fala gateiros e gateiras sejam muito bem-vindos a mais um vídeo aqui no canal meu nome é thago no vídeo de hoje vou te falar coisas que se um veterinário te disser ele está mentindo e antes de continuar o vídeo quero te pedir para se inscrever aqui no canal porque aqui você at acesso a todas as informações do mundo felino também ativa o Sininho para você sempre ser notificado quando eu lançar um vídeo novo Beleza então bora pro conteúdo bom alguns veterinários né podem acabar falando algumas coisas que não são certas e que podem acabar empaquetando
na vida do gato de forma negativa tá não que o veterinário esteja dizendo né que é por conta própria no sentido de de querer mentir sabe mas muitas das vezes é por conta de não se atualizar e não ter a informação correta infelizmente né as faculdades de veterinário hoje em dia estão mudando mas ainda A grande maioria se fala muito pouco de gato se aprende muito pouco de gatos dentro da própria faculdade então se a pessoa que já formou e já é bem antiga ela não tiver ali o hábito de se atualizar ela vai se
manter naquela informação falsa e que vai impactar na vida dos gatos e se os novos profissionais de hoje em dia não buscar informações fora da faculdade também vão ter informações falsas Tá bom então não é que ele tá mentindo por por porque ele quer mas por falsa e por não ter informação correta ou por não querer buscar a informação correta Tá mas isso todas as coisas que eu vou falar aqui de certa forma impacta na vida do seu gato e que se você tivesse a informação correta o seu gato também ia ter uma vida melhor
e uma vida mais saudável tá então esse vídeo ele é muito importante não estou falando mal de veterinário nenhum não Estou atacando a classe veterinária muito pelo contrário tá é apenas alertando vocês tutores de que às vezes vocês podem acabar escutando isso aqui e acreditar e acabar levando pra vivência do seu gato e prejudicando eles Tá bom então a primeira coisa é que sachê faz mal em pleno 2024 não faz sentido algum falar que sachê faz mal para gatos e isso é uma das coisas que eu mais escuto ainda né dos tutores de vocês que
vem nos meus vídeos e falam thago meu veterinário falou que sachê tem muito sódio meu veterinário falou que sachê causa doença renal que sachê faz mal pessoal isso não faz o menor sentido sobre o sódio que é muito comum falar que sachê é alto em sódio eu tenho um vídeo específico aqui no canal falando sobre isso tá só você pesquisar sódio medicina feminas que vai você vai encontrar é um vídeo até meio flopado infelizmente né muitas pessoas falam sobre isso mas infelizmente poucos vem o vídeo né mas tá tudo lá eu explico direitinho com o
artigo científico faço comparação por exemplo do sachê whas que muitas pessoas falam que a alto em sódio com né O que a gente tem em artigos não é alto em sódio tá pessoal muito pelo contrário é o sachê geralmente são até mais baixos em sódios do que as melhores rações que a gente tem no mercado então não faz sentido dizer isso falar que sachê causa doença renal é Beira AB burrice tá desculpa a palavra mas Beira AB burrice por quê Porque é completamente o contrário o sachê ele hidrata o gato ele faz com que o
gato beba mais água como que você fazer um gato beber mais água vai levar ele a doença renal é o contrário gatos que não tomam sachê não comem sachê são gatos mais predispostos a doença renal gatos que comem muito sachê são menos predispostos Tá bom então falar que se você já escutou que sachê faz mal por favor Espero que você já tenha tirado isso da cabeça se você não tinha tirado ainda tire agora comece a dar sachê pro seu gato não acredite nessas coisas porque você dá o pior sachê que a gente tem no mercado
é muito melhor do que você não dar nenhum sachê tá porque o benefício da hidratação do sachê mesmo que seja o pior que a gente tem no mercado é infinitamente maior do que o potencial malefício que algum ingrediente Zinho ou outro vai ter por quê Porque 80% do sachê é u então aquele ingrediente maléfico que pode né potenciar o maléfico ali ele tá numa quantidade tão pequena que que faz parte da matéria seca ali que a chance de fazer alguma coisa ruim é muito baixa entende então o benefício da hidratação é muito maior então por
isso que eu sempre falo para vocês quando eu estou avaliando sa aqui no meu canal olha essas avaliações é tem os melhores tem aqueles medianos tem os piores se você tem condição e o seu gato come os melhores dê os melhores se você tem condição e o seu gato come os medianos dê os medianos agora tem condição de dar o melhor Tiago mas meu gato Ele quer o mediano posso dar Óbvio Tiago tenho condição de dar os melhores mas meu gato não come os melhores nem os medianos meu gato só come os piores você vai
dar os piores Tiago tem condição de dar os melhores uma vez por semana mas se eu der os piores eu posso dar todo dia dar o pior todo dia tá porque a hidratação é o mais importante aqui tá a segunda mentira é que não precisa castrar não sei que que tá acontecendo hoje em dia que eu tô me deparando com uns vídeos Absurdos no Instagram né das pessoas falando que castração faz mal e que é antinatural e e e muitos desses são pessoas leigas né criadores e tudo né E também veterinários eu fico assim meu
Deus do céu onde que a gente tá indo parar não existe isso de que castração faz mal pessoal a castração faz é bem é um ato de amor é um método de controle populacional você vai evitar que tenha gatos que nascem na rua sofrem na rua morrem na rua que são maltratados pelos seres humanos que depois vão parar Em um abrigo e vão ficar lá para sempre mas isso não é a única questão de controle populacional é uma questão de saúde pro seu gato prevenção de câncer tá bom prevenção de problemas comportamentais que vão afetar
não só o seu gato mas você também um gato não castrado é um gato mais estressado um gato estressado é um gato com MA são há problemas urinários há problemas renais há vários problemas gastrointestinais o stress pro gato é fator prisp que predispõe né a várias doenças a castração é um ato de amor tá e virar e falar Ah tá mas então Castra só depois de um ano não existe isso tá pessoal Inclusive eu já tenho um vídeo aqui no meu canal também mostrando vá e vários artigos falando que você castrar o gatinho com 5
meses você castrar ele antes do primeiro cio não interfere de forma alguma no desenvolvimento Desse gato muitas pessoas falam se você Castra antes do primeiro cio Castra cedo você por exemplo o macho ele vai ser mais predisposto à obstrução porque a aetra vai ser mais fininha ela não vai desenvolver mentira já existem pesquisas que mostram que desenvolve normalmente tá e tem pessoas que falam que quando você Castra que você predispõe a processos neoplásicos Óbvio que não tá tem várias pesquisas que mostram o contrário previne processos neoplásicos Ainda mais por conta do c o cio é
um Boom hormonal você muda completamente o metabolismo tá E esses booms cada ciclo né Cada Boom hormonal a chance de neoplasia aumenta porque ela mexe no metabolismo celular lá tá então castração é um ato de amor não acredite se fala ah não precisa castrar ah Castra só depois de um ano se você castrar só depois de um ano a sua fêmea ela vai entrar no por exemplo no cio com 5 meses tá com 5 meses ela vai começar a ter C quase que mensalmente tá e óbvio que vai Aria de gato para gato mas um
C por mês ali quase então ela vai ter cinco cios seis cios quando você for castral até mais a chance que depois de você castrar com um ano mesmo você castrando ela tem um processo neoplásico é bem maior do que se você castr asse com 5 meses tá então se você tem interesse em ver esse vídeo meso é só você colocar castração medicina Felinas que você também vai ver esse vídeo tá lá tem vários artigos que eu mostro sobre essa questão desmentindo muitas dessas falas a terceira mentira é que ração alta em proteína causa doença
renal crônica Eu já ouvi muitas pessoas falando isso também falando thago e veterinário falou que eu tava dando a ração as melhores rações são altas em proteína então a pessoa fala tava dando biofresh eu tava dando e e ND eu tava dando fórmula natural tava dando as melhores inclusive que você indica e o veterinário falou que era para parar porque ia dar doença renal já já recebi comentários de pessoas falando que o veterinário falou que a que a ração ND causou doença renal porque ela é alta em proteína pessoal olha não existe isso tá o
gato é um animal que foi feito para comer altas altas quantidades de proteína a carcaça de um rato por exemplo ela tem mais proteína do que a nossa ração tá ela tem assim algumas carcaças chegam a 60% de proteína então o gato ele foi feito para comer isso aí você vira e fala que dar uma alimentação parecida com a alimentação natural vai deixar o gato doente não faz sentido né e Óbvio meu gato ele foi diagnosticado com doença renal ele é doente renal você não vai ficar dando uma ração com 55% de proteína para um
gato que é doente renal se ele tem a condição Aí sim vai diminuir a ingestão proteica agora um gato adulto saudável sim deve comer ração com proteí na alta porque é o natural e o saudável para ele se ele ficou doente renal tem vários outros fatores que interferiram nisso provavelmente a questão hídrica a questão ambiental por último a questão proteica da da dieta Tá Inclusive tem uma pesquisa já também que pegou vários gatos durante 3 anos e meio Colocaram ele em uma dieta por volta de 50% de proteína todo mês eles coletavam s e avaliavam
biomarcadores renais durante 3 anos e meio comendo uma ração com por volta de 50% de proteína nenhum dos gatos nenhum teve alteração nos biomarcadores renais tá então falar que ração alta proteína causa problema renal é também uma mentira de novo reforçando se seu gato Já é doente renal Aí sim é outro papo existe discussões ainda também porque tem estágios da doença renal tem autores né que debatem que por exemplo o estágio um que é o estágio mais Inicial Zinho ali que ainda não é necessário entrar com uma ração renal porque se você também diminui muito
a ingestão proteica o gato ele começa a tirar a energia da gordura gera um quadro ali de de de CTO acidose né De certa forma e isso também lesiona ali os néfrons Então a gente tem um debate muito grande sobre isso ainda mas se o gato é diagnosticado com doença renal você vai seguir a indicação do seu veterinário agora seu gato tem 1 2 3 anos saudável jovem comendo uma ração alta em proteína é para ser assim tá não troque por uma ração menor porque Ah não vai ficar doente Tá então por favor a quarta
mentira é que Royal canã e rios são as melhores rações isso é algo muito antigo e que ainda se fala por qu na faculdade de veterinária pessoal a ainda é são tantas matérias e tantas informações né de tantos animais diferentes que infelizmente não tem como cobrir tudo mesmo né então A grande maioria das faculdades quando a gente vai estudar uma a matéria de nutrição animal por exemplo são muitos animais então eles falam sobre nutrição de quê de bovinos tá uma produção né uma nutrição para produção animal que eles julgam ser né a mais importante é
ser saber então a gente não est estuda assim eu tô falando da minha faculdade e da maioria tá óbvio que algumas talvez estudam nutrição de cão e gato tá a fundo ali então acaba que muitos veterinários saem da faculdade não fazendo uma mínima ideia de como olhar um rótulo de ração do que é bom do que é ruim de avaliar uma ração o mínimo ali né então Eles saem vão trabalhar e eles se deparam com essas grandes marcas como a Royal canan e rios indo né fazendo uma parceria para eles recomendarem a ração né então
eles começam a recomendar como se fosse a melhor ração e eles não sabem olhar o rótulo e ver se realmente é uma boa ração tá não tô falando que todas as rações são ruins Inclusive eu gosto por exemplo já usei ração da Royal canan medicamentosa a Royal canan e a RS são sim as melhores marcas de ração medicamentosa que a gente tem no Brasil agora a ração de de castrado das duas não é boa é ruim tá então aqui eu tô falando da ração de castrados elas TM uma pontuação muito baixa é ass nível de
proteína baixo alto em carboidratos ingredientes ruins tem muitas fontes de proteína vegetal pouquíssimos ingredientes benéficos tem conservantes artificiais por exemplo né então assim e o preço muito alto então não faz sentido algum tá então se você chegar no veterinário infelizmente ele recomenda não olha dá Royal canã para castrados porque é a melhor ração que a gente tem ou a RS não acredite tá porque não são infelizmente não são a quinta mentira é que todos os gatos devem vacinar anualmente tem vacina que anualmente por exemplo a da raiva a da raiva legalmente é obrigatória no Brasil
tá é uma lei é obrigatória você vai assinar o seu gato a manualmente para raiva tá agora as outras vacinas de acordo com protocolo de vacinação né com guia ali da wva para gatos né que é uma uma organização que que fornece essas informações por exemplo tem de pega ali todas as doenças mas a gente tem a média que é por exemplo a V3 a v4 né tirando a V5 né que a V5 seria incluindo a a vacina da F ali então v4 a gente tem a panleucopenia felina o herpis Ví felino O Cálice vírus
e a Clamídia tá a v4 como que é feito a vacinação da v4 se você tem um gato filhotinho ah T meu gato tá aqui do meses Acabei de adotar dois meses você vai fazer um protocolo de uma dose nas oito semanas uma dose daqui quatro semanas outra dose daqui 4 Semanas tá isso você pode fazer junto a v4 porque a V5 hoje em dia você tem a V5 separada a V5 você pode fazer duas doses então você pode fazer uma dose da V5 junto com a v4 com 8 semanas depois você faz uma dose
da v4 com V5 quro semanas depois depois mais quro semanas você faz só a v4 tá aí você fez essas três doses a v4 você vai fazer uma dose seis meses com o gato com se meses ou um ano então você fez você terminou esse protocolo de três doses da v4 com 16 semanas 4 meses quando esse gato completar um ano você refaz uma dose depois você pode vacinar só daqui 3 anos tá ele tem essa essa janela de 3 anos aí de imunidade então você pode vacinar tá você não precisa vacinar todo ano você
pode vinar daqui 2 anos tá 3 anos 2 anos e meio o que recomendo é não ultrapassar 3 anos tá bom a V5 você vai fazer duas doses reforçar 6 meses a um ano depois da última dose então por exemplo se você for vacinar terminar né Com 12 Semanas ali ele vai ter o que 3 meses você vai se você for vacinar 6 meses depois da última dose você vai vacinar ele com 9 meses ou um ano você vai vacinar depois entendeu mas tem que vacinar um ano a se meses depois da última dose da
VC depois que fez esse reforço da V5 também você vai vacinar de 2 a 3 anos depois pois não ultrapassando 3 anos tá então se você for pegar a média aí você quiser manter uma imunidade interessante você pode vacinar de dois em 2 anos ou 2 anos e meio de 2 anos e meio se você não quiser chegar ali no extremo de 3 anos tá mas não precisa ser anualmente porque o gato tem né aquela questão até difícil de falar porque às vezes a gente fala o tutor fica com medo e não quer vacinar vacinação
é importante tá seu gato mesmo que seu gato fique dentro de casa né é importante por quê Porque por exemplo o herpis vírus o herpis vírus é a gente tem que Cerca de 80 80% dos gatos assim que tem o herps vírus 45% desses vão ter a volta dos sinais por quê Porque o herps vírus é um vírus latente ele fica no corpo para sempre e 45% dos gatos que tem o herps vírus e que geralmente ele pega da mãezinha ali durante e a amamentação volta a ter os sinais clínicos algum dia agora quando ele
é vacinado contra o herps vírus Ele tem ali uma um certo reforço dessa proteção para que não volte a ter os sinais clínicos entende se você não vacina a chance de recorrência é grande e apesar de ser uma doença autolimitante que não é tão fácil assim causar a morte do gato pode causar pode causar problemas chatos como úlcera de córnea problemas respiratórios Então não é algo legal de se ver tá E você Como gateiro você pode trazer outros gatos para dentro de casa você pode adotar outros gatos e seu gato gato tem que est com
as vacinas em dia para se proteger caso o gato que você trouxer tenha alguma coisa porque assim você adota um gato novo você pode fazer a quarentena pode fazer o teste de FIB felv Mas você não vai fazer PCR de herpesvírus você não vai fazer PCR de calice vírus você não vai fazer PCR das outras doenças entende porque a gente não tem teste rápido pras outras doenças só para FIB E felda aí como que você vai garantir que ele não tá liberando esses vírus porque ele pode liberar sem ter sinal Clínico então seus animais têm
que est vacinados tá aí o que eu tava falando é que o gato ele tem o sarcoma de aplicação que é um tipo de neoplasia muito invasiva e grave agressiva em gatos tá por isso que hoje em dia é recomendado você vacinar na patinha do gato e no rabo porque Se surgir esse sarcoma por aplicação você faz a amputação e o Gato vive bem tá agora se antigamente fazia muita aplicação aqui na na escápula né e na na aqui na região lombar assim é uma área que se surgiu sarcoma de difícil você fazer a cirurgia
de remoção porque não tem como você amputar essas partes entende então você vacinando aí a cada do 2 anos e meio você previne a chance desse sarcom de aplicação que seria aumentado se você vacinasse todo ano tá então n a vacinação pode ser feita nesse intervalo de tempo sem problemas é recomendação de órgãos mundiais tá bom a sexta mentira é que gatos não devem passear muitos veterinários podem acabar falando isso por uma visão de que ah gato não é cachorro cachorro beleza não é uma visão completamente errada tá mas os gatos sim podem se beneficiar
muito do passeio assim como os cães e devem passear se o seu gato for propenso a passear e for treinado e acostumado a passear e se você souber como passear corretamente tá outros veterinários né Inclusive eu já vi vídeos na internet e não recomendando o passeio por conta do quê despor tricose Tá pessoa falando Ah passei com meu gato não passei com o gato de vocês eu passeava com o meu e ele pegou Esso esporo e agora tá uma sofrência danada para tratar isso pessoal ele pegou esporo Provavelmente porque você passeou da forma errada a
o a espor tricose ela tá presente aonde em matéria orgânica principalmente terra e madeira tá Galhos de árvore tudo isso por isso que antigamente ela era conhecida como a doença do Jardineiro porque os jardineiros que ficavam ali com uma mexendo com com árvore com solo Terra eles pegavam a espora tricose entende então se você vai passear com o seu gato por exro do seu condomínio evitando que ele vá na terra evitando que ele suba nas árvores não deixando ele jamais arranhar a árvore se você não deixar ele chegar nesses locais de matéria orgânica ele não
vai pegar ot tricose agora se você deixa o seu gato ficar arranhando uma árvore ficar cavando areia ali aí ele vai ter chance tá então se você passeia da forma correta evitando esses locais como maté orgânica as árvores não deixando seu gato comer qualquer planta tá não deixando o seu gato colocar qualquer coisa que seja na boca passeando em momentos mais tranquilos do dia fazendo tudo certinho não tem problema algum nem risco algum tá Então gato Pode sim passear e é algo muito benéfico se feito da forma correta tá a sétima questão é normalizar o
vômito isso aqui é algo muito sério pessoal até hoje tem muitas pessoas que acreditam que que o vômito ele é normal e infelizmente até veterinários podem acabar falando isso né Às vezes a pessoas fala ah Doutor meu gato vomitou meu gato tá vomitando tá vomitando né Às vezes o o gato vai pra clínica por outra queixa né aí o veterinário pergunta ah mas ele apresenta o vô ele ah apresenta mas assim uma vez no mês né o veterin ah não tá então essa quantidade aí é normal não é normal nenhum animal é normal vomitar nenhum
animal vomita porque é um mecanismo dele normal de saúde o vô tem um indicativo de que tem alguma coisa errada você tá colocando algo para fora é um reflexo do seu corpo para jogar algo maléfico para fora tá então no gato é a mesma coisa no mínimo do mínimo o gato tá com uma bola de pelo que também pode ser grave na maioria das vezes não é ele pode estar com uma dieta inadequada quantidade de fibras inadequada um tamanho de grão inadequado se ele tiver regurgitando por exemplo algum ingrediente específico ali da Ração que tá
fazendo mal que tá causando ali uma uma sensibilidade alimentar Talvez uma alergia alimentar mas o vômito ele sempre no mínimo ali uma hipomotilidade então ele sempre vai indicar pelo menos alguma coisa então vomitou Óbvio vomitou uma vez ali depois não vomitou mais não precisa ir no veterinário coisas normais da vida por exemplo a gente Às vezes a gente come alguma coisa ali meio ruinzinha vai lá vomita e a gente não vai no no veterinário a gente não vai no médico né alguma coisa esporádica que a gente comeu e todo gato também pode ter isso às
vezes ele comeu um inseto alguma coisinha que fez mal ali às vezes é um dia que ele acordou meio enjoadinho por algum motivo foi lá vomitou Beleza agora se o vômito é recorrente mesmo que seja em grande intervalo de tempo mas seja frequente deve ir no veterinário Então tá vomitando uma vez todo mês mesmo que o intervalo seja grande mas todo mês ele vomita tem que ir no veterinário tá pro veterinário investigar e te orientar da forma correta assim né se você foi no veterinário que normalizou o v você vai ter que procurar outro veterinário
né a oitava questão é vermifugação mensal assim medicamento pessoal ele é feito para tratar e não para prevenir salvo raras exceções tá e o vermífugo como prevenção tá porque tem vários casos específicos né de questão de de de monetária de condição do tutor porque o ideal do ideal é levar o gato no veterinário para um checkup anual nesse checkup fazer um exame de fees averiguar se tem tem algum parasita se tem algum verme ali nas feses tá bom averiguou que tem tudo vai e faz o tratamento mas né a gente sabe que muitos tutores não
tem condição de fazer isso e tudo então utilizar como prevenção pode ser feito mas mensalmente não é necessário tá não é necessário então assim se o seu Gato vive apartamento não tem contato com o cão que passeia não também não vai pra área externa nem nada você pode fazer semestralmente ou até anualmente tá bom na verdade é melhor até anualmente porque ele não tem contato com nada agora gato passeia o gato você tem cães em casa também que passeiam seu gato tem acesso a um jardim amplo pode fazer semestralmente tá de seis em se meses
agora mensalmente é muito muita quantidade tá e alguns medicamentos ali e poem acabar tendo um efeito no organismo que não é legal de se ter mensalmente tá ainda mais antipulgas muito cuidado com antipulgas já maisis use antipulgas como prevenção tá pessoal antipulgas porque antipulgas dá para você ver o verme ainda é difícil você não consegue ver ali né você tem que fazer o exame de F só se o gato tiver com uma infestação gigantesca você vê saindo nas F mas aí já indiga que tá um grau assim elevadíssimo então a prevenção aqui pode ser feita
nesse sentido Olha eu vou dar de se meses ou um ano para se tiver alguma coisinha matar mas vou dar intervalo grande de tempo agora o antipulga você consegue ver a pulga tá se o gara vai coçar e você vai ver a pulga então antipulga é para usar quando tem pulga não é para usar de prevenção por muitos desses antipulgas principalmente os tópicos não sou contra os tópicos tá já usei os meus gatos no Jesuino por exemplo ele tin um moti muito e recorrente a gente teve que usar por exemplo advocate né que coloca aqui
essas pipetas tem uns componentes que podem fazer mal pro gato tá mas quando utilizado como tratamento uma vez ali não vai fazer não vai ter problema agora se você usa essa pepeta todo mês PR prevenção sem precisar aí sim o gato pode enfrentar problema tá bom então as pipetas aqui é para usar só quando tiver pulga tá bom não usa como prevenção mensalmente pelo amor de Deus a nona questão é normalizar o gato idoso muitas pessoas acham que o gato o que o que é comum não é normal tá pessoal é comum gato idoso dormir
mais sim e é normal de certa forma mas é como um gato idoso parar de querer fazer as coisas que ele gostava antes não é como um gato idoso que brincava antes não queria brincar de nenhuma forma mais não é que comum gato idoso não aguentar subir nos locais mais é comum mas não é normal é comum gato e doce tem dificuldade de andar apresentar alguma locomoção mais ali travadinha é comum mas não é normal então às vezes a pessoa acha que o gato idoso ele vai ele vai parar de brincar porque ah não mas
é porque ele tá velhinho é normal Ah ele não tá subindo mais lugar não porque ele tá velhinho ele tá com dor é normal tá ele tá com dor ele tá com Artrite e vai ficar assim você não vai fazer nada PR PR melhorar essa artrite dele ah el não tá brincando mais nada Talvez ele tá com dor por isso que ele não quer brincar o gato idoso pessoal é normal Diminuir a quantidade de brincadeira o tempo de brincadeira mas um gato que gosta muito de brincar quando ele fica idoso não é normal ele parar
100% de brincar ele pode estar com dor articular e ele não quer brincar por conta da dor tá então essas questões não podem ser normalizadas é comum mas não é normal e tem forma de manejar isso melhorar o bem-estar e a vida de um gato idoso diminuir a dor tá cuidados ali paliativos né cuidados ali Cis que os gatos também precisam assim como muitos humanos precisam tá igual a mesma coisa de o ser humano se uma pessoa é idosa quando é adulta ela era extremamente atlética ela fica idosa se ela parar de fazer sempre por
das atividades É porque ela tá com uma dor ou uma debilitação muito grande não é se ela não tiver ela vai continuar fazendo exercício físico mas numa menor intensidade numa menor frequência O gato é a mesma coisa tá a décima questão é gatos são solitários muitos veterinários acabam Ah não precisa adotar outro não o Gato vive bem sozinho não pode viajar Ah se você trabalha aí um dia sim um dia não Você fica o dia inteiro fora de casa se você viaja todo final de semana fica dois TR dias fora adota um gato porque ele
fica bem sozinho você não precisa chamar ninguém para cuidar dele balela mentira tá o gato é um animal sim sociável e se beneficia muito da companhia de outro gato se feito obviamente a introdução da forma correta por isso que eu sempre recomendo não tem gato ainda você conhece se você tá me assistindo esse vídeo até agora provavelmente você tem gato muito difícil você não ter gato né se você não tem deixa aqui nos comentários para eu saber mas se você por exemplo tá me assistindo vê que conhecer alguém que não tem gato e tá querendo
adotar gato recomendo adotar dois de uma vez ela vai querer adotar outro uma hora tem eu garanto isso para ela então adotar dois da mesma linhada de uma vez Eles já vão crescer muito apegados muito amigos e vai ser muito benéfico para eles essa companhia tá eles não vão depender 100% de você para esos eles vão se fazer companhia quando você tiver ausente é só benefício tá bom e a 11ª aqui então é necessário pegar no cangote se você for em uma clínica e para atender o seu gato o veterinário pegar no cangote te falar
não mas é normal ele não sente dor a gente precisa fazer isso mesmo porque o gato ele é complicado balela mentira mostra completo despreparo pro atendimento do gato Tá isso era uma técnica utilizada muito no passado mas hoje em dia já não se usa mais é completamente ultrapassada só estressa e faz mal para o gato a gente tem várias outras técnicas catch frame de contenção que não necessita pegar no cangote o gato Sim sente dor quando pega ali se falar que não sente dor é mentira também sente dor a gente tem métodos de contenção Cat
friendly gatos extremamente difíceis que não aceita nada pode ser recomendar a gaba pentina gaba pentina não resolveu nada vai sedar esse gato mas não Vai forçar ele a nada tá é assim que se faz nos dias atuais Então esse foi o vídeo de hoje espero que vocês tenham gostado antes de terminar quero te lembrar que eu ten minha loja de produtos PED onde você pode comprar qualquer tipo de produto pro seu gatinho eu deixo o link aqui embaixo na descrição peço que você me dar uma preferência porque assim você Está contribuindo muito meu trabalho aqui
no YouTube beleza Muito obrigado pela atenção de vocês até o próximo vídeo