OK? Objetivo da aula de hoje. Então, pessoal, nós vamos explicar porque que a Bíblia é ao mesmo tempo sublime, ou seja, ela não cabe na razão, ela não cabe no no campo do nosso pensamento, né? Porque trazendo para uma uma linguagem mais simples, é a mesma coisa. Se ela de fato coubesse na mentalidade humana, natural, todas as pessoas conseguiriam ter uma revelação plena ao ler o livro da Bíblia, né? Ele seria só Um livro, mas todos conseguiriam entender toda a profundidade. Então, nós sabemos que é um livro que excede esse pensamento e é necessário a
iluminação do espírito para que a gente a gente consiga de fato ter uma noção clara, uma compreensão clara do que que significa as passagens. Tanto é que é tão sublime isso que ah ah Deus é até engraçado, né? Porque ele faz de analfabetos conseguirem ter revelação das escrituras, faz pessoas eh leigas que Nunca estudaram, nunca tiveram uma faculdade, conseguir ter revelação das escrituras. E pessoas com QI elevado, se não forem cristãos, não conseguem compreender as escrituras. Então, eh, essa é a grande dinâmica o o do fato dela ser de sublime, né? Vamos também distinguir e
praticar dois tipos de leitura, devocional e analítico, entendendo o risco de se tornar um fabricante de sermão. Quantas vezes, né, que nós podemos estar lendo a Bíblia só para produzir algum tipo de conteúdo e não ter de fato o tempo com o Senhor, a relação com o Senhor. entender o que é o salto hermenêutico, como aplicar o que foi dito no século 1, no século XX, sem distorcer o sentido original, e reconhecer a importância da visão geral da Bíblia para não interpretar pedaços isolados como se fossem toda a verdade, né? e aprender a começar a
praticar dicas concretas de estudo bíblico. Isso provavelmente vai Ser paraas próximas pra próxima aula, mas é ler grandes porções, esquecer os números, quando se trata dos capítulos e das divisões, que nós falamos um pouco sobre isso, usar traduções, né? Sempre que nós formos ler Bíblia, olhar as várias traduções. Hoje já tem a facilidade que você não precisa comprar todas as Bíblia. Você pode pegar o aplicativo e lá tem todas as versões, né? eh, para comparar papel e caneta, que geralmente é um meio também de a Gente conseguir absorver bem a comunicação e compartilhar, que inclusive
é uma das isso aqui são técnicas eh de absorção de forma eficaz, que é quando nós lemos, que é quando nós lemos e estudamos, que é quando nós lemos, estudamos e escrevemos, e quando lemos, estudamos, escrevemos e compartilhamos. É o ponto ápice do da absorção. Quando você consegue compartilhar o que você aprendeu com alguém, é porque aquilo já está Interiorizado dentro de você. >> O Luciano Subirá deu esse exemplo lá na mentoria quando foi ler no título. Ele falou que uma irmã virou-se para para ele, disse: "Olhe, você disse >> 150 ou 200, não foi,
Adriano? 200 versículos de cor de como é que você consegue fazer isso?" E não é porque eu já preguei mais de 150 vezes esta pregação. >> Então por isso é que ele já sabe decor os versículos, não é? Então, quanto mais Repetitivo, quanto mais a gente falar, quanto mais a gente compartilhar, mais interioriza, né? Exatamente. >> Sim. Até para quem tá tá escutando, nós que somos do público, quando a pessoa chega ali, que nós sabemos que ele sabe, entende que ele tá falando, a forma como ele fala, exatamente nós. A pessoa vi >> já é
tá interiorizado, né? Não tá falando e a gente nem acredita no que ele tá falando muitas vezes porque, aliás, porque ele não, ele nem ele sabe O que tá falando. >> Exato. Exato. >> Exatamente. Nem ele sabe. >> Muito bem. Então, a hermenêutica num aspecto pastoral, ela é importantíssima. E agora eu quero tirar os óculos de vocês em relação quando nós falamos sobre pastoral num olhar de pastor. Pastoral é no aspecto de que todos nós temos essa característica a partir do momento que o Senhor nos nos chamou para Fazer discípulos, para cuidar de pessoas, seja
da nossa família e etc. Isso é um meio pastoral. Sempre que você tá cuidando de alguém, seja de um filho, da sua esposa, do seu marido, ou seja de irmãos da igreja que você tá discipulando, você está sendo um pastor na vida daquela pessoa. Então, a hermenêutica é essencial para quem de fato está exercendo esse tipo de pastoreio, não só o pastoreio como ofício. Por quê? Porque nós precisamos Primeiramente entender o que o texto de fato diz para depois ensinar, não é? Até porque o peso da responsabilidade de quem ensina é muito grande, meus irmãos,
nós vamos ser cobrados, como eu já havia dito aqui, pelo que nós ensinamos, pelo que nós falamos para as pessoas. Então, é muito importante. Isso é óbvio que não é para ser se tornar um medo para não para deixarmos de falar, né? Porque às vezes pode causar isso, mas pelo contrário, é para ser um incentivo para Estudarmos a Bíblia, OK? para que evitemos. Não quer dizer que nunca vá haver erros, porque hoje nós podemos pensar uma coisa, eh, e depois daqui uns anos pensar outra, tudo que toca, eh, questões doutrinárias que não são, eh, fundamentais.
O que é fundamental, o cristão tem que tem que ser eh todo mundo tem que pensar igual, que é fundamental. Morte de Jesus Cristo, eh batismo, seia, essas coisas não podem se mexer na estrutura do cristianismo, OK? Mas aquilo que a Bíblia dá margem para interpretações e que não são fundamentais, essas coisas vão se mudando ao longo do tempo, OK? Então é sempre importante eh muito estudo. Por isso que a Bíblia é um livro de estudo que nós vamos fazendo ao longo do tempo. Então, dentro dessa perspectiva, ã, né, a hermenêutica não é um luxo
acadêmico, né? Às vezes nós estamos aqui estudando e achando que isso aqui não, Isso aqui é para teólogos, isso aqui é para pessoas que estão dentro de uma faculdade, não. Isso aqui é para todo o cristão. A partir do momento que o cristão entrou dentro de uma igreja, novo convertido ou velho convertido, entrou dentro, ele abriu a Bíblia, ele tá ouvindo, tendo contato com a palavra de Deus, ele já está entrando num num campo de interpretação, OK? E e vejam que lacuna que é, por primeiro, provavelmente o pregador não vai estar Lendo todos os capítulos
no original, então já tem uma lacuna, ele vai estar lendo uma tradução do original, né, nas nossas Bíblias. Depois o o pregador vai est interpretando a tradução, então já vai ter outra lacuna aqui e depois o ouvinte vai est interpretando o que o pregador está falando. Então é mais uma lacuna. Vejam os campos de lacuna. Por isso que até numa pregação eu falei, né, que a, eu acho que falei na na aula, a maturidade não é não se define pelo fato De nós ouvirmos pregações poderosas. Maturidade se define quando você abre a sua Bíblia e
estuda. >> E aí você está recebendo, é óbvio que, eh, pastores, líderes, a igreja em si serve para quê? para alinhar a nossa mentalidade. Aí depois nós vamos pegar isso. Olha, eu penso que é isso aqui, é isso mesmo. Aí na multidão do conselho dos irmãos, nós vamos ver, ok, isto é coerente, isto não é coerente, isto é loucura da tua cabeça, isso realmente Faz sentido. Mas o papel do cristão é abrir as escrituras, ler e estudar. Só então vejam que existem várias lacunas e a hermenêutica não é um luxo. São técnicas que nós, todos
nós como cristãos precisamos ter porque é uma responsabilidade espiritual. não só para conosco, pro nosso crescimento, mas também e principalmente para com as pessoas que estão em nossa volta. E às vezes nem é no contexto só de igreja, é contexto da nossa família, né? Estamos Lá ensinando os nossos filhos a a crescerem no caminho que Deus deve andar, mas tu nem sabe qual é o caminho que deve andar, porque tu nunca leu Bíblia, tu não conhece Bíblia. Então, hermenêutica é fundamental, meus irmãos. OK? Então, um pregador, partindo sempre do pressuposto, que todos nós somos pregadores,
né? e barra membre maturo, ele pula, isso aqui é baseado na técnica que nós vimos do do chat, ele pula o sentido simples, OK? Ele vive um drast emocional, ou seja, ele começa a associar, conectar as coisas. Vamos supor, nós abrimos a Bíblia, achamos um versículo, tem muito disso, né? Botou o dedo. Ah, é isso, ó. O que que Deus quer falar comigo aí? É hoje você certamente morrerá. Não, não é, não é geralmente é assim. Então, quando é uma pessoa imatura, ela faz isso, ela desrespeita por completo a ordem, as regras que existem para
conseguirmos ter Uma correta interpretação. Então, pulamos o sentido simples, começamos a associar, a conectar, não, olha, Deus tá falando que agora eu vou ser próspero, não sei o quê. Achamos um versículo assim, a gente já começa a associar a nossa vida, já começa a achar que é sobre nós e etc. É. E aí faz aplicações totalmente desconectadas com a Bíblia e dizemos ser Bíblia e dizemos eh tá vivendo uma vida cristã porque estamos entendendo Bíblia. E aí nós começamos a Usar textos como munição para provar o que já ã o que já quer dizer muitas
vezes, né? Então, meus irmãos, isso aqui é muito perigoso. É muito perigoso, porque não é a questão só de nós fazermos isso aqui pontualmente. Sempre que nós fazemos isso, nós estamos criando um padrão de pensamento. Então, nós vamos a vamos aqui. E um padrão de pensamento construído forma quem nós somos. Então, ou seja, todos os aspectos da nossa vida, não é só as questões Espirituais, todos os aspectos. É uma decisão que você vai tomar num trabalho, num negócio, eh, é, é uma escolha de uma faculdade, eh, é até mudar de país. Tudo vai ser moldado
pelo conhecimento que você tem Bíblia, do que você estudou e ouviu, percebe? Então, se a Bíblia for direcionada para você, todas as decisões que você tomar também vão ser sempre direcionadas para você. Mas quando você olha a Bíblia e vê que é sobre o plano maior de Deus, aí você só Vai tentar ver onde que você se encaixa nesse plano ao longo de toda a sua vida e aí vai fazer total diferença. OK? Muito bem. Então, o resultado prático disso aqui, de uma imaturidade desse tamanho, textos fora de contexto, OK? Acontece muito, né? Promessas mal
aplicadas, né? Quantas e quantas promessas que a gente vê, não, essa promessa aqui vai recair sobre a minha vida. Doutrinas frágeis, porque nunca vai ter uma convicção. Isso se não ter, Se você não tiver uma convicção por causa, justamente por causa dessa, desse aglomero de coisas, a tua fé também sempre vai ser balanceada. Vem circunstâncias da vida, vem dificuldades da vida, vem situações, aí tu não tem firmeza, tua fé é ela não, agora Deus tá comigo, agora Deus não tá comigo. É Deus bipolar, né? É, Deus tá comigo. Deus não tá comigo. Deus tá não,
meu irmão. Deus ele ele ele quando ele promete, ele cumpre. Quando o que ele fala, ele Cumpre. Ele falou: "Vou estar com vocês todos os dias até continuar". Não tem o que mude a palavra dele. Ok? Então, quando nós de fato entendemos as promessas que são de fato aplicadas a nós, essas vão trazendo convicções que nos fazem no dia a dia conseguir aplicar, conseguir entender, mesmo mediante a circunstância difícil da minha vida. Ele falou: "Essa sim se aplica de forma universal. Ele estaria comigo todos os dias da consumação dos Séculos." OK? Quando é uma promessa
para Israel, não se coloque lá para Israel. Provavelmente muitas delas já até aconteceram, muitas delas ainda vão acontecer no futuro quando é uma promessa paraa igreja. Então nós temos sempre que conseguir ver num plano maior, né? E depois a manipulação eh emocional, né? Aí as pessoas usam as as passagens bíblicas para controlar as pessoas. E quantas vezes vocês veem isso, né? crentes religiosos ou Libertinos, né? E pessoas começam a fazer ritos dentro da igreja, eh, meios religiosos por má interpretação ou até libertinagem, né? Ah, vivemos no tempo da graça, agora pode tudo, né? Então, uma
vida divorciada do evangelho verdadeiro. Então, há há muitas consequências. E agora nós pensamos, caraca, talvez toda a minha vida eu tenha vivido assim ou toda a minha vida eu nunca prestei atenção com importante eu ter de fato uma compreensão correta, Coerente das escrituras, não é? >> Normalmente quando isso acontece normalmente é quando não estamos errados, né? Procuramos uma uma achamos que tá que tá na verdade não está. Então teste solto explicar. Exatamente. E outra, quando tu tá vivendo de fato o que as escrituras dizem, mesmo que tu esteja numa situação muito difícil, meu irmão, vocês
vão notar isso. Vocês estão em pazum >> porque não tá sob controle. Independente Do que a gente faz, não tem, nós não temos controle sobre aquilo, a gente tá em paz, mas é uma paz produzida de uma convicção porque eu conheço, porque geralmente o contrário também é verdade. Quando eu não conheço ou quando eu, por muito que eu pense, eu saiba disso, mas isso ainda não entrou dentro de mim, eu até falo: "Não, eu creio em Deus, eu sei que ele vai resolver, mas daqui a pouco já tô eu a fazer alguma coisa, né? Isso
não impede a nossa ação, Óbvio, mas existem coisas que o Senhor quer nos ensinar e esse ensino às vezes é no no tá quietinho, tá só esperando, né, >> pastor? mesmo com essas realidades todas e tudo isso que falou e estamos a outra parte são as pessoas as pessoas que aqui estão >> mesmo ouvindo a verdade e tudo bem explicado, essas coisas todas eles podem não entender. E depois aí aonde é que nós esbarramos Com tudo isto, o onde é que nós vamos refletir o nosso conhecimento para as pessoas que estão a escutar-nos e e
por vezes usam-se termos mais difíceis de se compreender e >> e eu reparo que às vezes as pessoas quanto isso. >> Sim. Aí é o papel de quem que tu achas? Quem está ali também explicar, mas também é assim, também se vê um uma ignorância da parte de quem está a escutar que muita gente não tem o mínimo Conhecimento. Se calhar há muitos deles que escutam aqui o que o pastor está a falar, nunca hajam ouvida, estão fora do contexto, não entendem nada. >> Sim, sim. É, não inibe, né? Não, a questão é que realmente
é é o que a Bíblia diz, toda todas as pessoas são injustificáveis no que toca o conhecimento de Deus, porque ele se revela para todos, né? >> A questão é que quando nós temos de fato uma visão minimalista de apoiar o nosso Olhar para o púlpito, talvez isso seja um empecílio para as pessoas. Mas quando nós temos uma visão de que, de fato, nós precisamos nos tornar uma igreja pastoral, o maior objetivo é que cada membro tenha alguém a discipular. cada membro, porque ninguém vai aprender tudo das escrituras ou esse conhecimento ou as questões às
vezes até básicas da fé num culto é impossível. 45 minutos ali ou uma é impossível. >> Isso é necessário o quê? A vida da Igreja. >> Aí na vida da igreja, cada irmão mais maduro, que tá compreendendo, que entende isso, vai pegar aqueles irmãos que não entendem isso e aí vai caminhar com ele até que ele entenda. Aí vai passar pro próximo. Aí vai passar pro próximo. Isso é uma O problema é que é isso, essa mentalidade de mercado, né? Consumidor >> que de consumidor, as pessoas vêm, sentam, vão embora. >> É impossível. >> Muitas
vezes é o seguinte, quando nós compramos um determinado, um determinado objeto de uma loja das portas, entendeu? Nós queremos ler um manual, >> vai entender muitas vezes nós vem para inglês, mas também não queremos ler o manual, porque a pessoa fala, fala, mas depois não quer fazer essa parte. Confere, né? Exatamente. Muitas vezes o manual tá só prática, tem que ter a funcionar Realmente é >> simito santo, né? >> É o Espírito Santo é o principal fator, né? É o principal fator. >> Porém ele usa, o Espírito Santo também usa as pessoas, né? Não vai
ser uma alma penada que eh nas Ele usa as pessoas, ele vai usar o irmão João que tá vendo o irmão aliar, não tá percebendo nada. Então ele já te mostrou, olha, esse irmão não tá percebendo nada, vai até Ele, cuida dele, entendeu? Mas o irmão João não quer, entende? Essa é a questão, o o quebra de mentalidade, que também é por má interpretação, >> porque depois igrejas, pseudo de igrejas vão construindo esse tipo de mentalidade para manipulação. Porque se eu ter pessoas que não questionam, >> qual é o perigo de ter uma igreja que
pensa? É porque sempre vai ser vai ser questionado tudo, vai tá conferindo. Não Era o que os bereanos faziam. Paulo ia lá pregar, eles abriam a Bíblia e viam se Paulo tava falando que tava ali escrito, entendeu? Essa é essa é a grande questão. Quando você tem uma igreja assim, é impossível ter manipulação. E mesmo que o pastor caia, a igreja não quebra, porque tem a os membros da igreja estão fazendo a roda girar. À vezes a igreja até sustenta o pastor, >> isso força quando quando você tem e os Membros assim igual por acaso
citado no no livro, né, que os adultos até as crianças assim, >> isso força que as pessoas que estão pregando estudem religiosamente ainda mais pergunira quando a igreja tá acostumada para lá atrás assim, cara, alguma coisa nós nós já >> nós já tivemos um pastor aqui, um pastor Amigo, que ele disse, ele antes de começar o culto, ele disse: "Eu estou nervoso". Um pastor que já tem anos de pregação e de implantação da igreja, ele disse: "Eu estou nervoso". Porquê, pastor? Vocês estudam muito a Bíblia e eu vocêão. Mas isso é bom. Isso é bom.
um caso para o que nós vemos no primeiro capítulo, não é? Que foi uma coisa que eu também achei muito interessante, aquela parte que ele disse que se a Bíblia tiver no centro, não é? Não Precisa pregador, não precisa de nada porque o foco tá lá. >> O foco tá lá que nós estamos a falar também não foia, né? Então é entender, é toda essa dinâmica que a Bíblia vai mostrar. É um povo de aliança. Significa que que todos têm uma responsabilidade de cuidar uns dos outros. O pastor tá ali para orientar, para ver quem
que continua dentro do aprisco, dia que o irmão tiver pronto de sair e não só para elevar Também, porque o o papel de um do de um pastor ou do presbítero, né, como a Bíblia diz, é elevar o padrão de pensamento. É tu sair do daquela daquele leitinho do comodismo. E mesmo que tu, irmão João, mesmo que tu não entenda nada de uma pregação, tu pode chegar aqui não entender nada. Aquilo ali tem que te despertar para duas coisas, >> não. >> Paraa tua ignorância >> e pro teu desejo de OK, eu preciso Perceber aquilo,
porque se tá na Bíblia >> é para mim, não é? Então, meu irmão, anda da perna. Um dia tu vai começar: "Agora eu já tô percebendo, agora eu já tô entendendo que você percebe?" Então, a gente nunca pode basear. E essa é uma frase também que foi muito usada há muitos anos a, né? Igreja tem que ter mensagens evangelísticas. Igreja tem que ter mensagens simples. Meu irmão, o papel de quem evangeliza e de quem discipula é do membro, não é de um Pastor no dia de domingo na na pregação. Isso anula o fato de poder
ter uma mensagem evangelística na pregação. Não, mas não é o foco de um pastor. O foco de um pastor é preparar os membros para ir lá para fora, porque é o ID. Ide, vão e ganhe e façam discípulos. Aqui você é preparado lá para ser enviado para algum lado, entendeu? Como falo, não anula o fato de que toda mensagem precisa passar pelo sacrifício de Jesus e pela salvação. Todas as mensagens, mas não é Papel, não é responsabilidade, é responsabilidade dos membros, né? Os membros se apoiam nisso para não tem que faz o teu papel aí,
prega, evangeliza e ali em cima. mensagem simples. Não, meu irmão, vai lá, pega alguém que tá entrando agora. >> Até, até é por isso, até é por isso que normalmente quando a gente tem alguma ou algum familiar que nós queremos evangelizar e e já por aí já somos nós que temos que Ter essa responsabilidade e esse papel, mas quando nós queremos introduzir na igreja, normalmente o culto não é o melhor eh lugar, vamos dizer assim, para introduzi-la na igreja. O ideal é a vida de igreja no seu dia- a dia, por exemplo, um pequeno grupo,
um desenvolvimento de um discipulado conjunto, porque >> a pessoa provavelmente vai se sentir como o João estava a falar, vai se sentir perdida, vai se sentir enordeada, Ela não vai perceber nada, não é? Mas nada impede, claro, de que ela esteja no culto conosco, né? Depois tem culturalmente, se tu tiver no Brasil, OK? Porque lá até a tua bisavó qualquer alguém passou por igreja. Então tu pode falar e chegar assim, ó: "Vamos pra igreja". A pessoa provavelmente vai. Mas se tu faz isso aqui em Portugal não vão. As pessoas provavelmente nunca vão entrar dentro de
uma igreja. Então quem é a igreja? A igreja que tá sendo Enviada é que vai pregar lá o evangelho, que vai mostrar o evangelho, né? >> Mas nem todas as igrejas são iguais. Por exemplo, no metodismo, eh, a pregação não passa dos 10 minutos. >> Uhum. >> É só >> é o quê? do do pastor são 10 minutos, 10, 15 não sai dali e quando sai dos 10 eles já estão a olhar para o relógio. Porquê? Porque há uma há uma assunto que eles têm é muito Metódico. Então eles têm isto e isto isto, isto
já está tudo programado, não é? não falha e aquilo e não falha um minuto. E o que é mais importante que é depois nós escutarmos a palavra, ele em 10 minutos resume aqui tudo e e as pessoas põ sonhar umas para outra disse que é o que é que eu disse hoje me sonhar >> e não se aprofunda, né? >> É isso, >> tem essa situação. E eu eu vivia isso Durante uns anos, não é? Aqui dava-me vontade de rir assim isto realmente isto não faz sentido absolutamente nenhum. E como eu costumo ouvir as prevções,
por exemplo, do do subirá, não é? uma hora uma tal e há uma umação lógica e tem todo tudo um desenvolvimento desenvolvimento lógico. >> 10 minutos eu tô terminando a oração. cronograma ali de a pregação >> 10 >> é completamente >> às vezes a gente falação, já olhou e já já falar parte desses 10 minutos é ler o texto quase todo é >> mais vale isso. Então às vezes mais vale só ler o capítulo. É >> isso não faz sentido. Ou seja as pessoas que vêm ao culto entram vazias vazias. Sim, às vezes até saem
ainda mais vocês consegu perceber, né? Porque não tem não tem não tem sequência, >> não inibe, né? Mas também não não priva. Às vezes pode ter o agir do Espírito Santo, porque às vezes só ler um versículo Deus pode falar, né? Uma passagem. Eu compro, >> mas isso de fato não é um caminho de maturidade, né? Tu precisa compreender a história de Deus. complicado. Complicado. >> Exatamente. Pronto. Então, e dentro de um aspecto de maturidade, então, quando nós de fato respeitamos a hermenêutica, Isso estabelece então primeiramente o sentido original, OK? Então, nós temos que entender
que nós vamos precisar, mesmo que a gente não saiba o hebraico, nós vamos precisar ir lá. Hoje já tem muita fonte disso, né? Traduções e etc. Nós vamos precisar saber o que que a palavra em si significa, o que que cada aspecto daquilo eh eh significou na altura. Entende o contexto histórico, cultural e literário, né? O que que que o autor tava vivendo e etc. Ah, observa padrões redentivos com responsabilidade, né? O que que aquela história aponta eh para Cristo ou apontava para Cristo, né? Só então aplicamos. Então, primeiro você precisa conhecer todos esses aspectos
e depois começa conseguir aplicar pro teu dia a dia. Você fala: "OK, isso você aplica dessa maneira". Então, a ordem importa primeiro sentido, depois aplicação. Quando invertemos, a Bíblia vira espelho do nosso ego, OK? Ela só tá sendo usada Para justificar aquilo que nós queremos ou desejamos, OK? E isso é um perigo muito grande, a tensão entre texto e contexto. OK? E aqui nós vemos que a hermenêutica ela vai lidar com dois aspectos ou dois mundos. O mundo do texto, onde entra aqui o autor, o destinatário, a situação, o gênero, a intenção, né? Porque quando
nós vamos pras cartas, por exemplo, cada igreja tava vivendo uma uma característica diferente, né? a uma Tava vivendo pecado, a outra tava vivendo uma maturidade, um crescimento. Então, eh, a intenção do autor que escrevia a carta, às vezes alterava-se de acordo com a história daquela igreja. Depois, o destinatário, por exemplo, vocês sabem a diferença de eh carta para epístola? A carta era endereçada para um local específico. Epístola era geralmente endereçada paraas cidades que estavam em volta. Então, era enviada pro, por Exemplo, para Éfeso, né? A a epístola de Éfeso era enviada para Éfeso, mas o
intuito era alcançar as demais regiões que tinham em volta, as igrejas que estavam nas cidades menores em sua volta. Então isso também entra em consideração, né? O que que é algo que ele está falando especificamente para aquelas pessoas e o que que ele está falando de forma geral que vai alcançar até os nossos dias. Depois o mundo do leitor, ou seja, que entra aquilo que Nós falamos aqui, a minha cultura, as minhas dores, a minha a minha época, né? os meus filtros. E aí nós vamos aplicar isso à Bíblia também, OK? Então, quais são os
dois erros? Ignorar o mundo do texto, que é o chamado anacronismo, é colocar ideias modernas em textos antigos, OK? E ignorar o mundo do leitor, que é uma irrelevância, né? Ou seja, um estudo perfeito, mas que não toca a vida de ninguém. Ou seja, nós temos ali todo um padrão de teologia do Estudo. Ah, não, porque aconteceu isso, porque, mas nós não conseguimos aplicar paraa nossa vida. Então isso também é um erro. O que que nós temos que fazer? Unir os dois mundos. De fato, temos que começar lá do topo, que é entender tudo que
o o texto estava querendo realmente dizer e para quem e depois conseguir aplicar pra nossa vida pessoal. OK? Essa é o padrão perfeito ou seria o padrão perfeito. >> E dá trabalho, não é? >> Dá muito trabalho. Isso. >> Só só que é tal coisa. Isso não, este trabalho não é só para pregar, isto é para >> para viver coerente. É para viver coerente com as escrituras, né? Por isso que às vezes as pessoas falam: "Ah, não, isso é só vamos falar de Bíblia assim, meu irmão, que mais nós poderíamos falar, né? É, é, é,
é a nossa, é, é, é a base da nossa existência. Eh, tudo que nós somos é o que tá escrito ali ou quem Nós precisamos nos tornar é o que tá escrito ali. Então, quanto mais eu tiver conhecimento, de fato, mais eu vou conseguir aplicar pro meu dia a dia e viver coerente com aquilo, né? >> Eu acho que é o que todos desejam, né? >> Às vezes é mais, às vezes é mais difícil nós vivê-lo do que a conhecemos. >> Conhece? Ah, sim. Sem dúvida. Sem dúvida. Aplicar é aplicar na vida. vê-se muitas das
vezes uma resposta eh contrária a isso que estamos a estudar Aqui, dizendo: "Ah, mas o Espírito Santo vai- me capacitar e vai-me dizer: "OK, dependendo do contexto, eu acredito que o Senhor ele é misericordioso." Até tu falaste, não é? Analfabetos, >> há pessoas que dizem que só conseguem ler a Bíblia, não conseguem ler outra coisa, só conseguem ler a Bíblia. Eles são analfabetos em todos os textos, jornais, mas a Bíblia conseguem ler. >> E eu acredito que há uma misericórdia do Senhor de a pessoa não tem capacidade, a pessoa não tem ferramentas para entender e
>> o espírito ajuda. >> Mais ou menos. >> Mas nós que temos as ferramentas, eu acho que o senhor já diz assim: "Ó, as ferramentas são aí para serem usadas, é para serem e esmiuçadas. Então gasta tempo nisso. Eu eu te ajudo, eu te capacito, mas tens as ferramentas também para tu us as usares, não é? É uma Exceção, é uma regra. >> Não é uma regra. Exatamente. É uma exceção que é quase como nós vemos os islâmicos sendo convertidos com sonhos. Ninguém está a pregar o evangelho lá. É o próprio Cristo que está a
aparecer em sonho a eles, eles se convertem. Porquê? Porque ninguém entra lá. E o Senhor sabe. E pela sua misericórdia ele está a efetuar essa obra. >> Então acho que há muito essa essa palavra dizer: "Não, o Espírito Santo Vai me ensinando. Isso OK, isso o senhor >> mas ele ensina na medida do conhecimento, trabalho em conjunto com a palavra de Deus. Quantas vezes nós entristecemos o Espírito Santo e nem sequer queremos dar ouvin porque não nos convém. Exatamente. Quase das vezes. Então, >> na verdade, a Bíblia até fala que o espírito veio para lembrar,
né? Lembrar todas as coisas, >> ou seja, tem que ler lembrar uma coisa Que eu não sei. >> Exatamente. Exatamente >> isso aí. Olha, então o pregador é um construtor de ponte, nem trai o texto e nem ignora as pessoas. Nós somos esse essa ponte que liga as dois os dois mundos. Olha que lindo. Tem umas pontes que estão meio quebradas aí, né? Mas a gente tem que reconstruir, temos que reconstruir para agradar ao Senhor. >> Essa frase é muito boa. >> Mas é, mas é. E depois nós falamos Assim: "Não, senhor, eu quero viver
a boa, perfeita e agradável vontade". Mas essa é, olha a dificuldade, não é o que você tá imaginando aí. o bom, perfeito, agradável, uma vida de prosperidade sempre, sem sofrimento. É isso, é tentar agradá-lo ao nível máximo do que é possível, né, diante da nossa natureza que é falha também, que não que não podemos deixar de também lembrar disso, mas a nossa natureza nunca pode ser uma resposta paraa nossa falta de tentativa. Somos pecadores, somos, mas nós vamos avante, vamos avançar, vamos buscar agradar ao Senhor, não é? Pergunta então central de uma hermenêutica cristã. Eh,
a hermenêutica cristã não pergunta apenas o que que isso significa quando você abre um texto e lê, né? Ela também diz como isso se cumpre em Cristo. Porque essa é a base, né, de tudo. Toda palavra precisa se cumprir no Senhor Jesus Cristo. Então, Cristo é a chave final, mas não elimina O texto simples, né? A simplicidade do texto. Ou seja, o que que significa? que por muito que às vezes a gente esteja lendo a Bíblia e não tá falando lá explicitamente sobre Jesus, né? Ah, não significa que aquele texto não vale, que aquele texto
não é importante, não. Mas toda a história num contexto geral, ela de fato tem uma implicação naquilo que Jesus veio fazer, seja em restauração, seja em salvação, seja na consumação de todas as coisas, OK? Então, nós temos Sempre que tentar olhar nessa perspectiva, OK? Muito bem. Então, o caminho não é pular para Cristo ignorando o texto, é chegar a Cristo fielmente pelo texto. OK? Isso é muito importante. Ah, querem? Não sei. Querem escrever? Não, mas depois você também vai est no >> Isso também vai ser partilhado para vocês depois. >> Muito bem. Então agora nós
vamos falar sobre, vamos Dar continuidade. Ah, tem essa parte. Então, hermenêutica é só é o resumo daquilo que nós estávamos falando, né? Disciplina intelectual é um exercício espiritual, é um ato acima de tudo de reverência. Porque quando nós nos mantemos no texto, nós estamos tendo um uma posição de temor e reverência ao Senhor, né? Para de fato entender quem ele é, n? Às vezes até a olha a nossa mentalidade. Não, eu adoro. O que importa é eu adorar. Não, Não importa o que é, não é, não é, o importante, não é como tu adora, é
como o Senhor quer que tu adore. É totalmente diferente, né? E ele fala sobre isso. Tanto é que ele é muito minucioso até na construção do tabernáculo, né? Tudo isso, porque ele mostra que tem de fato um sentido de adoração. Então, tudo nós demonstramos um ato de reverência. Serviço pastoral também. Interpretar mal a Bíblia é falar mal em nome de Deus. Iss isso é pesado, né? Isso é difícil. >> Essa frase, essa frase é pesada mesmo. Eu acho, eu acho que é neste sentido que a Bíblia vai dizer que é tomar o nome de Deus
em vão. Não é tu dizer: "Ai Jesus, ó meu Deus". Nem tem como, com certeza. É quando tu interpreta, tu cria um Deus para ti, né? Na verdade, tu tá montando um Deus baseado naquelas em passagens isoladas. Aí tu montou o teu um Deus que geralmente tá satisfazendo teus desejos, né? é um Deus que tu consegue manipular. Eh, mas é de fato, quando tu entende mal a Bíblia, automaticamente tu tá Por que que essa frase é é de impacto? Porque é e nós vivemos sobem, né, irmãos? >> Então, as nossas ações refletem quem Cristo é,
não mais a nossa imagem. Então, sempre que a gente faz alguma ação lá fora que não reflita o Deus da Bíblia, é isso. Nós estamos falando mal o nome de Deus, estamos demonstrando que ele é essa imagem aqui que eu tô mostrando, não a imagem da Bíblia, Entende? Então é, ah, França, então quer dizer que nós não podemos pecar, nós vamos pecar, irmãos. Mas a mensagem aqui é sempre que possível nós tentarmos viver de acordo com o que a Bíblia fala dele mesmo, né? Da própria da da própria característica de quem ele é. OK? Por
isso nós precisamos de método, de humildade, acima de tudo. Não é vergonhoso, irmãos, nós eh mesmo depois de anos de cristianismo, mesmo de anos de igreja, falar assim: "Senhor, Caminhei errado diante dessa doutrina muitos anos." Não é vergonhoso. Pelo contrário, é você reconhecer que de fato caminhou errado e agora caminhar certo. Caminhar de acordo com a vontade de Deus, não tem problema. Tem muita gente, eu acredito que essa seja a grande ênfase da Igreja Católica. Eu acredito que muita gente lá até às vezes possa ter a revelação, mas por ter uma tradição tão enorme para
trás, até papas, até padres tem uma tradição, eles Não vão de jeito nenhum romper aquilo, porque é tipo Gabriela, né? Nasci assim, cresci assim e vou viver assim. É porque não quebra. E muitos cristãos, infelizmente, vivem isso, né? trazem tradições e religiosidade lá de trás, porque os pais e os pastores e não sei o quê nos trouxeram e nos ensinaram assim e sempre deu certo, né? Famosa cultura do Brasil. Não deu certo igual os pais, né? Os nossos pais não, olha, criancinha comia terra e nunca morreu, tá aí vivo, Como se aquilo fosse certo, né?
Não, mas não é não é essa mentalidade que nós temos que ter em Deus. Por de fato nós termos dificuldade de interpretação ao longo de toda a vida, nós precisamos ter essa humildade e falar: "OK, errei durante muitos anos, Senhor interpretei dessa dessa maneira, mas agora o Senhor está me dando luz. Então eu quero caminhar de acordo e isso não é vergonhoso." >> Sim. Mas Deus não tem contex do povo, Por isso são mais temos >> tem suas consequências. Sempre tem consequências, né? Então precisamos de tradição saudável. Pressamos acima de tudo do Espírito Santo. >>
Espírito Santo que está em primeiro lugar. >> Muito bem. Então, o que que é o salto hermenêutico? O que que é esse salto que nós damos, né? É como falamos aqui, é como nós vamos aplicar o que foi falado lá no século >> hoje, no século XX. O que que os homens do passado quiseram dizer lá, o que que eles estavam pensando? O que que eles estavam vivendo, né? E como que isso influencia os nossos dias? Como por exemplo, aplicamos o que Moisés disse, o que Paulo disse, o que os apóstolos falaram paraa nossa vida.
Então, hermenêutica é aquilo que nós já tínhamos falado, é a disciplina que nos ajuda a fazer a ponte entre o que foi dito lá e antigamente e como isso se Aplica aqui e atualmente, não é? Muito bem. Então, por que que a Bíblia é única, irmãos? Porque ela é histórica e ao mesmo tempo ela é eterna, ok? Então, ao mesmo tempo, ao mesmo passo que ela está contando uma história de homens, de pessoas, de culturas, de cidades, ela está falando sobre uma revelação eterna, de princípios que são eternos, que vão acontecer na eternidade quando o
Senhor voltar, ok? Então, se fosse só história, Seria um museu, né? E isso existem muitos livros aí bons de história, né? Se fosse só atualidade, seria uma opinião recente. É igual os jornais que estão sempre trazendo informações para nós. Mas ela é revelação eterna, ou seja, ela é comunicada durante toda a história. Por isso que é um livro que as pessoas não conseguem destruir. É um livro que as pessoas é um dos livros mais vendidos do mundo. é um livro que advogados que foram construídos cidades E faculdades, escolas através deste livro, porque tem princípios eternos
que não só foram escritos, mas também foram interiorizados na mente do ser humano a partir do momento em que ele é criado por Deus. Então, a Bíblia é eterna, porque Deus se revela e está contando uma história eterna. OK? E qual que é o desafio aqui? Vamos dizer da exegese, ou seja, o que que o leitor original ele entendeu? Por exemplo, quando nós falamos sobre a palavra Noiva, OK? Que que nós entendemos hoje quando falamos de noiva? >> Alguém que >> não casou >> ainda não casou, não é? É, e aquele meio termo entre casado
e namorado. >> Exatamente. Então, este agora pensem assim, se nós não conhecermos a cultura de quem falou sobre essa palavra, nós vamos usar, aplicar a Bíblia através desse pensamento, que é o nosso Pensamento ocidental, que é a aquela preparação pro casamento. Só que nos tempos antigos e no contexto judaico eh da história, noiva era esposa, era uma pessoa já casada. Inclusive quando eh eh quando Maria eh está grávida e ela é noiva de de José, ela já é considerada esposa. Por isso aquilo foi um estrondo e eles quiseram esconder. Por quê? porque certamente ela teria
pena de a apedrejamento, né? Então, a palavra, Quando aparece a palavra eh a parábola das virgens, das 10 virgens, vocês vem o quê? Vocês vem ali a o que eles chamam da festa de casamento ou as bodas do casamento. O que que acontece? As virgens estão a as que estão com as lamparinas acesas, elas estão à espera do noivo que foi embora. Porque na cultura judaica, o que que acontece? A noiva se prepara, né? tá se adornando e etc. A espera do seu noivo que foi eh preparar o local para as núpcias e pro Casamento,
que é o olha o contraste com Jesus aqui, hein? A igreja ficou, ele foi preparar a morada, que é o que fala em Coríntios, >> e vi um tempo, era um ano, não é? >> É, é exatamente. E aí quando o noivo volta, a as pessoas começam a avisar: "Olha, o noivo tá próximo de de voltar e etc." Ela ela já está adornada, já está preparada e ela vai ao encontro, mas o casamento já aconteceu antes, OK? Eles já são eh marido e mulher, como nós já Somos marido e mulher, no caso, já somos a
noiva ou o o casamento já aconteceu, só que nós estamos esperando o quê? As bodas do cordeiro, que é a festa. Então, quando os dois vão se encontrar ali no contexto original, é somente a festa, porque já aconteceu o casamento, porque na mentalidade judaica não existe um noivado, nem sequer existe um namoro, né? A pessoa é apresentada, a mulher é apresentada e dali já há uma aliança de casamento entre as famílias e Consequentemente entre as duas pessoas, ok? Então isso aplicado a um contexto da Bíblia faz todo sentido para nós conseguirmos compreender como é a
dinâmica de Cristo com a igreja, né? Agora, se nós aplicarmos isso no nosso com sentido ocidental, vai criar já várias distorções daquilo que o contexto quer realmente dizer. Então, no nosso contexto, vamos acompanhar aqui. No nosso contexto, a noiva é alguém que está sendo preparada, mas no mundo Bíblico, a categoria é diferente. Aliança real é antes da festa ou da consumação. O compromisso já era casamento em termos de pacto, por isso separação era divórcio. OK? Em certos usos antigos, a palavra ou o conceito opera mais perto de esposa prometida dentro de um pacto que já
foi estabelecido, que é o nosso caso. Nós estamos sendo adornados, né, vamos dizer assim, preparados para o grande casamento que vai acontecer nos ares Quando Jesus voltar. OK? Então muda todo o contexto. Isso é exegés você conseguir >> porque no nosso no nosso contexto porque no nosso contexto eu posso desfazer se eu sou uma simples noiva. No contexto deles não tinha como desfazer. Já era um compromisso firmado. >> Era um pacto, já era uma aliança. Exatamente. >> E até a questão do Dot, não é? Que o era era pago o Dot. Próprio Cristo pagou o
Dot também pela sua dot. Exatamente. >> Muito bem. Eu vou nós já vamos abrir aqui um texto para vocês entenderem ainda melhor. Isso é vou voltar aqui. Abram aí Apocalipse 21. >> É fácil, né? >> Tá lá no meio da Bíblia. >> Exato. Apocalipse 21. Olha a Bíblia aí, hein, aos alunos aí. E então, >> 21 verso 2. >> Dois >> é depois verso 9 e 10. >> Quem achou pode ler, por favor. >> E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçado como uma esposa ataviada para
o seu marido. >> Ok? >> E agora? >> Pera aí. Então, desceu do céu. Como? Quem aparece noiva aí? Alguma tradição aparece noiva. Olha aí, >> vejam só. A dele esposa, a de vocês noiva. Mas não tá falando sobre igreja, Tá falando sobre quem? Como? >> Jerusalém. >> Jerusalém, a cidade que desce do céu, não é? Vamos lá agora. Apocalipse 21, 9 e 10. Verso 9 e 10. >> E veio um dos sete anjos que tinha as sete taças cheias das últimas sete pragas. falou comigo, dizendo: "Venho mostrar e a esposa, a mulher do cordeiro,
>> e levou-me em espírito um grande e alto Monte, e mostrou-me a grande cidade, a Santa Jerusalém, que de descia do céu." >> Vejam só. Então, mais uma vez, quem aparece noivo aí? >> Noivo e esposa. Então, as duas palavras trazendo o mesmo contraste. Só que há uma grande questão aqui. Ele não tá falando sobre a igreja. Ele está chamando noiva e esposa. Quem? >> A cidade. >> A cidade. Vamos lá. Vamos entender. Então aqui o texto é explícito. A noiva É a cidade santa. Ok? Então isso aqui não é uma interpretação nossa. Nós estamos
lendo o texto simplesmente. Então o que que significa isso na mentalidade na mentalidade hebraica, OK? Na mentalidade hebraica, cidades representam o quê? O que que uma cidade representa? Só existe uma cidade porque existe lá o quê? >> Pessoas. Então, na mentalidade hebraica, uma cidade é constituída ou existe por Causa de pessoas. Jerusalém representa o quê, pessoal? >> Exatamente. O povo de Deus. Quando lembra de Jerusalém, tu lembra automaticamente de quem? Do povo de Israel, não é? Então vamos lá fazer ligações. Agora nós vamos abrir eh Isaías 62. >> Isaías 62. >> Aqui eu já dei
espola, né? A Nova Jerusalém é a representação final do povo de Deus glorificado. Por isso é que Ele faz essas duas ligações, né? Então não existe uma controvérsa aqui, né? Porque alguns vão dizer assim: "A noiva não é a igreja, porque tá dizendo que é a cidade santa". Aí alguns vão dizer: "Não, a noiva é a igreja, porque depois Jesus também faz paralelos". Mas as duas coisas estão ligadas uma à outra. Vamos entender. Isaías 62 4 e 5. >> Tu não serás mais chamado abandonada, nem tua terra será nunca mais chamada isolada. Contudo, tu serás
chamada Etibad e tua terra de lá, porque o Senhor se dele em ti e a tua terra marido. Porque como homem jovem cas-se com a virgem, deseos filhos cada um e como noivo no dia do casamento com a noiva deste modo teu Deus. >> Muito bem. Então, mais uma vez tá falando aqui, né, essa passagem que falou sobre como o noivo se alegra da noiva. A minha tradução fala assim Deus se alegrar de quem que ele tá falando aí? Leiam lá no título desse desse >> Jerusalém. >> Muito bem. Tá falando de novo da cham
de Jerusalém aqui. Oséias capítulo 2:19. Vamos lá. Vamos treinar isso aí. É que vai, os alunos vão sair daqui, pode não entender nada de hermenêutico, mas sabe onde estão os livros da Bíblia? Isso aí. Oséias 2:19. Hã. >> E força >> morto >> dois. Capítulo 2. >> Eu me casarei contigo por toda a eternidade. Eu tearei sua esposa eternidade e justiça com amor. >> Tá falando de quem? >> Do mesmo. >> Agora não tá falando de Jerusalém. Vejam aí o título, o o capítulo de Israel. >> Está falando de >> Israel. >> Israel. Então, vejam
o os paralelos, Pessoal. Nós somos lá em Apocalipse, ele começou a falar sobre nova Jerusalém. Isaías, ele fala sobre nova Jerusalém. E aqui ele usa a mesma palavra de esposa ou noiva para falar de um povo Israel. Então, ele está associando as duas coisas, OK? Isso para nos mostrar que a nova Jerusalém é uma representação final do povo de Deus. Ele está dizendo: "Eu me casarei ou eu me casarei com o povo". Quando nós vamos lá pro Novo Testamento, Paulo vai dizer o quê? Que agora nós, os Gentios, somos herdeiros e coerdeiros em Cristo, participando
das mesmas promessas. Ou seja, e e Paulo depois em Romanos vai dizer que nós somos enxertados neles, ou seja, nós fazemos parte também deste povo, ou seja, nós também somos esposa, noiva de Deus, de do de de Cristo, OK? Então, não existe uma controvérsa entre a noiva de Cristo e dizendo-se ser só a igreja ou só a nova Jerusalém. Na verdade, é uma é uma ligação, uma Associação, aquilo que nós estudamos em regra de hermenêutica, né? O segundo ponto do pardes, que é essa associação, essa conexão. Ele está dizendo que quando você olha paraa nova
Jerusalém, você associa uma cidade a um povo, né? E quando nós olhamos pro povo de Deus, ele associa isso à sua noiva ou a sua esposa, ok? Então é toda uma ligação. Ou seja, o casamento aqui é uma metáfora de aliança. O Senhor é óbvio que não vai se casar. Ele está dizendo: "Eu tenho uma Aliança com vocês, não baseada no que vocês fazem, porque certamente já estaria quebrada essa aliança, mas na minha palavra. Tanto é que nós vemos ao longo de todo o Antigo Testamento Israel quebrando vezes vezes atrás de vezes e o Senhor
sempre dando novas oportunidades porque ele prometeu através da própria palavra dele." OK? Isso não, claro, não impossibilitou ele de desfazer gerações e criar outras gerações, mas sempre da mesma origem, OK? Mas isso para mostrar Que ele tem uma aliança, ele fez uma aliança com o povo e isso será concretizado através desse casamento e dessas bodas. OK? Vamos abrir aí segunda Coríntios, capítulo 11:2. E outros já podem abrir em Efésios 5:25 e 27. Coríntios. >> Segunda Coríntios 11:2. Efésios 5 25 a 27. Agora eu quero que vocês pensem assim. Se vocês não entendessem essas regras de
hermenêutica e de associação que nós Estamos vendo, vocês algum dia chegariam a essa conclusão? Simplesmente por uma leitura simples. Provavelmente seria uma confusão na vossa mente. Como assim? Ele tá falando que nós somos a noiva do cordeiro e agora tá falando que é uma cidade. Isso poderia criar confusão na nossa cabeça. Nós dificilmente conseguiríamos fazer uma associação. Isso eu tô mostrando para vocês para ver que como é importante estudar a Bíblia para chegar numa conclusão que a Bíblia Ela não é contraditória, ela tá contando uma história. Nós é que precisamos entender as regras para conseguir
compreender o que o texto diz. Quem achou pode ler, por favor. Segunda Coríntios, capítulo 11: 2. >> Porque zelo por vós com zelo de Deus, visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem cura a um só esposo, que é Cristo. >> Uhum. Maravilha. Efésios, capítulo 5, verso 25, 27. >> Oi. >> Quando ele falou Herus, na minha Bíblia tá ciúme. >> Ciúme? É. É, é. Tá associado também. É, ele tem, ele demonstra esse sentimento, aparece algumas vezes na Bíblia isso para demonstrar que ele, inclusive quando, por exemplo, Israel idolatrava com outros deuses pagãos,
essa palavra aparece muitas vezes que é para, ele tá dizendo que ele tem zelo, né, ou ciúme porque eles estão tipo prostituindo o Casamento, né, porque como nós somos um povo de aliança, e não só para Israel, para nós também, todas as vezes que nós traímos Deus, é como se nós tivéssemos eh quebrando essa aliança, né? Exatamente. Efésios 5:25 27 a 27. Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra e para apresentá-la a si mesmo como
igreja gloriosa, sem mancha, nem Ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpada. Muito bom. >> Então, vejam só. Primeiro nós vimos no aspecto da Nova Jerusalém, agora nós estamos vendo no aspecto da igreja, OK? Aparecendo com as mesmas palavras, os mesmos sentidos, noiva e esposa. Isso para mostrar então que a cidade ela simboliza uma comunidade redimida na sua forma final, que irá se casar com Jesus Cristo, né? Então, a maioria do de quem estuda a Bíblia e entende regra de Hermenêutica, vai entender dessa maneira. da Nova Jerusalém é uma representação final do do povo que
agora pertence ao Senhor que se casou com ele. Ou seja, a cidade simboliza essa comunidade que foi redimida. OK? >> Mas isso não impede de que seja uma cidade literal? Não, não impede. Óbvio, nós vamos habitar numa cidade, né, que é inclusive eh, >> Sim. Com o corpo glorificado. Exatamente. Então, qual é o desafio aqui, pessoal, da exegese? Que é justamente conseguirmos aplicar o que foi dito lá atrás. Eh, ou seja, o que que o o leitor original entendeu nós, né, ao lermos um texto. Qual é a implicação aqui? Então, nós pertencemos ao cordeiro por
pacto. Ele fez uma aliança quando nos salvou e aguardamos a festa e a consumação dessa festa, OK? Que é um algo muito habitual, muito normal para nós, não. No ocidente, né? Nós vamos namorar, noivar, casar e Etc. Mas lá é muito muito normal isso. Então vocês percebem o que muda? O texto não mudou. Quem mudou fomos nós. Nós mudamos a nossa perspectiva e visão a respeito do texto, ok? Então, a exegese, ela vem corrigir o nosso óculos, vem tirar o óculos do ocidente e levar lá pro oriente para que consigamos de fato aplicar de forma
correta. Então, a exegese é entender como eles entenderam e a hermenêutica aplicar hoje como devemos de fato aplicar. Depois, quando vocês vão pro grego, né, nós estamos falando de palavras hebraicas, mas o grego é a mesma coisa. Palavra que aparece no grego, eh, em Apocalipse também significa noiva e esposa. E o texto literalmente diz: "Eu vou te mostrar a noiva, a esposa do cordeiro". E imediatamente mostra a cidade. Ou seja, no grego, a noiva, ela também é apresentada como uma cidade. Então, as duas coisas estão eh em conjunto, né? Que maravilha, né? Eu, pelo menos,
da minha parte, eu sinto muito, eu sinto um prazer muito grande quando eu consigo entender o que de fato o texto diz, né? Parece que sai um peso às vezes, até porque, tipo, não é porque às vezes o fato de nós também, às vezes não, na grande maioria das vezes interpretar mal as escrituras vai trazer um peso de religiosidade, que daí nós vamos começar a ter que cumprir certas regras para atingir um meio, né? E nunca foi esse o Objetivo do evangelho, né? A graça ela vem para mudar esse conceito. Isso precisa estar dentro de
nós e a partir desse desse âmbito de estar dentro é que nós vivemos o evangelho. Então muita gente é presa, é escrava ainda, mesmo estando dentro de uma igreja, porque está presa sobre ritos, sobre e coisas que tá na Bíblia, mas que ainda aprisiona as. Então, o desafio é esse. Dentro de algumas correntes messiânicas, a ênfase de que a noiva não é uma Instituição chamada igreja, mas o povo de Deus restaurado, representado pela nova Jerusalém. Inclusive, é isso. Muito, talvez você já tenham passado por igrejas assim que diz que Israel foi excluído da parte de
Deus, que agora a nova Israel é a igreja, né, por causa de má interpretação como essas, né? Exatamente. Então, os judeus querem evitar a ideia de que a igreja substitui o Israel. Então, a ênfase é: a Nova Jerusalém é igual uma comunidade Messiânica final. Todos os filhos de Deus conjuntos casando-se ou celebrando a festa do cordeiro, né? Então é muito importante entender Bíblia para entender isso. Está no Apocalipse. >> Apocalipse, exatamente. 21 22. Então, a nova Jerusalém é chamada de noiva. A comunidade redimida também recebe linguagem nupicial. A cidade representa o povo de Deus glorificado.
Então, não é uma contradição, é uma metáfora em camadas. Ok, meus queridos. >> Uhum. Muito bem. E agora dicas práticas então para estudarmos a Bíblia. Isso é muito importante para todos nós, OK? Primeiro, leia grandes porções, OK? Leia grandes porções. Que que significa? Então, nós não podemos apenas ficar com leitura de versículos da palavra de Deus. OK? Nós precisamos de fato ler capítulos e mais capítulos e mais capítulos. É muito importante às vezes que nós façamos uma leitura corrida de Fato várias vezes. Por exemplo, ah, vamos ler Efésio, a car de Efésio, 30 vezes, né?
Eu acho que Efésios aí tirando uma, duas horas assim, bem tranquilo, tu lê aquele aqueles seis capítulos, bem cinco capítulos, seis capítulos, cinco, cinco, seis, bem tranquilo, mas se tu ler 30 vezes, aquilo vai começar a entrar de uma forma diferente em ti, né? a gente vai começar já perceber outras palavras de forma diferente. Então é importante as duas Coisas, tanto ler a Bíblia de forma corrida, no sentido vamos ler de Gênesis Apocalipse sem parar sistematicamente para estudar cada passagem. Como também é importante estudar com tranquilidade cada capítulo, cada às vezes até cada versículo, né?
>> Até porque no caso da da carta que tu falaste quando ela foi lida, ela não foi lida tipo >> Exato. Pausadamente, né? E diz assim, igreja, agora >> amanhã a gente exato. Foi uma carta, né? Como uma carta. >> Carta foi lida toda ali na hora, né? >> Aham. >> Exatamente. Então, a dica é lermos um livro inteiro ou uma carta inteira. Ã, e de fato, como o Rui falou, foi o as cartas foram escritas para lerem numa sentada só, né? Então, nós não recebemos, por exemplo, um e-mail e vamos dividindo o e-mail, né?
É a mesma coisa. Duas casas. Quando nós pegamos um livro para estudar, é óbvio que nós gastamos tempo para estudar, mas geralmente isso também é importante para interiorizarmos a palavra de Deus de uma forma. Então essa é a primeira dica, sempre ler grandes porções e até uma história, né? No Antigo Testamento você precisa eh às vezes eu sei que a os planos de leitura eles vão dividido em três capítulos geralmente, mas às vezes o terceiro capítulo que tu tá lendo para no meio da História. Aí fala: "Não, não pode, não é possível. precisa saber o
que que continua. >> Exatamente, né? Que tu fica naquela igual série, né? Tu para bem no Não é agora vou ter que ver mais uma aqui, mais 50 minutos pela frente. >> Mas é geralmente é isso. Então é importante às vezes pra gente conseguir entender o contexto todo da história, ler tudo, né? Ler tudo e gastar mesmo tempo com isso. O primeiro ponto, o Segundo ponto é: esqueça os números, que é basicamente não vão lá arriscar, né? Porque como eu falei para vocês semana na na primeira aula, eh, a separação que existe na Bíblia não
existia no original, OK? É uma Bíblia nos anos 100, 1500 por aí que se introduziam os versículos. >> Exatamente. Então, não existia. Ou seja, o livro era completo. Era completo. As pessoas só fizeram isso para facilitar a nossa leitura, a dinâmica, né? a Capacidade de nós conseguirmos encontrar um mesmo assim a gente não encontra, mas >> é, eu já sou outros, mas hã mas é importante às vezes nós esquecermos que tem ali eh capítulos, né? Até por causa disso, por causa dessa má interpretação, as pessoas separaram o antigo do Novo Testamento, né? Por causa dessa
divisão também de capítulos, ele fala: "Não, agora o que importa é o Novo Testamento, o Antigo já morreu". Não, meu irmão, a Bíblia é um todo e se tu não entender o Todo da Bíblia, não vais entender toda a história do Senhor e conseguir se aplicar. OK? Terceira, foi o que nós falamos, use traduções, né? Falei aí o o AP da Bíblia tem essa facilidade de nós conseguirmos ler igual o irmão João leu uma tradução, pois o Eduardo aqui e outros já viram que era diferente a palavra muda, né? Então, é importante nós vermos várias
traduções, eliminarmos aquelas que não prestam, mas vermos várias traduções que nos ajudem também a Compreender às vezes um um contexto mais amplo, OK? Principalmente quando nós formos fazer um estudo. Isso é um é uma coisa muito importante. Comece sempre abrindo todas as bíblias que você tem ou a app e lendo toda todo o texto e vendo o que que muda e o que que não muda. >> Existem aplicações até que dá para pôr lado a lado hoje, principalmente em computador, dá mais ver lado a lado. Bom, muito bom. E geralmente, como eu já falei aqui
anteriormente, que geralmente São as bíblias que as pessoas não gostam, mas as linguagens mais arcárcas são as mais perto da do original, OK, irmãos? E as mais eh linguagem de hoje, etc. Essas são as que são bem tipo, sabe, papinha de criança que tu vai comendo pra criança depois. É tipo isso. OK. muito muito e às vezes muda o às vezes até >> até diria quase beando a heresia ali, tá flertando com a heresia. Eu >> uma vez vi assim off topic eu vi uma versão em americano que há o chamado body count. Sabem o
que é que é o body count? É quando uma menina conta o número de rapazes com quem já teve relações sexuais. >> Hum. E em vez de dizer virgem na Bíblia diz o meu body counto. Tipo, é uma linguagem tão atualizada. É, é, puseram essas expressões assim atuais, né, para para os jovens lerem terem. >> Ah, hoje em dia já tem bíblia de surfista, bíblia de de sketista. Então, é tudo na linguagem do do é uma loucura. Eu quando vi isso, eu tava a ver sobre várias versões e apareceu isso assim, eu a que a
gente chegou ou já não chega as bíblias que são parafraseadas, não é? Que em vez de dizer Moisés subiu ao monte a meio Deus revelou-lhe alguma coisa não diz Moisés subiu ao monte e chegou lá só e em vez de dar toda o pormenor e isso acaba por Perder, altera toda a essência do e agora >> então isso tem que ter muito cuidado. A minha minha minha sugestão orientação é sempre você tá lidando com o convertidos. OK? Use a Bíblia na linguagem de hoje mais fidna possível. >> A NVI >> para ajudar, né? Exato. NVI.
Mas, meu irmão, depois quando você já tá numa caminhada, mude a versão, né? Vamos para vamos aumentar esse nível de leitura. Vamos lá para pro Almeidas. Os que nós aconselhamos mesmo é tipo NVI, NAA, Ara, ARC também que é mais chata, mas também é boa. >> Exatamente. >> Outro King James também. King James também. Aprendi a lembrar que era >> e depois Exatamente. >> Outra outra questão ainda dentro, olha só, outra questão ainda dentro dessa desse ponto, né? é muito importante eh adquirirem de fato comentários bíblicos Saudáveis. Depois nós podemos até colocar no grupo alguns
bons, porém nunca iniciar a leitura com um comentário bíblico. Primeiro leia as escrituras e depois use o comentário bíblico, né? Nós chegar aqui, por exemplo, a minha aqui é de estudo. Aí eu antes de ler, né? Nós estamos no devocional lá. Antes de ler, eu já vou aqui, vou ver o que eu nem li o texto, mas já tô vendo o que que o que que ele diz exatamente isso não é bom, pessoal. É importante nós temos para orientar depois e ver se tá coerente o nosso pensamento, mas é importante nós lemos preferência ter uma
Bíblia sem comentário e outra e do lado ter uma com comentário. Então leia a 100 primeiro e depois busque a com, né? que comentar >> quando você lê, né, você lê no capítulo dá um entendimento da revelação. Esse dúvida >> porque aqui assim as partes que temas Daudo já tá pronto ali. Exatamente. Isso é importante. Depois é mais pra análise, né? Tu falar OK ou até mesmo quando tu não entendeu o texto, >> aprimorar, >> aprimorar, porque de fato são as bíblias de estudo, as boas, né? São pessoas, são teólogos que gastaram a vida estudando,
né? Não é que tá errado o que eles dizem, mas é importante nós não viciarmos nesse sentido, porque senão Nós só vamos estar lendo comentários. >> Vamos só e usar vários comentadores. >> Vários comentadores. Exatamente. Que depois existem várias, >> ou seja, dá muito trabalho. Mal, >> dá muito trabalho. Exatamente. >> Eh, ler com papel e caneta na mão, que isso é um símbolo, né? Hoje pode usar o tablet. Isso aqui é podes usar os meios tecnológicos, mas é importante porque quando tu escreve, a capacidade que tu tens de absorver Aquilo que tu tá escrevendo,
de tu tá aprendendo é muito maior, não é? Então quando tu escreve, nós sempre antigamente, hoje nem tanto, mas antigamente nós orientávamos muito a igreja a apontar as pregações, né? Porque é um meio também de absorver, né? Porque é dentro da estatística é só nós só absorvemos 30% do que a gente ouve, né? Numa palestra. Eh, mas quando é pregação pode aumentar um pouquinho porque tem um Espírito Santo aqui agindo. Mas e >> é exato. Por quê? Porque a nossa cabeça tá sempre viajando, nós estamos sempre eh eh distraídos, pensando em outras coisas, etc. >>
Informação, >> é informação. É, então, ao escrever você já tá conseguindo interiorizar ainda mais, né? Então isso cria um mapa mental do que ah, aí um dia lá na frente fala: "Ah, já ouvi sobre isso". Mas não, mas não foi assim que eu aprendi, porque tá Escrito, eu escrevi lá e tal. >> E ajuda, isso acontece muito comigo quando eu faço anotações da pregação, ajuda depois a ruminar durante a semana, a meditar naquilo que já foi falado, pensar e pensar. >> Examente. E o último é esse, compartilhar o que estudaram, né? É muito bom quando
vocês pegarem isso aqui e começar, pode ser até na linguagem de vocês, mas começar a passar para as pessoas. Meu irmão, não adianta ler Versículo solto, não. Tem que conversar, tem conversar a ler. Me mostra o contexto todo desse agora. Tu vai ser chato porque, olha, eis que te digo aqui, ó. Peguei o versículo. Não, mas não mostra esse contexto aí que eu quero ver como é que é essa parada, entendeu? Isso é bom. Então, eh, é compartilhar, é ajudar as pessoas também a abrir o campo de visão a respeito disso, né? Mostrar que a
história de Deus é muito maior >> e até e até para fazeres uma Apologética, não é? >> Porque tu quando compartilhas, tu defendes a tua fé até em >> e multiplica, né? Olha a multiplicação dos pães >> na medida que é multiplicando sempre mais. Então, quando tu passa para alguém, aquilo multiplica, vai passar para outro, vai passar para outro, vai passar. Problema é quando passa alguma coisa errada, né? Que vai embora também. Mas por isso é que é bom compartilhar, >> compartilhar. >> A finalidade de tu estudar é tu compartilhar também >> aparecer novas ideias
porque escrever aquilo que a gente pensa que tá certo. >> Ok, gente. Então, vejam só, dentro de uma visão geral da Bíblia, aquilo que nós tínhamos falado no início, né? Ela é sublime e acessível. a frase eh que pontuei aqui, a Bíblia é sublime demais para ser dominada pela razão e simples demais para não ser compreendida por um Coração iluminado pelo espírito. Contraste daquilo que falamos, né? Um analfabeto nunca teve um contato e agora tem a revelação do Cristo, né? Ao mesmo tempo, ela não pode ser dominada pela razão. Nenhum teólogo, ah, vamos dizer ateu,
pode, existem teólogos ateus, ele não tem a capacidade, por muito que ele saiba do conhecimento técnico e dessas coisas, assim, ele não tem a capacidade de ter essa iluminação, a não ser que o Senhor venha e através do seu espírito mostre, tá? Então, cientistas brilhantes podem não entender, pessoas simples podem não compreender profundamente. Por quê? Porque a Bíblia não é apenas informação, ela é revelação, né? Mas isso é óbvio que não elimina as regras, né? E eu sei que isso é muito pretexto para muita gente, né? O que importa é o Espírito Santo falando. Não,
ele fala o que tá na Bíblia, irmão. Então isso é importante. A Bíblia tem princípios de Interpretação. Isso é fundamental para as nossas vidas. OK? Então, dois métodos de leitura bíblica: devocional e mais analítica. Isso precisa ser sempre baseado com equilíbrio, OK? Eh, então o devocional é aquilo que nós de fato nos deleitamos. É a partir do momento, vamos olhar sempre pro Éden, né, quando Adão tem aqueles encontros com o Senhor na viração do dia. Então ali tá falando sobre intimidade, sobre Relacionamento, sobre uma transformação de quem nós somos. O devocional tem muito esse intuito.
Às vezes eu sei que nós estamos no devocional e orando, só falando, mas o importante é ouvir também, ouvir o que que Deus tá falando ali, o que que ele tá gerando em nós, consciência que ele tá nos despertando no meio do devocional para que a gente seja moldado, caia em arrependimento, tenha uma compreensão do caráter dele, sejamos transformados. Então, devocional Tem muito mais o intuito quando lemos uma passagem bíblica dentro de um devocional de nos transformar do que propriamente nos aplicar a um ensino. OK? Agora, quando nós falamos de uma situação mais analítica, aí
sim é um preparo, né? Uma capacitação, é uma é uma construção de um sermão, de um estudo e até mesmo de evangelização, né? Porque até mesmo para evangelizar nós precisamos saber o que falar, né, meus irmãos? Não vai chegar e falar: "Jesus Te ama, ok, eu também me amo." Maravilha. Aí fica assim por aí, não é? Nós sabermos o que é a obra salvífica de Jesus Cristo, como ela se como ela aconteceu. Mostrar pro ser humano eh que todos nós estávamos condenados, mostrar pro ser humano que todos nós falhamos as leis de Deus, mostrar paraos
seres humanos que é impossível se achegar a Deus se eles não vierem até nós. Então, mostrar toda essa história, assim como faziam os apóstolos, né? Eles olhavam o Contexto da cidade. Ah, se era para judeus, eles falavam: "Olha, vou entrar aqui agora numa história lá do nosso pai Abraão". E aí eles iam contando toda a história até chegar no Cristo, né? Quando era para um contexto grego, um contexto gentil. Aí eles falavam sobre como Paulo ali no Areópago, né? Falava: "Tá vendo esse Deus desconhecido?" Então ele começava a construir uma história sempre com base analítica,
sempre com base de percepção de cultura, percepção De espaço, percepção de pessoas, de tempo. É diferente como nós falamos com brasileiro, é diferente como nós falamos com português, é diferente como nós falamos com africano. Tudo isso é muito importante. Nós só falar: "Ah, não, eu falo é o evangelho, todo mundo vai pro inferno se não se arrepender." Não é assim, meu irmão. Você precisa saber os contextos ambientes. Nem sempre. Às vezes você vai estar num ambiente, tá tudo bem, num ambiente de trabalho e Você tá lá anos e nunca falou de Jesus. Você tá construindo
um ambiente através da sua vida, da sua ação, até que o Senhor vai te dar a oportunidade de falar. Você vai demonstrando princípios, você vai demonstrando coisas. Não precisa ser aquele religioso chato, né, que tá sempre, ô, glória a Deus, ô no misericórdia, ô, não sei o quê, falando jargões, gostoso para mostrar que tu é crente. E nós temos sempre que conseguir desvendar dentro das escrituras os Meios, a sabedoria. Por isso que qual é a diferença sabedoria e revelação? Revelação é aquilo que o Senhor nos dá na medida da nossa leitura e estudo. Sabedoria é
o que nós aplicamos dessa revelação. >> Então vão ter momentos, vão ter meios. Por exemplo, às vezes nós brigamos com esposa, marido, nós sabemos que se a gente tentar resolver ou trazer uma palavra mansa ali, às vezes vai piorar, o pau vai quebrar ainda mais, né? Então Às vezes tem que esperar outro dia, às vezes dois dias, mais que dois dias já não convém. Já são muitos dias no sofá, já são muitos dias no sofá, >> mas tudo é um contexto. Isso para mostrar para vocês que isso também muitas vezes é parte da nossa religiosidade,
ok? Eh, a gente querer tudo no empurrão, tudo não tem que ser assim, ah, não sei o quê. Não, meu irmão, Deus nos dá sabedoria, capacidade para saber falar, para entender Contexto, para ver às vezes uma pessoa não quer ouvir, ela só quer falar, né? Então, nós somos o ouvido dela. Até que um dia nós vamos exortá-la, até que um dia nós vamos orientá-la, até um dia nós vamos, entende? Então isso tudo é também dentro de uma perspectiva bíblica. Sim. >> Quanto mais nós formos coerentes e analíticos, nós vamos ver a forma com que os
homens do Senhor agiam. Nós vamos agir como Jesus agia, nós vamos agir, né? Ah, Jesus era manso, era, mas quando Ele precisava ser bruto, ele também era, >> né? >> Então vamos lá. Então nós temos que ser coerente aqui com as coisas. Nós não podemos criar um Jesus à nossa imagem. Nós temos que criar tudo de acordo com as Sagradas Escrituras e aplicar isso no nosso dia a dia. E isso faz parte de uma visão analítica da coisa. OK? Eu já eu nem pulei aqui, né? Mas pronto. Então, eu não vou à Bíblia como quem
vai fabricar no sermão. Eu vou como um Faminto, né? Eu quero conhecer, eu quero me deleitar naquele local, eu quero falar dos meus pecados ao Senhor. Ali eu abro meu coração, eu rasgo meu coração, né? Então, as características de uma leitura corrida, foco em alimentar o coração, deleite, adoração, rendição, forma de visão panorâmica do todo. Então, as aplicações em relação ao devocional é ler de Gênesis a Malaquias, que fala ali do antigo, mais ou menos do Antigo Testamento, depois Mateus, Apocalipse, de forma cronológica e com todo o enredo, fazer leituras repetitivas das cartas inteiras por
30 dias, por exemplo, né? Então, é um meio da gente conseguir ver a história ampla e conseguir nos encaixar ali como pessoa natural, falar: "Meu Senhor, tantos homens que pecadores como eu, tantas pessoas que foram usadas por pelo Senhor porque só se colocaram como disponíveis". Então, eis-me aqui, Senhor. Eu tô entendendo essas Histórias, eu tô vendo essas histórias e o Senhor usou esses homens. Então, pode me usar, me arrependo dos meus pecados e etc. Quando sobre eh os por eu vi um um o vídeo do Iago Marquinho dele falando assim, eh eh Deus usa muito
mais uma pessoa que não tem capacidade, mas está disponível no meio capacitado tá fazendo nada. É >> importa >> sim. Por isso que potencial não quer Dizer nada, né? É isso. >> É o exme aqui que vale. >> OK. E depois temos isso, a leitura analítica aqui com características de examinar aí com cuidado, várias releituras, anotar, apontar, ver, ler eh comentários bíblicos, né? comprar mesmo aqueles calhamaços de comentários bíblicos, estudar sistematicamente aquilo, observar contexto, autor. Hoje já tem até comentários bíblicos que eh nem são tão voltados eh à revelação, mas Sim a história, a história
de como que era a cultura da época, como que era a vida de de Paulo, Pedro e etc. esses comentários que nos ajuda a entender também o contexto de vida desses homens e mulheres. Então isso aí já é um estudo mais sistematizado. Isso também é importante, né? Observar eh eh recorrer às boas ferramentas, como tudo isso, livros, leituras, mas o foco é sempre a Sagrada Escritura. A Bíblia tem que ser o livro dos livros. Quando eu quando Estava a estudar sobre pregação, eh, o professor, né, ele falava que quando alguém vai para pregar no púlpito
ou ensinar dar aula, no mínimo tem que ler o texto 30 vezes >> para ficar na ponta da língua, sabes? Quando tu lês, porque às vezes é isso que acontece. >> Muitas das vezes a gente já nem precisa de olhar para o texto. Nós chegamos ali já lemos sem precisar às vezes de olhar para o texto. Para quê? para ter Comunhão com o texto. Por isso é que muitas vezes nós olhamos e percebemos que a pessoa além de estar nervosa, porque >> todos nós ficamos nervosos, >> não se preparou bem, >> não se preparou bem
e nota-se essa essa falta de preparação, não é? Então, é muito interessante nós vermos que não é só a questão e mais uma vez o Espírito Santo, ele está nos relembrando, nos eh revelando a Escritura, mas é necessário sempre usar as ferramentas de estudo de de contexto, tudo, tudo. E isso tá a a um palmo de distância de nós. Claro que é é o que eu dá trabalho, foi o que eu falei no primeiro capítulo, no resumo. Muitos não querem. Muitos querem ser mágicos, como o livro fala. Muitos querem ser eh >> quer menos trabalho,
né? >> Dá muito trabalho. Dá muito trabalho >> mesmo. A pregação expositiva dá muito trabalho, muito mais do que matemática. Ah, temática, peguei aqui um tema, pronto, façil. >> Mas a expositiva dá trabalho, porque tu tens que ver tudo isso antes de começar a construir, né? Exatamente. >> Mas é necessário o próximo capítulo que nós vamos ver, >> ele já vai falar muito bonito. >> Então, nada é mais perigoso do que a familiaridade com o sagrado. Perigo, virar profissional do texto perdendo Reverência, né? Então, o devocional mantém o coração quente e o analítico mantém a
mente fiel. Isso significa, essa frase de cima significa às vezes que nós só estamos estudando, então, para criar um sermão, né? Ou para criar ou para ensinar alguém, ah, não, hoje eu vou. Isso às vezes não é nem no contexto só de Bíblia, né? Às vezes a gente ah tem contexto profissional, a gente às vezes nem sabe sobre um assunto, mas estuda aquilo só para ter que aplicar na Vida da pessoa ou falar ou ensinar para alguém. Então, na Bíblia isso acontece muitas vezes e isso é um grande perigo, principalmente para um pregador, né? um
pregador que e hoje com chattão que já faz sermões todas >> é tudo obrigando a >> eh falando aí do do devocional e do analítico, muitas das vezes o que acontece com pregadores é que eles só Leem a Bíblia quando necessitam de pregar. Sim, >> isso também é um grande perigo. >> É um perigo. É, >> né, quando deixam de ter essa vida devolvo >> é a palavra só vira um material de trabalho, né? Não é >> o coração acaba endurecer. Acredito que seja até o contexto do cara aí que nós lemos, né, no livro.
>> Sim. >> O cara do púlpito e tal, >> que é isso. É que às vezes pode se acontecer. >> Eh, OK. Então a memorização, né, está escrito com precisão. Então você trabalha exatamente o que que nós estamos trazendo aqui. Haverá momentos sem Bíblia. A palavra precisa estar na mente, no coração e nos lábios. Por quê? Porque nem sempre nós vamos estar carregando a Bíblia embaixo do braço, né? Então ela precisa estar aqui, né? Uma orientação para alguém, uma conversa que nós vamos relembrar. Aí o espírito vem e traz, ó, aquela passagem, pá. Pode até
não lembrar o versículo, o número em si. E aí tu já fala: "Não, mas antigamente para disfarçar, antigamente nem usava capítulo, nem eu não lembro aqui, mas antiga, a bíblia corrida". Eu sei que tá aqui Isaías, que é o livro, mas o espírito vai te lembrando das passagens e tu vai trazendo um contexto e mesmo quando não lembras da passagem De escrita, tu sabe o contexto porque tu entendeu a história antes. Então tu vai aplicar isso na vida da pessoa, né? Então, a palavra precisa de fato estar na nossa mente, no nosso coração, nossos lábios,
porque a nossa vida é essa, é falar sobre Bíblia, né? Jesus no deserto, não foi assim que ele enfrentou o Satanás, né? Ele não tava com a Bíblia lá, não tava com pergaminho, né? Ele usou justamente a palavra que estava na sua mente. Contraste aqui com Eva que Tirou e acrescentou ainda, distorceu, né? Ela pegou a palavra, não foi assim que não. Não, eh eh não pode tocar e acrescentou ainda, distorceu. >> Então, a conclusão é memorizar, memorizar é guardar a verdade com fidelidade, não com adaptações. OK? Então é nós termos sempre isso muito aim
nosso coração, nossa mente. Não adapte nunca a mensagem. Não coloque nem um tio, nem uma vírgula na mensagem, meu irmão. A Bíblia é o que é eternamente. Ah, desculpa, tava escrevendo. >> Pois >> é como o livro diz, né? >> Tem uma passagem, tem uma passagem que diz que não acrescentar essa >> ú, >> acho que é a última passagem. >> É como o livro diz, não é? Pregar é é deixar o texto falar só. >> Sim. E Paulo fala em Gálatas, né? Ainda que um anjo venha pregar outro Evangelho, seja anátema, seja maldito entre
vocês, ou seja, não há método de adaptação. Essa é a palavra escrita e eterna. >> E eu foi bom, não é? Porque eu devia ter escrito nem que venha um demónio. >> Exato. Exato. >> Que que o casar mensageiro, né? >> Muito bem. Então, ferramentas e versões, né? Nós já falamos aqui, mas é usar bíblias, estuda, comentários, dicionários, comparar traduções, não Ficar prisioneiro de uma única versão, mas com cuidado, não começar pelos comentários, conforme eu falei. Primeiro observar, ler, marcar e perguntar ao texto. O que que isso significa? Quem escreveu? Quando escreveu, para quem escreveu?
OK. Depois consultar sim as ferramentas. Então, comentários são muletas úteis, mas não podem virar pernas. A perna tem que ser o texto. OK. Então, por onde começar? Gênesis como fundação. >> Ah, isso eu podia saber, >> né? >> Gênesis sempre, irmãos, né? Eu sei que às vezes nós usamos, principalmente com novos convertidos, a gente fala: "Ah, não, coma, começa lá no Novo Testamento, lê Mateus". OK. É, é interessante, não é mau, né? A pessoa precisa conhecer Cristo primeiramente, mas depois é importante orientá-la a entender a história completa, né? Então, ir para Gênesis é o começo
do universo, da vida, Da humanidade, até mesmo do casamento, né? Nós vemos ali Adão, Eva, a queda fala sobre o plano redentivo. Gênesis fala sobre quase tudo sobre a Bíblia, tudo da Bíblia. Deus escolhe Abraão para formar um povo. Sem Gênesis você não entende êxodo, não entende profeta e nem entende depois o Novo Testamento. Basicamente, Gênesis é a semente, o resto da Bíblia é a árvore. Então, quanto mais conhecemos o Antigo Testamento, contrário do que muitos Ensinam, mais nós vamos perceber o cuidado de Deus em preparar a plenitude dos tempos, toda a história eh daquilo
que ele está fazendo. OK? Se tu não conheces G, se tu não sabes o o para que é que tu precisas de um salvador, exatamente. >> Hã, tá mal, >> tá malam Gesis. >> Libera ela, >> já vamos acabar então. Ler antigo e Novo Testamento juntos. usar uma frase muito interessante aqui de Agostinho que eu aponto. É, >> deixa eu ver se eu acho que >> Ah, é, foi isso que ele falou, em resumo, foi isso, né? O novo está latente no velho, ou seja, presente, mas não é tão claro, né? E o velho está
patente no novo, presente de forma clara e cumprimento. Significa o quê? que quando tu começa de do Antigo Testamento, tu vai ter uma compreensão muito mais clara do que a culminação e o fim dos tempos do que quando tu começa do novo e depois é que vai pro velho, ok? Então, por muito que no novo esteja eh implícito muitas coisas do Antigo Testamento, inclusive os autores eles usam muitos textos do Antigo Testamento, vai ser difícil tu conseguir compreender todo o plano de Deus começando pelo novo. Então é importante sempre ir lá para trás primeiro. >>
Uma ilustração que eu vi é quase como um filme, não é? Tu nunca começa o filme da da metade do papel, né? Exatamente. >> Tem começado o início. >> Tem começado o início. Então, ou seja, as sementes da doutrina do Novo Testamento já estão no antigo e o novo revela o cumprimento e a clareza daquilo que estava em figura, promessa e sombra. Inclusive os apóstolos eles usavam o Antigo Testamento, porque não existia a Bíblia, né, irmãos? Todos nós >> não existia ainda o Novo Testamento firmado. OK? Então, o velho prepara, o novo cumpre. Toma, >>
vi isso em todos os aspectos. >> Vocês ouviram ver isso. >> Então, a frase espor é certeira. O evangelho é como um leão. Você não precisa defendê-lo, só soltá-lo que ele faz todo o trabalho. Então é só, o pregador só precisa pregar, irmão. Nós não precisamos fazer Mais nada. Por isso, irmão João, é só pregar. Não, não, não precisamos estar preocupados com aquilo. A própria mensagem, um dia eu até ouvi isso, algo que me marcou muito, que foi, acho que foi o Subirá que falou que sempre que o pregador tá pregando a palavra ou até
mesmo no nosso contexto nós estamos pregando a mente do ser humano, até mesmo do cristão, é como essa parede aqui. Então todas as vezes que tem alguém pregando, por exemplo, tá Pregando, tá aqui ouvindo, é como um martelo que tá batendo nessa parede. Pode durar anos, irmão João. Vai, essa parede vai ficar lisinha, mas um dia vai dar uma martelada, vai aparecer isso, essa fissura. Aí tu vai continuar, vai continuar batendo, batendo, batendo, batendo até que um dia a parede vai rachar, entendeu? E aí nós vamos ser libert. Então o nosso, qual é qual é
o grande trunfo? Qual é o grande objetivo de uma Igreja local? Pregar a palavra. Pregar a palavra. Ah, pode não ter ministério. Tá pregando a palavra? Continua pregando. Porque a única coisa que tem o evangelho é o poder de Deus. Única coisa que tem capacidade de transformar o ser humano é o evangelho. Não são programações, não é liturgia, não é estrutura de igreja, evangelho. Então, enquanto o evangelho tiver sendo pregado, tem esperança pra transformação das pessoas. O dia que parar, aí lascou, aí tu vai precisar Alimentar com entretenimento. Por isso tem muitos pastores se suicidando,
porque acabou o entretenimento, a mente já não produz mais nada. Então, >> já não sabe mais o que fazer. >> Já não sabe o que fazer. Isso essa do do Espírito Santo é tão forte, vou falar uma coisa até parece que é brincadeira, mas não é eu conheci o senhor nós conhecemos meu pai uma terra, meu pai tinha uma fazenda lá uma igrejinha lá meu pai construiu a Cristo e tinha o Senhor que lá na favete de tudo mesmo. E ele passava palavra de Deus tem muito isso passar a palavra, né? E lá, ele lia,
ele lia aquele, ele falava os versículos todo ele, ele o versículo todo de apocalipse, pedia para ele, ele não sabia ler. E quando a gente olhava para ele tava até com a bíb de cabeça para baixo. >> Sim. Não é sério. Como é que ele como é que ele fazia aquilo? Mas é porque o Espírito Santo de Deus É >> ele fazia uma pregação toda e lia Bíblia, lia versículos, versículos, versículos e não sabe, ele não sabe parece muito delim, por exemplo, o filme, né? >> É aquilo porque ele muitas vezes ele ia na igreja
não só para ir para prestar atenção e tinha dúvida e procurava chegar o pregador falou: "Ó, quer saber sobre isso". É isso. >> Então, cara, eu tive o há há um há um Pastor que é o eh Marcos Marcos, ele é professor do da escola de Charles Burn e ele falou que uma vez ele foi fazer foi pregar uma assembleia de Deus, mas é uma assembleia de Deus que era toda do redeté e e ele até se admirou de ser chamado porque é o Marcos aquele que é o >> do podcast que é muitos é
muito chato, ele é mesmo eh calvinista. Ah, já não estou lado. Pronto. E ele, ele disse, eu até me admirei de me terem chamado, mas eu fui e ele a primeira coisa que ele Disse, ele não quero ouvir nenhum ai enquanto eu estiver a pregar. Eu quero que vocês estejam atentos. E aquilo já foi um choque, né? >> E ele começou a pregar >> e de repente um senhor levanta a mão e ele disse: "O que é que você parou de pregar?" Diga ele, pode repetir. É que eu não entendi aquilo que você explicou. pode
explicar de novo que eu não percebi. De repente, outra pessoa, ele começava a explicar e outra pessoa Levantava braço. Então o que é que ele percebeu? Que aquela igreja era uma igreja que não pregava o a palavra. Porquê? Porque era só dúvidas. E ninguém procurava. Ninguém procurava. E naquele momento eles viram uma pessoa e ele nem conseguiu pregar a pregação toda. Por quê? Porque ele estava sempre a parar e a revisar aquilo que ele tinha falado. Ou seja, eram pessoas que estavam sedentas, que tinham muitas dúvidas >> e que estavam na na ignorância. Porquê? Culpa
da liderança, dos pastores, todos aqueles que >> e ele saiu ali sem conseguir pregar o o a mensagem, mas pregou aquilo que as pessoas iam tendo dúvidas ali no momento. Então é aí vemos isso é importante. Conseguiu introduzir alguma coisa, >> mas muito é sim, >> mas isso para para testar o que o G tá falando, isso é importante. Quando a Palavra ela de fato é proclamada com fidelidade, aí entra a atuação do espírito, meus irmãos. Aí ele vai, ele carrega vida, ele traz isso e compreensão, transformação. Por exemplo, né? Quando se fala de Paulo,
todo mundo diz que é um dos maiores teólogos do Novo Testamento, até mais que Pedro e que os apóstolos todos, e que é muito difícil compreensão. Mas quando tu vai abrir carta do de Paulo, meu irmão, ele tá falando sobre questões de casamento, Do dia a dia, do pecado, coisa simples. Só que ele tá usando a compreensão >> eh eh de maturidade, de elevada graça que o Senhor tem dado para ele. Só que são questões do dia a dia. Então, por que que é difícil? Porque nós não temos, nós não nos aplicamos em buscar essas
coisas. Não é porque é difícil, porque Paulo era erudito. Ele não escreve as cartas para para erudita, ele escreve as cartas para gente simples, pessoas que não não eram teólogas, não estudavam. Mas ele usava essas palavras justamente talvez para isso, para despertar essas pessoas simples a buscarem mais, a conhecerem mais, a se esmeirarem mais e atingirem a a a maturidade necessária para compreender os aspectos do casamento, os aspectos do pecado, do dia a dia, da vida com filho, com tudo isso, não é? Por quê? Porque o Senhor sempre eleva o padrão, mesmo no aspecto do
nosso cuidado com filhos, mesmo no nosso aspecto do nosso casamento, sempre Eleva, né? Nós é que temos uma mentalidade influenciada muito pelo padrão do mundo. Então nós nós olhamos pro casamento lá e falamos: "Não, o nosso tem que ser assim". Depois usamos a Bíblia para tentar encaixar, mas não. O Senhor eleva o padrão do casamento aqui, né? O Senhor eleva o padrão do cuidar dos filhos sempre. Então isso que é importante, conhecer as escrituras e depois o espírito vai fazer o trabalho por si. Quando Paulo falou, quando ele Vai levar a >> é tudo é
matar o irmão também, né? Exato. Então essa palavra aqui é importante, ó, pra gente quebrar toda discriminação contra a teologia. Teologia serve para pastorear, para curar relacionamentos, para formar a igreja, para casamento, para filhos, porque todos são teólogos. A pergunta é se você é um bom ou se é um mau teólogo, se está tirando o texto fora de contexto ou de fato tá se aplicando em conhecer Teologia boa e coerente com as escrituras, OK? Não baseado em achismo, em emocionalismo e etc, que não anula, é claro, o agir de Deus, mas Deus eh certamente tem
uma uma razão, né, um meio de construir as coisas, OK? Tem até uma frase muito interessante dentro do contexto de da exegese para que nos ajude também nessa aplicação, né? É, nós precisamos ler a palavra orando e orar lendo, Que é a prática melhor. O espírito ele vai nos revelar e ao mesmo tempo o espírito vai interiorizar. Ele faz todo o trabalho, né? Nós só temos que nos esmeirar. OK? É o que nós íamos falar. Então, antes de ler, peça entendimento, durante peça luz e humildade, depois peça obediência e transformação. Davi fez isso, né? Salmo
119. Ajuda-me a compreender e dar-me entendimento para que eu possa guardar e cumprir os teus mandamentos. Por isso Que depois perguntam porque Davi era segundo coração, né? O cara >> vivia a hermenêutica ali na prática. Então, perigo de estudar sem geral é como um puzzle sem caixa. Então, a peça é verdadeira, vamos dizer, é a Bíblia, mas sem a capa, onde você consegue consiga ver qual é a imagem do puzzle, você não vai conseguir montar, né? Você pode ter várias peças desse puzzle, mas se você não saber como montar, o que que é para montar,
então a Bíblia é assim, Você precisa entender a história toda para encaixar as coisas, não é? Eh, depois o perigo de estudar sem uma visão correta, uma, por exemplo, uma série no episódio errado, né? Episódio 5 da temporada, quatro sem enredo, interpretações imaginadas. Imagina o que que é tu começar uma série lá da temporada 5 e não saber o que que se passou ou até mesmo mudar o autor, né? Isso me indigna muito nas séries quando muda um autor, o o ator principal. Mas e Aí? Tu não entendeu nada, não sabe o que que se
passou lá atrás, tu só tá pegando o bonde andando, né? Isso acontece quando alguém abre a Bíblia aleatoriamente como oráculo. >> Oráculo do Senhor. Exatamente. >> Às vezes, >> como é que é? Como é que é o psic? Não, não. >> Você vai morrer hoje. >> Eh, >> e o terceiro fake news por recor, né? Pega 10 segundos de uma hora e cria uma narrativa. Isso também é preguiça. Ou seja, Deus não nos deu versículos, ele nos deu >> livros. OK? >> Então, às vezes nós podemos estar transmitindo uma mensagem falsa, até pode ser bíblica,
mas pode ser fake, né? Isso é importante. Mapa da história. >> É igual você pegar 10 segundos de uma pregação, né? >> Sim, sim. E montar o o reals. Os reals hoje em dia é assim, não é? É >> quantas pessoas estão sendo difamadas por causa de cortes de que nem é o a pessoa nem sabe qual foi o até sabe, né? Mas as pessoas que estão vendo não sabem o contexto todo. Alguns realmente é é heresia, mas mas outros às vezes é só um corte que ele tava dando um exemplo, por exemplo, do que
não fazer. Aí a pessoa tira, olha esse pastor falando sobre isso. >> Isso acontece muito. Então >> não pega, não pega a pregação completa e aí >> de forma por completo a pessoa. Então criação, céu e terra juntos, né? O Emanuel no Éden, por exemplo, Deus cria perfeito, homem a imagem, jardim como eh sobreposição céu e terra. Deus andando com o homem, Deus conosco. Queda, depois vem a ruptura, né? Todos nós já conhecemos. Isso é só um panorama para vocês verem a narrativa. Promessa e o Plano Abraão, Israel, Judá, Davi, né? A a promessa para
todas as famílias da terra. Depois Cristo na primeira vinda, não é? Ele o que havia sido prometido. Vê lá, se você não entende o antigo, você não sabia que ele tinha já sido prometido lá atrás, né? Ah, e depois, segunda vinda, né, meus irmãos, ele vindo como juiz, né? Justiça, consumação. Liga. Olha aí outro contá. O Jesus amorzinho agora vem para destruir tudo. Inclusive fala que as vestes dele Tem salpico de sangue dos seus inimigos. Agora pensa como vai vir. Ligação com Isaías. Então, por exemplo, em Isaías, né, Jesus leu ano aceitável e parou, porque
depois dava a continuação do dia da vingança, só que o dia da vingança ainda não chegou, que é isso que é esse contexto da das vestes dele manchada com sangue. Então ele parou de ler aquele exato momento porque na segunda vinda isso vai acontecer. É uma coisa que a hermenêutica nos ajuda, né? E depois a Consumação, Emanuel final, né? Tudo falando sobre Cristo. Bíblia começa em Deus no jardim, termina com Deus na nova Jerusalém. que a mensagem final da Bíblia, Deus quer habitar entre nós, ele vai restaurar tudo, absolutamente tudo. OK? Então, meus irmãos, em
resumo, Exegese pergunta: "O que que os primeiros leitores entenderam?" Hmenêutica pergunta: "Como que nós aplicamos sem trair o sentido do que eles entenderam?" Então, sem exegese, eu Eu aplico do jeito que eu sinto. Então, hoje tu tá mal, tu aplica o texto da forma que tu quer para saciar. Hoje tu tá bem, tu aplica para saciar outros. Com exegese, eu aplico do jeito que Deus quis dizer. E aí vai doer em todo momento. Dói quando tu aplica, dói quando tu não aplica. É assim mesmo. Mas está nos transformando e gerando uma mudança, né? Uma atividade
muito simples. Qual o risco de interpretar a Bíblia como caixinha de promessas? Isso. >> Exemplos. >> Pessoas frustradas, por exemplo. >> Frustradas. OK. Muitas vezes as pessoas muit eu conheço pessoas que >> nunca mais voltaram pra igreja, né? >> Voltaram nunca mais falar assim, nunca mais porque eu fiz isso, que ele me prometeu isso, não fez isso na minha vida. >> Às vezes, às vezes, eh, entes queridos que morrem, né? A pessoa não tem uma compreensão de quem Deus é de fato e aí Culpa Deus. Ah, por que que ele tô falando mais em materia
imaterial? Pessoa >> promessa, promessa, promessa, a pessoa vale, promessa, >> promessa. É >> e se frustra >> a morte é pesada. É, a correção também. >> Sim, uma correção, sabe? >> Não, é, não entende disciplina eclesiástica, não entende como que o Senhor, né? É verdade. Disso aí que você olhar pra Bíblia achando que Deus é o teu servo. Se ele tem uma caixinha de promessa para mim significa exatamente >> a conversa do dia. >> E na verdade os ídolos for os ídolos eram criados assim, né? Sim. O pessoal tava com necessidade de chuva, criava um
Deus >> para isso, >> para isso. Colheita não tava dando um Deus para isso. E aí criamos o Jesus agora que resolve tudo. Ele dá chuva, ele dá bção, precisa mais criar vários. Tem esse Jesus genérico que a gente criou, que faz tudo. É você pegar, por exemplo, as promessas, algumas promessas que são mesmo e válidas e existem na Bíblia e querer transpor para hoje. E você vê algumas pregações, como como eh eu vim também no pentecostal e já vi algumas igrejas na altura também. Você vê pregações em que eh o pregador ele Diz: "Eu
determino >> uma vez eu usei essa palavra na igreja, na minha igreja, né, para para tentar o ouvido das pessoas. >> Aí as pessoas ficam assim, tipo, expectativa assim, irmão, só tem uma palavra para você depois. Eu não tenho poder de determinado. >> Sonhos que foram frustrados determinando alguma coisa mandando em Deus. Foge disso, pelo amor de Deus. >> Mas é, mas é porque as pessoas hoje em Dia querem ouvir aquilo. >> Tem aquela, vocês já ouvi uma pregadora aí, muitos seguidores, ela falou assim: "Deus, eu te dou dois dias. Deu uma ordem, deu uma
ordem." >> Aí Deus fala: "Então aguarda s >> Deus fala: "Toca aí, fulminado. >> Ai, meu pai! an do anos >> não sei ver contextualizado, mas eh era logo o o pastor pastor fou numa criança o filho da da canadiara do não sei quê Juntou as pernas então tinha uma perna mais bonita que a outra eu agora determino que vai crescer cresça crescer >> e cresceu mesmo. >> Cresceu mesmo. Sim, às vezes pode acontecer >> os milagres, às vezes podem acontecer. A grande questão é as pessoas, pronto, as pessoas tentarem colocar Deus de fato numa
rédia, né? >> Essa que é a questão. >> É, problema todo depende do que que é o Milagre pra vida da gente, né? Vez muit, por exemplo, um milagre pra nossa vida >> porque vai sempre é vai sempre o milagre sempre é determinado pela nossa fé, né? >> Mas o milagre acontece, né? Só que acontece, acontece quando nós cremos, >> não é? acontece na Eu acredito muito que Deus inclusive ele compensa a nossa fé. Por exemplo, tu pode ter uma fé, tens uma doença e nunca é curado naquela doença, mas tu Deus tá vendo a
tua fé. Então de Alguma forma ele compensa essa fé em outros meios, né? Existem inúmeras pessoas, por exemplo, tinham dom de cura, mas tinham uma doença, nunca foram curadas, mas curavam as outras pessoas. >> Sim. Os dons normalmente é para exercer para os outros e não paraos próprios. o subirá tem tinha uma herda de escal >> e ele malia estado no púo estava sentado e e ele lhe dizia que pronto naquele culto que que tinha que que fazer tinha muitas pessoas doentes. >> Uhum. E então eles perfilharam-se todos e eles chegavam à beira deles aquia
com rai e eles ficavam todos bons. Ele curou toda a gente e eleou a Deus porque é que ele não seava ele próprio ele tinha aquela dor que nem se podia mexer. Uhum. >> E como é que era possível? E ele andou durante seis meses aos hospitais todos os dias lá a tratar-se a tratar no furado de um momento para outro acordou no outro dia não tinha nada. Trata isso claramente, né? Ah, >> um e com sobre isso. Sim, >> é, não dá para colocar Deus numa caixinha, né, gente? Em resumo, é isso. Ele faz
o que ele deseja, o que ele quer, cura ou não cura, independente. >> Até porque, biblicamente, se nós formos a ver, 90% dos milagres apresentados era para que houvesse uma Restituição do relacionamento daquela pessoa para com Deus, ou seja, uma conversão da vida da pessoa, não é? Não propriamente para o cristão em si, né? >> Um amuleto depois para levar >> é >> que é suposto o cristão depois crescer em maturidade, né? Não quer dizer que Deus vá, não vá. fazer milagres durante a nossa vida, mas é suposto nós cresceros maturidade, não tá sempre como
pedinte. Sim. >> Suposto nós agora sermos usados por Deus para o meio, né? Tanto é que vocês verem os milagres era era isso. Era aconteceu com ímpios, mais com ímpios do que com crente. É ou não é? Leia a Bíblia e vê se os milagres não era mais com ímpio, com crente falava, vai no mais, né? >> Não é depois. E tanto é que nunca nós não vemos dois milagres pro mesmo pra mesma pessoa depois, não é? Por exemplo, Jesus curou um aqui, depois apareceu outra doença, ele foi curou a mesma Pessoa. Nós não vemos
esse contexto um bocado é aquela aquela questão de a pessoa vai naquele culto paraquele pastor, exatamente naquele dia ele vai conseguir fazer a cura, procurar um milagre naquele dia. >> É, pode acontecer isso, pode acontecer, duard, porque como eu falei, não, a questão não é o que a intenção do pastor ou pregador, a questão é a fé da pessoa. afeta lá com uma coisas, né? Sim, nós temos sempre que Ter o cuidado. Sim. É o equilíbrio. É entender, por exemplo, às vezes nós vamos estar em ambientes que nós não concordamos teologicamente, mas não quer dizer
que Deus não vá se manifestar de alguma forma ali, entendeu? Isso nunca pode ser um um julgamento nosso, porque um impedimento, senão nós vamos estar julgando Deus e não o homem. O homem pode ter, exatamente, pode ter as consequências dele e ele vai ter se ele estiver com uma intenção errada e até às Vezes é falta de conhecimento das escrituras e etc, mas isso não inibe o agir de Deus naquele meio. Pode haver salvação, pode de fato haver cura, pode haver transformação. E às vezes é tudo que a pessoa é tipo a mulher do fluxo
de sangue, era a única oportunidade que ela tinha e ela sabia que se não tivesse ela ia ser taxada pra morte. Ela não podia tocar isso. Então é, ela não queria saber se cultura, se culturalmente ela ela foi se entregou, né? Tirar. Sim. Eu eu que sou um que sou um pet não >> não não. O pior queou era falta. Eu uma vez aqui quando meu meu pai teve um câncro de de pró, meu pai tava usando uma bolsa e lá visitá-lo. >> Tem um dia que no c no culto de domingo eu pedi tanto
a Deus para eu não vir do pai com aquela com aquelas que eu não queria vê-lo. Aquelas abs que eu não queria mesmo porque tanto quando quem tava perto de ver >> não, mas nós estamos longe de chegar lá era um impacto muito grande. >> No dia que eu cheguei agora tinha dois dicas com bolsa e não usou mais nunca. >> Uhum. Eu acho isso mais ou fé café. Claro. >> Tive certeza que Deus ouviu o milagre. Todo mundo achava que ele vai para sempre. >> Sim, sem dúvida. Não, o que toca milagre Deus faz
e nós nunca poderemos limitar. Agora é claro que existem exageros de Homens que e depois eles vão, todos eles vão vão arcar com as consequências, se não for legítimo, né? AC com as consequências eh naturalmente. Porém, mesmo nesses ambientes, Deus pode fazer. OK. Deus nós profetizamos, curamos. >> Sim. É, exatamente. É que eu não conheço. >> E veja, saiu cura desses caras, né? >> As pessoas foram curadas, >> ou seja, não impede. É igual quando Vocês, nós estamos numa igreja onde o pastor é corrupto, não impede de haver salvação naquele lugar. Sim, >> não impede.
Isso, não quer dizer que ele não vai ter a consequência dele, mas não quer dizer isso, né? >> Gente, para terminar aqui, eu quero que vocês só façam essa ordem aqui. É muito rápido. Olhando para uma perspectiva da narrativa de Deus, OK? Desde Gênesis Apocalipse. Quero que vocês enumerem aqui qual é a ordem correta dentro dessa narrativa. Então vamos fazer depois botando o número. >> Olhem aí as frases. É, pode pôr apontar o número se quiserem. Primeiro a frase, depois bota no número >> e vão dizer isso não tá na ordem. Vocês t que colocar
na ordem correta de da história de Deus, de Gênesis Apocalipse, onde pega eh criação, queda, redenção, consumação. >> Tá facinho isso aí. Pessoal aí de casa também pode fazer a o joguinho.