E hoje vou dar a matéria mais difícil eu ia dar uma outra mais fácil vou dar mais difícil porque é mais difícil para tempo gravação é pior vai ser a minha revolta a minha vingança Então vamos ver lá pessoal você de vez em quando olha lá DNA L esse negócio de DNA L acabou ah o DNA L é o exo é é o Inter não não DNA Lich acabou aquele pedacinho do DNA que você Acha que não é funcioná lá na célula do fígado ele é funcioná na célula do osso da perna né o SP
alternativo mudou essa ideia e tava complicando porque quando o cientista foi para saber quantos gens existiam ele foi esar noos 130.000 por causa da quantidade de proteínas que tem dentro do processo então nós temos que alavancar a ideia que algumas coisas novas vão mudando o parecer e a formação das coisas antigas Temos que ter experiências para poder mudar então eles viram que tinha gente que tinha o mesmo comportamento né que eh na pele formava uma coisa célula da pele e lá na célula por exemplo do Basso mesmo jeito né Cada sequência de nucleotide tinha outra
resposta à sua eficiência então eu vou procurar dar no médio term eu dou aula paraa Faculdade disso aqui dessa área de citogenética né e eh tem o vestibular eu não posso subir até lá e Eu não posso baixar pro terceiro ano essa matéria tá caindo com nível muito bom tem uma questão da Unicamp que depois eu vou até fazer com vocês não agora mas para lá que em 20 professores de biologia 13 não sabiam fazer então o nível é muito bom então vamos ver aqui o que que é intron o que que é exo para
começar vou botar uma fita de DNA você sabe que a fita de DNA é dupla fita eu represento com uma só isso é por causa do discursivo ó ele Assim mas só uma fita transcreve o mensageiro é chamado fita ativa tem a fita ativa a fita complementar aí você fala quem é ativa como é que eu sei não sabe ela ao transcrever tu vê a sequência do MEN ele fala que essa fita é ativa não tem a da direita ou a da esquerda tudo bem você é obrigado a entender e quando ele faz a transcrição
informação de um mensageiro né a a fita que tá Transcrevendo Obrigatoriamente é ativa Então olha as pegadinhas o cara vai prestar atenção que eu não vou eh deixar vocês copiarem tem que ficar aqui aqui se você não treinar teu cérebro se você não provocar teu cérebro a evoluir dentro da matéria você fica na decoreba e decoreba é coisa que se esquece você aqui é uma tabela a tabela tem lá trincas de codam e do lado aminoácidos é a tabelinha olha c cc é o X é o Amino a X é g a t não aí
no caso é RNA g a u é aminoácido Y então tem uma tabelinha você vão ter que decorar os códons tem aminoácidos que tem quatro códons tem aminoá que tem um codom o código é degenerado é possível mais de um códo né para o m aminoácido por isso que tem 20 aminoácidos 64 codos tem muito mais que ah como é que eu sei que tem muito mais porque eu sei matemática se eu pegar a TCG os quatro nucle do DNA e arranjar de Três em três diferente eu vou ter 64 tricas 4 TR a 3
64 trcas então C qual é a pegadinha você não vai cair em pegadinha eu não vou deixar Eu sou esperto nesse aspecto eu crio a pegadinha como é que eu vou deixar meu aluno cair da pegadinha Então esse quadro Aqui é do RNA mensageiro é o codro aí ele fala assim ó quita complementar do DNA e a fita aí Pergunta qual é né a o tipo de Amácio e a sequência desse aminoácido no peptídeo produzido por que que ele usou peptídeo porque peptídeo é pedaço de proteína não é proteína proteína é enorme então eu boto
um pedacinho vou querer que ten uma proteína ali não mas é só para você entender o rasc E aí ele põe diz que isso aqui é uma fita complementar e que é a sequência aqui tem aluno que vai pegar a atc vai passar para o ag que é o menage e vai lá e vai errar vai quebrar Cá por quê Porque fita complementar Olha como muda fita ativa t a g g GC aí agora eu vou encontrar o cód olha o que que vai ser a o c c CG olha aqui a diferença ó ó
se eu for por aqui cé pela fita complementar vai dar o ag ol tem nada a ver vou procurar menó errado então cuidado duas fitas ele falou é ativo ou complementar não falou nada é ativa não falou nada é ativo mas se falar complementar tu vai ter que fazer Essa Paradinha senão você vai errar são as pegadinhas dessa matéria bom vou continuar vou fazer a inscrição vou pegar essa fita ativa tá que é t c a tô preocupado com trca eh start trca stop agora é outro tipo de explicação G C C A não lá
t a pronto vou botar mais uma botar mais uma par é bom botar mais uma para você poder entender verdadeiramente C C G pronto aí tá passando tá aparecendo aí Tá né até aqui tá bom fal nada porque tá ISS aqui é ativa queridos existem partes que para aquela célula naquele tecido não é usado né o o código não é passado para ser lido ele é passado para ser retirado então o DNA tem lá uma sequência de n de trincas cada trinca coloca aminoácido ele indica Qual é a sequência quantos aminoácidos e quantos tipos vou
dar essa aula vou dar aqui embaixo não dar um pouquinho para cima Paraar vocês então DNA tem trincas triplas tá não tem Codo coda no mensageiro essas trincas eh de nucleotides que o DNA tem informam Qual é o aminoácido que vai entrar naquela ordem naquele lugar naquela proteína ou naquele pedacinho que eu tô olhando bom então uma trinca duas trincas três trincas quatro trincas o que que deve acontecer h eu vou colocar quatro aminoá no Caso a não ser que seja a fita toda a molécula toda né a molécula de DNA que cria uma proteína
a molécula de menago que está codificada uma proteína palavra molécula é de start até Stop agora pedaços podem ser lidos pedaços aqui não tem que ter Star não tem que ter Stop é um segmento olha aqui ó start stop eu peguei esse pedaço botei aqui para ali simplesmente isso que a gente pode fazer né então vamos lá eu vou te dizer que nesse Tecido esta trinca aqui e esta aqui São ov olha aí quem não é in então vocês estão vendo ser inro ou ex tem que tá no corpo do DNA mensageiro ah Quais foram
os intros retirados do mensageiro ei ei ít rerá o mensageiro não tem ít tem questão que é mal feita Então qual a a ideia que você tem que ter é que com inro ou sem Intro para poder a célula dizer para para pro material né Qual é a proteína que ela quer E aí é que você tem que ter cuidado tá vendo isso aqui queridos que tem entram aqui e aqui tá vendo essa sequência estamos nem estamos na no fígado lá no fígado essa sequência vai dizer que é intro isso daqui isso daqui mas se
fosse o tecido coronário o inro seria só esse esse não esse não esse não o mesmo G dependendo Da análise né que eu vou te explicar como é que é feita essa análise vai em tecidos diferente mudar o que é exon e o que é intron por isso que a gente não pode chamar de lixo Numa célula é usada essa sequência em outra célula porque as proteínas são diferentes mas é um ex gênico e eu posso produzir proteinas diferentes desde que eu tenha isso aqui ó cada célula tem o seu específico é um complexo eu
posso chamar De complexo é um nome mais técnico complexo enzimático que é um conjunto de enzimas eu chamo de Expresso Ok então cada célula quando diferente de outra porque pode ser várias células do mesmo tecido Não aí não cada célula diferente de outra apresenta diferente entendeu vai reconhecer um lugar diferente vai bloquear vai tirar vai cortar Vai colar Eu vou te dar um segundo exemplo eu não quero que você saia daqui para estudar porque não entendeu tem que sair daqui com isso aqui porque é matéria bem recente e as explicações estão muito convergentes na Internet
tem muita coisa errada né sendo falada e até investim pessoal como tem erro O mesmo Eném o Enem botou lá que tinha lá uma estrutura viva né Ia até em cima quando era eh de dia não de noite para se ocultar Dos predadores e quando era de dia ela migrava para baixo aí perguntava que movimento é esse que movimento é esse eu tô simplificando é um negócio enorme ser vivo Aquático vai pegar alimento lá em cima lá no punon ele durante a noite ele sobe durante o dia ele desce surgente hã Ele é o que
a gente pensa que ele vai para se proteger contra os Predadores à noite quando ele fica mais visível ele desce tudo bem isso é fácil você não precisa decorar o que é isso mas entender o que é isso é um movimento fot sensível essa célula aí Oi é uma célula fotos sensível não olha só é um ser vivo é um movimento é olha só é um movimento orientado em direção estímulo que aqui no caso seria a luz ele vai pra luz ele foge da Luz quem simula é a luz isso tem um nome técnico É
fototropismo por que eles falaram que era e tá errado a resposta do ENEM era fotot tropí errado errado F tropí é como um ser fixo se movimenta em direção ao estímulo uma planta cresce em direção uma luz isso é fotot tropía ela é fixa móvel com movimento é tactismo eles não anularam Tactismo ou taxia tinha essa opção não tinha por isso que eles não anularam a maioria botou lá que sabia mais ou menos fot tropis acertou nem ligou mas o gabarito tava errado ser ta taxia é movimento orientado em direção né ao estímulo ou em
reação ao estímulo direção ou reação aqui no caso fo uma reação de dia de noite sobe de dia desce isso é taxismo ou Taxia profe quando a gente fala da abelha quando Desliga a luz a abelha para de voar é é isso também se não pera aí ela tá em movimento orientado a a questão falou que ela estava indo orientada a um local porque parar não é orientar não porque por exemplo quando tem luz a abelha voa se você apaga automaticamente todas as AB as abelhas elas vão E pousam aí é esse essa mesma ideia
não não porque é Estímulo a luz é ela tá indo em gerão à luz tem que ter a direção olha só tem que ver a questão dependendo do que fala pode ser tem que ver se ela tá indicando isso vocês lembram da leguminosa biologia é um poço de surpresas lembra da leguminosa feijão ervilha gergilim soja são plantas com muita proteína é o que que uma leguminosa tem de particular em relação às outras Ah na sua atividade produtora de matéria orgânica O que que a qual é a vantagem que uma leguminosa pode ter em relação às
que não são leguminosas como a cana de açúcar o arroz as com quiras nitrificantes né Oi os nódulos das raízes com as bactérias nitrificantes que produzem que produzem nitrogênio para ela né fixação de nitrogênio no solo ó fixa o nitrogênio não produ fixam puxam transformem ela e a linosa pega a Bactéria róbio é que vocês já deram essa matéria muitas vezes aí o cara vai lá encaixa esta porcaria aqui ó do da taxia tacti uma matéria que você já conhece eh tem três plantas uma é leguminosa a bactéria resolve e vai para quem ela vai
pro sleo pra planta né ah não é pro nódulo da raiz vai vai paraa leguminose vai paraa leguminose mas é por que isso Alguém sabe porque que ela vai porque que que el tem quatro plantas H leguminosa aí a bactéria que é mve ela tá lá na terra ela vai em direção entra na raiz forma os nódulos depois fica fixando o nitrogênio atmosférico a planta com Faz um uma simbiose com ela produz fornece outros tipos de nutrientes para ela né não vamos vamos jar Dev ter alguma substância que a leguminosa só que produz mas eu
não sei o que que é a leguminosa mas espertinha produz um cheirinho químico uma substância química Descobrir há pouco tempo isso el sabia como é que por que a a a Ró vai lá pra leguminose o que que ela tem ela tem uma substância química que faz a bactéria em direção a ela Então como é uma substância química e como a bactéria tá indo em direção que leguminosa é um quimio tactismo ou quimiotaxia movimento orientado em reação a um estímulo quer ver uma Porrada de bactéria aqui em cima de de um vidro é micro né
e eu joguei um ácido as bactérias são móveis você acha que elas vão para cima do ácido tentar o suicídio ou elas vão tentar sair de perto daquele ácido que é cálcio n é um movimento é movimento é por causa de uma substância química é é um quaco negativo mais é tá fugindo mas é orientado pela paradinha que foi jogado ali agora vamos Lá bactérias espalhadas móveis joguei comida bem no centro desse vidro aí Qual é a tendência delas fugindo do alimento ou em direção a em direção alimento sentado tá sendo orientado é um quimio
tactismo positivo então a leguminosa quando a substância química é um químio lá por porque vai em direção vai em direção a ela bactéria ró pessoal não esqueça nunca de escrever Corretamente isso cai PR caramba e às vezes é nominativo então bactéria ris obviamente que não se escreve assim né R maiúscula é um gênero tem que ter letra maiúscula outra coisa hein estuda tudo até essas palhaçadas de nome científico tem que dar porque po aquela segunda pergunta que o faz a primeira vem fácil Pergunta assim a a cobra nome científico da Cobra cortá-los Terrífico terríficas esse
é o nome científico da Cascavel a Cascavel de que espécie crotalos terríficas né primeiro aqui é o todo é o nome todo é espécie nome todo o qu crotalos terros terrífico isso a espécie o segundo terrífico é subespécie né útimo é crotalos terrífico são os dois primeiros esse aqui é um gênero sempre com letra maúa A primeira palavra de qualquer nome científico Que seja duplo ou triplo sempre o primeiro é o gênero se quer Qual o gênero da Cascavel aí põe lá o nome científico crotal bleza isso Qual espécie é o gênero mais o termo
específico espécie binominal esse nome tá sendo colocado depois da espécie e com letra minúscula então ele é sub espécie terros ah o último nome lá ah mas a grafia trinominal é como é que eu Vou saber como é que eu vou saber que a subespécie é tericos se eu colocar os três nomes Mas é uninominal qual é a subespécie de ríos seria canes familiares e aqui o terceiro nome é para mostrar a raça ah a subespécie é a raça é o terceiro nome o pastor é cachorro é cão é C de familiares eh o canes
familiares Mas são diferentes são de raça diferente V ter aqui o Terceiro nome que vai modificar a classificação da espécie isso é Decor pura Eu já vi também chamar de canes canes lupos familiares tá correto é o lobo canis lupos familiares como cachorro não eh esse é É antigo é a subespécie chamada secundária para aqueles cães eh Quer ver eh deixa eu ver aqui husky husk Siberian ele tem mais origem genética com lomo do que com cão e aí eles classificam por essa Generalidade entendeu Mas não tá errado é que tem alguns que tem mais
o a estrutura do do Lobo né que é o o ancestral foi retirado foi sendo isolado reprodutivamente porque o homem pegava o lobo e levava para ser cão de guarda e eles foram se distanciando da da origem selvagem deles mas eh são alguns tipos que ainda apresentam um quadro Mas é muita porrada muita gente está errado que não é complicado bom vamos agá voltando aqui o que que é Tactio movimento orientado em reação a um estímulo foi pode ser de fuga né máximo pode ser em direção a agora olha só tropis a planta tá aqui
eu vou darir a é muito é uma desgraça ela tem muita informação aqui ó ó é só mostrar que tem Eném erra Enem erra olha aqui tem Que oi feixa aí por favor tá vindo o som aqui olha aqui e peguei uma planta aqui tem auxina auxina é horm de crescimento vegetal ele é formado no áp escorre pelos vos liberianos prestar atenção ó pelos vasos lianos você sab é é uma tem esses vasos assim ó organizadinhos organizados que vão pegar oxina e espalhar un pela Planta qu você coloca uma luz unilateral já dei isso não
já pessoal bem quando eu coloco uma luz unilateral a opicina do lado da Luz ela migra ou é foto destruída ela perde a capacidade que ela tem de fazer a célula alongar você pega o um tecido que tá assim bota a auxina e faz isso Ó alonga entendeu longamento então a oxina tem essa propriedade só que ela é destruída Pela luz não funciona quando tem luz e na luz unilateral vai destruir a oxina apenas Aonde a luz bate a parte que fica na sombra dessa luz continua com a auxina E aí vai vai acontecer isso
esse lado vai alongar esse lado não vai alongar E aí acontece isso aqui ó vai curvar pra direita né É aqui a planta tá aqui a luz bateu desse lado aqui não cresce vai inibir o crescimento ah mas ela pode crescer por outros hormones pode mas o Mais ativa que alonga mais rápido é oxina então o lado da sombra que tem mais oficina ó é só fazer ó prendi esse braço vou alongar esse a Luz está aqui olha lá ó movimento vai em direção à luz esse lado aqui que está em presença de luz cresce
menos é que nós temos a ideia errada pegou luz vai crescer C foto assim não em relação à oxina Não por isso se a janela tiver aqui o vaso aqui a planta faz assim ó parece que ela tá Che né parece que ela enxerga e ali tem luz eu vou para por causa da fotossíntese é hormonal é por causa da oina tá vendo isso é tropismo como é a luz que tá estimulando o movimento eu chamo de fototropismo o prefixo é o estimulador se a raiz está indo crescendo em direção à água crescendo Olha a
palavra crescendo é hidrotropismo OK há uma diferença que é fixo o tropismo é para ser fixo não é para Móvel e vou fechar o último para poder dar a matéria aqui que é muito difícil importante vou quebrar É porque eu não tenho o tempo você sabe que eu não tenho tempo vamos perder mais uma aula aí eh específica para poder preparar os alunos que ainda estão fazendo Na tentativa de tirar o ar mas o estudo sempre é importante para todo mundo porque você com a mul pisc você prepara para discursiva também né Você pode preparar
bom agora é o Pior dormideira uma plantinha bonitinha ela as seninha lá bonitinho dormideira muita gente já deu uma pancadinha na dormideira ou Mimosa pudica ou púdica uma plantinha manjada para caramba e que depois vocês vão ver com uma biologia maluca não sei Aí quem já fez isso deu um toquezinho nela a folhinha dela fechou Ok você que já fez isso Bateu ela encolheu Ela fechou Se você bater de novo ela faz o movimento contrário ela abre não continua fechada Então olha só a pancada vai fazer a planta reagir mas é orientado quando eu bato
ela se mexe é orientado isso fechou se eu batesse na De novo nada acontece se eu batesse ela abriss aí sim seria orientado bati fechou bati abriu aí você bate e ela vai fechar e vai Ficar fechada Acabou a brincadeira então é uma reação ao estímulo é a pancada que eu dei mas é orientada pelo estímulo não então quando você tem um movimento em reação ao estímulo mas que não é orientado por esse estímulo você chama dinastia quando é orientado é taxí ou taxia quando não é orientado movimento é nascia quando é crescimento É tropismo
vou te dar outro exemplo planta carnívora Binha da planta da carniv insetinho otário vai lá pegar a Comidinha que ela botou lá dentro a folha fechou fechou aí aparece o inseto que não tá fazendo regime comendo para caramba inchadão lindão ela vai cuspir aquele pegar o outro não vai ficar lá gerindo como fonte nitrogênio a planta carnívora vive em em área pobre em nitrogênio entendeu sacou Então é isso Nasa movimento vai não orientada em reação Estímul planta carnívora a mimosa que a dormideira Ô professor tenho uma dúvida quanto essa questão da nastia eu tenho anotado
aqui que o o movimento que promove abertura noturna da Dama da Noite são os nastismos que é justamente isso movento veget não orientado induzido por estímul ambientais mas não é diferente esse movimentação da Dama da Noite com da dormideira não mecanística diferente você vê quando não tem luz não tem Desidratação acumula água isso faz a planta reagir eu vou te dar um exemplo na que é mais difícil Naira é o meso falta da Luz quer dizer o movimento noturno tem a ver com a não transpiração da água pelo aumento da água olha para cá eu
podia demorar esse tempo não mas eu vou quero que todo mundo tem dúvida aqui Aqui tá a folha né da do amidia ok E aqui as células fazem parte lá eu tô logicamente Colocando as células em teras e aqui uma área entre células em terceiro lular tudo bem quando você dá a pancada Você joga aqui nesse espaço intercelular uma substância hipertônica é o Ácido traumático é o nome idiota isso ácido traumático porque ele tem várias formações químicas diferentes é que nem auxina você tá pensando que tem uma auxina só tem uma porrada de substâncias que
podem ser Chamadas de auxina Então quando você dá a pancada na dormideira eu posso chamar Tig porrada é batida né e um uma substância áo é jogado aqui dentro no espaço intercelular obviamente que as células todas vão perder água para o espaço intercelular todas as células perdendo água elas murcham aí a folha faz isso por que que com o tempo volta porque a água vai entrando vai diluindo Vai diluindo vai diluindo e essa substância hipertônica acaba não sendo mais hipertônico E aí a folha volta ao ambiente natural então Normalmente quando tem esses movimentos tá relacionado
com a água quando é dia e noite tem a ver com a evapotranspiração com a quantidade de água que fica de noite e fica de dia e no caso aqui eu vou dar isso ainda mais para lá mas só para você ter ideia da da dormideira a pancada vai jogar o líquido Hipertônico entre as células as células perdem água murcham plasmolizadas eu vou dar esse negócio só para dizer ve tem questão errada nessa área aqui então então olha só o que aconteceu eu tenho o um um v que tem moléculas né Você sabe que produz
né de DNA que produz uma proteí inteira que eu tô vendo um pedacinho só para configurar e se sabe hoje em dia que tem mais áreas de intron que Deon somar todos as áreas de in tem mais que De é por causa dessa parada de cada célula produzir proteínas diferentes bom o que que eu vou fazer aqui transcrição vamos lá abre o microfone jogo rápido toda a transcrição é nuclear sim ou não vai tempo sim ou não não não não não por quê Porque tem a procarte procario não tem n cabou não tem carioteca Ok
toda a proteína no do interior do núcleo migra do citoplasma para o núcleo através dos poros da carioteca sim ou Não Sim nenhuma proteína é produzida dentro do núcleo sim é qual ah ah não porque não tá disponível os os os aminoácidos não estão disponíveis na no núcleo né Não pior que que que é pior gase não tem ribossomo não tem ribossomo querido dentro do núcleo toda a proteína é produzida dentro do ribossomo não tem jeito é no procariote no eucariote tem que ter o ribossomo a aonde é produzido Proteína a o cara retículo no
plasm errado toda a proteína produzida né Eh no ribossomo agora você pedir como é que é feita a produção de uma proteína para exportação vocês sabem isso não sabem no ribossomo aderido ao retículo endoplasmático sim mas olha aqui isso aqui é insulina insulina quando eu falo pessoal as coisas tem a ver tá eu V do nada P tem a ver sempre tem a ver ó ribossomo tá aqui Esse é o mensageiro da insulina a insulina é uma proteína para ficar dentro da célula ou para ser jogada no sangue ser jogada no sangue então é uma
proteína de exportação legal aí mensageiro vem o emono fez lá a sua né aquele sanduichinho que essas subunidades ficam separadas porem ali o na mensageiro ligado ao ribossomo vai começar a leitura e aí vai começar a produzir uma proteín Zinha epa já começou a produzir ferrou a Insulina vai ser jogada dentro da célula não vai sair nunca aquela enorme só que is aqui tem um nome esse pedacinho Inicial n é chamado peptide sinal tá vendo peptide é uma proteína né ainda em formação com poucos aminoácidos e aí ó Tá formando é só para dizer Ei
ribossomo o pepti sin não sinalizar com o ribossomo parar a litura para aí parou e esse complexo é atraído para o retículo Endoplasmático granuloso ou R tá aí ó olha que bacana tá aí ó peptídeo sinal e o resto para serido quando ele é atraído ele Encosta a enzima vai mandar isso aqui pro espaço a leitura vai se seguir a proteína vai ser jog dentro do reco plasmático granuloso vai ser encaminhada a área S do gols e vai empacotar vees até colocar alguns açúcares né glicol ali o processo e do Lado trans já vai sair
a proteína empacotada ela vai encar na membrana e ó jogada lá no para chegar até a hora a área que ela precisa ser usada Isso é uma proteína desação tá vendo aí essa loucura do peptídeo sinal é que há pouco tempo que descobri essa PCA pouco tempo é 15 anos tá biologia pouco tempo é 15 anos o peptide sinal que vai ser vai atrair uma proteína que vai ser usada dentro da célula ela vai ser lida por vários Ribossomos e vai cair dentro da célula nunca mais vai sair dali isso é chamado polissomo vários ribossomos
lendo o mesmo mensageiro para jogar dentro da célula aqui é o peptideo sinal que vai indicar ó vai para outro lugar porque essa proteína é muito grande ela não consegue sair e ela é necessária fora porque ela é uma insulina que vai vai me corr que vai ser levada para onde a a corrente sanguínea e vai seguir para o Para o o carreador da célula né para liberar a entrada de glicose na célula Então quem é essa célula essa ca é uma célula exócrina né É mas quem é tem nome Beta do pâncreas Beta do
pâncreas A alfa produz o glucagon lá no pâncrea vai fazer isso a insulina vai ser jogada no sangue e a gente vai dar né é a aula que eu dou mais perto lá porque é muito importante complexa difícil porque tem muito detalhe muita ligação né Eh entre um hormônio e outro na atividade Hormonal que a w pode pedir eu acho loucura de fazerem isso porque nem o médico sabe isso direito mas é possível tudo é possível essas analogias aí bom vou voltar para cá vou fazer a transcrição ó a guu por qu isso aqui é
o RNA mensageiro como ele vai ter informação no corpo dele tanto do intro como do exo e o intro eu não quero no mensageiro não vai ter leitura é uma área que transcreve mas não é lind não não há Produção colocação identificação de aminoácido pela área intro a área intro ela não vai ser usada para indicar os aminoácidos que a proteína vai ter Ah mas esa aí esse mensageiro é chamado P que vem de primário ele tem tudo ele tem tudo a área de OC eu já transcrevi na hora da prova cuidado pessoal não vou
mentir até eu às vees erro então presta atenção põe põe o t aqui depois eu vejo rapidinho que eu errei mas tem cuidado isso aqui é o Mensageiro na hora de trans escrever meteu o t aqui ferrou o a ó a ta u g é porque a gente essa matéria quando a gente sabe legal isso aqui é medil t t no DNA A no RNA C aqui G lá E aí você na displicência de uma prova acaba errando Então vou marcar as áreas de Eu sei que vocês já sabem isso isso aqui já é uma
matéria que já tá sendo dada alguns anos ó tá vendo o que que tem ali um codro mas é um codro que não vai conseguir se Expressar porque olha aqui ó olha quem tá tá olhando o que que é intro cada cada área celular de tecido específico tem o seu conjunto de expressi sombo e é esse conjunto que vai dizer ali éro aqui é intro em outra célula aqui que é intro e aqui é intro vai mudando conforme vai mudando a área de intro que vai ser retirada o que fica assado vai grudar um no
outro é um conjunto ensimo que corta e junta vai cortar esses dois e Vai juntar esses Dois é a mes é o mesmo conjunto enzimático é mais enima sim P saber nome não nem o cientista que faz a experiência decorou o nome você precisa saber é isso aqui ó que o RNA MP primário E aí o cara faz lá já vou dar logo isso que para logo o g ó a o c g a u c g a tá aparecendo tá né C C C botar um Ug aqui botar uma Ug aqui pronto TR ST
TR Stop quantos aminoácidos Rápido CCO quatro é c é é botar a pode c não mas se eu disser para você no Exercício isso aqui éro isso aqui é que que você faz TR esses dois corta corta ca 2 é só isso iso tem que fazer caiu questão Caraca al era um compridão né aí fha intro intro x intro x intro e o aluno qu se lá pô é só isso área de entro corta vai cortar aqui vai então o que que vai Sobrar vai sobrar c g g g g c pronto aí e Isso
aqui vai ser soldado a isso aqui esse RNA mensageiro é o que vai ser lido alguns autores chamam de maduro outros falam el é mensageiro bota a p não põe nada no outro vai sair vai entrar no rossol e v ocorrer a leitura dependendo Não entendi Os introns não são os que são descartados são então esses aí não são os in aonde aqui esse c GG não é o intron aqui ó aqui ó marquei aqui o intron para você o vermelhinho tá errado aqui não então aqui é fica tá eu marquei para você quem é
ex e quem é intro sim então o ex e aqui f igual eu calma aí eu acho que eu não perdi Então porque aqui o izinho Você tá Certa olha só Lembra que eu falei que quera retirada no intro certo sim sei e eu botei TCA com exon botei ele vermelho gcc com inro a como eu tenho que acompanhar isso daqui como você fez quem é retirado é oon ou é intro intro e agora tá certo Agora foi É isso cuidado com a discursiva Tem que olhar onde você marcou quem é in e quem é
porque aqui na Fita não diz nada tem a marcação eu marquei para você botei Os Vermelhos como in e os pretinhos como aí eu vou lá ó aqui tá tudo certo aí eu vou tirar as áreas cônicas que eu marquei para vocês olha aí vai ficar as áreas de não as áreas de E vai formar R Valeu fou de olho pode decorar isso ele vai sair mudo vai entrar no ribossomo Aí eu pergunto Para você quem forma o ribossomo quem forma o ribossomo quem forma o ribossomo tem o ribossomo negóci 7s ou 80s não quem
foga o rigolo ô pessoal pergunta simples é nunca ninguém fez quem fal é o Nucleo que forma o ribossomo ou Nucleo é local aonde o Ribossomo acumula é o nuclear é onde o RNA rossom acumula quem forma o Ross é o DNA ele que transcreve o RNA que vai produzir o ribossomo o RNA ribossomal vem do DNA oou RNA transportador vem do DNA o RNA mensageiro vem do DNA isso caiu numa prova em Minas Gerais e ninguém soube responder que nunca ninguém perguntou olha aqui ó aqui tem uma zona Sat de um cromonema que produz
RNA Ribossomal na ribot que Vai acumulando de forma do clé seu cortão no Cléo vaiou encontrar DNA que é a fita que cria o RNA ribossomal entendeu então é o DNA que cria o ribossomo que acumula formando nocle a parte que é retirada é a parte intronica é do intro não do exo acabou tira o inro deixa o exo e junta Se tivesse aqui mais uma 30 eu ia juntar essa daqui na ordem que tá aqui é na ordem que tá aqui essa é o primeiro segmento Esse é o segundo seria o terceiro o quarto
o quinto na hora de tirar faz o que eu te falei quem é o in tira ele o exon fica e vai ser criado aí o mensageiro Tô preparando vocês para uma discursiva Tô preparando vocês para não não errarem coisas assim ó eu falei aí colou não não colou para todo mundo mas eu falo para você eu marquei para Você agora eu tenho descobrir quem é int quem é não Não tanto é se eu pegar esse mensageiro esse daqui e fazia o d nunca vai ser iG porque asas de não estão ali eu não se
a sequência que tem D pelo mensageiro porque eu já tirei Não tem como Viar para cá n alho não foi Retirado cons saber aqui correto né usando l o o o o que tem é mensageiro maduro aqui eu tenho lá não tenho eu tiro mas não fica preocupado não que o que cai para vocês é isso aqui ó aqui de cima entendeu E o esp alternativo que eu vou colocar em observação pessoal por que eu faço isso aqui com vocês essas coisas porque eu corrijo provo corrijo provo eu sei exatamente onde vocês er Aonde vocês
e não prestam Muita atenção tem que ter laser entendeu então se eu pego aqui esse pedacinho e vou colocar lá para ler pode ter um pedaço assim ó ó ó G G C ó aí os caras metem esse na mensageiro é maduro e coloca o Ug lá no final você nem sacou Ah não tem o a não tem a interessa tem que sempre Olhar Olha quem uga o á e o á a não precisa que ela vai colocar mino ácio ficar de olho nessa droga quando você faz uma questão que é assim ó o o
o a aí você vai uga o a o o a não é TRC é Cristal legal aí ele fala ocorreu uma mudança na 15ª aí vai dar aqui ó base nitrogenada e transformou Né a colocação da uracila em guam a mutação botou guam e tirou laca e virou uga aí virou tristop não conta com essa Só conta o que vem antes vai ser uma proteína menor diferente e Menor Ela vai ser linda vai el vai ter menos aminoácido não vai funcionar vai criar alguma outra coisa pode criar algum dano pode pode ser uma proteína desac
adora por exemplo nova ali no ambiente que não precisa né Tudo bem queridos não V cair tem uma Questão proposta para cair exatamente da maneira eu fiz proposta quer dizer que vai cair mas com possibilidades né de uso dessa tecnologia e eu vou colocar em observação o que que é o Splice alternativo que que eu expesso alternativa é que vai fazer isso aqui nessa célula e formar esta proteína aqui esse mensageiro mas em outra A célula mudou o mesmo gem isso aqui eu vou escrever para você isso aqui vai ser Intro ISO aqui vai ser
inro vai mudar e aí eu vou tirar esse tirar esse que eram intro vou virar exon eu vou tirar o que é inro vou mudar a sequência dos nucleotide vamos dar a sequência né do mensageiro a leitura vai ser diferente a a proteína vai ser diferente porque tá em tecido diferente eu não preciso da mesma proteína mas eu economizo genem fazendo o mesmo G trabalhar diferente nos vários tecidos tudo Bem Quer que eu explique alguma coisa aate o cuidado é esse ele vai indicar para você não tem como descobrir ele vai indicar para você quem
é entro que é intro não consegue expressar aminoácido consequentemente tem que ser retirar não vai colocar nada na proteína o que fica fo vai conseguir colocaro áo vou fazer um exercício do tipo que pode cair vocês tem que largar largar ó aqui e não falei ali V aqui ó Eh uma discursiva tá esqueci de falar isso triatomic infest tem que sublinhar ou ou Itálico não pode a linha ser contínua sublinha um depois sublinha a outra esse aqui é o vetor transmissor da doença de Chaves é um barbeiro ninguém vai perguntar por que que se chama
barbeiro não creio então não vou explicar mas tem explicação o que que é Barbeiro exercício vou fazer aí não r por favor já vou começar Deixa eu fazer aqui uma pegadinha m pronto eh eu vou dizer para você as áreas de intro ó vou marcar para você é isso me mostra qual é o Mensageiro primário o mensageiro primário o mensageiro Maduro e Quino eu vou conseguir colocar não chega ser uma proteína Mas como eu t dando iní ser que uma molécula não é desse tamanho Mas essa molécula né de DNA vai produzir uma proteína quantos
aminoácidos quantos molculas de água e eu quero o RNA eh primário mensageiro desculpa Mensageiro primário é o que é o RNA mensageiro maduro pode fazer por favor essa fita aí é a primária ou secundária Professor sempre que eu colocar e não falar isso aqui é a fita ativa não falei tem que começar pela ativa primário secundário é mensageiro não é DNA se cair vai cair assim tá fica calmo vamos fazer todas as possibilidades você Vai est preparado se essa questão aparecer agora cuidado Quem marca emo é o exercício ou pode trocar tirar o ex deixar
o intro coisas que vocês fazem de modo contínuo não lembro quem é que vai ficar né Não lembro sem errar hein pessoal eu tenho que fazer vocês sairem da área de conforto eu não posso a matéria eh para terceiro Ano eu tenho que fazer você pensar fazer você como fez a Bima que não isso aí não pode vocês tem que reagir tem que reagir porque se você entende muro tá horí hein Então olha sim deixa eu melhorar isso aqui que eu tô muito rapidinho também eu quero o RNA a mensageiro P eu quero o na
Mensageiro maduro eu quero saber quantas moléculas de água e eu quero saber quantos aminoá tem o peptideo Zinho ou a proteína porque eu falei molécula produzida a partir disso aí obviamente que eu posso errar para você corrigir já I botar aqui eu não vou botar aqui não tá muito na cara faz Olha deixa o teu caderno Olha o teu caderno para ver se você erraria Já fiz milhares de vezes isso meu Deus aí eu vou fazer agora você vai ficar chateado comigo ão V fazer o negócio certinho só prestar atenção al aqui é ridículo E
aí caiu aqui nessa armadilha já caiu na prova da Fest essa armadilha aí vamos lá vê se tá certo que eu fiz V se você bateu ali duas moléculas de água e três aminoácidos RNA mensageiro primário RNA mensageiro maduro você Podem pedir isso colocando lá os detalhes das fitas com intro e exel e o detalhe da que não pode esquecer das trigas uga e Foi sim tem isso é pegadinha tem que seguir a regra trick stop não é intro é trick Stop tem que ser considerado Stop posso Alguém achou aí alguém quer tirar dúvida que
a gente vai passar para outra A matéria a quantidade de água é sempre um a menos que a quantidade de aminoácido R dois is aminos tá vai ligar o outro eu tenho que fazer uma ligação peptídica e essas ligações só ocorreem dentro do ribossomo que tem Amino atil sintetase uma enzima que cria a ligação peptídica por isso que não pode ter síntese proteica fora do ribossomo só ele tem a enzima que cria essa ligação e aí ó você que falou Quantos Aminoácidos tem aqui dois quantas ligações uma cada ligação para ser produzida elimina a molécula
de água quantos aminoácidos três quantas ligações duas acabou Hum entendi obrigada é um número de aminoácido menos 1 tá aí a explicação é essa se eu botar mais uma lá não adianta nada vai ser a mesma coisa eu vou ter três ligações quatro aminoá sempre é uma aminoá mais que você perde na primeira Ligação você pede na primeira dois para um depois vai de um para um no encaixe aí não tem como esquecer molécula de água Ok E aí alguém quer discutir aqui pode ter colocado errado hein eu tiro você da área de conforto ninguém
quer mudar nada aqui nada vou botar aqui no eu vou botar no no chat não é possível ver aqui pegadinha sim Pegadinha interessa aqui ó me interessa ó ST stop stop tem três uma dançou porque ela éa aqui foi eu vou ordenar da esquerda PR direita para aqui essa aqui não entra vou parar na ST aí eu vou ter aqui ó 2 3 4 cinco só que só que esse aqui quem é quem é esse cara é o primário eu tenho que tirar o intro aonde tem o intro Aí aqui né aqui o dois e
o quatro ó então eles iam dançar o dois e o quatro vão dançar E aí quantos contos você vai ter para colocar B máximo um dois quis dois né eu vou ter três tem esse tem esse tem mais algum esse número dá certo vamos para cá vamos para cá vamos parar aqui ó 1 2 3 4 5 6 1 2 3 4 5 6 tu tu vai sair Esse vai sair esse quantos vão ficar esse maduro tá correto bom pessoal eu tô pegando todas a a bagulhada que ne usa para ferrar vocês estô colocando aqui
vocês tem que reagir Olha lá aug cadê vamos lá p pá fiz lá o O que você pensou o dois que você cortou da segunda não é o mesmo dois da primeira não é que o cortou de cima era G GC o segundo tá a a u Viu são nessas coisinhas vocês ér é fácil é na hora de passar é Então olha só que que eu tin Aqui tá quase certo mas vocês ficam decorando a minha fita que que você tem que fazer daqui para ter o p botar tudo tudo que tá aqui vai ter
tudo vai lá ent Bota ele primário depois independente tem uga o a não ol isso agora você vai formar maduro maduro Vai tirar só o tem gente que tira uga Ah é Stop vou tirar não não tira o Então a fita olha aqui ó a fita madura vai ser a composição dela no RNA aqui DNA mas vou pegar o RNA que apareceu do Tac do TT a do ttg do a do att do atc vou ver de tudo botar lá na fita chamada primária vai ter a o g ó primária G G ser tudo a
primária tem tudo aí eu vou ver que que ele me falou que era ent aí eu tiro o que ficou é a fita do Mudo vai sair vai vai pro citoplasma vai agora lá No citoplasma a trick Stop dos mensageiros fazem o final da festa então quando eu passo é que tem aluno que vai procur aug aqui ó o aqui aqui que ele vai procurar e não tem não tem juro que acontece isso o aluno procur aqui tem que faz a passagem mensageiro E aí passa ao olha aí olha aí Essa aqui era saiu tudo
bem mas você tem que ter cuidado quando For DNA e RNA o a o ag e uga é do DNA Não não é RNA viam as pegadinhas todas essa questão aqui mais de 95% para cair na por ag ô ô profe então só só recapitulando aqui o negócio eh a gente ó pera aí pera aí pera aí pera aí recapitula o que você guardou no teu S pera aí e aí os outros alunos podem corrigir ou aceitar o que você vai falar pode falar recapitula tá Ah ele ele vai dar se ele não falou nada
ele vai dar o DNA aí a gente vai fazer a primeira transcrição que é o primário Então vai ser o RNA primário a gente vai traduzir do DNA pro RNA faz o primeiro com intron com tudo escreve tudo que ele passou exatamente da forma que tá ali depois a gente vai tirar os intro Aí a gente faz a o RNA maturo de novo né faz a outra parte e retira os intros e vai até o a o codon stop tradução aí vai lá na tradução ah na tradução aqui já tem Todo mundo que você tem
que entender que pode ou não colocar miná aqui in de de uga não coloca mas para tem a função Caraca não tem função não aparece na expressão funcional não mand nada não fala nada não muda nada só que muda o Ah mas o ul não põe põe mas muda Ele para Ele tem a função toda trinca exel tem função tem função é funcional in não é Tira não tem aluno que acha que Ug o são intr não são tem função parou aqui quer ver posso fazer uma questão bem difícil Pode Pode sóa Só para confirmar
o RNA mensageiro vai ser o da transcrição Ok e o RNA maduro vai ser o da tradução sim tá Vai ser o que vai ser é limpo eu não quero que vocês decorem por isso que eu tô fazendo esse de de bater de frente de de em cima ser igual de Baixo porque vocês não podem copiar vocês tem que entender tem que entender o processo ele ele não muda o processo ele não muda então Eh Por exemplo quando eu tenho duas tricas zuga eu olho a primeira caramba não vai botar aminoácido como é que eu
vou ligar olha aqui dois uga ó uga uga aqui eu botei aminoácido como é que eu vou passar para Esse como eu tinha que ligar esse para passar para aquele não vou conseguir ligar V parar aqui não tem ligação entendeu o negócio ter a manha de processar né vou processar aqui isso aqui é o G ou é afettiva ela vai ter trincas essas trincas enam aminoácido ou não ou não o ou não é para quem é intron o ou não é para quem é uga o a o estoque então vou ter aqui ó c c
c g g G a a a t t d não importa quem é o in Ah o itro Não sei Então você nunca vai saber que ele vai ter que dizer ele vai falar isso isso aqui é ío a gente faz isso Ó ó a c c aí bota aqui tá vendo no Exercício eles botam lá quem é intro quem é exo intro e ex intro e ex na fita de DNA ativa tem que descobrir é essa que eu vou tirar é mas se ele pedir para você colocar ou que aconteceu de novo numa Prova
nunca ninguém tinha pedido isso para mostrar o RNA P desse g o desse G é tudo ó g se eu errar fala c c c u u u a a a aí tem tudo mas o maduro não vai ter isso daqui o maduro vai ser g g g u u u a a a Entre esses vai ter TR stock se for uma molécula vai vai começar com terar ST tem jeito mas eu não preciso ver isso aqui se o cara botar lá Ug e essa aqui é estável lembrar que coloca Medina ou eu não coloca
tá ah essa aqui é o na maduro ele tem uga tem entra não tem nada a ver com uga uga expressa Expressa o quê acabou você finir para aqui ah isso que eu ia fazer fazer uma questão bem difícil tá bom preparar vocês para oi ah na questão anterior você colocou você pediu a quantidade de de moléculas de água e a quantidade de aminoácidos vamos supor que aa a mesma coisa eu tenho que fazer toda a resposta resposta completa Como você fez a todas as fitas ou eu posso colocar só duas moléculas de água e
três aminoácidos direto seu [Música] objetivo Olha só se você botar direto ver escolha botar direto É que por exemplo eu não tenho mais chances de errar se eu fizer sei lá se eu erro alguma tra por exemplo eu vou perder ponto né se er o resultado e é por isso que só o resultado interessa Você pode ter errado Que era que era ex e geralmente não se põe no mesmo número mas pode na coincidência a quantidade de é igual de E aí qu que você tirou então o ideal é você fazer o marcador faz o
marcador e desse marcador você vai tirar as informações que ele tá pedindo entendeu Aham entendi mas se ele falar só determine Aí teria algum problema colocar direto não aí não ó R na m p e r n a M ou P N põ P nesse nesse n Escrever maduro aí tu mostra aqui Você retirou aqui Você não retirou bem simplesinho ali é simplezinho você não ver objetivo né é igual genética quer ver Vamos lá eh tem o lado bom lado ruim da turma diminuir vocês sabem né eu gosto a Isabel tá aí para confirmar de
turmas pequenas eu gosto de turmas pequenas vamos ver aqui se é o w tá ele dá isso aqui as Zão dominant as Alazinho recess é seg recessivo asas ele qu saber qual é a probabilidade de surgir aqui um menino com caráter recessivo faz para mim rapidinho cruzamento do um com dois um com dois probabilidade de surgir o menino com caráter recessivo vamos ver se os números ficam iguais a característica recessiva ou dominante eu Perdi o cara tem questão recessiva cara aqui aqui ó eu vou o preench tá vendo preenchi e falei Qual é a prioridade
desse casal ter um menino com caráter excessivo que que eu podia fazer Qual é a maneira que eu tinha para não precisar falar para você que o Car de questão é excessivo ela só fazer isso PR aí eu dois iG diferente diferente recessivo nem quis fazer aquilo para ser Mais maiso com vocês já tô dizendo que prein que Carter questão recessiv vamos lá eu quero números só tem a Nat a L vamos lá vamos lá pâmera vamos fazer o meu deu 1/4 já senti que você fez rápido e a possibilidade de você errar é enorme
mas não quero dizer que você esteja errado não vou falar nada Vamos lá que são tranquila de genética pessoal genética Mole genealogia primeira lei de medo te tem que dominante não foi cargada sex é mais difícil é autossômico resposta ô ô profe só só uma dúvida nessa questão você perguntou se definiu se era menino ou menina para multiplicar por meio mais Ah pendi menino com caráter reivo passar para oitava não é isso isso isso tá bom então não quero dizer que você acertou Mas você tinha esqueci do Detalhe vamos lá e aí e aí e
aí Juliana o se ai lá pessoal não eu o meu deu 1 sobre oit que é meio deles do do pai ser heterozigoto meio para ele ser menino e meio para ele ser recessivo não quero o final quanto deu um sobre o tá faz uma resposta aí ó oitavo já tem põe 16 ol Olha só professor para esse cara aqui ser olhando só embaixo Aqui ó para esse último aqui ser o filho desse Um e dois aqui esse aqui vai ter que ser a azinho né vai ter que ser o portador mas sem sem sem
sem ser só olhando daqui para baixo já dá para saber né sem precisar olhar lá para cima olhando esse aqui eu coloquei no cálculo a probabilidade dele ter o g azinho poder ele ter um filho recessivo ele tem que ter o gazinho então ele tem que ser hétero zigoto ele não pode ser homozigoto dominante não sim então mas aí po ter um filhoo a Chance seria metade porque ele pode ser azon azon ou azon ozinho então pro filho dele ter ele teria que ter meio dele para ele ser étero esgoto só que vocês esquece que
isso aí é Biologia é eu eu eu acho diferente prof porque eh lá lá no primeiro lá eu faria a conta desde o primeiro lá porque se é recessivo Obrigatoriamente os de baixo são azão x aí eu vim a partir daí Fazendo a multiplicação Até Chegar Em meio ali no 1 2 3 no 3 do e cruzar ele com azinho azinho só que isso não é tão fácil a Biologia ela ela é problemática pessoal principalmente na área de matemática vamos lá para que que eu te dei is aqui para você fazer assim fazer assim já
te disse que isso aqui é recessivo uma m ezinha Ô tu não deu Pai Preciso se ele não tá preenchido ou ele é azão azão azão azinho eu falando com a mãe dele é azin azim Obrigatoriamente vai ter que ser teroso Lemos aqui eu poderia ter feito isso ah colocado o pai recessivo obrigando esses dois a serem aão a Olha aí razão rinho rão rinho esses dois esse cara aqui para ter um filho recessivo Obrigatoriamente não tem jeito ele vai ter que ser Razão ele pode ser rão chegou quar né não é então seria 2
ter Então porque ele não tá ele não tá sendo marcado como né como ele não tem a qu já não tem a característica ele não pode ser não pode contar Então tem que ser 2/3 exatamente ess aí que tá o mistério esse cara aqui ou é esse ou é esse ou esse Esse ele não pode posso contar agora para eu para eu botar matematicamente o azinho eu vou ter que faz a conta matemática aqui qual é a Probabilidade do a azinho que é obrigatório lá entrar dois em três aí que mata aí você põe azinho
aí faz as continhas obriguei ele a ser azinho quando botei dois em três vou cruzar com azinho azinho 50% aão azinho né fazendo aquela continha do ser recessivo e ser menino b e o 2/3 de ser rão 3 x 2 3 ve 2 2 dois em dois o sexto viu e se eu faço assim Qual é que seria a Resposta que que mudaria pensa é isso que eu falo pessoal não pode decorar tu tem que entender a engrenagem aqui ó aquele cara esse caraia 2/3 x 2/3 ve 1 sobre 2 x 1 sobre 2 acabou
tem que meter esses dois testos que viraria incógnita para obrigar o aaz entrar aí ô n Olha aí não sei o azão azinho lá da mulher você dois em três porque os pais são éos igos vão me dar Esse cruzamento viam como é que é tranquilo para caramba tranquilo mas aqui se esse cara é dominante ele não pode ter considerar ele como azinha azeite tem que ser preenchido ele não é preenchido então ele não pode ser esse e que que eu quero botar o heterozigoto qual a chance que ele teve duas em três o aluno
põe duas em quatro quando põe põe duas em quatro e aí bota Meio Teve aluno modificou pro meio errou eu eu errei isso aí também lá na eg que o recessivo tinha morrido aí eu fiz tudo e botei meio também ao invés de três do é é só as pegadinhas né Igual aquele lance da do RH que eu fiz com vocês Vocês já passaram o exercício do RH para algum colega fazer que que não seja daqui Você já pediu para professor fazer para você is aqui aqui foi que criei o do tipo sanguíneo também aqui
aqui ó ó É ó Ele toma só de fetal Ele toma só de fetal per um tempão dado né Eh ou eu tô errado eu dei para vocês a você tá deu deu deu sim então lembra que a resposta aqui era nenhum o eu tô mentindo mas se o bebê for positivo aí pode ser que tenha não não sei é Nenhum meu amor presta atenção você diz aqui se eu tenho uma criança o positivo é isso isso como a b com zero não po Ah sim verdade é é já preparado para você danar eu não
posso contar zero o cara fale essa questão tem que ser anulado lemam disso eu lembro lembro então a pergunta é por que que ninguém pode teração cental porque quando a compatibilidade Do sistema abz Ué não não deu eh porque o a a a glutin do o ataca o aglutinogênio do AB fazendo que que ele é a resposta é essa né É por causa por ca da pega a resposta dela ela começou bem para caramba depois parou quem é que falou essa resposta anterior eu é porque tem compatibilidade continua ela para mim continua ela para mim
tem compatibilidade do sistema ab0 da mãe em Relação aos filhos Então tem que contar da mãe porque podia ser do Pai sim entendi entendeu tu tem que fechar por exemplo Quando é que o primeiro filho pode ter primeiro filho RH positivo pode ter elastose Quais são os casos a mãe tem que ter sido sensibilizada antes e ele tem que ter não tem que explicar como ou por uma transfusão ou um contato com o sangue RH positivo transfusão ou aborto de um de um feto com RH positivo e o Sangue sangue também o sangue com R
positivo cara para a transfusão de sangue a mãe RH negativo Ué não podiam ter transfundido o sangue RH negativo para ela então você tem que completar Quando é que o primeiro filho vai terose fetal quando da mãe R negativo sofr transfusão sanguínea com o fator R ou fazeram fizeram aborto de criança RH positivo senão fosse H negativo não é da nada não é o aborto é o aborto de uma criança é h Positivo deixa eu fechar aqui com vou editar isso aqui para vocês eu vou representar olha só Aí eu tava eu eu ganho eu
recebo né das faculdades com carinho eu conheço muitos professores que fazem prova a gente se comunica é tem um clube Zinho do produtores de prova eh espalhado Professor tudo quer lugar do do Brasil e eles não dão É lógico eu vou fazer a prova da PUC sei lá do São Paulo aí eu vou falar paraos meus colegas não é assim é que que você acha se eu botar eh esse detalhe aqui é muito moderno Será que eles vão saber fazer a gente troca ideia né Tem uma troca de ideia eh Fabulosa então Eh quando as
questões começam a ser produzidas a fal pô mas se o cara reclamar que você deveria ter dado isso Ou ter dado aquilo entendeu nós temos a formação das questões elas TM um um reflexo né para os lados Então quando você vai caiu a questão olha questão ridícula de malfeita não de não pedir nada de nada para ferrar o aluno Peg uma flor vermelha cruzei uma flor branca e deu uma flor rosa pessoal não perdendo tempo tá dando coisas aí tudo tem a ver com o ideal olímpic Olha lá Como é que se dá o nome
de você ter trêstipos F mesmo caráter dominância parcial né Oi dominância parcial né ou codominância isso aqui é um caso de codominância não isso aí é parcial dominância parcial né dominância quando uma planta uma folha tem uma cor e a outra tem outra Como assim tipo se uma se uma pétala fosse vermelha e a outra branca aí seria codominância eu lembro disso esse caso É olha só e dominância as pegadas da biologia intermediária três sines isso aí tá tranquilo tá a palavra codominância só pode ser Us ela é um tipo de dominância intermediária É um
tipo como alguém falou aí dando exemplo diferente mas olha só vou pegar o Boi Preto o Boi Branco e vou dar um boi malhado tem as duas Fles tem misturou não aqui misturou aqui não misturou Então quando você tem uma dominância intermediária em que você não some com as características misturadas você não cria uma terceira mas o boi marado é diferente do preto fenotipicamente são três fpos são três fpos vermelha branca e Rosa mas aqui o vermelho e o branco sumiram aqui não se mant a nesse Se chama cond dominância dominância intermediária é tudo tudo
é chamado condomin quando você mantém criando o terceiro fenó que malhado é diferente de preto diferente de branco masas duas cores continuam se expressando não se misturaram e não sumiram cara tá erro isso aqui 94% dasas ér isso aqui aí então a resposta ideal seria Dominância intermediária aqui tá aqui ó aqui Dom sai para tudo se tiver node é exposta domin intermediária se ele não põe dominância intermediária e põe cond dominância você não pode usar para cá não pode usar como resposta para vermelho branco rosa entendeu você só pode usar cond Dominância quando você tem
o preto branco você tem a galinha carijó você tem a mistura né sumindo com com os fenó anteriores domin quando você tem o terceiro fenótipo domin só que o terceiro fenótipo ele mantém as características dos cruzados E aí nesse caso eu posso usar condomin e e tem algum outro nome específico quando é essa dominância da parte de cima que é o vermelho e o branco dano rosa ou é ou vou colocar Intermediária mesmo intermediária é para tudo parcial serve não cro sér acabou e a e a a a a parcial não serve para para codominância
de baixo né serve essa palavra serve para tudo tá agora esta daqui se eu botar cond dominância não serve para essa não serve para essa bom tuci Domar certo dominância certo cond dominância não cond dominância sim a a palavra cond dominância não é antagônica a dominância exig essa aqui geral mas se o abcdr não tiver essa palavra tá e tem lá o preto com o branco você pode usar cond dominância aqui não pode eles não vão colocar não pode pessoal eh eu falei que eu ia dando as matérias Tem car certo Professor Oi a Camille
perguntou no no no chat se dominância incompleta é igual dominância intermediária é éa é um termo mas é completa é tudo F incompleta é assim o azão determina cor azul o azinho cor branca esse cara se a dominância for completa o azal vai dominar o Ainho ele vai ser azul aqui ok vai ser um azul esse aqui é azul escuro por exemplo o azão azinho deu azul claro os dois se expressaram então o g dominante não completou a sua capacidade de impedir a ação do branco e aí ficou mais claro é isso são Homes que
n cria Abel prazer mas que dá certo no final pode ser usado entendeu se ele se dominasse completamente seria azul escuro mas deu Um azul claro não dominou conseguiu expressar o azinho seu Alelo se expressou aí você diz dominância incompleta dominância intermediária pode usar corda de teros aí que não vai mudar a característica eh fenotípica que expressou pode usar Valeu então não pode usar cond dominância para quem mistura para quem cria um terceiro fenótipo e os dois de cima sumiram na Condomin você mantém as características que foram misturadas separadas criando o terceiro fenótipo que seria
a expressão dessas duas característic no mesmo indivíduo o preto e o branco se expressarem é porque um não domina o outro Fala pode falar você tinha escrito antes do splicing alternativo o que que é eu vou dar é o fechamento da a vamos lá vou fazer um desenho bem rápido ó Uma questão da prova Ecologia Ecologia é matérial aidata autodidata vocês erram muito erram besteira então eu tô sem tempo vou preparar uma folhinha de Ecologia só com questões discursivas OK e com pegadinha possibilitando uma dificuldade vocês vão fazer vão mandar o gabarito E aí você
Dizer errei a c e a gente vai ver só as questões que vocês errarem combinado comigo posso mandar agora ao longo da semana segunda-feira não vai ter aula posso mandar para vocês fazerem estudarem se quiser comande material eh quer ver rapidinho e deixa eu pensar aqui batendo aqui tô com a cirinha pitb linda aqui que ve me visitar ela tá Rodando ela é muito muito linda Pinha Então vamos lá coisa simples tá em um bambuzal encontramos graminhas coelhos cobras e gaviões então no vamos usar tem graminhas coelhos cobras e gaviões formando uma cadeia alimentar na
relação proposta de Indivídu narrados acima quantas populações nós encontramos narrado qu letra A 4 letra b não tô dizendo que tá errado ou certo não é porque as pessoas falam diferente Vamos pessoal para acabar a aula fechar com chave de ouro é no bambuzal isso é então não tem Gavião no bambuzal né só vai lá para caçar e sai fora né não sei eu quero a Resposta se não tiver essa se não tiver esse problema então é quatro mesmo né Mas se não tiver o quê o consumidor final né o consumidor terciário é o gavião
O que que eu li que que é o quê que que eu falei para vocês que que eu narrei bambuzal tinha gramíneas coelhos cobras e gaviões ão são cinco porque tem o bambu Acabou a brincadeira bambuzal é tem Bambu faz parte de um conjunto de pés de Bambu que é uma população o cara foi assim eh no canavial é a cana Cuidado você pegadinha de graça você tem que contar com bambuzal que eu não perguntei para você montar Cadeia Eu perguntei quantas populações tinham aí a cadeia era ou começa pelo bambuzal tem que ser ou
começa pela não perguntei nisso eu perguntei quantas populações diferentes tinham ali Mas é uma só mas é uma só comunidade né ah comunidade é o conjunto de relações entre as populações diferentes que vivem ali Professor qual que qual que é a diferença de EC ecótono e biótopo vamos ver é FC quando você faz isso Ó você tem um l olha aqui ó um lago e aqui você tem o meio terrestre uma cobra Coelho tá bom aqui uns umas azinhas tá Aqui peixinho peixinho as algaz inhas os animais aqui o final de festa O que é
o ecossistema é AJ é a junção ecossistema é a junção dos fatores bióticos e abióticos presentes numa região então uma gota d'água é um ecossistema é é Não Não mas mas mas esse na na na gota d'água tem os microrganismos negócio se não tiver é então a gota d'água pode ser o é biia triste se tiver meio abiótico aqui nessa gogu microrganis difer relacionando é tem S tem u a Então tem que ter o cuidado ol aqui se eu matar esse coelho o que acontece com esse peixinho aqui Nada depende inicialmente é inicialmente nada Às
vezes a cobra ia comer o coelho como não tem coelho ela vai lá e come o peixe não eu não t relacionando com a cobra T relacionando com o peixe que que tem essa alga com essa cobra nada isso aqui eu posso chamar de comunidade pode pode então define para mim rápido nós estamos passando muito a Comunidade é um conjunto de populações que vivem num num ambiente e que tem uma relação não ecosistema relações relações diretas ou indiretas tá senão não é você pode ter uma zebra aqui uma zebra lá no no Paquistão é Zebra
mas não faz parte da mesma comunidade tem que trocar relações com quem tá ao redor isso aqui forma uma comunidade aqui uma outra no forma ó independente né são diferentes são porque se eu matar isso aqui nada vai Acontecer quando é da mesma comunidade se matar coelho a cobra vai sentir entendeu qu da mes comunidade mas não é Tá aí óc uma área de transição entre duas comunidades diferentes Deixa eu só visitar botar aqui para eu falo o resto qu é a área de transição entre duas comunidades diferentes e a comunidade é DIT diferente quando
para as relações quando não tem relação de um com o outro olha aqui ó Eh DNA G vou chamar de A tá ISO aqui é bem fácil Ok eh ah Qualquer semelhança que em prova a mera coincidência Aí eu inventei aqui tem fui eu não Então olha aí qu vê o que que você entendeu Aí que o mesmo G pode em tecidos diferentes Ter diferente escolhas de hitro e exão diferente que que vai acarretar proteína diferente vida do mesmo jeito mas não do mesmo tecido tem que ser em tecidos diferent isso é expressão gênica nãoé
Professor O que que você chama de pressão gênica então a é Pelo que eu entendi era tipo a gente tem um gene e a expressão gene eh quando cada tecido ou cada órgão vai vai fazer uma uma produção específica expressando Diferente aquele mesmo Gene de forma diferentes nesse caso expressando em proteína a em proteína B em proteína C fazendo essa deleção de introns de forma diferente e produzindo proteínas diferentes a partir de reconfigurações ali do do mesmo Gene ali que é o Genoma que é um só isso aí entendeu direitinho é é no não hein
é no não queridos mandarei para vocês não vou dar Ecologia aqui vou fazer as questões pesadas que vocês não vão ter aula segunda aí vão ter tempo de fazê-los eh e vou mandar um gabarit errou ou não entendeu a gente faz o iní início de aula que vem só para tirar essa dvidas que é uma questão vai ser Ecologia agora da onde CIC do nitrogênio bom tem perguntas difíceis tem eh tem bactéria autotrófica no ciclo do nitrogênio Não vou poder mais eu prometi que não ia passar muito é só fica com essa pergunta no ar
tem bactéria autotrófica no ciclo do nitrogênio é isso procura fiquem com Deus vai vai eu falei com você que as aulas iam mudar eu tenho que fazer vocês fixarem desenvolverem entendeu é e não errar as pegadinhas tá vendo aí Ó espa alternativo mesmo jeito aí os prossoma que são grupos de enzimas vão escolher quem é intra a medida do tecido o tecido que é a proteína a é uma enzima né que transforma B em C A proteína B em outro tecido vai transformar o w em y e cada uma vai ter uma função dentro do
tecido que é específica matéria difícil é obrigado pela presença fiquem com Deus e até Obrigado Professor tchau tchau é isso Chau bom obrigado Professor bom Final de semana boa semana muito bem obrigado