e Acho que todos que tem algo de dívidas poderiam seguir cinco pasta [Música] as mensagens que eu recebo lá Duda eu ganho dois pau e minha fatura de cartão que até 800 eu falei mas como velho como que metade do teu salário quase no cartão mano não faz isso pelo amor de Deus e aí sabe o Tiago tem um ponto que é assim às vezes o pobre ele quer ficar milionário o meu canal Eu não falo que ele vai ficar milionário ele vai eu falo que ele vai ter uma vida melhor porque ficar milionário pode
ser difícil para caramba e demora anos e tal mas tem uma vida melhor em um ano ele já consegue né tipo assim eu falando uma coisa ser pobre outra coisa é você tá cagado tipo mano tem uma diferença gritante nisso eu sempre fui pobre eu nunca na minha vida foi cagado nunca fui ferrado em dívida com limite estourado conta no vermelho e é isso que eu ofereço como mas palpável mais possível pros seguidores do canal você tá bichado tá então esquece ser milionário vamos pensar em quitar essas dívidas começar a ter uma vida decente é
porque você trabalha que nem uma mula ou o dia inteiro para ter essa vida podre que você não consegue fazer nada tipo sabe pô o cara passa na frente do McDonald's não tem dinheiro para comprar um hambúrguer tá ligado cara eu não vou prometer uma BMW X6 para você mas pelo menos saídas dívidas Consegui comer com a tua mulher num restaurante de vez em quando e viajar para praia isso dá para você fazer né então eu gosto de dividir lá no canal é a questão do pobre né Tipo o que é o pobre é difícil
estabelecer em valores né mas sei lá cinco pau por mês a família não sei mas só que aí o pobre tem que entender que tem como você mudar de vida com um processo um passo a passo você vai alcançar e dá pra alcançar e eu tenho visto a gente do meu canal que ganha mil 1500 2.000 conquistando coisas então eu eu a minha dica A primeira é quinta rasga essa desgrama do cartão de crédito até a sua vida equilibrar pelo menos né só que eu sei que tem pessoas e pessoas tem gente que realmente não
tem como desempregado perder alguém na no caso de covid sei lá ele tá lascado mas tem muita gente que é simplesmente viciado em fazer dívida né então falaria para prioridade que tá porque as dívidas são muito caras fala disso aí das Adidas acho que eu eu quebrar eles aqui em cinco passos assim tá E acho que todos que tem algum tipo de dívida poderiam seguir cinco passos tá o primeiro deles acho que seria você listar todas as suas dívidas em ordem de maior taxa para menor taxa Ou seja você vai pegar tudo que você deve
ter o cartão eu tenho financiamento você pega tudo isso e você vai rankear no Excel ou numa folha em qualquer lugar tá mais cara para mais barato ou seja que você paga mais para que você paga menos não é que você paga mais em montante mas é que você paga mais em taxa a dívida mais cara tá percentual do juros eliminar o negócio de casa você paga 10% num cheque especial paga 1%, não financiamento imobiliário cara você pague mais financiamento imobiliário essa dívida mais caro então você vai priorizar isso aqui primeiro passo segundo passo você
vai renegociar tudo isso antes de qualquer coisa então você vai bater na porta de todos os credores ou seja todo mundo que você deve dinheiro e você vai falar olha Tati para minha situação não consigo pagar se negociar Então você vai ter que ter um jogo aberto vai ter que ter coragem vai ter que enfrentar seus medos as pessoas têm vergonha de fazer isso vai ter que fazer e muitas vezes você vai conseguir às vezes pegar uma dívida nova mais barata que quita todas as anteriores Você tem uma única dívida né Então você vai ter
que negociar tudo isso você vai bater em todos os bancos eu falo eu tenho essa dívida que dá pra trazer pra cá taxa menor esse segundo passo terceiro passo agora que você tem tudo isso listada e negociado você vai ver o que que você tem na sua casa que você pode vender Então você tem um Playstation é vai vender mano tem roupa vai vender Você tem o que tem um carro vai vender Mano você tem é um lustre vai vender tem uma boia basquete vai vender você vai começar a vender não faz sentido não tem
não eu não acredito na Eu discordo do que muitas pessoas falam sobre você achar que você tem o direito de se divertir e tal é enquanto você tá cagado em dívida entendeu Claro especialmente se a culpa é sua de você ter sido mais gracioso então assim cara desculpa não dá não dá você tá ferrado você vai acabar com sua vida da sua família e você fala mas eu pelo menos para o teu direito de ir não sei o que ela cara primeiro você vai ter que limpar sua bunda igual falou você quer a terceira coisa
quarta coisa tá é eu acredito que você vai ter que fazer renda extra de alguma forma entendeu porque não tem como final de semana tem que fazer nessa não final de semana não todos os final de semana porque cara é um inferno ter dívida tira a sua dignidade eu já tive eu tive muito próximo de gente que já teve o sono você não dorme você entra num buraco muito profundo é você é capaz de fazer besteira se você não vive a vida perde a graça você produz menos a sua vida acaba isso aqui é pior
do que uma droga pesada dívida é muito difícil é muito difícil mesmo né então isso daqui é muito importante e Cara eu acho que junto disso é Obrigatoriamente Cancelar todos os seus gastos não essenciais tudo cara é guerra é guerra contra dívida não é brincadeira você quer cancelar tudo você vai assistir sessão da tarde você vai assistir filme na Tela Quente eu acho que dentro do seu vender as coisas é até às vezes dá um dá o Grid você tá morando no apartamento que te leva metade do seu salário E você tá tudo endividado pô
Será que faz sentido você gastar tanto Aí tipo ele é doloroso mas cara você vai conseguir dormir pelo menos né É não é tipo assim você trabalha muitas horas Tipo se você faz hora essa é 10 12 horas por dia aí você multiplica aí por 20 sei lá ah 250 horas no mês aí sim o quanto você se mata para ganhar e o quanto a gente não tem inteligência nenhuma para usar o que a gente se matou portanto tem para para ganhar né Então aí Entra naquele negócio né de que é muito importante quanto a
gente ganha e tal mas a forma com o que a gente gasta que muitas vezes mais prejudica a gente não é nenhum tanto que ganha tem gente que por exemplo tem gente que ganha 10 pau e vive lascado como que consegue mano tipo normal eu e minha esposa junto os dois juntos ganhava assim e a gente já tava quitando nosso ap mano que carro quitado apezinho investindo dinheiro então você vê que às vezes a pessoa ganha muito dinheiro mas não sabe como gastar aquilo né e acaba o cara já conhecem os caras assim que fazia
milagre o cara ganhava muito pouco e ele tinha várias coisinhas assim que ele ia comprando aos poucos fazendo esse cara aquele multiplica o dinheiro dele como que ele faz isso cara eu já tive muito já vi muito disso daí cara e isso é inteligência financeira né inclusive lá no canal meto o pai no cartão de crédito eu meto o pau em limite do pau e empréstimo Porque isso tem suas vantagens mas a maioria não usa vantagem só se ferra cartão de crédito é perigoso entendeu Então a primeira coisa que eu penso é assim e nisso
eu sou meio radical tudo que você parcela se torna uma dívida quanto que tá essa água aqui é 100 reais faz em 10 se tornou uma dívida porque a dívida eu quero que você tem e não pagou tudo né então eu considero dívida qualquer coisa que você tem e não pagou ainda só que aí tem dívidas enormes vão financiamento imobiliário e tem uma coxinha aqui que eu comprei na recepção aqui por exemplo né então são vários tipos você tem que tomar cuidado para não se viciar em fazer dívidas e hoje em dia mídia ajuda muito
nisso com esse papo de não parcela que aqui isso não vai ter juros não parceiro porque depois você antecipa e isso aqui galera Desculpa se vocês não concordarem tá mas é o que eu falo o meu canal eu falo para pobre então nenhum desses benefícios eu tô nem aí velho não não se você parcelar você ganha Miller se lasca essas milhas aí cara para de fazer dívida caramba não porque se você parcelar aqui depois você antecipa e ganha desconta o cara vai fazer tanto parcelamento Porque depois ele não vai ter dinheiro nem para pagar a
dívida nem para antecipar ou então não em vez de comprar aqui por r$ 1000 você compra em 10 aí os 900 você investe não o cara não vai investir mano tipo a maioria pelo menos não investe Aí tipo ele em vez de pagar à vista ele não vai ele vai se endividar com o bagulho que normalmente tem juros Absurdos o dinheiro que era para ele investir ele vai comprar com outras coisas e vai gastar na balada e a vida dele vai vai virando um ciclo de desgraça né então eu falo para tomar muito cuidado com
o cartão de crédito com limite eu falo se você não sabe usar você tá com a vida toda zoada não usa cara quando você quando você tiver usando o cartão de crédito não porque você não tem dinheiro mas para ganhar ponto e para ganhar milha aí vai vai em frente mas se você tá usando o cartão que você não tem dinheiro para gastar para pagar a não ser que você seja caso de vida para leite para as crianças eu falo não não use isso aí não não mas dá benefício não não interessa o benefício o
benefício maior para você é ter paz e saber que você não deve nada para ninguém então eu começo por aí e aí a questão aí tem outras dívidas né Por exemplo financiamento imobiliário financiamento de um carro que muito mais duradouro mas muitas vezes esses negocinho de cartão de crédito que tem os juros absurdo que vai lascando porque o cara começa a parcelar tudo e pagar o mínimo e vai pagando o mínimo só que aí ele parcela esse mês o mercado a gasolina o o restaurante e sei lá o que mais no mês que vem ele
vai ter que parcelar todos esses de novo e no outro mês também E aí daqui a quatro meses ele vai ter que é parceiro das compras de Janeiro de fevereiro de Março já abriu aí as mensagens que eu recebo lá Duda eu ganho dois pau e minha fatura de cartão até 800 eu falo mas como velho como que metade do teu salário quase no cartão mano não faz isso pelo amor de Deus né isso você sabe que talvez você entra no outro ponto mas ainda dentro disso aí que vocês falaram né para mim um dos
maiores erros do pobre é não ter consciência de que é pobre é achar que é rico e a maioria acha que é rico hoje em dia até postei hoje no Instagram lá seja um pobre consciente que eu quero dizer com isso mano eu tenho que ter consciência que eu sou pobre e eu não posso ter coisa de rico mas o os fatos perderam a noção hoje em dia tipo assim antigamente vai sei lá quando eu ia pra escola sempre estudei a escola pública né lá tinha gente rica e a gente pobre os pobre tipo eu
e a de Kichute daquele têniszinho da Penalty branco de jogar futsal pra todas as atividades é top pretinho com um negocinho branco né o rico tinha tênis top hoje em dia você vai todo mundo tem a mesma coisa você vai na favela tem mesma coisa você vai no convidado tem a mesma coisa os pó na verdade é mais pobre que tem que ter nesse cara do Que rico que tem nesse cargo né então entra nisso né cara você tá todo endividado o cara quer sair da Dilma mas não quer abrir mão de nada não não
eu quero ter Netflix Amazon net Sky Disney Star Plus pelo amor de Deus ué quando eu era criança eu tinha que ir na locadora Se eu quisesse ver um filme ia alugar por r$ 4 Que família caríssimo bairro aí ele só tinha duas cópias do filme Mas quem falou que a pessoa quer abrir mão de alguma coisa né tipo o cara quer sair das dívida mas ele não quer abrir mão de nenhum luxo dele não Deus que me livre abrir mão disso né o meu filhinho não nem a pau Tipo isso o negócio que eu
fico louco às vezes eu chego e falo assim cara pra que que teu filho tem que ter um celular caro desse Ah Duda você vai ser pai Um dia vou ser pai meu filho vai ter um celular de base então tipo sabe o pessoal fala como se não eu tenho que dar o melhor para os meus filhos um negócio que fica do G para o pobre que você já fez lá não dá para um pobre mudar de vida ganhando r$ 3.000 aí o cara fala mas r$ 3.000 não paga nem a escola dos meus filhos
mas como é que você é pobre dando uma escola que custa r$ 3000 bicho né Aí você vai ver a pessoa fala não é porque filho é o meu bem mais precioso é mas daqui a pouco você vai me passar fome vai morrer de fome aí então vai morrer junto então a vida toda sabe baixa o nível né E aí entra o que eu comecei falando seja um pobre consciência é pobre então tem coisa de pobre velho né porque enquanto o pobre fica com coisa de rico vai morrer pobre tendo coisa de rico né de
rico Eu até vi um vídeo esses dias né no storiezinho lá falando que tem a classe média classe alta classe baixa e hoje tem a classe nova que é a classe como que é é o pobre de classe alta que ele tem tudo que é um rico tem menos o dinheiro né tipo cara isso acontece pessoal fala Duda aí vocês me fala se vocês concordam com essa raciocínio que eu vou falar posso investir estando com dívida não eu falo não a não ser que a sua dívida seja um financiamento imobiliário que vai demorar 10 20
anos mas se você tá todo lascado nas dívida para que que você vai querer investir um tua grana num lugar que rende 10% ao ano enquanto você tem uma dívida que tá te roubando 10% ao mês não entende tipo assim o juros do cartão de crédito é mais alto do que muito mais alto que a rentabilidade do investimento então eu digo assim se você tem umas dívidazinha Tem um limite tá zoado juros o cartão e tal cara não esquenta com investir agora zero a tua vida aí tem uma analogia né que eu fiz esses dias
lá no canal eu fui viajar com a minha esposa e lá tinha um casal de amigos nosso que tem dois filhos pequenos de três anos dois anos sei lá aí de repente o menino bebê né cagou na calça e começou a correr pela casa aí a mãe dele falou filha vem para cá filho vem para cá vamos trocar essa fralda não não quero vem aqui moleque vai tá todo cagado aí vai ficar correndo pela casa aí para que isso vem aqui vamos limpar essa banana cara não quero não quero ele saiu para mim alguém que
investe cheio de dívida Igual essa criança Ela tá toda cagada nas costas cagada na bunda na frente correndo pela perna e quer investir como se tivesse tudo bem não eu revista eu comprei a segunda Petrobras falei cara pelo amor de Deus vai limpar essa bunda aí de Vou investir em alguma coisa né É isso aí ó a galera Gente pô deixa os comentários dá o like espero que vocês tenham gostado quem não se inscreveu ainda no canal se inscreve no canal tamo junto mais uma vez galera um forte abraço a gente se vê no próximo
valeu valeu pessoal tchau [Música]