Oi link gênios existem ou são produtos sociais não não não o que a gente costuma chamar de gênio é uma construção que inclusive estudado historicamente né a ideia de gênio como a gente entende é um conceito moderno já começa a surgir ali no Renascimento Mas vai ser ali pelo século X que começa a se consolidar século X7 x começa a se consolidar isso que a gente chama de gênio né E Daí depende também o conceito tu tem diferentes autores querendo conceituar o que que seria um gênio aí tu pega os movimentos artísticos eles também o
que que é um gênio pro ROM o que que é um gênio pro classicismo também vai mudar mas assim no geral o que se chama de gênio é aquele que detém algum tipo de excepcionalidade perante os outros né uma coisa assim só que assim essa excepcionalidade ela diz muito sobre a sociedade né sobre o que que a gente considera como excepcional cabe comentar que por ex vamos pegar um exemplo doido né estamos chutando não tem como saber mas é bem possível é bem possível que nos tempos muito antigos quando nascia por exemplo alguém que era
autista né que tinha um por exemplo um autista não verbal pessoa não conseguia nem falar mas era muito boa com cálculos ou coisas do tipo elas poderia ser considerada um gênio tá entendendo dentro de um certo contexto hoje a gente tem o maior cuidado Mas vai lá 10 100 Anos Atrás uma pessoa com esse mesmo com esse mesmo transtorno ela provavelmente seria chamada somente de [ __ ] tá entendendo ela não seria considerado um Gênio ela seria considerado alguém inútil na sociedade desinteressante Então tá entendendo a excepcionalidade ela é muito condizente com aquilo que aquela
sociedade naquele momento entende como excepcional então Claro vão nascer indivíduos que às vezes são muito hábeis são muito bons Em certas coisas de certa maneira pode ver o culto que se tem em cima de bilionários né a a puxação de saco a LAMB Sama da da da veia azul do elow musk que tem na internet até mesmo de divulgador científico que eu fico estarrecido essa LAMB Sama de saco ela diz muito sobre também o que que é excepcionalidade numa sociedade capitalista é ser rico ser bilionário e o hom musk construiu um mito em cima dele
que é fake mas muita gente compra de que a a fortuna dele é reflexo de ele ser um cara muito inteligente ele ser um cara muito sábio de ele ser um gênio só que percebo essa elaboração do hom musk genial é muito mais uma admiração perante o fato de ele ser alguém muito rico numa sociedade que valoriza a riqueza do que qualquer outra coisa tá ligado Então o mito do gênio ele é muito ele diz menos sobre o indivíduo em questão que você tá chamando de genial e diz mais sobre a sociedade que identifica aquele
gênio mito do gênio da garagem é pois é é que nem sabe uma coisa isso para quem é do cinema isso é um papo velho até por exemplo vocês vão pegar qualquer textinho bobo inclusive uns textinhos produzido em chat GPT da vida aí você pergunta assim quem é que inventou o cinema aí vai tá lá ah os irmãos lumier em 1895 criaram o cinematógrafo e eles criaram cinema primeiro tinha uma série de outras tecnologias que já estavam surgindo antes tá então assim o cinematógrafo foi mais uma sim de fato foi a excelência E aí conv
foi uma tecnologia que daí se consolidou para surgir o que a gente chama de cinema Só que tem um detalhe do jeito que é contado parece que os irmãos do Mier eram cientistas de fundo de garagem cara os irmãos do Mier eram simplesmente os maiores donos de papel fotográfico da Europa não por acaso uma das primeiras filmagens feitas pelo cinematógrafo foi feito dos Operários saindo da fábrica deles e é uma galera cara é uma galera é muita gente outra coisa também que se discute essa parte eu tô mais desatualizada tem que ir atrás para voltar
a estudar mas a patente do cinematógrafo foi comprada também ou seja outro cara já tinha basicamente criado do jeito que foi Talvez os irmãos lumar por terem verba terem grana colocaram mais gente ali no meio para aperfeiçoar né alguns Engenheiros deles ali mas enfim tá entendendo E aí o pessoal não porque os irmãos lumier criaram o cinema e não sei o que sabe é é [ __ ] isso cara é [ __ ] esse esse tipo de visão assim é uma essa ideia de excepcionalidade que é tosca tá ligado [ __ ] um do exemplo
anterior até o Elon musk que é mais grotesco é o Steve Jobs né cara [ __ ] a galera trata o cara como uma espécie de Guru o cara é um gênio o cara vem de celular irmão o cara vem de celular vai na loja que vem vende capinha de de da Hello Kit pro teu celular e trata também a menina que at de lá de gênia [ __ ] ah o Steve Jobs um gênio [ __ ] o cara vende um um troço que é só cinco vezes mais caro que o resto com uma
maçã mordida tá [ __ ] que pariu pu saco de Apple ó deixa eu falar um negócio para vocês deixa eu fazer uma recomendação sério recomendação sincera não tô sendo pago não é público [ __ ] nenhuma alguns de vocês certas pessoas certas pessoas aqui recomendaram que eu fosse assistir a última temporada do Simpsons que que estavam me dizendo que os que que estava voltando assim a que essa última temporada tinha conseguido resgatar em alguma dose o espírito das primeiras temporadas aí eu fui assistir e eu quero dizer o seguinte Muito obrigado pela sugestão gente
essa última temporada do simples eu nem sei qual é 3ª qual quinta é muito boa tá é muito boa o primeiro episódio dessa última temporada é o Homer virando um miliciano eu vou fazer um short vídeo disso cara É muito bom cara o Homer virando miliciano é um retrato do que tá acontecendo nos Estados Unidos que aconteceu no Brasil é um [ __ ] de um episódio depois vem o episódio da da marg tendo problema com os filhos crescendo e eles fazem uma brincadeira com os sonhos dela é genial cara é genial assim eu não
vi a temporada inteira acho que a gente viu até os os cinco primeiros episódios o um e o dois me marcaram bastante achei muito bom tá muito bom o que que vocês estão falando gente fala da cadeira o que que aconteceu que cadeira que vocês estão falando Ah da at na grge para maal durante debate São Paulo Opa vamos lá Breaking News tá aqui ó gente Breaking News da Tena grit para Marsal durante o debate em São Paulo ó e Lelê tomou-lhe uma cadeirada tá vamos vamos fazer assim ó eu vou ler essa matéria com
a voz do Romer pode ser da Atena Grid Pablo Marçal durante debate em São Paulo caso aconteceu durante o debate Na TV Cultura na noite deste domingo José luí daena agrediu Pablo Marçal durante um debate com os candidatos à prefeitura de São Paulo n domingo domingo é tão bom não pensa em dia do bacon não pensa em dia do bacon é dia do bacon a agressão aconteceu após Pablo Marçal fazer uma pergunta para a daena o candidato do prtb prtb Que partido é o prtb questionou ao apresentador quando ele pararia com a palhaçada Ah seu
Zé Ruela podia o Datena ter dito né Vou acabar com você Z Ruela e aí o p levou a daena disse que vai não aguento mais fazer essa voz aqui ai meu deus do céu ah rosquinha adoro tá enfim Datena disse que Marcel estava fazendo cunes contra ele a chamou o marcal de bandidinho na época marcal disse que Datena não sabia o que estava fazendo o debate chamou a regão ele disse que Datena queria agredi-lo o debate Na TV Gazeta 8 de dezembro mas o candidato do pstb não é homem nem para fazer isso nasas
daena parece im agredindo Paulo Marçal com que pare apareceu uma cadeira o moderador debate chamou intervalo comercial ah São Paulo Ah eu adoro São Paulo é tipo Springfield só que bem mais estranho ai meu Deus do céu olha qual vai ser a consequência imediata disso a cadeira vai ser Eleita porque olha Paulista é tão bom para Escol candidato que eu acho que agora eles vão votar na cadeira vamos lá cadeira a cadeira vai ganhar agora é a cadeira dá lhe cadeira cara que engraçado a imagem engraçada tá uma pessoa falando jog dentra um cara com
uma cadeira enfim a cadeira votte na cadeira na cadeira pelo menos a gente pode sentar né mas vocês viram Por que agora vamos falar sério por que que debate não serve mais para [ __ ] nenhuma debate político alguém tá falando sobre alguma outra coisa do debate bem tá sendo aconteceu já terminou Não sei tô aqui fazendo a Live tá acontecendo agora né mas assim alguém mais eh percutir alguma outra coisa da que vale a pena do debate não é só o absurdo né É por isso que candidatos absurdist se destacam eu acho que esse
formato que se tem hoje em dia de debate não serve para [ __ ] nenhuma cara serve apenas para emissoras Por uma questão ali de sei lá qual de orgulho de ah camala derrubou o trump mas aí eram dois né cara O Renan aqui falando mas eram dois quando é dois eu acho que daí rende ainda aí eu acho que rende né Tipo quando era Lula bolsonaro e tal agora esses debates com quatro cinco seis pessoas só se destaca quem fala mais absurdo entendeu não rende debate segundo turno Eu ainda acho que vale a pena
agora debate primeiro turno eu acho uma merda acho que não serbe PR [ __ ] nenhuma camalo e cadeira começam com k é isso aí é o é o começo da virada é a virada cultural Esse vídeo é um corte da Live do Caos que acontece no canal do quadrin na sargeta todo todo domingo à noite por volta das 9:30 geralmente então curta e compartilhe este vídeo e se inscreva lá no co sargeta assim como aqui no cortes da sarjeta pessoa vagabunda