E aí [Música] bom então a sistematização do trabalho né de fato aí qualquer o passo a passo então do trabalho do professor no ensino superior né então antes de tudo venho planejamento planejamento ele é importantíssimo todos esses Passos São pessoal e muitas vezes o que acontece é que os professores enxergam esses Passos como burocracia e sem a papelada que eu tenho que preencher eu queria mesmo só na minha aula e beleza todo mundo queria mas se você leva a sério essa papelada se você leva a sério né esse passo a passo você consegue de fato
planejar o seu trabalho de uma maneira muito mais eficaz então Segredos não é tratar como burocracia mas tratar como passo a passo para que seu trabalho seja um trabalho bem feito certo então o primeiro de tudo é o planejamento né e para que você faça um bom planejamento é importante que você tenha consciência disse que a gente acabou de falar né do contexto social em que a instituição onde você vai trabalhar tá inserido Então quem serão os meus a E então é possível que eu faço um planejamento antes de conhecer totalmente os meus alunos você
pode fazer um pré-planejamento né referente à disciplina os livros que você quer trabalhar aos autores que são os autores que estão relacionados ao conteúdo que você vai ensinar agora o verdadeiro planejamento você só faz a partir do momento que você tem contato com seus alunos que você vai saber que qual é a faixa etária deles qual é o contexto econômico né de cada um deles qual o contexto social e aí você vai o tempo todo revisitando esse seu planejamento né então esse passo a passo aqui por mais que ele esteja aqui esquematizado ele tem que
ser revisto o tempo todo o tempo todo você volta e Rê visita Esse passo a passo né porque as circunstâncias na prática elas mudam e você precisa adequar o seu planejamento o seu esquema de trabalho a segunda que você precisa ter muito claro seu objetivo com o ensino daquela disciplina isso precisa estar Claro para o aluno o tempo todo né Não só está claro para você mas principalmente estar Claro para o aluno porque você está estudando isso Qual é o objetivo mede você aprender isso quais são as aplicações disso na sua vivência prática né então
o objetivo do estudo dessa disciplina precisa ficar muito claro a metodologia de ensino e os recursos que você vai utilizar muito importante também já tá comprovado aqui pra te ocorra aprendizado é esse assunto esse mesmo com teu tem que ser apresentado de diversas maneiras né cada pessoa aprende de um jeito cada indivíduo tem as suas particularidades né então você não pode ter só um método de ensino se você tem um só um método de Ensino você tá privilegiando só um pedaço da sua sala de aula você não tá privilegiando toda a sua sala de aula
então e para sua metodologia de ensino é muito importante planejar a sua metodologia de ensino de acordo com o conhecimento de quem são os seus alunos é muito importante né hoje em dia nós temos a inúmeros recursos à nossa disposição né e a gente precisa ter mais do que conhecimento digital a gente precisa ter esse pensar digital né para que a sua aula realmente faça sentido para esse indivíduo que tá dentro dessa sociedade digital Avaliação pessoal avaliação é algo que eu acredito que ainda tem que avançar muito na nosso país né antes a avaliação aqui
no nosso país se chamava exame e se tratava apenas de uma prova então era uma prova que o aluno fazia lá no final descobrisse tinha aprendido né suja esse esse conceito de avaliação por um estudioso lá dos Estados Unidos e ele começa a defender então que a avaliação da aprendizagem é um processo né que não e num dia só você não vai avaliar num dia só que o aluno aprendeu dentro de um semestre inteiro e o que que fizeram o Brasil então sério essa palavra por Brasil e mudar o nome da de exame para avaliação
então agora a prova chama avaliação e tá resolvido o problema só que não tá né gente então avaliar não é só dar uma prova e a gente vê muito nos planejamento dos professores escrito assim avaliação processual processual e continua ótimo mas o que que significa o quê que de fato você tá fazendo para que a sua avaliação seja processual e seja contínua né então a gente precisa compreender que a avaliação também é um passo do processo de aprendizagem não é mesmo que seja uma prova essa prova precisa fazer o aluno refletir precisa fazer o aluno
questionar precisa ser parte do processo de aprendizagem do aluno tecnologia da informação e comunicação o bunda era daí e da tecnologia mudou completamente o cenário da Educação do ponto de vista de profissionais com os avanços das tecnologias é possível que os educadores ampliem a relação ensino-aprendizagem fazendo uso de recursos que diminuam as barreiras físicas e do tempo em do Além da sala de aula convencional então a gente teve um período em que os professores estavam enxergando o celular como uma barreira para sala de aula né muitos estados inclusive é criaram leis para impedir a utilização
do celular na sala de aula e eu queria trazer aqui uma reflexão para vocês quando a bateria do seu celular tá acabando como é que você fala a bateria do meu celular tá acabando ou você fala minha bateria tá acabando maior parte das pessoas fala a minha bateria tá acabando não é verdade é isso significa o quê que as pessoas já enxergam o celular com uma extensão de si mesmo aquilo ali não é o aparelho aquilo ali é você no meio digital certo então você que a barrar esse dentro da sala de aula e você
barrar uma nova realidade as pessoas estão conectadas o tempo todo você não pode enxergar isso como empecilho para que o aprendizado aconteça na sua aula pelo contrário você precisa pensar em maneiras de incluir o celular dentro da sua prática pedagógica certo então barrar é isso ainda mais se tratando o ensino superior né é desconsiderar a realidade das pessoas que estão conectadas o tempo todo né então se a gente a gente não precisa levar em consideração contexto social econômico cultural das pessoas o contexto das pessoas agora tem um celular e a gente precisa levar isso em
consideração certo então existem pessoal e números aplicativos educacionais e números aplicativos que auxiliam na prática da sala de aula eu posso citar alguns para vocês como por exemplo carro ti né que ele é um quis que você monta Você pode você monta o que você pode utilizar aí né o assunto que você quiser é uma forma didática pedagógica né o game ficar são que a gente pode utilizar como se for por exemplo introduzir o assunto existe o plickers que é um aplicativo muito bacana também para você usar o celular para dar respostas rápidas e você
consegue ter um gráfico dessas respostas assim no segundo um segundo Você sabe quantos por cento da turma tá sabendo Quantos por cento não tá sabendo Então é isso é dinamizar né E quando a gente fala em uso das tecnologias é de realmente terão um pensar digital não é trazer aquela sua aula aquela velha é metodologia e aplicar aqui projetar a imagem no telão e pronto isso não é ser digital é ter se pensar digital é ter se pensar não linear né é buscar sair dessa linearidade imposta aí por essa política e industrial dessa sociedade Industrial
que nos mudou que nos formou que nos ensinou que o certo era sentarmos em fileiras olharmos para frente né então é cada vez mais a criatividade não é mediar projetos que prezem pela integração entre os estudantes projetos que prezem pelo trabalho em grupo pelo trabalho diverso né criar grupos que são diversos que vão trabalhar entre sim que vão realizar trocas de conhecimento que vão realizar trocas culturais e você Professor como mediador desse processo né o celular possibilita que a pessoa tem a informação ali na palma da mão dela né E aí o que ela vai
fazer com essa informação é esse o seu papel professor né é de dizer que o aluno que ele vai fazer com essa informação estarei na palma da mão dele né E quando a gente fala de Tecnologia da Informação nós estamos falando apenas do celular né Mas ele é o que tá mais presente no nosso dia a dia e a consolidação do EAD para gente finalizar aqui o nosso conteúdo da nossa aula de hoje pessoal o é a de ele foi né durante um tempo Mal visto pelas pessoas né As pessoas sempre estavam com e a
qualidade do ensino presencial com a qualidade do ensino EAD eu acho que esse caminho ele tá cada vez mais perto de um dia acabar isso não existe mais nós estamos aqui nesse momento né através do AD e as pessoas cada vez estão mais digitais estão mais conectados estão mudando a forma como elas consomem produtos como ela assistem produtos tão educação vai passar por esse processo dessa transformação também consolidando Esse é a de que já existe há tanto tempo no Brasil né o jeito como consumimos nos dias de hoje mudou a forma como nos comunicamos E
pedimos comida investimos solicitamos serviços de transporte etc não é mais a mesma como anos atrás nós temos o auxílio da tecnologia para quase tudo que fazemos um segmento que mudou muito de uns tempos para cá por conta dos avanços tecnológicos foi o da educação a modalidade a distância a chamada EAD é a que mais cresce bom então é onde também é o setor que mais dá oportunidades para o profissional que possua a pós graduação apenas no Lato Sensu né normalmente as Universidades presenciais pedem o especialização estrito senso mas a as Universidades EAD aceitam um número
maior de profissionais com apenas a pós-graduação Lato Sensu né então é nesse setor que provavelmente vai tal mas é o número de oportunidades profissional para você que está buscando essa capacitação então entender que é a de ele precisa ser pensado de uma forma diferente né ele precisa ter um planejamento diferente porque muitas vezes você não vai ter contato direto com seus alunos Então você precisa pensar de uma maneira mais Ampla né Você precisa fazer seu planejamento considerando diversas realidades diversas estruturas sociais Diferentes né E sua aula precisa ir abranger a todos esses contextos que podem
né ter acesso e a partir do Edi certo pessoal por hoje é só né segue aqui meu contato minhas redes sociais estou à disposição de vocês porque vocês precisarem qualquer dúvida qualquer debate que vocês queiram fazer até a