Bem-vindos a mais um episódio do Irmãos Dias Podcast e hoje com um convidado mais que especial, um grande amigo nosso que hoje está sendo considerado por muitas mídias importantes como o maior influenciador de finanças. Deve est cansado de receber troféu, medalha, mas realmente, né, para tirar o chapéu. Faz um trabalho muito legal. O canal dele, né, é muito voltado para o público pobre, como ele menciona, mas tenho Certeza que muita gente rica também segue o Eduardo, que está aqui com a gente, o primo pobre, né, Carol? >> Exatamente. Gente, não é só gigante, cresceu muito,
mas é uma pessoa que tem coração humana e que não mudou nada, nada, nada na pessoa dele. É impressionante, Primo. Eu chamo ele de Duda Primo, mas assim, o que que você prefere? Duda Primo? Um primo forte. Duda Duda é mais familiar, né? Tá bom demais. É um prazer tá aqui. É a quarta Vez, acho. Terceira ou quarta vez já. Tá até com seu nome já. >> Tá aqui com cheiro do meu rxona aqui, ó. >> Você sabe o que que mudou? Da primeira vez que o primo veio aqui ele veio de metrô. >> A
segunda, ônibus e metrô que ele tava. Aí a terceira ele já veio com um jeip bacana e agora chegou de porche. >> Ah, é ruim. >> Não, brincadeira. Nem vi você chegar. Papo furado. Eh, primo, só vou te pedir Licença pra gente fazer aqui o anúncio dos nossos parceiros de hoje. O site Investidor 10 é o melhor e maior site hoje para você fazer as suas análises de ações, fundos imobiliários ativos no exterior. Muito legal. É um site gratuito, onde vai te de educacional, né, te ensinar e te entregar muitas notícias das suas ações, fundos
imobiliários, indicadores fundamentalistas, calendário de dividendos e você também pode consolidar A sua carteira de investimentos lá, né, Carol? Exatamente, pessoal. Vai estudar a criatura. Começa o ano já aí estudando, turma, tá legal? Então, e outra coisa, é gratuito, entra por esse link, dá aquela força, né, pro nosso podcast, pro Irmão Dias Podcast, entra aqui no link, é gratuito, tá bom, turma? E é fácil, é prático, você vai ver que é bem mais simples de estudar por lá. >> E também temos agora Coinbase, Coinbase, que é uma das maiores corretoras de Criptomoedas do mundo. Donald Trump,
o governo americano deixa as suas criptomoedas lá em detalhe. Eles estão te dando R$ 20 aí, tá certo? Para você participar, você vai fazer o seguinte, eles estão te dando R$ 20 para você ir conhecer a plataforma deles, tá? Você vai baixar o aplicativo que tá aqui na tela ou o link que tá aqui embaixo, tá certo? Na descrição do vídeo. E aí você vai fazer o seguinte, você vai mandar após, né, abrir o aplicativo gratuito, Não vai te cobrar nada, taxa, nada, você vai mandar seus documentos paraa verificação, tá bom? Pela sua segurança também.
Depois você vai fazer o seguinte, vai mandar R$ 10 da sua conta do Inter no Bank Itaú Bradesco lá pra Coinbase, que é muito didático. Parece até o Nubank assim de tão fácil de mexer. E aí você vai comprar R$ 10 de qualquer criptomoeda. Após 48 horas, a Coinbase, ela te dá R$ 20 em Bitcoin. E aí você vai ter quase R$ 30. Você pode Fazer o que você quiser, quer fazer um Pix pra tua conta, tomar uma cerveja, tomar um café, beleza. Mas a gente recomenda que você continue estudando aí o mercado, principalmente Bitcoin,
né? E que você possa com muito juízo, tá certo? Fazer os seus investimentos e chegar na sua liberdade financeira. Vamos lá, Carol. >> Bom, primo. >> Hum. >> Vamos lá. Primeira pergunta. >> Fala, prima. >> Fala, prima. Mas eu tô prima, meu. Eu tô abaixo de pobre. >> Fala, prima rica. Vai. >> Ô, Duda, me fala uma coisa, cara. Tá saindo essas notícias aí de carro elétrico, né, >> que vai subir imposto de energia também, energia solar. A galera tomou um susto. Eu tenho um amigo que mexe com isso, ele falou: "Meu, tomei um susto".
Porque ele mexe com isso daí, né, de carro Elétrico. >> Que que você acha hoje no Brasil, antes de tudo, você acha que vale a pena ter um carro próprio? >> Ah, carro próprio, cara, eu vou falar, depende muito da situação de vida da pessoa. Por exemplo, eu ouço muito o papo assim: "Ah, não precisa ter carro não, hoje em dia você você pode fazer tudo com Uber". Depende de onde você mora, porque se você mora na Vila Olímpia, na Vila Nova Conceição, no Alfaville, o Uber vai com sorriso no rosto te buscar a hora
que for. Agora vai morar em Osasco lá para ver se os cara aceita. Então eu penso assim, o carro tem a questão do desejo e a questão da necessidade. Tem muita gente que gosta de carro pelo desejo, principalmente homem, mulher também, mas homem, né, cresce jogando Need for Speed, né, os videogame lá, tal. Já é um prazer pro homem ter um carro, né? Só que hoje se Você é um jovem que mora com seus pais e trabalha home office, eu não teria, porque é muito custo, é um trânsito absurdo, né, que tá ficando cada vez
mais, é IPVA, é seguro, só que eu tô falando de uma pessoa que não tem necessidade de ter um carro. Agora, se você tem filho, para mim já é obrigatório você ter hoje em dia, entende? Tipo com cuidado, né, para ter mais segurança, né? >> Questão médica também, seu filho passa Mal na madrugada, até você encontrar um táxi, >> um Uber é complicado, >> cara. Ó, vou te falar, esses dias eu tava num evento, foi num evento chique, num restaurante chamado James, que fica ali no Itaim. Era, acabou, era, eu tive um encontro, né, de
pessoal da incorporação, era umas 11 horas, eu fiquei 40 minutos esperando e tem um monte de testemunha aí, inclusive o Denis na Camura, que teve Que me levar para casa, que é um amigo meu que tava lá. Fiquei 40 minutos da Vila Olímpia até Osasco, cara, deve dar, sei lá, não sei, uns 15 km, tava R$ 120 e mesmo assim ninguém aceitava. >> Nossa, >> porque uma coisa tá barato, aí você pensa, pô, tá muito barato, por que que ninguém tá aceitando? 120 conto, pô. Eu iria buscar alguém lá por 120 conto, né? Ninguém aceita.
Por quê? Porque os caras não quer levar você para bairro Quebrada, tem medo de ser roubado. E ó que meu bairro nem é quebrada, é um bairro normalzinho assim, né? Às vezes eu tenho que ir pra igreja de Osasco até a Lapa. É coisa de 18 minutos, é 20 minutos esperando. Ninguém quer pegar lá. >> Caraca. >> Então imagina se a pessoa tem filho, tem que levar alguém no hospital, né? Pô, vou vou vou fazer o quê? 2 horas da madrugada, se nem às 11 aceitam, imagina 2 horas o filho morrendo, né? Então eu acho
que tem que ver a questão do quão necessário é pra situação da pessoa. >> E eu acho que isso vai ser uma tendência cada vez mais que eu eu tenho me inteirado muito do mercado imobiliário, né? Cara, hoje em dia a maioria esmagadora dos prédios sendo construída tem 30% só de vaga de carro. A maioria dos apartamentos não tem mais vaga. Então, ou o governo vai ter que melhorar muito o transporte público, que ainda é Muito caótico, né? Mas é melhor que o de Nova York, >> né? É, porque tem gente que só mete o
pau no Brasil. Vai lá para Nova York para você ver o fedor de mijo que é dentro das estações lá. Carniça, a carniça, as estações de trem de Nova York. E eu falo isso que eu eu e a Carol fomos com os influenciadores lá alguns meses, né? Então, ou vai ter que ter ainda mais aplicativo para fazer concorrência com Uber, né? Só que, cara, tá difícil, tá muito caro, não aceitam para levar, então eu hoje não consigo ficar sem carro, embora eu prefire muito andar de trem para muito lugar por causa da questão do trânsito,
né? Mas eu acho que tem tem a situação em que a pessoa quer o carro simplesmente pelo desejo de ter um carro, mas não precisa, né? Eu tenho um amigo meu que é o Renan. Renan Brioto, ele tinha um carro, aí ele viu que o carro ficava mais parado do que Outra coisa. Aí paga seguro e PVA, de frescuraiada. Aí ele vendeu o carro, aí ele investiu o dinheiro e com a renda passiva que gerava aquilo, ele andava de Uber sempre que ele precisava e ainda sobrava uma grana, né? Só que é isso. Ele é
um jovem, não é casado, mora com os pais, né? trabalhava tranquilo. Então, dependendo da situação, acho que não é questão de luxo, é questão de necessidade ter um carro mesmo. Hoje >> é que nem eu, né? Por exemplo, eu tenho Um carro, eh, meu namorado tem, né? A gente mora numa na vila, a gente trabalha muito home office, ele também. >> Então eu decidi, falei: "Ó, vou vender meu carro >> porque para mim não vale a pena, né?" né? Eu falei: "Meu, vou vender e falei: "Cara, eu ando muito de aplicativo, lógico, quando é a
noite, um lugar mais perigoso, né, ou enfim, eventos mais noturnos, eu acabo usando o carro dele. Mas no dia a dia eu ando, entendeu, Prima? Eu eu ando normal, tipo, a minha rua ali onde eu moro tem tudo. >> Então, para mim eu vou a pé, entendeu? Muitos lugares." Eu falei, eu falei para André, falei: "André, não faz sentido ter carro, >> né? Vem o PVA, o PVA aí tá chegando, janeiro não chegou. Os cara mandando mensagem no celular, ó, seu IPVA chegou, né? >> Você falou um negócio importante que é o custo de oportunidade,
né, primo? Que é O quê? Você comprou um carro, mas se você pegar essa grana e investir, você pode às vezes andar de aplicativo. O cara às vezes faz home office, >> pô, ele vai usar o carro aqui de final de semana, só que aí o cara gosta de tomar uma cachaça, >> sábado >> vai beber e vai pegar o carro, pô, não é legal. Aí você pode se colocar em em risco, risco da ruína, né? >> Só para ir pra balada já é melhora de Uber mesmo, né? Já é melhora de Uber. Mas e
o carro elétrico, primão, você chegou a fazer algum estudo sobre carro elétrico, se vale a pena, se não vale no teu canal, inclusive. >> O que que o que que eu é que assim, o carro elétrico hoje ele ainda é muito fora do padrão do meu público, né? Porque é caro. É mais caro. É. >> É. Embora uma coisa que eu tô gostando >> é de ver suas marcas chinesas chegando aqui. >> O acabamento do carro, >> mano. É muito louco. Esse dia eu tava vendo um especialista de carro. Eu não sou especialista em carro,
né? Mas era de um canal de um cara bem grande. Ele falou, provavelmente daqui para frente os carros importados 2020 até 2024 vão desvalorizar para caramba, porque um carro chinês hoje que é muito mais barato do que esses import é outra experiência quando você entra dentro do carro. Por exemplo, eu a gente Tá esperando ficar pronto a nossa casa, né? Porque não tá ainda. E então eu eu queria hoje, eu tô com HRV ainda, né? Eu queria trocar por aquele Raval, sabe? Eita, >> mano. É bonito demais aquele carro por dentro, mano. Dois tetos solar,
tudo incrível, tela top, sai bem em todos os comparativos, sabe? Não vou falar muito melhor que eu não sou patrocinado, né? >> Se quiserem dar uma rava pra gente, a gente aceita, né? >> Mas é um belo carro, >> não? E aí você entra dentro dele. É um acabamento mil vezes mais incrível do que esses BMW e outros carros importados 2020 até 2024. Então eu tô achando que esses carros chinêses eles vão fazer os outros ter que levantar o nível também, porque agora a gente tem que entregar o mesmo, né? >> Exato. >> E eu
tô na expectativa de que esses carros chineses, porque toda hora eu Vejo notícia falando que agora vai ter um carro chinês popular que realmente vai ser popular, tipo, por 40.000, né? Porque aqui no Brasil o carro popular é rico. É. Então vamos ver se eles chegando com carros mais simples, >> eles começam a bater mais esses carros aí por o cara se tocar que 90.000 R$ 1.000 não se paga no mob, né? Mas aí a outra outra questão >> é o carro elétrico, elétrico, elétrico, né? Tipo que tem o híbrido e tem o Elétrico. Quando
eu fui, eu ganhei uma viagem de uma das empresas que eu sou patrocinado, eu fui para Paris. Cara, lá todo lugar tem carregador. >> Todo lugar que você ia tinha carregador. Agora aqui você vai comprar um carro que é 100% elétrico, ele tem uma autonomia de 120 km. Beleza, eu vou pro interior aqui. Aí, cadê o carregador lá agora, né? Então, eu acho que ainda pode crescer mais a o carro elétrico. Eu acho que ele é louco. Me faz falta o Barulho, porque eu gosto mais do barulho do carro do que do silêncio absoluto, né?
Tipo, eu gosto de Opala, tá ligado? Mas e ele é muito ágil, é muito rápido, mano. O Rava mesmo, cara, você acelera o carro duas toneladas, sei lá quanto pesa, muito mais rápido que HRV e tal, né? Mas eu acho que ainda falta muito pro carro elétrico pegar. Tem que ou melhorar muito essa autonomia aí ou ter muito mais ponto de recarga aqui no Brasil. Eu acho legal. Tá crescendo Muito, a China tá trazendo muito, mas ainda não é uma coisa pro pobre, porque esse carro custa mais caro do que o carro popular, que já
não é pro pobre, porque é caríssimo, né? >> Acho que é 230.000 0 km, né? >> É, é. É. E aí tem outros mais simples também, né? Tipo da tem a Biid também, né? Mano, eu tava vendo, tem um monte de marca chinesa chegando. Eu já não decorei todas, >> mas eu sei que tem a GWM, tem a a Bid, >> tem aquela Tigo, né? Tigo 8 7 lá. >> Aí acho que é Sherry, né? >> É Sherry. É, mas tem umas outras marcas que eu eu vi um modelo esse dia, eu falei: "Caramba, carro
bonito do caramba, mano". Aí eu eu fui procurar e era uma marca, eu não decorei o nome ainda. Tá chegando uma concorrência muito grande de carro aqui no Brasil, né? >> E a de Omoda acho que é um carro, Comentem aqui embaixo, eu não lembro o nome, mas é um carro bonito para caramba. E por dentro ele é muito bonito, né? >> É. E isso eu acho interessante, como tem gente que ainda se apega mais à marca do que é o tanto que o carro entrega, >> entende? Tipo assim, >> se um vou dar um
exemplo, vai o Thiago Negro, ele comprou um BID, eu acredito que ele Fez parceria com a BID ou que ganhou uma grana, tal, né? Posso estar errado. Mas é um monte de gente começou a descascar. Pô, velho, se liga, você é multimilionário, para que você quer ter um BID, né? Só que a verdade é que às vezes um desses carros aí, por mais que seja muito mais baratos do que carros importados de 600.000, entregam muito mais. E isso tem comparativo. Eu falo isso porque eu não sou especialista, mas eu acompanho quem é. E muitas vezes
Esses carros têm um acabamento muito melhor, tem um desempenho muito melhor, tem uma autonomia muito melhor, mas não tem o simbolozinho da BMW na frente, né? Então, tem muita gente que ainda se apega mais ao status do que ao quanto que o veículo entrega realmente, né? Recentemente eu fui lá pro para Curitiba e eu fui conhecer um cara lá que o cara é ricaço, rico, rico para caramba, né? Diretor de uma empresa enorme lá de, né, sar de de papel e também de coisa de Tecnologia, faz um monte de coisa o cara tem. Aí eu
fui pegar a carona com ele, ele tinha um Ravel. Daí ele falou: "Duda, eu já tive tudo quanto é carro que senhor imagina, mas hoje, cara, esse carro aqui, mesmo sendo na faixa de 200 e pouco mil, me entrega muito do que outros carros mais caros não entregam. >> Só que sempre tem gente que prefere a marquinha ali da do status do que a entrega de fato, né? Você tem uma ideia, você tem uma ideia que nem aqui a a BID Acabou vencendo a Tesla, né? Vende mais que a Tesla. Nos Estados Unidos é o
contrário. Tesla caramba, vê muito você vê muito Tesla. É, >> então assim, tem essa questão, né? Brasil B vem muito bem e Tesla nos Estados Unidos vende muito. Mas também, ó, eu acho que esse negócio de carro e também o que que eu fico triste, eu vejo muito, a galera quer comprar o carro e ela não se planeja. >> Daí ela vai lá, meu, ela vai, coitada, Ela faz um monte de parcela e não consegue pagar o carro. Então, o que que eu acho que a galera tem que fazer, meu? Qual que é seu potencial
de pagar? Pô, eu posso gastar tanto num carro. Uhum. >> Beleza. Compra aquele carro e tá de boa. Fica andando com aquele carro. Não vai querer dar um passo uma hora que a perna, sabe? >> Porque a gente vê isso e meu dá dó. Você perde seu carro, vai pela Ililão. >> Agora falando em financiamento, essas Essas empresas chinesas, as concessionárias, eu não sei se é a indústria ou se é a concession, eles estão fazendo uns planos bem legais que é assim, você dá 60% de entrada, se eu não me engano, Vibid, eu não sei
se a Ravel também, mas você dava 60% de entrada e o restante em 36 vezes 0% de juros. E aí eu fui, fui mais a fundo entender como é que era. E você vai ver, não, realmente é 0%, só que tem o IOF, beleza? O IoF você não tem como escapar, >> mas mesmo assim, cara, se você tem um dinheiro à vista, >> bom, >> eh, compensa você deixar o seu dinheiro aplicado, vai em fundos imobiliários >> tirando 12% ao ano, >> vai pagando >> e você vai pagando tranquilo, cara. >> Um negócio legal. Então,
o que que eu tô entendendo que as as chinesas estão entrando aqui, cara, >> para ganhar mercado mesmo, sabe? E uma Coisa também, né, é que até pouco tempo atrás eu ainda tinha muito preconceito com coisa chinesa, porque a gente vende um histórico que coisa da China é coisa xingling, é >> é made in China, coisa tabajara. >> E tem muita gente que ainda tem preconceito com coisa da China, pensando no que acontecia realmente há alguns anos, que é tipo assim, se quebrar dois meses para chegar a peça, né? Só que agora tem um monte
de empresa que tá Vindo pro Brasil, que tá começando a fabricar no Brasil e sem contar que esses carros às vezes têm se um uma garantia de 6 anos, 8 anos. >> Eu confesso, eu ainda ficaria com receio de comprar um carro chinês que não tem garantia, mas a partir do momento que ele tá com uma garantia dessa, pô, dá para usar 4 anos tranquilo e ainda vai ter mais dois anos de garantia depois se eu quiser vender, né? Mas tem muita muita gente que tem receio, né? E outra Coisa, né? A China ela sempre
teve aquela ideia, né? Eu eu não fui para lá ainda, né? Mas eu tenho amigos que foram, os caras tá falando: "Mano, é uma tecnologia que nem em Dubai eu vi. Tipo, você vai pro hotel, é tudo robô, velho. Você é um robô que te serve lá a comida do café da manhã, né? Então eu ainda tinha ideia de China, tipo, sabe aquela visão da Índia? Um monte de carro de triciclo passando, né? Buzina para caramba. Deve ter também Algumas partes, mas a parte ali principal da China tá uma tecnologia absurda lá, né? Alguns amigos
meus foram para lá em novembro e falaram: "Duda, é um negócio fora do comum". Então tem muita qualidade as coisas. É que às vezes por ser mais barato, a gente desconfia, né? Poxa, senhor esmola é muito, né? >> Vou lá na Shim, ó. As roupas que eu compro lá, várias é de China. Pô, essa aqui é da Sh, né? Bonita. >> Bom, tem coisa boa lá, né? China, >> pô. Os car entreg de drone. >> É, >> os caras estão muito à frente. Eu vou em abril para lá agora, depois eu te conto como é
que é. Mas, primo, mudando um pouquinho de assunto, essas novas regras do Pix, eu não sei se você tá por dentro, mas eh muitas pessoas estão com medo. Poxa, e agora vai, o governo vai realmente fiscalizar, não vai? Você chegou a estudar alguma coisa sobre Isso? Que que você pensa do Pix? Também >> eu vi sobre isso, só que você nunca sabe o que que é fato e o que que é fake, né? O que que é? Porque há um tempo aí veio esse papo de que iam começar a cobrar e tal. Aí teve até
o negócio do Hadad que ele depois voltou atrás e falou que não era e era. Você fica sempre na dúvida, né, cara? Não faz sentido nenhum para mim cobrar o Pix. O Pix é top. O Pix é top, né? É, foi uma tecnologia incrível. É, é negócio. Cheguei de taxi aqui no Estúdio, pô, paguei Pix rapidão, fui embora. >> É, não. E e é uma tecnologia muito louca que outros países ainda não tem muitas vezes, né? Então é muito bom. Agora você fica com aquele receio, será que foi o bom pra gente gostar? Porque tudo
é assim, né? Que nem as plataformas de streaming, né? Agora já tá tudo metendo anúncio lá, né? Eu já tava vendo uma lá mesmo eu pagando, agora tem anúncio, caramba, para eu pagar mais, né? >> Tem que pagar o anúncio plus agora. >> Então, às vezes eles eles dão o gostinho da gente sentir para depois meter a a taxa, né? Cara, para mim não faz sentido. Eu lembro que antigamente tinha taxa quando tinha TED, Doc, né? Tinha uma taxa, né? Mas o Pix ele veio com a facilidade, a agilidade e a gratuidade, que eu acho
muito bom. Mas assim, eu não sei o que que vai dar nessas regras aí, se vão mudar alguma coisa ou não, mas não faz nenhum sentido, né? Mas é aí que Entra mais um ponto que eu gosto, que é as criptomoedas, né? Tipo, dá pra gente fazer muita coisa hoje por criptomoedas se a gente quiser fugir dessa taxa caso futuramente comece a ter realmente taxa pra gente simplesmente fazer uma transferência para alguém, né? Mas assim, eu pago mau pau pro Pix, achei uma tecnologia muito boa, inovadora. Eu lembro que na no começo tinha uma gente
com receio, não, isso é golpe, isso é coisa do Satanás, não sei o quê, marca Da besta, né? Mas hoje ninguém mais faz de outra forma, é muito, muito prático, né? Aí você também pagar por Pixa, né? Um boleto que você paga pelo QR Code, eu acho muito bom. Mas vamos ver, né, cara? Eu não eu não sei quais foram as últimas notícias com relação a essa possibilidade de de cobrar. O que eu sempre vejo a gente falando que vai cobrar e gente falando que é fake news, né? Então, não sei como é que vai
ser isso aí. Eu acho que a galera tá com Medo também, primo, porque parece que a receita vai est mais perto agora. Então, por exemplo, é, a galera tá com medo de, por exemplo, ah, [ __ ] eu ganhei uma grana, depositei pra minha esposa, para ela, mesada da minha esposa, como é que fica? Tô dando um exemplo, eu não sou especialista, mas tipo, [ __ ] passei para ela, aí a receita vai em cima dela, pô, você tem que justificar que que é esse dinheiro. Aí até explicar que foi a mesada do marido, cara,
tem uns rolos Assim, eu tô dando um exemplo, claro, quem for especialista comenta aqui embaixo, >> mas tem que ficar esperto. >> É, e é que nem o cara que vende alguma coisa. Vai, por exemplo, vai eu vendo sorvete. Ah, você ganhou aí R$ 5. Não, R$ 5 foi o que ele pagou, só que tem o meu custo também, né? Eu tive que comprar o palito, a embalagem, a água, o gelo, o sabor, a fruta, né? Então não faz muito sentido. Mas vamos ver como é Que vai ficar isso aí na prática, né? Mas tá
meio enrolado. Agora, uma coisa que me preocupava mais do que esse negócio do Pix é o Drex, que toda hora eles prorrogam para um pouco depois, né? tinham falado que iam lançar em 2024, aí depois mudaram, falaram que ia ser lançado em 2025, depois falou que ia ser no começo de 2026 e já prorrogaram de novo. Esse DREX para mim é mais preocupante ainda, porque aí é um negócio que é facilmente 100% controlado pelo governo, né? Tipo, tudo, absolutamente tudo que a gente fizer vai poder ser visto e controlado pelo governo. Não que a gente
queira esconder, mas enche o saco esse controle exagerado, né? excessivo em cima de nós, né? Não sei, eles prorrogaram por mais um tempo ou deram uma pausa nisso. Não sei quando que vão retomar essa ideia, mas isso é uma coisa que para mim é pior ainda, sabe? Se realmente acontecer, tem gente que é a favor, é prático Realmente, né? É mais interessante pensando pelo lado tecnológico, mas pela parte de controle, né? Aí é um negócio bem complicado mesmo e que não vai ter como fugir, né? Porque se eles lançarem o DREX, eu vi muita gente
falando assim: "Ah, é só eu não usar o Drex, eu usar o dinheiro". Não, tudo bem, mas só que se as aposentadorias começarem a ser pagas em Drex e se as empresas forem obrigadas a começar a pagar em DREX, né? Aí não tem como a gente fugir disso, >> né? Mas também não sei que papo que vai dar isso aí, né? Então, tão >> protelando faz um tempo isso aí. Vamos ver quando é que vai rolar, né? É, hoje eu tava estudando, por incrível que pareça, eu gravei um vídeo sobre o Nubank, >> falando sobre
os erros para as pessoas não errarem isso. E assim, por exemplo, o que que o que que tá sendo falado, tá? É o que a gente fala, pode tudo pode mudar, mas por exemplo, você tem lá o Cartão ultravioleta, >> né? Aí, por exemplo, ah, uma amiga, um parente pede emprestado o seu cartão para comprar uma geladeira, né? Aí que que acontece? O pessoal vai estar de olho porque, ah, seu cartão, você ganha cinco, mas o seu cartão veio 10. Da onde você gastou? >> É, até você falar que você emprestou cartão paraa sua prima
ou para alguém que comprou, eles vão estar lá na, você pode cair na malha fina. Aí tem outro Exemplo também, né? Foi o que você falou, meu. Se você, uma das formas que eu acho interessante a galera prestar atenção é que assim, o que cai no seu CPF, na sua conta física, eles vão estar mais de olho. Então, se você quiser receber eh sem ter tanta fiscalização, é você criar um MEI. Por meu, a pessoa que vende um sorvete às vezes na praia ou vende um bolo, alguma coisa assim, muitas vezes ela não é mei,
né? Uhum. >> Então eles estão falando muito sobre Isso, eh, nessa questão. Então tem tem vários errinhos ali que estão sendo orientados. E por que pro Nobank? Porque a gente tem muit acho que é mais de 115, >> né? É muito cliente, muita gente usa o Nubank. Então tem alguns errinhos que eu tava, hoje eu gravei que é para prestar um pouco de atenção para você não cair na malha fina. Agora se vai acontecer isso, a gente nunca sabe porque isso aí mexe com muito banco. >> Uhum. >> Entendeu? Sim. >> E aí eu acho
que o banco pode ser que ele fale: "Pera aí, aqui não. >> Imagina se olhar todo mundo lá da rolo. Imagina o brasileiro para ele prestar atenção nisso tudo, né? A gente tá falando de um Brasil que também tem pessoas humildes, pô, você vai massacrar o o peão, né? Ele ganha lá, pô, foi o que você falou, ele ganhar, ganhou 10.000, mas o custo dele tem que tirar também. Então é muita confusão isso daí, Entendeu? É, e esse assunto é complicado porque vivem mudando o tempo todo. Tem algumas coisas que eu nem paro para me
aprofundar muito por preguiça de saber que mesmo que eu estude para caramba, daqui a uma semana mudou. É que nem, por exemplo, o pessoal vive me pedindo para fazer vídeo sobre imposto de criptomoeda. Mano, mas isso é um caos. É um caos esse negócio de imposto. É isso. Não, eu já fui para encontros com os maiores especialistas de cripto do Brasil. Os caras fala: "Duda é um saco, não é dificíimo". E aí quando você começa a aprender, começa a mudar a regra. Ah, em janeiro vai mudar não sei o quê. Eu nem gravo o vídeo
porque, pô, velho, vou ter que ficar fazendo vídeo toda semana. Ah, galera, o vídeo que eu fiz lá já não vale mais nada porque mudaram as regras, né? Então é muito chato isso, né, cara? Mas >> vamos ver como é que vai ficar esse ano, né? Estamos só começando, né? >> Ô, primo, mas você citou a questão de criptomoeda. Você investe em criptomoeda? >> Como é que como é que você lida hoje com isso? E você acredita que realmente pode ser uma solução pro mundo as criptomoedas? >> Cara, eu acho que pode. Eh, esses dias
eu fiz até um vídeo falando sobre a história do dinheiro, a história do dinheiro, a história dos bancos para chegar na história do Bitcoin, né? Por quê? Porque muita gente ainda não entendeu muito bem o que que é criptomoeda, principalmente porque tem muita criptomoeda inútil que faz as pessoas acharem que toda criptomoeda é golpe, é pirâmide, é porcaria, né? E é muito interessante a história, né, do por que o Bitcoin em específico foi criado, né? Aí lá no vídeo eu fiz um resumo, né? Como que começou a história do dinheiro? Aí não sei para quem
lembra da época de escola, Né? Eu não lembro quase nada da época de escola, mas uma palavra eu lembro que é escambo, né? Lá atrás, né? Lá eh eh lá atrás, na milhares de anos atrás, não existia dinheiro. Então as pessoas elas compravam por meio de trocas, que era o tal do escambo, né? Então, o André tem um pouco de milho, a Carol tem um pouco de arroz e eu tenho uma criação de frango. Aí eu vendo meu frango em troca do arroz, você pega o arroz em troca do Milho e ia se fazendo trocas,
né? Só que aí chegou um momento em que isso começou a ficar meio complicado, porque nem sempre o que eu tinha para oferecer interessava pra Carol. Tipo assim, vai, eu queria um pouco de arroz e eu só tenho frango, só que você também tem frango? Aí eu não conseguia comprar o arroz porque eu só tenho frango para oferecer que ela já tem. E eles começaram a escolher alguns elementos, né, alguns algumas coisas específicas Para padronizar como se fosse uma moeda de troca. E uma das primeiras foi o sal, né? Então, antigamente, muito antigamente, o sal
era usado como moeda de troca. E daí que veio a palavra salário, né? Salarium. As pessoas recebiam pagamento em sal. Aí eu tava pesquisando sobre isso, porque sal, né? Sal tão barato, né? Uma das coisas mais barata é sal. Eu amo como minha, quando a minha esposa fala para eu comprar sal. Eu não gosto quando é azeite, né? Azeite, amor. Não, não precisa. Mas o sal, além de de servir como tempero e tal, ele é um ótimo conservante ou conservador de alimentos, né? Aí eu tava pesquisando, por que que o bacalhau ele é tão salgado?
É porque ele vem lá da Noruega, lá do norte num navio e pros caras não gastar com um freezer dentro do navio, eles lotam o bicho no o peixe no sal e ele chega aqui conservadinho porque o sal evita que ele apodreça. Então era algo muito útil naquela época. E aí começaram a usar o sal, só que depois começaram a descobrir como extrair o sal do mar, da pedra, tal, virou coisa comum, começaram a mudar para gado, para outras coisas, até que em certo momento começou começaram a usar o metais como forma de pagamento. Aí
depois começou a usar prata e ouro, até que em certo momento começaram a fazer as moedas mais ou menos parecidas com a gente. Só que aí naquela época o pessoal não tinha uma capacidade muito Boa de saber qual era o metal. Tipo, é que nem eu. Parece, se não me engano, as moedas que a gente usa é de níquel. Pô, vou saber, velho. Se alguém falar que é cobre, eu vou acreditar do mesmo jeito, né? >> Então, começou a ter muita falsificação. Aí vieram o pessoal da filosofia grega, os filósofos lá, né? Começou a surgir
a política, veio o governo, né? Surgiu o governo, a democracia. E aí ali naquele momento, Dentro de um cenário onde as pessoas não sabiam identificar muito bem se uma um metal era valioso ou não era, o governo passou a emitir as moedas. Então eles falaram: "Vem cá que agora nós, o governo, vamos emitir essas moedas aí para que você ter certeza que ela realmente é do metal X ou Y, né?" E começar a fazer isso, foi fazendo, foi fazendo, depois eh virar as moedas que a gente conhece. E aí em certo momento, ao longo da
história, começaram a surgir os Bancos, né? Eu tô falando tudo isso só pra gente chegar na criptomoeda. Começaram a surgir os bancos. Se a gente for ver, desde 5, 6.000 anos atrás já existia pessoas que faziam troca de moeda, né? Ou que emprestava dinheiro em troca de juros, tipo, ah, te emprestar x moeda de metal, só que depois você me entrega 20 e a mais, né? Então esse serviço sempre teve, só que como as pessoas sempre gostaram muito de acumular coisas, esses Cambistas, essas pessoas que emprestavam dinheiro, como criaram um lugar físico, né, para fazer
essas trocas e assim foram surgindo os bancos. E aí, aí que é interessante, porque eu tava a o meu, o objeto do meu estudo era falar sobre a Bitcoin, mas eu pensei por que que o banco e o governo tem tanta parceria, né, nesse nesse mercado? Aí analisando, fui para livro, até li o livro do Bruno Perini, que chama Em nome do povo, é muito bom. Aí eu fui pro C GPT e tal, Que acontece? Os bancos começaram a ficar muito ricos, fazendo o que eles fazem hoje, que é empréstimo com juros e tudo mais.
E ao longo dos séculos, os países tiveram muitas guerras. E guerra é um negócio caríssimo, vai muita grana, né? O pessoal fala assim: "Ah, vai ter guerra". Um país precisa pensar muito bem na hora de ter guerra, porque além de morrer muita gente do próprio exército, né? Que nem os Estados Unidos, até hoje os caras t ódio da guerra do Vietnã, porque os caras tava morrendo lá, né? E os próprios soldados dos Estados Unidos. E é caríssimo a indústria armamentista e tal. Então, ao longo dos séculos, os governos começaram a pegar dinheiro emprestado dos bancos
que tinham muita grana em troca de benefícios. E aí surge do jeito que é hoje. Ainda tem muita coisa, né, de dessas coisas de amarrada. E aí o tempo foi passando, o governo emitia o dinheiro, o governo Controlava o dinheiro, o nosso dinheiro ficava no banco. Aí tô resumindo bem aqui, chega a crise de 2008, a crise subprime nos Estados Unidos. que foi uma crise que aconteceu no ano de 2008. Tô resumindo e simplificando bem aqui pro pessoal, tá? Os juros nos Estados Unidos estavam super baixos. O governo começou a fazer empréstimo a doidado. Empréstimo,
financiamento. Vai, vai, pode pegar, filho, pode pagar, Depois você paga. Começaram a fazer financiamento imobiliário, né? Os juros estavam baixos. E aí a crise chama subprime, porque eles eles emprestavam até para quem é subprime, abaixo do prime, ou seja, o pobre. né? Tipo, hoje se a gente vai no banco fazer um empréstimo, os caras fazem toda uma análise para ver meus salários, qual que é o meu score. >> Lá em 2008, os Estados Unidos estava nem aí, começou a emprestar geral para todo Mundo. Só que quando você faz um empréstimo, depois o cara tem que
se devolver. Só que aí os juros dos Estados Unidos começaram a aumentar, começou a crescer. E as e uma das promessas que os bancos faziam pros mais pobres era assim: Vamos fazer o seguinte, meu querido. Vem cá, eu te empresto $5.000 000 e você vai ter juros bem baixinhos, parcela bem baixinha, só que ela vai aumentando ao longo do tempo, só que aí até lá na frente você já vai tá bem, Você consegue pagar a parcela mais alta, mas não conseguiram. E aí o juros dos Estados Unidos começou a aumentar e a galera toda que
começou a fazer financiamento, empréstimo, empréstimo de coisa de carro e tal, não conseguiu devolver o dinheiro. E aí em algum momento alguém começou a ficar preocupado, falou: "Caramba, acho que vai dar treta isso aí, meu. Tem banco emprestou dinheiro pra gente, para caramba, só que agora o povo não tá Dendo dinheiro para sacar". E eles começaram a ir no banco para querer pegar o dinheiro deles de volta, porque vai quebra, né? >> Eu vou vou pegar meu dinheiro aí, vai que dá ruim esse negócio. Só que aí surgiu um problema que foi uma das origens
do Bitcoin, que é a chamada corrida bancária. Que que é a corrida bancária? quando todo mundo vai correndo pro banco para tentar tirar o dinheiro dele. Só que, meu amigo, minha amiga, eu Não sei se você sabe, mas o dinheiro que você deixa no banco não tá lá. >> É, é só na tela, >> não tá lá. É, é porque quando a gente investe, quando a gente deixa dinheiro no banco, o banco usa aquele dinheiro que você investiu, por exemplo, num CDB para fazer outras coisas, para emprestar pro Joãozinho, para ganhar mais dinheiro, para botar
em outro investimento. >> Só que aí lá nos Estados Unidos, em 2008, a galera começou a correr pros bancos para sacar. Só que se 1000 pessoas forem sacar, beleza. Agora, se milhões forem sacar, é a mesma coisa que no Brasil. Imagina, você acha que se todo cliente do Itaú for agora no Itaú para sacar todo o dinheiro que deve estar na casa de trilhão, é capaz? Não vai ter dinheiro para todo mundo. E aí começou a gerar esse desespero, desespero. Os bancos precisavam de dinheiro, não tinha. Começaram a quebrar Banco. Leman Brother quebrou, que era
um bancão lá, tipo Bradesco Itaú, bem grande. Era um dos top five lá de maiores bancos. E todo mundo se ferrou. Eu fiz até um comparativo no vídeo, né, com aquilo que aconteceu na época do color, na década de 90, que foi o confisco da poupança. Sim. E ninguém imaginava, >> mano. Um ano e meio, eu não lembrava que foi tanto assim, cara, 18 meses de bloqueio e aí ferrou um monte de gente Aqui. Foi o que aconteceu nos Estados Unidos. E aí que que acontece? O governo para tentar resolver a situação, injetou praticamente 1
trilhão, equivalente a 1 trilhão deais na economia. A inflação subiu para caramba. O povo tava sem dinheiro, sem acesso ao dinheiro e o preço das coisas aumentou. Ou seja, todo mundo se ferrou, menos o governo e os bancos. E aí que um cara chegou e pensou: "Bom, pera aí, velho, alguma coisa errada não tá certa. Primeiro, por mais que o nosso dinheiro esteja nos bancos, o dinheiro tá no banco. Se o banco fechar as portas, se o banco cair o sistema, eu não sei se eu tô vendo aqui aqui nesse estudo tem uns negócios de
filme, tem um filme que eu gosto para caramba, que é o Duro de Matar quatro do Bruce Willis. Aí lá acontece que um cara lá faz um hacker, ele invade o sistema lá do do governo dos Estados Unidos e faz um gera um caos no sistema Financeiro do país. Ferrou, né? Então o cara pensou: "Bom, a gente tem um dinheiro que é controlado pelo governo, tá na mão dos bancos, os bancos ganham muito dinheiro, se o banco bloquear não vai estar comigo. Agora aconteceu uma baita besteira por burrice dos bancos, a população se ferrou e
o governo ajudou os bancos. a gente tem que pensar alguma coisa que não tenha mais a ver com governo e com banco. E aí que Satosche Naamoto, né, que não se sabe quem é Exatamente, criou o Bitcoin, que é uma moeda que não pertence a nenhum banco, não pertence a nenhum governo. E ela é uma moeda que não é infinita, ela tem 21 milhões de unidades. Então, por que que eu acho incrível isso? o Bitcoin. E eu fiz toda essa história aqui pra pessoa entender, porque por incrível que pareça, ainda tem gente que fica comprando
criptomoed em banco. Cara, a criptomoeda, ela foi foi feita justamente para você não depender mais De banco, né? >> Então eu acho que a criptomoeda é incrível, é um o Bitcoin especial, é um negócio global. Ó, no ano passado eu fui paraa Espanha, fui para Califórnia, fui para Dubai, fui para algum outro lugar do exterior que eu não me lembro agora. Todos eu consegui fazer compra com Bitcoin tranquilamente, né? Então ela é uma moeda global >> que por mais que tenha gente que não vê ele como uma reserva de valor, eu vejo, Porque é um
dinheiro que não tá atrelado ao nosso real aqui do Brasil, sabe? Tipo, pô, o nosso real já tá mais do que provado que desvaloriza para caramba cada ano que passa >> perdeu totalmente o poder de compra de 94 quando ele foi lançado, né? Então eu acho incrível. E outra coisa interessante, tem muita gente que acha que é modinha, cara. Eu tava vendo esses dias o tanto de Bitcoin que os países têm, mano, é muita grana. Tipo, os Estados Unidos tem muita grana em Bitcoin. China, até o Brasil tá começando a fazer reserva. Eu tava vendo
aqui, o Banco do Brasil é um dos maiores investidores institucionais de Bitcoin que tem o Banco do Brasil. E tem gente ainda achando que é modinha, né? Então eu acho incrível, é algo que faz totalmente parte do meu patrimônio. Eu gosto para caramba. Eu tento aumentar cada vez mais o percentual que eu tenho, não só em Bitcoin, mas em outras Criptos. Mas o que eu mais gosto é o Bitcoin. Não tenho tudo em Bitcoin, mas é algo que para mim é fundamental e eu penso nele tanto como uma reserva de valor, ou seja, uma parte
do meu patrimônio que não tá atrelada real, né? Futuramente talvez ele vai ser mais usado como forma de pagamento, como já é em tantos países. Eu tava vendo alguma notícia relacionada, acho que é o Irã, se não me engano, que o Irã tá usando muito Bitcoin, alguma coisa assim. algum País aí do Oriente Médio que tá tendo um problema sério lá, que é algo que pode acontecer em qualquer país, é o Irã, né? É. Então, e os caras estão começando a usar o Bitcoin porque tá muito mais fácil de usar a própria moeda do país
deles, né? Então, >> tá um conflito muito feio lá, >> tá zoado lá a situação, né? Tá feia a coisa. >> Então, eu acho que é um negócio que veio para resolver muita coisa. É um negócio Muito tecnológico. Ele ainda tem oscilações, tem muita variação de preço. >> É importante falar porque a galera não dá para ficar sempre subindo, né? É exato. É, se fosse todo mundo só botaria tudo lá, né? Então tem altas e baixas, né? E e é algo que eu faço questão de ter. Eu gosto muito e até como investimento também. Tipo
assim, agora que a gente tá gravando aqui, tava na fase de 89.000, 90.000, cara, tem umas previsões muito boas, né? Claro que Previsão é sempre uma previsão, né? Mas tem pessoas e empresas e até o Banco Central Europeu falando que o Bitcoin um dia ele pode alcançar 10 milhões de dólares. >> O Banco Central Europeu não é o Zezinho da da da moto, é o banco. É, e é só botar no Google aí que você vai ver. É, eles falaram: "Cara, existe essa possibilidade, então, cara, eu prefiro ter, entende? >> Nem que seja um pouco.
Qual Qual o Percentual que você tem hoje, Primunho?" >> Cara, hoje na minha carteira a criptomoeda tá na casa de uns 30%. Pou, bastante, >> só que ele varia de acordo com quanto que tá a cotação, porque às vezes tem uma queda brusca, aí muda, né, de acordo com todo que eu tenho, né, cai para 20, né? >> Eu tenho cinco. >> 5% é mesmo. Sou conservador 5%. É, mas e e mas é é isso que você falou, ainda que Seja um pouco, cara, dos 21 milhões de bitcoins que tem no mundo, só resta 1
milhão para ser minerado, que equivale, eu fiz os cálculos, a 4,76%. De todo o Bitcoin que vai ter um dia no mundo, só 4% ainda está acessível para ser minerado e tal, né? Então, cara, eu falo pro meu público, né? Você não precisa amar Bitcoin, você não precisa ser um mega no especialista. Mas não custa nada. Você gasta dinheiro com tanta coisa imbecil compra R$ 100 de Bitcoin e eu tenho o meu Bitcoin. Vai que ele aumenta bem, né? Ou então vai fora da corrida, né? >> Exato. E eu tenho o meu 0.00 um Bitcoin,
né? Quem sabe futuramente aí valha muito mais ou quem sabe, sei lá, ele se torna mais escasso, né? >> É porque a escassez é um ponto fortíssimo, né? É, >> vai demanda, vai aumentar, vai aumentar, a gente sabe. E a oferta diminui. >> Aumentando. É cada vez. É, >> então escassez é um pouco hora e a hora é boa, né? Eu falar, a hora é sempre boa na agora, né? O o momento é de ouvir uma frase, alguém falou assim: "O momento ideal era em 2009, o segundo melhor momento ideal é hoje, né? É compra
agora, né?" Então, à vezes o cara olha para trás e fala assim: "Putz, não entrei". >> Aí ele não entra. Por exemplo, eu entrei em 2020. Eu também naquela época eu falei: "Putz, não entrei, meu. Podia ter Entrado em 2015". >> E eu me entristeceço por não ter entrado em 2020. Quando você tá vendo? Sempre vai ter alguém que vai estar chateado. Pode ser que daqui 10 anos o cara fale: "Puta, não entrei em 2026, >> tava 90.000 só e hoje tá 1 milhão". Hoje tá 5 milhões de dólares. Pô, mas é, mas é isso.
>> Agora, ô primo, você acha que o brasileiro tá entrando em 2026 muito endividado? Como é que tá essa, você que Tem um público mais eh mais pobre, né, pelo seu canal, primo pobre, >> eh o que que você tá sentindo dessa galera? A galera tá endividada, tá muito nome no Serasa? Você chegou a ter acesso a esses dados? Como é que tá? >> Sim, a última vez que eu olhei tava na causa dos 80% de endividamento, né? Só que sabe uma coisa >> brasileiro de 100% 80 tá endividado. >> É, é, é, é, é
alto, né, mano? Agora sabe uma coisa que é interessante? Tipo Assim, primeiro uma questão de mentalidade. Se normalizou ter dívida, é normal? Ah, não, todo mundo tem. Cara, eu nunca gostei de ter dívida e eu sempre corri atrás para fazer minhas coisas e gerar meu próprio dinheiro para não dever nada para ninguém. Então, o o acho que um dos problemas é que tem muita gente endividada que não se incomoda por est endividada. Ah, todo mundo tá. Meu vizinho também tá. A minha prima, a Bet também tá. Minha prima, o Problema é dela. >> A vizinha
falou que tá também. É. É. Então eu acho que o que falta é um pouco dessa angústia de se estar endividado. Claro que tem dívida que tá totalmente sobre controle, né, que é a pessoa adimplente, né, tipo, ah, um financiamento imobiliário é uma dívida, mas você tá pagando tudo certinho, tá ali em dia, beleza. Agora, tem muita gente que tá com aquelas dívidas caóticas que viram uma bola de neve, né, Que principalmente cartão de crédito, essas coisas aí, né? Limite, cheque especial >> que a pessoa vai passando, ela não se toca, ela vai indo, indo,
indo, quando vem a fatura é um susto, né? >> Sim, sim. É, e é muito rápido que ela aumenta, né? Por causa do juros. Aí o por que que eu tô falando? Eu acho que o problema maior para mim não é nem a dívida, é o quão acomodada a pessoa tá por estar endividada. Ela acha que é Normal. Por quê? Porque a partir do momento em que ela começa a se incomodar, é muito fácil você deixar de ser um endividado. >> Vou dar um exemplo. >> A última vez que eu tinha visto um uma estatística
da Sera, a média de dívida do brasileiro tá entre 3 e 4.000, tá? Então, primeiro, tem gente que tá devendo 30, 40, mas a maioria é é 3 a 4.000. Não é um bicho de sete cabeça. Por quê? Lá no meu canal eu tenho um vídeo que chama 52 ideias de renda extra, que é o segundo vídeo mais visto do meu canal, né? Eu dou várias dicas de renda extra e a minha ideia é fazer aquelas ideias que eu dou na prática. Então, por exemplo, esses uma das ideias que eu dou lá é a pessoa
fazer entrega de aplicativo de iFood 99 food, esses negócios aí, né? >> É, a gente acompanhou. >> É, aí eu eu falava assim, né? Eu pensava, cara, eu falava no meu canal, Pessoal, se você fizer essa entrega aí defood de 99 das 6, das 18, após o trabalho, das 18 até às 23, das 6 às 11, você consegue tirar mais de R$ 1.000 por mês. Eu achava até eu fazer. Eu chamei um amigo meu que é o Pedro Pão e a gente, ele é entregador de iFood, tava ganhando dinheiro para caramba, mano. Daí eu falei,
mano, vou fazer um vídeo com ele aí, vamos ver aí. Aí eu fui lá e gravei, tá? No meu canal, quem quiser assistir, Em 1 hora30 de trabalho, a gente teve já descontada a taxa do do do iFood, do 99, né? Em 1 hora30 a gente fez R$ 83 de lucro, 1 hora30. Aí você pensa, se você fizer isso por 1 hora e meia de segunda a sexta, você vai ganhar R$ 400 por semana, que dá R600 por mês. Um salário mínimo trabalhando 1 hora e meia por dia. E de bicicleta é a mesma coisa,
porque o pessoal falou que de bicicleta também tem uma demanda muito grande. Você tira o custo da moto de gasolina, de um monte de coisa. >> Sim. >> Então eu falava no meu canal, se você fizer isso das 6 às 11, você tira R$ 1.000. Não, não. Se você fizer isso da 6 às 7:30, você tira um pau e meio e aí você pensa: "Tês meses fazendo isso, você já tem mais dinheiro do que a média da dívida dos brasileiros, que é de 3 a 4.000." >> Exato. >> Eu fazer isso por 3 meses, eu
vou tirar 4.500 que tem minha dívida zerou, acabou. Só que é isso. A pessoa, ela não tá tão incomodada por estar endividada. Por quê? Porque tá todo mundo, entende, né? Tem, não sei se tem a ver, mas em terra de céu quem tem olho é rei, né? Tô parecendo chapolinha aqui usando umas frases de efeito, né? Mas eu tô pensando assim, cara, num país em que tá todo mundo endividado, todo mundo acha que Isso é o normal. Todo mundo acha que tá, todo mundo não, mas eu não tenho. Ah, Duda, mas você é rico. Ah,
mas antes eu era CLT e também não tinha. Ah, Duda, mas é porque não sei o que lá. Não, mas eu eu trabalhava, tinha, ganhava 3.000 por mês, tinha um financiamento, era casado e não tinha nenhuma dívida. A primeira dívida que eu fiz foi o meu apartamento que eu financiei. Então as pessoas se não não dói saber que tá toda endividada. >> E poderia fazer este final de semana, né, primo? Sim, >> cara. Segunda a sexta, pô, pega um sábado, faz 3 horas, então, de iFood, vou falar: "Puta, eu vou fazer na parte e da
noite ali, porque acho que a da iFood acho que é mais à noite, se eu não me engano, né?" >> É, mas no almoço dá também tem promoção do mesmo jeito. Teve entrega que a gente ganhou R$ 22 para uma entrega só. >> Olha aí, >> ó. Tem uma uma aplicativo, vou falar aqui, ó, 99, ele estava com uma campanha. Se você fizer 22 entregas no dia, você tem garantido R$ 400. 4 8 12 620. Se o cara trabalhar de sábado, 24 R$ 2400, 10.000 por mês. É engraçado que esse meu amigo, ele tava falando,
né, Duda, sabe o que é louco? Porque o motoboy ele tem aquela cara mais relaxadona, aqueles jeitos de vestida. É, é, tem o teu jeitão. É, é o estereótipo, né? >> Aí ele me falou: "Cara, a maioria do pessoal que eu conheço ganha muito menos que eu e fica meusprezando." Tipo, é o CLT que ganha 3.000 e o motoboy tá ganhando oito. >> Olha, >> e aí quando eu fiz esse vídeo, tá lá no Instagram e no YouTube também, tem um monte de comentário de gente falando: "Cara, eu comecei a mudar de vida porque eu
comecei a fazer bico de de motorista de aplicativo. Uber também dá para Ganhar. >> Você falou de sábado, né? Tem uma seguidora do meu canal que ela começou a fazer serviço de diarista só de sábado. >> Olha aí, >> 250 pau por sábado, R$ 1.000 por mês, trabalhando quro dias a mais. >> Já paga a parcela do empréstimo, talvez, ou investe, né? Sim. >> Mas aí, mas é, mas aí também eu vou falar duas coisas que eu não sei, pode ser que eu acho que eu vou contra alguns Pensamento da galera, >> mas assim, ó,
por exemplo, as pessoas falam assim: "Ah, que que vale mais a pena, né? Você investir o dinheiro e pagando a dívida ou pagar a dívida total?" Eu falo pagar dívida total. Por quê? Porque o brasileiro endividado, muitas vezes ele não vai conseguir entender a lógica, alguns sim de investir e pegar aquele, né, por exemplo, ah, vou vou investindo aqui porque vale mais a pena e eu vou pagando A dívida. Não, faz o seguinte, elimina as dívidas. Eu acho isso porque a dívida é muito ruim e ela vai crescendo, crescendo e aí ele não consegue nem
fazer a a pagar a dívida e também não investe o dinheiro e fica perdido e gasta mais o dinheiro. >> Mas como é que o cara vai pagar a dívida total? >> Então não é o que eu tô querendo dizer o seguinte, porque a pessoa às vezes fala assim: "Ah, minha dívida é 2.000, mas eu Prefiro pagar, investir e x dinheiro para ir pagando a minha dívida, certo?" >> Ah, você quer dizer, antes de investir já paga a dívida, já tá investir, entendeu? antes de você começar a investir, a mim, essa é minha opinião que
vai contra muita gente, >> paga a dívida >> tem os 2000, não vai fazer, ah, não, vou negociar ali mais barato, tal. Por quê? Porque o brasileiro não sabe muitas vezes fazer isso. Aí, que que ele vai Fazer? Vai gastar o dinheiro, ele gasta e não paga dívida. >> Não fica nenhum nem outro, né? >> Não fica nenhum nem outro, ele gasta mais ainda. Então ele tem que ser aquela pessoa de falar assim: "Opa, pera aí, aqui tem dívida, beleza, eu consigo investir mais ir pagando?" OK, mas você consegue fazer isso? Por isso que eu
vou meio contra essa teoria, entendeu? >> E às vezes também você tem vários mecanismos para você obter desconto no Pagamento. Por exemplo, Feirão da Serasa. >> Fão da Serasa é uma maravilha. >> Sim, cara. O que teve de gente que me mandou depoimento, que eu fiz um videozinho, né, divulgando, gente que pagou literalmente com 90% de desconto à dívida. Olha aí, >> tipo assim, tava sei lá, 2000 e pouco, o cara pagou por R e poucos reais o negócio, sabe? tem até de banco, se eu não me engano. Banc, acho que mais Negocia, porque o
banco quer tirar o cara da das costas, né? O cara fala: "Meu, já tô há 10 anos com esse cara na devendo >> é melhor um na mão do que dois voando, né? >> É, o cara já tá devendo 10.000, mas ele fala: "Meu, me dá milzão aí vai juros eu nem quero, vai ficar pago o principal". Mas eu acho que a grande, o grande ponto também que a gente tem que falar é o seguinte, que é o que eu vejo muito. A Galera se endivida muito. Por quê? Porque ela ela se baseia na ostentação
na internet. Eu sempre falo isso. Outro dia eu tava falando sobre isso. Ela vê o fulano com um carro ou com a moto e ou com a blogueira lá que veste a roupa tal, o tênis tal. >> E aí eu acho que um dos grandes fatores da gente ver as pessoas endividadas é essa questão da ostentação. A internet, é lógico, ela tem pontos muito positivos, mas eu acho que ela também Frustra as pessoas. Uhum. >> Então, a maioria das pessoas que eu vejo endividada sempre é, não é porque, por exemplo, vamos falar uma dívida entre
que você tá pagando apartamento e investimento, né? >> Mas assim, não é porque ela tá investindo em algum curso, etc., que aí é investimento. É porque ela tá querendo usar o o relógio que a outra pessoa usa, porque ela quer usar o tênis que o fulano usa. Você entendeu? O brasileiro Precisa meu aprender muito isso >> de não olhar pro lado, olha pra frente, porque Dudo que a gente conhece, você também deve conhecer o André conhece bastante de gente na internet, meu amigo, que tá todo endividado, quebrado e passa imagem de rico. >> Sim, mas
tem muito. É, eu tava, eu tava num podcast com um amigo meu, Marco Brito, ele tem um podcast chamado Entrando na Mente, né? E ele tava falando que ele teve uma entrevista com Uma mulher que acho que é neuro, sei lá da quanta, né? neuro, essas mulheres que manja de do cérebro, >> neurocentista, talvez. >> E aí ela tava falando, né, que um dos maiores dificuldades do ser humano é a dificuldade para adiar o prazer. Eu quero agora. >> É isso. >> Eu não vou esperar nada, né? Aí tem até uma frase que eu coloquei
lá no no meu Instagram, né? Que tem muita pessoa que Ainda tá na pobreza porque não sabe respeitar a hora certa comprar as coisas. Eu quero agora porque eu mereço. A vida é uma só. Então tá bom. Então viu aí todo lascado aí, né? Então tem muita gente e a internet é complicada. Eu eu li um livro do Morgan Housel que ele fala um negócio interessante. Ele fala que antigamente eu me comparava com o meu vizinho da direita, da esquerda, da frente e de trás. Hoje em dia, com as redes sociais Todo mundo é meu
vizinho. Por quê? Porque eu vejo a vida da Carol Dias, eu vejo a vida do André, eu vejo a vida do Duda, eu vejo a vida do coach. Então a internet ela ampliou muito de forma que agora eu me comparo com alguém que antigamente eu não tinha o menor acesso. >> Ah, eu comprei um ônix. Nossa, mas esse cara aqui que mora no Alfavilha, ele comprou um Audi A1, A2, a sei lá o quê. Então é a comparação que gera. E aí é importante a gente ter personalidade a Ponto de definir o que que é
importante para nós, porque senão a gente vai ser sempre uma pessoa que tá olhando o que o outro tem e querendo igual. mesmo aquilo que a gente no fundo não quer. A gente no fundo muitas vezes não quer, só falar que ainda meio igual o outro. >> É esse. E e outra coisa que o Morgan fala no livro dele é que às vezes tem um tem um negócio da dopamina, né? Aquele prazer, a gente tem prazer em comprar, mas depois que a gente compra, a gente Vê que aquilo não gerou o tanto de prazer que
a gente esperava que ele geraria. Por quê? Porque o prazer é o de comprar. Eu não sei vocês, eu sou bem controlado, mas às vezes quando quebra algo me dá um prazerzinho de saber, eu vou comprar um novo, >> porque tem esse prazer de comprar. >> Ah, que gera se lá dopamina, deve gerar alguma coisa no >> gera. Gera. Só que aí para nós que somos mais controlados, a gente tem esse Prazer e a gente compra o que a gente precisa. A pessoa que é descontrolada, ela compra um monte de inutilidade pelo prazer de da
compra. Só que aí depois >> ah, tá. Não, nada minha vida. Eu >> escuto muita gente falar, tem um pessoal rico mesmo, rico rico e fala assim: "Ah, vou comprar Lamborghini". Aí a pessoa compra, fala: "Putz, não tem mais graça. Ah, vou comprar o avião. Aí, já não tem mais graça." Meu, meu namorado, sem brincadeira, eu conversei com ele ontem, Eu vou ter que tirar o telefone. Eu vou falar aqui, tem que tirar o telefone dele à noite. >> Fala baixinho para ninguém escutar, >> não. Porque, meu, você não tá entendendo. Eu sou uma pessoa
controlada, o André sabe disso. Eu compro uns negócios assim, quando eu preciso, tem coisas que eu gosto e compro. Uhum. Mas assim, ele falou assim para mim: "Você não sabe, amor, o que tá acontecendo? Às vezes eu não durmo, que Ele fica acordado na madrugada e ele falou que ele vai lá e sai comprando coisa, comprar." >> É, eu falei: "Meu, vou tirar esses seu telefone. Você vai ficar sem o telefone, >> porque você chega umas coisas lá, eu falo: "Que que isso?" Rafael, Rafael, Rafael. Cas falam: "Meu". E aí ele me falou, ele falou:
"Cara, eu acho que eu tô virando, tenho, tenho algum problema. Consumista. Ô, ô, primão. Mas e relógio que tá nessa moda? Porque a gente vê Muito eh muito milionário, né? Inclusive alguns já vieram aqui também. A gente sabe que eles são apaixonados por relógio. Aham. >> E eles e assim muitas vezes quando eles falam é de uma certa de um certo até incentivo pro público assim, pô, é legal porque te traz um network diferente, você pode entrar numa numa rede de amigos diferente, outros falam que o relógio se valoriza e tudo mais. Eu vou Te
falar, cara, eu sou um cara que, graças a Deus, hoje tô bem financeiramente, mas eu particularmente não tem, eu não gosto, eu não sou muito chegado em carro, eu não sou muito chegado em relógio, meu negócio é viajar, gosto de viajar, mas por exemplo, esse relógio aqui que eu tô é 900 pila, eu comprei lá na Vivara ainda. >> Vou falar o nome aqui, pô. Vivara que todo mundo, né? >> Sei lá, Marina Rui Barbosa, acho que é Garota propaganda, pô. Paguei 900 pila, cara. Me serve para bem para caramba. É bonitinho e tal. >>
Mas assim, qual que é a tua opinião sobre isso? >> Tá, ó. O prazer vai variar de acordo com a pessoa. Tem um livro que eu fiz resumo esses dias no meu canal que é muito bom. Acho que foi o melhor livro que eu li em 2025, chama A arte de gastar dinheiro. É um cara que ele entrevistou pessoas Normais e mas muito, principalmente riquíssimas. E lá ele fala algumas coisas interessantes. Então, primeira coisa que ele fala muito, cada um tem prazer em gastar de uma forma diferente do outro. E eu não tenho que provar
pro outro ou não tenho que convencer o outro a querer gastar com aquilo que eu gosto. >> Sim. >> Aí é interessante. Ele fala assim, por Exemplo, vai, eu sou Duda, eu gosto de churrasco. O André, por exemplo, gosta de sushi e a Carol gosta de pizza. Ninguém fica enchendo o saco por causa nossa não. Você tem que gostar de churrasco, não pode gostar de sushi. Não, Duda, você tem que gostar de piz. Mano, cada um tem um gosto e a gente se respeita. Mas quando se trata de gastar dinheiro, todo mundo quer dar um
palpite de sobre como o outro tem que gastar. E laí ele fala Uma frase muito boa, né? Ele fala que é um sinal de imaturidade e falta de sabedoria achar que todo mundo tem que gostar da mesma coisa que você gosta. >> Uhum. >> Sim. Também é sinal de imaturidade achar que os outros não podem gostar daquilo que eu não gosto, entende? Então o princípio da do livro é falar: cada um gosta de gastar com uma coisa e eu não tenho que meter o pau e não tenho que criticar ou não tenho que tentar Convencer
ninguém, porque gosto é gosto. Então tem gente que gosta de relógio, tem. Eu tenho amigos que gostam de relógio de Rolex e tal, só que eles não me enchem o saco porque eu uso Mi Band, porque eles sabem que eu não gosto, né? Então, primeira coisa, cada um tem um gosto. Agora, o que que eu acho importante a gente pensar aqui? Tem o grupinho da galera que fala que para você entrar na roda dos ricos, você tem que ter um Bom relógio. Que que eu vou falar para você entrar na roda? Ah, eu não posso
falar isso porque vai ser muito preconceituoso. Ah, vou falar para você, para você entrar na roda dos ricos idiotas, você tem que ter um relógio também. Por que que eu tô falando isso? Porque os caras mais ricos que eu já entrevistei na minha vida, nível bilhão para cima, tá cagando para relógio. O que eu vejo é que o coach novo rico vem com esse Papinho. Por quê? Porque ele tá num numa bolha de coaches novo, rico, que se importa com isso, cara. Já foi gente lá no meu, já foi vários bilionários lá no meu programa,
nível Forbes, assim, os 100 caros mais ricos do Brasil, tá cagando para isso. >> Luiz Barça >> é e e não, e é incrível porque esse povo eles tentam padronizar, esse que é o problema. Se você gosta, beleza, mas não vem falar assim: "Para Você entrar na roda de um rico, você tem que ter um relógio caro". Não, não. Para você entrar na roda dos ricos que valorizam o relógio caro, você tem que ter um relógio caro. >> E às vezes você não quer entrar nessa roda, >> né? Nem um pouco. >> Vai te agregar,
você vai se endividar para entrar numa roda, talvez você nem quer ter tal. >> Sim, né? Exato. Então, e tem umas Padronizações que eu acho meio medíocres. Por exemplo, o pessoal fala: "Ah, você sabe muito sobre a pessoa com base no relógio". Pô, velho, eu já vi um monte de traficante de funqueiro fumando maconha na favela com Rolex. >> E mostra o quê? É correndo de ouro. Mostra o quê da pessoa? Porcaria nenhuma, entende? Aí uma vez eu achei legal, eu entrevistei uma mulher lá no meu programa que também é bilionária, só uma das empresas
dela vale quase 5 Bilhões, né? E ela falou: "Duda, é muito comum as pessoas chegarem para mim querendo me impressionar com os bens dela. Cara, eu não me impressiono com o teu relógio. Eu me impressiono em saber qual livro que você leu pela última vez. Aí, aí eu gosto. Por quê? Porque eu gosto de valorizar isso. E aí, nesse mesmo livro, A arte de gast de gastar dinheiro, ele fala sobre um jogador de basquete que ele era conhecido por não ostentar nem um pouco. Eu não vou Lembrar o nome dele agora, mas tá no livro
lá. Ele era muito rico, milionário, né? >> Americano. Você lembra? >> É americano. Americano. É. No resumo que eu fiz, tem o nome dele, mas agora não lembro. Aí as pessoas criticavam ele por causa desse tipo de coisa. Por que que você não tem um relógio caro? você não tem uma uma Lamborghini Urus, né? Sei lá, uru, sei lá. Ele fala: "Cara, isso não me dá prazer". Não, mas as pessoas Vão pensar o que de você? Aí o jogador falou assim: "Cara, existem pessoas que t admiração e aceitação da pessoa por causa do relógio, por
causa do carro. Existem pessoas que têm admiração e aceitação da pessoa por causa da competência. Eu não preciso provar nada para ninguém. Eu sou o jogador que eu sou." E aí, isso eu acho louco, que aí entra um pouco no na parte da ostentação. O que que eu vejo da ostentação? Ostentação é uma Forma de a pessoa que se vê pequena tentar provar o valor dela. Ela, às vezes, ela é habilidosa, só que ela se vê incompetente, ela se vê desinteressante, ela se vê ignorante. Então, eu vou comprar um relógio caro para ver se assim
eu consigo ser aceito. Então eu ouço muito e já foi no meu programa Pobre Show esse tipo de pessoa que fala sobre e não é o Pablo Marçal, tá? Que normalmente pessoal tá acha que todo mundo acha que tudo que eu falo do É, mas não é ele, mas já foi outros caras lá no meu programa que tem esse discurso, cara. É só com um relógio desse que eu consigo entrar no círculo dos milionários. Eu vou falar, é só com um relógio desse que você consegue entrar no círculo dos milionários que se importam com isso.
Só que tem um e normalmente isso aí para mim é uma mediocridade você considerar uma pessoa com base no relógio que ela usa, né? >> Às vezes tá lá dividido. É. >> E que nem eu gosto de relógio, é uma coisa que eu gosto. >> Então tudo bem. Se bem que aqui em São Paulo tá tá um perigo andar de relógio. Mas assim, eu gosto de relógio e meu, eu tô na roda com a turma, mas não tô nem aí. você tá usando relógio tal, tal, tal. Eu uso gosto, beleza, né? Rolex, tal. Mas assim,
>> eu acho que a pessoa ser eh, como é que você falou, julgada pelo carro, pelo relógio, pelo Vou te falar real, Duda, Eu não ligo pra roupa. >> Por exemplo, eu compro um negócio, eu gostei, eu levo a mesma roupa com cores cores diferentes, >> porque eu não tenho paciência, sabe? Então, assim, eu sou essa Carol, eu uso meu, a minha roupa relaxada, o meu tênis do jeito que eu sou, tal. Agora gosto de relógio? Beleza, mas é por isso que eu vou ser melhor que alguém? Lógico que não. Entendeu? Tem gente, >> aliás,
você citou uma coisa importante, Carol, e eu vou falar aqui até tomar uma liberdade para falar. O o André Machado teve aqui o Ogro, que aliás um grande abraço para ele, é um cara fantástico. E aí a esposa dele veio assistir ele aqui, cara. E beleza, acabamos o podcast, povo legal para caramba, um cara inteligentíssimo. Passou umas duas, tr horas, pinga o WhatsApp aqui para mim, tá lá André Machado Ogroo, né, que aliás tem um canal muito legal também, ele é muito bacana, um trader fantástico. >> Hum. E ele falou: "Pô, cara, fui assaltado, tava
saindo de um restaurante que eu fui almoçar perto do teu do teu estúdio e eu e minha esposa fomos assaltados. Levaram o Rolex dele da esposa, cara. >> É fog." E >> aí ele falou: "Pô, de bobeira, não tava com carro blindado, tal". Então assim, o que a pessoa tem que entender que um relógio desse aqui no Brasil você tem que considerar >> que você vai estar avisado. >> Existem quadrilhas especializadas em restaurantes ou em aeroportos que tão de olho. Então, meu, numa dessa o cara se endividou para caramba. Aí você vê aí uma pessoa
que incentiva você a comprar um relógio desse. O cara se endividou para comprar um relógio para numa dessa, pô, vou vou vou fazer negócios, tal. [ __ ] aí o cara assaltado, o cara acaba com a vida dele. >> Isso é um preju. Isso aí vale para Carro, vale para um monte de outras coisas também, né? >> Exatamente. Acaba te É um íã >> de, pô, é a melhor coisa que você colocar um relógio, um cordão de ouro e sair andando por aí. O relógio é a mesma coisa. É, os car hoje em dia sabe,
ele bate o olho, opá, o cara que é ladrão já, o cara já sabe, né, >> você ter ideia, eu tinha um amigo que ele falava assim para mim, Carol, e ele fala por mal não, ele é gente finíssima, Ele é fazendeiro, né? Ele falava assim, Carol, meu dinheiro tá lá no Banco do Brasil, só que eu ganho tanto dinheiro que eu já não sei mais o que fazer. Mas não é porque ele é arrogante, ele falou: "Eu quero fazer". Lógico, ajudava várias dava, ajudava várias instituições e tal, mas ele falou: "Não sei o que
fazer". E é isso, cara. Às vezes você vê um fazendeiro, alguém falando um fazendeiro assim que é muito comum, né? Você vê tal, você fala: "Esse cara aí, só que às Vezes aquele cara é um baita de um bilionário, mas ele tá pouco se lixando." Se ele tá de bota, tênis, sujo, de sujo, calça jeans, calça tal. E é isso que eu falei, meu. Essa é a ostentação da internet. Você vê lá o relógio do dia não sei quê. Vamos falar do Pablo Marçal aqui. Você vê o relógio do Pablo Marçal. [ __ ] que
relógio lindo, tal. Beleza, mas ele pode ter, mano. A garagem do Pablo Marçal, cara, é uma garagem que é inacreditável, >> entendeu? Tipo, você fala: "Meu, mas é o Pablo Marçal que pode, que ele tá ali e para ele faz sentido." Mas eu nunca vi o Pablo Marçal falar assim, ó, vai lá e você tem que comprar o relógio tal, entendeu? Não tem nada a ver, sabe? >> É isso. Esse que eu acho que é o problema, quando a pessoa fica estabelecendo regra, >> é, >> entende? Tipo assim, cara, eu acho, eu se eu fosse
um desses caras, eu falei um Vídeo, galera, ó, o relógio que eu comprei para mim foi uma conquista. Eu me dei de presente quando eu conquistei meu primeira empresa, não sei o que lá, custa 200.000, é muito legal. Se você gosta, espero que um dia você consiga ter também e que você consiga realizar seu sonho. É isso. Agora, o que que os caras fazem? Ó, esse relógio aqui, ó. E sem um desse você não é nada. >> Sem um desse aqui, meu amigo, você não vai entrar em roda nenhuma. Uma ova, a Maioria dos caras
muito ricos não ligam. Às vezes a pessoa até se expressou mal, porque realmente eu cheguei a ver uns vídeos assim e não sou legal, sabe? Agora primo, eu vi um vídeo no teu canal, aliás, teu canal pobre primo pobre mesmo, né? Muito fácil. São 5 milhões de inscritos, >> tá com 4 milhões lá. E o tem o pobre show que é o de entrevistas, >> um podcast é um formato podcast, né? >> Isso é tipo um podcast Algumas diferencinhas lá de quadros e coisa de >> hora. Tem ainda cantando. >> A gente teve que tirar
porque tava tendo muito banimento do YouTube. É. mesmo cantando a música tava dando direito atural e a gente tinha que cortar e zoava todo o algoritmo. É, aí tivemos que tirar, mas o de vocês tá salvo lá até hoje, né? >> Muito legal. Ô primo, eu vi no seu canal, no Primo Pobre, que você fez um Vídeo que viralizou muito bacana, que são metas para sair da pobreza em 2026 >> e inclusive em um outro vídeo você fala como sair da pobreza em 12 meses. >> Boa, boa. >> Muito legal. Que explica um pouquinho sobre
isso aí, >> cara. Todo, todo ano o último vídeo do ano é como sair da pobreza em um ano e o primeiro é metas para esse ano, né? Então, como sair da pobreza? É um vídeo que eu faço todo ano, É o último vídeo do ano para que a pessoa já vire o ano com essa mentalidade já. Então, primeira coisa, como sair da pobreza? A gente tem que definir o que que é pobreza. E eu vou dar a minha definição. A minha definição de pobreza é você estar todo endividado, não ter nenhum real no banco
e trabalhar o mês inteiro só para pagar conta e boleto. Isso dá para resolver em um ano. >> Uhum. >> Ficar milionário, não. Aí é outros 500, Né? Eu sempre falo, baixa a régua, filho. Tem gente que quer ficar milionário e não consegue nem quitar as dívidas. Baixa as baixa a régua, né? Que aí é o que eu falo no no vídeo sobre metas. Então, como que a pessoa faz para sair da pobreza em um ano? É possível? É, dá, dá. É gostoso? Não, não é. Por quê? Primeiro ela vai ter que, aí eu falo
bem escraashado, quem segue meu canal já tá acostumado, tá? Não é arrogância, é só a minha didática mesmo. Primeira coisa, deixar de ser burro. Como deixar de ser burro? É parar de fazer os hábitos idiotas que você comete todo ano e por isso eu continuo na pobreza desde sempre. Então, como que eu vou deixar de ser burro? Expondo educação financeira para trazendo educação financeira para minha mente, lendo livros, assistindo Irmãos Dias podcast, andando com gente que gosta de falar sobre isso. Eu preciso trazer a educação Financeira. Por quê? Porque é o trazer a educação financeira
que vai mostrar os erros que eu tô cometendo. Caramba, nunca tinha pensado nisso. Caramba, ol mesmo. Caramba, não é que eu sempre fui um ostentador e nunca mudou em nada da minha vida, não me ajudou em nada. Então, quando a gente traz educação financeira pra gente, a gente começa a identificar os erros. Se a gente não traz educação financeira, a gente não identifica que aquilo é um erro. Vou dar Um exemplo. Faz um ano, acho mais ou menos, eu fui com a minha esposa para um casamento que era acho que em Sorocaba e a gente
foi lá, eu fui dirigindo, a Mayara do meu lado e a gente foi conversando. Aí em algum momento a Mayara começou a falar assim: "Nossa, amor, você não tem noção". Ela tava mexendo no celular. Nossa, amor, você não tem noção que que essa minha amiga fez. Eu falei: "Que que foi, meu, você acredita que ela fez uma Compra de um negócio que não precisava? Aí parcelou um monte de vez, só que aí ela não conseguiu pagar. Aí ela fez outro cartão para tentar usar o limite do outro cartão para pagar aquilo e agora ela tá
com três cartões estourados. >> Parece minha mãe. >> Minha mãe. Vou ver se não era ela, né? >> Minha mãe sempre que ela vai pagar uma conta, ela fala assim: "Ela tem, ela ela vai num restaurante, ela passa um Cartão." Aí senhora, esse aqui não passou. Aí eu, então passa isso aqui. Então passa isso aqui. Aí ela fala: "Não, é que eu faço o jogo com um cartão, com o outro, com outro meu cé un doitê", né? É. >> Aí ela falou: "Olha, você acredita, amor, que ela fez isso daí? Eu falei: "Cara, dirigindo, né?
Caramba, sério? Nossa, que zoado, meu. E um amigo meu, amor, que fez um financiamento de uma casa, aí tava pagando um valor muito Alto, só que aí o o juros lá, tal, teve um problema de de receita dele, eu tento às vezes mexer para não ser identificado, né, quem é a pessoa para os meus amigos, né? Então tava fazendo isso, aí começou a dar problema, ele fez um consórcio para ver se era sorteado para tentar dar lance e confundir garantia dele. Não conseguiu. Agora ele não consegue pagar nem o financiamento, nem o consórcio, tá mais
lascado ainda. E a gente foi conversando. Aí em algum Momento eu falei pra Mayara: "Amor, você percebe que se a gente não tivesse estudado sobre educação financeira, a gente não conseguiria identificar esses erros? A gente acharia que é algo normal. Por quê? Porque se eu não trago princípios e lições de educação financeira e de inteligência financeira, eu não consigo identificar quais são as burrícias financeiras que eu cometo. Então lá nesse como sair da pobreza em um ano, primeiro, tem que deixar de ser Burro. Segundo, como? Trazendo educação financeira pra nossa vida. Terceiro, você é pobre,
é, vai ter que fazer renda extra. Vai te vira, filho. Vai ter que arranjar uma renda extra em 20. Você quer sair da pobreza em 2026? vai ter que ter uma renda extra em 2026 ou duas ou três. >> Vai se sacrificar. >> Vai se sacrificar. Exato. Aí eu dei alguns exemplos de renda extra, tipo esse do Uber, de iFood, de fazer bolo. Aí eu falei, vamos lá. Lembra que eu falei do pobre? Todo endividado, sem dinheiro e trabalha só para pagar boleto? Primeiro problema que a gente tem que resolver, dívida. Aí eu falei, por
isso que eu comecei lá no começo, não seja burro. E aí eu volto nisso lá. Lembra que eu falei sobre burrice? Se você acha que é normal, tá todo endividado, você é burro, cara. Não é normal. O normal é não dever nada para ninguém. Quem foi que falou que é normal Dever para todo mundo, >> né? Então foca nisso. E aí o vídeo eu vou falando na lata mesmo. Eu vou falar: "Cara, na boa, você quer quitar tua dívida". Só que assim que cai o 13º, você compra um tênis. Você é burro, pô. Você quer
quitar suas dívidas. Só que assim que você consegue ganhar uma graninha a mais, você compra mais um moletom e um boné da Newera. Você é burro. Por quê? Porque você tá tomando decisões que não são compatíveis com os Seus sonhos e desejos, que é tirar as dívidas. Então eu falo, vamos focar, caramba, vai fazer renda extra, vai quitar essa droga aí. Então se fazendo Uber, vamos baixar, tá? Eh, para R$ 1.000 por mês. Você faz R$ 1.000 nos primeiro trimestre de 2026, você já consegue dinheiro para quitar suas dívidas. Acabou. Opa. A primeira característica lá
de ser um endividado, né? O pobre é o que tá todo endividado. Já foi resolvida. >> Sim. >> Vai continuar. Duda, já que ter dívida. Posso parar? Não. Por quê? Porque você tem que ter dinheiro, tem que ter reserva de emergência e começar a investir. Continua fazendo por mais 3 meses. Fez por mais 3 meses. Chegamos lá em julho, você já tem mais 3.000 da tua renda extra. Uma reservinha de emergência de 3.000. Posso parar? Não, não. Você ainda não tem dinheiro. Você só tem uma reserva de emergência. Agora Você precisa de dinheiro. Faz por
mais seis. Você vai conseguir juntar. 6.000 investido. Moral da história, se você estiver disposto a duas coisas, estudar e fazer renda extra, em um ano você quita todas suas dívidas, monta uma reserva e se torna um investidor. Acabou. Isso é o pobre para mim, entende? Eu não começo o vídeo falando assim: "Mano, em 2027 você vai ter 100.000." Não, não, não, não. Você vai deixar de ser o endividado todo cagado, Vai começar a ter dinheiro e vai começar a poder usar o teu salário para curtir. Por quê? Porque você quitou suas dívidas. Hoje a fatura
média do cartão de crédito do Brasil é 1500. É o salário mínimo. Como que um país que o salário mínimo é 1500, a fatura do cartão também é 1500, né? Então a pessoa fala: "Dudo, como é que eu vou conseguir comprar as coisas sem me divididar?" Claro, cai o teu salário na conta, 100% é para pagar suas dívidas. Se você quitar as dívidas, O teu salário vai ser para você poder curtir, investir e desfrutar, porque você trabalhou sem na fio de Jeg para trabalhar só para pagar boleto, >> né? Então >> é isso. Aí esses
dias eu postei um vídeo no meu Instagram, foi bem legal, um seguidora me mandou o link de uma mulher chamada Caterine. Essa mulher, ela fez um vídeo no YouTube, eu não conheço ela, não sei nem se é de São Paulo, de onde que é. Ela Fez um vídeo e o vídeo titula assim: Como eu mudei de vida fazendo por um ano tudo que o primo pobre fala, mano. Louco. Tipo, eu eu fui ver lá, né? Fiz até comentário, cara, parabéns, fico feliz, obrigado por ter me mencionado. E ela vai falando exatamente isso que eu tô
falando. Gente, eu assisto os cano do primo pobre e eu vejo o que ele fala. Eu vejo que muita gente tá mudando de vida. Eu falei, eu vou tentar também. Aí ela fez exatamente isso, começou a focar, Começou a fazer renda extra, parou de gastar totalmente ela e o marido dela e foi fazendo, foi fazendo. Só sei que no final do ano ela falou: "Gente, a minha vida mudou totalmente e ela conseguiu, usando os métodos a que eu falo no meu canal, ela tava com uma dívida de mais de R$ 70.000. Ela quitou isso e
resolveu tudo em um ano. >> Olha, >> então assim, é fazer, só que quem tá disposto a fazer renda extra, ah, Duda, Não é justo. >> Vou perder meu sábado, meu churrasco, domingo, que é que é o dia da ressaca. E aí, >> eu sei que é o que o que o Duda falou, não é gostoso, >> mas não é gostoso para ninguém, pô. Não é gostoso com o André quando ele ia pro banco lá trabalhar a hora extra e levar marmita, né? Então todo mundo também não era gostoso para mim ficar lá com panfleto
entregando na rua. também não Era gostoso para você. Então assim, o pessoal tem que entender. >> Sempre vai ter gente que é bom para arranjar desculpa e gente que é bom para resolver e fazer. >> Isso é >> tanto que se você for ver no vídeo de 52 ainda essa lá que eu dou, tem um monte de comentários de gente agradecendo falando que por causa daquele vídeo hoje virou um empresário e no mesmo vídeo tem um monte de comentário falando isso. Não É justo, o governo que tem que me ajudar, entende? Então continua esperando, né?
>> O pessoal quer o assistencialismo, né? Exato. >> E e o assistencialismo às vezes não é o caminho, é o caminho de quebrar um país. Até se você dá muito assistencialismo, o cara se acomoda ali, ele não quer produzir. A Carol deu essa ideia da marmita. Ô primô, que que acontece? Eu não lembro o ano agora, mas a acho que Foi 2011, foi a primeira vez que eu fui pra Disney, >> que eu sempre tive o sonho de sair do Brasil, porque eu amo viajar, cara. Me conheço hoje >> 38 em 39 países. >> Da
hora, hein? >> Mas a primeira vez que eu saí do Brasil foi em 2011. Eu não tinha condições antes. >> E aí eu coloquei uma, eu namorava na época, eu coloquei, a gente colocou uma Meta, pô, vamos, vamos, cara. A gente foi na CVC lá, vi os boletos, tal, não sei o quê. Na época era outros valores, né? O dólar também era muito, o dólar tava 1,70 naquela época. >> E aí eu lembro que até o pai dela falou: "Vocês são maluco, pô, vocês espera para ir mais pra frente". E hoje eu vejo não, tinha
que ter ido mesmo naquela época, porque naquela época a gente tava sem grana, tanto eu como ela. Uhum. >> E aí o que que eu fiz, cara, para Conseguir fazer uma grana essa? Porque meu dinheiro tava ali, [ __ ] no empate, né? Tinha que pagar na época eu fazia faculdade e tal ou MBA, não lembro mais. E aí eu ia, eu em vez de eu ir almoçar fora, eu ganhava vale refeição. Em vez de eu ir almoçar fora nos restaurantes, eu levava marmita de casa. >> Uhum. >> E aí o que que faz, o
que que eu fazia? Eu descia lá no no porão, sei lá, do prédio lá embaixo no subsolo, já tinha Um tinha um refeitório lá, o pessoal ia tudo comendo no restaurante e eu comia minha marmita todo dia. E aí chegava no final do mês, eu pegava esse dinheiro do do Vale Refeição eva na parcelinha lá da CVC, >> que na época eu comprava pela pela agência de turismo, cara. e fiz minha viagem assim, entendeu? Então, >> eh, eu acho que o >> planejamento é gerar dinheiro. É, exato. Você tem que algum sacrifício. É, é Gostoso
você ir no restaurante, pô, é muito mais prático do que você ter que montar tua marmita à noite, fazer uma comida, tal. Então, mas você tem que fazer algum sacrifício, né, primo? Mas eu vi um vídeo muito legal também no teu canal >> que também tá estourado lá, que é não compre imóvel agora porque você vai chorar em 2028. >> Ah, tá. a nova modinha da casa própria. Aí eu eu fiquei curioso, eu falei, eu eu Falei, não vou assistir, vou perguntar pro primo. Por que 2028, >> tá? Porque, ó, na verdade, esse vídeo eu
coloquei no título a frase que muita gente tá falando: "Não compre imóvel agora, né?" E você sabe que eu sou totalmente a favor de comprar imóvel, né? Principalmente por mais pobre que entra na minha casa, minha vida e a parcela sai mais barata que aluguel, né? É isso. É muito bom, né? Isso sempre que alguém me fala, André, vale a pena Comprar imóvel? Depende. >> Uhum. >> Né? >> O minha casa, minha vida. >> É, é muito, muito acessível. É muito legal. Cada vez o Minha Casa, Minha Vida tem melhorado, né? Com mais acesso. Inclusive
agora tem uma faixa nova aí, né? Para quem ganha até R$ 12.000 de renda familiar. Então já nem é tão pobre, >> né? Pô, eu ganhava 3000, né? É, já Quatro vezes aí que o que eu ganhava, né? Então >> é, é um negócio muito legal. Só que aí tem muita gente falando, não compre imóvel agora. É que sempre, sempre, qual que é o problema? O pobre que assiste um vídeo que é para rico ou o rico que vê o vídeo que é para pobre. Por exemplo, tem alguns haters, né? Não tenho tanto hater, mas
tem alguns hater. Sabe qual que é a maioria dos meus haters? Rico que vai lá Assistir e acha que não faz sentido o que eu falo. Mas claro, não é para você meu canal, né? Não é, é você, você é pobre, né? Então aí fica mexendo, sabe, >> eu lembro uma cena do primo, depois eu conto aqui. >> É, então tem muita gente aí, muito pobre acaba vendo vídeo que é voltado para rico, só que o vídeo para rico sobre imóvel é de alguém que não entra na minha casa, minha vida. >> E aí o
pobre fica com aquela frase: "Não Vou comprar imóvel". Tá? Então o que que eu vou lá no meu canal? Vou falar: "Cara, é uma hora boa por alguns motivos, né? Primeiro, a taxa de juro está alta, tá? Quem não entra na minha casa da minha vida vai pagar uma grana alta mesmo de financiamento hoje, porque a CELIC tá muito alta. Só que dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, a taxa de juros são fixas. É o mesmo de ano passado, retrasado e ano retrasado. Então, se a CELIC subiu de 9 para 15, a Taxa de
juros no Minha Casa, minha vida continua a partir de quatro. Não foi, não houve uma interferência. Só que taxa selta. Os juros são altos. Quando a taxa selic começar a cair, mais pessoas vão querer comprar imóvel >> e quando a demanda for maior, o preço do imóvel vai subir. Então, se o pobre esperar para comprar depois, depois ele vai pagar a mesma taxa de juras que tá hoje, só que por um imóvel mais caro. Então, então a ideia desse vídeo aí foi desconstruir essa ideia que não é nem desconstruir, né? Pro rico realmente tá um
momento complicadinho, né? Mas tem outros recursos aí, né? Até rico comprando agora, depois ele pode renegociar, ele pode fazer portabilidade para um financiamento mais barato, né? >> Ou comprar vista, né? E paga mais barato. O cara é muito rico, né? >> Compr. E é fato que o preço do imóvel aumenta, aumenta muito o tempo todo, em Todo lugar. Sempre tem alguém que fala: "Ah, tem uma tia da minha avó que desvalorizou lá no fim do mundo". Tá, filho, mas olha o todo, né? Pô, eu eu, Duda, não tô falando que não acontece, mas eu nunca
vi um imóvel desvalorizar. Eu sei que às vezes pode acontecer de alguém que comprou, de repente teve enchente no lugar, não sabia, mas eu nunca vi. Todos os imóveis que eu comprei, eu tenho o meu apartamento, eu tenho um terreno, só para você ter uma Noção, eu comprei um terreno que eu paguei 200.000, um ano depois tava 280, >> valorizou 80.000 em um ano o negócio. É, então tem aí a o outro que eu tô construindo valorizou todos os meus amigos que converam, valorizou, todo mundo valoriza. Então não tem como você pensar assim, ai vou
esperar para ver se em 2028 o imóvel ficar mais baratinho, não vai ficar, >> né? Então, paraa pessoa que entra na minha casa, na minha vida, a hora é Agora, porque os juros hoje vão ser o mesmo lá na frente, só que lá na frente, ó, o pré o o o imóvel, o apartamento vai tá bem mais caro, né? E uma outra coisa também, >> não sei se vocês já repararam, mas cada vez mais o tamanho dos imóveis tá diminuindo, >> tá, >> né? O Japão é 20 m. >> Loucura isso, né? Já ouvi um
negócio aqui, negócio de casa. >> Não, mas aí também já é demais. É, mas mano, eu vou te falar, esse dia, eu tava vendo uma previsão de um cara que ele falou assim no ano 2000, ele falou até 2030, a média dos imóveis no Brasil vai ser de 40 m². Em 2025 já é, >> caramba. >> E esse mesmo cara fez uma previsão falando que até acho que 2040 a média de tamanho vai ser 20. Ah, não, mas é muito pequeno. É isso. >> Eu vi que lá em Nova York tá tendo um boom de
apartamentos com menos de 30 m. Por quê? Porque não tem mais terreno. >> Uhum. >> Então, muita gente fala: "Duda, por que que você fala toda hora de apartamento? Você nunca fala de casa?" Cara, você não acha casa nova. Porque quando você acha um terreno em São Paulo, o cara vai preferir comprar um prédio que dá para ele vender 200 unidades do que uma casa que ele vai vender para uma pessoa só. Exato. Então, todo lugar hoje é a é prédio que tá sendo construído. Se você quiser uma casa, >> vai pro interior, né? >>
Vai pro interior, vai para um lugar mais mais longe. É. Então, só que como muita gente ainda quer morar nas cidades grandes, os caras que tem, eu eu tenho contato com muita gente de incorporadora hoje e eles sabem, Duda, eu tenho opção de fazer um prédio para classe alta, que posso vender, mas é mais difícil a Saída, ou eu posso comprar. Hoje acho que o Romaldo, meu amigo, que é bom de número, mas tipo assim, acho que 70% dos apartamentos hoje que estão sendo vendidos tem em torno de 40, entre 28 e 40 m. >>
É um estúdio pequeno, né? Então >> é o normal. E aí eu uso o meu exemplo. Lá em 2018 eu morava em São Paulo e eu queria morar em São Paulo, só que é mais caro São Paulo do que Osasco. >> Então eu tinha opção. Ou eu morava em Osasco, em São Paulo, e comprava um apartamento de 40 m, isso em 2018, que era o que eu poderia pagar, ou eu ia para Osasco e compraria um de 55 m. Fui para Osasco e na época 55 m era pequeno também, >> hoje já é grande. >>
Tipo assim, claro que é pequeno, mas dentro da realidade do que está sendo vendido hoje, caramba, 55 m, né? Pô, a maioria tem 37. >> Você vê apartamento de luxo hoje em Moema com 37 m. >> É, é. E é uma, é uma mudança por causa do da dos, do, da comunidade, né? Ninguém, mas tem muito filho, tem um pet inteiro, fica lá só pai. >> E outra coisa também, cada vez mais os prédios eles estão oferecendo coisas coletivas, comunitárias. Então não precisa mais ter lavanderia, você vai lá e lava, não precisa mais ter um
segundo Quarto para você fazer de home office. Tem um espaço cheio de mesa e computador para você usar lá embaixo. Não precisa mais ter espaço para guardar bicicleta, tem o bicicletário e tem esses móveis inteligentes, né? Então, se a pessoa demorar lá na frente, além de tá mais caro, pode ter certeza que se hoje a média é 40, lá na frente vai tá 35 e depois 30 e vai diminuindo cada vez mais. Então >> eu acho que é legal ela comprar, nem que Seja como investimento. Vou comprar a parcelinha ali, eu consigo pagar do Minha
Casa, minha vida, né? Principalmente para quem mora com os pais, por exemplo, sabe? Porque mesmo que você ainda não vai se casar hoje, eu tenho um amigo meu, por exemplo, é o Mateus. Ele não tá namorando, não tá noivo, mas ele tem um trabalho legal, tem o salário dele ali, trabalha nessa área de tecnologia, essas coisas, comprou um Apí. >> Aí eu falei: "Duda, vai ficar pronto daqui a 2 anos e meio, mas né? Vai, vai casar, vai ter, >> é, se casar já tem algo dele. Se não casar, ele vai ter um imóvel que
valer, vai valer muito mais do que ele pagou hoje. Então, acaba sendo um investimento e é ótimo para quem ainda mora com os pais, né? Ou para quem tem, por exemplo, esses dias uma, eu respondi uma pergunta de uma mulher que falou assim: "Duda, eu Pago R$ 500 de aluguel e a pessoa é conhecida minha, ela nem cobra reajuste." Eu falei: "Cara, isso é maravilhoso você tá numa situação que é muito rara, é barato mesmo, mas aproveita que é barato para você comprar o teu, porque isso aí pode não durar para sempre, >> po que
a mulher acorde, né? Fala: "Ah, pera aí". O filho dela fala: "Não, mãe, que é isso? erado. É, alguém ajusta esse negócio. É, então se você tá morando num Lugar que você está pagando super barato, é um ótimo momento para você começar a juntar ou para você comprar um apartamento na planta que você pode pagar parcela mês a mês. >> Tem um monte de gente que na tem uma empresa que eu sou sócio, chama Livar. >> Cara, tem um monte de gente que consegue comprar apartamento na planta e paga 500 por mês de parcela da
entrada parcelada. >> E aí o financiamento só começa quando o AP tiver pronto daqui a tr anos. Então, Cara, se você tá morando com seus pais ou tá morando de aluguel num lugar super barato, aproveita e já compra teu AP. Ai, Duda, mas e se lá na frente eu não conseguir, você vende, né? Hoje em dia, claro que depende da localização, mas tem lugar que é muito rápido você vender, ainda mais se você vender, vai, faz conta, você comprou hoje por 200 e lá daqui a 3 anos vai est 290. Se você vender por 240,
você vai vender muito mais rápido, vai tá muito mais barato do Que tá todo mundo vendendo e você ainda vai ganhar mais dinheiro e ter pegar o teu dinheiro de volta que você colocou lá na entrada, né? Então é é para isso o vídeo, né? Mais para alertar as pessoas, cuidado para não cair nesse papo de gente que não tá falando para um público pobre. Tem gente que não sabe. Malemar sabe que é minha casa, é minha vida, né? Então é é é a gente entender e isso aí é uma responsabilidade tua da pessoa que
tá você tem que ser inteligente para ver Se o conteúdo faz sentido para você ou não. >> Exato. >> Porque senão o cara vai falar: "Ai, o primo milionário lá me enganou, não é burro? Você é milionário? Por que que você tá ouvindo o conselho de um cara que fala pra gente é milionária, né?" E aí isso se aplica para várias outras coisas, como é o caso do relógio que a gente tava falando. Às vezes o cara fala de relógio, relógio, relógio, aí o pobre Que ganha 3.000 por mês quer comprar o relógio do coach.
Exato. Respeita a hora certa. Isso aí é papo de rico. Mas você tem que querer chegar lá primeiro para não meter o pé pelas mãos, né? Se você chegar, beleza, né? >> É. >> N perguntar que que você acha difícil, porque assim, tem muita gente, eu entendo perfeitamente a sua >> a sua colocação, né? Eh, eu confesso que eu não entendo muito de minha casa, Minha vida. >> Uhum. >> Mas acho super interessante, né? O Duda fala aqui. >> Mas o que que você acha de ter fundos imobiliários? Acho ótimo. É que assim, eu gosto
de ter o meu teto, entende? Tipo assim, quer ver? Vamos, vamos pegar um exemplo. Você, você tem grana, se tudo dá errado na tua vida e se alguém te, você mora de aluguel, >> eu moro de aluguel. >> Se alguém te der um pé na bunda, cara, você consegue se resolver tranquilamente. Ou você consegue até comprar um apartamento para você morar, porque você já tem uma grana que você foi juntando ao longo dos tempos. Então, você tem essa grana, caso dê ruim no teu aluguel, você consegue se resolver. Agora, pro mais pobre, eu gosto de
pensar, cara, garante alguma coisa tua, um lugar para você morar ali e tal. Nem nem pensando como investimento, pensando em eu tenho um lugar para viver um teto. >> Se der ruim, o teto tá aí. >> Se der ruim, o teto tá aí. E o rico já não tem tanto essa preocupação, porque se der tudo na vida dele, ele tem dinheiro para comprar um teto. Agora, o pobre não é, ele não resolve de uma hora para outra comprar um teto, né? Então, eu gosto da ideia dele se programar pensando na casa. como um lugar que
é Meu, né? Eu gosto do o homem mais rico da Babilônia. O autor fala, é muito bom. Ele fala assim: "Tenha o seu próprio teto, garanta um lugar para você, sua família e seus filhos. Bênçãos recaem sobre a pessoa que tem o seu próprio teto." Então, eu acho legal isso. Agora, tem a parte de investimento no setor imobiliário, né? que aí eu posso comprar imóveis para investir. Por exemplo, esse terreno que eu falei, comprei por 200 e hoje tá valendo 280, eu não quero morar Lá, eu comprei para investir. >> Uhum. >> E já ganhei
80.000, né? Então tem esses investimentos. E o fundo imobiliário, eu acho muito legal. Eu acho que a porta de entrada para renda variável, na minha opinião, tem que ser o fundo imobiliário antes do que a Sim. É porque é mais é menos louco, né? é menos, é muito muito ele ele é mais >> e é mais fácil de entender, >> tranquilo. É, é >> do que ações que tem milhares de indicadores, milhares de, né, de projeções, >> é, e ele é mais acessível, então uma pessoa mais pobre consegue comprar um fundo imobiliário aí tranquilo e
vai acumulando. Então, eu gosto muito, eu invisto também em fundos imobiliários. Agora, qual que é a minha estratégia com relação a fundos? Eu não tenho tempo de ficar olhando mercado, como é que tá o XP, como é que Tá o trabalho correria. >> É, então eu uso uma estratégia que eu aprendi com o professor Mira, inclusive que já veio aqui também, né? >> Professor Mira, bon. >> É, é. E manja para caramba, né? >> Aí eu eu falei para ele, "Profe, mas eu não tenho saco de ficar olhando tudo o tempo do Ai, caiu, vou
vou remanejar aqui e não sei o que lá". Não. Então, qual que é a estratégia que ele me deu, Duda? Pega os três principais ou os três Mais relevantes fundos imobiliários de quatro setores. Então, eu vou pegar ali o de laje corporativa, vou pegar o de galpão, vou pegar o de shopping e de fundo de papel. Aí, inclusive usando o investidor 10. Tá aparecendo aqui. É muito bom o site deles. É da hora que é de graça. É, né? Tem, acho que tem os plano premium também, né? É, é, tem muita coisa de graça boa.
Aí eu fui lá e fui ver quais são os três fundos, não necessariamente mais lucrativo, porque o Mais lucrativo pode ter sido nos últimos três meses, né? Então eu não fico procurando o que vai mais me dar dinheiro. Eu eu olho aqueles que, cara, sempre deu bom isso aqui e sempre foi bom de empresa boa, de galpão bom, de shopping bom. E aí todo mês eu invisto um valor nesses mesmos três. Então os três principais de shopping, na minha opinião, né, mas eu eu peguei com base na relevância e tal, né, os três de laje
corporativa, de papel e tal. E eu faço a Mesma coisa com ações. Eu também não tenho tempo de ficar vendo ações. E então aí o professor me falou a mesma coisa, Duda. Banco no Brasil sempre dá dinheiro, né? >> Saneamento, né? a parte de de energia. Então, pega aquilo, isso é um é uma coisa legal que tem num livro chamado O mesmo de Sempre, que também é do Morgan Housel, é o meu autor preferido. Ele ele fala assim, tem muita gente que quer sempre saber qual que é a novidade que Vai me dar dinheiro agora.
Aí ele dá uma dica, né? Ele fala: "Cara, fica de olho naquilo que sempre deu bom. >> É o arroz com feijão, né?" >> É. É. Então, por exemplo, saneamento sempre vai precisar de empresa de saneamento, né? Pô, isso é tr banco, né? Muita gente com receio de banco, né? Pô, você pega um Banco do Brasil, deu deu uns problemas aí, né, nos últimos tempos aí, mas, mano, é um banco que, sei lá, velho, tem 200 anos. >> O bagulho passou por dois séculos. Você acha que vai quebrar por causa de um negocinho que tá
acontecendo agora? Desde 1808 o banco, né? >> Maluco, mano. É mais de 200 anos, então, né? Pô, então, então eu pego os três principais de banco, os três principais de seguradura, de saneamento e de energia e eu invisto neles três o tempo todo. Essa é a minha estratégia, porque eu não sou a pessoa que gosta de ficar Acompanhando o tempo todo. Agora quem gosta, vai, por exemplo, nem sei qual que é a estratégia do Luiz Barce, mas o Luiz Barce ele ama isso. Eu não amo ficar entrando lá para ficar vendo cotação. Pô, tenho mais
o que fazer. Eu gosto da palestra, né? fazer vídeo pro canal. Então eu invisto nisso, tem sido bom, não me dá trabalho e não me dá desespero nenhum, eu durmo tranquilo, né? Então essa é uma estratégia que eu acho legal pra pessoa que não quer ser o Maior especialista do mundo nisso, né? E agora eu vou começar a fazer uma estratégia também com relação a ETF, né? Que eu vou começar a ensinar sobre isso no canal e aí a gente vai fazendo, sabe? Mas por mais que eu goste muito de investir, o trabalho ainda me
dá muito mais dinheiro que meus investimentos. Então >> tô ralando aqui para fazer todos os projetos que eu e a minha esposa temos. É. E aliás, eu até vi outro dia um Especialista falando, você não vai ficar rico com investindo. O cara que tira o tempo dele para ficar ali operando e tal, você não vai ficar rico com isso. Você vai ficar rico trabalhando e deixando os investimentos turbinar isso daí melhorar. Ao invés de deixar na poupança, se você montar uma carteira de investimentos legal, você vai turbinar isso daí. Agora, primo, que que você acha
dessa questão de você ir num restaurante, no final você tem que pagar Um percentual de 10 até 15% às vezes de de gorgeta e incluindo ainda a questão do cover artístico. >> Que que você pensa? Que que você >> daqui pouco as taxas vai ser mais cara que o prato da comida, né? É, a dá mais para eu que gosto de comer PF. Cara, é assim, esse assunto é complicado por alguns motivos. Primeiro, por que que garçom tem direito a 10% e qualquer outro tipo de profissional não tem? Garç é o único que me serve.
Se eu for em Vários outros lugares, tem gente que me serve também. Se eu for numa loja, nem todo logista ganha comissão. Ué, ele tem muito mais trabalho de ficar subindo escada com um monte de caixa do que o garçom. >> Sim, >> né? Então, primeiro, por que que só garçom tem direito a essa taxa? Segundo, se o garçom tem essa taxa, quem vai proibir que todos os outros tipos de pessoas que prestam algum serviço também Não comece a cobrar? Uhum. >> A gente já paga imposto para caramba. Agora até aquilo que é opcional, eu
sou obrigado a fazer. E terceiro, é muito comum. E ah, Duda, eu não acho. Pergunta para um garçom, criatura. Não tô perguntado. Você, você é garçom? Não. Então, cala a tua boca, criatura. Vai ver com garçom. Sempre que eu faço vídeo, chove de comentário do garçom falando: "Duda, não recebo porcaria nenhuma. Esses 10%. >> Olha que loucura". Aí a pessoa chega e fala: "Não, mas tem um restaurante que tá, é óbvio que vai ter alguém que tem, mas vai ver no vídeo lá do meu canal, tem a renca de garçom falando: "Duda, eu eu sou
garçom e concordo com você". Por que que muito garçom concorda comigo? Porque eles sabem que isso é safadeza do dono do restaurante para poder pagar um salário menor para ele. Sim. >> Então, o dono do restaurante vai, vamos supor, ele pagava antes R$ 3.000, agora Ele chega e fala assim: "Ó, eu te pago 2.000. Mas você vai ter direito aos. Ou seja, ele tirou dele da reta, >> paga menos imposto, menos direito, menos 13. Ex. Verdade. Nem isso eu tinha pensado. Paga menos imposto, tudo vai ficar mais barato pro dono. Então o dono do restaurante
já é espertinho. Ele bota uma taxa lá para que ele possa diminuir o custo do restaurante. Daí a pessoa vai falar: "Ah, Duda, mas o restaurante tem muito custo". Então não abre. Caramba, Toda empresa tem custo, calcula direito, né? Só que aí você vai ver hoje em dia, o garçom é um salário mínimo que ele ganha. Pô, baita trampo chato, difícil, tem que fazer horas e horas, ficar andando de pé. Cara, a gente tá aqui sentado, vai trabalhar 1 hora uma hora não, né? 8, 9 horas de pé, entende? Isso é um bagulho terrível, né?
Às vezes eu dou palestra, tudo bem que eu tô com uma her na lombar, já tô mais podre que o normal, né? Tamos junto. Tô junto. Ciário toda hora machucado. >> Cara, às vezes eu vou dar palestra, eu fico 2 horas meia palestrando. Eu saio só o pó. Vai trabalhar 9 horas de pé. Aí ele vai lá, vai procurar emprego, um salário mínimo. Por quê? Porque o cara tá falando, não vem aqui que 10% a gente te dá. Então eu não vejo sentido. Eu pago. Se me atender bem, pago. Eu não vou pagar se não
me atendeu bem. Por que, Duda? É, o raciocínio é o mesmo. Imagina que você vai num lugar e o carro Te atende mal, você daria gorjeta? >> Não. >> Exato. Então, por que que eu vou pagar 10% que é uma gorgeta para um cara que não me atendeu bem? >> Já aconteceu, primo? >> Já, já várias vezes já. É, principalmente em rodíel. Você vai em rodí, só vem pizza de muszarela. Ah, vou pagar 10. Eu já falo, eu já falo pra amor, pode sair antes se você quiser, porque eu não vou pagar os 10%. Que
Isso? Na outra mesa do cara lá passa um monte de pizza. Na minha aqui só vende mozarela. Toscana, velho. Passa um frango catupiri aqui. Caramba, né? Então, já aconteceu. Agora, qual que eu acho o pior de todos é o fato de que o restaurante tenta jogar isso na nossa guela como se fosse obrigação e é totalmente proibido no país inteiro coagir, né? Você tentar obrigar o o cliente a pagar. A do demoro na Bahia é Proibido. A do demoro em Porto Alegre é proibido. Tanto que tem alguns lugares que você a o cliente pergunta, o
dono do restaurante, né, o caixa, sei lá, pergunta se você quer pagar ou não quer. Só que hoje ninguém pergunta se quer, simplesmente chega lá. E aí, como o brasileiro não sabe fazer cálculo, tem um monte de restaurante hoje que tá cobrando 16% de taxa. Quase 20% do preço você gastou de de começão, de de gorgeta >> é lá é 18 nos Estados Unidos. E aí Quando a gente vai aceitando essas coisas, >> pô, velho, o pobre já se mata para conseguir no restaurante. Ainda tem que pagar mais 18%, porque senão ele vai ficar constrangido,
entende? Então, se o cara me atende bem, eu pago. Se eu vou no lugar e a pessoa fala como se eu fosse obrigado, eu não pago. Eu fal: "Não, mas pode chamar polícia aqui. Pode chamar". Por quê? Porque isso é coisa de gente pilantra. Aí tem gente vai falar assim: "Ah, Duda, você é muquirana?" Não, não sou muquirana, é que eu não sou idiota. >> Se o cara que é pilantra, dono do restaurante, tá querendo jogar na minha guela, que eu sou obrigado a pagar um negócio que a lei fala que não é, mas não
vou pagar e vou ficar 3 horas aqui. Eu sei que vão falar: "Não, Duda, isso aí é perda de tempo". O nosso bem mais valioso é o tempo, não é? É que eu fico irritado. >> E o cover artístico primeiro? >> Então aí o cover artístico é a mesma coisa, cara. >> Eu acho pior, sabia? O cover >> é não. A mesma coisa no é no sentido que assim, eu acho que é um negócio legal, só que é complicado. Às vezes você chega, o cara toca uma música e já sai pra pausa. Aí eu tenho
que pagar o mesmo que que o cara que viu a noite inteira. Você tá lá no fundo do restaurante, tem um pilar na tua frente, você tá só Ouvindo, tá de costas pro cara, aí você vai ver 20 pila por pessoa de cover artístico, cara. >> É. E é por pessoa e é e é um valor alto. E o ponto mais importante para mim é que >> quando não avisam, que você chega no restaurante, não tem nenhuma plaquinha, porque o certo é você avisar na porta, ó, nós cobramos com o ver artístico, OK para você,
>> aí você tem a opção de não aceitar na hora, né? É. E e esse que é o ponto, eu Acho que é a pilantragem que mais me incomoda, entende? Não vai fazer diferença para mim pagar 10%, mas eu tô pagando 10% pro garçom ou pro dono do restaurante? O dono do restaurante já poderia incluir isso na despesa, né? Pô, preciso ter um músculo para atrair pessoas, mas não repassar isso, né? Aí você vai lá no restaurante, do nada você é surpreendido, 20 pila. Não, e aí vai aumentando. Era 10, passou para 12, agora é
15. Acho que o Tback também deve Estar nessa fase 15. Aí já tem alguns e tá e a gente vai deixando, tipo, daqui a pouco tá 47%. Não, você é muirana, você tem ô Mas a gente já tem imposto para caramba. E eu sempre, por mais que eu tenha enriquecido, eu sempre olho para tudo com a ótica de quem é mais pobre. >> Se o pobre vai se ferrar, eu sou contra essa droga aí, entende, né? Então, pô, não tem limite. Quem que vai impor limite? Por que que tá aumentando? 10% não é mais suficiente.
Agora tem que ser 16. Agora, desculpa que tem os impostos que tem que que ficava menos que 10. Loucura. Ô, primô, mas nós vamos fazer o nosso ping-pong. Mas eu queria antes pedir licença para você, pra gente falar justamente do site Investidor 10, que você aceitou também, que hoje é o maior site, né, gratuito para você fazer suas análises de ações, fundos imobiliários, ETFs, inclusive ativos no exterior. Legal que lá também você pode consolidar sua carteira de investimento. Você você Pode inclusive determinar um percentual para cada ativo, que nem o primo falou que ele compra
três ações do de cada setor. Você pode incluir tudo lá na sua carteira e aí é tudo automatizado, muito legal para você fazer isso daí e é gratuito, né, Carol? Exatamente. O pessoal é gratuito, criatura sem, ó, vamos estudar. Duda falou aqui, educação financeira, ó, tem um Q code na tela e tem esse link aqui embaixo. Entra por esse link, dá aquela força pros irmãos Disso e vai lá. E também Duda, vamos pedir o like da galera, >> pelo amor de Deus, né? É, deixa o like, comenta, se inscreve, >> deixa o like aqui. Nós
somos é um primo lá de Osasco. É difícil porque agora o primo, primo pobre não é primo milionário, viu? Nós atent é isso, galera. Dá o like para ajudar a gente de verdade. A gente traz aqui um conteúdo gratuito para vocês com maior amor, maior carinho. Vamos lá pro pingpong. >> Vamos lá Carol. Pode fazer você hoje o ping-pong aqui pro ping pog. >> Quando esses beoles, joga para mim. Alugar carro ou comprar? >> Comprar. >> Alugar ou comprar imóvel? >> Comprar. >> Tesouro Selic ou CDB de liquidez diária? >> Uh, deixa eu ver que
eu gosto muito dos dois e tenho muitos dois. Não colocaria o CD desdea. Vai. Bitcoin ou ouro? >> Bitcoin. >> Dólar ou real? >> Dólar. >> Amortizar dívida ou não? >> Amortizar dívida. Ó, amortizar financiamento. Acho obrigatório. Ah, assim, amortiza, vai. Vou colocar no modo geral assim: "Kite suas dívidas. Se for financiamento imobiliário, amortize que você vai quitar muito mais rápido." >> É maravilha, gente. É isso, né? O primo, meu primo é tão sincero. Eu lembrei agora a história. A gente estava num Evento, né? E aí era um evento que a galera falava: "Não, porque
tem que investir tanto dinheiro, tal". E o primo, ele tem esse jeito dele que é muito autêntico e conquista a galera. >> Eh, e ele falou: "Pô, mas ele levantou a mão e falou: "Não, cara, mas isso aí não é pro meu público, meu público é pobre". Então ele foi sincero e esse jeito dele sincero que conquista vocês, porque a gente vê a realidade do brasileiro, né? E assim, a gente quer, o Duda ajuda Muitas pessoas, a gente também tá aqui para ajudar vocês, turma. >> Mas queria te agradecer. É nó suas redes, Duda pra
galera, né? >> Tá. Então, ó, no YouTube é só digitar primo pobre que você já me acha. No Instagram é @eduardofeldberg, é o que tem o selo de verificado e tem 3 milhões de seguidores. Eu falo isso porque tá cheio de golpista e gente usando meu nome com a minha foto para aplicar golpe. Eu não sigo ninguém de Volta, não vendo nenhum curso, não tenho grupo em nenhuma rede social. Se qualquer coisa der chegar para você, é golpe, pode denunciar e não precisa me avisar. Tem o meu programa de entrevista que é o Pobre Show
também e tem o meu livro Deixe de Ser Pobre que tá disponível aí. É só botar no Google. Agora a gente lançou uma versão econômica que tem a partir de R$ 17 dá para você comprar. Ela ela tem ela tem duas cores dentro, só que ela é um pouco Menor, justamente para ser mais acessível ainda para quem tem menos grana, né? Mas é isso. Agradeço mais uma vez aí estar na casa de vocês aqui, né? Muito bom. Quero te parabenizar inclusive pelos prêmios que você tem conquistado todos os anos. Valeu. >> Porque as pessoas vê
o o youtuber na na televisão, no celular, e acha que é fácil, mas não sabe que o primo >> faz palestra e às vezes vai de ônibus rodar aí o Brasil de ônibus para dar Palestra. Tem que fazer roteiro, tem que gravar, tem que empreender, tem que estudar. Não é fácil. Inclusive o primo que tá fazendo muito projeto social, >> que que olha, tá muito legal, rodando a África, o Nordeste brasileiro, ajudando aí quem precisa, né, primo? Depois vocês confiram nas redes lá do Primo, ele sempre posta. E parabéns, primo. Obrigado por você tá aqui
mais uma vez. A gente considera você um grande amigo e a gente fica muito feliz com todos os Prêmios que você tem conquistado nos últimos anos e vai continuar conquistando. >> E parabéns para vocês aí também pelo podcast aí. Já é um dos maiores já de educação financeira, né, mano? >> 1 milhão já bateu 1 milhão 1 milhão 200 mil inscritos. Graças a Deus bastante gente. Dá para encher o qu uns 20 estádios de futebol. Graças a Deus. É, estamos junto. Obrigado aí pelo convite. Espero Que a galera tenha gostado também e sigam minhas redes
sociais. Vai ser um prazer estar com vocês também. >> Valeu, primão. Um grande abraço e da minha parte, um abração para você. Toda semana um convidado mais que especial. Que você tenha muita luz, muita bênção e consiga sair das dívidas e investir o seu rico dinheirinho em 2026. É isso que eu te desejo, tá legal? Um abraço para você. >> Pessoal da minha parte, que você tem um Ano incrível em 2026. Que Deus abençoe você e sua família muito, você tenha muito, muita saúde, que é o principal. Um beijo. Eu sempre falo, vou repetir esse
ano também. Vou a Brasil. Quem investe o futuro agradece. Beijão e até o próximo vídeo.