mas o que que vocês acham sobre esse horário de comer porque eu lembro nitidamente quando eu comecei a ler sobre dieta a gente Lia nas revistinhas né era aquelas dietas você tem que comer algo leve e aí a gente comi o qu P integrar com queijo branco é ISO bolachinha ua sal que é tipo gente não tem nada não tem nem nutriente nem nada então mas é carboidrato simples ainda né po no dia seguinte você acorda morto de fome morto de fome não comer a mesa eu acho a ideia de comer no café da manhã
bem interessante porque realmente pode ajudar muito no controle da saciedade ao longo do dia e e até entra nessa questão né do do comer de três em 3 horas do jejum que fica essa briga também né é mito não é precisa não precisa enfim eu já lá no início nos primórdios né de nutricionista 20 anos atrás saí da faculdade né falando que a pessoa tinha que comer de três em 3 horas depois eu mudei e falei não você come só quando tem fome e hoje dia na verdade hoje em dia conta pra gente hoje em
dia vamos lá Nem um nem outro Depende muito da pessoa tá porque às vezes ela fala assim não não tenho fome e eh às vezes é complicado você falar para uma pessoa que tá toda desregulada que tá toda inflamada que tá com sobrepeso que tá com fome e saciedade assim toda bagunçada eh falar para ela comer só quando ela tem fome nem ela sabe quando ela tem fome ou ela sente acha que é fome e não é Enfim então então para essa pessoa de repente é melhor botar um café da manhã proteico né mesmo que
ela não tenha fome é fazer ela fazer pequenos Lanches ao longo do dia para que ela fique realmente sempre saciada porque aí ela não vai ter aquela vontade louca de comer um doce um biscoito alguma coisa assim eu fiz até um projeto esses tempos que era o Mulher Maravilha era mais para ganho de massa muscular e eu tinha lá dentro mulheres eutróficas magrinhas e com sobrepeso é o eutrófica é normal tipo eu você somos eutróficos tá por mais que a gente sempre acha que tá né com uma gordurinha mais que mulher como diz Nanda milia
nas k nas com 3 kg na dois então eu tinha esses três tipos e e eu passei na primeira semana para elas uma dieta com bastante caloria eu passei 2500 calorias porque o objetivo do do do do do programa era ganho de massa musc tá E aí elas ficaram desesperadas eu falei cara vai dar tudo certo porque assim a magrinha vai ganhar a eutrófica vai conseguir ali melhorar o aumento de massa muscular dela vai treinar melhor e a gordinha vai estar comendo menos tá a que tá acima do peso vai est comendo menos do que
ela come e e foi assim ó batata literalmente porque tinha bastante batata no cardápio é tinha proteína em todas as refeições eram cinco cinco refeições ao longo do dia bastante proteína em todas eh carboidrato enfim e elas meu Deus tanta comida e tal e ao final de uma semana o Meu experimento a final de uma semana todas elas relataram assim que ficaram super saciadas não tiveram vontade de comer besteira nossa vontade de comer doce sumiu eu tô sempre saado L inchada já tava cheia de comida já não tinha como é eu não consegui nem comer
tudo ah e emagreceram né as que estavam acima do peso emagreceram as que estavam normais magrinhas tipo sentiram aquele Nossa tô tr treinando melhor tô com força para treinar e aí você treinando melhor você ganha músculo você perde gordura né então Eh nem sempre aquilo que a gente falou só o jejum ou só comer quando tem fome é o é o ideal às vezes quando a pessoa tá com uma limitação muito bagunçada você estipular ali por isso que eu falei eu mudei agora antes era só uma coisa depois só outra hoje eu vou avaliar aquele
grupo ou Aquela aquele indivíduo e ver o que que seria mais interessante nesse momento ah estipular refeições ou falar para ela não siga sua eh faça uma alimentação intuitiva porque para ter uma alimentação intuitiva de comer só quando tem fome e tal você tem que saber muito bem sobre os alimentos o que comer entender muito bem o seu corpo e a maioria das pessoas não conhecem o próprio corpo né então Eh hoje o que eu faço é isso assim depende muito do que eu tô vendo ali da onde essa pessoa tá vindo então ou ela
ela pode ser que ela coma três quatro cinco refeições ou que ela faça jejum ou que ela coma só com fome então não tem uma regra assim engessada é eu penso mais ou menos assim também obviamente eu sempre vou entender a realidade daquele paciente e eu sempre eu moro em São Paulo né Eu trabalho na na Faria Lima praticamente e o meu público é extremamente estressado extremamente estressado então assim a gente tem que lembrar que o contexto é de stress então a maioria e tem trabalha num ambiente estressor pega muito trânsito dorme muito mal e
tal e querendo ou não fazer restrições e jejum por exemplo ex num período acordado não vai ser legal fazer um jejum muito longo tomando um organismo é mais um estress só que antigamente na na na na nos nos homens das cavernas o não tinha stress o STR eles não tinham telefone eles não tinham fofoca do do é er o estress Agudos e o stress Agudo É bom né é importante pra gente sobreviver inclusive mas o crônico né não eles acabava a luz o sol se punha ia dormir e aí quando o sol se eles iam
continuar a vida deles então assim a gente vive sob um um contexto extremamente não fisiológico não dá pra gente transpor o paleolítico pro pr pra era atual porque a gente não vive no paleolítico né E aí a gente tem mais um stress de manhã então a pessoa ela acorda atrasada não come porque ela tá atrasada ela dá o o soneca 78 vezes no celular então ela já acordou estressada eh toma café para segurar at hora do almoço que começa a estimular também cortisol para caramba e aí assim vai crônica não come que também é estressante
porque não não não tem aumento de glicemia não compete com o cortisol ali e aí ela come às vezes muito no almoço mas não teve esse controle porque já volta pro trabalho não deu nem tempo de de digerir e tal uma comida mais pesada Porque ela tava com fome e exagera a noite e a noite não é um momento interessante para comer né se a gente pensar no no em na Nutri genética geneticamente falando a gente tem uma ativação de gentes relacionados à obesidade quando a gente come mais tarde então quanto mais cedo a gente
come é melhor né eu eu almoço 11:30 jent 6:30 7 é engraçado isso porque as pessoas acham isso estranho né estranho e assim eu fui pass gente lá em casa a gente come até as sete também Geralmente eu fui mudando isso né não foi sempre assim eh mas a gente quanto mais conhecimento a gente tem a gente fala ah é realmente né Eh saindo muito disso mas por exemplo quando que que toma vitamina D gente pensa só pensa Quando que você tomaria s meio dia na H tipo no período de urno Então tome no período
de urno é muito de observar a própria natureza né então o sol tá se pondo seu corpo já vai recebendo né sem a luz solar as informações que é para né o seu metabolismo vai diminuindo seu digestão o corpo tá se preparando para um outro processo não para digerir uma refeição pesada enfim e aí entra a história de que a Marina foi lá eu sempre falei isso tá é porque Sant de casa não faz milagre não faz foi lá e falou pro Bruno Bruno é o seguinte você vai tomar café da manhã agora porque o
Bruno fazia jejum e aí o que que aconteceu Ele toma café Então ele almoça menos do que ele almoçava porque antes ele comia muito mais e posso falar essa parte pode falar porque eu tinha até anotado aqui né o corpo humano entre aspas ele é um forninho se eu coloco menos combustível do que ele precisa ele vai ter que queimar daquilo que já tem e eu fiz uma anotação Poxa mas eu comecei a comer mais que eu passei a ter café da manhã antes eu não tinha e emagreci mas depois eu pensei mas eu acho
que eu não comi menos quando eu comecei a comer o café da manhã eu só deixei mais distribuído ao longo do dia e aí à noite eu não enfiava o pé na jaca comendo sei lá um doce que tinha em casa por exemplo se eu até me abesti de minha pergunta que eu falei não acho que eu vou ser um desses caras que reporta menos calorias é você achava que você comia menos mas no final das contas talvez você esteja comendo a mesma coisa ou menos eu acho que eu tô comendo um pouco menos no
final entendeu acho E aí eu vou falar com a pessoa que montou a dieta né a pessoa que montou a dieta por favor pode se pronunciar vou me pronunciar o que cabe a mim né não tava não tô lá vendo que você tá comendo Mas pelo recordatório alimentar é a gente estima mesmo um pouco a mais né Eh eu sempre estimo uns 20% a mais Então faço o cálculo do recordatório e é o a tua dieta ela não está e hipocalórica versus o que você fazia não tá então seria a mesma coisa mes é só
distribuição mesmo e pensando no estess também que a gente até conversou né é um fator est sim você é Estado por mais que você touha feramentas para manejo do estress é estressado trabalha para caramba enfim tem um um ambiente estressor gravou quatro podcast uma semana coisa pouca né faz responsabilidades e etc que que não tem como a gente fugir E aí Vai somando né Vai somando os os agentes estressores e o jejum no no seu caso era mais um E aí onde que você se queixava posso falar lá onde você se queixava de gordura aí
o seu a sua queixa de gordura muito na região abdominal na região da da boia ali né então em volta do umbigo e um pouco no na região da da do abdômen circunferência abdominal excesso de cortisol acumula eh gordura principalmente na região abdominal por o corpo ele entende que cortisol é é perigo então ele não sabe se você tá gravando cinco podcasts ou se você tá correndo urso Ele simplesmente entende perigo e aonde que ele vai acumular gordura para para ser facilmente mobilizado que tenha menos necessidade de hormônios por exemplo quadril tem uma uma relação
maior com o estrogênio e tal a gordura abdominal ela é um lugar grande uma cavidade fácil de de de acumular e de fácil liberação também então assim meu filho no perigo eu tenho gordura aqui eu vou me proteger do frio eu vou proteger os meus órgãos eu vou proteger tudo tudo que eu preciso proteger aqui que a gente não quer essa gordura né Porque hoje a gente não precisa de dessa reserva Então a gente tem que lembrar que tomar um pé na bunda o corpo entende exatamente do mesmo jeito que o boleto que você tem
que pagar do mesmo jeito que tem um urso correndo atrás de você e do mesmo jeito que o soneca que você dá 75 vezes de manhã então E do mesmo jeito que você tá passando fome às vezes a pessoa fala não consigo até o almoço de boa de boa dela é tomando café atrás de café café o estômago lá fic ruim não é de boa você tá com fome é no meu caso eu não sentia fome mas realmente agora que eu tô comendo eu me sinto melhor não mas olha que loucura né a refeição ela
ela baixa ali o cortisol né exatamente Então isso é uma coisa e realmente diminuiu porque a gente fez lá o ex na da eu perdi se eu não me engano 2 kg de gordura enquanto ganho 1 kg de massa um dos um dos dos parâmetros que a gente observou até no no estudo que eu fiz no mestrado né que era sobre o aerob em jejum era o cortisol e realmente em jejum o cortisol começou alto por causa do stress de tirar sangue né dos meninos que tinha que tirar antes durante depois então todos começaram já
com cortisol mais elevado ã quando eles ficaram em jejum continuou elevado e e quando eu dei uma refeição que tinha carboidrato proteína gordura o cortisol baixou é o cortisol a Marina até explicou isso quando você come você ativa ali sua sua glicemia aumenta e tudo mais e isso compete com cortisol e geralmente é o que aconteceria né na natureza veja só se você acordou Você precisa comer então O cortisol você precisa Levantar se movimentar é natural que o cortisol esteja mais alto pela manhã e ele vai caindo ao longo do dia o que acontece hoje
em dia a gente tá com ele mais alto Aí a gente mete café para dentro não come aí aumenta mais ainda desregula tudo e no final das contas no final do dia onde ele deveria estar baixo ele não tá baixo ele segue alto isso faz com que você tenha um ciclo vicioso onde o sono vai ser ruim mas quando o que que aconteceria Antigamente você EA acordar né o cortisol aumenta não sei o quê Hum tenho energia vou lá caço pego uma fruta sei lá como alguma coisa E aí o cortisol cai porque você finalmente
conseguiu comer então se você não come e até hoje em dia né Eu estudei bastante sobre saúde Feminina eu também não não sou mais a favor de fazer um jejum pela manhã vocês podem falar um pouco disso também porque o povo de vez em quando me pergunta porque pra mulher é bem complexo você ficar em jejum eh para sempre porque a gente enfim a gente fica mais principalmente por causa do estresse também né É acho que eventualmente assim pontualmente não é ruim mas assim você fazer isso talvez a longo é cronicamente possa prejudicar aí teu
por exemplo objetivo de de redução de gordura abdominal por exemplo né sem encontar que o cortisol em excesso ele também ele faz catabolismo muscular né Então aí só cagada ganha gordura fecha e aind a saúde da mulher se a gente for pensar a gente a gente a saúde da mulher menopausa e a saúde da mulher vida fértil né Uhum cortisol crônico pra mulher eh para homem também né a gente tem diminuição de de contagio de espermatozóides e tal mas na mulher pensa gente tá estudando saúde da mulher mulher estressada ela vai desviar mais precursor hormonal
para produzir cortisol que o cortisol vem da do do mesmo lugar ali do mesmo precursor e vai faltar para produzir os hormônios femininos que ela precisa para ovular para fazer aumentar o LH e depois o FSH fazer o ovulo Zinho e tal e fica ela precisa ter um ciclo por quando estressa muito Altera a menstruação alter menstruação né então a mulher gente tem que ser bem tratada para onde eu Olo para avisar isso Aqua lá do ela tem que ser bem tratada ela tem que ser entendeu alimentada acalmada dormir para poder procriar ISO procriar é
exatamente então se você aí quiser fazer jejum fa eu falo você quer fazer jejum faz a noite é e e faz a noite é muito melhor [Música]