e o que que você vê do Brasil nessa crise então o dólar acaba sendo a ponto onde todo mundo vai o Real pode se desvalorizar aí ainda mais po não acho que tá no o real não tá no no no no começo de uma tendência desvalorização ele já vem desvalorizando há um tempo eu acho que se tiver uma uma uma se acontecer esse cenário o Real Vai dar vai sofrer uma vez só depois vai ser a hora de voltar para ele entendi no susto ele vai eu acho que as commodities vão vão podem ter uma
pernada e depois voltar porque Lembra no meu cenário nesse num eventual eh problema de dívida você vai ter um tombo nas dívidas uhum uma alta de juros um um processo de espiral deflacionária que faz todas as dívidas caírem de preço e as ativos e vai ter uma hora que eles vão vir com um pacotinho de salvamento Uhum mas não vai ser com dívida nesse valor vai ter que desvalorizar tudo e aí que aí que entra o Fed né o Fed foi criado Para quê Para não deixar banco quebrar aí os bancos vêm vai lá no
Fed pega um dinheiro compra essa dívida toda desvalorizada compra ações barat compra tudo aí eles chegam por tesouro americano imagina se eu sou um banqueiro abutre é isso que eu vou fazer eu mesmo forçaria se junta lá o consórcio de bancos fala vamos sair da dívida americana Vamos deixar a taxa subir nesse nesse cenário que o governo precisa financiar muito eles podem tipo falar assim cruzar os B falar não vamos dar dar saída não vamos financiar agora vamos ver até onde vai essa taxa uhum a taxa sobe os ativos caem e vai comprando tudo aí
Tá todo mundo quebrando uhum eles como tem o Fed pelas costas não nós não vamos quebrar o Fed na hora do Na Hora do Crash o Fed dá liquidez para eles eles recompra aquela Dívida todo baratinha liga no tesouro americano e fala eu tenho problema para você você tava devendo 36 trilhões a tua dívida com a desvalorização com a alta de taxas o valor presente da dívida caiu para 10 caiu para nove b a gente monta uma operação aqui você dá você paga mais uns 2 trilhões aqui para nós de resultado e você recomprou tua
dívida que era 36 por por 10 Uhum que eu acho que o que eles vão fazer num cenário de crise se o cara tem aquela certeza de que o banco central vai vai dar esse dinheiro para ele ele vai lá e monta uma dessa agora precisa ver se o banco central vai est vai aguentar isso sozinho também porque imagina o banco central vai ter prejuízo uhum o Fed tem uma carteira de 7 trilhões de ativos eh no meio no começo da crise vão botar pressão nele para ele para ele botar dinheiro Uhum ele vai comprar
papel ele vai tá dinheiro vai comprar mas não vai conseguir fechar essa taxa uhum porque vai ter o mundo todo vai ter uns 12 13 trilhões de demanda só vindo do governo americano e das empresas que que ele vai fazer vai vai emitir um 12 trilhões de uma vez e comprar não não vai uhum porque ele não é do governo as pessoas vão entenderam que ele não é do governo que é uma instituição privada contas bcos se ele tiver prejuízo ele vai ter porque com uma abertura de taxa quanto vai valer os ativos dele o
Fed toma um um 2 3 trilhões de prejuízo Uhum E aí ele vai ficar com problema de Capital quem vai pôr o capital o tesouro americano no meio da maior crise de dívida vai pôr o capital vai convencer o congresso a botar 2 trilhões no Fed é aí aí vai virar então põe os bancos ninguém vai poder pôr então o Fed não vai estar com essa maesa toda que o pessoal pensa uhum porque eles são banqueiros também não são qualquer um també o banqueiro também não é idiota Uhum vai querer utilizar dessa forma Então os
bancos vão proteger a solvência do Fed não vão deixar o bicho se matar lá porque eles vão precisar de um Fed firme para quando cair lá eles terem o crédito para eles poderem fazer eles vão eles querem ter o first access do dinheiro quera ter o primeiro acesso ao dinheiro para el poder para poder ganhar É isso aí quem que ganhou na década de 30 PR caramba os bancos o Rockefeller ele não era banqueiro Rockfeller até 1900 e pouquinho era só petróleo certo era Standard Oil aí ele falou pô agora que eu tô vendo aqui
viu aquele consórcio vou vou ser banqueiro também e montou o Chase Man hatta que era o banco do Rockfeller aham que é quem vai receber primeiro ali para comprar quem tá no Consórcio tá ganhando entendeu ele se juntou o consórcio montou o banco dele um cara muito rico do Magnata do petróleo fal vamos vou virar banqueiro também pá E aí que que aconteceu na década de 30 aquela depressão enorme ninguém tinha dinheiro para nada e tava lá o seu Rockfeller comprando a Flórida inteira uhum comprando Texas posto de petróleo que não valia nada compra no
Texas compra na Flórida aqueles Imóveis tá quebrado ali ruim das pernas e comprando é pronto e você não acredita quem tem quem tem primeiro acesso ao Dinheiro novo impresso fresquinho é que ganha e você não acredita que com uma crise muito grande não possa ter um livre mercado mais eficiente então você acha que vai eu a acho que precisa ter um livre mercado mais se você acabar com o Fed por exemplo Mas você acha que não vai acabar mesmo com uma po acabar se se eles tiverem muito prejuízo ninguém for ajudar e tiver um Pânico
muito grande eles acabam com Fed hum questão é que tem gente interessada porque tem gente que vai trocar o sistema monetário americano pelo sistema monetário único dos globalistas também eles podem acabar em troca de um outro sistema ainda pior Entendi então você acha que pode acontecer então de ter uma moeda única por exemplo po assim a única forma de você conseguir vender uma moeda única e todo mundo aceitar é depois de uma crise deflacionária porque hoje quem que vai mudar o sistema hoje tá todo mundo bem Uhum você vai aceitar o c por momento não
toda vez que alguém tenta derrubar o dólar ninguém consegue derrubar enquanto os Estados Unidos tiver comprando e 40% de toda a demanda mundial foi ele 35 é toda toda demand você não consegue sair do dólar uhum Quando é que você vai sair do dólar se o dólar tiver uma crise como essa a crise do dólar não é uma crise de hiperinflação a crise do dólar é uma crise de dívida uhum is é uma crise onde o que sustenta o valor do dólar é as dívidas as dívidas perdendo valor só ainda vai ter demanda por dólar
Mas vai ter demanda por dólar para pagar as dívidas ou para comprar dívida barata e só o dólar o único dólar que vai valer é o dólar que não for Def voltado que não tiver em moratória que é aquele tibil que o cara vai ter que pagar senão ele fecha o governo el não paga salário Uhum ele entra em modo de emergência em modo de emergência É pensa você como uma empresa você precisa pagar suas contas O que que você paga você deixa de pagar fornecedor de pagar tudo você vai deixar de pagar o cara
que te dá o cheque especial não porque se você não paga o cheque especial você não consegue pagar uma conta você consegue fazer uma Ted Uhum E o cheque especial do governo americano é o tibios é aquele dinheiro de curto prazo é o curto prazo Então nesse cenário os juros explodem da dívida até o juro curto explode mas ele vai Pagando os tibios curtinhos para poder continuar tendo acesso ao dinheiro nessa hora que você tá com tibil você vai eu vou ficar refinanciado o governo americano a juros altos 6 7 10 12 15 não importa
até a hora que terminar esse processo deflacionário começar a ter ess aquele zum zum zum de que vai ter pacote vai ter ajuda não sei quê aí você converte em ativos reais que vem porque aí vai vir uma onda inflacionária com que a hora que tiver toda a destruição de crédito e o valor dos créditos já destruídos chegar perto do do valor da base monetária acabou aí não tem mais crédito você não tem porque a base monetária expandida que é M1 m2 M3 ela é 25 ou 30 trilhões precisa ver direito mas o valor dos
créditos no mundo é acima de 300 é 400 aí na Cris você não começa a comprar então quando tudo cai você você observa essa parte de quando vai ter essa parte inflacionária para pegar mais próximo do você tem que esperar o movimento de pessimismo todo passar uhum entendeu vai ter vai ter uma hora que a bolsa vai fazer um fundo Bolsa de Valores é um bom indicador disso porque é muito imediato né quando quando a bolsa reverte quanto tempo leva pro a bolsa virar de pessimista para otimista uma manhã el tá Caino De repente dá
uma reversão forte exato por exemplo aqui no Brasil foi só a reprovação do Lula ser grande Tarcísio poder ser o próximo presidente que a bolsa já começa a reagir né então Pois é tem tem tem esse esse quadro mas aí os mercados estão olhando muito pro lado local porque não tão vendo ainda o que o TAM parte macro exatamente eu não acho que é o fim de tudo porque agora a bolsa brasileira tá bem mais barata que a Americana e no relativo Eu acho que isso vai essa diferença vai diminuir Uhum eu acho que a
bolsa brasileira não cai 80 90% entendi porque já tá bem comprimida então como lá tá mais esticado a queda maior ex então aqui no relativo no momento que essa crise iniciar é short lá e começar a comprar aqui vai cair menos e vai você vai começar a comprar primeiro aqui uhum entendi é porque lá o pessimismo vai ter que tomar mais vai ter uma queda maior enqu tem muito eles tem muito aqui a gente já tem por exemplo o estrangeiro já não tá mais muito forte na bolsa aqui Teve muitas saídas o estrangeiro tava muito
no no nos anos 2000 2008 ali naquela crise tinha muito estrangeiro uhum depois de 2012 depois da da das cagadas que a Dilma fez uhum muito estrangeiro já saiu é só pegar a bolsa em dólar que você vê que não recuperou ainda desde 2008 né ex tá muito longe de recuperar E fora que tem muita empresa que realmente gera fluxo de caixa que é bem local mesmo aqui então pô o pessoal tem que consumir energia aqui tem que consumir saneamento aqui não tem muito Grand ex eu não acho que estruturalmente nós estamos pior que eles
em termos de eles estão muit com o problema de dívida deles é pior que o nosso o nosso problema de Déficit é maior o déficit deles agora ficou ruim Uhum mas o nosso problema aqui é que nesse governo tem muito menos credibilidade do que um governo imagina o cara chega no governo cortando despesa o nosso pinguço aqui eh não só quer gastar quer gastar mais é entendeu então assim e para você que quer comprar criptomoedas ou investir no exterior a parceira aqui do podcast é a quant Fury corretora internacional 100% taxa zero e fazendo seu
primeiro investimento equivalente a 50 você ainda ganha uma recompensa em Bitcoin é só escanear o QR Code que tá aqui na tela ou clicar no link da descrição