Dorival colocou que a CBF disponibilizava para essa comissão técnica é toda a estrutura e que ele não era eh responsável pelos resultados quando na verdade ele é o principal responsável pelo eh pelo momento atual da Seleção Brasileira faço uma ponderação a sua fala pra gente debater durante o programa não Vou defender o o indefensável que é a gestão do Ednaldo da frente da CBF não Vou defender apenas entendo que de estrutura o Dorival não pode se queixar se o Dorival é um espirro lá tem cinco pessoas já com um lenço assim se ele pedir um
helicóptero ele vai ter e Nenhum treinador de seleção vive o mundo ideal faça uma comparação com alfaro que assumiu o Paraguai depois da Copa América com muito menos material humano no intervalo muito mais curto de tempo para trabalhar do que o do Dorival que teve a Copa América para treinar o time teve quatro amistosos antes da Copa América ainda eles dirigiram oito jogos de eliminatórias insisto é o Paraguai e o Brasil compara o que é de estrutura O que é de jog jogador no Paraguai com o Brasil então eles tiveram as mesmas Aliás ele teve
piores condições para trabalhar em oito jogos ele somou mais pontos do que a seleção brasileira rapidamente o Paraguai Conseguiu dar uma resposta nas eliminatórias trocando de técnico o Dorival não conseguiu então sem querer defender o indefensável que é a gestão do Ednaldo Rodriguez que acho que ninguém aqui vai dizer que ela é boa eu acho que esse vexame de ontem tático técnico na minha opinião eh ele é muito mais ligado ao campo do que que é o bastidor da seleção Mas na minha opinião vamos debater isso durante o programa aqui Felipe Melo Boa tarde a
você bem-vindo a seleção Boa tarde a todos bom eu penso igual penso que no quisito campo di respeito ao treinador e aos atletas né Ontem eu vi um Brasil muito apático sobretudo a postura do Brasil dentro de campo né E quando eu falo de apatia aí eu eu quero falar apando dos atletas porque há pouco tempo eu era um atleta ainda né eu era um atleta profissional e nós sabíamos quando entramos dentro de campo a leitura que a gente fazia corporal dos nossos companheiros a gente já sabia se ia dar certo ou não e você
Fazendo a leitura corporal dos atletas do Brasil ontem você via os caras completamente perdido óbvio que tem o quesito tático Que aí passa pelo treinador passa pelo Dorival mas eu fiquei muito triste muito chateado com a apatia a falta de tesão do Atleta brasileiro dentro de campo ontem Faria Boa tarde bem-vindo seleção F rque Pedro Felipe Boa tarde para todo mundo Rizek eu cobri a seleção durante 20 anos de 2003 a 2024 e a e graças à seleção eu conheci uns 30 40 países mundão aa eu pude perceber o tamanho da seleção brasileira no mundo
o que representa a seleção brasileira no mundo desde a Seleção Brasileira num país europeu que tem futebol forte a ver a Seleção Brasileira chegar no Vietnã por exemplo e ver o que que enta a seleção brasileira e eu acho que a gente tá passando por um momento em que as pessoas que comandam a seleção brasileira nos gabinetes e dentro de campo não tem essa noção não tem a noção do tamanho do que é seleção brasileira do que representa a seleção brasileira se hoje o torcedor eh tá quase que indiferente à seleção brasileira é um é
uma é um problema de quem comanda a Seleção Brasileira eh o torcedor hoje leva mais na base da gozação um 4 a 1 da Argentina do que na tristeza como eu eu tô triste eu fui dormir ontem chateado cara de ver a Seleção Brasileira tomar o baile que tomou eh vai mudar minha vida não vai mudar minha vida mas eu tô triste tô triste porque eu gosto da Seleção Brasileira eu sempre fui um torcedor da seleção brasileira e eu acho que esse tipo de sentimento a gente tá perdendo aos poucos tá deixando ir embora aos
poucos sabe e e eu acho que isso tem muito a ver com o comando o comando e de gestão e o comando técnico também que precisa fazer com que os atletas entendam o que o Felipe falou cara essa Seleção Brasileira não dá para jogar de forma tão apática ainda que taticamente Tecnicamente o momento não seja bom no todo eu vou concordar com o Pedro a a gente tem um problema estrutural Óbvio Como eu disse não Vou defender o indefensável mas eu quero focar um pouco no jogo de ontem e explicar um pouco melhor e tentar
ser o mais respeitoso possível porque eu tenho maior respeito pelo Dorival tenho mesmo e eu tenho certeza que ele é muito melhor treinador do que o trabalho dele mostrou à frente da Seleção Brasileira Tenho certeza absoluta disso e tem como Tenho certeza absoluta que o Dorival entende muito mais de futebol do que eu não vou nem discutir mas do que todos os comentaristas que opinaram sobre o jogo antes de a bola rolar porque foi praticamente unânime quando você passeava pelos diferentes canais acessava a internet vi os influenciadores que gostam de falar de tática todo mundo
que quando viu anunciada a escalação do Brasil e o oposição à escalação da Argentina Cara eu vi todo mundo todo mundo falar que não seria bom negócio pra gente enfrentar os campeões do mundo com o meio-campo Fortíssimo deles Fortíssimo né com parentes com Enzo com depois mcalister os quatro homens de meio-campo sem o Messi né todos eles marcando e jogando muito que seria muito problemático o Brasil entrar em campo com os dois volantes que o Dorival tava escolhendo André e joeliton que para mim nem volante é exat ente mas André e joellington e quatro atacantes
que ficari um buraco no meio-campo e a gente teria problemas como aliás também foi anunciado antes do jogo Brasil e Croácia porque a Croácia também tinha um meio-campo muito forte e o Brasil não alterou a sua forma de jogar e para enfrentar os croatas na Copa do Mundo como Dorival não alterou para enfrentar a Argentina ele Manteve o time que vinha jogando E aí é isso que me salta aos olhos porque se o Dorival entende muito mais de futebol que todo mundo que fez essa análise tenho certeza de dis Por que que o Brasil foi
jogar assim com o chamado fracasso anunciado eh eu tô errado Felipe ou a gente debateu Isso foi um tema de todos os programas que seria um fracasso anunciado enfrentar Argentina assim no monumental logo depois do primeiro do jogo contra Colômbia né nós conversamos e falamos que o joeliton foi unânime aqui na mesa né que o joeliton ele não poderia ter sido escalado né ou entrar naquela posição que ele entrou no jogo né E nós esperávamos de fato que mudasse mas agora assim você tem um treinador e tem os seus colaboradores o Staff Será que não
tem nenhum pelo menos para chegar para ele e falar Professor tem que mudar Vai dar ruim é uma tragédia anunciada já deu ruim ou melhor ameaçou dar ruim contra a Colômbia nós temos que mudar não tem um que o que eu vejo entre esse Brasil essa Argentina contra no Brasil é uma seleção bem treinada contra uma seleção mal treinada uma seleção de atletas que tem tem muito amor à camisa e demonstraram isso que lutaram a Cada centímetro do campo que fizeram juiz de fato essa o título que eles TM hoje de campeão do mundo contra
um Brasil né contra um time que pouco queria dentro de campo porque quando tem a fala do Rafinha eu eu imagino né eu falo olha o Brasil vai entrar dentro de campo pelo menos o Brasil vai pelear pelo menos o Brasil vai entrar dentro de campo e vai mesmo se tiver que perder vai perder mas não da maneira que foi então nem nem tão pouco pouco segurar aquilo que foi falado fora de campo o Brasil teve o culhão de fazer faltou na verdade é uma palavra forte mas que de fato tem que ser dita faltou
culhão pro Brasil o Brasil não pode entrar jamais um jogo contra a Argentina que é o nosso maior rival queç Brasil Argentina seja maior rivalidade que tem entre os clubes da maneira que entrou eu fiquei envergonhado demais meu filho foi dormir na metade do jogo Luke envergonhado então quer dizer eu acordo hoje parece que eu perdi o jogo ontem e como o Eric falou os atletas vão voltar pros seus países pros seus times e vão ser falado porque são bons atletas então eu não consigo entender como o Brasil pode entrar em campo contra a Argentina
e simplesmente entrar em Camp como tivesse entrado num jogo de final de ano tô muito triste de fato tô muito triste mas eu acho que tem que ser cobrado também os auxiliares o Staff técnico porque é tudo um contexto não tem apenas um treinador o treinador ele escuta os seus colaboradores é assim que tem que ser feito ou não escutou eu não penso disso você tem o Juan que foi um grande atleta de futebol que conhece futebol você tem outros grandes ali que estão ali ajudando o doval Júnior é uma tragédia anunciada gente nós falamos
aqui não poderia entrar dessa maneira E aí assim além de jogo muito cedo mostrar que a tragédia anunciada estava em andamento né a Argentina Fez 2 a 0 como quem tira doce de uma criança e e me saltou aos olhos o fato de que o Dorival em nenhum momento diante do baile tático que a gente tomava Ele mexeu na estrutura do time pelo contrário ele foi trocando peças por peças similares troca um centroavante por outro um zagueiro por outro um volante por outro passando a impressão que o problema ontem eram atuações individuais ou seja os
jogadores individualmente estão estão mal eu vou trocar e peças correspondentes o centroavante por outro um zagueiro por outro e vai melhorar Então é isso também me me deixou assim perplexo com a falta de leitura que gritava saltava os olhos a gente pode rodar os melhores momentos e isso eu acho que piorou muito a situação da comissão técnica não mexi em nenhum momento numa estrutura que cara tava fadada ao fracasso e que desde o primeiro minuto ela se demonstrou equivocada então Rizek assim eh eu eu tenho uma visão um pouquinho diferente porque eu acho que eh
a ele poderia ter entrado com um volante a mais ou com João Gomes ou com com Ederson no meio-campo mas eu sinceramente é não sei exatamente se mudaria tanto porque eu acho que a questão não era eh eh eh eh posicionado não era de posição de um ter um jogador a mais de outro de posição a questão era totalmente de organização eu ontem não assisti o jogo ao vivo porque eu tava numa transmissão simultan então acabei assistindo o jogo depois E aí tive a liberdade de a cada lance conseguir voltar para poder recuperar naquele momento
para ver o lance desde o início e é impressionante como todos os gols que que a seleção brasileira eh sofreu Ontem eles partem da mesma falha questão a gente vê ó como é desorganizado como é descoordenado a seleção brasileira sobe para fazer a pressão Só que os jogadores não conseguem cortar Linha de Passe isso é treino isso é organização ó a gente vê ó um vai subir aqui tá os jogadores da Argentina tem sempre duas três linhas de passe a gente vai ver como é que eles sai a facilidade e o buraco que fica no
meio-campo então Ah tudo bem ele poderia ter tirado um atacante e ter colocado o João Gomes Só que ainda assim ó Olha tem quatro cinco jogadores da Argentina com espaço entre linhas para conseguir trabalhar foram 34 qu passes da Argentina no segundo gol sem a gente ver a cor da Bola isso então assim é por mais que ele colocasse mais um volante ali na minha opinião tá E adiantar Muito pouco porque você ia ter um jogador a mais naquele setor só que ia continuar uma seleção descoordenada uma seleção que quando saltava quando subia para fazer
a pressão não conseguia cortar a Linha de Passe e quando atacava em bloco médio em bloco baixo também não conseguia cobrir espaço ó a gente vê como é que vai voltar o Rodrigo trotando aqui o espaço que o Molina tem do lado direito a Argentina quando invertia a bola de um lado pro outro conseguir achar os jogadores com muito espaço com muita facilidade e isso cara isso é treino isso é é é é coordenação isso é organização aí a gente vai ter que olhar para olhar para um lado uma seleção que vem jogando com o
mesmo time basicamente da seleção do time titular ontem da Argentina os únicos jogadores que não foram titulares na final da copa do mundo em 2022 há 3 anos atrás foram o Messi e o Di Maria e os dois jogadores que entraram o almado do paredes também estavam no grupo campeão mundial entendo o seu ponto mas eu acho que ele também corrobora A Minha tese porque ainda que a gente não precisasse colocar mais um volante na sua opinião é mudar o desenho do time mudar a tática a estratégia e em nenhum momento o Brasil mudou a
estratégia aliás se é que estratégia tinha porque Eric vendo o jogo a gente até se pergunta qual era a estratégia do Brasil para enfrentar o a melhor seleção do mundo na casa deles tava vendo o jogo ontem Rizek E aí voltei no tempo um pouquinho e lembrei do Sacode que o Brasil deu na Argentina no Mineirão de 3 a 0 também numas eliminatórias e a e ali a Argentina tinha um monte de bons jogadores Messi eh Enzo Perez de Maria tinha um monte de bons jogadores e o Brasil também tinha um monte de bons jogador
só que o Brasil tinha um trabalho tático já mais definido o Brasil tinha uma cara de time que a Argentina naquela época dirigida pelo edgardo balza não tinha então foi o mesmo assim se você volta no tempo é a mesma situação hoje o Brasil não tem um trabalho não tem uma identidade Qual é a cara do Brasil hoje o Brasil é um time que tem posse de bola é um time que se notabiliza pela posse de bola não é um time que joga em contra-ataque marca muito forte tem um contra-ataque Espetacular não é um time
que pressiona o tempo inteiro o adversário rouba bolas no campo de ataque e consegue amassar o adversário não qual é o DNA dessa seleção brasileira aquela do tit você vai discutir gosta não gosta foi vencedora não foi vencedor Mas tinha uma cara e tanto tinha uma cara que amassou a Argentina com Messi e tudo no Mineirão numa mesma rodada de eliminatórias por três A z0 então eu acho que é isso que a gente precisa identificar Por que depois da Copa de 2022 dois a gente não conseguiu ter um trabalho suficiente para dar uma cara a
Seleção Brasileira foi culpa dos técnicos eh é culpa dos jogadores é culpa da da gestão da CBF que não conseguiu dar um técnico fixo pr pra seleção brasileira e e e formar um trabalho eu acho que eu acho que a gente precisa eh entender o que que aconteceu que nesses dois anos a nossa Seleção Brasileira não tem uma cara e ontem foi um baile ontem foi um baile porque do outro lado tem um time tem uma seleção que parece um time que que tem entrosamento que os jogadores se gostam se conhecem parece um ambiente de
clube vencedor esse ambiente da seleção Argentina e o nosso é um monte de jogador bom que chega veste a camisa mais importante do mundo para jogar esse teu exemplo é muito bom porque corrobora com algo que eu penso desde sempre que é time desorganizado às vezes ele dá a sensação que não tem vontade a gente passou a gente imprensa de maneira geral né passou durante muito tempo falando que o Messi jogava pela Seleção Argentina e não tinha vontade que o Messi desculp esse gol é ridículo gente tomar um Gol desse ridículo Guana desacelera ali tomando
de três era PR chegar rasgando a bola ele tá na bola nesse caso não vou nem concordar sabe porque assim o Brasil Ele demonstrou realmente que não queria jogar p não é a questão da desorganização do Brasil o Brasil tomou o primeiro gol que é uma falta Clara de Treinamento não tem uma pressão na linha no passe longo do jogador da Argentina o time da Argentina puder voltar pro primeiro gol o time da Argentina ele faz superioridade no América lá pra segunda bola e ninguém vem marcar a segunda bola e para você ganhar um jogo
como esse aí você tem que competir você tem que ganhar a primeira e a segunda bola e o Brasil não ganhou depois o Marquinhos dá um bote completamente equivocado no jogador deixando Todo o espaço do Meio para o jogador entrar pelo meio tem um ataque ao espaço do jogador da Argentina e todo mundo fica olhando a bola ao invés de de de de de de de ir no jogador da Argentina que fez o gol aí o pessoal fala assim não mas aí o Brasil eles tiveram sorte foi que o Bento falou n eles tiveram sorte
não tiveram sorte não eles foram eficazes naquilo que fizeram foi um bom treino inacreditável in acredit não teve sorte eles fizeram bom trabalho Sorte sorte cara foi inacreditável essa então eu não posso eu não posso crer que o Brasil no segundo o segundo gol da seleção da Argentina foi pior ainda porque com 12 minutos vamos rodar os dois primeiros gols da Argentina para essa análise do Felipe por favor a Felipe com a imagem na tela a gente vai colocar para você os dois primeiros gols e aí a gente tem eh a imagem na tela tá
aí Felipe não tem pressão no cara que tá com a bola passe longo superioridade numérica ali para fazer para pegar a segunda bola o Marquinho que deixa totalmente o Centro Campo pros caras aí o cara deu sorte não deu sorte nenhuma isso com 3 minutos de jogo 2is TR minutos de jogo isso é inacreditável o segundo gol é ainda pior gente o o segundo gol assim cara são 34 toques na bola dos argentinos concordo que o Pedro falou o segundo gol assim uma pressão totalmente descoordenada da Seleção Brasileira gente totalmente descoordenada e estamos no primeiro
Gol ainda olha como é que eles vão fazer superioridade numérica ali olha o Marquinho dando o espaço pro meio gente e o Bento né que que realmente foi muito mal na saída de bola né o segundo gol os caras saindo de forma descoordenada passe para um lado passe pro outro atenção somente na bola ninguém ninguém atenta a atleta passando ao atleta e e atacando ao espaço Será que realmente isso é falta de Treinamento ou é falta de vontade o a Argentina Quando consegue sair ninguém recompõe recompõe gente sai todo mundo correndo para trás da linha
da bola vai todo mundo defender os caras trotando com 12 minutos de jogo eu sou o primeiro cara a defender os atletas porque eu eu eu fui um atleta mas poxa nesse caso defender a falta de vontade não tem como não tem como você defender o indefensável passe para um lado passe pro outro volta no goleiro pressão de coordenada que aí pode entrar a falta de Treinamento concordo pode entrar mas aí para voltar ninguém volta aí é vontade um uma um um um um passe em profundidade o atleta que toca a bola e vai acompanhando
a linha e o atleta brasileiro que não olha nem pro atleta só quero ficar olhando pra bola isso é beabá de futebol isso se aprende na na na na escolinha de futebol a você não ficar olhando a bola e marcar o adversário Então são erros assim básicos do futebol que não me leva a crer que é apenas a culpa do treinador Como o próprio capitão da seleção falou a culpa é do treinador mas a culpa também de nós jogadores Olha isso aí olha a recomposição da seleção brasileira se é que pode chamar isso de recomposição
Olha o Rodrigo caminhando ninguém olha o jogador passando aqui atrás vai todo mundo olhar a bola novamente proo Peres de fazer o gol lá nas costas do do do do Wesley e foi a mesma coisa que aconteceu no último gol o Arana el inclusive ele ele deixa de correr ele desacelera para o simeoni fazer o gol então isso para mim é é é algo assim eu eu busco adjetivos para isso isso tem muito a ver com essa falta de identidade a gente não sabe o que que é a seleção brasileira né a gente não sabe
qual é o estilo da Seleção Brasileira você consegue identificar Qual é o estilo hoje de jogada Seleção Brasileira não consigo você consegue P só para não é então assim a a seleção do tit tinha um jeito a gente sabia como era o jeito do Tite jogar da seleção jogar seleção da Argentina tem um jeito e outras seleções do mundo tem um jeito trabalhei no jogo da França outro dia aí tem um jeito eu não tem um jeito muito ex eu não sei qual é o jeito dessa seleção jogar antes de você só quero pegar esse
gancho do Eric que eu acho que tem tudo a ver