Galera, a expectativa da luta da mar contra o clã era alta, tá? Eu sei, mas os caras conseguiram aumentar ainda mais o nível por uma coisa cinematográfica, meu irmão, de verdade. De onde veio essa espada da Mac, né?
O que que era aquela plantinha que a Mai deu para ela? Por que que ela ficou tão forte que nem o Toje e do nada, né? De onde veio aquela espada também de espinha de dragão?
Enfim, galera, são várias questões. Algumas ficaram de fora do anime, algumas também não foram muito bem explicadas. Então vem comigo para essa análise completíssima de agora.
Ei, Net Trunks, Bran aqui. E galera, para essa análise, vocês não tô entendendo, essa análise tá muito caprichada e tem até um convidado aqui. Chega aí, chega aí.
Mar, >> que honra tá aqui, hein? Tá maluco, tá maluco, gente do céu. >> Também também é fã de Juj.
>> Sou fã, assisti ontem, fiquei cheio de dúvida e o Breno aqui agora me esclareceu tudo. Eu tô pegando spoilerante antes de vocês. Essa é a verdade.
>> Pois é, galera. Então o cara vai ver aqui a análise ao vivo. Valeu.
>> Ai que honra. Obrigado. Beleza.
>> Olha, eu não sei como que vocês estão, tá? Mas eu já digo, já vou te dizer uma parada. Quem não gostou desse episódio é é doente, é maluco, porque o episódio da Mak contra o Clan Zen foi simplesmente o melhor que eu já vi, assim, da minha vida.
Tá bom, talvez esteja exagerando, mas enfim, entrou com certeza ir pra lista de melhores episódios da história de Jutsukai, galera, sem exagero nenhum, tá? Foi pesado, foi cruel, foi simbólico e foi muito bem dirigido, né? E fica tranquilo que se o vídeo estiver um pouco longo, ele vai est dividido em tópicos, tá bom?
Aí dá pr você ver aí aos poucos se precisar. Então bora. Primeiro de tudo, vale comentar que o anime ele pulou uma parte pequenininha focada no panda, né?
Para mergulhar aí de cabeça direto no arco da preparação perfeita da mai. E para começar a ma ela encontra o babaca do Naoia, né? E no mangá a cena já é tensa, mas no anime eles colocaram o Naoia apoiando o pé em cima do piano.
Isso é só um detalhe, tá? Só que aumenta a carga dramática e a sensação de domínio, né, do Naoi ali em cima da ma. Já na conversa com o irmão do Toj, galera, no mangá é uma sala simples, tá?
No anime o lugar vira quase que um palácio japonês, né? Todo ornamentado, o que acaba servindo para deixar ainda mais e escancarado, né, o poder e essa tal arrogância do clã Zenin. E no fim das contas, o clã decidiu matar a Mak, mesmo ela não tendo feito absolutamente nada.
E bora lá, né, galera? Bora lá agora entender o por que eles querem matar ma, porque que o Goj foi declarado culpado e por aí vai. Com a ma isso acontece porque essa era a chance perfeita dos enin se aproximarem da central do Jujutso, né?
Que é a famosa velharada lá que controla as leis, os clãs, as escolas, tudo, né? Ou seja, todo o sistema dos feiticeiros, basicamente eles só querem matar ma porque ela fez parte do grupo que junto com Megum tá tentando libertar o Gojo. E o Gojo galera, foi declarado cúmplice do incidente Shibu justamente porque ele é um problema pra central, né?
E todo mundo lá odeia ele. Por simples, o Gojo galera, ele é forte demais para ele ser controlado, né? E ele é super marrento ainda por cima.
É, é perfeito o meu rei de olhos azuis. Enfim, então se ele acordar um dia querendo matar a central ou até o mundo inteiro, ninguém vai conseguir segurar o cara. Bom, no caso agora ele foi segurado, mas calma, tá?
E como as maldições já se deram ao trabalho de selar o gojo, a central aproveitou a oportunidade para passar uma lei, né? Qualquer um que tentar libertar o Gojo vai direto pro chilindrom. E aí, galera, que vem a questão, porque o clã Zenin viu isso como um prato cheio, né?
E é simples porque um dos principais envolvidos nisso é o Megum. E se eles matarem o Megum e a Mac, né, são dois coelhos basicamente com uma cajada só. Eles dão fim nos rebeldes, ganham moral com a central e ainda tiram o Megumi da linha de sucessão do clã, né, já que ele não tá alinhado com os interesses do clã.
Basicamente pro OG, que é o pai da ma, isso é ainda mais importante, mostrar que ele estaria disposto a matar a própria filha para agradar a central e a fazer ele ser o queridinho lá dentro, né? E agora, galera, num num mundo sem o gojo, os clãs voltaram a ganhar mais relevância. Então os enin, eles estão vendo aí a oportunidade de se destacar no meio disso tudo aí, no meio dessa treta toda.
Não tem mais um cara desaforado fazendo aí o que quiser, sem consequências, né? Igual o Gojo. Resumindo, o Gojo ele é odiado pelos caras porque ele é uma aberração e passaram uma lei para ninguém tentar soltar ele.
O Gojo ninguém podia mandar no Gojo porque ele é [ __ ] entendeu? Então a galera quer manter ele preso. O clã Zen viu isso, né, como uma oportunidade para sair na frente dos outros clãs e por isso eles querem matar a Yam e o Megum que são rebeldes, né?
E isso com certeza vai agradar a central e ainda deixar alguém mais alinhado com os interesses canalhas, né, que esse clã tem, já que o Megum é muito bonzinho. E é aí que começa a primeira luta. M versus Og.
É uma luta entre muitas aspas, né, galera, porque ela dura coisa de 5 segundos, mas tem uma direção absurda, mesmo sendo rápida, tem muita coisa interessante ali. A primeira é a espada da ma, que é a espinha de dragão, porque quando ela chega aparece escrito que a arma é uma obra do Juso Camia, né? Câia, não sei como é que pronuncia esse nome aí.
Enfim, no mangá tem até a aparência do rosto dele, aparece ele, né? Mas mesmo com rosto, talvez você não lembre quem é esse cara. Ele é um subordinado do quenja que apareceu no arco do intercâmbio das escolas.
Ele é basicamente um artesão, mas que é meio açogueiro e assassino também. Ele não gosta de matar maldição porque elas evaporam, né? O que o cara gosta mesmo é de matar pessoas para usar os ossos e partes do corpo com matériapra para criar móveis, escrivaninhas, armas, essas bizarras todas, né?
Foi esse sujeito fofo que criou a espinha do dragão, que é a espada que não tem nenhuma técnica mirabolante. Ela acumula força e energia amaldiçoada e, enfim, ejeta tudo pela parte de trás, tipo um nitro que transforma o golpe num ataque de foguete. Basicamente, como a ma já tem força sobreumana, ela consegue usar isso perfeitamente.
O plano dela era fingir um ataque direto e ativar o turbo, né, no meio do movimento para pegar o Ogog desprevenido. O anime ele ainda colocou a câmera como se fosse uma GoPro na espada, né, que deixou a cena ainda mais animal. Só que o Hog ele tava preparado.
Mesmo sem ele conhecer os objetos amaldiçoados aí que nem a, ele domina a técnica das flores caídas, que é uma barreira antixpansão de domínio que é adaptada pro combate com espada. É basicamente um contra-ataque perfeito dentro do alcance da lâmina. Então não adianta que você atacar nele, ele vai contra-atacar perfeitamente, tecnicamente.
Tanto que ele conseguiu segurar o ataque da Mac mesmo quebrando a espada, mas ele venceu na malandragem, tá galera? W ogog ele recriou a parte quebrada com energia amaldiçoada no último segundo e aí isso enganou a Mak sobre a distância do ataque dele. E cara, outro detalhe sinistro também tá no salão onde o Wog joga as filhas dele.
No mangá, galera, as maldições elas ficam repetindo frases ligadas a crianças, tipo uma parada muito bizarra. Vamos lá. Abre aspas.
Um ingresso infantil, por favor. Papai foi embora. Volte às 5.
Isso indica que muitas crianças já foram disciplinadas ali e que aquelas maldições nasceram do medo e do sofrimento acumulado naquele lugar ali. É, o que muito bizarro se você parar pensar. E aí vem uma das partes mais iradas de todas, a restrição celestial e as gêmeas.
É meio confuso, mas vamos lá, galera. A ma e a Mai, elas são gêmeas que nasceram com cordão umbilical entrelaçados, tipo uma corda, sabe? E enfim, uma corda ali.
No mundo do jujuto, elas são vistas como uma única pessoa e por isso as duas sempre foram limitadas. A Mai ela só conseguia criar objetos bem simples e bem pequenos, né? Que nem uma bala de revólver, nada complexo ou grande, tipo a Momo do Bniro também, né?
Só que bem mais fraca. Já a ma ela tinha força, mas ela precisava treinar que nem o Rock Lee, só que sem chegar perto do de conseguir atingir o potencial máximo dela, porque a existência da Mai brecava isso. E a Mai, galera, ela nunca quis treinar o evoluir, porque ela sabia que as duas prendiam uma outra.
Então ela quis viver uma vida simples para poder seguir em frente de uma outra forma, entendeu? Só que a MAC sempre foi muito esforçada. E dessa vez, galera, foi diferente.
A Mai levou com ela o último tiquinho de energia amaldiçoada da Mac. Isso liberou o verdadeiro potencial dela, tá? O que no caso deu na restrição celestial completa, igual do TJ.
Aí você deve pensar, mas Bruno, o que que é restrição celestial? É no mundo de jujutsu, quando você não tem energia amaldiçoada, se você tem uma restrição celestial, isso vira força física. Basicamente o Toj, ele era uma anomalia porque ele não tinha nenhuma energia amaldiçoada, galera.
Então, ele era tudo força física. Por isso que ele era um monstro, ele bateu de frente com todo gosto, entendeu? A ma agora virou assim, porque a Mai morreu e tem tem até uma frase que ela fala ali no anime que diz: "Agora eu vou levar basicamente toda a energia amçada comigo, então você vai conseguir viver a tua vida forte".
E ainda ela deixou para ela uma espada nova, porque assim, galera, isso não foi explicado, tá? Isso não foi muito bem explicado, mas a ma ela tinha uma restrição, só que era o pior dos dois mundos, né? Era tipo assim, era um pouco pra ma, era um pouco de energia amaldiçoada pra MA e menos energia amaldiçada pra Mai, entendeu?
Então a M que usava os poderes malucos lá de de jutsu, ela não conseguia ser tão forte porque a ma tinha um pouco de energia amaldiçoada e a ma não conseguia ser tão forte porque ela tinha energia amaldiçoada, entendeu? Então ela não conseguia ser igual o Toj. Então, as duas se freavam de ser fortes, basicamente, porque o mundo dejutsu viu elas como as gêmeas e basicamente as duas eram uma pessoa só, entendeu?
Então ficou muito mal distribuído ali o poder delas. E na cena da praia, galera, a Maia ela entrega algo que parece um trigo ali, mas na verdade é um junco, que é um alimento de aves migratórias e por isso os gansos voando atrás delas ali na cena, né? Toda a temática desse arco delas vem de uma expressão japonesa que é algo como abre aspas um ganso segurando um junco na sua boca.
Fecha aspas. Porque eles levam esse negócio como se fosse uma marmita, né? Eles almoçam a parada e depois levam uma outra parte para deixar no caminho, porque quando eles voltarem já vai tá ali, entendeu?
Então é como uma marmita reserva que eles deixam para viajarem, quando voltar parar na ilha, pega, tem uma marmita pronta. Então a Mai deixou o alimento pra ma e foi embora, né? que representou esse ponto de não retorno, entendeu?
Então, finalmente a ma ela poderia ser um ganso por completo, sabe? Era a ma a mais, gente, era basicamente dois ganços voando com nenhum junco na boca, entendeu? Aí com a morte da Mai, o poder gerou a espada nova da MA, que foi simbolizada através dessa plantinha também, né?
Mostrando, galera, que a Mai ela tava indo embora, só que que o alimento que teoricamente seria para ela, ficou pra ma, né? já que elas são tecnicamente a mesma pessoa. Tanto que dá um glitch na hora, né?
Não sei se vocês repararam, mas tem um efeito de glitch na espada, como se a M tivesse desbugado o sistema de juto, sabe? Ela finalmente saiu da Matrix ou entrou. Enfim, com isso ela gerou uma réplica da espada que corta a alma, entendeu?
Que éig do Tojo, galera, que é igual que o Tojo usava. Essa é uma arma raríssima. Para vocês terem ideia, ela é avaliada em 500 milhões de NES, tá?
o que é mais ou menos aí uns R 16 milhõesais. Isso porque ela ignora qualquer resistência, já que ela acerta diretamente na alma da pessoa ou do monstro, enfim, na alma. Por isso a maca ela passou a cortar todo mundo que nem manteiga.
E por isso galera, que o to também fatiou o dragão arco-íris lá do getheto, que era a maldição mais resistente dele. E agora essa espada também simboliza a conexão definitiva entre as duas irmãs. É como se a ma fosse carregar a última parte da Mai para sempre com ela.
E aí meu amigo, a matança começou. Ma versus Clan Zenin. Logo de cara, galera, a Ma ela já deu um fatality ali no próprio pancheta dele já, né?
Enfim. E daí depois ele ela terminou a unidade cucuro inteira do clã zen. Esses eram aí os ninjas genéricos, que eram basicamente os soldados do clã, né, que não tinham técnica amaldiçoada, mas em compensação eles treinavam todos os dias igual iguais uns condenados aí malucos.
E é claro que a maca ela foi lá e fez um banho de sangue no maior estilo que o Bill, né, galera? Sério, que cena surreal. Pareceu muito ali que o Bill.
Depois vieram os rei, né, que era o grupo mais forte do clã, que tinha aquele cabeludo, né, que era o irmão do Toj. E galera, vamos falar a verdade, né, não deram nem pro cheiro. O pior é que eles tinham habilidades muito iradas, só que eles apareceram pela primeira vez e já foram direto pra vala, meu irmão.
Mesmo assim foi uma obra de arte, galera, né, na boa. Aquele aquele socão do irmão do Tojo foi sinistro. E uma parada maneira também que a gente pode falar, galera, é o simolismo, né, do daquele cara usando habilidade da mãozona subindo assim em cima lá do do clã.
Basicamente significa a ma subindo, né, acima dos caras ali, evoluindo. E é muito maneiro que quando ela tá subindo, você vê aquele banho de sangue, né, tipo ela deixando o sangue do Zen para trás, sabe? Enfim, eu acho isso muito irado.
E teve uma cena também, galera, interessante, que um dos rei, um dos rei, né, eles falam que o clã Zen só existe por um capricho do Tojo, né, que basicamente diz que se o Tojo quisesse ele teria matado todo mundo. Então você já sabe o que eu quis dizer, né, que eles estão, eles já entenderam que a MAC ficou igual a Toj, né, então tem que matar ela naquele momento. Então eles tentaram de tudo, né?
E eu ter eu teria ficado com raiva, tá? Se fosse aquele moleque com os olhos chorando lá, porque, meu irmão, ele tava tipo assim, quase morrendo com os olhos saindo e aquele cara lá andando assim, tipo, farmando aura. Que que adiantou farmar aura, meu irmão?
Tu morreu igual um otário. E por fim chegou o Na galera, ele bate, bate, bate e demorou muito para causar dano, né? Parece aqueles inimigo de de anime que inimigo de videogame que bate, bate, bate, só fica tirando um dano.
Um, um, um, um. Ele viu, galera, o outro membro do clã ali, criar uma montanha para esmagar a ma e ele achou que o choquinho dele ia resolver, né? Mas tudo bem.
O Nao, ele lembrou do Toj e um detalhe que o anime mudou um pouco, tá gente? Foi que ele não pareceu muito assustado com Toji naquele flashback, tá? E no mangá ele foi claramente apavorado quando ele veio no passado.
Eu acho que o anime tinha que ter expressado isso um pouco melhor, sabe? O Nao era na infância dele, desprezava o tod fala: "Nossa, deixa eu ver a cara desse perdedor que não tem nenhuma eh energia amaldiçoada, né? " Só que aí quando ele vê no mangá, ele vê que o Tojo é tipo assim casca grossa, tá tipo assim pouco se ferrando para todo mundo e ele fica com certo medo, sabe?
No anime não, ele só olha e vê que o Toj tá morto por dentro, mas isso não transpareceu nenhum medo, sabe? Enfim, eu acho que podia ter sido transparecido um pouco melhor no anime para dar esse trauma, sabe? Igual o Ogog.
O Ogog quando ele tá indo embora, ele repara, né, que todos os monstros daquela daquela chamber ali foram a foram exorcizados. E aí ele fala: "Caraca, eu trabalhei tanto para esquecer, sabe? Eu trabalhei tanto para esquecer desse trauma".
Ou seja, ele tava mencionando a quem, galera? Ele tava mencionando o Toj, o trauma que o Og teve do Toj. O, no caso, o pai da ma, tá?
O Toj trausou. Não, o to galera, causou um bom trauma aí no clan Zenin. Enfim, acho que poderia ter sido um pouquinho, né, passado um pouco melhor ali, porque na na parte que a ma mata o pai dela um pouco antes, ele olha para ela e passa um frame rapidão, galera, que tá ali o Toj em cima dela ali, passa um bem frame bem rápido, tal o Toj e elas e ela assim é a máquina.
Enfim, achei muito muito irado isso, porque no mangá essa cena, né, do do Hog vendo o Tojin nela, ele se borrou completamente quando ele enxergou isso, né, no mangá. E no no no anime não não viu tanto assim, ele fala essa frase, né? Deu para ver que ele tem um trauma, mas acho que podia ter passado mais esse trauma, sabe?
Mas vamos lá, voltando pro Naoia, olha, para vocês terem noção do nível de delírio dele, o Nao falou que ele é quem tá no nível do Toji e do Gojo, né? E vem outro detalhe quando ele fala: "Não vou estragar tudo como daquela vez", ele tá falando da luta contra o Chossu, tá? No mangá isso fica claro, só que no anime fica mais sutil, né?
para manter o clima cinematográfico. O problema é que fica meio confuso. O Nau falou isso, galera, porque quanto mais ele usa a técnica de projeção, mais rápido ele fica.
Por isso que dessa vez ele continua usando sem parar para ficar mais forte do que nunca. Nessa hora a cena confunde um pouco, mas quando aparece a mão do ombro da MAC foi o Naoia tocando nela, né? Quem é tocado pela técnica de projeção precisa se mover em 24 quadros por segundo ou vai ficar paralisado por 1 segundo.
Ou seja, a pessoa precisa ser rápido o suficiente para conseguir se mexer 24 vezes em menos de 1 segundo ou ela vai travar. 1 segundo, galera, pro naoia é uma eternidade basicamente, né? né?
Então assim, quando o Nau lutou contra o tioso, ele tava ali dando ataque, ataque, atrás de ataque, ele tava basicamente só estunando o tiosso direto, direto direto direto. Só que o que o Naoe não contava galera é que a ma agora não não deu uma de taxa tua não, tá meu irmão, ela também conseguiu o Sharingan e enxergou esses 24 movimentos aí e percebeu o padrão dele. E quando ela ficou parada não era paralisia, ela já tinha contado tudo.
Por isso, galera, que o Na ele tomou um pau monumental, né? Só que a finalização foi melhor ainda, porque foi uma referência direta ao X-ray do Mortal Kombat, né? E galera, na moral, que pô, a galera sabia que a gente ia ficar retornando para ver aquele frame.
Então eles tiveram um capricho de botar umas quatro ou cinco cenas do Na levando aquela porradaça na cara. Gente, que luta foi essa? Foi a finalização mais linda que eu já vi, mano.
Jujuts, eu acho. O pior encontro entre mãe e filha da história. A ma depois disso, ela encontrou a mãe e perguntou o que que ela quis dizer quando pediu para ela voltar antes de cair na armadilha do Ogog.
né? O o que eu interpretei é que a ma ainda queria acreditar que existia alguma humanidade ali. E talvez se a mãe não tivesse demonstrado arrependimento, ela teria dado uma segunda chance, né?
Mas a mãe continua fria como sempre, né? E pior, tá? Dessa vez ela tava com medo para [ __ ] vendo a ma que nem um monstro, né?
Mesmo sendo mulher e mesmo tendo sofrido dentro do clã, deu para ver que ela foi completamente corrompida pela mentalidade dos zene, mas ainda assim tinha, né, uma certa indignação ali, sabe? enterrado lá no fundo. Tanto que antes de morrer ela encontrou o Nao e cravou a faca nas costas dele.
Tipo, exatamente como ele ele falou lá atrás, né? Uma mulher que não sabe andar atrás de um homem deveria levar uma facada nas costas e ser deixada para morrer. Enfim, ninguém gostava do Nao no mangá também.
Todas as figuras do clã avaliam ele como lixo absoluto e ele morreu do jeito que um lixo merece morrer. No último momento ali, galera, a mãe ela se lembra de quando foi feliz com as filhas, né, antes de ser consumida pelo cã. Mas aí já era tarde, mais esse episódio não foi só porrada, na boa, foi uma explosão de emoções.
Sem dúvida é um dos pontos mais altos de Jujutsukas até agora. Galera, se você curtiu, não esquece de like, me ajuda para caramba. Eu espero que eu tenha explicado.
Eu sei que algumas explicações, né, dos capítulos de Jutsu ficam complicadas, tá? A gente vai tentar melhorar isso para vocês e é muito difícil, tá? Mas espero que eu tenha conseguido explicar mais ou menos aí tudo, né?
Que a MAC tinha essa restrição divina e aí agora ela não tem mais nenhuma energia e amaldiçoada porque a Ma levou tudo com ela quando ela morreu e aí agora a MA virou basicamente o TJ, galera. Então a ma irmão, e tem até, galera, uma frase do Geg Akutami também falando, né, que que a galera perguntou: "Ué, a Ma agora ela é tão forte quanto toje? " E ele falou que na concepção dele, ele acha que é, tá?
E ele fala assim, até que esse na verdade não era o meu intuito, mas enfim, aí ele explica e eu não sei o que ele fala o resto que talvez, enfim, depois você pesquisa aí. Mas eu achei isso muito erado, galera. Eu espero muito que a ma aí arrebente nesse anime porque ela tá muito erada.
Esse visual novo dela também aí basicamente ela acordou a habilidade dela, né? Então tá muito irado. Então deixa o like aí, se inscreve e eu sei que você é fã de Juto, tá?
Se você ficou comigo até o final, você é muito fã. Então clica no sininho que é quando o nosso próximo vídeo de Jujutos e uma análise bonitona igual essa aqui for ser lançada, você vai ser a primeira pessoa a ser notificada. E falando no próximo vídeo, te vejo lá.
Gostou da análise? Boa. Então, um beijo e fui.