Olá amigo mecânico mecânico responde está de volta a gente já teve alguns programas com ele nosso queridíssimo Professor Ulisses Miguel quantos anos de CENAI 1000 anos já 18 18 anos 18 anos já de C senen Vamos responder né tudo pergunta fácil pergunta difícil cabel Vamos tentar tirar dúvida Aí de todo mundo é E você que tem dúvida você quer enviar pra gente a redac @ mecanico. com. br ou não vai lá também nosso Instagram escreve lá sua dúvida Ah eu tenho problema no Ford K 2012 escreve lá sua dúvida tenho problema no Peugeot 2007 207 2007 nem existe né imagina se existisse 206 é 206 enfim Mande as suas dúvidas no YouTube no Instagram Aonde você quiser mande as dúvidas lá pra gente a gente também tem um canal bem grande lá no Facebook é só mandar as dúvidas que ules ou landuo vão respondê-las a primeira dúvida É edard Ilton que mandou pra gente vi YouTube ele disse pastilha de freio tem validade por tempo eu rodo pouco com o carro e as rodas dianteiras sujam muito com o pó preto das pastilhas de freio isso não acontecia algum tempo atrás e ainda tem muito material na pastilha meu carro é um Fiat Palio 1.
8 2005 Ô Professor isso tá acontecendo comigo o meu carro eu tô rodando muito pouco com ele devo trocar essa pastilha ou não se você analisar o Adailton você tudo tem tempo de validade mesmo que não for especificado pelo fabricante tem tempo de validade no caso da pastilha o que que vai acontecer com ela ficando mais velha o material vai ou enrijecer né e por isso que acaba soltando mais mais pó tá E hoje você tem que tomar muito cuidado com a marca da pastilha que você compra né Tem pastilha aí que é tão dura que acaba empenando o disco a tem pastilha eh muito macia que acaba desgastando num num período mais mais curto de tempo mas esse problema com o tempo porque a mesmo você não usando o carro ela tá lá exposta né sujeita a as edes poeira enfim e a superfície de atrito dela a hora que você vai enfrear vai ter um desgaste maior porque ela já não tá mais na na configuração original dela né então é o ideal que você troque essas pastilhas por uma de marca boa Tá bom então eu vou fazer isso com o meu carro inclusive eh o não sei se acontece com ele mas eu sinto quando eu saio com o meu carro depois de muito tempo eu vou pisar no freio eu sinto ele um pouco duro será que é por causa disso também tá parado mon porque as pastilhas do meu carro são Tecnicamente novas é parte do pedal ficar duro já envolve outras coisas como o servofreio por exemplo out então vou ter que mexer em tudo bem provável ele vai ter que fazer isso também examar tem que examinar dar uma inspeção geral no freio né é a da hton faça isso no seu carro também veja as condições leve no mecânico e troque por uma marca boa vamos agora pra pergunta do Marcelo Ramos ele mandou lá Vi YouTube ele disse tem um corça Classic automático 200 se quatro marchas funcionando normalmente da primeira até a quarta mas quando seleciona a ré Leva cerca de uns 6 a 8 segundos para engrenar o que pode estar acontecendo Professor bom Marcelo aí eu não sei eh como que você faz a troca desse óleo da transmissão e o que pode estar causando isso daí um nível baixo do fluído da transmissão ou ele tá velho e contaminado porque a marcha ré é uma marcha que necessita de mais pressão para ser engatado então se você tá com fluído fora já de já passou o vencimento né é o ideal é é tá velho contaminado ou então se você tá com a válvula de controle da pressão tá com algum problema se ela tiver suja já não vai ter a pressão correta para pro engate da ré e até no caso da solenoide então num primeiro momento aí eu aconselho fazer a troca do fluído e ver o que acontece e eh transmissão automática a gente sempre tem aquela polêmica né troca o fluído ou não troca sempre tem que trocar né Professor sempre hoje ó vamos pôr de uma maneira geral é que eu falo também paraos meus clientes na oficina Sempre falei paraos meus alunos O ideal hoje é trocar de 40 em 40. 000 km tá aí vai est seguro cara é porque tem muita polêmica em cima disso o pessoal Ah no precisa trocar mas como a gente falou tudo tem desgaste e tem validade óleo principalmente sofre oxidação não tem como você não trocar o óleo né ainda mais o você depende desse óleo não só paraa lubrificação na caixa automática como também para manter o atrito entre as peças então se você tiver com óleo ruim não vai conseguir né então troca o óleo também viu Marcelo é primeiro momento troca o óleo que provavelmente vai o problema vamos para a próxima pergunta mas antes da gente ir pra próxima pergunta eu tenho que falar dos cursos daqui da casa né curso do Mecânico Então você entra no nosso site Aí cursod mecanico. com.
br lá tem um vasto material de inúmeros cursos tipos jeitos tamanhos o professor ulic também contribui com a gente para fazer esses cursos então tem curso gratuito tem curso pago Mas todos têm certificado que é bem legal então entra lá cursod mecanico. com. br agora a gente vai para o perfil fiest 1.
5 que mandou via YouTube ele gosta de Fiesta gosta de Fiesta ele ele é ele ele ama Ford é tem uns que gostam de Fiesta outros gostam de k né e ass É verdade falando sobre lubrificantes 75w 75w TR 85 e 75w 90 dá muita diferença eu não sei o que ele tá falando aí professor porque eu não sou mecânico o senhor é então explica pra gente bom isso refere-se à viscosidade do óleo né O que que isso quer dizer por exemplo o 75w ele é um óleo que numa temperatura fria porque o w significa Winter né então ele tem um comportamento de um óleo 75 o que que é viscosidade é o tempo de escoamento né é medido eh tem um equipamento próprio o viscosímetro que você faz o óleo escorrer num tubo quanto tempo ele leva para escorrer e é determinada assim a viscosidade o 75 w85 ele já é um óleo multiviscoso então frio que é o w lá que você tá vendo se comporta como um óleo de viscosidade 75 quando esquenta se comporta como um óleo de viscosidade 85 mesma coisa pro 90 né dá diferença dá diferença eu vou dar um exemplo que eu sou meio Jurássico tá bom aí você vai por exemplo chevete todo mundo ah óleo de câmbio é óleo 90 e punha óleo 90 lá só que o chevete a hora que você ligava ia pôr a primeira marcha não entrava com óleo 90 tinha que esperar esquentar para ele começar a fazer o engate porque ele usa um óleo 80 né então sempre dá diferença é importante importantíssimo seguir a recomendação do fabricante seguir lá o que tá no seu manual para colocar Se não desse diferença não iam criar tanta variedade de de viscosidades aí agora o nosso querido amigo fiest eu não sei se ele perguntou isso pro Fiesta ou Por que qual motivo Ele perguntou isso da próxima vez Eh manda o o Porquê dessa pergunta pra gente é umas esp maiores né mas se você vai for ver esse vídeo fica fica ligado manda pra gente que a gente tenta responder o porquê dessa sua da sua pergunta porque fica muit ess viscosidade é essa viscosidade eh a diferença por exemplo se você usa um óleo para um diferencial que é Coronha Pinhão lá trabalhando é um óleo que tem que resistir a Extrema pressão aí é recomendado o 75 w90 e tem outra coisa que tem que ser levado em conta é a classificação api se é um gl4 um gl5 né sim aí se você pôr um que não é o recomendado Pode ser que as moléculas quebrem nessa pressão entre os dentes e não tá lubrificando nada então é tem diferença tá diferença respondendo a pergunta tem diferença agora onde você vai aplicar a gente não sabe então fica só esperto com isso né olha o manual do carro para ver vamos pra próxima pergunta é do laert Lira também lá do YouTube como vocês viram né Tem pergunta do YouTube vai ter pergunta de vários lugares só mandar pra gente que a gente vai responder bom o lert disse tem um Renault KD 2022 e algumas vezes quando ele pega alguns segundos depois Falta força ou seja o carro pega e Falta força depois piso no pedal de acelerador uma cinco vezes e ele volta a funcionar normalmente porém neste momento Sinto cheiro de gasolina o que devo fazer o que ele deve fazer eu não afogo o carro porque tinha umas coisas dos carros mais antigos como o senhor disse old school que se você ficava pisando no acelerador afogava ele eu lembro que o meu pai tinha um golzinho aí tinha o afogador para ligar era todo um trâmite de manhã naquele nesses antigos eram carburado você injetava né É agora aí é que é assim tá meio eh obscuro assim pra gente responder mas eu vou tentar assim mesmo né esse tipo de sintoma porque você vê ele falou que liga e perde a força então não sei se ele tá ligando e já tentando sair com o carro eh e ele tá abastecendo com gasolina não com etanol é isso aí indica o mau funcionamento do sistema de injeção ou de ignição e que pode est sendo causado por vários fatores só vend do carro pessoalmente para ter uma uma resposta mais correta aí né Por exemplo um combustível de má qualidade vai gerar esse tipo de problema tem carros aí Que no dia seguinte de manhã chega nem pegar é né Eu já fui socorrer carro assim e aí você coloca a gasolina com uma bisnaga lá no corpo de borboleta a ele pega aí depois que pegou a primeira vez aí ele vai tá mas aí o que que o sistema de injeção por exemplo se baseia no sinal de vários sensores né Para dar o tempo certo de abertura do bico injetor E também o momento certo da centelha na vela de ignição então por isso que precisava avaliar o carro pessoalmente para ver testar para ver O que que tá causando isso diretamente porque por exemplo Senti o cheiro de gasolina talvez porque ele tá dando várias aceleradas né o sistema de injeção entende que tem que injetar mais combustível Só que ainda o motor tá frio ou não tá nem andando o carro e aquilo acaba sobrando e e sai esse cheiro de gasolina pode ser um problema de cânister também né que tá S liberando os vapores do tanque fora de hora então tudo isso aí pode ser a causa desse problema aí o ideal dele é ele levar no mecânico para ver de perto né sim é fazer um diagnóstico completo e corrigir o problema mas certamente Deve ser isso na na na injeção e ignição né Professor deve fugir muito disso não foge disso e provavelmente também combustível adulterado né que a gente tem de combustível adulterado no Brasil é brincadeira e ainda mais gasolina né olha é vai ser exagero meu Mas entre 10 carros que eu pego falhando 11 o problema combustível é aquele metanol etanol com água gasolina batizada tem o pego velas eh com uma crosta de um pó branco em volta dos eletrodos que aí para de centel e É o quê É o solvente que tá sendo colocado no combustível alguma coa parece um silício assim sabe fica gruda E cria outro eletrodo lá é absurdo leva seu Kid no seu mecânico de confiança e provavelmente deve ser isso que o professor falou a gente vai pra próxima pergunta é do Gerson não é da Seleção Brasileira grande canhotinha de ouro mas o Gerson mandou pra gente ver YouTube ele disse vou à padaria perto de casa e de carro talvez não gasto nem 5 minutos Gerson vai de a pé mas eu também vou de carro pra padaria Eu também isso que a gente tá meio gordinho Espero que o Gerson esteja Magrinho e ele quer quer saber qual ael melhor maneira de ir de carro sem impor ao veículo um uso Severo Qual o tempo para o motor esquentar ele tem que esperar o motor esquentar o Gerson para ele ir pra padaria de manhã comprar o pãozinho quente ou já pode sair Ligar Boa pergunta é um bom ponto porque os carros antigos tinham outra prática esses novos Então mas como seria baseado nisso Qual é o carro do não sei né mas vamos responder de uma maneira genérica né ideal para esquentar esse carro é que você ligue espera pelo menos uns 5 minutos 10 minutos deixa ele funcionando que aí já vai dar uma mini esquentada as peças vão as que tiver que dilatar vão dilatar e vai tá dentro da das folgas corretas nesse percurso também não vai querer ir a 180 por H né não pode também né porque também vai ser considerado como uso Severo aliás viagens curtas assim uso Severo AD como uso Severo né E se você não deixar esquentar se você sair acelerando forte freando bruscamente você vai ter também um maior consumo de combustível além da do desgaste do motor então o ideal é isso aí espera alguns minutos para depois que ligou o motor para ver se ele deixa ele esquentar um pouquinho depois você sai o mesmo 5 minutos que você leva para ir na padaria é os 5 minutos que você deve deixar ele esquentando agora a pele vai fazer mais rápido é porque cinco para esquentar e cinco para chegar já dá 10 é a ida e volta já a ida e volta bom Gerson Eh o meu conselho é você a pé O Conselheiro do professor é esperar esquentar mas eu vou seguir também O Conselheiro do professor aquele sábado de manhã que você vai buscar pãozinho eu faço a mesma coisa acho que todo mundo faz Enfim sem mais brincadeiras e sem mais respostas a gente vai ficando por aqui Claro antes um recado a gente tem a plataforma mecânico pro então mecânico pro funciona assim ele é uma uma plataforma que te responde todas as dúvidas que você tá na oficina por exemplo o professor tá com um carro lá e o carro tá com problema ele não sabe o porquê daquele problema ele entra na plataforma do Mecânico pro e pergunta nessa plataforma Olha eu tenho o carro uma Volkswagen Amarok e eu quero saber porque que não tá a ignição tá funcionando eu quero saber porque algum ponto que não esteja funcionando vai ter do outro lado um ser humano não é chat GPT respondendo essa questão falando olha veja isso isso isso ele vai te dar todos os parâmetros tudo certinho para você ter a a a resposta para consertar o problema e fora isso você tem lá também esquemas elétricos tem figuras mostrando como pegou o sinal no osciloscópio né Tem uma boa biblioteca para te ajudar a resolver os problemas exato então se você quer saber mais sobre o mecânico PR é só entrar no site mecanico pro. com.