Esse é o ancapsu e nós vamos falar agora do milei que tá tendo um sucesso enorme na Argentina a ponto de chamar a atenção no mundo todo né Realmente a Argentina tá fazendo uma trajetória fantástica com milei de recuperação de reservas de recuperação do valor da moeda em relação ao dólar o peso argentino tá sendo chamado lá na Argentina de super peso porque tá muito valorizado né o o as pessoas na Argentina viram o salário delas crescer em dólares né Elas têm mais dólares agora e lembra na Argentina sempre teve esse negócio as coisas sempre foram cotadas em dólar na verdade né Já há muito tempo por conta da hiperinflação lá né então o pessoal tá muito satisfeito com a coisa e isso tá espalhando esse otimismo pro mundo todo é lógico a esquerda brasileira tá preocupada tá chorando mas chorando chorando ch tá engraçada de ver isso essa notícia foi sugerida por Fernando Amândio dedo no 13 gritaria e várias outras pessoas Obrigado aí ao pessoal que sugeriu notícias lá no nosso site no Vison libertaria. com e obrigado a você que tá assistindo nosso vídeo se você gosta do nosso conteúdo por favor deixe o seu like se inscreva no nosso canal né pois bem Olha só que coisa o peso argentino estamos fechando 2024 Então os números ainda não são os finais finais mas praticamente acabou o ano né gente 30 dezembro amanhã é 31 amanhã nada funciona direito já todo mundo preparando pro revon e coisa e tal enfim e eh o o fato é esse ano a o peso argentino é a a moeda com melhor desempenho no mundo a moeda que mais se apreciou em relação a uma cesta de outro outras moedas né eles fazem isso porque você comparar o peso argentino só com dólar pode ser por questão do dólar né Pode ser que o dólar tenha caído ou o dólar tenha subido e coisa e tal então eles fazem essa comparação com uma sexta de moedas mais estáveis no mundo e o fato é que o o peso argentino teve uma teve o melhor rendimento do mundo eu dou um doce para Quem adivinhar Qual foi a moeda que teve o pior rendimento no mundo É essa mesmo que você tá pensando é lógico que é o Brasil né aqui ó peso argentino valoriza 44% e é a melhor moeda do mundo de 2024 o real é o pior evidentemente que é né e os motivos são exatamente aqueles que eu falo para vocês o Lula insiste em um governo Centralizado tomando decisões em socialismo não que o governo vai fazer a economia crescer e Coisa e Tal enquanto o milei faz o correto diminui o tamanho do estado o futuro é muito Claro no mundo inteiro governos que cortem o tamanho do governo vão sobreviver e vão se dar bem governos que insistam em querer uma visão de governo soviético ética de século passado visão de século passado vão quebrar porque simplesmente a ineficiência estatal que sempre foi ruim tá o governo sempre foi ineficiente aliás estruturas hierárquicas como um todo sempre tiveram uma ineficiência muito grande você perde muito muito dinheiro em estruturas hierárquicas eh mas com a informação descentralizada e distribuída isso se exacerbou a a as alternativas distribuídas as alternativas feitas pelo mercado se tornam muito mais eficientes então quem insistir em governo grande vai perder quem for no caminho correto de diminuir tamanho do estado ganha e olha só não tem um exemplo mais claro e cristalino no mundo que a oposição entre o milei e o Lula o Lula um idiota velho socialista corrupto pinguo com ideias velhas né o pior de ser velho não é isso porque velho eu sou também mas o pior de ser velho é tem ideias velhas né você ser velho com ideias boas ideias novas não tem problema nenhum o problema é ser velho com ideia de quando você era jovem com ideia ada né e o Lula parou lá em 1950 parou lá na época da Revolução Cubana ele ainda acha lindo aquele negócio são Os Comunistas de cabeça branca que tem na América Latina né um monte de velho que felizmente tá perto da morte não vejo a hora dessa geração maldita passar para realmente a gente poder mudar o mundo porque uma cambada de Comunista de cabeça branca que acha que ai que lindo o Fidel Castro fez a revolução em Cuba olha que maravilha e e olha como é que tá Cuba agora olha a merda que foi essa revolução em Cuba né enfim mostra justamente esses essas duas visões de mundo diferentes né E olha só o peso argentino valorizando enquanto a gente aqui no Brasil reclamando que o os os salários no Brasil estão todos eh eh achatados né porque veja é o que eu falo muita coisa muita das relações que você tem hoje são relações internacionais você comprar Amazon Netflix esse tipo de coisa Ah mas o preço é em real é o preço éem real mas vai reajustar meu amigo porque a empresa é americana tá no final das contas a o o padrão deles é o dólar Então como você perdendo seu salário perdendo o valor e foi o que aconteceu o salário do brasileiro perdeu o valor com pinguço corrupto se recusando a diminuir o tamanho do estado né e eh com isso acontecendo você vai vai ter aumento inevitavelmente né ao contrário na Argentina Você tem uma uma visão ao contrário você tem o pessoal vendo o seu salário apreciar em dólares né ou seja o salário na Argentina tá crescendo em dólar o pessoal tem tem falando isso aqui ó 44% o pessoal tá chamando de super dólar aqui é infob é uma uma mídia lá da Argentina tá falando também que a bolsa de valores cresceu 300% em dólares na Argentina ou seja quem investiu na Argentina se deu muito bem cresceu 3% em dólares tá as a as ações ar tiveram o melhor ano desde 2003 ou seja há muito tempo que não tinha um ano tão bom pra bolsa Argentina o pessoal tá todo mundo empolgado um monte de gente querendo investir na argena China é lógico por quê Porque o o governo tá indo no caminho certo o caminho de diminuir o tamanho do Estado ao contrário dessa fábula Brasileira de que estado Grand não porque temos que centralizar né a solução no Brasil tudo é centralizar o o lewandovski lá não porque as polícias não estão dando conta do crime vamos centralizar que a a gente resolve não centralizar não resolve mais hierarquia mais estrutura hierárquica piora torna a coisa mais ineficiente no final das contas não ajuda em nada né mas esse é um erro que tá no imagin ário Brasileiro né a visão que eu tenho das pessoas no Brasil é que o pessoal aqui meio que tem uma visão meio que tribal né não que a gente é uma tribo tem que botar tudo pro Cacique decidir lá todo mundo se ele decidir certinho se tiver um Cacique bom vai funcionar o erro disso é que uma tribo pode funcionar bem uma boa a tribo é uma estrutura eh social válida né E funcionou durante muitos anos durante uma boa parte da história da humanidade e a gente viveu em tribos mesmo né A questão toda é que e para quando você coloca muita gente nisso daí a estrutura de controle se torna ineficiente né o custo de administração se torna ineficiente então não dá certo não adianta não tem que ter Tribo grande não tem que ter todo mundo Centralizado para um Cacique benevolente que vai decidir as coisas não isso não resolve você tem que ter o mercado definindo preços o mercado arrumando suas soluções né e é o que o milei Tá fazendo na Argentina e tá dando muito certo né agora e aqui ó peso Argentina tem melhor desempenho do mundo e coloca pressão sobre Javier ou seja o pessoal já tá levantando o problema aqui porque aquele negócio a esquerda é lógico que ela não ia gostar disso né nem no Brasil nem no resto do mundo o pessoal quer criticar o milei e o milei ele tem adotado a postura libertária o que é a postura correta né o que eu falo para vocês o o se você reparar o ideário do milei é um ideário puramente econômico ele fala sobre questões Morais sobre a pauta de costumes a pauta moral até fala mas isso é claramente secundário o ponto dele é a questão econômica e é o que eu acho que deveria ser também o foco do Brasil né do bolsonaro de alguém da direita no Brasil deveria ser Justamente esse o foco é a economia meu amigo a pauta de costumes é importante é importante sim não vou não tem que descartar isso não tem que ter pauta de costumes também concordo que é importante mas achar que a pauta de costumes é o Central não é é a economia a economia que é o centro da coisa enfim aqui ó o pessoal do do valor econômico tá colocando aqui o peso argentino tem a melhor desempenho do mundo e coloca pressão sobre milei porque ele teve que vender eh eh dólares o banco central teve que vender dólares para cumprir a coisa o que eles esquecem de colocar aqui é que apesar dessa venda de Dólares que nem foi tão grande assim vendeu alguns Milhões de Dólares aqui ó ess 599 Milhões de Dólares em reservas cambiais É verdade as reservas cambiais argentinas estão muito mal por conta dos governos socialistas no passado mas o fato é que com a bolsa Argentina aumentando 300% em dólar o que que acontece vai ter um monte de gente querendo investir na Argentina meu amigo que tá chegando de Dinheiro aliás muito do dinheiro que tá saindo do Brasil tá indo para Tina Exatamente porque o pessoal tá vendo que lá tem futuro aqui não tem né no Brasil tá indo pro buraco né não se sabe se vai cair no buraco ano que vem se vai cair no buraco em 2016 2026 ou se vai cair no buraco em 2027 mas que a gente tá caminhando pro buraco a gente tá caminhando né enfim eh eh então ah teve o país vendeu 599 milhões em reservas eu não sei que lá é mas tá recebendo muito dólar de novo e ou seja isso aqui não vai fazer falta de forma alguma tanto é que o ah o o o peso tem se apreciado mesmo com isso né ou seja um valor pequeno e o preço o peso se se apreciando muito por que que o banco central lá teve que vender dólar ao contrário do Brasil que o Brasil teve que vender dólar para tentar conter os investidores que estão saindo do Brasil lá o assunto foi totalmente outro né o milei diminuiu o imposto de importação então agora o argentino pode comprar Amazon Netflix Disney mais barato pode comprar até da shopee lembra quando você comprava da shopee da Shen baratinho que as coisas chegavam era tudo baratinho e Coisa e Tal Pois é lá na Argentina você pode agora comprar essas coisas baratinhas porque o milei acabou com o imposto de importação só que o que que acontece as pessoas começam a gastar em dólar né então daí que ele tem que bancar isso daí o dinheiro o dólar que tá saindo da Argentina é o dólar das pessoas é o dólar da população então é uma coisa positiva o que tá acontecendo lá ao contrário do Brasil que tá perdendo investimentos e o que tá o que tá saindo é esse dinheiro de investimentos não é dinheiro das pessoas ao contrário as pessoas agora são obrigadas a comprar na magalu caro as porcaria que a magalu vai lá comprar na China do mesmo jeito vai comprar e trazer tudo pro Brasil para vender caro pros brasileiros aqui né enfim é positivo isso também né e a melhor coisa que você vê nessa história é a capacidade do milei de realmente mostrar essa essa visão do libertarianismo né o o milei É nesse nesse momento o presidente mais popular da América do Sul já deixou o Lula no chinelo nesse negócio e vários outros mesmo mobel bukele América Central né mas os deixou para trás todo o resto da América do Sul já é o presidente mais popular na América do Sul excelente notícia isso e não é só isso não tá no mundo todo ele tá servindo como exemplo que eu tô falando o pessoal tá vendo milei como um caminho a ser seguido porque a isso cara O Mundo Mudou mesmo que veja as ideias do Lula já eram erradas lá atrás tá elas já eram erradas no século passado mas no século passado ainda havia Essa visão de que não de repente se a gente fizer uma tribo grandona se for um Sique muito bonzinho e ele conseguir fazer uma eficiência estatal essa palavra eficiência isso não existe gente eficiência estatal não existe até empresas grandes quando tem uma hierarquia muito grande são altamente ineficientes não existe eficiência com hierarquia grande tem que descentralizar tudo né enfim eh eh isso no passado já era errado mas ainda era um pouquinho errado ainda tinha algumas vantagens por outro lado o que acontece agora é que que o mundo mudou e o que tá acontecendo essa mudança de visão das pessoas é justamente porque as pessoas percebem essa diferença percebem que não se resolve nada no estado enquanto o pessoal tá esperando o estado fornecer emprego para elas elas vão ficar desempregada a vida toda aí quando o cara começa a correr atrás Ah não vou ser Uber vou entregar vi food vou fazer outra coisa vou vou virar youtuber aí meu amigo aí você resolve o seu problema e deixa o estado para lá esquece o estado estado Só atrapalha e essa é a visão de todo mundo e por isso que o milei tá ficando Popular Ele atende ele ele dá um caminho nesse mundo mundo novo né aqui ó até a França segundo o o Paulo Figueiredo aqui tá falando que a França anunciou a criação do partido místa ou seja o milei Tá incentivando aí tá gerando toda uma um novo movimento no mundo nesse caminho né teve também no Uruguai já teve isso já teve partidos em outros países da América Latina também que se inspiraram no milei né infelizmente no Brasil é praticamente proibido criar partido né tentar criar partido no Brasil é um inferno burocrático porque o pessoal não quer mais partido partido no Brasil dá dinheiro né então eles ficam nesse negócio de proibir criar partido novo mas seria ótimo um partido místa no Brasil também né aqui o fato é o seguinte a economia e fazendo um milagre econômico É lógico que essa daqui é de comuniste ela acaba criticando o milei né E aqui já começa a esquerda a criticar o milei a esquerda tá ficando apavorada né aqui no Brasil particularmente aqui olha só a a milei colhe bons resultados econômicos em 2024 mas com alto custo social né ão com aquela parada de que a inflação caiu o dólar subiu tá tudo bem na Argentina mas a pobreza cresceu o que é falso Eu já mostrei para vocês o gráfico aqui sim a pobreza cresceu no primeiro momento mas já está caindo de novo e hoje já é menor do que quando o milei assumiu Então não teve custo social nenhum né O que o que quem que tem reclamando lá na Argentina ah artista tá reclamando Ó você já ouviu esse filme né os artistas não tem mais o dinheirinho aquele dinheiro gostoso das lei Ruan de lá eles não tem lei Ruan lá mas tem coisas equivalentes tem Patrocínio estatal para para artes e coisas e tal esse pessoal tá chorando é esse pessoal vai chorar mesmo É lógico que vai chorar tem que eu adoro ver artistas chorando de falta de dinheiro né porque sinal que o dinheiro tá sendo empregado em coisas realmente úteis aqui ó mais engraçado é essa crítica aqui ó motoserra do milei em Ação a Argentina terá o menor salário mínimo da sua história porque o salário mínimo que o milei aprovou agora é maior do que o que era antes ele aumentou o salário mínimo aumentou em dólar 44% então foi um aumento uso do salário mínimo mas em termos de reais em termos de de valor e do do salário mínimo é menor do que teve antes né E aí o que ele tá falando aqui ó é que e não olha quer tá vendo o salário mínimo caiu esse aqui é o problema na Argentina sendo que eu já expliquei para vocês salário mínimo é ruim o salário mínimo deveria ser zero por quê Porque se você não tem emprego o seu salário é zero sempre Então na verdade o salário mínimo de todo mundo é zero não existe esse negócio de salário mínimo essa ideia que as pessoas têm de que ah não é é o o patrão vai ter que me pagar mais não o patrão só vai te contratar se você valer no mínimo o salário mínimo e eu já expliquei como é que isso gera uma série de problemas esse esse grande problema que a gente tem no Brasil da geração nenem que não estuda nem trabalha é justamente por conta do salário mínimo o que que acontece né ah qual que é a grande vantagem que o jovem pode levar numa mesa de negociação para conseguir o primeiro emprego é justamente o fato que o jovem tipicamente gasta menos do que um adulto um adulto tem família tem filhos tem que pagar um monte de despesa tem que pagar os pais que são doentes tem que pagar um monte de coisa o o jovem não o jovem tá ali né muitas vezes mora com os pais ainda ainda não tem família e coisa e tal então o jovem pode em condições normais aceitar trabalhar por um valor abaixo daquele e essa é assim que sempre funcionou o mundo o jovem começa ganhando menos à medida que o tempo vai passando ele vai aprendendo e vai eh ganhando experiência vai ganhando o valor do trabalho dele a produtividade dele vai crescendo e ele vai crescendo em termos de salário é é a carreira profissional todo mundo passa pela carreira profissional o salário mínimo alto no Brasil como existe acaba inibindo isso e nem é tão alto o salário mínimo no Brasil tá mas deveria ser zero mesmo porque no final das contas isso prejudica Justamente a pessoa que mais precisa do trabalho para começar a trabalhar o que que nos Estados Unidos você tem mais facilidade lá tem salário mínimo também mas é salário mínimo em hora então é mais tranquilo de você negociar qualquer coisa você negocia menos horas de trabalho tem um monte de exceção também tem um monte de estado que não tem salário mínimo lá nos Estados Unidos né então Ou seja é muito mais fácil você contratar e você demitir as pessoas lá nos Estados Unidos e por isso você consegue esse e eh essa facilidade por lá né uma coisa que chama atenção lá é essa você não fica desempregado nos Estados Unidos a menos que você queira ficar desempregado eh você não fica né Sempre tem coisa para fazer por lá enfim é aqui o pessoal fica nessa aqui que a Argentina terá o menor salário mínimo da história aí vem aqui o diário do cento mundo me lei ataca salário mínimo se a pessoas dispostas a trabalhar por menos não se pode contratá-las e é isso daí se a pessoa aceita trabalhar por menos por que que você não pode contratar ela por menos se ela aceita trabalhar por menos é uma boa pergunta qual que é o problema disso me explica em que que você tá ajudando essa pessoa se você tá contratando ela por um valor que ela aceita trabalhar por aquele valor mas é um valor menor do que você aceitaria você não aceita esse valor Beleza você não trabalha nesse emprego mas outras pessoas podem aceitar Qual que é o problema disso essa história de salário mínimo ainda temha toda toda a origem dela que foi racista vocês sabem né os salários mínimos o salário mínimo surg como uma lei de croll uma lei para prejudicar os negros lá nos Estados Unidos porque os brancos começaram a temer que os negros começaram a pegar o trabalho dos brancos né eles aceitavam trabalhar por menos nos mesmos empregos nées eram recém libertos queriam trabalhar eh nos mesmos empregos ganhando menos aí eles reclamaram não tem que ter um salário mínimo para quê para excluir os negros é é é o o salário mínimo nasceu com propósito racista e hoje ainda cumpre esse papel porque é o que eu falo para vocês a a Existe uma grande parcela da população Justamente que é a menos educada que é a menos capaz que infelizmente é desproporcionalmente representada por pessoas negras e no final das contas o que que acontece essas pessoas não conseguem trabalho não conseguem ocupação por quê Porque você tem um salário mínimo você não pode pagar menos do que um tanto se você não vai pagar menos do que tanto você não vai contratar a pessoa ninguém contrata ninguém para ter prejuízo você contrata a pessoa porque você espera que o trabalho que a pessoa vai fazer vai te ajudar mais do que o que você tá pagando a ela senão você mesmo faz por que que você vai contratar alguém para fazer enfim essa é a situação é por isso que a gente tem tantos problemas no Brasil com essa questão do salário mínimo eu concordo 100% com meilei aqui não eu critico mesmo salário acho que não deveria existir é um mal o salário mínimo na história salário mínimo deveria ser pessoal você decide o quanto você quer trabalhar ah não aceito trabalhar por menos de R 1000 beleza é só dizer não pro emprego não aceito trabalhar por menos de R 10. 000 Pronto seu salário mínimo é r$ 1.
000 Parabéns seu salário mínimo pessoal é R 10. 000 se ninguém te oferecer mais de R 10$ 10.