Você sabia que existe curso superior reconhecido pelo MEC em apenas 3 meses? Sim, existe, pessoal. De acordo com a Lei Diretriz e Base Educação 939496 e de acordo com o MEC. Basta ter nível médio completo que você consegue fazer o curso superior sequencial de gestão e segurança pública e privada. E com ele você pode prestar qualquer, eu vou repetir, qualquer concurso público que exija nível superior completo em Qualquer área, sem exigir graduação ou diploma. Concurso de polícia militar, polícia civil de alguns estados, polícia penal, bombeiro militar, guarda municipal, concurso de prefeitura, técnico, administrativo, qualquer concurso.
Ficou curioso? Tá achando que é golpe? Não tá acreditando? Clica aqui abaixo agora e saiba mais que eu vou te explicar. Esse vídeo é para você que assiste o RedC. Agora você tem uma condição especial clicando nesse link Aqui para adquirir o batismo Bitcoin. O batismo Bitcoin é o primeiro sacramento para que você atinja sua autosobberania. Para que nenhum juiz perseguidor, nenhuma ditadura totalitária, nenhum esposa adúltera, nenhum filho bastardo ou indigno tome um centavo de você. Para você dominar essas habilidades, você não precisa desse treinamento. Mas esse treinamento vai lhe economizar milhares de horas de
pesquisa, que é o que nós fizemos antes de oferecê-lo a você. Você Vai ter suporte durante o ano, suporte integral por escrito, por telefone, o que você quiser para você ser capaz de comprar, vender e o mais importante de tudo, manter Bitcoin custó offline. Você mesmo gerar e assinar sua chave. Se você não tiver preparado para fazer isso, você provavelmente vai pagar para ser sodomizado. Você já tá pagando para ser sodomizado se você não entende o que é Bitcoin. Você deve temer o Bitcoin. O Bitcoin é perigosíssimo. Como a energia Elétrica e como a energia
elétrica, quem ignorou foi destruído, foi obliterado financeiramente. Se você quiser, seja muito bem-vindo. Um abraço e minha honra. Conheça o Kotai Project. O Kotai Project pretende desenvolver um ecossistema financeiro global que dará 100% de anonimato, liberdade geográfica e financeira para todos os usuários de criptomoedas do mundo. O ecossistema consiste em uma corretora de Criptomoedas, um banco digital internacional e um gateway de pagamento em cripto. Tudo isso dentro da Cotai Wallet. Não perca essa oportunidade e acesse o nosso site. Link na descrição do vídeo. Ô menino, que roupa é essa que tu tá vestindo? Tô trabalhando
e aproveitando a praia. Mas hoje é sábado, o mercado tá fechado. Não mais. Tem um site chamado Leprechão que você consegue negociar 24 horas por dia. Não baixa os dias normais de semana ainda querem atrapalhar nossa prainha no sábado. Tem outros benefícios também. Você não precisa pagar imposto nas negociação, já que são criptomoedas. Você não vai perder todo o nosso dinheiro nesse negócio incerto, não, viu? Não. Os preços são lastriados nos valores reais das ações, sem exigir nenhum custodiante. Então, não teria problema de confiança. Ah, e também não precisa mandar identidade, etc., fazer Aquele processo
chato. Entendi. Mas será que você podia ir no mar comigo rapidinho? Dá só uns 10 minutinhos. Ai, preferia quando esse negócio não existia. E é assim que burocratas pensam. Seja melhor do que isso. Negocie em qualquer lugar, em qualquer momento. Use Leprichão. Muito boa noite, mentirosos e mentirosas deste canal. Sejam todos muito bem-vindos. O pessoal pensou que era Bait do Dia da Mentira. É, estamos ao vivo para mais um episódio aqui no Redcash. Começamos hoje, terça-feira, para falarmos. Nós vamos falar sobre ciência, nós vamos falar sobre o Brasil, nós vamos falar sobre o que fazer
com a nossa nação. Afinal de contas, todos aqui somos brasileiros, né? E temos aí aqueles que vocês já conhecem do meu lado esquerdo, Sérgio Sacani, mais uma vez aqui com a gente. Estamos junto aí, galera. Sacani, como vocês sabem, é o Cara que mais faz podcast nesse país. Faz bastante, não é verdade, São? Isso aí. Essa semana estou aqui e a partir de amanhã lá no Sen sem fim. Aliás, amanhã a gente tava falando de pirâmide, amanhã eu vou levar o estranho história, hein? Fica aqui um spoiler para vocês. O cara tem um canal muito
legal de história também. É um outro historiador aí maneiro de tem um canal maneiro. Vamos falar sobre pirâmide porque o bicho tá pegando. O assunto Assunto não para, né? É isso também. Estamos estamos com ele mais uma vez aqui. Engenheiro Léo também. O cara tá fazendo bastante podcast, tá até com a garganta ruim. Se o sacan é o primeiro, acho que eu sou o segundo então que mais tá fazendo podcast no Brasil, porque é toda hora também. E olha que esse mês eu falei que não ia em nenhum. Mês de março que eu tinha que
entregar meu doutorado, né, finalmente. Aí eu falei, eu não vou em nenhum, mas mesmo assim não tem Jeito. Mas sejam todos muito bem-vindos aí. E eu eu acho que eu não devo ter o perfil de mentiroso, porque eu comentei lá no Twitter que estaríamos nós aqui, todo mundo acreditou. Ninguém me mandaram até pergunta para fazer. Eu não sei se eu posso fazer. Me mandaram uma pergunta que eu não sei se vai caber aqui eu fazer, mas vamos lá. Pode tudo, cara. E o Artur do Val, também conhecido como o gnominho da liberdade. É nós, cara.
Foi muito bom aquele vídeo. São Vários, né? São vários, não? São vários. São vários. Já veio até com kit aí, né? Vem com kit. Porque na verdade é o seguinte, eu eu já vou começar. Deixa deixa dar mais audiência então para dar mais mais mais mais mais mais gente vendo. Eh, mas obrigado pelo convite mais uma vez, cara. É uma honra estar aqui com o Serginho e com o engenheiro Léo, caras que eu admiro que tem sensatez e são homens da ciência. Tão difícil hoje em dia, né? Enquanto a Gente assim, [ __ ] Os
cara ainda acredita que a terra é redonda. É não, já que já que tem pouca gente aí no no chat e a gente ainda não precisa mostrar sensatez, eu eu sou muito feliz porque eu sou seguido por pessoas muito inteligentes. Eu acho que até pelo conteúdo que eu falo, se o cara é muito burro, ele não vai nem entender, né? O Serjão também um cara, um cara com 50 de QI não vai seguir ele, né? E o os meus inscritos, eles são muito criativos, Eles mandam umas coisas que são muito maravilhosas. Eu, eu tenho uma
pergunta aqui de escrito, eu queria a autorização de vocês primeiro para poder fazer essa pergunta. Se todos autorizam, todo mundo autoriza, tá autorizado? Porque ninguém acreditou. Quando eu falei, ó, vai estar Léo, Sérgio Sacani e Artur do Val, mamãe falei no mesmo lugar, ninguém acreditou. Aí um rapaz no Twitter, meu seguidor Guimúnios, ele me manda a seguinte mensagem: "Eu queria a resposta de Vocês, tá? O que que eu o meu nome na internet tá muito associado com ensino, então quando eu vou estar lá, alguém já fala assim: "Pô, vou aprender alguma coisa". Aí o cara
me pergunta assim: "Engenheiro Léo, você vai estar com o Artur e o Sacani? Mas o que que eles vão ensinar? Como pegar uma craniana numa estação espacial? É, é possível. Eu achei muito bom essa pergunta. Olha, cara, eu me sinto honrado por você me considerar uma Referência no assunto e o que é muito possível, né? Estação espacial, pessoal, os russos, ucraniano, pessoalistão. Vai, então, mas não diminuiu a chance de ter ucranianas depois dessa dessa guerra. É, diminuiu um pouco, né? Com certeza. Diminui um pouco. Agora acho que tá mais difícil, né? Mas pode pegar uma
outra ali de outra país ali daquela daquela região ali. Não, eu falo isso até porque o Artur é é meu amigo. Isso todo mundo Sabe que foi um absurdo tão grande que fizeram com ele por causa dessa dessa fala aí que eu eu particularmente não tenho problema nenhum de falar isso dessa de brincar com essa história de Ucrânia. Eu sei que o Artur também não tem, né? Ó, deixa eu só aproveitar que a gente tá no início, pedir pro pessoal deixar o like, tá? Galera, já estamos aí com 5 minutos de live, então já deixa
o like, aproveita aí todo mundo que tá chegando, não conhece ainda o canal, se Inscreva, se inscreva, porque meu não chega nesses 270.000 aqui no no canal de jeito nenhum. Vamos chegar então, galera. Vamos chegar hoje. Então, hoje é o dia pra gente bater 270.000 inscritos aqui no canal, tá bom? E eu já quero também falar uma coisa, deixar bem claro aqui. Ah, por que que você tá chamando o Artur de novo? Você chamou o engenheiro, o pessoal fica tá querendo achar que eu tô trazendo somente pessoas da ch famirada extrema direireita. Mas que eu
Sou tá pagando ele, vamos falar, a gente tá financiando o Redcast, entendeu? Com dinheiro público. Então a gente pagou aqui R$ 100.000 por esse episódio. Estamos patrocinando. Eu só recebi 50 do Raian, então eu não. Hum. Mas enfim, falando sério para vocês, ó, a gente já convidou aqui o Ciro Gomes, o Elias Jabur, tem o cara lá também que fala sobre a China, Felipe Durante, entendeu? Todos vão vir aqui, são convidados, então assim, fiquem Tranquilos e vão conversar com o Serjão também para falar sobre ciência, tecnologia. Se não, você vão conversar comigo, mas tudo bem,
eu converso. Elias, elas Elias, você conversa os outros já não sei não. Você falou do Ciro Gomes, eu lembrei de um comentário. Foi, o Ciro conversa comigo também. O, eu queria muito conversar com o Ciro, mas muito. Eu hoje eu fiz um uma postagem, manda aí, eu fiz uma postagem no Twitter, né, sobre que, não sei se Vocês viram que estão tirando, nem sei se a gente pode falar desse assunto, mas vamos lá, né, que você falou do Ciro, eu lembrei. Sei se vocês viram que as empresas de internet estão saindo do Ceará, porque agora
você é obrigado a ter a CVNET lá. Vocês viram, não? Comando Vermelho Net. É, você tem que ter a internet do Comando Vermelho. Então, se chegar uma empresa vivo lá, colocar uma internet, os caras tão derrubando, né? Então, as empresas estão Indo embora do Ceará. Aí, pr você ver como meus seguidores são espetaculares, né? Aí eu postei essa essa notícia, falei: "Gente, mas eu não tô entendendo porque toda campanha eleitoral, o Ciro Gomes fala que o Ceará é o que nós temos mais próximos da Dinamarca. Como que tá assim, né?" Aí um inscrito meu falou
assim, um seguidor falou assim: "Mas Léo, Ciro Gomes não mentiu. Olha no mapa o Ceará, ele tá no extremo nordeste, é o mais próximo Da então é porque Ceará é porque Ceará é o nome de um condomínio de luxo que fica no Ceará. Deve ser isso estado, né? Entiu o condomínio de luxo lá é tudo para maravilha, seguro, todo mundo trabalha Starlink, como que eu faço? Aí eu posso aí eu tô livre, né? Você pode Starlink, né? Eu tenho um amigo meu com Starlink, ele tava reclamando de conexão esses dias aí. Você você testou até?
Não, eu tenho Starlink. Eu tenho Starlink desde a primeira, cara. Ela Pega aqui no centro de São Paulo, pega, mas parece que no Ceará funciona melhor por Parece que quanto mais próximo você tá o hemisfério norte, que é, você sabe isso mais que eu, parece que tem mais satélites, né? Aqui em São Paulo parece que não tá tão bom. Ah, mas acho que ela pega, não, ela pega melhor do que a nossa. Aí pode ficar tranquilo. É porque pode ser que tenha obstrução e tal e aí dá uma dá uma atrapalhada. Mas aí no caso
do Ceará, se eu tiver Starlink, eu Tô livre disso aí. Eu não preciso dessa dessa CVnet daí, né? Então, mas aí que tá, se você tem que você tem que ter aquela anteninha, se ela ficar exposta é capaz caras, os caras tirar, roubarem de você. Sim, porque você tem que pagar a deles. Se você quer, você pode não ter internet, mas se você tiver internet tem que ser a deles. Então, galera do Ceará, compre a, vou dar uma dica aqui para vocês, ó. Compra a Starlink Mini. E ela vem uma mochilinha porque ela tá ela
escondida. Mas o problema se ter isso numa favela, por exemplo, numa comunidade e alguém descobrir e fala: "Você tá sempre arriscado". Entendeu? Então o cara ele paga por medo que ele tem, né, de sofrer represária, né? Ali pra galera, né? E o curioso é não se fazer nada, né? Não isso aí você anuncia e tal e ninguém faz nada. E aí você acaba, é um, é um, é, já é um lugar onde você imagina que as pessoas tenham certa Dificuldade para acesso à informação, ensino, você não tem toda a estrutura que tem uma grande cidade
como São Paulo. E aí o maior, a maior avenida que você tem para informação que é internet, aí eles vêm e te tiram. Então você tá prejudicando mais ainda o desenvolvimento daquela região. E o Ceará tem um detalhe que é um lugar que tem muito êxodo de pessoas. As pessoas lá no no Ceará, se você for ver, a maior parte das pessoas que passam no ITA, no Imi, os gênios mesmos, os crânios, são do Ceará e aí eles passam de lá, eles vêm estudar e nunca mais volta. O cara vem para cá, tipo, e se
estabelece aqui. Então, as pessoas que trabalham, são produtivas, estudam e tudo mais, saem de lá e nunca mais voltam, entendeu? Então, tipo, quem fica lá normalmente é são outras pessoas que de alguma forma conseguem subdistir naquele espaço, mas quem realmente poderia fazer algo de diferente, trazer alguma mudança para Não se sente seguro, principalmente e por isso acaba saindo. É, você ia falar alguma coisa, Serão, lá no Ceará? Não, não, que lá no Ceará acho que tem um cursinho especializado no ITA, sabia, né? Sim. Por isso que eles, ele tem muito cearense passa lá. E eu
fiz mestrado, doutorado na Unicamp durante meu doutorado inteiro. Minha república chamava República dos Caixa d'água. Ah, só morava, morava com oito cearenses, galera. Gente boa. É, é Xenofóbico isso aí, hein? Não, eles que deram o nome, não fui eu. É xenofóbico isso aí. Caixa d'água. Aliás, de passagem a UFC, a Federal do Ceará, é uma baita de uma universidade. Na na minha área que é área de petróleo, por exemplo, até engenharia de petróleo, que é um curso excelente. Você é formado em geologia, né? Eu sou formado em geofísica. Ah, geofísica. Geofísica com mestrado em engenharia
de petróleo e doutorado em geologia. Você já viu um Programa e ele é americano, eu esqueci o nome em inglês, perdão, mas em português é algo como assim? Nerds e gostosas. Já viu esse programa, americu? É assim, [ __ ] Programa bom do [ __ ] Tem que estudar para caramba para chover com a mina. Ó gato aqui, ó. Veja só. Parar mistura. Legal. Esse esse programa é maravilhoso. Eu tinha certeza que o Sérgio conhecia. É um programa onde obviamente eles juntam nerds e gostosas. Ah, tá. Eu achei que eram umas minas nerdes e gostosas.
Não, não, não, não. Então eles pegam os caras nerdes que nunca tiveram nem contato com umas minas desse nível e o e, né, e vice-versa, né, as minas que não chegam perto de Ned, eles colocam juntos para tentar. Dá um WhatsApp na mão deles para você ver o que sai. Meu, tô mal, meu. Tô mal. Não, é muito legal. Aí eles tentam formar, fazer um relacionamento, tal, não sei o quê. Aí é Muito legal que eles pegam uma e e só que as gostosas, eu não sei se é porque são gostosas ou elas são escolhidas
a dedo, porque geralmente elas não são muito assim bem providas intelectualmente, né? Normalmente é de propósito. Claro. É, eu eu imagino que seja. Aí teve uma lata uma gostosona conversando com o Nerd e ela fala: "Ai, o que que você faz? Que legal, queria te conhecer". Aí o cara fala assim: "Eu lembrei de Sergão, o cara fala assim: "Ah, eu sou astrofísico". Ela: "Ai, que legal, eu sou de Gêmeos". Já aconteceu uma dessa com vocês, cara? Comigo já não, o pessoal, muita gente que me pede para fazer mapa astral, né? Ah, mentira. Sergão odeia esse
negócio de astrologia, cara. Dependendo da parada, a gente faz sim. Mas você não gosta nenhum do aspecto histórico da astrologia? Cara, lógico, né? Do aspecto histórico, com certeza, porque na verdade era tudo junto, né? Eu acho Maravilhoso. E a o próprio céu, né? Para quem não sabe, o no céu existe uma história que é contada antigamente, né? lá na Mesopotâmia e tudo mais, os caras contavam histórias usando o céu como como cenário. Então, na verdade, o que você tem, o que você tem no céu é uma história que é contada. Isso aí é legal demais.
E tem várias coisas, muitos aspectos interessantes. O lance de você nascimento das pessoas e tal, não sei o quê, a pessoa nascer quando o sol tá em Câncer, quando o sol tá em virgem. Cara, até aí tá tudo beleza. O lance de começar a relacionar, porque, pô, eu sou, ah, sou virginiano, eu sou virginiano, no caso, pô, eu sou chato para caramba, organizado e tal, aí já não tem nada a ver. Mas até aí também eu não me incomodo. O que me incomoda é quando começo pelo seguinte, eu já vi casos de decidir em vaga
de emprego com signo. Aí já começa a me pegar, cara. Aí esse negócio começa a me pegar. Não, Não, eu não vou te contratar porque você é de Áries e o e o chefe de câncer, vocês vão se dar bem. Então você tá fora. Aí começa o negócio. E outras coisas terríveis que eu não gosto aí de qualquer área que que use isso é a pessoa falar, pegar o porque, cara, existe muitas pessoas que estão fragilizadas por algum alguma coisa que acontece na sua vida. Você tá fragilizado. Quando você tá fragilizado, você se apega a
qualquer coisa, cara. Entendeu? Qualquer E aí que os caras ganham dinheiro para caramba. Quem quiser um exemplo disso, eu recomendo que procure a história da viúva da mansão Manchester, que é justamente essa história. Uma mulher que perdeu o filho, que perdeu o marido, rica, ficou fragilizada, apareceu um charlatão, um charlatão desse e a mulher passou a vida toda construindo novos cômodos na mansão Enchester. O Enchester, cada arma é um Enchester. Ela passou a vida toda construindo novos cômodos na mansão. Essa mansão está à exposição nos Estados Unidos. Você pode ir lá a vida toda construindo
novos cômodos para cada uma das pessoas que a arma do marido dela matou. Por quê? Porque alguém foi lá e falou alguma coisa na cabeça dela e ela acreditou e ela fragilizada. Então tinha um cara que o cara falava dizia que falava com os espíritos, um Charlatão. E aí essa mulher o que que acontece? Ela era muito rica porque o a arma Winchester até hoje ela é glamorizada nos Estados Unidos. Ah, é dono da marca. Isso. O cara que inventou ao Winchester. Aí o que aconteceu? Morreu ele era um casal, tinha um filho, morreu o
filho e morreu o dono da Winchester, o cara, né? E ficou só a mulher rica. Ah, para ela, para ela não ser a próxima a morrer, não. Aí só que ela ela ela Passando muito mal, ela tendo problemas. Lógico, você perdeu seu filho e seu marido, é lógico, você tá muito mal. E aí apareceu um cara e falou que ela estava mal porque ela estava sendo perseguida pelos espíritos que a arma matou. Isso. Das pessoas mortas pela arma criada pelo marido dela. E ela tinha que construir um e construir cômodos para essas pessoas. E você
tem lá uma mansão que é um um super puxadinho, maior puxadinho da história Do planeta, onde ela passou o resto da vida dela de do dia que esse cara convenceu ela até o dia da morte dela, essa mansão esteve em construção. Ela não podia parar de construir. Então ela tá sem tava sempre construindo um novo cômodo. Hum. Para abrigar os espíritos. Cara, mas assim, gente fragiliz as figuras históricas, se você pegar o próprio Rasputin, a história dele é basicamente essa. A história do Rasputin é uma das, para mim assim, é uma das Histórias mais inacreditáveis.
Você sabe que o Raspin ele me lembra o Henry Crista um pouquinho. Ras é, não, mas ele era tipo um super Henriquisto. Bom, ele basicamente foi expulso da aldeia que ele morava porque ele roubava cavalos. Ele era um cara, ele era odiado. E aí ele basicamente falou: "Você quer saber? Vou estourar." E ele chegou lá na na Kina e eu não sei se você sabe a esposa do Nico, esqueci o nome dela que era alemã. É o Nicolá. E aí ele, mas antes dele chegar nela, né, quando ele tava chegando perto dela, ele fez ali
quase que um um culto a ele, onde ele basicamente, isso é real, isso isso é fatal, ele masturbava as mulheres da da realeza ali, que as mulheres eram histéricas, porque naquela época a mulher era vista quase como um objeto para o homem. E aí, basicamente, ele dava prazer sexual para essas mulheres e curava a histeria delas, né? E aí ele Foi ficando grande até que ele chegou na, como é que ela chamava mesmo, cara? Eu esqueci a E aí, ela perdeu um filho, ficou mais fragilizada ainda. E aí quando eles conseguiram ter um filho, era
um filho homem, eles eles deram essa graça justamente à proximidade do Rasputin e depois ele foi um dos caras que por causa de fofocas dele com ela, né? Que o que o Kizar começou inclusive a perder respeito, etc. Cara, as histórias desses charlatões assim, as Pessoas achavam que ele era o amante da quisarina. Sim. que é vai saber, né? Assim, você vai dizer que não era também, né? Agora a pessoa acreditar também, cara, não tem problema, cara. Eu sou da do do seguinte, tem um pouco, cara. Cara, não, eu sou da seguinte coisa, cara. Você
quer ali faz o bem pra pessoa de alguma forma, ó, por exemplo, eu sou de se ela vai sair de casa, ler o jornal e aquilo ali vai ajudar ela de alguma forma, cara, continua lendo. Isso Aí não vai, isso aí não vai mudar, não vai fazer nada. Hum. Agora o problema é quando entra nisso aí, aí chega alguém e não tá aqui seu mapa astral, ó. Siga ele aqui, porque aqui que vai dizer tudo que você faz. Aí a pessoa se agarra naquilo e aí a pesso o o cara que fez o mapa astral
vê a oportunidade aí começa a cobrar. Não, agora você me dá mais ideia. Não, você Esse aqui é o mapa astral, mas se você me pagar 2.000 agora, eu te dou o completo, porque eu Só te dei uma parte. Ah, não, agora você me paga 10.000 que eu arrumo para você e a pessoa começa e aí cara ferrou tudo, entendeu? E geralmente o grande golpista, ele não dá o golpe de uma vez, é numa sequência, como Sérgio tá falando, ele dá uma amostra grátis, aí aumenta um pouquinho, aumenta um pouquinho. Comigo a a minha grande
preocupação é quando o negócio deixou de ser, se você vai ter um dia bom, se você vai ter um dia que vai ganhar dinheiro, Vai perder dinheiro, vai ter uma boa notícia, vai passar em algum lugar e você vai ser tipo, sei lá, reconhecido depois porque você tá estudando para um vestibular e aí enfim, quando passou disso, porque eu sou de Áries e eu descobri que o meu signo é um dos mais odiados de todos. Sério? E as pessoas param de falar com você. É, hoje em dia, duvido que é mais que o meu. Tô
sabendo disso agora. Cara, qual que é o signo mais odiado por vocês? Não, assim que Vocês acham que é não para você, mas que as pessoas falam. Qual que você acha que mais? Não tem uma mínima que acho que escorpião. Vai escorpião. Escorpião e Áries. Leão. Não, meus olhos leão é o pior. Leão. Acho da hora. Leão. Leão tem todo um símbolo. Não, mas dizem que leão símbolo do rei Davi. É, se acha e é ciumento para [ __ ] e não sei o quê. Escorpião, eu acho que já já combina mais com você. Porque
o escorpião ele defende com o rabo, né? Então Acho caval, né? Tem um movimento bumbum livre, né? Teu bumbum tá livre. Você nunca teu tá livre? O meu tá sempre livre, nunca tá ocupado. Ah, faz sou essas. pessoal de exaltas é mais ligeiro, entendeu? Meu nunca tá ocupado não. Mas é curioso que a gente veio, eu falei assim, pô, hoje nós vamos lá conversar de ciência, então a gente tem que falar sobre a gasolina. Não, não, pera aí. E aqui a maior questão Relacionada à ciência que tá acontecendo no Twitter essa semana, a gente não
vai falar qual que é qual que é o o escândalo do Twitter essa semana relacionado com a ciência. Não é possível só eu sei. Todo mundo aqui viu? Tenho certeza. Imagenzinhas. Imagenzinha. A que a palavra imagenzinhas. Imagens. Aá. Da iá. Você tá falando as imagens do estúdio Digly lá. Isso aí, cara. Para mim, pô. Não, não, mas pera aí. Besteira não. Mas o Seguinte, uma coisa que tem que ser falado isso aí que eu tô v os artistas revoltados, né? Aí começa a vir a desculpa. Quem me fala os nomes. Não. Te falou quando inventar
o autocar. Você viu a galera não tem que preservar os os empregos dos calculistas. Quando saiu o streaming, as pessoas continuaram indo na locadora, né? Pegar fita. Só que o seguinte, o problema é é você inventar histórias, tá? Para você querer defender isso. Então, se você chegar e falar Assim, porque como a gente falou, eu lembro, por exemplo, dos cursos, eu sou dessa época, o Sergão vai lembrar também os cursos de datilografia. Eu fiz, pô, curso de datilografia era uma coisa inacreditável. Ah, SDFG. Eu lembro, cara, de de ver vídeo tal, não sei o quê,
de mulheres de de era era muito normal mulheres fazerem esse curso porque era contratadas como secretários. Eu já vi salas lotadas, tá, fazendo provas de mulheres vendadas Escrevendo na máquina de escrever. Todas essas mulheres super especializadas perderam seus empregos. Ninguém tá contratando hoje datilógrafo por causa disso. Todo mundo tá usando seu computador. Agência espacial brasileira até pouco tempo tinha no quadro lá. Ah, tenho certeza. O salário de datilógrafo da Ataipu tinha socióloga que era Jang. É. É. Então, todo mundo se aproveita das inovações tecnológicas. Agora, quando é a minha Vez, o Bill Gates acabou de
falar que daqui 10 anos não vai ter mais professor e médico, que eles vão perder os empregos. Eu sou professor, que que eu vou fazer? Faço outra coisa. Agora imagina, eu vou parar a evolução da da sociedade, do mundo, por minha causa. A questão é quando começo a inventar mentiras, que agora eu tenho que inventar desculpas para não usar i. Mas qual que é, qual que é o artista? Fala aí. Não, não. Artistinhas, porque gente, A inteligência artificial não vai acabar com artista de verdade, vai acabar com medíocre. Por acaso a a Air Fry ou
qualquer outra coisa dessas tecnologias de cozinha acabou com o chefe de cozinha? Claro que não. E mas Léo, você, ó, eu sou músico. Músico não, eu jogo bateria. Ele também. Você quer coisa mais obsoleta, tecnicamente falando, do que você tocar uma uma música numa banda? Concordo. Se você, vamos tocar o quê? Led Zling. Eu tenho CD que tem o Led Zaplin original e as pessoas contratam band. Por quê? Porque você ver um ser humano fazendo aquilo é algo insubstituível. Sim, eu acho que a arte tá justa, mas assim, cara, um ser humano está executando uma
coisa de forma com maestria, aí é diferente. People like people, né, cara? Você pode fazer um som perfeito pelo computador. Agora você não prefere ouvir o Joy Satriani tocando, por exemplo? Você não confere? Pô, eu tava vendo agora toca toca muito. Não, Não é à toa que os shows estão todos lotados. Isso aí não mudou nada, né, cara? Isso aíou nada. Aí é esse negócio aí do esse negócio do estúdio assim mesmo que é aquele desenhinho, né? Sim. Eu nem fiz. Você fez também? Não, eu nem fiz, eu também nem achei tão tão legal assim.
Eh, eu os artistas na verdade estão incomodados desde que surgiu aá, porque em dois lotes surgiu pr dublagem. Não, mas os artistas mesmo de de pintura, o em 2023 teve um concurso de Artes que quem ganhou foi uma IA. Sim. E ali já começou uma uma confusão. 2000, acho que 2023. Que isso também não quer dizer nada. Isso uma IA ganhar um concurso de artes. Que que essa informação me diz? Nada. Absolutamente nada. Tá, porque eu não sei a qualidade dos artistas que estavam ali disputando, eu não sei a qualidade de quem julgava, então essa
informação não diz absolutamente nada. Mas quando quando aconteceu esse fato aí, os caras Começaram a ficar revoltado, ah, agora perdemos, tal, não sei o quê. Eu gosto, cara, sempre dar o exemplo aqui do Vilela, é o seguinte, grande Vilela, eu que mostrei para ele mid jour Journey. Eu que mostrei para ele o mid journey. L é o seguinte, cara, eu não sei desenhar absolutamente nada. Meu desenho é de palitinho e horrível. Não adianta você colocar uma I na minha mão de desenho que o desenho vai continuar saindo horrível, porque Primeiro, eu não tenho referência nenhuma
de arte, eu não sei sombra, eu não sei perspectiva, eu não sei proporção nem nada disso. Cara, o Vilu em uma semana median o Vilel, para quem não sabe, ele é artista. Ele teve estúdio gigantesco aqui em São Paulo, colorista e e desenha para caramba. Vil desenha muito, fazia fazia os quadrinhos, né? quadrinho, cara, animação, ele veja ele usando mid Journey, aí você vê qual é a diferença De um artista usando uma porque para mim a IA é uma ferramenta Então adianta eu te dar uma ferramenta de algo que você não faz ideia para que
que serve? É a mesma coisa colocar um medidan na minha mão que eu não sei desenhar. Um torquímetro na mão do artista. Ele vai fazer o qu? Aí você entra lá no prompt do Vilela, cara. O Vilela sabe qual qual o tipo de traço que ele quer, qual o ângulo que ele quer, o tipo de iluminação que ele quer. Aí, cara, o Desenho sai lindo, cara. Vocês viram o vídeo do Cléber Tanid do do carne moída? Chegaram a ver? Eu gosto muito desse. Já viram esse canal Carne Moída? Eu acho muito legal esse canal. E
aí ele falando, eu quero, eu torço para Iá. E ele é artista. Ele falou: "Eu torço para Iá porque eu quero que o artista acabe, porque o artista é o ser mais arrogante que fala aquele jeito dele brincando, né?" Só que o seguinte, eu gosto muito das animações dele, só que leva dois Meses para sair cada animação. Imagina seiá ele poder agora fazer uma animação todo dia, você acha que ele vai ganhar mais ou ele vai ganhar menos? Ele como artista, ele vai ganhar mais. O que tá me incomodando nessa história, como eu falei, são
as mentiras de os caras estar falando e esse valor a cada dia que eu vejo um artista falando, ele aumenta. Que a IA para fazer cada desenho, cada um desses desenhos, ela consome 3 L de água. Já tem gente falando em quatro. Eu Vi isso daí. Isso é uma mentira. Isso é um absurdo do absurdo do absurdo, né? Você falar que a IA consome três 3 L d'água porque todo porque precisa refriger isso. Você precisa refrigerar o servidor se você precisa de água. Imagina. Então, quanto Bitcoin não tá consumindo de água no mundo? Mas tá,
eu vi alguns estudos falando sobre o quanto que você gasta de refrigeração para formar um desenho. Claro que esses estudos divertem porque Depende da qualidade do desenho, entre outros fatores, mas tem estudos, por exemplo, que chegam a falar que cada imagem ela vai consumir 23 ml de água. 23. Tem alguns que falam 150, né? Quer dizer, 23 ml. Se algum artista reclamar, compra uma garrafinha de água aqui 500 ml, dá para ele e fala: "Deixa eu fazer 21 images aqui, não me enche o saco". Tá? Então esse consumo de água aí, não sei nada a
ver, cara. Não. Existe uma coisa que é mais contraditória ainda. É, É, é. Eu lembro uma vez que eu acho que eu eu tenho uma certeza que foi a Jell Beint que falou isso. Ela tava no J. Soares falando que ela fazia xixi no banho para economizar água e ao mesmo tempo ela fazia propaganda de calça jeans de cor clara que para você chegar naquela cor você faz 300 milhões de lavagens até ela chegar naquela cor. Então eu não tô entendendo, cara. Você faz xixi no no banheiro para você não não desperdiçar uma descarga, mas
para Vender o produto que tá na cor certa, você gasta milhares de litros de água. Se a questão se a questão é água, porque do jeito que eles estão falando, parece que essa água tá desaparecendo do planeta. Tá num ciclo fechado, ela só é resfriada. Quer dizer, é a mesma água que você usa, tá num trocador de calor. E agora, se eu pagar um artista para fazer uma arte, ele vai gast, ele vai beber muito mais água durante esse período. E a água que ele bebe, ele ou Por dia, né? A água que ele bebe
é muito mais difícil de ser tratada. Quer dizer, pelo meio ambiente é melhor a gente não usar mais artista. Se desculpa for essa. Gente, eu tô falando isso. Eu sou um, eu tava falando aqui agora com o Artur antes do Saquin chegar. Falei: "Pô, Artur, você conhece um cara, acabamos de conversar, né, falando do do John, é o cara que tem um um cara e é John Feed, o nome desse cara, né? Eu sou um cara que adoro artes e principalmente eu gosto de Artistas bons que não são conhecidos, não são reconhecidos, porque como a
a arte é muito tomada pela esquerda, não adianta você ser só um artista bom, você tem que fazer parte da panela, senão você não aparece. Se não acontece o que aconteceu, tem aquele artista lá que é o primeiro showman do Brasil negro, que os caras falam, como é que é o nome desse cara? O fazer o quê? que um um artista negro que cancelaram isso, sei lá, década de de 60, 50, fizeram até um Documentário sobre esse cara, fala que foi o primeiro showman negro do Brasil. Vocês não lembram desse cara? Olha só como Brasil
na TV nada. Já não manjo, não é? Alguém vai escrever aí nos comentários, tá? Tem até um documentário sobre psic, esqueci o nome dele agora, tá? Então a gente tá falando do do por exemplo do John Fed que é o e Simonalon Simonal. Pô, esse cara é estouradíssimo. Ele mesma, então, mas foi canceladíssimo. Foi o primeiro Cancelado. Primeiro cancelamento pesado. Foi eu sei que assim, os filhos dele inclusive Ah, calma. Ditadura era outra coisa. Mas aí, aí teoricamente ditadura é a direita cancelando alguém de esquerda. Não, não, mas ele foi cancelado pela esquerda porque em
tese ele estava do lado da ditadura e não estava. Ah, tá. Os filhos dele inclusive fazem sucesso tudo ceremoninha, né? É que não assim não chegam aos pés dele. Não, não. Só que quando eu falo isso, eu eu eu eu quero deixar claro o seguinte, eu sou eu sou um cara apaixonado por arte de qualidade. Porque para mim você colar uma banana na parede com silver tape ou fazer uma rodinha e um colocar o dedo na bunda do outro não é arte. Você colocar um homem pelado no chão para uma menina ficar se roçando nele
como aconteceu lá com o Itaú. Para mim nem interessa se isso é arte, porque é crime, então não quero nem chegar na discussão se é arte, Entendeu? Então eh eu eu sou muito a favor da arte, da arte de qualidade. Agora, a gente não pode parar a evolução do mundo, parar a ciência, né? Porque meia dúia tá reclamando. Não, mas não vai parar. Imagina isso aí. O avanço da técnica vai, não vai parar não, cara. Os caras estão chama. É, cara, eu falo esse negócio de a faz muito tempo, né? E o eu falo pro
pessoal, cara, que tem duas duas duas dois caminhos na sua vida. Um é fazer o que esses artistas estão Fazendo, cara. chorar, chorar, a vai passar por cima de você. Não são eles que vão parar. Você pode ficar tranquilo com relação a isso. E a outra, cara, é arrumar uma maneira de usar a Iá como uma ferramenta na sua vida, cara. Não importa a área que você seja, não importa. Você como artista, eu tenho certeza que você vai arrumar um jeito. Dei aqui o exemplo do Vilela, que usa a Iá, o Vilela continua fazendo livro,
desenhando e tudo. E a Iá é uma Baita ferramenta qualquer área, cara, estude, porque muitas pessoas que estão falando de A, elas não têm nem ideia como funciona uma inteligência artificial, nem ideia. Então elas saem falando e no caso elas saem repetindo coisa que alguém que ela que ela conhece ali um pouco mais assim falou e sai. Tipo esse negócio da água, a pessoa não tem ideia como que funciona um servidor de de inteligência artificial, que é esse negócio que é o ciclo é fechado, o Cara não tá tirando água, roda ali, joga aquela água
fora e põe uma água de novo. Não é assim que funciona. É a mesma água. É a mesma. Então o pessoal, eles costumam falar de coisas, cara, que eles não fazem a menor ideia. E esse é o grande problema, que aí começa a se propagar essa essa falação dessas coisas aí. E aí vai, cara, o artista, fiquem tranquilos, cara, que o artista não vai acabar por causa disso, cara. Não vai acabar. Agora pode ser que ocorra uma Seleção natural deles. Pode ser porque eu, como eu falei, o artista que é bom, tendo uma ferramenta para
melhorar o trabalho dele, ele vai ficar muito melhor. Cara, o cara lá da da animação, ele tendo a IA, onde ele já prepara tudo aqui pronto, imagina, e depois ele só vem fazendo ali o toque especial dele. Cara, a animação que ele demorava um mês para fazer, ele vai fazer em dois dias, três dias. Você acha que o cara não vai querer usar um negócio desse se ele for Maluco, cara? E sabe uma coisa que pra gente é muito importante, vamos sair da área de arte, mas onde a gente precisa de arte, se é gefísico,
né? Isso. Isso. Então, por exemplo, a gente quando na área de de exatas, área de ciência, é normal você pegar livros da nossa área e é palavras, palavras, palavras, palavras, palavras. Por quê? Porque você não tem acesso a alguém. você contratar um artista para você explicar para ele um sistema cristalino para ele desenhar, Ele não vai entender como é que ele vai desenhar. Então imagina agora nós como cientistas na hora de escrever um livro, eu tenho condição de descrever exatamente o que ele o que eu quero e ele faz uma imagem ilustrada pros meus livros,
pra área de ciência. Então isso vai dar muito mais oportunidade para as pessoas aprenderem e pra gente desenvolver ainda mais a ciência. Não dá para ficar feio. Ciência não tem como. Não, eu não vi, eu não vi ninguém Chorando não. Eu só vi gente, gente nos comentários daqueles perfis anônimos, foto de anime, gente enchendo o saco, foram comentar no perfil do Peter. E o Peter tem dois anos que ele já usa inteligência artificial gastando não. Aquele negóci, não usa inteligência artificial para fazer tamb. Cara, ridículo isso aí, cara. Eu uso direto. E qual é o
problema, cara? Qual é o problema? Eu não sei desenhar, eu não tenho, pô, a Morte, morreu uma estrela, tal. Aí eu vou ter que pagar um artista, eu tenho que soltar um vídeo por dia, aí eu tenho que pagar um artista que vai demorar uma semana para me entregar uma arte. Não dá, né, cara? Sem comentários. Eu vou ali, cara, faça para mim uma estrela morrendo, sai uma porcaria. Mas, cara, melhor do que nada. Não, sai uma porcaria porque eu não coloco nada. Eu não coloco ângulo, eu não coloco perspectiva nem. Eu gosto das legendas
Suas no Instagram, que é tipo assim, ele escreveu lá do jeito que saiu, saiu e é isso aí. É, mas posso falar uma coisa, Sergião? Eu acho que você faz tanto sucesso por causa disso, por causa da sua autenticidade, cara. Não é plástico o teu, o que você oferece em termos de produto, né? Não é uma coisa plastificada, horrorosa. Tipo assim, eu sinto quando eu entro no teu Instagram, eu sinto que eu tô vendo o Instagram do Sergão, não da equipe do Sergão, sabe? Fazendo: "Não, é o Sergão ali, é ele que postou, cara. Serão,
né?" Não, até que sou eu, eu erro, entendeu? O pessoal pessoal até até critica choquei, porque a choque copia muita postagem minha e copia o meu erro. É mesmo? Eles nem corrigem, eles vão com erro e tudo. Aí o pessoal fala: "Ah, lá achou quem postou". É como que você sabe? Eu eu tenho um problema para escrever mais sempre sai max. Eu já nem corrijo, cara. Eu largo a mão. Eu já nem corrijo essa Porcaria de o pessoal já sabe, entendeu? O meu é o espaço. Quando eu vou dar espaço, eu aperto N. Eu não
sei por, mas às vezes é por causa do teclado mesmo. Aí eu largo, cara. Eu laro a mão, cara. Ah, eu não vou ficar corrigindo. Mas o lance é, cara, usem a, cara. Não vai não vai deixar, cara. Principalmente, pessoal, não deixe de aprender, cara. Não deixe de aprender, porque isso aí vai ser o negócio que vai definir daqui a pouco se é você que vai ter um emprego Ou seu coleguinha do lado. Porque se o seu coleguinha do lado ele usa Iá e ele sabe resolver problemas com uma ferramenta mais do que você, você
não vai ter o seu o seu trabalho. Então não quer dizer que é Iá que tá tirando o seu trabalho, é você que tá tirando o seu próprio trabalho, cara. Porque você não está se atualizando. Aí o pessoal fala assim: "Ah, mas o fulano, cara, hoje tem, hoje tem, hoje tem condição, hoje tem a internet, aí tem cursos de a Hoje Você na internet com o celular que todo mundo tem, aliás, tem brasileiro que tem até dois, você acessa os cursos de inteligência artificial de Harvard, do MIT de graça. Ah, Sérgio, mas é em inglês.
Use aá, ela traduz para você. Acabou. Então não, cara, hoje hoje nós estamos num momento que não tem desculpa. E o que vai definir é isso, se você se especializou numa ferramenta nova que chegou ou não, cara. Então se Especializa, não fique com medo. Ah, ela não vai sair da tela e vai te comer. Ela não vai virar o o pessoal acha que vai virar Skynet, sair matando todo mundo. Isso não vai. A gente não pode garantir também. Aí você pera aí, pera aí, pera aí. Então, deixa eu te fazer uma pergunta. Então, você é
quem? a gente vai entrar, que eu eu sou com a singularidade. Não, não. Aí que a gente vai entrar na questão religiosa, porque se é impossível a a a inteligência Artificial gerar uma consciência, hã, então se aí você tá me dizendo que a consciência é um dom divino, porque se ela aconteceu, não, aí eu aí eu vou aí eu vou na linha do Nicoleles aí para mim a consciência, essa parte toda é uma coisa orgânica, que a Iá não é orgânica, pelo menos até agora, entendeu? É, mas acho que é questão de tempo também. Você
usar você usar matéria orgânica para manipular. Eu eu lembro que eu teve uma época que tinha umas pesquisas de fazer De avião com material orgânico, porque para bater e não sei o que lá, né? O cara isso eu tô falando, cara. Tô falando, sei lá, 2001, 2000, sei lá quando. Eu não acho que é difícil você usar tecido orgânico para você fechar circuitos de raciocínio. Eu acho que é uma coisa que que tá para chegar. Mas desculpa, só colocando a minha opinião. Eh, eu acho que poderia, eu acho que sim, mas eu acho que o
ser humano controlaria isso. Eu acho que é muito Mais fácil, sabe? Por quê? Eu acho muito mais fácil a gente ter uma super inteligência aplicada em nós mesmos e e aí a gente, isso vai acontecer com certeza, uma divisão da sociedade, as pessoas que têm mais acesso, elas vão se tornar muito mais inteligentes de forma artificial e a gente vai ter uma classe de super humano, super humano, super no sentido de super força, super raciocínio, super velocidade certeza absoluta, assim, superhumanos com super Raciocínio que a princípio não vai ter um acesso generalizado. Eu tenho certeza
que isso vai acontecer. E digo mais, acho que isso é uma coisa boa do corpo humano com a máquina. Mas quando você é o contrário, eu diria uma fusão da máquina com o ser humano. É como se você usasse inteligência artificial ou um uma máquina externa para se melhorar. Sim. Entendeu? Né? Cborg. É tipo um ciborg, cara. Você vai usar um um catalisador de raciocínio no Teu cérebro. É isso. Assim, vári, mas não é isso que o Elusk tá fazendo já, né? parte do Elomask é você neurolink é você conseguir pegar pessoas que não conseguem
mais, por exemplo, mover certos membros, né? Superior inferior mover membro é uma coisa é tipo assim, é a é a é o faixa branca do do de um chegar lá, vai chegar mais, mas eu acho e quando você conseguir substituir, a pessoa já não tem o braço e aí você coloca um braço mecânico. Esse braço Mecânico é movido da mesma forma e coordenação pelo pelo cérebro e tudo mais com uma super força. E aí, chama interface cérebro máquina. Já tem até exoesqueleto para isso. Mas eu acho que é o seguinte, eu acho que você mexer
no raciocínio especificamente, eu acho que é um caminho muito longe. Eu tô eu tô aproveitando até esse esse tema aqui. Eu trouxe uma valete pro Sergião, uma valete nova aqui. Opa. Que é ó ó na unhinha, hein? A outra que eu ganhei Tinha o El Musk na capa. Essa aqui tem um cara mais legal ainda, cara. Eu pelo menos acho esse cara mais legal do que o Elon Musk, que principalmente para ele ser brasileiro, tá de abrir, mas eu o Wesley Deanogari, meu amigo, a capa da valete dessa dessa edição. Eu não sabia que você
ia tá aqui, senão trazer uma para você, mas eu trouxe outro presente autografado aqui. Raviero com J para você, hein? Sergio não leu, viu? Leu, eu vi lá que ele ele postou que tá lá no Que tava, né, lá no congresso, no congresso brasileiro, né? Esse cara aqui, ele lida com uma das maiores tretas científicas do nosso país. Esse cara aqui lida com ela, que é o lance da psicologia. Sim. E aí ele tava pedindo pra psicologia ser aplicada somente por pessoas formadas. Não, não é nem é isso. É isso também. E a psicologia que
eles chamam baseada em evidências científicas, entendeu? Sim. sair um pouco do lance do do Freud, aquela coisa De conversar e tal, porque hoje você tem a neurociência muito desenvolvida, então tem muita coisa que acontece com a pessoa no ponto de vista psicológico, que você tem tratamento e coisa e tal e às vezes as pessoas boa parte hoje não é elevado, cara. Ele lida com uma das é uma das maiores tretas científicas que tem hoje no Brasil é a que a que o Weslão fez. E mais eh não Wesley especificamente, mas no mundo, né? Eh, isso
esbarra em dilemas éticos Gigantescos. Por exemplo, quando car, os caras começam a fazer assim, bom, tendência genética, vamos, vamos, vamos trazer um clichê aqui. Quem tem o pênis maior, os negros ou os japoneses? Tudo bem, a gente afirma isso, tá? Quem tem mais conscienciosidade, aí começa, aí você começa a ter problemas éticos em conclusões científicas relacionadas a coisas relacionadas a a a onde você nasceu, como você foi criado, etc. Então, e são dilemas muito difíceis. E Eu tô lendo um livro que ele me indicou, que o que eu já falei diversas vezes, que é o
Compórtese do do Sapolski. Cara, um livro maravilhoso, cara. É impressionante como nós estamos só engatinhando, cara. Nós estamos só começando, bicho. Mas a questão, a ética não tem mais a ver com o ambiente do que com a genética? Não, não, não é, não ética em si. Eu digo o seguinte, eh, e existem dilemas éticos em você soltar certas informações, Entendeu? Por exemplo, povo de tal lugar tem mais tendência a violência. Tô dando um exemplo. Ah, por que que você tá falando isso? Mas, por exemplo, a ciência no século XIX, ela tinha teses, por exemplo, de
que os negros eles tinham mais uma uma propição maior, por exemplo, a violência, entendeu, agressividade, etc. A ciência dizia isso. E aí, na verdade, foram ver que era tudo mentira, que em questões éticas, como se você tem empatia ou não, Se você tem violência ou não, se você é uma pessoa que rouba as coisas dos outros ou não, coisas do tipo, coisas éticas, entendeu, para se viver em sociedade. Isso tem mais a ver com o ambiente no qual a pessoa cresceu. Mais ou menos. Eu eu vou dar um exemplo, uma coisa que eu li agora
do Sapolsk, que é uma coisa uma coisa bem curiosa. Por exemplo, você pega o hormônio ocitocina. O hormônio ocitocina dizem que é o hormônio do amor, né? O hormônio que ah, Eu quero, depende, tudo depende do contexto e depende também do contexto com a pessoa. Por exemplo, a citocina faz você ter mais amor fraterno, você ter mais amor pelo teu pai, pelo teu irmão, pelo teu filho. É o hormônio que você libera quando você abraça teu filho, por exemplo. Uhum. O problema é o seguinte, aitocina faz você ter mais repulsa e é uma repulsa automática
que ela vem da parte mais primitiva do cérebro. Não vem da cognição, ela vem da Parte mais primitiva, que é da parte é o sistema límbico. Ela faz você ter mais repulsa a pessoas diferentes de você. Então, por exemplo, um japonês que tá banhado de ositocina, ele vê um africano, ele não gosta desse cara. Aí depois ele raciocina e fala: "Não, eu gosto, ele é só um cara normal". E a mesma coisa pro pro africano. O africano ele tá lá banhado de ocitocina, acabou de abraçar o filho, a esposa, ele tá banhado por ositocina. Ele
vê um Japonês, ele não gosto desse cara. Aí depois ele, aí a parte cognitiva inibe o sistema límbico dizendo: "Não, pera aí, pera aí, pera aí. Esse medo que você está sentindo é um medo primitivo. Através da cognição você sabe que ele é uma outra pessoa civilizada, ele não vai te fazer mal, etc, etc." Então, e é por isso que esbarr em dilemas éticos complicados. Isso aqui que eu tô falando é fichinha, é o que a gente pode falar, mas tem coisas muito mais complicadas. E Aí no meio disso tem um monte de gente maluca
com teoria de conspiração querendo ah entendeu? Aí então por isso que eu tô falando, é muito difícil cara, é muito difícil. Não teve um deputado que deu um dado, ele deu um dado, falou sobre que iss em países da África quiseram caçar o mandato dele. Porque, na verdade, ele nem falou isso, cara. Ele falou o seguinte, ele falou que o que do brasileiro em algumas questões ele poderia ser inferior ao macaco. É, Quem quem falou isso? Todo mundo repete. Um é um é um picareta esse cara, mas o que ele falou, eu não lembro exatamente
tudo que ele falou, mas ele usou a palavra macaco e aí as pessoas, não foi nem ele que falou, não foi que ele falou ai o negro é parecido com macaco, nada. Ele não falou nada, ele não falou nada de cor de pele. Ele falou um dado. Olha, tem macaco ou gorila, sei lá como é que é aquela gorila, é uma gorila, não é? que tem um kei, orangutang. Orangutangan, né? Tem um nome, tem um nome, é Gigi, sei lá, um orangutan que tinha um Q, tipo, sei lá, de 86, ela conseguia, tipo assim, 90,
83, pequenas. Exatamente. Exatamente. Aí as pessoas, ah, pera aí. Aí começa a misturar dada. Pera aí. Mas então o Brasil é composto por mais pessoas pretas e pardas. Logo você está di, não, não, não. Ninguém tá falando nada. Mas é, mas é que tá, eu, eu postei, mas eu não, eu não, eu não tô Falando necessariamente dessas questões do das questões éticas que você falou, porque tem algumas outras, alguns outros estudos já dizem o contrário. Por exemplo, pegaram duas, isso daí tem um estudo que fala inclusive diferença de QI. Pegaram duas eh duas meninas gêmeas
que saíram da Coreia e uma ficou na Coreia do Norte e a outra foi morar nos Estados Unidos. Foram separadas ainda crianças, etc. Sim. O fato de crescer em ambiente diferente por ter estímulos Diferentes, ambientes escolares diferentes, por ter alimentação diferente, alimentação total. Sim, meu, uma cresceu e enfim, a diferença de Q de uma para outra era mais de 20 pontos no depois quando encontraram, etc. Além disso daqui, tem a questão também do do que as pessoas, por exemplo, eh, consideram como aceitável. Então, a pessoa é aceitável eh uma cor de pele diferente para uma
sim, para outra não, porque um ambiente que cresceu foi Diferente. É aceitável. opiniões, por exemplo. Então, assim, mudou tudo. Tinha opiniões relativas a salário, por exemplo, a a voto, relativo inclusive a à migração, né, que eles tinham, etc. Uma tinha uma opinião e a outra não. Então, mas o ambiente para mim ainda é mais determinante em questões éticas. Essa tese é uma tese, essa tese não, essa briga, né? Uma briga muito antiga. Por exemplo, a tese do Rousseau, né? É basicamente que a gente é uma tela em Branco e a gente é totalmente moldado pelo
pelo pelo pelo menos, né? Se você pega, por exemplo, uma tese neonazista, é oo contrário, ele diz que existem raças de seres humanos e existem raças que são absolutamente superiores e que se você a verdade que ninguém sabe a medida, mas é um mix de tudo. Existem fatores genéticos, existem fatores congênitos que mesmo gêmeos eh eh idênticos podem ter fatores eh que vão determinar o resto da vida deles por Conta da gestação mesmo. às vezes a a tem mais uma limitação em um ou no outro, eu não vou saber aqui, mas existem ex diferenças que
podem alterar biologicamente um do outro na gestação e não necessariamente no material genético. Tem a posição. Eh, e claro que tem o ambiente também. E dentro do ambiente você tem inclusive diversas fases. Então, por exemplo, a primeira a primeira primeira coisa, alimentação. Se você tá não não se você tá formando o Teu cérebro, você não tem acesso aos nutrientes necessários, você já fodeu. Você quer ver outra coisa que que saiu uma pesquisa, cara? Você sabe que quem come bem igual eu, Sergão, é mais inteligente, mais ou menos. Que você não come bem, você come muito,
é diferente. Comer bem ou comer muito é outra. Agora o lance é o seguinte, velho. Você sabe que tem estudos que mostram que mulheres que trabalham fora e vem seus filhos só à noite e e geralmente essas mulheres Ainda têm mais dever de casa para fazer, lavar louça, etc, etc, elas ficam muito de costas para os filhos. E isso isso determina a personalidade daquele feto. Você ter pouco acesso à frente da sua mãe, a interação rosto, a interação ah, ela sorri, você sorri, ela chora, você chora, ela Isso determina. Mas isso aconteceu na pandemia, o
pessoal usando máscaras, as crianças pequenas tinham menos acesso a faces, a rostos e isso criou problema de desenvolvimento e Identificação de emoções nas crianças. Isso aconteceu agora na pandemia, a gente acabou de ver isso. O desenvolvimento humano ele é muito complexo. Então tem vários fatores do desenvolvimento do cérebro. Primeiro ano, que é onde seu cérebro proporcionalmente mais aumenta de tamanho. Você passou fome nesse primeiro ano, você já se lascou. É uma das causas de você ter países, tantos países pobres na África com média de QI menor do que 60. Por o cara passou fome na
primeira infância, ele pegou poleomelite com 2 anos de idade. Como é que essa criança na África vai concorrer com o europeu, com o norte-americano? Ele não tem como concorrer. Por isso que a importância do ambiente. Mas aí o lance, o lance que essa que a galera do chama PBE, psicologia baseada em evidência, é que isso aí afeta. Só que você tá falando que afeta o que você tá vendo, mas não, que você consegue medir essas coisas. Então, vamos supor que o ambiente, você sabe que a pessoa tá num ambiente X, aquilo ali vai afetar ela
daquele jeito. Você consegue vir com um tratamento para tentar tirar esse efeito, porque hoje com a neurociência você sabe exatamente qual área do cérebro tá sendo afetada pela criança não ter olhado pra cara da mãe. Sim, sim. Sim. Então você, pô, afetou ali, então agora eu consigo ir com um tratamento ali. E por que é contra? Só a Briga deles, a briga deles é a seguinte. Para quem não sabe, psicologia no Brasil é ciências humanas, entendeu? Então aqui começa a briga desses caras e há quem discuta que é ciência. Você falou é muita gente fala
aqui o chat tem muita gente falando que é pseudociência. Porque a psicologia ela ficou como? Como que ela ficou conhecida? Cara, senta, que que que tá acontecendo com você, Júnior? Pô, não, cara. Ah, é que você passou por isso, tal, aquilo, aquele Negócio. Mais ou menos isso. Eles não, cara. O Esen e a galera dele fala assim: "Cara, tem isso também, mas tem. Agora vamos estudar, vamos ver aqui o seu cérebro, aonde que afetou?" Ah, é aqui, pô. Aqui produz o hormônio XPTO. Pô, a gente tem um tratamento para isso. Então, vamos entrar com esse
tratamento aqui, que aí a gente ataca aquela área do cérebro sul que tá que foi afetada, que tá com problema e tal e aí acabou, entendeu? Então, ah, a criança não olhou Pra pra mãe da pr pro rosto da mãe. Aquilo lá afetou uma área do cérebro. Hoje você consegue medir qual área do cérebro que foi atacada? Eu particularmente não sou muito a favor disso, porque você acaba tratando eh vamos chamar de traumas, traumas causados por questões físicas, você tá tratando de forma química. Então, mas aí que tá o eles não defendem só isso. Isso
aqui é interessante. Eu posso tratar de forma física também. É porque eles têm, É que eu não vou saber falar, nós temos que chamar o Eslão aqui para ele explicar, mas existe um tripé que é o a psicologia baseada em evidências, ela não é só o tratamento químico. Eu já adorei esse termo, porque a psicologia não era baseada em evidência antes. Mais ou menos. Não, não, não, mas mas eu entendo o que ele tá dizendo o seguinte, antes, antigamente antigamente, né, antes a evidência ela era muito interpretativa e na interpretação é Difícil você objetivar exatamente
o problema. E aí você já tem tratamento químico que já está se provando também que não que as coisas não são tão retas, não é? Tipo assim, vou dar um exemplo, testosterona, agressividade não é bem assim. Às vezes o testosterona não, às vezes dependendo do contexto, testosterona tira tua agressividade. Ah, é? Então, por exemplo, porque ainda mais a questão hormonal, ela é sinérgica. Você não pode pegar uma coisa só e Falar: "É isso, dá aquilo". É, é uma sinergia absurda. Eu vou dar um exemplo. Você pega, por exemplo, um dos hormônios mais famosos que não
fala que é o cortisol, hormônio do stress. Eu tive problema de excesso de cortisol, então tava estressado. Só que o excesso de cortisol para mim é uma medida, o excesso de cortisol para você é outra. Então, quando você pega o teu exame de sangue, ele vai ter lá uma uma uma um janela. Você tem que est ou daqui até Aqui. Legal. Só que de repente para você aqui perto dessa linha é baixo e para mim às vezes no meio já é alto. Isso também varia. Então é uma combinação de fatores complexos que eu entendo a
ciência do Wesley por por que que é o que ele defende que eu acho maravilhoso é você tem que buscar dados e a compilação desses dados e talvez a compilação desses dados só possam ser feitas por computadores muito complexos, porque conforme você vai avançando, você Vai descobrindo outras relações muito difíceis de você inclusive calcular, calcular mesmo, fazer a conta. Eh, eh, e aí ele te dá uma uma situação muito mais precisa, tá? Como é que você resolve? Aí entra toda a complexidade da ciência, da parte humana dessa ciência. Por isso que eles defendem é um
tripé, não é só a parte química. Eu falei que só a parte química, mas eles tm as três, são três coisas e aí com eles defendem que essas três coisas aí é que vão para que vão Dar o melhor tratamento, o melhor resultado, entendeu? Mas tem uma briga muito grande porque, sei lá, 80% da psicologia hoje no Brasil, ela é feita de outra maneira e eles estão começando esse movimento aí. Então é muito legal que eles estão fazendo. Brasília aí semana passada, né? Uhum. com o com o tentando levar lá o Sim. Encontraram quem? Encontraram
todo mundo. Eu sei que teve uma palestra que ele foi cancelado, ele ia falar disso. Eram três pessoas. Acho que você era você. Não, nem vou falar mais disso não. Ele tava lá comigo aquele dia. Mas era não era disso, né? Não, não era disso não. Mas é aquela mesmo lá. É aquela mesma lá, pessoal. Isso aí. Era eu, Wesley, e uma professora. Ele tava comigo aquele dia lá. Exatamente. Que deu uma só eu que tô perdido nessa história. Não. E na verdade e na verdade a bronca era com ele. Era com ele. A a
bronca, vamos dizer assim, específica da parada era Com ele. Por quê? porque ele é o cara lá lá dentro da UEF da Federal de Santa Catarina tem o curso de psicologia, aonde ele e o e os e a galera dele lá do do PBE que a gente chama, né, do do psicologia baseada em evidência, eles são meio, né, não são bem vistos, vindos ali, nem bem vistos, nem nada. Então, na verdade, a treta grande lá dentro naquele dia era com ele. É, é ridículo, né, cara? As pessoas são ridículas. Pessoas querem é assim, o ambiente
Acadêmico era o ambiente justamente para o afloramento das ideias queá. É [ __ ] nenhuma. É um querendo mandar no outro e não sei o quê. Eita. E as universidades no geral, inclusive as particulares, estão se tornando lugares assim bem total. Entra na PUC é particular, entra lá com a camiseta. Ué, mas a P os os professores da das particulares, eles vieram da onde? Então, mas o problema é o seguinte, das públicas. O professor de verdade, o professor de verdade, eu até Discuti isso esses dias num podcast e a pessoa fala: "Pô, mas o Brasil
é um país que tá cheio de professores, que não falta que é professor". Não, não, não, não. Brasil tá cheio de gente em sala de aula. É isso mesmo. Que é muito diferente de ser professor. Professor a gente quase não tem no Brasil. Quase não tem. O professor de verdade, ele é um artista. O professor de verdade ele te marca, ele muda a forma de você pensar. Ele é literalmente um artista. E o Artista para ele fazer um bom trabalho, ele tem que ter liberdade. Liberdade para se expressar, liberdade pensamento. E você não está tendo
isso hoje nas universidades. Primeiro, hoje você tem um problema que você não tem nas públicas, mas você tem nas particulares. Universidades particulares não existem mais alunos, não tem mais alunos, é cliente. Então você não pode desagradar o cliente de maneira nenhuma. Você como professor, você não pode desagradar o Cliente. Já se viu você fazer algo que o cliente achou ruim. Então como professor não posso ensinar, porque ensinar de certa forma também é disciplinar, é mostrar quando o aluno tá errado e a geração de hoje não aceita. Eu passei por um caso de gestão da inovação,
que fui eu que que criei o padrão lá que você usou na engenharia de você tinha algum algum alguns trabalhos que eram feitos e os próprios alunos julgavam, uns julgavam os trabalhos dos outros. E Eu fazia algumas propostas para mostrar o quê? Como que a relação emocional com o problema atrapalhava a resolução do problema. E era legal que você provava sempre que o cara que estava envolvido emocionalmente com problema, ele resolvia pior o problema de quem não estava envolvido. Então a gente fazia alguns trabalhos e um julgava o outro. E aí um cara, e isso
é muito maravilhoso, porque toda vez que a gente iniciava as atividades, os alunos vinham com o Começo do raciocínio e todo, todos, quase todos, vai 90% começavam assim: "Professor, caramba, meu grupo teve uma ideia genial, genial, meu. 90% teve uma ideia genial." E eu sempre brigava, brincava com as turmas e falava assim, falei: "Gente, deixa eu explicar uma coisa para vocês, tá? De duas umas, de uma, quando você tem uma ideia genial, ou você é um gênio, eu não tô vendo tanto gênio assim por aí, ou você é tão cretino que só você tá achando
isso Genial, tá? De duas uma, eu não tô vendo tanto gênio por aí, então toma cuidado. E aí depois ia ensinando o pessoal trabalhando, tal, ia passando pelo julgamento. Teve uma um episódio que foi muito interessante que um cara fez um trabalho, um garoto que ele achou genial. Aí ele apresentou e uma menina estava julgando uma colega e ela falou que não gostou. Só falou isso não, não gostei. Eu não aprovaria esse trabalho e tal. O cara quis levantar e bater na Menina porque a menina falou que não gostou do trabalho dele. Olha o o
nível emocional. Isso aí tá pronto para ser cientista no Brasil. É o ego mais inflado. Eu falo para todo mundo, cara. É o ego mais inflado que tem do cientista. Mexeu no ego. Muito mais que qualquer outro, cara. Qualquer qualquer outro. Qualquer um. médico e advogado. Não tem nem chega nem perto, cara. E você viu um projeto de lei agora que inclusive o Bolsonaro, o Filho do Bolsonaro quer passar, que eu achei absurdo, porque até onde eu sei qual deles, calma, vamos chegar lá, a maioria dos advogados, até onde eu sei, eles são contra o
armamento civil. Até onde eu sei que eu sou totalmente favor. Agora, o filho do Bolsonaro, mas não sei quem lá, quer que todos os advogados do Brasil possam ter arma. Eu não posso. E o advogado pode. Por quê? É isso aí já, isso aí já é antigo já. Não, mas você concorda com seu projeto é um classismo, Né? Um classismo. É, quer dizer, por que que o advogado, por exemplo, a pessoa mora no Brasil, ela já precisa ter uma arma, já começa por aí por mim, né? Então, a gente tem uns classismos aqui que eu
nem sei porque que entrei nesse assunto, porque eu mudei de assunto completamente. Assunto geral é corporativismo, né? E tem muito. Vamos falar de outro corporativo, outro corporativismo. Vamos falar do negócio da gasolina, Sergão, que manja muito, Cara. Essa gasolina nova esse negócio aí. Não, cara, vou aproveitar que o negócio da gasolina, antes de entrar no assunto da gasolina, eu quero falar da margem equatorial, galera. Vai sair, hein? Duas coisas muito importantes. Primeiro, o Brasil aumentou a plataforma continental dele lá no norte do Brasil. Para quem não sabe, nós estamos querendo explorar a margem equatorial. Tá
uma treta gigante com a Venezuela, não sei o não. O Ibama não quer dar licença para Petrobras, porque fala que a Petrobras vai explodir tudo. Ibama que tá barrando o negócio. Mentira, cara. É, mas o interesse da Venezuela, inclusive naquela naquela história lá era por causa disso, não era dessa parte lá de cima. Você tá falando perto da uma parte Venezuela tem a parte dela, tá tranquilo, o Surinâmia dele, a Guiana dele, tá tudo bem. O problema nosso aqui no Brasil não tava dando certo porque o Ibama não tá querendo liberar licença Ambiental para Petrobras
explorar. Então, nós aumentamos a plataforma continental, foi aprovado semana passada pelo órgão internacional, então quer dizer que tá tudo beleza, aumentou 360 km lá, vai ficar bom pra gente e vai dar tudo certo, viu? Porque a parte da política que é o Lula quer, né, cara? E se o Lula quer, meu amigo, ele vai pôr em cima da mesa ali na hora e vai dar tudo certo. Quem acompanhou o Redcast viu o episódio que A gente fez ano passado com o Charlão. Aham. Que a gente falou sobre isso. E eu saí daquele episódio, o que
que eu fiz? Comprei ação da Petrobras. Fez bem. Comprou mesmo. Fez bem. Porque o que tá o que tá tudo caminhando aí para isso. E agora uns dados para vocês, tá? dando certo a margem equatorial. A estimativa hoje do pessoal da Petrobras e tal, que trabalha com isso, é que do, na verdade, no Ministério de Minas e Energia, tá? É geração de 300.000 empregos no Brasil. 300.000 empregos, meu Deus. Eh, 256 bilhões de de grana vai entrar no Brasil e 200 bilhões vai ser arrecadado pelo governo nessa brincadeira da margem equatorial. Então, cara, com esses
números aí, com tudo tá dando certo, vai dar certo, tá? O IBAMA ainda o agora, qual que é o lance? Por que que eu tô falando disso hoje? Uhum. Porque nós Chegamos no limite. O limite para tudo isso funcionar da maneira como foi planejado pela Petrobras é que a licença ambiental saia agora em abril. Então, até agora o IBAMA ainda não deu a licença para Petrobras. tá começando o mês de abril hoje. Então nós vamos esperar aqui. Provavelmente vai acontecer todo um arranjo político e aí temos que acompanhar. Acompanhe, tá? Eu sei que é chato
demais esse assunto, galera. É Muito chato. É triste que você vê as coisas que você lê dos caras falando e tal, mas tem que acompanhar. Os deputados do Amapá tão felizão, porque o Amapá vai virar um dos estados mais ricos do Brasil, só de Royaltar. Vai ser muita coisa, muita coisa, dá para comprar muito voto, né? E aí, cara, a coisa mais interessante é o Randolfo, né, cara? É muito bom, cara, porque a três rebobina a fita, volta três horas atrás. Não, ninguém põe a mão, tal, não sei o quê. Não, agora eu quero. Olha,
filha da mãe. Agora tem que lógico, cara. Mão dele, cara. É grana na mão desses caras. Deixa eu te fazer uma pergunta que eu ouço desde criança e é a tua área de petróleo. Não, não entendo nada, né? Desde que eu nasci que eu escuto que tem petróleo no mundo para mais 50 anos. É, sou eu. A mesma coisa. Eu eu era 20. Ah, eu também. E aí a gente tem petróleo mundo para qu? Então é essa, vamos Explicar da onde que vem essa, essa frasezinha aí. Ela vem do seguinte: se hoje não descobrir mais
nada e a população aumentar do mesmo jeito e a e a demanda do petróleo aumentar do mesmo jeito, aí o pessoal faz uma conta e fala: "Se não descobrir nada com o petróleo que tem, dura-se 20 anos, 30 anos, 50 anos aí o número que você ouviu na época". Mas era isso. Qual que é o o petróleo? Tem duas coisas. Primeiro, a gente descobre Sim, mágem equatorial. Mais equatorial, a reserva é o dobro do pressal, só para você ter uma ideia. Caramba, é o dobro do pressal. É muito petróleo, cara. Mas é um petróleo bom
para refriger petróleo excelente. Petróleo excelente. O é quanto mais tarde você descobre, a tendência é que ele seja melhor, né? A Gui a Guiana, cara aumentou em quatro vezes o PIB deles nos últimos anos por conta do petróleo da margem equatorial, porque ele tem margem equatorial também, Obviamente, né? Muita coisa, cara. É muita coisa, cara. O É. Agora, como será que a gente vai desperdiçar esse dinheiro no Brasil? Aí entra, aí vem a a maldição do petróleo. Eu acho que já dá com esse com esse petróleo aí. Dá pra gente já acabar pelo menos com
PT. Vamos listar a maldição do petróleo. Maldição do petróleo. País isso aí chama maldição do petróleo, cara. Aí você tem, aí você tem ali alguns outros países que, que agora Menos, mas no passado muito. Essa descoberta Arábia Saudita coloca a gente num patamar de Venezuela de quantidade de petróleo igual Venezuela não tem como. Pera você falou que eram duas coisas. A primeira que petróleo você descobre e aí você ia falar uma segunda. E a segunda coisa é o seguinte, cada toda todo reservatório, toda ou toda reserva, por exemplo, bacia de campos, existe um um negócio
chamado fator de recuperação, que é o quanto do petróleo Que tá ali que a gente recupera. Só para vocês terem uma ideia, o fator de recuperação da bacia de campos é 25%. Então, 75% do petróleo ainda tá lá. Então, quando você, por quê? Porque às vezes você não tem tecnologia ainda disponível para chegar em determinados pontos e tudo mais. Então, cada lugar, o do Pressal é 38, 40% fator de recuperação. Então você vai tendo esse esses dois fatores são importantes que entra nessa conta aí, desse número que a Galera fala, tá? O pessoal não fala
também do aumento de rendimento dos motores mesmo a combustão que você tem algumas empresas, a Toyota tá fazendo um trabalho elogido aí vaientando. Aiissão dos motores hoje é uma coisa inacreditável como é baixa. Sim, sim, sim. Agora o problema que o Sergão já trouxe várias vezes também aqui é você ficar tirando petróleo do solo e jogando na atmosfera. Mas aí o Sergão também já traz logo a grande esperança que é o Combustível lunar, que é o H, como é que é mesmo? É o L3, né? Aí a fusão, né? A fusão nuclear e e de
combustível, né? Não envie não, aí não, não compre ação de nenhuma empresa de hidrogênio, tá? Porque o hidrogênio é uma bolha e a bolha já tá explodindo em vários lugares a bolha do hidrogênio. Porque é o seguinte, todo mundo, todo lugar que eu vou, a galera vem com o papo do hidrogênio para cima de mim. Ah, mas tem o hidrogênio e tal, cara. Tem o Hidrogênio sim. A Petrobras mesmo, ela tem até um arco-íris de hidrogênio. É o hidrogênio verde, hidrogênio azul, é porque depende depende da fonte da da onde você tira o hidrogênio, né?
Então eles dão uma cor lá para indicar isso. Entendi. Qual que é o problema do hidrogênio, cara? São vários problemas. Primeiro que para você produzir hidrogênio, você gasta muito energia, muita energia. Você tem que fazer hidrólise na água. É isso. Hidrólise Direto. Segundo ponto, para armazenar o hidrogênio. É hidrogênio vira líquido. O hidrogênio não é líquido, ele é gás. Muita pressão. Então, muita pressão, baixíssima temperatura, mas eles querem armazenar em álcool. Agora eles estão aí existem n soluções alternativas para isso, que vai gastar coisa para caramba também. Sim. E as empresas, né? A Europa tava
o a Europa, cara, ela tava a ponto de usar hidrogênio direto. Então, várias empresas de de automóvel europeu, se eu Não me engano, a BMW tem um carro movido a hidrogênio, acho que a Volvo tem um também, entendeu? Tem várias empresas já tinham, elas pararam porque elas viram o problema que dá o hidrogênio. Então, lá na Europa já começou a pipocar várias empresas que mexem com o hidrogênio de armazenamento, transporte, distribulição, hidrogênio, tem um monte de problema. Mas por que que ninguém compra a ideia, para mim a melhor solução que a gente tem hoje para
carro, Que é o álcool. E a gente ainda tem, a gente tá com o mesmo ciclo, o o ciclo do motor álcool é o mesmo da década de 70, sendo que a gente tem projetos hoje que a gente consegue aumentar a eficiência desses motores em pelo menos 10 pontos percentuais e não tem investimento. Mas aí o álcool problema é a poluição dele, né, cara? Então, mas você vai jogar gases na atmosfera, depois vão ter que plantar álcool de novo, ele vai ficar se conta mesmo, né? Porque de qualquer Forma você tá tirando o carbono da
terra, não é isso? Ah, e aí tem tem você tá tirando carbono e você tá tem também o lance de desses desses canaviais aí, né? Se for de cana, né? No caso, se for de outra coisa que causa problemas seríssimos também. O lance é que toda a energia, toda a energia ela vai ter o seu problema e aí você tem que medir ali esse negócio de energia limpa não existe, né? Energia limpa, limpa, limpa mesmo, é só fusão, só fusão quantos anos Nós estamos da fusão nuclear? Você acredita, cara? Não sei, acho que uns 20
ou 30. Já dá para comprar da Fusão. Dá para comprar. Tem uma empresa do do ex-astronauta americano, o único cientista pisou na Lu, Harrison Smith. Ele abriu uma empresa chamada Interlonei. E ele já ganhou 30 milhões de de dólares de investimento e tá abrindo agora de novo, vai ganhar mais não sei quantos milhões. E ele tá construindo o primeiro robozinho que vai Pra Lua para minerar L3. L3. L3. Mas sabe o que me dá a impressão, não sei se você tem, pelo pouco que eu estudo da fusão nuclear, dá a impressão assim que essa tecnologia
a gente conseguir para ele ser economicamente viável, porque coisa é conseguir você gastar mais energia do que você recupera. Então ele tem que ser energeticamente viável. Primeira coisa, energeticamente viável, depois economicamente viável. Então são são duas duas eh dois patamares juntos Andam juntos quase ali. Não, não necessariamente energeticamente viável. Ele é ela ela quase que é economicamente viável. O o hidrogênio não é energeticamente viável porque ele ele não é economicamente viável porque ele não é energeticamente viá. A gente acredita que a partir do momento que seja energeticamente viável, ele seja mais rápido para se tornar
economicamente viável. Mas me dá a impressão de que a fusão a gente Conseguir pode demorar 20 anos, mas pode demorar 100. Ah, sim. É, entendeu? Isso que é a fusão nos Estados Unidos é diferente, né? até pro pessoal entender, lá é feito com laser de alta potência, ela já tá funcionando, já tá para tá interessante, já tem várias empresas, várias startups fazendo mini reatores de fusão que você põe em casa. Aí sim vai ser um negócio que vai que vai esperar. Então, eh, e como o lance quer falar do Brasil, né? Qual que é o
problema de Toda essa história aí? Principalmente na fusão nuclear, o Brasil é uma carta fora do baralho disso aí. Nos outros não, no hidrogênio, Petrobras tá lá, os caras estão pesquisando e tudo, mas tem muita gente já falando dessa bolha aí que lá na Europa já começou explodir e deve explodir no mundo inteiro das empresas voltadas pro hidrogênio. Então, por conta de todos esses problemas que a gente falou aqui. Então, o lance, meu amigo, é explorar o petróleo da margem Equatorial. Resumindo, vamos explorar a margem equatorial que que vai salvar a gente por um tempo
aí. Ô Sergão, deixa eu continua o negócio, Serjão, aproveitando que você tá falando que o Lula e o que o Lula K, ele consegue, você tava lá no primeiro governo do Lula, né? Ele consegue, não, ele vai, ele, ele vai, pô, ele lógico, que cara, o Lula ele vai entrar pra história, cara, como ter descoberto os dois maiores reservas de petróleo do Brasil, Cara. Ele tá com quanto? 80 anos. Vai morrer, cara. Vai morrer ainda no auge. Aí, ó. Então, você tava lá no primeiro governo Lula, certo? Você tava lá trabalhando, tava lá dentro, cara,
dentro da indústria do petróleo, lá com Server, car. Mençalão, tava pegando o quinhão dele do mensalão. Fala a verdade. Não, é sério, Sergão. É verdade que o o PT acabou mesmo com a indústria do petróleo no Brasil? Cara, naquela época ali, lógico, né, cara? É só você Ir pr norte Macaé. Norte do Rio de Janeiro, cara. Macaé. Macaé. Eu estava em Macaé quando Macaé virou a cidade fantasma. Cara, Macaé, a conta era o seguinte, 5000 pessoas por dia na rodoviária deixando a cidade. Nossa, essa era a conta. Eu fui lá visitar, cara. Triste demais. Macaé
não era nada. De repente, Macaé virou a princesinha do Atlântico, para quem não sabe, é conhecida como a princesinha do Atlântico, Macaé. E depois, por conta Disso, cara, acabou, cara. Porque o que que acontece? O, esse negócio do petróleo, cara, você tem muita empresa estrangeira que ela precisa estar junto com as empresas daqui. Que empresa? Você é dono da de uma empresa de perfuração americana e aí você lê no jornal, cara, que a Petrobras pega dinheiro, rouba não sei o quê, pá, pá, pá. Que que você vai fazer com essa empresa, cara? Vou embora daqui,
cara. Lógico, eu vou ficar Prestando serviço para para E, cara, eles não vão me pagar, eles vão roubar, lógico. É, cara, o parque de tubos, que é a região ali em Macaé, onde ficam essas empresas, cara, eu visitei exatamente ali. Nossa, até hoje tem tubo ali. Até hoje temuz. E eu conto uma história, galera. O Rubão vai falar que é mentira, mas não é não. Mas hoje é dia do mentira, eu tô liberado. Hoje é dia da mentira, eu tô liberado. Então vamos lá, cara. Eu estava, cara, ali na minha empresa e na frente um
cara simplesmente saiu da empresa dele, largou tudo aberto. Aí eu falei: "Não, e ali não volta ali para fechar e tal". Ele falou assim: "Faz o que você quiser com essa merda aí, cara". Entendeu? Nessa época aí, cara, essa época foi uma época, é, cara, ali, ali tem empresa de tudo, cara. Tem empresa que faz válvula, tem empresa que faz tipo especial de cano. Esse esse vale dos tubos aí eu fui Lá ver, cara. que é assim, cara, é tudo para tubo de tudo quanto é tamanho tudo. Aí você fala quantos anos isso aqui tá
20 anos aqui. Você faz brincadeira meu cara tudo produzido. Você fala os caras produziram, gastou energia, gastou dinheiro, tá tudo ali, velho. Tá tudo ali, foi abandonado, foi mas e tudo isso começou a falir a a essa essa indústria, esse ecossistema de várias empresas e tudo mais por causa da corrupção do governo. Ué, porque o que que o que que O governo fez para quem não lembra do petrolão? A, o, o, o governo foi lá e ele sitiou a Petrobras. Ele pegou três grandes áreas da Petrobras, a Internacional, que é uma das áreas mais importantes
da Petrobras, a exploração e e produção. E a outra agora vai me falhar qual que é de contratos, um negócio assim. Pegou três grandes áreas da Petrobras, pegou os caras que eram tidos como os caras mais cara o Serveró, galera, não lembro o Serveró Que ele tinha um olho caído aqui, que ele teve um derrame na cara. Ele te ele tinha, cara, o serveró, cara, ele era tido dentro da Petrobras como cara mais Caxias, cara. Se você chegasse um minuto atrasado na reunião dele, ele não deixava você entrar. Eles escolheram a dedo essas pessoas ali
dentro. Elas foram escolhidas a dedo. Pessoas acima de qualquer suspeita, cara. Entendeu? Pessoas acima de qualquer suspeita para fazer parte do esquema. Então eles Conseguiram ctiar, cara, os os três maiores áreas da Petrobras, cara. Entendeu? Colocaram só as pessoas lá prontas para aprontar. É, ué, não tava fazer, como você bater de frente com Severó, com o outro lá, com o povo, com o outro era o Paulo, não sei o que lá. A Petrobras cheio dos Paulos, que era era no elite ali da Petrobras. E como que você vai bater de frente com esses caras, cara?
Eles eram caras, cara, que a a secretária tinha medo de falar com Ele, cara. O cara era bravo para caramba, cara. Um minuto, pô. Reunião era 10, cara. 10:02. Você não entra aqui não, meu amigo. Entendeu? Aqui, aqui nós somos sério. Era isso, cara. E olha o que que esses caras viraram. Eu ouvi de um representante, ouvi a mesma coisa de dois, dois representantes. Uma de uma empresa de Suécia, responsável por metal duro. Eu não posso falar qualquer empresa, mas uma empresa que ficava ali nas Nações Unidas, mas era uma empresa que parecia um hospital,
era uma coisa maravilhosa, assim, você entrava lá tudo limpo e aí você queria ir no setor X. Aí chegava na recepção, o pessoal falava assim, ó, segue o triângulo amarelo. Aí tinha um caminãozinho de isso, de triângulo amarelo. Você chegar lá no lugar. Essa empresa não está no Brasil. Empresa de alta tecnologia era a única. Eu conheço a a pessoa, a Flávia, era até uma mulher, pessoal, à esquerda que adora Falar de mulheres de destaque. Essa mulher, essa Flávia, era responsável pela qualidade nessa empresa. Essa empresa era no Brasil era a única fora da Suécia.
que tinha um índice de rejeição menor do que a Suécia. O único lugar fora da Suécia que tinha um índice de rejeição menor que a Suécia era no Brasil por causa dessa mulher. Escutei de representante dessa empresa e escutei de uma do Japão que não estão mais no Brasil, que eles saíram, que eles têm Que participar de evento. É, então eles tinham evento muito aqui no Brasil, no Expo Center Norte e no Abi, agora tendo tudo para Expo São Paulo, até onde eu sei pelo mesmo motivo, tá? Não vou falar até pelo mesmo motivo. Eles
falam: "Meu, a gente precisa participar de evento, a gente precisa participar de licitação do governo, eu posso pagar". Os dois falaram a mesma coisa, a gente pode pagar o que eles querem, só que eu não tenho como justificar lá na minha sede Propina. Eles falam ver, eu não posso, como é que eu justifico propina? Eu preciso de uma nota fiscal para eu dar dinheiro. Você entendeu? Eu não tenho como justificar propina. E os caras não conseguiam competir no Brasil porque eles não podiam pagar propina. E no Brasil as coisas funcionam a propina. diz, diz a
lenda que um dos motivos de um monte de eventos terem saído do do IMB e do do Center Norte, diz a lenda que um dos motivos é esse, que a Negociação com as empresas internacionais são sérias, né? Não pode funcionar desse jeito no Brasil. E agora, só para deixar claro aqui, cara, os técnicos da Petrobras não tem nada a ver com isso, tá? Eu trabalhava com os caras, os caras seríssimos, aliás, eles tinham uma vergonha danada, cara. Nesse período aí eles morriam de vergonha. Por, cara, o cara, o cara que entra para trabalhar numa Petrobras
é um cara que veste aquela camisa ali, cara. Ele tem Orgulho de est fazendo aquela função. Ele sabe da importância do trabalho dele. Então, os engenheiros, os geólogos, geofísicos, engenheiro químico, engenheiro mecânico, elétrico, tod esses caras, cara, para mim, eles são a elite ali ainda. A galera do SPS, que é o Centro de Pesquisa da Petrobras, entendeu? Esses caras não tm nada a ver com essa galera aí que foi escolhida a dedo para sitiar aquilo ali e fazer o que eles fizeram. E aí, cara, você tá Mexendo com o petróleo, que é uma coisa que
já é sensível por vários fatores internacionais. E o que que aconteceu? E por que que no Brasil ferrou? Porque teve o problema interno e ao mesmo tempo teve uma grande crise externa ali em 2018 e tal. Então você juntou essas duas coisas, cara, não aguentou. Aí Macaé vira cidade, vira cidade fantasma. A Petrobras mudou todo o esquema dela, trouxe todo mundo pro Rio de Janeiro de volta. Aí teve várias mudanças e Corporativas para tentar segurar a sangria do que teve gente que você trabalhou, conheceu e etc, meu, tipo, abandonou mesmo, não quis mais voltar. Sabe
por quê? Porque nesse período aí a Petrobras fez o famoso, famosos PDVs que chama programa de demissão voluntária. Como bateu uma crise muito grande ali e eles precisavam, tinha que cara, tinha que parar a sangria. É. Então qual a primeira coisa que você faz? Vão demitir gente, mas você não pode demitir. Então Só o programa de demissão voluntária. Você vai lá e ganha R$ 400.000 e e sai. Aí monta um posto, monta um negócio, monta uma uma loja. Eu conheço gente que montou posto de gasolina, que montou hotel, que montou um monte de coisa. Muita
gente que eu conheço saiu nesse período nos PDVs que a Petrobras fez, entendeu? Então é é o jeito que a empresa pública, no caso, tem de de estancar. Já uma empresa privada manda dois. Às vezes é só é você falou que a Crise que aconteceu atacou realmente todo o setor no mundo inteiro, foi uma crise externa e tal, mas a gente tá falando da Petrobras, a única petroleira no mundo que dá que dá prejuízo, cara, assim, há há muito tempo. Eu tinha um um professor de geografia no cursinho, no Objetivo, que ele falava assim que
o melhor negócio do mundo naquela época, né, pensa que 30 anos atrás, ele falava: "O melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo bem administrada". Ah, e o Pior é, o segundo melhor negócio do mundo é uma empresa de petróleo mal administrada e o terceiro melhor negócio do mundo é a Petrobras. O Petrobras ele é o abaixo do mal administrado. Mas, ô, aproveitando que a gente tem política e e ciência aqui juntos, o Artur, o o Sérgio aqui, uma pergunta para vocês. Vocês não percebem uma relação direta entre a burocracia, a dificuldade de empreender
e o desenvolvimento da ciência? Porque eu Quero também fazer ciência e tal para dar resultado, para inovar, para empreender. Para que que eu vou investir em ciência no Brasil se depois eu não consigo abrir uma empresa e ganhar dinheiro com aquilo? Não. E e eu eu vou até expandir um pouco mais aqui, até a a conversa mais filosófica. Eh, e investimento em ciência, ele é um investimento que ele não pode necessariamente ser imediatista, porque a ciência você vai errar 200.000 vezes Para acertar uma. E às vezes quando você acertar você vai estourar a boca do
balão. Mas às vezes quando você vai acertar assim, Legal. Acertei. Olha só pessoal que coisa difícil que eu fiz. Você vai guardar num pote e vai deixar ali um dia, talvez dali 50. Op, agora nós vamos até o acerto. Sim, né? Então a ciência, principalmente ciência de base. Eu eu eu deixei a energia elétrica é um exemplo disso, assim, são inúmeros os, por exemplo, hoje a gente tá descobrindo Por causa do grande colisor de hardrons não é isso? A gente tá descobrindo coisas e eh tão avançadas que a gente nem tem uso para aquilo, tá?
descobrir outra coisa. Qual é o uso? Nada. A nossa vida não vai mudar nada hoje. É a aplicação. A aplicação ela demora. Aplicação demora. E a gente é um povo, cara. É a aplicação. É que a gente a gente tem. E aí entra um pouco naquele papo daqu do que a gente falou. Vou vou até se vocês me permitirem falar um Pouquinho aqui. É o seguinte. Eh, eu esse livro que o Wesley me indicou maravilhoso, porque ele diz o seguinte: "Muita gente associa, olha olha onde eu vou para para vamos dar uma volta aqui para
chegar lá. Muita gente associa psicopata com inteligência, né? Se o cara é muito, se ele é psicopata, na verdade ele é muito inteligente porque ele é minucioso, porque ele não sente as emoções. Isso não é verdade. O psicopata, muitas vezes ele só tem a Frieza necessária para fazer um planejamento simples, que uma pessoa normal ficaria emocionado e faria tudo errado. Uma das um dos jeitos da gente aprender as coisas de forma definitiva é você sentir o aprendizado. E sentir o aprendizado está ligado a emoções. Então você tem a sua parte cognitiva, né? Inclusive, uma coisa
que sempre se fala é o seguinte: os seres humanos são os únicos seres vivos na Terra que são capazes de sentir um medo não intuitivo. Eu posso chegar para você e falar: "Cara, você vai perder o emprego que você vai falher amanhã. Isso não é fogo, isso é animal, isso não é altura." E você pode sentir um medo de morte, porque a sua cognição vai mostrar pro seu sistema límbico que você vai se ferrar. Isso nós somos os únicos animais que conseguem fazer isso. E o lance é o seguinte, cara. Quando a gente sente um
aprendizado, a gente aprende ele melhor. Então, você ligar um aprendizado em Qualquer tipo de emoção é um carimbo de que esse aprendizado vai ser mais mais forte para você. Mas tem estudo disso ligando ao aprendizado à emoção. Se não tiver emoção, você dificilmente aprende. Exatamente. E e existe uma coisa que é o seguinte, a tal da conscienciosidade que por isso que o professor de verdade é um artista que eu falei pr caramba, ele tem que tocar o coração do aluno para que o cérebro se desenvolva. Sim. Então, existe uma coisa aqui, cara, que é a
Conscienciosidade. A conscienciosidade é quando você é é sua capacidade de adiar recompensa. Você chega uma fala assim: "Meu, te dou R$ 10 agora ou te dou R$ 20 amanhã, ela vai pegar R$ 10 agora. Ela não vai ela". Porque ela não desenvolveu a conscienciosidade. A conscienciosidade ela é acima da cognição, né? E aqui no Brasil, por exemplo, a gente tem uma altíssima taxa de abandonando familiar. Você pergunta pro cara: "Você acha certo abandonar teu filho?" Não. Você acha que Isso vai ter consequências negativas? Sim. E você vai abandonar seu filho? Vou. Entendeu? É, o cara
tem a cognição, mas ele não faz a escolha certa, porque isso depende de uma de uma ligação da cognição com a emoção. O Brasil é um é um país de baixíssima conscienciosidade. A gente tem planejamentos de curtíssimo prazo. O cara ele joga no tigrinho, ele perde, ele fala: "Se eu sei que se eu jogar amanhã, eu vou perder amanhã". Mas ele vai amanhã, ele joga de novo. Ele Não consegue fazer um planejamento de meses, que dirá de anos. E o problema da ciência no Brasil é que às vezes você precisa de planejamentos que são inclusive
supra supra eh eh geracionais. Às vezes você vai investir um esforço numa coisa que só a geração dos seus netos vai aproveitar. Então por que que eu achei eu vou fazer isso ainda mais se eu sou um governante que vai atender demandas imediatistas de um povo burro? Porque você imagina, Cara, você imagina se o se o Brasil iria fazer algum eh existe um universo tão grande, não só técnico, mas de imaginação, de identificação, de quem a gente é como povo, de onde a gente quer chegar como ser humano, de você ter um um conjunto de
países na Europa que fez o grande colisor de Hars. Eh, cara, é é é uma cooperação que é tipo assim, mano, vamos fazer um pacto pros nossos tataranetos, talvez aproveitarem o nosso esforço hoje. Aqui no Brasil, irmão, você não deixa herança pro teu filho, brother. Você deixa a dívida, cara. Então, eu acho que o problema da ciência no Brasil, ele não é um problema do PT, ele não é um problema do Bolsonaro, ele é um problema do povo. Mas a gente tem um problema de estado também, né? A gente tem um problema do povo, que
é consequência do povo. Sim. Como eu falei, a questão de burocracia para você abrir empresa e m fala assim: "Ah, mas a gente tem que Fazer ciência para longo prazo". Legal. Se você faz esse tipo de ciência, você nem consegue emprego, por exemplo, em universidade. Por quê? Porque universidade hoje você tem que ter currículo, você tem que tá lá escrito que todo mês vai, cada semestre você tá fazendo uma publicaçãozinha. Então os os entre aspas cientistas hoje eles fazem microciências, então eles fazem grupos de ciência, é quantidade de pesquisa de baixa qualidade. É o Netflix
da ciência, Sai pesquisando um monte de coisa, não emplaca nada, mas Twitter da ciência é o Twitter da ciência. Então você só faz aí se o sistema que tá, o sistema tá todo errado. O sistema do Brasil nesse caso aí tá errado porque o que conta hoje é número de publicação. Isso. O cara tem que ficar 20 anos na mesma coisa para ganhar o Nobel. 20 anos na mesma coisa. Só que eu tenho que ficar todo semestre fazendo um estudinho diferente para eu tô toda semestre saiu a minha publicação Na revista Quali e todo mundo
aplaude. Legal. Quem que usou isso aí, né? Eu fiquei até feliz. Eu fui pegar meu mestrado, por exemplo, lá na USP. Você vê os mestrados todos todos em branco assim, ninguém mexeu. O meu lá tinha 100 e poucas requisições, pessoas que pegaram. Falei: "Caraca". Quer dizer, eu fiz um trabalho que serviu para alguma coisa. E eu vou te falar, eu até me envergonho um pouco do meu mestrado, porque eu fiz 20 anos atrás, eu sou Outra pessoa hoje. Eu vejo lá, falei: "Gente, mas nunca que eu ia escrever desse jeito. Me dá vergonha hoje de
ver. Hoje eu tô terminando meu". Fal, pô, hoje eu tô com orgulho.Entendi, entendi. Daqui a pouco, daqui 20 anos, talvez eu, eu sinto a vergonha. O sargão, a gente já conversou aqui sobre isso, né? Não, aí tem aí tem duas coisas aí nesse nesse papo aí e esse esse lance aí que o que o Artur falou do LHC e tal, a ciência, a gente tem duas grandes áreas quando a Gente fala de país. Uma delas é chamada, a gente chama hoje e nós até falamos ontem quando que surgiu esse termo, é a chamada Big Science.
Esse termo surgiu lá na época da bomba atômica, porque os Estados Unidos viu o seguinte, cara, só tem um jeito da gente produzir a bomba atômica num tempo record. Isso tem que vir para o governo tomar conta. Colocou o Pentágono, colocou o exército, suas armadas, tal. E agora vocês vão atrás dos cientistas, dão um jeito nisso aí. Os caras foram e deram certo em 5 se anos tava a bomba atômica jogando e tudo mais. Você acredita nisso? No quê? Que que precisa se assistir? Tem que ser mais ou menos. Ok. Não é meio que uma
prova ao contrário com que ele fez. Aí eu vou te explicar por aí. É a Big Science é que lida com foguete, é que lida com e LHC. Aqui no Brasil, o que que lida Big Science? O maior projeto de big science do Brasil é o Siírios, que é o nosso acelerador, não é Um colisor, é um acelerador de partículos que fica ali na em Campinas, entendeu? Ele talvez seja o maior projeto de big science do Brasil. Falta um projeto espacial, seria Big Science. Um projeto, um laboratório lá, quatro lá, de requisito quatro lá, seria
um projeto de big science. Isso aí não tem como, cara. Isso aí você tem que pôr na mão do governo, mas pelo poder de persuasão, né? Porque foi o que o governo fez na Segunda Guerra Mundial. Então, mas aí american o que que o governo tem que fazer quando ele pega isso aí, ele tem que fazer, vamos dar um exemplo do que que é uma NASA ou do que é o próprio LHC. O LHC, como é na Europa, aquele monte de país, o que que os caras fizeram? Distribuíram vários países, fazem um pouquinho de coisa.
Sim. Como que é a NASA nos Estados Unidos? Aonde você tem o escritório da NASA? Cara, nos Estados Unidos inteiro. Nos Estados Unidos inteiro, entendeu? Então, um governo para mexer com Big Science no Brasil, ele tem que pegar um projeto desse e espalhar para o país, cara. Entendeu? Então vai ter um cara lá no no Nordeste, lá no Ceará que vai fazer uma coisa, lá na Bahia vai fazer outra coisa, em São Paulo, outra tal, não sei o quê. E isso vira um negócio que a gente chama de é o Brasil como o Estado inteiro
tomando conta de um grande projeto científico. Beleza? Show de bola. Como que isso chega no problema Que você tá falando e aonde que isso impacta o Elon Musk lá, que é o vídeo que eu vi que que tu o Elon Musk, ele não está na ele ele ele se ele usa a Big Science ao seu favor, porque a NASA, um monstro espalhado dos Estados Unidos inteiro, ela precisa o quê? Mandar uma sonda para pra Europa, mas ela precisa lançar foguete pro satélite. Ela precisa mandar o astronauta paraa estação espacial. Então o que que ela resolveu
fazer? Setores da NASA foram dados à iniciativa privada e aí que entrou o Elon Musk, entendeu? Tanto que ele mesmo fala que ele não existiria se não fosse a NASA. Os grandes, os o Elomans que tem os grandes contratos dele são com a NASA, que são três, e um com o Pentágono. Então, se não é o governo americano, não existiria o Elon Musk. É, é só isso, entendeu? Não tem como. Mas por ele é o cara da ponta, que é o que você tá falando da burocracia. Mas por que que Lá funciona? Porque lá tem
um sistema já preparado para big science fomentar e de e quebrar a burocracia e deixar as coisas mais fáceis para quem quiser empreender com ciência. Então o empreender com ciência ele é uma outra parte dessa parada, entendeu? Mas mas você tem que ter a big science muito bem feita, porque é ela que vai fomentar. Então, por exemplo, é o LHC, que o exemplo que ele deu, o LHC é um negócio gigantesco onde tem sei quantos países Envolvidos. O Brasil até tá lá. O Brasil leva professor para lá e tudo. Tem não sei quantos países envolvidos
e eles fomentam empresas surgindo. Então tem uma empresa ali que vai usar um pedacinho do que foi feito há 20 anos atrás na NHC. Ela tá usando, mas ela é fomentada por isso. É a NASA nos Estados Unidos e assim você encontra empresas de coisas de big science pelo mundo inteiro. O problema é que no Brasil não é assim, né, cara? O problema no Brasil Não é assim. Não, eu não vi os sírios. Eu não sei como que eu, eu sei, até porque eu tive lá e conversei com os caras, mas o Siros tá conseguindo
sobreviver, entendeu? O Siros foi é um dos pouquíssimas coisas que começou num governo de um lado, vamos dizer assim, e foi inaugurado pelo governo de um outro lado e agora está no governo daquele mesmo lado e continua. Deixa eu fazer uma pergunta do grande criour, tipo, aquilo é usado todo dia, toda hora? Não, É uma dúvida essa. Ele é usado por rodadas. Ele fica ligado 2, 3, 4 meses num ano, depois ele é desligado. E quanto tempo ele fica desligado? Ah, fica talvez um ano ou mais. Porque eu fico pensando, você precisa fazer um acúmulo
de demandas de pesquisas que precisam daquilo. Aí você vai, faz uma batelada. Isso é uma rodada. Beleza. Agora, beleza, porque deve, eu imagino o o o tanto assim, cara. Você precisa de gente em tudo quanto é país coordenado, Fazendo a manutenção, fazendo certinho, cara. Mas aí depois o que que você pega? Você pega esses dados aí e aí você joga pras universidades e tal e aí vai ter muita gente trabalhando durante muitos anos com aqueles dados lá. O sírios aqui é mais ou menos do mesmo jeito. Ele ele funciona por rodada. Então tem lá rodada
um do Sírio, você apresenta o seu projeto, tal, não sei o quê. Quero estudar uma proteína, quero estudar um novo, um novo material na engenharia, Quero estudar uma rocha. O pressal a gente só explora o pressal por causa dos sírios, que ali que a gente descobriu porosidade. Desculpa mais uma aqui, cara. Aproveitar que você tá aqui, me me fala uma explicação, sei lá, de umas rodadas que teve do grande colisor, o que que se o que que se o que se cara, o que foi feito? Então, vamos lá, não vou falar dele, mas você quer
uma coisa que foi foi que foi inventada, porque o lance do LHC e da big science, é nisso Que eu queria chegar. Talvez você não usa a partícula que tá ali correndo, cara, talvez você nunca vai usar, mas, por exemplo, duas coisas, internet, ela foi inventada dentro do LHC. E outra coisa, tela touch, ela foi inventada dentro do LHC, dentro do CERNE. O CERNE fez uma das duas grandes invenções hoje que a gente usa, que é a internet que a gente usa no celular e a tela touch, entendeu? E eles só conseguiram fazer isso lá.
Por quê? Porque lá tem um Grande grupo de pesquisa e de engenharia trabalhando nessas soluções para que aquele negócio. E aí é que tá o negócio, cara. Às vezes aponta lá o átomo colidindo com o outro. Talvez você nunca use na sua vida, entendeu? Talvez você nunca use, mas você vai usar o que foi feito para chegar naquele ponto. Sim. Tipo Fórmula 1. Examente. Você não vai usar o carro Fórmula 1 para nada, mas você vai usar talvez a gasolina que foi desenvolvida, talvez o o freio, o freio Que carrega, que hoje a gente usa
no carro elétrico, né? Então essas coisas que que são importantes. Por isso que a Big Science ela é importante, cara. Tem o poder. Ela tem o poder, ela tem a grana. Uhum. Ela tem o poder e ela tem todo mundo envolvido naquilo. Então, às vezes você faz um projeto de big science no Brasil, sei lá, para construir um foguete que seja na área espacial, que é área que a gente briga aí todo dia. Só que para chegar a construir um foguete, Cara, o cara vai ter que descobrir um novo, um novo material para deixar o
foguete mais leve, mais resistente. Aí alguém olha para aquilo e fala assim: "Caramba, cara, será que isso aqui, se eu não trocar aquele cano de esgoto que estoura todo dia lá em São Paulo por esse material aqui, eu não tô salvando uma galera? Milhões de pessoas que a galera fala assim: "Ah, para que que eu vou lançar foguete sem milhões de pessoas passando fome?" Aí o cara pega Aquele material que foi desenvolvido para lançar um foguete e coloca ali e aí fala: "Caramba, funcionou". Tá aí, entendeu? Isso e isso acontece direto, cara. direto o tempo
todo. Por exemplo, exames de mamografia hoje no mundo inteiro são feitos por causa do Hubble, cara. Por causa da câmera do Hubble. Quando o cara olhou para aquilo lá, o médico olhou e falou: "Opa, é isso aqui que a gente precisa estar procurando há anos, cara". Mas coisas até mais Simples, aproveitando esse gancho, eh, coisas inclusive desenvolvido pela ciência, pela NASA, por exemplo, são usadas em resoluções de crime. A NASA, por exemplo, ela desenvolveu um sistema de estabilização de imagem. À vez tem um cara com celular filmando, ele tá tudo tremendo, ele pegou um trio,
um crime aí você tem um software da NASA que estabiliza a imagem para você identificar o criminoso. Então é um monte de coisa que parece que é Altíssima ciência que tá levando a pessoa pro espaço. A NASA lança todo ano, todo ano ela lança um livrão desse tamanho assim, ó, chamado spinoff do programa espacial. Que que é o spinoff? é tudo que foi desenvolvido para chegar naquilo lá e que tem utilização hoje direta na sociedade. Então é um livrão assim, cara, você pega lá, tem coisa lá que você nem sabe que é feito, foi feito
pro espaço e tá nesse livro. Todo ano eles lançam esse livro. Quem quiser Entra aí NASA Spinoff, tem todos os exemplares antigos que vocês vão procurar aí. Mas por quê? Porque a NASA é a Big Science aqui, ó. Entendeu? A NASA é a Big Science. Agora você pode ter a sua empresa lá, Engenheiro Léo, aerodinâmica, vamos supor, e você vai usar uma coisa que foi desenvolvida por aqui. Por quê? Porque a NASA como Big Science, ela fomenta isso. Ela quer que tenha 3.000, 4.000 empresas eh ligadas ao setor espacial. É isso que ela quer. Então,
tem o cara que faz painel solar, tem o o Artur é o da empresa que faz o fio, o Júnior é o da empresa que faz a asinha do negócio. E aí e tá todo mundo indo, cara. Ô Sergão, fala também do investimento contínuo, porque isso é um é um grande diferencial. Sim. Ah, é você começar o investimento e é o qu o eu vi um economista falando que, por exemplo, só na questão do homem pra lua e etc, foram investido durante 20 anos 5% do PIB. É isso aí. 5% do PIB americano. Se Você
for ver, não é muita grana, porque a defesa quanto que gasta? Muito mais. Muito mais. Acho que gasta menos do PIB americano. Não, agora menos. Não, isso aí a gente tá falando na época, na época do programa Apolo foi gasto 5%. Hoje a NASA cara não gasta nem 1% PIB. Hoje nem 1%. Viu que era 20 milhões de dólares, né? Que o Brasil gasta em educação, por exemplo. A NASA hoje parece que tá gastando menos que a Janja. Ouvid não sei se tem não sei se ouvir esses dados Não tem que confirmar aí no no
chat EPT. Então o lance o lance é esse cara. O no Brasil só vai funcionar já que quer fazer um plano de ciência pro Brasil. É isso aí cara que queremos. É, quer fazer um negócio big science, big science [ __ ] que não importa, cara. Isso aqui tem que ser um negócio que tem que meio que ser blindado nas trocas que vão acontecer aqui. Aqui os caras vão se matar à direita, esquerda, não sei o quê. Tô nem aí. A big sence ela vai ser De governo. Plano de estado. Tem que ser plano de
estado. Investimento contínuo para no mínimo 20 anos. E esses caras aqui injetando dinheiro e reduzindo a burocracia de quem quiser trabalhar com ciência. Sim. Aí sim. Aí o negócio anda pra frente. Hoje do jeito que tá aqui, nós não temos nenhum lado nenhum outro. Aí vira uma confusão. Aí tem alguns, lógico que tem alguns pequenos exemplos. A gente tem, por exemplo, uma Petrobrasco SPS, que o centro de Pesquisa, que desenvolve coisa muito legal. Tem a Imraé que tá fazendo o event dela ali e tal. Tem, eu sempre falo aqui da galera da Embrapa, entendeu? Que
tá desenvolvendo tá no programa Átems para fazer agricultura espacial. A gente tem pouquíssimo. É que o Brasil é muito grande, cara. Tinha que ter muito mais, entendeu? É, e tinha que desburocratizar para quem quiser trabalhar com isso, que aí sim, que aí é Você quer ter a sua empresa com coisa científica, eu quero ter a minha, todo mundo quer ter e aí você começa um movimento. Só que isso demora e não é assim que a gente pensa, né? Então, uma coisa que me incomoda bastante no Brasil, até o a gente tava falando no começo lá,
por exemplo, da gasolina E30, né? A gente tem hoje uma gasolina no no Brasil que hoje para mim já é um absurdo, ela tem 27% de álcool, né? Aí agora o Lula decidiu que vai ser 30. Isso já achou um absurdo, né? O governo decidir, porque quem que tem que decidir qual que é a porcentagem, se necessário, qual que é a porcentagem de álcool que tem que ter na gasolina. Eu tenho que fazer testes com diversas concentrações, verificar o melhor rendimento nos motores, além do rendimento, melhor impacto ambiental. E a ciência decide, mas aqui não,
o político que vai decidir quanto que tem que ter de álcool na gasolina. Não tá errado isso aí, porque É um país anticiência o Brasil, né? É um país anticiência. Eu não deixo a ciência. E a gente vem agora, vem, né? Vai começar essa gasolina E30 que vai ferrar mais ou menos todo mundo. Vamos falar da gasolina, mas deixa só pedir o like pro pessoal aí, porque a gente tá e para se inscrever no canal, por favor, né? A, tá com 9400 pessoas. Se todo mundo deixar o like, a gente baixa 10.000. E a gente
precisa de 2000 só, né? Para bater 270, galera. Que isso? Exatamente. O pessoal que ainda não tá inscrito, se inscreva, porque aí a gente bate os 270.000 nessa live. Teve a live que a gente fez lá com o Gorgonoide ano passado que a gente batemos 250, então já vamos bater 270 aí. Beleza, rapaziada. Só tem só 4000 likes. Ah, não, galera. Sento não tem 9000 pessoas assistindo. Tem 4000 likes só. Gente, vocês não sabem o trabalho que foi para reunir essa galera aqui. Eu brinco lá no meu canal, eu falo o seguinte, ainda é De
graça, que daqui a pouco vão tchar o like, aí vocês vão lembrar de mim. Mas ainda é de graça. Então, senta o dedo. Ah, o Radad já tá preparando isso aí, pode ter certeza. A taxa do like, a taxa do like. Então aproveita que tá de graça, galera. Senta o dedo aí. Não custa nada, cara. É um segundo. Nem um segundo, cara. Que um segundo. Fala aí como que é o esquema aí da da gasolina. Então, a gente já tem álcool na nossa gasolina. Na nossa gasolina é 25% Álcool. Já é batizada. Isso já dá
problemas, que é o que eu sempre falo, o mercado ele sempre se direciona, ele sempre se ajusta às regras do jogo, né? É, então fala assim, o Brasil é um carro, por exemplo, que tem o Brasil é um carro, o Brasil é um país tem um monte de tipos de carros, 1.0, você vai no Estados Unidos, não tem essa merdas desses carros que a gente tem aqui. Criou-se uma isenção, né, uma diminuição de imposto para carro 1000, porque aqui Tudo se faz direcionado para pobre. Ah, o pobre tem, em vez de a gente tirar a
pessoa da pobreza, a gente tenta ficar dando acesso pros pobres, pros pobres a a pequenas coisas. Eu até brinquei hoje no Twitter. Hoje no Twitter eu publiquei uma notícia de que o passaporte, isso vai acontecer mesmo, o passaporte, só a taxa do passaporte brasileiro vai para R$ 430. A taxa da droga do passaporte vai para R$ 430. Ainda bem que eu já tirei o Meu e eu paguei 275. É, não é o valor atual, 275, vai para 430. Quer dizer, o Lula que começou prometendo que o pobre ia viajar de avião, o pobre hoje não
vai poder nem pagar o passaporte, porque uma família, pai e mãe, dois filhos, para os quatro tirarem o passaporte, eles vão gastar mais que um salário mínimo. Mas que que eles vão fazer daqui a pouco? Calma, gente. Vamos inventar o passaporte social pro pobre poder ter passaporte. Então, esse é o Brasil. Em Vez de deixar todo mundo ter acesso às coisas, a gente inviabiliza o acesso e aí fica criando meios pro pobre chegar lá. Então, no Brasil só é vantagem de ser pobre. Se você ser, se você é classe média, você tá ferrado. Se você
é rico, você dá um jeito nas coisas. Só é vantagem no Brasil ser pobre, ser pobre e criminoso também, que você tem direito a tudo aqui nesse país, né? Então, vamos lá, voltando, eh, aqui o o mercado ele se ajusta às regras do jogo. Então, as Regras do jogo é o quê? É o carro 1000. As regras do jogo é a o a gasolina com álcool. Então, por exemplo, isso já tá dando problema pra indústria de motores, porque aqui a gente faz um alguns motores específicos pro Brasil que são para um carro cheio de álcool,
que o poder calorífico do álcool é menor do que da gasolina. E aí, por exemplo, pessoas que moram na fronteira do Brasil, que atravessam a fronteira para pagar mais barato, ele bota gasolina 100%, que que acontece? Tem bloco de motor trincando. Ah, sim, claro. Que ele não foi feito para esse combustível. O mercado se adaptou à regra. Bom, vamos lá, tá? E o álcool ele tem vários problemas, um que todo mundo já sabe, né? Você, o carro ele consome mais se você coloca álcool. Então, já a primeira coisa, seu carro, essa nova gasolina, seu carro
vai gastar mais. A desculpa para se colocar mais álcool, o álcool anidro na gasolina, a desculpa para você Colocar mais álcool é para diminuir o preço da gasolina. Você acha que vai cair o preço da gasolina indo de 27 para 30%? Não vai. Você acha que vai cair? não vai cair, só que seu carro vai gastar mais. Isso se carro for um carro flex, um carro já feito para isso. O álcool ele tem problema, por exemplo, de corrosão. Você tem mais corrosão, corrosão, por exemplo, em partes, você tem corrosão, você tem abrasão, porque a gasolina
ela é mais lubrificante, então Seu motor ele vai ele vai durar menos. Você fala: "Pô, Leonardo, mas da onde você tá tirando isso?" É, você tá tirando isso da onde? O Instituto Maior de Tecnologia, aliás, a pedido do governo, fez um relatório que não é uma pesquisa, porque o certo era o quê? Eles fazerem uma pesquisa e não criticando o Instituto Mário de Tecnologia, que ele é muito bom nessa área. É que o governo ele já decidiu, mas ele queria um relatório para justificar. Então vamos Fazer testes e ver se essa gasolina com álcool funciona
com 30% de álcool. Fizeram testes em 16 carros em 13 motos. Primeira coisa, vários eh dados não foram informados, por exemplo, a climatização. Em que ambiente foram feito esses testes? Tudo que a gente sabe é que esses testes foram feitos no verão, que é a melhor condição para essa gasolina com álcool. Eu não sei no inverno lá em Campos de Jordão, como é que vai funcionar. Eu não sei. E não Precisa nem em Campos de Jordão. Eu não sei em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, como é que vai funcionar. Eu sei que no verão,
por exemplo, alguma das 13 motos já não deram partida com essa gasolina com álcool. Os carros eles apresentaram, alguns carros apresentaram problema de marcha lenta, né? Então se você, que que é problema de marcha lenta? Ficar, ele fica oscilando o giro, né? Você liga o carro, ele fica lá oscilando o giro. Eh, problema de Retomada. Os carros tiveram problema de retomada. Outro problema que é perigosíssimo, isso é um é um eu acho um absurdo esse tipo de problema num carro. Se meu carro apresentar esse tipo de problema, eu já paro com ele em algum lugar
na hora, que é quando o motor ele não chegou ainda, o motor frio, ligou o carro de manhã, o motor ainda não chegou na temperatura de trabalho. Então, com o motor frio, o carro, os carros, alguns carros estavam falhando. Qual que é o Perigo disso? Você sai de manhã com seu carro, ligou o carro, o carro tá frio, você botou a gasolina, 30% de álcool, né? Na hora que você for entrar, você tem que pegar uma avenida, uma rodovia que você tem que atravessar para ir pro seu trabalho. Aí você tá esperando, opa, o ônibus
tá tá longinho, vou passar. Aí você dá aquela acelerada no meio, carro ele ele falha, né? Ele falha. Você morreu, filho. É, você morreu por causa da gasolina do Lula. Você entendeu? Então o que que eu tô falando? Não tem, eu não tô discutindo aqui se é bom, lógico, tô discutindo. Ele é ruim. Todo mundo vai se ferrar, né? com esse esse esse essa nova gasolina E30. E eu tô falando dos carros que em tese são para serem usados com álcool. As indústrias estão tão aceitando isso de boa, Sergão. Claro, mas é que é que
a indústria ela é refém do governo. Indústria automobilista. Associação brasileira de que é a BRACO, Associação Brasileira de De Moto Motos lá, de fabricantes de motos, já lançou uma nota que é contra esse combustível, porque tá dando mais problema nas motos. É que a as pequenas as pequenas, eu sei, umas dafra da vida é uma coisa. Agora, por exemplo, você pega as grandes montadoras, elas são basicamente reféns do governo. Sim. A a a a indústria automobilística no Brasil é um grande bebê chorão. É um moleque de 60 anos, moleque de 60 anos que nunca saiu
do apartamento. A gente não tem o menor menor condição de competir num mercado global de caos, porque a gente é mimado por leis protecionistas do governo. Sim. É um absurdo, né? Então esses caras nunca vão bater de frente com o governo. Então é um negócio bom pro pros donos, né, das das empresas e ruim para quem compra, né, porque aqui é caro pr caramba. Só que os caras não podem falar nada. Aqui o ônix tá R$ 100.000. Pois é. Pois é. É bom pros mecânicos agora porque, cara, Quem tem carro importado, a gasolina tá ferrado.
Só o custo que ele vai ter, porque agora você tem uma Não, e o ajuste do motor. Alguns carros você vai ter que fazer o ajuste do motor. Não vai valer o a pena você fazer o ajuste do motor, vai despencar os preços. combustível. Não, os mecânicos estão sorrindo de de de tanta coisa, vai ter querendo vender carro doido. Quando que foi a gasolina com 25%, você lembra? Não, já faz tempo, hein? Não lembro. Não Lembro. Mas foi meio 90. Foi meio 290. Porque eu lembro que tinha, eu lembro que quem tinha BM, porque assim,
antes da abertura econômica do color, é, uma galera tinha umas BMW, lembra? As 325, 91, 92, sei lá. Era, nossa, uma raridade. M3, lembra da M3? M3? A M3 era Nossa Senhora. Mas eh esses caos já davam problema com a gasolina que é hoje. Sim, sim. E é para dar problema mesmo. É, tem que dar problema. O negócio foi adaptado lá pro por pra Gasolina de verdade, né? O Brasil é isso aí, cara. É, vou te contar. E tem estudos mostrando que realmente uma uma quantidade, alguma quantidade de álcool na gasolina aumenta a eficiência dos
motores. Eu já participei de alguns estudos com isso. O o que eu participei deu 10% de álcool, uma boa quantidade. Já vi estudos falando em 8%, por exemplo, mas mesmo o 27% que tá agora ou 25% que foi no passado, é um absurdo. É um absurdo. O carro isso não faz bem. Aliás, os dados de emissão, isso que foi o pior, os dados de emissão de de poluentes não foram divulgados. É lógico, se você não queima completa gasolina, o álcool nem tanto, acho, né? Mas o porque álcool é hidrocarboneto, é? Não, a gasolina também é,
mas ele piora a queima. É, ele se ele piora a queima da da gasolina ou eu ten um negócio, só para vocês terem ideia, como o Brasil ele é errado em tudo. Eu tenho até medo de falar isso porque eu tenho medo de Voltar, tá? Eu tenho até medo. Vocês lembram do controlar? Lógico que eu controlar, né? O controlar para mim é uma piada, porque a gente só tá um adendo. Eu tenho um posto de gasolina, eu tinha um posto de gasolina que era do lado do controlar, do lado assim, sabe que eu tenho um
amigo que tem posto atrás de você, né? [ __ ] eu tive que foi tão ruim que todo mundo riu, cara. Foi, pior que você mandou bem, né? Criativo o negócio. Eu tinha um bos de gasolina que era perto era assim no mesmo quarteirão do controlar. Vira e virava e mexia, passa, parava os carros. Que que eles faziam? Neutro, ficava lá cortando o giro, tipo assim, uns 10 minutos, cara. Sim. Deixava o o catalisador em chamas, incandescente. Quando o cara olhava embaixo assim, começou a ficar incandescente, aí ele ia bem bolado. Porque que acontecia? aumentava
a Velocidade de reação. E e outra, os os os gases, quando ele chegava no no catalizador, ele queimava aquele restinho, então ele saía. Então, cara, tudo, principalmente carro antigo, se o carro antigo assim, eu digo assim, na época vai, o meu posto é, sei lá, eu tô falando isso em 2011, os carros tipo assim 95, umas umas SLK, as Mercedin SLK, tudo tinha que parar lá. E era posto de boy, né? E os caras não, não, pior que não. Contrário, era tu antiga. O problema é o seguinte, se você tinha um carro padrão Mercedes, padrão
BMW, sim, já não dava, não passava e não tinha o que fazer, porque você não tinha catalisador moderno para esses carros, não tinha o que fazer, cara. Num carro que ele não tinha, não tinha o que fazer, cara. Mas o que me incomodou bastante no controlar, além de você tratar o o Brasil e o brasileiro como se fosse o grande poluidor do mundo, que a gente tá absurdamente, a gente tem uma Uma matriz energética absurdamente limpa e você trata o brasileiro, você trata o empreendedor, só quem tem empresa sabe a quantidade de licenças ambientais que
você tem que ter aqui no Brasil para nada. Mas esse controlar em tese, ele tem uma coisa boa. Que merda que é essa controlar? Você o controlar você não lembra que era isso, cara? Pô, dur até 2013. Isso aí, todo ano você tinha que pegar o carro, levar lá e o cara media, aí você ganhava um adesivinho. Pô, eu Tinha coleção dos adesivinho aqui. Ridículo. Isso daí não. Quem tinha carro diesel, cara, todo mundo sabe. Às vezes você tinha que passar num bombista, o cara regulava o seu sua bomba para você passar no controle, passou,
aí você voltava lá e voltava ele no na potência normal, porque cara no carro não passava. Era uma vistoria anual. Todo ano você tinha que levar seu carro só em São Paulo. Por isso que muita gente não sabe. É que o Júnior é boliviano. Se Você sabe. Aí você colocava, você colocava, sabe? Os caras enviavam um negócio do escapamento do carro. Que merda. Hã? Eu sou de Guarulhos. Tá enchendo o saco. Não, mas em Guarulhos tinha porque era no estado de São Paulo. Não, Guarulhos nunca teve. Era na cidade. São Paulo. Aliás, o Radad só
ganhou eleição, eleição em São Paulo por causa disso, porque ele prometeu que ia acabar com o controlar. Foi o único motivo que fez Radad, o pior prefeito da História de São Paulo, ser prefeito de São Paulo. Aí ele meteu a marginal a 50 por hora e todo mundo ficou puto, todo mundo se revoltou com ele. Mas vamos lá. Esse controlar era uma inspeção anual. Todo ano você levava o seu carro para ter uma medição de emissões e tinha que estar dentro do padrão da Europa, né? Era um negócio assim absurdo. Mas isso acontece na Alemanha
e tem um negócio muito bom na Alemanha. Isso todo ano acontece lá. Todo ano todo mundo leva os Carros. Por que que é bom? Todo ano sai um catálogo do resultado do controlar alemão. Todo ano que tinha que sair, né? Aí então você pega o seu carro, você pega o seu carro e vê, por exemplo, olha o carro zero jogando um valor qualquer, carro zero a emissão era zero. Mentira, só um valor qualquer. Carro zero, a emissão era zero. Com um ano, aí você via lá como tinha de todos os anos. Com um ano a
emissão era um. Com 2 anos a emissão era dois. Com 3 anos a emissão Era três. Beleza? Aí você pega uma outra marca qualquer de carro. Com carro zero, a emissão era zero. Com um ano, a emissão era tr 2 anos emissão 9. 3 anos, emissão 15. Que que isso você diz? Que que isso dizia sobre o carro? Do motor tá ficando muito ruim dessa marca. É o carro feito com material merda, por exemplo. Tem um motor ruim, o material que desgasta. Então você aquilo você sabia quais eram os bons carros e os carros ruins
e isso obrigava, botava uma Pressão sobre a indústria automobilística para que eles fizessem carros melhores. Não. E aqui no Brasil é tão ridículo, porque é o seguinte, vamos supor que eu sou um cara que eu sou muito preocupado com o meu ambiente. Eu não quero andar de carro com mais de 5 anos de de idade. Eu quero andar, eu tenho uma, eu tenho uma transportadora, tenho, sei lá, 50 caminhões. Eu quero andar sempre com camião novinho, porque eu quero que o Meu ambiente esteja bem. Aí você vai lá e gasta seu dinheiro e compra caminão
novo. O que que o estado faz? te cobra mais IPVA, por exemplo, economia, você deixou um negócio que é mais silencioso, que é mais seguro, que é mais novo, você fez tudo de bom, agora você vai ser punido com IPV. Você acha isso? Ó, só pra gente finalizar esse assunto do controlar, você acredita que no Brasil, e eu queria assim que alguém, você que é político, Eu quero que você me traga, perde um pouquinho, eu quero que se ele me traga essa informação. No Brasil era proibido publicar os dados do controlar, era proibido. Quer dizer,
a única coisa que isso serviria, esse a única função que teria esse controlado, seria a única função de eu ter uma base de dados que eu podia usar até cientificamente para escolher o melhor dos car não só para escolher, para eu inclusive fazer estudos, porque depois Eu podia pegar, ah, eu quero estudar aquele carro lá, eu tenho os dados já do passado para eu estudar o material, porque o a indústria automobilística tem histórica, ela tem ISO 9000, então ela tem histórica dos materiais, ela tem histórico do dos fornecedores, cara. ISO 9000 é uma coisa maravilhosa
para você fazer estudo científico. Você pegar a empresa que tem ISO 9000, porque ele tem os dados de tudo armazenado. Se eu tivesse esse catálogo era uma coisa a Mais. A única coisa útil era proibido. Agora você tá falando, pô, pro Brasil é um absurdo, porque aqui eu quero poluir menos e o governo me cobra mais imposto. Assim você empurrava o cara a fazer os hackzinhos. Por exemplo, uma das coisas que fazia era comum você alugar escapamento original de moto, porque todo mundo compra moto, principalmente moto esportiva, o cara mete um escape direto ou mete
um escape barulhento. Aí você alugava o escapamento original, o Cara usava por um dia e no contado passou, aí voltava e tirava. Por isso que a saída, né, Serjão? Carros elétricos. Isso aí. Carro elétrico, carro. Carro elétrico. Eu eu tô convencido. Eu tô convencido que o futur Mas até aí, cara, na ideia do combustão, os caras falam assim, são louco de andar com tanque de gasolina 100 por hora no no nas tuas costas e a gente anda até hoje. O cara não usava com gás, ué. Usava botijão de gás atrás e pegava um Monte de
fogo. Ah, carro elétrico, cara, eu já falei, cara, carro elétrico para o microclima, para o microclima de grandes cidades igual São Paulo, é ideal, cara. Não só carro, não, mas ônibus também, entendeu? Sim. É, o problema é que mercadologicamente o carro elétrico não tá fazendo sucesso, né? Esse é o problema. Não tá não. Aí no Brasil tem vários problemas. Aí eu tenho carro elétrico, eu sofro principalmente por causa a rede de carregamento. E não é só Isso, cara. No por exemplo, no próprio Estados Unidos, os caras fizeram um estudo lá que menos na metade das
pessoas que compraram o carro elétrico zero, tão comprando o carro elétrico eh de novo. Eles estão trocando por outros carros. E até eu vi um corte daquele Sérgio Ribe falando uma coisa que é verdade, ele falou: "Cara, quando você pega a China, por exemplo, que ele depende muito de petróleo, que não é deles, eles tm uma reserva de petróleo, Né? caso, ah, fecharam nossa, eles tem uma reserva lá para, sei lá, um ano e meio de petróleo, né? Esses caras precisam mudar a base energética do dos caras. Então, o governo incentiva, governo falou assim, agora
vai ter ponto de carregamento em tudo que eu lugar e é carro elétrico para todo mundo. E os caras são tão malos que eles falam assim, então tá ruim, então nós vamos fazer o seguinte, nós vamos influenciar o mundo a ter carro elétrico. Nós vamos Subsidiar os nossos carros ao redor do mundo, cara. Os caras são, os caras são eles geraam, a hidroelétrica lá é a maior do mundo, a da China, né? E agora tem um negócio, a China, porque o carro elé, o problema do carro elétrico, eu sei, pode me xingar que é bateria
e tal, não sei o quê. A China acabou de descobrir faz três semanas a maior reserva de tório do do mundo. E eles vão fazer bateria de tório, que é muito melhor para descartar do que a bateria De lítio. É, é. Eu não sabia não, cara. É, só que você não dá a mesma diferença de potencial, né? Tá de lítio, né? Não dá a mesma. Mas para andar na cidade, cara, sim. Tá tranquilo, entendeu? É porque o grande problema do carro elétrico, da bateria de litro é o descarte dela. Isso aí, óbvio que o pessoal
vai estudar uma maneira, mas a China acabou de descobrir uma reserva gigantesca, maior reserva deitório do mundo. Vão começar a explorar lá para Poder para poder usar a bateria deitório e de um outro elementozinho que a gente chama de terras raras, que tem muito no Brasil, chamado lantânio. O lantâneo também faz bateria, que dá nome é o grupo dos lantanídeos. É isso aí. E eles e o pessoal já tá estudando bateria de lantâneo também, que o descarte também é bem menos poluente assim, o pessoal tá evoluindo e aí o que o Artur falou é verdade.
A China teve que fazer isso porque não tem petróleo. Os Estados Unidos, cara, partindo ali da Penilvânia e tal do do do Freking funcionando, acabou. Não tem problema com petróleo. Car, a CBMM tá com a bateria de Nióbio também. Nióbio também tá usando para estão testando. Falei dele. Nió vai chegar, né? Eu tô esperando até agora o Niob e o grafê, não lembra? Não, mas o Niobbio tá firme e forte em uso. A gente usa várias o Niob, cara, ele ele é porque a galera não entende é o seguinte e nem ele na época soube
explicar, né? Exatamente. Você acha que eu vou fazer um copo de ni? Usando ni o ator tem direito. É usado em alto forno, em turbina de avião. O ele é misturado e faz uma liga. É isso aí, cara. É que ele não soube explicar na época. Ah, não, temos nió. Só a gente tem nió. Ele ele ele apoiava a solução do Brasil nisso. Sim, que era uma teoria conspiratória. Mas o Brasil, cara, vamos lá. O Brasil e a China e a Lua são rico em três coisas. Aliás, num tipo de elemento que a gente Chama
terras raras. São os melhores elementos que tem. Ucrânia e a Ucrânia. A Ucrânia. A Ucrânia também. Raridades lá. É, tem outras raridades ali. A Groenlândia também ouvi um estudo falando que dos parece que dos, eu não vou lembrar exatamente o número, mas é uma coisa assim, dos 35 minerais mais utilizados, eles tm assim, tem bastante aí, por isso que eu tô além além disso, né? Inclusive a criolita que era essencial para pra fabricação de Alumínio, que é de longe, o segundo metal mais utilizado no mundo, só tem lá, aliás, acabou na verdade, né? Mas só
tinha lá. Hum. Então, terras raras, que são esses elementos todos aí, tório, nióbio, lantâneo, um monte de elemento que vai ser muito usado para essas coisas, desenvolver bateria, ligas e tudo. A China tem muito, o Brasil tem bastante, entendeu? Tório, Brasil tá entre os países que mais tem Tório no mundo é o Brasil, entendeu? Então tá aí Outra coisa que o Brasil tinha que investir. O Niio ali também, né, cara? Mas o lance que a gente já usa o grafeno foi criado um centro de estudo de grafeno, né, ali ali em Minas, né, em Arachá,
né, que Arachá que é que é o lugar ali que tem bastante grafino e tal, que também é usado nessas bastante nióbbio. Hã, bastante nióbio lá em Arachá. Achei é nióbio, né? É nióbio que foi isso. Quando daquela praia que tem uma terra, uma terra diferente, a terra, A areia da praia, como é que era mesmo? Tem uma praia que a areia da praia é diferente e os caras falam, eu lembro que o Enias falava: "Não pode deixar explorar, não pode deixar tirar". Ah, não sei. Na verdade, a gente tem que explorar as coisas. A
gente não explora, né? Precisa explorar. Adiança a gente ter riqueza, então a riqueza de um país tá aí. Só que aí aonde que ia tá para dar ciência nisso aí? A ciência vai desenvolver a melhor maneira de você Explorar aquilo ali, entendeu? Então isso que por isso que voltando falando da Petrobras, Petrobras, cara, é a maior melhor empresa do mundo para explorar petróleo em águas profundas. Os caras desenvolveram tudo bonitinho para aquilo e eles mandam no mundo inteiro nessa coisa. O pessoal no chat falou aqui areia monazídica de Guarapari. Ah, areia de Guarapari que é
aquela areia mais mais é verdade. Aí ó. Aí chat valeu hein vai lá lá. Mas é isso. É cheio de de Minerais. O Brasil tem muito desses elementos. A China tem muito também. E eles vão tendo utilidades que a gente vai, não é aí entra a parte científica aí que o Artur falou, são coisas que a gente vem desenvolvendo ao longo de não sei quantos anos, né? Igual a gente falou aqui do da fusão nuclear, quantos anos vai demorar, cara? 20, 30 anos. Mas por que que o Brasil não está inserido nessa parte, entendeu? Nós
não estamos nem inserido no debate. Sim. O Dia que isso aí virar alguma coisa, onde que vai est o Brasil nisso aí, cara? Vai estar jogado ali nas traças, cara. Entendeu? E aí, que que como que nós vamos fazer? Entendeu? que é assim que acontece em vários setores aí que a gente pode ficar aqui um dia e meio falando. Eu eu fico pensando como a gente vai reverter isso no Brasil, porque é o seguinte, eu como falei, eu sou lecionei 15 anos de universidade, né? E o que que eu percebo nesses anos, Inclusive sai um
estudo que eu até levei na universidade, acho que uns 4, 5 anos atrás, falando que esse estudo mostrava que no Brasil a busca por engenharia tinha caído 50%. As pessoas não querem fazer engenharia, mas na verdade não querem fazer nada que dê muito trabalho. Qualquer coisa que você tem que estudar, que em tese é considerado que você tem que estudar muito, o brasileiro não quer fazer, né? É um dos motivos, o ensino despencou a qualidade do ensino, se as Pessoas não sabem ler, como é que elas vão estudar se elas não sabem ler. Outra coisa,
a pessoa não tá vendo no Brasil retorno em fazer faculdade. O cara quer, o cara quer fazer direito para prestar concurso. O Brasil é um país de concurseiro. O país é o, é, o, o Brasil é o país que tem mais eh advogados per capita no mundo. Sim. Como é que pode? A gente é o paraíso da da lei, é que aqui no Brasil você é obrigado, acima de tudo, a pegar advogado para qualquer Coisa. É, éend. Acho que o Bill Gates fez isso. Ele se autodefendeu quando ele foi processado pelo Estado americano, que ele
se revoltou até por causa disso, ele parece que ele se autodefendeu a princípio, né? Porque ninguém entendia, não? Lá é muito comum, tipo, eh, brigas de, ah, eh, processo, digamos, ao invés de ter um cso russomano lá que vai falar: "Ah, lá não, porque eu tô representando fulano de tal aqui no Código de Defesa do Consumidor". Cara, você não precisa de um advogado para te representar, entendeu? Quando você foi lesado num negócio, num país onde as leis são óbvias, entendeu? Onde é tudo se conversa ali, não? E aqui a gente partir de um outro princípio
também que é o seguinte, aí a gente entra até nessa parte do Wesley. Nós somos um país onde o nível de desconfiança é muito alto. Isso tem a ver também com missigenação. Países mais missionados tendem a ser Mais desconfiados e países missigenados com baixos índices de educação, com altos índices de violência, as pessoas tendem a desconfiar muito uns dos outros. Então, o tempo todo as nossas relações, cara, para e pensa um dia civil você tem que ficar reconhecendo a assinatura em cartório. Então eu assino aqui um negócio, eu tenho que ir num cartário que o
cara de alguma família lá que conseguiu, aí o cara vai por um adesivinho, ó, é o assinatura vai se Ferrar, mano. O adesiv agora com o adesivinho do cartório você pode confiar que isso, cara. É, cara, isso é um absurdo, cara. Ô Arturo, teu meu mestre sem pagar o cara ainda. Meu mestre de artes marciais, Geraldo, ele morou no Japão há 26 anos e ele precisava de um documento falando que o filho dele tinha estudado lá na escola japonesa para ele ir para outra escola. E aí ele passou no professor do filho dele e falou
assim: "Olha, eu preciso demonstrar lá que ele Estudou aqui." Aí o o professor dele no Japão pegou um papel, escreveu um negócio lá, ele tinha um carimbinho dele, carimbou e deu para ele e levou. Acabou. O professor dele. Você acha que o imagina aqui ia ser cinco vias reconhecido em cartório, caraç. Ei, vai demorar uma semana. Mas é que tá. Eu não posso culpar também só o Brasil porque imagina ele como professor, ele tem essa autoridade de dizer que você tem um é formado, entendeu? Imagina se eu faço Isso no Brasil, quantos professores não iam
vender diploma se eu dou esse direito para cada professor. Então o brasileiro também ele não se dá o respeito para ser respeitado. Sim. Ele não cumpre com a parte dele para que ele porque você precisa cumprir com a sua parte. Eu tenho que ter confiança em você para eu te dar poder. Se eu não tenho confiança em você, como é que eu vou te dar poder? Sim, sim, sim. É, pois é. Agora, uma coisa do sistema também Que tem que mudar, que é o lance do de da na universidade, hoje o cara ele entra para
dar aula e para pesquisar ao mesmo tempo, entendeu? Isso aí é um erro também, porque às vezes o cara ele pode ser um excelente pesquisador, mas é um péssimo professor e o contrário também acontece. É normal isso. E o contrário também. Então tinha que dividir isso, tinha que ter o cara ali, ó, não, vamos contratar aqui um um corpo de pesquisadores. Esse aqui é bem Diferentes. Perfil, o perfil de aula, cara que era um perfil de comunicação, um perfil diferente de de de extroversão, de inteligência interpessoal, de criar relação emocional com aluno. O perfil do
pesquisador é um cara de hiper foco, é um cara que ele ele vai ele vai ter assim, ele vai ter o o a disciplina de fazer um trabalho repetitivo e muitas vezes assim e eh introspectivo, muitas vezes frustrante, Porque às vezes não dá resultado nenhum frustrante para [ __ ] Mas exatamente, cara. Tava faculdade eu pisei um pouco. Grande professor Ruben Gerit, sei nem se ele trabalha lá ainda lá no na Maá. Eu pesquisar eu fiz eu fiz pesquisa de retirada de resíduos de leite em tubulação e aí você tem que usar a soda cáustica.
Você lembra que deu um problema na Parmalate que ficou resíduo de de soda cálcatod também, né? Eu não lembro. Lembro da Parmalate. E aí esse Meu professor ele tinha pensado num método e a gente tava fazendo de fazer fazer por indução, né? elétrica de você tirar, porque aí você diminui o fluxo de água para tirar o resíduo de soda cálsica. Cara, era um trabalho chatérrimo, velho. Você tinha que ir lá pegar, ferver o leite, pôr um teco de tubo, ficar pesando toda hora e você tem que fazer isso 20 vezes. Nossa, cara, é assim, se
tem uma coisa que eu não sirvo nessa vida, fazer pesquisa, eu queria Morrer não, o pessoal não sabe que cara, eu fiz um trabalho até muito legal e é um trabalho sobre inox com cobalto. Esse poxa, é um assunto até bem interessante, porque esse ácido inóxico cobalto, não sei se sabe, a maioria dos aços que o pessoal chama de aço cirúrgico, se eu ver a cirúrgico, ah, eu tenho um piercing que é aço cirúrgico, caraca que louco, é aço inox, tá? É a inox, mas beleza, né? né? Então é muito utilizado desde que se descobriu
o Aceox, que é um que é recente, se usa na na medicina e criou-se um aço inox com cobalto, uma adição de cobalto e descobriu-se pra indústria de motores, descobriu-se que ele eh tinha uma resistência maior à corrosão, né? E aí o que aconteceu, que é o que acontece direto, inúmeras, inúmeros materiais que são utilizados hoje como biomateriais é desenvolvido pela indústria, pra indústria mecânica, indústria automobilística. E os caras pegam porque Não tem desenvolvimento para biomateriais. Então eles pegam e usam e usam lá. Ah, não sabia disso que é é a indústria que faz. Os
caras pegam. Você tem um um inclusive eu usei quando eu quebrei a clavícula, eu usei um chamado Field Kirtne que ele existe desde o século XIX. foi o primeiro. A a surgiu o inox, os caras descobriram esse fio e eles usam ele até hoje, tá? Você acha que não tem nada melhor hoje? Tem coisa mil vezes melhor, mas é o que tá lá e Não se tem pesquisa nisso. Bom, fizeram esse inox com uma adição de cobalto, dizendo: "Olha, esseox resiste mais à corrosão. Eles testaram no motor e ele resistia mais à corrosão." O pessoal
de medicina leu e o pessoal de medicina quando lê estudo científico de medicina já não entende muito bem. Imagina da área de engenharia. Leram e falaram: "Pô, legal. Vamos usar na medicina. Aí eu fiz um trabalho para motores. Falei: "Tá, ele resiste mais à corrosão em Motor. Mas qual motor?" Motor a diesel, a gasolina, a álcool. Aí eu fiz teste em ambientes diferentes. Esse meu estudo tem mais de 20 anos, tá na internet. Bota meu nome lá na internet, escreve a inox cobalto, você vai achar, tá? Que que meu estudo mostrou? Que dependendo do meio
do motor, ele realmente ele resiste mais à corrosão. Dependendo do meio, ele corrói muito mais. Mas aí minha pergunta é porque eu fiz o teste para motores e no corpo humano ele Corrói menos ou mais? Outra coisa, o o inox ele tem problema de soltar alguma substância. Sei que, por exemplo, nel é absolutamente solta, né? Ele difunde, vamos dizer assim, de qualquer, por exemplo, eu lembro que teve uma época que ficou uma febre de panelas de asinox que eram caríssimas, eu lembro até o design delas eram bonitas. Eu era criança, passava na TV, né? Mas
era o pai delas de asinox austenítico que tinha alto níquel e muitas pessoas têm Hipersensibilidade a níquel. E aí, exatamente, aí soltava o o nquel na comida. F. Não, não. E aí eu lembro que uma época depois voltou isso início do ano 2000 também virou, voltou a moda dos esmaltados. Sim. Não tem que fazer taxa. Fazer taxa. Eu lembro que eu vendia soltava não sei o quê. Mas que tá não, mas aí então porque o esmaltado ele é ele é uma espécie de de vidro, não é? Você tem vidrado e você tem você tem esmaltado,
né? São coisas. Esmaltado. É. Aí também descobriram que esmaltado também tinha um outro problema. Aí começou tudo é assim, cara. Tudo vai, vai. E no final de das contas, a melhor panela, aparentemente, é melhor de ferro mesmo, que o ferro se solta, não tem problema. Mas o vidro é bom também. O vidro, vidro, vidro, panela de vidro não tem problema, né? Eh, até cerâmica lá do Paranáu. Sabe por que a você tem alguns países que a cerâmica é muito desenvolvida? Países árabes, China, por Exemplo, né? A cerâmica é muito desenvolvida. Por que que a cerâmica
é muito desenvolvida nesses países? Coincidentemente são países que as pessoas gostam muito de chá. E antes que usava o quê? Copo, por exemplo, de madeira, usava de metal. E esses materiais mudavam o gosto do chá. Então eles desenvolveram uma cerâmica para isso. Qual que é o problema aqui? O assinox austenítico, por exemplo, ele não foi feito necessariamente para você Fazer panela, para você botar comida e comer, né? Então o pessoal pega coisas da indústria e faz lá porque quer, né? Então isso acontece com arte, acontece com indústria alimentícia. Você não precisa ter alto níquelo, aliás,
você não precisa, em tese, você não precisa nem interníquelo para ser inox. O que faz o acinox inox é cromo, né? Então você tem o você tem as panelas de inox de baixin o problema, se não me engano, o a inox só de cromo, ele é muito mole. É isso que eu tô viajando. Ele fica com a dureza muito de resistência mecânica, mas para para uma panela não tem tanto problema. Mais ou menos, né? Deu uma batidinha ali, amassou. É só que o níor também ele dá uma, o nícol ele tem várias vantagens, ele dá
uma boa plasticidade. Ele, o níquel é uma coisa interessante porque o o aço ele tem um é um dos únicos metais. A gente tem um monte, você tem 88 elementos metálicos da Tab periódica, depende de quem conta, Né? E o aço ele é o único que tem uma característica assim, os materiais conforme eles vão diminuindo a temperatura, ele vai ficando mais frágil, né? Mais quebradiço. Isso é normal, todo mundo sabe disso. Você pega uma borracha, né, super elástica, joga no nitrogênio líquido, ela vira um vidro, você bate, ela quebra, né? Então, todos os materiais, você
vai diminuindo a temperatura, ele vai ficando mais frágil. Todos os materiais, exceto o Aço. O aço ele vai ficando mais frágil, mas chegou uma hora que ele despenca. É, que é o que aconteceu no Titanic, que aconteceu no Titanic. do do Isso é uma transição frágil útil. Se eles tivessem botado um pouquinho de Nica no Titanic, ele não tinha fado. E outra depois, cara, é que assim, esse assunto aqui eu gosto para caramba. Quando eu fiz faculdade de engenharia química, eu ia primeiro, até tava conversando isso no off, eu ia pra Metalografia, daí eu descobri
que só tinha homem em ambientes feios, horrorosos. Falei: "Não, eu vou para cosméticos". Só tinha, aliás, na área de metalia só cara macho, aliás, que é os cara quer falar de cal. E uma das coisas interessantes é o seguinte, eh, na época, isso eu tô falando, sei lá, 2005, 2006, estavam descobrindo novas tecnologias de temperamento do aço, que é o seguinte, você quando você tem, não é grano tem um Nome quando você forma o, isso é microscópico, tá? Quanto maior é a orientação de uma placa de uma mesma orientação, mais mole é o aço. Quanto
menor ela é, mais duro ele fica, mas também falando é o grão. É, quanto menor o tamanho, inclusive tem uma relação de HPET que dita isso. Quanto menor o tamanho de grão, mais duro, mais duro. Grão. Grão menor. E aí eu lembro que eles estavam fazendo um negócio muito louco. Eles fazam o seguinte, eles Deixavam o grão grande, só que a ponto de de quebrar e ficar pequeno. E aí o que que você tinha? Você tinha uma dureza variável do mesmo aço, então você pegava uma chapa, você batia ela, no começo ela tava mole, conforme
ela ia chegando perto do cor, ela ficando cada vez mais dura, porque os grãos absorvendo energia mecânica já quebravam em grãos menores e eles iam e aumentando a dureza. Cara, inacreditável. E aí eles estavam inclusive dizendo que essa era Uma das maiores dificuldades de fazer aquele eh metal de memória, tá ligado? Metal de memória de forma, cara. que ele tinha até uma BMW, como é que era o nome daquela BMW que eles er eh BMW Eva ou BMW Dina. Essa eu não conheço. Era uma BMW muito louca que, tipo, eles fizeram que a porta ela
não abria assim, né? Ela abria assim, ela ela contraía o metal, abrir a porta e depois não era ainda de metal de memória, mas eles fizeram de um tecido que ia ser o metal de memória no Futuro. Entendi. E aí a dificuldade era justamente isso, cara. dentista já usa, mas tem muitas soluções metalúrgicas para isso. O dentista, por exemplo, ele pega, ele molda como que funciona esse metal de membara de forma na maioria das vezes você determina uma forma para ele e que sempre que você aquecer, por exemplo, você cria umas reações e é aquecer
é bem pouquinho, tá? Você cria umas transformações martensíticas lá que ele bota o material naquela forma. Então O que que o dentista faz? Ele molda o metal. Ah, isso da formato do seu dente. Não, ele ele molda lá tal, né? Aí, beleza. Aí quando ele vai colocar em você, ele moldou, tá na forma certinha. Para colocar em você, ele coloca do jeito que ele quiser, deforma, tal. Só que quando tá na tua boca, ele chega na temperatura do corpo e aí ele fica na forma que tem que ficar, já é o suficiente só de chegar
na temperatura do corpo. Aliás, é, você tem Muito, você tem metais, por exemplo, que tem ponto de fusão próximo da temperatura do corpo, como por exemplo, o galho. Uhum. O galho foi usado para enganar o mundo todo com aquele Yuri Geller que dizia que ele ele entortava colher, ele usava galho, aí ele passava a mão, o metal começava a molecer e ele entortavaortava. Isso mesmo. Muito louco. Isso é muito louco. É BMW Gina mesmo. Achei aqui um projeto de 2001. É essa eu nunca tinha visto. Essa é a Novidade para mim. Olha que eu gosto
de BMW, hein. Eu gosto também. Acho bonito. Ô, deixa eu aproveitando aqui, ô Sérgio, deixa eu fazer uma pergunta incômodar para você aqui. Você acha que faculdade é para todo mundo? Cara, já não. Eu acho, eu acho que é, cara. Ih, 38ão 2.0. Posso falar? Eu discordo. Eu discordo. Eu discordo do Sergão. Então, cara, não, eu acho que a faculdade, ela tem que ser aberto para todo mundo. Sim, cara. Aberto sim. Proibir ning de fazer faculdade, mas acho que não tem sociedade nenhuma no mundo. Eu acho que não é nem útil você ter uma sociedade
com todo mundo formado, não ensino superior, olha o nome, ensino superior. Todas as pessoas têm eh eh a interessão cognição para não é por isso que a gente faz um teste, né? Não, mas não tem problema você não ser, por exemplo, não faz um teste pro cara entrar não. Em tese, aqui no Brasil já não tem mais vestibular, né? Não, mas Ah, boa é baixo porque o engenheiro lé, engenheiro léal tem uma formação superior em engenharia. Você tem formação superior em medicina? Não. Então, por exemplo, você foi excluído da faculdade de medicina e tudo bem.
E aí? Ah, não, nesse ponto aí sim. E aí o mestrado vai ser para todo mundo, o doutorado vai ser para todo mundo, porque você tem pessoas, né, que ela vai fazer um trabalho qualquer e é super válido. Eu acho muito legal a cultura Que tem americana em relação a isso, né? O cara não quer saber a o título que você tem, a faculdade que você tem, ele quer saber o resultado que você dá. É isso aí, né? Bill Gates não terminou a faculdade, Steve Jobs não terminou a faculdade. É, lá nos Estados Unidos também
tem um lance, tem faculdades e faculdades, tem faculdade que é para para uma área, tem outra que é para outra que é muito específico. O lance do mestrado, infelizmente no Brasil, cara, Isso aí eu posso falar de carteirinha, o mestrado virou um lugar para você esperar emprego. Então, para você esperar emprego. É, o cara se forma, aí ele entra no mestrado, ele consegue uma bolsa que não é algo tão impossível assim, é, até ele conseguiu um emprego ou o concurso que passou chamar, entendeu? ele fica ali. Aí tem o grande problema para quem é da
universidade, porque vamos supor que você tá lá comigo Fazendo mestrado e aí você conseguiu um emprego, você me larga imediatamente. Obviamente você vai me largar e aí eu vou me ferrar muito e o curso vai se ferrar muito. Sim, porque aí vai ter um negócio chamado evasão. E a evasão aí a gente pode até discutir se o sistema tá certo. Eu acho que o sistema tá errado também. Cai a nota do MC. Caiu a nota do MEC. O ano que vem você tem menos bolsa. Tem menos bolsa, tem menos verba. Isso vira um ciclo vicioso,
horroroso. Tá Errado o sistema, totalmente errado. Mas é o sistema que a gente tem hoje é esse. Eh, então o mestrado no Brasil, ele virou um lugar para se esperar emprego. Infelizmente é isso. Tá errado. Aí eu acho que quanto mais especializado fica, tinha que ter eh maneiras de você selecionar a pessoa para fazer um mestrado, ser um doutor e tudo. Hoje a gente tem uma crise que tem muito doutor no Brasil. Por quê? Porque não tem emprego. O cara continua no mestrado, Tem começar, que que eu vou fazer? doutorado, cara, pelo menos eu consigo
mais 4 anos ganhando uma bolsa. Isso daí é um problema. A pessoa se forma, vamos supor que a pessoa se forma cientista ou engenheiro de alguma dessas áreas, engenheiro químico, eh, ele vai trabalhar onde? Não tem onde trabalhar, não tem. Aí a pessoa não tem a vaga fulano de tal, não sei o que, beleza. O cara presta um concurso, não sei o quê, só que a maioria deles vão Paraa universidade, que é onde eles podem continuar dentro da área vai ficando cara. Tem muito doutor no Brasil, não tem como alocar essa galera. E aí entra
o problema sério que aí que eu acho que não devia acontecer, mas acontece no Brasil. Aí entra onde o governo faz as coisas erradas. Aí para pegar esses negócios, eles criam lá o programa para como que chamava? Recém-doutores. Então vamos colocar o cara que é recém-doutor, vamos dar uma Vaga para ele para ele trabalhar não sei aonde, pá, pá, pá, não sei o quê, porque é muito doutor que se formou. Mas por que que se formou muito doutor? Porque lá atrás o cara não teve emprego no mestrado. Sim. quando saiu da graduação e depois no
mestrado também não saiu. O lance de não ser para todo mundo, mas aí a gente a gente tem o vestibular. O vestibular ele ele é uma barreira, ele seleciona ali e é quem passou ali é que vai. E é nos Estados Unidos é assim Também, todo lugar é. Embora nos Estados Unidos é um sistema muito mais diferente. Também concordo que é muito melhor que o nosso, entendeu? Até de você entrar na universidade, analisar a vida do cara inteiro e falar: "Pô, esse cara assim, eu quero ele aqui, eu quero ele em Prínceta, eu quero ele
no Maiti, eu quero ele em Harbor, eu quero ele na onde for". Entendeu? E então tem tem essa tem essa coisa e quanto mais Especializado fica aí é pior ainda ser para tua porque não vai ser cara e nem a universidade consegue absorver tanta gente assim porque você faz um doutorado para quê? Se você gosta de uma vida acadêmica, é isso vai ter um doutorado, cara. Entendeu? ou é uma, eu tô curioso porque algumas indústrias eh têm pedido pelo menos o mestrado, porque eh o o mestrado e principalmente o doutorado, eu tô vendo a experiência
do doutorado para mim foi uma coisa incrível assim do Crescimento que você tem, cara, empresas americanas, empresas americanas consideram, se você tem um doutorado, é a mesma coisa se você tivesse 10 anos de experiência. Sim. E aí entra uma outra coisa. Se você faz parte, disso, eu sei, porque eu trabalhei anos numa empresa de petróleo e eu fui um dos últimos a ser demitido porque eu tinha doutorado, entendeu? Quando você tem doutorado no quadro da empresa, a ação da empresa ela vale mais. Sim. E se você demitir Doutor, você você ferra a ação da empresa.
Então eles costumam manter no quadro da empresa doutores por conta disso. Mas isso aí não é, não funciona no isso aí, não é no Brasil, tá? Isso é nos Estados Unidos. É assim, no Brasil não tem nada disso, mas no no Brasil, vamos supor assim, que ainda é um título, é um status. É um cara, é um status, mas é um status também para que, cara, eu sou eu sou doutor daí grande coisa. E, e você tem muito doutorado Aqui no Brasil, infelizmente, na área de humanas nem se fala, né, mas de baixíssima qualidade. Você
pega os dourados, os doutorados, eles não servem para absolutamente nada. E, e o qual que é a diferença de um de um doutorado para um mestrado até para um TCC? Por que que um TCC é uma dissertação? O mestrado é uma dissertação e o doutorado é uma tese, tá? Porque o doutorado, o doutorado tem que ter alguma coisa inédita que a gente fala, né? Ele tem Que ampliar o limite do conhecimento. Eu ten que avançar no limite do conhecimento humano. Eu, por exemplo, tô terminando agora o meu, eu peguei um, eu tenho um limite dado
na ciência, por exemplo, que eu não posso falar o que que é, porque meu doutorado ainda não foi publicado, né? Mas um limite da ciência, por exemplo, eu consegui dobrar, tá? dobrar um limite dado pela literatura já há bastante tempo. Então ele serve para isso, tem um propósito. Por que que eu consegui fazer isso? Porque eu trabalho na indústria há 31 anos, desde que eu tenho 15 anos de idade. Então, como o moleque hoje ele fez lá o a escola particular, né? Aí ele entrou na faculdade, aí ele entrou no mestrado procurando emprego, aí ele
não arrumou emprego, ele ficou no doutorado. Ele fez mestrado, doutorado, sem nenhuma experiência de indústria, nenhuma de mercado. Ele tá fazendo qualquer coisa, ele quer o título, ele não tem Propósito. Área de materiais, que é a minha área, é muito legal, a área de civil também, nossa senhora. TCC, mestrado na área de civil é assim, como que é mestrado e TCC na área de civil? Vamos pegar cimento e jogar borracha, ver o que acontece. Vamos pegar cimento e jogar vidro. Ah, e aquela bosta de vaca ali? Se a gente jogar no cimento, que acontece? Os
caras fica pegando qualquer coisa, jogando no cimento e vendo o que que dá. É isso. Você não tem Um propósito, né? Não tem objetivo. Não. Você tem uma percepção da necessidade da indústria para o que que a indústria tá precisando pra gente utilizar. É, vamos misturar isso com aquilo. Aí você tem um problema também dos equipamentos científicos estão mais acessíveis, mais baratos. Então o cara fica trabalho de acadêmico hoje, ele é lista telefônica. o cara fica medindo qualquer coisa e publica um monte de resultado. Por que que você acha que eh a universidade não É
para todos? Cara, eu acho que é o seguinte. Quando você tem uma especialização ou um nível superior numa determinada área, as pessoas não deviam entender isso como uma uma plataforma para você arrumar emprego. Você devia entender isso como uma uma uma busca por um conhecimento, porque você genuinamente se interessa por aquilo. E aqui no Brasil o o assim, ó, cara, existe um dado que que que é mundial, que é assim: quanto mais desenvolvido é O país, mais orientação por vocação você tem para as profissões. E isso, inclusive quebra alguns paradigmas. Estudo da Dinamarca. É, você
tem você tem mais divisão sexual do trabalho, por exemplo. É mais normal você ter mulheres, enfermeiras e homens mecânicos do que não, do que o contrário, porque as pessoas buscam emprego de acordo com a sua vocação e não de acordo com a sua necessidade. Aqui no Brasil, cara, o o eu cito o mesmo exemplo, o fato da gente Ter tanta gente querendo fazer direito, tá errado, cara. Não é possível que você tenha uma sociedade, cara, uma impressionante com uma vocação do brasileiro é ser advogado. Não, não é, cara. Você tem uma distorção mercadológica. de uma
de uma coisa que não deveria ser eh baseada em em em relações mercadológicas mesmo, né? O o nível o o e e aí a esquerda ainda tenta, né? Não gosto de generalizar, mas a esquerda ela gosta ainda de tentar Resolver esse problema. Como assim? O o como é que é? O a universidade não está venda, então não pode ter pesquisa com empresa. Então você que não tem nada a ver, cara. O ensino já está à venda. O ensino já esteve à venda. A partir do momento que a pessoa vê o ensino como um trampolim para
ela sobreviver ou para ela para ela para ela melhorar de vida, está errado, porque não, necessariamente a sua instrução superior, ela deveria estar ligada à sua maior remuneração em Principalmente em outras áreas. Às vezes o cara se forma engenheiro para ele ser para ele ser marqueteiro, falar: "Cara, que que tem a ver, cara", né? Então, a, pô, o de direito, então, às vezes o cara se forma eh eh advogado, né? Estudando direito para ele fazer qualquer outra coisa. né? É um absurdo, cara. Brasil é aproximação, né? Indústria com ensino tem que ser direto, cara. Eu
eu tô lá Unicamp. A Unicamp ela é é uma Universidade que ela diferenciada nisso. As as empresas estão lá dentro todas, várias. Por que que o pessoal fala que a Unicamp é uma das mais esquerdistas que tem? Por quê? Por quê? Mas aí o Sergão tá falando aqui a verdade. Fal. Não, não. Aí que tá, pode ter que Não, ela é por que ela é considerada tão esquerda, é por causa da galera lá da economia, economia que se formular. Todo mundo, todo o PT inteiro foi formado lá, cara. É por Isso, Paulo Mercadante. Mas é,
mas isso aí não quer dizer nada também com relação ao resto todo, cara. Porque, por exemplo, a Unicamp, ela é exemplo de ter empresa lá dentro. Então, tem todas as empresas do mundo inteiro estão lá dentro fazendo projeto, construindo prédio, construindo coisa. E isso é muito legal, porque aí a pessoa que tá isso, ela ela já. E por que que ela fez isso? Porque a empresa que tá lá contrata o cara que trabalhou para ela, Cara. Acabou, entendeu? Você já trabalha ali num projeto, você já vai ser no TCC, já fez um projeto com a
empresa, com a Shell, por exemplo, e dali você já vai trabalhar pra Shell, entendeu? Se tivesse essa parceria nas universidades só pro TCC, já seria maravilhoso. Em vez que você tirar um TCC da tua cabeça, não empresa, que problema que a empresa tem que vir e apresentar. Nós estamos com esse problema aqui, Samsung. Pô, nós temos um problema aqui que é esse aqui No Pixel, tal. galera aí da elétrica, da eletrônica, vocês vão resolver isso. E aí vai, eu fazia isso particularmente com os meus alunos, então eu associava ele independente da faculdade, problemas da da
indústria. Isso, como eu tenho muito contato com as indústrias, eu trazia que eu já arrumava material para eles, tal, né? Então já trazia tudo para eles e fazia isso. Tem que ser assim, cara, porque aí você tá pesquisando, você tá gastando dinheiro público, tá Pesquisando, mas para um negócio que vai ser uma solução que vai atingir um monte de gente e não pesquisa por pesquisa, cara. Uma coisa que eu acho curiosa que eu tinha que dar discurso pros alunos quando ia ter, por exemplo, algum workshop, alguma coisa assim, que parece que o brasileiro, genteente, o
jovem ele não tem noção disso. Às vezes iam empresas lá fazer um workshop e o cara ele ia participar porque ele precisava da presença, ele não podia ter falta ou Porque ele ia ganhar um ponto para uma nota lá qualquer, ele ia por isso. E ele tava lá com aquela cara de idiota, não respondia nada. Gente, deixa eu explicar um negócio para vocês. Esses caras que tão aqui, lógico que eu não falava lá na hora, né? Mas assim, esses caras que estão aqui são os que vão estar recrutando quando você tiver procurando emprego. Você tem
oportunidade de já conhecer esse cara aqui agora. Network. Exatamente. Na hora lá da entrevista Você chegava pro cara, ô, você participou lá, eu conversei com você, o cara lembrar de você, você já tem uma chance mais. Em vez de você aqui se empenhar mais para você conhecer essas pessoas do mercado de trabalho, não. Então essa é curioso que o cara tá na universidade e na universidade ele não percebe a conexão que ele tem que fazer com a indústria. Eu tinha que dar discurso pro aluno para eles entenderem isso. A pergunta que fica é como é
que a Pessoa vai melhorar de vida no Brasil sem sem a universidade, sem a faculdade, sem o diploma? É, mas aí isso já quero, já a pergunta errada, tá? Mas é porque é o que o Artur falou, né, infelizmente se ligou, ligou-se, né, o lance ter um emprego, o Lancer tem uma, né, tem uma faculdade, tal, não sei o quê, o que não era para ser, talvez, não sei não, eu também acho que não, não tem que ser para para você entrar lá na universidade para pensar no no salário que você vai Receber, no sentido
de, ah, com isso aqui vou pagar minhas contas, eu tenho uma vida boa, vou prestar concurso com esse com esse diploma aqui e vou e vou ter porque fez engenharia. Ah, não, porque ah, antes o cara faz uma pesquisa de emprego, porque isso causa uma distorção muito muito pesada. Eu já falei sobre isso. Parte do problema do Brasil é que o professor ganha pouco. Então, mas é que aí quem é que vai ser professor? É o que? O cara que Normalmente não conseguiu emprego. Exatamente. É o que sobrou. O que que sobrou é o quê?
A pessoa entrar na licenciatura lá, letras, matemática, não sei o quê. Por que por que aconteceu isso, tá? Eu sou da época, tá, que professor de cursinho do Ângulo do Objetivo andava de Ferrari, tá? Porque o cara não queria o o brasileiro, o aluno brasileiro da década de 70, de 80, ele não queria diploma, papel carimbado não vale nada, tá? Ele queria o Conhecimento, ele pagava para ter aula naquele objetivo para ter aula com aquele professor. Ele pagava para ter aula. O curso do do Prandiano é até hoje é uma fortuna. Os caras pagam para
ter aula com este cara. Só que professor no Brasil virou commodity. Não tem mais professor melhor, pior. Quem que fez? A Mauá fez isso anos atrás quando você estudou lá. Você deve ter pego isso. A Mauá mandou tudo quanto é professor antigo embora, só contratou Moleque barato. Então, antigamente, quando você falava de engen de de engenharia, foi depois que eu estudei lá. É, foi depois de é provavelmente, né? Então, a Mauá, por exemplo, sumiu do radar das indústrias. Ninguém mais já alguns anos ninguém mais fala da Mauá como uma boa universidade de engenharia. Ninguém mais
fala, né? Antigamente falava da FEI do sempre falou da FEI do Maent. Não, mas você você tá falando em nível universitário. Eu tô falando Assim, vamos pensar num nível médio. Perfeito. Se um se o professor ganhasse 10.000 por mês no Brasil, você ia ter primeiro pessoas inteligentes querendo estudar nessa nessa profissão. Aí o cara tira uma uma boa nota no vestibular. O cara pode ir para para letras e o cara pode ir pra engenharia. Para onde que o cara vai? Pra engenharia. Ou o cara vai pra direita ou o cara vai pro pro lado da
medicina. Sim, porque ele ele sabe que o professor Normalmente ali é aquele cara que não conseguiu a medicina, que não conseguiu e ele aí o que que ele conseguiu? Licenciatura. É o que sobrou. Eu já contei isso, cara. Eu já contei isso. Nem sei se foi aqui. Um aluno chegou para mim semestre passado, o aluno chegou para mim o pô cara, eu vou achar o o o áudio desse cara. Depois, quando você estiverem conversando, eu vou achar o áudio desse aluno para mostrar para vocês. Esse aluno é um aluno muito muito Curioso. Ele é chama
Flávio esse aluno e ele era uma único aluno negro da turma e era o único de esquerda. Então a gente brincava tal assim fora da aula e a gente pegou até uma amizade, por isso que ele manda mensagem para mim até hoje. E uma vez ele chegou para mim, falou: "Pô, professor, sou o professor que eu mais admiro aqui. Acho que sou o professor mais inteligente que tem aqui no no um absurdo que ele falou, mas disse ele, acho o professor mais Inteligente que tem aqui no Maquen e tal". Ele falou: "Pô, senhor, o cara
tão inteligente assim, por que que você dá aula?" Olha, você entendeu o que ele tá falando? Como que você tão inteligente é professor? Deveria ser o contrário. Eu, por ser tão inteligente, deveria ser professor. Aí eu até falei para ele, falei: "Ó, eu tenho trabalho em indústria, tenho uma empresa, tal, eu dou aula porque eu gosto, né? Eu dou aula porque eu gosto." Mas vamos lá, Vamos falar agora do do ensino básico. Aí eu te pergunto, o pé de meia então do Lula que ele vai dar sei lá quantos 10.000 R$ 1000, sei lá quanto
para não ficar 3 anos lá no no segundo grau sem fazer [ __ ] nenhuma. Se ele desse esse pé de meia pros professores, era melhor ou era pior? Que que vocês acham? Tinha que dar pro professor. O pé de meia não tinha que ser dado para os professores. É, é que eu acho o seguinte, cara. Eu acho Que a o sistema de ensino ele tinha que ser reformado no seguinte sentido. Primeiro lugar, avaliação objetiva dos professores, porque a avaliação hoje é através das notas que os próprios professores dão. Então assim, vamos avaliar o quanto
eu sou bom em dar aula pro Sergião, tá? Mas eu vou dar a a nota para pro pô é, né? Então, primeira coisa, ranking, ranks independentes para você avaliar o professor. Segunda coisa, você tinha que premiar professor de Acordo com performance. Sim, sim. Isso é um absurdo, cara. Você tem que premiar os melhores professores, cara. Ponto final. E você tem sim, você tem sim que que que desincentivar a continuação dos maus professores. Cara, hoje aqui é tudo dominado por, então acho que isso é a primeira coisa. Segunda coisa, mas aí não ia, cara, porque ia
criar um ambiente competitivo, ia ser bom. Eu eu eu tem que ter competição, cara. E mais, e mais, eh, não só para professores, mas Para diretores de escola que procurassem os melhores professores, melhores inspetores, que tivesse, e, eh, procurando ali os problemas de cada um. Por que que você não tá engajando na aula? Você tá com problema em casa? Qual que é o teu problema? E isso é o papel do educador. E e mais, um dos maiores absurdos que tem no Brasil, aprovação automática. Não adianta você dar o pé de meia pro cara se você
tem aprovação automática. É, é uma coisa que não faz Sentido. É assim, só põe teu nome aqui só para você ganhar um dinheirinho e você não tem nenhum estímulo para você. Eu que fiz colégio público. Eu fiz colégio público. Eu vou ganhar meu pé de meia. Eu já fiz, já passei. Eu fiz colégio público. Por que que eu não tenho direito? Agora eu queria. Ah, retroativo. Não, claro. Por que eu não Por que que eu tô? Porque olha só como eu tô ferrado na vida. A minha geração é a geração mais ferrada, tá? Porque a
Minha geração pagou altas aposentadorias pro pessoal do passado e não vamos receber nada. Enquanto aluno eu não recebi nada e agora eu vou pagar pro aluno que vai receber. Eu só pago, eu só me fodo. Falei: "Porra, entendeu? Essa geração de bolsominho aí tem que se ferrar." Eu só agora só eu queria que vocês entendessem. Eu eu só vou mostrar esse áudio porque eu falei para esse aluno que eu ia mostrar esse áudio e pedi autorização, senão o não queria Mostrar. Como falei, esse era aluno, era o único aluno negro da turma. O que que
ele fala aí? E ele e ele era esquerdista. Então a gente, só que ele mesmo brincava, então minha aula sempre foi descontraída, né? Então você vê, se fosse ao contrário, se ele fosse um aluno de direita numa universidade de esquerda, ele teria sido destruído, né? Mas então, a gente apoia todo mundo, mas vou mandar aqui o áudio dele, ver o que que vocês acham. Esse áudio acho que é é O áudio de um aluno negro universitário falando do Brasil, tá? Quero que vocês me digam o que que vocês acham. Não sei se vai dar para
vocês ouvirem. Vou colocar no microfone aqui. Fala, mestre. Bom dia, professor. Como é que o senhor tá? Tudo em paz, professor. O senhor sempre falou que ia chegar o dia, que eu ia me tornar de direito. Acho que chegou, hein, mestre. Chegou o dia, essa semana tinha comprado uma motinha tinha dois dias para Facilitar meu trabalho, né, professor? Senhor sabe que eu moro longe do Maquins e tal, moro longe do trabalho, fiz maior esforço, consegui comprar no negocinho. E aí, essa semana chegando aqui em casa, na terça-feira, comprei a moto, fiquei dois dias, na terça,
voltando da faculdade, levaram ela aqui na frente de casa, vieram dois vagabundos, me derrubaram, me deram uns uns murros, ameaçaram me matar, levaram Minha moto e meu celular. Pois é, professor. Não tem ressocialização para esses caras não. A vontade que dá é matar mesmo. Aí os cara vê até aqui, você faz maior trampo para conseguir comprar seus negócios. Oi. Sendo estagiário ainda e os vagabundos vem e leva. Que merda, né, mestre? Que merda. Eu não sei se vocês acho que deixa, deixa eu tentar resumir o aluno. Fala, né? Não, não. Ia falar, falava. É que
ele começa assim, ele Começa contando a história. Não, não, mas ele começa assim. Que legal assim, que ele fala assim, mestre, porque a gente brincava muito, a gente tinha uma certa amizade, né? Aí ele fala, começa assim, falou assim: "Mestre, o senhor sempre falou para mim que um dia eu ia virar de direita. Esse dia chegou, o cara tava andando de moto, ele acabou de comprar moto, comprar uma motinha para m, levaram a moto o celular do cara, bateram nele, ameaçaram de morte e aí Ele fala assim: "Não, não tem ressocialização para esses vagabundos, não,
tem que matar mesmo. Tem que mais se [ __ ] e acabou". Só uma coisa dizer aqui da Unicamp, cara, aqui, ó, acabou de sair, Vitória, Unicamp é a primeira universidade estadual de São Paulo a provar cotas para pessoas trans. [ __ ] que pariu. Tá, mas e aí se eu falo que eu sou trans, e qual é o critério? Então isso que eu quero saber, porque eu já falei que eu sou trans. Eu sou, já Falei, eu já tomei um processo porque eu falei que eu era trans. Não, mas eu tô falando sério, só
que eu tô falando assim, eu sou gênero fluida. Já tô já já, já declarei isso. É verdade. Eu sou mesmo que eu já falei sempre que assim, boiceta, boiceta fluido, eu sou gênero fluido. Sempre que tiver uma guerra eu sou mulher. Ah, na hora de se aposentar eu sou mulher, entendeu? Então eu sou depende, entendeu? Na hora que aparece a Gisele Bint, eu sou homem, entendeu? Mas É assim, eu realmente gostaria de saber qual o critério, qual Mas que tá, você fala que você é trans, aí você leva um processo. Não entendi isso. É aqui
não, aqui eu não posso falar muito sobre esse processo, mas basicamente eu eu me fantasiei e Ah, tá. Você só não você não falou apenas, né? Tá, mas e daí? Mas qual que é o meu questionamento? É simp assim: "Você está restringindo a minha entrada num ambiente público, não tem problema. Qual é o problema? Não Pode entrar homem. Sis, eu concordo com essa restrição. Se eu vou fazer uma oficina, era uma oficina de de masturbação feminina, algo assim, se você fazer, se você Não era bem isso, era um negócio até não era tão caricato assim,
mas tudo bem, você vai fazer uma oficina que você quer restringir a entrada para homem siso. OK. Sim. Qual é o critério? Qual é o critério? Mas olha a importância desse dinheiro para você que É um maço. Olha a importância desse dinam. Não tinha resposta, né? Responderam na justiça e eu tive que pagar. Olha a importância desse tipo de gasto público que esteve no universidade público, inclusive pra ciência. Eu vi uma oficina, por exemplo, que era importantíssima, que era métodos contraceptivos para casais lésbicos. Isso é importante porque tem muito casal lésbico aí engravidando, entendeu? Então
é uma coisa importante isso aí. É isso. Isso foi translésbico. Isso funcionou tanto, esse método contraceptivo para casal lésbica que nunca engravidou. Ai de tanto que funcionou, tanto que funcionou. Fizer o relatório ali final. É, olha aí 100% de eficácia. Os caras fizeram lá um est porque assistiram o quê? Um seminário lá. Todas as lésbicas, todos os casais lbicas assistiram a palestra. Todas. Nenhum engravidaram. É um negócio muito bom. Não, 100% de eficiência. Eu nunca vi isso em outro Lugar. Aí você não quer esse gasto público, você vai lá, deputado quer cortar o gasto público
disso aí. Aí eu sou contra, acabando com a ciência. Não dá, cara. E aí, seu Júnior, que deu 11 horas já preciso seguir daqui a pouco. Deixa, eu vou puxar a sardinha pro meu lado aqui, porque eu tô fazendo um negócio muito legal lá em Brasília. Eu tô com projeto chamado ciência na estrada, só levando ciência pra molecada de para todo mundo, obviamente, mas o Foco é a molecada só nas regiões mais pobres de Brasília. Então, tivemos em Ceilândia, tivemos em Samambaia, o próximo em Sobradinho dois. Nós vamos rodar isso até o final do ano.
Eu passo uma semana lá, eu levo a galera da UnB, que é o o Einstein Júnior, a galera que faz experimentos de química. Henrique tá lá com a gente, a gente faz exposição de foguete, conta história de provação espacial, telescópio para Cara, é muito legal. E você vê como a criançada, eles Querem, cara, eles querem seguir a área da ciência. E aquele negócio que a gente tava falando desde o início, né? a gente tenta passar da maneira mais legal, mais divertida que tem, porque é isso que vai marcar a criançada, entendeu? A gente sabe que
que estudar uma estrela é um negócio complicado, as equações são difíceis e tudo mais, na hora que a que a molecada entrar aí eles vão aprender isso aí, o que precisa. Mas para você pescar essa galera tem que ser da Maneira lá. O projeto tá muito legal, ele roda lá em Brasília, nas RA, que a gente chama, que são cidade satélite Brasília. uma vez, uma semana por mês, eu tô ficando lá cuidando disso aí e levando para pro pessoal lá. Só que dá o dá o o trabalho completo, né? É um uma coisa ligada ao
governo, o GDF, governo do Distrito Federal, lá com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que ali, pelo menos aquela galera ali que eu conheço, eles têm uma visão bem aberta. E o mais legal que você falou da parte de de como linkar isso com o negócio, eles têm uma parte de inovação ali na na secretaria que tenta pegar toda essa parte científica e depois pegar o aluno e falar assim: "Ó, ah, você viu aquilo ali? Agora vem aqui que nós vamos moldar um negócio para você poder seguir e tal". Então é legal para caramba.
Estamos lá, acompanhem, tá? E sigam aí Ciência na Estrada Oficial para dar essa força. A gente quer ver, a gente Consegue levar isso pro Brasil inteiro. A gente sabe que é difícil, mas estamos lá. O legal desse tipo de projeto é que ele vem cobrir uma coisa que tá muito falta no Brasil, que eu sou da geração que cresceu assistindo o mundo de BM, o professor. A gente faz experimento no palco, o nosso videozinho lá da pasta de elefante que explodiu lá. Deu lembra daquela feira que tinha, Sergião? Era uma feira de ciência, eu não
lembro. Era algum lugar do interior que você era Tipo um galpão, aí tinha umas coisas malucas lá, tipo, tinha aquelas casas que as coisas caiu para cima. É. Ah, min, como que é? Eu eu fui quando eu tava na escola e se eu fal assim, sei lá, 96, 97. Eu sou de escola pública, não vi isso não, que eu sou Não, era um passeio não, mas era de graça, acho. Não era, era tipo R$ 5, era bem barato. Como é que chamava mesmo? Tinha um tinha um negócio que eu lembro que era você ia de
um lado da do galpão, aí tinha uma tinha Uma parabólica do outro lado, aí você falava bem baixinho, aquele tipo a cidade do amanhã dos que os caras faz que tinha um, é que aqui em São Paulo tinha uma estação ciência, eu cheguei a trabalhar na estação ciência que era na Lapa, que era legal para caramba. era era o lance de você tentar aproximar a universidade da da molecada e tudo. Então, cada cada setor da USP ali tinha um um experimento rodando na Estação Ciência. No centro de São Paulo, para Quem não sabe, tem o
Museu Catavento. Eu sei que é pouquíssimo visitado, então visitem porque são são algumas iniciativas ali, são muito poucas. Nós estamos lá, entendeu? A gente vai lá, passa um perrengue danado, calor para caramba, tal. Mas é legal demais, cara. Quando você, a gente pôs no último evento, no sábado, mais de 2.000 pessoas e no domingo quase 3.000 pessoas, entendeu? E e o principal que é de graça para é pra galera ir mesmo, entendeu? A Gente quer Quanto que é o próximo mesmo, Serjão. O próximo é depois do feriado, 23 de abril, estaremos em Sobradinho dois. Bom,
então vamos lá. Esperamos que o tempo esteja bom pra gente ver estrelas, planetas, tudo com o telescópio. Legal. Ó, vou vou ler já os super chats pra gente poder ir embora. O Amed é o CB falou o seguinte: "Um abraço, Serjão e Artur". Amed, ex-vizinho de gabinete do Artur na lesp. Quem? Exvizinho de gabinete? É a Med. Ah, um abraço aí, Amed. Tamamo junto, velho. Hum. Lembrou? Então, aí tem o Claro que eu lembro dele. Gente fina. Mas ele votou a favor ou votou contra? Quando ele não, ele era assessor. Ah, tá. Aqui tem o
o planificada. Boa noite. Planificada. Boa noite. Vamos lá. Serjão, não sei o quê. Vi seu vídeo com Super Chando boa a conversa. Gostei ainda mais da parte que vocês concordarem juntar os lados para fazer o Experimento. A ideia ainda tá de pé, aquele experimento na praia, né? Qualquer experimento, cara, tem que ter os dois caras ali, igual a galera fez o final experiment lá na Antártica. Leva os os Glob Globo, somos nós, Globo Globaloid e os Plan e os Planilson. Tem que estar os dois juntos, cara. Eu defendo isso aí sempre. Eu não vou fazer
experimento nenhum porque eu não preciso. Mas quem quiser ir, aliás, a SpaceX acabou de fazer um pra gente, Cara. Lançaram a missão ontem dos astronautas. Então, e eles passaram em cima do polo sul e em cima do polo norte. Não encontramos paredão de gelo, nem terras além do não sei o do quê. Então, tá tudo redondinho. Nada, nenhum portitado. É inteligência artificial que edita esses vídeos aí para esconder. Tem tem um vídeo aí que não inteligência artificial não, hein? Que é o das 24 horas lá do sol da meia noite. É, isso aí foi legal
pr caramba. Definiment que Os caras fizeram lá na Antártica, mostraram o sol da meia-noite. Então, planificado, cara, eu defendo que tem, se for fazer um experimento, tem que estar os dois juntos ali fazendo, entendeu? Tá de pé do meu lado, tá de pé, mas eu não vou fazer, eu divulgo para vocês. E o E Artur, o futão vai rolar? Fut com Xandão é que que é o Xandão? Super Xandão. É com o Super Xandão, não é com o Xandão, com outro Xandão. Não, cara. Eu eu falei, eu falei É que eu f eu eu falava
Xandão toda hora. Pessoal, que que você tá falando do Xandão, cara? vai ser preso. Eu falava, eu tô falando do Super Chandra Candã. Eu falei com ele, cara, até ele falou que quando ele tivesse em São Paulo a gente ia fazer alguma coisa junto. É, a gente joga de segunda à noite. Vamos ver se ele vai est aqui justo numa segunda noite, a gente joga lá. Vindiro, ele tá vindo direto aí para São Paulo, tudo mais. Grande Xandão. Estamos junto aí, garoto. É, vamos lá. Ele é terra planista, não, né? Ele é ele é é
caramba. Tá zoando, Xandel. Ele é ter planista. Sérgio não conseguiu convencer ele que não teve como nem Mas nem era meu objetivo. Nem és longe de mim, cara. Cara, eu não quero convencer ninguém de nada, cara. Você é feliz, cara? Acredite, cara. E siga sua vida aí tranquila, entendeu? Na terra plana, que não é plana. Mas não é só terra plana, né? É terra plana, é o homem na lua, tem um pacote, né? Tem um pacote, tem um tem um kit. O o domo. O domo é o domo de coisas. É. Aí você vem com
eu vi um muito interessante. Primeiro achava que a terra era assim, é uma bola. Aí pesquisaram e descobriram que era um negócio assim. Aí vem o até a plana. Aí descobriram que é um negócio assim. Aí ele amplia, tem vários domos, são vários bagulhos. Aí tem uns nomes muito loucos, Tipo Atlântida, não sei o que lá. É tipo é um a Terra é um plano com vários domínios, não é essa da gente não consegue chegar em nenhum outro. Mas tem subdivisão ou todos acreditam nesse super? Não tem treta entre eles e tudo, cara. Tem treta.
Você acha que não vai ter treta entre o maluco? Tem treta gigante. Um não gosta do outro, se brigam direto e tal, se matam aí pela pela vida aí. É bom. O centro da centro de ciência falou assim, uma correção. O Que vocês chamam de ciência não é ciência, é arte. Arte do grego técnic técnica. Ciência é entendimento, episteme em grego. Ou seja, não há homem que não seja um cientista. Não esteja em pos da ciência epistémica. Não, o cara tem um jogo de palavras para falar que uma coisa é outra, velho. Mesmo. Mas valeu
aí pela aula de grego. É tipo aqueles caras que fala: "Como é que é mesmo?" É, eh, Ai, caramba, que que cuir, como é que é? Cuir. Ah, não, Porque o quir na verdade é cuir. Então, se você pegar que na verdade ele, o cara fez um jogo de palavras aí, mano, pelo amor de Deus. Mas os o ministério chama Ciência e tecnologia, cara. Então é, é esse aí que a gente quer. Quer isso? É isso aí. Embora não vai. Ó, o FLV fala o seguinte, o hidrogênio realmente é muito problemático. Hoje em dia coloco
minhas fichas no gás biometano. Ele pode ser misturado com gás natural e pode ser produzido por resíduos do agro e em Aterros sanitários. Hum. São os biocombustíveis. Existe toda uma linha, né, dentro dessa um monte de problema no uso como combustível. Existe. Existe também. Eh, dentro dessa linha toda aí de pensamento sobre combustível, tem uma linha grande que trabalha com os biocombustíveis. Cara, o negócio é o seguinte, eh, mas nenhuma indústria automobilística apostando. Nenhuma tá apostando. Quando nesse negócio que eu tô fazendo lá em Brasília, né? Eu tô Ficando perto lá dos caras lá, acabei
dando uma entrevista na TV Senado que ninguém assistiu. Obviamente que você não assiste, nem ninguém, mas eu estou lá falando na TV Sená. E fui falar sobre combustíveis. Então eu expliquei pros caras o seguinte, qualquer qualquer um desses aí, cara, vai ter o lado positivo, tem o lado negativo. Todos eles têm. O que você vai ter que é pesando essas coisas aí à medida que vão evoluindo a tecnologia. O que que você Quer? Você quer que tenha carro mais eficiente? Você quer que tenha isso aqui a mais, isso aqui a menos, porque não tem como.
Então todos eles vão ter os seus problemas e tudo mais. O elétrico é a solução também, não é? Entendeu? Então por aí vai. É sempre um cobertor curto. Cobra o pé, cobra a cabeça, cobra a cabeça, cob exatamente essa frase que eu falei lá Senado foi pro cara. Vamos lá, tem mais um aqui agora. Esse aqui vai ser Sobre, olha só, inteligência artificial. Rafael Dias fala o seguinte: "Os esquerdistas estão comemorando o Grock respondeu que o Lula é melhor presidente da história do Brasil." Ah, e o Grock é do Alomansk, hein? Então, Alomansk é amigo
do Lula aí agora, hein? Junos agora. Eu quero ir agora, meu amigo. E aonde está o seu Deus agora? Não. E alguma e algumas vezes cita como o como é que é como o mundo e às vezes cita, ele escreveu errado aqui, mas enfim, Como se o PT tivesse dado resultados, entendeu? Ele cita os resultados do PT, mas deu muito resultado. Criou pobreza como ninguém. Tá. Os dados de analfabetismo, assim, se você não vai ter problema de analfabetismo, se você esconder os dados de analfabetismo, eles acabaram de fazer isso. Então, pronto. E você vai tirar
do cálculo da Os dados do do desemprego tem a ver com isso também, né? Tem gente que não não entra na conta porque não está Procurando emprego, então não é desempregado, na verdade. Ah, é, é verdade. Ela não se não se como que é caracteriza como nem se aí ele fala o seguinte: "Será que o PT conseguiu distorcer a realidade com dados falsos manipulados? A minha preocupação com o Grock responder um absurdo desse significa uma vitória do PT. Se a Iá durante seu treinamento não consegue identificar maquiagem e manipulação de dados, Imagine a nova geração
Z que usa TikTok. Meu, mas se se eu puder até falar rapidamente para esse cara aí, eu uso bastante até inteligência artificial, eu uso para área de exatas, algumas vezes uso para área de humanas e é gritante como ele é muito mais preciso paraa área de exatas do que paraa área de humanas. É gritante. Quando você faz uma pergunta como que é como essa, que que o Grock vai fazer? Ele vai pesquisar na mídia, ele vai buscar informações na mídia. A Mídia de direita ou de esquerda? É óbvio que ele vai dar respostas de esquerda.
Quando ele eu faço uma pesquisa sobre engenharia, os trabalhos acadêmicos, via de regras, são sérios. Por isso que ele me dá respostas corretas, porque ele busca na base de dados. Ele, o gróqueio, a inteligência artificial não tem lado. Ela não é de direita nem de esquerda. É, ela é alimentada. Ó, o Gabriel Bastos falou o seguinte: "Artur, fiquei sabendo que você se Resolveu com o Carlão do Geek SP. Gosto muito dos dois. Daqui a pouco você consegue convencer ele que o Bos é um traidor. Sou, enfim, muito fã. Espero um dia te conhecer. Você dá
ótimo car, vamos lá. O o o Carlos, eu eu eu era amigo dele da academia. Aí de repente eu fui fui no podcast lá com a menina do Omelete, não sei o que lá. E de repente ele fez um vídeo me xingando do nada. Até mandei uma mensagem para ele hoje. Foi hoje. Eu mandei para ele hoje. Cara, Por que que você fez isso? Ele não é a Eu me passei um pouco, tal, mas não convenci ele de nada. Ele acha ainda que o Bolsonaro é bom e não sei o que lá. Enfim. Ah, tá.
Mas o que que ele falou no vídeo? Ele falou que ele tinha asco de mim porque eu e o K se omitiu durante o PT versus Bolsonaro. Eu expliquei para ele, cara, omissão é quando você não dá opinião. Eu dei uma opinião que você não gostou, entendeu? É diferente. Eu eu não não tenho opinião sobre isso. Eu acho Que os dois são bons. Isso é uma coisa. A outra coisa falar assim: "O presidente que você gosta é um bosta. Aí ofende aí não." Aliás, o Artur me deu uma alfinetada num vídeo esses dias aí. É
qual? Qual? Mas eu sei que não foi, Di Mas você deu, mano. Você fala assim no vídeo. Porque foi uma coisa que eu falei aqui no outro podcast aqui com você. Aí você criticou o Bolsonaro num vídeo, você falou assim: "É, mas os cara tão feliz porque agora a habilitação dura 10 Anos." Você falou isso. Não fal isso. Eu nem lembrava que era você. Mas que foi que mas é que realmente foi uma coisa muito boa que você tinha falado. Eu falei: "Cara, pior que isso faz muito sentido porque é a microvitória que ele vende,
né?" Sim, sim, sim. Não, mas o que eu quis dizer é que com o Bolsonaro foi ruim. Sim. Mas pelo menos teve algumas microvitórias com o Lula. Nenhuma. Não, não tem. Tem o Não tem. Inclusive quando eu vou para debate do Bolsonarista que eu não vou revelar agora, eu tenho uma lista de microvitórias do Lula que que eu eu ainda vou pôr alguém numa cag. Eu acho que você é petista, hein. Eu acho que você é petista. Todo o governo tem microitório. Sabe uma estatística que a gente pode citar disso? Se você pegar, por exemplo,
a vida de um deputado normal, vida legislativa de um deputado normal, é ele votando aproximadamente 70% com o governo, porque o governo tem Muito mais projetos cotidianos que não são eh polêmicos do que de fato eh as coisas polêmicas. Então aqu decisãozinha que não é nada, né? Então cara, você tem uma lista de retrovisitórias gigantes, ainda mais o PT. O PT ficou 16 anos poder, mais agora conhecido o Lula. Tem muitas micro coisas que eles podem dizer, né? Muitas. Bom, vamos pro próximo aqui. Aí o Serjão chama o Xandão para debater terra plana com a
Aline do Física e Afins aí, cara. É ele que ele reagiu a um vídeo dela e ficou apaixonado. Eu imagino, imagina a paixão. Como é que deve tá? É não, cara. É a menina do Ficins lá. Não é a Aline nome dela? Não é se confundiu, cara. É a caramba, cara. É do física e afins. É um canal de física, cara. Eu vou chamar eles que se decidam, cara. Gabriela Bailas. É isso. Precisibil é a Bibi Bailas. Vai lá. Eu nunca vi canal dela. Eu dis de eu sempre Lembro do Como é o nome dele
mesmo? Do Pedro Luso. Pedrão. Pedrão Luso. Pedrão Lo. É los é Luso que fala o nome dele. É porque são dois os dois os é, né? Você não fala futebol, você fala futebol. Então eles têm que se eles têm que se decidir. Eu vou chamar eu vou chamar os dois para debater. Eu não, cara. Eu, cara, qualquer coisa que eu não entro em debate, cara. Já fiquei em uma, eu fiquei 12 horas. Nossa. E não deixaram falar sobre o vulcão. Ó, o Henrique falou o seguinte: "Fala, Sergião. Vou transmitir o lançamento da Starlink hoje lá
no Space Day". Já foi, já foi. É o Henrique. É o Henrique, é o nosso Henrique aí, ó. Salve, Henrique. Não é que eu tava aqui, mas tava tendo lançamento da da Starlink, entendeu? Então ele falou que eu libero lá para ele transmitir. Valeu, Henrique, estamos junto. Ah, da última vez deu ruim no lançamento. Quero testar se a culpa é dele ou minha. É que a gente faz uma Brincadeira que quando ele tá tá lá, o foguete não sobe, mas tem subido ultimamente. Ó o qual que é o próximo aqui, gente, para finalizar. Deixa eu
ver. Ah, isso aqui é pro Artur. Boa noite, senhores. Artur do Val em entrevistas com tiozão Bruno Sabunetou sobre as leis feministas. Tiozão Bruno, aquele cara que você fala que parece seu amigo que foi comigo quando nossa, isso aí faz, mano, quantos anos isso, velho? Sei lá, três. Não, mas é que eu tenho uma opinião que pode ser divergente da maioria das pessoas. Eu acho que as leis devem ser baseadas em estatísticas. Então, eu acho que tem lei que tem que ser feita para mulher. Por exemplo, eu sou a favor de vagão, só feminino. Pode
me xingar aí, velho. É uma questão estatística. É mais homem ou mais mulher que sofre assédio em vagão de trem? É 90 e tantos por mulher. Então, faz sentido você ter um vagão só para mulher. Mas Homem é assassinado 10 vezes mais que eu. A gente não tem nenhuma lei que favore, mas eu tô falando, então tudo bem, a gente tem que ter mais leis nesse sentido e vamos pelo contrário, quando mata a mulher é é feminicídio, quando mata homem não tem mar a pena pro pro caso de uma mulher matar um homem é 20%
menor em estatística do que quando o homem mata mulher. Então tá errado. Não, geralmente a mulher pega 1/3 da pena que o homem pega. O que absurdo também. Deixa eu só falar uma coisa. Esse dia eu tive, nossa, fiquei até com raiva do cara, nem conhecia. Eu vi um real seu com um cara, um cara um cara meio um cara de olho claro assim, meioina, mas ele é gente boa, ele é [ __ ] mano. Porque eu vi ele meio é, tá ligado? Porque tem que defender as fazendo todo o discurso. Agora é só esperar,
tá ligado? Tipo, ele tava falando que ele falou, que que ele falou? Ele falou, eu tava, a gente tava Falando sobre, acho que foi o corte, um dos cortes que viralizou é que ele fez alguns, né, daquele jeito lá. dele. O um que viralizou foi sobre o Neymar que a gente tá falando. Foi aqui, não foi um outro podcast que fui como convidado. Aí ele tava, a gente tá falando sobre podcast é dele. É. Ele fala do quê? Fala um monte de coisa. Ahã. Tá. Mas aí ele tava lá, resumindo, a história do ele começou
a falar que o Neymar e o Daniel Alves, que a conversa era sobre falsa Condições, dê esses dois exemplos, né? Porque você pode ter quando eh a justiça fala uma coisa, aí você tem uma investigação, não sei o quê, mas no Neymar nem foi sobre isso, entendeu? Ele trouxe o Daniel Alves para dizer que o Daniel Alves era culpado na época e agora se fodeu. É verdade. É verdade. Foi inocentado ainda. E aí eu falei: "Não, mas e quando a pessoa é condenada pela mídia por causa de uma denúncia e não por causa da justiça?"
O teu Neymar. Aí ele falou: "O Neymar foi otário. Neymar que que errou e não sei o que". Não, cara, todo mundo tá sujeito a quando você conhece alguém, a se envolver com alguém, a entrar numa situação. Esse otário não é crime, não. Então, você, ah, foi otário, tá? Você vai prender o cara porque ele foi otário. Se for prender otário no Brasil, vai faltar cadeia. É uma coisa, por exemplo, ser babaca é desejável, não, mas ser babaca Não é crime. Sim. E entendeu? A gente tem sempre que separ essas coisas. Mas olha só como
que tá. Então, e a conversa foi justamente para isso, porque beleza, você vê muitos caras que que eles são condenados por homicídio, é, feminicídio, por assédio, não sei o quê. Beleza, mas eu nunca vi uma mulher que denunciou falsamente um homem pegar uma prisão, pegar aconteceu alguma coisa. Não, e não é só a questão da lei, é a questão da sociedade que virou, que você Tá, todo mundo tá moro daado. Vamos pegar esse último caso, o caso da Juliana. Qual que dano Gentil? Ah, sim. Ah, pelo amor de Deus. Todo mundo sabe quem é certo,
que tem errado, quem tá errado. Todo mundo sabe quem tá certo, quem tá errado na história, mas ninguém pode falar. Ah, eu falo, ela tá errada e ponto. No dia que saiu, eu fiz um vídeo meia-noite, eu mandei mensagem pro Otávio, mandei mensagem pro Luiz mês que tinha e fiz um vídeo e falei: "É isso Aí, meu, ela tá errada, vai se ferrar". 9 anos depois ela, você pode até falar que a brincadeira foi de mau gosto, tá? Mas chamar aquilo de estúpido, pelo amor de Mas você viu o vídeo dela agarrando ou tava escrito?
Não, aí tem vários, né? Tem vários aí tem ela agarrando o próprio Dan Gentile, tem ela agarrando o Santana. É, daada, o da [ __ ] é [ __ ] É forte. O da [ __ ] é forte porque que eles são muito amigos. Porque, cara, pô, eu matava um por menos que é, vai que Ele gosta com medo dele gostando, não, porque não existe aquela testada, não existe, não existe esado. Se você vai, você não volta. Então, já para não arriscar, melhor nem testar, né? Melhor nem testar, tá certo? Porque eu já tô muito
velho para fazer transição, meu. Mas não dá mais. Mas sa, mas sabe o que que é o triste de todas essas histórias? No caso, eu tava me escrito, mas vai dar em nada, vai não, mas vai dar coisa para caramba. Ele vai Gastar uma fortuna, ele nunca vai recuperar a credibilidade porque sempre vai ter gente acusando ele. No caso dele, eu acho que no caso dele especificamente foi tão esdrúcho, ele tá tão filmado ali que eu acho que não atinge tanto. O problema seria assim, se ela falasse que ele fez isso nos bastidores, como é
que ele tá sem imagens, né? Aí ferrou aí. Aí ele já tava preso sem a filmagem ia ser tenso. Isso é [ __ ] demais, cara. Isso é [ __ ] Demais. É você, por exemplo, a mulher no meio assim, estamos aqui numa multidão, meio-dia, sol, uma mulher olhou pro Artur e falou assim, porque ele tava fazendo umas perguntas incômodas para todo mundo. A mulher olhou para ele e falou assim, ó, ele me estuprou, os caras gemaram. Não, você sabe que eu conheci ele, eu te conheci por causa disso. Sim, foi. Eu conheci ele por
causa dessa história, cara. Ele foi, ele ficou tão indignado, falou: "Pec fazer Entrevista com você". Eu falei: "Demorou". Nem sab que ele era. Ele foi lá na minha casa. Aí de ele test. Não, eu falei de testada. Aí ele para, para que eu tô gostando. Não, mas assim, é, é. E no meu caso, a sorte é que eu tinha o vídeo, cara. Sorte que tinha um vídeo. Mas mesmo assim ele foi algemado. Só de ser algemado já um absurdo. Eu fiquei 7 horas lá na delegacia, [ __ ] Não. E e ah não, no vídeo
eu dou seu exemplo Também. Você dá meu exemplo? Eu dou no vídeo, eu te dou, eu te mostro depois. Ele fala que tem que se [ __ ] Ah, mas no caso de Curitiba falou sim. Falou que você foi otário também. Falou: "Como fui otário, cara? tava parado num no no seu eu dou o exemplo lá o cara de falar como é o nome dele mangina pode chamar de mangina mangina eu não te conheço, cara não sei se é gente boa ou não é assim cara eh essa falsa sinalização de virtude cara quando ela fica
muito Caricata, como é o teu caso, ela fica feia, cara. Se você tá esperando um público feminino interessante, você não vai ter, cara. Você vai ter umas minas bem burrinha assim, bem, né? Tipo, ah, nossa, ele falou bem de mulher. Ah, é umas minas bem Aí o otário vai ser você, cara. Toma cuidado disso aí. Mas você viu que falou no Ratinho? Aquele cara lá que faz o advogado Paloma, esqueci o nome dele, Jina pr caramba. O Igor Marm, o Igor Guimarã, cara, ele é muito bom. Aí os ratinhos perguntou no programa do Ratinho perguntou
para ele: "O que que você acha desse caso?" A Juliana falou assim: "Eu sei que esse caso incomodava e muito L, não sei o que já há muitos anos." Aí ele faz uma frase que eu comento nos comentários e meu comentário tá cheio de like, que ele fala assim: "Não, porque eu sempre tô do lado das mulheres". Falou: "Meu, você tem que estar do lado do justo". da pessoa que está certo. Se é o homem, é o homem. Se É mulher, é a mulher. Mas ele, olha, será que ele faz certo ou ele se escondeu
no personagem para dar uma? Não, não. Ele nem usou aquela voz caricata dele que dizem que é natural. Então ele tava falando sério, né? Então tem esse negócio. Você tem sempre que estar do lado da mulher mesmo quando ela é tem que estar do lado da no caso do do Otávio Mesquito, por exemplo, mesmo que ele saia entre aspas e leso dessa situação, não vai acontecer nada com a Juliana. É o que é um absurdo. Vai acontecer nada. Mas é que tá, é, tem uma coisa que eu até já falei, tem uma coisa que é
tão séria que a gente não dá valor, mas que é tão séria que inclusive tá na Bíblia, que é um termo chamado falso testemunho. E falso testemunho aqui no Brasil não dá nada. Para mim, uma pessoa que faz falso testemunho contra de crime tinha que pegar o dobro da pena. Aham. Então a pena distupo, sei lá, é 20 anos, Você acusou falsamente vai pegar 40 para deixar de ser otário. Aí sim a pessoa tá sendo otário. Isso aí tem o vídeo, tem tudo, né, C? Entendeu? Então aqui falso testemunho. Aqui no Brasil você faz falso
testemunho de tudo, de tudo. E não acontece nada com ninguém. Então é uma coisa que precisa ser levado mais a sério. Com certeza. Não é porque no no máximo uma indenização, só que você vai tirar indenização do que se a pessoa só fez a A denúncia, né, meu? O o Artur reclamou dos cartórios. Não, porque aqui tem cartório, tem que ter, né? Porque todo mundo faz falso testemunho. Mesmo tendo cartório tudo isso. Tem esse meu amigo aí que é foi meu mestre de artes marciais. Morar no Japão 26 anos. Ele tinha um terreno aqui. Ele
é casado com uma japonesa de sobrenome Kurosawaua. Aí chegou uma mulher negra no cartório e falou: "Ó, eu sou a Kurosawaua". Hum. E o cara não pode Falar nada porque não é racismo. E o a pessoa vendeu o terreno deles. Nossa senhó vendeu o terreno deles. Tem do cartório e tudo. Então se mesmo com cartório isso acontece, imagina se não fosse fosse fé. Então porque falso testemunho aí tá. Isso era para dar um Isso foi meio abafado lá em Guarulhos. Por quê? Porque tinha gente do cartório envolvido. Certeza que tinha política envolvido, né? Porque não
venderam só o terreno dele, com certeza venderam do Monte de gente. Pegaram uma galera inclusive que vai pro Japão porque muita, tem muitos imigrantes ou descendentes, os caras tm terreno, tem posse aqui, mas aí vai pro Japão e ficar 10 anos e os caras pegaram esses caras, saíram vendendo tudo. Então tinha uma máfia, que que aconteceu? Nada com ninguém, como sempre no Brasil. Nada. Agora se tivesse passado o batom na estátua aí, Uhum. dava o problema. Esse é Esse é outra discussão, hein? Isso é outra discussão. O problema não foi aí dava um problema. Ó,
o camarada aqui, o Guilherme perguntou, falou, né, da Unicamp que aprovou hoje a cota paraa Trans e todas as outras públicas devem seguir o mesmo caminho. O que acham disso? A gente já comentou antes, né? Mas não seria melhor ampliar as vagas para baixa renda? Já não deixaria de apoiar, já não estaria apanhando nas trantas? Hum. Não, cara. Isso, isso é uma boa pergunta no sentido seguinte: "E se você tiver um, um filho de um milionário que se identifica como trânsito?" É que assim, vamos lá, o espírito da cota, principalmente cota identitária, ele não é
necessariamente fazer justiça social em termos de acesso a dinheiro, mas ele é ele é ele ele diz o seguinte: você precisa colocar pessoas diferentes em posições de poder. Então, a questão do negro não é a questão só social, é a questão o seguinte: você Precisa colocar negros em posições onde você tem respeito social, né? para que você se acostume a ver negros advogados, negros médicos, etc. Eu discordo dessa visão, mas na hora de você refutar uma cota dessa, você não pode confundir o argumento. É como se eu falar assim: "Meu, vamos colocar o carro aqui
porque ocupa menos espaço". Você faz: "Não, coloca o carro aqui porque o carro fica mais bonito na luz aqui". Não, mas não tô falando da luz, eu tô falando de Espaço. Então são coisas diferentes. Eu sou contra cota, sou contra cota identitário. Eu acho um absurdo. Acho um absurdo, tá? Mas o argumento tem que ser rebatido da forma correta. Mas quando isso daí passou a existir, porque a Unicamp tá fazendo isso com base em alguma lei, parece que agora não. O da cota é é que na verdade existe a a ten tem um nome, é
acho que é autonomia o nome fala, não existe autonomia não sei o que lá que quem Manda dentro da universidade é a própria universidade em em termos administrativos, em termos, né? Entendi. Entendi. Faz as próprias regras, tem lá as regras dele. Isso mesmo. Bom, é isso aí. Chegamos ao fim. Eu já mandei aqui pro, ô Rafael, já mandei aqui pro Artur o convite. Se você um dia tiver lá em Curitiba, é, cara, toda vez que a gente vai viajar, cara, todo mundo me convida para ir um monte de, pô, vamos dar um treino aqui, cara.
Às vezes é muito Difícil porque a gente vai com a agenda, cara, milimetricamente ajustada, porque, [ __ ] às vezes tem vooa às 6 da manhã e chega e volta e pá e pá. Eu gostaria muito, cara, de de de [ __ ] imagina que legal fazer treino de jits em todas as academias do Brasil que eu vou. Ia ser muito bom, mas não dá. Ainda mais agora com a banda se a gente for fazer o show, cara, aí [ __ ] aí vai ser mais correria ainda. Vai ter mesmo, então? Vai ter, cara, vai
ter. A gente não sabe quando é O primeiro ainda. A gente tá se preparando, mas vai rolar, vai rolar, vai rolar. E o Sergão falou que vai tocar duas músicas na bateria lá. Bora só me chamar. Isso aí. Valeu mais uma vez, Artur. Tamamos junto. Júnior. Valeu. Valeu, Serjão. Valeu, Júnior. Mais uma vez. Valeu, Júnior. Mais uma vez. Isso aí. Excelente episódio hoje, pessoal. Muito obrigado. Não chegamos nos 270.000. Vocês me decepcionaram. Que é isso? Continue se inscrevendo aí. Só precisa se inscrever. Se você se inscrever, a gente chega nesses 270 aí amanhã, tá? Falta
pouquinho. Galera, agradecer aí a audiência de vocês hoje e a gente tá de volta aí amanhã, Redcast. Amanhã a gente vai ter o advogado, eh, Luiz Duro, não vai vir falar só caso da Juliana, caso do Daniel Alves, várias outras coisas aí também. Muito, gente boa. E o Sergão fugiu da pergunta da consciência artificial. Outro dia a gente vai falar Disso aí, hein? Vamos fazer, a gente faz um programa sobre I. A gente fez um programa sobre IA e a gente trouxe isso daí. Sérgio não acredita. Não acredita não. E sexta estamos aqui com o
Daniel Lopes, hein, falar das pirâmides. Vixe Maria, vai ser muito bom. Eu eu tô ficando, eu tô ficando ansioso para esse episódio. Cara, eu adoro aqueles views que eles vão criando teorias de como eles fizer. Tem uns que são muito bem elaborados da da teoria da Água. Já viu que eles põem boias, aí enche de água o negócio, aí sobe a pedra. Você v e tudo o Tesla já tinha escrito sobre isso. Isso que é legal. É o bod expiatório para tudo quando que aliás tem um documentário no Netflix só sobre pirâmides, né? Um cara
doidão que faz umas umas teorias conspiratórias que tinha um monte de pirâmide muito antes do da do que se chama de revolução agrícola, né? Então ele disse que na verdade o caçador coletor acabou muito Antes. Enfim, umas doideira lá. É. E quem visitou lá as pirâmides foi o Mr. Beh, cara. É, apareceu lá o para mim o vídeo 100 horas nas pirâmides. Ele foi um lugar lá que pouquíssimas pessoas foram. É. O vídeo do do Mr. Beach tá com tipo 200 milhões de views. E é curioso que se fala, quando se fala esse pirâmide, se
remete sempre ao Egito. E a gente na América Latina tem pirâmide para um caramba, mais do que no Egito. E não se Fala tanto das pirâmides aqui. É que as nossas são meio troncha, né? Não, mas tem umas bonitas, né? Tem as bonitas também. As do Sol e da Lua ali no México é bonita mesmo. Mas é que ela tem um degrauzão. É, as do Egito é mais lisinha. Acho que é isso. Não, e eu não sabia também, cara. Eu descobri há pouco tempo que as pirâmides do Egito elas eram elas tinham uma pontinha dourada
e elas eram brancas. O da o da próprio ouro Desgastou com tempo. Roubado. Tem várias teorias. Tem várias teorias sobre isso. A pirâmide de Keops tinha, não eram todas que tinham. A de Keops na planísta de Gisé tinha. Ela era toda de de arinito branco liso e a ponta de ouro. E não era uma pontinha, era uma pontona. Imagino, velho. Que ideia. Vamos pôr aqui que ninguém tirar, derreter, se roubar. Lembrando que ouro tem 20 de densidade. Deu um trabalho para levar aquele ouro lá em cima. Tudo que tudo Ali deu trabalho. Tudo ali deu
trabalho. Mas não foram os alienígenas, não. Não foram os alien. Aí vocês não vão provar. Veremos sexta. Valeu, galera. Muito obrigado. A gente vai ficando por aqui. Forte abraço. Valeu.