E aí o Olá alunos sejam muito bem vindos meu nome é Samira tá sua professora de UTI hoje nós vamos estar aqui falando um pouquinho sobre os distúrbios cardiovasculares e hemodinâmico do paciente crítico é bom porque veremos nessa aula monitoração cardiovascular do paciente crítico nós vamos ver sobre monitoração da pressão arterial monitoração invasiva da pressão arterial média monitoração eletrocardiográfica oximetria de pulso avaliação da pressão venosa Central monitoração da pressão da artéria pulmonar aferição do débito urinário veremos hipotensão e instabilidade hemodinâmica em terapia intensiva choque insuficiência cardíaca no paciente crítico hipertensão arterial o crítico síndromes coronarianas
agudas dissecção aórtica aguda e taquicardias tá bom então A nossa matéria Como eu disse no início será distúrbios cardiovasculares EA hemodinâmica do paciente crítico monitorização cardiovascular do paciente crítico o paciente crítico cardiopata ou não está sujeito a diversos distúrbios cardiovasculares hemodinâmicos o profissional que atua em terapia intensiva terá diz familiarizar-se com diversas formas de monitoramento cardiovascular disponíveis dentro do ambiente hospitalar a evolução da terapia intensiva permitiu que tenhamos à disposição equipamentos de alta tecnologia e manejo relativamente simples para acompanhamento de pacientes críticos nos próximos slides veremos algumas monitorações usadas em UTI são diversas tá pessoal
a gente não vai com a mostrar todas Isso vai ser na vivência mesmo no seu dia a dia ali com paciente tá mas as principais a gente vai estar mostrando aqui monitorização da pressão arterial monitoramento automático da pressão arterial não invasiva é muito útil no ambiente de terapia intensiva dispositivos oscilométricos são utilizados para medida frequente de pressão arterial gente é a pressão arterial é um ponto chave tá no paciente crítico porque de acordo com a monitorização monitorização da pressão arterial o enfermeiro o técnico né A equipe multiprofissional que trabalha dentro de uma UTI ela tem
é como chegar a diagnósticos precoces tá e o material ela é um índice né de um indicativo na realidade de que o paciente está tendo algum agravamento de que algo não está bem fisiologicamente com o paciente e que precisa ser revertido né é monitorização invasiva da pressão arterial também conhecido como o pai consiste no monitoramento contínuo da pressão por meio de um cateter introduzido na artéria sua função é principalmente permite uma avaliação contínua e fidedigna da pressão é pessoal Vale lembrar aqui que a Pai ela é um procedimento invasivo tá todo procedimento invasivo lembre-se que
precisa da permissão médica e o médico tem que estar o apanhando para introduzir o cateter da pai o Enfermeiro não pode fazer tá o técnico não pode fazer quem pode quem tem é a autonomia para inserção do cateter é só o médico OK agora é a verificação ela é feita pelo enfermeiro tá é o Enfermeiro que vai verificar seus parâmetros estão normais vai estar verificando né Quais que são Zinho índices é quanto o paciente está desenvolvendo se está adaptando se os níveis pressóricos estão normais ou não tá essas aferições é feita pelo enfermeiro Tá bom
mas na frente nós vamos falar sobre a pai Pessoal esse é um vídeo tá que eu tô disponibilizando para vocês sobre a pressão arterial invasiva é é com vocês vejam tá porque é neste vídeo tá explicando detalhadamente Como é feito a inserção do cateter tá para verificar a pai é uma Norma asséptica tá é um procedimento asséptico totalmente Stereo é precisa como eu já disse né do médico para estar introduzir no Catete E são pacientes muito críticos que fazem a inserção tá monitorização eletrocardiográfica da pessoal todas as UTI precisão de ser compostas de monitores que
vejam né que estejam ali lendo e inteiro o Eletro do paciente não é a forma como o coração está batendo porque é também muito útil para quando o paciente está tendo alguma gravo obviamente O Enfermeiro vai estar ali olhando né monitorando o tempo inteiro lembrando pessoal que dentro de UTI é o médico precisa estar presente 24 horas tá 24 horas tem médico 24 horas tem um enfermeiro responsável e tem os técnicos Ok é todas as UTI devem manter seus pacientes com monitorização eletrocardiográfica seguindo as diretrizes da associação americana do coração gente é nós brasileiros seguimos
muito os padrões norte-americanos tá pelo menos na saúde é os monitores multiparâmetros e contam com algoritmos computadorizados que permitem a detecção de alteração e o disparo de alarmes que alertaram os profissionais de saúde para ocorrência de eventos é necessário lembrar que a interpretação do final do e CG só poderá ser feita pelo médico mas para atuar em UTI é necessário que o Enfermeiro seja capaz de conhecer as principais arritimias que acometem pacientes críticos para poder identificar possíveis alterações no e CG Então pessoal é só o médico né que pode fazer a Interpretação para dar um
diagnóstico né O Enfermeiro não dá diagnóstico Ok só o diagnóstico de enfermagem né que é uma continuidade do diagnóstico médico tá para gente fazer as intervenções de enfermagem é preciso isso a gente precisa saber qual é o diagnóstico médico né De acordo com o diagnóstico médico a gente vai implantar os cuidados para aquele paciente então é por isso gente que a gente entra dentro de UTI e assusta um pouco porque o tempo inteiro aqueles aparelhos estão apitando não é isso aquilo ali tá fazendo a monitorização do paciente ta quem trabalha dentro de UTI sabe que
qualquer apito daqueles ali fora do convencional a gente vai identificar rapidamente tá ou seja de uma bomba de fusão ou seja de uma bomba de fusão de dieta enteral né difusão medicamentosa ou seja do monitor cardíaco tá a gente sempre está atento a isso ok o mundo também que além do monitor é emitir sons né disparo ele também emite luz tá bom quando tem alguma coisa fora da normalidade quando foge né o contexto da normalidade o próprio monitor emitir luz tá ele fica piscando em laranja alguns em vermelho para chamar a atenção mesmo tá ele
foi fabricado para isso né como realizar a monitorização cardíaca continuar pessoal aqui vocês estão vendo uns pontinhos não é isso esses pontinhos ali gente são os pontos de monitorização tá onde a gente vai colocar ali os eletrodos né em alguns lugares eletrodos em outros ficam monitorado com a perinha né do monitor cardíaco então esses ali são os pontos Oi Samira mas todos toda a monitorização é de 12 derivações não nem sempre Ok mas o mais indicado é que seja de 12 variações beleza pra gente fazer um transporte do paciente a paciente sem estável nós vamos
fazer um transporte do paciente pode ser com apenas três variações Ok paciente está estável lúcido orientado né Glasgow dele tá bom então pode ser com 3 derivações beleza e a monitorização cardíaca continua baseia-se nos princípios do eletrocardiograma de superfície o eletrocardiograma é o registro da atividade elétrica cardíaca na superfície do tórax em terapia intensiva em geral opta-se pela monitorização de apenas três derivações eletrocardiográficas que é o que eu disse né pessoal para fazer um transporte paciente está estável tá Entretanto a monitorização de 12 derivações aumenta consideravelmente a sensibilidade do método para detecção de eventos isquêmicos
transitórios Então pessoal mais indicado mesmo é o de 12 e variações tá bom para a monitorização de 12 derivações são necessários 10 eletrodos tá posicionados da seguinte forma pessoal isso é é bem específica tá a gente quando vai trabalhar dentro do ambiente hospitalar principalmente na UTI né isso aqui vocês estão fazendo uma especialização mas a vivência né é o que vai te deixar mais apto a desenvolver as suas funções a gente precisa estar sempre em constante aprendizado quando a gente começa a trabalhar a gente a profunda e a gente entende melhor né os termos técnicos
o que quando algum técnico algum médico ou até um colega enfermeiro te falar em termos técnicos hoje talvez vocês não tenham muita destreza em entender tá mas com a vivência você vai começar a entender melhor tá bom alguns termos alguns termos técnicos podem ser usados aqui tá bom pessoal mas eu vou estar sempre tentando isso ei ei explicar cada um tá bom para monitorização de 12 derivações serão necessárias dez eletrodos tá posicionados dessa forma tórax proximal ao ombro direito é a corzinha vermelha tá abdome proximal a coxa direita é a cor preta tórax proximal ao
ombro esquerdo é a cor amarela abdome proximal a coxa esquerda que é a cor verde ver um que é o quarto espaço intercostal na linha para externar o direita ou V2 que é o quarto espaço intercostal na linha para esternal esquerda o V3 que é entre v4 e V2 ou V4 que é o quinto espaço intercostal entre a linha MK a esquerda V5 que é o quinto espaço intercostal que que fica a linha axilar anterior e o V6 que é o quinto espaço intercostal na linha axilar média tá fica desta forma que assim posicionados 10
variações derivações tá que faz a leitura do eletrocardiograma de 12 derivações