Por que que eu acho que você tem que querer ser rico? Três coisas. Eu gosto de tripé.
Deus é trindade, né? Então tudo meu é três também, né? Ó, vamos lá.
Primeiro, qualidade de vida para você e paraa tua família. Você merece. Você trabalha que não mula, por que que você tem que ser um lascado que nunca tem dinheiro para nada, né?
Então, ter sempre ali condição de ir comer num restaurante, fazer uma viagenzinha de vez em quando. Por que não, né? Por que que eu não, todo mundo viaja?
Eu só fico olhando a galera, ó. Tá, você viu que a Me tá em Maceió e eu aqui em Capitiba, né? É, é, né?
Então você merece. A Bíblia fala que é bom que o homem desfrute e goze, né, do fruto do seu trabalho. Então isso é bênção.
Segunda coisa importante, independência financeira. Eu ter dinheiro para não ficar dependendo de dinheiro dos outros. Não só hoje, mas daqui a 10 anos e na minha velice.
Hoje em dia, de cada três aposentados no Brasil, dois ganham um salário mínimo. Que que você faz com salário mínimo hoje? Porcaria nenhuma.
De cada três aposentados, dois gan dois ganhou 1518. Agora que tá. É, então é ridículo isso.
Sem contar que o se vi o presidente do TCU, que é o Tribunal de Contas da União, falou: "Galera, o presidente, se nada for feito, daqui a 5 anos, a previdência vai quebrar e a gente não vai ter como pagar mais aposentadores de todo mundo. " Então assim, eu preciso pensar, Deus me dá inteligência para pensar no futuro, né? E mesmo porque a Bíblia fala que os pais que devem tesourar pros filhos e não os filhos pros pais.
Então, pensar nessa independência financeira de eu ter dinheiro, por ter uma reserva de emergência, eu tenho uma grana investida. Tem gente que acha que isso é falta de confiança em Deus, porque a Bíblia fala que o sábio tem sempre dinheiro e azeite, né? Mantimento, depende da tradução, armazenada em casa, mas o tolo devora tudo que ganha.
Então é a atitude de sábio fazer, né? Olha o exemplo de José do Egito. Ele só se tornou o segundo maior porque ele deu a ideia: "Ei, faraó, vem cá, faz uma reserva de emergência".
Não, mas tá tudo bem. Sim, mas uma hora vai vir o problema. E veio as vacas magras, né, lá da história.
Então a gente ter essa questão da independência financeira, eu ter dinheiro para fazer meu pé de meia, porque Deus me deu capacidade, sabedoria e instrução na Bíblia para isso, né? E o terceiro que é a generosidade. E dá um, dá só uma janela aqui aproveitando do o que que é uma reserva de emergência na prática para quem tá vindo.
Boa. Ótimo. Vamos lá.
Reserva de emergência. Eu gosto de fazer uma ilustração. Pensa num jogo de futebol.
Reserva. Que que é o reserva? É o cara que tá lá, mas não tá no campo.
Uhum. Ele só vai entrar se der ruim, se alguém der uma ajoelhada nas costas do Neymar, que nem aconteceu uma vez lá, né? Aí lascou, né?
Reserva é aquilo que está reservado e emergência é aquilo que é emergencial. Reserva de emergência é um dinheiro que você deixa guardado para ser usado em situações de emergência. Não é para comer pizza, não é para descer praia nem descer pro Guarujá, é para Deu ruim.
Caramba, deu ruim, velho. Quebrou a geladeira, furou o pneu, estourou a bateria do carro. Isso é uma emergência.
Eu tenho essa grana para resolver esse problema sem ter que me afundar em dívida, cartão de crédito, limite, empréstimo, diota, meu tio, minha avó, enfim. Tá? Então, qual que é a reserva de emergência ideal?
6 meses do seu custo de vida. Então, se você se o teu custo de vida é 3. 000, você vai multiplicar isso por 6, vai dar 18.
000. Só que como o meu canal é pro pessoal mais simples, eu diminuo a régua. Eu falo, cara, tenho uma reserva de R$ 3.
000. Se você tiver uma reserva de R$ 3. 000, você já tá fazendo o que a Bíblia fala para você fazer, que é ter armazenado, né?
O princípio da reserva de emergência que a gente aprende com a história de José do Egito e a 7 anos de prosperidade, sete de perrengue, né? E você vai ter paz, você não vai começar a se afundar quando acontecer alguma algum problema, alguma emergência, né? E esse esse é um princípio bom e tem a ver também com aquele negócio de parar de ficar dependendo do dinheiro dos outros.
Se der ruim, eu não vou pedir pro banco, eu tenho o meu dinheiro para resolver isso. Então isso é uma reserva de emergência, néra? Como é que eu administro esse dinheiro de maneira saudável e também de maneira inteligente?
Tá, ó, existem algumas alguns métodos de divisão salarial e são vários métodos diferentes, só que nenhum deles ele é a ele é plausível, ele é prático universalmente. Por quê? Porque tem cenários, né?
Então, por exemplo, uma coisa é você pegar um um cara de 19 anos que trabalha com TI, home office, ganha oito pau e mora com os pais. Outra coisa é pegar a dona Neid que tem que cinco filhos, e ganha um salário mínimo. Como?
Então assim, o método mais famoso é 50% do teu salário para pagar suas contas, 30% do teu salário para curtir, 20% para investir. O problema é que a maioria dos brasileiros com 50% não paga nem o mercado. Sim.
Então, não dá para eu dar essa dica pro meu público. Então, o que que eu costumo falar? É uma regrinha também com três partes.
Invista o máximo que você puder, sem deixar de pagar suas contas e sem deixar de curtir um pouco. Só que repara, são três regras. Invista o máximo que você puder.
Não deixe de pagar seus boletos. Quanto menos boleto você tiver, melhor. Sim.
Quanto menor a fatura do seu cartão, melhor. Hoje a fatura média do cartão de crédito do brasileiro é R$00. O salário mínimo é R500, né?
Então gasta-se muito parcelando no cartão e sem deixar de curtir a vida um pouco. Por quê? Porque é bom, é gostoso.
Você é jovem, tem que curtir, tem que sair com os amigos depois do culto e tal. Só que tem gente que erra nisso. É a curtição como se não houvesse amanhã, porque a vida é uma só, né?
Aí ele não investe nada e nunca se prepara. Então, tô deixando por enquanto o lado espiritual e falando só de matemática aqui mesmo. Invista o máximo que você puder, tenha menos contas e curta, mas curta com equilíbrio, não meter o louco.
E eu acho que tem muito a ver com isso. A pessoa, ela tem vergonha de falar: "Ai, se eu falar que não vou achar que eu sou pobre". Tudo bem, filho.
Você é, não tem problema, né? Só que enquanto você continua aceitando, você vai continuar pobre. Se esforce para ser, não para parecer.
Tem gente que quer parecer rico e continua pobre até morrer. Cara, eu prefiro. E tem um versículo na Bíblia que fala, tem gente que parece que é pobre, mas tá muito rica.
E tem gente que é parece que é rico, mas tá todo lascado, né? Então a Bíblia fala, por exemplo, que a ostentação é coisa da carne. No Novo Testamento é um verset, acho que é primeiro João, se não me engano, que fala isso, que ostentação dos bens é coisa da carne.
A pessoa tá mais preocupado com isso e isso fere aquela segunda perninha, que é o saber usar o dinheiro com inteligência, entende? Então tem muitos erros. a juventude hoje em dia, claro que nem todos, mas pô, eu vejo às vezes uns uns adolescentes, uns jovens que, cara, tipo assim, ganha 8.
000, sabe? Tipo, novinho, cara, eu casado com 33 anos, ganhava três. E aí o cara que ganha 8.
000 não tem nada, tipo, é tipo Chaves indo embora da vila, sabe? Com saquinha, o pau de vassoura aqui. Então você precisa juntar dinheiro, você precisa ter coisas, né?
Né? Porque você pega a juventude, você chega e fala: "Ai, quero casar". Tá, se você for casar hoje, que que você tem?
Tem uma cueca furada e duas meia, entende? Não tem patrimônio nenhum, só tem experiência. Ele já foi na no lugar, já foi naquilo, já jogou não sei onde, já foi viajar, tá, mas que que você tem de bem material, cara?
Você tem um carro, você tem tá pensando em dar uma entrada numa num, né? Então, assim, tem gente que se casa hoje, meu Deus do céu, vai depender do dinheiro dos pais e às vezes é gente que tem 30 anos, não é nem tão jovem. Então, tudo isso tem a ver com a educação financeira.
Por isso que eu falo que estudar é importante. Quando você estuda sobre educação financeira, você começa a perceber os erros que a gente comete. E é muito erro.
A gente que às vezes quer ser igual o grupinho, aí anda com gente rica, quer ser rico também. Agora tá na moda plástica, né? Todo mundo quer fazer plástica agora.
Ah, porque minhas amigas faz plástica, tá? Só que tua amiga ganha 30 pau, você ganha três. Não, mas é minhas amigas, eu quero fazer.
Então não tem uma personalidade, uma inteligência a ponto de falar o que que é prioridade para mim. Caramba, eu sempre trabalhei em escola de educação infantil como auxiliar escritório, assistente administrativo e tal, só que eu sempre tive muitas fontes de renda extra porque eu sempre gostei, mais, isso é um princípio do meu canal, eu gosto mais de gerar dinheiro do que de pedir dinheiro, né? Isso é uma coisa que é já fica uma lição aqui, né?
O brasileiro tem o costume de pegar dinheiro o tempo todo. É empréstimo, é cartão, é limite, né? Quando na verdade Deus nos dá capacidade e habilidade pra gente gerar dinheiro e multiplicar, transbordar, prosperar, né?
Então tem gente que tem muito essa mentalidade, não, se tudo der errado, eu faço uma dívida. Se tudo der errado, eu eu parcelo no cartão, eu pego meu limite, eu peço pro meu tio, eu peço para uma. Então, esses dias eu li um livro que eu falo muito sobre a importância de renda extra, né?
Porque o que que o que que até entrando um pouco mais no meu tema, né? Fica à vontade, pode ir, tá? O que que é educação financeira, pessoal?
Ah, o Duda é um canal de educação financeira. Que peste é essa? É o que Faria Lima.
é Wall Street também, mas eu gosto de simplificar tudo, tá? Educação financeira tem a ver com você ser inteligente com relação ao dinheiro. Então isso é educação financeira.
O que que é educação financeira, Duda? É manjar de bolsa de valores também. Mas principalmente você saber ganhar dinheiro por meio de trabalho e renda extra, principalmente aqui no Brasil, que a média salarial é é minúscula, é baixa, cara, você tem que fazer outra coisa.
Por isso que um dos pilares do meu canal e o segundo vídeo mais visto do meu canal é um canal que eu compartilho, é um vídeo que eu compartilho 52 ideias de renda extra. Por quê? Porque eu já tô te falando, tenha mais fonte de renda, só o teu salário, OK?
Só de estar empregado já é uma bênção. Mas até uma coisa que eu tenho aprendido, né? Antes eu achava que renda extra é coisa pra gente que quer mudar de vida e sair da pobreza.
Hoje eu entendo que nenhum multimilionário tem uma fonte de renda só, né? Aí se você vai na Bíblia, na na tradução linguagem de hoje, aquela passagem lá de Eclesiastes, né, que fala, né, empregue o seu dinheiro em vários lugares e tal, tem uma tradução que fala assim: "Epregaue o seu dinheiro em negócios diferentes, invista em não só em investimentos, mas em negócios, em empreendedorismo, em coisas que podem te gerar dinheiro, né? Então isso é uma coisa muito importante.
Eu tenho visto cada vez mais que os caras mais ricos do mundo, nenhum deles tem uma fonte de renda só. Assim como eu, quando era um assalariado que ganhava 3. 000, também não tinha uma fonte de renda só.
E isso me ajudava a ter uma vida de qualidade. É um vício que as pessoas têm de ficar pedindo dinheiro o tempo todo. Uhum.
Né? A pessoa chega e fala: "Duda, tô com dívida, que que eu faço? Vai trabalhar mais?
" Caramba, educação financeira é para todo mundo. E aí a dica que o o Ricardo deu é a seguinte: abre a torneira, feche o ralo e diminua o seu nível por 5 anos. Abrir a torneira tem a ver com quê?
Tem que entrar mais dinheiro. O que que eu posso fazer para entrar mais dinheiro? No meu caso, eu era um CLT que eu dava aula particular de música, eu fazia site, porque eu aprendi pelo X como fazer site.
Eu fazia site, né? Abre a torneira, quer dizer o quê? Faz entrar mais dinheiro.
Segunda coisa, fecha o ralo, para de ficar gastando, né? Porque por que que eu eu gosto de usar a a ilustração de um tripé? Se eu tirar qualquer perna de um tripé, cai.
Então não adianta eu ganhar dinheiro para caramba e saber investir, mas não saber usar e gastar com ostentação o tempo todo. Por outro lado, não aguenta eu não ser ostentador e saber investir, mas ser braço curto para trabalhar. Por outro lado, não adianta eu trabalhar para caramba e gastar pouco, mas não saber multiplicar meu dinheiro.
A inflação vai comer tudo que eu ganho, né? Então é um um um uma um negócio trino, né? E esta é a habilidade que a gente tem que ter e é algo que a gente precisa, porque o dinheiro é uma coisa que nos dá muita qualidade de vida, né?
Então, hoje em dia tem cursos, por exemplo, eu já vi curso que, cara, custava 2. 990 pau. Eu fui lá e o conteúdo do curso era metade de um livro que eu já li, que chama o que os o que os ricos sabem e não contam, né?
Então, muitas vezes um livro ele é a forma mais barata de você obter conhecimento e já dá para dar uma estralada na sua mente, né? Só lembrando que a Bíblia é repleta de conteúdo de educação financeira. A gente que não percebe, a gente que não se atenta muito a isso, né?
Então, leia mais a Bíblia, veja o que a Bíblia fala sobre trabalhar, sobre renda extra, principalmente lá em Provérbios, Eclesiastes, sobre ostentação, sobre ser sábio a ponto de guardar dinheiro, ter reserva de emergência e também de investir. Quer saber sobre o investimento? Vai ler a parábola lá do cinco, dos três, dos cinco, tá lendo?
Dois e do um, né? O último não fez nada. Aí o próprio senhor lá na parábola falou: "Caramba, velho pô, velho, podia ter pelo menos deixado no banco que ali você ia recolher uns juros, né?
Nem isso você fez, criatura. Não, que eu tive medo. Parece a merda dos brasileiros que não investe, que fala que tem medo.
A Bíblia já tá falando que dá para você investir e multiplicar, né? Então a Bíblia vai te dar muito conteúdo aí, independente de outros livros aí pra gente ter uma vida financeira que glorifica a Deus, né? A plataforma Bet, ela tem três pessoas envolvidas.
Primeiro é o dono da plataforma que é bilionário. Segundo é o influenciador milionário que ganha milhões para falar dela. E terceiro é o otário que joga.
Entende? Tipo assim, é isso. Você é o idiota da última ponta, né?
Você é o único que não ganha nada e acha que tá ganhando e você é um infeliz. Porque a Bíblia fala, acho que é Provérbios 28:20, fala que aquele que tenta enriquecer depressa, certamente entrará em ruína. A, o Bet, o Tigrinho tá mostrando, ah, a Bíblia tinha razão, porque tá todo mundo se lascando com essa porcaria de Bet, né?
Então, tem a ver com desespero para você ganhar dinheiro rápido. Não tem atalho. Eu falo, né, que o enriquecimento só tem três amigos: trabalho, simplicidade e investimento.
29% dos evangélicos apostam em bet. Meu Deus, meu Deus. É sério?
É sério. Ou seja, de cada três crentes aí dentro da igreja, um já tá jogando bet. E desses evangélicos, uma grande parte, agora não vou lembrar o percentual, mas uma grande parte aposta todo dia.
É um negócio absurdo. É tira dinheiro, tem a ver com o desespero para ganhar dinheiro rápido, que a Bíblia fala que é tolice, né? Então a gente tem que tomar cuidado com isso.
Agora pensando nos mais jovens aí, vai Duda, eu tenho 17, 18 até 25 anos. Que dica que você me daria? A dica que eu daria é: estude sobre educação financeira.
Por quê? Porque todo o sistema conspira para que a gente seja todo ferrado, tá? O tudo.
É o que você falou, todos os times do campeonato eram patrocinados por alguma bet. Todos. É.
Toda camiseta, todo o canal que você liga é bet. Todo influenciador que você segue é bet. Meu Deus.
Aí o peão que acorda 5 horas da manhã para ir trabalhar e ganhar um salário mínimo, ele vê aquela desgraça. Vou dar o Qcode aqui agora, hora da minha sorte, perde metade do salário. Então assim, tudo conspira para que a gente seja lascado.
E se a gente não assumir as rédias e começar a falar, eu não vou ser um ignorante. Eu vou entender que eu tenho que estudar, eu tenho que aprender a ganhar dinheiro, eu tenho que ser inteligente para usar, eu tenho que saber multiplicar meu dinheiro. 16.
000 horas a gente passa estudando na vida para chegar lá na frente e ter um emprego. Aí você fala: "Mano, lê o livro aqui, ó, filho. Em uma semana você mata quê?
200 páginas. Você é louco. Assiste esse vídeo aqui, filho.
Aulão de educação financeira. Meia hora 30 minutos. Você tá maluco, cara?
Então você merece ser lascado. Porque você passa 10 horas, né? Você passa 10 horas por semana assistindo jogo do Corinthians.
Você passa 12 horas por semana assistindo Dorama, você fica assistindo Big Brother e A Fazenda. Mas na hora de assistir um negócio que vai te ensinar a multiplicar o seu dinheiro, você acha que não é?