Na vida, assim como na luta, tudo é movimento. Ou você constrói ou você está sendo derrubado. Na Castortec, quem projeta e executa são faixas pretas no tatame e na construção civil. Imagine uma construtora com uma equipe de engenheiro, onde todos são faixas pretas, entendem de disciplina, de foco, de resultado e usam essa mentalidade na hora de entregar para você o serviço solicitado. A mesma mentalidade que Forma campeões também levanta estruturas sólidas, seguras e imponentes. Então, se você tem o projeto de construir uma academia e não sabia quem contratar para começar a obra, agora você já
sabe. Não só academia, um galpão, um prédio ou uma obra personalizada, saiba que com a Castortec projeto é encarado como uma luta, com estratégia, técnica e entrega perfeita. Então, se você não sabia a quem recorrer para fazer essa obra, porque até então não tinha referência, Sua referência passa a ser o Connectcast que oferece a você a Castorte. Castorte tem apenas a nossa confiança, mas a garantia de que você não levantará apenas paredes, levantará um legado que será feito com toda precisão, toda honra e todo o respeito que seu projeto merece. Clica aqui no link na
descrição desse vídeo e já aciona a Castortec, beleza? Forte [Música] abraço. Beleza, galera? Bem-vindos a Mais um Connectcast. Se você chegou aqui, ó, não deixa de hypar esse vídeo. Vai ali na área de mensagens, chega pro ladinho no seu celular, dá um toque em hypar, porque esse vídeo é distribuído de maneira exponencial quando você hypa ele na plataforma do YouTube. Seus comentários e a sua curtida também ajuda muito a gente a distribuir esse conteúdo na plataforma do YouTube, ok? Conto com vocês para isso. Tô aqui hoje com um convidado que se tornou um amigo. A
Gente adora trocar ideia. Divergindo ou convergindo, a nossa conversa sempre enriquece. Michael Costa, [ __ ] obrigado por ter aceito o convite, irmão. Eu que agradeço, irmão. Um prazer poder estar aqui na tua presença aí pra gente tocar mais uma ideia novamente. A gente não conseguiu se encontrar lá em Las Vegas, né, cara? É, cara, foi corrido, foi ao mesmo tempo que foram muitos dias, teve muito conteúdo para fazer. Não sei como é que é a viagem, Tem que aproveitar a oportunidade, né, cara. É, cara, e Vegas é diferente porque, ó, tudo lá é estrada,
né? É, apesar de você chegar rápido, a quilometragem é longa de um lugar para outro. Você gasta tempo se locomovendo de um lugar pro outro, né? É. É porque uma hora era no PI, outra hora tinha que voltar para casa. É. Não, mas eu eu sei como é que é. Sim, né? Porque às vezes a galera acha que o cara tá ali só viajando, né? Não tá ali trabalho, né? Tenho que trabalhar. Eu tenho que prestar. Isso é interessante o que você falou, cara, porque tem gente que manda, [ __ ] vai para Miami, cara,
aproveita, vai em Orlando e vai num parque. Eu falei: "Vocês estão viajando, brother? Eu tenho que montar conteúdo porque o patrocinador quer ver a marca dele, impressa em um dos conteúdos feitos lá fora." Sim. Tem que trabalhar não tô indo lá para me divertir apenas. Claro que eu vou me divertir. Eu me divirto Fazendo isso aqui. Hoje eu posso dizer que eu trabalho trocando ideia. Isso é maravilhoso. Mas você sabe a hora de se divertir, né? Eu sei a hora de me divertir. Não é toda hora. Senão, senão deg gringola. Aliás, deixa eu falar pra
galera, ó. Esse aqui é o livro novo do Michael. Qual a melhor câmera para mostrar, Felipe? Pode virar pr a sua câmera. O caminho até o octógono. Recomendo muito a leitura. O Michael nesse livro. Melhor ele falar do que eu Falar. Fala aí, Michael. Fala sobre o que nesse livro liv. Esse livro aí, ô Alexandre, ele na verdade é o primeiro livro que foi escrito aqui no Brasil que é totalmente focado para ajudar o o atleta de MMA na construção da sua carreira profissional. Eh, foi como eu precisava lançar esse livro para poder entrar em
um novo ciclo na minha vida, sabe? Eh, eu comecei a trabalhar com a liderança fora do esporte. E eu tinha aquele sentimento de que eu devo muito para esse esporte, que foi o esporte que me deu tudo que eu tenho e o que eu tô levando para as pessoas dentro da empresa são as bagagens que o esporte me deu. Tá morando em Vegas definitivamente, né? Moras. É, já fazer 16 anos. Uau! E esse livro é um é um é um payback. Eu eu eu tô dando de volta pro esporte tudo aquilo que o esporte me
deu, né? E sem nenhuma demagogia nem Hipocrisia, eu também fiz esse livro aí porque eu tinha aquele desejo de querer fazer algo na minha vida da qual daqui 20, 30 anos alguém pudesse dizer: "Pô, esse cara deixou uma contribuição aqui, sabe? É lógico que eu quero ajudar os atletas, mas também tô fazendo por mim fazer algo para que você possa sentir orgulho eh da pessoa que você se tornou. Porque eu nunca imaginei na minha vida que um dia eu ia escrever um livro, né? E por morar lá fora, eu vejo que os atletas americanos, eles
têm uma mentalidade de negócio, um profissionalismo que é um pouco diferente dos atletas brasileiros. Os atletas brasileiros ainda têm eh não querendo diminuir, mas existe assim um amadorismo muito grande ainda, sabe? E em termos de quê, cara? Em termos de treinamento, você acha alimentação, pô, treinamento da de lá é mais Profissional que o daqui? Não, não, não é mais profissionais. Os caras são mais profissionais, sabe? Por exemplo, o cara tem que fazer ali o vai fazer o gigito, vai fazer o box, tem a parte da preparação física. Eh, cara, tem muitos atletas e de MMA
no Brasil que não gosta de fazer preparação física, não gosta de fazer uma musculação. E eu vivi isso, cara. Eu conheço vários atletas de MMA que o cara vai fazer um agachamento ali, o cara não sabe a forma do exercício, Sabe? Nosso ex-campeão Charles do Bronx admitiu no Connectcast que só começou a fazer preparação física e musculação quando perdeu pro Paul Felder. Ele falou: "O cara tinha 30 vezes mais força que eu, pegava o meu triângulo e desfazia igual um papel". É importante, sabe? Eh, faz parte, faz parte. Então esse livro aí é para poder
ajudar não só o cara que tá começando, quer se tornar um atleta profissional, mas o o atleta que já é um atleta Profissional e entender que é muito importante não só isso, cara, mas a parte da comunicação. Às vezes o cara ele só se preocupa em lutar, em lutar, mas ele não sabe se comunicar, ele não sabe se vender, ele não sabe se relacionar com outras pessoas porque ele acha que eu sou um lutador, o que eu tenho que fazer é lutar. Eu falei assim: "Não, isso é errado. Você precisa entender que existem várias coisas
que você precisa Aprender à sua volta que você irá levar para dentro do do ring." Tá entendendo? Tem um ditado que diz que aquilo que você faz fora do trabalho irá determinar o quão longe você vai no trabalho. Então, pô, uma alimentação, comer bem, isso em qualquer trabalho. Você qualquer trabalho, o cara no MMA, muitas vezes no quando o cara tá em off de luta, o cara fica gordão. É. Ou o cara dá uma parada total de treinar e o tanque dele fica ali com 20%, o Tanque de um de um atleta nunca pode ficar
no 20%, ele tem que manter ali pelo menos nos 50, 60%, quando você tem uma luta, você já tá, ao invés de você ter que fazer isso aqui, você tá aqui, ó, já na descida ali, você pega o embalo, tá entendendo? Porque metade do do do camp, o cara perde tempo, cara, para chegar aqui quando ele já deveria, sabe? Aí depois ele faz o quê? Ele faz só isso aqui. Deixa eu tear. Eu não acredito, por exemplo, eh, em um atleta Que não bate o peso. O cara quando não bate o peso, é falta de
disciplina. É falta de disciplina porque quer cortar o peso muito próximo da luta ou não acredita num profissional daquela valência para ajudar ele. Tem muitos que vão de orelhada e acabam. Isso aí. Você vê que José Aldo depois que encontrou a profissional certa foi pro peso galo e batia mais fácil do que batia o pena. Tá entendendo? Isso daí são decisões que o cara tem que aprender, buscar a opinião De de outros profissionais. Lembrando, o Aldo nunca falhou na balança, tá, galera? Eu tô trazendo aqui um relato que ele mesmo disse que hoje ele mais
velho bate menos peso com mais facilidade porque delegou. Não sou eu que sei o que eu como agora. Agora uma pessoa aprendeu aquilo que ele não sabia, né? Que que aquilo que ele não era bom. Então esse livro aí ele fala muito a respeito eh da importância de você construir um Fundamento nas artes marciais. Você tem que ter uma arte marcial que é o seu carro chefe antes de você querer se tornar um atleta de MMA. falo a respeito da diferença de comprometimento e envolvimento. Muitas pessoas não entendem sobre isso. Eu vejo muitos atletas que,
na verdade, eles estão envolvidos com a carreira deles, mas não comprometido. Por exemplo, eu conto uma história aí no livro de uma situação que aconteceu alguns anos Atrás, onde eu tava dando uma aula e tinha ali por volta de uns 40 alunos treinando lá em Vegas, aqui no em Vegas. E só tinha um atleta profissional que era lutador do UFC fazendo a aula. A maioria ali era alunos praticantes, né? devia ter ali uns cinco amadores e as pessoas estavam ali por motivos diferentes. E nesse dia eu passei um treinamento assim só de básico, um fundamento
do box, jab direto para corrigir alinhamento do soco, ver se o Cara tá voltando com a mão alta, vê se o cara não perde o equilíbrio na hora de dar os golpes. Bem básico, né? E era quatro rounds de 5 minutos a aula inteira, só disso. Primeiro round, cara, todo mundo tava fazendo naquele mesmo nível ali de vontade, né? No segundo round começou a mudar. maior parte dos alunos começaram a ficar entediado, tipo, pô, a gente vai ficar aqui fazendo a aula inteira isso, eu já Sei fazer isso. E aí tinha um aluno, o nome
dele é Mark, ele foi no banheiro, veio falar comigo, eu falei assim: "Mark, espera aqui, antes de você ir no banheiro, dá uma olhada aqui na turma e me diz aqui o que que você tá vendo aqui que te chama atenção." Ele ficou olhando assim e falou assim: "Pô, não sei do treinador". Aí eu falei assim: "Olha a forma como 99% da turma está treinando e olha a forma como o Josh está treinando." O Josh era o único que era o atleta do FC. O cara estava fazendo o jab direto ali como se ele tivesse
fazendo a técnica mais difícil da vida dele. Não importava para ele se era uma técnica simples, tá entendendo? Eu falei para ele ali assim, você vê aqui, ó, maior parte das pessoas estão apenas envolvidas com isso aqui. Aquele cara ali tá comprometido. Então, assim, o nível de comprometimento, ele tem que ser aquele bicho que você tá disposto a fazer o seu Melhor, não importa as circunstâncias, porque senão você se torna um cara que você só quer fazer aquilo que te agrada. E esse que é o problema de muitos atletas, cara. Eu acho que esse é
o problema de muitas pessoas, atletas, muitas pessoas, muitas pessoas. Esse livro aqui, cara, é um livro não só para atleta de MMA, qualquer esporte e paraa vida também. Sim. Por exemplo, se você hoje no café da manhã, você comeu ali ovos com bacon No seu café da manhã, a galinha ela tava envolvida no seu café da manhã, né? Mas o porco ele tava comprometido porque ele teve que dar a vida. Porco se fodeu, ele teve que dar vida. Então é esse tipo de comprometimento que você tem que ter em uma carreira profissional. Se você quer
ser do melhor, você tem que dar a sua vida. Ah, [ __ ] É, mas coitado do porco, ele nem nem decidiu. Ele nem eu entendi. Mas entend, mas você vê maior parte das pessoas estão apenas Envolvidas. Ah, pô, não vou hoje fazer a corrida, tô cansado. Falei: "Não, não tem isso, cara. Você tem que entender que um atleta ele tem um prazo de tempo, cara. Quanto tempo você acha é que você vai competir? 10 anos. Esses 10 anos aqui, cara, você tem que entender que você irá abidicar 10 anos da sua vida. Então, cara,
valoriza esse tempo e faça o seu melhor nesses 10 anos. Nesses 10 anos aqui, você não tem tempo para poder ficar perdendo tempo, com distrações. Faça o seu melhor, cara, para ver aonde que você irá conseguir chegar, sabe? Você teve alguém para te dizer isso na sua época, Mar? Não, né? Não, não. Queria ter, sim. Tá entendendo? Sim. E esse foi um dos objetivos pelo qual eu quis escrever esse livro. Imaginei, sabe? Porque eu gostaria de aprender muitas lições eh que estão aí nesse livro lá atrás, quando eu ainda era um atleta. Você entrou na
Shitbx em que ano? Acho que foi, não sei se foi 2000. Acho que foi acho que foi 2000. Não estou certo. Era tudo muito, muito, muito diferente, cara. Tudo muito diferente. Era selva quase literalmente, né? É, mas é, então naquela época era luta, hoje é esporte. É, o cara tem que entender, é a diferença. Sim, né? Sim, sim. Hoje é um esporte, hoje é um business, não é só um esporte. Acho que é mais do que esporte, é um show business. É isso aí. Muito Mais do que esporte. Acho que a esportividade ela tá presente.
A esportividade tá envolvida. Uhum. Mas o compromisso é com o show. É, se você não é visto hoje, um abraço. É, você tem que entender o por aquela empresa ali precisa de você, né? É, é, é porque às vezes você acha que, ah, eu quero entregar isso, mas às vezes o que você quer entregar não é o que eles estão pedindo eles estão pedindo, né? Sim. Então você tem que saber quais são as cartas para você poder jogar e poder fazer o seu melhor com as cartas que você tem. Sim. E o nome disso é
profissionalismo, cara. Qualquer profissão é isso. Me diz uma coisa, cara. Eh, olhando de fora, eu trabalhei CLT a minha vida inteira, hoje não mais. Não tem nada contra o CLT. Tem trabalhos CLT bons para [ __ ] que pagam bônus muito bons. Eu acho maior Viagem quando a galera tenta convencer a molecada de que é ruim. Ruim dependendo de onde você tá. Sim. Sim. E desde então eu entendi que o trabalho é o seu compromisso da hora que você começa até a hora que acaba a sua carga horária. Uhum. Na luta, eu não vejo isso
acontecer muito. Eu vejo muito, como você falou, o cara que quando tem luta marcada dá a alma, mas nem todos estão todos os dias Comprometidos em trabalhar e a trabalhar independente do seu chefe pedir alguma coisa. Hoje a gente tem a fight nerds funcionando, todo dia tem o atleta deles na academia deles. Eu acho que isso é uma diferença absurda na parada. Todo dia tem gente lá treinando, saindo na porrada, se preparando fisicamente, tecnicamente, mentalmente. O Rafael dos Anjos, por exemplo, é um aficcionado por estar pronto, rapaz. Aquele cara treina todo Ele é um monstro,
cara. Esse cara tá sempre pronto, quando não tá zoado, né, lesionado e tal, porque é um guerreiro, quase 40 anos de idade, tá indo nativo aí, só pega a pedreira. O Gilbert Burns é outro que tá, [ __ ] sempre preparado. Tem uma leva de caras que você fala assim, ó, esses caras de segunda a sábado, irmão, tão ali, ó, no compromisso. E tem o lutador de camp. Uhum. Que hoje é a vida muito curta. Então, essa é a Diferença de estar envolvido, estar comprometido, né? Esses caras aí, Rafael, o Durinho, os caras estão comprometidos
com o esporte, os caras têm família e os caras sabem que já chega a hora deles, né, eh, pendurarem a luva e vão pendurar bem, inclusive esses dois que a gente citou. Sim. E por que que eles fazem isso? Porque eu não sei, né, mas eu penso assim que o cara deve ter tido o entendimento de que quando ele chegar Ali na aposentadoria, a única coisa que ele não quer ter eh é algo que muitas pessoas têm, né, quando elas se aposentam ou quando elas chegam uma certa idade avançada da vida, que é uma solitária
que se chama arrepend endimento. O cara não quer chegar lá e falar assim: "Pô, eu poderia ter feito isso, cara, e não fiz. Pô, eu era jovem aqui, [ __ ] fiquei indo pra balada, fiquei usando drogas, fazendo Aquilo ali, querendo curtir tudo ao mesmo tempo, pô. E eu tinha muito para dar, só que hoje eu não posso fazer isso, sabe? Sim. Isso é é consciência e profissionalismo. Então, me tira uma dúvida, irmão, nesse assunto aí. Aqui é o caminho até o do caminho até o octógono. OK. Você hoje dá aulas de luta em Vegas?
Então, ô Alexandre, eu continuo eh dando uma aula só em Las Vegas, na academia que era ainda era a academia do Vanderlei, mudou de nome, Né? Hoje é academia lá do Leandro Lourenço, um faixa preta lá de São Paulo, pô, um cara nota 10 demais. E eu continuo lá por causa das pessoas que treinam comigo desde o início, né? Porque quando eu comecei a trabalhar, fazer esse trabalho de liderança com as empresas, eu não tive mais tempo de me doar aos atletas como tinha antes. Então, como eu fui atleta, eu pensei, eu não gostaria de
ter um Treinador do qual eu penso que ele está assistindo a luta dos meus oponentes e ele tá fazendo um outro trabalho. Perfeito. Então, a partir do momento que eu não poderia mais dar o meu melhor em algo, eu fechei aquele ciclo na minha vida. Hoje eu sou envolvido com a arte marcial apenas porque eu amo a arte marcial. Ah, você hoje vive de mentoria, isso sabe, dando as palestras. E às vezes quando eu tô trabalhando com um atleta do FC porque é uma pessoa que eu gosto, é uma pessoa, um amigo, mas também nas
minhas condições. Olha, eu te ajudo aqui, mas eu só tenho esse tempo aqui, tá bom para você? Sabe, mas eu sou real com as pessoas. Ah, vem aqui na academia, tem o treino de muitai. Se você vem aqui, o treino sempre vai ser da melhor qualidade, sabe? Mas eu não vou poder viajar com você para ir para lutas com você, sabe? Então assim, eu eu continuo lá, continuo envolvido com o Esporte, mas a minha vida hoje não gira mais em torno da luta, sabe? Mas eu te perguntei isso por quê? Porque o caminho até o
octógono ele tá claro, ele é claro para todo mundo, mas nem todos conseguem seguir. Aquela conversa que a gente tá batendo aqui em off, a gente não consegue exercer tudo que a gente vê como virtuoso, porque a gente é falho. Uhum. Uhum. Eh, quais são as opções para um lutador hoje, dado que o caminho até o octógono É estreito para caramba e esse cara pode ser que com 35 anos se veja demitido do UFC. já não tem mais a performance que teria, porque a idade já não permite. Os eventos fora UFC são poucos que podem
garantir uma qualidade de vida para você. Quais são as opções desse cara? Ô, ô, ô, Michael. Bom, primeiramente você primeir primeiramente você tem que Entender qual que é o risco daquilo que você se propôs a fazer, né? Você já falou aí dos impecílios que existem, né? Hoje a gente só tem aí o UFC, assim, a maior empresa, né? Lógico que tem outros eventos aí, mas todo mundo quer tá no UFC, né? Então você já sabe ali que as oportunidades elas são limitadas, né? Então eu não gosto dessa coisa que a gente vê hoje aí, por
exemplo, muitos coach dizendo paraas pessoas: "Ah, se Você aprender eh os ensinamentos do meu curso, isso, você irá conseguir o que você quiser." Não, cara, isso não existe. Então, a primeira coisa, quando você for começar, você tem que saber o seguinte, cara, é lidar com a realidade da vida. Qual é a realidade da vida? É saber que a única coisa que é certo é que nada é certo, tá entendendo? que você vai dar o seu melhor, você vai se dedicar, cara, mas as coisas poderão dar Errados. Por exemplo, uma lesão, acabou tudo, acabou tudo, né?
Foi o que aconteceu comigo. Eu treinei a minha vida inteira e eu tinha esse sonho de ter uma carreira internacional, de lutar no Japão, né? né? Eu queria lutar no Japão porque todos eh os atletas que eu admirava no esporte e que eu tive a felicidade de estar ao lado deles, Vanderlei, Chogum, Anderson Silva, eles lutavam no Japão e eu queria Lutar onde estavam as minhas referências, né? Então, esse era o meu plano e eu me dediquei para isso e eu fiz uma, a minha última luta no Brasil, eu fiz num evento em Brasília chamado
Capital Fight e eu fiz a última luta de rivalidade entre Shitbx e BTT. Eu lutei contra o Gerson Conceição, se eu não me engano, eu acho que ele também até era professor de muitai lá na BTT. E eu venci aquela luta, eu nocoutei o Gesso, mas foi ali a minha primeira Lesão. Quebrei minha mão, né? E aquela luta ali me credenciou para assinar um contato no Japão. Só que eu só fui lutar um ano depois. Caramba. Só que eu fui já com a mão ruim. Então, todas as minhas lutas internacionais eu quebrei a minha mão.
E as pessoas não sabem por quê? Não sabe, cara, porque eu sou o tipo de pessoa que eu eu não acho que eu tenho que ficar falando dos meus problemas para as pessoas, porque as pessoas não tão nem Aí, cara. Tão nem aí, tá entendendo? Sim, claro. As pessoas não estão nem aí. Então, vou ficar ali falando o quê? Só para para sentir em pena de mim, não para dar a justificativa. Isso. Para dar uma justificativa, sabe? E às vezes o cara, ele quer falar isso às vezes até para poder justificar a derrota. Não perdeu,
perdeu, pensa o que quiser, sabe? Mas eu quebrei a minha mão em todas as minhas lutas internacionais. Quebrei a minha mão sete vezes, seis Vezes a mão direita, eh, uma vez a mão esquerda. E eu tenho três cirurgias. Eu já fui pra luta assim, ó, de o Vanderley tava no meu corn em uma luta nos Estados Unidos. Ele eh ele foi pra China comigo, lutei na China, quebrei a mão e o Vanderle fala: "Continua dando aquelas, continua usando aquelas combinações." Eu olhei para ele, falei assim, quebrei a mão, mandei: "Puta". Aí depois eu recuperei, fiquei
dois anos sem lutar, fui lutar Nos Estados Unidos, nocoutei o cara. No momento que noei o cara, eu corri assim, ó, no corranderle tava lá, falei, quebrei a mão de novo, Vandlei, [ __ ] sabe? [ __ ] E aí eu fiquei vivendo esse conflito, cara, na minha vida, porque você fica com aquele negócio, com aquela mentalidade de atleta, você não pode desistir. Ah, isso tá acontecendo na minha vida para me testar, para me testar, sabe? Então, depois de sete vezes, cara, você ter quebrado a mão, Fazer cirurgia, aquilo dali trazia para mim um uma
guerra emocional assim, cara, muito grande. Aí o que aconteceu? Eu falei assim: "Cara, eh, eu vou dar um tempo de lutar". para ver se minha mão recupera. E minha mão não recuperava mais. Eu só fui saber depois que na primeira lesão o médico deixou a minha mão é 14º errado e calcificou errado. Então foi por isso que eu fui tendo esses problemas e eu não Sabia. E aí o Vanderley foi lutar no Japão contra o Brianstein, a última luta dele no FC. [ __ ] lembro. E aí eu viajei pro Japão com ele para poder
ficar no corr dele, eu, o Dida e o mestre Rafael. E aí, cara, apareceu uma oportunidade para lutar lá no no Punk Crazy. E aí eu fiquei, meu irmão, motivado de poder estar lá com o Vanderley, por ver o Vanderley de volta no Japão depois de, eu acho que era depois de 10 anos, se Se eu não me engano. E aí eu fui, cara, e fiquei no Japão lá mais três semanas para lutar. E, cara, durante todo o camp de luta, eu não fiz nenhum sparre. Você pode, se um dia o Dida vi aqui, você
conversa a expedi o Dida ficou lá comigo, eu fazia manopla só com uma mão, cara. Só com uma mão. Eu sabia, eu tinha certeza absoluta que eu ia quebrar a mão porque eu sentia dor, sabe? Primeiro sor que eu dei na luta, quebrei a mão, [ __ ] Aí ali, cara, ali eu lutei três Rounds, cara. É, perdi aquela luta na decisão. Eu lutei três rounds, Alexandre. O cara me dava as porradas assim na luta assim, cara. E a minha cabeça tava viajando. Eu não tava nem ali. Eu ficava ali questionando a Deus ali, pô,
por que que está acontecendo comigo? O senhor sabe que eu sempre fui um cara que me dediquei muito, cara. Eu tava correndo 4 horas da manhã no camp para essa luta e um e tava um inverno em Las Vegas, cara, Muito frio. E eu tava fazendo isso por quê? Porque o primeiro treino era 9 horas da manhã. Então eu queria fazer a minha corrida e ter um tempo de chegar em casa, descansar e dormir para poder ir treinar. Aí na hora da luta eu ficava questionando por que que isso aconteceu comigo? Por tanto cara aí
que não se dedica, eu dou o meu melhor, faço isso, aquilo e aconteceu, sabe? Então ali a dor emocional que eu tava sentindo ali, cara, não se comparava à dor Física, tá entendendo? Entendia. Então, eh, essa foi foi a a jornada que eu tive e dentro do esporte, só que eu nunca fiquei falando isso paraas pessoas. Hoje eu estou falando aqui porque as pessoas, muita gente me pergunta: "Por que que você parou de lutar? Você tá sempre treinando, pô, bem para caramba." E eu parei por causa disso, sabe? Então, como você pode ver, os planos
mudam, cara. É, os planos mudam. Então, se eu falar para você assim, ó, faz isso, isso, isso que Você vai chegar. Não, não é assim. Então o cara tem que entender primeiro de tudo que é um esporte de risco. Então se é um esporte de risco, onde as coisas são mais incertas compadas com outra produção, essa é uma das razões, cara, pelo qual você tem que dar o seu melhor. Você tem que investir em buscar informação. Qual que é o caminho mais fácil para que eu possa chegar aqui de uma forma profissional e diminuir o
tempo? Aqui no livro aqui eu falo a Respeito disso aqui. O esporte ele é um esporte que a minha tá evoluindo muito, né, cara? E tá crescendo muito lá nos Estados Unidos lá por UFC. E eu fico vendo assim as crianças nos Estados Unidos nos campeonatos de jugits, de wrestling, meu irmão, Android. Éend sinistro. Eu falo assim, daqui cinco ou de repente 10 anos, o MMA não vai ter mais espaço para um cara que tá começando com 20 anos de idade. Ah, Começar a treinar não, já não tem. Tá entendendo? Sim, esquece. Vai ser igual
no basquete, no futebol. Se o cara hoje chegar ali no futebol com 17 anos de idade, falar assim: "Eu quero me tornar um profissional". Esquece, esquece, esquece. É, cara, o último cara que eu ouvi falar que começou com 21 e explodiu foi o Poatan. Talvez o único, porque com 21, por exemplo, eu acho que o Shaolin tava aposentando, mas ele já fazia o kickbox. Não, ele começou com, mas ele é Um uma exceção, [ __ ] Só tem um pé. Isso aí. Isso aí a gente tem que entender isso aí também, que a vida tem
as exceções. Ah, cara, a exceção é o exemplo do burro. A exceção é o exemplo usado pelo coach, não é o coach, é o coach messiânico, charlatão. A exceção é usada por ele, a exceção é usada pelo político, a exceção é usada pelo cara que quer defender o seu ponto acima da razão. Uhum. Então, por que que eu tô te cortando para falar isso? Porque você Tocou num ponto aí que me chamou muita atenção. Você falou assim: "A gente na luta é ensinado a nunca desistir, sempre enfrentar". Isso tem um limite, não tem, irmão? Lógico
que tem. Porque eu concordo com a sua fala, eu venho dessa geração e hoje eu discordo disso. Porque não é sobre desistir. Desistir é quando você cansa. Só que não é sobre cansar, saber a hora de parar. É sobre saber a hora de parar. E você falar assim, ó, opa, isso aqui Não dá para mim. Não tá fazendo bem pra minha saúde mental, não tá fazendo bem pra minha saúde física, não tá fazendo bem para nada. Só que [ __ ] meu irmão, homem não chora. Isso ainda é meio que difundido. Isso junto com, ó,
você tem que acordar 4:30 da manhã, banho gelado, sexo com cinco virgens, corrida de 20 km, 300 burps. Uhum. trabalhar, voltar, porque se você não fizer isso, você não vai chegar onde eu Cheguei. Você fala: "Vai, não há trabalho, não há pobreza que resiste a 14 horas de trabalho." Mentira, mentira, [ __ ] Tudo pode acontecer, inclusive nada acontecer. Nada acontecer. Isso aí. E como é que você lida com isso? Você que é um cara que faz mentoria, cara. Cara, eh, na verdade, como você pode ver aqui, eu aprendi através da experiência, né? Você falou
aí, é, da dor, né, de Saber ter o limite. Dor. Eu não sabia ainda, né? Na verdade, os obstáculos que eu tive ali me moldaram uma nova pessoa, vamos dizer assim. Mas porque eu despertei sim e o que você falou aí é muito importante da pessoa entender que tem horas que é preciso você abandonar o barco, sabe? E refazer a rota, né? Isso aí. E eu aprendi, cara, com essa minha experiência. Por quê? Porque quando eu me aposentei, né? Na Verdade, eu nunca falei me aposentei, eu só deixei de lutar, né? Eu me lembro que
eu voltei do Japão e eu voltei no avião assim, cara, viagem inteira acordada assim pensando, pensando, sabe? Falei assim: "Cara, o que que eu vou fazer da minha vida?" E esse foi um dos motivos pelo qual eu escrevi esse livro. Aí, [ __ ] eu fiquei meio de num num estádio de depressão. Eu não falo depressivo porque eh é minha opinião, eu não acredito Muito eh nesse lance de depressão. Eu acredito em car em um uma queda de potência de de estado de energia você ficar triste por algo que aconteceu na tua vida. Mas depressão
não é sua tristeza não, irmão. Sim. Não, não, eu eu tô falando, não estou falando assim, na verdade, quero até corrigir nesses estados clínicos de pessoas que t trauma de infância, sabe? Eh, ou algum trauma, algo na vida, mas você vê aqui que eu Tava passando por uma tristeza que ela teve uma causa. E às vezes você fica fugindo de querer lidar com aquilo, é muito mais fácil você ficar falando pras pessoas: "Eu estou depressivo do que você querer tratar aquilo". E eu aprendi a lidar com aquilo ali, cara, sem ter ido em um psicólogo.
Não que eu tenha algo contra. Eu deveria, de repente ter ido na época, mas eu aprendi da pior forma. Eu aprendi o seguinte. Eu fiquei ali 8 meses ali, cara, numa numa bed ali, sabe? Sim. Eu não queria ir pra academia, não ia dar aula. Só aparecia, quer dizer, só aparecia na academia pedal, não treinava mais. Eu ia em um café que tinha embaixo ali do meu prédio ali, eu ficava sentado lá com a iPad, cara, o dia inteiro assim, porque desde os 13 anos de idade eu sou atleta, Alexandre. E eu falava assim: "Cara,
e agora? Por que que eu vou treinar um Monte, me dedicar? Sabe para quê?" Então assim, eu perdi como se fosse a minha identidade. Aí o que que aconteceu, cara? Eu me dei conta que tem coisas que acontecem na nossa vida que a pior coisa que tem é você querer ficar arrumando um culpado para coisas que não tem nenhum culpado. Sim, como eu te falei lá dentro do rim, quando eu quebrei a mão pela sétima vez, eu comecei a ficar questionando a Deus, questionando a Deus: "Ah, eu sou um cara Bom, sou isso, aquilo, Senhor,
por que que tá fazendo isso comigo?" Então eu tava querendo arrumar um culpado para poder transferir a responsabilidade que era minha para Deus. Sim. Tá entendendo? Claro. E quando eu saí, cara, daquele buraco ali, foi quando eu entendi isso, que eu falei assim: "Cara, tem coisas que acontecem na vida que o problema não é de ninguém, tá entendendo? É só a vida. Acontece com Você, acontece com qualquer um. Chove no quintal do pobre, meu irmão. Chove no quintal do rico. Às vezes a gente fica se fazendo de vítima. E era isso que eu estava fazendo.
Eu estava me fazendo de vítima. Então, a lição que eu aprendi ali é o seguinte. Às vezes tudo que você precisa para você melhorar na sua vida, passar para um próximo nível, se libertar de um estado de escuridão que você tá passando, sabe o que que é? É você aprender o desapego. Como assim, cara? Eu tive que ter esse desapego. Eu não vou ser mais um atleta profissional. Esquece. Ah, entendi. Vou mudar a rota. E eu estava aquilo que aconteceu comigo. E eu ficava todo dia questionando a Deus. Então eu entendi o quê? Às vezes
tudo que você precisa na tua vida, cara, você vai ter oportunidade aqui, se Deus quiser, de um dia por ter um estudo maior do que esse, vai fazer um talk show daqueles [ __ ] ao Vivo, tá entendendo? E às vezes tudo que você precisa para fazer isso acontecer na sua vida é isso aqui, ó. Ó, pegada, sabe, meu irmão? Você tem que lutar por aquilo, você tem que ter pegada. Só que às vezes, Alexandre, tudo que você precisa para você passar de um estado negativo para um estado positivo na sua vida, é isso aqui,
ó, cara. Ó, tá entendendo? Se desapegar as coisas. O que que acontece quando você se apega, pô, com um relacionamento Tóxico com uma pessoa, meu irmão, que não te valoriza, só abusa de você, meu irmão. Você vive a sua vida ali, um inferno na terra aqui, tá entendendo? E às vezes, cara, tudo que você precisa para você conseguir a paz do espírito que você quer, meu irmão, é se desapegar daquela pessoa e deixar ir. Porque tem coisas na vida, cara, que é igual uma estação na nossa vida, né? Tem coisas que vem na nossa vida
para ficar e tem coisas que vem, cara, que é para partir. E você tem que saber o momento, cara, de você desapegar daquilo que não estava fazendo bem para você. E foi ali, cara, quando eu aceitei, eu falei assim: "Cara, eu tô levando isso aqui para um lado muito pessoal. E não é pessoal. A pior coisa que tem é quando você leva coisas pro lado pessoal que não são pessoais. Entenda que as coisas acontecem com você e não para você." Eu fiquei sentindo aconteceu para mim, eu falei: "Não, bicho, você Não é especial. Isso aconteceu
para você igual acontece com todo mundo, tá entendendo? Então o que eu aprendi todo mundo, o que eu aprendi com essa lição é o seguinte, cara. Toda vez que eu tô enfrentando uma dificuldade na minha vida, onde eu começo a bambear e querer ficar muito me sentindo uma vítima, sentindo pena de mim mesmo, a primeira coisa que eu faço é olhar pras pessoas, cara, que estão numa Situação pior do que a minha. É para você poder se envergonhar, falar assim: "Cara, você não tem nada de especial. Olha o que que tá acontecendo com essa pessoa.
Aí você vê, cara, que a sua vida é uma bênção. Aí eu, pô, cara, eu tô aqui com jovem ainda. Eu posso ser o que eu quiser na minha vida daqui pra frente. Então, você vê que esse lance da identidade que a gente cria, sabe? você começa, você começa a achar que você não pode viver sem aquilo. E eu me Despertei, cara, a respeito disso aí, porque tinha uma situação que eu vinha numa academia aqui no Rio, eh, já quando eu morava em Curitiba, antes de de ter ido paraos Estados Unidos, sempre que eu veio
pro Rio, eu ia nessa academia para fazer a musculação. chegava lá, eu cheguei lá a primeira vez e o cara me conhecia das lutas e falou assim: "Não, pô, Michael Cost, não sei o quê, não, não, não, aqui tu não vai pagar, não, libera para ele Aí". Eu falei: "Não, pô, eu eu quero poder pagar aqui uma semana que eu vou ficar aqui para poder treinar". E o cara eh não me cobrou, sabe? Não fez questão de me cobrar. E todas as vezes que eu vinha pro Rio ia lá treinar, era a mesma coisa, sabe?
E às vezes eu falei assim: "Cara, vou treinar outra academia porque eu não eu não gosto disso, sabe?" Mas, pô, eu conheci uma galera na academia e eu falei assim: "Cara, eu se o cara quer Fazer isso por mim, beleza". Mas aí depois que eu me aposentei, cara, eh, eu parei de lutar, teve uma vez que eu fiquei uns dois anos sem vir nessa academia e eu já tinha parado de lutar, já tinha esfriado, né? Meu nome não tava mais em lugar nenhum, né? estava no anonimato. Aí eu lembro que eu cheguei nessa academia e
na hora que eu entrei assim, o cara, o gerente tava bem assim, cara, na recepção assim, ele me viu assim, na hora que eu fui Entrar na academia assim, ele fingiu que não viu e saiu. Putz, aí a menina foi lá e me cobrou, cara, nenhum problema, porque eu acho que a gente tem que valorizar o negócio das pessoas, sabe? Foi ele que me ofereceu aquilo, eu não pedi, mas aquilo que ele fez ali naquela época me fez me sentir muito mal. É, ali foi um despertar para mim. Eu falei assim: "Caraca, o Michael Costa,
o filho da dona Iraccia e do seu Levi, nunca foi Importante para esse cara. Nunca era o que eu fazia que era importante para ele, sabe?" Então foi ali que eu entendi, falei assim: "Pô, eu não quero que isso seja a minha identidade. Eu não sou um, eu não quero ser um cara que se sinta valorizado e amado por alguém por causa daquilo que eu faço." Então, mas aí a diferença entre o é e o está. Isso aí, isso é muito claro na minha cabeça. Você não é, você não é, você está apresentador do podcast.
Você está Isso aí. Se essa [ __ ] parar, em duas semanas, ninguém mais quer tirar foto contigo. Isso aí. Você quer ver uma rede social que embriaga as pessoas desse sentimento personalizado, personificado? É o LinkedIn, porque todo mundo ali é uma rede profissional, né? E aí todo mundo ali é o seu cargo. Seja porque você quer melhorar de cargo e você faz uma rede de relacionamentos para que vejam seu Currículo e te contratem, seja porque você já tá onde você queria chegar e quer mostrar o mercado ali, as suas funcionalidades. É um é um
emaranhado de esquizofrenia corporativa, onde todo mundo é inclusivo, todo mundo é legal, mas na hora que a [ __ ] da rola entra, meu irmão, bate a meta ou eu te demito. Essa é a real. E ali muita gente esquece que ela não é, ela está. E quando ela deixar de ser o seu post com 3.000 curtidas, passa para Três curtidas. Isso aí eu acho maravilhoso. Eu nem atualizo meu LinkedIn, [ __ ] Não tô mais no mundo corporativo, mas eu acho maravilhoso observar ali, porque ali você vê as pessoas escrevendo e fala: "Caralho, mentira,
eu te conheço". Não é isso aí? E a gente vai voltar no nosso assunto da primeira conversa, rede social. traz muito desse sentimento que você nadora aprendeu a se livrar dele, que é Eu sofro mais pelo que eu não vou ter do que pelo que eu não tenho de fato. Entende a diferença? Entende a diferença? Eu tenho saúde, eu tenho um filho, eu tenho uma família, eu tenho esposa, eu tenho uma casa que é minha. Isso é mais do que motivo para estar feliz. Só que se eu for pro mundo da comparação, fodeu. É, eu
vou achar muito mais motivos para não estar feliz. É porque você sempre vai achar alguém melhor do que você, sempre vai achar Alguém que tem algo melhor do que você. Não, eu vou achar alguém que está, segundo o meu julgamento, melhor do que eu, apesar de eu só tá vendo uma fração da vida dele. Então, eu não me apego, brother, ou faço exercício para não me apegar. Por isso eu separo minha rede pessoal da profissional, cada coisa no seu canto. E ser cético quanto a isso para mim é remédio. Sim. Entendeu? Só que tem um
ponto da sua conversa que eu queria voltar da nossa conversa, que foi A parte do o banho gelado que o coach manda. Eu, então, deixa eu só esclarecer aqui. Não tem nada contra a banheira de gelo. Eu acho maravilhoso. Eu com 44 anos treino pesado, ferro o meu ombro. Nada melhor do que uma banheira de gelo para fazer aquele trabalho de analgesia, sabe? Para que eu possa curar a dor e tudo mais. É maravilhoso falar que a solução da sua vida tá no banho gelado que você toma às 4 da manhã. É um caô do
[ __ ] E aí Você falou num ponto que foi que foi às vezes tudo que você tem que fazer é desapegar. E você falou às vezes, porque eu vou falar aqui, não é para te corrigir, mas muitas vezes o que você tem que fazer é pedir ajuda, cara. Porque dependendo da condição sozinho. Não, mas mas pedir ajuda era um desapego, porque eu passei a fazer isso, eu passei a a estudar, passei ir atrás de outras pessoas. Pode me ensinar isso? Eu quero aprender a ser um melhor líder no esporte. E depois que aconteceu aquilo
dali, cara, eu tive a oportunidade de ser treinador de 4D Ultimate Fighter. Irado, tá entendendo? Então você vê como que as coisas mudaram na minha vida. Porque então quando eu eu quando eu disse a respeito, desapegar, é isso, cara. Você pedir ajuda à pessoas e a gente tem que entender isso, sabe? Sim. A gente tem que entender, cara, eh, que a gente não tem que se fechar Por conta das nossas vulnerabilidades. Ih, [ __ ] Mas aí a gente vai voltar lá no início. Lutador não desiste nunca. Lutador nem assume se é vulnerável. Mas de
onde você acha que Mas de onde você acha que veio isso aí? No livro aqui eu falo a respeito disso. E de onde a gente era moleque na nossa época lá, né? Fala aí os filmes que a gente assistia. Vanime. Ah, brabo. Eh, o Rambo. Sim. Eh, os cara, meu irmão, a cultura, a cultura no geral quebrava todo mundo, Né? Quebrava todo mundo. E no final, meu irmão, não tinha para ninguém. Sim. Então, quando a gente tava jogando bola quando era moleque ali e o teu time perdia, era zoação, meu irmão, a semana inteira frangolindo,
isso, aquilo, tá entendendo? Se você chorasse, o que que acontecia? Mariquinha, viadinha, né? Aí quando as meninas tava brincando ali, uma menina se machucava, uma chorava, o que que acontecia? Todas as amigas vinham ali e dava suporte. Então, a Gente foi criado eh não diretamente o lutador, mas o homem sim com essa mentalidade que homem não chora, né? Homem não chora, não. Homem chora sim. Aí o que que acontece? Você cresce, cara. você fica, você fica com medo de expor, de chorar as suas fraquezas, porque fraquezas e, né, é considerar, você fica com medo de
expor suas vulnerabilidades, porque vulnerabilidade é conhecida como Fraqueza no nosso meio masculino. Aí você entra num esporte, cara, que é um esporte violento, né? [ __ ] mas deixa eu te cortar. Mas era para ser o contrário, porque eu vejo eu, se você não mostrar, olha, eu tenho a minha guarda é ruim, vamos trabalhar ela, se você não mostrar sua vulnerabilidade de treinar ela no esporte, você tá morto. Não era para trazer isso pra mentalidade. Mas mas a gente mostra nessa Questão, a a gente mostra nessa questão, pô, preciso aprender isso aqui, preciso ficar melhor.
Mas tem coisas que o cara não mostra. O cara perde uma luta e ele fica com medo, com receio de ir para outra luta. Ele não comenta aquilo para ninguém. É, eu conheço vários atletas de MMA que o cara profissionais que o cara sente medo antes de entrar na luta, mas ele não fala aquilo, ele não conversa sobre aquilo, sabe? Porque ele acha que ele é o único que tá sentindo aquilo e Se ele falar, ele pode receber a fama de ser um cara frouxo, tá entendendo? Então, o que que acontece? O lutador de MML
já tem esse negócio da galera ver a gente, meu irmão, como eh uns samurai, uns guerreiros, né, cara? Herói, milhões de pessoas estão te vendo ali. Aí já tem essa coisa do homem não demonstrar fraqueza. Então o que que acontece? Quando o cara começa a ter um conflito interno ali, ele esconde de todo mundo e sofre sozinho. Entendendo e Sofre sozinho. E isso aí tem muitos lutadores, cara, que você vê ali que depois de uma derrota o cara nunca mais é o meio, porque o cara tá lidando, irmão, com uns conflitos ali, só que ele
não tem ninguém de confiança do lado dele para ele poder falar aquilo. Que doideira, sabe? Sim. Então, se você não você não ter pessoas para para você conversar e você entender que aquilo ali é normal, a gente vai ficar sempre carregando esse negócio de que, [ __ ] o Homem não chora, chora, [ __ ] né? E é por isso que a gente vê aí isso que você falou aí do banho gelado. Eu acho assim que eh às vezes é complicado você falar assim: "Ah, nós estamos vivendo em uns tempos, não, nós estamos vivendo em
um dos tempos mais difícis." É difícil falar isso porque a gente não conhece os outros tempos, né? E eu acredito que a história sempre é um ciclo, sempre vai ter esses tempos que a gente vai dizer, né? Então, pô, mas eu Acho que a gente tá num dos tempos mais confortáveis do planeta, da história da humanidade. Você não acha não? de conforto. De conforto, sim. É, eu acho, eu de conforto, sim. Eu acho que a gente tá numa, num dos tempos mais confortáveis, entenda, eu tô viajando nisso e hoje eu uso muito, eu uso chat
GPT, uso Grock e uso depsckum e uso Cloud. Uhum. quatro GPTS para que você faça o mesmo prompt nos quatro, pegue as referências e fontes de cada um e viaje Nas suas questões. Eh, e como os GPT estão bem treinadas para minhas doideiras que eu escrevo ali, os meus chats, cara, eu hoje tô convencido de que o problema, o problema não tá no sistema, o problema tá na gente. Lógico, cara. O problema é comportamental. é comportamental, mas não é lógico. Não é lógico, porque a gente nunca, a gente poucas vezes encontra alguém para discutir as
ideias. Ou a gente Personifica e aí acabou a conversa porque vira time A versus time B. Uhum. Ou a gente põe culpa no abstrato. Não, mas é culpa do capitalismo, não é culpa do não sei quê. É culpa, a culpa é nossa. A culpa é nossa, porque tá confortável. Então, é justamente por isso que a gente tá vivendo um dos tempos mais difícis, talvez por isso, porque tá confortável, né? O que que acontece quando se eu chegar para você e você, Vamos supor que você é um lutador e você tá na semana de luta aqui,
você tem que perder 7 kg, você tá numa fome do caramba, pô. Na semana da luta você sonha com comida. Imagina, sabe? A coxinha, pro cara que gosta de coxinha, ela aparece no sonho ali perseguindo o cara, né? Porque você fica naquela abstinência de comida. Aí vamos supor que sushi seja sua comida favorita. Aí eu falo assim: "Alexandre, meu irmão, depois dessa luta eu vou te levar num Melhor sushi da cidade aqui, meu irmão, para você ir a fora. Aí você luta. Aí depois da luta, você fica o dia inteiro sem comer para ir naquele
sushi favorito. Fala: "Meu irmão". Aí você vai lá e come, come, come. Só que você come até você passar do limite, sabe? Aí você fica como naquela sonolência, né? Chega no dia seguinte, você tem tanto sódio no teu corpo, você comeu tanto que se eu chamar para ir naquele restaurante de novo para comer a sua comida favorita, De repente você vai falar assim: "Cara, tô numa leszeira, não vou não." É moral da história, o animal quando ele tá muito satisfeito, ele dorme. Então esse esse conforto todo é o que tá trazendo essa dificuldade para alguns
sim. Para alguns sim, tá entendendo? Então, o que que acontece? A gente tá vivendo em uma época de eh conflitos de identidade, porque todo mundo tá aí, cara, na internet querendo dizer para as pessoas o que que elas têm que fazer na vida Delas. Aí o cara chega para você, perdão, porque o cara é uma influência naquilo que ele faz. E infelizmente pelo cara tá focado no lucro, ele acha um nicho perfeito de negócio onde ele vai falar assim: "Pô, eu vou investir na banheira do gelo, eu vou bater nessa tecla". É isso aí, sabe?
Cara, banheira de gelo tem os seus benefícios da mesma forma cara que você e dar uma corrida, Qualquer outra coisa. Então o cara ficar nessa, ah, tem que fazer banheira de gelo porque isso, cara, isso é maior balela. E eu faço a banheira de gelo e faço porque gosto, mas eu falo se você não quer fazer, não é solução da tua vida. Ah, você tem que acordar cedo. Os vencedores acordam cedo, 5 horas da manhã, cara. Você acorda o horário que você quiser, desde que você tem responsabilidade para fazer o que tem Que ser feito.
Não fale com seus compromissos consigo. Eu concordo, sabe? Você não pode ficar se comparando. Aí o cara agora quer acordar 5 horas da manhã para poder seguir lá o guru, aquilo que ele tá dizendo. Eu falei assim: "Meu irmão, isso não vai trazer o teu sucesso na sua vida. O importante é você ter prioridade um agendamento no seu dia. Não importa se você vai fazer meio-dia, uma hora, você tem que fazer aquilo que eu falei do leão. O leão ele dorme de 18 A 20 horas. Ele tá acordado ali entre 6 e 4 horas. Só
que quando ele tá acordado, meu irmão, ele tá trabalhando, tá entendendo? Então, não é a hora que você acorda, é a hora, meu irmão, que você produz isso aí. Porque também tem o fato de você estar ocupado não necessariamente você tá produzindo, né, meu irmão? Lógico, lógico. Você pode estar correndo em círculo para [ __ ] Tá entendendo? Você tá correndo, tá Correndo e você nunca vê a linha de chegada, você só tá ocupado. Felipe me falou de um chefe dele que via a galera parado, gritava: "Ah, como é que era, filho?" Então, porque aquela
cultura de se tu se tu não tá ocupado, eu tô perdendo, cara. doideira. Então, hoje a gente vê aí eh um monte de aproveitadores, eu chamo de estelionatário, né? Hoje as pessoas falam assim: "Pô, o Estelionatário tá aí, cara, na tua rede social, você deve Seguir uns cinco deles aí e você nem presta atenção, tá entendendo? Aí o que que acontece? Começam a colocar uma pressão. Eu tava até falando ontem a respeito das influências que vocês seguem. fala assim: "Cara, por que que você segue esse cara aqui da arte, da música, do esporte? Você já
parou para se perguntar o que que esse cara tem agregado paraa sua vida? Será que ele tem agregado algum valor? Você aprendeu Alguma coisa com ele ou será que ele só está te entretendo e você nunca pensou?" Sabe? Mas entretenimento também não é bom. O entretenimento é bom, mas o dia inteiro é, tá entendendo? passar 8 horas. Pô, as pessoas, meu amigo, as pessoas só buscam entretenimento. 8 horas na internet, oit eh 6 horas no Instagram. Parece que o Brasil é um dos países, tá entendendo? Que mais consome. Então, pera aí, cara. Você você é
um você se dá o luxo de ter entretenimento Quando você fez o que tinha que ter feito, responsabilidade. Mas o algoritmo foi feito para isso, te viciar. Sim. Mas eu mas você tem que ter responsabilidade de se cuidar. É por isso que eu estou falando aqui, por exemplo, isso, eh, eu tenho visto isso acontecendo bastante e no meio maromba. Esse meio maromba e já vou dizendo aqui, eu não tenho nada contra. Primeiro porque eu faço musculação desde os 12 anos de idade. Desde os 12 anos de idade. Tem Musculação todo dia. É bom para você,
sabe? Eh, meu irmão, é um é uma é a base, né? Atividade, sim. Sabe, tenho vários amigos eh que são body builds profissionais. excelentes profissionais e respeito, mas tem muitos influenciadores aí do meio maromba e influenciadores, meu irmão, que tem milhares de seguidores conhecido para caramba, que estão aí em podcast filosofando, falando que, pô, se o cara não meter o shape, meu irmão, você não Pode se considerar um homem se você for um cara que não puxa ferro. Mulher não gosta de um cara fraco. Uma pessoa fraca, cara, ela não não atrai a ninguém, não
tem nada de admirável. Aí você vê o cara falando isso, fala assim: "Um homem ele tem que puxar ferro, tem que meter o shape, se não meter, tá entendendo? Eu vejo vários falando isso aí". Aí você vai ver o cara fazendo conteúdo, se comportando como um moleque, umas brincadeiras, sabe? Aí vai Andando nas academia, entra nas academias sem camisa, assim. Eu falei assim: "Esse cara tem quase 50 anos de idade. Ele fala que se o cara não levantar um ferro, ele não é um homem, mas ele acha que isso aí é se comportar como homem.
Então você vê que os caras tão fazendo o quê? Os caras estão falando de você fazer a musculação, mas eles não estão preocupados com os benefícios da força. Por exemplo, você tá aqui com a tua esposa aqui, acontece Uma situação de que você vai ter que entrar em um conflito físico, pum, a musculação vai te ajudar, porque você vai ser um cara que vai ter força, vai aguentar o tranco, esses benefícios não. Os caras só vende é vaidade, meu irmão. Porque os cara, se você vê essa galera da maromba aí, o canal desses caras no
YouTube, meu irmão, é um canal de fofoca. É um canal de fofoca. É, é um polêmica o tempo inteiro falando de outras pessoas. Isso é ser homem, se Comportar como homem, tá entendendo? Então você tem que ver também, cara, que a gente tá com umas bostas de influência aí e a molecada não vê isso. Pô, é importante você ter um físico bacana, cara. Mas é importante você desenvolver também intelectualmente, espiritualmente. O cara falar isso para você, aí você tá ali, um moleque magrinho e aí o cara chega na academia e trata o moleque igual um
babaca. E eu falei isso ontem justamente por ter Visto isso eh na academia. Eu tava ali treinando na Bodytech ali e tinha dois moleques assim treinando e foi pedir para reservar eh eh poder revesar, pô, [ __ ] falou revesar o aparelho, revesar o aparelho com com maromba lá. E o maromba falou assim mesmo pros moleques: "Ah, frangolino, sai daqui". Então eu eu falei assim: "Então porque você tá cheio de músculo aí? Você se acha mais homem do que esse moleque?" E o cara, meu irmão, os caras ficam aí na Internet aí o dia inteiro,
a gente só fala de músculo de corpo. Se você só tem músculo e você não tem um conteúdo intelectual, meu irmão, você não tem nada que te faça ser mais homem do que o meu sobrinho de 7 anos de idade, sabe? Então assim, você vê assim que a galera tá tudo vaidosa. O cara tá querendo botar eh o tal do shape, mas não é porque aquilo dali vai beneficiar a saúde dele, não. É para vaidade, para tentar conquistar uma mulher. Isso é Coisa de homem fraco, tá entendendo? Isso é coisa de homem. É isso aí.
Isso é coisa de homem fraco. Agora você chega para mim e fala assim: "Ah, se você não meter o cheve, você não é não é um homem". Eu falei assim: "Pôra, então o que que você vai dizer de um cara igual Marte Luther King? De repente nunca pisou dentro de uma academia, mas olha o que que o cara fez, a causa que ele lutou". Então você tá dizendo: "Se o cara não puxar um ferro, ele não é um Homem?" Não, meu irmão, você é um homemado. E outra coisa, cara, o cara que fala isso, ele
não quer influenciar ninguém a puxar ferro, não. Desculpa, não quer. Porque olha só, todo dia, e isso é man, é todo dia, pá, o Connect já botou, sei lá, uns 1000 caras na academia, se eu contar aí tem 3 anos. Todo dia eu recebo de alguém e falou: "Pô, cara, eu comecei a treinar com 40. Eu comecei a treinar tudo por causa do seu Conteúdo. E eu nunca falei que quem quem não treina é frouxo, até porque hoje eu não tô treinando. Fui voltar a treinar e me machuquei. Valeu, Flecha, tamo junto. Eh, tô zoando
aqui. Não foi o Flecha que machucou, não. Machuquei porque machucou mesmo. É quando você fala para um cara assim, ó, eh, tu é gordo, tu é escroto, tem que se [ __ ] você não tá ajudando o cara. Sim. Tá [ __ ] mais o cara. Lógico, Lógico. De repente só rebenta. Você tá você tá fazendo um um um julgamento a respeito da condição da pessoa que você não tá inspirando a pessoa nada, não tá inspirando em nada. Então, o cara que faz isso tá viajando. De fato, o que eu costumo falar é, cara, quem
nunca treinou, treine pelo menos uma vez, porque eh você vai se sentir potente, você vai se sentir capaz, o quanto mais você puder, porque é muito bom, vai te Beneficiar. Mas se você não fazer isso, você optar por fazer uma corrida, meu irmão, você tá bem também, tá entendendo? Porque eu eu só tô falando isso porque eu vejo a molecada aí com esse negócio, ah do shape, não sei o quê. Não, os moleques com 20 anos estão tomando produto, tá entendendo? Então você vê que é por causa da a vaidade, a vaidade. Aí o cara
chega, eles falam assim para você assim: "Não, pô, e tu tem que ser um homem de atitude, pô". A Atitude é o quê? É atitude intimidad de intimidar um moleque dentro da academia? Não, cara. atitude que você tem que para para você ser um homem é a atitude de você, meu irmão, saber defender os seus valores, cumprir as suas obrigações. Meu pai nunca foi numa academia, cara, fazer musculação. Meu pai, cara, nunca deixou faltar nada dentro de casa. Me deu uma boa educação, sabe? Trata as pessoas com respeito, me ensinou boas lições de vida. Pô,
o cara vai falar para mim que Meu pai não é um homem só porque ele não vai na academia puxar ferro. Eu não estou dizendo aqui que o cara tem que fazer. Eu sou um apoiador aqui do esporte nato. Você tem que fazer o ferro, musculação, isso vai te ajudar, mas se você não fizer, você não vai deixar de ser mais ou menos homem por causa disso. Então, a atitude que esses caras estão falando é uma atitude, cara, totalmente em torno de uma vaidade. A atitude verdadeira é essa, você ser um Homem, entender quais, quais
são as suas responsabilidades, né? O que que você tem que fazer no seu dia e os seus compromissos. Quando a sua palavra você dizer sim para uma pessoa, você vai lá e aparece. Agora a atitude que tem é essa, cara. É por isso que eu gosto do leão. O leão ele é um animal assim que eu admito para caramba. O leão, você vê, ele não é o maior animal, ele não é o mais pesado, ele não é o mais forte e ele não é o mais rápido, mas é conhecido como o rei Da selva. Pô,
como que pode ser o rei da selva se ele não é o mais forte, não é o mais rápido, não é o mais alto? Por causa da atitude dele. Por causa da atitude. O leão quando ele olha ali para um elefante, olha, o que ele pensa? Comida. O elefante quando olha pro leão, o que que ele pensa? Perigo. [ __ ] bem mais pesado. Então você vê que é atitude. Então a gente tem que ensinar essa molecada a você ter o quê? Um senso de valor, cara. saber quem você É como pessoa. Você quer fazer
isso aqui, você quer fazer a musculação porque você gosta, é bom para você. Quais são os benefícios? Você quer fazer por causa eh das qualidades que irão trazer pra sua saúde? Você só quer fazer porque você quer parecer igual aquele cara? Porque a gente vê isso aí, muitas, muitos moleques aí, cara, eles lidam com essa insegurança. A molecada tá lidando com essa questão segurança. Veja uma Série na Netflix chamada adolescência e você falou: "Quero assistir". [ __ ] irmão. A internet [ __ ] a cabeça desses moleques. E é a insegurança que leva ao desespero,
que leva à loucura, que leva ao extremo. A insegurança. A insegurança te dá a possibilidade de O medo sempre foi uma arma muito usada, né, meu irmão, mas fácil tu gerar medo ou educar. E aí quando você acha o código da insegurança, tu maneja como quer. E aí, meu amigo, num adolescente isso é um Estrago. E é isso que estão fazendo com a molecada, tá entendendo? Pô, eh, eu tenho que fazer banheira de gelo, eu tenho que fazer musculação. Isso aqui o cara eu não faço sou merda, tá entendendo? Daqui a pouco o que que
acontece? O cara não sabe o seu valor. Por exemplo, um café desse aqui, ó. Um um café desse aqui em um bairro de comunidade é R$ 3. Um bairro nobre 6 dentro do aeroporto sete no Starbucks R$9,90. E geralmente é o mesmo Tipo de café. A única coisa que muda é o preço. E por quê? Ah, porque não é sobre o café, é onde o café está. Muitas vezes você sente como as pessoas elas eh não enxergam o seu valor, mas não é porque você não tem valor nenhum, é porque você muitas vezes pode estar
num lugar errado. Às vezes você tá ao lado, cara, das pessoas das pessoas erradas. Às vezes você tá dentro de um ambiente, Tá preso em um ambiente que não foi construído para conhecer o seu valor. Então, ao invés de você ficar ali eh se subestimando, duvidando do seu valor, você tem que perguntar para você onde eu estou. Porque se uma merda de um cafezinho custa R$9,90 só porque mudou de um lugar pro outro, só porque está em um lugar diferente, imagina, cara, o que pode acontecer na sua vida quando você se colocar nos lugares certos.
Então, assim, você tem que parar de se Subestimar e buscar encontrar as pessoas, cara, que combinam com as suas ambições na vida. Tá, mas deixa te fazer uma pergunta. e jamais perder o tempo com pessoas que elas não enxergam a sua visão e entender que na vida muitas vezes você irá ser obrigado a deixar certos ambientes para que você possa mudar para níveis maiores na sua vida. Então você teve é o poder da influência. é poder da influência, mas eu queria entrar na questão do ambiente que você Trouxe aí no ambiente das academias por onde
você já passou, luta, preparação e tudo mais. Não, deixa eu melhorar a pergunta. Hoje a gente vive de novo na era onde você não tem mais criança na rua, tá todo mundo na internet. Então você quando quer uma referência você busca na internet, correto? Humum. E o que eu vejo, um efeito muito comum hoje em dia, é que essa [ __ ] não tá carregando. É Que os valores não são mais valores, são quanto valem. Entende a diferença? Não é sobre valor, é sobre preço. Então, se o coach fulano de tal tem um patrimônio de
30 milhões, o que ele construiu passa a relativizar sobre quem ele é. E quando esse cara recebe críticas, você vê as pessoas falarem assim, ó: "Pô, invés de criticar, aprende com ele. Olha o que que ele já construiu." Tu fala: "Caralho, isso é bizarro". É por isso que a maior parte deles, a estratégia do dos coachentar a mais básica é o quê? Botar tá no carro, mostrar a foto da casa e falar. Isso. Então, mas aí então aí deixa eu concluir. Antigamente no jitsu e acho que ainda hoje em muitos lugares dizia-se eh no tatame
todo mundo é igual, não tem essa. E aí eu já vi um idiota falando: "Não, ninguém é igual, [ __ ] Duvido um faixa branca chamar um preta". É o que o imbecil não a Diferença de hierarquia para equidade é o sabe aí você fica quieto porque fala não vale a pena, deixa você já vê que é uma uma pessoa resistente resistente. Hierarquia não tem nada a ver com igualdade, equidade, etcum, salvando a hierarquia que precisa existir, um tatame é é um lugar onde todo mundo é igual. Uhum. Se um branca der três tapinha, ele
vai ter o respeito que um preta tem. E o código, a maravilha da luta, incluindo o jugit, o Judô, é que eu posso nem falar com você, posso não me dar bem com você. O código do território chamado Doj: "Eu não posso passar daqui". Uhum. bateu, valeu. Só que hoje, dependendo do preço desse cara, pelo que ele construiu, ele vai chegar na sua academia, vai ser super bem recebido, vai ter uma aula particular contigo, vai vender o curso dele e você que se não gostou, vai embora. Aí você fala: "Caralho, não é sobre o que
eu aprendi." Entende o que eu tô o que eu tô falando para você? Isso aqui é para que as pessoas vejam e falem: "Cara, não é para mim, não é a melhor academia. Pode ser até mais bonita, mas eu vou meter o pé porque de novo, tudo que você trouxe aí eu concordo. E quando a gente começa a relativizar, [ __ ] mas olha só o que o cara construiu, aprende com ele, meu irmão. Nem todo você vai aprender, [ __ ] Senão daqui a pouco Marcolha Referência, [ __ ] Construiu o PCC. Sim, sim,
[ __ ] Sim. Entendeu, brother? É muito difícil hoje você conseguir mostrar pras pessoas que nem tudo que reluz é ouro. A frase é velha para [ __ ] Mas entendeu a minha viagem aqui? Não, mas não é viagem não, cara. Essa é a realidade. As pessoas elas estão eh eh seduzidas e e cegas pela pelas aparências. Aconteceu isso comigo uma vez, cara, nos Estados Unidos. molecão. E eu tinha visto um carro na época, cara, uns 15 anos atrás, um 350Z, [ __ ] conversível. Eu falei assim: "Caraca, que carro maneiro". Sabe? E eu tinha
visto o carro naquele crags nos Estados Unidos, tem que a pessoa faz o anúncio do carro e você vai lá comprar. Sim. E aí eu marquei de lá na casa do cara ver o carro, né? Fui lá ver o carro, irmão. Cheguei lá, o carro tava do lado de fora Daquelas garagens assim americana assim, sabe? Lavadinho, lindo, lindo. Meor fiquei maluco. O cara falou: "Quer dar uma volta?" Eu falei: "Pô". Aí deu uma volta, cara, no carro ali na no bairro do cara e [ __ ] fiquei maluco. Eu falei: "E assim, [ __ ]
eu quero carro, vamos fechar o negócio." E é assim, você paga na hora, o cara já te dá o documento do carro e você vai embora, sabe? Uhum. Eu levei o carro para casa assim, meu Irmão, todo feliz assim e eu precisava agora ir no DM MV para poder registrar o carro, né? Só que eu tava ocupado, cara, com umas obrigações na época. Eu não sei o que que aconteceu. Demorou coisa de seis dias para que eu pudesse levar o carro no DMV. E o carro tava com a capota baixa, né? Quando eu andei lá
com cara, do jeitinho que eu tava sonhando, né, que você vê, você já fica imaginando você com o bracinho assim, né, tipo dentro na cara, dentro Na cara, né? E aí o carro ficou lá na garagem. Aí depois de seis dias eu fui levar o carro no DMV para poder eh registrar o carro. Cheguei lá, fiz o registro do carro e, [ __ ] fiquei umas 3 horas lá esperando. E quando eu tinha ido pro DMV, tava um solzinho assim, [ __ ] gostoso, sabe? Mas na hora de ir embora assim, meu irmão tava quente.
Eu falei assim: "Caralho, não dá para com essa capota, sabe? No carro." Aí eu fui, fechei e fui Ligar o ar condicionado. Quando foi ligar o ar condicionado, o ar condicionado não tava funcionando, tá entendendo? Sim. Aí eu falei assim: "Caraca, o ar condicionado não tá do carro não tá funcionando, pô". E é caro para você consertar um ar condicionado. Sim. É. E eu fui tentar falar com o dono e o cara falou: "Não, quando eu te vendi o carro, o ar condicionado tava funcionando". Moral da história, eu tava tão cego com a beleza do
carro, com a Aparência do carro, que eu não vi as coisas que eu deveria ver no carro. Eu não fiz um checklist no carro, não foi ver se a seta tava funcionando, nada. E é justamente isso aí que tá acontecendo na vida. As pessoas estão tão focadas no brilho, na beleza daquilo que parece, que elas não vê, não observam as coisas são importantes. Então eu aprendi com essa lição, cara. A gente vê hoje isso acontecendo, sabe? Sim. E é difícil, mas eu acredito que isso Vade de cada um, sabe? Eu tento eh poder exercer o
máximo possível uma boa influência através daquilo que eu faço. Eu não vou falar para você fazer aquilo que eu não faço e nem vou ficar te dando ideia errada. Não, pô, faça isso. Eu falei: "Cara, essa dieta aqui que eu faço, cara, ela funciona para mim, mas não vai funcionar para você. Ah, não tem milagre. Ah, tá. Eu também tenho um físico assim, não é só por causa da dieta, eu coloco 3 horas de tremendo Todo dia, sabe? não ficar enganando. Então assim, a gente tá num momento assim confuso, né? Por causa que a molecada
ela vai assim pelo lance assim, elas ficam impressionadas imediat isso aí. Mas mas eu sei que é difícil falar isso, ainda mais na minha posição. Eu não sou pai. Eu não sou pai. Então, é muito fácil eh tomar um banho aqui de modalidade e ficar falando assim: "Ah, você tem que falar isso, não é isso". Mas o que me sustentou no mundo para poder bater de cabeça, cair, levantar, cara, foi dos princípios que meus pais me deram. Então assim, eu acredito que também isso aí, por exemplo, a gente tá tendo uma conversa como essa aqui,
um cara, se ele achar interessante, um pai achar importante, pô, dá uma olhada aqui no que esses caras estão conversando aqui. Pô, deixa eu criar uma estrutura para poder educar o meu filho, pelo menos alertar a respeito disso. Ó, Filho, tem nada errado você seguir pessoa fulano e tal, mas o que que você tá buscando? Você já parou? O que que isso vai te beneficiar? Sabe, eu, por exemplo, assim, eu aprendi muitas coisas quando era pequeno. Acho que eu fui aprender mais quando eu era adulto, mas ficaram ali. Meu pai me ensinou muitas coisas ali
através dali da Bíblia. Eu acho que a Bíblia é um excelente livro. Não tô querendo entrar na a falar sobre Religião. Só quero dizer porque a Bíblia é o quê? A Bíblia é um livro de história, cara, de pessoas. Isso aí, de acontecimentos. de personalidades, de todo tipo de personalidade, cara, que você vê hoje no mundo, tem ali na Bíblia. A Bíblia, cara, ela é um um livro de duas partes. Ale tem duas histórias, o lado positivo e o lado negativo. O lado positivo diz assim, ó: "Esse cara aqui, ó, veja o que que ele
fez. Ele é um babaca. Não faça o que ele Fez. Esse cara aqui é um exemplo. Busque copiar o que ele faz. Hoje o cara não sabe, não sabe quem que são os vilões, não sabe quem é os heróis. O problema é esse. Hoje os vilões usíblia. Sim. Então isso que eu tô falando. Hoje os vilões eles estão sendo vistos como os heróis e os heróis estão sendo vistos como vilões. Sabe por quê? Porque as pessoas elas perderam a habilidade de serem o quê? Eh, eh, pensadores, né? Independentes. É, todo mundo aperta o Play. É
todo mundo, a ideia é do coletivo, não é do cara, né? É igual você tem ali um programa ali, pô, um software, copia e cola, aperta o play, pronto. O cara tá te criticando aqui, Alexandre, de uma coisa aqui que ele nem sabe se ele concorda. Ele tá repetindo, ele tá repetindo o que alguém falou, né? Então assim, tem gente que que acha assim, cara, eu sou atleta, eu sou um lutador, eu sou um bodybuilder, eu sou um empresário, eu não tenho que ficar Sendo dando bom exemplo para ninguém. Falei: "Tudo bem, cara, tudo bem,
eu respeito isso. Não é a sua obrigação, sabe? Não é sua obrigação, mas eu acredito quando você começa a falar a respeito dos problemas do governo, seu país nem nada, mas você é um cara que não quer colaborar pra sua comunidade, pro seu vizinho, tem a responsabilidade. É, cara, você perde o poder de reclamar também, porque você não quer fazer nada por ninguém. Então eu pelo menos eu Penso assim, cara, eh, pô, se você tem oportunidade de ter o teu podcast aqui e, meu irmão, poder fazer eh não do mundo, mas pelo menos aqui a
galera que te acompanha, sabe, poder levar coisas para essas pessoas, para poder fazer com que essas pessoas recebam informações de um ambiente que possa melhorar a vida delas. Por que não? Exato. Tá entendendo? Por que não? Então eu penso assim, eu quero ser esse tipo de atleta, eu quero ser um atleta que com o Conteúdo, sabe? Um cara que o cara não fica ali me vendo, ah, só por causa do corpo, [ __ ] Antigamente nego, bichinho, saca, cara, que comida você come, sua dieta? Quanto que você pesa, sabe? Eu falo assim: "Pô, cara, eu
não tô não consigo ficar aqui respondendo isso, pô. Coloco tantas coisas maneira aqui falando a respeito do esporte, cara. É como que eu comecei, sabe? Então, mas de repente, Maichael, de repente o cara, porque eu acho que aí Tem um ponto também, quando você começa a ser visto, muita gente começa a admirar, ele começa a olhar para você, ele começa a mirar em você, ele fala: "Eu quero ficar igual a você". E aí ele vem com essas curiosidades. Eu entendo esse ponto, por mais que eu também não tenha saco de ficar mostrando, eu faço uma
armita de segunda a segunda, é a mesma coisa de segunda a segunda. Uhum. Eh, eu não tenho saco de ficar Mostrando, [ __ ] Chato para [ __ ] Mas eu entendo quando o cara pergunta, eh, mas o, a questão é quando se torna só isso, tá entendendo? Porque você acaba o quê? Você acaba criando uma identidade. Pô, eu sou um cara que sou conhecido só pelo corpo, mas você era esse cara? Antigamente eu postava muitos vídeos treinando e eu tinha um cara que fazia os vídeos para mim. Pô, isso daí era 7 anos atrás.
Eu tinha vídeo, cara, no Instagram que dava eh 300.000 views, Assim, só que eu postava os vídeos sem camisa, porque eu sempre tava eh com bom condicionamento físico, sabe? Mas o intuito não era esse, pô. Era para treinar, poder dar uma vida pro treino, sabe? Só que, cara, eu só com eu só eu passei a ser visto como aquele cara sem camisa que pose aquilo. Então, ele era um paquito. Aí, valeu, Kauan. Não, eu tô falando isso aí justamenteando. Tô zoando, tô zoando. Não, eu tô falando isso, Alexandre, justamente por causa Daquilo que você falou
do algoritmo. Eu sei, [ __ ] Porque quando eu postava assim, eh, um vídeo ou uma foto assim, sem camisa, treinando, meu irmão, tinha um monte de like, comentado, mas se eu postasse um vídeo falando de uma coisa séria, aquilo ali não chamava atenção de ninguém. Então, tô falando aqui algo aqui que é pessoal. Não tô falando que o cara que faz isso tá errado, não. Eu comecei a me sentir mal porque eu falei assim: "Cara, daqui a pouco eu tô Perdendo o limite aqui e eu tô virando um seguidor de de likes e eu
começo a fazer coisas extremas aqui para cada vez que ele deixa mais atenção das pessoas, daqui a pouco aqui eu perco a decência, entendeu? Começo a fazer coisas que porque você vê aí eh muita gente faz isso. Então, mas deixa eu te fazer uma pergunta. Eh, quando você começou a ver que a sua forma física atraía a atenção da sua Audiência, normal, você era lutador. Sim. Corner do Vanderlei, muitas vezes da chute box. É óbvio que o cara vai associar, mas era só isso. Isso. Calma, então. Mas é claro que o cara vai associar isso
a ao seu ao etos do seu perfil. Ele vai falar: "Só quero saber disso". Normal, natural. Talvez você não tinha ideia de como lidar com isso, porque Para você era uma sacanagem do [ __ ] Eu tenho [ __ ] conteúdo para mostrar e tu tá olhando só para percentual de gordura, [ __ ] Porque eu fal, eu eu compartilhava eh algumas coisas ali, então, que [ __ ] ia beneficiar a vida daquele cara ali em certas coisas que eu sei que o jovem ele vai ter conflito. Eu passei por aquilo. Só que na hora
de compartilhar hoje muita gente faz o quê? Na hora de compartilhar o cara compartilha, o cara Tá lá numa dinâmica de vídeo onde ele tá fazendo a manopla dele para daqui a pouco ele vira pra câmera e pum, dá um insight. Não, tudo bem. Mas não tava funcionando. Mas porque você devia botar um terno e falar com a galera, entende? Se você faz, se você fizer dois ambientes diferentes, um ambiente eu tô no shape, movimentando, no outro eu tô em casa de blusa. A galera não quer saber disso, até porque você já montou sua audiência
em cima disso. É como se De um podcast de MMA, daqui a pouco eu começasse a falar aqui sobre moda. Eu ia falar: "Caralho, não quero essa porra". Você tem uma ideia, quando eu trago, quando eu trago conteúdos aqui de profissionais da saúde, que eu acho [ __ ] neurocientista, psicólogo, eu acho muito maneiro também, meu irmão, não é metade, não é um quinto de uma conversa sobre luta, porque você já criou audiência a partir disso. Eu só não sei se o ponto onde você fala daqui A pouco eu tô fazendo decência. Você tá fazendo
por quê? Não, vou te falar por que você vai fazer, porque aí que entra agora a parte do algoritmo. O algoritmo ele ele faz você se viciar com aquilo. E eu vou te dizer o porquê. Eu tinha um vídeo, eu fiz um vídeo lá que eu postei que tinha dado 200.000 views assim, treinando na na academia. Aí começou a acontecer de eu parar de fazer conteúdo assim só sem camisa, sabe? fazer outros conteúdos treinando. Mas e aí comecei a Perder seguidor para caramba. Entendi. Comecei a perder, eu perdi assim em um período assim de 3
anos assim, cara, 8.000 seguidores, sabe? E eu comecei a perceber algumas coisas assim. E eu sempre faço um detox, cara, umas três vezes por ano eu eu faço um detox de ficar 30, 50 dias. Inclusive, a última vez que eu vim no teu programa, você tentou me marcar e não me achou. Lembra? Eu fiquei c 50 dias fora do Instagram, sabe? Bom, e eu faço isso assim porque Para mim e faz bem. Eu gosto de focar em outras coisas. Só que tem hav algo muito curioso que eu prestei atenção, que todas as vezes que eu
fazia isso acontecia. Você não conseguiu me achar. Certo. Certo. Se você não conseguiu me achar, como que você parou de me seguir? Eu não parei de te seguir. Não, não, não. Eu tô te fazendo uma pergunta. Se você não consegue me achar no Instagram, como que você deixa de me seguir? Não consegue. Sim. Toda vez que eu voltava, Eu reativava minha conta. Tinha ali 500, 400 seguidores a menos. Quem que fez isso? O algoritmo, [ __ ] O algoritmo te puniu porque se tava desativado, ninguém conseguia te encontrar para poder parar de te seguir. Entendi.
Então você vê ali que o algoritmo tem um esquema para fazer a pessoa e falar assim: "Olha, não é isso que a gente quer. A gente quer você aqui, ó, cara, bater no cartão, senão a gente vai te punir". Tá Entendendo? Aí eu eu comecei a a prestar atenção nessas coisas. Aí eu peguei aquele vídeo, cara, que tinha dado bastante view e postei ele de novo. Deu 193 view para um vídeo que tinha dado 200.000. Mas seu alcance devia est menor, porque assim, eu não sei, poderia tá menor, mas quantas pessoas me seguiam ali? Mas
eu não sei se é algoritmo ou comportamento humano. Porque é comportamento, não é comportamento. Por exemplo, ó. Se você Some do feed do cara, se você some da busca do cara, se você some de tudo, você para de ser recomendado para esse cara, tanto no feed quanto no explorar. E uma vez que você não é recomendado, eu não olho o seu conteúdo, a não ser que eu te procure. Uhum. Assim no YouTube, assim no Instagram. É, eu achei estranho porque eu achei, pô, um vídeo que, pô, deu 200.000 views, você postar não dá 200 views.
Aquilo ali eu achei muito estranho. E por que que eu achei Estranho? Porque todas as vezes que eu voltava com a minha conta tinha menos seguidores. Como que posso? As pessoas podem parar de me seguir se elas não me encontravam, porque vários amigos meus falaram: "Pô, cara, você parou de me seguir?" Eu falei: "Não, cara, só dei um tempo. E a conta tá desativada temporariamente. Então, assim, se o cara não consegue me encontrar, ele não consegue também parar de deixar de seguir." Essa questão não, essa questão Eu não sei, mas da distribuição eu tenho certeza.
Se você ficar inativo, é óbvio, por óbvio, você não será procurado, buscado, requisitado, parará. Quando você voltar a postar, vai postar, vai ter um alcance menor. E o que eu falei assim da pessoa eh perder a decência que eu que eu falei assim, não tô falando de essência eh apenas da parte eh conotação sexual. Tô falando perder a decência dos seus valores, porque o cara, por exemplo, toda hora Muda, né, e tem uma forma ali, olha, esse daqui já não tá mais dando enganjamento, aí o cara não para. Sim, não para. Aí toda hora vem
uma uma trend de alguma coisa que é aquilo que você tem que fazer. E todo mundo começa a fazer aquilo e ninguém percebe, cara, que o sistema tá mudando todo mundo, cara, a pensar da mesma forma e fazer as mesmas coisas, tá entendendo? E isso daí o que que acontece? As pessoas ficam doentes, cara. Você já Viu aí vários influenciadores falarem que deu um tempo porque eles estavam depressivo com aquilo. Pô, cara, perdi o meu enganjamento, não sei o quê. Então você vê que te obriga se o cara ali ele não tiver coragem ali para
defender aquilo que ele acredita, o cara vai começar a fazer o que é preciso para poder ter aqueles seguidores. Mas será que é coragem para defender o que ele acredita ou ele tem que saber que a vida? Não, a Coragem que eu digo assim, vamos supor assim, você vamos supor aqui, vamos dar um exemplo aqui, você é uma mulher e começa a postar eh uns vídeos ali dos seus treinamentos, né? Você começa a postar um vídeo dos seus treinamentos, você tá ali treinando na academia e um monte de menina ali começa a te acompanhar e
de vez em quando ali uns malandros ali dá uns tiros, né? Uhum. Aí você aparece um dia sem forçar, você foi ali, de repente apareceu com um Shortinho, fez um vídeo, pô, aquilo dali foi 10 vezes mais, né? Você, opa, tá entendendo? E de repente aquilo ali não era assim, não, não é. A pessoa, ela fala assim: "Cara, esse daqui tá dando bom". Sabe? Agora só aparece ali com um shortinho curtinho. Aí daqui a pouco tem uma forma mais vulgar, igual você vê muitas mulheres aí, [ __ ] ali dançando e sabe Uhum. O que
eu estou dizendo é isso. A pessoa ela começa a ir para uma Pegada, tá entendendo? Por causa daquilo ali. Por quê? Porque ela quer chamar atenção. Mas eu acho que a rede social não faz isso. Já é da pessoa. Acontece é da social, mas a rede social ela te recompensa, cara. Então, mas aí que tá o a cocaína também te recompensa. Eu não vou cheirar. Eu acho que é da pessoa. Eu, por exemplo, é da pessoa, mas é da pessoa. Mas o que eu estou falando aqui, a gente tá conversando, é o que a gente
tá falando a respeito do ambiente. O Poder da influência. Sim. Tá entendendo? O poder da influência. A gente estava falando sempre que era dos jovens, né? Ah, sim. Sobre a a importância de você educar e ter essa conversa com seus filhos, sabe? Olha, isso daqui vai, você corre o risco disso acontecer, cara. Você pode ficar viciado nisso, querer cada vez mais fazer coisas extremas para chamar atenção, mas pensa daqui 20 anos, se você não vai se arrepender de ter certos vídeos aqui, quando você for um Pai de família, uma mãe. Isso. Pronto. Isso. Tá entendendo?
É sobre isso que eu tô falando. Perfeito. Ficou claro. Para mim, o ponto é educar, educar. Educar, educar. Porque, [ __ ] e não é mais opcional. Uma hora o seu filho vai ter rede social. O meu vai demorar muito para ter, mas não tem para onde fugir. É como você proibir ele ter um relógio, entendeu? Quando ele tiver 15, 16 anos, não vai estar mais tão assim no seu controle. Ele vai est sob minha tutela, ele vai estar no meu controle, mas provavelmente ele vai ter uma rede social. Você preparou ele pra vida, né?
Isso. Ele vai entender que pisar descalço numa areia da praia é mais importante do que ficar na frente do videogame. Ele vai aprender que não é opcional faltar ao treino de judô para ver uma live de sei lá quem que marcou a live pras 8. [ __ ] a live. Ele vai perder a live. Ele vai no judou A ser jogado de cabeça no chão. Isso aí. Aprender a lidar com a realidade da vida. É. É. Eu acho que grande parte do problema hoje é que muitos adultos, como nós esqueceram que a vida real existe
e ela precisa prevalecer. Muita gente tá no metaverso. Metaverso é o Instagram. Não tem para onde correr, irmão. O metaverso é o Instagram. Aquilo ali tá ditando muito do comportamento das pessoas. influencia na luta. [ __ ] o Instagram do Dena. Vamos botar, é uma Arma poderosíssima, irmão. Influencia na na eleição do presidente dos Estados Unidos. Uma postagem dele de um determinado lutador pode fazer a diferença na vida daquele lutador para que ele arrume patrocínio, muda, etc. e tal. O meu ponto com tudo isso é, caramba, tomara que nas academias os valores continuem sendo transmitidos
de acordo com quem você é, não o quanto você vale de preço, porque Hoje é muito difícil, cara. Você pode pegar o nome de inúmeros influencers aí ao longo do mundo que você vai ver gente relativ gente acusada de tráfico sexual, de paradas pesadas, irmão. E você vai ver a galera falando assim, ó: "Pô, mas olha o que o cara construiu, você fala: "Foda-se, bicho eu não sou religioso, mas eu te falo, se Jesus voltasse, ele não seria influencer, não seria um cara bonitão, marombado de 150 kg. Ele Vi, se ele voltasse como ele veio,
fodeu, irmão, fodeu. Em quantos lugares ele nem entraria? Eu não sou religioso. Uhum. Não tenho religião, mas eu acredito em Jesus. Já falei isso mil vezes, mas ele não seria um influencer digital, não ia andar bem transado, não ia ser o brabo dos brabos, ia ser um cara tranquilão, estender a mão para um [ __ ] que a gente chuta. Uhum. Como é Que seria, bicho? Olha que eu não entro nesse papo, mas entende que o que eu tô falando é que hoje, pô, Jesus seria chutado, porque [ __ ] mas ele foi chutado, né?
Mas é [ __ ] que você imaginar, passou 25 anos. Sim. Entendeu? Aí o aí o cristão fala: "Não, mas [ __ ] fulano de tal é [ __ ] olha bem para ele, você fala: "Caralho, irmão [ __ ] ele é [ __ ] porque ele construiu isso, [ __ ] ele não só foi chutado, como ele também foi tocado por barra base. E a gente vê Isso aí acontecer aqui no nosso país, né? Isso acontece no mundo inteiro. Então a história tá se repetindo. As pessoas estão crucificando o herói e pedindo para soltar
o criminoso. Não, mas para mim não tem herói na política não. Para mim não, não, não, não tô falando. Eu tô falando em geral, né? Eu estou falando em geral. Então, a a você falou ali a respeito da da questão da educação. É por isso que é Importante, né? Tem um filósofo que diz que esqueci o nome dele, que diz que todos nós recebemos três educações na vida. A primeira que vem dos nossos pais, a segunda dos nossos professores, nossos mestres escolares, né? E a terceira do mundo. Só que a terceira contradiz tudo aquilo que
as duas primeiras ensinaram. Então você tem que preparar, porque uma coisa é você dizer: "Ó, filho, isso, isso, aqui". Mas quando chegar lá, a história é outra. É igual Você entrar dentro do ring. Você faz a técnica redondinha na academia, mas a técnica misturada com a emoção, com a falta de conhecimento, de tempo, de distância, é outra coisa. É isso ali. Você vai e fala assim: "Aqui meu amigo, é a realidade. Eu sempre falo pras pessoas, o ring é a câmara da verdade. Ali você vê quem é quem. Ali você vê quem é que tá
eh mostrando ser aquilo que não é, tá entendendo? Então assim, o ring é o quê? O ring é apenas Uma eh é é uma um rascunho do que na verdade é a vida. Claro. Você vê ali na pesagem ali a pesagem. Eu sempre vi a pesagem como a luta já começou ali para mim. A luta já começou ali. E eu sempre ficava assim. Eu falei, quando eu um cara vinha e me empurrava assim do nada assim, eu ficava pensando o que que fez esse cara me empurrar. Pode ser eh um market, né? Ele pode estar
tentando fazer isso para vender o Show, ele pode estar fazendo isso. Ele teve uma uma reação que isso, muitas pessoas fazem isso por causa do medo. O cara não planejou aquilo faz ali por causa do medo e geralmente é mais essa daí. ou o cara está com medo, porque geralmente quando o cara tá seguro, ele não faz isso. Se ele fazer, ele tá fazendo por causa do Marte. Então tem muito mais a cair pro lado da insegurança. Vanderley fazia isso por quê? O Vanderley fazia pro show, né? O Vanderlei fazia pro show, tanto que ele
tentou fazer ali com Kon Jackson ali depois ali, né, nos Estados Unidos. Mas já não era mais a mesma coisa que o Japão. Sim, né? O Japão a galera ficava louca. ele fazia por causa do show. Então, cara, você é uma pessoa boa para me dizer isso. O que aconteceu com a shoot box do Pride para o UFC, que todo mundo teve um declínio se comparado à performance do Pride. Claro que Shogum foi campeão, parará, Vanderley fez ótimas lutas, mas do Pride para lá teve um impacto bizarro. Ó, primeiro eu quero aquela sinceridade que existe
em você, que eu sei que tem. Sim, sim. Primeiro, eu eu acredito que a mudança das regras tem influenciado muito, porque um dos carros chefes da academia lá do Shibx da gente lá era o pisão e tiro de meta. A gente treinava aquilo ali na academia direto e fazia a verbring como se fosse, sabe? Sim. Então, como é que pode tirar de Você uma arma que você tem uma segurança naquilo e que vocês são conhecidos por fazer aquilo bem, né? Outra coisa, lutava em um ring, não em uma grade. Muda tudo, né? muda tudo. E
depois disso, se você for ver bem, quando entramos ali naquele novo ciclo eh do UFC, foi quando a academia começou abrir, passar por por aqueles conflitos, tá entendendo? Então você vê, já viu aquela frase bíblica que diz que uma casa dividida, tá entendendo? Então ali a gente tava tendo conflitos internos que com certeza prejudicou a qualidade de treino dos atletas. De repente eu eu não sei, de repente aqueles que estavam mais próximos e de repente foram afetados. Eh, você sabe como que é você tá em um ambiente assim onde você se sente desconfortável com uma
pessoa? Você tá ali, fica aquele desconforto. Imagina você tá em um lugar trabalhando onde você não se sente bem e que é o que acontece hoje aí dentro das empresas, né? Hoje dentro das empresas os prejuízos que tem é de relacionamento de pessoas. As pessoas não estão felizes, sabe? Então ali foi aquele período ali onde a academia ela começou a cada um ir para um lado. Tanto que quando o Vanderley lutou com o Chuckley dela, ele já não tava mais na academia. Chuck dela. Cara, naquela Época Vanderley, se eu não me engano, ele tava treinando
com o preparador físico dele, que era o principal nome que acompanha. Alerrara. Alerada. Alerrara. Isso aí. Isso aí. Então você vê, ele já não tava mais na academia. Chogun estreou no UFC perdendo para Forest Griefing. Impossível, irmão. Veja uma coisa, já não tava mais na academia, tava lá na academia dele. É, né? Eh, na a Universidade da Luta na época. Então você vê que e como a liderança é Importante, muito, não só a liderança, mas um um ambiente saudável de de camaradagem, companheirismo. Então assim, a partir do momento que a gente perdeu, eu não estou
dizendo aqui que foi culpa de fulano, alguém, o que eu estou dizendo é que todos nós perdemos. Sim, todos nós perdemos. Porque o que eu vi, o que eu vi, eu não tô falando isso aqui para poder, sabe, parecer aquele cara que tá defendendo a sua escola, mas O que eu vi acontecer na Shitbox de treino, ritmo de treino, eu nunca vi aquilo ali em lugar nenhum no mundo. É mesmo? Nos Estados Unidos eu não vi. E eu tenho certeza que se hoje fosse assim, a polícia era capaz de chegar lá e prender todo mundo,
tá entendendo? Era guerra mesmo. Era, era uma atmosfera. Você vê a vontade que todo mundo tinha ali. A galera, eu vou te falar que ali os atletas eram tinham aquele Respeito no cenário do MMA. Todo mundo queria lutar com atletas box. Sa, já sabia que ia pegar uma encrenca. E eu falo para você que a nossa confiança naquela época vinha da equipe, da gente querer representar a nossa equipe, os nossos mestres. Isso daí dava uma força, bicho. Porque às vezes na vida, às vezes na vida você, você vai deixar de fazer coisas para você, mas
você não vai deixar de fazer quando você Tem admiração por certas pessoas e falar assim: "Cara, eu não vou desistir, cara. Me deu vontade de desistir, cara, mas esse cara tá aqui comigo, eu vou até a morte". Sabe? Então isso mostra quanto é importante você ter uma equipe saudável. Então assim, a gente tinha muita confiança, cara, e a gente tinha o orgulho de representar o Eu ia falar isso agora, o orgulho de pertencer da hitbox era assustador. Pô, quando você era convocado, cara, para uma luta, você Ficava feliz, pô ter a oportunidade de de representar
a nossa equipe. Então, pô, quando você perde aquilo ali, você praticamente você perdeu tudo. É. Tá entendendo? [ __ ] você vai ter que começar do zero, sabe? Você tá ali o dia inteiro ali indo pra academia de treinar com aquela atmosfera, aquela galera. Meu irmão, tem uma coisa que ela é muito poderosa na vida, que é quando todo mundo tá na mesma sintonia. Isso é sinistro, meu irmão. Quando isso Acontece, você fica imbatível. É o flow. É isso aí. Mas quando tá cada um com um pensamento diferente, acabou a magia, ela acaba ali. Então
foi isso que aconteceu. Eh, até porque o o Shogon ainda era muito novo, né? E o Vanderley quando ele foi pro pro FC ali, cara, eu não acho que ele deixou de ter os mesmos resultados que teve no UFC, porque ele não tinha condições físicas, não. O cara, o Vanderley era um cara que treinava muito, cara. Ele ele Se dedicava naquela época lá, cansei de ver na época do Sitibox, ele treinava sábado, domingo, ia lá o Rudma, ia lá para treinar ele. Só que cara, imagina o cara tá lá nos Estados Unidos agora sozinho, tá
andando com com preparador físico, com uma galera nova, não tem a equipe dele, pô, não tem aquela voz que quando ele escuta assim, ó, pô, eh, lógico, não tô querendo associar e um ser humano com um animal, mas você já viu quando você tem o teu cachorro Assim, te teu cachorro pode estar perdido lá no meio do parque, você faz, irmão, ele reconhece, ele vem louco, tá entendendo, pô? Quando a gente vê, quando a gente escuta a voz daquela pessoa que a gente confia, sabe? Aquilo dali quando você perde isso, cara. Era o rei. É,
o rei era [ __ ] Aí você sai de o rei para poder chegar lá, tem um gato qu fal, vamos embora, vamos embora. Vamos, respira. Não, não. Isso aí, respira, toma água, ó. Volta lá, cara. E Dá na cara dele. Eu falei: "Isso daí eu já sei que tem que fazer." Mas, né? [ __ ] é diferente. Então assim, eu penso que foi isso aí, cara. E foi o mesmo que aconteceu também com a Brasília Top Team. É, néadas estavam ali todos unidos. Eh, era uma equipe também que eu admirava muito, era muito parecida
com a gente. Os caras se conheciam de ano, chav Não, Brasilian Top tinha shoot box, era uma simbiose, uma existia por causa da outra. Você vê as duas ali quando ela Teve esse conflito interno a aí acabou ali a gente perdeu essência, né, cara? Perdeu essência. Claro que as duas ainda existem, mas acabaram enquanto potências do MMA, né? Isso, isso aí falando da chutex Curitiba e da Topin aqui no Rio, [ __ ] era cara, ali foi uma um momento assim, sempre quando a gente tá junto eh com alguns amigos da da Shitbx, a gente
sempre compartilha histórias assim daquela época que a gente viveu, né, cara? A Gente sempre fala assim, cara, você tem noção que a gente viveu algo na vida que poucas pessoas irão ter a oportunidade de viver algo que a gente viveu ali, sabe? Esquece. Sim, cara. Foi foi uma coisa assim, cara, eu não tenho como e explicar. Eu vejo a galera falando de treino duro, treino duro. Eu falei assim: "Cara, esses caras não fazem ideia o que que é treino duro." É, sabe? Mas hoje eu acho que não precisa mais ser duro como era não. Não,
não. A Gente, lógico, a gente treinava de muita forma errado, mas era o que tinha, né? Mas era o que tinha. Não, cara, olha só, isso não é, isso não é um julgamento, não. É como eu olhar hoje Arnold fazendo aquela [ __ ] daquele bíceps concentrado todo errado e falar: "Não, ele não devia fazer assim". [ __ ] olha o resultado da [ __ ] do Arnold. É isso aí. Você vê, você vê a forma técnica de multi bodys antigamente, cara, era horrível. sabia isso aí não é uma crítica, é que Talvez nunca mais
ninguém viva aquilo porque hoje não precisa mais e daqui 100 anos vai ter evoluído mais a gente vai dizer que o que nós estamos fazendo hoje é arcaico também é arcaico, simendo mas eu acho que o ponto da shoot box não é nem o fato de ser arcaico, é o fato de que você se levar ao extremo naquela condição gera gera um senso de de unidade. tão bizarro, porque para manter isso de pé, porque imagina, Imagina o cenário, eu vou imaginar se me diz, tá OK? Chutx, Pelé, Vanderlei, Anderson Silva, Chogum, eh, Murilo Ninja dos
do time de frente, né? Uhum. Aí depois tinha você, tinha aquele outro Michel lá, Michel Costa, o Dida, isso que era galera que a caixa baixa tinha eles tinha a caixa baixa. Beleza. E tinha mais uma porrada de gente que nunca chegaria e que se mantinha ali porque Ali acontecia uma parada que não acontecia em nenhum outro lugar. Entende esse ponto? E era dor. Aí você fala pro cara assim, ó, eu não vou te dar dinheiro, eu não vou te dar fama, eu vou te dar dor. Amanhã você tá aqui para treinar? Sim. Tô. [
__ ] Tem noção? É, a gente, a gente tava conversando aqui antes de começar o podcast, né? Eu tinha falado para você, eu falei assim: "Cara, um bom pai de Família, um grande líder, é aquele que não é o melhor no quesito de habilidade técnica, mas é aquele que consegue colocar dentro de você, despertar em você a sede." Isso é [ __ ] tá entendendo? Sim. Isso é mais importante. E isso daí, cara, eu aprendi lá na academia que se você for olhar bem lá no Pride, eh, Vanderley lutou com alguns caras do kickbox holandês,
eu esqueci o nome de um cara que ele lutou que era um kickboxer holandês que Vanderley venceu. É que Vanderley, não sei se era Ibert Ivel. Gilbert Ivel. Gibert Iv. Ah, mas foi por foi por desclassificação, porrada no saco, algo assim. Mas, pô, tava sim caçaapando cara na porrada, sabe? Eu eu não lembro, mas eu acho que foi. Aí, por exemplo, o o Shogun lutou contra o Alice Rovering, os caras que Eram muito mais técnicos do que a galera box, né? Isso daí eh a gente não ficava falar: "Ah, a gente não sabia que a
gente não era dos mais técnicos, mas a gente era os caras que tinha mais vontade." Isso mostra o quê? Na vida você não precisa ser o cara mais técnico, mais que tem melhor te, sabe? Quando você é um monstro de vontade, verdade, meu irmão. Quando você é um monstro de vontade, meu irmão, supera Tudo. Eu sempre falo pras pessoas, eh, a vontade ela sempre supera o talento. Ela sempre supera o talento. Se o talento não tiver vontade, né, irmão? Isso aí. Tá entendendo? Uhum. A única vez que você vai ver o talento superar a vontade
é quando você, meu irmão, você tá tão num nível avançado ali que você nunca teve ninguém para poder te colocar Numa situação de conflito e você não precisou se testar, sabe? Mas você, se você for reparar bem as pessoas assim no esporte, em qualquer lugar que consegue um êxito naquilo que faz, cara, não são as pessoas mais, são as pessoas que querem os obsecados. Esquece. Você acha que eu não vejo futebol, mas você acha que Cristiano Ronaldo é mais talentoso do que Romário? Eu falo dele aí no livro. É mesmo? Eu falo dele no livro,
[ __ ] Eu falo que o cara é um obsecado, Irmão. Eu falo a respeito da do quanto que ele conseguiu fazer com que a carreira dele fosse, né, né? E todo mundo tinha aquele tabu que falava: "Pô, eh, um cara de 34 anos de idade tá em declínio, porque na verdade a gente tem um, né, um um ápice, né, da força física, do ser humano, do homem. Sim. E você, é lógico, quando você vai chegando nos 33, 34, as coisas começam a mudar. Mas, Mas isso também conta muito com seu estilo de vida, a
forma como que você treina, como você usa o descanso, sabe? O Cristiano Ronaldo, ele era um cara que sabia disso, cara. Ele falou assim: "Não, eu vou me cuidar porque esse esse corpo aqui ele tem que me carregar até onde eu quero chegar". Só que quantas pessoas não falam assim: "Cara, esse cara aí ele é sinistro, pô, mas olha o físico do cara". Sabe? Igual as pessoas falam: "Pô, ó o Cristiano Ronaldo, cara. Você vê como a galera é equivocada. Elas dão o crédito pro físico, só que elas não entendem que físico é resultado de
uma força mental. Porque não é o físico que fala para você, vai paraa academia 5 horas da manhã, é a mente. Perfeito. Tá entendendo? É você não deixar que a sua mente negocie com você e fala assim: "Ah, hoje eu vou falar não é vamos e acabou". Tá entendendo? Então, o cara tem ali 40 Anos de idade com aquele físico ali. O físico dele é só um resultado do preparado mental que ele tem. E ele sabia que para poder chegar até ali era isso que ele precisava fazer. Perfeito. Sabe? Era como você ser um bom
um bom patrão e um bom empregado. É, sabe? Aquilo que você manda, você obedece. E o que não é o que maior parte das pessoas fazem. Quando você fica, você fala pras pessoas de preparado mental, é até engraçado você Escutar os coach falando de preparado mental. Um cara que nunca se colocou em uma situação assim de conflito mesmo na vida, sabe? Falar, cara, uma vez eu fui uma palestra que eu vi o cara falar assim: "Ah, medo não existe, é só coisa da sua cabeça". Então eu falei assim, meu irmão, ele existe, é real, meu
irmão, e você deve respeitá-lo. E você deve respeitar, né? É lógico que a pessoa tem que entender a diferença entre a medo e perigo. Medo é mental, o Perigo ele é físico, sabe? Mas dizer pras pessoas que não existem, o que que acontece? Você coloca o cara, meu irmão, é num estado de ansiedade para viver a vida em uma fantasia. Quando o cara tem um problema, aí o cara falou assim: "Pô, não, ele existe, você tem que saber eh trabalhar com ele, né?" Porque, por exemplo, você vê o Poatan falando que tem medo, [ __
] eu senti medo em todas as minhas lutas antes de lutar, cara. Você vê o Pedro Rosso falando que tinha Medo. O Pedro Rosso falou assim, ó: "Cara, eu se eu pudesse voltar a lutar, eu só não queria viver de novo o caminho do vestiário até o octógono, que depois que fechava a porta eu tava em casa, mas até lá eu quase me cagava". O o meu era na hora de fazer a mão, cara. Aí, tá vendo? Quando eu qu do do vechado até o Eu já tava no catiço já ali, mão era, pô, tava
feliz para caramba ali. Só que agora nó desfazer a mão, meu irmão, aquele o coração ficava com aquela Adrenalina e você respirando. Falei: "Puta, agora é hora". Não sei, cada um é diferente, cada um é diferente, mas todo mundo respeita o medo. Todo mundo respeita. E ali você vê ali a importância de cada um se conhecer, sabe? Então assim, o medo ele existe, é real e ele machuca. Então você tem que aprender o quê? A manipular, a trabalhar com medo. Se, por exemplo, o medo ele é igual o fogo. A gente tá aqui, ó, dentro
de casa aqui tem uma lareira aqui, tá Frio, né? Você controla o fogo ali, ele te aquece, né? Sim. Ou faz comida para você. Mas se você perde o controle, ele queima você e todo mundo que tá à sua volta. Quem já me acompanha aqui no Connectcast há mais tempo sabe que antes de ser comunicador eu trabalhava no mercado financeiro. E sempre que alguém me pergunta sobre investimentos é impossível não tocar no assunto criptomoeda, mais especificamente o Bitcoin. E eu sempre respondi que eu não Tenho R$ 1 investido em Bitcoin. Até o momento, a plataforma
Mercado Bitcoin me apresentou a possibilidade de a partir de R$ 50 investidos na minha carteira, em 7 dias, eles me dão mais R$ 25 para investimento, da forma que eu bem entender. E apesar de eu não ter nenhum real investido em Bitcoin, eu tenho a possibilidade de colocar R$ 50 ali, sabendo que em 7 dias eu vou ganhar mais 25 e a partir daí começar a investir nesse mercado. Pessoal, assim como na Luta, você tem que se preparar, estar com os melhores para que aí sim você se teste lutando para que você consiga ganhar algo.
Nos investimentos é da mesma forma. Eu preciso ter ao meu lado algo tão sólido quanto a MB, que é a maior plataforma de investimentos em ativos digitais da América Latina, uma das mais seguras do mundo e que me proporciona a possibilidade de dar os primeiros passos nos investimentos em ativos digitais com ajuda, segurança e Credibilidade. Lembre-se, isso não é uma recomendação de investimentos. Isso é apenas a maneira que eu entendi como a mais segura, inteligente e gerenciada para que você, assim como eu, dê os primeiros passos no mercado de criptoativos. Então, se você também quer
a partir de R$ 50 de investimento, ganhar mais 25 a partir do sétimo dia, entender o regulamento e dar os primeiros passos junto com a MB, clica aqui no link na descrição desse vídeo, Leia atentamente e participe você também, beleza? Forte abraço e bora pro conteúdo. Deixa eu te fazer uma pergunta. Então, você me falou que a vontade vence o talento e eu concordo. E um dos caras que tinha mais vontade na chute box, senão o que mais tinha junto com Vanderley, era o Pelé, porque Pelé não brilhou tanto quanto os outros integrantes da Shoot
Box. Eu queria que você colocasse na mesa a sua visão de quem teve lá dentro. Eu eu eu conheci Pouco eh o Pelé, o Pelé com certeza ele tava ali junto com os caras ali, os caras que eu digo, o Vanderlei, o Anderson, né? Ele foi um dos pioneiros ali, era um casca grossa. Mas o que eu o que eu vejo, né, eu estou falando seu comportamental, não estou falando aqui da pessoa do Pelé, até porque eu tenho um respeito pela história dele e não quero que pareça que Eu tô aqui no podcast usando o
nome do cara para poder me aparecer ou fazer polêmica, nada disso, né? Mas eu sempre prestei atenção assim, quando ele saiu da academia, né? Ele saiu, ele ficou ali sozinho, teve aquele conflito que ele saiu da hitbox. Sim, né? Eu não, eu, eu não vi assim onde é que o Pelé estava treinando na época, mas o que eu vejo, eu vejo assim, eu vi muitas entrevistas dele assim que ele sempre Tava parecia que tava tendo, como que eu posso dizer assim, chega mais perto do microfone. Ele padecia assim que ele sempre tava tendo um conflito
assim com alguém, né? A gente já viu ali falando do Anderson, falando do Vanderley e sempre tinha um inimigo em sempre tinha um inimigo, né? E você vê que o Pelé sempre tava falando eh ele algumas vezes falou: "Pô, sou uma lenda do esporte, não sei o quê", sabe? Então ele era um cara muito casca na época, mas eu eu acho que pode ter machucado tanto ele ter saído da equipe, porque por mais que ele possa ter tido um desentendimento com aqueles caras, eu tenho certeza que ele amava aqueles caras, porque aqueles cara eles eram
parceiros demais, sabe? Então, às vezes, o cara, o sero humano acontece coisa com a gente que nem a gente sabe explicar, sabe? E às vezes você tem certos comportamentos que você não sabe que Aquele comportamento ali é o que tá te prejudicando. Então o que eu vi ali, eu vejo assim que ele ficou muito preso ao passado e o esporte evoluiu, cara. Verdade. O esporte evoluiu, o esporte mudou, sabe? E eu acho que ao invés dele buscar a evolução e buscar um novo ciclo na vida dele, vai começar uma história nova. Vou ser o outro
Pelé. E ele ficou muito preso aquilo, enquanto os outros caras eles tocaram a vida deles. Verdade. Verdade. Sabe? Então eu acho Que isso acabou prejudicando o Pelé. Eu acho que ele se tornou, repetindo, não tô aqui, eu tô falando, eu acho, não é o que é. Eu acho que ele se tornou aquilo que muitas pessoas se tornam na vida, que é um prisioneiro do passado, sabe? [ __ ] O brabo do bairro. É isso. Acontece, bicho. É. É, o que é indiscutível que o cara potencial era caixa grossa, entendeu? Então você vê e o cara
ter eh desaparecido e deixado de ser aquilo que era, não é porque ele não Tinha capacidade, é porque algo aconteceu, não do lado de fora, mas do lado bateu Mat Hugs, não acho que foi o Mat Lind. Mat Lindler não foi o Mat H, acho que foi o Mat Lind, se eu não me engano, foi com ajoelhado no clinch. Eu acho que o Mat Lind. É, eles lutaram Pelé e e e Mat Hugs, não lutaram? Acho que sim, mas acho que ele venceu o Mat Lindon. Ah, tá. Veja aí. Pera aí. Pelé venceu, [ __
] O Mat Hug foi. E O Mat Linden também não venceu. Não sei. Deixa eu ver aqui. P venceu. Eu tô falando isso porque é um cara que um cara que bate pessoas do calibre que ele já bateu. Sim, pô. E de repente todo mundo anda e o cara não anda junto, você fala: "Caralho, meu irmão, como pode?" Então, mas foi porque ele ficou sozinho, né? Por exemplo, se o Anderson tivesse ficado sozinho e não tivesse sido Acolhido lá pelos irmãos Nogueiros, ih, fodeu. Verdade. A história seria a mesma, sabe? E às vezes assim, a
gente é obrigado a aceitar que o nosso destino muda e, cara, buscar novos horizontes, sabe? Porque se o Pelé ele tivesse naquela época esquecido a hitbox, ido para tá em uma equipe, por exemplo, como a Brasil Top Team, cara, sem dúvida que aquele cara ele estaria no mesmo lugar que aqueles caras, no mesmo patamar. Concordo. Tá Entendendo? Só que, cara, isso mostra pra gente que, pô, sozinho a gente não chega a lugar nenhum, cara. Perfeito, bicho. Tá entendendo? A gente não chega em lugar nenhum sozinho. É, ó, ganhou do Mat Lind, do Mat Hilgs, mas
eu não tô vendo aqui. Ele lutou com Pet Miletic. Pet Milit. Isso aí. Pit Lind. Pet Milit. Foi isso aí. Mat Lind foi Murilo Bustamante e Vit. É, eu confundi o nome. É. E às vezes eu fico pensando assim, cara, sabe? Às vezes que pode faltar Assim, eu ficava vendo assim o o Pelé e eu e eu sempre tinha aquela esperança assim, eu falei assim: "Esse cara aí, daqui a pouco ele vai surgir de novo aí, bicho. E o eventão e vai e vai encabeçar todo mundo, sabe? Mas sabe o que que falta, cara? Às
vezes falta do lado do cara, pô, era um cara à disposição tudo, mas até um cara de disposição, ele precisa de pessoas verdadeiras do lado dele que fala assim: "Pô, meu irmão, tá viajando aqui, cara. Tá viajando aqui. É Verdade. Aí eu sei que, pô, você pode ter sentido injustiçado aqui e aqui, mas deixa ela para lá, cara. Isso não vai te levar a lugar nenhum. É isso aqui, essa aqui pegada que você tá ainda, tá errado. Vamos por aqui. Se eu fosse um aluno dele, um amigo, eu ia falar, falou assim: "Mas será que
o cara quer ouvir?" Então, porque a época era outra, irmão. Lembra do do lembra do início da nossa resenha? Eu eu eu espero eu espero que não tenha sido Isso. Eu espero que ninguém tenha falado, porque muitas vezes quando você tá volta aquilo que a gente falou hoje a respeito do título, você tem um nome, sabe? Sim. As pessoas elas só te dão um tapinha nas costas e fala yes, yes, yes. É o yes, man. Fala aquilo que você quer ouvir. Então isso é muito difícil, cara. Uma coisa que eu aprendi a respeito da fama
e sucesso é que fama e sucesso sempre traz as pessoas novas paraa sua vida. É. E aí você esquece que as Pessoas novas, cara, elas não te conhecem. Verdade. Elas não estão ali de repente com os melhores interesses, né? Igual às vezes a pessoa fala assim: "Cara, pô, como é que eu posso eh reconhecer o que é uma pessoa boa, uma pessoa ruim? De poder? Ah, é pelo que a pessoa faz, não, porque um monte de gente fala eh discursos floristas aí na internet para todo mundo. Ah, é pelo que a pessoa Faz também, não.
Eu conheço um monte de gente aí que eu já vi fazer coisas boas, que eu não considero eles pessoas boas. Ah, então o que que é? Você tem que prestar atenção, cara, na energia que existe no ambiente que aquela pessoa ali faz parte. Veja aquela pessoa como que ela é. o tratamento com a esposa, com o marido, com os filhos, com as pessoas que você não precisa mais impressionar, porque quando você conhece alguém, uma pessoa Nova, você, cara, tá botando uma máscara ali, porque a gente quer impressionar, a gente quer ser bem aceito, sabe? Então,
é muito fácil do lado de fora você ser o queridinho, você ser o cara simpático. O problema, cara, é é dentro de casa, sabe? Dentro de casa, cara, o cara é um babaca. O cara não dá suporte ninguém e o pior de tudo é ausente, né? Então vai comprar um cigarrinho isso aí, sabe? Então não tem como você saber. Então assim, a Fama, a fama ela traz muitas pessoas novas na sua vida e às vezes aquelas pessoas estão ali, pô, eu quero est do lado do Alexandre, pô, o cara do podcast ser amigo dele, aí
o cara vê você que fazer uma coisa errada, ele não te fala. Por quê? Porque tem um risco dele te falar e você não gostar daquilo. E falar assim: "Pô, se ele não gostar, eu vou perder essa conexão com o cara. Eu não quero perder, então deixa ele fazer e eu vou ficar aqui mamando na teta até." Então isso acontece muito e às vezes também acontece do quê? Do ego do cara inflar e ele ter pessoas que diz a verdade, mas ele não quer ouvir. Concordo. Tá entendendo? Então assim, é complicado demais assim, cara, para
falar, sabe? É. E naquela época, irmão, a cultura ela era muito forte naquela questão do início da nossa resenha, duas horas atrás, do o brabo é o melhor. E muita gente não se desgrudou Daquilo, irmão. Não evoluiu, sim. Não andou. Eu vi um episódio lá de Curitiba de um treinador famoso lá, Diógenes, o nome dele. Sim, sim. Ele espancou o cara porque o cara tava passando na frente da academia dele com a camisa da outra academia que o cara tava treinando agora. Esse tinha muito antigamente, né, cara? Coisa por causa é essa, brother. [ __
] você fala assim: "Meu irmão, esse cara já treinou o Anderson? Esse cara já treinou a galera. Como é que Esse cara se rebaixa a uma imundícia dessa? Vai espancar o moleque na frente da namorada, meteu-lhe a porrada para ele aprender a não passar na frente da academia dele com a camisa de outra academia. Que [ __ ] é essa, brother? É, isso daí você vê que já é algo da natureza da pessoa, né? um conflito que a pessoa tem ali que ela acha que a forma de resolver é assim, né, cara? [ __ ]
acaba na outra dimensão e nem vê. Puf! Ih, [ __ ] Oi. A arte, a arte marcial, cara, ela, ela é, pô, maravilhosa, cara. Eu sempre recomendo para todo mundo, só que como qualquer outra coisa. Saiba com quem você vai aprender, irmão. É isso aí. Se você cair na mão de um um líder ruim, cara, sabe? Esse livro aí eu falo a respeito como que um atleta pode escolher uma equipe da qual ele busca saber se o treinador realmente tá ali interessado Em fazer campeões ou se ele tá ali para crescer o nome dele, né?
Sim. Aí eu fiz uma pesquisa com uma galera, até a galera do bodybuild que eu conheço lá de Las Vegas, o Flex Lis, um cara que, pô, foi sete vezes mistím, pô, já fiz treino com o cara, o cara, [ __ ] gosta de mim para caramba, cara. E eu fiz uma pesquisa com a galera na academia dele, porque eu precisava fazer uma pesquisa com pessoas que não é do meu esporte. E Eu falei assim: "Se você decidir se tornar, for migrar pro MMA, você quer se tornar um atleta de MMA, qual a equipe que
você iria fazer parte, né?" Aí todo mundo, ah, equipe tal, equipe tal. Alexandre, eu vou te falar, 95% das pessoas, todas elas me deram nome de uma equipe que era a equipe mais famosa, sabe? lá de lá mesmo, né? É a Extreme Contour, que é, né, maior lá. Sim, Exame. Contour. Aí eu perguntei assim: "Mas só pelo nome da academia você iria confiar a sua carreira só por causa disso? Mas você não busca conhecer outras questões a respeito do treinador, a respeito de dos valores, a respeito eh de qual que é a energia que tem
dentro daquela equipe para saber se aquele treinador ali ele dá atenção para todos os atletas ou se ele tem os escolhidos. Aí no livro ali eu falo da da regra de 8020. Pareto. É Pareto, né? Vamos supor que tem 50 atletas dentro. dessa academia, uma academia famosa. E 10 desses atletas são lutadores do UFC e tem outros 10 atletas que são lutadores profissionais, mas que lutem em eventos menores e o restante é amador e atletas estão começando ali, né? Então, 30 são amadores e e outros atletas que estão começando irão se tornar amadores. 10 lutam
em organizações menores, 10 no FC. Se esse treinador for um treinador que tá focado apenas nos ovos de ouro e não na galinha pela regra de Pareto, vamos supor que ele coloca 80% do tempo dele nesses 10, nos 20. Eh, é nos não, não. Tô sendo pior ainda, nos do FC, tá bom? Tá entendendo? Porque eu conheço muitos Que esse é o que traz o lucro pra academia. E aí 20% está ali para esses 10 e pros outros 30 que de repente os 30 que [ __ ] não per. Vamos supor que ele colocou 80%
do tempo dele nesses 10 atletas do UFC e os 20% que sobra pros outros 40. Ah, tá bom, entendi. Pronto. Aí eu te pergunto, se você faz um planejamento da tua carreira, que você fala assim: "Não, Daqui uns 5 anos eu quero lutar no UFC, você acha que você irá lutar no UFC sabendo que você só tem 20% da dedicação e da da atenção desse treinador?" Pessoa: "Pô, nunca parei para pensar nisso." Eu falei, você deveria. O nome disso é planejamento de carreira. O esporte tá crescendo, a gente tem que pensar como profissional. Sim, porque
tem muita academia, cara, que é assim e você vê, você sabe que é assim por quê? Porque você não vê renovação. Gente Entrando e saindo o tempo inteiro. Por quê? O cara tá saindo por quê? Porque o cara sabe que ele não tá recebendo atenção e ele vai buscar em outro lugar. Sim. Então é o car aí me falaram assim: "Ah, então você tá querendo dizer que uma equipe grande é pior ideia?" Não, mas você precisa ir buscar ver se nessa equipe grande o treinador principal, ele sabe delegar serviço. Perfeito. Ele tem outros dois, Três
treinadores que ele treinou eles e falou assim, ó: "Você vai cuidar dos amadores, você vai cuidar desses 10 de segunda a quinta e aí na sexta a gente vai fazer uma troca. vocês vão trabalhar com os profissionais, eu vou trabalhar com eles para ver o que está acontecendo, que precisa melhorar e eu passo para vocês. Essa é a mentalidade de um professor que tá pensando na equipe. Ele não tá pensando só naqueles 10. E muitas vezes o cara faz isso não é Por maldade, é por falta, cara, de conhecimento, de gerenciamento. Sim. Concordo. Sim. Sabe
e o que que acontece? É igual a história da galinha dos ovos de outros, né, cara? Você tem ali a galinha, mas você vê os ovos de outros, mas você não cuida da galinha. daqui a pouco o cara vai lá e mata a galinha, porque ele acha que tem um monte de de ovos de ouro e só tem um. Ele matou a galinha e acabou, sabe? E é por isso que a gente não vê renovação, Porque ainda falta esse profissionalismo no MMA pro cara criar colaboradores e delegar serviço para poder cuidar do time de base,
igual no futebol. Sim. Mas nos Estados Unidos eu acho que eles não têm nem essa intenção não, cara. Porque quando eu tive lá na sua área lá em Vegas e visitei algumas academias Uhum. O que ficou muito claro para mim é que é uma relação 100% comercial a nível de me paga e faz. Não tem isso aí, cara. Tem. Eu conheço não Muitos atletas de academia, academia grande, que eu não vou citar nome para fazer polêmica, mas que fala esse cara lá só dá atenção para esse grupo aqui. É sobre isso que eu tô te
falando. Eu tô corroborando o que você tá me dizendo. Eu tô corroborando o que você tá me dizendo, porque assim, ó, se, por exemplo, você, vou usar o exemplo da Extreme Cultur, se eu chegar lá e pagar, eu treino eu mesmo sendo profissional. Sim, correto? Sim, sim. Eh, se eu tiver uma luta marcada com você e você pagar, eu acredito que você também vá treinar lá. Uhum. Isso é impossível numa academia no Brasil. Então, para mim, eles já tão léguas de distância da gente, atrasados. Você vai no PI, pô, o PI, cara, você tem no
PI, tem o coach dando treino lá. O coach que dá treino para você pode dar treino para mim, se eu também pagá-lo, com exceção do Mateus na Caixa, que foi do Brasil para lá e Uhum. e não vai dar Uma esse tem os valores do que ele aprendeu aqui na Nova União acima do que pagam a ele. Só que a relação do do estadunidense com o atleta, cara, ela é muito cliente e serviço. E é claro que se ela é assim, se eu sou Chance Tricklin e o que eu te dou é mais do que
o que fulano dá, a atenção é toda dele. Sim. E não era só lá, era na maioria dos lugares a cultura. Nipônica. Uhum. Ela deixou uma herança maravilhosa pra gente, que é hierarquia, mestre, aluno. Dedé Pederneiras não tem contrato com nenhum dos atletas que ele levou para Nova União. Tem noção? Não. Tá bom, Dedé? Vai embora. [ __ ] Tá bom. Tá no clima. Ou ele também, ó. Não tá bom, mas você aqui mete o pé. Mas você vê, mas você vê que esse liderança, irmão, esse profissionalismo ele é ruim. Por quê? Ele é ruim.
Ele é ruim. Porque ele acaba com a tua equipe, entendendo? A com tu, eu vivo lá. Extreme com tu, cara, não tem nenhum atleta que é de lá. Eles ficam rodando o templo toda vi um cara de um lugar para treinar lá, tá entendendo? Isso. O único, diga, Frank Mir seria o único campeão feito lá. Tem um moleque lá também que campeão. Ele não foi campeão, mas lutou pelo cinturão contra o Benascl, que era aquele Jone. Sim, ele ele era de lá. É, Mas só [ __ ] então eu concordo, eu corroborei o que você
disse. Para mim hoje, dado pouco que eu vi, eu posso estar errado, mas você tá aqui dizendo que é exatamente assim. Não, se você for treinar lá, você vai ser só mais um. Só mais um. Isso aí. Então aí eu te pergunto, é vantagem você ir lenar nessa equipe? Se você for, então depende de quem sou eu, porque se eu for muito grande, é, mas o livro é para construção de carreira, você não vai ser, sabe? Se Você não for o Charles do Bronx, você tá morto, você mais um. Concordo, concorre muito. E a partir
disso eu penso, [ __ ] o brasileiro que sair de do Brasil para treinar lá achando que vai melhorar, [ __ ] cara. O único ponto de vantagem lá é as estruturas permitem que você faça tudo no mesmo lugar. Isso é uma [ __ ] vantagem. Agora, se você tem uma equipe grande aqui, como a Shot Box Diego Lima, como a Fight Nerds, como Algumas outras, como a Semistem, como o Dida, onde você faz tudo no mesmo lugar, irmão, não sai não. Com certeza. Ó, eu digo aqui, ó, o Brasil não deixa desejar em nada
pros Estados Unidos. do modo lá, eu vejo que acontece. Se você tem uma equipe hoje, eh, o pessoal lá da Fight Net tá fazendo um, [ __ ] um um grande trabalho, né, cara? Puxa aí o microfone, não precisa chegar pra frente, não, só puxar falar assim: "Pô, o cara tá numa Academia dessa e queria sair para ir paraos Estados Unidos, ele tá maluco, mas o cara vai, cara, por causa vai pela moeda da da curiosidade, tá entendendo? de lombre, quando o cara chega lá nos Estados Unidos, por exemplo, lá no P, mas não é
pelo dinheiro, irmão, não, também, mas muitas vezes o deslumbre, sabe? Porque o cara vê, o cara tá aqui no Brasil, chega lá nos Estados Unidos, vê o cara andando num carrão porque é acessível para Qualquer um. É, então, pô, eu quero ir lá para poder viver aquilo, sabe? Aí quando o cara vai para lá, ele perde no rendimento. Por exemplo, o PI, eu tô no PI lá direto, cara. O PI vive vazio. Vive, pô. Pai vive vazio. Você pode perguntar pro Mateus. vive vazio. Eu cansava de lá tá lá treinando meu atleta de segunda a
sexta e na parte da manhã tinha lá seis pessoas treinando. Agora quando é semana de luta, lota. Lota, sabe? Porque o americano ele também tem Muito esse negócio assim. O cara só vai pra academia fazer sparre. É verdade. Não vai treinar a parte técnica. Aí a gente entra em outra coisa aqui que eu perguntei isso para uma galera, falei assim: "Cara, me fala nome, me fala o nome, eu quero que você pense o nome de cinco, sete atletas do UFC e eu não falo, não falei atleta top, sabe? Mas não me fala qualquer um." Aí
eu falo assim: "Você pensou esse, cara?" "Sim, você pensou Esse assim?" "Ah, por que que você como sei?" Porque esses são os atletas vem na sua cabeça. Por quê? Porque esses são os caras que estão lá em cima. Sim, né? Então você vê, tem tantos atletas, cara, mas ninguém se lembra deles. Claro, [ __ ] E isso mostra o quê? Se você falou o nome eh de 1 2 3 4 atletas dessa lista, ele também falou. Isso mostra que quem tá na cabeça é só 5%, são os mesmos. Sim. Então isso mostra, são os caras,
cara, que tem uma ética Profissional diferente. E aí o cara de baixo, ele tem que prestar atenção nisso. Tá vendo? Você quer ser só mais um ou você quer tá ali naquele grupo de 5% e você vê que todo mundo fala os mesmos nomes. Então você vê que os caras eles são diferentes. Eu vi aquele moleque lá, o Brand Moreno lá, pô, o moleque tava sempre treinando, dedicado, moleque treinador diferente isso aí. Diferente, sabe? Diego Lopes. Diego Lopes. Eu treino o empresário deles, o o Jason. É. E você vê que os caras são diferentes. Então,
eh, eu, eu, eu costumo dizer assim, lógico, né? Tomar cuidado para dizer isso. Eu penso assim, cara, eh, às vezes as pessoas acham que você tá num nível mais elevado, é muito difícil. Eu falo assim, cara, tá mais fácil do que parece, porque as pessoas que se dão que que os atletas que estão se dedicando para valer são muito pouco. Então, se você botar um combustível a mais ali, Você vai ter chances muito maiores. Chances, né? Não tô dizendo que você vai, né, irmã? Eu concordo com tudo que você tá falando. Isso aí você a
possibilidade igual o cara, a galera fica com esse negócio de ah motivação. Posso, posso posso te sim? Sim. Eu não entro nessa seara porque para mim é muito difícil porque eu nunca botei a pele em jogo. Hum. Mas quando eu observo e começo a acompanhar a rede social de um Determinado lutador, vê os treinos do cara, amigão, tem muito cara esquecido em algum lugar do Brasil que vai fazer um sparring com um cara desse que já tá no FC e vai matar. Sim, muito, muito, muito, irmão, porque você vai falar assim: "Pô, o cara é
bom, mas não é extraordinário, não sabe quem era um cara bom de MMA? Bom, e [ __ ] parou antes do tempo por causa do acidente com olho. O Vittor Chaulin, aquele era um Cara bom. Uma conversão do Gilgit para MMA que você falava assim: "Caralho, você quer ver um cara bom?" Gesias Cavalcante. Jas é bom, bom, [ __ ] Aí você fala, [ __ ] brabo. 40 anos aí lutando como se tivesse 20. Você vê uns caras no FC hoje que você fala assim: "Irmão, ele mataria esse cara". Entende? Você vê os molequ treinando
gilit que você fala assim: "Caralho, meu irmão, se esse moleque perdesse o medo de soco e agarrasse Aquele malandro ali, fodeu, entende? Porque como tem que ter muita gente para garantir um show todo fim de semana, tem muita gente no UFC que entrou pela oportunidade de entrar, mas no Brasil tem muito nego duro que você fala assim: "Esse cara pegaria aí uma me". [ __ ] meu irmão, você vê que acabou de entrar o Jean Matsumoto, tá ligado? Nesse moleque. Uhum. Uhum. Uma máquina de sair na porrada, bicho. Aquele moleque vai Chegar nas cabeças, não
tenha dúvida. Dedicado, trabalha, acorda 5:30. Esse é o cara que a gente tá falando. Acorda 5:30. Não, mas esse acorda se mantém ocupado, porque esse é o brabo. Rapaz, a admiração que eu tenho para aquele moleque é que ele ele vive para o que ele se propôs. Mas é isso. Mas tem que ser assim. Entende o meu ponto? Ele, o Jean é aquele, o Jean é um minioto machida. Você quer, você o cara, a gente vê todo Mundo fala assim, não quero ser o melhor, é muito fácil arrotar essas coisas, né? Falar todo mundo fala,
pô, pagar o preço é [ __ ] né? Falar todo mundo fala. Qual que é a coisa mais barata que existe na vida falar. Mas agora fazer, se você se propôs a ser o melhor mesmo, você tem que estar disposto, cara, a doar aquilo que as outras pessoas não estão fazendo. Sim. Mas você vê, entendeu? Então quando você vê que um cara vive só para isso, você Vê a diferença. Você vê a diferença. Mas é é bom, é maneiro ver você falando e tendo essa mesma percepção que eu tenho a cautela pelo respeito à classe
de lutadores de não ficar. Mas quando você fala, olha, tem muita gente ali que tá ali, mas não tem nada de extraordinário, fala: "Caralho, tem muito sparring de nego aqui no Brasil que se tivesse oportunidade de entrar no num Daniel White Contender Series. Cara, eu já vi cada atleta do UFC que ia Treinar na academia na época lá que eu só trabalhava com o atleta que o Vanderley tava lá ainda lá, que a gente olhava assim, pô, eu lembro assim, não vou falar nome, cara, eu não faço isso, cara. Mas tinha atletas de de UFC
e do UFC na época que i treinar, a gente jantava os cara na porrada que a gente não acreditava que os cara era lutador do FC, cara. E e falar assim: "Car, mas esse cara é ruim demais. Como é que ele tá no UFC?" Ó, o Ruff, Maurício Ruf é um grande exemplo do que a gente tá falando. O Ruf tem 12 lutas, 12 lutas de MM, 12 lutas no total. Uhum. Não lutou mais do que 12 lutas. É um faixa branca de jitsu que nunca treinou jitso, nunca lutou jitso, não tem um cartel no
kickboxing. Ele simplesmente é um cara que treinou a vida inteira e agora tá tendo as oportunidades. Tá tendo as oportunidades. Fez os eventos aqui nacionais, centurionam parará parará. e Entrou no den Contender Series para virar comida de russo. Pegaram o parceiro de treinos lá do Macachev, que é um 77, ia entrar no FC e falaram: "Ó, chama esse brasileiro aí. Brasília é 70, põe ele de 77. Meu irmão meteu-lhe a porrada no russo." É aquela por essa eu não esperava. Por essa eu não esperava. E ele e ele não tem uma cara assim de ser,
né? Não é aquele cara, né? Mas entrou, então o cara chega ali e deve Desmerecer. Entrou ali a transformação. Hoje não mais. E aí você vê que quantos iguais a esse não devem existir. E eu vou te falar, hein? Perdeu no cenário nacional. Perdeu uma luta no cenário nacional. Tinha poucas lutas de MMA, mas viu a oportunidade de lutar na categoria de cima contra um amigo do Rabib que queriam meteu a porrada. As oportunidades acontecem de forma diferente, né? Quantos rufs não devem Ter lá por Manaus, sabe? Sim, sim. Pô, no Nordeste, Nordeste tem os
maluco brabo, Rio de Janeiro. É [ __ ] bichão. É aquele negócio que para mim o brasileiro é o bicho mais feroz ainda no MMA. É que e isso mostra o quê? Que eh nem sempre funciona aquele pensamento. Eh, o mais importante é aquilo que você faz. É, mas também quem você conhece, porque falta falta de oportunidade. Mas isso aí é pro é pra vida. Às vezes tem um moleque perdido lá Que, pô, não conhece o empresário e é um moleque também não sabe se comunicar, não sabe ir atrás, né? Então fica ali esquecido. E
isso deve ter no Brasil também, muito no futebol, né, cara? Eu cansava de ver lá onde eu morava lá uns moleques, todo mundo falava: "Esse moleque aí vai ser". E nunca foi. Mas por quê? Porque eu não conheço ninguém. Nunca conhece ningém. Você já viu gente muito rica ficar [ __ ] Sim. Você já viu gente com muito relacionamento ficar [ __ ] É difícil, difícil, difícil. Relacionamento vale mais do que dinheiro. Ah, sim. Isso parece filosofia barata, mas meu amigo, me diga quantos cargos você conhece em qualquer lugar onde, e aqui eu tô falando
de empresas, onde a performance é o marco determinante. Eu não conheço nenhum. A performance ela é essencial. A sua capacidade de se relacionar e de se movimentar Politicamente manda. Sim, se comunicar, né, cara, pessoas? Manda, manda. Ah, eu entrego para [ __ ] B, eu sou o cara. Irmão, se tiverem que tirar alguém e ninguém lembrar de você, pô, tira aquele entregador de meta, porque Michael, eu preciso de Michael. Sim, ele é muito mais do que isso. Tira aquele ganhador de troféus que ganhou a campanha do ano de tal. Não tem conversa. Hoje se eu
se eu pudesse chutar assim e e dizer para você qual será uma das Habilidades mais importantes dentro do mundo corporativo? O cara que daqui 10 anos, até menos, ele querer se destacar e ter as melhores oportunidades, eu digo para você que é a pessoa que sabe se comunicar. Por quê? Porque as pessoas elas estão perdendo a habilidade de se comunicar. Você vê que o cara ele Mas o que que é de comunicar? Deixa claro aqui. Eh, o cara ele tá hoje ele tá aqui distante das pessoas que estão próximas e perto das pessoas Que estão
longe. Então, as pessoas elas não estão sabendo se comunicar. Os maiores problemas que tem hoje dentro das empresas é de relacionamento, uma falta de comunicação, sabe? Então, se comunicar, cara, eh, se eu não sei comunicar, eu não presto atenção no que você tá falando aqui, eu nunca vou saber o que você quer. Sim. Então, às vezes eu posso querer eh chutar aqui, né, que de repente você queira isso, mas não é o que você quer. Você já me mostrou aqui algumas vezes, mas a pessoa não tem a habilidade de de de comunicar, de pô, tratar
aquela pessoa com respeito, saber usar. Uma coisa que é muito importante é o quê? Às vezes assim, o cara fala assim: "Pô, ah, o cara que só fala, fala, fala, mas não faz." Mas também um problema grande o cara que só faz, faz, faz e não fala, tá entendendo? Virou o carregador de pão. As duas coisas tem que trabalhar juntas. Por exemplo, e você chega lá pra tua Esposa lá e é aniversário dela e você só dá uma flor para ela, achando que essa esse ato vai fazer, sabe? Cara, a única coisa que as flores
conseguem fazer é mostrar que você se lembrou, sabe? Mas as flores têm um vocabulário muito limitado. Agora, diferente quando você dá as flores e coloca um cartãozinho ali e escreve: "Pô, você é a pessoa mais especial da minha vida. Minha vida mudou desde o primeiro dia que eu te conheci. Agora aquelas flores ali, meu irmão, vai Ter um impacto diferente." Então você vê que não é só falar, é você também saber colocar sentimento nas coisas. Isso é comunicação. Isso é o poder da comunicação. Muitas vezes a pessoa conhece, tem oportunidade de fazer, né, que hoje
chamo o o network, vai se relacionar com uma pessoa ali a primeira vez ali e ela não consegue causar uma boa impreensão e perde oportunidade. Tem até um ditado que diz que às vezes você não terá a segunda oportunidade para Causar uma primeira boa impressão. Sim. Então você tem que saber. Só que às vezes o cara chega até você, ele tá tão focado naquilo que ele quer. Uhum. Que ele não presta atenção do que você tá dando ali para ele falando aqui, sabe? Sim. Então, comunicação, cara, é algo no no UFC. Me diz aí quantos
quantos atletas brasileiros você vê numa entrevista aí que sabe dar uma entrevista, sabe falar, sabe conversar? Não só atletas brasileiros, em geral, São poucos, cara. Então eu eu e você vê que tem caras que se destacam ali porque sabe falar, sabe se comunicar. Isso é importante também. É, é importante. Mas eu eu acho que comunicação hoje hoje hoje vai além disso. Comunicação é você entregar para quem precisa o suficiente para que ela entenda. Sabe por quê? Eu posso fazer um discurso hoje, quando eu vejo um cara com discurso muito rebuscado, eu já desconfio se ele
tem o conteúdo de fato Ou se ele quer deixar difícil o entendimento para que não duvidem, porque isso também é uma carteirada. Eu desconfio para [ __ ] Você entender e perceber o que você pode oferecer com o pouco que você tem, mesmo que você tenha pouco, é saber se comunicar. Você vai falar para mim que o chama do Poatã não é saber se comunicar, eu vou falar. É comunicação. É, tá, mas aí bom você falar do Poatan. O Poatan é um cara mais calado, mas ele se rapaz, Ele entrega para [ __ ] Não,
não, que eu tô falando assim que ele se comunica. Deixa eu dar um exemplo. Eh, se Poatan acabasse lutas como ele acaba e desaparecesse Uhum. do octógono apenas, ele não seria do tamanho que é. A entrada do Poatã é comunicação. Eh, então é isso que eu ia falar. Eu ia falar para você. Isso aqui o o Poatan parece ser um cara mais calado, mas ele se comunica de diferentes formas. Comunica. Isso é comunicação, Entendendo? Isso é dessa comunicação, Alexandre, que eu tô falando, desse tipo de comunicação. Gente falou muito em falar, falar, falar e, e,
e, e não é, é, vai muito além disso. Vai num ponto também, por exemplo, a gente tava falando, a gente já falou sobre isso e você, eu demorei para aprender isso e apanhei para aprender isso. Quando você vai se comunicar com alguém, ainda mais se a comunicação for ascendente, se eu tô falando para cima, se eu tô falando Com Da, eu virar pro Dena e falar: "Não concordo com isso, tem que ser assim". Me fodia, lógico. Mas me fodia assim, me fodia porque eu tô falando com um cara que é um conquistador. Ele não é
só um fazedor, ele conquista espaços. O cara hoje tem um espaço conquistado. É um conquistador, é um cara que se move pela vaidade, é um cara competitivo. O Dana reúne todas essas megalomanias nele e você tem que aceitar isso. Ele não tá nem aí. Pro que você acha? Se eu falo Isso para um cara, tá errado, não quero. Fodeu. Eu tenho que ser um John Jones. Eu tenho que virar um John Jones ou um Poatan ou um cara tão grande a ponto dele sentar para me ouvir. Se eu for um Ris mortal e meter uma
dessa até com cinturão, eu tô [ __ ] Sim, sim. Isso muda completamente. Você chega pra Dana e perguntar: "Dena, se fosse assim, assim, assim, será que talvez não seria melhor?" Pode ser que ele cague. Mas eu fiz uma pergunta. Só dele ouvir uma Pergunta, ele automaticamente já pensa em responder, porque ele, o Dana responde a todas as perguntas que fazem a ele. Entende que você gerar raciocínio em alguém que você quer que te ouça também é saber se comunicar? Lógico. Lógico. Só que a maioria de nós aprendeu que, meu irmão, põe o pau na
mesa. Sim. Não dá mole não. Defenda os seus valores. Defenda, irmão. Mas tem inteligência para defender. Você pode defender o que Você quiser jogando uma pergunta, sabe? Aquela pergunta pá que vai aquele calf kick. Eu adoro. Porque eu tô perguntando, irmão. Perguntar eu posso. Eu não tô te afrontando. E eu vejo que muita gente se perde sem sair do nosso assunto, que é luta, quando, por exemplo, bate de frente com o Dana. Fabrício Verdun, que hoje é um amigo, já falou: "Alexandre, se eu pudesse voltar atrás, eu não teria feito metade das coisas que eu
fiz quando eu bati de Frente com o Dena que carrega nas costas dele o UFC inteiro." Você vê, isso é do [ __ ] Você vê uma declaração de um cara que viveu a parada falar: "Meu irmão, se comunicar é porque reconheceu, né, cara? Que é uma fraqueza de comunicação. Reconce e a comunicação que eu tô falando com você aqui, primeiramente eh uma comunicação sincera, né? Porque aquilo que você falou do cara, só falar o cara pode estar tentando a te enganar. Não, não tô Falando esse tipo de você. Não, não, não, não tô não,
não tô falando que eu não tô falando. Eu entendo que você fala, sabe? Eu tô falando, não, não tô falando desse tipo de pessoa. Eu tô falando porque muitas vezes o cara é bem intencionado, mas ele não consegue passar aquilo que ele quer, aprender, sabe? Comunicação, eu vejo assim, cara, a comunicação, toda vez que eu tô falando com alguém, eu tô fazendo um depósito verbal do qual eu quero Descontar. Eita! Então, a comunicação ela tem que ser assim. Quando eu falo com você, o que eu quero causar no na tua mente quando eu falo com
você é você dizer assim, ó, você pensar: "Eu também, [ __ ] eu já passei por isso, eu quebrei a mão, já aconteceu algo assim com você?" Caramba, eu também já passei por isso. Mas se eu chego aqui com você aqui, primeira vez, não te conheço e eu começo a falar aqui os meus títulos, não sei o quê, pá, pá, pá, você começa a Sentir aquela certa arrogância, o que eu causo na sua cabeça é isso aqui, ó. E daí? Verdade. Então, quando eu causo isso na sua cabeça, você já se fechou para poder ouvir
tudo aquilo que eu tinha para poder falar. Agora eu entendi o depósito. Quando você falou do depósito, eu falei: "Ih, fodeu". É, não. Então, depósito verbal porque você tá colocando ali nas na pessoa ali, você tá dizendo coisas ali que faz a pessoa prestar atenção em você, fala assim: "Cara, esse cara tem algo de valor muito bom que vale a pena eu perder aqui 5 minutos, 10 minutos para poder ouvir o que ele tem para dizer." Muito bom. Hoje à vezes o cara chega ali achando que ah, fazendo aquela parafernál toda. Um um cara assim
que é vivido, ele consegue ver um charlatão. Então quando você tá ali, [ __ ] mas eu eu fui o empresário da empresa tal, não sei o quê, e o público, eu aprendi isso porque eu trabalho com palestra, então assim, o público tá Sentado tá ali. E daí? Então o que você tem que causar na cabeça das pessoas é isso aqui, ó. Eu também. E é empatia. Tá entendendo? Empatia. Sim. Uma vez eu fui dar uma palestra e eu comecei a minha palestra assim com um humor, sabe? E cara, eu percebi que teve um monte
de gente que tava sentada assim na frente assim, que não tinha achado graça daquilo, sabe? Aí eu depois fiquei pensando assim, fi, cara, por que que aconteceu ali que eu Não consegui me conectar com aquelas pessoas ali, né? E ali que foi que eu entendi, cara, que eh quando você for dar uma palestra, você tem que conhecer quem são aquelas pessoas ali e entender que muitas vezes é um público é muito diversificado ali, sabe? Era uma palestra assim que tinha eh eh profissionais de diferentes ramos assim, sabe? Então tinha ali um jovem, uma pessoa mais
velha. E aí eu eu falei assim: "Cara, aquilo Ali não funcionou". Aí eu fiquei pensando que o problema tava no humor, né, cara? Não. Aí eu cheguei lá na minha igreja lá e eu vi o pastor da igreja, ele é engraçado para caramba e ele falava uma coisa engraçada, todo mundo tava rindo, eu ficava olhando ali os mais velhos, os jovens. Eu falei assim: "Pô, mas funcionou?" Aí eu aprendi, cara. Eu aprendi o seguinte. Quando você for falar com pessoas novas pela primeira Vez que você não conhece, de repente o humor não vai funcionar. Por
quê? Porque você ainda não tem credibilidade com aquelas pessoas, elas não te conhecem. De repente tem um cara ali na palestra ali que já foi na palestra de um charlatão, ele tive ali fazendo uma graça, ele não conhece os seus valores, vai falar assim: "Pô, lá vem um outro coach desse bobalhão". Então aprendi que o problema não é humor, é você se conectar com as pessoas, saber que se Aquelas pessoas conhecem os seus valores, porque agora elas sabem que você disse algo engraçado, mas que você vai falar de coisas sérias. Então, a melhor chave, a
melhor ferramenta para você poder falar com o público pela primeira vez que você não conhece é empatia. Claro. Pô, hoje eu tô aqui para falar aqui com vocês aqui uma conversa muito importante que eu acredito que irá agregar valor pra carreira profissional de vocês. E eu já gostaria de falar de Antemão que eu sou uma pessoa muito séria com aquilo que eu faço e tem um comprometimento muito grande. E por que que eu estou falando isso? Porque eu sei que está sentado aí no lugar de vocês e tá na frente de um charlatão que está
aqui só preocupado em pressionar ao invés de expressar. Então, como eu sei como é péssimo você reservar o seu dia ou investir um dinheiro para poder ter um aprendizado e estar de frente de uma pessoa que não leva a sério. Eu quero Mostrar para vocês que eu estou aqui hoje aqui para poder fazer a diferença na vida de vocês. Empatia. A pessoa fala assim: "Puta, eu também sim, eu também já passei por isso". Sabe? Sim. Então assim, você vê esse é o é o poder da comunicação, né, cara? Se a gente não souber entregar, fazer
as pessoas se abrir para poder ouvir o que você tá falando, o cara se fecha. Por exemplo, ali um D White ali, você a primeira vez tem oportunidade de falar Com um cara, você manda uma letra errada, aquele cara pega ali um ranço contigo ali e não importa o que você faz depois de bom ali, não quer ouvir. Pô, acho esse cara um babaca. Por quê? Ah, porque acho. É isso. Tá entendendo? Sim. Então você vê assim que é importante, né, cara, o cara saber. É, é importante. E tem pessoas que já nascem com isso.
Sim, né? Se comunicam dando tchau. Você fala: "Caralho, pô, o meu pai, Alexandre, o meu pai, o meu pai É um cara, bicho, assim, sem brincadeira. Todos os meus amigos, cara, todos os meus amigos assim se amarram no meu pai. Pensa num coroa, cara, que tem uma energia. Mas assim, eu não sei explicar, não tô falando isso porque o meu pai não, cara. Uma vez quando eu morava em Curitiba, eu trouxe dois amigos meus de Curitiba para poder visitar o Rio pela primeira vez. Tomar tiro. Eh, eh, não, não. O, o Parazão eh trabalhava na
Academia lá e um amigo meu, Dudu. E eu falava do meu pai para caramba, falei assim: "Ó, bicho, se prepara, quando você chegar lá no Rio lá, você vai conhecer o Cid. E chama Sid de Moura é que meu pai tem um cabelo branquinho, né? Aí eu falava assim para ele assim: "Ó bicho, o meu pai todo mundo que fica na presença dele, depois que sai da presença dele, o cara se sente como se tivesse aumentado 2 cm. Cara, os caras chegaram lá em casa lá, meu pai, e Rapaz, e aí como é que tá?
Como é r? Vem aqui tomar um café comigo. Aí não, não quero não. Vai tomar assim, rapaz. E brincava cara, sabe, com as pessoas. E tem um negócio assim de um senso de importância de fazer as pessoas se sentirem especiais assim que eu sempre me admirei, cara. Uma vez eu vim dos Estados Unidos e fui visitar meus pais, cara, e fui numa pracinha lá que eu ia quando era moleque e tinha um amigão meu lá, cara, tava bêbado na pizzaria, cara, E tinha terminado com a mulher. O cara tava mal assim, cara, mas, ó, tava
mamado. Eu falei assim: "Porra, fulano, cara, vamos lá pra casa. Esse era um domingo. Era um domingo, era cara, quase 10 horas da noite. Eu cheguei lá em casa com um cara, meu irmão, um cara que tava num estado. Meu pai tava na sala assim assistindo televisão. E quando eu cheguei lá, meu pai conheci o meu amigo, falou: "Pô, fulano de tal, pô, o que que aconteceu, meu filho? Poxa, vem cá, Senta aqui, rapaz. Senta aqui. Aí falou assim: "Eu vou pegar um café para você". Tudo é um café, né? E pô, meu pai, cara,
é cristão naqueles conservador, sabe? Eu não vi meu pai julgar o cara uma vez. pela condição dele de chegar. Meu pai chegou e falou assim, ó, condição. Não entendi. É de chegar e falar assim também, ficar nessa vida de bebida, entendi. Perdão, perdão, entendi. E chegou e falou: "Não, senta aqui, rapaz". Ele falou assim: "Ó, filhinho, Você vai sair dessa, cara. Você vai sair, você é um cara bom, não sei o quê, sabe?" E, irmão, todo mundo curte o meu pai. E aí, esses dois amigos meus quando a gente tava voltando para Curitiba, cara, eu
não esqueço, cara. Eu lembro que a gente entrou no avião, na hora que tava indo embora, meu amigo falou assim, falou assim: "Maicão, pô, tô me sentindo 2 cm maior mesmo. É verdade, pô. Aquilo ali, cara, é uma lição que o meu pai me dá que eu Quero aprender a fazer isso com outras pessoas. Pô, sabe, você já vi, você já chegou ver algumas pessoas assim que quando o cara entra num ambiente assim, a energia muda? Meu irmão, é o meu pai. Se tiver eu e você aqui em casa, que não tem ninguém em casa.
meu pai de repente chegar, você vai falar assim: "Pô, parece que entrou alguém aqui". Eu falei: "É o coroa". Que a energia do cara muda o ambiente, cara. E isso daí é aquilo que você falou do pô então isso é Comunicação, cara. É comunicação, tá entendendo? Às vezes o cara ele fala um monte de coisa para você sem abrir a boca. Anderson Silva muda o ambiente. Muda o ambiente. Muda, muda. Talvez pelo tamanho, pela aura que já foi construída, pelo que ele fez. Pelo que ele fez. Exatamente, porque ele fez algo muito grande. É, né?
E a gente não vê isso acontecer todo dia. É igual o Michael Jordan. O cara entra aqui, ele muda o ambiente. Examente. Exatamente. Mas eu tô falando assim, pessoas de mudarem o ambiente, né, por aquilo que ela é, não aquilo que ela construiu. Mas não é a mesma coisa, tá entendendo? Diferente, cara. É diferente. É igual assim, você nunca às vezes seu pai construiu essa confiança nele. Você aquilo que eu falei assim, tem gente que te fala muita coisa sem dizer uma palavra. Às vezes você chega aqui, aí a gente tá aqui e chega aqui
minha mãe assim, olha e bota a mão No teu homem, d um copinho de ra para você, meu filho, e sai. Essa é a construção. Acho que é a mesma coisa. Mas você sente, é quando você sente aquilo que é verdade. Isso aí verdadeiro. Isso é comunicação, cara. Comunicação. É, mas o que eu digo é assim, ó. A diferença é que o Anderson a gente põe num lugar diferente dessas pessoas por causa da da televisão, da distância, do feito. Mas eu acho que tudo se encontra no mesmo lugar. Fazer Você sentir sem falar muito. É
isso que a gente chama de energia. [ __ ] fulano chegou. O Roger Grace é um cara assim, porque tudo que ele fez e mais é porque são pessoas que a eu acho que vai além do feito, sabe? A postura da velhinha que te deu uma aguinha, tocou em você, te olhou com verdade, falou um cara que faz o que o Roger fez e você vê que a postura dele na luta é a mesma postura. O cara entrou por aqui, andou reto, Sentou, onde eu sento aqui sério. Cara de paisagem fala: "Fodeu, não queria vir."
Daqui a pouco o cara tá rindo. Você fala: "Caralho, queria sim". Então ele já te tirou do seu conforto porque ele tá se comunicando com você da forma que ele sempre foi. É. É. É diferente. Tem gente que é assim mesmo, que você fala: "Caralho, meu irmão". Existe é isso aí, cara. Existe várias diversas diversas formas da da pessoa se comunicar. Silvio Santos, maior Comunicador de todos os tempos, tão bizarro que se adequou ao tempo. Sim. Foi foi mudando a zoeira, foi subindo o corte da zoeira nos últimos anos que ele atuava. Mas ele nunca
mudou quem ele era. Você vê ali que é do mesmo Sil Santos. Se tá entendendo? Incável. Mas é isso que faz a gente confiar brabo numa comunicação quando a gente sabe que aquilo é real. Sim. [ __ ] o cara ele treinava e fazia. E Sim, eu já vi entrevista do Silvio Santos fora do Personagem, outra voz, outra coisa, outra pessoa. Mas o cara fazia você confundir ele com o personagem dele. Você falava quem é quem? Sim. Não é você. O Maoi parecia que era do cara. Você falava [ __ ] que tem. Tem gente
que é diferente, né? Parece que parece que veio nesse mundo aqui que você fala assim: "Cara, esse aí é diferente, cara. É diferente, né?" E é, cara, e é a luta em si, o evento luta tem um magnetismo assustador. Tu não acha? Tem, Tem, cara, a luta é algo, você imagina lá na era medieval, onde tudo era decaptação, as pessoas eram enforcadas para dar exemplo, eram para dar exemplo, eram empaladas. E todo mundo ficava assistindo. Cara, isso não mudou muito, não. Sabe quando tem um acidente horrendo na estrada e a galera diminui para ver? Opa,
deixa eu ver. [ __ ] tem um corpo ali. Curiosidade, curiosidade. Curiosidade pelo mórbido, Pelo bizarro. Na luta a gente quer ver quem vai ser nocouteado, irmão. Sim. Você não tá ali só pela arte, só pela plasticidade da luta. Claro que isso é maneiro, mas tu quer ver o cara tombar? Tu quer ver o gol? Sim. É ou não é? Sim. Para mim a luta é a parada mais [ __ ] do mundo. Por isso, engraçado falar isso aí. Eh, quando eu tava lá no Japão, eu sentia uma energia diferente assim. É diferente. Nem nem
nem barulho tem, né? Mesmo isso. Mas você sente a energia das pessoas, admiração e o respeito. Você sente, não dá para explicar. Cultura nipônica, né, irmão? E a primeira vez que eu lutei nos Estados Unidos, que eu vi a galera bebendo, sei aí eu sim, eu me senti como se fosse um cachorro de rinha, cara. Não, mas [ __ ] tu eu f assim aqui um pouco se lascando, quer que o pau tor é mas você vê como é engraçado, cara, esse negócio de você absorver a energia do lugar, sabe? Tem Pessoas que não acreditam.
Eu falei: "Cara, eu tava lá e eu senti que é diferente." Claro, meu irmão. O vai morrer. É, [ __ ] meu irmão. Imagina pro gringo que tá chegando aqui para lutar. Sim. [ __ ] meu irmão. O cara fala: "Fodeu". Ainda mais que todos eles agora sabem o que quer dizer. Eh, o U vai morrer. É verdade da parada e a sinceridade. Ah, mais bizarro ainda, cara. A gente tava no FC 300, não foi no 301. Foi no 301, não lembro não. Não foi 301, foi o anterior que Glover Teixeira lutou com Jamal Rio,
Jamal Rio. Aqui todo mundo quer ver o nocout, inclusive do Jamal, só que o Glover tava apanhando para caramba. E aí você começa a ter a empatia pelo seu ídolo. Fala: "Pô, tomara que acabe logo essa [ __ ] porque eu quero ver o outro se [ __ ] não ele. [ __ ] acaba, acaba, acaba". Aí acabou. Glover pegou o microfone para falar. Fala, [ __ ] agora o monstro vai falar mesmo, na Vazia, puto. 2 minutos. Você fala: "Caralho, meu irmão, é de fato a rinha. Acabou a rinha, [ __ ] O público
médio, [ __ ] meu irmão. Acabou a rinha. Eu falando: "Caralho, irmão." E foi quando ele se aposentou, foi? Eu falei: "Caralho, que sacanagem". Você sente, você sente vergonha pelo público, fala: "Caralho, que galera mal educada". Apesar de você não ter nada a ver com Eles, você fala: "Caralho, que doideira". É só o apego pela porrada nua e crua, irmão. Entretenimento, né, cara? É, bicho. É, mas eu acredito que eh quem tá inserido nesse ambiente e consegue navegar para lá e para cá, como um Caio Borralho, o cara que se comunica muito bem, tanto dentro
quanto fora, tem muito a ensinar para muita gente, porque [ __ ] meu irmão, você imagina como é você selar esse pacto, olha, vamos Lutar, vou fazer de tudo para quebrar você em 1000 pedaços. você me quebrar. Saiu de lá, acabou. A gente toca a vida. Saiu desse pacto, você tem o respeito pelo oponente? Você já tá numa coletiva dando entrevista sobre quem você quer como próximo oponente? Uhum. Você tem os holofotes, você tem o dinheiro entrando, mas você tem o compromisso de segunda-feira estar Treinando para se manter pronto. É muito louco. Uma janela curta,
de poucos anos. E aí você vê, por exemplo, um cara como John Jones, que para mim é o maior enigma do MMA de todos os tempos, que é um cara que não tá nunca teve preocupado em tá pronto. Todo mundo fala que ele não era o mais regrado de todos. Eu vi o Brandon Shop dando uma entrevista agora falando que lá na na como é que era o nome da academia lá que ele treinava do Greg Jackson. Greg Jackson. É, né? Lá no em Albuquerk, né? É. John Jones chegava depois de todo mundo. Jack Jackson
Ink. Alguma coisa é alguma coisa. Eh, depois de todo mundo, galera já pronta pro sparing. Ele não não tinha feito a parte técnica, não tinha feito alongamento, ele chegava lá, calça de moletom, [ __ ] Aquela exceção que a gente tá falando, né? É, vem, espancava todo mundo. Valeu, embora. Metia a napa no demônio ralado, Bebia. na semana seguinte tava lá lutando contra os caras mais duros do mundo e vencia. Você fala: "Caralho, irmão, que loucura!" É, tem é isso aí, tem gente que é afortunada em em ter eh isso com cara, né? Mas é
é a exceção da exceção. Exceção da exceção. Mas às vezes eu vejo, ô Alexandre, o essa questão assim do talento, eu vejo o talento assim, ele é muito bom, cara, quando ele é dado para você e você sabe valorizar ele. Sim, né? Eh, eh, isso aqui é uma reflexão assim que eu tive, é lógico, é uma opinião minha, mas eu vejo o talento, cara, se ele não for bem usado por você, eu vejo o talento se tornando uma maldição na vida de uma pessoa. Sabe por quê? Eh, vamos supor, no MMA ou no esporte, dificilmente
você vai ver um cara talentoso aos 40 anos de idade, né? Eu fiquei pensando a respeito disso, pô, nunca vi assim aquele cara talentoso com Uns 40 e tão longe. Então isso mostra pra gente o quê? Que o talento ele também depende da sua força física, vital para poder acompanhar. Aí o o cara às vezes ele é talentoso demais e ele fica deslechado. Eu já vi muito isso na hitbox. Eu já vi uns caras assim talentosos demais assim, meu irmão, que todo mundo achava, sabe? Mas o estilo de vida do cara, da minha irmã fazer,
como é que pode? E aí chegou ali no limite, falou assim: "Acabou, esgotou, é só até Aqui, sabe?" Aí que acontece quando o cara ele vai levando no talento, ele chega ali até os 40, ele não levou aquilo a sério, ele não aprendeu nada. Aí agora quando chega nos 40, o talento abandonou ele. Aí ficou o cara bicho sem conhecimento, sem aprendizado. Aí o cara tem que viver, meu irmão, com aquele arrependimento. Falou assim: "Caraca". Então eu vejo que o talento ele pode ser uma maldição na vida dessa pessoa nesse quesito de você Confiar tanto
no talento, cara, que você não vai fazer nada e quando você chegar lá você não tem mais o talento e você não tem bagagem nenhuma, tua mochila tá vazia. Perfeito. Sabe? Então é muito perigoso. A gente que já cansou de ver histórias de já vem no bairro às vezes fala assim: "Pô, esse cara era sinistro, o bêb não". E eu bêbado às vezes que tá ali, esse cara era sinistro. Falei: "Caraca, né, cara? Por que que não deu o valor assim? Porque a gente não sabe, Né? Tem um monte. É, tem lenda de academia. Fulano
era bravo para [ __ ] Isso, isso aí, isso aí. Mas ficou ali sendo bravo dali. E tem isso, cara. Tem isso. Eh, mas tem as exceções, como é o John Jones, que vai contra tudo que você tem como premissa, você ou qualquer um. Uhum. Não use drogas, ele usa várias. Uhum. Treine mais que todos. Ele não treina mais que todos. Eh, não se meta em polêmica. Ele se mete polémica. Não Atropel grávida, ele atropela. É, presta socorro. Não, ele não presta, [ __ ] O cara é vai preso, sai, entra ano, sai ano e
o cara tá aí, meu irmão. É, ninguém entende, né, cara? Ninguém entende, ninguém entende. Mas é nítido que o cara é diferente. É diferente. Hoje é assim, para mim não existe discussão quando eu fico vendo e a galera fala assim: "Cara, ele é o cara". Elepinal, cara, eu acho que o John Jones ganha ainda hoje. É, eu porque ele pediu Seis meses para treinar, você viu? É uma coisa que você pode ter certeza que o John Jones não é burro. Ele tem um que de luta muito sinistro, sabe? Então assim, Deus deu um dom para
ele, foi um pacote completo. Você não vai saber só lutar não, você vai ser inteligente. E ele sabe que ele não pode dar bobeira. Ele é um cara que ele assim, ele solta, se solta no ring, mas ele não subestima o ponto de não sabe, não, irmão. Isso aí você tem razão para caraca. E uma coisa Assim que você tem que sempre ficar assim de olho aberto é com um cara que tem um ego muito alto. Ele tem um ego alto seu melhor. Então ele não vai querer perder no fim da carreira dele para esse
cara que tá todo mundo falando. Eu acho que ele vai treinar e esse tipo de cara ele fica mais motivado com esses motivos, com esses desafios. E para mim ele tá fazendo essa briguinha toda só para ganhar o que ele quer. Deixar. Perfeito. Deixa eu corroborar o que você tá falando. Você falou assim, ó. John Jones, ele é inteligente a ponto de não subestimar ninguém. Irmão, quando John Jones não consegue cortar ângulo para esquivar-se das pessoas, ele corre e não tá nem aí. Nem aí. Já viu ele correndo de sair voado várias vezes. Eu falo:
"Meu irmão, esse cara é foda". Tipo, [ __ ] o bicho pegou, vira de costa, sai correndo, meu irmão, e depois volta, porque o John Jones só luta na distância Dele. Ele joga para vencer. Joga para vencer. O bicho é brabo, irmão. É isso aí. Mas ele agora pediu se meses para lutar com Tom Aspon. Aí você vê, irmão, se você detém o cinturão linear, diferença do tratamento, né? Não. Então eu acho uma loucura que você detém o cinturão linear. É óbvio que você vai ter que defendê-lo contra o interinou. Você já acabou a luta
com Step sabendo se eu ainda estou Disposto a lutar, eu tenho que estar pronto para esse garoto. Se ele pediu se meses, irmão, é porque ele não tá treinando para ninguém até agora. Só que se ele pediu se meses é porque ele pretende se preparar. Vai ser. Eu já apanhei de vários, mas a minha lógica, o meu ceticismo me faz acreditar que Asp não irá vencer. É, mas é, posso estar errado. Não, não. A a chance é grande. A chance é grande. O que eu tô dizendo que eu acho que é o John Jones é
justamente por causa da auda do cara. O cara é [ __ ] tá entendendo? Sim. Ele é diferente aquele cara que você fala assim: "Agora vai". E não vai porque o cara parece tem eh parece que ele veio aqui para aquilo. Aí ele pode pagar por tudo que ele fez, mas aqui ele vai terminar com excelência. Sabe a luta dele com Dominique Rise? Que que você achou? Você viu? Cara, eu penso assim que foi uma luta ali pau pau, só que cara quando é um Cara, um campeão igual o John Jones com a história dele,
você tem que fazer muito mais do que aquilo. Eu penso assim. Então, eh, [ __ ] essa até que o Gustavson também foi uma luta muito dura. Essa discussão é maneira. Hoje, inclusive, eu respondi uma pergunta que falava disso. Pô, você não acha que pro Ancalé vencer o pro Atan tinha que ter feito mais? Eu falei, isso não tá na regra, isso não existe em lugar nenhum. Uhum. Isso não tá no papel, isso não é mandatório. Mas o que eu acho que acontece é Michael Costa é juiz, Michael Diamato Uhum. Papeleta numa luta apertada, sendo
John Jones, se tu der pro outro cara e a sua papeleta tirar a vitória do Jones, você tá na reta. O cara tem que ter peito também. É uma responsabilidade muito, uma responsabilidade muito grande. Eu acho que é é por exemplo, é por exemplo você Vercha lutando e você meter três pontos negativos nele, um atrás do outro, por falta de combatividade, ele sendo bochecha e toca. Duvido. É uma é uma série de coisas, uma série de coisas, por exemplo, assim, coisas, depende de quem é o campeão, porque aí tu vai intimidar o juiz. Aí, isso
que eu ia falar, por exemplo, o Poatan, né? O Poatan fez uma coisa muito grande, cara, em um período muito pequeno, né? Sim. Tanto que ele tava com o cinturão nessa Categoria, mas assim, não foi tantas lutas igual um cara como o John Jones. Então é assim, é diferente do outro, sabe? Agora o John Jones, o cara tá anos fazendo isso. Então, às vezes eu penso assim que não só aquela questão da organização considerar, falar assim: "Não, cara, o cara para poder tirar o cinturão desse cara, ele tem que fazer um pouco a mais. Porque
às vezes eu penso que o cara ele poder, ele dá também pro cara assim a dúvida de pensar Assim, porque também existe a possibilidade, cara, desse campeão ser uma pessoa como qualquer outra e não tá no no melhor dia dele. Então, a gente, se for pau a pau, a gente ainda vai continuar dando para esse cara, porque esse cara tem que fazer muito mais. Mas eu acho que isso é uma decisão do juiz, juiz, intimidação do juiz. É, mas a intim a intimidação do juiz não vem só do John Jones, vem da companhia, da empresa
também. É isso. R is a [ __ ] Não. E esse cara não quer. Me diz aí. Se você fosse o juiz numa na dúvida, eu ia tremer. Exatamente. Sobre isso. Isso aí, [ __ ] Raspou ou não raspou? Quem tá sendo raspado? Porque o juiz é aquilo, se acerta, ele é Deus. Mas se errou, meu irmão, nego acaba com o cara, né, cara? Toma, entendeu? É aquela raspagem duvidosa que quem tomou é o Grace dos Grace. Tu fala assim, [ __ ] vantagem. Sim, peidou. Sim. Entende que não é uma norma da companhia, é
uma pressão que Muitas vezes tu prefere assim, ó, vou administrar essa [ __ ] não, irmão. Pô, difícil para essa bag difícil, pô. Imagina o o um Evander Hollyfield, Mike Tyson, naquela época e você fala assim: "E aí?" É, é, é uma responsabilidade. Então eu acho assim que acaba pesando que o cara que é campeão por anos responsabilidade pesa pro cara, porque o cara fala assim: "Pô cara, foi pau a pau, mas é o campeão, Mas é o campeão, deixa eu fazer, não quero fazer merda não, mas não tô dizendo que o campeão merece só
porque vitória é vitória, meu irmão." Isso é isso, brother, porque se fosse por mérito, agora que Portano é mais campeão, a gente ia ter que pensar, vai ter que bater muito na Ancala para ganhar. E não é isso? Ainda mais quando o esporte é de alto nível. É a a é um jogo de de de polegadas, né, cara? Às vezes você já não vê mais a vitória Daquele jeito. Você vê assim que é nos detalhes, né, cara? Então quando vai apertando é assim mais, pô, o cara que tá 10 anos, bicho, mais dominando, é difícil,
cara, tomar uma decisão. E por que que você acha que as pessoas não falam de José Aldo, como falam de John Jones, de Alex Poatan. Eu vou te falar porque eu tô fazendo essa pergunta, cara. Porque é muito injusto o posicionamento dos fãs com relação a José Aldo. Eu vou te falar por Quê, cara. José Aldo ficou, se eu não me engano, uma década. Sim. Ficou 10 anos sem perder, né? Como campeão peso pena do evento mais sinistro do planeta. José Aldo foi, se eu não me engano, o único brasileiro campeão Pound for pound. Eu
não lembro se Anderson Silva já foi, porque o Anderson é quase que contemporâneo do Jones. Uhum. E quando o Anderson tava no ápice, o Aldo, o Aldo também, eu acho que o Aldo foi campeão Pound for pound. Então o Aldo já teve no ranking Pound for pound. O Aldo ficou uma década defendendo o título de campeão peso pena. O Aldo bateu em todos os cascas grossas que apareceram na categoria dele. O Aldo talvez seja o brasileiro mais longevo no UFC. Ele, Belf, essa galera aí que luta há 300 anos. [ __ ] ninguém fala do
Aldo quando se fala em Eu eu vejo isso aí Todos os tempos, porque o o Aldo ele era um atleta assim, era um cara muito respeitador, né, cara? Sim, sim, sim. Tranquilo. Ia lá, fazia o trabalho dele. Então eu vejo assim, ele não tinha drama e as pessoas gostam de um drama. Ah, tá entendendo? As pessoas, o Ando tinha um drama, a briga com FC, o sero humano gosta disso, de um drama. E o Aldo não tinha isso. Verdade. Mas para você ter uma ideia, o Aldo, cara, é o meu strike favorito. Pô, o cara
é um Monstro, irmão. Velocidade, movimentação dele de cabeça, sabe? Slow kicks. É, é. Se você botar ali para conhecedores de luta, aí você pode ter certeza que muda. O Aldo vai lá para cima. Ué, a gente tava falando de quem aqui antes? Do Aldo. Do John John Jones. Você já perguntou ao John Jones quem são os lutadores favoritos dele? Não. Quem? José Aldo e Anderson Silva. O Aldo é sinistro, cara. Mas é, mas é que não não tinha dama. E a gente tá vivendo num em Um em um num tempo onde as pessoas amam isso,
amam um storyting. Se você ela quer te botar se você vai ser o quê? O herói ou vilão. Tem que escolher, tá entendendo? Então se você não jogar o jogo da arena, aí a galera joga tomate, né? A galera joga tomate, né? Não é igual o gladiador láão circo. Conquista o público, né? e sua liberdade. Terá sua liberdade se você não conquistar o público, cara, né? Mas eh, mas é algo que eu admito, porque Ele não se vendeu. É, ele conseguiu ser o José Aldo até o fim, porque muita gente e que fim tá aí
ainda assim, é, perdão, né, que tá lutando que eu digo assim, né? Esse é um dos pontos. O cara tá até hoje, irmão. Sim, sim. [ __ ] é, é injusto. É. Eh, mas é isso aí. A vida é injusta, né, cara? A vida é injusta. Sim, sim. Eu tô lamentando porque assim, eh, [ __ ] o Aldo é uma [ __ ] meu irmão. É, [ __ ] Não, e o que ele fez, o que ele fez, sabe? Às vezes assim, pra pessoa esquecer por causa de um momento, o nocout que ele tomou do
conos. Sabe? Ah, mas isso aí, irmão, [ __ ] Mas aí que também já entrou numa era eh de fãs esportivos, não de apreciadores da luta. É, mas é diferente porque a gente sabe que aquilo ali não tira mérito nenhum. Acabou, irmão. Ó, acabou. É, é assim, ó. Você manter um podcast de vídeo longo, Nossa conversa vai ter 3 horas. É porque eu sou teimoso. Pegar um pedacinho, né? Não, é porque eu sou teimoso. Porque a gente tá na era do vídeo de 60 segundos. Tikt, né? Dos cortes de um TikTok. [ __ ] você
imagina que hoje a gente tá num num mundo tão líquido onde tudo é os valores são lixos e tudo tudo é líquido, tudo é rápido, tudo é efêmero, tudo. Um cara desse já já é esquecido para sempre. E hoje no UFC mais ainda, porque toda hora entra, como o UFC faz um Trabalho muito bem feito, toda hora tem novos entrantes, tem uma galera que sequer vi o Aldo lutar. Verdade. Aí você vê o Leon Edwards perder como perdeu agora pro Shamb Rady e uma galera perguntando, [ __ ] Alê, ele era isso tudo mesmo? Eu
falei: "Caralho, o cara espancou o Camaro US, meu irmão, espancou na segunda luta, dominou, achou o número do Camaro e fez com o Camaro que ninguém fez. Primeiro nocouteou, deixou de olho arregalado, depois deu Uma surra. Aí você fala assim: "Sério?" Porque as pessoas estão com a memória de highlight hoje. Tem a memória de highlight. Des imediata. É, pum, perdeu. Não vale, tchau. Fora. Você fala: "Caralho, bicho usou, acabou, descartou, jogo fora." Jogou fora, irmão. Por isso que eu às vezes, sabe? O discurso do legado, eu hoje não creio no discurso do legado. Ah, eu
não, eu não curto esse discurso do legado. Não curto também quando eu vejo a galera falando: "Ah, eu Faço isso paraos meus fãs, não sei o quê". Pô, ninguém faz. Você tá fazendo para você, pra sua família, pr sua vida. Aham. Sabe? Claro. E uma outra coisa assim, ô Alexandre, até fugindo um pouco disso aí que que eu não acho manedo também, cara, é quando a galera do Brasil, mais atleta brasileira assim, às vezes eu vejo fazendo isso assim, eu não acho maneiro, cara, é quando você ganha um cara e você vai lá e pega
a mão do cara e fica levantando a Mão do cara. Meu irmão, eu odeio isso, cara. Foi você. Quem foi você, cara? Sabe, uma vez o cara fez isso comigo, cara. Eu odiei aquilo, sabe? E eu sei que às vezes o cara não faz na maldade porque ele tá ali na emoção, né? Aí aquilo ali é uma forma dele de poder tirar aquela tristeza do cara. Só que você não tira a tristeza do cara. Você às vezes humilha mais o cara fazendo aquilo, dependendo se o cara é um competidor e gosta de vencer, isso não
Vai deixar o cara feliz. Vai falar assim: "Porra, baixa minha mão, cara. Eu eu não ganhei nada". Sabe? Cara, fico assim maluco quando vê solta meu braço, [ __ ] Os atletas brasileiros fazendo isso. Falei: "Ai, sim." E pior é quando pega na cintura e quer levantar fim, meu irmão, dá meter a cotuvelar na cabeça. Milhou e ainda tá me pegando no colo. P é eu vejo essas coisas assim, mas é lógico, é uma visão assim mais de quem é individual. Tranquilo. Sim. Mas eu Entendi teu ponto. Para você aquilo era [ __ ] nela.
Pô, cara, tô aqui para ganhar. Quem ganhou foi você. Vai querer levantar meu braço, cara. Você sabendo que eu não ganhei, eu não ganhei nada, né? Me dá a bolsa. Me dá a bolsa que aí aí a gente conversa. levanta aqui o braço aqui. Me dá o dinheiro né? Quer realmente me deixar feliz? Me dá a bolsa, né? Sim, sim. E cara, como você vem de uma escola mais Tradicional de muitai curitibano, como é que você vê a trocação com modo Alex Poatan, bicho? Cara, o o Alex Poatan eu vejo ele eh ele tem uma
trocação assim e diferente, não é um cara assim que fica jogando com aquela guarda lá em cima, mas o cara tem que entender que ele faz aquilo ali porque o cara além de ter o conhecimento, ele tem Um que de luta que ele sabe o que ele tá fazendo, sabe? Eh, igual o Mohamedes ali. Se o Mohames ali chegasse numa escola de box e começasse lutar daquele jeito ali, ele tá indo contra todas as regras da técnica do box, mão baixa, queixo alto. Várias vezes Mohamed ali defendeu com o queixo assim para trás assim, com
a mão baixa, sabe? Então assim, o cara ele foi lá e quebrou a regra do jogo. Ele fez do Jeito dele e deu certo, mas ele tinha a luta. Cara, o que o cara tem que entender uma coisa que é muito importante é o teu senso de distância, tempo e visão. Se você tiver isso aqui melhor do que um cara mais técnico, irmão, ele pode ter a técnica que for. Tem muito atleta que o cara não entende de tempo, de distância. É igual um carro chocando o tempo todo. Na hora que chegar perto eu bato.
Só que você cria. Às vezes a oportunidade ela não tem, não Vem até você, mas o cara que tem um QI de luta igual o Poatan, ele cria oportunidade e ele fica esperando ela acontecer. E é por isso que dá aquela agonia na galera que tá assistindo, [ __ ] ele vai, parece que ele vai às vezes tomar um, mas o cara sabe o que tá fazendo, ele sabe a noção do perigo. Então assim, para ele funciona muito bem. E voltando assim com parando com a a galera da shoot box, isso que eu ia falar
agora, ele tem um que melhor do Que o que a gente tinha. O Vanderley lutando com um cara igual a ao Poatan e essa geração de hoje, com aquele jogo você acha que ia dar ruim demais? Porque o Vanderlei era esse cara do choque. É cabeça baixa e soco na cara, queixo baixo, mão, mão dura. Eu já acho um diferente porque eu já acho esse assim um jogo assim que complica pro Poatã. O Caliil ele não complicou mais do que ele parava, mas se ele tivesse continuado, então assim o Vander Vander sufocava. É, de repente,
por exemplo, assim, se fosse um cara eh igual o Shogum, poderia ser diferente, mas o Vanderle eu acharia que teria mais chance, sabe? Porque ele quebra aquele jogo de sair, sabe? Mas a gente nunca, né, nunca vai saber. Mas assim, o jogo do Poatan não é aquele que o cara fica fechadinho, mas é de um cara muito experiente que tem um conhecimento de luta. E eu vejo ali, cara, eu eu gosto de prestar atenção assim, eu vejo certas Coisas assim, eu vejo esse cara tem um que muito bom de luta. Eu vejo às vezes assim
como ele usa uns passos largos assim, ele começa a dar um passo curtinho e esse perna de trás. Isso aí, esse passo curtinho aqui é para dar uma falsa ilusão pro cara de que tá perto e de repente você tá longe ou você chega perto sem o cara ver. Fala, caramba, aquilo dali é tudo que de luta, cara. Você vê assim, esse cara ele sabe o que ele tá fazendo, sabe? Você acha que vai dar bom nos pesados um dia ele migrar? Cara, eh, eu não sei como que seria contra o John Jones e contra
o Aspinal, mas cara, um monte de pesado lá para mim filados, cara. Sim. Então, deixa eu melhorar. Como seria Poatan versus Mirko Crocop no ápice, peso pesado, que aí eu tô falando de dois strikers. Acho mirco sinistro, né? Eu acho mirco sinistro. Cara, eu vejo a trocação do crocop, porque a pancada era diferente também, Meu irmão. Eu vejo a trocação do Crocop do Pride, não do FC. Quando eu olho pros pesados, eu falo: "Rapaz, até hoje, até hoje é você pode enfilerar uma porrada de pesado aí que se fosse trocar, tchau e bção." É, era
diferente. O Crocóp era diferente. Como o cara muda de novo do Pride pro UFC, né, bicho? Pô, ele virava alvo fácil na na no octógono. Eu não entendia, brother. falava: "Não é possível, o Crocóp tá doente". [ __ ] mudou, mudou muito a performance dele. Mudou muito, mudou muito. É, a galera que só viu Crocop no FC, por favor, vejam o Mirko no Pride. Era muito bizarro ou não era, irmão? Era muito sinistro, cara. Vai tomar no cu, paf. Acabou, brother. Era, cara, você sabe quando o cara é sinistro, quando você sabe que ele vai
chutar na cabeça e vai e vai, ele chuta, que você não consegue fazer nada. Então você vê que é sinistro, porque eh o fã ele não entende isso. Uma pessoa Que já teve lá dentro, às vezes acontece coisas lá na luta lá que você não consegue ver. É, então é muito fácil falar de fora, mas quando tá lá dentro lá vendo uma ripa daquela, sabe? Mas com a velocidade daquela, você não vê, cara. Não vê. Ele era muito sinistro. Sabe o que era mais chocante no golpe do Mirko? Primeiro, todo mundo sabia que ele ia
fazer aquilo e pegava. O Minotauro não foi porque o Gongo suou, porque pegou, ele desabou, acabou, acabou, né? Aí Depois ele voltou e finalizou. Eh, todo mundo fugia da perna forte do Mirko e o que ele esperava era você criar ângulo suficiente para ele poder chutar. Aquilo era papo de gênio. Porque uma vez que você tivesse na distância da perna dele, como era no cocoroco, como é que você defende? Aham. Ninguém faz assim, [ __ ] e pegava no tampão. Ele pegou raspando. Raspando, irmão. Todos eram raspando. Com exceção do Minota que eu acho que
pegou na cara. Tudo era Raspando, graças a Deus, né? É. E a galera desabava. Eu falava: "Caralho, mas foi na tampa do coco". Mas você vi que era uma pancada porco de bebente. Tá maluco, brother. Vanderley e ele no segundo encontro. Jesus amado. Acho que foi a pior surra que o Vanderlei já tomou na vida assim. Ele mes queer redutou a primeira vez de de Bermuda, né? Foi até ali que ih, rapaz, não tinha lembrado disso. Acho que foi verdade. Primeira vez que lutou de Bermuda aqui. E sejamos sinceros, ele não tinha nenhuma obrigação de
vencer. O cara entrou no GP dos pesados, sendo um peso médio. Vamos falar, Andelei nunca foi um meio pesado, ele é um peso médio com Mark Hun, bicho. [ __ ] tá maluco. Aqui eu tô falando não é demérito, é que ele teve coragem, era o menor, o menor do GP dos pesados e meu irmão, botaram ele com crocópia. Eu falei full deu. Ele mostrava ali o quanto que o cara era sinistro, né, Vanderley, né? Pô, aquela Luta com Mark Hunt ali, bicho, aquela que o Mark Hun dá uma abundada assim, pula assim. Eu falei,
cara, vai quebrar a coluna do Vanderley, sabe? Mas o Vanderle partindo para cima e, meu irmão, dando, oferecendo perigo pros caras, pô. Um cara que lutava K1, pesado, sabe? É, é. Então o MMA evoluiu, mas ó que a gente acabou de falar que o Mirco do Pride na trocação pegaria muito pesado no ring até hoje. Porque, por exemplo, eh, eram estilos assim, por Exemplo, o Vanderley era aquela trocação violenta, mas não muito técnico, né? O o Mirco era, ele tinha técnica, né? Sim. Então assim, o tempo passou, mas não mudou muita coisa que diferenci, sabe?
Pelo contrário, mudou e a gente ainda continua não vendo muitos caras igual ele era. Igual ele era. Vamos melhorar isso. Pega a elite do K1 pesado, põe contra a elite do Glory pesado. Desculpa, não dá, não dá, não dá. Verdade, dá, não dá. Rico Van Hoven. Não Dá. Verdade, pô, esse rico aí eu vejo assim, pô. Esse cara, se ele lutasse no Kú, antigamente ele ia rodar. Não tem conversa, irmão. Não tem conversa, bicho. Ernesto Rust Peter os cara eram encardido. Bradre Harari na época que era novo. Jerome Lebaner. Jerome Lebaner. [ __ ] irmão.
Pega os O Rico é brabo, mas pega os caras que ele lutou. Muitos dos caras que ele lutou já lutavam no K1 quando ele sequer lutava kickbox. E tem isso também, o ápice do K1 dos pesados. Os caras eram, na minha opinião, os melhores strikers que já passaram pelo planeta. Cara, aquele GP do dos pesados ali, você fala assim: "Cara, isso aí tá uma incrível". Imagina no C1, você fala assim, você olha a chave assim, falou: "Meu Deus, aí teve o ano que surgiu o Remy Bonias que eu falei: "Pronto, esse moleque vai ganhar de
todo mundo." E aí no ano seguinte perdia, todo mundo ganhava, todo mundo perdia. O K1 Max também era muito Maneiro, que tinha o Saurer, aquele Mike Zambini. Verdade era [ __ ] muito sinistro também. Muito sinistro. Boacau boacau por prun. O Dida lutou com boacau, né? Foi o Dida quase entortou ele, cara. [ __ ] que doideira, né, meu irmão? Foi, é, foi muit made in Brasil. Isso aí saiu na porrada com boa calente. Tentou ele pô a mão, cara. Tinha aquele também o Massato, lembra? Sim. Que foi campeão do C Max. Caral Max era
sinistro, cara. Você ouvia a galera Falar que a chute box não era muito técnica, algo desse tipo? Não, cara, porque na época a equipe ela era tão sinistra no que fazia. E às vezes, cara, quando você é muito sinistro em algo, você esconde os defeitos. As pessoas não vem. Se você tem uma árvore de Natal aqui bonita aqui, mas que ele tem ali uns galhos quebrado ali, mas tá cheio de enfeio, você não consegue ver. Verdade. Sabe? Hoje a gente só consegue ver por quê? Por causa do contraste. É, hoje tem O contraste, né? A
gente tem que esse copo aqui, o preto e o branco. Você não saberia o que é o preto se não tivesse o branco, o contraste, né? Então hoje o cara consegue ver. Antigamente, mas a vontade de fazer era tão sinista, né? Tão sinista, cara. Sabe que é você já você já reparou que uma pessoa quando dizem que maior parte das pessoas elas tomam as decisões e compram as coisas através das emoções, né? 100% cara aquelas lutas é só emoção. Você acha que O cara emocionado ele conseguia usar a lógica, ele falar assim: "Esse cara é
muito sinistro". E nem prestar atenção na parte técnica. Não, mas sejamos justos. A parte técnica por si só não interessa. Não interessa. O que interessa é o resultado que o cara traz. E sejamos mais justos ainda. Se alguém falar que o Rafael Cordeiro não é técnico. Chogum. Não, não. O o o Rafael era técnico para caramba. Para [ __ ] Shogum. Pelé Anderson tá maluco. É Porque tinha um Murilo Ninja que chamava muita atenção. Tinha um Vanderley Silva. Mas se o Vanderley de repente fosse técnico igual o o Anderson, ele não teria sido Vanderley. Verdade.
Tá entendendo? O Vanderlei, cara, naquela época do Pride, parece que ele era o lutador mais popular do mundo, mais conhecido do mundo. Agressiva. Não tenho dúvida. Não tenho dúvida. Você viu, não podia nem deixar a criança assistir o highlight dele à noite, senão não Dormia. Ele quase matou o Sakuraba, irmão. É, literalmente o cara tava aniquilando todo mundo, pegando geral. E, e eu vou te falar uma coisa, cara. Na época do Pride, eh, o Vanderle não tinha técnica também assim tão ruim, não. Ele jogava assim fechadinho, ele dava, ele era, não é que nunca foi
a parada plástica, ele era raça, então muita gente falava, tinha um bom chute na cabeça, cara, também tinha uma pancada na cabeça. Bom, era, cara, era o estilo, Né? Era o estilo dele. É igual você v queer comparar o Mike Tys com o Lenx Leis, diferente. Mike era um trator, né, cara? Você sabia que tava vindo ali, ele ia te dar aquele uns golpes ali já assinatura dele. Mas, pô, como é que para, [ __ ] E aqueles golpes na linha de cintura era 300 socos, você nem viabum. Ainda encaixava com cruzadão no meio da
cara. É legal, cara, você ver isso aí, evolução do esporte. É, mas a e e o mais Legal é você ver que, apesar da evolução, o que hoje chamam de básico, se você pegar o sofisticado de hoje, não vai superar. Mirco e os e a elite do K1 são um grande exemplo disso. Mas isso aí é o quê? É a parte do fundamento, né? É, eu falo aqui, ó, no livro aqui eu falo a respeito da importância do fundamento. E aí eu uso ali, eu eu crio várias planilhas nesse livro aí. Eu faço planilhas de
como o cara fazer um planejamento de curto e longo prazo para Entrar no MMA. Qual modalidade você começar primeiro? Vamos supor, eu falo ali de um cara que tá começando com 20 anos de idade, eh, já tá começando uma idade avançada, né? E esse cara quer se tornar um atleta profissional de MMA. Qual que é a modalidade que você recomendaria ser mais importante para esse cara começar para criar para criar um fundamento? Repete, repete, repete, repete, repete as características do Cara. Você tá com 20 anos de idade, nunca treinou, nunca treinou na sua vida. Bom,
e você quer se tornar um atleta profissional de MMA, quer seguir essa carreira e quer entrar no UFC até os 25, 26 anos de idade, por onde você começaria? Eu wrestling, aqui no Brasil. Ah, tem que ser no Brasil? Não, não. Nos Estados Unidos começaria no wrestling. Wrestling e jits começaria. Tá. Entre wrestle, Jits, wrestling. Não, Jits. Tá aí. Sim. Aí tu fez a escolha certa. Sim. Entendeu? Wrestling. Jits. Só pode um. Jit. Só pode um. Tá. Jits. Você lêu o livro? Não, não, não, não, não, não. Tô brincando. Tô falando. Sim. Eu vou te
explicar o porqu o Jits e quantas competições de wrestling tem no Brasil por ano? É porque você falou Brasil, aí fodeu tudo. É, nenhum. Tá. Nos Estados Unidos toda hora. Não tem. Toda hora. Colegial. colegial. 20 anos de idade você não tá no colegial mais. Ah, mas eu já tô na universidade. Tem campeonato universitário, tem Não, com 20 anos de idade não. Ah, não, não tô na universidade. Como não, cara? Não, não. Tá, mas com 20 anos de idade você tá na universidade, você não vai, não tá pensando no FC, né? Você tá focado nos
estudos. O, tá entendendo? Então, se você não tá na universidade, você não tem onde competir. E se eu cheguei na Universidade sem treinar, também não vou virar um expoente do wrestling começar a treinar lá. Agora o jits tem campeonato todo final de semana em todos os lugares, né? Então eu falo assim pro cara assim: "Você vai começar primeiro pelo jitso durante um ano, ao invés de você querer treinar o MMA e querer fazer tudo ao mesmo tempo que você se torna um mestre de nada". Mas também não tem jits para MMA, para ele aprender jits
ano? Mas calma, mas olha aqui, você vai fazer Um planejamento de curto e longo prazo. O planejamento de de curto prazo vai ser os primeiros seis meses, o primeiro semestre. Você vai fazer um planejamento aqui. Eu quero competir 10 competições de jitos e até a metade do ano eu quero pegar 2 graus na minha faixa. Você vai competir 10 campeonatos de jíos. Vamos supor ali que você fez faixa branca. É faixa branca, sabe? Pô, quando era faixa branca, eu competia para caramba jits o Tempo todo. E tinha vez assim de fazer, pô, seis, sete lutas
num dia. Então é porque eu pensei, na verdade, Mac, em treinamento. Não, não, mas escuta, mas escuta que o cara tem 20 anos de idade, o cara precisa de experiência para mimar. Aí você fez 10 competições nos primeiros seis meses. Nessas 10 competições, você fez pelo menos umas 50 lutas, 40. Sim. competição de jits pegou 2 graus na sua faixa. Olha o tanto de experiência de competição que o Cara tem de trabalhar com as emoções que ele ganhou. Agora, o segundo semestre, você vai fazer o quê? O cara tem aquela vantagem do jits, ele já
buscar eh ter trabalhar com algumas técnicas que fazem parte do judô, você começa em pé. Então você já tá aprendendo um pouco de uma outra modalidade. Agora no segundo semestre você vai eh encaixar pro segundo semestre apenas duas novas técnicas que são do wrestle, single la e double. E você vai treinar Isso e você vai tentar botar em prática nas próximas competições, nas 10. E agora, nesse segundo semestre, o teu foco é competir essas 10 competições e ganhar a faixa azul num período de um ano. Aí você competiu, vamos supor lá, fez lá, [ __
] 48 lutas, pegou a faixa azul, aprendeu duas técnicas e nova do wrestling, praticou, recebeu um monte de feedback, olha o tanto de luta que esse cara tem num ano. Falei assim: "Agora você vai pro MMA, o cara chega lá com Uma base. Que [ __ ] é essa?" O cara vai começar a lutar MMA com ano de Não, não, não, não, não tô, não, não tô falando que vai pro MA, você vai treinar pro MMA. Ah, tá. Porque agora você vai chegar na academia, você já tem uma base de arte marcial e você não
vai ficar aqui, ai aprender um pouco de box, ser uma merda no box, no moitai, nos digitos. Agora você construiu o quê? Um fundamento. Por que que o fundamento é importante? Veja, os melhores caras no FC, todos eles são mestre em alguma coisa. E eu faço a lista aqui no no livro aqui, eu mostro ali o cabibe sambô. Eh, o Fedro é do Sambor, Anderson Silva, Moitai, George Sampierre é do Karatê, mas era muito bom em outras coisas também, né? Aí John Jones Wrestling, John Jones e Wrestling, né? E todos esses caras tentavam fazer outras
coisas. Lembra como Cabib era horrível na trocação, mas quando dava merda, o Que que ele fazia? Botava para baixo, né? Mas por que que esses caras conseguiam se soltar? Por que que o Anus conseguia se soltar no jitso sem ficar com aquele nervosismo? Por que que o o John Jones conseguia se soltar? Por quê? Porque o cara, meu irmão, ele sabia que se aquilo ali não desse certo, ele puxaria o paraqueda reserva. Qual que é o paraqueda reserva? É o seu fundamento. Por isso que os caras têm confiança para poder aplicar outras lutas na na
luta Ali, cara, solto daquele jeito. Você vê ali o Charles quando começou a querer trocar mais. Por quê? Porque ele sabe que se der errado ali eu puxo pro jitos. Mas um monte de cara que estão no UFC, ele não tem um fundamento e uma arte marcial que tu fala assim: "Cara, eu não sei que que esse cara representa, ele é meio faz um pouco de cada coisa, sabe? Então esse planejamento para um cara que tá começando já numa idade, ajuda ele construir um fundamento e uma arte Racial. E esse cara já chega para começar
a treinar MMA, cara, com uma bagagem de várias competições de gitos, ele já tende bem mais a lidar com as emoções, entender a respeito de alimentação, perder peso, não é só isso não, ele entende que ele tá ali lutando, a coordenação dele de combate já tá feita coisa, então assim, você acelera esse planejamento dele para ele tentar nesses 5 se anos se tornar um atleta do UFC. Então você vê que é um planejamento Assim profissional, porque se o cara começar pelo box, ele não vai ter onde competir. Então ele depois de um ano de box,
ele vai começar a praticar o MMA, jitso, aprender as outras coisas, ele já vai chegar assim um pouco assim mais travado e sem aquela experiência assim de competição, porque não tem competição. Então o jugitso ele nos favorece com isso, cara. Irmão, para mim os grapplers se adequam melhor do que os strikers. Sim, sim. Entendeu? Sim. Porque você tem oportunidade de aprender eh oriunde de outras lutas em uma arte marcial, por exemplo, jits aprende jitso, mas cara, você bem ou mal aprende a lutar um pouquinho em pé ali, se virar, tá entendendo? A trocação é só
trocação. Só trocação. É só trocação. A base já é diferente. Isso aí igual o carro do Rest, o carro do R, ele aprende jits também. No várias coisas no jit, sabe? Então se você fizer uma base de box só Box e te tacarem numa jaula, você vai falar: "Cara, tô desequilibrado". E às vezes o o pi se o cara ele vai começar pelo box, ele faz ali um ano de box, às vezes você chega lá cheio de vícios daquela modalidade, daquela modalidade e você começa a ter dificuldade para poder aprender risotas. Fala assim: "Pô, isso
aqui é esquisito porque é esquisito." Mas vai ter alguém escrevendo assim nos comentários, ó. Mas e o Poatan, irmão, ele é exceção isso aí. Mas e o Ruf? Ele É exceção. Se você pegar regra, os caras mais adaptáveis ao MMA são os wrestlers, na minha opinião. Ah, mais adaptáveis ao MMA. Pode ver aí. É, tanto os russos quanto os americanos e brasileiro, os que melhor se adaptaram foram os grapplers. Sim. Alexandre, por que que não tem tanta gente do jitsso migrando pro UFC hoje? Porque além de todo mundo lá saber Gil Gitso, os melhores do
Gilgitso hoje também estão ganhando dinheiro com Gilgitsu. Então diminuiu a migração. Mas se você pegar um cara kickboxing puro que quase não existe mais hoje. Uhum. E e Gilgitso puro, pô, não tem discussão. É Gilgitso. Mas o Poatan você vê o paraqueda reserva dele é a trocação, carro chefe, né? Aí tá ganhando todo mundo aonde? Onde ele é bom, né? Então, tá entendendo? Imagina se o Poatan com 20 anos entrasse na academia, fizesse um pouquinho de tudo, ele não seria o Poatan. Verdade. Tá entendendo? Então Isso mostra como o fundamento é importante. Lá lá em
Las Vegas lá tem aquela aquele tu viu aquele estádio novo que tem lá do futebol? Sim. Futebol americano. Eu moro ali do lado ali, cara. Eu passava ali. É do Raiders. Aquele é do Raiders. Eu passava ali quando eles começaram a construir. Eu não sabia que seria um estádio. E eu lembro que eu passei ali, bicho, eu só vi aquele buraco assim, sabe? Sim. E eu olhei aquilo ali, eu falei assim: "Cara, Eu não sei o que que vai ser, mas eu sei que vai ser algo grande". Não é colossal. Mas por que que eu
sabia? O fundamento é forte. Fundamento. É, tá entendendo? Sim. Então, quando você faz um fundamento forte, meu irmão, a chance de você conseguir criar uma estrutura que vai te levar para onde você que é muito maior. Então você vê hoje assim, muitos atletas vão pra academia e o cara, ah, faz isso, aquilo, não quer se dedicar a uma modalidade, aprender os Fundamentos, o espaço a passo é muito importante, cara. Ainda mais na internet ele vê um golpe voador mirabolante, ele fala: "Meu irmão, quero aprender essa porra". O cara chega lá na academia e fala assim:
"Eu quero fazer aquele do Anthony Ped de botar o pé na grade". dia falei assim, pô, mas logo esse sério que a galera eu velho desse jeito aqui não tô conseguindo dar chute nem na cabeça, tu quer que eu boto o pé na grade? Sensacional, brother. Não é igual o Jits, né? A galera do Jits tá lidando com isso agora. Tá, ué. O cara fala uma posição, o cara dá uma posição do dia, o cara fala: "Tá, mas se eu fizer isso, isso, isso, isso fala: "Porra, tu acabou de chegar aqui, [ __ ] os
caras estão começando assim de costa, né? Assim, tipo, ou os dois fazendo guarda com a bunda no chão assim". Eu falei, "Pô, hoje no alto nível hoje isso melhorou". Melhorou, né? Melhorou porque a galera já entendeu como sair, desvencilhar. E Cara, eu eu vejo assim, eu eu vejo o seguinte, eu vejo alguns uma galera de escolitos eh criticando o tal do Ben bo não sei o quê. Eu falei: "Cara, mas você vai criticar um cara que tá ganhando? Se o teu jito então é tão superior, por que que você não vence isso?" Então eu acho
que isso daí é aquela mentalidade novamente de não aceitar a evolução. Isso concordo. Mas eu sou saudosista. fala assim, ó: "Eu prefiro as lutas do dos anos 2000 do que as de hoje". Pô, tu Via antigamente lá, tu via Zé Mário, é isso, Ama Bitete, vem mais para cá, vem mais para cá. Rodolfo Buchecha, Saulim, Mário Feitosa, [ __ ] Mácio Feitosa. Então, e vem mais para cá. Buchecha, Roger, eh, Rodolfo Vieira, eh, Xand Ribeiro, Margarida, fala, meu irmão, o menino lá que faleceu, né? Você vê a luta desses caras, irmão, Você fala, [ __
] Jit de verdade, diferente, né, cara? Um Arona quando lutava, você falava, [ __ ] meu irmão, deve ser um problema na porrada e virou porradeiro e mostrou que era um problema. E lembra como que era irado ir pro ginásio assistir as competições? Caldeirão, irmão. Rinha. Ah, [ __ ] Eu lembro, eu lembro de uma luta, cara, da época do Saulo, quando o Saulo tava no áudio, sinistro. Lembro. Aí eu lembro que ele lutou, eu não se não sei se era A final que lutou com aquele esfirra. Ih, pode escrever, meu irmão. Aí o Saulo
ganhou, meu irmão, a galera toda cantando. Como é que é? Não sei o que que o Firrá virou coxinha. Dança, dançar, dança. Dar bundinha no IAT Clube. O Fra virou coxinha. A torcida era muito bom, né, cara? Eu gostava, era muito bicho. A a aquele moleque também, Margarida, né, cara? Ponista, cara. Fenômeno, fenômeno, Fenômeno, fenômeno. Nino, o Nino no também no auge dele foi lá pr shut box, né? Foi, pô, foi gente boa para caramba. O Nino sim, lutou com Sakuraba, venceu, né? tirou uma ajoelhada da cartola ali, tava passando num sufoco, meu irmão. Falei:
"Caralho, fodeuado. Eu acho assim, eu até brinco assim, eu acho que ele nem deu a julhada. Acho que ele foi fazer a pedra, foi se defender. Aí fui dar uma pedrada, acertou". Falei: "Caralho, acertou a cabeça do passarinho Durante o voo". Falei: "Puta que pariu, você vê, né, cara?" E mudou ali, né, cara? Mudou. Ele é pô. Car bom para caramba, cara. O Elvis do Jit é sangue bom. Ele, o irmão dele, cara. Uns cara assim, pô. Nota 10, cara. Tranquilão. Tá tranquilão. É. Espero que por muito tempo ainda tenha luta, luta, luta, luta. Sabe,
eh, cara, mas a luta sempre vai ter. Não, mas eu não sei se a qualidade da luta vai se manter. A gente fala muito na evolução da luta. Uhum. O Inverso pode acontecer, cara. Sim, sim. O inverso pode acontecer. Deixa eu te dar um panorama. Eh, a gente falou durante conversa, assinou na conversa toda, sobre redes sociais, tempos líquidos, tudo é efêmero, o que vale é o show. Uhum. Então, a gente vive uma divisão e o UFC ainda preserva isso, alto rendimento versus popularidade. O mais popular tende a ser a maior estrela do evento. Uhum.
Veja Conor McGregor que deixou há muito tempo de ser competitivo e até hoje se voltar é a maior estrela, maior que Portão. É quem vai lutar, quem vai lotar a sala do cinema, né? Isso que é importante para ele. Então, e o melhor não é o melhor ator, quem vai lotar a sala do cinema falou tudo e graças a Deus o UFC ainda tem compromisso com isso. Mas entenda, a TKO é é a dona do UFC e é a dona do WWE. Então, ela tem uma veia de entretenimento gigante e agora tá indo pro box.
Até quando o auto rendimento vai manter o show no lugar dele? Entende a minha pergunta? Sim. Sim. Porque no box as lutas mais vendáveis de hoje no box são dos populares. O Jack Paul tem mais venda do que uma porrada de gente, irmão. É porque a gente tá vivendo essa a era do entretenimento, né, cara? Total. É. Então eu tô, a gente tá Falando aqui hoje, mas um dia o Dana White vai morrer, um dia o Hunter Campbell vai morrer, o UFC vai continuar. Será que daqui a 20 anos as pessoas que lá estão, o
público que vai estar abastecendo o UFC vai ser o público do melhor lutador? É uma pergunta a se fazer. Difícil saber, porque, por exemplo, o boxer tem o que aí 100 anos. Mas você vê o o o box ele deu uma diminuída, né? Não, assim como tava Antes, ele deu uma diminuída. Tem menos evento assim e o boxes, cara só, só lota quando tem uma luta assim igual do Giovan, sabe, cara? Mas você você vê o card, as lutas que tem antes, ninguém conhece os caras, os caras, entendendo? Então você vê assim que às vezes
o esporte ele faz assim, né? O, eu penso pode ser uma opinião meio eh, ingênua ou até uma utopia. Eu eu não vejo monopólio como algo bom, não é? [ __ ] É. Então, assim, Eu acho que vai chegar uma hora, se for só o UFC, só UFC, isso vai saturar, sabe? Porque imagina, vai ficar tem, parece que tem 600 atletas em 300 e pouco. 300 e pouco. 300 e pouco. Então diminui, então diminuiu. Tinha, tinha 500 e poucos. Acho que o máximo 400. Tinha 500 e pouco. Eles falaram 500 e poucos atletas e uma
única empresa ruim, sabe? E você fala assim: "Cara, isso tudo, mas eu conheço só 50. Quem são os outros?" Sabe? Então, aparecer uma empresa grande igual UFC e tipo assim, igual a gente vê no futebol, tem o Vasco, Flamengo, sabe? Eu acho que isso daí, cara, vai fazer o esporte continuar em relevância, não vai aparecer. É, foi mal. Então assim, eu eu acho que se ficar só UFC, eu acho que vai ser a gente vai viver fases, vai viver fases quando assim tem um McGreg e quando não tem. Aí a gente vai ver eles passando
sufoco igual agora que o Poatan Foi um cara que salvou o UFC. Tanto que lá nos Estados Unidos, tanto nos Estados Unidos, a galera falou assim: "Pô, o Poatan não vai, não vai lutar, não se machucou". Não tinha se machucado. Aí a galera falou assim: "Ele machucou as costas carregando o FC". Porque foi verdade. Não, vamos falar uma real aqui. O FC vive hoje uma crise de popularidade. Sim, sim. É um fato. É um fato. O UFC ainda não tem um streaming parceiro. Netflix, Prime, Disney Plus, não tem. Ao contrário da NFL, do Baseball e
de todos os outros shows dos demais esportes. Porque se a gente pensar em futebol americano, NFL. Se a gente pensar em basquete, NBA. Se a gente pensar em luta, UFC. Uhum. Todas todas essas outras ligas já tem. O UFC ainda tá negociando porque eu acho que acaba o contrato com a ESPN esse ano. Uhum. E quando você tá no momento de negócio, é onde você tem que mostrar mais Resultado. Quem é o cara do resultado hoje no FC? O Botan. Não, mas Ban saiu do centurão. Ah, tá. É, não tem, não tem, não tem. John
Jones luta quando? Então esse é um problema que eu vejo assim do UFC, eu vejo que o UFC assim ele tinha as estrelas, né? E eles cometeram aquele mesmo erro que eu falei dos treinadores de só cuidar eh dos ovos de ouro e não criar uma renovação. Por exemplo, o Pride tinha vários caras que a gente queria assistir, que a gente Sabia que não era tão bom, mas era um personagem. Uhum. Por que que o UFC não pega um cara, fala assim: "Cara, esse cara é carismático, vamos investir". Porque o UFC eles fazem um mar
Estados Unidos violento, uma quantidade de uns 10 caras só. Mas só tem esses caras porque então não tem muito, tem muito cara bom, cara. por exemplo, assim, deixa eu te dar um exemplo aqui do que eu tô falando, irmão, você vai entender. Eh, ou UFC ainda valoriza o alto Rendimento. E esse é o problema da nossa discussão, porque vamos pegar hoje assim os cinturões Merabele não bate uma foto no galeão. Sim. Islamave. Engraçado você falar isso. No dia, no outro dia eu tava no H Food comendo, aí o Merabi apareceu, é um cara normal e
ele andou no s. Eu falei até brincando comigo, pô, tá indindo? Vamos dar um abraço nele lá. Sinistro, sinistro para [ __ ] Ninguém conhece Ele em Vegas. Em Vegas. Em Vegas. Merado. Bilal Mohamed. [ __ ] meu irmão, tá de sacanagem. Foi barrado. A cena mais antológica do UFC é ele subir no ring e o segurança. Quem é você? Eu sou campeão. Vai [ __ ] maravilhoso. Agora Ancalaev só é conhecido um pouquinho porque lutou com Poatan. Macachev no ocidente não é o maior cara, irmão. Eles vão ter aí agora aquele o o Pedy,
né, com o Michael Shandler, que é um cara que eles Investem numa imagem. Então eles vão ter ali um borburinho. Eles t. Então o FC investe predominantemente num ocidental. Porque os mercados de pay-perview são Canadá, Estados Unidos e Austrália, Oceania lá, né? Eh, para vender para esses caras, o ocidental vende muito mais fácil. Hoje o evento tá quase todo dominado por russos e e georgianos agora mais do que nunca. E aí, meu irmão, como é que faz? Entende que se você respeitar o alto rendimento e você gostando ou não do Merab, ele é o campeão.
Uhum. Isso vai acontecer. Mas o UFC prefere muito mais o chão a mele do que o prefere. Mas o aí que tá o mérito dos caras. Tanto que parece que eles vão dar logo quando ele voltar oportunidade de cinturão. Revan. Então, mas ó, é aí que tá o mérito do Dena e do Hunter e dos matchmakers. Eles olham pro Mercado, a vontade deles é ganhar dinheiro, mas eles não matam por completo o alto rendimento do esporte. Isso é sim. Quando esses caras se forem, é porque também precisa. Sabe por quê? Porque se ficar colocando ali
só o cara que tem popularidade, ele precisa de um parceiro para uma dança. Se não tem ali também um alto rendimento, aquilo ali já acaba. E a galera tá entendendo? Ou vira um WW isso aí. Vira um WWE. Cara, então, será Que daqui a 30 anos não vira? Irmão? É tudo a mesma empresa. Porque você lembra na época quando ele colocou aquele CM Punk? CM Punk, uma galera ficou louca para poder ver. Eu falei assim: "Caraca, mas o cara". Mas botou o cara para apanhar, irmão? Sim, sim, sim. Não teve conversa ali. Na verdade, eu
eu falei assim: "Cara, isso aí foi dívida. Esse cara tá devendo esse cara tá devendo uma grana pro Dana W." Os cara falou assim: "Agora ele vai pagar, meu irmão." Então, O bicho apanhou o bicho. Eh, e agora eles vão montar uma liga de box também embaixo do chapéu da TKO. E justamente porque o que você falou, o Dan, que era promotor de box, já enxergou, tem uma crise de popularidade no box que quando esses caras envelhecerem a gente não sabe quem entra no lugar. No no box eles não fazem o march do FC de
fazer os cara virada estrela. Então, Dana White, ele viu isso, eu falou assim: "Pô, vamos pegar três, quatro caras, tipo assim, Pô, como é que pode um o Geovant Davis, aqueles caras lá, pô, bota aquilo ali na mão do do do UFC, pô, eles fazem o cara virar um cono McGregor, tá entendendo? É marca de de roupa famosa, comercial. Sim. Então assim, o o box deixa a desejar nisso. É. Aí você pega aí você pega o aí você pega a Tico, bota no comando de tudo, box WWE UFC, pega um animal de popularidade igual um
Poatan e casa ele com peso pesado no box. Será que vende? [ __ ] que pariu, cara. O o o Dana White é o cara para fazer essas coisas, né? É isso, irmão. Só que de novo, quem além do Dena conseguiu fazer isso nessa escala? É, ninguém. que quando esses caras se forem aqui, eu tô falando de longuíssimo prazo, vai haver UFC como a gente conhece, tendo a entender que não vai mudar pra pior ou para melhor? Pra pior, pra gente, pra geração que vai vir, talvez melhor. Porque que a gente a gente vai estar
assim, [ __ ] na minha época, Lembra, ó, é aquele é aquela frase maravilhosa que você trouxe, não é sobre quem é o ator, é sobre o influencer. É quem lota, quem lota a sala de cinema. de cinema, entendeu? [ __ ] é isso. É, vai, vai. Isso aí não tinha pensado não. Imagina, vamos tirar cotuvelada, vai tirar eh já tiraram o tiro de meta. Daqui a pouco vai falar assim, pô, na nossa época MMA podia botar para baixo. Eu não acho que vai mudar nisso não. Mas talvez os caras que lá estejam não sejam
Sim tão lutadores quanto os que a gente tem hoje, sejam mais populares. Pode ser. Pode ser. Entendeu? É porque hoje é uma das maiores moedas aí é cara e Logan Paul já mostraram que vale mais do que Claro que o Jake Paul é um lutador hoje. Ele não é apenas mais um influencer, mas desculpa, ele não se compara a ninguém da elite do box. Não, não esquece. Não se compara, mas tá mostrando que tem espaço e o espaço dele vale mais do que vários ídolos do box. E Aquilo que você eh falou da questão da
curiosidade, o cara tem ali eh de um lado os fãs do YouTube, né, que segue ele, que acham que ele é mesmo sinistro e do outro lado tem uns que quer ver ele perder. Ach, então e todo mundo assiste. Dá certo. Dá certo. Sabe? Dá certo, pô. Porque fica todo mundo agora vai, irmão. A gente cai nessa. A gente cai nessa. A gente cai nessa. Quantos torcedores de MMA old school não tinha uma esperancinha de Conor dar um soco no Meio? Sim. Sim. Ah, sim. Não, essa eu quis assistir, então. Mas não tem a menor
chance. Mas quis assistir também por quê? Porque o cara tava no prime, né? E eu falei assim, vamos ver. E quase se reteve. Ele deu um er, deu um er no meio. É, né? Deu, deu uma [ __ ] irmão. Você tá ligado que o Meued não fez nenhum spar para lutar contra o Conor. Sim, sim. [ __ ] não tem, não tinha condição. É, mas né, a esperança ela é o quê? Úlim, a gente, então a gente pensa Que tá imune ao jogo do storytelling. Não estamos não, irmão. Não, mas eu eu acho que
no nosso caso, Alexandre, é que a gente sabe que merda acontece na luta. Sim, também. E eu já quantas vezes a gente na, por exemplo, Paquial perdeu para um garoto aí que era o azarão do azarão do azarão. Lembra? Lembra? Lógico que não tem nada a ver porque era um cara de alto nível. Mas lembra quando o cigano ganhou o velasc a primeira vez? Foi rapidinho, pum, com a moto. Depois o Que que aconteceu? Deus me livre, né? A gente sabia ali que o cigano era um cara top, mas não era para aquilo. Sim, né?
Não era para aquilo. Por quê? Porque o Velá estava no áudio, cara. Tá entendendo? O cara voltou. Então a gente vê isso acontecer no MMA várias vezes e tem a esperança de ver e tem a esperança de ver porque a trocação, a trocação é isso, cara. Você pode ser bom para caramba. Eh, por exemplo, o gol com saque com Cali, ninguém imaginou aquilo Ali? Ninguém imaginou, tá entendendo? Você já treinou com Cali? Cali era meu aluno, pô. É mesmo? É. Cali era meu aluno. Cali era meu aluno. Gente boa pr [ __ ] maluco, né,
bicho? É gente boa, gente fina, meu irmã. Gente boa. Sobre o Caim, meu irmão, se o Caim não se lesionasse tanto, rapaz, o Caim era um pesadelo, né, brother? É, para mim, eu achava ele um dos melhores pesos pesados daquela época, né? Por quem não acha tá doente. O cara que lutava cinco rounds Naquele ritmo que ele lutava, irmão, era muito sinistro. Não, Caim perdeu para quem que o joelho dele esfarelou no meio do caminho? Foi pro Abel. Não, não foi pro Inganu. Mérito do Enganu, mas ele fodeu o joelho ali. Foi para ele, foi.
Ele deu uma escorregada sinistra ali. O Caim era quando ele tava tentando voltar, né? Voltar. O Caim era um pesadelo, irmão. Caim era um pesadelo, [ __ ] Um box rápido, preciso, veloz. Daniel Cormia falava: "Meu irmão, eu Nunca apanhei tanto na minha vida como eu apanhava do Caim na e o cormiro é outro. osso duro de ruê, cara. Eu acho ele sinistro Corneia, bicho. Ué, quem bateu nele ainda de ontem, cara? Eu lembro do Corneia quando ele ainda nem tinha lutado a MMA, ele é na nossa academia lá, puxou um estreno de wrestl porque
eles estavam gravando em Vegas. É, eles estavam gravando um The Ultimate Fighter, eu não lembro de quem era Aqueles primórdios, aí o Corneia foi como professor de wrestler. Aí os caram treinar na nossa academia, o Cocheque, Jorge Cocheque. Jorge Cocheque. Ah, não foi o Cocheque contra Sampierre, não. Então deve ter sido esse aí. E aí o Corneia foi lá e puxou um tr pra gente, mas eu achava ele maió mala, cara. É mesmo? Eu achava ele maior mala. Eu não o conheço, só vejo pela TV. Tô ligado. Aí depois quando ele foi pro FC assim
foi assim, mas cara, na época do Slag Force eu achava ele maior a mala, mas eu achava ele muito sinistro. Você lembra dessa luta? Foi a segunda luta, Josek contra George Sampierre. Lógico, cara. Você lembra do que o Sampierre fez na pesagem? Pesagem? Memória? É, se eu não me engano, ele ele ele ele chegou na pesagem e botou o braço esquerdo assim na cara do Check. Não lembro, cara. Ele venceu aquela luta quase toda só dando jab. Quase toda espetou a cara do Cque durante todos os round. Será que foi por isso que ele eu
viajando aqui lembrando agora ele tava treinando com Freddy Roach que é o treinador do Ah, lembro lembro do do Paqual. Pô, mas San Pierre é sinistro também. Se tu tiver vendo aí, vai lá no FC Fat P, bota lá Cque versus Sampierre 2 e vê se ele botou na cara do CEC a mesma mão que ele lutou. Ele era muito sinergo. Deu uma aula de MMA Porque tinha gente falando que o Coche ia ganhar porque tava treinando muito wrestling. Paraico, né? Também, né? É o negócio do drama. Falei, as pessoas gostam do drama. Falei, [
__ ] Conchegado, Sampier, [ __ ] difícil, hein? As pessoas, bicho, elas só não gostam do vilão se o vilão não ganha. Verdade. Se ele for ruim, mas se for bom, rapaz, a galera ama o vilão, bicho. Verdade, cara. Entendendo? Se o Batman não desse uma costa lá no nos maluco lá, O Coringa ia ser o cara. Tá entendendo? Dory telling é tudo. Tudo é tudo tudo. É isso aí. Quantas você, quantas vezes você já não se pegou numa série torcendo pro cara todo errado? É porque a história foi moldada para ele. Sim, né? Você
fala: "Caralho, né?" É, dependendo da de qual que é a narrativa, né? Ele coloca o vilão ali como um cara brincalhão, engraçado, atrapalhado. Falou: "Pô, mas o cara engraçado pr caramba." você começa a gostar, talvez Nem engraçado, se você não tô dando só tipo assim, né? Aí você fala assim: "Puta". Aí começa a gostar do cara, nem sabe por começou a gostar. Quando você vê isso, você começa a gostar porque você vê a engenhosidade, o charme, a jornada, aí o cara é um ladrão de banco. No filme tu fala: "Puta que pariu, não pode ser
preso". Cara, não, tá roubando banco, ele tem que ser preso. Sim. É ou não é? É. É. Você vê ali na época ali o do Trash Talk que começou lá com Shell Sony, o cara dizia: "Pô, cada coisa assim ofensiva para caramba e tá o pegava leve pro que tem hoje". [ __ ] né? O se você comparar o que o Tio falava com hoje, esquece. Não, mas eu tô falando, todo mundo torcer pelo cara. Todo mundo torcia pelo cara. Então você via que as pessoas não não tão ligado. Ele fala bad guy, né? Tipo,
ele sabia, ele era um gênio, irmão. Ele era um gênio. Você vê o que o Ele é gente boa, cara. O Kobe mexe com coisas. Por Exemplo, a morte do pai do do do Leon Edwards, que para mim já passa você falar da É, né? Esse esse cara não acho maneiro, não. Não, não é nada maneiro, é nada. Pessoas que treinaram com ele já conversaram comigo e falaram: "Meu irmão, isso é um craco". Tipo assim, cara, esse esse negócio do do Trash Talk, ele vai funcionar para certas pessoas. Sim, porque o Trash Talk, ele me
parece funcionar bem com um cara que Tem um certo carisma. É. Tá entendendo? Vou te dar um exemplo. Aquele menino lá que tá mandando bem para caramba da fight nerd lá. Jean é Jean ou Prat? Não, acho que vai lutar com com o com Smith Jean Silva. Pô, eu não tô assim, eu acho o moleque, pô, é bom tudo, tá vivendo o momento dele, tomara que, pô, consegue chegar lá pr as cabeças aí. Mas naquela coletiva que teve com o Bry Smith lá, pô, ele fez uma vergonha, cara, que lá ficou feio demais assim, Pô.
Qual foi a repercussão lá dos Estados Unidos? Mal para caramba. É, todo mundo chamou de Clint, sabe? Tipo assim, ficou muito mal porque assim, é forçado, sim, sabe? Forçado. O cara não tava falando inglês. Não tô dizendo que eh que isso daí é obrigado. É, é, seja uma regra. Admiro o fato do moleque não falar e tá tentando, sabe? Mas tem que tomar muito cuidado para você não ser aquilo que você é, ficar uma coisa forçada e você achar que tá bafando Quando na verdade não tava, sabe? E ficou uma coisa assim que eh não
só a questão que eu sei que ele tava querendo vender a luta, a intenção do moleque era essa, mas ele passou do ponto que ele achou que só tava ele, o Bry Smith ali, ficou uma coisa chata, sabe? É, acabou a fala dele, quando iam falar, ele já começava a falar. Então assim, o cara tem que tomar cuidado com aquilo e e às vezes é difícil falar isso porque de repente, por exemplo, ele ele assiste o Programa, acha que eu tô aqui e não não tô não tô falando. O cara assiste, acha que eu tô
aqui falando mal dele. Falei: "Não, pô, moleque, torço para ele, é um brasileiro e gosto da galera lá da equipe dele. O Flávio é meu amigo, como que é o nome? Eu esqueço o nome do pô moleque nota 10 demais, cara. Nota 10 demais, sabe? Então assim, aquilo ali é lógico também que o cara não tem que ser igual o treinador, mas aquilo ali foge até um pouco daquilo que o Pablo passa, Tá entendendo? Às vezes você fala assim: "Pô, aquilo dali não é sabe, não foi coisa de nerd, você acha?" É isso aí, sabe?
Porque aquele o o Caio, eu não conheço ele pessoalmente, mas eu vejo ele lá no no PI direto, irmão, o cara tem uma postura muito maneira. Você vê que é um cara assim que resp todo mundo, é um cara na dele, não fica ali mostrando sorrisos para todo mundo. Você vê assim, pô, é um artista marcial, sabe? Então você vê ali que é por isso Assim, por exemplo, assim, um livro, não tô aqui, isso aqui não tem nada a ver com o meu livro, mas assim, um livro de carreira às vezes é para poder ajudar
um cara em algo desse tipo assim, sabe? Cuidado para ver se você não tá passando do ponto, porque, cara, ficou muito mal falado lá fora lá e eu não, eu eu não foi só lá fora de eu parecer que ah, eu tô sendo influenciado pelo que as outras pessoas falaram. Eu não consegui ver a coletiva toda porque ficou feio, [ __ ] Ficou forçado demais, sabe? Então assim, eu acho que ele tem que achar o personagem, achar o personagem, sabe? Porque se o cara for querer fazer aquilo ali e ele não tiver uma carisma, cara,
você nunca vai ser um cono, você nunca vai ser um shellone, porque os cara tinha uma carisma, não é só achar que você vai ali ofender, porque você vê o o Cole, sabe, ele faz ali mais é um escot, sabe? É um escroto. Você vê, ele tava conseguindo ir porque ele tava Ganhando. Quando ele acabou de ganhar, acabou, sabe? Então, um um moleque desse que, pô, tá começando agora e ele faz isso. Tem que entender o quê? você começa também colocar um peso nas suas costas. Se você perder, fodeu, as pessoas, meu irmão, vão acabar
com você por causa disso. E se você não souber lidar com isso, isso daí pode te prejudicar psicologicamente, tá entendendo? Porque você não sabe qual que é a expectativa que o cara cria na Cabeça dele. As pessoas me amam e às vezes não é isso. As pessoas te toleram às vezes. É, é diferente te amar, tá entendendo? Então, ó, o cara para brincar com Trash Talk tem que tá pronto mentalmente. Enquanto você tá pagando churrasco, as pessoas tule, né? Mas acabou a carne, você falou tudo, entendendo? Você falou tudo. O cara para brincar de fazer
trash talking tem que est muito pronto mentalmente, porque a pressão é você que joga em cima de si. Você reagir bem à pressão enquanto você ganha é mole. Depois que você perde muda muito. E o cara ele, aquilo ali é, é uma arte ali, cara. Você vê que o cara, eles pensam rápido para caramba, né? O Cono e o o Chelseão os cara, pum, pensava rápido. Então você vê ali que é deles. É deles. Os caras sabem se comunicar. Sim, sim. Então, mas eu eu eu respondi a isso na caixinha do Instagram. Eu respondi o
seguinte, ó. Eh, o primeiro episódio do Connectcast nem tá Mais no canal. E quando eu vejo, eu acho tão ridículo que eu falo: "Caralho, meu irmão, olha a qualidade disso." Nossa, era muito ruim. E hoje eu amo cada episódio do podcast, claro que nunca, deixando de ver os erros que eu cometo, que ainda cometo muitos erros. E eu acredito que com Jean pode ser que seja assim, porque ele tá muito bem orientado, é só ele ouvir as pessoas de lá, porque ele vai evoluir Nesse caminho que ele escolheu de polemizar e tal. Acho que foi
só a primeira tirada dele, que é o que você falou. Sim. Dava para ver que ele tava se esforçando para fazer. Falando aqui, né? Se for fazer isso, busque fazer da forma certa, porque às vezes é perigoso o cara achar. Eh, nos Estados Unidos eles falam assim, é o, eh, o cara pensa que ele is when he's not. O cara pensa que ele é cand. Então, tem que tomar cuidado com isso, Né? Porque, por exemplo, assim, se você queria um feedback, se foi bom ou ruim, cara, foi uma bosta, tá entendendo? Você vai querer insistir
com isso? Se você for insistir com isso, você vai ter que achar uma outra forma para funcionar ou vai ganhar para sempre. Tá entendendo isso aí? Ou vai ganhar para sempre e não deixar te prejudicar, sabe? Porque um moleque com [ __ ] potencial daquele ali, eu acho que vale muito mais a pena ele fazer um trabalho pras pessoas, [ __ ] Gostarem de assistir ele, sabe? Porque no dia que, pô, se sofreu uma derrota, você sabe que as pessoas são injustas, você perde, elas te descartam. Sim, mas eu eu acho que ele não precisa
ficar bonzinho, não. Ele pode comprar o vilão. Ah, é lógico. Sim. Não tô falando isso não, mas eu tô falando da forma como fez. Ficou muito forçado, sabe? É isso que queria chamar demais a atenção, sabe? Foi uma tentativa, sabe? Não é que uma eh não tô denigrindo a imagem da Pessoa do cara. Tô falando perna daquilo que veio fer. Ó, cara, se for assim, não. O risco de não funcionar é grande. Sim. Sabe porque às vezes a gente tem um plano na nossa cabeça, é igual o treino, né? Às vezes você tá fazendo um
treino, tá batendo uma manopla ali, você acha que tá bom, o programa tá rápido, na hora que você veja, você vê o vídeo, a mão, sabe? Langulando. É, tá entendendo? É igual a gente tira uma foto aqui, a gente tira uma foto aqui em grupo aqui E, pô, você não consegue ver bem quando você tá na foto, mas quando você tá fora, você vê, né? Então, às vezes a gente acontece, você meteu um saramago, só trocou a foto pela ilha. Isso aí, a ilha pela foto. Às vezes você vê vê bem quando você tá fora
da fal, caramba, nem lembro que aquele cara tava tava do meu lado ali, aquela pessoa, porque agora você tá do lado de fora da foto, né? Mas eu acredito que, pô, ele tem uma equipe ali, de uma galera Ali inteligente, cara inteligente, tá entendendo? Então assim, se de repente eles viram da forma como eu vi, que eu também não tô dizendo que eu estou certo, de repente vai falar: "Ó, a gente vamos mudar aqui, não ficou legal". Tá entendendo? Mas eu só falei isso porque você falou da questão do Trash e eu quis dizer que
o Trash talk ele funciona bem quando ele vem acompanhado de uma carisma, tá entendendo? Você vê que o cono quando perdeu uma carisma, você vê A galera já não achava graça em certas coisas que tá entendendo? Quer dizer, se perdeu como atleta. Isso, isso. Respondendo lá. Lembra quando ele foi fazer um trash tal? Você se perdeu como pessoa também, não vamos ser demagógico. Não, não, não, não. Como pessoa, cara, foi acusado de tudo. Não, não. A vida do cara acusado, não, condenado, pagou lá. O cara só vi enchendo a cara onde tá. Não sei qual
que foi a luta que ele foi fazer. Eh, não foi com a Bíblia não, Acho que depois. Acho que foi a segunda com Nick Dias. Eu não sei não. Não acho, acho que foi é que ele tentou fazer, o cara tu via que era forçado, ficou sem graça e tentou fazer umas coisas assim, nem a galera riu, sabe? Então você vê ali, ó, o cara perdeu a carisma. Não perdeu não, irmão. Perdeu não. Então não tô falando naquela ali específica, não era o mesmo, porque você via que ali tinha necessidade de querer agora ganhar o
Público, porque agora o público tava do outro lado da mesa, né, cara? É, mas ele vai conseguir chamar a multidão para ele, mesmo que seja para ver ele ser crucificado. Aquele cara ali, ele conseguiu uma popularidade nunca antes vista no mundo da luta. Esquece. No MMA, não. Hum, hum, hum, hum, hum. Cara, ameaçou lutar contra Chendler, explodiu a bilheteria do FC. Nem lutou. Só de falarem nele. Não. Sim, sim. Entendi. Toda vez que o cara lutava eu queria assistir todo mundo. Mas vamos falar a verdade, Conor no Prime, o que você falou de precisão, distância
e timing, você é maluco. Precision bits power, timing bits, speed. O cara falava e fazia. Tá maluco, meu irmão. O cara tinha a noção ali de tempo, distância. [ __ ] que pariu, a mão esquerda calibrada mesmo. Ele não fez aquilo ali só por causa do Trash Talk não, irmão. O que o cara fez com Ed Álvares foi ali, foi tá na mesma prateleira que Forest Griffin versus Anderson Silva. Cara, o o que ele fez com com Aldo, é lógico, não tô falando o que ele fez com Aldo. Eu sei que o cara treinou aquilo
ali, mas cara eh aquilo ali foi algo que não era para acontecer assim. Não vou dizer que foi um acidente, sabe? Não é, foi treinado, mas eu vou dizer que sabe o Aldo cometeu um erro ali de muito, sabe coisas que o Aldo não fazia. Então ali ficou aquela Dúvida, mas quando ele lutou com Álvares e fez aquilo, eu falei assim: "O cara é maluco, o cara é diferente. O cara é diferente. Mas foi tão rápido. E você vê que quando o Álvares ele tava em movimento assim, ele ia no pá pá pá pá. Então
você vê assim que o cara, meu irmão, tem um senso de presença, tá entendendo? Porque não tá jogando golpe. Uma coisa é o cara jogar o golpe assim, você vê uma cabeça na tua frente, você joga. Não, não. Ele tava tudo onde tá v Igual você tem aquele negócio da luzinha, mão. A mão do Álvares passa assim, ó. Você fala: "Caralho, brother". Eu ali ali você vê ali também que o cara tinha paixão, né? Pela parada. Aí a partir de você vê que eh você não vê mais nada dele com com o treinador dele. Sen
v ele pancadão, rapaz. Tá doido, se mordendo todo. Eu nem sei se aquele treinador ainda treina ele, cara. Porque toda vez que ele posta com algum professor de box de algum lugar, uma Manoplinha na frente do IAT, porque parecia que tinha uma relação bem bacana, né, com aquele treinador dele no começo, né? Tucona fez história. [ __ ] irmão. Acho que é isso, brother. Essa conversa aqui, [ __ ] gosto muito, brother. Sempre que vier ao Rio, meu irmão, vem trocar uma ideia, falar sempre vi a galera fala assim: "Opa, próxima vez que o Mike
vier, então vamos não, [ __ ] sempre que vier ao Rio, próxima vez que você vier, vamos botar Mais alguém na mesa aqui. Pode ser o Marco, Luca, Valentim que acompanha também a maneira MMA, desde sempre. a gente troca uma ideia aos três aqui ou mamute lá, narrador do UFC pra gente falar sobre as lutas das antigas, as lutas atuais e e o que vem pra frente aí que vem pela frente aí. Pô, Alexandre, obrigado aí mais uma vez pela oportunidade, eu te agradeço, eh, por ter me dado a oportunidade aí de eh fazer uma
dedicação, de divulgar o meu Trabalho. Isso aí no final ali do livro ali, cara, eu tenho uma lista de dedicação que eu fiz para monte de de pessoas que tiveram contribuição na minha carreira. O teu nome tá aí, cara. Tá, [ __ ] Obrigado, meu entendendo todas as pessoas, cara, que me deram oportunidade no no esporte, aí tem o nome do Marcelo Alonso, uma galera que nem faz ideia. Tem um nome aí de um cara aí, cara, que eu não vejo esse cara aí, parece ter uns 20 anos, que é o Silvio Urutum. Quando eu
cheguei na Shootbox, quando eu cheguei na Shootbox, eu me lembro que eu ia pra academia à tarde para poder aprender muitai. Aham. Eh, fazer umas sombras lá sozinha assim, porque eu não sabia nada. E aquele cara chegou um dia na academia, ele me viu ali, cara, foi a primeira pessoa que chegou assim, ó, vou te ajudar aqui a fazer a movimentação aqui de box. E você acredita que eu nunca esqueci disso, cara? [ __ ] E esse cara não faz nem Ideia, nem sei se ele assiste o programa ou não. O nome dele tá aí
e de várias outras pessoas, cara, que já me ajudaram na minha vida, me deram algum tipo de contribuição. Cara, eh, se eu esqueci o nome de alguém, eu peço desculpa, mas tem uma lista aí com quase mais de 80 nomes aí. E o teu nome tá aí, cara, porque você obrigado, me deu oportunidade aqui para poder falar do meu trabalho, não só para mim, mas para todos os atletas, porque Eu também eu gosto de ficar feliz pelo crescimento do trabalho de outras pessoas, né? E eu eu acredito que eu sou um cara que eu luto
pro crescimento desse esporte, então eu vejo você dando oportunidade para outros atletas. Eu agradeço por isso também e obrigado mais uma vez aí, cara, pela oportunidade de vir aqui bater um papo com você, porque, pô, sensacional, irmão, como sempre, pô. Obrigado, cara. Eu aqui agradeço sua Disponibilidade de vir aqui trocar uma ideia comigo, tá bom? Você é um cara super bem-vindo. Obrigado, sempre bom. A próxima vez que for em Vegas, isso, a gente vai tomar um café lá. Pode crer. Jun, jun Michael Costa no Connect Cast, hein? Já já três tá aí. เฮ [Música]