Recentemente eu monetizei esse canal no YouTube já seguindo as novas políticas e o novo formato de vídeo que é tendência para 2026. E nesse vídeo eu vou te explicar alguns detalhes do que eu fiz. Vou também te falar sobre as novas políticas do YouTube. Vou te mostrar quais são as novas tendências e tirar algumas dúvidas que eu sei que vocês que estão me assistindo estão com elas nesse momento e estão buscando um caminho para continuar monetizando os seus canais. Então, bora lá. Como você pode ver, ó, eu comecei aqui esse canal no dia 21 de
dezembro. Foi o primeiro vídeo postado desse canal. Beleza? E se eu vir aqui no painel geral do YouTube, você vai ver que no dia 19 de janeiro, você tá conseguindo ver aí, 19 de janeiro, a monetização foi aprovada. Se eu vim aqui na parte de ganhos do canal, você também vai poder verificar, ó, deixa eu ver aqui paraa minha câmera não ficar em cima. Você vai verificar que a minha conta do Google AdSense foi associada no canal no dia 18 de janeiro. Se você já monetizou algum canal no YouTube, você sabe que só é possível
adicionar uma conta do Google AdSense depois que você bate todas as suas metas de monetização. No momento que tô gravando esse vídeo, existe ainda muitas polêmicas sobre o que pode, sobre o que não pode no YouTube. E eu espero que você saia desse vídeo com as suas dúvidas esclarecidas para que você tenha um caminho a seguir, para que você saiba o que você tá fazendo. 2025 foi um ano incrível, a gente conseguiu ganhar muito dinheiro com os canais darks aqui no YouTube e 2026 não vai ser diferente, até porque novas oportunidades surgiram para esse ano
de 2026, novos formatos, subnichos e tendências. E nesse momento que eu tô gravando, a concorrência está muito, mas muito mais baixa do que antes. E quem sair na frente, quem aproveitar isso, vai conseguir ganhar mais dinheiro com facilidade. Deixa eu te mostrar aqui uma outra coisa. Esse aqui é um canal que era feito no modelo antigo do YouTube, tá? Então esse aqui é um canal Dark. Esse aqui é o mês de dezembro. Você tá vendo aqui em cima, ó? Mês de dezembro. Eu vou atualizar a página para você não ter nenhuma dúvida desse resultado que
eu tô apresentando aqui na tela. E você vai perceber que esse canal fez $10.000, né? $1.600 só no mês de dezembro. Se eu for puxar aqui o mês de janeiro, que é o mês atual que eu tô gravando esse vídeo, né? Você vai ver que ele fez22. Por quê? Porque aqui no dia 8 de janeiro esse canal ele foi desmonetizado. Isso aconteceu com vários canais feitos apenas com uma imagem. Mas eu também quero te esclarecer que o motivo desse canal ter sido desmonetizado não é apenas o fato de ter sido feito com uma imagem, ok?
Inclusive você deve estar com dúvida, canal de imagem funciona? Não funciona mais? Eu tenho certeza que a minha resposta vai te chocar e eu vou te dar ela daqui a pouco. E como eu sei que tem um monte de fiscal de resultado aí pedindo que ah, mostra aí o valor, mostra o valor se não tá em dólar isso, se não tá em dólar aquilo, então você pode ver que o canal está sim em dólar americano. Se eu for mudar aqui para reais brasileiros, né, você vai ver aqui a conversão certinha. Então, nesse mês aqui de
janeiro que foi desmonetizado, ele ainda rendeu R$ 10.000. E se a gente for puxar aqui o mês de dezembro, você vai ver que esse canal rendeu R$ 57.000. Ou seja, o YouTube é uma grande oportunidade para você fazer dinheiro. E tem uma coisa que se você não entender de uma vez por todas, dificilmente você vai conseguir ganhar dinheiro no YouTube ou pelo menos um dinheiro expressivo como esse que você acabou de ver. Entenda o seguinte, as estratégias para você viralizar um vídeo, fazer com que o vídeo hype, pegue muitas visualizações, pessoal, essas estratégias elas não
mudaram, elas continuam exatamente as mesmas. A única coisa que mudou depois dessa política é o nosso formato de edição do vídeo e alguns detalhes que você tem que se atentar entre o título e o roteiro, mas é apenas detalhes. Isso não muda a estratégia por trás que fez esse canal chegar no resultado que ele chegou. Então, pessoas que tinham resultados expressivos como esse, basta se adaptar a isso que eu vou te mostrar aqui no vídeo de agora e você vai continuar conseguindo monetizar canais extremamente rápidos, que é um dos três pilares do método que eu
ensino. Então, se você tá achando: "Ah, YouTube mudou, mudou a estratégia, mudou tudo", cara, então você ainda, infelizmente, não entendeu qual é o jogo por trás de você monetizar um canal no YouTube e ganhar dinheiro com isso. Antes de te mostrar esses detalhes, eu vou pedir que se você ainda não me segue lá no Instagram, corre, vai lá no meu Instagram, Leandro Mascarenhas Pro, porque aqui eu dou várias dicas sobre canais darks. Ó, ontem mesmo eu postei esse vídeo aqui lá no meu Instagram mostrando como que eu estou fazendo vídeos no piloto automático, utilizando o
Google V3, mantendo consistência de personagem, usando inteligência artificial para que eu mantenha a minha produção acelerada. Inclusive, eu até fiquei um tempo sem postar aqui no YouTube, porque eu estava de férias com minha família, como você pode ver. Aproveitei, dei um pulo lá em Porto Seguro, ó, até inventei de fazer um tal de é o surf. Nunca tinha feito isso na vida. Eu achei que eu ia morrer afogado aqui nesse negócio, mas acabou que deu tudo certo. Então, se você quer ter um contato mais próximo comigo, dá um pulo lá do meu Instagram, me segue
para você ver um pouco como é a minha rotina e também bater um papo comigo sobre os canais darks. E vamos direto aqui pro assunto do vídeo, né? Eu vou destacar com vocês todos esses pontos para que você saia daqui com suas dúvidas esclarecidas sobre o que fazer referente aos canais Darks agora para esse ano de 2026. Galera, é o seguinte, ó. Qual que era o jogo no YouTube até o final do ano passado? Era você trabalhar com uma edição simples, foco exclusivo na experiência auditiva, que são aqueles canais onde o público tem o maior
interesse em escutar o que tá sendo dito e não assistir de fato o que está passando no vídeo. Então, esse era o jogo do YouTube, só que esse jogo ele causou um certo problema para a empresa YouTube. O que é que isso ocasionou? simplesmente possibilitou a criação de sistemas para gerar vídeos automaticamente com o mínimo de interação humana possível. Isso foi categorizado pelo YouTube como conteúdo em massa e de baixa qualidade e vários canais foram desmonetizados por esse motivo. Mas eu quero que você entenda que o problema não é que o vídeo é só feito
com uma imagem. Eu vou abrir um canal aqui para você ter uma noção do que é esses sistemas feitos em massas e o que é que pessoas estavam fazendo aqui dentro da plataforma. E isso acabou fazendo com que YouTube, né, criasse novas políticas para atacar as pessoas que faziam isso que eu vou te mostrar aqui agora. Antes de te mostrar o canal, eu quero te mostrar aqui uma planilha onde eu registro os canais que eu encontro em potenciais e esse tipo de coisa. Quem faz parte da minha mentoria em grupo, né, já recebeu algumas versões
dessa planilha aqui. Se você for olhar aqui embaixo, né, tem várias abas com subnichos. São canais que eu entrego para os meus mentorandos, canais que estão em alta, canais para eles modelarem, canais para eles se inspirarem. E se a gente for olhar aqui, pessoal, olha esse canal. Nessa coluna eu coloco a quantidade de dias que tem que o canal começou no YouTube. Então esse canal aqui, ele começou há 13 dias no YouTube e em 13 dias ele postou 220 vídeos. Olha, esse segundo canal aqui, ele começou no YouTube há duas semanas, no momento que eu
registrei ele aqui na planilha e ele já tinha feito simplesmente 406 vídeos em duas semanas. Agora imagina você competindo com um negócio desse aqui, fica totalmente inviável, né? Então eu até trouxe aqui um desses canais, a maioria ali já caiu, já tá até desmonetizado, mas esse aqui tá desmonetizado, mas ainda tá aqui no YouTube. Então eu trouxe para você ver, né? o From Wield West, que é exatamente este primeiro canal que você está vendo aqui. Então, esse canal quando ele começou, ele começou postando uma pancada de vídeos em um único dia. Em um único dia,
ou seja, um conteúdo produzido em massa. Se você for olhar aqui, você vai ver que a produção de vídeo dele é extremamente simples. Ou seja, ele repete, pessoal, ele repete um template para criação de vídeo para todos os vídeos. O YouTube ele não quer mais isso dentro da plataforma. Se você faz um conteúdo desse tipo, você precisa pelo menos agregar algum conteúdo para a pessoa. Eu já vou até te mostrar uma coisa aqui que eu só iria revelar mais à frente, que é essa pergunta aqui sobre canal com uma imagem ainda funciona? Eu vou até
antecipar essa resposta para você. E por mais que você tenha visto vários vídeos no YouTube dizendo canal com a imagem não monetiza mais, não monetiza mais, não monetiza mais. OK? Eu vou te dizer que sim, canais com a imagem ainda continua funcionando, continua monetizando. É por isso que você vai pesquisar alguns canais e você vai ver que ele está com uma imagem ou pouquíssimas imagens e estão funcionando. Por que que funciona, Leandro? Porque são canais, pessoal, do estilo educacional. São canais que agregam algum tipo de valor para a pessoa que está assistindo, não é apenas
pelo formato de entretenimento. Então, se você encontrar por aí canais de filosofia, psicologia, espiritualidade, finanças ou subníos que são focados em conteúdo educacional, esse tipo de conteúdo ainda continua funcionando com uma imagem, OK? Porém, qual que é o risco de você ainda fazer esse tipo de canal? Você vai ficar em um limear perigoso entre um conteúdo autêntico e original e um conteúdo produzindo em massa como aquele que eu acabei de te mostrar. Ah, Leandro, mas eu não produzo meu conteúdo em massa. Eu eu invisto o meu tempo ali selecionando a imagem, criando a imagem na
IA, abrindo o editor de vídeos, colocando os efeitos, exportando, postando. Pessoal, entenda o seguinte, a nova IA do Google que está gerenciando as políticas, que é a Gemini, ela assiste o seu vídeo inteiro, mas ela não sabe como que você produziu o vídeo. Então, mesmo que o seu vídeo não tenha sido produzido em massa, se pra essa inteligência artificial, se o seu vídeo for parecido com o vídeo produzido em massa, então você corre o risco sim de cair nessa política, que eu já vou explicar logo mais aqui nesse tópico, mesmo que você tenha feito um
vídeo, vamos dizer assim, manualmente, ok? Então, funciona sim, mas tem esse risco. Então, o que eu recomendo é o seguinte: se você quer fazer canais com uma imagem, porque vai te permitir realmente gerenciar vários canais ao mesmo tempo, eu recomendo que você faça isso em uma estrutura diferente do novo formato de canais que eu vou te mostrar ainda aqui nesse vídeo. Se você tem uma estrutura completamente segmentada, aí sim você vai ter uma contingência, você vai correr menos riscos e esse é o jogo profissional de hoje para o YouTube. Só que é o seguinte, galera.
Quando eu falei para vocês aqui desse sistema, talvez você pense: "Ah, mas isso tá prejudicando a gente que trabalha com o canal Dark". Porém, você já se perguntou a quantidade de pessoas mal intencionadas que utilizam sistema como esse para disseminar conteúdos que são realmente bem proibidos pela política, que pode dar até crime, tá? conteúdos que são crime. Eu não vou ficar nem falando o nome desses conteúdos aqui para, né, esse vídeo aqui não cair, mas tem conteúdos com criança que não é muito legal a pessoa fazer. Tem conteúdo ali do estilo mais sexual que tem
pessoas que fazem, é proibido e não deveria fazer. Tem conteúdos também que pode envolver coisas ilícitas, né, que não é permitida pelo YouTube. Então isso estava acontecendo, galera. Então o YouTube ele não quis punir, é uma punição para quem faz canal da Ark. Não, a empresa fez isso para que ela se protegesse judicialmente de várias coisas até criminosas que poderiam estar acontecendo, né? Espero que essas palavras que eu esteja falando aqui não dê problema. No meu curso monetizadores, eu fiz uma aula, inclusive bem completa, bem detalhada sobre tudo que mudou, sobre as políticas. Lá dentro
do meu treinamento, eu consigo falar de forma mais aberta. É um jeito que eu não consigo falar aqui no YouTube, infelizmente. Então, quem é meu aluno, né, já recebeu essas aulas, já tá trabalhando novo formato e com processo de produção extremamente acelerado. Beleza? Eu vou agora falar um pouquinho com vocês sobre as novas políticas, sobre o que mudou, sobre o que você precisa se precaver e qual que é a melhor solução e a grande oportunidade nesse momento. Então aproveita para deixar o likezão nesse vídeo, caso você ainda não tenha feito isso. E galera, no último
mês eu assisti vários vídeos aqui no YouTube e tenho visto uma guerra entre os gurus de canal autoridade e os gurus de canal Dark, vamos falar assim. E que guerra é essa, Leandro? Eu vi pessoas dizendo o seguinte: "Ah, tá vendo? Eu avisei, eu avisei que esse canal feito com a imagem iria dar problema". OK? E você tem que se ligar no seguinte, galera. O YouTube permitia que você fizesse esse tipo de canal. Esse modelo de canal feito com uma imagem, seja de ficção, entretenimento, ele já tá rolando no YouTube aí há pelo menos uns
dois a três anos, ou seja, era permitido. Então, se a gente podia fazer esse tipo de canal, ganhar dinheiro, o YouTube aprovava a monetização e não dava nenhum problema. Por que raios você ia querer pegar um canal de formato auditivo e trabalhar uma edição extremamente elaborada, sem nenhuma necessidade, uma vez que a pessoa que está por trás, a pessoa que vai assistir o vídeo, ela só tinha interesse em escutar o que tava sendo disso. Então, na minha opinião, não era inteligente, né, você levar 2, 3, 4 horas para produzir um vídeo, sendo que você poderia
fazer isso em 10 minutos. Então, a verdade é o seguinte, eu não sei você, mas eu estou aqui no YouTube para ganhar dinheiro dentro daquilo que a plataforma permite. Então, se a plataforma permitia que eu pudesse ganhar dinheiro fazendo canais com uma imagem, pô, bacana, eu vou ganhar dinheiro fazendo um canal com uma imagem. Se a plataforma atualizou, ela me diz: "Ó, Leandro, agora eu preciso que você ajuste o seu formato de vídeo para esse modelo aqui". Tá tranquilo? Eu vou ajustar o meu formato de vídeo para esse modelo aqui e vou fazer esse modelo.
Então, muito cuidado para vocês não ficarem nessa briga aí de quem tá certo, quem tá errado. O que eu sei é o seguinte, quem aproveitou ganhou muito dinheiro nessa fase de canais feitos com apenas uma imagem. E quem ficou aí discutindo, ah, não sei o quê, não sei o quê, não sei o quê, quem ficou pensando demais, perdeu de ganhar dinheiro. Então, se o seu objetivo é ganhar dinheiro com YouTube, eu acredito que você tem que saber qual é a tendência do momento e o que é que o YouTube está permitindo hoje, agora, que é
exatamente o que eu vou te mostrar já aqui nessa grande oportunidade. Beleza? Eu não tô dizendo que é para você ficar fazendo coisas foras da política. O que eu tô dizendo é que as políticas de antes permitiam que você fizesse aquele tipo de conteúdo, OK? Então vamos em frente. Quais são as políticas, Leandro, que mais está afetando canais dark hoje em dia? Então, a primeira política é a de conteúdo falso, galera. Eu até deixei o link da política aqui. Recomendo que depois você leia essa política, porque isso aqui é seu trabalho, isso aqui é seu
negócio. Eu quero falar aqui com quem realmente quer construir um negócio extremamente lucrativo no YouTube. Então, leia a Zorra da Política, beleza? E não te preocupa que eu vou deixar o PDF desse mapa mental completo aqui na descrição desse vídeo para você poder acessar, ver tudo que eu vou te mostrar, acessar os links dos canais de exemplo que eu vou deixar aqui. Então depois quando terminar o vídeo, vai aqui na descrição ou no primeiro comentário fixado, baixa esse PDF para você ler tudo o que eu vou te mostrar. Mas o conteúdo falso, pessoal, o que
é que isso quer dizer? Ele vai bater principalmente em canais, como o próprio nome já diz, passam o conteúdo falso. Ou seja, imagina que você pega uma notícia e você distorce essa notícia contando fatos que não aconteceu. O seu canal ou seu vídeo vai ter problemas com conteúdo falso. Imagina que você tá criando um conteúdo de ficção, mas você diz no título, na tamb, no roteiro ou de alguma forma no vídeo que aquela ali é uma história real. Isso acontecia muito aqui no YouTube, inclusive eu mesmo nunca fiz isso, mas já vi vários canais fazendo
o seguinte: ele ia contar uma história fictícia, porém ele colocava na Tum ou no título história real e aquilo não era uma história real. Então, perceba que o problema não é exatamente ou apenas o conteúdo feito com a imagem, mas sim o que está dentro do conteúdo, pois o sistema que analisava as políticas e os vídeos do YouTube anteriormente, ele não tinha a capacidade de assistir um vídeo por completo e entender todo o contexto e conteúdo daquele vídeo. Só que agora a I do Gemini, que assumiu o papel desse sistema, ela consegue fazer isso. Então,
nada de você ficar fazendo um conteúdo falso. Se você vai fazer um conteúdo de ficção ou de entretenimento, você precisa deixar claro que o conteúdo é nesse sentido. Se você entendeu isso, você não vai ter problema, ok? A mesma coisa se você trabalha com nicho de saúde. Cuidado quando você for contestar de repente processos de saúde que já são bem estabelecidos e você vai dizer que aquilo não funciona ou você apresenta um método milagroso que é melhor do que um método científico comprovado. Você pode acabar tendo problema com isso. E já já eu te mostro
qual é a solução se você faz canais de saúde ou canais nesse sentido. Beleza? Então, essa política de conteúdo falso é bem fácil de entender. A segunda política é o conteúdo repetitivo ou inautêntico. Deixa eu até corrigir aqui que ficou conteúdo duas vezes. Então, o que essa política diz, pessoal, é justamente sobre conteúdo produzido em massa de baixa qualidade ou pouco valor agregado. E de novo, mesmo que você me diga, Leandro, mas o meu conteúdo ele não é inautêntico, é um conteúdo original. Eu criei o título do zero, eu criei o roteiro do zero, eu
fiz a imagem do zero. Mas cuidado, galera, cuidado. Se você, por exemplo, fica repetindo o mesmo título várias vezes no seu vídeo, se você fica usando templates para tumneio e todas as suas thumbnail são praticamente iguais, todos os seus vídeos usam muitos enredos, roteiros, palavras muito parecidas em vários vídeos, você pode sim acabar caindo nessa política de conteúdo repetitivo e inautêntico. Então, cuidado com isso. Assim como o conteúdo original, ela é uma política que está dentro dessa política também de conteúdo repetitivo e às vezes você pode receber uma notificação que seu canal foi desmonetizado por
um conteúdo não original que também cai nessa questão de produzida em massa, baixa qualidade ou pouco valor agregado. O YouTube não tem nenhum problema em você fazer um conteúdo de entretenimento para divertir as pessoas, como os canais de histórias. Inclusive, os canais de histórias mudou o formato de como se fazer eles. E eu vou te mostrar ainda nesse vídeo como que você pode continuar fazendo canais de histórias, que nesse momento a concorrência está muito baixa e quem atuar nesse nicho com certeza vai conseguir monetizar com uma facilidade muito maior do que antes, tá? Então, conteúdo
repetitivo e inautêntico é basicamente isso. Leandro, quero entender mais sobre essa política. Vai ter o link aqui, vai lá destrinchar ela. Eu destrinchei ela com os meus alunos, mas se eu for fazer isso aqui nesse vídeo, vai ficar uma hora de vídeo e não é o objetivo, ok? Lembrando que o PDF com os links estará aí embaixo para você. E a última política, que é uma das piores que você pode receber nessa nova fase do YouTube, é a suspensão por conta de um canal relacionado. Então imagine que você tem dois canais no YouTube, OK? E
um dos seus canais caiu, né? ob teve a monetização perdida pela questão do conteúdo não original. Se isso acontecer, existe uma chance, tá? Isso não é sempre que acontece, mas existe uma chance que caso o seu canal seja desmonetizado por alguma das políticas, você pode perder a monetização de outro canal seu, mesmo que ele não tenha infringido nenhuma política. E aí esse seu segundo canal, ele vai perder a monetização por conta de um canal relacionado. Então o seu primeiro canal que sofreu com uma das políticas vai acabar afetando o seu segundo canal, mesmo que você
não tinha tido nenhum problema com ele. Isso não é o fim do mundo. O YouTube vai te dar um prazo para você solicitar novamente a monetização do primeiro canal que você perdeu a monetização e depois que você corrigir os problemas e ter a sua monetização aprovada novamente, automaticamente, né, o seu segundo canal, ele também vai poder ser liberado. Você vai solicitar, você vai fazer a contestação, vai solicitar que ele seja reativado e aí o seu canal vai ser reativado novamente. Mas isso aqui é algo que realmente impacta a nossa produção se você não souber o
que fazer. Leandro, caí por essa política aqui e fiquei marcado pelo YouTube. Ainda tem como eu conseguir trabalhar com YouTube? É óbvio que sim, galera. Basicamente o que você vai ter que fazer é montar uma estrutura diferente para você, uma estrutura totalmente separada da sua estrutura atual. E quando eu digo de estrutura, eu estou falando de acesso do computador, que é o dispositivo, acesso da internet, e-mail não vai poder mais ser no seu nome, não pode verificar canal no seu nome e você vai precisar de uma nova conta do Google AdSense. Mas fica tranquilo, parece
um problema gigante de ser resolvido, mas é mais simples do que você imagina. Se você usa um navegador antidetect, por exemplo, você já isolou o seu computador, porque o navegador antidetect é como se você tivesse acessando por um computador diferente. Se você assina um prox, você também já mudou a sua internet, então é uma internet nova. questão de e-mail, você pode criar e-mails e não fazer a verificação do canal com o seu rosto. Você pode aguardar a verificação do canal através do histórico do canal, que normalmente ocorre entre duas semanas, você postando vídeo, no prazo
máximo aí de até 2 meses, o canal já vai estar verificado. Ou você pode usar um documento de terceiro de alguém que você conhece, um familiar, etc. E a conta do Google Adsense, basta você criar um outro CNPJ, pode ser no seu próprio nome, que você também vai conseguir ter uma outra conta do Google Adsis, ou também criar com contas de terceiro, se você tem um familiar, um amigo, um parente que você pode utilizar, isso resolve o problema. Esse é o mais alto nível de contingência que existe. Eu não vou entrar em tantos detalhes aqui
agora sobre isso, porque não é o objetivo desse vídeo, OK? Então, explicado aqui basicamente, né, quais são as principais políticas que estão afetando os canais nesse momento. Se você entendeu isso aqui, você já vai ficar mais blindado. Porém, eu quero aprofundar um pouco mais nas soluções. Quais são os processos práticos que você precisa fazer para você evitar cair nas políticas que eu acabei de te mostrar? Então, primeiro, gente, criar vídeo que não pareçam que foram produzidos em massa, ok? Então você tem que se lembrar que a I do Google, ela não tá aí filmando você
vendo como é que você produziu aquele vídeo. Então muito cuidado ao produzir vídeos que parecem que foram produzidos automaticamente por um robô. OK? Segundo passo, conteúdo verdadeiro com base em fontes quando se tratar de algo real. Pô, então tô dando uma notícia bacana. coloca qual foi a fonte de onde você, né, produziu o seu conteúdo. Tá contando uma história real, de repente uma história de guerra ou uma história que realmente aconteceu na cultura de um país. Busca alguma fonte para poder embasar o seu conteúdo e coloca na descrição. Mas Leandro, eu vou precisar fazer essa
pesquisa? É claro que não, né, criatura? O teu próprio agente de roteiros faz isso para você. Inclusive, esse canal que eu acabei de monetizar, ele é meio que um estilo de documentário. Em na descrição de todos os meus vídeos, eu coloco as fontes de onde o meu agente se apoiou para construir o roteiro do meu vídeo. E gente, eu faço isso com apenas um clique. Eu jogo lá o título do meu vídeo e o meu agente faz tudo completo. Então, entenda que a inteligência artificial ela pode sim e deve continuar a ser usada na produção
dos vídeos. O que muda é a forma como que você utilizava ela, ok? Então, trata-se de um conteúdo real, tente se embasar em alguma fonte ou deixe muito claro no seu vídeo, né, que esse conteúdo foi verificado, etc, etc e tal. E cuidado para não ficar fazendo fake news, galera, ok? Quem vai sofrer com essa política aqui, ó, de conteúdo falso, é quem faz fake news e esse tipo de coisa. Beleza? Aqui ainda eu coloquei, ó, evitar clickbait e fake news a todo custo, né? Se você não sabe o que é clickbait, é você criar
um título ou uma thumbnail eh extremamente agressiva, chamativa, mostrando algo que não é verdade e que não vai ser entregue no vídeo. Então isso é clickbait. Depois você pode pesquisar um pouco mais aí sobre esse termo. Beleza? Terceiro ponto que eu quero destacar é sobre ficção e entretenimento. Galera, esse tipo de conteúdo ele continua valendo, desde que isso seja explícito para o público e que você não diga que é um conteúdo real. Se é um conteúdo de ficção, de entretenimento ou com objetivo até educacional e você tá utilizando ali a IA para poder recriar e
apresentar aquele conteúdo, basta que você, né, diga ao YouTube e diga ao público que se trata de um conteúdo, né, sintético ou alterado. Quando você vai fazer o upload do vídeo, você tem a opção de marcar isso aqui lá no YouTube. Então, lembre-se de marcar. Mas Leandro, isso vai diminuir a minha monetização. Poxa, meu Deus, quem que te contou isso daí? Tá, não cai nesse conto aí da carochinha. Isso aqui não vai diminuir tua entrega, não vai diminuir nada, ok? Pelo contrário, se você não marcar isso aqui, aí que você vai correr um risco do
seu canal ser penalizado, beleza? Então, coloque um aviso, um disclaimer na descrição informando que aquele conteúdo foi feito com IA ou que foi um conteúdo adulterado ou que foi um conteúdo de ficção, de entretenimento, OK? E você também pode colocar aviso no vídeo. Se você é uma pessoa que acompanha o mercado de canal Dark, você já viu aí vários avisos passando de vídeos informando que aquele conteúdo, né, é um conteúdo com entretenimento, feito com IA, que não é para você levar aquele conteúdo como uma história real. Fechou? Então, fazendo isso aqui, você já fica protegido.
E o quarto passo, que é algo que o YouTube tá prezando muito nesse momento, porque com isso aqui o YouTube vai conseguir diferenciar mais facilmente se realmente existe uma pessoa por trás do canal ou se realmente é um sistema ali simplesmente preparado para descarregar vídeos no YouTube e farmar visualizações, como a gente chama. OK? E como é que eu deixo o meu conteúdo mais humanizado, Leandro? Passo número um, né? Não pareça um robô. Ou seja, gente, nada de você querer ficar, por exemplo, fazendo uploads de vídeos eh sempre na mesma hora, porque esses sistemas que
são automatizados para produzir vídeos pro YouTube, eles basicamente têm uma rotina perfeitinha que são executada ali todos os dias. Então, se você, por exemplo, hoje faz um upload do vídeo pro seu canal de manhã, amanhã você fez o upload de tarde, no outro dia voltou para de manhã, no outro dia fez de noite, ou seja, você não segue um padrão, então você já parece um ser humano, ok? Então, faça upload de vídeos em horário diferente. Eu não tô dizendo que o vídeo deve ser publicado em horário diferente. Não confunda isso. Eu estou falando sobre você
fazer o upload do vídeo para o YouTube, beleza? Também não crie novos e-mails ou canais no mesmo dia. Ah, beleza. Vou abrir aqui agora uma operação de cinco canais. Aí tu vai lá e cria os 5 e-mail e os cinco canais no mesmo dia. Galera, não faça isso. Para que essa agonia? Cria um e-mail hoje, um canal hoje, põe ele para rodar, daqui dois, três dias você cria outro e tá tudo sossegado, não tem nenhum problema. Eu, por exemplo, tenho mais de 10 canais aqui nesse momento e não tive problema com isso. Então, tô gerenciando
essa quantidade de meios e canais e não tive problema. Basta que você crie eles aos poucos, OK? Porém, apesar de eu ter essa quantidade de canal, o que é que eu recomendo hoje nesse novo cenário para vocês? Evitem gerenciar muitos canais na mesma estrutura. Se você já tá rodando cinco canais ao mesmo tempo, já é um número muito bom e é um número que eu considero seguro. Pô, Leandra, minha operação tá grande, já tô com cinco canais aqui monetizados, já tô testando cinco canais e quero quero fazer mais, né? Então esse papo aqui é um
papo que eu tô tendo com quem já é avançado no YouTube. Porque se tu é iniciante e tu de repente nem monetizou ainda um canal, eu não imagino porque que você vai querer ter 10 canais ao mesmo tempo. Provavelmente tu não ia nem dar conta, né? Então, cinco canais para quem tá começando é muito bom. E para quem já tá no nível intermediário avançado, que é que você vai fazer? Você vai montar uma segunda estrutura, como eu falei anteriormente nesse vídeo, e nessa nova estrutura você vai abrir mais canais. Galera, esse é o jeito mais
seguro de você escalar e ganhar muito dinheiro aqui no YouTube. É um processo simples. Então, se você já tá nesse nível mais alto do YouTube, já começa a correr atrás disso. É algo que eu já estou fazendo, OK? E ao criar um novo e-mail ou canal, tenha o comportamento humano. Não pareça um bote. O que é um comportamento humano, Leandro? Olha, você criou ali o seu Gmail, conecta ele em um novo usuário no navegador, diferente dos outros usuários que você tinha, e comece a acessar alguns sites. Acessa aí a Magazine Luía, o Submarino, um site
de jornal, sei lá, o site que tu quiser acessar. A maioria dos sites, quando a gente acessa, aparece a opção para você salvar os cooks. Então, se você salva os cooks ali no seu navegador, quando o Google fazer alguma análise no seu navegador, ele vai ver que você já entrou em sites e tudo mais, vai ver que você parece um usuário normal, que você não parece um bote. Porque qual é o comportamento do bot? Ele cria o e-mail, conecta no navegador, cria o canal e começa a subir os vídeos. Ou seja, não teve nenhum processo
humano naquilo. Dessa forma, a IA pode entender que você está criando, né, e-mailos e canais em massa apenas utilizando sistema automatizados. Outra coisa, pegou o e-mail lá, fez esse processo que eu te falei, show de bola, deixa para criar o canal no dia seguinte, cria o e-mail hoje, conecta no navegador, amanhã você cria o canal. criou o canal, não precisa personalizar o canal inteiro agora, nem postar um vídeo. Vai lá, pesquisa algum vídeo do nicho relacionado desse canal, por exemplo, coloca para rodar aí no YouTube uns dois, três, quatro vídeos. Pronto, dá um like lá,
se inscreve em algum canal, você já teve um comportamento humano e a partir do terceiro dia você personaliza e começa a publicar vídeos no canal, ok? Então faça isso, galera. Faça isso, ó, pelo menos no primeiro e no segundo dia, antes de publicar o seu primeiro vídeo. Deixa para você publicar o seu vídeo a partir do terceiro dia. Leandro, isso aqui é garantido? Não, galera, isso aqui não tem escrito em nenhum lugar das políticas do YouTube. Ninguém pode te garantir que esse é o melhor processo. Mas isso aqui já é melhor que nada, porque eu
sei que alguns de vocês estavam simplesmente criando e-mail, conectando no navegador, criando o canal e já subindo vídeo no mesmo dia. Sabe como é que eu sei? Porque eu já fiz isso, né? Eu já fiz isso e nunca tive problema, porém agora nós precisamos nos precaver um pouco mais. Então eu ajustei aqui o meu processo dessa maneira que eu acabei de falar para você, OK? Então não pareça um robô. Outra coisa que você pode fazer para você ter mais uma humanização no seu canal e aí a do Google entender isso é no processo da edição
do vídeo. Galera, durante a edição do vídeo, o que é que acontece? Evite repetir títulos idênticos, OK? Eu ainda tô vendo canais que estão fazendo isso e não estão tendo problemas, mas né, se você quiser correr o risco, aí fica por sua conta. É melhor que você não repita títulos idênticos, altere personagens, estrutura, altere algumas coisas no seu título quando você quiser repetir um conteúdo que realmente hypou no seu canal. Faça thumbnail com designs diferentes, né? Cuidado com templates. O que é o templates, Leandro? Às vezes você tem um script que gera thumbnail sempre do
mesmo formato ou você acessa lá o canvo e você já tem um template bonitinho da sua thumbnail, onde você simplesmente chega lá, altera uma foto, altera um texto e o seu design da Tubneil, ele é sempre igual. Não faça isso. Trabalhe com mais de um template para suas thumbnails. Leandro, mas eu já trabalho com aquela thumbnail que não tem texto, sempre gera uma cena referente ao meu título. Bacana. Já não é um template, né? Toda thumbnail sua vai ser diferente, você não vai ter problema com isso. Sobre a edição do vídeo, gente, evite edições de
vídeos totalmente igual. O que é totalmente igual? Mesma quantidade de imagens ou vídeos, né? Por exemplo, agora tá na moda fazer vídeo com VO3. Eu já vou falei, eu já vou falar mais sobre isso. E as cenas do V3 ou do Grock ou do Meta? Todas elas tm um padrão, né, de 5 segundos, 6 segundos, 8 segundos. Aí imagina que todo vídeo do teu canal tu vai construir 100 cenas. Como todas as cenas tm a mesma minutagem ali de segundos, todos os seus vídeos vão ficar com o mesmo tamanho. Então, né, facilmente se você tem
10, 20, 50 vídeos no teu canal, todos eles com a minutagem exata. Isso parece ou não parece um conteúdo produzido em massa? Então, muito cuidado com isso. Ah, eu faço vídeo aqui com 30 imagens. Aí, vamos supor que todos os teus vídeos t imagens. Pô, parece ou não parece que esse negócio é produzido em massa? Então, cuidado com isso aí, galera. Beleza? Então, vídeos com a mesma minutagem, acabei de falar, né? Então, alterne um pouco a estrutura do seu vídeo. O que é alterar a estrutura, Lendo? Pô, nesse vídeo aqui eu usei 30 imagens e
usei cinco cenas animadas. Pô, no outro vídeo tu vai usar três cenas animadas e 40 imagens. Pô, um vídeo aqui a minutagem é 15 minutos, tu faz o outro com 13, o outro com 16. Beleza? Então, se você fizer isso, você já não vai ter, o seu vídeo não vai parecer que tem um template pronto e que é produzido em massa. Por quê? Porque gente, perceba o seguinte, o humano ele nunca faz as coisas exatamente do mesmo jeito. Então se o humano pega um vídeo para editar, cada vídeo sai de uma forma diferente. Mas se
você tem uma automação que prepara 100% os teus vídeos sem nenhum toque humano, provavelmente todos os teus vídeos vão sair iguais. E é isso que o YouTube não quer. Beleza? Outro detalhe, o YouTube agora tá batendo naquelas vozes robóticas mais antigas que a gente tinha por aí, tá? vozes que não passam a entonação, que parece realmente ali um robô, né? Então, use vozes o mais natural possível. Inclusive, lá no meu curso monetizadores, eu liberei uma IA pro pessoal fazer a narração. Cara, ela é praticamente ali do nível do Eleven Labs, tá? E 100% gratuita. Mas
fica tranquilo, mesmo que você não tenha o treinamento, você pode usar o plano gratuito da Eleven Labs, você pode usar as vozes do Capcut, que já são vozes bem naturais, enfim, tem várias e com vozes naturais hoje em dia que você consegue usar gratuitamente ou que tem planos gratuitos que são bem generosos e você pode criar novas contas com novos e-mails. Então não é desculpa para você ficar usando vozes robóticas só porque você tá com preguiça de fazer uma pesquisa maior. Inclusive o próprio Google tem ferramentas de narração com vozes bem naturais, ok? Ainda trouxe
aqui uma dica para você, ó. Mesmo que você já use essas e com vozes naturais, é bacana que o seu canal tenha uma voz um pouco mais personalizada e não seja vozes iguais a milhares de canais que tem por aí. Então você vai ver que praticamente todas essas e você consegue aumentar ou diminuir um pouquinho a velocidade com que a pessoa faz a narração. Você pode diminuir o tom, deixando mais grave ou um pouco mais agudo. Então se você faz pequenos ajustes, a sua voz já vai ficar uma voz pelo menos um pouco mais única,
já não vai ficar aquela voz padrão, que é o que a maioria das pessoas vai utilizar. Beleza? E referente ao roteiro nas políticas do YouTube, ele informa que você pode ter a mesma estrutura de introdução e de conclusão, mas o conteúdo precisa ser diferente. Então, evite começar ou finalizar exatamente com as mesmas palavras ou fazer um conteúdo extremamente parecido. Galera, perceba que a estrutura pode até ser parecida. Na política tem escrito isso, se você for ler, você vai ver. Mas o conteúdo do que tá sendo dito ali precisa ter uma diferença, precisa agregar um valor
diferente do que o seu vídeo anterior. Se você já faz o seu roteiro usando, por exemplo, o Gemini ou o Cloud, tu pode ficar tranquilo, porque essas IAS elas já estão adequadas para fazer isso. Eu não sei você, mas os meus roteiros aqui no cloud, por exemplo, mesmo usando o mesmo agente, eu vejo que a forma com que ele começa, finaliza, as palavras que ele usa é totalmente diferente, OK? Então, peça o seu agente sempre para escrever um roteiro com emoções e estruturas baseadas no título. E ele vai fazer algumas coisinhas diferentes sempre que você
enviar um novo título para ele produzir, né? Tem canais aí que utilizam vinheta, é uma coisa que eu não gosto de utilizar, mas a vinheta é permitida, fica tranquilo. Você pode sim repetir a sua vinheta em todos os seus vídeos que você não vai ter nenhum problema com isso. E ainda sobre a humanização, o YouTube agora está prezando cada vez mais a interação com o público. E o que é que você pode fazer para ter essa interação maior com o público? Você pode responder comentários. Isso aqui é algo que eu não fazia no passado, não
recomendava que ninguém fizesse para não perder tempo com isso. Mas como eu disse, a gente tá aqui para trabalhar de forma profissional, para se ajustar, para se atualizar de acordo com o que for necessário. Então, hoje em dia, sim, eu estou respondendo os comentários dos meus canais. Façam isso, principalmente gerando ali comentários de uma forma diferente entre eles, de uma forma congruente com o que a pessoa deixou de comentário no seu vídeo. Não fique colocando em todos os comentários, né? Você vai abrir lá, você tem 10 comentários de pessoas e você vai responder todos iguais.
Tipo, obrigado pelo seu comentário. Pô, galera, coloca ali o nome da pessoa, cita alguma coisa ali referente ao que ela comentou e pronto, porque dificilmente uma IA conseguiria fazer isso, ou pelo menos vai ter muito menos IA fazendo isso em massa por aí. Isso já vai dar uma humanização para o teu conteúdo. Outra coisa é publicar na comunidade do canal. Então, o seu canal ele tem uma comunidade onde você pode postar uma imagem e colocar uma descrição de alguma coisa. Eu confesso que eu ainda não comecei a fazer isso, mas pretendo fazer pelo menos umas
postagens ali, uma por semana, umas duas por mês, para que o YouTube veja que tem uma pessoa cuidando do canal. Porque pensa o seguinte, galera, o YouTube é uma plataforma de pessoas para pessoas, não é uma plataforma de IA para pessoas. Então, por mais que você esteja aí trabalhando com o canal Dark, você não quer aparecer, você não quer mostrar o seu rosto, o YouTube quer que tenha um ser humano cuidando das pessoas que estão assistindo aquele vídeo. Inclusive, eu considero que isso seja muito saudável e pode até fazer com que você tenha um público
recorrente maior. Então, se você pensa em canais de longo prazo, isso aqui é algo que você pode fazer para manter o seu canal tendo justamente um longo prazo. Outra questão de de humanização é a forma como que o teu roteiro também é escrito. Se de repente ali no teu roteiro você conversa com a pessoa, pergunta o que ela achou desse conteúdo, pergunta a cidade onde ela mora, pede para ela deixar uma palavra específica, enfim, fazer uma interação com o público ali mais humanizada na tua narração, isso aqui também vai ser bacana, porque aí a do
Gemini consegue identificar isso. Beleza? Então essa aqui que é a solução e vamos para o último passo, onde eu vou mostrar os novos formatos de canais aqui do YouTube. Tenho certeza que você quer ver sobre isso e tava aguardando. Eu só te peço que se você ainda não deixou um like, não deixou um comentário desse vídeo, faz isso aqui agora, porque esse conteúdo que eu tô entregando para você deu um trabalhão para montar e eu acho que vale pelo menos aí o teu like, beleza? Grandes oportunidades do YouTube. Primeiro, o formatos de vídeos que estão
bombando no YouTube no momento. Galera, eu vou falar para você, se você for uma pessoa muito devagar, fala assim: "Não, eu vi isso aí, realmente tá bombando, vou me organizar para começar a fazer isso". Cara, você vai deixar dinheiro na mesa, igual as pessoas que quando viram os canais feitos com uma imagem, ficaram: "Ih, será que isso vai dar certo no YouTube? Será que não vai dar certo?" Esperaram um mês, se meses, esperaram anos. Enquanto isso, várias pessoas forraram o bolso de dinheiro com essa oportunidade. Então, nós estamos na mão aqui agora com uma grande
oportunidade e quem começar primeiro, assim como eu fiz, criei o canal no final de dezembro, em um pouquinho menos de um mês eu já monetizei o canal. Então, eu tô passando para vocês coisas que eu mesmo validei. Não é só algo que eu vi por aí que eu estudei, não. Eu meti a mão na massa aqui nessa zorra, fiz acontecer e o negócio deu certo, tá? Então vou passar aqui para vocês dois formatos de vídeos que estão funcionando para caramba aqui no YouTube. Eu vou abrir aqui o primeiro deles, ó. Vou abrir aqui o primeiro
deles com vocês. Deixa eu clicar aqui. Bora, meu filho. Abre aí. Então você tá vendo que tem uma narração aí de fundo, OK? Então esse aqui é um canal de histórias, né, daquele tipo histórias emocionantes, histórias dramáticas, onde essa pessoa tá passando de certa forma um conteúdo dentro da história emocionante. Ó que bacana, galera, né? Ela vai ensinar, ela vai passar para as pessoas uma experiência de vida que ela teve. Olha só que legal. E como você pode ver, ó, no início do vídeo aparece aqui um avatar falante, né, que é um senhor. É bem
tranquilo de fazer isso daqui. Depois ele sai colocando algumas fotos, ele sai colocando alguns vídeos. E perceba que esse vídeo é muito, muito simples de fazer. Ó, eu vou mudar para essa foto aqui, ó. Olha essa foto. Ela começa aqui mais ou menos no minuto 2:17. E ela vai ficar, ó, ela vai ficar, ó, ela ficou até o minuto 3:17, ou seja, ficou 1 minuto de foto parada. E aí vem essa outra foto aqui. Ela também vai ficar aqui, ó, durante, ó, quase 1 minuto. E aí vem outra foto aqui, ó. Aqui ele já começou
a mudar um pouquinho mais rápido aqui as imagens, ó. Colocou um tempezinho de vídeo, colocou esse outro videozinho aqui passando, ó. Ó. E aí depois ele volta de novo para as fotos, ó, durante um longo período, tá? O link desse vídeo vai tá aí para você dar uma olhada. Olha isso, ó. Então a foto vai ficar aqui mais um tempão. Ou seja, é um vídeo que foi feito mais ou menos aqui com umas 20, talvez no máximo aqui umas 25 imagens por aí e alguns tapes de vídeos animados que você pode sim fazer comás, como
Grock, como VS, como Meta, como várias outras IAS que tem por aí. Gente, um vídeo desse aqui até para uma pessoa que não é muito habilidosa, dá para fazer aqui no tempo de uma hora ou menos, ok? Se você é uma pessoa muito habilidosa, usando ferramentas que eu indico nos meus treinamentos, por exemplo, você pode conseguir fazer dois vídeos desse por hora, quçá até três vídeos desse por hora. Muito simples aqui de você conseguir fazer, ok? Então, esse é o novo formato de canais de histórias. Então, para quem tava dizendo: "Ah, canal de história não
monetiza mais isso e aquilo, galera, dá uma olhada nisso aqui, tá? 11 vídeos, 119.000 inscritos. Se a gente for puxar aqui as visualizações, ó, vamos puxar aqui dos últimos três meses. Aí o canal começou há pouco tempo, né? Começou, ó, no finalzinho aí de dezembro, meados de dezembro, né? 5.800.000 visualizações. Nossa, Leandro, como é que explodiu tanto assim com 11 vídeos? Por causa da concorrência que eu falei para vocês, várias pessoas que trabalham nesse nicho não sabem mais como produzir vídeos para esse tipo de nicho. Logo pararam de produzir os vídeos, a concorrência diminuiu, porém
o público que assiste esse tipo de vídeo ainda está aí no YouTube querendo consumir esse conteúdo. Então, se você produz um conteúdo desse, você tem uma alta chance de viralizar muito, muito rápido. Beleza? Esse foi o primeiro formato de canal que eu queria te mostrar. Eu vou mostrar agora um outro formato de canal bem diferente. Olha só esse daqui, galera. Ou seja, esse é um formato de canal no estilo ASMR, onde o vídeo é feito apenas com tecnologias como Google VO3. Não vai ter uma narração aqui nesse vídeo. Esse formato está bombando, está bombando demais
no YouTube. Nesse caso é um subnicho, né, onde é uma fábrica, onde eles vão pegar aqui os insumos dos animais e vão transformar em artigos de luxo. Então, se a gente avançar aqui, a gente vai ver que vai fazer bolsa, vai fazer sapato, OK? Então, esse estilo de vídeo está hypando muito, galera. E quem aproveitar essa tendência aqui no YouTube vai ganhar muito dinheiro, ok? Eu passei para os alunos lá do meu curso monetizadores vários outros exemplos de canais que são feitos nesse mesmo estilo aqui de vídeos feitos com VO3, sem narração. Mas você também
pode adaptar para estilos de, por exemplo, documentários, espiritualidades, psicologia, enfim. Você pode fazer sim 100% com VO3 e colocando a narração por trás. Você pode fazer com alguns tapes de imagem, outros tapes de vídeo e colocar uma narração por trás sem problema nenhum. Colocando a narração por trás, eu considero que você fica até talvez um pouquinho mais seguro. Essa certeza, galera, de que esse tipo de conteúdo vai continuar monetizando, Leandro, só daqui alguns meses qualquer pessoa vai poder te dar uma certeza. Muito cuidado com pessoas que estão te dando certezas absolutas nesse momento. As políticas
mudaram há pouco tempo, mas o que a gente tem visto é vários canais como esse monetizando muito aqui no YouTube. Então é hora de ganhar dinheiro, já que a plataforma está permitindo esse formato. Se lá no futuro ela mudar, tiver que atualizar, sem problema nenhum. Já ganhei meu dinheiro, você já ganhou seu dinheiro. A gente atualiza o formato e continua trabalhando. Não tem nenhum problema enquanto a isso. E pra gente encerrar, eu só queria reforçar, galera, vou até colocar bem grande aqui, ó. Eu só queria reforçar que a concorrência está extremamente baixa nesse momento, justamente
porque várias pessoas ainda não se adaptaram como produzir esses novos formatos de vídeo, como trabalhar dentro das políticas do YouTube. Aquelas pessoas que são emocionalmente muito fracas, elas já desistiram aqui desse negócio. Então o mercado está aberto para pessoas corajosas como eu e você. Porque se você ficou nesse vídeo longo, eu queria fazer esse vídeo curto, mas ele ficou muito longo. Se você ficou comigo até agora, é porque você é uma pessoa que realmente tem interesse em viver desse negócio, assim como eu vivo e outras pessoas também vivem. Então, acelera, começa a tua produção agora
com essas dicas que eu te dei. Se você tem muita dúvida. Pô, Leandro, eu entendi isso aí, mas eu sou uma pessoa que eu queria um passo a passo mais detalhado. Veja nos links aqui na descrição os meus treinamentos para você poder participar e aprender passo a passo quais são as que eu utilizo, como é que eu automatizo o meu processo, como que eu faço esses vídeos de forma fácil, como que é o meu novo agente de roteiros, que ele já faz ali para mim o roteiro do vídeo, já gera os prometitos para gerar imagem,
já gera os prometitos para gerar vídeo e eu entrego todo esse conteúdo no meu curso de entrada que é baratinho, hein? O link tá aí. Na descrição fica o convite para você participar e entre também no meu grupo do WhatsApp, porque em breve eu vou estar abrindo a minha terceira turma de mentor em grupo, que será focada justamente nesses novos formatos de vídeo aqui pro YouTube. Agradeço demais por você ter ficado comigo até agora aqui nesse vídeo e aguardo você dentro da minha comunidade de alunos pra gente monetizar vários canais nesse ano de 2026. Desejo
a você um ano de 2026 muito próspero, que seja um ano de muitas colheitas na tua vida. Obrigado pela tua atenção e a gente se vê no próximo vídeo.