Um homem hoje tem média de 20 a 25% menos testosterona do que o pai dele tinha com a mesma idade. Então ela vai modular vários comportamentos do homem, pro libido, impulsividade e características de tomar riscos para poder alcançar algum objetivo. Então o cara com a testuronauta, ele toma mais riscos. O cara que tá com a testona livre baixa, não dá nem para você imaginar, cara. É muito pior do que você Pensa, tá? Ele não tem vontade de fazer as coisas, ele não tem e aquele apego pela vida, meu. É quase como se fosse a morte
pro cara. Ela muitas vezes está relacionada com maior incidência de sintomas depressivos, acúmulo de gordura visceral é quase uma situação incompatível com a vida. O cara também não vai ter hipertrofia muscular. E a gente sabe que a testerona também é lipolítica, ela gera quebra de gordura. O problema da testurona baixa no cara é O Estamos começando mais um Lots Podcast. Hoje eu tenho a honra de receber aqui Dr. Lucas. Dá, aperta minha mão, cara. Opa, no vácuo. [risadas] >> Muito prazer, Guts. Muito obrigado aí pela oportunidade, cara. Muito obrigado. Então, para quem não me conhece
aí, qual que é a câmera aqui que pega, né, essa aqui? Para quem não me conhece, meu nome é Lucas, eu sou médico, atuo nessa parte de reposição hormonal, otimização Hormonal para homens, sou pós-graduado em endocrinologia e medicina do esporte. Então, atuo nessa área de saúde, eh, performance masculina, principalmente para homens. E estamos aqui hoje com o nosso amigo Lut pra gente poder discutir um pouco sobre testosterona e saúde mental. Manda bala, manda bala nas perguntas, Uts. Manda bala, cara. >> Cara, vamos embora. Então, uma coisa que acho que é importante a gente começar sempre
quando eu tenho algum Especialista no assunto, é da gente criar um um pequeno conhecimento fundamental sobre esse tema. Eh, de fato, o que que é a testosterona? Quando você vai explicar isso para alguém, como é que como é que você explica isso? Como é que >> educa a gente sobre esse assunto? >> É a testosterona, por mais que ela atualmente seja encarada, eu sou meio, cara, eu não tenho muita papas na língua não, tá, Luts? assim, não sei se Dependendo do que eu falar aqui, cara, tem que ser assunar y pessoas não tomar strike lá
no YouTube. Mas por mais que atualmente o pessoal aha que testosterona é é só pau e músculo, não é, cara. Não é só, apesar de ser isso também, mas não é só isso. Mas a testosterona, ela é nada mais nada menos do que um hormônio. Assim como nosso corpo, a gente tem vários outros hormônios, mas eu diria que pro homem ela é a mais importante no quesito Comportamental. Então ela vai modular vários comportamentos do homem, por exemplo, libido, drive, eh impulsividade, eh eh características de tomar riscos para poder alcançar algum objetivo. Então o cara com
a testeronauta, ele toma mais riscos, ele tá disposto a correr mais risco, ele é mais assertivo. E a gente sabe que características que são preditores de sucesso no mercado de trabalho são o quê? assertividade e o cara que tá Disposto a tomar risco. Ninguém chega em um cargo da vida alto sem tomar risco e sem ser assertivo. Então, por mais que ela não seja, ela também atue, né, nessa parte de sexo e massa muscular, ela é muito mais que só isso. Então, a na no tangir das tangentes, sendo bem resumindo bastante, é um hormônio androgênico
e ele vai fazer outras funções do seu corpo, como por exemplo, eh, a a matoração, né, de órgãos genitais. Então ela vira alguns outros Hormônios do seu corpo que vão fazer o órgão do menininho, né, se matar e fazer o o bigulinho crescer e virar realmente a 9 mm ali na no coldra do paciente. Ela vai estimular características masculinos secundárias, barba, pelo no corpo, a boi velha calví, né, que tem um monte de gente aí que tem, né? Eu sou incluso também tô nesse grupo dos calvos, né? Então assim, ah, vai fazer várias outras funções
do seu corpo, assim como funções metabólicas também, né? Então, por Exemplo, perda de gordura, melhora de gordura visceral, igual a gente estava conversando, melhora de sensibilidade à insulina. Então o paciente tem mais resposta muscular, o músculo suga mais caloria, ele cresce mais e consequentemente ele puxa mais energia para ele. Então é muito difícil, né, de você resumir de uma maneira tão simples assim, uma coisa tão complexa no no corpo do ser humano, mas é basicamente isso, é um hormônio androgênico que tá Relacionado com o músculo, com libido, com características masculinos secundárias, com desenvolvimento de órgãos
genitais, mas embora seja um hormônio majoritariamente eh principal no homem, a mulher também tem testosterona. A mulher pode ter de 20 a 70 testosterona, é bem menor do que o homem, né? Que vai ter ali um homem que tá bem, vai tá com 600 para cima, 800, 900. Uma mulher vai estar com 50, é 10 vezes menos de testosterona e nem dá Para você botar esse nível na mulher também. Senão dá ruim, cara. Vai por mim, senão dá ruim. A mulher vai ficar igual o rimen, vai ficar com pu na cara, vai virar, vai ficar
com a voz grossa, então não adianta. Mas eh no tangir das tangentes, assim, resumindo de uma maneira bem resumida mesmo. Basicamente isso. >> Se a gente for criar uma um um panorama aqui e hipotético e eu pegar um ser humano, um homem, zerar a testosterona Dele. >> Nossa cara, aí você quebrou o cara. quebrou o cara assim, o que, como que seria o dia a dia dele, como é que ele se pareceria, como é que, enfim, >> boa pergunta. Você quer dizer, você zerou ele já na vida adulta ou desde quando ele era criança? >>
Vamos pegar essas duas coisas, vamos zerar criança e depois vamos pensar nele. >> Beleza? Então, a primeira coisa que Assim é tão difícil essa sua pergunta, Luts, que se você zerar numa criança, cara, é uma situação que você vai gerar tantos problemas pra vida dessa dessa desse adulto que não dá nem para você imaginar, cara, é muito pior do que você pensa, tá? Primeiro que o órgão genital não vai maturar. Então o o muitas vezes a genitáliia ela vai ficar até ambígua. A gente chama isso de genitália ambígua, né? O paciente ele não tem um
órgão genital. Às vezes a pessoa olha e fala: "Não, cara, não sabe se é homem ou mulher porque não diferenciou, né? Não teve a diferenciação do órgão". Isso pensando no que foi que teve a testosterona zerada, né? Desde a época lá da da gestação, aí fica com a com a gentalha ambígua e fora outros problemas. Então, por exemplo, acúmulo de gordura visceral. O paciente sem testosterona no homem, o estradiol, que é o hormônio sexual feminino, entre aspas, ele vem da testosterona. Só que o Estradiol também é importante. O estradiol também é importante, por exemplo, para
qualidade do osso. Então, a gente tem, por exemplo, alguns casos de deficiência congênita, de conversão de testosterona estradiol. Essa conversão é feita para uma enzima chamada aromatase. E a gente tem alguns casos raros que acontece do cara ser deficiente aromatase e o cara fica completamente deformado porque o osso não tem qualidade nenhuma. Ele não tem o A densidade mineral do osso é muito ruim, ele cresce de maneira errática e ele quebra com facilidade. Então o cara fica deformado mesmo. Então assim, eu eu bero a dizer que é quase uma situação incompatível com a vida. Não
que a pessoa vai ser n morto, não, nascer morto, não. Vai sobreviver, mas você é uma vida tão ruim, cara, tão assim, eh, míera que realmente não tem jeito. E acabar, >> tem alguma condição que a pessoa pode Não ter mesmo? Pode assim, alguns casos muito raros, por exemplo, igual eu disse, casos que a gente tem a ausência da da testosterona, o paciente muitas vezes nasce com a genitalha ambígua, não é algo comum que pode acontecer, pode acontecer tanto em meninos quanto em meninas também, quando por exemplo tem algum déficit ali na produção hormonal e
isso acaba interferindo no desenvolvimento da gônoda mesmo e aí nasce com a genital ambígua. Então, pode Alguns casos, por exemplo, às vezes o a gente tem um pico de testosterona da produção quando o nenenzinho, o molequinho, tá dentro da barriga ainda e esse pico dá uma quedinha e ele volta de novo durante a puberdade. Só que o pico de testosterona que você tem durante o o momento intraútero no menino, não na menina, no menino é tão alto, tão alto que a mãe aumenta os níveis de testosterona dela em torno de 30 a 35%. Só dela
com o menino na barriga, porque A produção dele de testosterona acaba extravazando, né, pra mãe ela acaba pegando um pouquinho dessa testerona meio que de tabela. Isso já aumenta a quantidade de testosterona que circula nela de 30 a 35%. Então você imagina o moleque tá lotado de testosocerona desde o período intraútero. Quando ele nasce, isso dá uma acalmada e depois volta durante a puberdade. E aí durante a puberdade que a gente vai ter realmente a consolidação, né, da da do homem em Si, né, o o a 9 mm vai crescer, vai sair dali de uma
380 e vira lá uma pon 50, né? o moleque começa a ter mais a voz engrossa, começa a ter mais eh crescimento de massa muscular, dá uma encorpada, começa a ter mais pelo no rosto, mais pelo no corpo. Então a partir da puberdade ali varia um pouco essa puberdade, né? Meninos ali pode ir de 9, 10 até 14 anos, dependendo se for um atraso um pouquinho, se tiver uma puberdade um pouquinho mais atrasada, Mas varia um pouco de pessoa de homem para homem, mas nessa faixa faixa da puberdade é quando realmente os níveis de tessorona
voltam a estourar para cima, que é quando o moleque realmente entra ali na fase do adolescente, né? adolescente que quer botar até em buraco de maçaneta, né? [risadas] Moleque tá tá no pico, tá no pico da da testosterona. Então assim, >> existem alguns casos e até curioso você perguntar porque, por exemplo, em alguns Casos, quando o moleque não passa pela puberdade e ele não tem o crescimento do da 9 mm, cara, é um problema, pô. Você não passou pela puberdade. Se você deixar isso rolar, ele vai ficar com micropênis, né? Vai ter um problema, um
problemaço pra vida adulta dele, né? Às vezes, quando ele é criança não faz diferença, mas quando ele ficar adulto, tenho certeza que vai fazer. E aí uma das coisas que a gente pode fazer é até fazer a reposição de testosterona Criança. E tem bons resultados. Você tem um crescimento, né, do do instrumento. O cara fica lá e volta e cresce assim e tem uma recuperação bem grande mesmo. Fica quase que 100%, quase que normal. Então assim, são coisas que a gente pode fazer e é por isso que a pessoa sempre tem que estar muito atenta,
porque às vezes pode acontecer, é raro, é bem raro de acontecer isso, mas por exemplo, às vezes o o a criancinha, eu já peguei isso, não é o meu público que eu atendo, Mas pacientes meus falando sobre os seus filhos. E às vezes a a o bebezinho ele nasce e ele fica com o testículo no na barriga, né, retido. E a gente já sabe atualmente que você tem que operar isso de preferência o mais rápido possível. Não pode demorar. Obviamente que existe um período que você tolera geralmente 6 meses, 9 meses, dá para esperar esse
testículo descer. Se ele não descer, cara, tem que operar. >> Como assim? Nem sabia de que existia. >> Pensa, é igual o quando você quando a gente faz, você tem lá o o nascimento, né? O testico inicialmente do menino, ele tá na barriga por conta da formação dele, da formação embriológica dele. E eventualmente ele vai >> percorrendo o seu caminho até chegar no no saquinho mesmo, no saco escrotal. E aí eventualmente quando o moleque nasce o saco às vezes pode tá o testículo às vezes ele não tá localizado no saco propriamente dito. Às vezes ele
ainda tá Meio no caminho, né? Ele não terminou de descer, que a gente até brincar, o saquinho já desceu, né? Ele não desceu 100% ainda. Às vezes ele tá intraabdominal e a gente pode esperar um pouquinho, às vezes faz parte do processo fisiológico, né? esperar ali uns 4, 6 meses, igual eu falei, 8 meses, que eventualmente aquele testículo desce e o canalzinho, o canal enguinal ali por onde ele passou, se fecha. Só que em alguns casos ele não desce, cara, fica Preso ou ele fica intraabdominal ou ele fica às vezes no canal enginal mesmo, né?
E sem conseguir percorrer o restante do caminho. E qual que é o problema? O testículo, ele tá no saco, não é por qualquer motivo não, ele tá lá porque ele precisa estar lá, porque a temperatura do saco escrotal, ela é em média ali um 2º a menos do que a temperatura do resto do seu corpo. E o testículo precisa dessa temperatura para ele poder funcionar bem, para ele poder Performar bem. Então, quando você deixa o testículo intraabdominal durante muito tempo, a temperatura dele fica ruim, fica mais próxima da temperatura do corpo. E é exatamente por
conta disso que é perigoso, porque aumenta a degeneração do testículo. Então, a chance, se você demorar muito para operar, aquele testículo até atrofia, cara, ele para, ele não funciona bem. E aí você vai ter um moleque que não vai ter testículo, né? Então tem que operar Rápido, não pode esperar muito tempo. Antigamente a gente esperava até 2 anos, dava para esperar até 2 anos. Atualmente isso já mudou um pouquinho. Os guidelines falam assim, cara, os estudos mais recentes falam até até 12 meses, um ano. No máximo nove um ano, 9 meses, um ano, dá para
esperar. Não, não deu certo, meu amigo. É faca, vai lá e resolve isso. Porque além de você piorar a função, a fertilidade dele e a produção de de hormônios, também aumenta O risco de ter câncer, né? Aumenta o risco desse testículo ter um câncer de testículo no futuro. Então também é perigoso, não pode rolar, tem que ser rápido, cara. Então eu já tive paciente, por exemplo, falou: "Ah, os médicos não quiseram operar". ficou segurando até dois anos. Eu falei: "Cara, acompanha esse moleque direito, porque pode ser que às vezes na puberdade ele tem algum problema,
né? Então é bom acompanhar." Por quê? Porque senão chega na vida Adulta, tá lá com Deus me livre, né? Mas tá lá com micropênis. Cara, resolver isso na vida adulta é é muito mais difícil, né? É, o resultado é muito pior do que quando você trata quando o moleque é pequeno. Quando ele é pequeno e você trata, o resultado é muito bom, fica quase 100%. Agora adulto já não resolve mais. Aí, meu amigo, aí é outro problema que você tem, né, cara? Aí fica complicado. Então existem casos que isso pode acontecer, mas é bem raro,
tá? Não É o mais comum, assim, sendo bem sincero, é bem raro mesmo de acontecer, tá, o mais comum que a gente tem atualmente é o hipogonadismo funcional. É o o problema não é no testículo em si. O problema da testurona baixa no cara é o eixo hormonal que não tá funcionando bem, >> tá? Então antes da gente entrar no que que pode gerar isso e tudo mais, eu queria só entender se a gente zerasse então é de um cara mais adulto, >> não boa, boa pergunta. É5, >> cara. Primeira coisa de todas, esse cara
não vai ter ereção. Mais não vai ter ereção. Por quê? E isso você entende muito por conta do por que eh você entende muito a clínica do paciente. Ah, Lucas, eu tô com a textura na baixa e mesmo eu tomando um tadala fila da vida, tadala fila, o pessoal gosta de tadalafila, né? Mesmo tomando um tadala, mesmo tomando um viagrão, eu ainda fico meia bomba. Por que que eu fico meia Bomba? É muito simples. O que que essas medicações, como tadalafila, seudenafila, que é o bom e velho viagem. Eles potencializam a ação do óxido nítrico,
que é um vaso dilatador. Então, o óxido nítrico, vaso dilatador, ele faz a vaso dilatação e você tem a ereção lá potente. Só que pensa que o óxido nítrico é como se fosse uma bala de uma arma e a testosterona é quem aperta o gatilho para essa bala ser disparada. Então, pro processo de ereção ocorrer, a Testosterona tem que se ligar o receptor androgênico lá na 9 mm. E isso gera a liberação de óxido nítrico para gerar ereção. Você concorda que não tem como você potencializar algo que nem existe? Ah, não, Lucas, porque eu botei
aqui uma projétil diferente, cara. Projétil que penetra barreira, né? Penetra blindagem, mas não tem ninguém para tirar. Se não tem ninguém para tirar, você acha que vai ter algum efeito daquele projétil? Não, não adianta nada. Então, o cara que Tá com com a testosterona baixa ou zerada, aqui no nosso exemplo hipotético, já começa que ele não vai ter ereção, mesmo se usar o tadela fila. Por quê? Porque não tem a matériapra, não tem a testosterona para poder gerar toda aquela cadeia de liberação do óxo nítrico. Aí quando o cara tem a testosterona boa e ainda
manda um tadala, meu, aí já era. Aí o cara fica potente, fica violento. Por quê? Porque tem a testosterona para fazer a reação, Tá lotado de óxo nítrico e a ação do óxo nítrico tá potencializada ao máximo. Então o cara tem aquela ereção assim que meu vai duas, três, quatro, cinco vezes, quantas vezes foram necessárias até terminar o trabalho. Então já começa por aí. Eção, ele já não vai ter anabolismo muscular. também não vai ter, porque a gente sabe que a a testosterona faz hipertrofia muscular, não é nenhum mistério isso, né? Só se olhar pra
galera da maromba. É, eu não preciso nem Eu não preciso nem explicar isso porque já tá estampado isso na nossa cara. Testosterona, sim, faz através de processos até de modulação gênica, de redução, supressão de meioestatina, de supressão de de catabolismo muscular, ela gera hipertrofia. Então, o cara também não vai ter hipertrofia muscular. E a gente sabe que a testosterona também é lipolítica, ela gera quebra de gordura. Então o cara que vai ser aquele cara que não tem massa muscular, tá com Aquela barrigona, aquela pança lá acúmulo de gordura abdominal, de gordura visceral, não tem ereção,
não tem libido, ele não tem drive, ele não tem vontade de fazer as coisas, ele não tem e aquela aquela aquele apego pela vida, né? Aquele tesão pela vida. Cara, é essencialmente assim, é você tá com a testurona zerada, meu, é quase como se fosse a morte pro cara, né? Assim, é a morte é mais simples para ser sincero, porque o cara tá sobrevivendo, tá se Arrastando, né? É um exemplo hipotético. Eu digo para você que eu nunca peguei um caso assim no consultório, tá? Luto da testorona zerada, zero. Mas eu já peguei pacientes com
testorona bem baixo. Desculpa interromper esse episódio, mas é rapidinho dando um recado muito legal de uma promoção que tá rolando na Insider durante a semana do dia 8 a 18 de dezembro, tá? É a Insider agora utilizando o nosso cupom, né? Utilizando LUTZ lá no no cupom do site, nos códigoz De desconto. Você pode chegar até 30% de desconto em todas as peças. Eh, e também além disso, quando você utilizar nosso cupom, você tem aí, esse é o mais legal, 20% de cashback na próxima compra que você fizer. Então, o que você gastar nessa compra
que você fizer hoje, por exemplo, você vai pegar esse valor 20% disso você pode utilizar numa outra compra mais paraa frente para comprar um presente, para aumentar mais sua coleção. Então, aproveita, porque essa Promoção é por tempo limitado. O link tá aí na descrição que recode aí na tela. Quando chega a galera no seu consultório, assim, se você pegar uma média, eh, qual que seria o a pessoa que vai precisar de um tratamento e tal, qual que seria o sempre tem uma uma um limite, o limite mais recente que a gente tem, dos estudos mais
recentes, no estudo de 2020 que foi do jornal de orologia, ele botou o limite como 409, mas eu até arrisco dizer que esse limite É um pouco mais alto, tá lut? Eu botaria como 600. Por quê? Lembra que a testosterona cai ao longo do dia, então de manhã ela é um valor, à noite ela já não é o mesmo valor mais. Isso a gente chama de ritmo circadiano. Todo homem que é natural, eu, você, o o Júnior aí que tá assistindo, todo homem que é natural, ele respeita esse ritmo circadiano. Então, de manhã ele tem
uma produção de testosterona e à noite essa produção vai caindo. A produção ocorre Principalmente durante a noite, no período do sono. E é por isso que de manhã você acorda lá com um mastrão potente, porque é o período que você tá com a testona mais alta e ela cai ao longo do dia. Então, um cara que acorda, por exemplo, com 450 de testosterona, um exemplo, ele tá acima do limite inferior, 49, 450, 500, ele às vezes até acorda bem, cara, acorda tranquilo, consegue tocar o dia dele, mas ao longo do dia essa tessurona vai caindo
e ela Cai em média de 150 a 200 pontos. Isso não sou eu que tô falando, não, tá lut? Você tem tem estudo mostrando essa curva de queda. Os caras pegaram o cara de manhã e mediram de novo ao longo do dia todo. Percebe-se que um cara com 700 de testosterona de manhã, se você mede ela de novo por volta ali de 6 horas da noite, 7 horas da noite, ele tá batendo 500. Então dá para você dizer que ela cai em torno de 150 a 200 pontos. Então o cara com 500 de manhã, ele
você não Precisa acreditar em mim, não. Só ir lá no laboratório fazer a medida. Faz lá que você vai ver que ela vai est mais baixa. Vai est em cerca ali de, por exemplo, começou com 500, vai est no final do dia com 350, um exemplo. E aí, meu irmão, com 350 o caldo dá uma engrossada. Com 500 o cara às vezes até tava tranquilo, mas vai passando o dia, ele vai sentir o combustível acabar. Não tem mistério, isso é fisiologia. Não é porque o cara é um frouxo, não. É porque O combustível dele realmente
tá acabando. Ele já começou o dia meio na reserva. Chega no final do dia, ele tá batendo 300. Um cara que começou o dia, por exemplo, com 400, no final do dia ele tá batendo 200. cara, como é que você vai ter libido com 200 de testosterona? Como é que o cara vai treinar com 200? Não tem jeito. Eh, então assim, eh, o limite é um pouquinho, eu boto o limite com um pouquinho mais alto e a gente tem Evidência sobre isso, né? E até pensando naquele naquele tema que você passou de testosterona e saúde
mental, a gente tem estudos mostrando isso, que uma testosterona no valor normal ou baixo normal, né, no quartil inferior, ela muitas vezes está relacionada com maior incidência de sintomas depressivos. Ah, Lucas, mas isso aí é relação. Tudo bem, mas tem, a gente tem estudo, por exemplo, de 2014 que mostrou que pegando testona livre, o cara que tá com a Testurona livre baixa, ele tem mais sintomas depressivos e esses sintomas reduzem à medida que a testurona vai subindo. A cada nível que ela, a testona livre vai subindo, você reduz incidência de sintomas depressivos. Então, calma aí,
tem uma coisa errada, né? E aí a gente chega no outro estudo de 2019, por exemplo, foi e a gente fala que na ciência, né, a gente tem os níveis de evidência. Então você tem estudos observacionais que a evidência assim Existe, mas ela não é exatamente causal. Pode ser um associado, por exemplo, ah, 90% dos 100% dos pacientes que infartam t sobrancelha. É uma evidência observacional, mas isso não quer dizer que sobrancelha causa infarto. Concorda? Então é um é uma relação, mas não necessariamente quer dizer e causal, né? Uma observação, uma associação que não necessariamente
quer dizer causa, né? Causa e consequência. Mas a gente olha, por exemplo, a metaanálise, que seria Assim o topo dos estudos que a gente tem de evidência mesmo. E a gente tem a metaanálise de 2019, cara, ela analisou 27 estudos, ensaios clínicos randomizados, que é pegou um grupo, fez uma coisa, pegou outro grupo, fez outra coisa, ninguém sabe o que tá tomando. Ensaio clínico randomizado, placebo controlado. E eles viram que quando você fazia reposição de testoseronógena, você melhorava sintomas depressivos, muito mais do que o placebo. Então, calma aí, Não é mais observação, porque você tem
estudo mostrando que quando você repõe, você melhora. Então não é loucura da nossa cabeça, existe a evidência. O negócio é que quase ninguém tá disposto a falar sobre isso, né? Aí o cara fica lá se [ __ ] à toa com a testosterona baixa e ninguém quer falar nada, né? Ah, não, porque tá normal, porque tá normal. Cara, eu já peguei paciente que tava com 250, 270 e o cara já e foi no médico, o médico falou que tava normal. Pô, isso é Um absurdo, né? Se a gente for olhar tanto esse estudo de mais
recente que botou 409, tanto o estudo, a gente tem guideline antigo, por exemplo, de envelhecimento masculino europeu, que bota 350 do limite de testosterona do de qualquer maneira 250 já tá baixo. Só que o cara olha lá o valor de referência, né? Ah, testerona pode ir de 180 a 800, por exemplo. E aí ele fala que tá normal. Quer saber como é que faz o valor de referência, Lut? É muito Simples, cara. Você pega uma população, ah, vou vou olhar aqui, população de Santo André, homens tem homens saudáveis, né? O cara também não pode est
dialítico, tá na UTI coronária não, aí não entra no no corte. Mas homens saudáveis tem entreosteron. É assim que faz, cara. Ninguém foi pro cara que tá com 180 e perguntou se ele tá se sentindo bem. E eu garanto para você que se fossem ele ia falar que não. Falar, cara, sendo bem sincero, agora Que você me perguntou, é, eu não tô muito bem não, cara. Minha libido não tá legal, eu não acordo com ereção mais, já tem alguns meses, assim, minha, eu tô com excesso de gordura, eu não consigo ganhar massa muscular, eu não
evoluo na academia. É, minha vida não tá muito boa não, cara. Mas assim, é, segue, vai seguindo. Então, assim, esse valor de referência do laboratório, ele é um valor, é uma desonestidade intelectual, porque eu vai lá, o paciente às vezes Olha por conta própria ou em outro profissional da saúde, o cara olha, tá dentro do valor de referência, né? E aí deixa, e aí deixa, e aí deixa. E aí o cara depois de passar em três, quatro médicos, ele aceita, né? Ele aceita que a testerona dele não tem nada a ver com sintomas. É, de
tanto falarem também, aí fica fácil, né? tanto encherem o saco do cara falar que ele tá maluco, aí ele vai para onde? Pro psiquiatra. Aí já era. Aí do psiquiatra é ladeira abaixo, cara. Porque aí começa rivotril para dormir, né? Eh, vem van para acordar. Aí o cara vai embora, meu. Aí não tem jeito, porque não vai, você tá, você não tá tratando a raiz do problema, você tá tratando as derivações do problema. Igual a gente tava falando da testurona zerada, o cara não tem drive, não tem vontade, não é porque ele tá depressivo, não,
meu. É porque ele não tem combustível. Não sei. Você é um cara que gosta de carro, Guts? Não sei se você Gosta de carro. É, gosta de carro. Você pega, por exemplo, um porte 911. >> Hum. >> Porte 911 lá, o Turbo S, cara, faz 0 a 100, sei lá, 3 segundos, muito pouco, extremamente rápido. Você, só que você botou 15 conto de etanol no tanque. Meu, adianta alguma coisa? 15 conto de etanol, na hora que você der um o primeiro piso que você der no carro, acabou a gasolina, cara. Ah, porque esse porte aqui
911 é um lixo, vou queimar. Não, cara, não faça isso. Carro é excelente. Mas o combustível de de bosta que você colocou no carro, bota lá 200 conos de pódium, né? Vai lá e joga o joga lá o teto do carro acumbo, uma gasolina boa de alta octanagem e aí você desce o pau, cara. Aí o carro vai voar, mas não adianta. Então às vezes o cara tem o potencial, mas ele tá sem o combustível. Não adianta, não tem jeito. Eu já peguei muito isso no consultório. O cara fala: "Lucas, eu sei o que que
eu Tenho que fazer, cara. Eu sei que eu preciso treinar, eu sei que eu preciso fazer dieta, mas eu não tenho disposição para fazer nada. Eu mal mal consigo sair da cama. Como é que eu vou fazer um treino assim? Não tem jeito. >> Pessoal, um recado para você que, assim como eu, tá buscando uma vida mais saudável, uma vida com mais longevidade, com mais energia. É que um recadinho aqui do nosso patrocinador que é a Vita, tá patrocinando nesse episódio, que é Dentre as marcas de suplementos aí que eu já conheci, que eu já
experimentei, eh, e, e quando a gente fala de suplementos manipulados, assim, de ômega-3, de vitamina B e tudo mais, e aqui tem as melhores formas que eu já vi. Inclusive, aconteceu um fato engraçado. Recentemente eu voltei a cuidar da minha alimentação, tava um tempo sem cuidar, foi no nutricionista e tal, ele me recomendou um um ômega3 de uma marca específica lá. E daí eu falei: "Pô, eu tenho esse aqui em casa que é no patrocinador que tal, o que que você achou?" Ele falou: "Cara, é ainda melhor do que eu tinha te recomendado." Então, realmente
é muito bom. E pro pessoal quiser experimentar, quiser conhecer a Vitos, o link tá aí na descrição. Vocês vão encontrar não só essa fórmula aqui que é o ômega3 em 1, que vem com3 com enzima Q10, vitamina D e vitamina E, mas também outras que até creatina tem lá, as de vitamina B que também é muito Importante, dá uma olhada o que tem lá no site que faz sentido para você e os cupons lutos 10 para 10% de desconto, beleza? Aí me curte se tiver errado, tá? Mas aí a minha impressão que eu tenho é
que a gente não deveria estar precisando >> eh repor isso, né? deveria, a gente deveria estar num bom nível naturalmente, né? E aí eu já encaixo uma outra pergunta nisso que é: >> "É verdade aquilo que os níveis de testosterona dos homens e estão Diminuindo com o passar do tempo?" >> Boa pergunta, cara, sendo bem sincero com você, essa é um grande questionamento que o nível de testosterona tá reduzindo é fato, isso já é visto em estudo. Um homem hoje tem média de 20 a 25% menos testosterona do que o pai dele tinha com a
mesma idade. E isso se encaixa pra fertilidade também, né? Ou seja, o que que tá acontecendo? né? Será que é a dieta? Um dos fatores que mais, na minha opinião, Enxergando isso como um todo, um dos fatores que mais prejudica essa produção, com certeza é o estilo de vida. Porque atualmente a gente tem uma epidemia de obesidade, uma epidemia de eh dieta industrializada, alimentos processados, uma epidemia de sedentarismo. E isso são coisas que fatalmente vão reduzir a testosterona. Mas eu não vou ser hipócrita com você, não, tá ú? Eu já peguei paciente no meu consultório
que era cara de novo, Saudável, treinando com percentual de gordura baixo, cara, só que com 280 de testosterona, com a fertilidade assim, o normal é 15 milhões por ml de espermatozoides e o cara com 2 milhões. Eu pergunto e tem algum histórico na família? Não tem nada, Lucas. Eu sou o primeiro, cara. Ninguém nunca na minha família teve problema com fertilidade. Eu sou o primeiro. E o cara jovem, 30 anos, já peguei paciente assim, caso real, 30 anos em forma, não tem excesso De peso, treinando e mesmo assim com a testosterona baixa e com a
fertilidade ruim. Faz o ultrassom do testículo, não tem nada. O testico é de tamanho normal, cara. Não tem nada que impede ele de produzir o hormônio, de produzir a o espermatozoide. Só que mesmo assim o cara tá com tudo baixo. Por essa é a maior pergunta de todas, né? Se você conseguir matar essa charada aí, cara, você vai ficar trilionário para poder entender o que que dá pra gente fazer. >> Mas o fato é que tem algo ambiental. >> Essa seria uma hipótese, cara. Algum disruptor metabólico, por exemplo, um dos ruptores metabólicos que a gente
tem atualmente é a dioxina, né? A dioxina, ela é um disruptor metabólico que endócrino, que tá presente em um monte de comida, um monte de processo industrial, em plástico. Então, cara, assim, eu eu sempre converso isso com o meu pai, com os pacientes e é quase o preço que a gente paga por viver em Sociedade, né? Assim, tem jeito de você ficar não exposto a esse tipo de disruptor, cara? Tem. Se você for morar na roça, matar, é, matar o seu porco lá, você mesmo, e te fazer a sangria do porco, fazer o corte e
comer lá tudo em natura, integral, aí tudo bem, mas dá para você fugir. Mas, pô, quem é que tá disposto a fazer isso? Não dá, né, cara? Assim, uma pequena parcela do do dos homens vão conseguir seguir esse tipo de vida, mas a maioria esmagadora não vai, Cara. Tá em sociedade. Ah, Lucas, mas eu souó como carne. Você acha que sua carne vem embalada aonde? Embalada aonde? Em plástico. Não tem nenhum mistério, não. A a água aqui, ó, é embalada em plástico também. Então assim, existe algum fator ambiental, com certeza. Eh, se esse fator ambiental
tá mais relacionado com estilo de vida, sedentarismo, ou se existe algum disruptor metabólico que tá na comida, microplástico, por exemplo, difícil você dizer com toda certeza. Um Outro exemplo é a fritura boa e vel friturinha que a gente gosta de comer, um McDonald's, né? Uma coxinha. >> Quando a gente pega, por exemplo, um >> gordura vegetal, né? Um óleo vegetal, uma que tem muito ômeega6, né? óleo de óleos vegetais de maneira geral, quando você aquece ele a altas temperaturas, ele sofre conversão em um outro composto que chama aldeído. E esses aldeídos, rapaz, esses aí são
complicados no seu corpo, tá? Esses aldeídos vão diminuir Fertilidade, vão diminuir produção hormonal, vão diminuir a vão aumentar o seu risco cardiovascular e até aumentam o risco de câncer, tá? Então, a fritura, cara, é complicado. Prooscopo eu sei que é gostoso. Eu sei que é gostoso, mas é complicado. E aí você pega, por exemplo, outros e outras gorduras de origem animal, manteiga, por exemplo, a quando elas são aquecidas a alta temperatura, elas são muito mais estáveis, então elas não degradam tanto em aldeído, Consequentemente elas não têm esse mesmo efeito no seu corpo. Então, eu diria
assim que, cara, é muito difícil, né, de você bater a a o martelo, né, com alfinete exatamente onde que é o problema. Eu diria que é multifatorial, não dá para saber. Disruptor metabólico, óleo vegetal, fritura, cara, estilo de vida, sedentarismo, obesidade. No final das contas, eu acho que tudo contribui, né? Tudo vem junto como um pacote só. O que que dá para fazer, cara? Eu instruir O paciente, tentar tratar, melhora a dieta, né? Melhora a qualidade, come menos alimento ultra processado, vai para uma dieta mais com gordura animal, com maior qualidade de proteínas, com eh
diminui a o seu percentual de gordura, fica mais em forma, né? Dá aquela reduzida na percentual de gordura do homem tem que estar sempre menor que 20%. tiver maior que 20% já tá errado. Então, dá aquela melhorada no físico, começa a dormir melhor, que o sono Também é algo que impacta. Se lembra, eu falei, a testosterona é produzida durante o sono. Se o cara não dorme bem, dorme duas, 3 horas por noite, o que que você acha que vai acontecer? Não tem jeito, vai cair, né? Então são coisas que dá para se instruir o paciente,
pra gente tentar pelo menos mitigar o efeito do ambiente e tratar, cara, é o que dá para fazer, né? A não ser que você vá falar, cara, vai lá e mora na roça, né? Vai lá, muda pra roça e aí você vai Acordar todo dia de manhã, vai ficar lá no sol da roça uns 15, 20 minutos, vai comer só o que tem na roça. Nada de pegar alimento da padaria, alimento da de supermercado, é só o que tem na roça, cara. Pô, isso é muito inviável, né? É muito inviável. Mas eu concordo com você,
tá, Luds? Na teoria, cara, eram pros homens, principalmente 20, 30 anos, tá explodindo de testosterona. >> O que que é explodindo? Qual que ser? Não é assim, obviamente, pô, bater 3000 De testosterona aí não é um valor muito super fisiológico. Você pode pegar o cara mais macho que já existiu nesse mundo aqui, eu garanto para você que ele não teria, que ele não ia bater 3.000 natural, cara. Não bate, é muito difícil. Mas assim, 100 é um valor bem, entre aspas, fisiológico. É um valor que até pouco tempo atrás, anos 80, anos 90, os caras
tinham tranquilo. Eu ia fazer o exame lá 700, 800, 670, 700, 720, sempre nessa faixa, o quartil superior, né? Então, de 600 a 1000 é um bom valor, de 600 a 1000 é um um valor que o paciente vai se sentir bem, n? Ah, Lucas, eu tô com 700 de testosterona de manhã, à noite eu tô com 500 ainda. Tô tranquilo, cara. Dá para tocar o dia, né? Então assim, é, seria um valor, um número mágico, né, 600 para cima, 600 a 1000. Até porque se a gente sobe muito a testosterona com injetável, por exemplo,
o cara já começa a ficar com alguns outros problemas. >> Pessoal, olha que legal isso aqui que eu descobri inclusive durante um podcast com a Ana Claudizani que eu entrevistei e a gente falou sobre neurociência, sobre o método dela de melhorar questões comportamentais, lidar com questões de saúde mental e tudo mais. E eu descobri que ela lançou uma coisa muito legal que é uma IA, uma mentora virtual aqui, que você conversa pelo próprio WhatsApp, que você consegue eh mandar um áudio para ela falando sobre alguma questão tua, Alguma dificuldade que você tá vivendo. Ela te
traz ali de acordo com o que é mais que tem mais evidência em neurociência, o que tem mais de evidência em mudança comportamental e te ajuda a talvez tomar uma decisão ou mudar algum comportamento seu que você queira mudar. Então vou fazer um teste aqui para vocês verem. Vou mandar um Vou mandar um áudio aqui para It e vamos ver o que que ela responde. Eita! Eh, eu tenho me sentido meio cansado ultimamente, indisposto, sem vontade de fazer as coisas e eu não sei exatamente o que que pode ser, sabe, né? Meio desmotivado, uma certa
apatia. Como é que eu posso melhorar isso? A eita, você pode mandar áudio ou mandar em texto. Aqui é um contato no WhatsApp. Eu não sei se vocês conseguem ver aí na tela, mas é um contato no WhatsApp que o link tá na descrição, inclusive, tá no Qcode na tela também. Vocês podem Entrar, vocês vão ter 24 horas grátis para poder utilizar ela, mas se você manda em áudio, ela responde em áudio. Você manda em texto, ela responde em texto. Eh, e a ideia é que ela seja mesmo uma melhor amiga tua, uma pessoa que
você pode sempre contar, que você pode conversar sobre essas questões. Quando eu fui, eh, eles são estão patrocinando esse episódio, né? Quando eu fui fechar a parceria com eles, eh, me mostraram assim a quantidade de tempo Que as pessoas passam conversando e respondendo. Eu falei: "Cara, é muito legal isso. As pessoas realmente conseguindo utilizar para uma coisa útil, uma coisa legal". Claro que não é a proposta dela substituir um psicólogo, substituir um um terapeuta desse, mas é justamente ser uma um uma melhor amiga mesmo, uma mentora, né? Então ela respondeu aqui. Vamos ver o que
ela respondeu. >> Luts, esse cansaço com apatia pode ser Um sinal do seu cérebro, pedindo pausa ou indicando que alguma coisa não tá encaixando bem na sua rotina emocional. Nessas horas, o segredo é começar devagar, botando movimento, mesmo que pequeno no corpo, e mudando alguma coisa simples no seu dia. Pode ser um banho diferente, ouvir uma música nova, mudar a ordem dos afazeres. Outra dica, não se cobre sentir disposição de uma vez. A homeostase faz seu cérebro resistir à mudança. Então qualquer passo já é Vitória. Você lembra de algo que costumava te animar? Nem que
fosse pouco. Quer tentar incluir isso hoje e perceber o efeito? >> Cara, olha que legal. Daí ela já puxa um assunto para você continuar conversando. Sabe isso que eu achei mais legal? Pessoal quer experimentar, o link aí na descrição que é recorde na tela. Quando você clicar, ele já vai entrar lá, vai falar que você veio pelo luts, vai te dar 24 horas grátis, um dia grátis para Poder utilizar e conversar com ela. Beleza? Vamos falar então. Vamos pegar um cara que ele fez seu exame lá, deu 250 tal, não sei o quê. ou ele
sente esses sintomas que você falou, às vezes o cara nem fez visão, mas ele sente tudo isso. O que que ele, qual que seria um protocolo assim que você passa que seja no primeiro momento vamos falar de protocolos naturais, >> um protocolo natural, o que que ele tem que cuidar assim desde do desde o da Manhã dele pra noite, como tem que ser o dia a dia desse cara? >> Boa, boa pergunta. Assim, o no tangir das tangentes, o mais importante de mudança de rotina, que a gente não envolve aqui, não falando sobre suplementação específica,
mas o que que o cara pode fazer na rotina dele que vai melhorar essa produção. Primeira coisa, o sono, igual a gente já falou, pelo menos 7 horinhas de sono. Assim, o seis é o mínimo do mínimo, menos que seis não Rola. Seis. Se o cara tiver uma rotina muito corrida, tudo bem, mas o ideal é 7 horinhas, 7 horinhas de sono, mudar a dieta dele, isso é muito importante, reduzir consumo de alimentos ultraprocessados, reduzir o consumo de doce, né, açúcar refinado, açúcar industrializado, mais pro lado o mais tentar o mais natural possível, né, cara?
Ir para um lado de fruta, de gordura animal, de carne, uma dieta mais proteica, né? Até porque isso vai ajudar Ele também a reduzir o percentual de gordura dele, evitar a fritura, né, em excesso. Tudo bem que eu falo isso, eu falo isso com os pacientes, não precisa virar um monge também não, né, cara? Pô, ninguém é de ferro. Mas assim, e tentar evitar, né? Vai comer, vai fazer uma comer uma besteira, cara. Comeu um hamburgão, que é um negócio que tem muito valor nutritivo, que tem gordura animal, tem fibra, tem zinco, tem tudo que
você precisa ali. Não vai lá e, pô, Vai, vai lá e e o cara mata uma garrafa de Coca-Cola inteira sozinha. Aí é complicado, né, cara? Coca-Cola é açúcar puro, não tem nada, tem valor nutricional nenhum aquilo. Então, >> álcool, >> exato. O álcool também é outra coisa que atrapalha, porque o álcool vai atrapalhar o sono, né? Então, assim, é importante mudar algumas coisas na rotina do paciente. E uma coisa que é muito importante também é a o treino, a Musculação. Porque quando a gente tá falando de produção de testosterona, uma das coisas que atrapalha
muito é o excesso de gordura. Lucas, como que eu faço para mudar meu o meu percentual de gordura, mudar a minha composição corporal? Não tem nenhum mistério sobre isso, né? Ah, vou fazer dieta. Não adianta você só fazer dieta, porque se você só fizer dieta, o que que vai acontecer? Você vai perder peso, só que a massa muscular vai embora junto. Como Que eu faço para preservar a massa muscular? Vai ter que estar fazendo musculação. Não tem outra, cara. Não tem. Ah, Lucas, não gosto de fazer musculação. Eu também não gosto de pagar boleto não,
cara. Mas tem que pagar, senão cortam a luz. Então, não tem jeito. O cara vai ter que fazer musculação. Mas não quer dizer que ele precisa fazer sete vezes na semana, não. Ele pode fazer segunda, quarta e sexta. Se ele tiver treinando com intensidade Pesada, ele tem um resultado legal. Não tem isso. É, isso é bem simples. Eu digo que a musculação é a parte mais fácil do dia. A mais difícil de mudar é a dieta. Essa é a mais difícil porque é onde o paciente mais acha prazer, né? Onde ele mais acha conforto. Então
essa é a mais difícil de mudar. E eu digo para você que é a que mais dá resultado, tá, Luds? É a que mais ajuda o paciente a sair mesmo do fundo do poço, a melhorar a gordura corporal, subir a massa Muscular, ter mais exposição durante o dia, reduzir a inflamação sistêmica. E a gente acha bombeira isso, mas você pega, por exemplo, esses bodybuilders, isso é muito fácil. Você pesquisa na internet, você vê fácil isso. Os caras falam para você: "Cara, minha pele é boa." Na hora que eu faço uma dieta um pouquinho mais e
e alta de açúcar, a minha pele começa a estourar toda, cara. A acne estoura tudo, o rosto, as costas. Por quê? Porque a dieta é inflamatória. A gente Acha que é bobeira isso, mas faz diferença. É só você pegar os caras que usam anabolizante, que tem mais propensão até acre, o cara fala para você, fala: "Cara, quando tô com a dieta limpinha, bem tranquila, não tem nenhum problema. Agora na hora que eu sujo a dieta, como alimento mais um açúcar refinado, um sorvete, algum doce, cara, a pele pipoca toda, né? Acne costas, na no rosto.
Então a dieta é a mais difícil de mudar, mas é a que mais faz Diferença, não é? que mais faz diferença. E aí, ah, Lucas, beleza, já tô fazendo isso e tô com a textura da baixa do mesmo jeito. Aí a gente entra no terceiro pilar, que seria a suplementação medicamentosa barra suplementar mesmo natural, que a gente pode entrar com alguns fitoterápicos, tem algumas medicações que a gente pode usar para poder fazer o paciente produzir mais testosterona naturalmente. Então eu digo isso pros pacientes, 90% Dos pacientes Guts dá para você resolver sem você ter que
dar hormônio pro cara. sem você ter que dar hormônio. Eu digo isso para você porque é fato. Eu atendo isso, eu faço isso diariamente. Dá para você melhorar sem ter que dar hormônio pro cara. E muitas vezes o resultado é fenomenal. Por quê? Porque geralmente o problema não é no testículo, o problema é no eixo hormonal. Então na hora que você estimula o testículo, o que que você acha que vai acontecer? O cara vai Bater o nível de testosterona alto e vai ficar bem. Quando o problema é no testículo, aí a situação muda. Aí você
acaba às vezes tendo que ir pro lado hormonal mesmo, pro testosterona de fora. Por quê? Porque o testículo não funciona bem. Ah, Lucas, por que que o testico não funciona bem? Não sei, cara. Tem que investigar. Ah, o cara teve uma avaricocérie, tá com a varicocédele, grau dois, grau três. Ah, o paciente tem uma atrofia testcular por conta de algum Procedimento cirúrgico que ele já fez, algum trauma. Teve cachumba quando era criança, coisa assim. Já peguei alguns casos assim no consultório, mas esse é assim, é menos de 10%, cara. Maior parte dos caras são hipogonadismo
funcional. >> É o eixo, >> é o eixo que não tá funcionando bem. O testico em si, cara, é perfeito. Funciona muito bem. Tanto que na hora que você estimula a produção do cara, melhora a rotina dele, meu, aí ele bate 800, 900 fácil. Já acontece já. Isso eu já assim perdi a conta de quantas vezes já fiz lá no consultório. Fácil, o cara fica bem, cara, muda, fica outra pessoa, muda disposição, perde gordura, ganha massa muscular. Então assim, dá para fazer tranquilo, sem ter que dar injetável. >> Quando quando a gente fala de suplementação,
então, das naturais, o que que você costuma ver que faz mais sentido? >> Faz mais sentido, cara. Eu >> porque também tem muita coisa que, vamos ser sincero, que a galera vende aí falando que a Sim, perfeito, perfeito. >> E não vai mudar nada. >> É, eu eu digo assim que a suplementação ela sempre muda de paciente para paciente, porque, por exemplo, ah, Lucas, eu vi na internet que zinco, quando você suplementa zinco, você sobe testosterona. Cara, isso é verdade. Você tem evidência sobre isso, só que em Paciente deficiente. Se você pega um cara que
não tem deficiência de zinco, suplementar o zinco não vai fazer diferença nenhuma na vida dele. Concorda? Então assim, é por isso que o tratamento tem que ser sempre muito direcionado, muito individualizado, senão você começa a atirar igual um maluco, começa a atirar igual um pistoleiro louco. Ah, Lucas, eu vi que vitamina D ajuda o cara a produzir testosterona, ajuda, mas em quem for Deficiente. Se você já tá com a vitamina D boa, suplementar não vai fazer diferença nenhuma na sua vida, não é isso que vai salvar a sua produção, depende do nível. E eu digo
para você assim que grande parte de desses dessas que compra na internet, que vende, é meio que um negócio sem direcionamento. E aí o paciente toma, não tem o resultado que quer e fica irritado ainda, né? É lógico, cara. V um negócio meio aleatório assim, em alguns Pacientes vai funcionar. Às vezes o cara realmente tinha uma deficiência de zinco, mas nem sempre isso é o caminho, nem sempre é isso que vai dar certo. Mas, por exemplo, entre suplementos que você falou que não, que você falou: "Ah, Lucas, que não funcionam". O primeiro de todos é
a marca peruana. Esse aí é o mais comum de todos, né? Ah, não, vai lá toma maca peruana que você vai ficar igual uma máquina. Não tem evidência nenhuma que funciona, tá? Ou melhor, não Tem evidência nenhuma que funciona para aumento de testosterona. Para libido tem evidência. Para libido tem evidência. Agora, para aumento de testosterona hormonal não tem evidência. Tanto que e o mecanismo pelo qual a maca peruana age, ele é até meio obscuro assim. O pessoal tem algumas hipóteses, nada muito certo ainda, mas eles eles pensam que é algum mecanismo de modulação de neurotransmissor
lá no sistema límbico, então não tem muito a ver com o Hormônio, não. Então para hormônio não vai mudar muita coisa. Outro, por exemplo, que a gente vê aí que esse também é outra epidemia, cara, que é o tríbulos. Ah, vai lá e toma tríbulos, você vai ficar eh eh eh as coisas que os pacientes falam, é marca peruana negra, é tríbulos, é as coisas assim, cara, que tríbulos, outra coisa também que não tem muita evidência, ele até aumenta, mas é muito pouco, muito pouco, praticamente não faz diferença, né? Então assim, é, >> é o
cara gasta lá, R$ 100, R$ 200 no negócio des >> negóci e ah não, porque eu tô tomando aqui tribulos e cara tô violento, vai fazer é muito simples. O cara faz o exame antes e depois vai ver que não fez muita diferença. Então são duas coisas aí que são muito vendidas na mídia como fontes de testosterona, mas não são exatamente, tá? E aí entrando, por exemplo, em suplementos naturais que funcionam, o feno grego é uma boa opção, Tem evidência que funciona, ele é uma boa opção quando a gente tá falando de melhora de testosterona.
E outro, por exemplo, também o long jack é um bom também que ajuda, ele é um que tem evidência também de produção, é, são suplementos naturais, né? O feno grego é o feno grego cascão mesmo. E o long jack éicoma, né? É uma são basicamente fitoterápicos e eles têm evidência que funciona. Não é todo fitoterápico que é que é e é picaretagem, não, cara. Tem Fitoterápicos que t evidência científica que funcionam, mas não adianta nada o cara fazer isso sem ele ter um acompanhamento. >> O suento é a cereja do bolo. >> Exato. Sem ele
ter um acompanhamento. Senão ele não vai conseguir ter o resultado que ele quer. Porque depende muito do paciente. Igual você mesmo disse, o problema é no eixo ou é no testículo. Porque dependendo do da onde for o problema, a o protocolo muda, o Tratamento muda. Ah, Lucas, eu tenho esse, por exemplo, semana passada eu peguei um paciente de 55 anos e ele tava com 170 de testosterona, bem baixo, só que ele tinha uma prolactina de 48. Prolactina alta, ela inibeia sua produção natural de testosterona. Então, adianta eu ficar fazendo e e feno grego para esse
cara? Não vai adiantar. Por quê? Exato. Tem primeiro tem que entender da onde que essa prolactina tá vindo. Geralmente quando o paciente tá Com a prolactina acima de 36, 40, isso já indica prolactinoma, que é um tumor benigno, benigno, inocente lá na hipófise que produz prolactina. Só que o problema é que isso tem, vai trazer derivações disso pro seu sistema. Então, a prolactina, igual disso, ela suprime a sua produção natural. Então, tem que entender, faz uma ressonância. Ah, beleza. Tinha lá uma imagem compatível com o microdenoma e profisário, beleza, o diagnóstico tá fechado, é Prolactinoma,
trata com cabergolina, pronto, vai sumir. O tratamento desse tipo de tumor é farmacológico, ele some, né? Mas é é quando você tem o diagnóstico, o tratamento é besta. Você não concorda? Qualquer um consegue fazer. Ah, vai lá, usa cabergolina, pronto, o tumor some, cara, e some mesmo, tá? some mesmo. Mas não adianta se você não tem o diagnóstico, senão igual falei, cai nessa aí na atirando para todo lado. Ah, porque eu tô fazendo Feno grego. Aí vai olhar o cara tem lá uma varicocele grau três. Meu, vai ter que operar, não tem jeito, porque a
varicocele grau três, ela já é um grau muito avançado. Isso vai prejudicar tanto a sua produção de testosterona quanto de espermatozoides. Então é, vale a pena operar. Ah, vale grau um. Ah, dá até para observar, cara. Dependendo, é uma doença crônica, então é provável que ela evolua com o passar do tempo, mas se quiser segurar a cirurgia, dá, tá? Então Assim, tem que investigar, tem que acompanhar porque senão fica um negócio maluco. Sem contar de quando, por exemplo, outra coisa, né? Ah, Lucas, porque eu fiz um estímulo natural do meu próprio eixo e eu fiquei
com tetinha, cara, fiquei com ginecomastia. Por quê? Muito simples. É. E aí que vem o outro problema. O quem é o cara que tem mais problema com testosterona? É o paciente que é gordinho. Não concorda? Igual a gente falou, obesidade, sedentarismo. E O cara que é gordinho, ele converte mais em estradiol. Por quê? Porque a conversão de testosterona estradiol acontece aonde? na gordura. Então, por isso que o cara que é gordinho, eh, o o amigo lá adolescente lá na época do colégio, que era o gordinho da sala, ele tinha tetinha. Por que que o gordinho
tem a tetinha? Porque ele converte mais. Então, às vezes você pega um cara que tá com excesso de peso e você estimula a produção dele de testosterona, se você Não acompanhar com exames, o que que você acha que vai acontecer com essa testosterona? Vai virar estradiol. E aí, em vez do cara ficar com a testo alta, com a testosterona alta no exame, ele fica com estradiol alto e aí vai dar tetinha no cara. Ou seja, ele não resolveu nada. E o estradiol alto, >> é >> boa, boa pergunta. Estradiol alto, principalmente de necomastia. Então essa
aí é a mais, é a mais temida, né, que o Pessoal fica com mais medo, aquela, aquela d geralmente começa com uma sensibilidade que o paciente sente no cinto do carro, na blusa, depois evolui para um nódulozinho e se você não trata a ginecastia h tempo, depois é só faca. Então, por exemplo, se você fizer bem certinho, monitorizado, alguns pacientes às vezes podem sentir um pouquinho, porque lembra, o público que tem a testosterona baixa é o público excesso de peso. Então, às vezes o cara vai Converter um pouco mais mesmo. Mas quando o cara converte
e você já trata direto, já trata rápido, ah, entra lá com anastrozol, já reduz, já corta o estradiol do cara, já deixa num valor mais bacana, o tecido some, ele some mesmo, atrofia e some, cara, o paciente fica zerado. Agora, o problema é quando essa ginecomachia consolida. Um ano que o cara já tá com aquela ginecomia ardendo, geralmente quem faz isso é o marombeiro, né? Ah, tá ardendo, mas Deixa arder, né? Deixa arder, deixa arder. É, meu irmão, depois de seis meses, um ano, não adianta você tratar com medicação mais, porque não some. Vai ficar
sempre aquele tecidinho ali, sempre aquele bicudinho ali no no peito do cara aí para poder tirar só faca, só cirurgia. Então, a ginec mais tenida, né, por conta de às vezes ter que ir pra cirurgia. Outra, por exemplo, seria a retenção de água. Então, o estrogênio mais alto, ele faz com que o paciente Fique mais inchado, né? Ele deixa aquele aspecto do paciente de bêbado, né? O cara acorda com aquele rostão redondo, [ __ ] parece que teve um porre lá de 15 pingas no dia passado. Por quê? Porque o estradiol tá mais alto, o
cara vai ficar mais inchado. Às vezes o paciente até fala que ganhou peso, fala: "Lucas, eu ganhei uns 3 kg, cara". Por quê? Porque ele tá extravazando, ele tá retendo água por conta do efeito do estradiol e isso consequentemente deixa ele mais inchado, Tá? Então esse seria outro inchaço, retenção hídrica. E o o um outro problema também seriam problemas de libido, então disfunção erétil, o cara não tem ereção tão bacana assim e a libido também não fica tão bacana assim. >> Então só o fato do estradiol tá alto vai gerar essas coisas. >> Vai, vai
gerar e gera mesmo, cara. Gera mesmo. >> E aí dá pro cara ter texto alto, mas tá com a alta, mas tá com estradal alto Também, né? >> Que é o que o pessoal fala que acontece às vezes, ah, o cara vai tomar bomba, vai ficar brocha. É isso. >> Exato. Exato. Exatamente isso, cara. Matou a charada. É basicamente isso. Por isso que eu falo, não adianta você fazer sem exame. Você não concorda que não dá para fazer sem exame? Porque senão você fica perdido. Por isso que eu sou muito chato com isso, cara. Eu
sou chato mesmo. Quem quem é meu paciente sabe, eu Gosto de pedir exame, cara. Por quê? Porque se você não pede exame, você fica perdido. Ah, o cara tá com uma instrumento dele, tá tá jogando sin cuca de corda, né? Jogando sin cuuca com corda. É porque o estradiol subiu demais ou é porque a testosterona não acompanhou e não subiu bem? É, você não sabe como é que você vai saber quando você faz o exame. Ah, não fiz o exame. A testosterona tá boa, tá 1000, mas o estradiol tá 120, cara. Tá muito alto. Aí
tudo bem, você achou a razão. Ah, eu sei porque que ele tá jogando sinuca com corda. Porque tá com o estradiol muito alto. Só que se você não faz exame, você fica perdido. Você não sabe. Porque muitas vezes os sintomas eles até se assemelham, né? Disfunção erétil, libido ruim. O que que pode causar isso? A testosterona, que às vezes não tá legal legal, mas pode ser o estradiol mais alto também, né? Então assim, o cara com o estradial mais alto, ele vai ter esse Sintoma, é fato, acontece. E obviamente que isso muda um pouco de
paciente para paciente. Tem paciente que tolera o estradiol um pouquinho mais alto, 70, 60, dependendo do nível de testosterona que ele tá. Tem paciente que não. Às vezes um estradiol ligeiramente mais alto, 60, 70, já gera sintomas dele, já não gosta. E como você falou, a gente sempre olha tanto o valor absoluto do estradiol quanto o valor relativo. O que que eu quero dizer com isso? Você tem lá O seu estradiol, a referência lá é menor que 40, por exemplo. Você vai olhar o valor absoluto e o valor relativo, que é a relação teste estradiol.
Então não adianta nada o cara ter um estradiol de 30 e uma testosterona de 100. Você não concorda? Porque a relação testosterol no estradiol tá muito baixa, tá três, quatro, né? Então qual que é o problema disso? O eixo tá desequilibrado. Tanto que essa é uma das principais causas de ginecomastia senil. Senil. Por que que Idoso tem ginecomastia? Não é exatamente porque ele tá com estradiol muito alto, não, porque, pô, o idoso já não tem muita testosterona, né? O cara que tá ali na no clássico idoso frágil, ele não tem muita testosterona, porque até porque
a produção cai com a idade. Então, não é porque o estradiol dele tá muito alto, não, é porque a relação tá ruim, tem muito estradiol para pouca testosterona. O, a testosterona funciona como se fosse um valentão da escola, né? O estradiol é o é o nerd. Qualquer coisa que o estradiol tenta fazer muito fora da da do círculo dele, a testorona já vai lá e regula. Vai lá e regula. Se tem, se não tem testosterona, aí fica livre para agir, aí dá gineco. Então a relação testosterona estradiol tem que est sempre acima de 12, idealmente
acima de 15, tá? Mas o mínimo acima de 12. Se você tiver um estradiol de 40 mais uma testosterona de 200, não tá legal. Tem muito estradiol para pouca testosterona. Mas novamente, >> ah, Lucas, eu tô com 1000 de testosterona. Eu, exemplo, eu fiz fiz lá, um cara tá um marombeiro, tá com 2000 de testosterona alto, só que tá com 120 de estradiol. Cara, se você for fazer a relação, vai dar acima de 12, só que 120 é um valor absoluto muito alto. Então, eu já vi, por exemplo, paciente que às vezes tá com 1200
de testosterona, 1300 e com 60 de estradiol, 70, que se você faz a Relação, dá uma relação acima de 12 e mesmo assim o cara tem sensibilidade. Por quê? porque o valor absoluto está muito alto. Então são os dois fatores. Por isso que eu falo que é tudo muito finamente equilibrado. Você tem que levar em consideração tudo. Não é só o valor absoluto, mas também não é só o valor relativo. Você tem que estar sempre com um olho no peixe e outro no gato. Então, idealmente uma relação testeron estradiol acima de 12 e um Valor
de estradiol de 20 a 60. Então, se você tiver dentro desses dois parâmetros, o paciente geralmente fica bem. Obviamente que, igual eu falei, a sensibilidade muda. Às vezes um cara com 60 de estradiol não vai est se sentindo tão bem. Vale a pena você reduzir um pouquinho, varia um pouco de paciente para paciente, mas de maneira geral, se você tiver dentro desses parâmetros, o paciente fica bem, né? Eu não pode deixar, por exemplo, isso subir demais, O estradiol bater 80, porque senão eu já aumento o risco do cara ter algum desses sintomas que a gente
listou anteriormente. Beleza? Mas muito boa pergunta, cara. >> E aí quando a gente fala então de igual você tá, a gente a gente falou de coisas do estilo de vida e a gente falou de possíveis suplementos ali fitoterápicos e você falou de suplementos eh medicamentosos também, que daí não é necessariamente injetar. Não, não, não É. >> Que daí a pessoa ainda seria natural ou >> Sim, seria, cara, seria assim, eu penso, pelo menos na minha na minha percepção, tá, Luts, se você tá produzindo aquele hormônio, você é natural, cara. Você é o seu próprio hormônio.
Eu digo que assim, você tem dois caminhos. Quando a gente faz uma terapia de estimulação, de estimular a sua própria produção natural, o seu testículo ele não fica inibido, ele na verdade fica até mais Funcionante, entre aspas, você aumenta a produção de testosterona, você aumenta a fertilidade também, você tá estimulando o seu testículo a produzir mais da sua própria testosterona. Então eu encaro como natural. Agora, quando o cara usa injetável, ele inibe a produção natural dele, então ele não tem mais o testículo dele tá desligado, então não dá para falar que ele é natural, né?
a produção dele não tá vindo do dos bagos dele, tá vindo da tesa que ele tá injetando. Então eu digo assim, aí você entra nesse conceito, né? Ah, será que é natural mesmo? Porque é natural o cara que tá em natura. Assim, cara, talvez num campeonato de fisiculturismo isso até faça algum sentido, mas para mim que sou médico, que trata os caras para eles poderem ficarem mais violentos, mais não violentos, não quesito de agressividade, mas com mais tesão pela vida, perder peso para ter mais qualidade de vida, ter mais disposição, mais libido, eu Acredito que
esse seja um caminho natural. Até porque o bom de você ir pro caminho natural é que se o cara quiser ter filho, meu, é só ir lá fazer o filho. A hora que ele quiser, vai lá e faz o filho. Com a testosterona injetável, não é tão simples assim, porque a produção do espermatozoides dele tá zerada. Para ele poder ter filho, ele vai ter que religar o eixo dele. É um processo um pouquinho mais trabalhoso, não é impossível não, mas é Um pouquinho mais trabalhoso. Então eu eu digo, o caminho natural é bom justamente por
conta disso. O testico do paciente tá funcionando, cara. A hora que ele quiser meter um filhote, vai e faz quantos quiser. Vai tá com a fertilidade lá em cima. Então é o caminho mais confortável pro paciente. >> E quais são, quais são essas coisas que aumentariam naturalmente? Óbvio que você não precisa dar, tipo assim, >> não manda, né? Então >> uma das coisas que a gente tem, por exemplo, >> mas pra gente entender de >> não é uma das coisas que a gente tem que o pessoal costuma usar é o modulador, é o serme, né?
modulador seletivo de receptor de estrogênio, que tem termina com eno geralmente comifeno, tamoxifeno. Então são algumas ferramentas que a gente pode usar para poder aumentar a testoserona, mas o ele sozinho Geralmente não dá um resultado tão legal. Ele é uma das ferramentas que eu gosto de usar, mas eu usar ele sozinho o resultado geralmente não é legal. Sem contar que a gente tem que tomar cuidado com estradiol. Então igual às vezes o paciente fala: "Ah, Lucas, porque eu tomei clomifeno e eu tive ginecomastia". Cara, qual que é o problema disso? Não é o, não é
que o clomifo te deu ginecomia, não. É porque você provavelmente é viés de amostra. Eu concorda? O cara que tá Com a testosterona baixa é o cara com excesso de peso e é o mesmo cara que converte mais. Na hora que você sobe a testosterona dele, o que que acontece? O cara tem ginecomia. Não é por conta do efeito da medicação, não foi o que ela causou no seu corpo. Por isso que não dá para fazer tratamento no cara sem fazer exame. Senão acontece isso aí. E aí que começa o problema, né? Porque aí começa
aquela aquele e estrondo de relatos andeductais. Ah, não, porque eu tomei e Senti isso. Ah, não, porque eu tomei e senti isso. Porque fulano tomou e falou que não sentiu nada do que a gente sentiu. Na verdade, sentiu isso. Aí fica o negócio meio perdido, né? Eu falo isso pros pacientes e eu sou muito chato com isso também, porque eu gosto de explicar muito pro paciente. Quanto mais eu explico, mais o cara entende. E o paciente não é burro, não, ele entende, cara. Só você explicar. Não adianta nada você não explicar e ficar irritado Porque
ele não entendeu, né? Pô, aí fica complicado. Você não explicou pro cara. Então, quando você explica, ele entende. Eu falo pro paciente, compreenda, entenda a fisiologia por trás, porque isso diminui um bocado das ansiedades do paciente. Beleza? Tô fazendo um tratamento natural, eh, Lucas, e eu vou ter ginecomastia? Depende, cara, o quanto que o seu estradiol vai subir. A gente vai ver isso no exame. Se ele subir demais, pode ter um chance mais a Gente trata e resolve isso. Se é o de menos. Ah, ucas, será que eu vou ter queda de cabelo? Depende, né?
Você é um cara que tem prédisposição, o que faz a queda de cabelo é o DHT de hidrotestos. na terapia natural com estímulo da sua própria produção, a o DHT não costuma subir muito. Então não é algo que o paciente se preocupa muito. Na injetável o DT sobe mais. Então depende quanto que ficou esse DHT. Você é um paciente que tem sensibilidade, porque tem gente que Não tem sensibilidade nenhuma. Por exemplo, você pega esses caras Ramondino, por exemplo, você acha que o cara, o DHT do cara não é alto? É alto. O que que é
o DHT? O DHT é um derivado da testosterona, né? Tu a testosterona ela vira tanto, >> ela é tanto é um hormônio como ela vira outros hormônios. Ela vira o estradiol, ela vira o DHT, que é de hidrotestosterona, e o DHT que causa calvice, que causa lá a queda de cabelo. Então, varia muito da sensibilidade individual. Tem gente que tem a genética muito propensa, cara. O cara já 18 anos já começa a perder cabelo. Eu fui um desses. Meu pai é careca desde os 20, então a minha genética é muito predisposta. Tem gente que não,
igual o Ramond Dino. Ramond Dino, cara, o bicho deve estar com DHT explodindo, mas ele não tem nada de entrada. Por quê? Porque ele não é muito sensível. A genética dele é boa para isso, né? para de queda De cabelo. Então, varia muito. Por isso que eu falo, entenda a fisiologia por trás, compreenda. Quando o cara compreende, meu, ele segue, ele fica tranquilo, cara. As ansiedades dele todas, todas somem, porque ele entendeu o tratamento, ele entendeu o raciocínio por trás. Fala: "Cara, o, eu sei que o Lucas vai pedir para eu fazer exame de novo.
Daqui a pouco tempo a gente vai ver como é que ficou o estradiol. Se tiver muito alto, ele vai acertar. Então, a chance de estudar alguma ginecomachia é muito baixa, já que para ter ginecomachia tem que ser uma exposição estradial muito prolongada. Beleza? Os cara entendeu, já era. Ele não vai ficar ansioso, ele segue o tratamento tranquilo. Qualquer dúvida mais que ele tem, geralmente ele mesmo consegue raciocinar e chegar um um uma lógica sozinho, porque você já explicou para ele. O problema é quando você não explica, né? Igual igual a gente tava Conversando antes, passa
lá um deposteron, mas não explica que vai inibir o eixo dele. Aí o cara faz um espermograma e tá zerado. Meu, que você imagina o que que o cara pensa? Fala: "Fodeu cara, não vou conseguir ser pai mais, né? Meu, devo ter algum problema no meu testículo tá zerado". Aí você explica, não, cara, a testosterona injetável inibi o seu eixo, por isso que tá zerado. >> Mas cara, então tá, mas quando que Começa a fazer sentido a injetável? Boa, >> porque tudo que você me trouxe, falou assim, cara, é muito mais vantajoso eu lidar ali
só com o que é mais natural. >> Eu concordo. Eu concordo com você. Tanto que eu faço uma terapia natural para mim também. Eu faço uma terapia. A minha testosterona da última vez que eu olhei tava 980 natural. E eu vivo bem, cara. Eu vivo bem. Eu treino bem. Eu não sou o maior cara que você vai ver na sua vida, não. Mas eu tenho um físico legal, Consigo treinar pesado, disposição, elibido. Quando eu comecei a academia, eu pesava 55 kg. Hoje eu peso 82, cara. Ganhei quase 30 kg de massa muscular, sem usar anabolizante,
sem e eh canerols, sem nada do tipo. A única coisa que é testosterona alta, natural, nunca usei injetável. Meus bagos funcionam perfeitamente, até porque eu não tenho filho ainda, eu quero ter. Então não dá para eu simplesmente desligar eles do nada. E tudo bem, o Resultado é um pouco mais lento. É, é injusto, né? você comparar um cara com 1000 de testosterona natural versus um cara com 3.000 injetável, né, pô, é injustiça, cara. O cara com 3.000 injetável, ele tem muito mais anabolismo, muito mais crescimento de massa muscular. Então, realmente, o resultado dele vai ser
mais rápido, mas dá para você ter um [ __ ] de um resultado bom, natural também. Eu concordo com você. O caminho natural, na minha Opinião, é um caminho mais vantajoso, mas em alguns casos é mais complicado, não é tão simples assim. Igual falei, por exemplo, às vezes o problema é no testículo do paciente. Então, por exemplo, um cara que tem uma atrofia testicular, ele tem algum problema já genético ou algum problema que ele teve na infância, uma cachumba, ou ele ele, por exemplo, o testículo dele, igual eu falei com você, ficou muito tempo na
cavidade abdominal, Demorou para operar e aí quando ele tá adulto, aquele testico dele não tem tanta qualidade, mais as células que tinham ali de produção de testosterona, as células de leide que que chamam, elas já se degeneraram, não tem muita muita qualidade ali. testículo que, cara, não tem muita capacidade de produção. E aí, nesses casos, às vezes, vale a pena você migrar pro injetável, porque você fazer uma terapia natural com um paciente que o problema é no testículo, Cara, assim, é, você meio que chutar cachorro morto, né? Tá até assim, tudo bem, você pode até
conseguir algum resultado, mas a chance de ser um resultado esplêndido é menor. >> Mas quanto poro das pessoas que chegam lá na clínica tem um problema no testo? >> Muito pouco, cara. Muito pouco. Eu diria assim, menos de 10%, tá? Menos de 10%, cara. Mas assim, e aí a gente tem outro lado da moeda também. Por exemplo, às vezes você tem um paciente que tá com um Excesso de peso muito significativo, o cara tomou obesidade grau três já, indicação de bariátrica. Eu peguei um paciente desse semana passada, era um paciente que tava com 67 de
testosterona. 67, cara, é muito baixo. Você imagina, calma, a vida do cara, né, pô? Ele falou para mim, falou: "Lucas, cara, eu não tenho disposição nenhuma. 67 não é nada isso. Mulher tem de 20 a 70". Você imagina um cara com 67 e aí você fazer um estímulo natural num Paciente desse, você concorda que a chance dele bater 800 natural é muito pequena por tanto por conta do excesso de peso, porque uma das coisas que o excesso de peso também faz e é uma, para mim um dos maiores crimes de você normalizar a obesidade é
que a obesidade, a gordura, ela é inflamatória. E isso não sou eu que tô falando, não, tá? Assim, eu tô, ah, porque virou moda falar isso agora. Não, ela é realmente inflamatória. Quando Você tem um acúmulo de gordura muito violento, você tem as células no seu corpo que acumulam gordura. os adipostos, eles funcionam igual uma bexiga. Você perde gordura, eles eles murcha. Você ganha gordura, ele infla. >> Só que quando você ganha muita gordura, eventualmente ele estoura, igual uma bexiga mesmo. E aquela gordura começa a vazar ali dentro, como se fosse, você tivesse sangrando, só
que por dentro. E aí, qual que é o problema? Esse Vazamento, cara, libera uma enchurrada de fator inflamatório, que é assim, é quase uma guerra nuclear dentro de você, né? Só que você não vê isso, tá seguindo com a sua rotina no seu dia a dia. Então, a obesidade é inflamatória. E esses fatores inflamatórios, eles induzem um estado de como se fosse um estado de luto ou fuga no seu corpo. Você concorda que se você tá passando por uma guerra nuclear, a menor, o menor dos seus problemas é a produção de Testosterona? Aí o seu
corpo começa a pensar, cara, tem muita outra, muitas outras coisas acontecendo aqui. Eu vou redirecionar energia para outros ambientes. Eu não preciso, eu não preciso fazer, cara. Agora não é hora de copular, agora é hora de sobreviver. Então esse fator, esses fatores inflamatórios vão também reduzir a capacidade dele de produzir testosterona. E isso é muito, cara, isso é impressionante como eh funciona o como É fato. Por exemplo, eu tive um um paciente meu que foi até o Ricardo, talvez ele esteja até assista aí esse esse podcast. O Ricardo ele tava com 400 de testosterona e
ele tava com 105 kg, 106, aí tava mais pesado, é obesidade também. E a gente fez um processo natural para ele, ele foi bater em 780 mais ou menos. Então melhorou um bocado, ficou bem, começou a perder peso e foi perdendo peso, foi perdendo peso, foi perdendo peso ele e perdeu uns 15 kg Mais ou menos. E aí ele foi fazer outro exame e aí ele me mandou, falou: "Lucas, eu acho que subiu demais agora, cara, tava com 1370 de testosterona". Eu falei: "Não, Ricardo, não é que subiu demais, é que você perdeu o peso,
cara. Não é? Você perdeu o peso. Antes tinha 15 kg esmagando o seu eixo. Você perdeu 15 kg, na hora que você dosou de novo, agora o seu eixo tem muito mais espaço para trabalhar e aí a produção explode para cima mesmo. Então assim, o um cara Que tá com obesidade muito severa, às vezes você tentar estimular a produção natural dele também não é tão bacana, né? Você fica meio que tentando chutar cachorro morto também. E aí nesses casos, em alguns casos selecionados, às vezes vale a pena você entrar com injetável, né? Pô, se você
fizesse um estímulo natural, ele >> Mas se o cara, desculpa, >> manda, pode mandar, >> mas se o cara tiver com uma gordura ali Que não deveria, uma quantidade de gordura que não deveria, ainda assim vale a pena injetar, porque daí não pode subir o >> Então o estradiol pode, mas é por isso que você tem que acompanhar bem bem de perto. Pode subir, mas aí existem coisas que a gente pode fazer para reduzir esse estradiol, por exemplo, anastrozol. Anastroszol é uma coisa fácil, cara. Faz uma dosagem pequena, eu já fiz isso muitas vezes, o
estradiol do paciente Fica bom e aí o paciente evolui muito, cara. Aí o paciente voa. Então igual foi às vezes você fazer um estímulo natural num cara que tá com 67 de testosterona, você vai até aumentar, vai bater lá 300, por exemplo, mas ainda é muito baixo. 300 ainda é muito baixo. Então às vezes vale a pena você entrar com injetável, deixar o cara ali com 900, com 1000, para ele poder começar a jornada dele, perder o peso, depois você religa o eixo dele, não tem problema. Eu garanto para Você que na hora que você
religar o eixo dele com 20 kg a menos, ele vai ter muito mais capacidade de produzir testosterona natural. E aí pronto, aí você resolveu a vida do cara. O problema é igual falo com os pacientes, ah, Lucas, eu já tive alguns relatos assim e quando você bota em termos de exemplo, fica muito fácil de entender, Luc. Eu garante você vai concordar comigo. Você pega um cara com a testosterona baixa, tá com excesso de peso, aí o médico vira Para ele e fala: "Então, fulano, Juninho, você tá com a texto baixa porque você tá com excesso
de peso, perde o peso que você sobe a texto." Beleza, cara? Na teoria é muito bonito, né? E realmente é fato, concordo. Você perdeu o peso, o cara vai melhorar texto. Só que a mesma coisa que você pedir para um cara subir uma montanha de 8.000 pés de altitude com quatro âncoras agarradas no calcanhar dele. Aí você fala para ele assim: "Não, o Luts, fica Tranquilo, cara. Na hora que você tiver lá em cima no topo da montanha, tem um canivete, aí você corta a âncora, vai ficar muito mais fácil de andar. Você não concorda?"
Fala: "Porra cara, não tem como jogar esse canivete aqui embaixo, não. Joga para mim aqui no chão, eu vou subir essa montanha com muito mais facilidade." Você não concorda? Que vai ser muito mais fácil? Então, em vez de você fazer o cara passar pela por todo esse processo na Força do ódio, sobe a testosterona dele. Ele vai ter mais anabolismo muscular, o metabolismo dele sobe mais, ele quebra mais gordura, ele perde mais peso, ele fica com disposição, com libido, meu, ele vai embora. Ele tem vontade de treinar, ele tem aquele tesão pelo treino, ele treina
o pump e fica, o ombro salto, o trapézio salto, ele fica animado para treinar. As pessoas falam, falam: "Pô, você tá evoluindo, hein, cara? Tá com físico legal, tá bacana." E Ele fica animado e assim ele vai embora. Porque senão, o que que eu vejo que acontece? Muitas vezes o paciente chuta o balde, Ruts. E chuta o balde mesmo, cara, porque ele tá treinando já há um ano e ele não vê diferença. >> Aí ele fala: "Cara, eu tô aqui perdendo meu tempo todo dia na na academia eu tô aqui perdendo meu tempo e eu
tô exatamente no mesmo lugar que eu comecei: "Meu, isso não é para mim não." E aí ele desiste. O que não pode Acontecer é isso, é o cara desistir, né? Porque aí o que que acontece, >> cara? E hoje, e hoje tem muitos, né, de tipo do cara além disso, dessa, dessa situação de merda que ele tá, ele vai se comparar com alguém na rede social, que às vezes o cara nem é natural, mas ele vai se comparar, vai falar: "Não, então não é para mim isso aqui". >> É porque olha lá os caras lá,
pô, fulano treinou três meses e já tá trincada. O cara tava jogando lá trem bolona, testo, Masteron, jogando tudo que tem direito de insulina. Aí realmente fica complicado. Mas assim, eu digo isso porque a diferença é muito brutal e mesmo natural, cara. Você sobe um cara de 200, 300 para 800, meu, ele evolui muito na academia. Tenho, eu já tive, já perdi a conta de quantos exemplos já tive desse no, no consultório. O paciente evolui muito, cara. Ele perde mais gordura, ele ganha mais massa muscular, ele tem mais força na Academia, ele fica mais motivado
para treinar. E igual esses dias eu atendi um paciente, por exemplo, que tava com 300 de testosterona, jovem, cara, devia ter uns 32 e ele tava, ele tinha um excesso de peso e ele tinha uma bioimpedância do início do ano e uma bioimpedância agora de mês 9, mês 10 que ele fez. E dá bimpedância inicial para essa e olha que ele tava treinando e comendo bem a a dieta dele tava alinhada, ele perdeu massa muscular e ganhou gordura. >> Cara, imagina você treinar quase um ano, treinar direitinho, treinar todo dia, comer bem e você no
final do ano você ganhou gordura e perdeu massa muscular. Cara, meu, na hora que você vê esse resultado, você fala: "Meu, isso aqui não é para mim, não. Quer saber? eu desisto, eu vou gastar esse meu tempo em outra coisa, porque isso aqui não tá sendo produtivo. Então não adianta o paciente chuta o balde. E que não e o que não pode acontecer, Lut é o cara Chutar o balde. Porque aí, meu irmão, aí é complicado. Porque e eu sempre falo isso com os pacientes. Pensa, é muito simples, cara. Com carro zero, você pode ser
mais desleixado. Você não concorda? Pô, você não precisa fazer manutenção na data certinho, né? Pode acelerar o carro frio, não vai ter tanto problema assim. Agora você pega um Peugeozão 2015, 100.000 1 km rodado, você concorda que não dá para ser tão desglechado assim, tem que fazer manutenção. Você vai ter Que, cara, tomar um pouquinho mais de cuidado na hora de manejar o carro, porque senão vai estourar na sua mão. Então, é a mesma coisa. Um cara com 30 anos, com excesso de peso, com a testosterona de 200, ele não vai ter nenhum problema de
saúde não, porque tá muito jovem ainda, o chassi tá novo, mas com 40 os problemas começam a surgir. Aí com 40 anos ele faz um exame, tem um pré-diabetes. Ô, ô, ô, Juninho, você tá com pré-diabetes no exame, cara, é bom Você mudar um pouquinho sua dieta e a sua rotina, senão isso aqui vai virar um diabetes. Ó, o cara fala: "Ah, não, tá tranquilo. O médico falou para mim que não precisa entrar com medicação ainda, que é só mudar a dieta e rotina. Tem 40 anos que ele não muda a dieta e rotina. Você
acha que ele vai mudar agora?" Não vai. O que que acontece? Com 45 ele faz o exame e ele já tá diabético. Então que era uma pré-diabetes, virou um diabetes. E aí com 48 de repente ele, cara, começa A sentir um malestar e e vai no médico e de repente ele tá com a pressão alta, né? E aí, pô, agora ele tá diabético, hipertenso e obeso. O que que você acha que vai acontecer com esse cara com 55 anos? Ele vai fartar. É lógico, cara. É, não tem mistério sobre isso. E para quem fala que
não tem nada a ver, é porque não trabalha em hospital. Porque eu trabalho no hospital e eu eu vejo, cara, quem é o paciente que infarta, tem AVC, que vai pra UTI coronária, que bota a Estente no coração, é o cara obeso e sedentário. Só tem um lots, só tem esse tipo assim: "Ah, tudo bem, você tem um cara que tem a genética muito prédisposta, que às vezes tem, >> mas é uma minoria da minoria da minoria." Cardiologista que ele falou sobre, cara, é pouquíssimas pessoas. >> É minoria da minoria da minoria da minoria. Joga
mais um minoria aí, joga mais uns dois minorias para você poder Ter uma noção. É desse jeito, cara. O paciente que infarta e tem AVC é o cara obeso e sedentário. É sempre exato. É sempre o mesmo público. É sempre o mesmo público. Sempre, cara. E aí, novamente, a gente bate nesse mesmo fator. Ah, porque testosocerona causa problema cardiovascular. Então, por que que quem infarta é o cara que tá com a testosterona baixa, que é o cara que tá obeso sedentário? Você não concorda? Que não faz muito sentido. Tudo bem. Aqui a Gente não tá
falando de 5000 de testosterona porque aí é outro, aí é outro nível. Mas eu tô falando de testosterona no quartil superior, 700, 800, 900, 1000, 100. Não é algo que vai gerar muito pelo contrário. O cara quando repõe a testosterona, igual já tinha falado antes, ele melhora, melhora a sensibilidade insulina, ele melhora, ele diminui gordura visceral, melhora perfil lipídico, ele sai mais da síndrome metabólica. Você pega dois Grupos, tem estudo já com isso, sai um clínico, um grupo não repõe testosterona, continua com a testosterona baixa e outro grupo repõe a testosterona. Dois grupos de homens
obesos com síndrome metabólica, diabético, hipertenso, classicão, aquele classicão, 40, 40, cinquentão. O o grupo que repôs a testosterona, que bateu uma testerona, igual eu falei, não é 5000, é 800, 900, esse grupo sai muito mais da síndrome metabólica do que o grupo que Não repôs. E é uma diferença absurda. É uma diferença absurda. Assim, é uma diferença entre 80% do grupo que repôs e 15% do grupo que não repôs. Você entende que o cara que repôs a testerona, ele perde peso, ele melhora a pressão arterial dele, ele melhora e a a pré-diabetes, que às vezes
tá tranquilo ainda, que dá para melhorar só com dieta, com testoso mais alta, ele melhora toda o todos os parâmetros da vida dele. Então você falar que Testosterona causa problema cardiovascular é você ser desonesto do ponto de vista intelectual, porque você tá generalizando, cara. Você tá generalizando. Ah, Lucas, e o e o bodybuilder lá que infartou. É, meu amigo, mas você sabe, eu não preciso falar que você sabe. Você acha que o cara tá usando só testosterona? Vamos ser honesto. Não tá, né? Vamos ser honestos. E primeiro que ele não tá fazendo a reposição em
níveis Fisiológicos. Ele tá batendo 10.000 de de testosterona no exame. Tá usando trembolona, que é cardiotóxica, que é neurotóxica, tá usando cãbuterol, tá usando diurético, furosemida, tá usando de H, insulina, oxandro, masteron, primobogan, tudo que tem, tudo que Deus criou, ele tá usando, cara. Não adianta. Aí você falar que o cara quando deu ruim foi por causa de testosterona. É sacanagem, né? Aí é brincadeira. Aí fica fácil também. Então não adianta. A gente Tem estudos grandes que acompanham os pacientes durante vários e vários anos, assim, 10.000 homens, mostrando exatamente que não existe aumento de risco
cardiovascular. Você não piora chance de infarto. Muito pelo contrário, você diminui a chance do cara infartar. Você diminui a chance do cara reinfartar se ele já infartou. E você diminui a chance do cara morrer se ele por acaso vira enfartar, né? Então assim, é nos na minha opinião é quase uma uma burrice, Cara. É burrice você olhar pro cara com 280 e falar que é normal, porque você tá [ __ ] a vida dele. Vai chegar com 55, vai acontecer isso. E aí você não vai estar lá para poder dividir a responsabilidade com o cara,
né? Ah, vou lá na na UTI coronária com o fulaninho que eu falei com 30 anos que 280 era normal pra gente botar um instante junto no coração. Aí você não tá junto, né? Aí o cara que se [ __ ] só sozinho. Eu não acho isso justo, tá? Porque assim, igual Eu disse, é a clássica progressão. Eu digo assim que quando você tem um paciente que infarta, se você olhar uns 15 anos para trás, você consegue ver certinho a progressão. É exatamente essa progressão que a gente falou aqui. O cara com 30 anos já
não tá com uma composição legal, a libido já não tá legal, a disposição não tá legal, fez o exame, tá com 320 de testosterona. Beleza? E aí ele foi empurrando, foi empurrando com 40 ele já começou com Pré-diabetes. Com 45 diabético, com 50 hipertens. Com 55 tá com a dor no peito, vai no no hospital, tá infartando. É, é sempre isso, cara. É sempre isso. Não adianta. Se a pessoa fala que é o contrário, é porque ela não trabalha no hospital. Porque quem trabalha no hospital sabe que é assim, cara. sabe que a maioria dos
pacientes esmagadora dos pacientes que infartam tem AVC são pacientes obesos e sedentários que invariavelmente estão com a testosterona Baixa, já que obesidade e sedentarismo é uma das maiores causas de testosterona baixa. Então você fala que esse cara tá com a texto alto, é burrice também, né, cara? Assim, não tem nenhum sentido isso. Beleza, mas >> cara, legal, legal demais. manda mais pergunta aí, cara, que >> cara não, só para pra gente ir finalizando aqui, mas eu tenho uma dúvida ainda sobre então se a gente olha para essas doses mais superfisiológicas, Quando a gente olha para
performance esportiva e tal, começa a fazer algum sentido. Vamos, vamos colocar, não precisa nem se é tão alto, mas é 2.000 de testosterona para eu, por exemplo, eh, performar melhor, vou pegar o meu esporte no Gilgitos. >> Hum. Ok. >> Começa a fazer sentido ou não? >> Dep. Boa pergunta, viu? Boa pergunta, cara, que homem de qualquer outro esporte assim, sem ser o fisicoturismo Que é o mais óbvio. >> Sim. Aqui a gente entra num território meio meio uma linha meio tênua, né? Meio tên entre assim, cara, até onde se trata sobre e realmente qualidade
de vida e até onde é performance? Assim, é lógico, o cara tem uma testosterona de 2000, 3.000, ele vai ter mais performance. Isso é fato. Mas assim, eu não acho que é algo que vale a pena quando você não vive do esporte, tá? Assim, você abusar de anabolizante quando você não depende Disso para colocar comida na mesa, é, eu não acho que é tão que vale tanto a pena assim, tá? O cara comiu de testosterona, meu, ele já tá vivendo muito bem, muito bem, muito bem. O cara já tá, >> existe um ponto ali que
começa a não valer tanto a pena, né? Você >> Exato, porque você já começa a potencializar efeitos colaterais. Lucas, tô batendo 3.000 de testosterona. Qual que é o problema? Testosterona injetável, além dela inibir o eixo, ela Também estimula sua medulosa produzir sangue, produzir células sanguíneas. Por isso que o pessoal fala que quem usa testosterona fica com sangue grosso. Por que que falam isso? Porque a testosterona estimula de maneira indireta a sua medula óssea a produzir mais sangue. Então se você tá com a testosterona de 3.000, corre o risco do seu sangue ficar muito grosso, muito
viscoso. E isso aumenta o risco de você ter um evento trombo né, de ter ali um Um um evento trombo né, ter um AVC, ter um infarto, por exemplo, por conta do excesso de sangue coagulou, né, assim, simplificando bastante aqui, mas esse é um dos problemas. E o estradiol também. Se o estradiol vem da testosterona, você não concorda que você tá batendo 3.000 de testosterona, a chance de você tá com estradiol alto é altíssima. É difícil, né, cara? Mesmo o cara que converte pouco, ele ainda assim vai est com o estradiol alto. Por quê? Porque
ele tá Com a testona muito alta. Então assim, a partir de um certo ponto, não começa a realmente não valer mais a pena por conta dos efeitos colaterais. Mas uma coisa que que é é legal que você perguntou que dependendo do caso, cara, apesar da gente achar que anabolizante hoje é tudo ah é fisiculturista, o cara quer subir no palco. Não, alguns anabolizantes têm impacto clínico muito importante. Exemplo que eu te dou para você, caso real do meu consultório foi o Daniel. Daniel, grande abraço aí, Daniel. Talvez ele até esteja assistindo que eu atendo ele
direto, mas o o Daniel era um paciente meu que veio encaminhado pelo ortopedista, porque ele era um paciente que lutava, acho que era judô, se eu não me engano, era judô. Desculpa se eu errar, viu, Daniel? Mas eu acho que é judô, cara. Ele competia em judô e ele por conta de muito, muitos anos nessa atividade física, ele e genética também, o quadril dele ficou Ruim. Ficou ruim. E aí foi num ortopedista e o ortopedista falou: "Cara, você precisa perder peso e você precisa melhorar um pouquinho a musculatura porque senão a gente vai ter que
operar". Ele já tava até com a cirurgia marcada, cara, para colocar a prótese no quadril. Já tava assim encaminhando para a cirurgia, porque ele sentia muita dor. E aí o que que eu fiz com ele? A gente iniciou um, ele já era mais velho, 55 anos mais ou menos. A Gente fez um protocol injetável. E além de testoserona, eu coloquei na androlona para ele deca uma dose bem pequena, uma ampola por semana, cara. É nada isso. Se eu for parar para pensar que o fisiculturista faz lá 300, 400 mg por semana, uma ampola é 50
mg por semana. É muito pouco, né? Mas a gente sabe que a nandrolona ela tem uma ela ajuda muito na saúde da articulação, ela melhora a lubrificação da articulação, ela melhora a ela diminui a dor na articulação, ela Melhora a qualidade da articulação de maneira geral, simplificando um pouco, mas é mais ou menos isso. E aí ele vem caminhado do ortopedista, a gente começou com injetável, eu fiz na ndroonda para ele bem dose, bem pequena. Esses últimos dias, já tem um tempo já que eu que a gente começou o protocolo, fui atender, eu tava, fui
conversar com ele, ele falou: "Cara, minhas dores sumiram até esqueci que eu tinha dor". A cirurgia que antes já tava programada Para fazer, meu, agora ele nem sabe se ele vai fazer mais. É por quê? Porque a dor sumiu. Ele fala que, cara, ele tá, ele até ele tava até pensando em competir, cara, no campeonato. Eu falei: "Ó, Daniel, vai com calma, cara, porque, pô, não é porque você tá sem dor que você pode também, né, exagerar, vai com calma, até para você não prejudicar mais ainda." Mas o paciente ficou zerado, cara, voltou a treinar,
se ele tem filho, né? Então, assim, brincando com Os filhos, sem problema nenhum, não precisou, conseguiu postergar a cirurgia até sei lá quando, talvez dele nem precise operar. Então, olha só o impacto que você gera na vida do paciente, né? Que você tirou um cara de uma cirurgia que é uma prótese no no quadril que eventualmente ele vai ter que trocar essa prótese porque ela tem uma data de validade. Então tudo bem, com 55 anos ele fez, depois de 20 anos ele vai ter que trocar a prótese. Imagina você ter Que operar com 75 anos,
cara, é perigoso, né? Não é todo mundo que quer operar. E se você não opera, você começa a ter problemas, porque a prótese é feita para durar um certo tempo. Então, deu esse tempo, meu amigo, que você tem que trocar ela. Então, você tira, >> meu pai vai precisar operar o Exato. Então, assim, você tira o cara da cirurgia, você restaura a qualidade de vida, ele volta a treinar, ele perde peso. E, cara, foi usando a androgona, Que é a deca, né, boa e velha de que teoricamente é a pessoal tem esse preconceito, mas, cara,
ela tem aplicações clínicas também. Basta você saber, saber usar, né? saber a indicação, saber o que que você tem que ficar atento. Ah, eu sei que na androgona pode subir um pouquinho a prolactina, pode subir um pouquinho estradiol, tem que ficar atento com isso, monitorizar, mas você faz o negócio certinho, bem acompanhado, com Assim bem controlado, cara, o paciente fica muito bem dadas as indicações clínicas. Então, em alguns pacientes, igual cada cada caso é um caso, mas nele, por exemplo, o resultado foi muito legal. Ele ficou zerado, cara. Tá bem. Eu, igual falei com ele
esses dias, falou: "Lucas, eu já nem lembro mais que eu sinto dor, né?" ficou zerado. A a dor articular dele no quadril sumiu, agora ele treina bem, tranquilo. Então assim, e não é não é tudo que é esse Preconceito que existe aí. E tem um cara no Instagram que é o Lucas Cery, por acaso tem o mesmo nome que o meu, né? O Lucas Caser, que ele é médico do esporte, ele fala muito sobre isso, né? Criou-se assim, até existe um pouco da culpa do do fisiculturismo, né? O fisiculturismo, ele meio que instaurou esse preconceito
contra anabolizantes por conta do abuso excessivo de anabolizantes. Então meio que criou-se essa cultura de cara, não, anabolizante Tem que tomar cuidado. Você quer tomar anabolizante, quer dizer que você quer ficar grandão, né? Que que você quer, que que você quer alcançar com isso? Mas os anabolizantes, alguns anabolizantes t aplicação clínica, né? Mas existem alguns anabolizantes que não dá. Por exemplo, trembolona, cara. Trembolona não rola cara, esse aí você tem que correr, não adianta. Trembolona, igual eu falei, é neurotóxica, aumenta o risco de você ter Alzheimer precoce. é Cardiotóxica, induz remodelamento ventricular, induz fibrose miocárdica.
>> Cara, aqui tem de gente tomando isso aí, >> a pessoa nem é fisculturista, ela só cara, isso que eu não entendo, Lut, isso eu não entendo, cara. Eu falo isso com os meus pacientes do Instagram, é só você olhar o meu shape lá no meu Instagram tem meu shape. Eu não sou o maior cara do Instagram, mas eu tenho um fisco bom, cara. Legal. A única, e olha que eu nunca usei nem tjetável, é a Única coisa que você tem que ter é um pouco de paciência. Ter, obviamente que também não vou falar pro
paciente que eu consegui aquele meu físico no Instagram com 300 de testosterona porque não foi, né? Aí eu tô sendo, eu tô tô mentindo pro cara, não foi? Faz meu exame, tá lá 980. Então não adianta eu mentir pro cara também, mas não quer dizer que ele tem que entrar com trem bolona para ter um físico legal. É só ter paciência, cara. Bota uma testosterona alta, começa Com a dieta, calcula rastrei as proteínas, 1.8, 2 g kg por dia, treina próximo da falha, certinho, acompanhado, com um volume legal durante a semana, recupera. Cara, dentro de
1 ano, 2 anos, você mudou completamente o seu físico sem ter que usar trembolona, sem ter que trocar saúde por músculo. Tudo bem. Se você é um cara que compete, aí não tem muita escolha, porque o cara do seu lado vai est usando. Então se você não usa, você não põe comida na mesa no final do Ano. Então aí realmente aí é aí não se trata de saúde, se trata de performance. Aí tudo bem, é a mesma coisa que o cara que vai ser policial. Ah, mas se você for policial, cor risco que você tomar
uma bala. É cara, ossos do fiste, não tem jeito. >> Jogador do FC que tem traumatismo creno, que tem problemas neurológicos, mas é uma coisa que quando você entra nessa jornada, você já tá aceitando, cara. Eu sei que pode acontecer, é isso. Eu tô em Paz com a minha decisão. Então é a mesma coisa do fisiculturista. Aí tudo bem, a gente tá falando de performance, de emprego, de de patrocínio, de dinheiro, aí aí é outros 500. Mas o cara que não depende disso, igual você falou, um cara que tá treinando musculação, cara, para mim é
o maior absurdo, maior absurdo, tá? Vai lá e mete uma trembola, meu cara, aí o caraí o cara vai preso, né? Bate na esposa. E às vezes o cara nunca teve nenhum comportamento agressivo. De Repente ele toma tremboando, o cara fica psicótico, começa a perseguir a esposa, começa a arranjar confusão na rua, começa a brigar com todo mundo, agride um cara na academia. É desse jeito, cara. É desse jeito e sem contar dos efeitos que o paciente não vê. Igual eu disse, né? Neurotoxicidade, cardiotoxicidade. Aí vai dar 45 anos, o cara tá com insuficiência cardíaca.
Meu, aí que que adiantou, né? Tudo bem com 30 você tava trincado, mas com 45 seu Coração não bate direito mais. E com 50 para você poder subir um lance de escada, você vai morrer de cansado. Aí que que adianta, né? Então eu eu sinto que quando o paciente vem consultar comigo, eu digo que eu sou o lado mais da prudência, né? Porque você tem lá o coach, né? coach quântico lá do Instagram de de musculação. Aí os caras não quer nem saber, né? Os caras querem é produzir resultado mesmo. Quanto mais foto de antes
e depois tiver, melhor, Porque mais vende o trabalho dele. Só que aí você tem o lado da prudência. Fala: "Cara, assim, nada contra, tá? Mas assim, tome cuidado. Tome cuidado porque dependendo do que você for usar de maneira errática, você vai causar muito mais problema para você no futuro." >> Cara, perfeito. E como é que a galera pode fazer para não só acompanhar seu trabalho, mas quiser consultar com você, você atende online também ou não? Como é que é? Eu atendo atualmente, a maior Parte do meu público é online, tá Ludes? Mas eu atendo também
presencialmente lá em São José dos Campos. Para quem quer ver minha cara feia lá presencialmente, não só ver pelo pelo celular virtualmente, pode ir lá que a gente faz a eu faço a consulta presencial, gosto de conversar com o paciente. Então, cara, eu sou eu falo muito, você já percebeu, né? E eu na consulta eu falo muito também. Eu gosto de explicar tudo pro paciente, deixar tudo bem certinho, Pro paciente não ter dúvida e ele não ter ansiedade, cara. Porque o que mata o tratamento é ansiedade. O cara se ficar com a dúvida na cabeça
e ele não sabe direito, aí ele para com o tratamento. Aí não adianta, porque você não explicou pro paciente, ele não entendeu a lógica por trás. Então eu faço atendimentos lá presenciais e faço online também. Quem quiser marcar consulta ou acompanhar mais o meu trabalho, que lá na minha página eu posto muita coisa também de Não só de de testosterona, mas de treino, de medicina de maneira geral, mas mais para essa parte de esporte, de treino, musculação. É só seguir lá doutor. Lucasola. Fácil, vai achar lá fácil. E deixei na descrição também todos os links.
Então só acoman quem, principalmente homens, cara, ela, o meu conteúdo é mais direcionado pro pro público masculino, mas eu não falo só sobre testosocerona lá, como parte da minha formação é o esporte também, Apesar de eu não atuar tanto assim com o atleta, né? Mas eu falo muito sobre musculação, sobre esporte, sobre fisiologia. Eu o meu conteúdo, eu digo, meu conteúdo é mais informativo, né? é um conteúdo que tem mais assim e é mais de curiosidade, mais informativo e tem muita coisa legal lá. Assim, sou suspeito para falar que fui eu que fiz, né? Mas
assim, eu gosto bastante do meu conteúdo. Não, >> mas é um conteúdo muito bom mesmo. Vou Deixar todos os links aí na descrição, pessoal te acompanhar lá, cara. Mais uma vez, muito obrigado por ter assistido, muito obrigado aí, cara, pela oportunidade. >> Foi muito legal, cara. Foi muito, muito, é muita informação, né, cara? Assim, eu falo pro paciente que eu se você não me limitar, eu vou falando mesmo e acaba ficando meio confuso. Mas é, aí você vai perguntando, eu vou explicando. Eu sempre tento explicar o mais didático Possível, né? Cara, são ótimos exemplos, >>
mas gostei muito aí da oportunidade e cara, agradeço demais. Aí foi assim, vocês me pegaram de surpresa lá, foi na hora até f cara, me chamaram aqui podcast meio em cima da hora, mas deu tudo certo. E, pô, muito legal, que legal. Gostei muito das perguntas que você fez, do tema. Muito legal, cara. Assim, para quem vê isso aqui vai tá instruído, o cara vai est 100%, vai Conseguir dar aula até. Não tem mistério. >> Legal, cara. Valeu, muito obrigado, gente. Obrigado pela sua atenção. Todos os links mais uma vez do Lucas estão aí na
descrição. Vão lá, acompanhe ele. Mas é isso, até a próxima. >> Grande abraço, meus amigos.