Acertos que eu estava travada para 176. Isso que eu assinei a plataforma faltando 3s meses paraa prova e mesmo assim eu consegui esse baita desenvolvimento. O grande diferencial para mim foi a didática nas disciplinas que eu tenho mais dificuldade, como ciências da natureza e matemática e me trouxe muito mais clareza e organização do conteúdo. Se você quer uma preparação sólida com entendimento real da prova e Com compromisso com a sua aprovação, a plataforma SAD é para você. Fala galera da Sam, meu nome é João Pedro e eu passei em primeiro lugar em medicina no FRJ
e tudo isso só foi possível porque Deus colocou a plataforma SAS do meu caminho. Cada detalhe da minha preparação ao longo do ano foi projetado pela plataforma para me dar o máximo de desempenho. A base de conteúdo, esté de estudo, mentalidade correta, enfim, tudo. Inúmeras dessas coisas que para Mim foram fundamentais serão ditas ao longo desse evento. Vocês não têm noção da riqueza das informações que serão passadas aqui. E por isso é extremamente necessário que vocês estejam concentrados para entender tudo o que o Pedro passar aqui, pois elas são ouro puro e serão determinantes pra
sua aprovação se vocês aplicarem com precisão. Ainda estamos no começo do ano. É o momento perfeito para se concentrar, aprender e começar a aplicar Tudo o que foi ensinado aqui. De verdade, se eu estivesse no lugar de vocês, eu agarraria essa oportunidade com todas as minhas forças, pois o conteúdo que você encontrará aqui não se acha em lugar nenhum. Entrem com foco, energia e entrega, porque a aprovação virá. Um ótimo evento a todos. Fala pessoal, da SAM. Eu passei em 13, faculdade de medicina aos 18 anos com o direcionamento da SADE. E eu quero te
dizer, se eu tivesse assistido a um Evento desta magnitude em fevereiro da minha preparação, talvez eu não teria passado em 13, eu teria passado em 20 faculdade de medicina. Então, se quer um conselho de ouro, coma as palavras que o Assad vai falar neste evento, porque te digo, com todas as letras, ele mudou a minha preparação e linguagens, em redação, em agilidade e em densidade da estrutura da preparação. A melhor coisa que você pode fazer é prestar uma atenção brutal no que ele vai te dizer Neste evento. Estamos junto, aproveite. Um grande abraço. >> Oi,
pessoal da SAM. O meu nome é Ana Letícia e eu fui aprovada em medicina na Universidade Federal do Espírito Santo com a minha nota do CISU de 2026 e direto do ensino médio. Bom, eu venho aqui justamente porque eu sei como é estar do outro lado, cheio de medo, de dúvida e de insegurança, mas para mim o principal diferencial foi sem dúvidas o método, foi a explicação, foi confiar Nas orientações do professor Pedro Assad. E se por acaso nesse momento você está se perguntando se vale a pena, eu te digo que vale a pena sim
e funciona. Então aproveita esse evento, aproveita essa oportunidade, escuta todas as orientações, porque isso, sem dúvida, encurta muito a sua aprovação. E se eu conseguir, eu tenho certeza que você também vai. Hum. Oh, tá doido. Vai botar colher suja de Doce leite dentro do pote que todo mundo vai comer. Cara, >> o que que tem? O guarda geladeira. >> Não, não, você tá doido. Essa colher aqui que você pegou, ela foi na sua boca. Então, ela tá cheia de bactérias. Qualquer boca humana tem bactérias. Normalmente no momento que você coloca ela aqui de volta no
pote doc leite, essas bactérias vão ficar aqui e vão ficar se alimentando, se cultivando, exercendo o metabolismo delas, se Duplicando. Isso vai fazer com que o pote todo estrague dentro da geladeira e depois pode dar uma intoxicação alimentar em alguém. >> É. E qual é o certo? O certo é você pegar essa colher aqui e você tem que lavar ela, ó, com bastante higiene e guardar aqui agora, tá? Você é isso porque agora ela tá higienizada e ela vai ser guardada. >> Interessante. Isso cai no Enem. >> Claro que isso cai no Enem. O Enem
adora Cobrar medidas chamadas de medidas profiláticas que previnem que alguém fique doente, que previnem problemas. Então, geralmente higienizar as coisas, ter cuidado para não comer coisa estragada, lavar sempre as mãos, previne doenças. E o Enem gosta de saber disso. >> Maravilha. Pessoal, me chamo Pedro, sou estudante do segundo ano de medicina aqui na USP. Também foi aprovado em medicina na UFMG e na Federal do Paraná. E tem uma pessoa Que foi majoritariamente responsável pela minha aprovação foi o Pedro Assad. Não preciso falar do currículo dele. Certamente um dos profissionais do mercado de educação para vestibulares
e Enem no Brasil e fora do Brasil que mais aprova alunos especialmente em vestibulares tradicionais e muito concorridos, medicina especialmente. Mas não só no Brasil, fora. Alguns alunos já foram aprovados até mesmo em provas internacionais curriculamente. Eu não Preciso destacar aqui. Vocês podem conferir isso em todas as redes sociais do Pedro. Papo agora para quem vai pra Sam. Se você tá aqui nesse momento, você já deu o primeiro passo. Primeiro passo muito importante para atingir um objetivo muito maior lá no fim do ano que é a sua aprovação. Se você prestar atenção agora nesse momento
que é muito importante, poucos profissionais no Brasil tm o gabarito e a capacidade de ensinar como o Pedro tem. Você já tá Aqui nesse evento, ele vai começar, então você já deu o primeiro passo. Isso é extremamente importante. Fazer isso cedo, agora no começo do ano. Deixe se guiar. Preste atenção. Não deixe passar as oportunidades. Não deixe que elas passem. Você vai ter muitas oportunidades ao longo desse evento. A Sam, eu tenho certeza. Aproveite, guarde todo o conhecimento e pratique. Pedro tem um belo gabarito e uma grande capacidade de cativar. Ele cuida da sua Preparação
de todas as formas, não somente te ensinando a matéria, te entregando ela mastigada e te ensinando a pesquisar, entender, raciocinar. Não, ele cuida do seu, da sua motivação, da sua parte psicológica, de todos os aspectos da sua preparação, aqueles que às vezes você pode subestimar. Então aproveite esse evento, se prepare, prepare-se psicologicamente, mentalmente e esteja atento de corpo e alma, porque isso pode ser um dos momentos mais Importantes pra sua aprovação, para atingir o seu objetivo. Desejo sorte e muito aprendizado. >> Gosto tanto de ficar com você, amor. >> Eu também, minha querida. Amor, >>
amor, que tá acontecendo? Você que tá engasgando, amor. Um médico. Médico. Tem algum médico aqui? >> Precisa de médico? >> Você é médico? Meu marido tá engasgando. >> Eu sou sou estudente de medicina. Precisa de médico? Ô, calma, calma, calma. Calma, senhora. Eu sou estudante de medicina. Fica calma. Estudante de medicina. Tá meu >> deita no chão. >> Deita no chão, deita no chão. Calma, calma, calma, calma. Eu sou estudente de medicina. Assisto. Não, tô no quarto período. Fica tranquilo. Calma. >> Que que tá vendo? Pera aí, pera aí. Ah, pera aí. Meu Deus, já
sei o que fazer. Pera aí, deixa eu só ver o vídeo rapidinho. R. Ajuda ele. Você ajuda ele. >> Aqui é. É. Que que tá acontecendo com você? >> Ele tá encascando. >> Ajuda, pelo amor. >> Ah, pera aí. Já sei, já sei, já sei. Pera aí. >> Fala aí, galera da Sam, beleza? Meu nome é Natã. Eu fui aprovado em medicina na UFC com 829 de média no Enem e fui Aprovado também na Spesex. Eu acabei de descobrir que eu fui aprovado na USP. E galera, vocês não têm noção do impacto que a plataforma
SAD teve nesse resultado. O Peru me ajudou a reconstruir a base de praticamente todas as matérias, principalmente em matemática, que eu já era bom, mas eu não sabia que eu a minha base era frágil em naturezas, em linguagens. Eu tinha uma interpretação muito falha e o Pedro corrigiu todas essas falhas. E galera, Presta muita atenção nessa live, tá? Porque o vocês acharam simplesmente o baú do tesouro da educação brasileira. Então é isso, estamos junto. Feliz demais aqui. Amassa, amassa pedra. Amassa pedra. Pedraça, amassa, amassa, pedra. Pedraça, amassa, amassa, pedra. Didático, mais didático, enciclopédico, psicopático, acelerado,
calculista, metralhadora de intelecto, Deixa os inimigos confusos. Ontem tava na escola e eu avistei um otário falando mal do Pedro Assad. Dizia que ele não era quem diz. Então eu cheguei para ele, botei uma aula do mestre e ele ficou encantado daquela sala, saiu falando bem. Esse é o poder da didática. Se tentar brigar, quebra a cara. Meu trem passou e ele é bala. Bala de pura didática. Não tenho medo do escuro, só tenho medo de ser burro. Didática doçada atropela, tipo os anéis De Saturno. Pedraça. Amassa. Pedraça. Ama só pedraça. Pedraça. E esses manos
não tem jeito. Falam só falam besteira. Querem de mim meu mestre, mas eu não marco bobeira. Em medicina eu passei. Eles nem pedagogia. Pedro Assad atropela plataforma Assad é família. Piloto de helicóptero, caçador de jacaré. Não tem licenciatura. Dá aula Na hora que quer. Amarraça. Amassa. Pedraça. Amassa. Pedraça. Amassa. Pedraça. Encontrei um mano na rua. Tava que nem um mendigo, tava era todo perdido, sem orientação, vendo vídeos no YouTube, queria passar em medicina, tava perdido, tava fraco, tava cagado e pelado. Então, apresentei o Assad e o Meu mano ficou impressionado depois de três meses em
medicina, ele estava aprovado. Hoje em dia ele é médico, está curando vários pacientes. É fã do Pedro Assad e no atestado didática prescreve. Pedra amar. Pedra, pedra amassa graça. Fala galera, sejam todos muito Bem-vindos ao segundo dia da semana da aprovação medicina Enem. Vocês não fazem ideia, vocês que estão aqui, vocês não têm ideia do quão magnífico vai ser hoje, do quão incrível vai ser hoje, de como que hoje vai ser bom. Eu tenho muitas surpresas para hoje. Eu preparei coisas especiais. Vocês vão receber presentes que vocês não imaginam hoje. Por que que hoje é
um dia tão especial? Por que que hoje é um dia tão magnífico? Como é que Eu tô aqui? Primeira coisa, preciso que vocês me digam. Me fala aí agora no chat meu áudio e a minha imagem como é que tá. Primeiro me dá esse feedback antes de eu eu preciso ficar confortável para falar as coisas. Então primeiro me dá o feedback. Como tá meu áudio? Como que tá o meu vídeo? Como é que eu tô aparecendo? Eu tô eu tô assim como ontem vendo aqui todos os comentários de vocês, tá bom? Vocês estão aqui na
minha frente, consigo ver todos os Comentários. Eu vou fazer que nem ontem eu vou acompanhar tudo que vocês estão falando, né, na medida do possível, porque é muita mensagem. Preciso saber também, para eu ter uma noção em relação a ontem, quem quer medicina. Eu preciso que você me diga se tu quer medicina, você escreve no chat agora. Quero medicina. Escreve medicina. Medicina. Caso tu não queira medicina, queira outra coisa, tô vendo o chat ali também, ótimo. Você escreve quero direito, Quero, escreve o curso que você quer para eu poder saber, tá bom? Então, tô de
olho aqui no chat. Galera, assim, eu vou falar uma coisa para vocês. Hoje vai ter a live, tem a segunda aula aqui do da semana da aprovação medicina Enem, mas, cara, uma coisa é eu dar aula, outra coisa é você viver a aula. E com 12.000 pessoas aqui, a gente acabou de começar a live, tem 12.000 pessoas e 6600 curtidas apenas. Para mim não faz sentido. Eu não, eu tô falando sério. Eu Não vou conseguir ficar animado. Eu não vou conseguir vibrar no melhor que eu que eu posso fazer. Você tem que curtir a live.
Eu não tô falando para você curtir por mim, não, porque não não faz diferença de verdade. Se você curtiu, eu vou ficar mais empolgado, vou dar uma aula melhor, mas tem que curtir por você para você receber a aula. Afinal, você tá aqui para isso. Hoje é o dia em que eu vou falar do assunto pelo qual eu sou apaixonado, o assunto que eu que eu sou Maior especialista de todos. Eu vou falar hoje de autodesempenho de verdade. Hoje é o dia que você sai daqui com a tua visão extremamente mudada sobre autodesempenho. Então eu
preciso que vocês curtam a live. E outra coisa, eu garanto para vocês que eu aje não vai ficar salva. Não vai ficar salva se a gente não bater uma meta de curtidas que eu vou setar lá no alto. Não vai ficar salva. Não pense que, ah, ele tá falando que não vai ficar salva, Mas ele vai deixar salva. Galera, dependendo do comportamento de vocês, dependendo do quanto vocês queiram, do engajamento, vocês vão perceber que eu entrego muito mais e que vai ter coisas que você não tava esperando, vai ter coisas surpresa, vai ter muito mais
conteúdo e muito mais entrega. Então, ou você curte a live para você se mostrar comprometido, para você tá engajado aqui comigo, aparece a tua cara e aparece teu nome aqui, vai aparecendo as bolinhas Com o rosto e com nome. Então eu vou vendo quem tá curtindo a live de verdade. Ou você curte pr isso ou você curte porque se você não curtir, você vai acontecer com você o que aconteceu comigo agora na última prova nesse Enem. Eu garanto para você que se você não curtir, tem mais chance de acontecer contigo o que aconteceu comigo na
no último Enem. Você sabe o que aconteceu comigo? Eu tive intoxicação alimentar na h da prova. Eu tive que ir No banheiro três vezes e sim, ir no banheiro não para fazer xixi. Três vezes na hora da prova eu precisei ir ao banheiro. Pedro, mas isso aí não é tão ruim porque você passou em medicina de novo, você fez 164 acertos. Mas será que contigo vai ser a mesma coisa se você tiver que ir três vezes ao banheiro que nem eu tive que ir na hora da prova? Então se você não curtir, pessoal tá dizendo
que o áudio tá baixo. Vê se dá uma aumentada aí. Eu acho que aqui tá Tudo certo. É, hoje tá verdinho. É para ficar verdinho mesmo. Então é isso. Se você não curtir, você vai ter diarreia na h prova. É o que eu tô te dizendo. E você vai ter que no banheiro da prova e indo no banheiro da prova, você vai ter que usar o papel higiênico que vai ter lá. Vai ter papel higiênico lá. Não tô dizendo que não vai ter, mas é aquele papel higiênico que ele não absorve. Ele não é feito
realmente de algodão. Ele não é feito realmente de papel. Ele é Tipo aquele papel de de de guardanapo de pastelaria que ele ele não vai absorver, ele só vai espalhar. E nisso tu tá lá já tá no banheiro, tem 5, 7 minutos, 8 minutos, tu vai ficar suado daqui no meio que você tiver no banheiro, o fiscal lá do do do negócio do detector de metais, ele ainda vai bater na porta e vai falar assim: "Ô, tá demorando aí por quê?" Vai falar: "Não, tô só terminando aqui". Fala: "Vai logo, não pode ficar muito tempo
no banheiro não". E você vai voltar pra prova profundamente desconcentrado. Tá vendo? É o que eu falei, de 6.000 curtidas pulou para 13.000. Eu sabia que vocês eram capazes e a gente é capaz mesmo. Galera, ontem foi um verdadeiro estouro, foi uma verdadeira brutalidade. A gente bateu 34.000 pessoas ao vivo. Isso é o maior evento educacional da história do Brasil, sem sombra de dúvidas. Eu falei o que ontem? Eu falei: "Amanhã é normal, É impossível ser diferente, vai ter muito menos gente." Amanhã eu falei isso, eu falei: "Amanhã vai ter muito menos gente". E você?
E galera, isso é o que eu quero. Isso é o que eu quero. Eu quero que vocês avancem na minha estrutura. Eu quero que vocês avancem no ecossistema. Na minha estrutura não, ficou estranho. Eu quero que vocês avancem no ecossistema, tá bom? Então, você que tá aqui hoje, parabéns, você foi pra segunda fase, você avançou no Ecossistema. Como é que é a prova de qualquer vestibular? Primeiro tem ali eh 500.000 inscritos, 300.000 inscritos. Quando você vai ver a segunda fase, tem ali 20.000 inscritos, tem 10 vezes, tem 20 vezes menos inscritos do que tinha. Quando
você vai ver realmente quem ficou dentro da nota de corte, são 100 pessoas, 200 pessoas. É a mesma coisa aqui. É a mesma coisa aqui, galera. A natureza do dia de hoje. Hoje é um dia feito para ser denso. Hoje é um dia Feito para ser complexo. Hoje é um dia feito para ser e exigente de acompanhar. Então hoje não é ontem foi ontem foi gostoso, não foi? Ontem foi uma delícia. Ontem tava maravilha. Ontem é um papo agradável, né? É um papo que você fica empolgado. Hoje eu vou falar de desempenho. Aí eu preciso
saber o seguinte. Quem tá pronto? Quem aqui tá pronto para falar de auto desempenho? Me fala aí no chat. Fala: "Eu tô pronto". Diga: "Eu tô pronto. Eu preciso ler. Eu Preciso ler. Eu preciso ver você falar assim: "Eu tô pronto. Eu tô pronto. Pronto para quê? Para falar de autodesempenho. Escreva: "Eu tô pronto no chat para eu saber". E hoje a gente vai ter uma estrutura incrível que sempre é preparada com muito carinho para vocês. Então, a gente vai ter aula no iPad com eu escrevendo as coisas, mostrando para vocês os raciocínios. A gente
vai resolver algumas questões hoje para eu mostrar para vocês como que Funciona a minha estrutura, o meu método de raciocínio, o meu método de autodesempenho. A gente vai ter aula digitada que nem ontem eu mostrando as estruturas, como que você se prepara e a gente vai ter aula no telão também. Vem aqui comigo, dá uma olhada no telão. Olha só como é que tá aqui. Estamos aqui no telão. Seja muito bem-vindo à semana da aprovação. Tá de boa que eu tô vendo daí. Tá tranquilo? Seja muito bem-vindo à semana da Aprovação Medicina nem. Você está
no dia dois, você tá avançando de fase. Eu tô muito feliz de estar aqui com você, uma coisa maravilhosa. Essa aqui é a estrutura. Esse aqui é o cronograma do evento. O primeiro dia foi ontem. A grande oportunidade. Transforme a sua vida e seja aprovada em medicina pelo Enem. Tá disponível para assistir. Pedro, você falou que não ia ficar salvo. Sim, mas teve 47.000 curtidas. Não tem como não deixar salvo. Eu botei Essa meta para para não bater. Então tava lá, falei 45.000 curtidas. Falei: "Vou botar uma meta difícil porque aí se não bater apago
mesmo." Mas não, bateram a meta, foram 47.000 curtidas. Eu vou setar uma meta para hoje. E aqui foi a primeira aula. Eu vou revisar aqui o conteúdo que passou da primeira aula bem rápido, mas hoje a gente avançou. A gente tá agora na segunda aula. Você também pode se tornar inteligente e passar em medicina. Então vocês viram, Ontem tinha 34.000 pessoas extremamente empolgadas. 34.000 pessoas extremamente empolgadas com, olha a oportunidade, grande oportunidade. Transforme sua vida e passe em medicina. Pedro, eu decido. Eu tô contigo, eu vou me transformar. E eu falei ontem, eu falei: "Muito
lindo, todo mundo aqui é maravilhoso, é bonito, mas amanhã vai ter muito menos gente aqui. Isso é um fato, eu tenho certeza absoluta." Eu falei isso, não falei? Dito e feito. Temos 15.000 pessoas. Pedro, mas 15.000 pessoas ainda é a maior live de todas, [ __ ] Eu nunca vi uma live com 15.000 pessoas. Essa é a maior live educacional do Brasil. Eu sei, mas eu quero que você e eu não tô reclamando não, mas longe de mim, ó. Tu acha que eu tô reclamando que só tem 15.000 pessoas? Longe de mim. Porque eu vou
confessar uma coisa para vocês que eu não podia confessar ontem. Hoje eu vou vestir uma outra personalidade. Hoje Vocês vão conhecer outro lado da minha personalidade. Sabe o que que eu vou conversar, Biel? Que ontem eu não falaria? Se tu ia brigar comigo se eu falasse ontem, se eu dissesse ontem. Vem cá aqui comigo. Olha só, você, [ __ ] tu é CEO da empresa, tu é um marqueteiro experiente, tu é um cara que você tá tá envolvido aí, já teve envolvido, pô, em diversas estratégias, você sabe fazer eventos. Se eu falasse para tu ontem,
Biel, hoje na live de hoje eu vou falar Assim, eu vou falar assim, ó, vocês estão ferrados, vocês vão desistir, vocês são os bostas, tu ia falar, pelo amor de Deus, não, mano. Live um tem que dar esperança pro cara, você tem que trazer o cara para perto de você pra gente poder aprovar ele no final. Não é isso que você ia falar. Pronto. Hoje não. Hoje eu vou falar para vocês que vocês estão aqui, sintam-se felizes pelos que desistiram. Eu eu isso foi uma coisa que sempre fez parte da minha Vida, da minha preparação
para medicina desde que eu passei pela primeira vez. E até hoje eu confesso quando eu vejo tem concorrente meu, tem vários concorrentes aí, né, que também, ah, também preparo não sei quê. Eu adoro quando eu vejo que o cara tá arregando, que o cara parou de criar conteúdo, eu falo assim, ó, parou por quê? você não tá aguentando o que não tá dando impacto, no que tá dando visualização, então eu vou criar mais ainda para te oprimir. É isso mesmo. Ah, Mas que maldade. É, mas é por isso que eu dominei o cenário educacional, por
isso que eu tô repleto de aprovação e de resultado. Você tem que ter a maior mentalidade, tem que falar assim: "Que bom que ontem tinha 34.000, hoje tem 15.000, só que eu tô aqui com os 15.000". É isso. É ou não é? Isso. >> Perfeitamente. Então, hoje vocês vão perceber, galera, e quem é de dentro da plataforma SAD, por exemplo, para quem não sabe, a Plataforma SAD é o meu curso completo, o meu ecossistema, é o curso pago, óbvio, né? Que que que os alunos ali, eu preparo eles de verdade, eu dou aos todas as
matérias. Quem é da plataforma SAD, tem gente aqui da plataforma SAD? Mandou nos grupos da plataforma? >> Sim, >> manda nos grupos da plataforma dos cursos. Quem é aqui é da plataforma? Fala: "Eu sou da plataforma, né? Sou da plataforma". Fala: "Sou plataforma Side". Plataforma Side. aqui só para eu saber quem quem aí é da plataforma. Quem é da plataforma sabe que daqui para dentro do meu curso, quando eu tô dentro do meu curso lá, eu tô sempre falando, eu tô falando, sempre falando, vocês são melhores, vocês são superiores, vocês têm que achar bom quem
não tá aguentando. Ah, Pedro, mas isso é muita maldade, cara. É uma competição. É uma competição. Uma coisa das que mais te enfraquece é você negar que é uma Competição. Ai, não, eu é, é, eu já eu vi isso, eu já falei essa história outras vezes, mas teve uma vez que eu vi. Eu vi a professora dizendo isso. Sabe o que que ela disse, Biel? É sobre ela falou assim: "Ai, gente, é sobre passar em medicina sem precisar tirar a vaga de ninguém. Pera aí. É sobre passar em medicina sem precisar tirar a vaga de
ninguém." Mas como assim sem precisar tirar a vaga de ninguém? Como é que tu vai passar sem estar metafisicamente Ocupando uma vaga que se tu morresse, fosse abduzido ou fosse obliterado, não teria alguém ocupando aquela vaga no teu lugar? Como que tu passa sem tirar a vaga de ninguém? É sobre sentar na cadeira sem sem tu vai tu vai ficar os dois da mesma vaga, tu vai ficar no colo da pessoa. Como é que pode isso? Então, galera, hoje é segundo dia. Hoje é segundo dia. A vibe é outra, [ __ ] O espírito é
outro. Você tá no segundo dia da semana da aprovação Medicina Enem. Hoje é desempenho, é autodesempenho. Hoje é mentalidade competitiva. Mas não só mentalidade. Hoje é a prática competitiva propriamente dita. Tá bom? E já vou dar uma notícia aqui que eu ia dar no final da live. Deixa eu ver como é que tá aqui as curtidas só para saber se eu já tô pronto para dar essa notícia. É, tá legal. 16.000 eu quero mais. Curte que eu vou dar uma notícia maravilhosa, tá bom? Notícia que eu já vou dar logo no início da live. Tu
tá Aqui na semana da aprovação medicina tem uns quatro dias. Tá bom. Amanhã é bizarro. Amanhã é bizarro. Amanhã neurótico total, porque amanhã eu te entrego o melhor cronograma da sua vida gratuito. Eu te entrego o sistema completo de preparação amanhã. Você recebe isso aqui amanhã. É uma bizarrice total. Você vai receber muita coisa incrível amanhã, certo? Então aqui é o sistema supremo para ser aprovado em medicina 2026. Amanhã é o dia em que eu Te te dou o melhor entregável, te dou o cronograma, te dou tudo bonitinho. Mas eu quero contar uma coisa para
vocês. Biel, escuta essa. Essa aqui você não sabia ainda. Eu formulei na minha mente em segredo. Escuta só. Pode marcar aí. É um presente pro pessoal da Sam. Amanhã tem a nossa live das 77. Claro que tem, mas amanhã às 10:07 da manhã, só para quem a pessoa quer muita proximidade comigo, é bônus. É presente, é mais um presente. Amanhã às 10:07 da Manhã a gente tem oficina de linguagens, oficina de linguagens e alto nível. Live aqui no YouTube às 10:07 da manhã. São 2 horas ali comigo na prática em que eu vou mostrar o
o autodesempenho na prática em linguagem, a interpretação avançada. Todas as questões a gente vai fazer junto amanhã às 10:07. Quem vai estar presente pode dizer eu aí. Não há garantia nenhuma de que vai ficar salva. Amanhã também. Eu falei 10:07. 10:07 da manhã. Escreve 10:07 da manhã. 10:07. 2:07 a gente tem oficina de matemática autodesempenho. A gente vai fazer a mesma coisa para matemáticas 2 e s live também. Então eu tô adicionando, tô trazendo mais duas lives, uma de linguagens e uma de matemática. As áreas que então uma é 10:07 da manhã, outra 2:07. presente
da Sami. Digo mais, eu estou pensando hoje. Isso. Vocês viram que ontem eu liberei um livro gratuito e, cara, os feedbacks estão absurdos. O livro é muito incrível. Eu gostei muito De escrever aquele livro. A caneta tava pegando fogo enquanto eu escrevi aquele livro. Foi do meu coração pra página e da página vai pro coração de vocês, tá? Dá para você pegar o livro, a gente te envia ele, fica tranquilo. É o livro Teu estudo te chama. Então é meu primeiro livro oficial que eu lancei e entreguei para vocês ontem. Eu tô pensando, mas eu
não sei se eu vou fazer isso. Eu tô escrevendo um livro muito maior, um livro de 250 páginas. Eu tô escrevendo Um manual completo do autodesempenho pro Enem. É um livro muito mais robusto. Eu tenho um rascunho desse livro, coisa de 25, 30 páginas, um rascunho que eu tô escrevendo. Só que já tá muito bom. já tem uma sessão, já tem duas sessões completas do livro sobre autodesempenho e eu tô pensando em talvez liberar para vocês gratuitamente hoje no final da live, mas isso não é uma promessa, porque isso vai depender de como eu senti
aqui a live, tá bom? Deixa mais ou Menos preparado, mas eu juro que isso não é uma promessa, não é mesmo? Tá bom? Então, estamos aqui, vou mostrar mais uma coisa para vocês que não pode ser esquecida em hipótese alguma, tá bom? Que é isso aqui, né? Lembrem que a gente vai ter o sorteio do MacBook novo, maravilhoso pro pessoal aqui da Sam. Como que faz pr participar do sorteio? Isso aqui não é sorteio de loteria que tu faz um bolão com o pessoal da tua Empresa, da tua firma. Não é sorteio, não é tigrinho,
não é aposta, cara. É um sorteio intelectual para privilegiar pessoas que são pessoas decentes, pessoas respeitáveis, tá? Então o sorteio vai ser uma prova. A gente vai liberar uma prova lá no quarto dia. Essa prova é liberada, tá bom? Deve est até aqui, ó. Aqui, ó. Passa. Tem que tá, primeiro que tem que tá em todas as lives. Segundo que tem que tá inscrito no canal. É critério de eliminação. Você Tem que tá inscrito nesse canal aqui do YouTube, no meu, para você poder ganhar. Então, imagina que merda você ganha o sorteio aí. Isso já
aconteceu o ano passado, que duas pessoas ganharam o sorteio em seguida. A gente foi ver, ué, não tá inscrito, próximo. Então tu é muito pior do que não ganhar. É tu ganhar e tu não poder pegar o prêmio porque tu não tá inscrito. Então tem que tá inscrito no canal. Tem que tá escrito na semana da aprovação Medicina Enem. Tem que tá inscrito no canal e na semana da aprovação medicina nem para você ganhar o sorteio, tá bom? Se você não tá inscrito, não tá em nenhum grupo, você pode clicar, vai ter link aí, manda
o link no chat aí pro pessoal se inscrever e vai ser uma prova com 10 questões e só vai poder participar do sorteio quem acertar oito ou mais. Aí Pedro tem que ser exatamente oito. Não, oito ou mais. 8, 9, 10 para você participar do sorteio. Então é bom que vai ter, eu Acho que, mano, vai ter umas, vai ter bem menos gente, mas bem menos gente participando por causa disso aqui, por causa da prova. E a prova não é com respostas tão diretas assim, tá bom? Então são coisas que eu falo durante as lives
que eu vou fazer uma pergunta sobre essas coisas e você tem que responder. Hoje é o dia do autodesempenho e vocês disseram que estão prontos, tá bom? Então, já expliquei aqui o sorteio Do MacBook. Vou deixar aqui já organizado na minha tela definitiva para quando eu voltar. E vamos para cá agora. Vamos conversar, vamos de fato começar aqui. Não tá comigo, eu gosto de ficar. Eu vou inclusive dar aula inteira com ele aqui, se ninguém se incomodar, tá bom? Porque eu é bom que eu consigo descansar a minha cabeça, porque é muita muitas vezes é
o músculo da cervical. Ah, caral. Tô brincando, claro que não. Então, vou deixar ele aqui atrás, tá Bom? Vamos nessa. Não fala disso aí não, pô. pelo amor de Deus. Tá bom. Tem, é porque, galera, tem seis presentes na Sum, mas as duas aulas extras que a gente vai ter amanhã são oito presentes. Isso fora o sorteio do MacBook, que é o nono presente, e fora o livro que talvez eu dê hoje, que seria o 10º presente. Mas eu que também tem uma coisa que eu quero lembrar e eu vou falar aqui já o português
claro para vocês. Escuta só, eu não quero, eu eu vou falar, sabe o que que eu vou falar isso aqui agora? para no final não ficar um monte de folgado me perturbando, porque é uma folga o que algumas pessoas falam. O que que já aconteceu em outros eventos, né? Olha, a pergunta que mais tá no chat é a pergunta que eu mais tô recebendo. Eu tô sendo assediado com essa pergunta. Como que eu assino a plataforma? Como que eu faço para ser teu aluno? Como que eu faço para assinar A plataforma? Como que eu faço
para estar mais perto de você? Estamos com quase 20.000 pessoas. Se vocês curtirem a live agora, se curtir a live mesmo, se como tu tu já pensou em compartilhar essa live às vezes num grupo de amigos teus com as pessoas, cara? Pega o link, clica ali em compartilhar e manda lá, fala assim: "Essa live que tá muito boa, tô assistindo". Vamos nessa. Olha só o que que já aconteceu. Chega no final do evento e vem um monte de gente. Ué, mas E agora? Como é que eu vou passar em medicina? O que que eu faço
agora para passar em medicina? Alguém em san consciência pensa que vai ser aprovado em medicina em 4 dias? Alguém por acaso tá achando que a proposta do evento é literalmente te aprovar em medicina nesses quatro dias? Tu vai ficar aqui dia 2, 3, 4, 5 de fevereiro, segunda, terça, quarta, quinta e tá aprovado em medicina. Passa o resto do ano descansando, vai fazer o Enem? É óbvio Que não. Alguém tá pensando isso? Ninguém tá pensando isso. A SAM, o objetivo da semana da aprovação medicina é ser o melhor começo de jornada do mundo para você.
Muita gente não passa em medicina porque não sabe de fato o que que é a jornada de uma preparação de autodesempenho. Então a semana da aprovação medicina Enem, ela é feita para ser o começo de jornada perfeito. Você vai sair daqui plenamente Orientado, com muito foco, você vai sair transformado. Isso é fato. A minha promessa foi: tu vai sair transformado. Tu vai, tem gente pedindo para deixar salva a live de amanhã, as aulas extras que vai ter amanhã cedo. Cara, isso aí depende da galera que vai estar na live. Eu não consigo trabalhar com pouco
engajamento e com pouca audiência. Eu já falei isso, galera. Para mim é impossível. Eu fico nervoso, fico deprimido, inclusive fico triste Falando: "Pô, que droga, não tá dando certo, tem pouca gente na live. Então, se amanhã tiver 1000, 2000 pessoas, já vou ficar triste." É óbvio. Já falo logo, vou falar: "Ih, que droga, ninguém quer nem saber disso aqui, de linguagem, de matemática. Não vou fazer mais isso não. É isso. Vou vou cancelar a live da tarde, inclusive. Vou ficar deprimido. Ah, Pedro, mas você deveria fazer a live mesmo que tivesse duas pessoas, porque se
tá mudando a vida de duas pessoas já Vale a pena. Eu não consigo ser assim. Eu tô falando sério. Eu sou dependente de de engajamento, de atenção. E a diferença é que eu falo, as pessoas também são, mas ninguém fala. Todo mundo falar assim: "Ô, meu trabalho, eu eu sou eu sou eu sou professor, eu amo o que eu faço. Se tiver um aluno na live, eu vou fazer do mesmo jeito, a mesma live que eu faria. Se tiver 100.000 alunos, tá doido? Se tiver um aluno na live, eu vou vou dar aula chorando, vou
dar aula Triste. Aí se tiver 100, eu é 100.000. Quando tem 100.000 pessoas na live, quando tem 34.000, quando tem 20.000, que é o que tem agora, aí que eu fico doidão, aí que eu fico felizão, tá? Então, galera, vamos nessa aqui. Vamos começar. a reunir a nossa concentração. E se a live de amanhã vai ficar salva, depende de quem vai estar na live, depende de quem, não é? Não sou eu que decido isso, tá bom? Depende muito do engajamento de vocês. Então, o que que Eu ia dizer? A semana da aprovação medicina, ela é
o melhor começo de jornada possível e eu tenho um curso chamado plataforma SAD. Esse curso ele é o mais absurdo do mercado. Ele, na minha opinião, é o melhor curso do mercado, porque ele tem tudo, é muito perfeito, é muito tecnológico e tem a melhor didática do Brasil. Eu considero que a minha didática seja a melhor do Brasil. Considero que eu sou o melhor para explicar qualquer assunto. E a gente Teve o maior número de aprovações de todos esse ano. Então o nosso número é muito absurdo. Os resultados eles falam por si. Os alunos são
muito transformados e tu pode perceber aqui a dinâmica da live engajamento. Então esse curso custa R$ 5.000 por ano. Esse é o preço normal dele por ano. Tá fechado agora, inclusive. Ah, 5.000, mas tá fechado. Você nem pode comprar, nem que você queira, tá bom? Depois da SAM vai haver uma oportunidade bizarra e brutal De entrar no curso, tá bom? Então vai ter essa oportunidade de entrar no curso, mas eu não quero falar disso agora. Então fica me perguntando ali, acabou de vir no chat, quando que abre a matrícula da plataforma, como que faz para
entrar na plataforma? Galera, isso é depois, eu já falei, vai ter a oportunidade de entrar na plataforma Assad, vai ter um desconto, vai ficar um pouco mais favorável de entrar, mas pelo amor de Deus também não. Eu só tá vendo, Eu já tô velho, eu tô com 28 anos, eu já é isso, eu já já fiz vários eventos. Então assim, galera, pelo amor de Deus, também não fica achando que eu vou vender o curso, é barato. Ah, vai ser 997, galera. Pelo amor de Deus, não, eu não, eu entrego muita qualidade, então não fica porque
senão depois vai ficar me enchendo o saco. Ai, mas eu que saco esse curso, cara. Tem um monte de curso aí de R$ 97, de 197297. Você pode comprar esses cursos também, tá bom? Não É isso, entendeu? É isso. Então, meu curso é para um público específico e não é público rico, é público que quer investir na educação. Não vou mais falar dele agora, então não fiquem falando disso agora. Qualquer, eu sempre qualquer pessoa que, ai, nossa, esse preço não sei que, cara. Você não faz ideia de quantas vendas eu faço por 5.000, 4.000, 6.000.
São muitas e muitas, muitas, são muitas pessoas. Tá bom? E agora a gente começa de fato aqui A live. O que eu quero que você faça é que você foque, foque de verdade no que você tá recebendo agora, porque o que tu tá recebendo aqui agora, o que tu vai receber hoje aqui, segundo dia da Sami, isso é o melhor que eu já fiz na minha vida, tá? O conteúdo de hoje é o melhor que eu já fiz na minha vida. Então você tá sendo muito privilegiado. Você vai receber agora um negócio que é realmente
muito absurdo, tá bom? Primeira coisa de Todas, eu quero que vocês olhem para cá. O que vocês estão vendo aqui, né? A minha tela tá todo mundo me confirma no chat? Tá vendo isso? Tá vendo a minha tela? Como é que tá isso? Tá vendo a minha tela aqui? Tá junto comigo aqui? Então a gente tá hoje aqui, ó, na aula dois da Sum. A aula dois da Sum. Opa, eu posso digitar por aqui. Eu tenho aqui um teclado portátil que vai me facilitar, né? Então, a aula dois da SAM, ela é aula sobre autodesempenho
De verdade. Você lembra ontem da estrutura do decálogo? Quem lembra? Só preciso que alguém me diga: "Eu lembro". Fala no chat, você lembra da estrutura do decálogo? Foi o que a gente mostrou ontem. Eu falei, cara, ontem eu deixei bem claro para todo mundo. Para você ser aprovado em medicina, você tem que se transformar. Para ser aprovado em medicina, você tem que se transformar. Você precisa crescer sua personalidade em torno dessa aprovação. Você não basta Você tentar incorporar em si mesmo, não basta você tentar forçar a barra para você se transformar numa pessoa extremamente disciplinada
de uma hora para outra. Não basta isso. Você precisa, como é que tá aí? Tá, tá bacana. Se eu aproximar assim, fica melhor? Me digam isso. Tá bom assim? Acredito que assim. Talvez assim. Assim tá melhor, né? Tá bacana assim? Que eu tô vendo ali o feedback melhorou agora? Sim, eu disse isso. A gente teve o nosso Decálogo ontem, né? O decálogo, ele tinha o primeiro passo que era a tensão, depois ele tinha o segundo passo, que era o ideal, depois do ideal vinha a decisão. Então, primeiro você ficava incomodado. Primeiro você sentia uma tensão,
você sentia uma coisa te puxando para um lado e pro outro. Depois você percebe que existe algo maior. Eu vou deixar assim, ó, que eu acho que vai ficar melhor ainda, tá? Que existe o ideal, existe uma forma melhor de você Ser aprovada em medicina, tá boa? Vou dar um aumento aqui na fonte pro pessoal pediu. Isso. É, isso é bacana. Pera aí, deixa eu botar aqui assim, né? Assim também tá muito grande, né? Então, pá. Não, pera aí que eu botei, eu botei errado aqui. 28. Pronto, assim tá bacana. Tá. Depois você percebe que
existe um ideal. Existe uma forma melhor de ser aprovada em medicina. Eu espero que ontem eu tenha conseguido mostrar para vocês que existe uma forma melhor De ser aprovada em medicina. Eu venho sendo aprovado em medicina todo ano, sempre com notas altíssimas e principalmente sempre com tranquilidade no coração. Sempre com muita tranquilidade no coração. Por quê? Eu tenho um ideal de aprovação diferente. Não apenas um ideal, mas eu já sou decidido nesse ideal. Mas não apenas decisão. Lembra? Lembra? Ontem eu falei assim, galera, é muito fácil decidir. Eu falei isso. É muito fácil decidir, né?
Depois da decisão, a gente vem aqui. Calma aí, deixa eu, deixa eu deixar tudo aqui nessa, nessa mesma fonte, né? Então aqui é o 28. Pronto, agora vai ficar 28. Calma aí, pô. Muda isso aqui agora, ó. 28. Pá, agora ficou. Depois vim o quê? Conceitos, técnicas e estratégias. Conceitos, técnicas e estratégias. Tem gente que tem toque, né? Então, esse espaçamento maior aqui pode incomodar. Conceitos, técnicas e estratégias. Falei: "Depois que você já tem um ideal, Depois que você já é de fato hã alto nível, depois que você já já escolheu o teu ideal, já
escolheu: "Cara, eu vou ser aprovado a partir de um amadurecimento da minha personalidade". Agora sim, de fato, você entra com os conceitos, com as técnicas estratégicas. Presta muita atenção, porque isso aqui é sobre você, isso aqui é sobre sobre a tua vida. Eu vou eu vou ajustar a letra aqui, que eu sei que tá, né? Depois vem o fortalecimento da tua vontade. A Vontade ela vai ficando forte. Depois disso do fortalecimento votade, vem, a tomada de ações, opa, a tomada de ações corretas, né? Então você alinha o teu comportamento. Depois disso ainda vem a aquisição.
Você faz as rejeições. Eu tô puxando da minha cabeça, então depois disso, você faz as rejeições. Você rejeita as coisas que te fazem mal. Vocês lembram dessa estrutura, né? É importante lembrar dessa estrutura. Isso pode inclusive cair na prova do sorteio, Tá bom? Então, quem lembra dessa estrutura, tá todo mundo aqui firme junto comigo. Depois vem o desenvolvimento dos hábitos. Depois, sim, você chega no desenvolvimento dos hábitos. Os hábitos eles não podem ser flutuantes. Agora, deixa eu igualar aqui o tamanho da letra, deixar tudo aqui no 28. Pronto. E deixar tudo aqui também em [
__ ] para ficar bom assim. Tá bom? Deixa eu só tá ficando muito grande aqui, né? Então, só para poder Caber um pouco melhor na tela, deixar aqui no 24 mesmo, tá bom? E aí vem o desenvolvimento de hábitos. Em nono lugar, aqui sim, finalmente vem a transformação da identidade. Transformação da identidade. E isso te leva pro 10o ponto do decálogo. E o 10o ponto do decálogo, que é a aprovação, a conquista. Vocês lembram disso? Mas bem, isso aqui que eu fiz ontem, eu apenas apresentei a estrutura para vocês. Concordam comigo? Eu tô vendo aqui
o Chat com vocês. Eu apenas apresentei para vocês a estrutura, mostrei para vocês como que funciona. Cara, essa aqui é a estrutura da transformação. Alguém acha aqui nessa live que isso é o suficiente para alguém ser aprovado em medicina? Pô, Pedro, como assim? Ontem você disse, ontem você mostrou isso aí e você tinha dito que era, você tinha dito que esse era o decálogo da transformação. Foi esse o processo que você passou. Esse Foi o processo que você observou. nos teus aprovados. E agora você tá dizendo que não é, cara, você tá confundindo as coisas.
Eu falar carro não é a mesma coisa que existia um carro na tua frente. Então eu dizer, pô, é preciso se transformar. Isso não é a mesma coisa que você se transformar só de ouvir isso. A proposta da semana da aprovação medicina é que você de fato saia daqui Transformado. Mas não é só ontem. Não é só ontem, não é só de você ter, pô, eu ouvi o decálogo. É, mas isso são só palavras. Falaram ali no chat. É isso mesmo. São só palavras. São só palavras. Falaram tudo no chat, galera. São só palavras. Hoje
se você tá aqui, presta muita atenção. Se você tá aqui, é porque ontem você foi provocado nos anúncios. Ontem até chegar aqui, você foi provocado por Uma tensão. Depois disso, você adotou um ideal. Você falou: "Cara, esse ideal do Pedro é um ideal superior, é um ideal melhor". você tomou a decisão, falou: "Eu vou, eu decido ser assim, eu decido que eu vou ser aprovado dessa forma, que nem os alunos do Pedro são aprovados, que nem ele foi aprovado, sempre foi aprovado, tá bom?" E eu preciso agora dos conceitos, das técnicas e estratégias. Então, a
gente já vê aqui que você precisa receber os conceitos, Você precisa receber as técnicas e precisa receber as estratégias. Isso é o que eu te falar hoje. Isso é o que eu vou te falar hoje. E a vontade forte, como que eu vou criando essa vontade forte? você tá criando agora porque você tá numa live mais difícil, você tá numa live que ela é mais complexa que a de ontem, então tu já tá aqui fortalecendo a tua vontade. Pedro, como que eu tomo ações corretas? Você sabe qual vai ser a ação correta que você vai
tomar? Vamos Exercitar isso agora. É você pegar agora um papel e uma caneta. Faço questão, cara. Pegue agora um papel e uma caneta. Não assista essa live deitado. A live de hoje não é uma live para você assistir deitado. A aula de hoje não é feita para você assistir deitado. A aula a aula de hoje é feita para você anotar, não só pela questão do sorteio, mas pela questão mesmo que o conteúdo é muito mais denso. Então você precisa O áudio bugou. Como é que tá? Já voltou aí Normal? Eu acho que é porque eu
eu voltou, né? Porque eu tampei ele aqui com a minha garganta. Tá pronto, voltou. Então, nessa aula aqui de hoje, essa é a aula em que você vai de fato provar para si mesmo que você tá se transformando. Você tá se transformando por quê? Porque hoje eu vou passar os conceitos, as técnicas e as estratégias aqui. Então você mostra que tá se transformando a partir disso. Ficando aqui ouvindo esses conceitos, Você vai ver como faz sentido. O teu comportamento tem que estar alinhado. Você precisa, pega um papel, pega uma caneta, fica muito concentrado na live.
rejeições. O que que você vai fazer de rejeição hoje? Você vai rejeitar o escuta, eu venho passando em medicina todo ano e eu treino vários alunos que passam em medicina também, passam com facilidade. Hoje a gente recebeu uma notícia, eu vou falar daqui a pouco qual foi a notícia, Uma notícia que me deixou muito feliz, tá? Eu também sinto vontade de parar de estudar, eu também sinto vontade de parar de fazer as coisas certas. Você precisa vencer esse jogo contra si mesmo. Precisa vencer esse jogo contra si mesmo. Vai mandando nos grupos o tópico que
eu tô pra galera acompanhar nos grupos de WhatsApp, beleza? Você precisa vencer a si mesmo. Então, quando você sentir vontade hoje de fazer alguma outra coisa, você vai rejeitar isso e Você vai permanecer na live, porque isso aqui é teu futuro, a tua história. E o desenvolvimento de hábitos. Olha, o desenvolvimento de hábitos a gente não vai fazer hoje, a gente vai começar hoje. Tu tá desenvolvendo aqui o hábito de permanecer comigo, de permanecer estudando. E isso vai gerar uma transformação de identidade. E a transformação de identidade, a boa notícia é que embora ela seja
de longo prazo, tu já pode vivenciá-la. Agora Tu revencia a transformação de identidade. Agora quando você fala: "Cara, olha onde eu tô. Eu tô aqui no evento. Eu tô na semana da aprovação medicina. É um evento de estudo. Eu tô no segundo dia. Eu já sou melhor do que os outros. Por causa disso, eu vou me firmar nessa minha posição e isso vai te levar à tua aprovação. Pode ter certeza que esse evento é o melhor começo de jornada possível para você. Vou te mostrar aqui agora uma coisa. Eu vou até Apagar isso aqui agora,
botar aqui mais uma mais uma paginazinha e vou mostrar aqui uma coisa para ti que é uma coisa muito importante, tá? O que que é o normal? Eu vou falar aqui da estrutura de estudo normal, tá bom? Vou falar aqui do que do que a gente mais observa por aí, do que a gente do que as pessoas mais pensam e do que que eu poderia explicar aqui. Você ia ver que tu já viu isso várias vezes. Antes disso, eu quero só fazer um teste com vocês. Quero Perguntar se meu iPad tá funcionando bem. Vou trocar
aqui pro meu iPad. Preciso só que vocês me confirmem isso. O iPad tá funcionando bem? vocês conseguem visualizar, ele tá, tá agradável aqui a escrita por aqui. Dá uma olhada só, porque essa aula aqui também eu vou mostrar o iPad, eu vou mostrar questões, eu vou mostrar vários raciocínios. Então, confirmem para mim isso. O iPad fica bom assim? Você consegue ver ele bem? Deixa eu, deixa eu Ajeitar aqui, ó. Eu posso deixar ele um pouco maior. Olha só. Então, vocês conseguem ver o iPad aqui, tá bom? Acho que tá todo mundo vendo, né? Cara, eu
vou mostrar para vocês uma coisa que tem sido motivo de muita alegria para mim e eu quero que vocês vejam até para vocês se inspirarem. Eu tenho ficado ultimamente muito feliz com isso aqui, né? Quem viu lá o nosso feed do Instagram, o nosso feed dos aprovados, vê que a gente tá repleto de aprovados. São muitas pessoas esse ano que foram aprovadas e são pessoas assim, é uma coisa absurda, né? Então, pô, 176 acertos no Enem, é o primeiro lugar de medicina FRJ, são várias aprovações em medicina, são várias aprovações em direito, odontologia, ciência da
computação, engenharia da computação. Mas hoje eu recebi uma notícia que me deixou muito feliz e eu quero parabenizar aqui publicamente, tá bom? Esse aqui é o nosso sétimo aprovado da Medicina USP esse ano, somente nesse ano de curso, tá bom? Medicina USP é a mais concorrida de todas. Esse é o nosso sétimo aprovado. A gente também teve primeiro lugar da medicina FRJ e primeiro lugar da medicina URGs, que é bem difícil, tá até aqui, que foi a Priscila também que tirou 176 acertos que e esse aqui é o nosso sétimo aprovar em medicina USP. Ele
já tinha passado em medicina na UFC e na SPSEX. a gente não é preparatório militar, mas ele ficou Com 829 de média simples já tinha muita inteligência, ele foi hoje aprovado na USP, então é o nosso sétimo aprovado em medicina USP. Eu queria que vocês lembrassem disso, queria que vocês lembrassem que todas essas pessoas aqui, embora elas sejam muito diferentes, elas têm uma coisa em comum, elas sabem ouvir a pessoa certa, elas sabem permanecer nas coisas. E é com esse tipo de pessoa que eu quero falar aqui hoje, tá? Quantas vezes, né, eu já já
Quantas Introduções eu já dei aqui pra gente finalmente começar, mas a gente já começou, tá bom? É porque isso aqui tudo isso tem que ser dito, isso tem que ser dito para te fortalecer, para você conseguir ficar bem firme na live, tá bom? O público certo, ele não se importa com isso, porque a gente tá, a gente gosta de fazer isso, eu e vocês, né? Quem tá aqui gosta de estar aqui mesmo. Beleza? Vamos agora voltar aqui. Vou mostrar para vocês uma estrutura que Isso aqui já é o o conteúdo mais profundo assim da live,
tá bom? A partir de agora, eu quero que você vire uma chave e você entenda que a gente já tá construindo a tua aprovação agora com esse conteúdo aqui. É o seguinte, vamos lá. Hoje o assunto é autodempenho. Vamos focar bastante aqui agora. Pedro, me responda agora. Me responda agora sem mais rodeios, porque você tá floreando muito, você tá falando demais. Como eu faço para ser aprovado Em medicina ou num curso de autodesempenho? Não quero saber do decálogo da transformação, porque eu já entendi que você passou e você aprova a galera, você transforma as pessoas,
você faz as pessoas virarem de alto nível por meio de uma transformação de personalidade. Tem aquelas etapas, eu reconheço elas, mas eu quero saber agora o seguinte. Me prova, Pedro, me prova que você sabe como se aprova alguém em medicina. Eu te digo agora. Se tu quer Saber agora, eu te digo agora e você pode sair daqui com tranquilidade, tá bom? Então, como ser aprovado em medicina? Você é aprovado em medicina da seguinte forma. Você reúne um domínio teórico muito bom, você faz prática e você faz revisão. Você estuda matérias mais fáceis, você estuda matérias
que mais caem, depois você domina tópicos avançados. Primeiro teoria, depois exercícios, depois corrige, faz simulados e corrige. Pronto, tá aqui. Tá satisfeito? Porque eu juro para tu que é isso aqui para você ser aprovado em medicina. É isso e somente isso. Não tem como eu est mentindo porque realmente é isso. Tá bom? Aí teoria você vai pegar isso. Você vai pegar primeiro o que é mais fácil. Primeiro começa da base, você pega o que mais cai. Óbvio, é mais importante estudar razão, razão e proporção do que função trigonométrica, porque razão proporção das 45 questões De
matemática, você tem ali, sei lá, 20, 25 envolvem razão, proporção, sei lá, não, esse é um número cerca de 25 ou 28, dependendo da edição, envolvem razão, proporção. Então, é isso aqui. E por que que eu tô falando logo isso aqui? Porque eu insisto, não tem coisa mais de ridícula, né, para não usar outra palavra. Não tem coisa mais absurda. do que pessoas que dizem: "Ai, tá enrolando, cadê o conteúdo? Cadê o conteúdo? Cadê mesmo o Negócio?" Meu amigo, o que que tu quer da vida? É isso aqui. É isso. É sentar a bunda na
cadeira e estudar. É isso aqui que faz qualquer pessoa ser aprovada em medicina. Eu te pergunto, é verdade? É claro que é verdade. Não tem como ser mentira. Isso é o que faz a pessoa, aumenta um pouco o áudio, o pessoal tá dizendo aqui, isso é o que faz a pessoa ser aprovada em medicina. E aí que tá, tem muita gente que pode estar esperando eu dizer o que Agora? Escuta isso. Você pode estar esperando eu dizer agora o quê? Ah, mas na verdade não é assim. Mas na verdade isso é mentira. Na verdade, não
é bem desse jeito que funciona. Cara, eu não vou dizer isso. O que tá aqui é a verdade. Para você ser aprovado em medicina ou em qualquer curso de autodesempenho, você realmente precisa disso aqui. Você tem que ter um domínio teórico muito bom, pô. Então, sei lá, é bom você saber 90% mais da teoria, a Prática. É bom você fazer 15.000 questões no ano, né? A revisão, né? Vai fazendo revisão espaçada, né? Você revisa para você não esquecer, você vai voltando realmente estudar as matérias mais fáceis, cara. Eu te eu te dou amanhã no cronograma
quais são as mais fáceis, eu te mostro. Ah, Pedro e as que mais caem, né? Então aqui, ó, vai ter tudo aqui no checklist, MPC, mapa de progresso competitivo, você vai receber amanhã, né? Então, estudar as matérias Que mais caem, é, eu te dou checklist de incidências, né? Isso aí eu nem ia falar, mas eu falo daqui a pouco sobre isso, né? Eu vou dar mais um presente também. Dominar tópicos avançados é logaritmo, função exponencial e por aí vai. Primeiro faz teoria, depois exercício, depois corrige. É isso. Ai, mas como revisar? Ué, como revisar? Você
revisa revisando, pô. Você vai lá, volta no conteúdo, assiste de novo, relembra o conteúdo, você pensa no Conteúdo. É assim que você faz para revisar. Tem mistério em alguma coisa dessa? Não tem mistério. Não tem mistério. Serve para qualquer concurso. Serve para qualquer concurso. Serve para qualquer concurso. Você fala: "PD agora, então que que que que a gente vai fazer agora?" É isso, cara. Mas não, a gente começa a perceber, a gente começa a perceber pela Experiência, a gente começa a perceber pelo papo. Quando a gente olha, eu preciso que você entenda, é realmente só
isso. É realmente só isso. Como faz? Tem gente que pensa que tem uma pergunta: "Ah, mas como fazer revisão de direito? Você acha que essa é a sua pergunta? Isso não é não é pergunta". A resposta disso aí também é fácil. Eu escrevo aqui fácil. Revisões passadas. Você vai fazendo revisão, você pega, você pode programar o conteúdo, estudar isso aqui. Daqui a 30 dias eu estudo. Você pode fazer sob demanda, que ó. Volto aqui paraa tela. Revisões passadas sob demanda. Você vai viver de fazer simulado. Você faz simulado toda hora, faz simulado toda semana quando
você tiver com deficiência no assunto. Então vamos lá. Fiz um simulado. Eu já já estudei função de segundo grau. Apareceu uma questão de função de segundo grau e eu tô com dúvida nela, não tô conseguindo fazer. Eu vou anotar isso Aqui. Revisar a função do segundo grau. Quando você for revisar, você não vai pegar o conteúdo todo de novo do zero, porque você já sabe, você tem que revisar para matar uma dúvida. Então você vai pegar uma aula mais rápida, você vai pular, vai botar aula no 2x, você vai fazer algumas questões para revisar. Por
que que eu tô falando isso logo? Por que que eu tô dizendo logo isso para você? Para tu já saber que aqui a gente vai muito além. Lá a gente vai muito além. Aqui a gente vai muito além. O pessoal faz mistério para te dizer isso aqui. Eu quero que confirme no chat. Confirma no chat para mim. Quem aqui já não viu o a gente fazendo mistério para te dizer isso aqui? Isso que eu acabei de falar que eu escrevi em dois minutos. Quem já viu? Fala. Já vi. Quem já viu alguém fazer um grande
mistério para revelar isso aqui? E de Fala de cada item desse aqui é um curso. Cada item desse aqui é uma aula. É um grande mistério. É um grande ih, não sei quê. Cara, isso aqui é o básico e isso aqui é verdade. Isso aqui funciona, mas isso é insuficiente para quem quer realmente passar em medicina. Por quê? Porque tá errado. Não, porque é muito mais profundo do que isso. Esse aqui é o método básico. Isso aqui é A visão macro. Isso aqui eu tô falando que é verdade. Pelo amor de Deus, eu não tô
dizendo que é mentira, cara. Isso aqui é apenas a visão macro. É a visão macro. Por que que tem, por que que tem um monte de cursinho por aí que aprova um monte de gente? Ah, tem vários aprovados em medicina. Porque o curso ele é um sistema de ensino. Ele tem um total de 500.000 alunos espalhados. Todos os coégios que usam o livro daquele curso são credenciados a Ele. Então, todo mundo é teoricamente a aprovação dele. Então, são 500.000 alunos. E, óbvio que dentro daqueles 500.000 tem gente que vai passar. Geralmente quem tem uma educação
muito boa de berço, quem tem um background muito bom, quem tem dinheiro, quem tem capacidade, quem consegue aprender com facilidade. Agora eu vou te dizer uma coisa, esse método aqui, somente isso aqui, essa visão macro, essa visão grande, isso não funciona para quem Precisa se transformar. Isso não funciona para quem precisa se transformar. Mas isso não funciona para quem realmente precisa de uma aprovação monstruosa, para quem precisa sair de um nível baixo para um nível alto ou para quem tá num platô de um nível alto. A gente precisa de algo muito mais específico. Se a
gente tá falando realmente de uma aprovação robusta, de uma aprovação forte, não vai funcionar para você simplesmente saber isso aqui. Tu pensa que vai dar certo? Não, tu vai lá, vou ver teoria, tu vai continuar sem entender muita coisa, vou fazer a prática das questões. Que mais tem gente que faz 30, 40, 50.000 questões ao longo do ano e não passa. você vai ter, ah, vou fazer revisão, fazer revisão espaçada sobre demanda, tu vai revisando e de alguma forma você não engata, de alguma forma você não engrena, você domina as mais fáceis, você estuda as
que mais caem, de alguma forma você não Fica perfeito porque tem muito mais do que isso. Esse é o ponto, tem muito mais do que isso, tá? E agora a gente vai começar de fato a engatar. Agora eu vou começar de fato a mostrar aqui o que que é minha especialidade. Eu já alerto uma coisa para vocês que é muito importante. Existe uma coisa chamada fragilidades de desempenho. Pouca gente fala disso, mas existem basicamente quatro fragilidades possíveis de desempenho. Você pode ter uma fragilidade Fundamental, você pode ter uma fragilidade de base, você pode ter uma
fragilidade de core, você pode ter uma fragilidade de ápse. Existem esses quatro tipos aqui de fragilidades de desempenho. Olha só, quatro tipos de fragilidades de desempenho. Vou escrever aqui assim, desse jeito. A, então assim, essa live aqui tem muita gente, tem 20.000 pessoas aqui. Então, já preciso também setar os públicos logo. O que que é uma fragilidade fundamental? Cara, Você tem fragilidade fundamental se você tem deficiência em matéria do ensino fundamental. Se você teve uma educação muito ruim na tua infância, se você não foi bem educado, não foi bem, você não sabe direito multiplicar, você
não sabe direito, sabe, dividir, eh, somar rápido, você não consegue, você tem muita dúvida em coisas básicas. Isso é, claro, pelo próprio nome já diz, uma fragilidade fundamental que você tem. É conteúdo de ensino fundamental. Já vou Dizer. Não, mas não é quem tem as quatro, elas são crescentes. Quem tem a fundamental tem todas. Você, se você tem a fundamental, você tem todas mesmo. Você tem todas. Se você tem a fundamental, é isso mesmo que significa. Você tem todas, tá? Então, você tem aí, acho que assim ficou bom, né? Fragilidade fundamental quer dizer que você
tem todas as fragilidades possíveis. Você não tem conteúdo de ensino fundamental. Já vou dizer, é Possível passar em medicina no teu caso, quem tá nesse caso escreve assim: fragilidade fundamental. Tá vendo? você. Eu eu eu não hoje em dia eu não fico com raiva, eu fico triste. Tem gente perguntando em capslock no chat, pomodoro funciona? Cara, essa pergunta ela é um absurdo. Essa pergunta mostra um desconhecimento completo do que você tá falando. Porque o que que tem a ver? Estudar em timers de 20 minutos ou de 25 ou de 30 funciona, cara? Pelo amor de
Deus, isso não é um método de estudos. Então, fragilidade fundamental é isso. É quando você tem deficiência ensino fundamental e você faz esse tipo de pergunta, você fica: "Pomodoro funciona?" Pomodoro funciona. Tu pensa que a tua pergunta é boa. Ah, pomodoro funciona. Cara, não é assim. Escuta o método completo. Eu já vou adiantar, quem tem fragilidade fundamental, muitas vezes, esse é o público que nunca é aprovado em Medicina, mas nunca mesmo. Nem medicina, nem direito, nem odontologia, nem engenharia da computação, nem psicologia não passem nenhum curso muito concorrido. Por quê? Os métodos de estudo atuais,
eles sempre, sempre, sempre, todos os cursinhos, eles desconsideram o cara que tem deficiência de conteúdo do ensino fundamental. Então, tu já começa na matemática e você, o cara não vai voltar para te ensinar mesmo a somar, para te ensinar a Subtrair, não vai tratar o teu problema fundamental. Dá para passar em medicina? Cara, eu isso é uma coisa que nem faz sentido eu falar porque desestimula muita gente, mas é verdade. É muito difícil passar em medicina em um ano se você tem fragilidade de ensino fundamental. É possível. Eu já vi acontecer pessoas que chegaram com
deficiências de ensino fundamental serem aprovados em medicina em um ano na plataforma SAD. Mas é muito difícil Acontecer. Em dois anos é perfeitamente possível. Tu tem uma deficiência de ensino fundamental. Agora, eu acho que a maioria do público vai se identificar muito mais com as próximas. Então, olha, para isso aqui. Fragilidade de base. Fragilidade de base é quando você não sabe direito razão, proporção, não sabe as matérias básicas de matemática básica. Você não sabe direito ã razão, proporção, você não sabe direito Estatística, você não sabe direito porcentagem, você não sabe direito escalas. A gente tem
essa fragilidade de base. Fragilidade de base você não sabe direito. Ligação em química, ligações interatômicas, ligações intermoleculares, polaridade. Isso é a base. Isso é a base. Atomística em física. Você não sabe conversão de unidades. Isso é fragilidade de base. Você tem a base fraca. Tem a base fraca. Aqui você consegue passar em medicina em um ano. A partir daqui você passa em medicina em um ano. E eu vi uma menina ali falando assim: "Ah, então tchau. Já que eu não passo em medicina em um ano, então tchau, cara. Tchau. Tá tranquilo. Você entende a mentalidade?
Pô, você tem fragilidade de ensino fundamental. Fala assim: "Cara, vai ser muito difícil de passar em medicina em um ano. Você vai precisar, se tu tá com problema de ensino fundamental, de somar, subtrair, Você vai precisar de pelo menos 2 anos. Um ano é muito difícil, funciona. Ah, então tchau. Eu só quero se for um ano, cara. Então tá bom. Você só quer se for um ano, então tchau. Tu não vai ter em um ano, mas também tu não vai ter nem em 10, nem em 15, nem 20. Tu vai viver para sempre preso dentro
desse corpo. Tu já imaginou? É porque quem é burro não percebe isso. Eu não tô querendo ser estúpido com a pessoa. Esqueça isso. Mas cara, a burrice ela é muito sapeca. A Burrice ela tem esse paradoxo. Quando você é burro, você nunca sabe que tu é burro. Geralmente você quem Quanto menos tu tem inteligência, menos tu sente falta da inteligência. Então você às vezes nunca vai perceber que tu vive numa carcaça, tu vive preso num cérebro que não interpreta gráfico, que não calcula porcentagem, que não calcula troco. Um cérebro que não, que que só vê
a superfície das coisas, não entra na consequência da consequência. Isso é muito ruim, pô. Eu eu teria horror a isso. Eu no teu lugar não estaria preocupado, primeiramente com a aprovação em medicina. No teu lugar, eu estaria muito mais preocupado com virar gente, pô. tá no tá no nível do do estatuto básico da inteligência humana básico. Cara, você se tem fragilidade fundamental, tu não sabe somar, você sabe menos que uma criança de 7 anos bem educada. Tu pega uma criança de 7 anos bem Educada, que ela recebe amor, carinho, atenção dos pais, ela responde tudo
mais rápido que tu. Qualquer soma, ela sabe mais rápido do que tu. Ela sabe classe gramatical, sabe o que que é dígrafo, sabe como que usa a vírgula, sabe o que que é advérbio. E tu, [ __ ] velho, velho, 20 anos na cara, 21 anos na cara, 23 anos na cara, 19 anos na cara, um trambolho grande, marmanjo velho, [ __ ] uma mulher grande já da vida. E pô, ah, então tchau. Se eu se eu não passo em Medicina esse ano, sendo que eu não sei nem o que uma criança de 7 anos
sabe, então tchau. Então, não quero semana da aprovação medicina nem achei que eu ia passar esse ano, pô. Vou vou vou desligar aqui, vou jogar tigrinho no celular, vou vou vou vou ver que que o que que o o BBB, o o Pedro lá no BBB, você viu que ele fica falando o tempo todo que ele que ele tentou segurar o braço da mulher. Mas que absurdo, né? O que que o que que que o Zé Felipe ele Olhou para pr pra Ana Castela na hora do show? Aquele olhar dele, ele deu uma risada, mas
ela não riu de volta, né? E aí a Virgínia ligou para ele na hora, sendo que ela postou uma foto que parece que ela tá no mesmo iate que tá o Vinícius Júnior. Já esqueceu da Sam, já já voou e nem lembro o que que é Sam e continuou sendo uma pessoa burra, tacanha. Tu tu quer ser assim? Mas que tristeza. Eu acabei de falar, tu acabou de Admitir, eu não sei conteúdo do ensino fundamental. Aí no minuto seguinte, pô, então se eu não passo em medicina esse ano, se eu não passo no concurso mais
competitivo que garante 20, 30.000 de salário, que eu vou manipular o sofrimento humano e a vida humana, que a matéria, o objeto do meu ofício é curar, é tratar, é aliviar o sofrimento humano, que eu preciso ter uma carga altíssima de bioquímica, biologia, celular na faculdade, mas eu não sei conteúdo de Ensino fundamental. E ele disse que em um ano é muito difícil eu passar, mas em dois talvez eu consiga. Então não é para mim, mas não é mesmo. Pode ter certeza. Você tá entendendo? Fragilidade de base, como eu tava dizendo, fragilidade de base aqui
a gente já conversa. Por quê? Tem muita gente inteligente que tem fragilidade de base. Tem muita gente inteligente que tem fragilidade de base. Então, pô, você Não é burro, mas você não parou para estudar direito com profundidade, com o método certo, os conteúdos básicos. Fragilidade de core. O que que é core? Core em inglês é é como se fosse o centro, entendeu? Core aqui, essa região do corpo. Core são os conteúdos que te sustentam. Core são os conteúdos que te sustentam até os 120, 140 acertos. OK? É isso, né? Ali e eu tenho fragilidade fundamental,
mas eu passo esse ano com Fé nos resumos. Pode ter certeza que não passa, mas se quiser tá disposto a botar dinheiro. Tô falando sério. Assina um contrato comigo. Eu aposto para mim, apostar 50.000, 100.000 1 é tranquilo. E não é porque eu tô torcendo contra você, é porque eu eu tenho muita experiência com isso. Eu sei que não passa. Eu sei. É porque a maioria das pessoas promete tudo em um ano. Tu vai passar em um ano. Eu, cara, eu tô posso passar em um ano. Vai passar em um ano. Vai passar em um
ano. Todo mundo passa em um ano. Por quê? Porque ele vem de curso de um ano. Vem de curso de um ano. A a frase, o core é o que te sustenta até os 120, 140 Cas. Então aqui a gente já tá falando de função do primeiro grau, função do segundo grau, geometria espacial, geometria plana. A gente tá falando de estequiometria, a gente já tá falando das matérias que não dá para dizer que são as mais avançadas, mas elas são o Essencial para você ter 120, 140 Cos. Detalhe, quando você domina o cor dos conteúdos,
mas Pedro, o que que é o core dos conteúdos? Tu vai receber amanhã, tu vai receber amanhã o melhor checklist, o melhor cronograma da existência da internet. Tu vai ter tudo isso lindo, tu vai saber exatamente o que que é. E eu te prometo, tá? Mas eu preciso que você detecte já isso. Isso aqui é termologia. O que que é o core? Termologia em física é o core. Mecânica em física é o core. Ondulatória em física é o core. Pedro, eletromagnetismo é o core? Não, Pedro. Função logarítmica e função trigonométrica é core? Não, Pedro. Eletroquímica,
eletrólise, cinética química é o core? Não, Pedro. Isomeria, química orgânica avançada, reações orgânicas, é o có, não. Esse é o ápice. Ápice, né? O que que é ápice? A parte de cima. É o topo. Então, o que que é a fragilidade de ápice? É a pessoa que ela Tem fragilidade nos conteúdos que são topo, os conteúdos que são difíceis propriamente dito. Então, quem aqui tem fragilidade de core, escreve cor. Quem tem fragilidade de core, escreve cor. Roda uma enquete aí. Roda uma enquete aí, em qual classe você está. Aí bota assim: fundamental, base, core, apps.
Fundamental, base, core, apps. Vocês votem na enquete porque eu preciso ter uma visualização de qual público que eu tô falando. E galera, mais uma coisa, enquanto tá rodando a enquete, eu já vou dizer uma coisa. Eu nunca faço sorteio de vaga da plataforma SAD. Nunca. Eu sorteio as coisas de baixo valor, tá bom? Então eu sorteio MacBook, que é 10.000. Vaga da plataforma SAD eu não sorteio porque vaga da plataforma S tem valor infinito, tá? Então eu não sorteio. Você vai me ver sortear MacBook, eu posso sortear carro um dia, eu posso sortear Pix de
10.000, 15.000, 20.000. Vaga da plataforma SAD eu não sorteio porque o que a gente mais tem é aluno pobre que ele faz sacrifício para entrar. Eu não quero falar de plataforma S agora, mas é só para responder vocês que fica, tá? Tá botando no chat toda hora. Faz sorteio de vagas de ti ver. Isso não acontece galera, eu não sorteio vagas da plataforma site, eu sorteio outras coisas que tem menos valor, tá? E não tô falando de valor financeiro, eu tô Falando de valor da transformação. Agora vamos lá. Tu entendeu isso aqui? Tu já entendeu
como que funciona, né? Esse aqui é a metodologia normal de aprovação em medicina. Essa é a metodologia normal de aprovação em medicina. Vocês vão ver que eu vou virar a chave agora. Agora que começa a live. Isso tudo aqui foi introdução. Pode jogar tudo fora que tudo foi introdução, tá? Não é jogar fora, mas você vai ver que não tem valor nenhum perto do que eu vou mostrar. Isso Aqui é o método normal de passar em medicina. Eu disse, você pode ter esses tipos de fragilidade. O problema é que esse método aqui, ele não dá
conta de detectar as sutilezas do vestibular. Esse método que ele não dá conta de dizer exatamente que tipo de habilidade, que tipo de de sagacidade. Cadê? Como é que ficou o resultado aqui da enquete? Deixa eu ver aqui. Vou voltar aqui para eu poder ver o resultado. Só dá três opções, né? >> Aham. >> Tá. Ficou a maioria core. Eu imaginei isso. Eu imaginei muito isso. A maioria é core. É core e base. É isso mesmo. Pra maioria de vocês, falta atração para sair dos 100 acertos e ir pros 120, 140 e depois ir pro
ápice de fato. Buscar os 160. O ápice a gente vai pros 160, 165, 170 acertos. Beleza? Vamos lá. Agora, agora que começa, agora eu quero que vocês virem a chave, porque agora a gente vai falar de fato de Autodesempenho aqui. Por que que esse método aqui ele não é suficiente? Porque você precisa, para você realmente ter uma evolução no texudo, você precisa entender isso aqui, ó, as sete verticais do autodempenho. É disso que a gente vai falar agora. As sete verticais do auto desempenho. O que que são essas sete verticais do auto desempenho? Pera aí,
deixa eu escrever de novo as sete verticais do auto desempenho. Trocar aqui para vocês enxergarem mais Confortavelmente. Não tá, não tá dando certo aqui não. Vem aqui pro meu iPad. Eu vou fazer no iPad com vocês porque eu vou escrever. Esse é um conteúdo que eu quero escrever. Eu prefiro escrever ele que eu acho que eu vou vou conseguir ter um pouco mais de fluidez. Vamos lá. Eu tô acostumado a dar aula pelo iPad também. Para mim é melhor. Vamos lá. As sete verticais. Vamos lá. As sete verticais. Do auto desempenho. Isso aqui que eu
vou mostrar agora, qual é a diferença? A diferença é que isso aqui realmente funciona para todo mundo. Se você pegar um aluno que tá começando agora, aluno que acabou de começar a estudar, e você pegar um aluno que tá com 160 acertos, que tá com 165, 155 acertos. Gostaram da minha letra? O que que vocês acharam? A minha letra não é muito bonita, mas eu tô tentando fazer Bonitinho para vocês aqui. Eu fiquei feliz que alguém falou assim: "Ai, que fofo, né? Letrinha dele bonitinha". Obrigado, tá? Não é bonita, mas eu entendi a sua gentileza,
tá bom? Então, olha só. Ah, já saquei, já saquei. Vocês querem que eu deixar assim, no caso, né? Ah, tá. Lembrei, lembrei. Tinham me falado isso. Tinham me falado para deixar o zoom assim bonitinho. Então, olha só, as sete verticais do auto desempenho. Agora vai ficar bonito, tá Bom? as set verticais do alto desempenho. Isso aqui é um negócio que serve para todo mundo. E eu digo para vocês, hoje a gente vai ter questões também, tá bom? Vou mostrar para vocês como que isso se aplica nas questões. Então, hoje o conteúdo ele vai ser aplicado,
tá? As sete verticais do auto desempenho. Qual é o diferencial disso aqui, dessa forma de você pensar nos teus estudos? O diferencial é que isso aqui serve para Absolutamente todo mundo. Isso é realmente o que te leva para alto nível. Vamos lá. O que que são essas certes verticais do autodesempenho? Isso aqui é a marca que a gente encontra nos alunos brilhantes. Isso é a marca que a gente encontra nos alunos avançados. É a marca que a gente encontra. A gente vai vendo isso ser desenvolvido. Vamos lá. Quando quando esses alunos aqui, né, quando eles
chegaram na plataforma SAD, né, o Nathan, por exemplo, ele passou agora em Medicina USP. Quando ele chegou na plataforma SAD, eu observei essas set verticais nele e eu sabia em que nível estava cada uma dessas em que nível tava cada uma dessas setes verticais. e eu sei subir o nível de cada uma delas. Você sabendo essas setes verticais, você vai ver como que é o método de estudos, certo? Você vai ver como que você realmente deve proceder, tá bom? Sabendo essas setes verticais, você vai entender qual é a jornada de um aluno até que ele
Se torne um autodesempenho, o que que a gente faz e eu vou te mostrar como que isso é aplicado na prática, tá bom? Então, vamos lá. Primeira vertical de um aluno de autodesempenho, sem sombra de dúvidas, é a vertical da interpretação. Interpretação e integração. Interpretação e integração. Cara, essa aqui é a primeira, sem sombra de dúvidas. Vamos lá. Muita gente não sabe de verdade o que que é isso aqui, cara. interpretação é a tua capacidade de absorver, de retirar o significado dos textos que você lê. Quando você olha para um texto, como é que é
a tua capacidade de extrair o significado dele? Lembra? Lembra que eu falei ontem? Vocês lembram como que eu terminei a aula ontem? Eu terminei a aula ontem justamente dizendo o quê, cara? Alguém vai lembrar o último conceito da aula? Fala uma palavra aí. Alguém alguém consegue dizer uma palavra que ler a última coisa que eu falei na aula de ontem? A palavra que foi a última coisa que eu falei na de ontem foi linguagem. Eu falei linguagem. Eu falei a coisa mais importante que existe é a linguagem. A coisa mais preciosa que você tem na
sua vida é a linguagem. A linguagem ela te dá clareza. A linguagem ela te dá capacidade de pensamento. A linguagem ela te dá a capacidade de você Resolver teus problemas. Eu falei, a prova inteira, toda a prova do Enem, ela é uma prova de linguagens, tanto matemática, quanto física, química, biologia, quanto humanas, tudo natur, tudo é uma prova de linguagens, tudo tem ali um bloco, tudo é uma dificuldade linguística. A interpretação é a tua capacidade de extrair significado disso, tua capacidade de entender o que tá por trás ali. A gente vai ver aqui algumas questões
daqui a pouco que você vai Perceber o nível de potência interpretativa que você tem que ter. O nível de potência interpretativa. Roda uma enquete aí, roda uma enquete. O que que vocês gostam mais aqui? Vocês gostam quando eu tô dando isso, isso aqui que eu tô fazendo agora é mentoria, né? Eu tô explicando como que se é autodesempenho, como que você estuda. Vocês gostam mais de mentoria ou gostam logo das questões? Você quer mentoria e e você prefere as questões logo ou você Quer as questões no final? Só bota assim, mentoria ou questões. O que
que você prefere? Mentoria ou questões? Que baseado nisso eu posso mudar a ordem do que eu vou fazer aqui, tá bom? Vota aí. que eu ia mostrar as questões no final, mas talvez vocês achem mais dinâmico a gente ir alternando. Bota aí, vota aí na enquete. Deixa eu ver aqui. Já tem 2.000 votos. Votem mais, galera. Eu preciso que vocês cliquem na enquete que tá aqui agora, tá Bom? Pra gente ver. Tá praticamente empatado com mais para mentoria, né? A galera tá atendendo mais pra mentoria, né? E aí, no caso, votar mentoria primeiro mentoria, depois
questões, tá bom? Eu também acho melhor assim, porque primeiro eu tô ensinando a lógica e no final a gente vai aplicando sistematicamente nas questões. Perfeito. Não vai faltar nada aqui, vai ter vai ter justamente os dois, mas eu vou primeiro explicar qual é a lógica de Desempenho. Então, interpretação e integração, o seguinte, sabe aquela dúvida que você tem, aquela dificuldade que você tem em matemática? Pedro, eu sei a matéria de matemática, mas eu não consigo interpretar ali na hora. É isso, é a capacidade que você tem de ler um problema matemático e desse problema. Isso,
isso é fundamental pro Enem. Isso é obrigatório para você passar em medicina. Eu quero que você pense em duas pessoas fazendo a prova. Vem aqui Comigo que a gente vai pensar junto. Olha só. Pensa em duas pessoas fazendo a prova. Eu quero que você compare eu fazendo a prova. Pensa, pensa. Eu fala assim: "O Pedro tá fazendo a prova". E pensa a pessoa que falou assim: "Pô, tenho deficiência fundamental, então eu vou sair fora porque você disse que não passa em medicina". Compara eu com essa pessoa que essa pessoa no quarto dela, ela tem um
pôster do Carlinhos Maia, outro pôster Virginia, ela tem ela ela Ela tá dentro de um grupo que dá dicas sobre como que faz a a carta do tigrinho sair mais rápido, como que faz pro tigrinho soltar a carta para ela. É, compara essas duas pessoas. A pessoa que, pô, ela ela passa o dia todo com a mente dela derretida, ela ela não consegue ler nada, não consegue ler nada. Ela só se comunica com áudio e com sticker tudo. Ela manda um sticker para você, ela não escreve nada ali que seja bacana, corrente. Você compara aí,
bota Eu e ela um do lado do outro para ler um texto. Aí no texto tá falando assim, né? Por meio do processo dialético, a realidade vai sendo construída. Diversas forças interagem entre si de modo multifacetado e complexo. E a realidade acaba sendo um emaranhado dessas tensões opostas e colineares que constróem, né, o tecido social, sendo que o homem ele não é nem um produto disso e nem ao mesmo tempo uma criatura determinante nisso. Ele é o Intermédio entre essas votas. Tá eu e ela lendo isso aí. Os dois estão lendo. Os dois estão lendo.
Esse é você na prova. Muitas vezes não que tu tenha o posto do Carlinhos Maia, não que tu seja, [ __ ] uma uma topeira, um brasileiro, [ __ ] do do do mais baixo nível. Não é isso, pô. Eu sei que você, a maioria das pessoas tá aqui, não é esse tipo de pessoa, eu sei, mas mesmo assim, tu pode não ser isso, mas, pô, você muitas vezes te falta aquela Profundidade literária, aquela capacidade de absorver significado rápido das coisas que tu lê. Tu tem, tu quer, quer saber que falta é isso. Você tem
que ler a questão de novo. Tu olha para as alternativas, parece que tem duas certas. Parece que todas são ou parece que todas são erradas ou que todas estão certas. Não é isso. Parece o quê? Você olha para as alternativas da prova de linguagem, você fala assim, mano, ou todas estão e Detalhe tudo isso que eu falei aqui agora, né, de intenções dialéticas do mundo, isso tá certo, né? Quem é quem conseguiu entender o que eu falei aqui sabe. Não, eu não tava inventando aqui não. Para, deve ter gente que tá pensando assim, né? Pô,
lá ele inventou, ele botou um monte de palavra difícil, né, para zoar, para farmar a live. Não, pô, eu falei um negócio aqui que é realmente a verdade, inclusive, né? A realidade é feita de tensões dialéticas, Pô. Isso aí é básico. Eu falei uma coisa muito muito básica, né? E e eu ten tem um comentário ali muito interessante, né? Que é misturou Durkaim com eu não vi o outro, mas não, pior que não. Não teve nada de Durkaim, não. Durkaim acredita no fato social, acredita que existe uma uma estrutura determinante sobre as ações humanas, né?
uma estrutura que para sobre os seres humanos, que é o fato social. Então, não misturei Durkaim, é porque você ouviu alguma Coisa sobre determinar, o homem não é determinado, você já pensou Durim, pô, isso aí já é um nível acima. Você não é a a o QI60, que [ __ ] que que o Carlinhos Maia falou pro Léo Dias essa semana, tu não é isso, mas você tem você, você faz você consegue acertar a questão quando fala assim, cara, Durheim fala isso, então vou marcar Durheim. Pô, isso eu vi, eu tô vendo aqui, disciplina e
controle é Foucault. Michel Fou fala isso. Vou marcar Michel Fou. Tu vê Assim, a palavra é parecida. Não, não é disso que estamos falando. É Hegel. Isso mesmo. Acertaram. Isso é Hegel. Eu não falei propositadamente, mas é isso mesmo. Acertaram. Isso é Hegel, tá? Isso é materialismo. Materialismo dialético. Mas vamos lá. E eu só falei aqui de qualquer jeito, pô. Nem saí. Não tenho, não tô vendo isso em nenhum lugar. Tô tirando minha coisa. Por isso até que eu fechei o olho. Por que que eu fechei o olho? Que nego vai Falar assim: "Ah, tá
lendo de algum lugar." Não tô. Fechei o olho. Tá. Agora escuta, você muitas vezes você pensa: "Pô, todas estão certas, todas estão erradas, você faz a prova, você erra uma questão, depois você consegue entender isso tudo". É falta de processamento de interpretação e integração. Integração é para você juntar as coisas. Integração é para você juntar os teus conhecimentos com o que tá pedindo na prova, juntar as alternativas. É isso. Então, essa aqui é A primeira vertical. Vamos voltar para cá. Vamos voltar aqui pro pro iPad, tá bom? Então, essa aqui é a primeira vertical. Qual
que é a segunda vertical do autodesempenho? Eu falo essa daqui, você vai ver que a galera não vai gostar. Muita gente vai, ai não, não é. É, pô, sou eu que tô falando, bicho. É, eu te juro que é. Qual é a segunda vertical? Não tem jeito. Eu tô falando de autodempenho. Você quer ser aprovado em medicina, lembra? Ontem tava lindo. Transformação. Ai, transformação. Legal, eu quero não sei quê. Hoje já o papo já é outro. Cara, é isso aqui mesmo. Olha só. Tem que ter cálculo mental. Para ser aprovado em medicina, você tem que
ter cálculo mental. Vamos lembrar, vamos deixar lembrado que amanhã, deixa eu botar aqui bem bem do lado aqui do primeiro lugar da medicina FRJ para vocês verem bem aqui. Vamos l deixar lembrando que amanhã às 10:07 eu vou fazer aqui uma oficina, vou fazer Uma oficina de linguagens aqui. É live às 10:07. E vamos deixar lembrado que duas 7 eu também vou fazer uma oficina de linguagens aqui. Então 10:07, 2 e7 você tem compromisso comigo amanhã, tá bom? É oficina de linguagens e depois de matemática, perdão, 2:7 é de matemática, tá bom? Então a gente
vai trabalhar tudo isso com com a gente vai trabalhar amanhã todas essas características aqui, inclusive eh além da live que tem 77 da noite, que é a live que eu vou te Entregar o sistema completo. Amanhã é a live mais importante de toda e você tem que est fato nela, tá bom? Voltando aqui agora a segunda é cálculo mental. Cara, você não tem noção da profundidade que é isso aqui. Tem gente que pensa assim: "Cara, eu não preciso disso. Eu não preciso de cálculo mental. Isso aí que o A tá falando não é assim, porque
eu consigo ser aprovado em medicina eh pelo Enem cálculo mental. Eu prefiro ser aprovado assim, sem cálculo mental. Eu Eu eu posso escrever na folha, eu posso escrever no papel o que eu vou fazer, eu posso deixar minha conta lá estruturada e posso fazer. Cara, não. Primeiro que todo o cálculo é mental. Escreve aí agora. Hoje a gente tá escrevendo pouco, né? escreve no chat aí porque o chat tá com tá com muita tá com muita bobeira, velho. Tá muita bobeira. Amanhã tem escola, amanhã tem escola, mas então tu não venha. Eu não entendo isso.
O pessoal fica, não faz live amanhã não, Porque eu tenho escola, tá? Então eu vou vou perguntar pros 150.000 inscritos da SAM ou pros 20.000 que estão aqui hoje assim, galera, todo mundo pode? Ninguém tem nenhum compromisso amanhã às 8 da manhã, não. Ah, eu tenho. Tem que levar minha avó no jits. Ah, tá. Então, para 8 da manhã, não pode ser. 9 da manhã. Alguém tem algum compromisso? 9 da manhã, porque eu tô querendo marcar aula de linguagem para 9 da manhã. Ah, não. Eu tenho que levar meu primo no Basquete. No basquete que
ele joga, ele é baixinho, ele joga basquete de Ah, não, tá bom, desculpa. Então, tá bom, galera. 107 funciona. Não dá 107, Pedro, porque 107 eu tenho que salvar meu peixe do afogamento. Ai, desculpa, então, pelo amor de Deus. Tá bom. E 11 horas, talvez alguém, alguém tem algum compromisso? 11 horas. Ah, Pedro, eu tenho que levar meu cupim para passear na metalúrgica, porque aqui em casa ele tá comendo a madeira toda. Eu levo passear, bota uma Coleirinha. Ai, me desculpa. Então, pera aí, galera. Todo mundo, pelo amor de Deus, vamos tentar ver um horário
que dê para todo mundo para ficar bom. Você pode, todo mundo pode. 2 horas. Ai, Pedro, 2 horas eu não posso porque, pô, meu primo vai vir me visitar e tem maior tempo que ele não vem me visitar. Eu tenho que ficar com ah, desculpa. Então, 4 horas da tarde, talvez. Será que 3 da manhã alguém pode? Pedro, 3 da manhã tá dormindo. Aí bota a live de noite. Ah, Mas essa hora a gente tem que dormir. Pô, galera, pelo amor de Deus. A gente vai estar aqui amanhã, cara. Vamos estar aqui amanhã. Vai ter
live 10:7 de linguagens e vai ter live 2:07, [ __ ] de de de matemática. É isso, pô. E 77 tem outra live que é a live brutal. Terceiro dia da semana, tá? Todo o cálculo é mental. Pedro, mentira tua. Vem cá, vem cá comigo. Mentira tua. Mentira tua. Pergunta um cálculo aí para mim agora Que eu vou te provar que nem todo cálculo é mental. Tá bom. Vamos lá fazer 8 x 12. Quanto que é 8 x 12? Tanto que é 8 x 12. É, não é mental nada aqui, ó. 8 x 12. 8
x 2. Então aqui tem 8, aqui tem 8. Isso dá 16. 8 x 2 nem pensava ter feito no dedo porque 16, isso eu sei. 8 x 2 dá 16. Vai um. Então empresta aqui um para amiguinho. Bota aqui em cima, circula para não esquecer. Deu 16, boto seis aqui embaixo. E 1 + 0 dá 1. Ah, mas tem que pegar aqui o que tá aqui em Cima. Então aqui agora a gente bota e fica oxe. 8 x 1. Não, agora é uma multiplicação, né? Não, eu tô fazendo aqui. E é o que eu ia
concluir, inclusive eu ia falar para você assim, cálculo no papel tem mais chance de você errar. Eu, que bom, eu já tô mostrando. Você se confunde com isso. Então, 8 x 2, se me perguntou 8 x 2, eu falo assim: "Não, 96, pô. 8 x 2, 8 x 10, 80, 8 x 2= 16, 96. Tem que fazer no papel, tem que vai, vai um lá para cima, aí tu volta. Então, 8 x 2= 16. Aí sobrou um 8 x 1= 8. Agora com aquele um, vem 9, 96. Ô bicho, esse cálculo, escuta isso, esse cálculo
que parece ter sido um Não, parece que foi no papel, não parece. A pessoa pensa assim, foi no papel esse cálculo, isso foi mental, mas a tua mente ela não tem capacidade mental suficiente. Você precisa fazer no papel. Você precisa de um suporte pro papel. Você não consegue, a tua mente não dá conta, então você tem que acompanhar no papel. Você tá entendendo isso? Você percebeu que esse cálculo foi mental? Foi mental, mas você viu que primeiro eu comecei simulando a pessoa que tem que usar o dedo? Percebeu? Eu comecei com dedo. Então assim, a
8 x 2, vamos começar com dedo a oito. Aqui tem gente que faz assim. Eu já vi muita gente no Enem fazendo assim. Já tem, já tem gente perguntando como Que melhora isso. Cara, tem curso de cálculo mental meu aqui gratuito no YouTube para ninguém ficar ficar dizendo: "Pô, ah, vai que vai vender, não sei quê". Cara, eu sim vai ter oportunidade de você entrar no meu curso, mas eu também quero deixar claro que eu tenho um curso inteiro gratuito aqui no YouTube. Se você botar Pedro Assar de cálculo mental, é um curso inteiro de
quase 4 horas de cálculo mental que tira qualquer pessoa desse Nível aqui pro mental. Então, esse cálculo também foi mental, mas você precisou o tempo todo de suporte do papel. Isso na prova é terrível. Então, quando a gente olha pro cálculo, sei lá, você olha assim: "Ah, quanto que é 7 x 14?" O certo é você fazer, pô, 7 x 10 é 70 e 7 x 4 é 28. Junta 70 com 28 dá 98. Agora, ah, não, 7 x 14, vou armar aqui 7 x 14, 7 x 4. E lembra? Ah, é 28. Aí boto
oito aqui, sobra dois, boto o dois aqui para Cima e 7 x 1 7. Agora sim, 98. Esse cálculo também foi mental, esse que eu fiz no papel. A diferença é que a mente é tão fraca, a mente é tão fraca que você tá, tá fazendo sentido. Bota, bota uma, uma, eu sei que muita gente já sabe disso, porque muita gente já é meu aluno, já me viu, mas bota uma cabecinha, o emoji da cabecinha explodindo aí, eh, no chat, só para eu quero ver aí, boto cabecinha explodindo assim, isso fez sentido, né? Você tá
Percebendo todo o cálculo é mental. Todo cálculo, sem exceção, é mental. Deixa eu te falar, cara. Todo aluno de alto desempenho que eu conheço, ele faz cálculo mental mesmo, mas mental mesmo, não é no papel. Ele faz cálculo mental de verdade, faz cálculo mental pesado. Ô, vou bota um clone meu aí, tem um clone meu para ficar no chat com a minha conta falando aí com eles? Bota aí que eu acabei de ver uma mensagem ali que tá dizendo que fui eu Que mandei. Faz aí o o o judso clone da da das sombras e
das luzes e bota aí o fica conversando com eles aí como se fosse eu, que aí eles vão começar a perguntar como é que tá fazendo a live conversando no chat ao mesmo tempo? Eu vou falar, eu tenho uns 500 de K, eu consigo. Eu sou eu aí no chat falando com vocês, ó. A, essa pessoa no chat sou eu, tá bom? Que tá escrito Pedro Assad e sou realmente eu, tá bom? Eu eu tô digitando. Então, Olha só. É, exatamente. Sou eu. Vai todo o cálculo mental para começo de conversa. E, cara, esse cálculo
mental, ele vai muito além do que eu tô mostrando aqui. Toda porcentagem você pode calcular com cálculo mental. 10%, 1%, 5%, 9%, você se acostuma a fazer isso. Por que que eu não vou entrar nisso aqui? Eu entro amanhã às 2:07 na live da oficina de matemática autodesempenho. Eu mostro isso, mas eu quero que você entenda. Eh, Não, não dá para eu te ensinar todas as matérias aqui, mas eu posso te garantir que se tu quer, lembra do do que a gente falou ontem, eu sei que foi lindo, vamos se transformar, vamos fazer não sei
que sim, a gente vai, mas entenda agora começou a hora, mão na massa. A partir de agora eu tô te jogando um problema no teu colo, tu vai ter que desenvolver cálculo mental. O cálculo mental ele é tão impactante. O cálculo mental ele é tão impactante Que quando você tem habilidade, tem gente que pensa assim: "Mas eu não posso fazer do jeito que eu já faço porcentagem". Por exemplo, vamos lá. Vamos, vou dar um exemplo aqui no iPad. Perguntou assim: "Pô, ah, quanto que é?" Vou botar um uma coisa fácil assim, quanto que é 11%
de 330? A pessoa que ela tem um mínimo de habilidade com calculent, ela fala: "Cara, 10% é 33". Isso aqui é na mente dela, não é para escrever no papel. Tô Fazendo só para mostrar é na mente dela. E 1% é 3,3. Então tu bota aqui mais 3,3. Então tu já sabe de cabeça que é 36,3. 36,3 de cabeça. 11%. Agora tu imagina a diferença de você na hora da prova, tu fala assim, cara, 11%. Aí tem que ver 11% de 330. Aí assim, 11/ 100 x 330. Corta um, corta outro. Aí 11 x 33.
Aí tem que armar aqui 11 x 33. Aí tem que fazer a conta, depois voltar para cá, depois dividir por 10. Isso é um absurdo. Isso é um absurdo. Não tem como você viver dessa forma e não tem como você passar em medicina dessa forma. Por quê? Porque a, escuta isso aqui, a perda de tempo é sistêmica. Isso gera Não é perda de tempo, não. Escreve assim: "A perda é sistêmica". Escreve no chat para eu ver. A perda é sistêmica. Eu queria também convidar vocês para uma ref. Escreve assim: "A perda é sistêmica". Eu vou
explicar porquê. Me lembra de explicar por que a perda é sistêmica. Eu vou Explicar. Mas eu só queria fazer um convite a uma reflexão. Gabriel, >> você fica todo dia sempre monitorando a live, monitorando as pessoas, né? Você lembra que ontem começou com 34.000, aí passou uns minutos 32.000, depois 30.000 e no final da live, depois de 3 horas de conteúdo, a gente tinha 23.000? Olha que interessante. Hoje a gente tem 20.000, mano. Há quanto tempo? Há quanto tempo? Desde o início da live é 20.000 e É 20.000 cravado e não cai. O pessoal que
tá aqui, eu tô falando, é diferente, é um outro público, é um público menor e de muito mais alto nível. Parabéns para todo mundo. Óbvio, daqui a pouco vai cair uma coisinha normal, porque quanto mais a live vai esticando, mais vai selecionando, mais vai filtrando. Você tem que se determinar. Eu não vou sair, eu vou persistir. Escreve. Eu vou persistir no chat. Também quero que escreva. Agora, Por que que a perda é sistêmica? Olha só, a falta de cálculo mental, ela gera uma perda sistêmica. Perda sistêmica. Você sabe o que que é sistêmico? sistêmico é
aquilo que atinge todo um organismo. Por que que a falta da do cálculo mental gera uma perda sistêmica? Primeiro, ela gera uma perda de tempo na prova inteira. Então, perda de tempo na prova inteira. Na prova inteira, em Várias questões, porque, pô, em matemática, em 45, das 45 questões, você poderia ter se beneficiado com cálculo mental. Mas Pedro, pô, a diferença de você fazer no papel para você fazer de cabeça todos os cálculos de uma questão, sei lá, pô, não é tipo um minuto. Em algumas questões é bem mais a diferença, mas se fosse 1
minuto, é 1 minuto em 45 questões. Isso já dá 45 minutos. 45 minutos que tu perdeu. E nas de natureza, Quantas questões de estequometria, de eletricidade, todas t cálculos que a prova faz intencionalmente para você fazer de cabeça e você não faz de cabeça. Você não tem drive matemático. O cálculo mental, ele pode ser melhor chamado de drive matemático. O que que é esse drive matemático? qual é a tua capacidade de memorizar números, de operar números na tua cabeça, na tua memória? Então isso gera uma perda sistêmica na tua prova inteira. Mas não É apenas
uma perda de tempo. Escuta isso aqui agora que muita gente não sabe. É uma perda de raciocínio. Perda de raciocínio. Quem lembra, cara? Isso foi fantástico. Quem lembra? Agora a pouco quando eu botei sete, foi sete, foi 8 x 12. Quem lembra quando eu botei 8 x 12? E aí, é sério mesmo, uma coisa é a conta inteira, mas vocês lembram que eu fiquei aqui nessa etapa, eu fiquei assim 8 x 2, eu fingi que eu tava com um dedinho mostrando, ah, dá 16, né? Aí Sobe um para cá, lembra disso? Aconteceu agora a pouco.
Lembra que quando eu voltei, eu tinha perdido já o fio de onde eu tava e eu esqueci que era multiplicação e comecei a somar, mas isso foi isso foi alguém, eu vi alguém falando assim: "Perdeu aura". Perdi aura. O raciocínio que eu tô dizendo é justamente que você ficar escrevendo cálculo no papel, isso drena tua inteligência, drena teu raciocínio, faz você perder a concentração no que você Tá fazendo. Por que que eu perdi agora? O que eu tô fazendo agora? Mostrando meu dedinho, brincando aqui. Quando eu volto eu já não lembro o que eu tô
fazendo. Eu ganhei aura porque eu comprovei o que eu falei. E se tiver algum engenheiro de aura aí no chat, não sei se tem algum, se tiver alguém que ou é engenheiro de aura ou é formado em bacharelado de de análise de aura ou às vezes tem um equipamento de media aura. Quanto que eu ganhei? Calcula. Eu tô mostrando agora Na prática, na prova tem um problema para tu interpretar. Tem um problema para tu interpretar. Aí você invés de interpretar o problema, tu tá parando toda hora para armar uma conta e para fazer uma porcentagem.
É isso. E tu, por causa disso, tu perde aquele raciocínio global da questão. Perde o raciocínio global da questão. E, cara, para falar que eu perdi a hora, tu teria que ter mais do que eu. Sendo que ontem eu falei que eu fui andando Devagar num temporal da chuva com guarda-chuva para impressionar minha esposa. E eu tenho 28 anos, tenho três filhos, eu sou a maior referência do Nichenem. Aprovei sete pessoas na média USP esse ano. Eu tenho a melhor didática do Brasil. Tem várias aulas minhas de 12 horas aqui no YouTube. Minhas aulas tem
1 milhão de visualizações, 700.000 visualizações. Botei 34.000 pessoas na live de ontem e eu sou relativamente cheipado, mesmo sem treinar há muito Tempo. E também sou faixa azul de jitso que eu tô começando agora. Então você provavelmente não tem mais aura do que eu para poder sobrepujar minha aura e dar downgrade nela. Só tô falando, tá bom? Então não, ah, tá se achando arrogante não, pô. É porque eu tô falando a realidade. Então, olha só, cálculo mental é um negócio fundamental, obrigatório, é atributo de alto desempenho que se você não tiver, você vai ficar que
nem uma topeira parando Para fazer cálculo o tempo todo prova. É a mente fraca que vai te impedir de progredir. Terceiro atributo do autodesempenho, tá bom? Terceiro atributo do autodesempenho, qual é? É o ferramental teórico, é óbvio. Ferramental. Ah, Pedro, mais chique. Ferramental teórico. Eu sei. É, eu sou assim, cara. Eu dou um nome bonito pras coisas e você entende melhor elas. É ferramental teórico. O nome. Mas que que é Ferramental teórico? É você saber a teoria. Mas desse nome aí você deu só para farmar. Foi. Esse nome aqui eu admito. Eu não quis botar
teoria. Então, olha que que chique que fica. A vertical do auto desempenho, ferramental, teórico. Mas isso é bonito. Me fala, é bonito ou não é? Fala, escreva no chat. É bonito. É bonito, cara. É bonito. É ferramental. O que que é ferramental? Por que que eu digo ferramental? Não é um nome à toa. Aí tá botando o nome à toa. Não é. Não é. As teorias que você sabe, as teorias que você domina, elas são ferramental, que você, ó, piu saca na hora da prova, entendeu? Você tá aqui, você fica pá a ferramenta. E foi
a primeira coisa que eu achei que cruz Cristo, né? Espanta o demônio e o catiço. Então pá, com todo respeito ao nosso Senhor Jesus Cristo. Mas é verdade, espanta mesmo. Então pá, e essa aqui tá benzida. Então o Ferramental você saca. Tu vamos lá, tu sabe biologia, tu sabe ecologia. Vamos lá. Eu eu não vou me preocupar aqui com a didática. Não vou me preocupar aqui com a didática. Eu vou me preocupar em falar tu posso posso soltar o sprint aqui para fazer um teste? Não estou preocupado com a didática, entendeu? Vamos lá. Uma coisa
é tu olhar para uma questão. Olhou para uma questão. Outra coisa é tu olhar para tá preparado. Pode soltar. Fala pode soltar. Fala solta. Escreva solta no chat. Vamos lá. Eu tô pedindo licença do meu título de mais didático do Brasil. Tá? Vamos lá. Uma coisa tu olhar uma coisa tu olhar para uma questão, olhou pra questão lá, a questão que envolve fotossíntese, que envolve gás carbônico. Outra coisa tu olhar para essa questão e sabe o que que tá dentro da tua cabeça? A fotossíntese é o processo que faz a Transformação do carbono inorgânico no
carbono orgânico. Por meio dela, as plantas, os organismos do nível trófico correspondente aos produtores, ou seja, as plantas e as algas que têm capacidade fotossintética, elas conseguem pegar o carbono que tá em formato inorgânico de CO2 na atmosfera, pegam esse carbono que é o CO2, e elas conseguem transformar no carbono orgânico que se manifesta na forma da glicose C6H12O6. Esse carbono, além de ser o carbono Orgânico, que os organismos conseguem assimilar, ele também é o carbono reduzido. Reduzido por quê? Porque ele ganhou elétrons. Por que que ele ganhou elétrons? Porque no processo fotossintético a planta
faz a fotólice da água dentro do cloroplástico, que é uma organela que vem do processo endossimbiôtteico, é capaz de armazenar clorofila. Clorofila é um pigmento fotossensível. Esse pigmento fotossensível quando recebe energia do Sol, ele consegue fazer a fotólise da água. fazendo a fotóol da água, ele pega os elétrons da água, consegue transferir esses elétrons a partir de uma série de reações de óxidução. Usando enzimas como enzima rubico, ele consegue pegar aquele carbono que era o CO2, transformar no C6 H12O6, que agora essa glicose, por meio de suas ligações covalentes entre carbonos, armazena energia nela. Com
essa energia armazenada dentro dessa glicose, agora organismos do tipo Consumidor conseguem pegar essa glicose, conseguem quebrar ela por meio de processos oxidativos. Tradicionalmente a respiração celular, que é o processo em que na organela chamada mitocôndria, você faz a oxidação do substrato orgânico extraindo o DATP. Essa oxidação desse substrato orgânico, ela é feita fazendo diversas reações. Você começa quebrando, você faz a glicólice, você faz o ciclo de crebes, você faz a fosfulação oxidativa. Glicólise e ciclo De crebes nada mais são do que as primeiras etapas da quebra desse composto. Todo o objetivo disso é você extrair
elétrons junto com os elétrons, você extrair hidrogênios. Junto com os elétrons e hidrogênios, você coloca eles em cofatores carregadores de elétrons, que são, por exemplo, NADH H e FADH H. O NAD, quando ele tá sem elétrons, sem hidrogênios, ele é ele é NAD, mas quando você coloca elétrons hidrogênio, ele vira o Nad H, que é o Nad reduzido. A Partir de agora, esse esse NAD H, que é o carregador de elétrons, ele carrega elétrons dele, ele vai indistindo as cristas mitocondriais para fazer a fosforulação oxidativa. Na fosforulação oxidativa, vamos depositar aqueles elétrons ali, eles vão
passar, eles vão começar a cair e tal qual uma turbina elétrica, esse fluxo de energia dos elétrons caindo ali, vai girar a TPsintase. ATP sintase vai pegar o ADP e com essa energia ela vai conseguir Encaixar um fosfato inorgânico, que é o terceiro fosfato que faz o ATP que gera uma ligação que ela é instável, ela pode ser quebrada a qualquer momento com uma hidrólise muito fácil e isso é o o que acelera, o que faz com que seja possível os processos celulares internos metabólicos da célula. Ou seja, temos todo um ciclo de transferência da
energia do sol que se instala dentro de um composto carbônico, que é a glicose por meio do organismo produtor. E assim É injetada energia em todo o fluxo trófico. Quando você olha pra questão e para eu ter falado isso nessa velocidade é porque eu tenho isso muito firme, mas muito firme no meu imaginário, muito firme mesmo. E aí você começa a perceber que, na verdade, o crescimento da planta é ela pegando o CO2 do ar, que é invisível, mas que é uma molécula, e ela vai incorporando, ela vai fazendo moléculas cada vez mais complexas, vai
Criando a própria estrutura, por isso que ela sequestra carbono. Eu tirei a didática do jogo, mas tirando a didática do jogo, eu pergunto: "Você entendeu? Eu tirei totalmente minha didática que eu baixei para zero, mas eu aposto que mesmo assim é capaz de ter tido muita gente que entendeu. Ah, eu não entendi, mas tá tranquilo, não era para entender. Mas quem já tá num nível melhor conseguiu entender, às vezes conseguiu juntar coisa que nunca tinha Juntado na vida. É ou não é? Fala. Eu fala: "Eu entendi. Eu visualizei. Bota a cabeça explodindo". Aí é isso.
Quando você olha pra questão, lembra que do que eu tô falando? Tô falando de quê? Pode voltar para iPad. É ferramental teórico. Ferramental teórico. É isso. Agora olha, olha o qual é a diferença entre você. Você prefere ter o quê? Prefere ter uma uma bazuca ou você prefere ter uma faca tática? Ah, uma bazuca, com certeza. Ué, será? Eu e você? Não, eu e você não, Para não ficar, né? Mas tem eu contra um malfeitor, um bandido, um endemoniado da vida. E ele tá com uma bazuca na mão. Tá com a bazuca aqui. E eu
tô com uma, né, um artefato de combate tático. Não vou falar para não cair a live, né? Mas um artefato perfuro cortante, né? Que é capaz de atravessar tecidos epiteliais e é um furador de moletom. E eu tô com muito mais vantagem que ele. Por quê? Porque o meu saque, ó, rápido, eficiente. Tu vai pra prova. passou o ano inteiro escrevendo tudo isso que eu falei, tudo isso não que às vezes teu professor nem explica desse jeito, mas escreveu uma cacetada de coisa, tem um monte de resumo, tem um monte de caderno, tem um monte
de fichário e tem não sei quê, tem o adesivo e tem a não sei que pá, o fichário, é o planner, é o journal, é o é o sei lá o o book colorido, sei lá das quantas, tem tudo, meu filho, isso aí não tá na tua cabeça, isso não é Ferramental, isso é um trambolho que tu leva contigo, está no teu caderno, não tá na tua cabeça. Eu não, eu não, eu não preciso me preocupar. Eu não carrego nada comigo aqui pra live. Eu não preciso de nada, tá tudo aqui. Eu não preciso de
nada, tá tudo aqui. Eu vou pra prova me cagando com intoxicação alimentar. Esse ano foi assim. Fui pra prova me cagando com intoxicação alimentar. Tinha tomado uma água de coco que tava meio velha. Falei, Vamos me hidratar. Acabou que me desidratei, né? Porque ingerindo aquele coquetel de bactéria. Mas por que que tá estragada? Por que todo nada é estéril? Tudo tem bactéria. Quando eu deixo ali dentro açúcar que tem na água de coco em temperatura ambiente, as bactérias começam a fazer fermentação. Não é a mesma coisa que respiração celular, mas é uma forma de quebrar
açúcar também. E as bactérias, elas vão gerando metabólitos tóxicos, produtos tóxicos do Metabolismo dela naquele negócio. Eu fui lá e tomei meu organismo, fala: "Mano, tem que tirar isso daqui". Que bom que não me fez vomitar na hora da prova, mas fez com que eu, né, e com frequência fizesse o esvaziamento das porções terminais do meu intestino grosso. OK? Mas eu acertei 164 mesmo assim, pô. Já podia ter acertado 170, mas eu tive que ficar 15 minutos no banheiro total. Acertei bem menos, mas tá tranquilo. Passei pra medicina de novo. É isso. No E no
outro ano, no ano passado, mesma coisa. Eu fiz, sei lá, 160 e pouco, 163 e eu tinha dormido 1 hora meia de sono, mas não é um dia, eu tava há semanas dormindo 1 hora e meia de sono. Fiz a prova assim [ __ ] perdendo um monte de informação. E também passei é o ferramental teórico. Ferramental teórico. Você saca rápido o negócio. Por que que tá cada vez mais aparecendo aluno meu aí esse ano? Foi sinistro. Primeiro lugar da medicina FRJ, primeiro lugar da Medurg, S aprovado em MEDUSP. colossal esmagando todo mundo aí. É
porque tá todo mundo sendo treinado nessa mentalidade. Tem que saber a matéria muito rápido, tem que saber a matéria muito forte. Mas Pedro, eu não sinto que eu tenho capacidade de falar a matéria tão rápida desse jeito, mas isso aí você conquista. Inteligente você se torna. Escreva no chat: "Inteligente você se torna", cara. Inteligente você se torna. Você vai ver que inteligente você se torna. Eu também. Eu já fui, você lembra que eu já fui pior do mundo da escola? Eu tenho TDAH, pô, desde que eu sou pequeno. A minha cabeça é toda zoada. Dá
para ver se você olhar direito. Galera, a minha história é a minha história é isso, cara. Eu era o pior aluno da turma. Eu não tinha perspectiva de futuro nenhum. Eu tenho as fotos do meu boletim Com média dois, média três. Eu saí da da escola sem nenhuma estrutura, totalmente fraco. Eu era zoado. Eu era zoado por todo mundo. Eu era referência de idiota. O idiota, né? O babaca. Todos os meus amigos do meu grupo passaram para medicina e para direito e paraa engenharia. Todos. Todos. Eu tinha um grupo de 12 pessoas que andava comigo,
mas todos passaram. Medicina, Direito, Engenharia. Eu fui para ciências sociais, velho. Era um bosta, meu. Não tinha perspectiva de vida nenhuma. Nenhuma. Eu fui porque foi o que deu. Minha nota deu para isso. Pô, como que você explica, velho? Eu passo pra medicina de maneira heróica, de maneira brutal. Passo na frente de todo mundo da minha turma alguns anos depois no prévestibular. Depois eu começo a passar todo ano. Eu me torno a maior referência do Brasil, do nicho Enem. O cara mais popular, o cara que mais Encanta multidões. Isso não é para me gabar, é
para você entender. Você não sabe ainda onde você pode chegar com realmente o método certo, a clareza do que você tá fazendo. E te digo mais, a essa altura com vocês, eu não tenho mais medo de dizer com a pessoa certa te guiando. Eu tô aqui para ser essa pessoa. Eu não vou mais ficar fingindo aqui para vocês que, ah, não, é a Sam e acabou. Cara, já tem um monte de gente me chamando, Falando assim: "Cara, eu quero tua ajuda. Eu quero que que eu quero quero, cara. Eu tô aqui para isso. Independente se
você vai pagar ou não, eu vou est aqui para isso. Eu vou estar aqui para isso. Eu estou aqui para isso. Pagar é uma outra questão. A gente vai falar disso depois. É para quem quer acessar mais, mas eu quero saber, eu tô aqui por você e a gente vai fazer isso junto. No que depender de mim, eu tô aqui para por você. Terceira vertical, então, é o Ferramental teórico. Deu para entender o que que é o ferramental teórico? Não é apenas as matérias. Por que que eu não falei a teoria, né? Alguém reparou, não?
Falei teoria. Porque teoria parece que é o quê? É só você estudar teoria. Não, tem que estudar desse jeito que eu tô mostrando. É estudar com esse nível de domínio teórico, nível de domínio de você metralhar o bagulho, você ter muita sagacidade. Que questão te pega? Que Questão te pega? Vem aqui comigo rapidão. Nem ia fazer isso agora, mas você vê aqui, ó. Olha só, questão dele 2025. Ah, tem muito CO2 na atmosfera. Você lembra do que eu te falei, cara? O CO2 tá na atmosfera, a planta pega o CO2, incorpora nela. Ela pega o
CO2 que tá ali nela, bota energia do sol e ela faz virar isso aqui, ó. C6 H12O6. É a glicose que ela vai fazer, vai transformar em celulose, polímero, vai fazer o tronco dela, vai fazer com a Celulose, as folhas dela, vai criar a própria estrutura. Então, a planta quando tá crescendo, ela sequestra, ela tira carbono da atmosfera. Aí você vê aqui, ah, a quantidade de carbono na atmosfera aumentou muito. Ah, os cientistas, aquecimento global, tá? Que ação a gente faz para remover o CO2 da atmosfera? Aí muita gente vai ai remover o CO2, usine
eólica, energia solar, manter o combustível fóssil no solo, né? Porque lembra que os bichos eles crescem Comendo planta, né? E aí todo bicho cresce. Todo bicho funciona a base de sol. Não sei se você sabe, todo bicho ele é sol. Você é sol. Você sabia que você é sol? Você é sol, pô. Eu sou sol. Dinossauro é sol. Teu cachorro é sol. Por quê? Porque todo mundo come o que vem das plantas. Mentira, Pedro, eu como carne. E carne não vem da planta. Eu nunca vi ninguém fazer plantação de boi. Nunca vi ninguém plantar picanha.
Mas bicho, boi comeu a grama. Você não tá Entendendo. Tá bom. Então, só para deixar muito claro aí que tem gente que ainda não se ligou nisso, né? A gente tem, deixa eu, eu nem ia mostrar isso, eu não ia entrar nisso agora, mas só tive que dar uma pausa na mentoria aqui para te dizer um negócio que eu não eu realmente não sei se você sabe, tá bom? Mas a gente tem aqui o solzinho bonitinho, a gente tem aqui a terra, a gente tem aqui a planta e a planta vai pegando aqui esse CO2
do ar que é Malvado, né? O CO2 dá efeito estufo, ele retém muito calor, né? Ela vai pegando esse CO2, ela usa a energia do sol, ela vai fazendo ali a glicose, tá bom? Ela vai transformando aqui na parte, vai transformando em carbono orgânico, carbono reduzido, carbono energizado, ela vai crescendo, chega aqui depois o bichinho, tá? Então chega aqui, sei lá, o coelho, o o herbívoro e ele come isso aqui, né? Depois isso aqui tudo morre e fica embaixo do solo e vira petróleo. Dinossauro. Então, por que que petróleo tem energia? Porque petróleo veio disso
aqui. Petróleo é matéria orgânica decomposta. Matéria orgânica é o quê? A planta aqui e o bicho. E depois vem um carnívoro que come esse outro bicho aqui. Então tudo é feito de sol. Essa essa parada é energética. Fica embaixo do solo, vira petróleo. Por isso que ele tá falando, ah, tem que manter os combustíveis fósseis no solo. Pô, então é isso, Pedro. Agora eu tô ligado. É Manter os combustíveis fósseis no solo. Marquei a letra D. Erou. Um monte de gente de autodempenho errou. Isso aqui que pensa que é autodempenho. Tava fazendo 150, 160. Errou.
Errou mesmo. Porque ele pergunta que ação mitigadora você vai fazer para remover o gás que tá na atmosfera. Se você mantém o combustível fóssil no solo, o que que acontece se tu pega o petróleo lá? Vamos lá. O que que é o petróleo? Tem aqui o petróleo. Caldo Velho de dinossauro de árvore. Caldo velho de dinossauro e de árvore. É isso aqui. Caldo velho de dinossauro de árvore velho sob pressão. Olha só o o babaca, né? Eu cara, não é, olha como é que o professor fala, essa não é a definição formal. Se que tá
bom, petróleo é um líquido que vem de matéria orgânica em decomposição há milhões de anos, sob extrema pressão, encontrada em camadas profundas da Terra. Tá bom assim para você? Mas eu garanto que o pessoal Entendeu mais porque eu falei que é caldo velho de dinossauro e árvore velha. Aí tu pega esse petróleo aqui, tu queima, tu libera energia que tava nesses bichos aqui, que tava aqui, que tava aqui, que veio do sol, tu joga de volta o CO2, tu pega isso aqui. Ah, Pedro, mas o petróleo não tem glicose? É, mas o petróleo tem coisas
do tipo C8, H18. Tu vê que também tem carbono aqui para tu queimar. Isso aqui é o octano, que é a gasolina. Então, tu jogou de Volta na atmosfera. Por isso que queimar combustível fóssil aumenta o efeito estufa. Tu joga CO2 para cima, CO2 retémor, aumenta a temperatura da terra. Ele fala assim: "Ah, manter o combustível fósfo no sol?" Não, ele quer reduzir para remover é plantar mais árvores. Mas não, o pessoal insistiu em não marcar plantar mais árvores. Falou assim: "Ah, tá muito fácil para ser isso. Tá muito fácil para você plantar mais Árvore.
Ah, Enem é esquerdista. Enem é esquerdista. Ah, o Enem quer que fale de plantar árvore. Isso aí é coisa de [ __ ] Plantar árvore não é isso não. Isso aí eu vou eu vou eu vou marcar outra coisa. Vou marcar um negócio mais legal aqui. Manter combustível fóssil no sol. Ó, é energia solar. Tem que ser energia solar, na verdade. Pô, isso aqui que é bom, porque eu lembro que é bom. Mas ele tá perguntando o que que você faz para remover o CO2 que tá na Atmosfera. Tu planta a árvore que enquanto ela
cresce, ela vai, ó, vai pegando, entendeu? Vai pegando esse CO2 e vai se incorporando nela e vai fazendo fotossíntese, vai tirando o CO2 dali, sequestrando esse gás. Ah, mas é só essa aí. Essa daí é bananada. Não, pô. Olha só, as plantas e sua fase de crescimento necessita de muita quantidade de carbono sequestrado pela fotossíntese para produzir biomassa. É o corpo da coitada A biomassa. O sequestro de carbono pelas plantas, ele é aumentado reciclando papel. Aí agora tu vai lá: "Ah, eu já sei como é que é o Enem. Enem gosta dessas palhaçadas. Eu vou
marcar reciclagem. Que o Enem vai gostar disso, né? Só responder a coisa mais esquerdista possível que tá certo. [ __ ] não é assim, bicho. Reciclar papel. Ah, eles gostam disso. Não. Como que eu faço para sequestrar Mais carbono ainda? Ah, então vou ter que marcar aqui, ó. Essa aqui é top. Essa aqui é top. É manter intactas as florestas nativas. Lá vem o Enem com suas esquerdices, né? Esse Enem é muito esquerdista. E, pô, é por causa disso aqui. Mantém intacta as flores nativas. Cara, o Enem ele é esquerdista? Ele é ele é mais
pra esquerda, sim. Não tô entrando aqui em argumento político. É uma prova mais progressista, sim, mas você não pode fazer a prova desse jeito, Achando vou responder sempre a coisa mais progressista possível. Vou responder a coisa que minha professora de sociologia diria. Não é assim, velho. Não é mantendo intacta. Mas Pedro, não é importante, não é lindo manter intacta. Vocês estão percebendo o papel da vertical da interpretação e da integração, não tão? Confirma para mim. Tá percebendo, não tá? Papel da capacidade de integração absurda, de da interpretação. Já já Tirei, tava cortado. Eu sei. Vou
ajeitei. Ó, só vou aumentar aqui. Aí você vê o que ele tá dizendo aqui. Ele quer aumentar o sequestro de carbono pela planta. Mantém intacta a floresta nativa é ótimo, é bom, mas isso não aumenta o sequestro de carbono. Agora, replantio de áreas degradadas. Toma. Tu quer jogar mais carbono na atmosfera? Tutorial. Como jogar mais carbono na atmosfera? Olha para uma árvore na tua Frente. O que que tu tá vendo? Essa árvore, ela tem carbono nela. É, o tronco dela é feito de carbono. As folhas dela são feitas de carbono. Eu vou derrubar e vou
queimar. Quando eu queimar, eu tô pegando aquele carbono, fazendo uma reação de combustão com oxigênio e esse vai ser liberado como CO2 pro ar. Vai encher o ar de CO2 de novo. É isso mesmo. Agora, como é que tu faz para esse CO2 que tu jogou no ar voltar para lá? Ah, tem que pegar. Não, Pô. Tu planta outra árvore que ela vai, ó, que eu falei já, ela vai só puxando a parada pela fotossíntese. Ela vai pegar o CO2, vai botar energia nele, vai fazer a fotólise da água, vai usar o sol para fazer.
É isso mesmo. Aí, pô, quer que eu dê aula toda de fotossíntese aqui, eu dou, mas a gente não vai andar no negócio, tá? É replantio das áreas degradadas, é claro que é. Então aqui ele fala assim, ó, olha, sabe-se que o Aumento da concentração de gases, CO2, não sei que, de que maneira que as práticas agrícolas podem minimizar o agravamento do efeito estufa? Mas efeito estufa tá grave por causa de quê? Porque tem muito CO2 na atmosfera. Esse gás aqui, ele retém calor. Ele é como se fosse, sabe quando você sente calor porque você
tá num num num metrô, numa pra espero que você não vá para isso, mas você sente mais calor aonde? Você sente? Onde, né? Não é aonde, porque Aonde indica movimento, né? Então vai aonde? Aí sim. Agora você sente mais calor onde você dentro de um, você já tá dentro do metrô vazio, metrô vazio, vazio, vazio e aquele ar condicionado no talo ou o metrô cheio, fervendo da micareta, do bloco da Pretagil, com o bloco da Cláudia Leite, com a torcida do Corinthians, torcida do São Paulo, do Fluminense, do Flamengo, do Vasco. E tá todo mundo
voltando do jogo. E pô, tem o Pessoal voltando do do do samba e o pessoal tá voltando do do bloco do do olodum, do não sei que lá, onde tu sente mais calor. É claro que é nesse segundo cenário que tá cheio de gente ali, todo mundo, né? Cada pessoa ela faz termogênese, cada pessoa gera calor dentro de si própria. Para ser mais exato, gera energia térmica, porque o calor e a energia térmica em trânsito, né? Então você tá repleto de pessoas ali, todo mundo tá tá tá tá com uma Carga de energia térmica, né,
que aumenta a energia térmica geral do ambiente, sobe a temperatura do ambiente, então você fica com muito mais calor, você tem mais dificuldade de dissipação de energia térmica. Quando tá só você e o vagão lá, tá vazio, você vai perdendo energia térmica doidado. Vai perdendo energia térmica doidado, né? Aí agora o no efeito estufa é a mesma coisa. Esse CO2 aqui ele fica quente como se fosse a presença de CO2. Se você Encher de CO2 na atmosfera, o sol bate e ele fica quente, ele retém aquele calor, tá bom? Então, como que uma prática agrícola
pode minimizar o agravamento do efeito de estufa? Tem que tirar CO2 da atmosfera, então a evitar rotação de cultura. Liberar o CO2 presente no solo, maldito, tu vai fazer o quê? Tu vai liberar o CO2 que tá no solo, vai fazer queimada, vai queimar combustível fóssil, tá doido? Aumentando a quantidade de matéria orgânica no solo. Como assim? Matéria orgânica no solo só pode ser duas coisas, meu amigo. Ou é um cadáver, quando cair ali um cadáver, aí você diz que tem matéria orgânica, ali, tem matéria orgânica, né? Ou quando você plantou uma árvore. Então, aumentar
a quantidade de matéria orgânica no sol, justamente isso. Vamos voltar pra mentoria. Vamos, podemos voltar pra mentoria aqui. Foi só para dar uma brincada com o ferramental teórico. Você Percebeu como que fica direto? Ah, Pedro, mas aí tá pegando um assunto fácil. Não, pô, assunto difícil é a mesma coisa. É só você ver qualquer uma das minhas outras aulas, tá aqui no YouTube. É a mesma coisa. Assunto difícil. A mesma coisa quando você tem um ferramental teórico afiado, você vai se tornando inteligente, sagaz e rápido. Você entendeu? Eu não tô aqui nem para ser didático
para explicar tudo. Eu tô só brincando, tô só mostrando uma Coisinha ou outra. OK? E depois do ferramental teórico vem o quê? O ferramental prático. Olha só. ferramental ferramental prático, tá? Que que é o ferramental prático? Presta atenção agora pra gente entender legal isso aqui, tá? Estão perguntando ali se é live ou é vídeo gravado. É vídeo gravado. Eu tô aqui, eu sou uma gravação, tá bom? Então, olha só que que é o ferramental prático, tá? Cara chega, ah, então prova aqui a live mesmo, fala meu nome. Eu falo: "Ô, tu é o Juca: "Ah,
isso aí tá gravado também, tu já sabia". Fala: "Pô, meu irmão, aí a gente vive numa simulação, é Matrix, tal". Olha só, ferramental prático é aquela tua capacidade de domínio prático das questões. Você já fez tanta questão que você tem muito conhecimento de mecanismo de questão. Você sabe muito bem como que funcionam as questões. Isso aqui é um negócio que Você vai desenvolvendo não apenas conforme você faz questões. Não apenas conforme você faz questões, você faz questão, você vai absorvendo os mecanismos dela e você precisa ter corrigido direito a questão. Você precisa ter um professor
constantemente junto contigo. Cara, é um valor infinito você ter um professor que ele consegue pegar a questão e realmente explicar o mecanismo profundo dela, o mecanismo de raciocínio. Vocês viram como que vai Ficando fácil? Porque tu viu que essas três questões elas têm o mesmo mecanismo de raciocínio. Todas elas falam sobre sequestro de CO2. Ah, mas você pegou as três intencionalmente para demonstrar a sua tese, foi. Mas essas três questões realmente caíram na prova em anos recentes. Então, tô, eu peguei para demonstrar minha tese, mas a minha tese de fato é verdadeira. Acho que quando
você tem o mecanismo de, pô, mano, sequestro de Carbono só pode ser eu aumentar a fotossíntese, aumentar o plantil de árvores, replantar as árvores que já existem, que já existiram ou eu aumentar matéria orgânica no solo. Tudo isso aí vai aumentar sequestro de carbono, vai reduzir efeito estufa. Vocês estão entendendo isso? Eu preciso de uma confirmação para eu sentir mesmo firmeza no chat. Tá todo mundo comigo aqui ou eu tô que nem um palhaço falando aqui sozinho com 18.000 pessoas que estão Moscando? Me confirma aí. Tô contigo, Pedrão. Tamo junto. É isso. É o mecanismo.
É o mecanismo. Pô, Pedro, mas aí você falou que é muito valioso ter um professor com você, que esse professor te mostra os raciocínios. Vem aqui que eu vou levar um papo pro Pedro. Você falou que é muito valioso o professor com você, que esse professor te mostra os raciocínios, que esse professor ele ele demonstra exatamente como que cai na Prova, que esse professor ele não apenas domina o conteúdo teórico, mas ele domina também como que o negócio vai cair na prova. Eu acho que você tá aí querendo dizer que você é que é o
cara para fazer isso comigo. Cara, olha só, a essa altura eu e você, eu e você, a gente tá que nem sabe quando você quando você gosta de alguém, você gosta de alguém que você é pequeno assim, 14, 15 anos, você tá gostando de alguém, aí vocês na escola, né, 14, 15 anos, aí Vocês já estão todo dia manda mensagem, oi, bom dia, não sei quê, né? Todo dia você. Isso aqui ninguém falou ainda, pô, eu gosto de você, né? A gente tá, a gente tá aqui para quê? A gente tá aqui para isso, né?
Não para isso mesmo, mas a gente tá aqui porque você tá vendo que eu tô aqui propondo mesmo te ajudar. Eu tô aqui mesmo propondo te ajudar. Eu tô aqui fazendo junto contigo mesmo. Isso aqui é um pouco só. É a camadinha, casquinha do negócio. Então não tem Problema a gente assumir aqui a nossa intenção. Pô, se você tá aqui, porque você acredita que eu posso te ajudar? Eu tô mesmo me colocando como esse cara. Não quer dizer que eu seja o único do Brasil que faz isso, que consegue te ajudar. Agora, ajudar do meu
jeito, só eu ajudo mesmo. Se você tá gostando do meu jeito, se você tá vendo sentido aqui, é isso, é um sinal, é um sinal pra gente continuar aí, tá? Então, estamos aqui, né? Terceiro é ferramental Prático, que você obtém com muita questão. Questão qualificada, questão muito bem feita, questão bem corrigida, questão que você teve um acompanhamento ali na correção, você consegue ver como que aquilo ali cai na prova. É tudo isso, é tudo isso. Isso aí o teu ferramental prático. O cara que tem muita prática com questão, ele também tem muita prática de raciocínio
de questão. Ele sabe como que sabe como que a questão funciona, porque tem alguém Qualificado, não sei quem que tá mostrando para ele ali. Tá bom? Então, próximo. Tu já tem aqui agora o ferramental prático. Vamos agora falar de coisa muito séria. Vamos lá. Estabilidade emocional. É impressionante. Tem, eu vi um monte de gente ali nos comentários. Nossa, e lá ele você é casado, é porque você não tem domínio da linguagem para perceber que eu tô fazendo uma analogia. Você não percebeu não que eu tô fazendo Uma analogia entre o processo de crescimento de compatibilidade
entre o mentor/rapessor e seus alunos que estão conhecendo ele agora? Eu tô fazendo uma analogia desse processo com um processo de comunicação afetiva entre pessoas na fase adolescente que tem um pouco de timidez de mostrar que gostam da outra, mas que isso tá ficando cada vez mais claro, é que tu é porco, tu tem domínio da linguagem ridículo. E ainda por cima é um monte de gente que é é viciada em Ver relacionamento de famoso, de celebridade. Aí tudo fica, ih, que que é isso? Que que tá fazendo? Tem quê? Não consegue transitar não entre
dois espectros da linguagem. Não pode brincar contigo de nada disso. Se der mole ali perto de tu, se falar, pô, coloca aqui atrás das minhas costas. Uh. Que que você quer dizer com pô? Pelo amor de Deus, bicho. Os os cara não não basta ser burro, não basta ser doente. Tem que mostrar, pô, Eu sou doente. Vou comentar, vou falar, olha só, que que ele tá falando, você é casado? É, mano, eu tô tentando aflettar com 18.000 pessoas ao mesmo tempo numa live pública. É isso que eu quis dizer mesmo. E contigo ainda que eu
não tô vendo a cara, mas deve ser feio, né? Pelo amor de Deus, velho. Então, olha só. Depois do ferramental prático, vem aqui o quê? Estabilidade emocional. Estabilidade emocional. Pedro, mas como assim, rapaz? Do nada. Isso é, meu amigo, não adianta tu fazer esses quatro aqui se tu não tem estabilidade emocional de verdade. O que mais tem é gente, o que mais tem é gente. Mas você vê, eu não sei se vocês estão percebendo, mas eu dou esses esculachos, mas é para ensinar, porque eu tô aprimorando a linguagem de vocês. Alguém, não é possível. Ninguém
tá percebendo. Vocês estão percebendo isso, né? Fala, eu percebo. Diga, eu percebo. Diga. Eu percebo. Você percebe que eu tô tentando aprimorar a linguagem de vocês, né? Então esse esses essa zoeira aí é maneira de você, pô, só de você ouvir isso já falar assim, pô, maneiro que ele disse, pá, isso ajuda na prova de linguagens. É realmente isso, tá? É, muita gente percebe, graças a Deus, senão já ia ficar falando, mano, não é possível que ninguém tá percebendo minha intenção pedagógica por trás desse fora, né? Tem que dar um fora educado, né? Um Fora
de alto nível. Então, olha só, estabilidade emocional, o que mais tem no mundo, no planeta, é gente que vai passar o ano inteiro estudando, vendo um monte de teoria, vendo um monte de questão, vendo um monte de coisa para chegar no final das contas na prova e ficar muito nervoso. O problema de ficar nervoso é que o que que é você ficar nervoso? Você tá ficando com medo de alguma coisa? Você tá com muito medo de reprovar? Primeiro vamos lá, vamos, Vamos, vamos voltar um pouco. Vamos voltar um pouquinho aqui que eu vou falar até
melhor sobre isso, porque que isso aqui é muito sério. Separa aí, hein? Separa o rascunho do primeiro capítulo do meu livro lá, método Assad, manual do alto desempenho Assad. Vou entregar no final da live para vocês que estão aqui, para vocês me dizerem como é que tá ficando. É um livro grande de 200 páginas, mas eu tenho o início Dele que eu comecei a fazer. >> Mostrar aí. >> Dá para mostrar só um pouquinho, só um pouquinho. Então, pera aí, deixa eu deixa eu fazer aqui. Ai, meu Deus, tava muito nervoso, não tava esperando por
isso. Como é que eu mostro? >> Não. >> Ah, vocês que fazem. Ótimo, muito bom. É para isso que eu pago a equipe. Ó, galera, esse é meu livro supremo que eu vou lançar ainda. Esse aqui eu vou Vender por R$ 300, mas eu vou dar para vocês o rascunho do primeiro capítulo. Tá completo, mas eu quero que vocês leiam, tá? E me digam o que que vocês estão achando. Eu acho que tá maneiro para caramba, tá? >> É só um pouquinho, hein? Pelo amor de Deus, não passa muito não. Vai, desce um pouquinho mais,
um pouquinho mais. Passa aí, passa aí, passa aí. Passa disso, porque vão tirar print depois. Vai ficar lendo. Passa, passa para baixo, passa Rápido. Isso. Agora, agora volta. Sobe, sobe, sobe. Tchau, tchau, tchau. Tchau. Sobe. Tira daí agora. Tira o livro daí. Tira o livro daí. Tira o livro. Tira o livro. Tira, tira, tira. Tá? Depois eu entrego na live aí para quem tiver aqui ainda. Você me diz o que que você achou, porque eu acho que tá muito maneiro, tá? Estabilidade emocional é mais do que você pensa que é. O que que é estabilidade
emocional? Ah, Pedro, é não ter emoções. Eu tenho que ser que nem o Tomy Shelby. Eu tenho que ser frio e calculista, né? O Tomy Shelb, exemplo de masculinidade, pô, violento, viciado em drogas, alcólatra, destrói a própria família, causa sofrimento massivo pra sociedade, responsável por várias mortes. Quando tudo tá dando certo, ele vai lá e fecha um negócio milionário que vai causar mais dezenas de mortes e guerras. Esse é o meu exemplo. Tomy Shelby com uma música de aura tocando, né? T D T. Não, não é isso, tá? Não é isso. Não é estabilidade emocional.
O seguinte, você vai ter medo, você vai ter ansiedade, isso é normal da preparação, tá? Isso aí todo mundo, todo mundo sente. Mas quando você não tem uma uma capacidade de, de lidar com essas emoções, quando você não consegue realmente ter isso focado no seu dia, quando você fica o tempo todo com muito medo, você perde concentração no seu Estudo. Você não consegue seguir nenhum cronograma. É ou não é? Você, quem é que já tentou seguir um cronograma? Quem é que já tentou se concentrar em alguma matéria e começou a ficar com medo porque falou
assim: "Mas e as outras matérias que eu tenho para estudar? Quem quem já passou por isso aqui? Pode me dizer, quem já teve esse problema, tá tentando estudar um negócio e você não consegue, porque você fala assim: "Cara, tô com medo de não dar tempo de estudar O resto, aí você fica indo e voltando, fala, tem que trocar de cronograma agora". É isso. Isso é instabilidade com INS, né? Instabilidade emocional. É uma oscilação de emoções que te prejudica. A estabilidade emocional, ela faz com que você não fique caindo pra ansiedade, para desânimo, pra tristeza, pra
agitação, pra euforia. Você estuda tranquilo. Agora, quem não tem estabilidade emocional, não tem como ser Autodesempenho. Não tem como ser autodesempenho. Por que que não tem como ser autodesempenho? Porque você precisa de estabilidade emocional para conseguir estudar. Se você não tem, você fica ansioso. Vamos lá, vamos aqui que eu vou mostrar o que que acontece se você não tem estabilidade emocional. Você fica com frequência ansioso porque você tá com medo de reprovar, você tá com medo de não dar tempo. Quando a gente tá Ansioso, a gente tá com medo, a gente quer buscar alívio. E
aí você vai buscar o quê? Alívio. Você não tá buscando prazer, você tá buscando alívio. E esse alívio é o quê? Telas, mexer no celular, comer. Então esse alívio geralmente vai ser assim, ó. Vai ficar comendo besteira e vai ficar mexendo no celular. Só que essas coisas aqui elas não eliminam problema. Elas apenas fazem o problema ficar mais grave. Então, daqui a pouco Você tá mexendo no cel, você vai começar a lembrar que você tem que estudar, mas você não vai conseguir estudar. Essas coisas aqui, elas geram uma atrofia. Olha só isso aqui, hein? Atrofia
na musculatura emocional. Na musculatura emocional, entendeu? Quando você fica ansioso e você descarrega na comida, na procrastinação, celular, jogo, pornografia, qualquer coisa, você perde musculatura emocional, Perde capacidade de lidar com os problemas da sua vida. Só que você continua tendo a demanda, você continua precisando estudar, você continua precisando fazer as coisas. O teu medo que você tinha, você continua tendo. Você não tá tendo prazer ali. Você tá, vocês viram a escolha perfeita, a escolha léxica adequada. léxico é vocabulário. Tá bom? Então eu fiz a escolha léxica. Eu poderia ter colocado a busca de prazer. Tem
muita gente que Fala busca de prazer. Todo já vi ai dopamina, busca de prazer. Ai você quer prazer o tempo todo. Fuja do prazer. Que prazer cara? É alívio o que tu busca. Tu não sente prazer de verdade mexendo no celular, procrastinando, comendo um monte de besteira. É alívio. Dá uma aliviada na tua ansiedade, mas não é algo saudável gerar atrofia na musculatura emocional. E com isso você perde capacidade de fazer as coisas. você vai ficando cada vez mais ansioso Porque a matéria acumula ainda mais do que ela já estava. Não bastasse isso quando chega
na prova, quando começa alguma coisa a dar errado, você começa a ficar nervoso também, você começa a perder o raciocínio, você começa a ficar, você começa a ficar agitado na hora da prova e aí você acaba botando tudo a perder. Então não existe autodesempenho sem estabilidade emocional. E digo mais, estabilidade fisiológica. Estabilidade fisiológica. fisiológica, ou seja, teu corpo tem que ser fisiológica. Teu corpo tem que ter uma certa estabilidade. Não tô falando que você tem que virar atleta. Agora vamos comparar duas pessoas. Vem aqui que a gente vai comparar. Vamos lá. Quando eu passei em
medicina pela primeira vez, a minha rotina era exatamente essa. Eu acordava, eu sempre comia quatro ou cinco ovos, Mandava proteína para dentro, sempre comia três ou quatro bananas. Eu treinava muito, tá bom? Não é para você fazer na mesma quantidade, ah, tem que comer quatro ovos para passar em medicina, não, tá? Então, treinava muito, comia quatro ovos de manhã, comia quatro bananas, três bananas, botava um mel nelas, tomava água para [ __ ] fazia sempre 30 flexões, só 30, fazia 30 flexões, 20 agachamentos fazia assim, já ficava acordado, ia pro cursinho. E Bicho, eu olhava
para todo mundo na sala, tava todo mundo morgado tomando café. É, o cara acordou, tomou café e pão com manteiga. É outro nível. Ah, sobre a estabilidade emocional. Esqueci de falar da solução, [ __ ] Mas é o que eu tô falando, vocês não vão gostar da solução da estabilidade emocional. Vocês não vão gostar da solução da estabilidade emocional. Vai parecer que Eu tô tô de sacanagem. Por isso que eu não falei. Eu não ia falar, mas falaram ali, eu não não deixaram passar. Falaram: "Cadê? Tá todo mundo". A solução, cadê a solução? Cadê a
solução da estabilidade? Eu eu não ia falar. Eu não queria falar. Eu vou falar, mas só, né, entenda porque eu tô falando porque estão perguntando e essa é a única verdade que existe. Bicho, eu tenho um filho de 3 anos e meio. Eu, óbvio que eu tô acompanhando o crescimento dele desde sempre. Meu filho, do nada ele começa a chorar, começa a chorar, perde totalmente a estabilidade emocional dele. Tipo, é, quer uva, aí eu aqui, quer uva, aí eu dou até eu agora chega de uva. Quer a uva? Quer uva? Aí eu falo não filho,
quer uva? Aí tu tenta, filho, pera aí. Você que uva. Hum. Aí tu filho, É isso. Minha filha de um ano e meio. Fecha a porta do quarto, ela não quer dormir. Aí tá. Tem pai que é meio [ __ ] e pensa que é para conversar com o filho. Conversar. Tem pai que fala: "Filho, calma. O que você está sentindo agora é ansiedade, porque você não está obtendo o que você quer. Eu vou colocar um timer aqui no meu celular e a gente vai se acalmar junto. Eu sei que é muito difícil para você,
porque você tem Apenas 3 anos e não compreende ainda as próprias emoções. Tá difícil para todo mundo, filho. E tá difícil para mim também. No mundo que a gente vive, a gente tem muita violência e muita coisa, então ninguém tá bem hoje em dia. Então eu sei, filho, eu entendo, eu tô tendo empatia com as tuas emoções, mas eu peço, respire fundo comigo e faça um exercício de meditação comigo. Tá de sacanagem. Tu acha que tu vai dar estabilidade emocional pra criança Explicando estabilidade emocional? Hoje em dia meu filho faz cada vez menos isso. Sabe
por quê? Que que ele faz? Que que eu faço quando ele começa a chorar loucamente pedindo uva? Quando ele perde a estabilidade emocional por qualquer motivo, eu pego ele no colo e fico olhando para ele. Falo: "Pedro, Pedro, para de chorar, rapaz. Papai tá aqui, tá tranquilo, fica tranquilo primeiro. Vamos conversar, Fica tranquilo, não precisa." Pego lá, ele vai parando, ele olha para mim, fala assim: "Não precisa fazer isso, filho. A uva tá ali. Você quer mais? E, quero. Fala assim, filhinho, eu sei que você quer, mas agora eu não vou te dar porque já
acabou teu café da manhã. Você vai comer agora no almoço, lembra? Ai, mas eu quero, filho. É no almoço que você vai comer agora. Daqui a pouquinho, agora você vai brincar. Aí ele, ah, eu Não, não dou não. Se não é para comer, não é para comer. E ele vai criando maturidade emocional por causa disso. Ou seja, como é que se cria maturidade emocional? É o convívio com uma pessoa emocionalmente madura. É papel dos pais. Não é falar sobre maturidade emocional para os filhos, é ser. O pai tem que ter maturidade emocional. Eu em casa,
eu não falo alto, eu não surto, eu não grito, eu não levanto a voz, eu não fico: "Ah, mas cadê? Não sei quê". Eu tento em casa Sempre falar muito baixo. Em casa eu falo muito baixo. Eu chego, oi filho, bom dia, meu amor. Papai te ama muito. Pá, pá, pá, não sei que. Oi, meu amor, bom dia. Pá, pego minha filha. Oi, minha filha, minha linda. Não sei quê. é calmo. E aí eles vão ficando com emocional calmo também. Ou seja, você me perguntou, pô, como é que faz para ter estabilidade emocional? Cara, a
principal forma que eu conheço é você ter um professor que tem estabilidade Emocional. A maioria dos professores não têm estabilidade emocional. O próprio professor não tem estabilidade emocional. Aí ele fica assim pros alunos: "Essa prova não define quem você é". Fica assim. É eleá. O que que ele fala? Vira homem, seu moleque. Não, isso aí não é não é ser homem. Eu vou ficar gritando com meu filho. Vira homem, seu moleque. Claro que não, pô. Claro que não, pô. Eu falo, eu falo pro meu filho justamente, filhote, não precisa chorar. Você é um mocinho, você
é o machão do papai. Você não precisa chorar por causa disso. Aí sim, pô. Aí ele vai parando, fica feliz. Não é assim que você cria filho, que nem que nem um bicho, pô. Você você quer ser um bom pai, quer criar filho, você tem que ser carinhoso, pô. Tem que ser amoroso, firme na medida certa. Mas olha só, a maioria dos professores é muito imaturo emocionalmente. Então você, Quem aqui já ouviu esse papo, pô, não é possível. Diga no chat. Eu já, professor. Gente, olha só, essa prova ela não define quem vocês são. Tenham
calma e vai dar tudo certo. Acreditem, todos os sonhos de vocês vão se realizar. O que vocês querem, gente, essa vocês estão numa etapa da vida de vocês que vocês vão alcançar todos os sonhos de vocês. E essa prova ela não define quem você é. Tu olha para esse professor, tu fala assim: "Professor, é você que tá nervoso. É você que tá nervoso. Por que Tu tá falando isso para mim, professor? Porque tu tá me dizendo que essa prova não define quem eu sou? Quem quem quem que que é isso? É o próprio professor que
tá vindo com esses conselhos frouxos e mentirosos. Essa prova não define quem você é. Ué. E como assim? A prova define muita coisa sobre a minha vida. A prova define o nível intelectual competitivo de preparação que eu trouxe pro exame. Ah, não, mas eu fui mal na prova porque eu não tinha estabilidade emocional. Essa prova não me define. Ou é claro que define. A prova tá dizendo que você foi mal. E se for olhar a prova, tu vai dizer: "Foi porque eu não tenho estabilidade emocional". Tá definindo? Ué. Agora a pergunta é: "O que que
tem que tu não tem estabilidade emocional?" A culpa não é tua, velho. O que que tem? Então, seu problema prova te define, sim. te define, te define. A prova definiu o que sobre você? Que tu é burro, que tu não sabe nada, que tu não tem estabilidade emocional, que tu não sabe matemática. Agora eu te pergunto: "O que que tem? Por que que ficam tentando esconder isso de você?" Já percebeu que os professores eles querem esconder isso de você? Eles querem que você não perceba que você é burro, que você tem deficiência, até porque foi
eles mesmo que te formaram muitas vezes. Então aquele professor não Quer, aquele professor não quer falar para tu, cara, tu é burro, tu tem deficiência, tu tá, tu não conseguiu fazer várias questões de gráfico básico do básico, cara. Matemática básica, pos errou tudo, tu tirou 400 na redação, tu estudou 15 anos da tua vida nessa escola de merda aqui, tá? Aí vai, vem o pessoal que não gosta de min tá falando mal dos professores, cara. Temos a somos penúltimo lugar no ranking mundial dos exames de qualificação do PISA, exames De linguagem, de matemática, de raciocínio
lógico. Pô, pelo amor de Deus. Ah, não é falta de investimento. É, cara, a gente sabe, todo mundo que tá aqui, alguém vai me falar: "Não, Pedro, todos os meus professores na minha vida, eles eram brilhantes, dedicados, intensos, dedicavam sua vida ao seu trabalho, se importava muito." Todo mundo sabe que tem um monte de professor que tá cagando, pô. Tem um monte de professor que não tá nem Aí, pô. Fala sério, é ridículo isso. Vai ficar falando que não, pô. Tem um monte de professor que não tá nem aí. Mesmo em cursinho caro, mesmo em
escola cara, tem um monte de professor que não está nem aí. É imaturo emocionalmente, não trabalha bem, velho. Não trabalha bem e fica com esses papinhos pros alunos. Ai, aprova, não define quem você é, fiquem tranquilos, vai dar tudo certo. Eu falo logo pro aluno, meu amigo, não importa Se vai dar certo ou se vai dar errado. Se você for mal para [ __ ] nessa prova, você continua vivo, continua existindo. Eu sei que parece uma merda, mas você vai ver que tu vai superar isso e ano que vem tu vai muito melhor, tu vai
passar muito mais maduro. Se tu for mal, tá tranquilo. Foi mal, a gente vai fazer de novo, vai estudar melhor. É isso aí. Agora você me pergunta, a sexta vertical é a estabilidade fisiológica? Correto? Sexta vertical é a Estabilidade fisiológica. Seu corpo tem que ter, você não precisa ser um bodybuilder, mas você tem que ter bicho. Você já viu a intensidade da aula que eu tô dando aqui? Você já viu a taxa de coisa que eu tô falando? Você acha que eu tô cansado? Mas não tô nem perto de estar cansado. Fico aqui 6 horas,
8 horas, 10 horas, 12 horas seguidas com extrema tranquilidade. Não fico cansado por causa da minha fisiologia, do funcionamento do meu organismo. Meu Cérebro é um órgão. Meu cérebro é um órgão. Precisa de água, precisa de hidratação, precisa de nutriente, precisa de proteína. Meu cérebro precisa de tudo isso. É um órgão. Eu tenho capacidade metabólica de me manter aqui. Qual tu acha que é a diferença, velho, entre meu desempenho numa prova? Então, mesmo com sono destruído, como é que você iria na prova você dormisse 1 hora e meia vários dias seguidos, se você Tivesse com
desidratação, com diarreia, intoxicinação alimentar? Eu tenho de sobra, eu tenho o funcionamento de organismo para sobrepujar essas condições. As pessoas estão com um corpo terrível, mesmo que não tô falando que você tá gordo, que você tá magra, cara, você às vezes só tá comendo besteira, só come pão com manteiga, aí é lasanha, aí é miojo, aí é misto quente, não tem proteína nenhuma, não tem fruta, não tem Nutriente nenhum. Tu não se movimenta, teu sangue não circula, velho. Tu perde o quê? Estabilidade fisiológica. Quando começar a ficar nervoso, quando o teu cortisol começar a subir,
ele vai subir demais. Então, tu vai ter cortisol, tu vai ficar estressado, tu vai ter pico de adrenalina, tua adrenalina vai subir e isso aqui inibe a ação do córtex pré-frontal. Então, olha só o que que é o córtex pré-frontal. Olha só, córtex é Aquilo que tá externo, tá? Pré-frontal aqui tá tua fronte, ele tá atrás. Córtex préfrontal tá atrás da tua testa. É a região do cérebro responsável por tomada de decisão avançada, controle de impulsos, discernimento, raciocínio, inteligência e genialidade. Vou Como é que fica teu córtex préfrontal quando você tá com medo, quando você
tá neurótico, quando você tá fugindo de alguém, bicho, quando você tá fugindo, quando você tá lutando, o que é Ativado é o teu cérebro inferior, é o teu cérebro dos instintos. É correr, lutar, cair na porrada, o sangue vai todo pro braço, pras pernas. Você ficando nervoso toda hora, isso acontece contigo. Tu não tem uma estabilidade corporal básica, aí teu córtex fica desativado. Todo mundo sabe. Quem quem nunca ficou nervoso numa prova e bicho, você não conseguia fazer mais nada. Não conseguia fazer mais nada. Agora, qual que é a sétima vertical? Essa é uma Pergunta
maravilhosa. Quem fez aí? Cadê a sétima vertical? Eu encho a boca para falar qual que é realmente a sétima vertical. Olha o que que eu vou dizer agora. Qual que é a sétima vertical? E, cara, eu só quero, deixa eu deixar bem claro aqui uma coisa. Todo mundo tá acompanhando que essas são as verticais do auto desempenho, que você tá dentro da semana da aprovação medicina. Nem que ontem você se comprometeu comigo, você Entendeu que você precisava de uma transformação de personalidade para ser aprovada em medicina. Você precisa não apenas é não é um cronograma,
não é uma disciplina falsa em você, é realmente você viver isso. Hoje eu tô mostrando aqui o que que se espera mesmo, o que que um aluno de alto desempenho tem que desenvolver. Eu tô mostrando isso para você. Olha, vê se não faz total sentido que essa sétima coisa aqui, vê se não faz total sentido que essa sétima coisa Ela seja exatamente o que caracteriza um aluno de autodesempenho. Solução da sexta que perguntaram, bicho, é o mínimo. Tem que fazer o mínimo. Parar de comer merda toda hora. Come besteira uma vez só por semana. É
fazer o mínimo de exercício em casa. Se você fizer 30 agachamentos quando você acordar, tu já vai ter outro dia. Se tu fizer 30 flexões, tu vai ter outro dia. Se tu andar 10 minutos na rua, tu já tá muito melhor. Qual que é o sétimo? Olha o Sétimo componente, a sétima vertical do auto desempenho. Vê se não é a cara do autodesempenho. Tomada de decisão sob pressão, meu amigo. Ó, você pergunta, chama aqui. Ah, Priscila, você foi da plataforma SAD, você fez 176 de 180, maior nota de todas, maior número de acerto do ano,
passou em Medicina na USP, você passou em primeiro lugar na URGs, você teve na tua prova, Priscila, que tomar decisão sobre pressão com o tempo correndo, com a com a tua vida ali, a tua vida acadêmica em jogo, com o teu destino mudando em cada questão? vai falar: "Meu Deus, tive que tomar 200 decisões sobre pressão a hora que eu ia no banheiro, se eu ia comer alguma coisa, se eu ia pausar minha prova, se eu ia por esse caminho, cada questão de matemática tinha três, quatro Possibilidades. Pergunta pro Pedro, ah, você passou, foi aluno
da SAD, o FMG, o FPR, passou na USP pela Fuvest, você teve que tomar decisão sobre pressão no vestibular? O cara vai falar mais o tempo todo, pergunta: "Pô, João, tu fez o Enem agora bem mais difícil que o normal, o Mana super conteudista, foi aluno do ass, você gabaritou natureza. Você passou em primeiro lugar da medicina FRJ, primeiro lugar absoluto, teve que tomar decisão Sobre pressão. Ele vai falar: "Mas meu amigo, o tempo inteiro, o tempo inteiro na prova. Você me pergunta, site, tava com diarreia, fui no banheiro três vezes, intoxicação alimentar, tu tinha
uma live para fazer, assim que tu saísse da prova, tu ia sair, tu ia direto pra live e se tu tivesse acertado 140, tu ia ser uma vergonha nacional, tu ia ficar sem reputação, tu ia ser um bosta, todo mundo ia rir de tu porque tu fala que passa em medicina toda, e tu não ia Passar. E essa live aí, ela vale por um faturamento absurdo pro teu negócio. Vários alunos vão te admirar por causa disso, vão entrar no teu curso. Tu tava tomando decisão sobre pressão, meu amigo, você não tá entendendo quanta decisão sobre
pressão eu tive que tomar na hla minha prova. Isso desde 2018, que eu venho passando em medicina todona. É decisão sobre pressão. Isso é o que ninguém fala. Isso é o que ninguém fala. Decisão sobre pressão é do [ __ ] Essa é a sétima vertical de fato. Você pergunta para qualquer um desses alunos. Ai, ô Natã, tu passou em medicina, tu passou na Spx, tu passou em medicina na USP, você foi aluno do Assad o ano inteiro, você teve com ele, prestando sasaras, mas na hora da prova, com tudo que você estudou, você teve
que tomar decisão sobre pressão e vai falar pressão para [ __ ] meu irmão, pressão o tempo todo. Pergunta para esse bichão Aqui, [ __ ] tu é um bicho monstruoso, gigantesco, pá, tu é o Arman, aluno do assad, você teve que tomar decisão sobre pressão para passar na UNILA na UFPR, ele vai falar: "Meu irmão, quanta decisão sobre pressão". Mas para ele foi mais fácil. para ele foi mais fácil porque ele é um cara muito mais sólido. Ele aprendeu de verdade, ele tem base de cálculo mental. Tá até escrito aqui o professor Pass me
ajudou primeiramente com minhas defasagens, raciocínio Matemático lento. Depois disso, assistindo as aulas deles, eu já senti minha agilidade mudando. Quanto mais aulas eu assistia, mais parecia que meu imaginário se familiarizava. No final das contas tirei 42 em em matemática, saí de 30 para 42 em matemática. É isso. Ele já concluiu o processo. Ele não tá na situação de vocês. Ele concluiu aqui de fato o processo. Agora vem a pergunta de 1 milhão de dólares. Pedro, Quem quer fazer a pergunta? Como que eu desenvolvo tomada de decisão sobre pressão? Qual é a solução para isso aí?
Para eu conseguir na hora da prova nervoso? Porque você entende, primeira coisa, você entende que não tem como simular e não tem como realmente ensaiar o que tu vai enfrentar na h. Claro que tem, Pedro. Fazer simulado. Ah, tá. Fazer simulado é a mesma coisa Que você vai viver no dia da prova. Se o simulado fosse a mesma coisa que tu vai viver no dia da prova, o simulado ia se chamar prova. Não tem como ser, porque o dia da prova, tu sabe que o dia da prova é o que vale de verdade, então não
tem. Aí vai falar: "Ai, meu Deus, que terrível. Então é agora". Não, não é agora. Vê se você entende. Essa é uma parte que ela é feita para ser inensaiável. Não tem como Ensaiar a tomada de decisão sobre pressão. Não tem. Aí você fala assim: "Pedro, mas como que você faz para melhorar a tomada de decisão sobre pressão? Vem aqui comigo, pensa assim: "Como que você faz para melhorar a tomada de decisão sob pressão?" Ué, eu já vou dizer logo a resposta para você de cara. Não tem como. É impossível você melhorar a tua capacidade
de tomada de decisão sob pressão diretamente. E olha que eu já Falei aqui que ela é a mais importante de todas. Pedro, não acredito. Eu tô passado. Não acredito que você botou um negócio aí que não tem como melhorar, mas você é um canalha. Foi só para aloprar minha cabeça, porque agora vou ficar perturbado ouvindo voz na minha cabeça, né? Vai ficar, eu vou estar no banheiro, vai falar assim: "Ó, no dia da prova você vai ter decão sobre pressão para tomar, tá ferrado." Não é isso não, pelo amor de Deus, eu não tô jogando
Mandinha em você, não. Tá? Olha só, deixa eu te perguntar uma coisa. É mais fácil de tomar decisão sobre pressão quando você tem uma interpretação e uma integração afiada ou quando você não sabe nem ler direito, não tá acostumado a ler? Quanto mais você tem interpretação, de fato, quanto mais você tem interpretação, integração, vamos botar aqui, ó, interpretação, Integração, mais você consegue decidir facilmente. Vou fazer de outra forma para ser mais rápido. Quanto mais você tem interpretação e integração, mais você consegue decidir facilmente, porque você não tem aquele problema de não tá nem entendendo o
que tu tá lendo. É mais fácil tomar decisão sobre pressão quando você faz cálculo mental ou quando não faz cálculo mental? Com certeza quando você faz cálculo mental é mais fácil porque boa parte das decisões elas Você já visualiza automaticamente. Vou por aqui ou vou por ali, arma 10% vai dar isso. 20% vai dar mais ou menos isso. É mais plausívio que seja por aqui. Ao invés de ai mais de 10% 10 sobre 100 e não sei quê e 20% 20 sobre 100 e faz o cálculo. É mais fácil tomar a decisão sobre pressão quando
você tem um domínio teórico muito robusto ou quando você tá patinando na teoria que tu viu o ano todo, anotou e agora ele não tá na tua Cabeça. Ai como é que é carbono inorgânico? a planta, ela é o produtor ou ela é mais fácil conforme você tem ferramental teórico. Então, quanto mais interpretação, velocidade, leitura, absorção, mais fácil de tomar decisão sobre pressão. Quanto mais cálculo mental, mais fácil de tomar decisão sobre pressão. Quanto mais ferramental teórico tu tem, mais fácil tomar decisão sobre pressão. Quanto mais ferramental prático, é mais fácil você tomar decisão Sobre
pressão. Quando você tem uma prática extensa de questões bem feitas, bem resolvidas, com um bom professor, um bom mentor te explicando tudo. Ou quando você tá vendo as questões pela primeira vez, você começou a estudar um mês antes da prova? É claro que quanto mais ferramental, prático, mais você toma decisão sobre pressão com agilidade e perfeição. É, é mais fácil você tomar decisão sobre pressão, nervoso ou com estabilidade emocional? Com plenitude Emocional. Só fica salvo com 30.000 curtidas. Estão perguntando se vai ficar salvo? Eu tinha dito que não. Não vai ficar salvo. Com 30.000 curtidas
fica salvo. É mais fácil tomar decisão sobre pressão, com estabilidade emocional ou nervoso. Não precisa nem falar. É mais fácil tomar decisão sobre pressão quando você tem o teu corpo todo zoado, sem nutriente, cara, teus neurotransmissores, Acetilcolina, noradrenalina, dopamina, tudo isso é feito de aminoácido que vem das proteínas que você come. Quando você tá desnutrido de proteína, você não tem nem neurotransmissor, às vezes tá em depressão, tá ansioso por causa disso, porque tá desnutrido. É mais fácil tomar decisão sobre pressão quando você tem um corpo que funciona bem. A tomada de decisão sobre pressão, ela
é a sétima vertical do autodempenho. Ah, segundo quem? Segundo qual? Segundo eu. Segundo eu. Segundo Pedro Assad, eu me considero, pô, o maior especialista do Brasil n vocês não estão entendendo. Eu não me considero o cara mais inteligente do Brasil. Eu não sou o cara mais não, eu só me considero apenas o professor mais didático do Brasil para assuntos de Enem vestibular e me considero maior especialista em preparação, mentoria de alto nível mesmo para pass Eu me considero isso, velho. É Só isso. E eu sei que é muita coisa, mas eu admito que eu faço
juiz ao meu tema, ao meu título. Então, tomada de decisão sobre pressão, ela é a sétima vertical do autodesempenho, mas ela não é acessível por treinamento direto. Você não vai ficar, ah, então já sei, Pedro, vou contratar um psicólogo pr ele ficar me pressionando, me me estressando, falando assim: "Ó, decide, decide. Na hora do meu simulado eu vou botar alguém gritando no meu ouvido. Isso é babaquiça, isso é totalmente firula. Eu já vi essa merda. Eu já vi essa merda. É gente que eu já vi isso, cursinho fazendo, botando aluno para fazer simulado e botando
os fiscais para ficar falando para passar toda hora, ó, tá errado. Eu já vi isso. Você o cursinho que fala assim: "Pô, eu sou inteligente para [ __ ] Eu vou botar meus alunos para fazer simulado, que é para fazer o teste pedagógico deles, Para eles calcularem o tempo de prova. E eu vou botar o fiscal para toda hora passar e falar assim: "Ó, vai errar, ó". É sério mesmo, desse jeito, ó, vai errar, hein? Ó. é não sei quê falando alto que aí desconcentra, que aí já treina ele no ambiente desconcentrado. Pô, caraca, eu
não tenho nem o que falar de uma coisa dessa. É uma atrocidade completa. É isso mesmo. É bizarro. É uma falta de Entendimento absurda de como que funciona o processo de propagã. É só licenciado, só top. E eu sou o doutorado. É fazendo uma uma loucura dessa de ficar perturbando o aluno na hora do simulado para forçar, não, para ele ver como é que é a pressão lá do ambiente. E por acaso na prova do Enem vai ter vai ter alguém cutucando ele toda hora. na prova do Enem, ele vai falar: "Pô, agora é sério,
agora não tem ninguém me cutucando, agora o bagulho é: "Nossa, não tô lembrando de como é que faz isso aqui, porque o [ __ ] do fiscal do meu curso ficava me cutucando na hora que não tava fazendo simulado." É tudo conectado. Esse aqui você não consegue por vias diretas. Esse aqui, olha que coisa linda. Esse aqui, a tomada de decisão sobre pressão, olha bem para ela. Olha bem para ela na posição que ela tá sétimo lugar. Ela é a recompensa de quem faz uma preparação de excelência. Ela é a recompensa de quem Realmente corre
atrás. Ela vai sendo aumentada. Quanto mais você tem qualquer uma dessas seis, mais você vai tendo capacidade de tomada de decisão sobre pressão. Ali meu professor fez exatamente isso. É isso. É isso. Aí perguntaram: "Mas que pressão que tem no Enem?" Meu amigo? Para quem leva a sério tem, pô. Aí a a pergunta parec k. Que pressão que tem fazer o Enem, pô? pressão sou eu que faço, meu Amigo. Para tu, Enem, não dá pressão nenhuma, porque tu viu a live com um monte de gente, quase 20.000 pessoas, entrou aí para zoar. Para tu não
é importante, pô. Eu todo ano eu faço Enem, sempre tem, pô. E 80, não é 20% da turma são os moleques [ __ ] que tá lá, tu é menor, vai fazer a redação aí no bagulho, pô. E vai, será que aí ele não vai passar para nada, não sei qu bate duas horas de prova, o moleque levanta, duas horas e me assim que pode Sair, o moleque levanta e sai assim da sala. É porque ele não liga para nada, [ __ ] Então, para quem se importa com o negócio, tem impressão. Para quem tá
ali, tá falando: "Mano, isso aqui é minha oportunidade, velho, de passar pra medicina, de conseguir mudar minha vida, mudar a vida da minha família, de conseguir, [ __ ] fazer uma diferença absurda na sociedade. Isso aqui é quem eu sou, pô. Isso aqui é quem eu sou esse ano. É o meu esforço aqui, cara. Eu sei Que se der errado, tá tudo bem, mas ao mesmo tempo eu quero passar. É muito importante que eu mantenha o nível de concentração alto nessa prova inteira para eu conseguir pegar a vaga que eu mereço, ganhar uma bolsa de
1 milhão, 1.300.000 numa faculdade federal de medicina, bicho. Aí tem pressão porque a pessoa se importa. Não tem pressão para tu. Porque tu não se importa, pô? Tu pensa que que a vida é palhaçada, pô. Tá fazendo ali só para ganhar o pé de meio Do governo. Aí não tem pressão nenhuma mesmo. É porque que o pessoal fica nervoso com É isso. Porque para você não não vale nada. Bate 30.000 curtida para essa live ficar salva. Manda nos grupos isso, hein, Gabriel. Manda. Faltam 4.000 curtidas para ficar salva. Tem que entrar para curtir. Todo mundo
tem que entrar para curtir essa live, senão não vai ficar salva. Vai doer no coração, mas eu vou apagar, ouviu, Bel? >> Pode mandar em todos os grupos. Pedro, entendi. Entendi. As sete verticais. Vocês entenderam as sete verticais do auto desempenho? Fala. Entendi. Entendi. Fez sentido. Agora vamos lá. Pedro, como que eu conquisto isso na prática? Eu quero saber como que eu conquisto isso. Antes de tu conquistar isso na prática, conquistar essas sete aqui na prática, existe uma série de você tem que ter, a gente vai fazer aqui agora com vocês um diagnóstico comportamental. Vamos
entrar Na próxima fase da live. Ótimo. Tá quase 10 horas. Eu quis fazer a Eu quero a live hoje bem bem longa mesmo, tá bom? Quero a live hoje conteúdo absurdo. Vamos além. Vamos além. Estamos com energia para ir além. A gente vai rodar agora um diagnóstico comportamental que vai verificar aqui o que que pode estar te impedindo de fazer isso. Vamos, vamos junto nessa. Então, curte a live, a gente vai para cima agora. Vamos lá. Saiba renovar sua energia pra gente junto. Agora vamos rodar aqui agora uma coisa chamada diagnóstico comportamental. Existem alguns problemas
comportamentais que eles são uma barreira completa pro teu estudo. São uma barreira muito grande, te tiram muita energia. Então, diagnóstico comportamental e a gente vai fazer também, a gente vai falar de questão também comportamental, tá bom? A gente vai falar de questão Diagnóstico comportamental. E acho que a gente vai fazer, ah, e as questões o que vamos dar, vamos dar, vamos refrigerar a mente. Quer fazer questão para refrigerar a mente? A gente refrigera. Dá uma olhada nisso aqui. Olha só, quando tu olha pro teu olho, isso aqui é retina, o raio de luz ele vem
para cá. Não tô preocupado com ser didático, tô preocupado com com que a gente vamos pegar aqui o negócio na velocidade pra gente ficar dinâmico, Didático, didático. Eu falar: "Hoje é só uma aula de física e tal". Tem aqui a torretina. A torretina ela recebe os de luz e você consegue ver as coisas. Posso abrir mão da didática? Tá autorizado? Me autoriza aí abrir mão da didática. Vou abrir mão da didática porque meu objetivo aqui não é agora ser didático. Tá bom? Tu sabe disso. Tu sabe disso. Tua retina, ela serve para isso. A nossa
retina tá aqui, ela ela deixa entrar a luz, tá bom? E aí tem aqui esse buraco No meio que é a nossa pupila. A nossa pupila, ela fica como? Fala para mim. A nossa pupila, se tiver muita luz, a pupila, essa parte preta do olho, como que fica a tua pupila? Não é, não é essa aqui toda não, tá bom? É o que tá dentro dele, dentro da parte que tá aqui, que é a castanha, no meu caso, tem a pupila, que é aquele buraquinho lá. Como é que a nossa pupila fica quando ela tá
bombardeada? Fica pequenininha. Por quê? Porque a pupila serve para regular mesmo A entrada de luz. Então, tá entrando muita luz. Ô, calma, não precisa de tanta luz. Agora quando fica escuro, a pupila dilata para entrar mais luz, para você poder enxergar com mais nitidez, certo? Vem aqui comigo, então. Ó o que ele fala nessa questão aqui, ó. Temos aqui uma estrutura, né, no nosso corpo, no nosso olho. São cones e bastonetes. Então, a luz vai entrar aqui. Para tu enxergar, tem que entrar a luz. Mas como é que essa luz vai ser interpretada? Ela Vai
excitar células que estão aqui no teu no teu no teu epitélio e epitélio ocular. Epitélio ocular. E aí tu tem aqui teus bastonetes e teus cones. São dois tipos de célula, tá bom? Bastonete e cone. Cone começa com C de cor. O cone serve para quê? para identificar cores. Então o con ele consegue se citar de três formas neuroquímicas diferentes. De acordo com as três cores primárias, ele vai formar as cores que você tá vendo. O bastonete é para ver a intensidade, ou Seja, como é que você tá discernindo se tá muito claro ou muito
escuro por causa dos teus bastonetes. Como é que você sabe agora o que que é vermelho, o que que é verde, o que que é laranja por causa dos teus cones. Olha o que ele fala na questão assim ai. No processo de captação de luz pelo olho para formar imagens, tão envolvidas duas estruturas celulares, os cones, os bastantes. Sei, para de falar negócio que todo mundo sabe que você tá ajudando o cara que não Estudou. Já sei disso. Ele tá ajudando aqui, né? Os cones, os cones são sensíveis a energia dos fótons. Pedro, os cones
são sensíveis à energia dos fótons e os bastonetes à quantidade de fótons incidentes. O bastonete ele é sensível à quantidade de fóton. Fóton seria partícula de luz. Então o bastonete que ele vem a intensidade da luz, quanto mais, justamente quanto mais fóton tá entrando, ele fala: "Tá claro, tá muito intenso". E o con ele é Sensível à energia dos fótons. Esse fóton aí, ele tá vindo de quê? De uma coisa vermelha, verde, azul. E por aí vai. Energia dos fótons que compõe os raios luminosos tá associada à sua frequência, intensidade e número de fótons. Para
quem já estudou ondulatória, sabe que a frequências de uma onda luminosa, a de uma onda de luz visível, a frequência justamente corresponde à cor, tá bom? Quanto mais alta a frequência, mais perto do Violeta. Quanto mais baixa frequência, mais perto do vermelho. Não estou sendo didático. Ele pergunta: "Um animal que tem o bastonete mais sensível, olha como que ele exige na prova a tua interpretação. Como que é fácil tu pescar aqui. Ele tem o bastonete mais o quê? Mas o quê? É a palavra. Isso aqui não é a matéria. Isso aqui não é a matéria.
Isso não é uma coisa que você estuda em nenhum curso. É a palavra. O O que que é o bastonete mais sensível? O Bastonete é a célula do olho que detecta se tá muito claro ou não. A intensidade da luz. Me diz uma coisa, o que que é um bastonete mais sensível? Vem cá, alguém. Vem cá, ô Gustavo, vem cá aqui agora, por gentileza, nesse instante. Vem cá. Vem cá. Cadê você? Tá aqui. Eu quero que você seja um cara insensível. Vamos ver se você tá esperto também, porque às vezes você mosca. Se moscar aqui
vai vai envergonhar a equipe Toda. Então tem pressão no bagulho. Tomada de decisão sobre pressão. Você agora eu quero que você seja um cara insensível. Ou ele é insensível. Agora eu quero que você seja um cara sensível, mas muito sensível. Seja extremamente sensível, tá? >> Por que você tá fazendo isso comigo? >> É isso, consegue ser mais sensível ainda. Eu tocar aqui, você é isso, né? É Isso. É muita sensibilidade. >> Sensibilidade extrema. Um leve toque gerou uma alta excitabilidade ou pra tristeza ou pra euforia. Tu é muito sensível. Mano, tu é muito sensível. Tu
tá tá reagindo muito. Era só isso. Agora vem. O cara fala: "É, para te provar que isso aqui é uma questão muito mais de linguagem do que ele fala assim: "O bastonete é mais sensível". Pô, o bastonete que é o que detecta a intensidade da luz, ele é mais sensível. Eu te pergunto, se o negócio é mais sensível, precisa de muita luz para ele funcionar bem? A célula que detecta se tá claro ou tá escuro, precisa de muita luz ou com pouca luz já funciona? Pô, com pouca luz já funciona, porque o animal tem o
bastonete mais sensível. É mais sensível. pouquinha luz, ele já vai já vai falar aí, tá claro, esse bicho vai ter o quê? Ai, daltonismo, é problema de corpo. Perceber cor fora do espectro visível é problema de cor. Isso Aqui é tudo cone. Ah, ele vai enxergar bem num ambiente mal iluminado. Ã, não sei. Necessitar de mais luminosidade para enxergar. Olha essas duas aqui. Ele vai fazer uma pequena distinção de cores em ambiente. Olha o que que tem. É tudo sob cor. Agora olha essas duas. Vai enxergar bem num ambiente maior iluminado ou ele precisa de
mais luminosidade para enxergar? ele vai enxergar bem, mesmo que o ambiente esteja maluminado. Por que que tu discerne isso? Pelo conhecimento do que que significa a palavra sensível. Então, tu vê que é interpretação e integração. Interpretação e integração. Tá percebendo? Agora necessitar de mais luminosidade para enxergar só se ele fosse insensível, se ele não tivesse uma boa sensibilidade. Ai, Pedro, mas isso é sério mesmo, não planejei isso, mas eu tô vendo aqui agora. Olha isso aqui. Olha essa questão aqui. Ah, que a Resistência de um fio de platina pode ser usada para medir temperatura, não
sei quê, blá blá blá. Quais são os sensores? Cara, bizarro. Eu não planejei por causa da palavra sensibilidade. Essa questão era para eu mostrar outra coisa, mas eu acabei de lembrar. Quais são os sensores mais sensíveis, bicho? Eu sei, é óbvio, numa aula minha completa, eu vou ficar 10 minutos nessa questão. Eu vou fazer as contas, vou te explicar tudo. Mas ele perguntou: "Quais são os Sensores mais sensíveis, né?" Então, tu tem aqui uma temperatura, todos eles a gente começa analisando lá no frio, - 50º, tá? Um frio do [ __ ] E aí a
temperatura vai subindo e alguma coisa vai acontecendo. Olha só, a resistência vai subindo quanto mais fica quente. Ele pergunta: "Quais são os sensores mais sensíveis, cara? Desse aqui, tu acha mesmo que esse aqui é o mais sensível?" Ele não muda nada. Como que ele é o mais sensível se ele não muda nada? Eu tô Falando sério, numa aula de física minha, eu explico isso aqui com muito detalhamento. A gente entra em todas as propriedades, mas aqui é é o evento. Eu tô te ensinando como que é a preparação perfeita e tô te dando um exemplo
aqui. Olha a diferença que faz o domínio linguístico. Então aqui, ó, essa prova, isso aqui caiu na no Enem desse ano. Eu fiz isso aqui brincando, brincando para sobrar tempo para as outras. Esse aqui é óbvio que ele é o quê? O mais Insensível. Maldito. A temperatura sobe, a resistência não muda nada. Não pode ser esse. Agora de cara a gente vê. Olha o verde que bizarro. Olha o que que o verde faz. Ele explode. Tu já sabe que ele é o mais sensível de todos. Porque nessa mesma variação de temperatura, ele vai lá para
cima a resistência. Pedro, agora eu tô em dúvida. Como é que eu sei? Agora ele pediu os dois mais sensíveis. Ele quer saber os dois mais sensíveis. Como é que Eu sei agora entre esses aqui? Cara, tu já vê que esse aqui é pouco sensível. Na verdade, o sensor três ele é muito pouco sensível. O sensor três ele ele não tá mudando quase nada, Pedro. Então agora é entre esses dois. Olha como, olha aí você vê como que a prova, como que a prova ela, ela é feita para isso. Eu não tô inventando aqui. A
prova ela é feita para isso. Por que tu acha que o Enem botou eles dois para chegarem no mesmo lugar? Por que que o Enem botou os dois para chegar no mesmo? Tu quer sa, tu já sabe que esse aqui o dois é o mais sensível. E agora entre o quatro e o cinco é o que sobra, porque esse aqui claramente não é sensível. Agora, por que que ele botou esses aqui para chegarem no mesmo lugar? Para você ver de onde eles saíram. Olha só. Tudo bem que eles chegaram no mesmo lugar, mas olha esse
aqui, ele já tava com uma resistência maior e veio para cá. Olha esse aqui de baixo. Ele saiu lá De baixo e chegou no mesmo lugar, mas ele saiu lá de baixo. Quem que é o mais sensível? É o cinco. Tá mais inclinado é o cinco. Então é o dois e o cinco. Tu vem aqui, tu marca dois e cinco. Feliz da vida. Totalmente feliz da vida. Você vê é a matéria, não sei que, cara. é principalmente o discernimento interpretativo, teu conhecimento linguístico, tua sensibilidade lógica com um gráfico que te traz isso Tranquilinha, mas você
vai ver que para questões mais avançadas, essas são as as mesmas habilidades que te trazem velocidade e dinamismo nas questões mais avançadas. Lembra? Eu não tô nem aqui para ser didático, não tô nem aqui dando aula. Isso aqui é uma brincadeira que eu consigo te mostrar que você já percebe. Caraca. E é uma questão que você pode perder um tempo. Olha só, tem uma função R de T. A + BT em que T a temperatura. É isso. Vai ficar aqui perdendo tempo com Isso aqui. Tu ganha tempo para as outras questões, entendeu? Vamos agora. Vamos,
vamos. É isso mesmo. E eu e tá, eu tô te falando, cara, isso aqui a gente vai, um monte de gente errou essa, né? Você vai olhar para cá. Ah, final de campeonato de futebol foi disputado em dois tempos regulamentares de 45 minutos cada. Então, tem um tempo de 45 minutos. Deixa eu ajeitar aqui o zoom, né, que já percebi, tem outro tempo aqui de 45 minutos sem acréscimos. Depois tem uma Prorrogação de 30 minutos. Não tô aqui para ser didático, tô só mostrando, tá bom? Isso aqui a gente, só precisa saber, ah, essa aí
é que é a melhor didática do Brasil. Não, [ __ ] eu tô aqui, tô tô aqui em clima de descontração com vocês, tá bom? E tu tá aprendendo para caramba. Então, um jogador entrou no início do segundo tempo com equipamento, ó, ele entrou no início do segundo tempo. Foi aqui que ele entrou com equipamento para medir a Distância percorrida durante sua participação no jogo. No final do segundo tempo regulamentar, ele tinha percorrido 4,5. Meu Deus. Então, no final do segundo tempo, ele ficou 45 minutos e ele percorreu o quê? 4,5 k. Meu Deus. Mas
se o cara tu falar assim: "Olha, eu estou eh eu eu fiquei ali em 10 minutos, ó, meu pai tava, ele ficou dirigindo 10 minutos e ele andou 10 km, qual a velocidade dele?" "Ai, Pedro, a velocidade dele é 1 km/?" Tá certo. A gente não fala assim em velocidade, né? A gente fala em quilômet/h, então, ah, "h, então velocidade dele aqui em 20 minutos". Então, se ele andou em 10 minutos, 10 km, então ele teria andado 20 km. Se fosse em 30 minutos, ele teria andado 30 km. Se fosse em 60 minutos, ele teria
andado 60 km. Ah, 60 km/h. É isso mesmo, pô. O cara aqui, ele fez 4,5 kg. Em 45 minutos ele tá a 6 km/h. É só você continuar a proporção. P ele fez 4,m5 K Em 45. Opa! E agora? E agora? Voltou, >> voltou? >> Voltou? Tô aqui. Ninguém sabe linguagem de sinal. Falaram nem eu, pô. Nem eu. Eu tava fazendo. Não, não, eu não sabia não. O pessoal tava falando se eu sabia. E aí, voltou agora? Estamos aqui agora. Hã, Tá com som. Contrário. >> Ah, tá. Pera aí. Como é que é o jeito
aqui? Ah, como é que é isso aqui? >> Pequenininho para fora. >> Ah, o pequenininho aqui para fora. Legal. E agora? Calma aí. Vai ficar melhor agora. Calma aí. Agora melhorou. Agora melhorou. Estamos aqui de novo. Vamos nessa. Vamos nessa. Voltamos. Me confirma aí. Voltamos. Podemos ir sim. Dá uma aumentada aí só. Pessoal tá Pedindo para aumentar. Hum. Estamos aqui. A equipe é isso. O cara sacou um outro microfone, um outro transmissor. E galera, olha só, só pra gente voltar aqui pra nossa mentoria, tá bom? Vamos só fechar essa questão aqui pra gente voltar pra
nossa mentoria. O cara, vocês chegaram a pegar na hora que eu falei, né? Se alguém anda 10 km em 10 minutos, é porque anda 1 km em 1 minuto, 20 km em 20 minutos, 30 km em 30 minutos, 60 km em 60 minutos, ou seja, 60 km/h. Ele fala pro cara, dá uma aumentada aí, ele fala pro cara, pô, o o maluco entrou no segundo tempo, que cada tempo tem 45 minutos, depois 45, depois 30 minutos na prorrogação. O cara andou 4,5 kg em 45 minutos. Ele quer que tu descubra qual é a velocidade do
cara já para tu saber quanto que ele andou durante esse jogo inteiro. Bem, primeiro que se ele anda 4,5 em 45 minutos, olha só, se ele anda, Deixa eu, deixa eu deixar aqui a minha tela bonitinho, se ele anda 4.5 km em 45 minutos, é sinal de que ele andaria 6 km em 60 minutos. Então, eu sei que a velocidade dele é 6 km/h, mas quanto quantas horas ele ficou nesse jogo? Ele ficou 45 minutos, depois ele ficou na prorrogação 30 minutos. Então tu já consegue ver as coisas. Mas deixa eu só mostrar uma forma
ainda mais sofisticada de você pensar lá na hora. Olha isso aqui. Vê se tu consegue Entender. Tu tu entendeu que o cara ele andou 4,5 k em 45 minutos? Você aceitou isso? Vê, eu vou eu vou mostrar aqui um outro raciocínio nem vou fazer daquele jeito, porque aquele jeito ele, a resposta já tava ali, mas eu quero mostrar de um jeito ainda bem melhor para você visualizar. Olha só, o cara ficou 45 minutos e ele descobriu que ele andou 4,5 k. Aí ele pergunta: "E agora quando ele participar também da prorrogação, Quanto que ele vai
ter andado?" Eu quero que você medite só nisso aqui. Olha só, tu tem 45 minutos de segundo tempo e o cara andou o quê? 4,5 k. Tu consegue imaginar esse 45 aqui que ele pode ser visualizado como se fosse: "Pô, tem 15 minutos aqui, 15 minutos aqui e 15 minutos aqui?" e que esses 4,5 kg, ele andou 1,5 k aqui, 1,5 k aqui e 1,5 k aqui. Ele andou 4,5 em 45 minutos. Aí tu vê que o 30 ele é duas parcelas disso. O 30 é 15 + 15. Então o 30 também é o quê?
O 30 é justamente qu 1,5 + 1,5 3. Então se ele andou 4,5 em 45 minutos, é óbvio que em 30 ele vai andar 3 km. A Pa, mas isso é muito óbvio, é muito direto. Eu sei disso. Tô mostrando aqui só para para ilustrar o raciocínio. É claro que isso aqui é muito fácil. Essa questão aqui é ridícula, nem nem vale a pena. É letra C. 7,5 K total, mas muitas vez, muitas vezes você não tem esse raciocínio tão rápido no hó da prova. A live fica salva com 30.000. Estamos Quase chegando. Vamos voltar
aqui. Podemos voltar pra mentoria. Podemos voltar pra mentoria agora ali. Ah, regra de três é perda de tempo. Regra de três. Isso aqui sai na hora. Isso sai na hora, entendeu? Tá tudo certo com o meu som, né? >> Tudo certo. Vem aqui comigo. Me me autoriza aí. Podemos voltar pra mentoria? Eu quero muito voltar pra mentoria de diagnóstico comportamental. Quero muito voltar porque eu não sei se Vocês entendem isso, mas que que é mais útil para vocês aqui agora? Que eu explique algumas matérias, sendo que no meu YouTube você tem toda a matemática do
ensino fundamental em 12 horas. Alguém é que não sabia disso? Escreve no chat. Eu não sabia ou eu sabia do que eu vou falar agora. Ó, lança uma enquete aí. Eu sabia e eu não sabia. Você sabia que no meu YouTube aqui eu tenho aula de toda a matemática do ensino fundamental, toda a matemática do Enem, toda a física Do Enem, toda a biologia do Enem? Você sabe que eu tenho toda a química geral, curso de literatura, curso de cálculo mental, você sabia disso? Tudo de logaritmo com a melhor didática da sua vida, na melhor
qualidade, tá ligado nisso, né? É melhor do que qualquer curso pago que você tenha. Melhor do que qualquer curso pago. Você vê aqui, sabia ou não sabia? Eu só quero entender isso porque para mim é óbvio, Né? Porque eu sou o eu eu que ali 62% sabia, 40% não sabia. Que bizarro, que bizarro. Bizarro que vocês não saibam disso. Mas agora vocês sabem. Então, né, para ficar bem claro que eu democratizo de verdade a educação e a gente vai falar do curso depois. Agora vamos lá. Diagnóstico comportamental. Presta muita atenção aqui agora, tá? Diagnóstico comportamental.
Primeiro componente do comportamento perfeito de estudo. Só para você entender, o que a gente vai Entrar aqui agora é diagnóstico comportamental de estudo. Primeiro componente fundamental pro estudo de autodesempenho. Vamos ver se você tem esse primeiro componente. Agora já é dentro do estudo. Aqui são as verticais do desempenho. Aqui é do teu comportamento de estudo mesmo diário. Cara, primeiro componente para verificar o que tá acontecendo comigo. Energia. Energia. e gerenciamento mental. Como é Que tá isso? O autodesempenho, ele sabe gerenciar a própria mente e a própria energia. Muitas vezes você não tá estudando porque você
não tem energia para estudar. Não surge ânimo, não surge eh não surge vontade, não surge aquela potência, não surge, você não vai pra frente, você olha pro estudo e você fala: "Cara, não é o tempo todo, [ __ ] morgado, fraco, sem conseguir e o a mental, o mental sempre fraco." Isso aqui é problema. Isso aqui geralmente é Uma dieta ruim de conteúdo. Tu só consome besteira, pode ser inúmeras coisas, pelo amor de Deus. Pode ser deficiência de vitamina B12, pode ser depressão não diagnosticada, pode ser um monte de coisa longe de mim querer simplificar
isso, mas muitas vezes você tá gastando energia, consumindo muita besteira, você não tem motivação de verdade, você não tem palavras de motivação no seu coração, você não tem uma noção do que você tem que fazer de Verdade. Por isso que eu vou entregar amanhã na terceira live, que é a live, eu vou ter, eu vou entregar amanhã o cronograma completo para tu visualizar todas as matérias que existem, todas, entender o que você tem que fazer. Eu vou entregar amanhã o sistema supremo de preparação. Então, muitas vezes você tá com esse problema aqui, cara, minha energia,
meu gerenciamento mental, eu fico confuso durante o dia. Segunda coisa, isso aqui é mais avançado, hein? Ah, Pedro, isso aí é muito básico, eu já consigo estudar assim, não sei que, tá? Então, vamos lá. Volume de estudo. Volume de estudo, cara. Qual é a tua capacidade de impor volume de carga horária? Isso é uma variável da aprovação. A tua capacidade de impor volume, carga de estudo. Eu tô falando de horas. Tô falando de horas mesmo. Tem gente que ai 2 horas, 3 horas, cara, você tem que tentar romper a tua agenda para abrir Carga horária
de estudo ampla. Eu tô falando mesmo, ah, eu já estudo mesmo desanimado. Ótimo. Não é para tu ter todos aqui, não. Tô falando os que existem. Você precisa conseguir abrir carga horária de estudo ampla. O cara que estuda, já falei isso, pensa aqui comigo. Eu fiz essa conta hoje com meus alunos da plataforma SAD. Eu tava dando uma mentoria avançada pra galera da plataforma Sádi hoje de manhã. Vem aqui Que eu vou conversar com você uma coisa. Eu quero que você me acompanhe muito nesse cálculo. Eu quero que você imagine que o seu dia de
estudo tem 6 horas. Imagina comigo que seu dia de imaginou, fala, imaginei, por favor, fala, imaginei. 6 horas todo dia, todo santo dia, 30 dias por mês. Você tem 6 horas de estudo por dia. Agora eu quero que você pense e eu, antes de eu falar isso, galera, eu sei que muita coisa que eu tô falando aqui Pode ser um pouco assustador, é um pouco difícil, [ __ ] Pedro, é muita coisa, é auto desempenho, cara. Eu preciso que você antes de deixar esse medo, você instalar em você, você entenda, cara. É difícil, mas é
simples. Isso aqui tudo. Amanhã eu vou mostrar para você como que você integra isso no estilo de vida. Amanhã eu vou mostrar na prática como que você vive isso. Amanhã eu vou mostrar na prática como que todos esses conceitos, Pedro, eu tenho que ficar Lembrando de tudo que você falou, das setes verticais, tenho que ficar lembrando do diagnó. Não, você vai ver amanhã que existe uma forma de você viver isso. Eu vou te mostrar o sistema supremo de preparação, vou te entregar ele amanhã. Mas eu preciso que você entenda, é difícil passar em medicina, mas
eu acho muito mais difícil, muito mais difícil você viver sem ser aprovado pro curso que você poderia ter sido. Escolha o seu difícil. Você tem que escolher o seu difícil. É difícil passar pra medicina, mas é simples. Mas é difícil. Mas eu É difícil estudar muito. É difícil eu ter estabilidade fisiológica. É difícil eu ter estabilidade emocional. É difícil eu desenvolver ferramental, teórico. Sim, sim. Mas eu acho mais difícil você não viver o que você poderia ter vivido. Acho mais difícil você não se tornar médico sendo que você poderia ter se Tornado. Ah, porque é
o meu chamado, porque é minha vocação. Não, porque você poderia ter se tornado médico. Você poderia ter se tornado. Faltou o recurso da preparação de excelência intelectual, de autodesempenho. Faltou realmente gerar uma chave e você se comprometer profundamente com o processo na maioria dos casos. Eu acho mais difícil isso, viver sem ser o Médico que eu poderia ter sido. Para quem escolheu o difícil, que eu acho certo que é o difícil de encarar mesmo. Se tu pode ser médico, seja, pode ser engenheiro da computação, seja, pode ser advogado bom num mercado saturado de advogado incompetente,
seja, pode ser um psicólogo bom num país que precisa urgentemente de saúde mental, que as pessoas estão surtando e só tem psicólogo incompetente em 90% dos casos. Seja, é teu dever. Se tu pode, tu tem Que passar mesmo. Se tu pode, tu tem que fazer de tudo para passar mesmo. Volume de estudo é a segunda, o segundo componente. Faça um diagnóstico. Volume de estudo micro e macro. Responda aí no chat. Você consegue um bom volume de estudo. Eu já vou puxar o raciocínio que eu ia fazer das 6 horas. Você consegue um bom volume de
estudo. O que que é o macro? é a tua carga horária por dia, 6 horas por dia, 7 horas, 8 horas por dia, pelo Menos 4 horas por dia. O que que é o micro? É a duração da sessão de estudo. Tem que ter os dois. Às vezes você não consegue fazer sessão de estudo de mais de 20 minutos. Isso é um problema, a gente pode resolver. E o macro é o quê? É a carga horária global. Agora vem aqui comigo, pensa. Tu tem um dia de 6 horas de estudo. Se você força a barra
e tu consegue subir para sete, vamos, vamos fazer um outro raciocínio. Vou até mais simples, uma Conta mais simples. Você tem um dia de 4 horas de estudo, mas você forçou a barra e você conseguiu com muita luta, muita determinação, muita mentoria, orientação. Você pegou o cronograma amanhã, você tá firme comigo, você saiu de 4 para 6 horas. Tu ganhou 2 horas a mais de estudo, não ganhou? 2 horas a mais. Multiplica por 30, são 60. Multiplica por 10 meses de preparação, são 600. Tu ganhou 600 horas a mais na Preparação. Hã, sim, todo mundo
entendeu. Estudava 4 horas por dia, conseguiu subir para seis. Agora você ganhou 600 horas a mais no ano, considerando 10 meses, estudando todo dia. 600, Pedro. 600 horas. Nossa, é bastante. Não, não é bastante. Vamos pegar 600 horas e vamos dividir pela tua carga horária diária antiga, que era 4 horas. Vamos, vamos considerar uma coisa chamada dia de estudo. Que que é dia de estudo? O dia de estudo dura 24 horas? Não. O dia de estudo ele dura 20 horas? Não. O dia de estudo é só o tempo do dia que você estuda. Então o
teu dia de estudo era de 4 horas. Lembra? Eu preciso saber se vocês estão acompanhando minha conta. Eu preciso saber que Ah, não entendi. Se concentra. Ah, não, pô, era menina. Desculpa. Eu sei que você não entendeu, mas vai dar tudo certo. Vamos juntos. Eu tenho duas filhas meninas, eu não consigo ser grosseiro com mulher, tá? Então, Desculpe. Se fosse um cara, ah, não entendia falar o [ __ ] Não entendeu porque tá falando merda no chat. O animal conta simples do [ __ ] que eu tô fazendo. Estrupício. Não serve nem para para bater
uma lajeme. Vai, presta atenção nessa merda aqui, pô. Agora a menina fala, não, desculpe pelo perdão, é normal que você não tenha entendido. Tá muita confusão no chat. Vamos lá. O teu dia tem 4 horas de estudo. Teu dia de estudo tem 4 horas. Agora você subiu Para seis. Subiu para seis. De quatro você subiu para seis. Você ganhou 2 horas a mais por dia. Mas são 30 dias no mês. Então 2 x 30. Em 10 meses, 60 x 10 600. Tu ganhou 600 horas de estudo. Pega esses 600 e divide pelo 4 para tu
saber quantos dias de estudo você ganhou. 600 div por 4 é o quê? Divide por 2 300 150. ganhou 150 dias de estudo. Digere, digere. Se você estuda 4 horas e você sobe para seis, você ganha a mais 150 Dias de estudo no teu ano. 5 meses extras de estudo em relação a tu mesmo, em relação aos outros que estudam 4 horas por dia. Ah, 5 meses a mais. E se tu fica toda hora estudando só duas horas por dia, só uma hora por dia, aí sempre tem um otário. Para que que eu fui olhar
pro chat? O animal eu vou e se isso for rage mate, eu vou cair. Bane quem falar isso. Eu eu sempre que eu falo isso, mas sempre. Que que geraçãozinha [ __ ] e leprosa desses molequill. Que bando de moleque amargurado, nojento. O cara vê, eu falei assim: "Pô, desculpa, eu fui grosso com a menina, eu tenho duas filhas meninas, eu não vou tratar mulher com grosseria". Se fosse homem, eu tratava a gado. É gado. É gado, porque é um sujeito educado, sujeito homem, pai de família, três filhos, duas meninas, que trata as mulheres com
gentileza, que o cara se molha para botar o gaj mulher. Ah, mas Aí tu tá se molhando pra mulher ficar no guarda-chuva sendo que ela a e se ela tiver zerando a quilometragem? E se ela na verdade tiver te achando um beta? Pô, seu lerdão, você não tem família, tu não tem responsabilidade nenhuma, tu não tem uma planta para dar água, tu fica vendo vídeo de de macho o dia todo falando mal de mulher, que as mulher não presta, que não sei que, que o homem hoje em dia tem que ter muito cuidado, porque se
ele casar com qualquer uma, ele pode acabar Perdendo o Peugeot 2008 dele, vai ter que dividir. Cuidado, não sei quê, cada um trabalha, cada um paga suas contas bem separado mesmo. Pô, meu irmão, tu gosta de de viver desse jeito? Vai para lá, velho. Não é aqui, pô. Eu sou um homem normal, a moda antiga. Sou homem normal, a moda antiga normal. Trato mulher com com mais educação, trato mulher com mais cavalerismo. Pô, se eu se eu ver uma mulher, eu puder proteger, eu protejo mesmo, [ __ ] Pô, fala sério, mano. E tu tu
não tu não protege porque tu nem tem capacidade de proteger ninguém. Não tem nem capacidade de ser gentil com os outros. Pelo amor de Deus, [ __ ] Otário, mano. É sociedade. O cara quer que a sociedade seja assim, [ __ ] Não, não pode tratar a mulher com mais gentileza que tu. É gado, é mole. Maneiro é tu que trata os cara com mais gentileza, né? Ô irmão, pôra, tu tu farmou a aura. Olha só, Vamos lá. Volume de estudo. Você entendeu? O cálculo? Isso é o mínimo, pô. Tratar a mulher com com mais
respeito é o mínimo, mano, de qualquer um que seja homem, pô. Tu não é tu não é homem, tu é um frouxo, pô. Pelo amor de Deus. Frouxo, frouxo, frouxo, patético, patético. Tu não vê um cara bom de porrada, sujeito, homem, que tem esse tipo de ideologia. Não vê um. É sempre uns moleque [ __ ] que fica, mano, como que eu faço para para aumentar o Ângulo da minha mandíbula, minha J line? Porque eu se eu quero fazer looks maxing, né? Porque eu vou ficar mastigando para eu ficar, pô, que nem o eu tenho
que ficar que nem o Breer, eu tenho que ficar que nem o Zis, eu tenho que ficar tá todo mundo, tá tá na escola, tá todo mundo me olhando, todo mundo aqui na escola tá vendo que eu tô cheipado, que eu que eu sou superior a esses otários, eles ficam aqui na escola. Eu tô rodando Meu negócio que eu vou botar para rodar de dropshipping, mano. Sai dessa vida, velho. Sai dessa alucinação, mano. Pelo amor de Deus, mano. Tu não presta para nada, velho. Brotar alguém na tua casa, invadir na tua casa, tu vai correr
cheio de medo, mano. Vamos lá, então. Tu entendeu que quando você ajusta o teu volume de estudo, muita gente não pensa nisso. Muita gente não pensa nisso que, cara, tu tá estudando. Vamos pegar um Outro caso agora. Você tá estudando duas horas por dia, bicho. Você botou 4 horas por dia ali e é fácil abrir essa carga horária, cara. Você tem que dar um jeito de abrir. Tu dobrou teu estudo. Se você ia ter 300 dias de preparação, agora tu tem 600. Porque o teu dia de preparação não era correspondente somente a 2 horas. É
ou não é? Era só 2 horas. Agora teu dia tem 4 horas. Então aqueles 300 dias de 2 horas viraram 600 dias de 2 horas. É o dobro que tu vai fazer. Isso É bizarro. Tu tá ganhando 10 meses de preparação porque tu foi de 2 horas para 4 horas. Isso é muito bizarro e pouca gente percebe isso. Ai Pedro, mas eu já estudo 6 horas por dia. Se tu for para sete, tu ganha uma hora de estudo. Vezes 300 dias de preparação. Arredondando, tu ganhou 300 horas de estudo. 300 horas, sendo que tu já
estudava sete, 300 di por 7, você vai ter ali mais ou menos 43. 43 dias a mais de preparação. Tu já Estuda 7 horas por dia, agora tu vai estudar oito. Tu botou uma hora mais de sete para oito. Eu tinha dito seis, né? Eu tinha dito seis. Tu estuda seis. Se fosse essa conta daria aquilo ali. Mas se tu tinha 6 horas de estudo e agora você vai para sete, acho que essa foi a conta. 6 horas vai para sete, ganhou uma hora mais, ganhou 300 horas. 300 di por 6, você ganhou 50 dias.
50 dias são quase dois meses a mais, cara. Isso é bizarro. No teu diagnóstico Comportamental, eu quero que você se pergunte: você já estuda o máximo de tempo que você poderia? responde para mim aí, sim ou não? Eu tô no no cuidado com as desculpas. Ah, mas e quem faz integral? E quem tem escola? E quem tem que trabalhar? Galera, essa é a realidade de vocês. Ah, faz integral, tem escola, meu amigo, tu trabalha, tu vai ter que acordar 4 da manhã, estudar antes do trabalho para tu não chegar destruído do trabalho. Ah, Integral, tu
vai ter que estudar com uma disciplina extrema, tu não pode perder tempo nenhum. Então, antes de você me perguntar, e quem estuda integral? Eu te pergunto assim: "Tá, tu estuda integral, tu procrastina? Tu perde tempo, tu estuda integral, tu procrastina, tu perde tempo, tu mexe no Instagram, tu mexe no Rio, tu mexe no YouTube, tu fica de papo sem estudar. Então tu já tem tua resposta. Antes de se preocupar com o cenário perfeito, Fale assim: "Na minha realidade, qual é o tempo que eu tô deixando de destinar pro meu sonho? Qual é o tempo que
eu tô deixando roubarem do meu sonho? Celular, procrastinação, rede social, preguiça de levantar da cama? É isso. Não é sobre você pensar assim: "Ah, mas eu estudo integral, eu não consigo estudar 8 horas por dia. Mas pera aí, você tá estudando uma hora por dia, Você conseguiria 2 horas, 3 horas. É isso. Ah, eu trabalho e tal, tal, tu trabalha. Entendi. Tua rotina, do jeito que tá agora, é uma rotina perfeita, otimizada pro estudo. Então, tu trabalha e tu vai continuar só trabalhando sem fazer medicina, cara. Porque essa é a tua realidade. Você vai ter
que superar essa realidade. Você não vai poder reclamar dela. Você vai ter que na tua realidade, na tua realidade, encontrar onde que tu vai Abrir tempo à força. Várias pessoas aqui na plataforma já fizeram isso. É abrir tempo à força pro teu sonho. Terceiro diagnóstico que eu quero que você faça, diagnóstico comportamental. Então, o segundo foi esse, atenção e profundidade. Você sente que você estuda, porque agora vamos pro próximo nível. Você tá vendo que eu tô na mesma linha narrativa, tudo faz sentido. Você sente que você estuda? Então, vamos lá. É a mesma coisa. Vou
te fazer uma Pergunta aqui para começar. Isso aqui é a mesma coisa estudar 6 horas e estudar 6 horas que tem gente que eu vou pegando todo mundo aqui, tem gente que tava assim: "Ah, eu tô bem, eu estudo 6 horas, estudo 8 horas já." Tá, estudar 6 horas é a mesma coisa que estudar. Tem que se inscrever na Sum, hein? Quem não tá inscrito ainda, entra na Sam que só vai ganhar o MacBook se você tiver mesmo inscrito no meu canal do YouTube. Aqui tem que tá inscrito e Tem que tá inscrito na SAM
também. Mas eu vou te fazer uma pergunta. Estudar 6 horas é a mesma coisa que estudar 6 horas? Ah, Pedro, claro que é. Estudar 6 horas é a mesma coisa que estudar 6 horas. Tem gente que estuda 6 horas assim, ó. Eu não vou nem não vou nem pegar o extremo, né? Não vou nem pegar assim, ah, estuda 6 horas assim. É óbvio que estudar todo encostado não é a mesma coisa, mas tem gente que estuda 6 horas Assim, ó. Ó, pega, faz questão. Essa daqui é isso. Essa aqui é isso. Essa é isso. Como
é que é a resolução? É isso aqui. E tem gente que estuda 6 horas assim, ó. Pá, pá, pá. Tá? Então tem que lembrar que o carbono quando ele é sequestrado da atmosfera, ele entra dentro, não sei que é o nicho dos produtores que faz isso, não sei o que. Tá bom, beleza. Eu tinha errado essa daqui por causa disso. Pera aí, tá? Eu não posso mais falhar nisso. É lembrar que o nicho dos produtores é o nicho que faz a conversão do carbono inorgânico pro carbono orgânico. Isso é por meio da fotossíntese. Perfeito. Pá,
pá, pá, pá. Play na aula. Uhum. Uhum. Pa pa pa pá. É isso, é o nível de atividade mental do teu estudo. Você estuda com o máximo de nível de atividade mental. Porque se você estuda com dobro, com triplo de atividade Mental, com muito mais engajamento, você vai ver que o teu estudo pode render três, quatro, cinco vezes mais do que rende. Aí estamos entendendo por que tem gente, porque que você olha para uma galera aqui, ah, Priscila falou que tirou 176 em um ano de preparação. Ah, falou que foi aprovado em um ano, primeiro
lugar da medicina FRJ. No depoimento dele, tá? Entrei na plataforma SAD, [ __ ] totalmente confuso, tirando 20 e pouco em natureza E ele gabaritou a natureza. [ __ ] o João, ele teve o ano inteiro na plataforma S estudando o tempo inteiro, obsecadamente, com perfeição, sempre estudando o máximo que podia nos dias bons. É adventista, não estudava no sábado. Não estudava no sábado. A Priscila não. A Priscila, ela fazia 4 horas por dia de estudo para tirar 176, Pedro. 4 horas por dia. Tá brincando, ela fazia 4 horas por dia total de estudo para
tirar 17p. Eu não acredito. No final de semana fazia 10, 12 horas. 10, 12 horas. 10 horas no sábado, 12 horas no domingo. Era isso. Olha a diferença que faz. Porque ela já fazia medicina numa particular, mas ela não tava satisfeita com a nota baixa, na média, aquelas coisas, né? Não, nem precisa entrar em detalhes. Falou que era uma faculdade top, absurda. foi paraa medicina USP, passou em primeiro lugar na Médiurgs 4 horas por dia, mas o nível de atividade, de profundidade do Estudo dela era bizarro. Era bizarro. Era bizarro. Então eu também na minha
época, o que eu estudei na minha época era sempre 4, 5 horas por dia quando eu passei pela primeira vez. Mas é o nível de atividade colossal, brutal, absurdo. O que que tá escrito aqui? Tá escrito Medicina USP e média 845, média simples. Aqui tá média 863 na UFRJ, 165 AC. São alunos da plataforma SAD, alunos normais como você. Aqui a gente tá falando de atenção e Profundidade. Isso aqui, atenção e profundidade. Fala isso comigo. Atenção e profundidade. Escreve tudo sem medo. A atenção e a profundidade multiplicam o meu esforço. Você já viu várias pessoas
que tem 4, 5 anos de estudo e o cara ainda é, ó, aparece direto. aparece direto o cara 4, c anos tentando medicina, tá um lixo ainda em matemática básica. Aí tu vê eu passando em um ano, Quando eu decidi passar, eu era o pior aluno da escola em um ano, estudando 4, 5 horas por dia, passei, tirei a vaga de todo mundo e vários alunos aqui é a mesma coisa. Quarto ponto para você se julgar, a tua capacidade de execução de questões, como que você tá sendo nisso? capacidade de execução de questões. Cara, lembra
que eu falei do amadurecimento? Vem aqui comigo. Olha só. Lembra que eu falei do Amadurecimento? Falei: "Cara, amadurecimento, personalidade". Mas eu falei que o qu, cara, teu amadurecimento ele é na prática. É você pegar uma lista de questões e você entender. Não adianta isso. Ah, eu tenho medo da lista, eu não faço a lista, não corrijo meus erros. Cara, o erro, já falei isso outras vezes, o erro ele não é a gente tem que tolerar os erros. Os erros fazem parte do caminho. Os erros são o caminho. Quando você olha para uma lista de Exercícios,
entenda bem, quando você olha para uma lista de exercícios, você tá olhando, ela até desligou, eu não preciso dela. Eu vim aqui só para ficar em pé mesmo, né? Quando você olha para uma lista de exercício, quando você olha para uma lista de erros, já que tá ligado aqui, né? A senha aqui é bem facinha, né? É 0 zer. Eu vim aqui pra gente poder conversar. Eu quero falar com mais amplitude disso Aqui. Quando você olha para uma lista, quando você olha para um simulado, quando você tá diante de uma bateria de questões, vê se
tem cabimento, eu chamar todo mundo pra semana da aprovação medicina Enem, maior evento do Brasil, para eu ficar falando óbvio, a tem que fazer exercício, tem que corrigir. Você quem tá aqui até agora, bicho, tem 15.000 pessoas, estamos mais de 3 horas de live. Quanto tempo de live tem aí? >> 3 horas. >> 3 horas. Al de verdade vocês realmente esperavam que eu fosse falar, tem que fazer lista de exercícios e corrigir os exercícios muito bem e ver a resolução e ver os que você mais teve dúvida e ver os que mais caem e você
fazer de novo e você ver o que que você errou e estudar lá de novo? Isso é óbvio. Isso é o que todo mundo fala. Eu falei isso no início, assim que eu botei aquele método de estudo lá, falei: "Isso aqui é o tradicional". Eu Tô aqui para falar o que ninguém fala, pô. Eu tô aqui para falar o que ninguém fala. Ninguém fala porque ninguém sabe com essa clareza que eu tô passando. O quê? Prova aí então que você vai falar o que ninguém fala. Tá, vou falar o que ninguém fala. A lista que
você enclara muitas vezes como um instrumento de estudo, como uma lista que você tem que fazer, como uma tarefa. É fácil, né? Ai, botar aqui no meu checklist lista. Botar aqui lista. Fazer lista. Tem que fazer Lista. Ela é muito mais do que isso. Quando você olha pra lista usando o ideal do teu amadurecimento, da tua personalidade, você percebe que a lista ela é o palco, ela é o palco do teu amadurecimento. A lista de exercício, ela é a oportunidade de você testar tua tolerância ao erro, tua capacidade de resiliência de ir até o fim,
de enfrentar aqueles erros, de ir atrás do que precisa. Mas é é isso, ó. Ouviram esse barulho? Não sei se pegou No áudio, né? Fez um barulho super. Alguém ouviu aí o barulho? Confirma bem no chat. Deu para eles ouvirem o barulho? Sim. >> Parece o barulho do Silvio Santos, né? Fez um barulho aqui de baú da felicidade, né? De peão do Eu Parece um barulho desse tipo, né? Mas oi. Ela vai rodando e vai ganhando. Vai rodando. Peão. Vem para cá. Olha só essa lista aqui. Deu para ouvir, né? Que bom que a minha
piada fez sentido, né? que se não Tivesse dado para ouvir o barulho, não faria sentido. A lista é o palco do teu amadurecimento. Tem muita gente que quer passar o dia todo. Então vocês estão vendo como que eu tô destrinchando o que que é a carga horária de estudo, né? Primeiro eu comecei falando assim: "Cara, tem que ter energia para estudar. Vê se tu me acompanhou". Eu comecei falando o quê? Tem que ter energia para estudar, não foi? Tem que ter energia para estudar. Depois eu falei assim: "Tem que estudar muito, volume de estudo." Depois
eu falei, "Tem que estudar com atenção e com atividade mental". Depois eu falei, você tem que ter capacidade de execução de lista de exercício, porque tem muita gente que vai se escondendo. Não, eu estudo 6, 8 horas por dia assistindo aula na tranquilidade. Tem que se botar no palco para testar. A lista é o palco da tua ação, é o palco da tua preparação. Ela não é, não pode ficar só Na lista, não pode ficar só na aula, mas quando tiver fazendo uma lista, é ali que tu realmente tem que estressar a tua caneta, é
ali que tu realmente tem que testar a tua capacidade de adrenalina. Então a lista ela é isso. Vendo a lista desse jeito, você percebe, fica muito mais fácil de você progredir, de você ter a tua execução. Agora, quando você olha aqui pro quinto ponto que eu quero que você se julgue, é a tua capacidade, capacidade De manipulação dos erros. O erro, eu já disse, o erro, ele, isso aqui é uma continuidade do quinto ponto. Tem muita gente que passa o tempo inteiro se escondendo dos erros. A pessoa fica, ah, eu não, meus erros, eu tô
errando essa matéria. Você sabe quando você passa o ano inteiro se escondendo das matérias que você tem dificuldade? É isso. É isso. O ano inteiro se escondendo das matérias que você tem dificuldade. Bicho, tem que Enfrentar o erro. O erro, quando você erra, ele marca teu cérebro. E quando ele marca teu cérebro, você tem a oportunidade de colocar o conteúdo certo lá. E isso faz você progredir muito. Ponto seis, pra gente acelerar. Magnanimidade. O que que é magnanimidade? Olha essa palavra. Magnanimidade. Estamos fazendo o que? O quê? O que que estamos fazendo aqui? Um diagnóstico
comportamental de estudo. Você já sabe Quais são as verticais do auto desempenho que você tem que desenvolver. Você já sabe isso. Você sabe agora o quê? Que que você tem que olhar que tá impedindo você de desenvolver esses verticais? Tudo isso aqui, se não tiver bom, impede o desenvolvimento daquilo ali. Magnanimidade. O que que é magnanimidade? Vem pro quadro comigo que isso aqui vale a pena, tá bom? Que palavra é essa? Mas que palavra Interessante, né? Magnanimidade. Magnanimidade é uma palavra que pouquíssima gente conhece e não tem um professor da internet inteira, do YouTube, do
nicho Enem, de nicho fez. Um professor que já usou essa palavra até hoje, nenhum usa. Não deve ter um registro de um único uso dessa palavra por algum professor. Ai Pedro, mas por que está dizendo isso? Porque é uma palavra tão poderosa. A magnanimidade é uma palavra tão Poderosa, tão incrível. E quando você não conhece a palavra, você também perde acesso ao que ela significa. Se você não puder falar a palavra não, tu não consegue mais usar o impacto do não, não consegue negar as coisas pros outros. E se tu não conhece a palavra magnanimidade,
porque nenhum professor usa essa palavra? O que que é o discurso motivacional do Vamos lá, precisa de motivação, precisa de disciplina? Precisa, todo mundo precisa. Qual é o Repertório? Me conta qual o repertório de discurso motivacional que os professores eh normais da internet t. É falar o que tá na moda. Acredite nos seus sonhos, não sei quê. Aí os mais modernos já falam a mesma coisa que tá saindo aí já. Ah, dopamina. Ai, você tem que ter cuidado por causa da dopamina do seu cérebro, dos neurotransmissores, do não sei quê, quer tirar a onda, falando
de dopamina, de jejum de dopamina, de detox. É, é isso. Mas isso aqui que é Poderoso de verdade, você sabe o que que a palavra magnanimidade? A magnanimidade ela é a virtude daquele, ela ela é uma virtude, tá? Uma virtude, ou seja, uma disposição habitual pro bem que você tem que ter. E ela é a virtude daquele que busca coisas maiores, mas não é no sentido de, ah, eu também ah, então eu sou, eu também quero sempre crescer, eu quero sempre quar mais dinheiro, eu tô sempre querendo melhorar, tô sempre buscando evolução. Não é isso
não, pô. A magnanimidade é aquele que ele busca desafios mais grandiosos, não para ele lucrar com aquilo, ah, é porque eu vou ganhar mais, é porque ele gosta da dignidade, ele gosta da virtude que aquilo traz, ele gosta, ele sente que ele tá fazendo certo, que ele tá no lugar certo. O magnânimo ele busca o alto porque ele sabe que é ali que a vida dele acontece, é ali que ele se desenvolve na Plenitude. O magnânimo não não é não confunda a magnanimidade com ambição. Ah, o ambicioso ele vai atrás sempre demais. Não, o magnânimo
ele se lança a desafios nobres. E a magnanimidade no estudo é você saber que é teu papel ir atrás das questões difíceis, ir atrás do teu crescimento intelectual. Isso é magnanimidade no estudo. É você saber que é teu papel, é onde tua vida vai se realizar, é onde você vai ser mais digno, é onde você vai ser melhor. Não Melhor, melhor, você vai ser melhor porque você vai ser mais elevado. Você vai est realizando a tua vocação ali, vai tá realmente vivendo com profundidade. Não, ah, é para ir bem na prova, isso é consequência. Você
fala: "É o certo, é para isso que eu fui criado. Eu sou capaz. Eu sou uma criatura dotada de inteligência e eu não aceito a mediocridade de ficar o ano todo só estudando razão e proporção, porque tem Função de segundo grau, tem função exponencial, tem função logarítmica. Eu vou para cima disso. A magnanimidade é a mesma coisa que o brio? Não, não é a mesma coisa que o BRI. O BRI ele é interessante, ele é bom, mas o BRI ele vem disso. É de você olhar e falar assim: "Se alguém consegue aprender isso, por que
não eu?" Isso é o BR. Se alguém consegue, eu também consigo. Se um ser humano é capaz, eu também sou. Eu me respeito, eu tenho bri. É isso. A Magnanimidade é muito superior. O brio não é uma virtude. O brio ele é um adjetivo, é uma característica. A magnanimidade é a virtude daquele que ele se alça a voos superiores, que ele olha pra montanha e ele vai. Mas por quê? Porque alguém já conseguiu, ele também tem que conseguir. Não, porque é bom, é justo, é digno, é o certo, é o que ele pode fazer para
usar da melhor forma seu potencial, suas habilidades. É justo, é o esperado dele Por Deus, pela sociedade, por quem você quiser que seja o próprio, o próprio julgamento moral dele. Ele fala: "Eu preciso, eu devo, eu não, eu vou além da mediocridade, eu eu quero eu quero a maior grandeza possível". Não para me engrandecer e para me firular e para ficar jogando confete em mim mesmo, mas porque as pessoas contam comigo, porque eu posso ser melhor pr as pessoas, pra sociedade, pra minha família e para todos. Isso é a magnanimidade. Pergunto para tu, tem sido
magnânimo no teu estudo ou você tá tentando sempre o caminho mais fácil, tentando sempre fugir, tentando sempre ficar no confortável, tentando sempre ficar no medíocre. O contrário do magnânimo, eu tô perdendo de cabeça, é o pusilânime, é o tíbio, é o que quer ficar encolhido, é o que quer ficar sem a disposição certa pro combate. E o magnânimo, eu era magnânimo em 2018, não sou o senhor da Magnânimidade, mas eu era magnânimo. Eu era magnânimo. Em 2018 eu queria, eu falar, cara, eu quero porque eu quero. Eu quero ser bom. Eu posso ser bom. É
melhor assim. Eu contribuo mais pra sociedade assim. Eu quero o topo, eu quero o melhor. Não porque ai ganhar mais dinheiro, não, entendeu? É, eu tô tentando separar o discurso, não é sobre ai prosperidade, é, não é isso. E o sétimo ponto, o sétimo ponto é fantástico, é tração. Tração é você viver cada vez mais. É tração e flow. Tração e flow é o sétimo diagnóstico comportamental. Quem faz tudo certo ganha tração. Eu venho fazendo tudo certo como professor da internet. Eu venho aprovando cada vez mais pessoas na plataforma SAD. Eu venho impactando a vida
dos alunos cada vez mais. Se você chegou até aqui, saiba, você foi inserido. Eu quero falar uma coisa muito séria com você agora. Você foi inserido Aqui, ó, num ecossistema. Você entrou aqui dentro. Você entrou aqui na Sum. É um ecossistema muito maior do que você pensa, tá bom? da Sam, você vai vindo aqui pro YouTube e muitas pessoas depois de você, depois do YouTube, elas vão para um lugar, elas vão paraa plataforma SAD. Dentro da plataforma SAD saem aprovados em medicina de altíssimo nível, independente do que tu for fazer, se a plataforma SAD ou
não, daqui também sai aprovado em medicina, daqui também Sai aprovado em medicina. Você entrou dentro de um ecossistema educacional que é o meu. Por que que esse ecossistema tá cada vez maior? Porque eu tô ganhando tração. Por que que eu tô ganhando tração? Porque eu tô fazendo tudo certo. Eu tô dando as melhores aulas da minha vida. Eu tô cada vez mais inteligente. Eu continuo passando em medicina todo ano e eu estou aprovando cada vez mais alunos em medicina. Eu crio conteúdo com consistência. Eu fico cada vez mais Especializado. Eu leio, aumento o meu repertório,
aumento minha capacidade de encantar as pessoas. Eu aumento minha capacidade de transformar a vida das pessoas. E éí por isso que você vê eu fazendo o maior evento de todos. O que que é tração? No teu caso, quando você tá estudando muito certo, quando você tá estudando muito bem, você começa a ter um estudo tracionado, um estudo que fica cada vez melhor, um estudo que fica cada vez mais rápido, seu resultado fica cada Vez melhor. Por que que você não ganha atração muitas vezes, além de que você não faz nada disso, você sabe qual o
contrário da atração? Adivinha qual que é o contrário da atração? Por que que tu não ganha atração? Porque quem faz tudo certo ganharação. O estudo do cara fica cada vez melhor. Ele vira um especialista cada vez maior em estudar. Muitas vezes isso não acontece contigo porque existe uma coisa chamada distração. Olha o nome, distração. Você perde tração, se distrai com preocupação, com ansiedade, com perda de foco, com ficar pensando em um monte de coisa, com ficar se distraindo. É distração, rouba tua atração. Por isso que tu sente que tu nunca engata violentamente no teu estudo.
Você ficou aqui até até agora, isso aqui tu tá vendo a atração que te dá, como que tu fica, [ __ ] tu fica ativado, tu fica bem para estudar, tu Fala: "Mano, já sei o que fazer. Amanhã é o terceiro dia, a gente vai estar aqui 7:7 da noite, vou te entregar o cronograma, vou te entregar o sistema supremo de preparação, sendo que 10:07 a gente já tem aqui oficina de linguagens e 2:07 da tarde a gente tem oficina de matemática. Dependendo do engajamento pode ficar salvo. Agora o foco é amanhã 77 de noite,
que é o sistema supremo de preparação. Eu te pergunto, por que que tu não ganha tração? Porque tem muita Distração. Eu não tô aqui para te distrair, eu tô aqui para te tracionar. Por isso que você veio aqui, por isso que você veio na semana da aprovação medicina Enem. Esse foi o segundo dia do maior evento educacional da história do Brasil, do maior evento de preparação para medicina do Brasil, ministrado por aquele que sim se considera o maior especialista em aprovação para medicina, preparação para medicina e curso de auto Desempenho do Brasil, também se considera
o professor mais didático do Brasil. E a única coisa que salva esse esse cara de ser um louco é que tem uma legião de loucos atrás dele. E essa legião de loucos continua dizendo que ele é mesmo professor mais didático do Brasil e que ele também é o maior especialista em preparação. Se não fossem vocês, eu seria louco mesmo. Se não fossem vocês aqui, eu estaria falando sozinho porque eu sou o melhor Do Brasil. Mas tem essa multidão incrível que não me deixa mentir. Então a live inteira, eu sou energético, eu dou esporro, mas para
vocês que ficaram aqui até agora, eu quero dizer do fundo do meu coração, com toda a minha sinceridade do mundo, eu tô falando isso de verdade. Eu juro pela minha vida, vocês que ficaram aqui até agora, eu sinto muita felicidade por vocês. Vocês são realmente diferenciados, porque uma live de 3 horas e pouca com Essa densidade não é para qualquer um. E eu lembro às vezes que é é esse o objetivo do meu trabalho. É bom ganhar dinheiro, é bom ter muito impacto. Sim, é bom, mas também é muito bom ver que tem muitas pessoas
que chegam para mim e elas são profundamente sinceras e dizem: "Pedro, você me ajudou muito, você mudou muito minha vida. Foi muito boa SAM, foi muito bom as aulas. Eu tive com você esses dias todos e foi muito bom isso para mim. Realmente eh, não é que eu me Emocione com isso todo dia, eu não vou mentir, que eu não vou dizer que, cara, eu vivo emocionado com isso, eu não vivo. Para ser sincero, eu não lembro muito disso. As pessoas ficam todo dia me mandando comentários. Você vê que meus vídeos, eles crescem muito comentário,
mais de 1000 comentários pro vídeo. E eu aprendi a não me importar. Eu só vou vendo assim os comentários: "Pedro, você mudou minha vida". Fala: "Ótimo, parabéns, valeu, ótimo, Perfeito, obrigado, Pedro, passei n sei aqui". Medicina, falou: "Cara, sensacional, beleza, eu nunca paro para me emocionar com isso, mas quando eu penso, eu falo: "Cara, tem pessoas de verdade que estão aqui e estão se sentindo muito bem, estão mudando de vida. Meu trabalho realmente gera impacto e no fundo isso é o mais importante. Obrigado a todos. Essa foi o segundo dia da Sam. Eu vejo vocês
amanhã ou 10:07 da Manhã pra nossa live de linguagem que vai ter ou 2:07 pra nossa live de matemática. Mas com certeza absoluto, eu vejo todos vocês amanhã às 7:7 da noite pro nosso terceiro dia, o sistema supremo de preparação. E aguardem novidades muito empolgantes. Obrigado, galera. Fiquem com Deus. Deus abençoe a noite de vocês. Ciao Oh. เ เฮ Ah. Ah. Ah. Ah.