já viu aquelas Trend de propaganda no Instagram que o cara faz assim polêmicas nunca viu é assim não é é que é uma mulher ma lourona fazendo como é que ele faz [Aplausos] assim polêmicas não é o começo mais idiota da história né esse daqui fala moçada beleza ó polêmicas vazias na área convidando você o quê a contemplar o meu belíssimo o caderninho cresceu hein tomou o suco né e agora o quê é um fake Nere né eu dopei o meu caderno que agora virou o quê um cadernão falar em cadernão e caderninho eu tô
morando na praia agora né eu tô morando no litoral Santos São Vicente ali e tal aí esses dias eu estava num boteco a beira mar e eu olho pro lado quem está Ronaldão o zagueiro campeão do mundo 94 tomando um chope ao meu lado porque eu acho que ele mora ali na região e com a cara de quem tá com qualidade de vida né e no Shape viu já tá com c quente blau e bem Ronaldão campeão mundial pelo São Paulo campeão da Libertadores campeão do mundo pela Seleção Brasileira Mas vamos lá com o meu
caderninho que na verdade é um cadernão aqui atrás tem um estudo de jogo e aqui tem este polêmicas vazias antes de qualquer coisa se inscreva nesta [ __ ] toca a notificação deixe seu like e o tema de hoje é o quê deu para ver aqui já né goleiros já tivemos alguns polêmicas vazias de goleiros aqui Rogério cen contra Marcos vai tá aí em algum lugar Buffon é cilhas ou Buffon também tá aqui em algum lugar e hoje a gente chega no Ápice do tratamento do assunto goleiros nesse programa é o definitivo Qual o melhor
ou maior ou mais revolucionário goleiro da história do futebol por quê Porque tudo aqui vai terminar na mesma resposta O melhor é o mesmo o maior a mesma coisa o mais revolucionário também é o mesmo cara E aí eu gostaria de dizer que a inspiração para este programa nasceu de uma postagem Nossa série elp no Instagram da TNT Sports a postagem está aí que era quem é o melhor o goleiro de todos os tempos aí tinha a foto lá do neer do Buffon tem a foto do Dida Quem mais tá na foto eu nem lembro
mais porque eu não estou vendo né a edição tá botando a foto aí vanders se eu não me engano não lembro quem tá o que interessa é tá o noia e e tá o Buffon e o cassilhas porque no final a discussão vai acabar entre eles mesmos a produção aqui Colocou O Glorioso Peter check é por eu não faço a menor ideia porque eu vou falar do Peter check aqui a ideia tua né é particular porque tu gosta do Chelsea Ah então tu botou esse aqui a cota produção porque aqui deveria estar quem yashin schmeichel
e tá bom é Oliver Khan podia estar aqui quem mais schumaker tu sabe que tinha um goleiro chamado schumaker né da Alemanha antes do schumaker da Fórmula 1 tinha o schumaker goleiro [ __ ] também din zof tinha uma galera para est aqui mas com todo respeito o check tá otimamente colocado aqui para não ganhar porque o outro também que estaria aqui também não ia ganhar a disputa mesmo antecipo logo entre os três aqui e eu citaria o yashin com com a devida venia de dizer que ele não é o melhor goleiro da história do
futebol porém vamos lá o gol é o lugar onde teve a maior evolução no jogo e não de hoje tá ela veio evoluindo ao longo da história os goleiros foram ficando mais altos mais rápidos mais ágeis a história da regra que agora completa 30 anos né passou já mais de 30 anos a mudança do recu isso impactou profundamente no jogo e nos goleiros e na formação dos goleiros e na capacidade de jogo dos goleiros só que você já teve uma segunda revolução que é uma revolução também tática técnica de posicionamento dos goleiros e alguns desses
fazem parte dessa revolução o gol nunca esteve tão bem protegido quanto agora porque os goleiros TM os treinamentos mais modernos que você imaginar o treinamento de base do goleiro já é um negócio absurdo você pega um treinamento de um goleiro de um astronauta que tá indo pra Nasa tu não sabe qual é o mais difícil e o goleiro coitado é o primeiro a chegar no treino o último a sair né E fica lá tomando porrada e bolada o dia inteiro mas sem dúvida quando eu falo da evolução do jogo que ela é inegável você pode
não gostar da evolução do jogo e achar que o jogo piorou Ok mas enquanto complexidade esportiva o futebol ele se tornou mais tudo mais mais rápido mais forte mais ágil mais inteligente do ponto de vista das soluções táticas mais tudo Você pode considerar o produto pior não tem problema mas o esporte assim como o futebol os outros também eles vão evoluindo evoluindo porque você vai recebendo novas técnicas novos estudos é um monitoramento completamente diferente um outro tipo de acompanhamento alimentação recuperação tudo então a gente foi andando pra frente o gol é o lugar onde esse
Impacto fica claro você pega um vídeo dos anos 30 e um vídeo de hoje a impressão que dá é é que nos anos 30 você tinha uma cadeira no ali no gol né e Diferentemente do que você tem hoje então diminuir os gols de falta diminuir no gol de fora da área diminuiu não sei o quê você pode criticar os jogadores e não tem problema mas existe o mérito dos goleiros que melhoraram também os caras fazem milagre hoje é gols que você via há 30 anos atrás acontecendo alguns dificilmente aconteceriam hoje pode ter aqui ali
numa falha mas eles não seriam padrão porque os goleiros hoje estão numa velocidade numa velocidade rápida o treinamento de goleiro o cheque uma vez vez fazendo um treinamento com bolinha de ping-pong é um negócio assustador pô o cara tá aqui assim ele parece o do topos inclusive se eu viajei PR onde foi é foi antes da Euro 2012 talvez eu não lembro de cara eu sei que no lugar lá a propaganda tinha na roda gigante o cheque assim com vários braços aí a roda gigante ficava girando e os braços do cheque ficava assim ó no
lugar [ __ ] era muito doida e é o que a impressão que o cheque passa né ou passava que é um goleiro absurdo assim absurdo eu acho o vanders mais goleiro que ele foi até mais revolucionário também o vandersat tinha uma questão de bola longa muito importante numa época em que se falava pouco disso Rogério Ceni fala inclusive que o Van derar a grande inspiração dele no jogo com os pés e o vessar é pouco citado acho o Peter check o maior goleiro da da história do Chelsea mas eu não acho que é o
maior goleiro da história da Premier League para mim é o schmeichel inclusive vencedor também com os movimentos muito modernos pra época e aí quando a gente fala de movimentos vem o yashin que nos levantamentos que são um pouco difusos ele é considerado o goleiro que mais pegou pênalti na história do futebol numa época em que os goleiros tinham uns movimentos meio robotizados e esquisitos o yashin parecia est 20 anos à frente né fazendo movimentos muito diferentes por isso chamado lá de aranha Negra não só porque usava o uniforme todo negro mas a movimentação dele era
de uma flexibilidade de uma ele fazia defesas que pareciam est 30 anos à frente né então ele parecia est no futuro de fato então durante muito tempo o yashin foi considerado o maior goleiro de todos os tempos porque eu acho que ele cria a primeira grande revolução mostrando ó essa posição pode ser diferente você não precisa ter um cone ali né você vai ter um cara que de fato vai pegar bolas que você considerava Ah essa aí já é gol ele começou a pegar bolas que já eram fadadas a entrar e aí você vai aumentando
o sarrafo e o nível que os atacantes precisam atingir para fazerem os seus gols então o yashin representa muito uma primeira revolução no gol você tem outras nos anos 80 com caras muito importantes nos anos 70 e nos anos 80 nos anos 90 acho que o shimiko ocupa esse lugar de uma maneira fantástica ele e o vandersat E aí a partir dos anos 2000 você vai numa geração de goleiros absolutamente fantástica e vários deles estão aqui Manuel neuer com 37 anos ainda está em atividade e tem 31 títulos então o neuer dos goleiros da era
moderna e dos goleiros da primeira prateleira ele é o mais vencedor mas muita coisa e o cara que durou mais tempo basicamente sem falhar o noia não teve fase ruim o quando o noia esteve mal é porque ele tava machucado que aí é quando ele perdeu o lugar ele estava inapto a jogar a bola mas desde que ele apareceu no schal inclusive ainda no schal ele foi indicado a o time ideal da UEFA né e depois foi contratado pelo Bayern de Munique logo depois é campeão da Champions de 2013 voltou a 100 em 2020 então
assim é um bicampeão da Champions é um campeão do mundo estando na seleção da Copa do Mundo e candidata melhor do mundo que para muitos deveria ter sido eleito mas à frente Dele tinha nada mais nada menos que Messi Cristiano Ronaldo Cristiano acabou levando e muita gente considerou que o neuer deveria ter sido eleito é eu tenho minhas restrições a goleira ser eleito melhor jogador do mundo mas o fato é que o neer concorreu e ele furou uma bolha absurda o Neia ele tem duas finais de Champions fantásticas excelentes salvo engana ele foi eleito o
melhor em campo na final de 2013 e acho que deveria ter sido na final de 2020 também porque ele faz algumas defesas absurdas e também faz uma grande final de copa em 2014 a Copa de 2014 do do Noia Ela é maravilhosa né o o noia eu acho que ele é expoente de do jogo técnico do jogo tático para goleiro eu vou chegar lá já já a questão física do Noia ele tem algumas lesões Mas no geral aos 37 anos parece que ele tem 25 e o psicológico do Noia né impressionante como ele não se
abala o noia de todos aqui ele é o que tem menos falhas né se você procurar aí falhas do Manuel nois você vai ver pouquíssimas o cassilhas tem algumas o Buffon tem algumas o check tá aqui na foto mas enfim outros caras vão vão ter falhas cassilhas 23 títulos também é extremamente vencedor ganhou tudo pelo Real e tudo pela seleção espanhola Marca uma época mas acho que tem questões né O fim de carreira do do Cilas ele é é problemático né ele quando tava ali no Real Madrid já questionado chegou a ir pro banco e
tal coisa que nunca aconteceu com noia o Buffon 28 títulos também é altamente vencedor teve alguns momentos e fez uma escolha ali de pro PSG que ninguém entendeu e tal não foi tão bem lá e todos aqui vão ter asteriscos o noia eu acho que é que tem menos asterisco mas eu vou chegar lá já já quando eu falo do futebol moderno e na Revolução no gol tem um termo usado hoje que chama o goleiro estrategista porque é o goleiro que ele passa a parte parp do jogo desde a construção e aí entra todo o
caráter revolucionário do Noia lá atrás nos anos 40 50 você já teve goleiro Húngaro do honved e tal que também fazia movimentos diferentes jogar um pouco mais adiantado e tal nos anos 70 o Ajax tinha isso também do goleiro sendo o primeiro a participar do jogo jogando um pouco adiantado mas isso vai a proporções estratosféricas com o noia porque por exemplo com o Higuita ele participava de uma maneira irresponsável do jogo mas participava era diferente o shilav metia gol de falta e tal não sei o que mas era um negócio arriscado o Rogério que é
o goleiro com mais gols na história do futebol e aí eu lembro desses dias ter falado nessa publicação que o noia é muito revolucionário a galera Ah o Rogério senio joga vôlei o Rogério ci joga basquete Cadê o Rogério sor bem se você considera o Rogério sor o revolucionário porque faz gol de falta ele não foi o primeiro a fazer gol de falta né tem outros goleiros antes dele que faziam gol de falta inclusive o shilav mas nem por isso eles são mais revolucionários do que o Rogério o o Rogério não proporcionou uma revolução O
Rogério ele executava perfeitamente uma parada que outros já faz o neuer ele muda um padrão da maneira como o goleiro se posiciona como ele se conecta com a linha de defesa como ele antevê jogadas como ele lê os espaços e constrói jogo eu vi esses dias um um site gringo fazendo essa análise dos goleiros E aí o cara fala o seguinte o passe do neuer ele não é bom para um goleiro o jogo com os pés do neuer é bom ponto é Ok porque é isso o neuer ele é um se o Bayern jogar com
uma linha de quatro zagueiros ele é um quinto Se o se o Bayern jogar com uma linha de cinco defensores ele é o sexto que aí chama o o sweeper Keeper que que seria o goleiro varredor é um goleiro que faz tudo ali e é incrível como o neer domina este papel e estabeleceu isto como sendo um novo padrão tanto que os outros que fazem isso muito bem hoje E aí vale o Terry stegen vale o Alisson vale o Ederson Vale vários todos citam o noia como referência você pode pegar um cara lá atrás que
fazia já um pouco disso mas com a excelência do Noia com a ruptura que ele fez e com a o padrão que ele estabeleceu existe um antes e depois do neuer Portanto o neuer ele não só é o melhor goleiro da sua geração como para mim se ele é o melhor goleiro dessa geração com as vitórias que tem com tudo que ele estabeleceu ele para mim é o melhor que o futebol já produziu acaba se tornando também um dos maiores E aí você pode considerar que o yashin tá aí nessa prateleira que o Buffon tá
nessa prateleira que o dinosol tá nesse lugar que o Banks Talvez esteja dono da mais simbólica defesa da história das Copas até a defesa do dibu na final da copa porque eu acho que o o dibu faz uma defesa tão difícil Quanto tão decisiva quanto só que numa final de copa do mundo aí você vai falar beleza um era o colomo finalizando o outro era o Pelé mas uma defesa garantiu o título mundial né praticamente aquele jogo a Inglaterra inclusive perdeu pra seleção brasileira depois com o gol do Jairzinho portanto noia preenche todos os requisitos
ele tem o posicionamento revolucionário melhor que o de todos a construção melhor que a de todos antecipação e leitura melhor que de todos conexão com a linha de defesa melhor que de todos e a plástica da Defesa a plástica e os movimentos noia eficiência e poder de decisão noia longevidade você vai ter o Buffon aqui mas de novo o Buffon teve fases o neer é uma Constância absurda e a participação no jogo Portanto o noia é também o mais revolucionário por isso porque a revolução que ele criou não é só a revolução do Ah mas
ele faz gol de falta Ele joga bem com os pés não é isso é participar do jogo como 11º elemento com bola na construção na bola longa no passe curto no passe longo e funcionando muitas vezes como sobra E aí não confunda como o Líbero porque o Líbero tem liberdade para sair jogando era o que o Beckenbauer fazia o goleiro não é o Líbero o goleiro é a sobra e ele é a maior de todas as sobras e o cara que criou este padrão basicamente portanto a resposta para esses polêmicas vazias do começo ao fim
tem nome e sobrenome Manuel noia aí a galera fala do Ah porque é o Rogério é não sei o quê o Rogério eu acho fiz o Rogério Marcos aqui o programa E aí você pode ver lá o Rogério a galera tem dúvida se foi o melhor da sua geração se foi o melhor brasileiro se foi o melhor então assim eu acho que não dá para ele entrar nessa discussão aqui é claro que se ele tivesse feito quase 130 gols na Europa seria outra parada seria coisa de maluco porém eu tenho dúvidas se ele bateria tanta
falta lá e aí existe o levantamento dos dos goleiros mais goleadores da história a esmagadora maioria é de Latino e barra sul-americano você vai ter lá mexicano Costa riquenho colombiano chileno brasileiro alguns E aí no meio da lista aparece um búlgaro depois vai ter um alemão lá para São poucos europeus a maioria esmagadora desses jogadores são goleiros ou sul-americanos ou latino-americanos então eu tenho dúvidas se o Rogério tivesse ido lá pra Europa se ele teria a chance de bater tantas faltas assim se seria permitido a ele bater tantas faltas Então eu não sei se ele
chegaria aos 130 gols não dá para saber o fato é que se ele tivesse feito 130 gols quase na Europa seria uma loucura absurda né o rogé tem muito gol na Libertadores porque muito atacante aí tu imagina se ele tivesse essa porrado Champions a loucura que ia ser mas dito isso isso não é uma revolução isso é algo impactante raríssimo mas não chega a ser uma revolução né porque tinha goleiros que já batiam falta antes do Rogério portanto quando eu uso o termo revolucionário O Impacto é no jogo como um todo na forma como o
futebol se desenvolve não é só na execução de Um fundamento então é diferente a resposta para Este programa é Manuel noia e agora vamos embora com meu meu caderninho de tubarão não tem mais nada não acabou fiz tudo tinha que fazer né É isso um abraço satisfação e em breve novidades n