[Música] olá olá boa noite a todos e bem-vindos a mais um BMC talks hoje o nosso papo será sobre política e temos aqui nos estúdios da BMC um convidado especial o deputado federal Kim kataguiri Kim muito boa noite e bem-vindo aqui à BMC é um prazer tê-lo conosco aqui no tox Boa noite prazer é meu Obrigado pelo convite obrigado por ter aceito aqui em catuí V gente dispensa apresentações segundo eh Segundo mandato de deputado federal líder do umbl um dos responsáveis também pela articulação que levou tambémm pachman de 2016 da ex-presidente Dilma Rousseff entre outras
coisas mas a pergunta aqui é para todos os convidados Então quem que é aqui em kataguiri em um minuto em um minuto ó fundador do movimento Brasil livre né onde eu fiz minha história política nas maiores manifestações da história do país pelo impeachment da ex-presidente Dilma Roussef como você colocou deputado federal aí em segundo mandato um opositor aí do governo Lula já que tá no meu sangue desde o início da minha trajetória política como militante antes de ter mandato já fazia oposição nas suas agora dentro do Parlamento eh terminando agora o curso de direito né
e enfim agora pré candidato a prefeito na cidade de São Paulo perfeito Então já colocou na mesa vários assuntos que a gente vai tratar ao longo do nosso do Nosso papo antes de falar da candid da pré-candidatura para São Paulo dos problemas da cidade onde a gente vive e onde está o mercado financeiro aqui no Brasil eh Quim você é no seu segundo mandato como deputado federal e na sua experiência de também articulador da sociedade civil Lula tá no segundo ano de mandato e a pergunta que te faço Lula dilmo ou seja o Lula 3
na verdade é um Dilma 2 me é um Dima TR ou simplesmente ainda está se encontrando e vai voltar a O Lula paz e amor que ele diz foi nos primeiros mandatos não não vai voltar o Lula paz amor não vai voltar nunca mais ele claramente e já diz isso abertamente tá utilizando o cargo pra Vingança política paraa perseguição política eh praticamente quando você conversa até com deputados petistas eles falam que o Lula perdeu o a expressão que eles usam que o Lula perdeu o tempo da bola que já não é o mesmo Lula e
que mesmo que fosse o mesmo Lula de antes articulador Político hábil ainda assim o país é outro O parlamento é outro e ele claramente perdeu as condições que tinha de governar como tinha no primeiro no segundo mandato evidentemente com a a assim dizer a graxa do mensalão que foi a a época o maior eh escândalo de corrupção da história do país mas ainda assim nem assim com uma distribuição record de Ministérios e de emendas parlamentares ele tem a mesma governabilidade de antes né ele tem Apelado agora pro Supremo Tribunal Federal que infelizmente tem usurpado as
prerrogativas do Parlamento tem legislado no nosso lugar tem abusado contra as prerrogativas de parlamentares muito a pedido eh eh do do ex-presidente do do ex-presidente do presidente Lula e um dos maiores sinais disso é que agora a gente vai ter como Ministro da Justiça um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal que é o ministro Lewandowski né que nunca deixou eh eh de ser o ministro Da Justiça de Lula ainda no Supremo Tribunal Federal né a gente vai falar disso também inclusive porque o congresso aprovou a volta a ida na verdade de dino para o Supremo né
que depois levou essa essa troca das cadeiras mas antes de pegar esse ponto queria analisar a a sua fala agora você disse que o STF abusou está abusando na verdade de suas prerrogativas está legislando e se tornou de fato uma terceira câmara para o Brasil coisa que A constituição não prevê eh você acha que a gente está tendo uma deterioração no ambiente democrático no Brasil o STF está indo além né como se fal em latim Ultra viras nas suas funções e cada vez mais o STF vai acachar o eh o legislativo que não está evidentemente
reagindo ou você tá vendo um começo de uma reação por parte do congresso é eu acho que o congresso deveria ter reagido com mais força há muito tempo já na legislatura passada né primeiro a gente O grande abuso começou com o tal do inquérito das fake News né que primeiro o o Supremo já não poderia ter aberto o inquérito de ofício né porque o que diz o regimento interno do Supremo Tribunal Federal é que quando ocorre um delito nas dependências do supremo ou seja fisicamente dentro do supremo foi lá alguém furtou a carteira do ministro
aí o presidente do supremo pode abrir o inquérito de ofício ou seja sem ser provocado pelo Ministério Público ou Pela polícia e o que aconteceu não foi isso é ele abriu o inquérito Considerando que as dependências do Supremo são as redes sociais ou seja tudo que acontece em rede social acontece dentro do Supremo Tribunal Federal e portanto ele tem o poder de e presidir o inquérito de abrir o inquérito ou seja E aí o presidente do inquérito ele é vítima o o sujeito o relator do inquérito ele também é vítima é investigador é quem julga
então Eh Você e pela Sexta vez o inquérito foi estendido então o o a própria noção de Inquérito é você investigar o que aconteceu no passado só que esse inquérito já virou não sei se você lembra daquele filme Minority Report que você pune o sujeito antes do crime acontecer porque tem bolinha que cai ali falando aquele cara vai cometer tal crime tal dia tal hora e é isso que virou o Supremo Tribunal Federal né então tem um inquérito infinito com Superpoderes e que o ministério público que é A Procuradoria Geral da República tem uma atuação
pia ou seja o próprio órgão acusador acaba sendo o Supremo que é relatado por uma suposta vítima que é o Ministro Alexandre de Moraes e que é o próprio julgador do caso Então você acaba com o direito de defesa você acaba com devido processo legal você tem um inquérito inito que investiga O que acontece no passado no presente no futuro eh e para Além disso você tem a o Avanço sobre o legislativo né uma das últimas liminares do ministro Lewandowski antes dele sair do cargo foi contra a lei das estatais a lei das estatais que
já tinha sua constitucionalidade julgada e consolidada pelo Supremo Tribunal Federal Para quê Para permitir indicações políticas para agências reguladoras e empresas estatais sem que o sujeito tenha a experiência acadêmica ou na iniciativa privada ou no setor Público ou seja e ligações com a política também não podia política ele não poderia ter feito campanha disputado a eleição né na nas últimas eleições tinha a quarentena e isso foi completamente des respeitado hoje a gente tem ó lá o jampol Prades a gente tem o nvr a gente tem petistas eh eh políticos que disputaram eleições e foram derrotados
sem experiência nenhuma profissional no no nas estatais nas agências reguladoras paraas quais Eles Foram nomeados ocupando esses cargos graças a uma Emenda do Supremo Tribunal Federal né porque decisão monocrática no caso né do levandovski né mas então aí eu te pergunto onde iremos parar na sua opinião e o que se fala nos corredores do congresso porque toda vez que um deputado ou um senador ousa criticar o STF e os abusos que tá comendo eh pontualmente algum tipo de retaliação é visível ou simplesmente vamos dizer assim não tão Evidente assim eh contra Aquela figura no no
seu caso você criticando STF Você tem medo que isso possa acontecer com você mesmo questões que possam ser assim de de de interpretação jurídica vamos dizer assim sim e aonde que você acha que o STF vai parar não tenho medo sim agora não deixa esse medo me paralisar e me impedir de criticar o Supremo Tribunal Federal porque se eh a gente cair na intimidação do supremo se a gente ficar quieto se a gente não se manifestar Pelo menos eu Como Deputado máximo que eu posso fazer em relação ao Supremo Tribunal Federal é me manifestar né
a casa responsável por fiscalizar o Supremo Tribunal Federal é o Senado da República Infelizmente o Senado não tem cumprido esse papel vários dos senadores que se elegeram com discurso de direita que se elegeram com discurso de que iam colocar freios no Supremo Tribunal Federal iam manter o poder judiciário no lugar de poder judici io hoje pô elogiaram publicamente Zanim votaram no Flávio Dino pro Supremo Então acho que a próxima eleição acho que medo e eh a expectativa de que o eleitor vai esquecer aquilo porque a eleição dele é só daqui a 8 anos e oportunismo
político cargos no governo uma série de fatores diferentes e pelos quais acho que os senadores acabam se vendendo Mesmo tendo sido eleitos por eleitorado de direita agora acho que a grande a nossa grande esperança tá o abuso do supremo ficou tão grande tão Evidente que acho que a única pauta pro Senado em 2026 em que a gente vai renovar dois teros do Senado vai ser Supremo Tribunal Federal vai ser ó o candidato Senador qual que é se posicionamento em relação ao Supremo Eu acho que isso chegou na população e essa é a nossa esperança de
colocar um freio nos abusos que T acontecido né renovar o Supremo em 2026 o Supremo renovar o Senado em 2026 Senado então você acha que até 2026 não vai ter e eh nenhum Tipo de mudança por parte do supremo como vai melhor o Senado não vai se manifestar não vai opor resistência e o Supremo vai continuar avançando em cima do Legislativo não acho impossível que haja alguma reação mas acho muito difícil o Senado aprovou o fim das decisões monocráticas né no no Supremo Tribunal Federal e os ministros do Supremos falaram em autoritarismo em golpe de
estado em declarar inconstitucionalidade E aí a c ofenderam Também os senadores chamaram que o jmar Mendes ofendeu nominalmente os senadores né exatamente então assim primeiro já é um absurdo o Ministro do Supremo Tribunal Federal opinarem mas se manifestarem sobre uma proposta ou em tramitação no legislativo ou já aprovada eles têm que se manifestar no nos autos se é constitucional se é inconstitucional não tem que ficar dando opinião em matéria de tramitação no Congresso quer dar opinião sobre matéria De tramitação no Congresso seja bem-vindo dispute a eleição venha pra Câmara dos Deputados venha pro Senado o
lugar do de Ministro do Supremo Tribunal Federal Não é dando entrevista sobre matéria que tá em tramitação no Congresso mesmo porque isso segundo a nossa lei que não é cumprida infelizmente ensejaria a suspeição do ministro para julgar a constitucionalidade dessa lei depois se opinou agora enquanto tá em trâmite Quando chegar na sua mão você não pode votar mas infelizmente todos opinam não acontece nada e não há nenhuma punição não há eh eh a a constituição não é aplicada não é respeitada e a Câmara dos Deputados se acovardou e não votou uma medida que o Senado
votou que foi o fim das decisões monocráticas do supremo né que já tá pronto paraa pauta pronto para plenário que não vai até agora por pura covardia vamos ver se na volta dos trabalhos na semana que vem da vai ter Algum alguma novidade mas falando um pouco do congresso o governo após um ano está desesperado aparentemente em arrecadar recursos as contas públicas fecharam no vermelho Profundo no ano passado tivemos um déficit primário de 230 bilhões de reais este ano por eh contas do TCU no começo de Janeiro a conta já está negativa de 33 bilhões
e a previsão é que também teremos um déficit vultuoso até o final de 2024 que inclusive é no eleitoral então o governo Vai gastar para tentar impulsionar né os seus candidatos para prefeituras eh O governo vai pedir mais dinheiro para o congresso O que você acha o congresso vai voltar algum tipo de aumento de Carga Tributária alguma remodulin no caso dos Impostos sobre as importações de até 50 da chine da da Aliexpress ou o congresso vai fazer resistência porque a população não aguenta mais impostos Olha eu gostaria muito de te responder que faria Resistência porque
a população não aguenta mais impostos mas infelizmente na Câmara dos Deputados o que eu vejo é que se há um aumento de imposto e o governo quer arrecadar mais se é dado uma parte pros deputados gastarem eles aceitam votar a aento de imposto ou seja eles se vendem para ter uma participação no bolo né Eu me decepcionei muito com meus colegas Deputados ados federais porque Ness no programa remessa conforme do Haddad que começou essa tributação Das da das importações e que inclusive avançou sobre as importações até 50 e depois voltou atrás só que agora entraram
com uma ação no Supremo para não ter que tramitar no Congresso Nacional a tributação de compras até 50 que a jan dizia que não Primeiro ela dizia que não ia ter depois ela dizia não só as empresas vão pagar né que é uma piada você fala não só a empresa vai pagar imposto o consumidor não a empresa vai entubar ali o o o custo e vai Começar a ter prejuízo vai começar a trabalhar por caridade né então eh eu me decepcionei muito porque eu apresentei um projeto de decreto legislativo para assustar essa tributação do governo
federal Porque ela foi imposta por decreto isso é legal a isenção o chamado dem minimis né isenção de importação até ó na realidade é fruto de lei né é previsão legal o governo não pode mudar isso via decreto então a tributação é ilegal agora eu apresentei o projeto Decreto legislativo para primeiro defender a prerrogativa do Parlamento de legislar porque se a lei é ultrapassada por decreto não precisa de Parlamento né fecha e dá a porta pro Palácio do Planalto eh e o segundo ponto é que a tributação absurda sobre compras de mais pobres agora o
governo tá vendo diminuiu 40% né as compras online Depois dessa tributação e o governo achou que fosse arrecadar mais tá arrecadando menos na realidade né então Eh e eu não consegui Ter assim nem eu precisava de 257 assinaturas eu não consegui nem 100 assinaturas para esse projeto decreto legislativo Ou seja a maior parte do Parlamento concorda com essa tributação eu digo isso porque você fala boquinho mas você que não conseguiu não eu consegui assinaturas para ah urgência d o aumento de pena para furto roubo e receptação mais de 300 assinaturas quórum de PEC ou seja
o Parlamento demonstrou que queria quer de fato Endurecer as leis penais há uma resistência do governo o governo é contra votou contra obstruiu atrapalhou a tramitação durante um ano Mas consegui aprovar ã consegui assinaturas também para protocolar uma PEC que eu já tinha eh protocolado na reforma administrativa na legislatura passada que é para acabar com super salários de juízes de promotores a gente sabe que hoje você tem mais de 8.000 juízes recebendo mais de de R 100.000 por mês do dinheiro do Mais pobre né E isso sem falar nas férias de 60 dias né que
vendid que pode ser vendida inclusive para aumentar o próprio salário que na legislatura passada a foi a a Presidente da Associação dos magistrados do Brasil na Câmara dos Deputados me confrontar contra essa minha emenda dizendo que haveria um Êxodo do Poder Judiciário caso acabasse com as férias de 60 dias e que as férias de 60 dias eram cláusula petrea falei olha eu não sou né um Grande jurista né como a Presidente da Associação dos magistrados do Brasil mas pelo que eu aprendi na faculdade tem lá vida propriedade dignidade da pessoa humana liberdade agora eu não
me lembro de ver no artigo 5º férias de 60 dias PR tá na parte da dignidade PR juiz e promotor né Mas você falou Justamente que você não conseguiu obter essas essas assinaturas porque os seus colegas não quiseram Porque você acha que o Governo está comprando os Deputados e os senadores via essa emendas parlamentares emendas PX ou seja esse Bolão de Quase 50 bilhões de reais que vai entrar nos nos cofres dos partidos de fato é o novo mensalão na sua opinião dessa vez legalizado Sem dúvida nenhuma o governo Lula criticou tanto Lula disse que
o orçamento secreto era o maior escândalo de corrupção da história do país Ele foi lá e ampliou ele mudou a rubrica o orçamentária saiu de rp9 para rp2 mas a prática continua a Mesma sujeito eh indica um recurso que você não sabe quanto é que foi indicado não sabe quem foi não sabe qual foi o critério quem recebeu como foi executado Tribunal de Contas não pode fiscalizar exatamente a mesma coisa do orçamento secreto então ele não acabou agora o que mudou foi a postura do Supremo Tribunal Federal que de maneira Olha é difícil eh nos
últimos anos eu concordar com uma decisão do supremo tribunal federal mas eu concordei com o fim do orçamento Secreto que de fato inconstitucional Fer os princípios da administração pública né Principalmente da publicidade da moralidade da legalidade e mas agora com o orçamento secreto do Lula o Supremo se cala não há nenhuma manifestação sobre ora a se a prática é mesma Por que que a postura é diferente e a imprensa que mudou de nome também e agora não está mais falando Chamando aquilo que de fato Seria a mesma coisa de orçamento secreto mas de emendas parlamentares
qual sua Opinião o máximo que eu vejo na imprensa é emenda sem transparência o que eu acho assustador assim é especialmente assim a Rede Globo tem feito um trabalho de assessoria de imprensa pro governo federal que é para mim é absolutamente nojento eu já fui vítima de notícia falsa eh no Jornal Nacional o nível de manipulação É de fato assustador ao ponto de né recentemente a uma operação contra o líder da oposição na Câmara dos Deputados deputado Carlos Jordi chega no Jornal na uma imagem manipulada mostrando um sujeito como se ele estivesse no dia 8
de janeiro quando na realidade ele estava na posse é de Jair bolsonaro e o Jornal Nacional apagou né a a a o o o adesivo que mostrava que era o dia de posse e como se o sujeito tivesse lá no dia oito então assim é um nível de manipulação assustadora né assessoria de imprensa do governo passou a ser feita pela iniciativa privada mas então por que que você acha que isso tá Acontecendo é uma questão do dinheiro que vem da Secom eh milhões de reais agora que não sabemos ainda os dados de 23 mas até
o primeiro trimestre primeiro semestre eh foram milhões de reais nos cofres das emissoras ou por uma questão de Simpatia ideológica por parte por boa parte do jornalistas que atuam nessas emissoras Acho que são as duas coisas né tanto dinheiro quanto alinhamento ideológico né a gente viu os jornalistas fazendo teve jornalistas que apareceu na Campanha do Lula no tempo de televisão do Lula e que agora tá ganhando cargo aí na na na TV Brasil na na TV Lula que deveria ter sido instinta né um bid de rombo por ano para fazer propaganda pro governo eh para
uma TV que dá traço mas que financia influência adores aí ligados ao governo que tem audiência em rede social mas ganha dinheiro público para fazer um programa na TV que ninguém assiste então Eh infelizmente Acho que são as duas coisas né tanto o recursos Repassados pelo Governo Federal para emissoras que têm perdido a audiência e como também um aliamento ideológico Por parte dos Jornalistas E comentaristas agora voltando à pergunta Inicial se Lula dilmon se Lula 3 se tornou um Dilma 2 e me ou três eh com as condições de governo de Dilma quando ela sofreu
impeachment quando ela foi foi eh removida do cargo eram mais ou menos similares ou seja o governo não tinha maioria eh no Congresso Nacional a Economia estava se deteriorando cada vez mais rapidamente o que está acontecendo também no Brasil Os dados macroeconômicos não são positivos a arrecadação também está diminuindo a o fiscal também estava muito complicado e a inflação estava mordendo Eh claro havia a operação lava-jato que nesse momento não não existe uma operação de luta de uma um escândalo de corrupção dessa magnitude mas vários eh vários vamos dizer assim eh momentos parecem Similares né
vários episódios parecem se repetir você acha que o Lula tem força para se manter no cargo até o final do mandato dele ou a gente só precisa de um escândalo de corrupção e é possível que ocorra outro impeachment Contra esse governo Infelizmente eu acho muito difícil que aconteça o impeachment por duas razões primeiro acho que já Escom a gente a Dilma caiu pela pedalada fiscal havia o petrolão mas o petrolão infelizmente não foi acatado na denúncia Da câmara dos deputados que para mim Foi um erro histórico da câmara o outro outro erro histórico uma ilegalidade
uma inconstitucionalidade manter os direitos políticos da Dilma Mas enfim pelo Lewandowski que presidiu o julgamento mas também eh com o apoio da maioria dos senadores que aceitaram a votação absurda eh mas acho que tem dois pontos principais primeiro ã o Lula tá dando muito mais dinheiro pro Congresso Nacional do que a Dilma deu Então como Você colocou R 50 bilhões deis é uma marca histórica R 50 bilhões de reais ou qualquer e as as emendas parlamentares né o meu chefe de gabinete fez um mestrado sobre isso eh nos Estados Unidos é chamado de Pork barrel
né é barril de porco né Ou seja é aquele deputad Dinho tão mesquinho tão pequeno que a função dele em vez de fazer umas lei ou debater grandes temas nacionais é ficar levando recurso paraa base eleitoral dele eh e aqui no Brasil ou Quando eu converso com parlamentares ou ministros japoneses com quem eu tenho muito contato eh eles falam bom eh vocês fazem essa indicação no orçamento Tá mas ninguém vai preso não aqui tá na lei aqui que aqui tá pode aqui você já virou chacota internacional ISO que você está me dizendo Exatamente esse é
um ponto um dinheiro tão absurdo que já virou chacota Internacional e o outro ponto é a desesperança das pessoas na época do Governo Dima como você colocou tinha Lava-jato as pessoas tinham esperança de mudança as pessoas iam pra rua viam resultado viam governo se enfraquecendo via até decisões do supremo tribunal federal contra o governo Como foi o caso a da Dilma tentando indicar o Lula pra casa civil por via liminar o Supremo barrou por uma clara intenção de dar furo privilegiado para ele escapar das investigações hoje você não vê uma decisão sequer do Supremo Tribunal
Federal defendendo a constituição aliás Eu vejo n a gente acabou de falar da da da Rede Globo os comentaristas falando Olha né tá a alguns ministros disseram que depois da PEC das decisões monocráticas acabou a lua de mel com o governo mas aí eu paro para pensar como uma Suprema corte de um país está em lua de mel com o governo ou como que uma Suprema corte tem posição em relação ao governo porque pera aí que quando tá em Lua de Mel com o governo O que que significa isso significa que apesar da Constituição eu
dou decisões favoráveis ao governo e quando eu não tô em Lu de mel significa que apesar da Constituição das decisões contrárias ao governo O que que é uma Suprema corte em Lu Isso já é um escândalo por si só pela própria expressão então ah essa desesperança das pessoas as pessoas não acreditam que nada vá acontecer e mais do que isso agora as pessoas estão com medo de ir paraas suas porque tem medo de entrar numa investigação do Supremo Tribunal Federal tem medo de Polícia Federal bater na porta da casa delas por causa do posicionamento ideológico
delas que é o que aconteceu com o líder da oposição assim eh eu já tive embates e divergências e ataques mútuos com deputado Carlos Jordi todo mundo sabe disso agora eu não vou defender uma arbitrariedade com o sujeito porque ele não tá não tá 100% alinhado ideologicamente comigo assim não há nenhuma materialidade para você invadir O gabinete invadir a casa e eh de um deputado federal que não cometeu crime algum porque numa mensagem de WhatsApp um sujeito que nem tava no dia 8 chamou ele de meu líder quem frequenta Brasília sabe que meu líder é
uma expressão que você usa para qualquer pessoa você chega oh Bom dia meu líder Ô tudo bem meu líder o sujeito não precisa ser ser líder de nada não precisa ser líder partidário não precisa ser prente partida é comum você falar de meu líder Para lá meu líder para cá isso não significa absolutamente nada e os ministros do Supremo Tribunal Federal sabem disso mas ainda assim o abuso é cometido o que gera para além das Esperança o medo nas pessoas pois é e vários vários assuntos também agora mas terminando Isso então isso essa questão do
Jordin é uma clara evidência um Claro exemplo daquilo que poderia acontecer inclusive com você deputado federal uma desculpa qualquer como por exemplo uma Mensagem trocada para uma pessoa x que pode se tornar e uma razão né o estopin para não apenas uma investigação mas uma busca e apreensão nos gabinetes na residência eh com polícia federal chegando algum primeiras horas da manhã isso é aberta violação da imunidade parlamentar faço te te refaço a pergunta você não tem medo que possa acontecer com você e com toda a oposição considerando que o Jordi mas também o ramagem e
agora o Carlos bolsonaro são Candidatos para e outros também poderia acontecer com eles são todos pré-candidatos para prefeituras importantes no Brasil não Sem dúvida nenhuma tenho medo agora eu não posso deixar o medo me pedir né Não vou falar que eu tenho peito de ao que eu sou o Superhomem que não tenho receio eu tenho sim pela minha família eu tenho sim pelo nome que eu tenho para honrar pelo sobrenome que eu tenho para horrar imagina aparecer na na televisão que tá A polícia federal batendo na minha casa o pessoal vai pensar que eu sou
bandido né quem eh acompanha a política superficialmente vai falar tem a polícia federal bateu na casa de um deputado Deputado roubou ainda que você não tenha materialidade Nenhuma ainda que a acusação não seja de corrupção ainda que a acusação não seja de desvio de dinheiro acusação seja sei lá um aspas ato antid democrático quando o Supremo Tribunal Federal quando na realidade uma Crítica cific Emi por é então você criticar o Ministro do Supremo Tribunal Federal Não é e e veja sempre se esculhambou Presidente da República no Brasil independentemente do do viés partidário ideológico quando foi
o Supremo que começou a ser esculhambado pela população começaram a começou a censura e começaram as ações eh judiciais você vê que o Ministro do Supremo Tribunal Federal no Brasil é tão poderoso você já teve dois presidentes Da da República que Teoricamente seria a pessoa mais importante mais poderosa do país que sofrer o impeach desde a redemocratização e nunca nenhum eh eh Ministro do Supremo Tribunal Federal passou sequer passou por esse processo sequer próximo né de um processo de sofrer alguma sanção por alguma suspeição por alguma ilegalidade por assim a atentar patentemente contra a constituição
Hum mas então Mas é interessante esse ponto porque como você Falou durante a lava-jato durante o governo de ma 2 os mesmos ministros do Supremo o Gil Maro já estava lá outros já estavam lá eh hum decidiram monocraticamente ou o próprio decidiu contra o governo do PT ou seja eles atuaram diretamente para por exemplo barrar a nomeação de Lula como Ministro chefe da casa civil e os mesmos ministros hoje se tornaram os melhores amigos né os melhores Aliados em Lua de Mel com o Executivo O que mudou na sua Opinião Por que que ministros que
foram apontados por exemplo pelo Michel Temer que é considerado como o Vampirão golpista né pela pelo PT agora se tornaram os melhores amigos e os aliados indispensáveis para o PT não acho que agora há um atendimento eh por parte do Palácio do Planalto das demandas do Supremo Tribunal Federal então o Ministro Alexandre de Moraes por exemplo pede para que o governo patrocine e palte o p da censura na na Câmara dos Deputados para legitimar as ações eh do Supremo Tribunal Federal que especialmente do Tribunal Superior Eleitoral que extrapolou todos os seu poderes assim eu peço
para que as pessoas vejam o recorte do voto da ministra Carmen Lúcia quando do da presidência do Ministro Alexandre de Moraes no TSE foram aprovadas medidas excepcional imas né que assim Admito que está contra a lei Admito que está contra a constituição mas são medidas Excepcionalíssimas necessárias para defender democracia Veja a o rosto de constrangimento da ministra Carmen Lúcia dizendo ó de Fato né é uma medida excepcional estamos estamos contra a lei não podemos tornar isso uma regra porque isso aí vai ser perigoso E aí vem o o Supremo Tribunal Federal e abertamente patrocina a
aprovação de um projeto de lei o que Qualquer democracia séria seria um escândalo né Ministro do Supremo querer Ligar para Líder Partidário Ligar para Ministro de estado pedindo aprova ação de projeto né E aqui não aqui é normal aqui é para defender a democracia é uma medida antidemocrática sob pretexto de se defender a democracia está cometendo as maiores atrocidades e as maiores arbitrariedades contra parlamentares contra cidadãos comuns e E por aí vai então acho que com mudou é que o Supremo vê que agora o PT não está enfraquecido Como estava a época do Governo Dilma
agora o PT tá fortalecido Agora o PT eh eh comprou a maior parte do Congresso Nacional agora o PT eh eh eh tá conseguindo eh eh colocar ministros eh estratégicos ali do centrão para conseguir aprovar princip apesar de ser o governo que menos aprovou medidas Provisórias na história eh é o governo que as principais medidas foram aprovadas né então me lembro da Medida Provisória dos Ministérios eu me lembro do arcabo fiscal eu me lembro agora da da reforma tributária que Começou como uma boa ideia lá atrás e que agora eh foi absolutamente deformada né Não
só pelo pelo governo mas também por grupos de interesse que fizeram PR como sempre fazem em Brasília a elite pública e Elite privada eh eh patrimonialista né que eh eh sequestra né o interesse público poros seus interesses mesquinhos corporativistas e que eh eh acabaram por exemplo por terminar nessa atrocidade que foi triplicar por exemplo a tributação sobre Saneamento básico né então eu me lembro quanto que não teve choro e ranger de dentes para privatização da Sabesp aqui no Estado de São Paulo falando que aumentar a conta de água agora de fato vai aumentar a conta
de água porque triplicou o imposto E aí vão jogar a culpa na privatização ainda e aguarde ainda vão jogar a culpa tá vendo eu falei que se privatiza aumentar mas claro que você a tributação vai aumentar mas o você falou que o governo conseguiu Aprovar as pautas mais importantes mas essa que o Supremo aparentemente quer pelo menos o Ministro Alexandre de Moraes quer que é o p da censura não passou pela não chegou nem a ser votada nem ser cheg colocada em votação na câmara para uma forte oposição da sociedade civil e também inclusive do
mbl que eh teve um trabalho importante nas redes sociais mas também de boa parte do congresso eh aparentemente na volta após o recesso está na pauta uma Nova tentativa né de votar o pele da censura e o Supremo também já deu um aviso muito Claro não foi nem nas Entrelinhas que se o congresso não aprovar o Supremo vai atuar Como que você acha que isso vai acabar qual será o desfecho congresso vai aprovar não vai aprovar e se não aprovar o Supremo vai impor E se o Supremo impor o congresso vai derrubar como derrubou por
exemplo a questão no Marco temp Olha eu acho que o esse o exemplo do pl Da censura é o exemplo de Porque como a reação Popular ela funciona como ainda há motivos para ter esperança para acreditar que a gente tem poder de reação porque uma pauta defendida pelo Supremo defendida pelo Palácio do Planalto com apoio dos principais líderes partidários com ameaças também para alguns atores né seja das redes sociais que políticos né só para pontuar Não exatamente o o Supremo Tribunal Federal colocou presidentes de de de Redes sociais para depor pra Polícia Federal por causa
de uma notinha era assim eh setores da grande imprensa fizeram campanhas editoriais abertos em defesa do projeto aí as redes sociais não podem se posicionar que estão diretamente afetadas pelo projeto não podem se posicionar contra se que precisa depor pra Polícia Federal Então tem um achaque aberto e escancarado ainda assim teve uma reação da sociedade que pressionou os parlamentares e mesmo Parlamentares que T Ministérios que recebem emendas sentiram que era impopular demais para aquilo você votado se tornou tóxico o tema essa é a palavra utilizada pelos meus colegas se tornou toxo não dá para votar
não dá para debater na legislatura passada foi a voto nós derrotamos A Urgência nessa legislatura aprovaram A Urgência mas aqueles que votaram a favor apanharam tanto mas tanto que se arrependeram e não votou a o mérito do projeto Justamente por causa dessa reação Então eu acho que esse é um exemplo de que há margem pra oposição há margem pra reação reação popular em massa funciona o que atrapalha é anestesia da população é a apatia da população então quando ela acredita que não tem jeito que não tem esperança que não tem como reagir principalmente em matérias
tramitando no Parlamento aí a reação não vem e os parlamentares se sentem confortáveis de volar falar não Meu leitor não não não vai ligar para isso eu já escutei no primeiro ano de Mandato eu escutei a seguinte expressão ó que você fica falando de opinião pública você fica falando de rede social rede social tal rede onde meu eleitor dorme nem sabe o que que tá acontecendo aqui então mas mas sim mas aí é interessante esse ponto porque você vem de uma história de ento de mobilização mas a sociedade civil não pode ficar perenemente mobilizada as
pessoas Trabalham as pessoas TM vida T família então elas se interessam Em alguns momentos da própria existência por questões políticas nem todo mundo é politizado aliás uma pequena fatia em todas as sociedades é politizada né Mesmo nas mais avançadas então você não acha que é normal isso aquilo que você está considerando como eh não interesse ou medo nada mais é que normal vamos dizer assim gestão da da opinião pública que só em alguns momentos como em pautas Muito graves como essa do per da censura volta ou perto de eleições nacionais ou municipais volta a se
mobilizar ou você vê algum sinal de que a população está desiludida pessoas emigrando ou pessoas simplesmente parando de se interessar interação nas redes sociais diminuiu drasticamente Por que que você acha que diminuiu de uma assim o o medo também claro as pessoas têm medo de ser incluídas ou ser empresas como no dia 8 de janeiro né Eh você não acha que então Que é uma coisa natural de um cooling Down né da da do movimento e ou tem algum sinal que você perce perce O que é mais grave dessa vez não eu acho que sim
há um sinal de que é mais grave dessa vez primeiro todas as pesquisas mostram que a maior parte dos jovens querem sair do Brasil né a maior parte dos jovens tem a menor perspectiva de de de que o Brasil vá melhorar de que o Brasil vá pra frente e todos na primeira oportunidade vão embora o que é um dado Assustador né você pensar que Principalmente as melhores mentes do país principalmente a quantidade de eh doutores ou doutorandos que estão saindo do Brasil que tem pesquisa chave pro nosso país eu no Colégio Técnico eu cursei processamento
de dados a quantidade de colegas que eu vejo eh eh trabalhando fora assim e e com nível técnico ganhando muito mais do que você vê gente com ensino universitário ganhando Aqui no Brasil é assustador dos Mais e eh e Geniais da minha turma vários eh indo trabalhar fora por justamente por essa demanda eh eh eh por profissionais na na programação até no final do ano passado onde teve uma sessão do congresso nacional consegui derrubar um veto do Lula é um projeto meu que instituía é programação e robótica nas escolas Então deve começar a ser implementado
no futuro mas há todos esses sinais de desesperança e mais um ponto eu concordo com você que a Maior parte da população não se interessa por política que não é saudável inclusive uma sociedade está permanentemente mobilizada porque as pessoas TM suas contas para pagar o boleto chega precisa cuidar da sua família agora como você colocou as pessoas se mobilizam nas pautas mais graves Só que eu acho que há uma falha na detecção daquilo que é mais grave daquilo que é prioritário por exemplo as duas indicações pro Supremo Tribunal Federal né o sujeito indicar o seu
advogado pessoal dos seus interesses pessoais que advogou para seus interesses pessoais materiais pro Supremo Tribunal Federal isso deveria gerar uma reação tão grande quando o pele da censura ou mesmo o o ministro da Justiça abertamente um militante político né Eh ser nomeado também pro Supremo Tribunal Federal E isso também deveria gerar uma reação tão grande quanto do pl da censura e poderia ter Uma pressão muito maior sobre os senadores do que sobre o que houve mas acho que havia uma desesperança um crédito tão grande né Por parte da oposição no senado que eh as pessoas
não se mobilizaram agora Acho que sim uma uma oposição ali poderia ter feito eh eh efeito né Poderia ter feito a diferença então eh eu acho que sim há sinais de de que a desesperança tá crescendo no nosso país e ao mesmo tempo uma falha em perceber naquilo que é prioritário eh eh Eh se indignar e mobilizar em torno dessa causa claro vamos voltar a falar desse assunto nosso segundo bloco então dois minutinhos de intervalo e voltamos aqui no tos dessa noite falando de política com o deputado federal Quim kataguiri não saia daí Porque voltamos
já já News informação que gera valor de volta para o toks desta terça-feira de volta aqui com o nosso convidado de hoje o deputado federal Kim kataguiri qu falamos no primeiro bloco Da situação do Brasil vamos falar agora um pouco de São Paulo você é pré-candidato à prefeitura de São Paulo pela união Brasil que é o seu partido eh e estamos no momento em que está se decidindo ainda a pré-candidatura estamos com vários pré-candidatos inclusive um deles é o atual prefeito Ricardo Nunes e há outros candidatos também de peso o bolos para o PSOL e
o PT também juntos né Guilherme bolos agora com a Marta com o vice e a t Tamaral e ainda não tem vice mas ela também é uma candidata bastante importante com uma certa visibilidade e a Marina Helena para o partido novo Eh o que que você tá achando Quem que é o seu maior adversário nesse momento e com quem você acha que eventualmente você disputaria um segundo turno nas eleições esse ano não Sem dúvida nenhuma o maior adversário é Guilherme bolos para mim a disputa na prefeitura de São Paulo no primeiro turno é quem é
que vai para o Segundo turno contra Guilherme bolos ou seja quem é que tem as melhores chances de derrotar o Guilherme bolos no segundo turno acho que infelizmente é um sujeito que tem o Recall da última eleição em que ele não teve nenhum nenhum do seu radicalismo exposto porque não era visto como um candidato viável então acabou passando emem colum dessa vez é diferente ele já começa como primeiro nas pesquisas Então vai ser alvo de praticamente todos os pré-candidatos que Com exceção da Tábua tamaral e nós temos aí o dever de demonstrar todo o histórico
dele que o que ele se vende na televisão no tempo de televisão dele como um sujeito calmo como sujeito de centro né como sujeito razoável agora a gente conhece a trajetória política dele né se fez um movimento de invasão de propriedade privada de cometimento de crime né um sujeito que já foi desdo pela polícia um sujeito que eh tem um histórico que tem né o próprio em fotos Dele eh invadindo eh eh o mini salvo engana era no Ministério da Fazenda durante o governo temer contra reformas que estavam em tramitação E isso não é considerado
né antidemocrático pelo Supremo Tribunal Federal tá todo mundo solto tá tá ele tá aí disputando a eleição paraa Prefeitura de São Paulo mesmo com o movimento dele tendo destruído eh eh o ministério de maneira absolutamente antidemocrática contra uma matéria que estava sendo aprovada pelo Congresso nacional e depois a clássica entrevista dele na Paulista né justificando a depredação e o vandalismo falando que que são algumas vidraças quebradas perto do que as empresas fazem com o povo brasileiro né e agora ele tá aí transitando eh em setores da elite brasileira querendo se vender como sujeito razoável como
sujeito de centro mas a gente conhece o histórico dele é um sujeito ainda pior na minha avaliação do que o PT é o PSOL que é mais radical Que abertamente mais ainda abertamente do que o PT defende ditaduras de extrema esquerda e que o pessoal vamos lembrar é o partido responsável pela pior administração do Brasil que é da cidade de Belém né o ex-deputado foi meu colega eh Edmilson Rodrigues administra ho cidade de Belém e é o prefeito mais rejeitado dentre as 100 maiores cidades do país a aprovação dele é de 6% conheço bem belém
minha mãe é paraense nasceu em Santa Isabel frequentei Belém ananindeu A Castanhal minha infância inteira e assim de fato hoje a cidade está um lixo a cidade está absolutamente abandonada não há um setor sequer que você possa falar que tá sendo bem administrado há uma uma calamidade eh eh de Segurança Pública a calamidade de Segurança Pública chegou a tal ponto que eu vi outro dia uma propaganda de um pré-candidato dizendo que seria o batma da Ou seja já tem o cara propondo ser um vigilante da tragédia viramos comédia né Basicamente Exatamente é esse o risco
que a gente eh que a gente corre de trazer pra cidade de São Paulo Pois é mas esse Justamente esse ponto eh a questão você falou das elites mas eu vou te H fazer outra pergunta e a população mais pobre porque em São Paulo o reduto eleitoral as pessoas que votam num candidato como bouros são as camadas mais pobres da população as camadas mais simples que de fato em São Paulo a gente vê issso todo dia até conversando com as Pessoas estão vivendo mal eles vivem mal pelo transporte público que é ruim e é caro
pelo aumento na inflação o custo de vida é muito alto e um candidato que pode apresentar uma proposta como Passe Livre poderia de fato angariar a simpatia de quem mora na periferia de quem precisa pegar vários várias conduções para chegar ao trabalho é você não acha que desta vez o mal-estar das camadas mais baixas pode levar a eleição de bolos porque a outro lado não Consegue apresentar soluções viáveis Eu discordo eu acho que primeiro aí é o nosso papel de mostrar que a direita tem soluções viáveis principalmente pros mais pobres e que hoje a cidade
o estado o estado com e maiúsculo né espolia os mais pobres rouba institucionalmente os mais pobres para passar dinheiro pros amigos do governo né os grandes empresários amigos do governo ou também pra elite pública eh como eu coloquei pros juízes pros promotores pros Deputados pros senadores que tomam conta do orçamento do nosso país ou seja hoje se o mais pobre paga muito imposto e recebe pouco serviço público é em razão do modelo defendido por Guilherme bolos o seu grupo político que está no poder e vamos lembrar Lula ganhou na cidade de São Paulo mas hoje
a aprovação dele está menor do que a do Governador Tarcísio de Freitas né O Jogo Virou o jogo se inverteu então há uma mudança eh no pensamento da população e eu lembro Também de uma pesquisa que o próprio PT fez quando o Haddad foi derrotado na na periferia para saber por que a periferia não havia votado no PT e uma das razões era porque a periferia de São Paulo não acredita na dicotomia patrão contra empregado ele entende de que o empregado e o patrão estão no mesmo barco se a empresa vai mal todo mundo vai
mal e um ponto que eu vou discordar de você não acho que o principal eleitorado de Guilherme bolos esteja nas periferias o Que a última eleição demonstrou é que a votação de Guilherme bolos nas elites foi a melhor entre todos os candidatos à prefeitura de São Paulo ou seja é a síndrome do rico culpado aquele cara Ai nasci rico né sou um herdeiro que nunca trabalhou na vida eu vou compensar essa minha culpa de ser rico votando no PSOL né É É a Esquerda Caviar que a gente chama né então a a ele conseguiu ele
per perdeu na periferia para Celso Russomano que ficou em terceiro ou Quarto lugar perdeu na periferia para BR Bruno Covas e agora ironicamente para tentar ganhar a periferia chama uma socialite que é a Marta Suplicy para ser a sua vícia então é paradoxal ele é um cara que se vende né como um pobre coitado e tal vou até colocar contar uma coisa aqui que acho que eu nunca falei publicamente o bolos ele fica com essa demagogia com esse populismo de ficar andando com o celtinha dele mas eu me lembro antes mesmo dele ser Deputado Muitos
anos antes dele ser Deputado três ou 4 anos e eu fui dar uma entrevista pro Podcast do Rafinha Bastos né e saindo eu encontrei o bolos entrando o bolos chegando que ele ia dar a entrevista depois de mim e ele chegou meu amigo numa defender né com três armários junto com ele e também agora vim falar que tem um celtinha o o sujeito é e e foi nasceu foi criado em Pinheiros Mudou pro Campo Limpo agora para fazer o Cosplay de pobre mas os Pais dele são riquíssimos são conhecidos né na na na cidade de
São Paulo fazem parte da elite Paulistana e ele quer se vender como sujeito pobre assim primeiro um cara que nasceu rico que estudou nos melhores colégios que teve as melhores oportunidades como ele chegou na etapa da vida dele que ele tá mesmo vamos vamos desconsiderar eh eh toda a trajetória vamos vamos desconsiderar todo o trabalho que ele possa ter feito antes de ser deputado federal se o Sujeito com do anos de mandato de deputado federal continua com CTO ele não consegue administrar nenhum próprio patrimônio né Muito menos não tô não tô nem falando de do
deputado roubar nem nada do tipo o deputado ganha R 40.000 por mês né E ele gasta lá foi meio milhão de reais para fazer propaganda própria com dinheiro de verba de gabinete só com dinheiro com dinheiro de cota parlamentar só com o dinheiro que ele gastou de cota parlamentar para Fazer propaganda de si próprio de Mandato eu que o sujeito já compraria uma Porche facilmente Então eu fico com essa demagogia com esse populismo mas na prática é assim eh eh não sei no nome assim como eu não sei no nome de quem tava o Jetinho
que ele andou não sei no nome de quem tá essa defenda mas eu sei que é assim né é senão o celtinha não é o dia a dia da realidade da vida dele mas deixa eu fazer agora vai falar sobre isso mas deixa eu fazer O Advogado do Diabo você falou que os maiores redutos eleitorais eventuais do bolos estão não na em Parelheiros mas na Vila Madalena de Fato né na Vila Mariana eh ou no próprio Pinheiros mas ao mesmo tempo a cidade de São Paulo na última eleição quem ganhou foi o Lula né E
quem ganhou também na eh como no governo do estado não foi o Tarcísio foi o hadad na no município de São Paulo e ao mesmo tempo guilerme bolos foi deputado federal mais votado do Estado de São Paulo mais de 1 Milhão de votos então assim eh eh É de fato isso ou seja a elite Paulistana Pode até ser e pessista mas é pouca gente ele recebeu 1 milhão de votos e o PT ganhou no município seja na na presidência aqui no estado Você tem certeza que é só Elite que vai botar não não não não
digo que é só Elite eu digo que ele não é o candidato dos mais pobres assim proporcionalmente né em números absolutos é evidente nós temos muito mais pobres do que ricos na cidade De São Paulo no Estado de São Paulo no Brasil Ah e isso isso é demonstrado pelo número absoluto de votos que o Guilherme bolos teve agora proporcionalmente não casa a narrativa dele de ser o o candidato dos mais pobres com a proporção de votos que o PSOL vamos lembrar o PSOL é da esquerda do Leblon vamos o PSOL da esquerda da da Elite
esquerdista carioca que e se considerava o PT uma esquerda suja e que quis fazer uma esquerda limpinha né e e a esquerda Da da da Elite inclusive dos artistas da Barra dos Artistas eh do Rio de Janeiro que veio eh eh para São Paulo e ganhou força em São Paulo principalmente com a figura de Guilherme bolos então eh não acho que ele tenha só não é fato que ele tenha só eh voto nas elites eu digo que proporcionalmente ele é o candidato mais bem votado nas elites não acho também que ele seja o candidato da
Elite Paulistana mesmo porque el de Paulistana é plural né Há várias pessoas que apoiam Várias eh ideologias diferentes e reforço né ele tem um Recall muito forte da última eleição como você colocou a a cidade de São Paulo é a cidade mais eh esquerdista do Estado de São Paulo não é uma cidade esquerdista mas é a cidade mais à esquerda eh do Estado né comparado com o interior de São Paulo a cidade a cidade de São Paulo tá mais à esquerda agora acho que a grande parte do eleitorado o grosso do eleitorado não tem viés
eh político partidário não tem Viés ideológico quer saber dos seus problemas reais sendo solucionados E aí eu acho que entra o nosso papel de desmascarar eh Guilherme bolos e mostrar que ele não tem solução nenhuma pra vida real e qual que é o maior problema na sua opinião no maior problema de São Paulo hoje saúde educação segurança qual que é o problema que você colocaria na prioridade número um caso você ganhe a eleição para prefeitura número um segurança pública é o que assim eu tenho Rodado a cidade de São Paulo inteira e da Periferia aos
bairros mais ricos a principal preocupação é segurança pública é a frouxidão com que a prefeitura conduz a segurança pública na cidade de São Paulo e eu coloco isso por muitas pessoas falam pô mas a polícia militar e a polícia civil tá sobre o governo do estado pois muito bem nas cidades do interior do Estado de São Paulo os índices de criminalidade t diminuído no sentido contrário do que Tem acontecido na cidade e é o mesmo Governador é a mesma polícia militar é a mesma Polícia Civil o prefeito tem um papel fundamental na segurança pública da
cidade né Nós temos um um contingente aí de 6.000 eh guardas civis metropolitanos quando nós poderíamos ter muito mais pelo menos 10.000 que eu Dev que ter nós temos uma Secretaria de Segurança Urbana cujo orçamento é 1% da receita corrente líquida da cidade né é um orçamento parecido com da câmara Municipal da cidade de São Paulo ou seja o prefeito considera razoável que o orçamento segurança pública da cidade né para proteger 12 milhões de habitantes seja o mesmo do para manter 55 vereadores assim é um negócio assustador né não há não há não há o
básico né que é estrutura não há o básico e também eh você poderia fazer hoje transformar a guarda municipal que é como eu defendo em polícia Municipal tem uma política de tolerancia zero com crime isso não Precisa fazer nenhuma Nós temos muitos problemas na nossa legislação mas o que eu defendo não precisa de nenhuma mudança na legislação mesmo porque não é papel do prefeito fazer isso se e um criminoso aponta uma arma pra cabeça de um cidadão na cidade de São Paulo o prefeito pode dar a diretriz sim de matar esse criminoso ele pode já
bater esse criminoso é legítima defesa de terceiro se há uma ameaça se há uma agressão injusta iminente contra um Terceiro você pode agir legítima defesa de terceiro Ainda mais se você for um agente de segurança pública e recentemente houve o reconhecimento do Supremo Tribunal Federal de que as guardas municipais são forças de Segurança Pública Como de fato são foi foi um entendimento que demorou muito para sair então essa política de TO zer uma política voltar com a romu que a ronda ostensiva Municipal que foi acabou com o governo Marta né então o Guilherme Bolos eh
eh vai enfrentar hoje a principal preocupação e do Cidadão Paulistano é a segurança pública e o Guilherme bolos por exemplo eu coloquei para você do meu projeto de aumento de pena de furto roubo e receptação Guilherme bolos não foi nem votar né se absteve da votação ou seja não teve coragem de defender a sua convicção e ser contra porque a gente sabe que ele é a favor do afrouxamento das leis penais e e escolheu se abster mas isso eu faço Questão de expor na pré-campanha na campanha em debate Quando tiver cara a cara com ele
por que não votou Por que se absteve por que o pessoal votou contra o fim de saidinha que eu era um dos autores o relator foi o nosso atual Secretário de Segurança Pública o deputado Guilherme derrite Por que o pessoal votou contra o fim da sainha pergunto só para terminar porque depois eu queria falar de saúde de educação Por que que você acha que votou contra Porque eles defendem o afrouxamento da lei penal eles acreditam naquela tese esdrúxula do encarceramento em massa o Brasil prende de maisis não o Brasil prende de menos némo doand exatamente
hoje você tem o número de homicídio crime mais grave que existe menos de 88% dos homicídios são solucionados né então 92% dos homicídios você não tem autoria eu não tô nem falando do condenado eu tô falando de que é indiciado tô falando da fase policial tô falando da fase de Inquérito você 92% dos casos você não tem nem o indiciamento você não tem nem a resolução do Lor ou seja tem bandido demais solto e você vê ainda né a reincidência e você vê ainda a conduta reiterada o sujeito tem 11 15 passagens pela polícia como
o caso né que infelizmente acabou matando uma policial militar recentemente sujeito tinha lá 11 passagens pela polícia Então isso é absolutamente inaceitável a gente tem que ter uma política de tolerância zero Na cidade de São Paulo né tem temos que aplicar a teoria já testada e comprovada científica da da janela quebrada que foi muito bem eh usada na cidade de Nova York Ou seja quando há cuidado do mais básico né quando há limpeza quando há combate à depredação quando há combate a vandalismo quando há combate a pichação o ambiente pro crime fica muito menos favorável
quando há iluminação quando há uso misto de imóvel para ter vida na calçada para que a rua seja movimentada Tudo isso contribui pra segurança pública e nada disso é feito pelo prefeito nem o básico que é aumento de efetivo e aumento de orçamento da secretaria de segurança urbana o prefeito faz quanto menos eh a questão da segurança e ainda pior estaria a nossa situação com com qualquer pré-candidato de esquerda no poder que defende afrouxamento da legislação penal você já tá um causo hoje você imagina com o sujeito que abertamente incentiva O crime falando que é
só para comprar uma Serv veja pro final de semana pois é interessante esse ponto a gente falaria uma hora aqui de questão de segurança pública mas outros dois pontos que também interessam a população é geralmente em todas as eleições é educação e saúde eh em São Paulo a gente teve uma uma série eh de problemas com o setor de saúde aumento das filas entre outras coisas e que como é que você resolveria caso fosse eleito prefeito de São Paulo e a situação da das filas especialmente no SUS eh que voltaram a se após a pandemia
porque até antes da pandemia os dados mostram que mais ou menos as filas tinham sido zeradas né a partir de 17 18 isso e agora voltaram como é que você voltaria a resolver né esse problema eu acho que o primeiro diagnóstico do problema n são mais de 300.000 pessoas hoje esperando na fila eh do SUS para ter um atendimento para ter uma consulta não tô nem falando de Procedimento mais uma cirurgia eletiva por exemplo de um procedimento mais complexo que ficaria a cargo do Governo do Estado da competência da prefeitura hoje você tem 300.000 pessoas
na na fila esperando atendimento acho que há e três problemas centrais o primeiro o primeiro é falta de do básico de digitalização há um retrabalho muito grande na saúde né Você não tem o prontuário eletrônico que a a Prefeitura não cumpriu a própria meta e eh de você universalizar o Prontuário eletrônico nas UBS Ou seja eu não sou nem eu que tô criticando a prefeitura a própria prefeitura critica o seu não cumprimento de meta Ou seja eu estabeleço uma meta para mim para mim mesmo e ainda assim eu não consigo cumprir como não cumpriu na
educação 83% das crianças da cidade de São Paulo não cumpriram a meta da pró Prefeitura de São Paulo que já era uma meta pouquíssimo ambiciosa a gente tem um analfabetismo infantil hoje e eu conheço Profundamente o problema que fui presidente da Comissão de Educação na Câmara é de 56% Isso é uma tragédia humanitária isso um ensino básico assim analf infantil tô falando de criança de 7 8 anos de idade né Eu não tô falando de adulto já que não tô falando de hoje de criança hoje essas crianças nunca vão conseguir entrar no ensino médio quanto
menos uma universidade e não há um programa de alfabetização da Secretaria de Educação na cidade de São Paulo para Solucionar esse problema do Déficit criado pela pandemia pela demora que você teve para abrir as escolas você abriu praia antes de escola abriu bar antes de escola abriu restaurante antes de escola a escola foi o último lugar né eu converso como eu digo tem muito contato com as autoridades japonesas eles ficam assustados falou meu como como vocês abriram bar antes que vocês Abrir escola que que que vocês tinha na cabeça né um negócio assim que não
faz Que não faz o menor sentido mas nesse caso só para terminar que temos poucos minutos e muitas perguntas você sabe que nesse caso você teria a resistência forte dos sindicatos que foram uma das razões pelo qual pelas quais Estado de São Paulo não pde abrir por oposição nos sindicatos dos professores como é que você resolveria esse problema nas escolas de São Paulo capital Então vamos lá hoje a a questão da alfabetização você precisa ter um programa né Eh Voltado para recuperação para reforço para aulas no contraturno dessas e aulas inclusive aos finais de semana
para essas crianças que tiveram esse esse déficit na aprendizagem e outros dois pontos fundamentais Você Precisa ter eh premiação por a assiduidade na escolas as escolas em que os alunos vão e para precisa ter um programa de de buscativa que que é buscativa aluno começou a faltar vai lá o professor o diretor liga vai saber qual que é o problema tem uma Integração com a assistência social Ah faltou porque tá faltando comida porque o moleque tá precisando trabalhar então vamos entregar vamos pagar uma bolsa de r$ 2 PR pras famílias que não só tiveram os
alunos matriculados que para mim só exigia a matrícula não adianta nada naé escola não tem que ser depósito de aluno você tem que ISO foi a proposta do governo agora que foi aprovada governo federal você acha que isso tava certo ou tá errado não é suficiente né ir pra Escola só não significa nada você deposita o moleque lá tem lá a progressão continuada ele vai passando agora você exigir assiduidade o moleque precisa estar não só matriculado mas ele precisa comparecer as aulas que é o primeiro ponto e o segundo ponto é precisa tirar boas notas
né E além disso você premiar também eh os professores os diretores de escola e os alunos que possuírem os melhores desempenhos aqueles que aumentarem a que mais Aumentarem a suidade que mais aumentarem o desempenho precisam ser premiados por isso e mais um programa que eu achei muito interessante da secretaria de educação da cidade do Rio de Janeiro que é levar os melhores alunos para fora né colocar o sujeito para visitar NASA para visitar dis Disney por qu para você dar uma perspectiva de vida para ele eu digo isso parece uma coisa pequena mas eu me
lembro que tinha um concurso de redação feito por uma rede de televisão quando Eu era criança para você conhecer os estúdios daquela televisão para mim que você olha hoje faz uma coisa pequena né P conhecer estúdios de uma rede de televisão e mas pô fiz umas 11 redações né e eh para ir conhecer o estudo de televisão e sei que várias outras crianças fizeram também por causa daquela motivação da perspectiva de conhecer uma coisa que pra gente era muito distante que era uma rede de televisão Imagina você levar o sujeito Pros Estados Unidos Imagina você
levar o sujeito pra Europa eh com com essa perspectiva de Olha eu Essa realidade que eu vivo não é a realidade que Eu Preciso Viver pro resto da minha vida isso expande os horizontes daquela criança daquele jovem e pode levar ele para fora e o outro ponto na questão da Saúde falta orientação da Prefeitura de onde o sujeito deve ir hoje a pessoa não sabe se ela tem que ser atendida no hospital se ela tem que ser atendida Numa OBS ou se ela tem que ser atendida numa UPA Os Profissionais de Saúde vem falar comigo
e fala Olha você tem um um monte de fila um monte de gente abarrotada porque ela tá querendo uma coisa de baixa complexidade e tá indo para hospital que é o atendimento de média alta complexidade né ou então um atendimento rápido um atendimento urgente que deveria ser feito numa UPA ela tá indo para uma UBS então falta também orientação para encaminhar pros Lugares corretos fal gestão então gestão e meritocracia para esses dois pontos em dois minutinhos se você não chegar no segundo turno e for no segundo turno por exemplo entre Ricardo Nunes e Guilherme bolos
como as pesquisas algumas delas pelo menos mostram você apoiaria o Ricardo Nunes eu não trabalho com essa hipótese Eu só trabalho eu indo pro segundo turno e aí então eu te faço outra pergunta como falamos no primeiro bloco da situação cada vez mais Complicada no governo federal e uma deterioração da democracia em caso de uma hum recandidatura do Lula em 2026 ou por exemplo do Haddad como candidato do PT eh se o presidente bolsonaro expresidente bolsonaro ou parte da direita bolsonarista oferecer para o mbl para União Brasil para você é uma frente Ampla Você aceitaria
uma frente Ampla contra o PT ou não tem base para isso não acho que tem base sim para isso hoje por exemplo eh o líder no do vice-líder Do Gover governo Tarciso na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo nosso Deputado cuto Zacarias que é do mbl o Tarciso foi eleito com o apoio do bolsonaro e hoje possui e o apoio do movimento Brasil livre acredito que vem fazendo uma boa gestão e acho inclusive que é e um dos grandes nomes aí que tem se projetado nacionalmente para disputar a presidência da república Então existe essa
chance de uma frente Ampla em 26 com toda a direita compacta contra o PT Sim sem dúvida nenhuma então Voltaremos com certeza para discutir sobre isso daqui alguns meses infelizmente Nosso Tempo Acabou Muito obrigado ao deputado federal Kim kataguiri da União Brasil por ter estado conosco hoje no BMC foi um prazer terlo aqui no nossos estúdios Eu que agradeço prazer foi meu e muito obrigado a vocês também pela audiência continue aqui na nossa programação na BMC News e a gente se vê na semana que vem com mais um BMC talks para falar de Política economia
Finanças negócios e internacional mais uma vez muito obrigado a todos pela atenção uma ótima noite e até mais