Fala aí, meu povo. Boa noite para vocês. Boa terça-feira.
Tô aqui para falar de Newcastle e Barcelona. Antes de mais nada, agradecer ao pessoal que me alertou que o árbitro tinha sinalizado um minuto a mais de jogo. Então, os acréscimos que iriam até os 49 iriam até os 50, porque o Tonali eh enrolou para cobrar uma falta e ele deu um minuto a mais de acréscimo na transmissão aqui na TNT.
Eu disse que o jogo deveria ter acabado aos 49, porque ele prometeu aos 49. Eh, mas ele teria ele sinalizou esse um minuto a mais. Então, obrigado para quem me alertou e foi mal, eu não percebi durante a transmissão que ele tinha que ele tinha mostrado esse um minuto a mais.
Foi um jogo muito difícil pro Barcelona. Eu achava que seria um jogo difícil, mas acho que o Newcastle fez tudo certo, tirando esse minutinho final que o Barcelona conseguiu achar o gol, porque pressionou alto, recuperou muitas bolas, conseguiu correr contra o Barcelona. Eu acho que, e até disse isso na transmissão, o Newcast apresentou o Barcelona um jogo de Premier League.
A Premier League já é assim algum tempo, essa temporada em especial, as perseguições homem a homem, a pressão em cima do adversário, a dificuldade de sair jogando, tem obrigado muitos times a bola longa, simplesmente rifar a bola pro campo de ataque e ver o que acontece. E o Barcelona, que é o rei do domínio de bola, do controle, dos passes, se viu eh envolvido na armadilha do Newcastle e não conseguiu fazer o seu jogo. Fez o jogo do Newcastle.
Quem colocou a música em St James Park para tocar foi o Newcastle. E o Barcelona teve que dançar a música do seu adversário. Mark Bernal não fez um bom jogo e ele era peça chave.
E a presença do Ronald Araújo também atrapalha o Barcelona, porque a saída de bola passa para um bom lateral direito sair jogando. E o Ronaldo Araújo nem arriscou tanto assim. Já já falo do Ronaldo Araújo no gol do Newcastle.
E o Marco Bernal não conseguia fazer bons controles, bons passes. Quando chegava uma bola um pouco mais apertada em cima dele, ele só queria se livrar dela. Sobrecarregava tudo em cima do Pedre, foi muito bem marcado, praticamente não conseguia girar o Pedre e o Barcelona não conseguia jogar no campo de ataque.
E quando conseguia ter alguma posse de bola no campo de ataque, é porque o próprio Newcastle tava respirando para começar de novo a pressionar o Barcelona. A pressão era sempre muito bem feita. Para sair desse tipo de pressão, ou você tem meiocampistas que conseguem girar porque vão receber de costas e vão vão precisar girar, ou você tem que conseguir mecanismos de atrair muito bem o adversário e a bola longa tem que ser muito boa.
Em alguns momentos até teve, né? Teve uma pro Rafinha que ele tentou pro Lewandovsk outra que o Rafinha dá no meio, eh, e o Lamini a mau não consegue dominar. Outra que o Lamini tenta jogar com Firmine.
Essas no segundo tempo, mas tava bem, a recomposição do Newcast era boa. Então o Barcelona não tinha muito tempo de tocar essa bola que não fosse pra frente. Se fosse pro lado, os jogadores do Newcastle já estavam prontos para correr e correr muito bem para evitar os ataques do Barça.
No primeiro tempo até foi um pouco mais igualado. Barcelona conseguiu até ter um pouco mais de qualidade de posse de bola, um pouco mais de respiro e não era o tempo inteiro o Newcastle pressionando, roubando, pressionando, roubando, pressionando, roubando. A minha sensação que o Newcast percebeu, pô, dá.
E aí no que eles perceberam que dava, eles apertaram o Barcelona e foram tentar fazer isso mais vezes no segundo tempo e tiveram prêmio. A Premier League é um torneio muito intenso, muito mais intenso que La Liga. Eh, e hoje quando os dois times deram as cartas, o Newcastle colocou o seu jogo em campo contra o Barcelona.
Por exemplo, o Barça tem uma média de 590 passes por jogo no Campeonato Espanhol. Tocou 406 contra o Newcastle. São quase 200 passes a menos do que está acostumado a fazer o Barcelona em relação ao que ele faz no seu campeonato.
E na Champions, inclusive, o Barcelona tem uma média também de 560 passes por jogo e o Newcastle não deixou o Barcelona tocar dentro da bola. Você imagina 200 passes a menos para um time que quer ter a bola. Newcast conseguiu impedir muito bem e consegui impedir passes de qualidade do Barcelona também, tá?
Eh, no terço final, né, perto do gol do adversário, o Barcelona acho que tocou 78 bolas e o Newcastle 82. O Newcastle tocou mais a bola perto do gol do João Garcia do que o Barcelona tocou perto do gol do Hamsdaleu. Poderia ser, e aí eu vou entrar em Ronaldo Araújo, que a saída se não fosse pelos meias e que os meias façam esse giro, que eles consigam levar vantagem em marcação individual dos seus adversários, que seja do lateral pro ponta.
E aí você tem que ter um lateral que que saia jogando bem. Até imaginei que em algum momento do jogo o Hans Flick ia mudar a defesa, ia colocar o Gerardo Martin na esquerda, o Cancelo na direita. Eh, o Cubarci e o Ronaldo Araújo por dentro para que o Cancelo pudesse jogar com o Lamini por ali, porque o Rau não tava muito confiante nos duelos com Lamini.
E em alguns momentos do primeiro tempo, Lamini conseguiu dominar de frente, dominar tocando pro Firm, mas como era o Ronald Araújo no segundo tempo, como subiu, pressionou muito Newcastle, não apareceu essa linha de passe de Ronald para Lamini e aí o Barcelona também perdeu essa saída por aquele lado. Enfim, Barcelona viu a a água entrando, a água entrando, água entrando, Newcastle chegando, chegando, não dando volume de jogo pro Barcelona. O placar começou a parecer injusto porque o Unicastro chegava mais, impedimentos, bolas desviadas, quase chegava, bloqueios do Barcelona, mas era basicamente Newcastle atacando muito mais do que o Barça no segundo tempo.
Por isso, quando o Newcastle marcou, eu achei justo eh o resultado. Achava que era justo que o Newcastle vencesse em um lance que é uma pataquada do Ronald Araújo. Ele saiu me parecendo cansado e se ele estava cansado, ele não tinha que dar aquela arrancada final pro ataque para tentar uma bola do cancelo para ele dentro da área.
Tá cansado, é um defensor, defende e não vai tentar uma excursão no ataque. Aí ele tentou ganhar tempo se jogando para dentro de campo. O árbitro mandou ele esperar fora de campo que o tiro de meta fosse cobrado.
Demorou para recompor, não recompôs como lateral direito e o Barnes apareceu justamente nas costas dele. Até o Rafinha poderia ter acompanhado, mas o Rafinha, pô, tá os 40 do segundo tempo, não é o marcador, tá ocupando aquele lugar e a Rafinha tá mais olhando a bola do que tem o cacuete, né, por assim dizer, de acompanhar o defensor. É um, é um erro grave do Ronaldo Araújo.
Primeiro de ter ido, se tava cansado, e segundo de não ter recomposto na sua posição. Ele ficou ocupando uma posição que não existia no meio dos dois zagueiros do Barcelona, não tava marcando absolutamente ninguém na jogada do Newcastle. Pode custar caro ainda, né?
Se no caso vencer em Barcelona de 1 a 0, esse gol aí pode ter feito a diferença. Embora no final, como consegue empatar o Lamini e as coisas se igualam, mas poderia ter custado muito caro uma falta de atenção, de concentração e de esperteza do Ronald Araújo, que não deveria ter ido aonde foi naquele momento do do jogo. No ataque, o Barcelona teve muitas dificuldades por conta da defesa do Newcastle e depois quando o jogo estava 1 a 0, que Newcastle foi buscar o segundo, a gente viu o Triper no banco de reservas pedindo calma, pedindo, ele chegou a fazer um sinal de dois, né?
Pedindo acho que um 442 e prock fechar como meio-campista. Quem tava fora pedia cabeça, quem tava dentro sentiu o Newcastle melhor e tentou fazer fazer o segundo gol. E aí quando o Newcastle se fechou um pouco mais, só para segurar o Rafinha, que jogou em três posições no jogo, jogou na esquerda, jogou de 10 e jogou de nove, conseguiu um bom passe pro pro Daniomo, que sofreu o pênalti do do Tia.
Rafinha não viveu o seu melhor dia, assim como o Lamini não viveu, o Lewandowski jogou mal, o Firmin, mas assim, o ataque do Barcelona não foi bem e repito, acho que muito por conta dessa pressão do Newcastle de não deixar o time jogar, mas o Rafinha é mais coringa do que parece, né? Às vezes parece que o Rafinha só joga dos lados. O Rafinha tem bom passe, tem boas achadas na primeira do Ferrã.
O Rafinha já tinha feito um desses passes de sair de pressão. A bola vem, ele dá um toque de letra, é que o Ferran depois derrapa, não consegue dominar a bola. Mas esse passe que o Rafinha faz no círculo central pro Ferrando, não sei se vocês vão se lembrar, já é um passe de sair de pressão e ele consegue achar bem o Daniolmo dentro da área.
Pênalti. Se o Lamini cobra o pênalti de 0 a 1 aos 50 do segundo tempo, é porque ele é o primeiro cobrador. Eu ainda tinha dúvida se era Lamini ou se era Rafinha, não sei se eles vão revesar, mas era um pênalti de muita pressão.
Ele nem bate tão forte, tão colocado assim, mas ele desloca muito bem o Hamsdale e o Barcelona sai com empate, que é o máximo que o Barcelona poderia sair. Não poderia sair mais do que isso. pelo que foi o jogo, a eliminatória vai aberta pro Campou, porque se o Newcastle conseguir repetir taticamente o que fez em casa, se tiver personalidade de chegar no Campinou e jogar assim, pode em muitos momentos pressionar, atrapalhar o Barcelona, recuperar e correr, porque a gente já viu outros adversários no Campinou também terem campo para correr.
O Newcastle terá, não sei se é a linha de impedimento que hoje funcionou muito bem do Barça, né? vai funcionar outra vez, mas o jogo vai muito aberto. O 12º colocado da Premier League é capaz de fazer um jogo muito difícil pro primeiro colocado de La Liga.
E ele é capaz de fazer um jogo também muito difícil pro primeiro colocado da Premier League. Por isso que é o melhor torneio nacional que existe hoje, porque a classe média é capaz de dificultar muito a vida dos times da parte de cima. No longo prazo, um pouco menos, né?
Porque você acaba tropeçando mais vezes e os times mais consistentes duram mais lá em cima. Mas para jogos específicos, dá sim pros times atrapalharem muito os grandes na Premier League. E o Newcast atrapalhou e acho que vai atrapalhar muito o Barcelona no jogo de volta.
Era o máximo que o Barça podia conseguir nesse jogo de Premier League que ele não conseguiu jogar e era o mínimo que o Newcastle deveria ter, um empate nesse jogo que ele propôs ao Barcelona, que ele teve personalidade dessa vez de fazer o jogo dele e que ele conseguiu até o último lance do jogo ter o prêmio que era merecido. Uma vitória também acho que não por mais do que um gol. Eu acho que o justo seria uma vitória do Newcastle por um gol, mas o Barcelona conseguiu arrancar o empate no final, que pode ser muito importante pro jogo de volta.
Vai tudo aberto paraa Catalúnia semana que vem, quarta-feira, o jogo. A gente vai ter no final de semana Newcastle e Arsenal, se eu não tô enganado. Newcastle e Chelsea no campeonato inglês.
Deixa eu ver se eu acho isso fácil aqui, mas o Newcastle tem um jogo difícil no seu torneio. Chelsea e Newcastle pela Premier League e o Barcelona joga em casa contra o Sevilha, que não vem bem no campeonato espanhol. Eh, esse jogo antes da partida de volta.
que aí a gente deve ter o Gordon do lado do Newcastle. Vamos ver se a gente tem o Eric Garcia do lado do Barcelona ou se vai ser outra vez o o Ronaldo Araújo e se vai ser de novo o Ronaldo Araújo como lateral direito. Meu povo, se você chegou até aqui 10 minutinhos, deixa aí um like, se inscreve no canal e de novo muito obrigado para quem me alertou que tinha um minuto a mais, então que o gol do Barcelona foi dentro do tempo programado pelo árbitro e não foi o famoso até empatar.
Valeu, gente. Obrigado, hein? Ciao.
Ciao.