Para de mandar áudio eu tô na Ucrânia velho as Bomb o aquita aí mano ele simplesmente apagou todas as suas contas todas as suas contas foram apagadas todas aí uma galera falou assim pô Será que o aquita foi banido Será que o Alexandre Moraes pegou o Fábio aquita rolaram várias teorias da conspiração sobre o nosso amigo Fábio aquito Aí eu mandei mensagem para ele falei assim [ __ ] na mor na real quando ele fez isso ele mandou uma mensagem para mim pro Lucas Montano falando a respeito do que ele estava fazendo que ele ia meter o pé mesmo que ele ia sair fora e tal e ele fez esse post cara e hames mandou R 5 ouvindo Live no celular e resolvendo bug implementando coisa nova no struts com Java coisa velha mas funciona e paga as contas recomenda FR é meu nobre Aí sim F onde Man né trabalhando com com struts Java legado tá old money então aí o Akita foi fez esse post aqui galera e vamos dar uma lida nesse post aqui porque muita gente tá achando que o Alexandre Moraes Alexandre Moraes derrubou as redes sociais do aquita ai ai ai ai mas não foi dessa vez você tá vendo esse vídeo pelo corte esse canal aqui é o boteco de tecnologia aqui a gente faz resenha vídeo todo dia pelo menos por a gente tá fazendo aqui você não quer perder nenhuma Live dá uma moral PR mim engajar primeiro deixa o like se inscreve no canal e ativa a notificação porque eu não tem dia certo PR Live mais quem tem a notificação ativada vai saber quando tem Live então ajuda aí você tá vendo pelo corte ajuda aí tu tá na Live mete o like na Live aí vamos acompanhar essa parada aqui esse artigo não tem a pretão de ser um guia completo sobre o assunto alcance só algumas coisas que estavam na minha cabeça que eu queria dar um dump o artigo Grande para [ __ ] hein porita Nossa mano deu preguiça já posso dizer que eu entendo alguma coisa de redes sociais tendo começado desde que redes sociais começaram minha conta no Twitter era de 2007 eu literalmente conhecia alguns dos programadores Originais do Twitter original minha conta chegou a quase 84000 seguidores quase 70. 000 no Instagram e mais 150. 000 no Linkedin quase meso sem postar o vídeo novo o ano inteiro ainda me troue mais de 3 milhões de views tudo do zero tudo sem nenhuma grande empresa por trás lá ele nenhum Patrocínio Tudo puramente Orgânico acho que eu sei uma das coisas sobre isso isso é [ __ ] mesmo cara isso é [ __ ] mesmo mano é muito brabo brabo não é tão difícil crescer seu público Existem várias formas consideradas negativas ou predatórias apelação forçada em memes agressivos Promessas de riqueza de alguma forma fraudes enganação e muito mais muitos que querem começar sério em redes sociais tem medo de serem confundido com fraudes ou simplesmente serem do mal Isso que é [ __ ] porque realmente se a gente parar para pensar cara a banalização que vem na nossa área tá tão grande tão grande essa parada esse monte de coach vendedor de curso essa galera prometendo vida fácil você não sabe mais cara você não tem noção mais tipo sucesso compartilhado os caras prometendo emprego você não sabe mais Quais empresas são sérias você não sabe mais qual Creator tá por exemplo sei lá tem um curso dele um Creator fez o curso dele um Tech Creator fez o curso dele você não sabe se se aquele curso é OK ou se é um curso Predador ess curso clickbait que esse monte de cara estão lançando tem uns caras que ajuda a galera e para gringa de verdade só que do outro lado tem uns caras Predador que quer arrancar o dinheiro absurdo prometendo que você vai pra gringa sem falar inglês sem nada aí você não sabe mano você não sabe o que que é certo o que é errado por conta dessa galera que acabou banalizando nossa área isso aí é muito bom cara esse é o motivo desse post o maior erro que todo mundo tenta criar uma pequena audiência é ter medo Esse é o motivo desse post o maior erro que todo mundo que tenta criar uma pequena audiência comete é ter medo todas as pessoas normais têm medo de Contrariar as outras T medo de ofender tem medo de atrair crítica tem medo que discordem tem medo que critiquem tem medo que não entendam o que você abre aspas queria dizer isso é um problema se você tem medo disso Isso é uma linha que pessoalmente você não vai cruzar eu sinto dizer mude de profissão você nunca vai atrair a atenção de ninguém papo reto papo reto o mundo não é justo o mundo não foi feito para ser justo eu canso de dizer isso você provavelmente é o que muitos consideram uma boa pessoa abre aspas e em 2024 Esse é um atributo negativo todo mundo é uma boa pessoa existem 8 bilhões de boas pessoas que nem Gama é que nem é que nem grama tem sobrando portanto vale zero ninguém tem interesse numa boa pessoa boas pessoas não destacam boas pessoas não vendem abre aspas quer dizer que eu preciso ser mau [ __ ] pi hein ai ai isso é reflexão boa cara isso é reflexão boa é muito tipo fazendo um paralelo isso aí me lembrou muito me lembrou muito de uma situ que é o seguinte cara e a gente como programador quem é comunicativo tem uma grande vantagem de ser comunicativo porque geralmente o programador ele não é comunicativo só que tem gente que acha que só comunicação basta acha que só ser comunicativo já vai tipo ser destacado tá ligado vai ter um [ __ ] destaque só que aí mano a gente tem um outro lado a gente tem uma galera que é muito bo que é comunicativo para [ __ ] e tal e você vai na parte técnica ela falha Eu participo eu como deve lá ele eu participo de processo de processo seletivo eu comecei a reparar isso eu comecei a ver muita gente comunicativa que se mostrava proativa o [ __ ] A4 só que quando você chegava um pouco na parte técnica você via que a pessoa Mano era muito fraca e era praticamente um papagaio de Framework er praticamente repetir o que a galera queria e tipo mano Ah por que que você acha que essa tecnologia Ah porque acho legal porque é maneiro porque eu aprendi assim não consegui defender ideia e é mesmo paralelo da pessoa você ser só bom não vai te destacar em nada tá ligado não vai te destacar em nada eu gostei desse dessa pil dele aqui mano Ah eu não vou ser demitido porque eu sou bom ser bom não garante nada na sua vida não garante emprego não garante nada ninguém é 100% bom ninguém é 100% ruim Car Tom é uma forma sim é uma forma sim não é só isso claro você precisa estar disposto a frequentemente Contrariar o status Pense em outra palavra que parece mais positiva como inovação já parou para pensar o que é uma inovação Inovar é Contrariar o status é uma discordância do status é o indivíduo o inovador querendo dizer abre aspas o jeito atual está errado o meu jeito é melhor isso é uma inovação e ele vai ter que bater de frente com uma grande maioria que vai dizer abre aspas Ninguém pediu o seu jeito o atual funciona não precisa mudar a Inovação é uma briga entre o jeito que todo mundo está acostumado e o novo jeito [Música] [ __ ] cara oita genial PR [ __ ] [ __ ] esse parágrafo foi do [ __ ] do [ __ ] nessa briga pessoas vão sair feridas literalmente o computador moderno acabou com a linha de emprego de das mulheres matemáticas que ganhavam a vida computando números no papel o internet bank moderno praticamente acabou com com os bancários os Totens de autoatendimento acabaram com os caixas a ura acabou com telefonista o e-mail diminuiu drasticamente o volume de cartas e todo o ecossistema em torno da carta de papel e por aí vai toda inovação melhora o futuro mas destrói o presente de muita gente ai ai ai ai ai ai ai não é possível Inovar sem destruir alguma coisa não é possível ser relevante sem destruir alguma coisa no caso estou falando em destruir o status quo de opiniões opinião é que nem uma bunda todo mundo tem uma e individualmente elas não têm absolutamente nenhum valor ai no caso específico da geração de conteúdo você faz seu seu material publica no YouTube com frequência com frequência faz posts no ex no Linkedin Com títulos bem preparados com imagem bem produzidos Aliás o grande erro é ficar usando imagem de template só quer dizer que você vai ser igual a todo mundo e ser iludido se torna mais irrelevante e ser diluído você usar a imagem igual todo mundo você vai ser diluído ou você vai ser mais irrelevante mas nada acontece passa uma semana passa um mês passa um ano passam-se alguns anos e você Continua sem alcance não era só publicar com frequência que eventualmente as pessoas apareceriam não ai ai ai ai cara sequência de p hein surras de pil do aquita Mano uma concepção errada que muita gente pensa ab abre aspas o importante é conseguir muitos seguidores eventualmente você consegue 1000 seguidores 10.
000 seguidores isso não é difícil se você realmente for em paciente existem formas ilegítimas de comprar seguidores daí você faz posts se fosse um para um concorda que seus posts deveriam ter mais ou menos perto de dos números de seguidores especialmente o perfil não tão velho onde a maioria dos seguidores ainda são são usuários ativos não em todas as redes sociais existe o conceito de entrega quando você faz o pad de um vídeo quando você escreve e submete um post via de regra ninguém vê é como uma carta que você entrega na DHL endereçada a todos seus seguidores mas a rede digamos o Linkedin não vai entregar nada Primeiro ela vai achar alguns critérios por exemplo no dia um ela tenta entregar PR metade do seus seguidores mas ninguém engaja o próximo post ela vai passar a entregar Por menos gente novamente ninguém engaja no próximo post ela vai passar entregar para menos gente e assim por assim por diante na verdade seu conteúdo se seu conteúdo for ruim o efeito não é neutro ele é negativo é melhor não postar conteúdo ruim ruins quanto mais postar menos a rede vai entregar não adianta ter 1 seguidores Apesar Deles ter um pouco de prioridade com o tempo mas eles não vão ver nada mais seu isso é papo reto cara isso é papo reto você pega mano na moral mesmo você começa a pegar a galera uns conteúdo é é [ __ ] eu falei que eu queria acabar o ano sem falar mal de ninguém sem falar mal de ninguém mas eu não vou falar mal de ninguém não eu vou falar mal de da galera que cria conteúdo de tecnologia tem muita gente cara quando eu comecei a criar conteúdo que falou assim ah no Brasil ninguém ninguém consome conteúdo brasileiro a galera só consome conteúdo gringo não sei o qu mano se tem um conteúdo gringo que tem qualidade por que que eu vou consumir conteúdo em português por que que eu vou consumir o seu o conteúdo traduzido da Gringa se eu posso consumir o conteúdo original Você tá entendendo mano não faz sentido nenhum cara a galera começar a chorar por isso você pega conteúdo BR de Tech influencer brasileiro é um conteúdo muito Raso cara é muito tosco é basicamente o conteúdo falando assim o que é resiliência resiliência is mano a gente tá cansado a gente sabe que é resiliência cara o que é observabilidade o que que é observabilidade a gente sabe ai e se a gente não souber a gente vai pesquisar não é seu post no Instagram que vai fazer eu aprender uma nova parada é sempre muito Raso é sempre conteúdo que pega lá e traduzir isso O que são microsserviços Ô rapazão você Você tá entendendo o que aqui tá falando a gente quer opinião eu falo que esse ano esse não de um tempo para cá os vídeos que o algoritmo começa a me sugerir para [ __ ] porque depois comecei a criar o canal comecei mano ficar viciado em YouTube eu nem Netflix assisto mais não cara é YouTube para [ __ ] e eu comecei a perceber que o algoritmo tem entregado muito mais vídeos de depoimento de pessoa compartilhando experiência então ao invés do Tech influencer falar o que é microsserviços e pegar um texto de chat GPT e colocar e falar dá sua opinião quanto a sua experiência de usar microsserviço o que você acertou o que que você errou você tá entendendo não tem mano a galera não vai para esse lado porque dos dois caminhos ou a galera tem medo de se expor tem medo de se expor para [ __ ] ou como eu acho a maioria das vezes Nunca implementou na vida ai a Nunca implementou na vida gerou no chat GPT e pegou aquela [ __ ] e entregou nunca colocou a mão na massa nunca subiu uma lâmbda na vida nunca tomou uma lâmbda no C Sharp você tá eu eu Essa é minha [ __ ] eu falei que iia acabar o ano sem falar mal de ninguém mas isso do aquita Mano é pura verdade pura verdade se você continua postando conteúdo ruim atrás de conteúdo ruim eventualmente esse tiro no pé se transforma numa coisa chamada Shadow bun [ __ ] que pariu ai ai então a galera mano fica reclamando ah não tá entregando mais Ah não sei o qu é isso Shadow você acaba se banindo da plataforma sua conta continua ativa Se alguém for manualmente procurar se seus post eles vão estará mas seu conteúdo é tão ruim tão ruim que a plataforma decide quase parar de entregar o conteúdo mas seu conteúdo não parece ruim pelo menos você acha que não mas faça algumas pergunt pergunta número um Ele oferece alguma informação nova que ninguém mais sabia por exemplo você faz pesquisa e acabou de publicar alguma novidade a a a ela oferece algum produto novo por exemplo você é produtor de algum produto online e adicionou novas funcionalidades que todo mundo pode querer a a a ela ensina alguma coisa Seja nova ou seja velha mas é um artigo educativo que alguém possa tirar vantagem disso algo como um tutorial de como usar alguma coisa a ela oferece alguma opinião contrária controversa ou questionável a a esse ponto eu quero colocar um adendo mano colocar um adendo colocar um adendo primeiro complementar com o que eu falei lei a galera tá pegando os conteúdo de chat de GPT e tá fazendo conteúdo que é tosco para [ __ ] a questão de ensinar ó os vídeos de indiano os vídeos de indianos são extremamente útil cara extremamente útil não tem os caras não quer te vender curso não quer te vender nada porque a maioria dos conteúdos que a gente tem é os caras te entregando um conteúdo Raso e no final querendo te vender alguma coisa [ __ ] se seus po são sobre você mesmo olhe meus prêmios Olhe Minhas Conquistas Olhe minha viagem ou algo assim sendo que você ainda não é nenhum nome de alguém que reconheça esses post são total e completo lixo ai ai ai ai ai ai [Música] mãe é uma eg Trip do caramba tem muita egot tripe cara eu falo carinhosamente eu chamo isso de [ __ ] de ego [ __ ] de ego [ __ ] as informações sobre uma pessoa empresa só interessa se a grande maioria das das pessoas reconhecem esse nome daí toda e qualquer informação se torna automaticamente relevante se uma Kardashian fizer um post acordei às 7 da manhã imediatamente ela vai ter 10. 000 likes 1000 compartilhamento 500 comentários fácil agora se você desconhecido postar Olha esse prêmio que eu ganhei vai ter dois likes da sua mãe é um deles zero compartilhamento Talvez um comentário de alguém precisa pux comentário de alguém que precisa puxar seu saco isso é o retrato do que se chama de lixo ai ai ai ai ai ai ai ai mamãe Ai meu [Música] Deus o nome do jogo é é engajamento esse é o fator que mais se correlaciona com como entrega para atingir mais público novo precisa haver muita entrega para haver entrega precisa haver conteúdo que as pessoas engajem por exemplo apesar de ter 150. 000 seguidores no Linkedin meus posts frequentemente atingem 200.
000 views e vários fios de comentário likes e compartilhamento para Isso é só fazer clickbait então sim e não ai ai ai precisa existir algum nível de clickbait que é jogar uma isca para as pessoas engajar mas obviamente faça isso com muita frequência e o público vai começar a sumir clickbait precisa estar misturado com conteúdo legítimo que ensina alguma coisa informa alguma coisa ou discorda de alguma Esse é o ponto discordar isso em si é uma obra de arte Porque não basta simplesmente ser do Contra isso é muito fácil qualquer um consegue fazer isso o ponto é oferecer opinião somando com algum ensinamento informação Fontes pesquisa ou qualquer outra coisa de substância o problema de uma boa pessoa é que dada a opção ela vai preferir evitar o confronto mesmo que tenha razão mesmo que tenha informações suficientes para fundamentar opinião ela vai preferir desviar virar a cara ficar em silêncio e ir embora não seja uma boa pessoa precisamos de pessoas más precisamos de ódio precisamos de pessoas má pessoas que colocam o pau na mesa por isso ninguém liga para uma boa pessoa ela não representa nada nem ninguém ela não ofende isso não quer dizer nada que ninguém se sinta à vontade de discordar pela mesma moeda nada que ela diz alguém sente vontade de ir lá sequer dar um like por ser tão medíocre de dar pena não ter sequer 100 likes no post com 10. 000 views é um fracasso completo de comunicação calma quita calma comunicar não é escrever palavras e publicar comunicar é garantir que quem bata o olho sinta vontade de replicar seja concordando discordando todo post precisa ter palavras cuidadosamente planejadas para provocar Uma emoção se você não é ninguém conhecido Ninguém liga se seu filho nasceu [ __ ] pesado hein E você se emocionou Ninguém liga se seu cachorro teve filhotes e você se [Música] emocionou se você já não é famoso não é sobre você ai ai ai ai ai [Música] ai se você quer que as pessoas liguem para os acontecimentos da sua vida que te interessa primeiro fique famoso para ficar famoso necessariamente vai precisar pisar em calos e criar inimigos porque se você não é interessante suficiente para as pessoas te odiarem certamente não é interessante o suficiente para te amarem você quer que as pessoas te Amem mas não quer que te odeiem você é o amador ai ai ai ai ai ele gosta você é um [Música] amador o truque É só ganharas pessas que te amam para cada uma que te odeiam mas se você tentar ter zero pessoas que te odeiam necessariamente você vai ter zero pessoas que te amam Essa é a zona da ignorância a zona mais perigosa para Se estar é perigosa porque se entrar nesse ritmo de conteúdo neutro atrás de conteúdo neutro seu engajamento vai continuar caindo ou Continuar estagnado e sua entrega vai cair indo pouco a pouco até nível de Shadow Ban Onde você passa a ser literalmente invisível na rede ai [Música] ai parabéns parabéns ninguém te odeia Você é invisível ai ai ai ai ai nunca vi um Hate Do mano davin Será que ninguém ama ele tem grupos no WhatsApp para falar mal de mim me colocaram uma época num grupo de Tech Creator colocaram o dav no grupo de Tech Creator uma galera ficou decepcionada sou informações que aquele grupo foi criado para falar mal de mim ai ai e quando eu cheguei muitos deles vieram pagar pau para mim pagar pau para [Música] mim vazaram o meu número membros daquele grupo vazaram o meu número e o que que eu fiz eu saí do grupo ai ai eu não fiz nada sabe o que que eu fiz sabe o que que eu fiz eu deixei eu deixei e sabe o que que aconteceu 90% daquele grupo tomaram Shadow [Música] Ban Ai eu tô acompanhando quieto acompanhando quieto falei assim sabe seguinte eu não tô aqui para agradar esse grupo não tô aqui para agradar essas pessoas falei assim eu vou sentar Vou pegar minha cerveja e vou esperar eles se foderem ai ai e é o que tá acontecendo a maioria se fodeu e eu tô aqui ó tô [ __ ] também tô aqui fazendo minha resenha do mesmo jeito do mesmo modo tá ligado é isso [ __ ] porque eles ficaram puto que eu chamei conteúdo dele de conteud Dinho de chat GPT eles ficaram puto toquei na dor deles toquei na dor eu tenho muito inimigo Cara eu tenho muito inimigo Tod agora at tá menos mas toda semana eu recebi um e-mail toda semana vi alguém Chorar mingar no meu e-mail chorar mingar na minha DM [Música] Ai fico feliz para [ __ ] feliz para [ __ ] A única solução para você agora passa a ser pagar para dar um Boost nos seus post I post patrocinado quer dizer pagar o entregador para ele entregar para mais gente mas é inútil é dinheiro jogado fora posts pagos que conquistam nenhum engajamento é dinheiro jogado fora a métrica que interessa não é seguidores nem views é Quantos likes quantos compartilhamentos quantos comentários se você tiver 10. 000 views por causa do Bush mais 2000 likes um compartilhamento e dois comentários Isso se chama fracasso ai [ __ ] o aquita tava muito puto nesse post cara tava muito puto [Música] mano vou patrocinar outros canais outras celebridades eventos famosos e coisas assim é dinheiro jogado fora você é a pessoa ou a marca que aparece na frente de todo mundo mas ninguém lembra porque você não representa nada na sua ânsia de não ofender ninguém não discordar com ninguém não criticar nada significa que todos veem você veam que você não defende nada não se dedica a nada não inspira ninguém então para que perder seu tempo com você qualquer Coach que venda uma fraude é mais interessante de assistir do que você é isso que você se tornou [ __ ] ai ai que isso [Música] cara que isso [Música] mano [ __ ] essa foi Pesada hein essa foi pesada essa oita bateu pesado esse parágrafo bateu pesado e não adianta vir com uma grande peça não adianta vir com uma grande peça em janeiro ficar em silêncio postando porcaria por meses para em Julho tentar fazer barulho para ficar postando mais conteúdo neutro por meses para só em dezembro aparecer alguma coisa colorida tem pouquíssimas empresas no mundo que consegu fazer isso uma delas é a Apple Acredite você nunca vai ser a [Música] Apple [ __ ] mano achei que achei que era um post de despedida mano é um post de tapa na cara tapa na cara pessoas normais precisam publicar conteúdo engajante com frequência multiplataforma para ir trocando crescimento e engajamento por mais entregas por sua vez vira mais engajamento e vai construindo um ciclo de crescimento opiniões sobre assuntos da atualidade que todos estão pesquisando nesse momento postar sobre assuntos da semana retrasada é tarde demais perdeu a tendência o assunto de hoje só vale discutir hoje amanhã o assunto vai ser outro olha seus número de engajamento eles precisam estar dobrando a cada se meses sem um ano subiu de cinco engajamentos lá e compartilhamento comentário na média para seis não fez diferença nenhuma aliás qualquer coisa abaixo de 100 isso abaixo de 100 8 para n não faz diferença nenhuma [ __ ] aqui mas pô pera aí também quando eu postava Stories no Instagram em sequência fácil eu postava 30 40 Tinha dia que baixava o limite de 100 para cada 24 horas e cada um com mais de 6000 View então só em views estamos falando de 600 milhões de views em 600.
000 views em dia só uma fração disso converte em engajamento que acompanha Vi pergunta são o melhor engajamento a pessoa está engajada com o suficiente vamos para essa frase aqui para fechar o seu fracasso vai ser diretamente proporcional ao seu medo de ser odiado ai ai ai o seu fracasso vai ser diretamente proporcional ao seu medo de ser odiado ai [Música] ai e vou repetir esse é o resumo que o YouTube me enviou em 2024 sobre o quanto meu canal mesmo eu não tendo publicado mais que um único vídeo se você é criador de conteúdo tem obrigação de fazer mais que um canal inativo 71 [ __ ] olha só com um vídeo só mano 3 milhões de views [ __ ] [ __ ] olha o canal do que isso cara mano Isso aqui foi [ __ ] você ter ideia o o meu deu 1 milhão 1 milhão de visualizações eu postando todo dia li 68.