Você sabia que o tesouro celic não só tem imposto como ele tem uma taxa escondida e mesmo assim é um dos melhores investimentos pra sua reserva de emergência tem um detalhe super importante que quase ninguém comenta porque quase ninguém sabe e pode mudar a maneira que você investe pergunta do Edivaldo é se o tesouro C ele que tem imposto sim ele tem imposto o primeiro imposto é o imposto de renda ou seja ele cobra Imposto de Renda só sobre o que rendeu não sobre a grana que Você investiu inicialmente isso vai est isento de Imposto de Renda né É só sobre a rentabilidade e segue o esquema regressivo então se você investiu e retirou a grana em menos de 6 meses ele vai cobrar a alíquota máxima de Imposto de Renda que é 22,5 ao ano conforme o tempo vai passando quando passa de 2 anos né Tem umas faixas intermediárias mas quando passa de 2 anos aí a lqua mínima de Imposto de Renda que é de 15% a poupança que Sei lá talvez seja a comparação mais imediata ainda assim que não tem imposto de renda ainda assim rende menos do que o tesouro SELIC dá uma olhada T entrando no site do tesourodireto. com. br clico aqui em títulos preços e taxas e vou escolher aqui ó o tesouro celic 2029 pra gente fazer uma simulação você pode colocar o valor que você quiser tá R 10.
000 mais R 500 por mês pode ser nada por mês pode ser nada para começar aí R 200 por mês qualquer valor você vai ver que ao longo do tempo você teria investido R 35. 000 né até o vencimento desse título só que no tesouro direto já descontando imposto de renda e a outra taxa que eu vou comentar ainda assim ele rende praticamente R 1. 500 a mais do que a poupança que sequer tem imposto de renda e essa taxa escondida aqui é a taxa da B3 nesse caso aqui é a taxa que a B3 da nossa bolsa Bolsa de Valores cobra para guardar esses investimentos cuidar de toda a operação disso aqui é de 0,22% ao ano só que essa taxa além de ser bem pequenininha tá is isenta pros primeiros R 10.
000 que você investir se você tiver R 11. 000 investidos sobre os 10. 000 você não paga nada e você vai pagar essa taxinha de Custódia só sobre os R 1.
000 que passarem dos 10. 000 resgatou tal etc ficou com menos de 10. 000 volta não pagar nada isso vale para sempre o tesouro celic mesmo tendo imposto de render essa taxa ainda rende mais do que a PP lance e a poupança ainda tem o lance do Mês versário né se você resgatar antes de completar o próximo aniversário de 30 dias você perde toda a rentabilidade desses dias que se passaram antes de completar o próximo mês tesouro SELIC rende todo santo dia proporcional você vai ver a rentabilidade ao ano né que é a SELIC vigente que hoje tá na casa dos 12% ele faz a conta proporcional e paga essa rentabilidade sobre todo o dinheiro investido mais a rentabilidade acumulada até o dia anterior todo santo dia rende um pouquinho mais poupança não tem isso só que né tem um lance que o tesouro direto tá entrando em greve quase toda semana então vai ter dia que às vezes você vai querer resgatar seu seu tesouro Seli da sua reserva de emergência e não vai conseguir o isk eu recomendava para quem queria simplificar a vida pô pode deixar toda sua reserva no no tesouro cque hoje em dia eu já falo Putz deixa pelo menos 30% de sua reserva num CDB de liquidez imediata porque além de poder render mais né Você pode resgatar inclusive final de semana e feriado eu recomendo você fazer dessa maneira Ah para quem não me conhece eu sou o siz spand ess se eu econo a tradução do da economia e dos investimentos aqui eu falo de liberdade financeira e vida simples todo dia Inclusive eu saí de São Paulo larguei a Faria Lima vendi uma SUV vendi um ninho levar essa vida mais simples na Bahia fica aqui embaixo para se inscrever vamos bolar essa ideia como a inflação e os juros que os dois estão altos e e deve continuar assim em 2025 afetam os investimentos pergunta de gente avançada hein a celic ela basicamente tá alta porque a expectativa de inflação não que a inflação já não tivesse esquentando a nossa cabeça né porque o preço das coisas só sobe aqui no Brasil então as coisas já estavam caras e a expectativa é que continuem caras e por conta disso a celic vem subindo então a celic tá alta justamente para controlar tentar controlar a inflação que já anda alta e tem expectativa de continuar incomodando o brasileiro em 2025 a celic elevada faz a rentabilidade não só do Tesouro celic subir Mas de todos os investimentos de renda fixa que Eles olham como base a rentabilidade mínima como a própria SELIC então qualquer outro investimento de renda fixa tem que render mais que a SELIC os do tesouro direto os cdbs L6 lcs que são protegidos pela FGC então torna esses investimentos cada vez mais atraentes porque tá estão com uma rentabilidade cada vez maior e com a mesma segurança de sempre ou praticamente com a mesma segurança de sempre né o Brasil não anda tão sério assim mas ainda são os investimentos mais confiáveis por aqui e com a inflação alta tanto o bônus do por exemplo tesouro IPCA que hoje quanto eu tô gravando esse vídeo tá rendendo o IPCA que é a inflação medida a inflação oficial do Brasil né mais um bônus na casa dos 7% ao ano que é muita coisa então esse bônus também tem subido como a inflação se continuar subindo esse tipo de investimento pode ser uma boa maneira de você proteger parte dos seus ativos mas não a sua reserva de emergência tá se ser resgatar de um dia pro outro esse investimento pode dar prejuízo a rentabilidade só é garantida para quem fica até o fim no final das contas com SELIC alta inflação alta a rentabilidade dos investimentos de renda fixa costumam subir atraindo muitos investidores é os investimentos de renda variável tipicamente fundo imobiliário e ações costumam ter uma queda de preço quem já é mais avançado pode aproveitar essa oportunidade sabendo escolher bons fundos imobiliários e boas ações Se eu fosse fazer um resumo bem básico é isso basicamente que acaba sendo afetado por SELIC alta inflação alta que a gente tá esperando em 2025 Qual que é o investimento que não vai faltar entre suas aplicações em 2025 comenta aqui embaixo cesita Você fala muito que é vítima de Instagram é verdade e Mas como que você lida com consumo e marketing nas rendas nas redes sociais sou um cara Heavy user né de Instagram cara Se vacilar eu ficou horas então uma das coisas que eu faço uma vez por mês eu ficar uma semana desconectado do meu Instagram pessoal do Instagram do econic eu não fico mas do pessoal eu eu desconecto uma semana por mês para dar fazer esse período detox né de ficar olhando menos a vida dos outros ser menos impactado por por propaganda outra coisa que eu faço Eu desativo todas as notificações de tudo nem WhatsApp toca só vou ver as mensagens a hora que eu for lá e abrir o WhatsApp só vou ver a notificação do insta a hora que eu for lá e abrir o Instagram e aí nessa minha intenção aí de levar uma vida mais simples eu eu ando menos apegado a símbolos de status em geral né roupa de marca você tá vendo tô usando uma roupa que não tem logo nenhum não tem um carrão não fico postando foto em Restaurante Chique então acabo me desprendendo disso sou impactado por propaganda né porque o algoritmo das redes sociais ouve o que você está falando e te faz propaganda daquilo que você tem desejo eu não dou muita bola então acabo sendo menos impactado esse lifestyle de uma vida mais simples Ajuda também nisso Inclusive eu fiz uma lista de 10 coisas que eu parei de comprar e me ajudaram nessa direção de levar uma vida mais simples e e teve gente que inclusive me conhecia há muito tempo na na época de economista gravatinha lá do saf e falou você o que tá acontecendo velho você tá quebrado de grana e na verdade eu tava conseguindo economizar e investir muito mais justamente por levar esse estilo de vida mais simples fiz essa lista deixei tudo aqui em cima talvez você se inspire com alguma da das coisas que eu deixei de comprar outras coisas talvez não sirva para você e o link também tá aqui na descrição dá uma olhadinha vale a pena ter mais de um cartão de crédito velho eu acho que não acho que ter mais de um cartão de crédito te ajuda a perder o controle por que que tem gente que tem mais de um cartão de crédito Tem alguns motivos né mas acho que o principal é olhar a melhor data de compra referente a ao vencimento de cada fatura E aí você esolha se você gasta um cartão de crédito ou do outro primeiro é um sinal o primeiro passo para se descontrolar financeiramente os juros do cartão de crédito como a gente sabe se a gente paga qualquer coisa que não é a fatura total em dia vai pagar um juros altíssimo que Bea 400% ao ano significa que sua sua dívida quintuplica de um ano pro outro se você não pagar tá com sal devedor de r$ 1 1000 se você não fizer nada em um ano vira 5.
000 meu brother eu prefiro o cartão com cashback hoje eu tenho um cartão de crédito que me paga 1% do cashback em cada compra Ou seja eu preciso primeiro pagar a fatura aí ele falou beleza A fatura foi paga quanto foi essa fatura sei lá R 5.