eu acho que a galera tá meio de saco cheio de rico que nunca foi pobre querer ensinar como que o pobre tem que viver tem tem gente que gosta de filosofar nisso não ser rico é ter uma família que não sei o que lá mas se a gente for pegar de grana falando de grana aqui de dinheiro né é difícil a gente estabelecer Qual o salário de uma pessoa que é pobre e qual o salário de uma pessoa que é rica porque por exemplo eu sempre tive um salário viu falando isso meu salário era ali de 3. 000 para baixo e eu sempre vi muito bem então não dá para falar assim ah R 3. 000 o cara vai tá ferrado o salário deles não eu não tava né e por outro lado eu conheço muita gente vocês devem conhecer também gente que ganha 8 10 20 pau e tá todo ferrado Mas o que eu gosto de pensar é o seguinte o que é um pobre para mim pobre é o cara que tá todo endividado que não tem nenhum dinheiro no banco investido e que trabalha que nem uma mula para pagar boleto Esse é o pobre para mim Independente se o cara ganha 10 P por mês n exato exato tem gente que tá nessas três coisas e ganha 20 e e é médico corrida dos Ratos né que a gente trabalhar o mês inteiro para ganhar o salário para pagar boleto para ficar sem nada para trabalhar e volta é uma vida muito desesperadora isso né porque a gente trabalha para caramba e a gente quer pelo menos saber que no quinto dia útil caramba valeu a pena vou viajar vou comer no restaurante vou fazer mas não trabalha sabendo que todo salário já tá comprometido para pagar boleto Isso é muito ruim né então é assim que eu divido o pobre do rico sabe não pelo salário Mas pela situação que o cara tá né Se você puder dar cinco dicas que todo pobre deve seguir quais seriam primo Cara eu tenho algumas vamos lá primeiro simplicidade Esse é fundamental né Quanto mais simples você for mais rápido Você vai enriquecer E isso tem a ver com o como você gasta o seu dinheiro que é o que a gente tava falando tem cara que ganha 20 pau e é pobre lascado como é porque não sabe gastar o negócio não sabe viver viver uma vida simples né então primeiro quanto mais simples você for mais rápido você vai investir outra dica tenha metas meta para mim é a alma do negócio Duda como que você sempre viveu bem ganhando pouco e sendo um assalariado que trabalha para caramba para ganhar 2.
000 3. 000 né e muitas vezes já já tava casado e tinha família para sentar Eu sempre tive metas e eu sabia onde eu queria chegar qual que é a minha meta é comprar meu ap em Osasco Nossa em Osasco é em Osasco mas eu quero comprar e vai ser meu e da minha esposa compramos agora qual que é a tua meta a gente quer ir viajar Vamos vamos viajar Qual que é a tua meta é ter uma grana investida é reserva de emergência se você não tem uma meta você não sai do lugar Nunca você vive gastando dinheiro com coisas o tempo todo mas não Conquista nada né então é fundamental você ter meta e saber onde você quer chegar e aí a meta eu falo né que ela não pode ser uma meta absurda sabe que nem eu falo hoje em dia parece que todo mundo tem tara com 1 milhão né como é que eu faço para chegar no milhão que milhão velho você você tem R 1000 Já que é 1 milhão né Caramba então meta ela tem que ser difícil aquelas meta no curso de coach sabe qual a sua meta ganhar 500. 000 em TRS meses p como é que vai ser isso aí meu aí paga C pau no no curso e perde C pau né então e tenha metas difíceis mas não impossíveis é né metas alcançáveis é tipo Pô meu você tem uma meta de ter 10.
000 louco caramba 10 pau né e todo mundo fala que quando você ajunta 10. 000 o alcançar 20 vai ser muito mais fácil do que os 10 quando você tem 20 alcançar 40 vai ser mais fácil do que isso né porque o dinheiro vai se multiplicando mais rápido né só que não essa meta é impossível meu sonho tem uma BMW X6 P Se liga meu né Vai com calma mas tem a meta Car tem a X6 mas deve mundo inteiro é né e e financiada né que não é dele ainda então tenha metas outra dica que eu falo muito é sobre ostentação né isso eu falo mal para caramba de ostentação que eu falo que é a maior imbecilidade né a forma mais imbecil de você usar seu dinheiro é com ostentação né comprando coisas caras para impressionar os outros isso não vai fazer você mudar de vida né Outra coisa é reserva de emergência que é obrigatório ter né Isso mudou minha vida no sentido de eu ter muito mais paz né quando você tem uma reserva de emergência uma grana separada ali só para caso de de bucha isso te impede de fazer muitas Neira te impede de ferrar com as tuas Finanças por causa de empréstimo cartão de crédito dois cartão três cartão cai o outro já estourou vou usar o terceiro não reserva de emergência é fundamental e uma qu são cinco né cara quinta eu vou falar é estudar estudar meu não tem jeito para mim estudar é uma outra frase que eu falo muito no canal né que estudar é o melhor investimento que você pode fazer porque ele elimina tanto a pobreza quanto a burrice né você ganhar dinheiro você fica rico mas se você é rico burro não adianta você vai voltar pra pobreza mais cedo ou mais tarde então estudar tem que querer aprender ler assistir podcast eh ou artigo vídeo filme tem tem documentário na Netflix sobre isso sabe sobre como lidar com dinheiro tem um documentário que eu acho Sensacional no no Netflix chamado minimalismo já que fala sobre como é possível e às vezes muito mais fácil você viver com menos do que viver com muito para quem ganha pouco hoje que que dá para fazer para mudar essa a vida dela tá primeiro que assim Independente de você ganhar pouco ou ganhar média ou ganhar um salário razoável é fundamental a gente ter uma renda extra e esse é o tipo de coisa que serve para pobre o rico e e o meu canal é para pobre então vai ser sempre adaptado para isso né o rico ele não precisa fazer Renda exra ele pode fazer se ele quiser agora o pobre que ganha um salário mínimo não tem como não dá tipo eu não conseguiria viver com salário mínimo sabe sabe então aí o pessoal fica nervoso né você fala que tem que investir você não sabe quanto eu ganho um salário mínimo não sei por isso que existe um negócio chamado renda extra que é alguma coisa que você vai fazer a mais para aumentar e potencializar o seu o seu salário a sua renda e tem muita o Brasil é um país que facilita não que facilita mas que a gente tem oportunidade assim de fazer o nossos corre ai Duda eu ganho pouco tô me matando aqui não consigo mas bem Por que que você tá nesse trampo lixo isso aí faz tanto tempo sabe você você tá você é um escravo você tá escravizado Você tá acorrentado nesse emprego que você não pode tentar sair daí e começar um trampo novo então é é às vezes a pessoa tá acomodada aquele trabalho ruim esses dias eu fiz um vídeo lá no canal falando sobre algumas ideias de profissões novas que pagam bem bem assim né algumas pagam bem mesmo e outras pagam bem comparado com o salário mínimo Ô o cara tá trabalhando 9 horas por dia pagar um salário mínimo isso é não é inaceitável é inaceitável um salário mínimo não dá para nada no nosso país é um salário mínimo aí eu falei algumas coisas por exemplo que nem precisa de faculdade que uma coisa eu falar assim ah começa uma carreira faz uma faculdade de 4 anos e daqui a em 2027 8 sei lá você vai não por exemplo hoje em dia dá para você fazer um tirar uma certificação chamada cpa10 de investimento você paga aí r$ 80 tem a eum banco tem a T2 tem um monte de empresa Desse tipo aí que eles dão cursos dependendo do seu empenho né em um mês ou dois meses você já vai lá para essa prova tem a certificação pode começar a trabalhar como assessor Eu tenho um amigo meu ele trabalhava no pet shop ele fez esse curso Já tá trabalhando nessa área né e e é uma área muito promissora no começo pode ser mais difícil porque você tem pouco investidor tal mas é um curso in eu fiz o CPA 10 e eu mano eu não sou especialista em Finanças agora tô estudando né eu fiz achei de boa por que que você tá tanto tempo reclamando Caramba mano eu tô H 27 anos nesse trampo você tá acorrentado aí né O que te impede de fazer outra coisa então são muitas opções e tudo isso é fundamental para que a pessoa consiga mudar de vida porque com salário merreca numa empresa que não te valoriza e que dá aquele dissídio de 2% ao ano Ah vai dormir mano isso aí ninguém merece né mas você sabe mas o primo tem um detalhe que eu acho importante a gente falar aí por exemplo eu trabalhava num lugar que eu já não tava satisfeita que que eu fiz sei lá no terceiro ano eu já tava meio assim eu juntei uma grana fui fazendo um caixa porque se não a pessoa sai daqui desse vídeo às vezes ela fala pô Vou sair do meu emprego uh vou abandonar tudo deixa as mete o louco Não você tem que ter uma um caixa que que eu fiz eu não tava mais feliz naquele trabalho e eu tava me sentindo mal se eu ficasse mais pirar juntei um caixa e aí eu pedi demissão m mais segur n então F é É isso aí né andr tem que juntar um caixinha a é que a gente ensina né pelo menos a sua reserva de emergência tem que estar montada para você tomar decisões com mais tranquilidade agora vamos lá coisas que eu não concordo porque pro meu canal eu acho que não faz sentido cartão de crédito eu não recomendo cartão de crédito pro pra galera do meu canal então ai mas é tão bom não não é não é se na Dinamarca é na Suíça é mas pro brasileiro que só faz asneira e que não tem educação financeira é um perigo lascado Qual que é o jeito certo de usar cartão de crédito é quando você tá usando cartão de crédito para ganhar ponto milho que FB agora se você tá usando cartão que você não tem dinheiro tá errado é empréstimo se você acha zoado tem empréstimo Por que que você acha que cartão de crédito é bonito Se você acha que é errado o empréstimo Por que que você acha que usar o limite da conta que foi o que você começou falando é bonito cartão de crédito é empréstimo limite é empréstimo e muito pior do que o empréstimo porque empréstimo tem juro de 1,5 2% cartão de crédito é 300% ao ano 400% ao ano né Então esse é o tipo de coisa que eu jamais vou falar Ah esses dias um youtuber também falou assim Poxa o cara vai ficar economizando R 300 na balada Cara você não tem que ficar economizando com isso não é esses pequenos valores que vão mudar tua vida né 300 então aí aí que é o ponto o cara que ganha 10. 000 300 conto Ok o cara que ganha 2.
000 300 e conto é 15% sei lá do salário dele né então para gastar às vezes com os outros né na balar e ficar lá em um dia o cara gasta 10% do salário dele né e não vai só uma vez no mês né no outro dia dá uma ressaca depois e se arrepende Aí Já Era mija a cerveja cara que ele comprou então não no meu canal eu falo não não é nos pequenos detalhes sim você vai ter eu bato nessa tecla se você não sabe dizer não pros pequenos Prazeres você nunca vai alcançar as grandes conquistas o pobre que não quer abrir mão de nada é infantilizado é o cara que é o bebezinho que acha que pode ter tudo e ser feliz porque eu quero eu quero eu quero Tá bom então vai continuar lascado a vida inteira canal que a vida ele de ela deve ser feita por processos não por burrices né e o processo tem a ver com você ter calma e saber a hora certa de alcançar comprar conquistar cada coisa só que a maioria das pessoas vive a vida de burrice atrás de burrice por não saber esperar e e e e aguardar a hora certa de cada coisa e é fundamental isso né Tipo você se você é impulsivo agoniado você vai fazer uma asneira atrás da outra né E sobre isso que você falou sabe uma coisa que eu reparei também as pessoas em especial as pobres Elas têm que tomar muito cuidado com quem elas seguem nas redes sociais porque quando você segue uma pessoa que só fala de Ostentação de luxúria de coisas caras isso vai te influenciando sim Primo vamos focar 2024 tá entrando aí já né Car já um ano passou rápido é como o pobre o que que o pobre tem que fazer para virar a chave e partir pro caminho da riqueza tá eh para começar metas metas ele tem que ter meta é Eu repito isso né você tem que avançar um passo de cada vez um degrau de cada vez para você ir subindo né é um degrau mesmo de cada vez Então eu sugeriria pro pobre estabelecer algumas metas como a gente falou possíveis né mas que vai exigir é mas que vai exigir um sacrificio Zinho ali né então por exemplo sugestão de meta até dezembro que tá todas as dívidas ótimo porque entende tipo assim o rico não é o cara que tem 1 milhão na na conta o rico é a pessoa que vai mudando de vida aos poucos e sair das dívidas é um belo de um passo pro pobre deixar de ser pobre então quitar as dívidas próxima meta montar uma reserva de emergência de R 3000 que seja b não tô falando de nada astronômico né Um Valor aqui ok próxima meta e isso pode ser feito ao mesmo tempo ou você pode ir uma de cada vez cara sabe eu fiz até um desabafo esses dias lá no meu canal que é assim eu acho incrível como o pobre tem facilidade para comprar um celular de 6.