sabe um ponto que a gente não falou aqui cara importante também não sei se é o tema até do que a gente pode colocar mais importante aonde não investir de jeito nenhum em 202 invito nenum cara aonde não sa pessoal pode até botar nos comentários aonde não investir de jeito nenhum radioativo o negócio radioativo E aí vocês podem começar aí onde não investir assim vou falar o óbvio não invisto em coi é não não é uma boa e agora é com vocês porque eu só sei disso só porque nunca invisto Ah eu não faço ideia
cara eu sei lá Olha eu acho que a primeira coisa é definir o que é investimento porque se você pega em pesquisa da anbima né quando eles fazem lá pesquisa com pú carrinho é investimento exato cara sério você vê lá que Bet é renda extra é o que o brasileiro julga que é investimento então o cara não tem dinheiro para pagar conta de água conta de água deu 100 ele tem 70 ele vai lá e bota numa Bet Porque se o Cruzeiro ganhar ele vai conseguir pagar a conta de água pelo amor de é inclusive
eu vi muita gente comparando bolsa com Bet que fala assim ué não é apostas os dois não são apost tem gente que me fala isso é totalmente diferente cara né porque você tem Você tem dois tipos de trajetória né trajetórias que dependem do caminho que são independentes do caminho o que eu quero dizer com isso a vida é uma trajetória dependente do caminho você começa ganhando você nascer Numa família rica Cara tua trajetória vai ser outra em comparação ao cara que não teve essa mesma sorte agora um cassino uma Bet é uma trajetória que independe
do caminho você pode começar Ganhando ou perdendo no final passando o tempo de mais lá você perde já bolsa éo contrário se você passa muito tempo na bolsa vivo lá você ganha porque se você é um cara que quer fazer uma seleção de empresa você escolhe 10 empresas dá muito mal em cinco metade quebrou que é uma coisa absurda de acontecer né você vai ver a deterioração da empresa você pode vender e comprar outra até porque dinheiro não tem carim você ter que ganhar dinheiro com aquela empresa você comprou no começo você podia est errado
vai comprar outra n agora o ponto é se as outras cinco se deram muito bem multiplicaram muitas e muitas vezes uma multiplicou 1000% cara só aquela já pagou todos os prejuízos então ao longo do tempo quanto mais tempo você tem de mercado melhor ser resultado Quanto mais tempo você tem numa casa de aposta numa Bet pior se o resultado você quebra só que o brasileiro acha que Bet é investimento e até questionei ambima uma vez eu falei bom se Bet é investimento então ma influenciador de Finanças não é o Charles Não sou eu é o
cara que faz lá o pu de Bet né Virgínia é o sei lá o Gustavo Lima acho que fazia também Neymar Então são esses caras porque se isso é investimento é se o pessoal entende assim são eles que são os influenciadores de investimento só que não é né cara isso aí é jogar dinheiro no ralo eu eu acho que no exterior ativos que estão muito esticados porque na hora da Euforia as pessoas esquecem o preço lucro mas em algum momento ele sempre volta para uma média o que que é a média é o lugar que
ele sempre vai voltar Então na hora que a situação tá devastadora uma crise ele tá abaixo da média e na hora da Euforia que todo mundo esquece como a economia funciona há 10 anos ele ultrapassa muito então lá fora o que que a gente enxerga ele ultrapassou muito a média e aqui no Brasil ele tá muito abaixo da média só que na hora da confusão as pessoas esquecem disso então assim cuidado com esse tipo de pensamento tente voltar sempre a entender o que tá acontecendo Então aqui no Brasil eh em relação ao juro como acho
que a coisa pode desandar um pouquinho antes de melhorar eu fugiria de tudo que tem muita dívida porque se o juro explodir a inflação explodir essa turma quebra você fala tipo assim ações empresas com endividamento porque porque que acontece é o seguinte a margem de todas as empresas já é carregada né exceção de alguns produtos a margem das empresas é baixa quando você começa a ter uma SELIC no Brasil de quase 15 que o dinheiro que você vai conseguir captar no banco ou com empréstimos é de 20 30% ao ano que negócio que paga isso
as empresas não conseguem unrar sua então varejo e outras áreas começa a ficar complicado é sempre sempre analisem lá se se tem uma dívida saudável né então cuidado ah a empresa caiu 99% as ações caíram mas agora pode ser que melhore não tudo bem que pode ser que melhore mas ela pode acabar também pode até pode até corregir quando a gente quando eu falo dívida saudável gente é quando a dívida ela é menor do que o caixa deles tá então quando vai é porque todo mundo vai ter dívida se você for lá no no fundamento
todas as empresas vão ter dívidas Mas algumas não TM uma dívida saudável não é que é que depende de quanto ela vai pagar nessa dívida também mas exemplificando esse ponto usando uma varegista varejistas tem margens muito apertadas Então vamos pegar um exemplo hipotético se você for pesquisar as vistas você vai ver que não é tão hipotético assim né várias estão mais ou menos nisso mas uma varista que tem uma margem líquida de 1% ou seja de cada R 100 que a empresa tem de receita o que sobra realmente no lucro líquido na última linha é
R 1 Nossa esse cara quando Por que que as pessoas compram empresas assim esse é o primeiro ponto né Tem um cara que compr Porque ele acha que a situação da economia vai melhorar E aí se a margem dessa varista subir um ponto percentual Pô você pega um banco que tem margem de 25 vai para 26 não muda tanto agora você pega uma vara tem margem de um vai para dois dobrou o lucro dobrou lucro então o cara quer comprar porque ele vai pegar uma [ __ ] de uma porrada por isso que Magazine Luiza
lá atrás foi a empresa que mais subiu só que depois FOA que mais caiu Maisa né porque aí quando você tem uma empresa endividada que o juros sobe muita empresa emitiu dívida na época do juros a 2% emitiu dívida indexada ao CDI só que quando de Sai de dois para 14 cara acabou com a margem da empresa aquilo que era um entra no negativo e a empresa cai 90% e aí vem o erro do investidor que o Charles citou aqui que o cara vê cair 90% igual com americanas ele fala agora é a hora que
a loja americana tá lá o ponto tá lá ela continua vendendo KitKat continua vendendo barra de chocolate vou comprar porque não dá para cair mais que sempre dá Car não cara vou te falar dá per se um cara entra na Lojas Americanas hoje e fala eu vou comprar isso aqui esse cara é doido cara porque as Americanas estão abandonadas não tem como como cara mas já tavam né só que eu não vi não vi mudança minha opinião tá igual Mas é uma Empresa que antes da queda eu já não investiria depois da queda por conta
de uma fraude aí você fala cara você não sabe nem se o número é real entendeu Não mas aí aí esse é o tipo de investidor que ele não tá pensando no longo prazo ele quer cara o dinheiro fácil Vamos ver se vira Ele tá em fórum de discussão dobrar o dinheiro delee qu tanto que a gente tava até falando no bastidor aqui MH PR Mega Cena é é meena é bom né legal né aí a tava falando até no bastidor aqui o negócio o Charles comentou que a gente ouvia muito essa frase qual qual
será a próxima magalu né a gente ninguém mais fala isso né era tamb de vídeo todo mundo queria saber isso porque a magalu foi um fenômeno né e ficou ficou nessa né E essa próxima magalu nunca apareceu Existe alguma coisa hoje até para entender como como investidor ele é cíclico né como ele vai acompanhando o que tá né no na onda e tudo mais tem alguma coisa hoje que você falar assim cara é algum papel que vocês vem e falar assim pô esse papel é interessante meu tinha que ficar de olho alguma coisa assim ou
não vocês vão mais não cara Acho que o negócio são os bancos o negócio sempre funcionou hoje em dia falam em vez de qual a próxima magalo qual a próxima NVIDIA né qual a próxima NVIDIA é qual a próxima SELIC [ __ ] is tem algum papel assim alguma ação Solta aí alguma empresa que vocês falam Pô isso aí vocês estão olhando tô mais de olho ó lá fora né Eu acho que eu tenho uma abordagem diferente do do char porque eu tenho etf eu não fico olhando os papéis de maneira separada né Eu simplesmente
compro o s&p até por conta do que o chares falou aqui se você pega os líderes há 20 anos eram certas empresas pega os líderes hoje são outras Uhum E daqui a a mais 10 anos provavelmente vai estar diferente e você não consegue saber quais não estarão lá essa que a [ __ ] exato porque você pega NVIDIA eu não tenho NVIDIA na minha carteira de maneira separada eu tenho por conta do s&p só que cara me falaram tanto de NVIDIA e eu sempre falo falava não é só uma onda é só uma onda ah
NVIDIA é bom porque tem as placas para você ter e jogar bem né os jogos online para minerar cripto lá atrás é uma onda aí depois veio não descobriram que a placa de vídeo serve para minerar cripto eu falei [ __ ] interessante isso mas é só uma onda mas quando acabou essa onda veio a onda de ar entendeu E quando acabar essa onda Talvez venha outra porque o mundo tá cada vez mais digitalizado mas eu perdi o Bond de NVIDIA eu peguei via essp mas lá fora eu admito perder o bonde cara porque eu
acho que é um mercado para você pesquisar em 10.000 empresas é muito difícil agora aqui no Brasil você pega a lista as 10 mais valiosas década após década ela muda muito pouco então a gente é um país onde há menos mudanças com menos nomes e com menos capacidade de precificar as coisas porque a gente é um mercado que é muito ineficiente tem poucos investidores aí tem umas coisas que são realmente você olha assim e fala [ __ ] Banco do Brasil nesse preço tem o porqu do país tá barato tem mas será que não tá
muito mais barato do que deveria então aqui eu prefiro montar a minha carteira mas eu acho que se a gente for pensar em um nome que eu não deixaria passar para mim não é um papel o de bolsa cara é uma criptomoeda é o Bitcoin eu acho que ainda que a pessoa Fale [ __ ] Mas eu perdi o Bond talvez você não tenha perdido perdeu porque imagina uma mudança de de estrutura agora né porque o Bitcoin foi o seguinte ele começou sendo o ativo que era comprado por cyberpunks era o pessoal que era muito
hard user de código sim aí depois disso veio o pessoal que era um pouco mais nerd de internet uhum depois disso veio a onda do varejo porque enquanto os profissionais de Finanças não Falavam do assunto eram poucos né a gente quando falava tomar pedrada eh já tinha investidor pessoa física comprando depois disso veio institucional Agora sim já tem consultorias que falam sobre isso já tem fundo comprando você não é marginalizado né ah não Bruna não ele mes o cara lá do Bitcoin ih Car é terrorist você v economista na TV falando sobre isso ex agora
a Black Rock comprou então se a Black Rock domina o mundo não tem já que a Black Rock é a dona do mundo tá tudo bem ex é E aí você já teve esse pessoal entrando só que a gente pode está prestes a ver um novo paradigma que é países relevantes porque você fala pô é o Salvador é um país minúsculo ele é pouco relevante o botão Minera Bitcoin é minúsculo agora você tem um Estados Unidos cujo Presidente ele na época da campanha falou que ele iria montar uma reserva estratégica de Bitcoin e isso pode
significar simplesmente pegar os bitcoins que eles têm e não venderem que são mais ou menos uns c e poucos 1000 ou tem projeto de kung el se Insta lá para que eles montem uma reserva de 1 milhão de Bitcoin seria comprar uns 800 50.000 a mercado Então se eles fazem isso outros países não fazem também uma Rússia não vem a fazer isso a Rússia já tem a Rússia até falou que tá usando no comércio por causa das sanções Americanas do swift eles precisam Ach vou tirar toda a renda fixa comprar em Bitcoin não eu acho
que seria um erro nesse momento tudo Acho que é é demais mas o ponto é que vários países talvez já tenham a gente só não saiba porque quando tem transação de baleia lá que a gente fala que são os grandes volumes de Bitcoin sendo movimentados por algumas carteiras eu fico pensando cara aqui não é a Coreia do Norte a gente não sabe a Coreia do Norte não porque eles estão roubando não estão comprando né então a gente não tem como saber mas na minha opinião isso aqui pode ainda multiplicar muitas vezes de tamanho cara talvez
não tanto quanto no País tá cada vez maior Mas pode ser que a gente entre em uma era onde o Bitcoin fica cada vez mais relevante sendo usado inclusive por países como o chades falou que não podem transacionar em dólar se a Rússia quer fazer uma transação com a Austrália vai comprar alguma uma coisa Bom primeiro que eles não podem transacionar em dólar aí a Austrália quer receber em rublos não quer nem fodeu vai receber em ouro ouro é é sair um navio da Rússia e como o ouro da Rússia fica muito mais pro lado
próximo da Europa do que pro lado asiático Então vai ter que sair lá pelo Mar Negro Mas tá tendo guerra lá com a Ucrânia vai ter que atravessar bósforo Dardanelos depois Gibraltar cruzar meio mundo para chegar na Austrália eisso você tem curo de transporte de verificação tem que saber se o ouro é verdadeiro ou não pode ser que parte dele seja falsificado então isso tudo envolve muito custo agora com o Bitcoin uma transação de Bitcoin para comprar um café problemática porque você quer comprar um café de r$ 1 pode ser R 10 de taxa agora
uma transação de 1 bilhão não a taxa ainda é r$ 1 bilhão então será que isso não vai ser começado a utilizar por por países né para fazer suas transações se isso acontecer o preço do Bitcoin ele vai para um outro patamar Na minha opinião então muito antes de você começar a investir saber os melhores investimentos você tem que aprender cuidar com seu dinheiro poupar o seu dinheiro sobrar alguma coisa aí né para você conseguir e é investir certo então ele vai fazer uma masterclass aqui para que tem o nome com as pequenas decisões que
vão te gerar milhões isso acontece mesmo É isso aí