Concílio Vaticano II tinha como objetivo substituir a missa tridentina. Prefiro a missa antiga do que a nova. Estou em pecado mortal.
Não tinha. Concílio Vaticano II não tinha como objetivo substituir a missa tridentina. Não tinha esse objetivo.
Não teve esse objetivo e continuou sem ter, tá? Continuou sem ter. Nunca nunca teve esse negócio assim.
Agora a M Dentina não vale mais. Nunca teve. Tá bom.
Ah, e aí? Putz, cara, agora é a hora do pessoal ficar puto comigo. Mas conta a história ou ficar lado desse negócio da missa.
Tá bom, vamos lá, gente. Ó, primeira coisa é que a reforma litúrgica ela nunca foi a cabo, tá? Por quê?
Por quê? Mano, é tão triste esse negócio. A igreja vai esperar, mas eu não sei se eu vou estar vivo para ver, mas ela vai esperar.
Isso daí que aconteceu não tinha objetivo de substituir a misidentina, nunca teve e continuou sem ter. Tá bom? A Miss Dentina nunca perdeu a validade até hoje.
Então quando eu falo com você, tá? A Miss Dentina continua valendo. O Rio de Paulo VI ele foi um rito para poder facilitar o trabalho pastoral das paróquias.
Só que é muito provável, e agora eu vou deixar vocês muito chateados, é muito provável que você nunca tenha ido numa missa de Paulo VI. Ah, Guilherme, eu já fui. Toca tambor aqui e tal.
Não foi. Am de Paulo não pede para tocar tambor não. Mas aqui a paróquia é bem celebradinho, Guilherme.
Mas mesmo assim eu não gosto porque eu prefiro órgão. Pois é. Missal de Paulo VI não fala para substituir o órgão pro violão.
Sabia disso? Continuou sendo órgão. Ah, não, mas é porque o padre deixou de rezar de costa, agora ele reza de frente.
Pois é, o missal de Paulo VI nunca pediu para rezar de frente. Tridentino, guarda um negócio no seu coração. Esse negócio que você não gosta não é o missal de Paulo VI, não é o rio de Paulo, é uma reforma que não foi compreendida e não foi terminada ainda.
Só que qual que é o problema? A igreja é uma Rome eterna, meu querido. As coisas demoram 100 anos para se resolver.
Não é um um tempo de uma vida. E confusões como essa aconteceram várias vezes, meu querido. Se você soubesse a treta que foi para São Pio X colocar o Rito Tridentino na igreja, você tá maluco.
Porque, velho, a a missa de Paulo VI ela era vinha um rito tridentino, a igreja acrescentou um mais um rito, certo? Quantos ritos tem aqui nessa conta? Dois.
O de P, irmão, tinha 352. 000 ritos diferente. Tinha rito que os padres entravam de cavalo dentro da igreja.
Tô falando sério. E a partir de Pio V, ele resolveu unificar para um rito só. Era, mano, gerou muito mais treta.
Mas nossa senhora, você não tá entendendo não. Foram séculos pra igreja conseguir pacificar o ritentino e e padronizar pro mundo todo. E ainda assim o Ritdentino passou por mudanças.
Pio Xo mexeu no Rio Tridentino, João 23 mexeu no Rio Tridentino, o próprio Paulo VIxeu no Rio Tridentino. Muito provavelmente, não tô dizendo que é certo, mas é muito provável que a missa tridentina que você vá não é a de já é a missa reformada já, mas tridentina. E aí quando chegou o concelho Vaticano II, que que aconteceu?
O Conselho Vaticano 2 foi, acabou, passou o tempo, o Paulo VI. O Missal não é do concílio, ele é do Papa Paulo VI. Quando chega isso, o povo começa a interpretar errado e começar a enfiar coisa que não tinha, tá ligado?
E aí começou esses progressista fazendo essas bagunças que a gente vê agora. Pode? Não podia nada.
Eles inventaram. E tem que lembrar um negócio, gente. A igreja de Paulo VI não é a igreja minha e sua, que o Papa Francisco promulga um documento aqui, eu sento no computador e eu já leio o documento em português.
Não é assim que funciona. O negócio era promulgado em Roma, meu querido. Você tinha que esperar uma editora, tá ligado?
lançar a versão em português no Brasil, demorava uma cota de tempo para sair esse documento. Então o que que acontecia? Chegava a notícia, teve um missal novo, mas ninguém leu o missal.
Nesse intervalo, os caras muito mal intencionado dos progressistas safado, vagabundo, começou a enfiar trem, não, agora ré, agora é isso, agora é aquilo outro. Mas o Missal nunca falou isso. Entendeu qual foi o problema?
Muitas dioceses, muitas dioceses vendo isso falaram: "Vamos manter o rito tridentino". Então você tem igrejas nos anos 80, anos 70 que a catedral tinha retridentina e era normal, irmão. Tava de boa, pau na máquina, sabe?
Ninguém tava assim: "Ó, que coisa, tá rezando de costa, que treco. " Quando é que foi que a missa tridentina começou a ficar mal vista? Você sabe?
Porque para pensar, para pensar. Eu vou falar um negócio para vocês, tá? falar um negócio para vocês.
Eu já estive com o bispo. Eu já tive esse momento, tá? Eu já sentei com o bispo.
Tzaço, mas assim, o cara assim, ó, tudo tocar o tambor eu, de gola a polo, de gola a polo e sem cruz peitoral. A gente tava almoçando na mesma mesa, a gente tava num evento e esse cara resolveu falar da mdentina comigo. Vai falar merda, quer ver?
Ele vai deitar. E o cara, mano, quase babá de tanto elogio que ele fez na M Dentina. Quase babá.
Ele usou esse termo assim, nossa, porque ele foi ordenado na época da mis dentina. Ele usou essas palavras, parecia um balé. Era coisa bonita, né?
Era uma obra de arte aquilo ali. E é mesmo. A mis dentina ela é bonita nesse nível, saca?
Então, para pensar. Os progressistas bagunçaram a interpretação do missal de Paulo VI. Eles nunca mexeram na misidentina.
A crítica com os progressistas é essa. Eles bagunçaram a interpretação do missal de Paulo VI. Da onde vem essa mácula que as pessoas às vezes olham pra missa tridentina de um jeito meio estranho.
Quando foi quem que manchou a missa tridentina do rolê? Se as catedrais faziam, as paróquias faziam ali por volta dos anos 70. Eu vou te contar, 4 anos somente depois da promulgação do missal, só 4 anos, velho.
4 anos é menos do que da pandemia para cá. Apareceu um bispo falando: "Mano, o mundo acabou. O mundo acabou.
A gente tem que se rebelar. O virou do avesso 4 anos da promulgação do missal até o dia desse cara pirar a cabeça, que pra igreja não é nada, é um cisco. A gente tem que se rebelar.
Vou começar a sagrar o povo aqui. Fez uma ordenação de padre sem sem autorização do papa. Depois foi lá, sagrou bispo.
Vocês perceberam que eu tô falando do Lefrev, né? E esse cara começou a associar a missa tridentina com movimento sismático. E aí o que que acontecia?
Você tinha dois lados. Aí sim criou os dois lados. Tem os progressistas cagando na missa, certo?
E e fizeram uma cagada terrível, certo? E o Vaticano já tava começando a fazer, João Paulo II com as suas primeiras encíclias, começou a dar um jeito nisso, só que aí aparece esse outro cara. Aí tem dois, mano, atrapalhou muito, muito o processo de reforma litúrgica da igreja, mas muito, muito.
Os progressistas criaram um problema, entendeu? Os progressistas botaram fogo no negócio. O Lefré foi lá e jogou a gasolina em cima.
E aí as pessoas começaram a associar mistrid dentina com para maluco. Os cara vai chegando com quer obedecer o papa, xinga o papa e não sei quê. E e é isso mesmo.
Tem que sagrar bispo sem Roma e a gente não vai obedecer esse pensamento morrano desgraçado. E agora? Hoje nós estamos no meio desse nesse ninho de mafagafo, tá ligado?
Nós estamos no meio desse, desse mato sem cachorro, tá ligado? Porque uns estão picanha nas missas do sul lá, sabe? É tapioca e suco de caju.
Não sei da onde que tiraram esse negócio, que a igreja nunca falou para fazer isso. E os outros estão abrindo capela sem autorização do bispo. Estão saindo da igreja, sabe?
Estão xingando o papa, tem é isso mesmo, tem que sagrar sem autorização, entende? Outros já falam que a seta tá vacante. E no meio desses dois caminhos modernistas, um modernista de esquerda, outro modernista de direita, né?
Um profundamente marxista, profundamente do Hans King, outro já do Charles Muras, Luis Bilô e o Escambal. Fica difícil a gente botar a cabeça no meio no lugar, porque se aparece um canal que fala: "Irmão, não é por nenhum desses lados. O caminho é a fidelidade à igreja".
Fidelidade à igreja. Aí o que acontece? O TL olha para nós, seus conservador, não sei quê.
Aí os radit olhar para nós, seus modernistas, progressista, direita liberal e o Entendeu? Por que que a gente apanha de todo mundo por causa disso? A gente apanha de todo mundo por causa disso.
Por quê? Porque eu não resolvi aderir a insanidade. Eu não, eu escolhi não aderir à insanidade, saca?
Eu preferi gravar no mastro da barca de Pedro e ficar aqui até a tempestade passar, que é o caminho muito mais difícil, né? As ideologias massageam muito ego, saca? Esse caminho é o mais difícil.
Todo mundo te xinga, sabe? Então assim, ah, o Vaticano queria substituir? Não, não queria substituir, nunca quis, até hoje não quer, saca?
Ninguém tem nada contra a missa tridentina, entende? Prefere a missa antiga do que a nova, tá? Você não prefere a missa antiga do que a nova, porque provavelmente você nunca foi numa missa nova.
Você prefere a ritentino ao escarcel que os progressistas fizeram. É isso que você prefere, entendeu? Tô em pecado mortal depende.
Se você vai na missa identina, porque você prefere o rito, mas você reconhece a validade do rito de Paulo VI, você tá em comum acordo com a igreja, você está fiel à santa igreja, você tem um amor pelo Romano Ponífice e obedece o papa, óbvio que você não tá em pecado mortal, pode ir na sua missa antiga, sabe? Tem vários comunidades que a gente chama de comunidades eclesiadei que estão aí para isso, sabe? Ó, Dom Rifan, grande amigo nosso.
Dom Rifan tem um carinho especial. O dia que Don Dom Rifan quiser chegar nesse estúdio aqui, ele tem as portas abertas. Ó, o IBP também tá em comunhão com Roma.
Nunca foi a missa. Nunca foi a missa. Nunca foi a missa.
Não é que não é a missa, nunca foi o problema, nunca foi a missa. Entendeu? E detalhe, tudo isso que eu contei para vocês é só a reforma litúrgica, tá?
Concílio Vaticano é muito maior que isso, que é um pedaço da reforma litúrgica, entendeu? As pessoas vão, ah, você tá falando que o Lefrev atrapalhou, atrapalhou, atrapalhou. Os progressistas jogaram fogo no negócio.
O Lefre foi lá e jogou um galão de gasolina em cima. Muito provavelmente, saca? A gente teria já resolvido isso muito antes se não fosse toda aquela petequeira que o Lefré fez entre os anos 70 e 80.
Ele atrapalhou muito a igreja, muita igreja. Paciência. Amava a igreja?
Não sei, gente. Eu não consigo julgar o coração dele. Eu consigo jar o que ele fez.
E não descarta a possibilidade de que ele tenha feito isso por querer salvar a igreja, por amar a igreja. Mas sem sem dúvida nenhuma, ele atrapalhou muito e fez isso por conta de um pensamento morrasiano. Fez isso por conta de um pensamento que ele aprendeu na escola, no seminário francês em Roma.
Entendeu? E aí ele ele traz esse pensamento modernista de Charles Muras para dentro da igreja e vira isso, vira toda essa bagunça que a gente vê aí hoje, né? Então é isso, gente.
É isso. Quem quem que tá certo? Tá todo mundo errado, velho.
Todo mundo que saiu de Roma tá errado. Todo mundo saiu de perto da igreja tá errado. Todo mundo que não obedece o papa tá errado.
Ponto final. É assim que a igreja pensou em 2000 anos. E eu continuo pensando assim hoje.
Por quê? Porque a igreja me ensinou que é assim que se pensa. Sacou?
Yeah.