o tal filme O Mundo além de nós lançado recentemente na Netflix chamou muita atenção de muita gente vocês mandaram mensagem para caramba falando Júlio fala o que vocês pensam sobre essa ideia do que que ela significa Será que a gente tem como se preparar Contra isso então calma calma respira se você assistiu o filme fica até o final se você ainda não assistiu fica até a metade eu vou contar um pouco por cima sem dar spoilers e depois a gente vai para uma análise mais aprofundada e eu vou te avisar Fique tranquilo combinado mas antes
disso vamos começar pelo começo não é verdade não é segredo que esse filme se passa num contexto de um potencial problema sério com a comunicação com os meios de notícia com a internet e falando de internet você sabia que é possível se proteger no mundo digital não é mesmo por isso se você não estava sabendo vai saber agora porque o vídeo de hoje é oferecido pela Surf Shark uma empresa focada em criar redes privadas para você navegar com Anonimato completo na internet funciona mais ou menos assim se você entra numa rede pública de wi-fi quando
você se conecta em um lugar onde não é sua casa por exemplo vai ter muita gente conectada ali e se tiver algum mal intencionado ele pode conhecendo os caminhos capturar os seus dados enquanto você tá navegando ali usando enfim o aplicativo que você quiser usando a Surf Shark você cria uma parede entre você e esse sem vergonha você consegue criptografar todos os seus dados e ele se tornam inacessíveis em termos de leitura para quem quer fazer mal para você além disso você também consegue mudar os seus pontos de conexão mesmo estando no Brasil você pode
com um simples clique enganar entre aspas enganar a internet mostrando que você tá na Austrália ou talvez na Inglaterra ou em qualquer outro lugar do mundo Isso facilita para que você tenha maior Anonimato na sua conexão e principalmente para que você consiga acessar conteúdos que não estão disponíveis no seu território então se você quiser conhecer mais sobre a Surf Shark Olha só preste atenção estamos no final do ano tem que ter promoção né olha que legal usando o código de desconto sobreviv vialismo você consegue um baita super desconto e até 6 meses de graça se
você pagou começou a usar e não gostou em 30 dias eles devolvem o dinheiro para você então você não tem muito a perder para garantir segurança e Anonimato na internet Surf Shark é o caminho agora bora pro vídeo Vamos por partes Veja só o filme tem uma sinopse muito simples é uma família que sai de uma grande cidade e vai então para uma casa de campo campo barra praia onde eles querem descansar no meio do caminho na hora que eles chegam nessa casa algumas coisas começam a acontecer algumas perdas de comunicação a internet cai e
a situação vai se desenvolvendo a partir daí é um filme extremamente focado no terror psicológico a ideia do filme é muito lenta então para você para você ter uma ideia eu confesso eu vou ser muito honesto aqui com você eu assisti o filme em velocidade de 1,5 e ainda achei lento por quê para criar tensão nas pessoas os di são mais lentos as cenas são mais lentas elas te deixam desconfortável enquanto você assiste e de fato eles conseguem fazer isso com uma certa primazia de fato você consegue ficar agoniado vendo o que está acontecendo Eu
fico agoniado por questões um pouco mais aprofundadas mas artisticamente é mais ou menos isso que acontece se você aí que não assistiu o filme tá me perguntando agora eu já te digo logo de cara vale o ingresso é nota seis de 10 Vamos colocar assim se você não tem nada para fazer E tá procurando alguma coisa para passar o seu tempo o que você não deveria estar fazendo vai lá e assiste vale a pena agora se você tem outras coisas para fazer não coloca esse filme na sua lista de prioridades ele é só mais um
e faroest espaguete da década de 60 só que com a roupagem Apocalíptica dos tempos atuais eu não consigo me alongar muito sem falar do filme Então a partir deste ponto saiba que Júlio começará com os spoilers certo então se você não viu o filme para aqui vai assistir e volta a partir desse ponto bom dito isso comecemos agora a estragar aqui o filme né olha só a primeira coisa que me incomoda profundamente nesse tipo de filme é quando a o enredo coloca os protagonistas como se eles fossem completamente desligados da realidade e fossem uns bananas
completos veja que durante todo o filme especialmente ali no começo né você vê uma série de sinais que são muito evidentes do que está acontecendo quando eles estão na praia um cargueiro perde o controle e tá lá ah os ordenadas dos Petroleiros e dos navios e ficaram confusas Hum ok aí a internet cai aí eles começam a perder o GPS Poxa são uma série de pontos que quando conectados qualquer pessoa vai conseguir entender que uma grande situação está acontecendo e por mais louco que pareça óbvio né o filme ele tem que ter algum enredo né
se eles fossem totalmente preparados não ia acontecer nada eles iam ficar em segurança o tempo todo né mas e me incomoda isso porque mesmo em uma situação cada vez mais grave com evidên gritando na cara deles eles Comet cometem erros ridículos eles cometem erros do tipo e a família coloca as crianças para dormir em cima eles estão lá embaixo conversando até tarde o marido pega o carro sozinho para ir ver o que tá acontecendo na cidade meu Deus é como se eles fossem completamente alienados revoltas à parte uma coisa importantíssima que eu notei e é
muito interessante entender é que as suas chances de sobrevivência a um cenário como proposto no filme estão diretamente ligadas à Localiza localização localização ou seja se você mora numa grande cidade e algo assim acontece as chances são de que você vai ter problemas sérios agora se você mora no campo ou que nem eles que tiveram a sorte de estar numa hospedagem no campo você tem maiores chances de sobrevivência porque você tá mais longe dos principais focos de problemas no entanto era uma família tradicionalmente novaiorquina né urbanoides por completo em uma casa que nem mesmo era
deles e eles não tinham provisões nenhuma para nada logo que o dono da casa aparece cria-se uma situação extremamente complicada porque enfim é você está no lugar vulnerável e quando você é vulnerável você se torna completamente alheio à situações ou seja se você não tem habilidade nenhuma Se você não tem percepção nenhuma Se você não tem uma base segura o mar vai decidir para onde você vai um dos pontos que eu gostei muito do filme é como eles focaram em desinformação e o impacto que isso causa na vida das pessoas hoje a gente dá por
garantido de que a gente sabe tudo o que tá acontecendo no mundo você poxa sabe o que tá acontecendo lá no outro continente em tempo real você tá vendo Live de vários lugares do mundo a gente se acostumou com informação a gente se acostumou em saber tudo que está acontecendo à nossa volta você quer saber se vai chover ou não Celular entra na internet você quer saber se sua entrega vai chegar internet você quer falar com alguém internet grande parte da informação humana hoje trafega pelos meios da internet e quando ela é derrubada Você viu
o que aconteceu no filme e eles não tinham seriados eles não tinham absolutamente Nenhuma forma de saber o que estava acontecendo no mundo ou seja estavam completamente vulneráveis a qualquer ação de inteligência e contra inteligência que inimigos poderiam fazer com eles é claro que mais a frente no filme você já vê algumas alguns momentos ali onde eles começam a mostrar mídias analógicas né como o disco vinil né os vinis né basicamente mais mais no final do filme lá a garota encontra uma prateleira de DVDs e é interessante você ver que eles criam esse apreço por
Mídias e por arte que não estará disponível em um mundo sem internet Geralmente se você vê filmes de bunkers e coisas do tipo isso nunca é um foco nunca vai ter um Bunker com uma parede de DVDs e filmes e foi muito legal ver isso sendo relatado pela primeira vez em um filme pelo menos até on dia eu lembro a maioria dos filmes não tem essa esse foco em mostrar que o cara tem que se entreter e que ele não tem acesso as coisas que ele tinha anteriormente uma outra coisa que me tirou do sério
o tempo todo no filme novamente eu sei que é um no filme e tem que ter gatilhos para gerar enredo né mas me incomoda profundamente o a a menos é o quanto é menosprezada a situação emocional dos personagens veja o rapaz lá o dono da casa que chega o diid Né o GH né ele chega na casa etc no dia seguinte ele vai na casa do vizinho ele se depara com um avião caído com cadáveres espalhados pela praia ele vê um avião caindo na frente dele com um monte de gente morrendo E aí ele chega
impactado na casa né você fala ah que legal o cara tá reportando uma situação que ele tá traumatizado OK quer dizer que ele não vai mais prestar tanto muito pelo contrário logo à noite ele tá dançando e bebendo com a esposa do outro cara completamente bizarra ver essa negação dos impactos psicológicos Você já imaginou o qu traumático é encontrar cadáveres e ver aviões caindo PR você depois tá escolhendo disco de vinil e dançando é esse esse tipo de coisa cria essa fantasia é a mesma coisa do cara que vai achar que ele ah se eu
precisar eu vou me defender e vou matar todo mundo que entrar aqui cara você não imagina o trauma psicológico que é tirar a vida de outra pessoa porque você tá achando que é igual no filme cuidado esses filmes menosprezam o quão dramática é a quebra emocional de uma pessoa em situações como essas falando em quebras emocionais eu tenho uma outra coisa que eu preciso comentar cara que mulher chata né meu Deus do céu mas que mulher chata o que mais me incomoda nela é A negação ela tava o tempo todo dizendo ai vai ficar tudo
bem Não isso não é nada demais vai ficar tudo bem e o marido é outro banana né que também não sabia o que tava fazendo e ele mesmo diz em um determinado momento se não me engano quando eles estão chegando lá no sobrevivencialista né que a gente vai falar sobre isso que ele era um inútil né E pelo menos ele assumiu isso porque meu Deus dá uma coceira na cabeça ver uma pessoa que se conforma em não saber nada e não saber agregar nada além do mundo moderno me dá não sei Desculpa se você aí
talvez seja um cara mais urbanoide demais do mundo moderno mas amigo Bó bora trabalhar vamos pegar uma oficina aprender a usar ferramenta aprender a plantar aprender o que for para que se os computadores desligarem Você tem alguma habilidade para trabalhar mas agora vamos para o elefante na sala o sobrevivencialista Né tava lá o cara no comecinho eu já cantei a pedra ali eu tava vendo aparece o cara carregando um monte de coisas na caminhonete fechando e ele olha com cara de mal lá para Julia Roberts né E aí depois é claro que ele ia aparecer
de novo né O interessante dessa dessa vez eu vou ser honesto eu gostei de como sobrevivencialista foi é colocado porque talvez muitos devem dizer assim nossa á colocaram sobrevivencialistas como egoístas como um cara babaca eu achei que não veja durante toda a história do nosso canal até em podcast dos outros eu falo várias vezes o tempo de abrir a porta e ajudar é agora o tempo de eu te falar que você tem que comprar coisas que você precisa é agora então entenda que se algum dia passarmos por por uma situação de colapso e você vim
bater na minha porta você será recebido exatamente da mesma forma porque eu já te ajudei no tempo que era de ajudar agora eu tenho que preservar os meus preciso preservar a minha família então eu achei muito justa a interpretação do que deram para o sobrevivencialista ali é claro que ele soa como vilão Porque se é um bando de frouxo de alma em volta dele ele vai se destacar como um vilão egoísta mas na prática ele tá certo ele se preparou ele se estruturou e ele não não tem o dever n nenhum de ajudar ninguém o
dever dele é proteger aqueles que são parte da sua família e da parte do seu grupo de confiança ainda assim eles deram uma colher de chá né onde eles conseguiram depois negociar fazer um escambo com o cara e ele até cita isso né que em algum momento alguma via de escambo vai ser feita então eu fiquei muito satisfeito com com a maneira como Colocaram ele ali ele não parecia um assassino ele não parecia um cara mau ele tava Protegendo o que era o dele então pelo menos para isso Finalmente né alguma coisa de benefício aí
na ideia da Comunidade ade pré americana sendo retratado de uma maneira mais saudável bom saudável não mas mais realista por fim O Último Ponto é em relação à Gênese da crise eu acredito sinceramente com base do que o filme trouxe Eu gostei muito da premissa que eles trouxeram eu acho muito mais plausível a gente enfrentar um Cyber atque onde as nossas infraestruturas são todas prejudicadas do que um apocalipse zumbi é muito mais interessante ver essa estratégia Você viu no final do filme ele falando né panfletos em escritos em uma língua depois escrit em outra para
confundir as pessoas porque eram três passos né que era a a a desinformação a desestruturação e a guerra civil acho que era isso é basicamente Yuri besb né se você não viu o livro do Yuri besm vá você está totalmente desinformado e precisa lê-lo tá a gente até recomendou ele aqui no canal em algum em algum vídeo que eu vou tentar deixar nos cards aqui em cima mas enfim é um baita livro que fala muito do que eles usaram como base nesse filme e eu concordo hoje Se eu morasse na América essa ess essa ameaça
seria uma das maiores que eu acharia mais plausíveis de acontecerem então tirando a frouxidão dos personagens tirando essa esse completo despreparo forçoso que leva essa ideia de enredo né mais e aleatório e óbvio não vou nem comentar do fim que chega a ser até Tosco né O fim para mim eu achei completamente bizarro mas engraçadinho vai então ok foi um bom filme né me irritou bastante em vários momentos mas de maneira geral Como eu disse ele é um nota se agora a pergunta é Qual a nota que você dá eu gostaria de saber sinceramente porque
é é é o típico filme que a gente muitas vezes fala assim Nossa ele é muito profundo né Não não é se você achou que ele tem alguma mensagem profunda é porque você não sabe o suficiente ainda para estar preparado ele só choveu no molhado e usou desse medo que as pessoas têm para poder se propagar e ganhar esse Hype de visualizações me diga nos comentários O que você achou desse filme Se você assistiu Coloque aqui nos comentários também as suas concordâncias e discordâncias se você for educado eu estarei à disposição para respondê-lo se você
for ma educado Eu deleto o seu comentário então é você quem escolhe certo enfim sigamos nos vemos no próximo vídeo não se esqueça de clicar aqui embaixo no link da surf Shark contratando eles utilizando nosso cupom você dá uma força pro Canal também e a gente se vê num próximo vídeo Eu sou o Júlio Lobo esteja [Música] preparado h