agora eu quero perguntar ainda vale a pena investir em Bitcoin ou já foi o tempo vale a pena Com certeza Vale ainda cara eu acho que um dos grandes erros das pessoas é achar que vai comprar e vai subir no dia seguinte e que no dia seguinte você tá rico né Uhum Então se você tá pensando nisso até engasguei que é tão difícil falar uma lição importante não mas se você tá pensando Pô vou comprar no dia seguinte tô rico então não compra Esquece porque assim não é para você se você entendeu que tem um
valor nesse negócio que foi criado há 16 anos eh passou do absoluto zero para um ativo de mais de 2 trilhões de valor de mercado e tem governos como Estados Unidos querendo adotar tem grandes empresas no mercado financeiro tradicional que falavam mal e agora falam bem e acho que isso tem muito a crescer ao longo do tempo como eu acredito aí vale muito a pena comprar sim principalmente com foco mais de longo prazo tá se fosse para você escolher ó tem muita cripto tem milhões de criptomoedas você só pode escolher cinco pro longo prazo e
não pode trocar é é cinco para deixar lá de 2 3 4 5 10 anos quais seriam as cinco criptomoedas Lembrando que isso aqui não é recomendação só tô perguntando a opinião dele né Talvez eu vá na bota dele não sei eu já ó eu já comprei umas cript já por causa dos seus vídeos lá você não segue siga o Instagram do Vinícius Bazan tem uns vídeos brabo lá que teve uma cripto lá que deu bom fiquei valorizou a nossa amizade valor Fala aí cinco mano cara E pior que assim ó sendo muito sincero se
eu fosse falar de longo prazo longo prazo para mim assimo 4 anos pra frente hoje tem três moedas que eu compraria só hum Bitcoin eum Solana tá PTC eth e até para deixar claro nesse momento eu não tenho etum na minha carteira porque eu acho que PR pro momento de agora tipo para esse ano ainda não é a melhor opção em algum momento pode ser tá eh as outras moedas que eu vou falar vou falar alguns nomes aqui eu acho que elas não necessariamente são pro longo prazo porque cara é um negóci eu falo assim
como se fosse uma Startup acabou de conhecer uhum tem dois anos de existência você pode casar com ela para longo prazo Mas seria mais legal se você acompanhasse ela no meio do caminho né então Bitcoin Solana deixa o etum aí também tá eh eu falaria da a pendo é uma uma moeda que eu gosto vou falar mais três mais duas a a Camino que eu sei que você ficou sabendo lá atrás Camino com k e e eu vou colocar a a a ave aqui no no meio também tá tá só lembrando pra galera que sim
tem mais moedas que vale a pena você aprender e tal eh mas são ativos que eu acho bem bacana assim faz você tem muita cripto na sua carteira Ah tem bastante bastante né porque tem algumas sem veste muita diferente você fala é eu tenho bastante porque embora assim eu pregue você você ter poucas na carteira tipo 15 moedas eu acho que é um número legal só como eu trabalho com isso eu vou comprando muita coisa para eu estudar porque cara eu gosto de falar das coisas que eu realmente botei a mão ali botei dinheiro para
ver se dá certo sen não é muito fácil né fic falando um monte de nome ali sem ter a pele no jogo né Skin é o skin the game então eu tenho bastante porque eu vou comprando um monte de coisinha pequena para estudar tá E E agora mano o Bitcoin você falou que tem 21 milhões de unidades quanto já tá já já foi já tá com alguém e quanto ainda falta ou em outras palavras o Bitcoin tá acabando tá acabando ele vai acabar devagar mas como que é a dinâmica pra galera entender hoje tem mais
ou menos 20 milhões acho que a gente não bateu 20 milhões ainda tem mais ou menos 20 milhões dos bitcoins já foram criados 21 falta mais ou menos 1 milhão vai acabar de minerar né de criar os bitcoins em 2140 maluco só que como esse negócio é uma curva que vai fazendo assim ó vai ficando cada vez mais devagar mais ou menos 2030 2032 tipo 99,9 dos bitcoins já vão ter sido criados Hum então falta tipo menos de 10 anos para quase todos os bitcoins que podem existir na história terem sido criados e uma boa
parte deles foi perdida tipo tem 1 milhão de bitcoins que é do satoe e ninguém sabe nem se o satos tá vivo Possivelmente nunca vai ser mexido Nosa só ele tem 1 milhão tem os caras ó para você tem noção o satochi tem mais ou menos a mesma quantidade que todos os etfs de Bitcoin nos Estados Unidos tem juntos é muita grana nos e tem aqueles caras que perderam os HDs né tipo o cara que tá com HD lá no lixão e não sabe onde que tá e o cara perdeu a senha Então esse número
varia Mas deve ter sei lá uns 3 milhões de bitcoins que foram perdidos para sempre nossa tá tô chutando mas é um número mais ou menos assim tá E aí explica pra gente ess negócio de carteira porque por exemplo tem gente que gosta de deixar numa corretora as cripto moedas e você tem então a opção de mandar suas criptomoedas para um lugar que só você cuida que é como seess pend drive Zinho aí que você falou só que por outro lado eu já vi gente para caramba até gente famosa perdeu o bagulho e já era
sent e chora não tem o que fazer não tem Alô gerente não não tem gerente tava na tua mão Qual que é a vantagem e a desvantagem de você deixar o dinheiro numa corretora ou numa carteira eh cod Wallet né inclusive você sabia que carteira é o nome errado o certo era chamar chaveiro por causa da senha das chaves é porque Qual que é a função da carteira da Wallet ela é guardar as suas chaves pro cofre tá o cofre é a blockchain e o a Wallet é a chave que abre a sua caixinha dentro
dessa blockchain permite que você tire o dinheiro para movimentar para outro lugar porque a cripto na verdade não tá no pendrive Zinho lá não tá a cripto tá registrada na blockchain a a Wallet ela só faz com que você tenha a chave que abre aquela gaveta igual do filme lá você Abu a gaveta você pode pegar daqui e falar assim agora manda PR cá se você perde a suas palavras lá sua 100 e tudo mais você perdeu a chave sua cripto tá lá fechada no cofre por isso que ela vai ser perdida ela tá trancada
ninguém consegue acessar nem mesmo você é boa então usar a carteira é muito bom porque só você tem a chave do cofre por isso que tem a máxima lá no no mercado que é notor nor co ou não são suas chaves não são suas moedas só você é o dono da chave mas se você perder só você era dono tamb não tem saque para você ligar lá fal Ô perdi a chave faz uma cópia então é muito bom porque só você vai ser o dono Mas é uma grande responsabilidade Como diria o tio do do
homem-aranha né então assim Tenha consciência do que você tá fazendo se você for colocar na Wallet alguns anos atrás quando eu tinha que falar PR as pessoas eu falava assim cara não deixa na corretora de jeito nenhum deixa só na Wallet hoje eu faço um pouco mais de né coloca um pouco mais na balança porque as corretoras estão bem melhores também depois que lá em 2022 a FT x Quebrou as corretoras ficaram muito melhores em termos de controles é claro não mudou o fato de que não é a sua chave vai tá na mão de
um terceiro Mas é bem mais seguro hoje tá então assim se você quer praticidade você deixa na corretora e assume o risco de est lá se você quer segurança total desde que você Garanta que você é seguro aí você deixa o risco é você meso tá o qual que é a ideia aqui pessoal Quando você compra Bitcoin você pode comprar num numa corretora como a binance não se por exemplo que eu tô falando aqui você vai comprar e vai deixar lá só que como a gente falou aqui já a gente tem o princípio da descentralização
é eu tomar conta da minha criptomoeda em vez de deixar ela num lugar que vai cuidar então eu posso deixar na corretora ou eu posso deixar numa carteira de criptomoeda se eu deixar na corretora o risco é o quê a corretora ser invadida todo mundo rockar hackar lá que a corretora roubar as criptomoeda e já aconteceu só que com corretoras pequenas menor até já aconteceu com grandes também mas hoje cada vez mais as corretoras estão investindo em segurança para que isso não aconteça E você tem a opção de comprar as cripto e mandar ela pra
tua carteira só que aqui na tua carteira se você esquecer a senha já era já era mesmo não tem governo não tem polícia não tem FBI não tem tua avó não tem ninguém que vai poder te ajudar você não tem o que fazer se você perder a senha E é isso que a gente tá falando se você esquecer a Bendita da senha cara já era então se você aquela aí ó boa após 12 anos de tentativa fracassada homem que perdeu de ó 700 milhões de euros 7 141 28 35 42 4 bilhões 5 bilhões de
reais em Bitcoin ele não conseguiu por quê Porque ele guardou as criptomoedas na carteira dele que é o método ideal e mais interessante só que se você é meio tonto criatura Olha aqui eu vou falar até eu tenho receio às vezes tanto que as vez eu tava pensando eu não sou a favor de não prefiro comprar etf mas às vezes eu começo a pensar velho dá um cagaço da desgraça mano se eu esquecer essa senha né e é uma senha que você não pode deixar em qualquer lugar pois S se alguém rouba tua casa lá
e pega assim ah o papel o que que é sua senha aqui aí já era o cara consegue acessar a carteira de qualquer lugar né com elas então dá um receio então eu Eu particularmente o que que eu tô fazendo eu deixo um pouco na corretora deixo um pouco na carteira na na eu no caso eu uso a Ledger né e eu tô pensando em começar a colocar um pouco num etf porque não é o ideal mas lá dá sabe porque a diversificação né dá um receio de perder né qu assim meu pai uma vez
pediu lá para para ajudar ele a comprar cripto eu não falei para ele colocar na carteira porque responsabilidade que tô colocando na mão dele lá de mexer com o negócio que ele nunca mexeu antes né sim e tem gente que esquece toda hora a senha do e-mail é se você é o tipo de gente que esquece a senha do e-mail esquece a senha do cartão ai qual que é sen você acha que você vai confiar de deixar uma grana alta em criptomoeda no negócio se você esquecer a senha não tem o que fazer então é
complicado isso né ainda bem que a gente tem várias formas de diversificar isso né tem opção para todo mundo né sim [Música]