Fala aí, minha gente. Bom dominguinho para vocês, hein? Barcelona ganhou do Sevilha.
Um jogo que era esperado que o Barcelona vencesse, esperasse até que o Barcelona tivesse facilidade também contra um Sevilha que vem em queda livre. Três vitórias desde dezembro em La Liga, três vitórias nos últimos 15 jogos do Sevilha, que só não tá ameaçado pelo rebaixamento porque fez um bom início de competição. Então, o técnico Hansfleck poupou alguns jogadores, né?
deixou firminho, Laminia mal fora, poupou Eric ou Ronald Araújo, jogou Chaves Park até para ganhar alguma coisa de experiência, de rodagem para se precisar daqui a pouco ele tá menos assustado com as novidades de jogar no time de cima e também porque quarta-feira tem o Newcastle e aí a defesa tá conta do chá, né? Então é importante tanto ganhar alguma coisa do Chaves Parte como não perder nada de Ronald Araújo, de Eric Garcia pensando nesse jogo. Foi um jogo muito fácil pro Barcelona desde o início.
Os dois pênaltis em cima do Cancelo foram pênaltis, né? Aquela mão não é uma mão de apoio do segundo pênalti. E a primeira tem um trançapé que até alguma coisa parecido com o do Araújo no jogo lá de Sevilha, aquela goleada que o Barcelona sofreu por 4 a 1.
Eh, atacava muito mais pelo lado esquerdo o Barça, porque pelo lado direito com o Ronnie Bardad e com o Chaves Partic, jogadores que chamam um pouco menos a responsabilidade. Do outro lado, com Cancelo, com Rafinha e até com Marc Bernald, né, que cada vez mais tá se juntando muito aos atacantes e como ele tem boa progressão, tá se juntando quase que como meia pela esquerda, sendo uma arma ofensiva também do Barça. Os ataques eram por ali, eram muito fáceis e muito bom, muito bons do time do Barcelona.
5 a 2, um grande Rafinha, pô, três gols, dois de pênalti. Alguém pode tentar diminuir e argumentar si, mas o Rafinha jogou muito bem, como ele tem jogado bem, mas não tem marcado, ou pelo menos ele tem tentado muito nos jogos, tem ajudado da forma que a gente conhece do Rafinha, embora em alguns jogos com menos espaços e é um Barcelona que está também gerando menos espaços, mas jogando contra defesas fechadas, ele que tem muito a característica arrancada, ele tá tendo pouco espaço para essas galopadas dele à frente, né? Então, com defesas mais fechadas, ele tende a ter menos brilho.
E também tem o fato do Barcelona essa temporada ser um time envolvente em alguns momentos e gerar menos possibilidades de uma movimentação curta, se gerar um espaço lá na frente. Rafinha não fazia um gol de bola rolando desde 25 de janeiro, um jogo contra o Oviedo, se eu não tô enganado, uma vitória do Barcelona por 3 a 0. Depois disso, ele marcou contra o Atlético de Madrid, marcou contra o Copenhagen em dois gols de pênalti, hoje fez mais dois de pênalti e também marcou o seu terceiro gol hattrick já no segundo tempo.
Chamou atenção que dois pênaltis pro Barcelona, os dois cobrados pelo Rafinha, né? Não cobrou pênalti o Lewandowski, já tinha perdido pênalti contra o Sevilha, já tinha perdido pênalti contra o Atlético de Madrid. Os batedores do Barcelona essa temporada me parecem mesmo.
Rafinha ou Laminial. Me parece que o Lamini é o primeiro, né? Quando Lamini bate um pênalti numas oitavas de Champions aos 50 minutos do segundo tempo, me parece que era o pênalti mais importante a se cobrar.
E o pênalti mais importante a se cobrar foi do Laminiam. Mas é bom pro Rafinha ganhar de novo moral, ganhar de novo confiança. Eh, acho que a luta, a entrega do Rafinho, a ajuda dele sem bola, ninguém ninguém debate mais, né?
Mas ele voltar a marcar e voltar a fazer três, acho que é muito importante. Faz 17 já na temporada, já ultrapassa Lewandowski e Ferran Torres. é o vice-artilheiro do Barça até aqui.
19 ou 20, agora não me lembro, tem o Lamini, 17 o Rafinha e depois vem Ferran, Leva e Firmin Lopes nessa nessa sequência. Boa entrada do Firmin, inclusive no segundo tempo, né? Entrou bem com Seville, já assim completamente rendido, de braços baixos, mas entrou bem o Firmin Lopes no segundo tempo desse jogo.
Gostei do Rafinha, como eu disse, gostei muito do Cancelo. Fez um golaço, né, arrancando da defesa. Na única, basicamente, a única boa do Lewandowski no jogo, que foi fazer ali aquele aquele corta- luz, fez um outro bom pivô no segundo tempo, deu azar numa finalização, daqui a pouco eu falo do Leva, mas mais um bom jogo ofensivo do Cancelo, o primeiro gol do Sevilha em cima dele, mas ofensivamente é um cara muito útil e para ajudar a achar esses espaços do Barcelona, quanto mais gente se somar agora a criar chances no Barça, eu acho que vai ser muito importante, tá?
Porque o centroavante do Barcelona não me parecem passar nenhum tipo de confiança essa temporada, nem Ferran, nem Lewandowski. Então os outros precisam mais. O Mark Bernal, o João Cancelo, Rafinha Alamini, a gente já vê mais normalmente, o Daniomo, o Firminho tem bons números essa temporada já chega a 13 assistências e 11 gols.
Tem muitos bons números o Firmin, mas os outros vão precisar compensar a falta dos centroavantes super goleadores que o Barça teve temporada passada. mais de 20 gols do Ferran, mais de 40 gols do Lewandows que entregaram mais de 60 gols o centroavantes e essa temporada a gente vê 16 de um de 14 de outro até aqui tem 30, tem metade do que foi a temporada passada toda. É um desempenho bem pior.
Então que outros se somem, que outros criem condições, que outros criem jogadas, criem situações de gols e aproveitem como o Cancelo fez, é muito bom. Ele tem em números três participações em gols pelo Barcelona desde que ele chegou, duas assistências e um gol, porque os pênaltis não entram em participação de gols, mas c entre nós. 2 a 0 com 20 minutos, com dois pênaltis sofridos e provocados pelo João Cancelo, que de novo foi muito bem.
Eu acho que vai ser um cara bastante importante, tende a ser bastante importante contra o Newcastle no jogo de quarta-feira. Eh, gostei do Chaves Parte, cumpriu bem pela direita, sem sustos. O jogo também não inspirava muitos sustos para ele.
Eu acho que foi bem. Acho que não está cotado para ser titular contra o Newcastle. Daqui a pouco, se tiver jogo difícil, não é ele quem deve entrar, mas é um cara que à medida que for jogando, se o Hunsfleck tá vendo nos treinos que tá indo bem, pode pelo menos cumprir o papel e ser um cara útil pro final dessa temporada.
E aí, quem sabe temporada que vem com pré-temporada no time de cima já assentado, ele possa começar a ser um cara para brigar, para jogar de fato, o que ainda não me parece perto disso, né? entrar num jogo emergencialmente, OK? Não entregar a paçoca, acho que é para isso que ele tá sendo preparado, para entrar e não entregar e depois sim entrar e quem sabe ser um jogador importante do time, acho que a partir da temporada que vem.
Gostei muito do Mark Bernal, como já disse aqui mais ou menos de passagem, as chegadas dele à frente também. A saída de bola do Bernal não é muito limpa, às vezes são muitos toques na bola, são poucos passes de gerar campo pro Barcelona, né, de abrir campo, de fazer o time do Barcelona ganhar metros. Eh, não é muito a do Marco Bernal, pelo menos não tem sido muito a dele.
Agora a chegada dele à frente, os deslocamentos, passes, presença de área, isso tudo sim, ele ajuda bastante. Não conta a assistência dele pro gol do Daniolmo porque tem um toque no meio da defesa, isso suja e o passe, então estatisticamente não conta, assim como estatisticamente não conta do Cancelo, mas de novo foi muito bem o Mark Bernal. E eu também gostei do descanso que a gente teve para Eric, para Lamini, para Firmin também alguma parte do jogo, né?
Firmin e Lamini entraram depois. Foram os pontos que eu que eu gostei. O que eu não gostei, os gols do Sevilha foram muito fáceis.
O primeiro é uma chegada muito fácil do Sevilha pelo lado esquerdo. Depois o cruzamento, o Chaves tá entre dois jogadores e ele tenta fechar o meio. Acho que ele faz o certo, sobra o segundo nas costas dele.
E o segundo gol, o Ronald Araújo sai para perseguir um atacante do Sevilha no meio do campo. A defesa fica desorganizada, depois não consegue se organizar tempo de impedir de impedir a cabeçada. Dois gols dá uma piorada na estatística de gols sofridos pelo Barcelona, né?
Mas são dois gols no final dos tempos e tal, no momento que o Barça sofre os dois gols, ele já tinha três gols de vantagem. Então também tem um q de desconcentração do Barcelona nesses momentos, que eu acho que não deve ter. O time tem que se defender sempre bem, mas meio que dá para entender e relevar os dois gols que o Sevilha fez no Barcelona.
O que eu não gostei, para mim é o pior ponto do jogo, é o Lewandowski. num ritmo completamente diferente dos outros jogadores, não consegue chegar nas jogadas, não consegue abrir espaço, não consegue mais nem arrastar muito e adversário. Alguns bons pivôs no segundo tempo, uma finalização ruim no segundo tempo, uma no primeiro que dá para fazer uma leitura labial dele falando máscara, que a máscara atrapalha uma cabeçada dele já no finalzinho.
Mas hoje o Barcelona não tem um centroavante de garantia de gols. Isso sobrecarrega muito que lamine Rafinha, que os outros estejam bem, né? Como eu disse antes, que todos precisam mais.
Porque o centroavantes não aparecem. Ferran, a fase dele é muito ruim. E o Lewandowski também.
Lewandowski tem ã dois gols nos últimos 10 jogos. O Ferran tem dois gols em 2026. É muito pouco do centroavante do Barcelona.
Um time que tem uma média de gols quase três por jogo, tem dois atacantes que fazem tão pouco, é muito ruim. Então é um problema já pra próxima temporada. Para mim tem que ser uma prioridade.
Pessoal pergunta: "Pô, não é melhor um zagueiro que um centroavante? " Para mim não. Com zagueiros dá para tocar.
com centroavante do jeito que tá. Não, Barcelona precisa de um cara que entregue 30 gols por temporada, que foi o Lewandows nas três primeiras dele, né, quando não entregou 30. Acho que em todas ele entregou mais, mas se não teve uma de 30, foi pelo menos próximo a isso.
Na temporada passada 40. Eh, mas com o desempenho atual não dá para não dá para contar e não dá para confiar e não dá pros jogos grandes do Barcelona competir com os outros com o nível de centroavante que ele tem hoje. Esses caras precisam melhorar no final da no final da temporada.
Eh, vou falar um pouco sobre as eleições do Barça, que no momento que eu tô gravando esse vídeo ainda estão acontecendo. São 2:51 aqui no meu relógio, então são 18:51 lá em Barcelona. As eleição, as eleições vão até às 9 da noite por lá.
A última atualização que eu vi era do intervalo do jogo. A gente tinha 40. 000 sócios que já tinham votado de 115.
000 possíveis. Eu gosto muito do processo eleitoral do Barcelona que o sócio vota. Não é primeiro um conselheiro, não é um bando de cabeça branca e tal, não.
O sócio, quem é sócio do Barcelona está em dia no seu cadastro, o que não é o caso do Tergen, por exemplo. Eh, eles podem ir lá e votar. O Barcelona, o Futebol Clube Barcelona, seria a 57ª maior cidade da Espanha e seria a nona maior cidade da Catalúnia.
A massa social do Barcelona é muito grande, né? São muitos sócios que o Barcelona tem, o que faz o clube ser um clube muito democrático, que faz inclusive ter debate presidencial, como a gente viu de Víor Fonte e e de João Aaporta. A gente viu vários jogadores e ex-jogadores votando, né?
Caitana Bomati, Sérgio Busquets, jogadores votaram e o Teresen, que é o capitão do time, tá? Tava emprestado, está emprestado ao Girona, eh, embora esteja lesionado, né, mas é o capitão do time, tem mais de 10 anos de Barcelona. É, sócio também foi votar e não conseguiu votar.
E ele não conseguiu votar, segundo as informações que a gente tem até agora, porque ele tinha que ter atualizado o senso cadastral dele e ele não atualizou esse senso cadastral. Então, ele não tava na lista de quem tava regularizado para votar. É meio que quando a gente vai votar aqui no Brasil, a gente não pode ter nenhuma pendência com a justiça eleitoral, né?
A gente tem que est tudo certo lá com TSE para poder votar com com normalidade. E o Teresteg não estava. E não tem como dar um jeitinho ali na hora, né?
Não tem como você cadastrar um cara, você atualizar. O Terestegen é tão sócio como os outros 114. 000 sócios do Barcelona.
Então todos têm que ter os mesmos direitos e os mesmos deveres. Se realmente ele comeu bola e não fez essa atualização cadastrar. Uma pena eh e uma pena a imagem também que fica, né?
Fica uma imagem muito ruim para todo mundo, pro clube, para ele, porque é um cara que se identifica com o Barcelona, tanto que ele faz questão de lá votar, um cara que fez questão de aprender as línguas, o casteliano, o catalão e tal. A, o final dele não é tão bom, porque o Barcelona entende que poderia ter um outro goleiro. João Garcia tá provando que é uma boa escolha esportiva, mas enfim, tudo que cerca a saída do Zeggen, a forma com que é e tal, é chato para todo mundo e que ainda ele queira ir votar, ele queira mostrar que ele é barcelonista, que ele quer participar do futuro do clube, por mais que o futuro talvez não seja com ele jogando, mas que ele quer ajudar a escolher o presidente, que ele não consiga, mesmo que seja por um erro dele, é uma pena.
E é um pouco metafórico também, né, que ele não seja o goleiro hoje, talvez um pouco por erros dele também. É um pouco metafórico de tudo que aconteceu esse domingo em Barcelona. A gente deve ter ainda hoje no final do dia da tarde aqui no Brasil lá pelas 7, 8 horas da noite, daqui o anúncio de quem é o presidente do Barcelona, que acontece mais ou menos 11 horas da noite, meia-noite lá de Barcelona.
Então umas 8 horas da noite a gente deve ter a escolha do presidente. Tem vídeo aqui no canal sobre o que eu achava de João Laporta e de Víor Fonte, tá? para quem quiser saber o que que eu acho, quem que eu acho melhor.
Tem vídeo aqui, só baixar um pouquinho aqui a barra de rolagem do YouTube que vocês vão achar e talvez eu faça alguma coisa sobre quem ganhou, mas amanhã tem convocação da seleção e tal. E como eu já falei tudo que eu achava de um e do outro, é só excluir a parte do que perdeu e pegar parte do que ganhou. Vocês vão ver lá o que que eu acho de de quem vai ser o novo presidente do Barcelona.
Mas talvez eu faça aqui alguma coisa amanhã pela manhã. É isso, meu povo. Uma vitória tranquila sobre o Sevilha.
Quarta-feira é o Newcastle. Vou transmitir esse jogo na TNT, então vocês façam o favor de acompanhar a gente lá. Um jogo que vai ser muito difícil, tá?
Newcast ganhou ontem do Chelsea fora de casa, 1 a 0, Chelsea completo, Newcastle poupando alguns jogadores, voltou o Gordon, não jogou de início Joelon. Enfim, vai ser um jogo muito duro contra o Newcastle, porque a ida foi muito dura e o Barça vai ter que jogar muito mais. Beijo para vocês, gente.
Bom domingo.