seu hcso e nós vamos falar agora de mais um projeto de lei inútil que vai encarecer você tirar a sua CNH Olha que coisa maravilhosa né já é tão baratinha CNH Por que não encarecer mais o processo de tirar CNH né Por que não criar mais dificuldade criar mais obstáculos e Coisa e Tal para você tirar a sua CNH Afinal é tão barato tirar CNH cara onde é que Esses deputados estão com com a cabeça quando propõe esse tipo de coisa cara que coisa mais inútil eles estão querendo agora que você vai ter que ter
aula em carros manuais em carros automáticos e em carros elétricos tem que ter os três tipos de carro na na na na sua aula na sua negócio de autoescola para você aprender em todos eles e para que cara para que isso pô só para encarecer o negócio né É o que eu falo para vocês virou uma febre de de roubar a gente aqui no Brasil com esse negócio de CNH que daqui a pouco o pessoal tá cagando para esse troo e andando sem carteira mesmo por aí que de repente é mais jogo no final das
contas essa notícia foi sugerida por país do amor e Xanda quão e várias outras pessoas Obrigado aí oo pessoal que sugeriu notícias lá no nosso site no visão libertária pcom e obrigado a você que tá assistindo o nosso vídeo se você gosta do nosso conteúdo por favor deixe o seu like se inscreva aqui no canal né pois bem quando eu vi essa lei aqui eu achei que era uma outra coisa eu achei que dava a opção para o aluno E aí se for uma opção pro aluno eu acho até uma coisa interessante porque realmente você
aprender a guiar em carro automático é muito mais fácil é muito mais fácil você por exemplo aqui no Brasil você tem aquele negócio de fazer o controle na subida né em alguns estados eles cobram de você parar com carro na subida e reiniciar o carro na subida O que é difícil fazer com carro mecânico né com carro de câmbio mecânico com carro automático é ridículo você bota no pra frente e tira o pé do acelerador o carro para sozinho o próprio carro faz o controle é automático né então você não precisa preocupar com isso é
uma das coisas boas de carros automáticos né e eh então Se você pudesse escolher qual carro que você faz seria positivo por quê Porque a pessoa que quer aprender e prefere aprender num carro automático de uma vez já podia fazer isso né fazer as aulas fazer tudo e fazer o dia do exame fazendo um carro automático e pronto você sabe dirigir carro automático é isso daí Ah mas se essa pessoa pegar um carro manual ela não vai saber dirigir lá nos Estados Unidos todo mundo só usa carro automático um dia que pega um carro manual
ninguém sabe dirigir tem problema isso não zero problema todo mundo usa carro automático lá não tem problema nenhum aqui no Brasil também o número de carros automáticos tá crescendo tá eu eu acredito que mais dia menos dia a gente vai est na mesma situação dos Estados Unidos só com carro automático aqui e daí se torna de fato uma besteira você aprender a usar carro câmbio no manual o câmbio manual é mais complicado é cheio de coisa e eh dá dá trabalho para aprender é difícil de você pegar o jeito do câmbio manual então assim é
é é uma coisa que realmente é perda de tempo para quê se você vai usar carro automático né só que o projeto de lei aqui que não fala isso fala que você tem que ter aula nos três tipos de carro você tem que ter no carro a combustão no carro elétrico em carro manual em carro pelo que eu tô vendo aqui Talvez seja até quatro tipos de carro no final das contas né o carro e eh eh a combustão elétrico e manual o carro elétrico com marcha não não tem né porque carro elétrico é tudo
tudo automático né não existe carro elétrico com câmbio manual né mas enfim são você tem que ter três tipo de aula para você aprender Gu ou seja complica muito mais para que isso gente para que essa invenção como é que esse pessoal é inútil ainda quer fazer aqui ó um curso obrigatório de segurança no trânsito puts grila mais uma inutilidade mas que vão te cobrar quando você for tirar sua CNH que já é cara para hoje em dia vão te cobrar mais um tanto por conta disso daqui aqui ó vê se não dá confusão o
texto aqui ó um novo projeto de lei propõe a possibilidade de que carros automáticos e elétricos sejam usados em aulas práticas de direção no caso de um novo processo para obtenção da CNH o o projeto também prevê a obrigatoriedade de um curso de educação do trânsito lendo isso daqui a impressão que dá é o quê o aluno pode escolher ele pode virar na outro escola e falar não olha só só quero aprender câmbio automático não quero aprender manual não mas quando você pega o o o projeto de lei em si é o projeto de lei
3688 de 2024 e você vai ver aqui o que tá escrito Olha só da habilitação eh vai alterar vai alterar o código de trânsito brasileiro incluindo aqui no artigo 148 que é o que fala sobre você tirar a CNH aqui ó a formação de Condutores realizadas pelo Centro de Formação de Condutores Autoescola deverá ser composta Obrigatoriamente de um curso de prática de direção veicular ministrado em veículos dotados de câmbio manual e automático assim como um curso de direção teórico técnico contendo em sua estrutura curricular tema de legislação de trânsito coisa e tal coisa e tal
ou seja tá dizendo que tem que ter os dois casos né aqui ó eh um curso de prática de direção ministrado em veículos dotados de câmbio manual e automático Ou seja a a proposição aqui é e tem que ter as duas coisas tem que ter a aula de câmbio manual e a aula de câmbio automático O que é uma besteira enorme cara porque a verdade é a seguinte tá eu aprendi a guiar com câmbio manual como Aliás a maior parte dos brasileiros né Porque aqui no Brasil ainda é costume você ter câmbio manual porque bom
porque é mais barato a verdade é essa né você pode comprar um carro com câmbio automático só que o custo é um pouco mais caro o pessoal acaba ficando no câmbio manual mesmo né mas a verdade é seguinte para quem sabe guiar com câmbio manual aprender a usar um carro no câmbio automático cara é questão de 15 minutos você se adapta isso né porque é muito mais simples você usar o câmbio automático né o câmbio automático justamente existe para facilitar a vida do motorista né o contrário é mais complicado se você aprender a guiar com
câmbio automático para você guiar com câmbio manual você tem que aprender tudo do zero porque o câmbio manual Realmente você tem que saber quando passar marcha quando voltar a marcha que marcha que vai com que velocidade e mais do que isso quando muda de carro tem que mudar também Você leva um tempinho para aprender as marchas novas do carro novo né tem toda essa coisa que é é chata com câmbio manual o câmbio automático não tem nada disso o câmbio automático tem dois pedais vai pra frente e para né e e tem ali na a
a o que é a marcha dele a manopla dele é só pra frente ou ir para trás né pra frente é ré ou drive né ou então neutro né então assim e acho uma besteira isso daqui vai encarecer porque como ele tá falando e tem que ter as duas Du as coisas e e o que que vai acontecer com as autoescolas as autoescolas vão ter que ter pelo menos um carro automático e um carro manual pelo menos dois carros né e eu sei que nos grandes centros aqui no Rio de Janeiro se você for na
maior parte das autoescolas cada Autoescola tem sei lá 20 30 carros né então para ter 20 30 carros e 10 automáticos e 10 manuais Nem é tanto tanta complicação assim mas se você for PR cidades menores no interior você tem Autoescola que tem um carro só meu amigo que o pessoal aprende naquele carro ali e E aí você vai ter que ter dois ou seja vai encarecer o processo de tirar a carteira das pessoas a pessoa não só vai ter mais dificuldade porque lembra a pessoa tá aprendendo a guiar eh eh eh para quem tá
aprendendo a guiar guiar com câmbio automático e câmbio manual são duas aulas diferentes tem que aprender duas coisas é mais complicado da pessoa aprender vai ficar mais caro para que isso Qual que é o problema que essa pessoa quer resolver né Ela tá dizendo aqui que não porque cada vez mais tem carros automáticos no Brasil e os carros elétricos São automáticos e não sei que lá lá aqui ó já poderiam realizar o aprendizado atualmente atualmente não existe a possibilidade de utilização para FS de aprendizado até que o presente momento não houve regulamentação e não sei
que lá tá mas quem que tá reclamando de alguma coisa né Eu acho que isso daqui é o grande problema da visão que o pessoal tem no Brasil de que um deputado é bom quando ele gera muitas leis né no caso aqui é uma Senadora né Senadora Teresa Leitão do PT de Pernambuco existe essa visão de que um deputado um senador que faz muita lei é uma um cara positivo isso não é verdade porque a lei tem um custo toda lei tem um custo ela gera um custo então assim você pode até entender que Em
algumas situações é importante ter a lei Mas em muitas situações não né o deputado o senador tá fazendo aquilo por puro pura vontade de ganhar algum dinheiro com esse negócio sei lá vendendo carro automático para alguém ou alguma coisa do gênero né então assim é uma besteira enorme isso daqui mais um custo enorme pro pra pessoa que tá aprendendo a guiar aqui no Brasil e vai resolver exatamente qual problema nenhum problema só a não ser o problema do do vendedor de carro automático né Pode ser que seja aí essa ideia tem que vender carro automático
tem que ter pro pessoal aprender e coisa e tal eu vou te falar um negócio é muita exploração cara é um absurdo tirar carteira aqui no Brasil eu sinceramente vocês sabiam que dá para você ir pros Estados Unidos pegar um avião daqui ir pros Estados Unidos combinar num Detran lá no no no departamento de trânsito em alguns estados eles fazem isso para pessoas que não são americanos que são Ilegais você tem que dizer que mora lá tem que arrumar um endereço lá você ainda ganha uma uma uma carteirinha com o número do Social Security Number
ainda e tira carteira lá nos Estados Unidos e essa carteira dos Estados Unidos Vale aqui no Brasil então você volta aqui pro Brasil Cara eu tô para te dizer que é capaz de sair mais barato do que tirar uma carteira no Brasil com esse com essa quantidade de de leis absurdas de idioti que eles estão inventando aqui vale mais a pena eu não sei como é que funciona no Paraguai no Uruguai mas é capaz de também ser mais tranquilo e a carteira do Paraguai do Uruguai Vale aqui no Brasil também você vai lá Tira a
carteira lá e volta pro Brasil porque aqui meu amigo eu desisto é muito socialismo nessa terra Obrigado por assistir o vídeo até o final além de curtir compartilhar e se inscrever no canal considere se tornar patrocinador com valores a partir de R 1,99 clique no botão seja membro abaixo para saber as condições e vantagens de Patrocinar o canal mais informações sobre o nosso projeto visite nossos sites indicados na tela