[Música] Olá, meus amigos. Uma boa noite a todos. Sejamos todos nós bem-vindos a mais um estudo da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo, agora de Manaus.
Como é que vocês estão, gente? Prontos pro nosso evangelho? Então, vamos nós.
Hoje nós vamos, acredito que já finalizar esse capítulo que fala sobre o amor, não é verdade? Hoje nós vamos ler uma mensagem de Sanson. E antes de nós lermos, obviamente vamos fazer a nossa prece de gratidão, mas só lembrando que nós estamos no capítulo 11 titulado Amar o Próximo como a si mesmo.
E hoje nós iremos dar continuidade, nós vamos para o item 10, que é uma mensagem de Sanson, que foi membro da Sociedade Espírita de Paris, né? Eles não usavam o termo centro espírita, eles usavam o termo sociedade espírita, né? E Sanson foi um membro e ele inclusive consta uma mensagem dele no livro Céu Inferno.
E a gente vai já contar um pouquinho a história de Sansom. Vamos então fazer nossa prece de gratidão a Deus. Vamos agradecer por mais uma oportunidade que está sendo dada a todos nós de fazermos o nosso evangelho.
Bora lá. [Música] [Música] Então vamos nesse momento para facilitar a concentração, fechar os nossos olhos. [Música] Elevarmos o nosso pensamento ao nosso pai criador, [Música] aos amigos espirituais, ao nosso mestre Jesus.
E nesse primeiro momento, eu sei que cada um de nós gostaríamos de orar por alguém. Então, aproveite esse momento e faça em primeiro lugar a tua oração particular. Conversa com Jesus e interceda por alguém.
encarnado ou desencarnado. [Música] [Música] E ainda uma vez mais, Senhor, unindo os nossos pensamentos para te agradecer de mãos dadas por essa oportunidade que o Senhor nos dá mais uma vez de estarmos aqui juntos, realizando mais um evangelho no lar. Essa é a família, Senhor, a família que o Senhor nos convida a formar há tantos e tantos séculos a família universal.
Juntos estamos para aprender a lei do amor. E esse mesmo movimento que agora fazemos de pararmos, de nos dedicarmos ao nosso evangelho, de estarmos juntos estudando, aprendendo, isso já é, Senhor, um movimento de amor. Que o Senhor possa nos envolver na tua paz, mestre.
Que os bons espíritos que aqui estão possam nos inspirar, nos conduzir, porque nós estamos reunidos em teu nome, Senhor, e em torno de ti. Que os amigos espirituais nos abençoem, ampare os nossos lares, protegendo e nos livrando de todo mal e nos libertando das tentações que quase sempre estão dentro de cada um de nós. Obrigada, amor querido, por mais essa oportunidade e te pedimos a permissão para iniciarmos mais um Evangelho.
Graça te damos, amor querido. Que assim seja. [Música] Muito bom.
Muito bom. Bora lá então. Esse item 10 quem vai assinar é Sanson.
Sanson está no livro Céu e Inferno, uma mensagem dele lá no Espíritos Felizes, né? E e Sanson, ele era um membro da sociedade espírita parisiense. O Sanson fez um um solicitação ao professor Denisá, que assim que ele já tava doente, enfermo, então a morte física estava certa já.
E ele solicitou ao professor Denisá, Allan Kardecim que ele morresse, o Sanson, que era o membro da sociedade, assim que ele morresse, que evocasse ele, né? E ele pediu para que fizesse isso, para que isso fizesse parte da pesquisa científica. Lembra quando a gente fala de ciência?
É porque a doutrina espírita ela foi pautada em uma pesquisa, né? Foi, é científica. E assim o nosso querido professor Denisá fez, tinha a carta autorizando.
Então o o velório estava acontecendo em uma sala e numa sala ao lado, o professor Denisá com uma médium capacitada para isso. Porque quando a gente fala em médium a gente sempre acha que todo médium pode receber qualquer espírito. Não, gente, não é.
É por isso que nós temos que estudar a mediunidade pra gente entender a mediunidade. E o livro, a cartilha para estudar mediunidade é o livro dos médunos. Então, nessa obra O céu Inferno, o professor Denisá então conta exatamente como foi essa vocação.
E na época as evocações era muita psicografia, até para ficar registrado tinha muito médium, inclusive psicografia. E tem um outro ponto que também é necessário, que esse médium seja um médio de particularidades. Está lá no livro dos médiuns.
Porque o fato de você ser médio, isso não quer dizer que você é médium de particularidade. Que é particularidade? datas, nomes, assinatura, muitas vezes particularidade que aconteceu, que só aquela pessoa e um membro, dois membros da família sabe.
Isso são particularidades. Então, Kartec percebeu na sua pesquisa que existem médiuns específicos para isso. Então, por isso que ele tinha todo cuidado no processo da evocação.
E Kardec, com ciência, Kardec usou mais de 1000 médiuns. Então, ele pôde identificar características de mediunidade em cada médio, tá bom? Então, esse foi o acerto e assim Kardec fez com o médio específico para isso, fez a evocação e Sanson ali conta o estado dele naquele momento.
Lembra que o velório está acontecendo ao lado, um trabalho muito bonito. Isso tá na no livro Céu Inferno. Tá bom?
Pode ir lá que você vai ler toda essa história. Então essa mensagem de hoje que vai falar do amor é o senhor Sanson. Bora lá.
Vamos ver o que que o Sanson nos traz sobre o amor. Item 10. Lembrando que a gente já falou, falamos, falamos, falamos, falamos.
Jesus já falou, todo mundo falando e a gente fala sempre do amor, né? E eu acho que nós que estamos acompanhando aqui o estudo, a gente começa a entender o que que é esse amor, né? A gente ainda confunde muito o amor com paixão.
A gente ainda acha muito que o amor tá vinculado ao sofrimento. A gente acha que o amor tá vinculado ao sexo, né? Absolutamente, né?
A gente vai aprendendo à medida que a gente nós vamos estudando, nós vamos aprendendo que o amor, esse amor que Jesus nos ensina, ele nos traz sossego de alma, ele nos traz maturidade, segurança, fé. Ele nos faz amadurecer, né, crescer realmente. E o amor ele não é egocêntrico e nem egoísta, né?
O amor egoísta eu amo direcionando, né? Eu direcionei para fulano. Não, não é isso.
O amor que Jesus nos convida é é exatamente aquela fala que ele diz assim: "Fazei brilhar a vossa luz". Então, quando nós despertamos o amor em nós, que a gente amadurece, que a gente exala amor, né, essa luz que para por onde passa vai deixando essa luz, né? Vai.
Aí a gente diz, qualquer pessoa que se aproximar desta pessoa que acendeu essa luz dentro de si, que aí é o fazei brilhar a vossa luz, aí é eu estar me portando como filho de Deus. Então, a partir do momento que a gente acende essa luz dentro de nós, qualquer pessoa que se aproximar será beneficiado dessa luz. Então, nesse nível, quando nós chegarmos, não haverá mais preferência.
Ah, eu gosto de fulano e não gosto de belrano. Ah, eu vou dar mais atenção para cicrano do que para fulano. Acabou, porque uma vez essa luz acesa, isso passa a ser algo natural.
E qualquer ser humano que se aproximar será recebido com amor, com carinho, com respeito, com atenção. Vamos pegar o nosso Chico, que é um exemplo próximo, né, que a gente viveu. qualquer pessoa que se aproximasse dele, qualquer pessoa, não havia diferença se era pessoa rica, pessoa pobre, se era a pessoa aquilo que a gente chama de bonito fisicamente, o que nós chamamos de feio fisicamente.
Não, não existe isso. Qualquer ser humano se beneficia dessa luz ao se aproximar de quem ama. É isso.
Então, quando a gente diz assim: "Ah, eu sofro por amor", é porque ainda é esse sentimento de apego, de posse, de troca, de desejo. Aí realmente tudo isso daí eh nos faz sofrer. Tá bom?
Lembra? O amor liberta, a paixão escraviza, tá? Vamos nós.
Item 10. Meus caros discípulos, porque ele era espírita da sociedade espírita, logo ele vai falar como espírita, né? Os espíritos aqui presente vos dizem por meu intermédio.
Então isso é outra coisa também que a gente vê muito nas obras de André Luiz. Então isso aqui deveria ter meses que ele desencarnou e ele tá trazendo. Então ele diz assim: "Olha, eu estou transmitindo para vocês as orientações que eu estou recebendo aqui".
Então ele tá usando o médio e tá sendo médio também do mundo espiritual, entende? Ou seja, espíritos mais superiores estão orientando ele. Olha que legal.
Meus caros condiscípulos, os espíritos aqui presente vos dizem por meu intermédio, amai muito a fim de serdes amado, né? volta aquilo que que nós falamos, o bem que eu faço, eu acabo angareando amigos e acabo também sendo amado. Não é que eu faça, nós venhamos a fazer com o intuito de receber em absoluto a maior alegria de quem ama, de quem está em posse do amor, é fazer o bem, não é receber o bem.
Então, o interesseiro, o egoísta, ele faz o bem e espera receber o bem. E muitas vezes ele espera, por exemplo, quando a gente diz assim: "Ah, fulano foi ingrato e se essa ingr Tudo bem, o fulano foi ingrato, mas se essa ingratidão me faz sofrer, logo o que eu fiz não foi por amor, eu fiz para receber de certa forma um reconhecimento. Então, quando eu faço para receber inclusive o reconhecimento, eu fiz, mas eu não esqueci.
Eu fiquei ali aguardando. Logo, a probabilidade de eu sofrer é muito grande. Por quê?
Porque há uma probabilidade muito grande da ingratidão. Nós estamos lidando com espíritos como nós da terceira ordem. Então, quantas vezes nós somos ingratos até com os pais?
Não é muito comum nós encontrarmos isso, a ingratidão dos filhos com os pais idosos abandonados, né? Às vezes nós somos ingrato com os nossos irmãos. Então, a ingratidão ainda faz parte de uma sociedade.
E se eu faço esperando um reconhecimento, eu vou sofrer. Agora, se eu faço pela alegria de servir, porque eu amo servir, eu amo fazer o bem, eu me sinto muito feliz fazendo bem, eu já recebi minha recompensa. Eu não esperei que o outro e me agradecesse para eu me sentir feliz, porque muitas vezes eu digo, eu me sinto feliz quando outro agrade quando o outro me agradece.
Muitas vezes é um um movimento de vaidade nossa. A coisa é tão tão disfarçada que a gente não identifica. Mas às vezes é um ato de vaidade você esperar que o outro diga: "Nossa, você foi maravilhoso comigo.
Nossa, eu sou eternamente grato. " Tudo bem. Mas eu esperar isso e ficar triste se o outro não me reconhecer, isso já mostra o meu interesse.
Eu faço por quê, né? E quando o outro me agradece o que eu sinto, isso me envaidece. Agora, a gratidão é de fundamental importância, né?
Quem ama, quem exala quando recebe também sabe e deve agradecer. E é quase que natural. É o sentimento de gratidão é o movimento de amor, né?
Amai muito a fim de serdes amado. Quantos corações? Vou pegar o Chico novamente.
O Chico não angareou. Teve situações difíceis, teve como tá que tá na chuva para se molhar de tá num planeta de provas e expiações. Mas quantos corações?
Eu gosto muito da frase do Emanuel quando o Chico disse assim: "Ah, Emanu! Eu me sinto caindo de um prédio de 20 andares". Aí ele disse assim: "Não se preocupa, Chico, porque em cada andar terá mãos de mãe te amparando".
Então é como se dissesse: "Tu angare muitos amigos, Chico". Então é isso que a gente tem que est sempre entendendo. Não vamos arrumar inimigo.
A gente já fez isso tantas e tantas encarnações. Acho que é agora da gente começar a semear amigos. Não vamos fazer questão de sermos antipáticos, agressivos, de dizer não.
Saibamos ter a alegria de servir. Amai muito a fim de serdes amado. Esse pensamento é tão justo que nele encontrareis tudo que consola e acalma as penas de cada dia, ou melhor, praticando esse sábio conselho, é levar-vos eis de tal modo acima da matéria que vos espiritualizareis antes de deixardes o vosso envoltório terrestre, que é esse o convite da espiritualidade.
Eu preciso me espiritualizar mesmo antes de deixar o corpo físico. E aí ele acabou de dizer: "E como é que eu me espiritualizo mesmo antes de deixar o corpo físico? Amando e o que é amar?
cuidar do outro, acender essa luz dentro de mim. E quem ama cuida. Cuida de quem?
de qualquer pessoa que se aproximar, precisando dessa sombra, desse aconchego, dessa palavra amiga, dessa informação, desse esclarecimento, desse pão, desse perdão, né? Tudo isso são movimentos de amor. Havendo os estudos espíritas, isso tudo é Sanson, mas lembra que ele tá sendo conduzido por outros espíritos superiores.
Havendo os estudos espíritas desenvolvido em vós a compreensão do futuro, que esse também é um dos propósitos da doutrina. E que futuro é esse? Não é o futuro na Terra.
é o nosso futuro espiritual. Quando a gente tem consciência disso, os nossos valores se modificam, a nossa atitude se modifica, o nosso propósito de vida se modifica totalmente, porque a gente começa a entender que a vida na Terra ela é transitória e que a vida real é a vida espiritual. Havendo os estudos espíritas desenvolvido em vós a compreensão do futuro, já tendes uma certeza.
Qual é a certeza? A de caminhar para Deus, vendo realizadas todas as promessas que correspondem às aspirações de vossa alma. Por isso, deveis elevar-vos bem alto para julgardes sem as constrições da matéria e não condenardes o vosso próximo antes de terdeido o pensamento a Deus, né?
Eh, é, é como se fosse assim, às vezes nós estamos tão revoltados, né, com algumas coisas que acontecem. na nossa família, no nosso estado, no nosso país, né? Então ele diz, antes de nós criticarmos, que a gente possa levar o nosso pensamento a Deus.
Eu me recordo da obra Paulo de Estevo, que quando o Dr Saulo de Tasso iniciou toda aquela perseguição aos cristãos, buscavam Pedro. E Pedro disse assim: "Jesus nos ensina que devemosnos orar por aqueles que nos perseguem, por aqueles que nos caluniam, por aqueles que nos desejam mal e fazem o mal. E eles começaram a orar, mas eles não oravam para que Deus eliminasse Saulo de Taça.
Porque às vezes a gente movidos pela raiva, né, a gente faz que nem João, evangelista, Senhor, quer que eu peça que caia um raio aqui sobre eles, né? Então, quantas vezes a gente não queria que aquela pessoa morresse, né? que aquela caísse um raio na cabeça daquela pessoa, aquela pessoa pudesse desaparecer.
Só que eh a morte ela não ela não resolve, né? Muitas vezes a pessoa permanece no mundo espiritual continuando sendo inimigo. Então não era para isso que eles oravam para Saulo, né?
oravam para que Deus tocasse o coração daquele homem e percebesse o mal que estava fazendo. E lembra que o próprio Cristo foi lá ter com Saulo de Tar Saulo, Saulo, por que me persegues? Né?
Então é isso que ele tá dizendo. Antes de de e não condenardes o vosso próximo antes de terdes dirigido o pensamento a Deus. né?
Então, quando a gente eleva o pensamento a Deus, orando por aqueles que nos perseguem caluninho, esse é um ato de amor. Agora, pedir que Deus elimine o outro, isso não é um ato de amor, né? Amaro do termo, no sentido profundo do amar, é ser leal.
Leal com tudo, com todos. probo, ou seja, íntegro. Isso é amar.
Consciencioso, né? Consciência de Isso é um ato de amar. Por exemplo, a gente fala às vezes tanto, né, sobre a poluição, sobre a natureza, mas a gente não tem muito consciência, né?
Então a gente pergunta, você nós que estamos falando tanto da poluição, disso, aquilo outro, a gente já tá reciclando, separando plástico, vidro, papel e entregando nos pontos de coletas? Aquele finalzinho do óleo lá da cozinha, o que que a gente faz com aquele óleo? A gente joga onde, né?
Então, ter consciência, ser consciencioso de tudo, né? Então, uma pessoa conscienciosa, ela passa a ter eh um cuidado e uma consciência realmente com tudo, né? Ela se preocupa o que ela vai deixar pro outro, como ela vai deixar pro outro, né?
Então, consciencioso para fazer aos outros aquilo que se desejaria para si mesmo é procurar em torno de si o sentido íntimo de todas as dores que acabrunham os vossos irmãos para suavizá-las. Você tá ali junto e tenta suavizar. Muitas vezes, gente, a pessoa tá passando por uma situação difícil, a gente ainda vai lá, a gente pega um um gafo, uma faquinha simbolicamente e mexe mais ainda na ferida do outro.
é considerar como sua a grande família humana, porque essa família todos a encontrareis dentro de certo período, em mundos mais adiantados, já que os espíritos que a compõem são, como vós filhos de Deus, marcados na fronte para se elevarem ao infinito. dia que nós entendermos isso, quando eu digo: "O pai nosso, ele é meu pai, ele é teu pai, ele é pai de todos nós, porque essa família todos a encontrareis, né? A fronte para se elevar ao infinito.
É por isso que não podeis recusar os vossos irmãos o que Deus vos dá com tanta prodigalidade, ou seja, generosidade. Não, não, não podeis recusar os vossos irmãos o que Deus vos dá. com tanta generosidade, porque de vossa parte muito vos alegraria que vossos irmãos vos dessem aquilo de que necessitais para todos os sofrimentos.
Tende, pois, sempre uma palavra de esperança e de amparo, a fim de que sejais todo amor e toda justiça, né? Nos dissesse: "Poxa, te coloca no lugar do outro, né? Deus nos dá tanto a todos nós, né?
Quando tu tá no naquele lugar, como é que você gostaria de ser tratado? Que que você gostaria de receber naquele momento, né? Crede esta sábia exortação.
Aspas, amai bastante para serdes amados. Fecha a aspa. abrirá caminho.
Ela é revolucionária e segue uma rota firme e invariável. Mas já ganhastes muito. Vós que me ouves, sois infinitamente melhores do que eres há 100 anos.
Gente, é esse só o fato de nós estarmos aqui já buscando ouvir o evangelho, parado para aprender, anotando, isso já quer dizer que nós estamos bem melhor do que 100 anos atrás, que nós não iríamos nem aceitar essa ideia dessa família universal, de que eu devo eh orar por alguém que tá me fazendo mal, né? Então, já tá havendo uma mudança em nós, né? Tanto é que a gente tá aqui.
É isso que ele tá dizendo. Olha, mudastes tanto o improveito vosso que aceitais sem contestação uma porção de ideias novas sobre a liberdade e a fraternidade que em outros tempos, né, outrora terias rejeitado. Daqui a 100 anos aceitareis com a mesma facilidade as que ainda não puderam entrar no vosso cérebro.
Então tem coisas que ainda não entra, mas daqui a 100 anos vai entrar, né, gente? Hoje quando o movimento espírita tem dado tão grande passos, hoje que ele tá falando, lembra que a mensagem é de 1863, não é isso? Século XIX, nós estamos já no 21.
Hoje, quando o movimento espírita tem dado tão grande espaço, vede com que rapidez as ideias de justiça e renovação contidas nos ditados do dos espíritos são aceitas pela parte mediana do mundo inteligente. É que essas ideias correspondem a tudo o que há de divino em vós. é que estais preparados para uma sementeira fecunda, a do século passado, que implantou no seio da sociedade as grandes ideias de progresso, ou seja, o século XVI, que aí nós vamos pegar lá 1700, 1600, nós tivemos uma revolução muito grande dentro da ciência, né?
É isso que tá dizendo. E que estás preparado para uma sementeira fecunda, a do século passado, no caso 18, que implantou no seio da sociedade as grandes ideias de progresso. E como tudo se encadeia sob a direção do Altíssimo, todas as lições recebidas e aceitas virão a encerrar-se na permuta, ou seja, na troca universal do amor ao próximo.
Graças a ele. Os espíritos encarnados, melhor apreciando e sentindo, se estenderão as mãos de todos os confins do vosso planeta. Reuniceão para se entenderem e amarem, para destruírem todas as injustiças, todas as causas de malquerença entre os povos.
Ah, dia que isso chegar, né? tá chegando, tá chegando. Grandes ideias de renovação pelo Espiritismo, tão bem descritas em O Livro dos Espíritos, produzirão o grande milagre do século vindouro, o de conciliar todos os interesses materiais e espirituais do homem pela aplicação deste preceito bem compreendido.
Amai bastante para serdes amado. Mensagem então de Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris, 1863. Aí nós finalizamos esse item e o próximo encontro nós vamos estudar já o egoísmo.
Olha que interessante, termina o amor, entra no egoísmo. A Mati, ele fala da evolução do do do século seguinte, que já seria como estaria no 19, seria o 20. Realmente ainda temos muito, muito, muito a mudar, mas nós já mudamos bastante falando de sociedade, né?
Então, hoje nós temos hospitais, nós temos orfanatos, asilos, infelizmente ainda, né? Mas pelo antes eles ficavam abandonados. Ou seja, ainda falta muita coisa, mas muita coisa já foi revista.
E e a gente diz assim: "Não vai cair um pó mágico do mundo espiritual para que tudo se modifique. Nós espíritas somos, acredito que a religião aqui na Terra que mais tem informações, que nos dá muitos subsídios para nos modificarmos. E talvez nós espíritas estamos sendo muito omissos na nossa vida do cotidiano.
Somos aqueles que, apesar de espíritas, continuamos vivendo na terra como se não tivéssemos nenhuma informação espírita. Nós não estamos falando aqui que o espírita deve colocar um crachá. Eu sou espírita, eu sou espírita.
Diz Emanu a maior caridade que nós podemos fazer com o espiritismo é a sua divulgação. E a divulgação do espiritismo, aí eu vou pegar Francisco de Assis, vão leve o evangelho, se for necessário, fale. O que que ele tá querendo dizer?
A melhor forma de divulgar é a nossa atitude. Então, nós no dia a dia, quando divulgamos o evangelho, alguém pergunta assim: "Nossa, mas fulano é tão diferente, né? " Alguém pula, é, é espírita.
Ah, que legal. Então, você tá fazendo uma divulgação positiva, né? Você é uma pessoa que faz diferença no meio que você tá, uma diferença pro bem.
Logo, as pessoas acham isso interessante. Da mesma forma que a gente pode fazer uma divulgação negativa, nós sermos uma pessoa extremamente prepotente, uma pessoa agressiva. E aí sempre vem um diz assim: "Isso aí é espírita, olha só".
E aí a gente faz uma divulgação negativa. Então que nós possamos ser aquele espírita que faz a diferença no meio que nós estamos inserido. Aí sim a gente começa a contribuir para a mudança.
Então a gente quer que os espíritos desencarnados realizem tudo, mas somos nós que estamos aqui. Eles estão para nos ajudar, nos inspirar, mas somos nós que temos que começar a fazer a diferença. Foi bom, gente, finalizamos, gente.
Que bom. Então, missão cumprida. Então, vamos fazer a nossa prece de gratidão.
Então, vamos fechar os nossos olhos, pedirmos aos amigos espirituais o amparo de que tanto necessitamos. [Música] [Música] [Música] Divino amigo Jesus. [Música] Nós te agradecemos, Senhor, por mais um encontro, pelo amparo espiritual que recebemos, pela inspiração, Senhor.
Muito obrigada. Nós agradecemos infinitamente por essa oportunidade. Te rogamos nesse momento a bênção, o amparo, a assistência.
Que a tua luz possa nos envolver, Senhor, equilibrando o nosso corpo, a alma que somos e que possamos, Senhor, nos esforçar diariamente para sermos instrumentos nas tuas mãos. [Música] Que nós possamos, Senhor, nos esforçar diariamente para colocarmos em prática tudo aquilo que estudamos. Que a tua paz, divino amigo, nos envolva abençoando os nossos lares e a nossa semana, Senhor, que inicia.
Graça te damos, amor querido. Que assim seja. [Música] EOS Manaus, estudando para servir ao Cristo.
>> Visite nosso site em www. eosmanaus. org.
No YouTube, procure o canal EOS Manaus. >> Participe do nosso grupo no Facebook. >> No Instagram somos @osmanaus.
>> Escute e estude na rádio Manaus de estudos espíritas. [Música] Estamos também em diversas plataformas de áudio. Procure EOS Manaus no seu aplicativo preferido.
de Manaus, estudando para servir servir ao Cristo.