Eu repudio totalmente esse projeto de lei que querem aprovar aqui no Brasil. Fala aí, tudo beleza? Meu nome é Vinícius e sejam bem-vindos para mais um vídeo aqui no canal.
Um vídeo sério que eu quero aproveitar o alcance que o canal tem para a gente tentar levar essa informação para o número máximo de pessoas. Então eu conto com o seu compartilhamento pra gente tentar frear esse projeto de lei. Mas que projeto de lei é esse?
Circula na internet notícias de que um projeto de lei está próximo de ser aprovado aqui no Brasil, que vai instituir mais vistorias veiculares obrigatórias, principalmente, veja bem, para quem tem carros com 5 anos ou mais de fabricação, aquele carro usado que você compra com muito suó, já não basta a impossibilidade de você conseguir comprar um carro novo, 0 km. Você compra um carro com mais de 5 anos de uso, mais burocracia. Mais vistoria.
Afinal, vamos lá na notícia da revista Quatro Rodas. Eu vou deixar o link para você na descrição do vídeo pra gente saber do que se trata. Ataca na tela.
E vamos lá, pessoal. Notícia da quatro rodas de 15 de janeiro de 2026. Projeto de lei que revistoria obrigatória para carros com mais de 5 anos de uso.
Texto e análise na Câmara altera o Código de Trânsito Brasileiro para exigir inspeção física periódica. proíbe modelo remoto e cria reembolso em caso de reprovação de carros usados. Vamos conferir aí rapidamente pra gente ver do que se trata.
Vamos lá. A discussão sobre inspeção técnica de segurança voltou em pauta em Brasília e pode pactar diretamente a rotina e o bolso do motorista brasileiro. O projeto de lei 3507, de autoria do deputado Fausto Pinato, do PP de São Paulo, propõe a instituição da vistoria veicular obrigatória e periódica em todo território nacional.
A medida altera o Código de Trânsito Brasileiro e retira a exclusividade apenas de momentos de transferência de propriedade. O texto visa padronizar o procedimento sobre a chancela do Conselho Nacional de Trânsito Contrã, endurecendo o cerco contra veículos em condições de rodagem ou documentação irregular. Pessoal, eu também analisei o projeto de lei.
Eu vou deixar o link para você da Câmara Legislativa para você ter acesso e ver na íntegra, beleza? Eu quero também dar uma conferida na enquete pública que a própria Câmara coloca para saber como é que está lá o andamento da aceitação. Vamos lá, eu vou deixar o link também na descrição.
Taca na tela. Lembrando para você que é muito importante que você clique no link na descrição, que você vai para a Câmara dos Deputados, é um link seguro, e que você vote nessa enquete. Você tem que logar lá com seu perfil do golbr para você ter o voto computado.
Beleza? Eu já fiz o meu voto, obviamente eu discordo totalmente. E vamos ver aqui os resultados.
Olha só, resultado parcial desde 16 de julho de 2025. Poucas pessoas votaram. Vamos votar, pessoal.
Vamos passar isso pros parentes, grupo do Zap, da família, do trabalho. A gente tem que ter volume de voto. 3% concorda totalmente com o projeto, 0% na maior parte, 0% indeciso, 1% discorda na maior parte e 96% discorda totalmente desse projeto de lei.
Ponto positivo, não é possível enxergar ponto positivo no absurdo desses. Ponto negativo. Veículo popular custando R$ 90.
000. Um país com vários problemas sociais. Adquirir um automóvel é difícil para a maioria.
A solução muitas vezes é o veículo usado. Aí vem deputados e propõem piorar a condição financeira, criando uma vistoria, entre aspas. A arrecadação vai gerar mais taxas.
Então você pode conferir, a maioria esmagadora não concorda com esse projeto. Vamos votar, pessoal. Importante que isso tenha número.
Vamos aproveitar o engajamento do canal pra gente votar e tentar reverter isso daí. Agora vamos falar sobre o que tá acontecendo. Eu vou dar minha opinião.
Vamos lá. Esse negócio de vistoria acontece em determinados casos, como foi dito na quatro rodas. Quando você vai transferir o veículo, você tem que fazer vistoria.
Eu fui nascido criado no Rio de Janeiro, no Detran do Rio, onde eu tive carro a maior parte do tempo da minha vida, né? E lá existia a famosa vistoria anual obrigatória. Toda vez que você fosse licenciar o seu carro para você pegar o seu documento de licenciamento anual, você tinha que vistoriar o carro obrigatoriamente.
E pessoal, vocês não tm noção como era o inferno, como era a máfia de propinas e subornos. Os funcionários, claro que nem todos, né? Afinal, tem gente boa, tem gente ruim, mas uma galera te acharcava na cara dura.
ficava procurando pelo em ovo para reprovar o seu carro e dificultar tua vida. Você trabalhador, nunca vou esquecer um dia, né? Eu tava até com um amigo meu da Polícia Militar do Rio, foi criado comigo.
O cara cismou que o meu farol de neblina tinha uma rachadura, sendo que, na verdade, ele não tinha uma rachadura. Ele tinha um arranhão que não implicava em nada em filtração, em funcionamento. Falaram na minha cara, ó, tá reprovado.
Se você quiser resolver isso, vamos ali atrás, não sei quê. Aí meu amigo deu voz de prisão no funcionário. Aí a história mudou.
Aí veio o chefe da linha que também tinha um policial trabalhando. É muito esquema. Resumo da ópera.
Meu carro foi aprovado. O funcionário tomou ali uma advertência. não ia dar em nada, porque ele faz parte do esquema, porque ele queria levar um dinheirinho, né?
E nós trabalhadores às vezes nos víamos numa situação que subornar o cara era mais negócio, porque você já perdi um dia de trabalho para levar o carro para fazer vistoria, o carro ficar reprovado. O que que era mais barato para você? Molhar a mão do funcionário, que não é certo, ou você voltar no outro dia cumprir uma exigência que não tem cabimento?
Entendeu? Então era o inferno. Quem é do Rio de Janeiro pode comentar aqui embaixo.
Vistoria é uma burocracia inútil. E vou te falar que o projeto de lei visa melhorar a circulação de carros irregulares, de conseguir fiscalizar isso, cara. Não resolvia porque tem a máfiazinha lá das vistorias, o funcionário, não todos, repito, né?
Não resolvia nada, só piorava. E o mais pobre se lascava. E o que que tá acontecendo nesse projeto de lei?
na minha opinião, com todo respeito novamente o deputado, que é um projeto de lei que vai trazer mais burocracia para o cidadão comum e vai prejudicar os menos beneficiados financeiramente, porque visa carros com 5 anos de fabricação ou mais, não é verdade? Foi dito no comentário na enquete lá, onde um carro popular custa cerca de R$ 90. 000.
A grande população que tem condição de ter um carro, a única saída é comprar um carro usado. Você não pode ter um carro usado e você vai lá e quer botar vistoria em cima de carro do povão com mais de 5 anos de uso. Ai Vinícius, mas tem que entender que o projeto vai melhorar a circulação.
Carros menos sucateados vão andar. Aguenta aí que eu vou falar sobre uma situação que vai voltar se esse projeto for aprovado. Então na minha opinião, esse projeto ele prejudica a justiça social.
Exatamente. Justiça social. O mais pobre vai pagar uma taxa de vistoria.
Ou você acha que a vistoria é de graça? Até para você imprimir um documento digital em casa, você tem que pagar a emissão do CRLV anualmente no seu estado, que eu sei. Imagina uma vistoria, né?
E vendo o projeto de lei, ele abre brechas, inclusive para essas vistorias anuais, como tinha no Rio de Janeiro, poder voltar, entendeu? Se liga nesse trecho aqui. Olha só, lá no artigo 117A que eles querem colocar em seu inciso terceiro, diz o seguinte, abre aspas, vistorias periodicamente, conforme definição do Contran.
Que período? Olha essa brecha, na minha opinião, tá? Pode ser que eu esteja enganado, mas na minha opinião, se abrir uma brecha para voltar a vistoria anual como tinha no Rio de Janeiro, você sabe o que que vai acontecer?
Primeiramente, voltando ao projeto, o projeto, na minha opinião, com todo respeito novamente, tem caráter arrecadatório, né? Não vai resolver o problema de ninguém, vai criar novos problemas, vai prejudicar quem não tem condições, ou seja, quem não tem carro zero, né? Quem tem carro zero não vai precisar fazer vistoria, mais imposto, mais taxa.
E no Rio de Janeiro tinha uma situação que pode voltar se isso for aprovado. A máfia das propinas, não é mesmo? Como falei antes, você sabe o que que tinha no Rio de Janeiro, cara?
É incrível, né? Lá quando você ia fazer vistoria anual, na frente do posto, assim, a 1 m da da guarita do posto, tinham pessoas que montava umas tendas assim com o kit vistoria. Que que tinha no kit vistoria na época?
Extintor com validade, triângulo, chave de roda, macaco, step bom, lâmpadas, paletas de limpador. Você alugava esse kit vistoria. Veja bem, você chegava com teu carro irregular, pneu careca, o step ferrado, sem triângulo, com a lâmpada queimada, você encostava nesse camarada lá que você tinha que pagar um dinheiro, ele instalava o Kate Vistoria no teu carro, tirava aquele pneu regular, botava um pneu bom, botava uma lâmpada boa no lugar, aí você fazia vistoria, o carro era aprovado, aí quando você saía do local, você devolvia o item alugado e seu carro continuava irregular, sendo que aprovado, licenciado.
É isso que vai acontecer, excelentíssimo deputado. Estamos no Brasil, não estamos na Dinamarca, não estamos na Suécia, não é papo de vira lata, não. Conheço, sei como é que funciona.
E, infelizmente sai mais barato você fazer isso do que você talvez regularizar uma situação que talvez não precise. Um pneu que está próximo do TW vai ser reprovado na vistoria, mas esse pneu tem condições de rodar. daqui a um mês o cara tem condições de troca.
Eu não tô chancelando o carro com pneu careca. Eu não tô chancelando o carro sucateado na rua não, gente. Eu estou falando aqui que esse projeto vai prejudicar quem não tem dinheiro.
O motorista que tem que rodar todo dia para matar um leão por dia e levar comida para casa, principalmente. Isso vai acontecer, gente. Eu vivenciei isso na pele, mas eu fiz um apanhado de DS que eu vi nos comentários e realmente eu tenho que concordar.
É um projeto que, ao meu ver, com todo respeito, novamente, visa apenas arrecadar. Burocratizar um sistema que já excessivamente burocratizado, já tem vistoria suficiente prevista na legislação. Vocês querem colocar mais vistoria?
Já pagamos um PVA caríssimo. Já paga o imposto quando compro o carro. Tem que pagar o imposto para rodar com carro.
Agora tem que fazer vistoria pagando nova taxa, licenciamento. E outra coisa que foi levantado pelo público, sabe o que que o público levantou? Ano passado o carro usado bateu recorde.
Eu já até fiz um vídeo aqui no canal sobre isso. Recorde de negociações, onde foi sete vezes mais veículos usados sendo vendidos do que veículos novos. E a galera, o público propõe um lobby, que as montadoras estejam pressionando os políticos para fazerem um lobby e tentarem dificultar o cara ter um carro usado, né?
Para quem sabe ele se ferrar mais um pouquinho com essa taxa de juros alto, comprar um quid de R$ 80. 000 para ter que escapar dessas burocracias. Sinceramente, parece até a teoria da conspiração, mas faz sentido.
Realmente, as montadoras têm um lobby muito forte no nosso Congresso, visto que elas agem em conjunto, aumentam preços de forma deliberadamente absurdas acima da inflação e ninguém faz nada. Fora que tem imposto para caramba também nos carros, né? Quase metade ou metade, gente, é muito complicado, entendeu?
É, é, é, é chato. É chato, cara. Você trabalhador tem que pagar mais uma continha dessa.
Outra situação, quem tem projeto aí, carro modificado, que já é um parto para você legalizar, vai ter que ter vistorias periódicas obrigatórias. Já pensou se fica anual esse negócio? Vai inviabilizar quem trabalha com isso, vai inviabilizar quem tem carro assim.
Muita gente pode desistir de um hobby saudável e mexer na economia, porque esse setor emprega muita gente. Outra consequência de um projeto de lei desse que eu não concordo de jeito nenhum. No Rio de Janeiro, acredito que no Brasil tudo funcione assim.
O despachante, aquele profissional, mediante um pagamento, ele tem lá o conhecimento dele dentro do departamento de trânsito. Ele desenrola o que você precisa. Você comprar um carro, não tem tempo para fazer vistoria, ele te dá o documento sem você fazer uma vistoria do carro.
Sabia disso? Mais vistorias. Sabe o que vai acontecer?
Esse serviço vai ficar mais caro e não vai ser feita a vistoria. O problema não vai ser resolvido. Se tiver vistoria, vai ter a mamata da propina, o esqueminha.
Repito, não são todos são corruptos. vai fomentar mais a isso. Esse projeto, como disse antes, é arrecadatório, vai favorecer empresas do setor, mais taxas para o trabalhador, etc.
e tal. Mas eu quero deixar aqui um recado pro autor do projeto, excelentíssimo deputado, eh, com todo respeito a a vossa pessoa, né, seu homem público, eleito pelo povo. Então, pense bem, estamos em 2026, eleição, o povo lhe elegeu para ficar 4 anos no seu cargo.
O senhor está dando ouvido ao povo? Então eu peço gentilmente, com todo respeito, que o senhor ouça quem lhe elegeu, né, o povo brasileiro. E que esse projeto não beneficie em nada o povo, né, e sim prejudica.
Então o senhor está para representar o interesse do povo e não interesse de empresas, interesse de montadoras ou seja lá o que for. Peço gentilmente que repense o projeto, porque eu repudio totalmente, assim como a grande maioria da população que não aguenta mais pagar imposto, taxa e ter sua rotina prejudicada. E o pior, o projeto na prática não vai ter feito nenhum, porque a corrupção vai falar mais alto o jeitinho e vai piorar ainda mais.
Mas é isso aí, pessoal. Espero que vocês tenham gostado do vídeo. É um vídeo grande, né?
Mas eu tinha que falar o que tinha que ser feito. Eu fico revoltado. Coloquei até um cenário escuro que eu estou em clima de luto.
O Brasil cada ano que passa só piora. Ano novo aí para nem metade do primeiro mês já tem notícia assim, já tem PVA para pagar. Então é isso.
Peço gentilmente que vocês votem na enquete, o link tá na descrição. Vamos mostrar para os políticos que nós temos força. É isso aí.
Um forte abraço.