá
presta atenção Se Concentra o primeiro princípio que a gente vai falar aqui da nossa faca é o quê facilitar deixar fácil porque se tiver muito difícil a nossa mente oca não vai funcionar direito quando o negócio complica fica complexo a gente não sabe o que fazer isso acontece muito no vestibular Eu lembro que quando eu fui prestar para mim era muitas matérias né oito matérias para você se dar cara é muita coisa coisa demais então o que que eu fiz eu peguei essas oito matérias eu falei eu não vou estudar tudo eu vou estudar só
duas disciplinas por vez do começo até o fim terminei as duas primeiras só vou me preocupar com isso eu parto pra próxima e eu vou indo por quê Porque era melhor eu garantir essas disciplinas eu eu conseguiria fazer algumas questões ali na Fuvest só que eu ia focar nessas nessas matérias para eu tentar tirar uma boa nota nelas Se eu conseguisse uma boa nota nessas duas primeiras nas quatro primeiras nas seis primeiras mesmo que eu fosse um pouquinho mal nasr outras duas últimas Então tudo bem então foi a estratégia que eu tomei simplifiquei o processo
eu falo mais isso daqui aonde no meu plano de estudos que eu vou deixar o link aqui da descrição porque eu falo muito disso já no canal já tô saturado de falar de explicar plano de estudo aqui eu acho que não tem necessidade Então vai no link aqui entende como que é o esquema de você organizar as matérias para você isso daqu não importa tanto segundo ponto aqui é a gente entender o seguinte você deve estar perguntando assim Rio será que dá tempo de estudar toda a matéria em só um mês porque agora em junho
você vai ter um mês para estudar cada dupla de matérias certo então matemática em português agora depois eh física e geografia história e química Então você vai ter quatro duplas quatro meses para você estudar e muita gente vai achar que é pouco tempo para aprender e a resposta é óbvia né se eu tô falando para você estudar em um mês é por quê é porque não dá tempo de estudar é óbvio E por que que não vai dar tempo tempo é curto você tem dificuldade Você não tem uma boa base provavelmente Você é preguiçoso Você
procrastina não tem porque a gente criar expectativas altas para você meu amigo você a gente tem que pensar que você não vai fazer muita coisa não e tá tudo bem a gente tem que criar um plano de ação que vai funcionar para você mesmo que você não faça tudo o que for necessário e aqui entra um conceito muito importante que é o princípio de Pareto do 8020 TIM feries é o cara que popularizou esse princípio e ele falava o quê ele tinha uma empresa e ele percebeu que 20% dos clientes geravam 80% dos rendimentos o
resto dos clientes Não dava quase lucro só dava dor de cabeça que que ele fez demitiu os clientes ficou só com os 20% focou nos caras que davam mais lucro e aí ele aumentou o lucro da empresa dele trabalhando menos a gente pode fazer a mesma coisa na aprendizagem se você encontrar os 20% dos conteúdos que vão gerar 80% dos resultados é muito melhor do que você tentar aprender tudo então você só tem que aprender 20% Esse é o segredo você tem que encontrar o 20% Como que você faz isso eu vou falar sobre isso
em um vídeo seguinte também só que só para adiantar provas antigas edital ou Matriz de referência no caso do Enem terceiro ponto para facilitar sua vida de vestibulando é você ter um cursinho parça tá ligado um cursinho que seja completo que te ajude Eu fiz uma lista de avaliações de cursinhos online e o que mais se destacou foi o da filade é os caras que eu mais gosto de trabalhar porque o trabalho deles é completo Na minha opinião Se você pegar um filade por exemplo você facilita sua vida aulas boas material bom exercícios em todos
os módulos recomendados pelos professores você não tem que ficar correndo atrás você ainda tem ferramenta de exercícios você tem atendimento humanizado individualizado geral paraa redação também monitoria Mano você tem todas todas as cois que você precisa vai ter na filade então é o que eu recomendo para você facilitar sua vida única coisa que talvez você vai falar assim é Ô tá meio caro aí o que que eu vou te dizer ó você pode usar o meu cupom de desconto que é o desconto tracinho de menos Rio para você ganhar um Descontão para fazer o filade
estamos junto segundo passo da nossa jornada aqui é o que o ambiente se você fez Proerd você já sabe né se você tiver mais companhias amigos mais influen que que vai acontecer com você você vai virar um caretinha então nos estudos não é muito diferente que que você tem que encontrar pessoas uma galerinha que goste de estudar porque você sozinho e com os amigos que você tem com as influências que você tem Provavelmente você não gosta de estudar Você acha que é uma merda uma coisa de nerdola só que se você se aliar com as
pessoas certas essa sua mentalidade vai começar a mudar com o tempo você vai começar a aprender a ir atrás das coisas a a pegar gosto de de aprender de entender melhor o mundo de não ser uma pessoa né ignorante vamos dizer assim uma palavrinha mais bonita porque a os medíocres a maioria da população quer que você seja assim eles querem que você seja como eles uma pessoa que não estuda que não avança que não aprende que não evolui que simplesmente muitos deles vão ter a a sorte de ser indicados por parente por pai por mãe
e aí você vai ficar aí se ferrando a vida toda enquanto eles não estudam porque eles tem a vida feita você vai ficar aí achando que não estudar é bonito e você só vai se ferrar vai ter um emprego ruim vai ter Mano você tem que entender isso não é só estudar tá tô falando assim aprender é importante aprender abre portas para sua vida isso você tem que entender e o ambiente as pessoas falando isso para você todos os dias o tempo inteiro normalizando o estudo é o que você precisa Como que você faz isso
entra no meu discord também se inscreve no meu canal lá no discord a galera se reúne todos os dias para estudar tem uma sala de estudos o pessoal Entra lá e todo mundo vai estudando em paralelo então você não sente que você tá sozinho que você é o bobão que tá estudando enquanto seus amigos estão jogando não lá tá todo mundo estudando se você quiser jogar você vai ser o bobão que tá jogando enquanto eles estão estudando aí eles vão ser aprovados E você vai ficar mais um ano aí jogando League of Legends na sua
medalhinha de ouro de merda porque você é ruim no jogo também né Não basta ser ruim no estudo você é ruim no jogo então pô pelo menos escolha o negócio para ser bom saca Beleza então ambiente é isso escolher um ambiente que vai promover o seu crescimento terceiro tópico é curtir as coisas mano tem um negócio que que eu acho incrível que e que eu também passei por isso quando eu era aborrecente que eu não curtia fazer as coisas eu não gostava achava tudo chato Estudar é chato fazer lição é chato Estudar vestibular não queria
fazer isso queria jogar videogame se você me perguntar hoje que que é mais divertido estudar ou jogar videogame que que você acha que eu vou falar jogar videogame é mais divertido por qu A grande questão é essa pegadinha né Curte achar um negócio né você curtir fazer alguma coisa e achar aquela coisa divertida são duas coisas diferentes eu trabalho se você deixar eu consigo trabalhar o dia inteiro e eu não tenho Burnout eu não tenho stresse eu posso gravar vídeos aqui para vocês o tempo inteiro não é divertido eu preferia jogar videogame se fosse em
termos de diversão preferia fazer um monte de coisa só que não é chato eu não por que que não é chato porque isso Tem significado para mim eu quero que você entenda que estudar aprender tem que ter significado na sua vida para mim o significado de aprender significa o seguinte que eu tô melhorando como pessoa o tempo todo sempre que eu tô aprendendo tô melhorando como pessoa que mais eu abro possibilidades na minha vida sempre que eu aprendo alguma coisa nova é uma coisa nova que eu posso fazer e se eu posso fazer uma coisa
nova vem mais uma coisa eu posso ganhar dinheiro com esse negócio você gosta de ganhar dinheiro você você você não ganha dinheiro ainda então quando você começar a ganhar dinheiro você vai falar Putz que negócio legal que aprender tudo isso pode virar dinheiro tudo isso pode virar trabalho saca é muito bom é muito louco e com isso tudo a ver com ganar dinheiro tá com ajudar as pessoas você ajuda as pessoas você dá um significado maior pra sua vida pras suas ações e pra sua aprendizagem Então para mim é muito louco aprender alguma coisa para
mim não é chato eu não eu não eu não acho ruim por exemplo eu falar assim Putz eu vou ter que aprender biologia para ensinar pra galera não é chato eu consigo fazer de boa o dia inteiro eu consigo estudar 12 horas por dia se for para aprender para ensinar para vocês agora por que que você não consegue estudar para você mesmo essa é pergunta que você tem que tá se fazendo por que que isso acontece se você não não sabe estudar se você não sabe ir atrás das coisas você vai ser um merda em
tudo que você faz até no joguinho Então pega o gosto pela coisa tá quarto Pilar para você começar estudar agora em junho é o quê esqueci Ah é lembrei é ação pô tá doido R não lembra nem do que você tá fazendo então o quarto passo é agir muita gente vai assistir esse vídeo vai falar legal vou começar amanhã e não vai começar nunca que que a gente pode fazer para facilitar a ação e essa que é a grande questão quando você sabe como você funciona você tem que criar um sistema que faça você agir
o sistema que eu criei para vocês é muito simples a gente vai trabalhar em cima de um desafio desafio da escada eu quero que você comente aqui embaixo se você for fazer o desafio comenta aqui embaixo assim eu vou subir a escada e aí vai ser o assinatura do nosso compromisso tá bom se você tiver comprometido a fazer as coisas você vai comentar aqui abaixo eu quero subir a escada se você não comentar tão bunda mole está fugindo da do nosso desafio P ah comenta aqui abaixo então assim como que vai funcionar você vai estudar
sempre que você estudar você vai tirar uma foto do seu caderno de estudo do que você fez e você vai publicar na rede social e você vai colocar lá tipo assim degrau um no primeiro dia degrau dois no segundo dia ou segundo degrau Tanto faz você vai colocar o degrau que você está cada dia de estudo vai ser um degrau diferente por que que você vai fazer isso por que que isso aqui vai funcionar muito bem você vai ver que vai ser genial Por quê você não é obrigado a estudar todos os dias você não
vai se sentir pressionado tipo assim ai eu não estudei hoje então eu quebrei os meus degrau não não é isso merda acontece Pode ser que você não estude Pode ser que você não faça alguma coisa tudo bem mas você vai ver que tem um progresso que você tá subindo a sua escada Você tá cada vez um degrau acima porque você tá estudando uma coisa nova certo e e não importa quantidade de tempo que você vai estudar não é para você se comparar com os outros ah o cara lá ele é obrigado a estudar 8 horas
por dia não quero obrigar ninguém você vai estudar do seu jeito então se você estudou uma hora ótimo posta que você estudou se você estudou Du horas posta que você estudou que que vai acontecer uma hora você vai normalizar o estudo vai ficar tranquilo de de estudar uma hora você vai subir para duas depois para três depois para quatro e aí você vai começar a pegar gosto de estudar e as pessoas vão ver que você tá lá na batalha e elas vão começar a te respeitar por causa disso e elas vão ver que você tá
50 dias estudando batalhando e elas vão começar a acreditar que você é capaz e você vai começar a acreditar que você é capaz também depois disso daí E outra você vai ver outras pessoas nessa jornada também você vai ver que você não é o único doido que tá postando isso coloca lá hashtag sempre né desafio da escada como hashtag para as outras pessoas verem Quem mais tá participando e vamos compartilhar essa jornada juntos beleza R não tenho rede social beleza posta no meu discord eu não quero postar no no discord para ninguém Beleza tira foto
guarda no seu celular mas tem um registro de que você tá subindo degrau todo todo esse trabalho da gente começar a estudar em junho não é só sobre querer passar no vestibulo eu acho que é isso que é essa que é a grande lição que você tem que aprender sobre isso tudo não é sobre você alcançar um resultado ou ter medo de alcançar aquele resultado o resultado não importa o que importa é você focar muito na jornada de você evoluir porque se você focar em estudar subir o degrau por vez vai chegar uma hora que
você vai passar no seu objetivo você vai conseguir passar no vestibular ou fazer o que você quiser então curte esse momento sobe cada degrau aproveita isso esquece o vestibular Esquece aquilo ali é isso o vídeo vai ficando por aqui lembra nos próximos dias acompanha o meu trabalho eu vou postar mais coisas para vocês aprofundando cada um desses assuntos e eu devo fazer uma live também falando sobre métodos de estudo Aliás só para finalizar não adianta você querer método de estudo agora tá porque se você não faz nada o método de estudo não resolve nada 200
x 0 dá 0 então simplifica sem método de estudo só vai estuda chablau beleza aprender é muito galera bora