Esse é o ANCAPS e nós vamos falar agora sobre a MP do Lula que vai aumentar sua conta de luz, tá? É o MP do Lula. O Lula tá fazendo uma medida provisória que o pessoal tá dizendo aqui que olha que maravilha, vai exentar 60 milhões de pessoas da conta de luz.
É verdade, vai exentar o pessoal mais pobre da conta de luz, mas quem vai pagar é o pessoal que consome mais. Você que mora em cidade no Brasil, você vai pagar mais caro na sua energia para garantir a a isenção dos pobres. E o pior, muitos desses pobres que é porque e quem é que vai ter isenção, quem gasta menos de 80 kWh, tipicamente é o pessoal que faz gato, tá?
Então, ou seja, isso aqui você pode chamar de bolsa gato do Lula. Quem tem gato agora vai ficar isento, olha que coisa. E as pessoas que pagam conta de luz vão pagar mais caro.
Parabéns, faz o L essa notícia. Mas tem coisa boa, tem coisa boa nisso aqui. Eh, também ele vai efetivar o livre mercado de energia, que na verdade já vem do Bolsonaro essa história, tá?
já tava pronta desde a época do Bolsonaro isso, mas ele confirma a operacionalização do livre mercado de energia em 2028. Ou seja, eu vou poder me livrar da light, meu amigo. Vou, eu pago 10 vezes mais caro energia, não me importo.
Eu só não quero ter contato com a Light. E vamos ver. Tomara.
2028 vai ser o ano. Essa notícia foi sugerida por Jaiminho para presidente Peter não dá Bom Dia e várias outras pessoas. Obrigado aí ao pessoal que sugeriu notícia lá no nosso site novisonberibertária.
com e obrigado a você que tá assistindo o nosso vídeo. Se você gosta do nosso conteúdo, por favor, deixa o seu like, se inscreva aqui no canal, né? Pois bem, o governo prepara um grande evento para anunciar o aumento da sua conta de luz.
Olha só, a não ser que você faça gato, se você faz gato, você vai ter isenção, ou se você é muito pobre, também você vai ter isenção. Ter isenção pro pessoal que é muito pobre, ok, eu acho que até válido, mas no final das contas você tem um problema com isso daí, né? Porque a energia tem que vir de algum lugar e aí você vai estar sacrificando o pessoal que não é tão pobre assim, mas é pobre também, porque vai, todo mundo tem que pagar, vai gerar um custo enorme.
Aqui, ó, eh, consumidores que consumam até 80 kWh por mês, ou seja, você não pode ter uma geladeira. Se tiver uma geladeira, acabou, já deu mais do que isso. A geladeira já gasta mais do que 80 kWh por mês.
Você tem uma geladeira em casa, você vai pagar mais caro na energia elétrica. Pronto, saiba disso. Então, ou seja, é só mesmo o pessoal que gasta muito pouco.
E que que s quem são essas pessoas que tm menos do que uma geladeira de energia elétrica? Bom, eu imagino que tenha muita gente que realmente seja muito pobre, né? Infelizmente, né?
Geladeira é um luxo no Brasil, meu amigo. Se você acha que não, é um luxo no Brasil. Tem muita gente que não tem nenhuma geladeira em casa.
Mas é muita gente que faz gato também, sabe? Que quando você faz gato, né? você gasta menos de 80 kWh então no final das contas é é é é casa de é casa de veraneio.
A pessoa fica viajando o o só vai na casa de veraneio uma vez por ano, acaba gastando pouco, né? Quando pega a média mensal ali, acaba pagando pouco, né? Então, ou seja, na verdade a gente vai estar subsidiando casas de veraneio e pessoas que fazem gato.
É bolsa casa de veraneio e bolsa gato. E que talvez vai ajudar algumas pessoas pobres também, né? Mas vai, principalmente, vai aumentar o custo para todo mundo.
Eu acho muito engraçado como é que na Infomes tentam esconder isso daqui. Olha só, olha como é que eles falam aqui, ó. A medida provisória tem três eixos principais.
Tem três coisas principais nessa medida provisória. O primeiro é diminuir o custo da conta de luz pra família mais pobre. Então o primeiro eixo ele fala, não é para diminuir o preço.
É isso que a gente vai fazer, vai diminuir o preço de quem é mais pobre, né? E e não necessariamente, como eu falei, vai diminuir o preço de quem eh eh faz gato de luz e vai diminuir o preço de casa de rianeio, né? O segundo, reorganiza o setor para cobrir os custos dos grupos vulneráveis.
Que que você acha que essa reorganização do reorganizar o setor, entendeu? Vai ter um prejuízo, porque, né, esse pessoal não vai pagar mais e alguém tem que pagar, né? Que que você acha que é essa reorganização, cara?
Esse pessoal é é muito hipócrita. Que que pariu, que que vergonha. Não dá vergonha.
Esse jornalista não fica com a cara vermelha na hora de escrever uma dessa? Reganiza o setor para cobrir o Não aumenta o preço da conta de luz das outras pessoas. É óbvio.
Vamos todos nós. Se você tem uma geladeira, uma geladeira em casa, você tem que vai aumentar sua conta de luz para pagar a conta de quem faz gato e não tem geladeira em casa ou ou que botou a geladeira no gato de forma que não cobre isso, né? Aqui, ó.
Eh, eh, o terceiro, ah, o terceiro ponto é interessante. O terceiro ponto é o que eu gostei. O terceiro oferece a possibilidade de escolha do fornecedor de energia para todos os consumidores.
A verdade é que o livro Mercado de Energia Elétrica já vem desde a época do Bolsonaro, tá? Já tinha medidas provisórias para isso, já tinha leis para isso, né? E entraria mesmo em vigor agora.
Mas de qualquer forma é bom ver que isso daqui tá sendo confirmado pelo governo Lula a partir de 2028. O que que é o livre mercado de energia elétrica? Você, isso já existe no mundo inteiro, tá?
No primeiro mundo, todo mundo faz assim, só aqui no Brasil que a gente não é obrigado a comprar de empresas maioristas como a Light, como eh eh eh Enel lá em São Paulo e outras empresas distribuidoras, né? Como é que funciona isso? Você pode escolher de quem que você quer comprar a energia elétrica, tá?
Então a empresa distribuidora, ela passa a ser só isso, ela fornece a distribuição. Vai ter uma uma parte da sua conta que vai vir a distribuidora. No meu caso, eu ainda vou ter que pagar alguma coisa paraa Light, porque a Light é distribuidora aqui do Rio de Janeiro.
Eu tenho casos antigos aí com a Light de briga com eles aí por outros assuntos. Eu não gosto do atendimento deles, eu não gosto da forma como a Light se porta como monopolista aqui no mercado. E falta luz no meu apartamento aqui de vez em quando.
Eu passo um aperto danado aqui porque eu moro num lugar bom aqui no Rio de Janeiro, na zona sul e e no entanto tem falta de luz o tempo todo por culpa da Light aqui. É uma coisa impressionante, cara. É, é realmente impressionante a a falta de qualidade deles, né?
Infelizmente eu não tenho como substituir a Light porque é um monopólio. É um absurdo isso. E tinha que ter mais de uma distribuidora de energia, né?
O pessoal fica com esse papo de que ai e eh monopólio natural, não faz sentido ter dois cabos. Por que não, pô? Bota dois cabos, bota dois postes, bota duas coisas, qual o problema, né?
E e bota isso e aí você escolhe de quem que você vai comprar energia elétrica. Pô, eu não compraria da Light de jeito nenhum. E assim, pelo menos, pelo menos a geração da energia você paga, né?
Porque você sabe, a o mercado de energia elétrica tem três partes. A geração, que são as usinas hidrelétricas ou termoelétricas e coisa e tal, a a transmissão que é das usinas até chegar na cidade e a distribuição que é da cidade até chegar na sua casa. A distribuição e a transmissão não tem muito como alterar porque, né, você tá num lugar específico, a fonte de energia tá num lugar específico.
Essa isso aí é uma fica uma taxa em cima disso daí. Mas o grosso do valor da energia elétrica é a geração. E aí você pode escolher a geração.
Você pode também, por exemplo, se você é uma pessoa verde, você não quer que use energia de termoelétricas, você pode pagar um pouco mais caro e e comprar energia elétrica só de produtores que produzem energia eh eh renovável, né, e eólica ou solar e coisa e tal. Enfim, é uma coisa positiva isso daqui. Acho um negócio interessante.
O o livre mercado de energia elétrica é assim no mundo todo. Em todo mundo se usa esse tipo de coisa de livre mercado. Aqui no Brasil demorou a acontecer isso.
Eu acho que tinha que ter livre mercado de distribuição também, mas em todo caso já é um um primeiro passo isso daqui, né? Essa é a parte boa da coisa. Agora a outra, cara, olha a cara de pau.
Reganiza o setor para cobrir o desconto. É, ou seja, bota no cu de que tem quem tem geladeira. Quem tem geladeira já vai pagar mais caro, né?
Aqui, ó. A isenção terá um custo aproximado de 3,6 bilhões anuais. Aí o repórter fala aqui, ó, não.
E esse valor será pago, por exemplo, com a inclusão de consumidores de alta tensão no rateio das contas de usinas nucleares angra 1 e angra 2. Ou seja, ele tá ele tá querendo dizer que ele tá fingindo que é só gente muito rica que vai pagar. Não, todos os outros, né?
Todo mundo que que recebe energia elétrica vai pagar mais caro por conta desse desconto para quem de novo, bolsa casa de veraneio, bolsa gato, né? Quem faz gato vai ser privilegiado aqui no Brasil e quem tem casa de veraneio, porque 80 W por mês, você tem uma geladeira que você usa, acabou, já não dá mais isso, né? Então aqui reforma do do setor propõe modernização, mas há riscos, né?
Entre as medidas está a oferta de subsídio para 60 milhões de brasileiros, enquanto a fatura cai na conta da outra parcela da sociedade. Olha só, nós somos 200 milhões de brasileiros, né? Então, 60 milhões vão ser isentos, os outros 140 milhões vão pagar mais caro.
Ou seja, é basicamente a mesma coisa e eh do outro lado, piorando para mais gente até do que tá ajudando no final das contas, né? Enfim, um absurdo esse tipo de coisa, mas tem a coisa positiva que é o livre mercado de energia elétrica. Isso é uma coisa positiva.
Só a partir de 2028, isso é um problema, porque já seria a partir de 2026, tá? O Lula tá adiando, na verdade, essa essa esse mercado de livre de eh livre mercado de energia, mas não deixa de ser uma coisa positiva no final das contas, né? Bom, o a questão toda é que o Lula tá mais uma vez tentando ganhar popularidade, né?
Essa medida aqui é mais uma das medidas dele de dar dinheiro pro pobre aqui, ó. Ah, o Lula votou com com um monte de coisa agora na ideia. Ele ele diz que vai dar eh eh conceder gratuidade de energia para 60 milhões de inscritos no CAD único.
Eh, ah ah, então pera aí. Então não é menos de 80 kW, né? Aqui, ó.
Essas, a partir de junho, essas famílias não pagarão a conta de energia elétrica se tiverem consumo de 120 kWh por mês. Então aqui já tá falando um número diferente. Tem que ver agora qual vai ser realmente a a medida provisória para ver o que que vai encaixar nisso daí.
Mas de novo, se é maior o consumo, vai ser mais caro pro pessoal que tá pagando, né? Eh, eh, aqui, ó, aqui, ó, prevê que a conta da BNS virá para um aumento de 1,5% na conta dos demais consumidores e pelo corte de benefícios eh concedidos a consumidores de energia eólica e solar. Então, ou seja, vai piorar para um monte de gente no final das contas, vai piorar para todo mundo para pro Lula tentar ajudar algumas pessoas, né?
Aí ele fala aqui também sobre ainda vai ter mais coisa aqui, vai ter o Vale Gás, vai ter o Vale Botijão, vai lançar crédito Pix. Você pode fazer crédito Pix como garantia. Eu tô fazendo um outro vídeo também falando sobre essa ideia do Lula de fazer empréstimo, empréstimo, empréstimo, empréstimo, dar empréstimo para todo mundo, sendo que ele tá fazendo isso no momento que a taxa de juros tá altíssima, ou seja, ele tá prejudicando os mais pobres e ajudando os banqueiros, né?
E mais crédito aqui que o Lula quer fazer, né? Enfim, um monte de coisa que o Lula tá fazendo para tentar dar dinheiro pras pessoas para ver se consegue ganhar a popularidade delas. O que ele não percebe é que ele perde popularidade com isso.
Por que que ele perde popularidade? quando ele joga tanto dinheiro no mercado, aumenta a inflação. O grande problema que todo mundo tem com o Lula é ver que essas medidas são medidas inefetivas e no final das contas, mesmo que uma pessoa ou outra seja beneficiada, todo mundo perde na inflação.
No final das contas, é isso que tá acontecendo. O essa essa tentativa do Lula de comprar votos com essas medidas populistas tá dando para trás, porque as pessoas estão estão sentindo muito mais a inflação que vem disso do que um eventual benefício que recebem desse tipo de coisa, né? E mesmo quem recebe o benefício já sacou que não precisa votar no Lula porque sabe que eh eh o benefício vai continuar, né?
Até antes do Lula sair da da Dilma ter o impeachment dela, o PT sempre falava que não, se sair o PT e entrar outro partido, vai acabar o Bolsa Família, vai acabar os benefícios e aí muita gente com medo de perder o Bolsa Família e coisa e tal, acabava realmente não votando em outro candidato. Agora ele não tem como falar mais isso porque com o governo Bolsonaro não só o Bolsa Família ficou como aumentou. Então, ou seja, como o contrário, né?
pode aumentar o Bolsa Família, pode aumentar as eh e a renda dessas pessoas. Então, o Lula agora perdeu esse negócio. Ah, ele pode dar um monte de benefício pros pobres, pode, mas o pobre fala: "Ah, mas eu vou votar agora no outro do Bolsonaro porque ele aumenta mais esse benefício no próximo governo, né?
" Pois é. Então isso não vai gerar resultado nenhum pro Lula no final das contas e mas vai ficar tudo mais caro. Inflação vem aí, pode se preparar, pode trabalhar mais um pouquinho para pagar a conta de luz mais cara que vem do Lula aí.
Obrigado por assistir o vídeo até o final. Além de curtir, compartilhar e se inscrever no canal, considere se tornar patrocinador com valores a partir de R$ 1,99. Clique no botão Seja membro abaixo para saber as condições e vantagens de patrocinar o canal.
Mais informações sobre o nosso projeto, visite nossos sites indicados na tela. Oh.