Mas é uma é uma nova realidade do futebol brasileiro uma nova distribuição de forças né E aí eu tô com o Danilo porque quando ele cita o Botafogo que é um caso a parte a gente não sabia lembra quando o textor contratou o luí Henrique se era uma situação que ele nesse meio de ano iria investir mais nos clubes europeus dele ou seja o Lu que ia voltar e ia trazer mais gente para Lyon outras ou se ele ia investir no Botafogo opção b ele foi investir no Botafogo com tudo como se não houvesse amanhã
é claro que os outros clubes dele vivem problemas seríssimos essa é uma outra questão essa bolha vai estourar viu nada nada eterno né Isso também para mim tá muito superficial essa bolha vai estourar para vários clubes isso aí vai dá problema para vários clubes mas o textor tá indo pro Tudo ou Nada no futebol brasileiro nessa temporada para quem sabe ser campeão da Libertadores e campeão brasileiro com o Botafogo na mesma Temporada então chama atenção o gasto a quantidade e a qualidade dos jogadores do Botafogo para mim ele é o primeiro do ranking em todos
os aspectos financeiro quase igual ao Cruzeiro número de jogadores oito e quase todos com capacidade de ser titulares dos seus times aliás alguns já estão sendo titulares do Botafogo né então o Botafogo para mim é o líder da tua enquete ainda não vi a parcial mas ele é o que mais me chama atenção nessa janela de meio deano queria que você votasse nessa enquete aí Danilo então a pergunta é Qual time pode mudar de patamar com a janela Botafogo Cruzeiro Flamengo e Fluminense e o Arnaldo falou sobre oito reforços do Botafogo são eles Adrielson Alex
tes Alan eu Ari Quem é esse aí nem sabia ele é o do Lyon é considerado uma das maiores revelações ah é verdade o menino garoto é oon tem que liquidar o elenco aí tem uma tem uma tem uma uma como é que é uma engenharia financeira que se a gente for mergulhar do Lyon que contém também a volta do Adrielson pro Botafogo tem tem um negocinho meio né aquela coisa do mesmo dono de clube e tal aquela coisa Adrielson Alex alanou Igor Jesus Martins Thiago Almada e Vitinho esse essa janela do Botafogo nessa nessa
essa cont contratações do Botafogo nessa janela então Danilo eu queria perguntar para você para você votar naa enquete e fazer uma outra pergunta o Botafogo puxou a fila porque ele começou a contratar contratar contratar contratar aí sei lá de alguma forma o Flamengo falou pera aí eu tô perdendo jogador toda semana vou contratar um monte também rasgou o orçamento e contratou e assim foi e o Cruzeiro também pux fechando a fila que que você acha é para mim eu concordo com o voto do Arnaldo Eu acho que o Botafogo também é o que pode mudar
de patamar eh é claro que Especialmente na torcida você gera uma pressão eh mas não dá pros clubes se comportarem como Botafogo e eu ouso dizer aqui para apanhar de todos os botafoguenses que não dá nem pro Botafogo se comportar como o Botafogo tá se comportando se a gente considerar apenas o faturamento e o caixa do Botafogo eh considerando que o textor sim é dono de uma holding que tem vários clubes Mas você considerando apenas o que o Botafogo fatura o tamanho do da da grana do Botafogo essas contratações não deveriam caber mas não temos
o fair play financeiro Então não há irregularidade não há ilegalidade o textor está neste caso agindo dentro do que a lei do futebol brasileiro permite coisas que não seriam permitidas por exemplo onde ele tem o Lyon na França e onde ele vai tem os times na Inglaterra e por aí vai mas eh tirando essa questão que para mim é certamente polêmica e vai prejudicar o futebol brasileiro no futuro mas como isso não existe ainda o Botafogo é fato que está com e foi o que contratou melhor e é o que puxa a fila é o
que pressiona o torcedor Imagina você o torcedor flamenguista vê o vinha machucado o Airton Lucas que vira e mexe a convocado ou que às vezes tem uma lesão Zinha muscular você fala fala precisamos de outro lateral esquerdo e contratou o Alexandro no caso eh com certeza isso pressiona o que eu acho que não pode acontecer é os clubes normalizarem esse tipo de contratação então ah o Flamengo perdeu vamos supor que amanhã ou depois o Flamengo perde a janela já tá fechada mas imaginando uma janela aberta amanhã depois o Flamengo perde já tá com as contas
comprometidas o Flamengo não pode perder a estabilidade e a tranquilidade financeira que demorou um tempo para conseguir alcançar para tentar acompanhar o Botafogo assim como o Palmeiras não pode fazer assim como o Corinthians não deveria fazer e a gente sabe que o Corinthians é um caso bem à parte eh não paga nada e continua contratando são dois o Juca uma vez falou que não adianta a gente falar em fair play financeiro adianta a gente falar em doping financeiro que as pessoas entendem melhor e eu concordo com ele o Corinthians tem um dopping financeiro de uma
forma diferente não paga e continua com contratando não deixa nada em dia e continua contratando É como se você tivesse um concorrente da sua mesma loja que não paga imposto não paga os fornecedores continua vendendo às vezes faz um preço até melhor que o seu e tá tirando o seu cliente no caso do Botafogo é um doping financeiro diferente é um saco sem fundo de dinheiro que o textor continua injetando Mesmo que não seja compatível com as receitas do Botafogo e aí a gente vai ter que ver a longo prazo qual qual vai ser esse
efeito Afinal o textor é dono do Botafogo a gente não tem mais aquela história como era antigamente né ah o clube é associativo se ficar muito mal vai continuar ali com seus torcedores com a sua sed social o textor é dono Ele simplesmente pode chegar e falar agora todo mundo vai embora então a gente tem que dar aguardar eu acho que urge quanto com com cada vez mais a safs aqui no Brasil e aí não só o Botafogo tem também a do Bahia a do cruzeiro por aí vai eu acho que urge uma regulamentação financeira
e não adianta a gente ficar aqui batendo e falando que a gente acha o que a gente não acha se os clubes não se unirem e realmente colocarem isso no papel é eh ainda sobre o Botafogo só um detalhe né e e acho que que Vale ressaltar não acho que todo mundo deve gastar o quanto quanto não pode e tal essa questão só que a real é que a bandeirinha do do fair play financeiro da controle de gastos ele só aparece agora que o Botafogo tá ganhando de todo mundo né como o Botafogo amassa todo
mundo mundo contrata um jogador por semana elimina um ganha do outro tem chance de ganhar o Brasileiro agora opa opa Como assim isso não pode Quando o Botafogo apanhava de todo mundo ninguém ligava podia estar contratando quem quisesse passando Mas é justamente por isso tirone que a gente precisa ter uma política de fair play financeiro faz tempo agora tá voltando ao ao assunto porque o Botafogo tá contratando muito mas a gente precisa ter uma política de fair play financeiro não é para proteger o Flamengo o Palmeiras o São Paulo é para proteger o produto como
um todo para que casos como o Botafogo que quase faliram casos como o Cruzeiro casos Como o Vasco que chegam Ali na beira do Poço na aliás no fundo do poço eh não podem acontecer quando a gente institui uma regra financeira e um fair play financeiro não é só para proteger a igualdade do campeonato E aí você tem vários critérios tem a questão do salário tem a questão da receita é também para proteger os próprios clubes porque com as regras do fair play financeiro você protege o seu clube então eh eh o o o dirigente
não vai poder tentar fazer ali uma gestão de 3 anos para contratar ser campeão virar história e depois deixar a bomba pro próximo que assumir porque é isso que é a prática que a gente vê então eu entendo o seu ponto os botafoguenses levantam essa bandeira Ah não tinha fair play E é verdade não nunca teve fair play mas também nunca teve o investimento do tamanho que a gente tá tendo agora e essa questão de Clubes recentemente Cruzeiro Botafogo Vasco que chegaram em dívidas gigantescas por irresponsabilidade de cartolas porque eles pensam apenas na gestão deles
de 3 anos e sim queria que você colocasse a sua colher nessa conversao só só esse ponto é que é que eu acho curioso isso né Eh sempre acho porque agora o o ninguém tá falando do fair play financeiro do Vasco né ainda daqu a pouco se vco começar a contratar todo mundo e ganhar ninguém ninguém vai aí vão começar a levantar essa a bandeira e e só para ser justo é a mesma Bandeira levantada quando o Paulo Nobre salvou o Palmeiras o Palmeiras tinha orçamento para para aquela história lá ou ou ou quando o
a Crefisa pagava mais pagava fora do mercado pro pro Palmeiras eh essa essa essa questão também foi levantada lá atrás só para ser justo não falar que eu tô defendendo o Botafogo aconteceu com o Palmeiras também também foi acusado de opa pera aí como assim que essa essa empresa tá pagando um valor completamente fora do mercado ou o Flamengo que todo mundo fala ah porque ao longo da história tem patroc estatal e blá blá blá toda sempre tem uma uma história né só para não dizer que eu tô apenas defendendo o Botafogo aqui sim sempre
tem e não é só no Brasil eh em qualquer liga né e o maester City até hoje é discutido na Inglaterra ele talvez tenha ferido 500 regulamentações da Premier League até hoje é objeto de estudo investigação tem muita discussão o Guardiola Foi defender a bandeira do Manchester City Não exatamente da Premier League né Eh no na Espanha o não era o clube modelo não era o Barcelona que não precisa de Patrocínio forma jogador em casa tal depois você vai cavoca descobre que é maior escândalo aí tem sanção Essas coisas essas discussões o fair play financeiro
ele é mais uma expressão do que uma prática né no futebol mundial e Aqui no Brasil é isso agora que eh o futebol brasileiro transborda dinheiro como disse o Danilo vai além das fronteiras sul-americanas porque aqui na América do Sul o que se discute nos outros países da América do Sul é um fair play financeiro para o futebol brasileiro né para ter condição de competição Continental que não tá acontecendo né também então essa discussão do dinheiro tiron eu só acho que eh qualquer a regulamentação que o Danilo eh defende não é para prejudicar um e
ajudar o outro é para ter mínimas leis por exemplo vamos tratar do Botafogo especificamente né o textor foi um dos primeiros donos de clube do futebol brasileiro safi com com dono né o nome a questionar a regulamentação para safs no futebol brasileiro lembra ele não queria pois é seguir as eh conteston Justiça etc etc tal então eh eh existia ou existe uma lei de regulamentação da safs por exemplo tem que ser respeitada mínimas leis mínimas regras agora nessa eh Seara de cada um defende o seu lado eh e tem uma coisa nessa janela que também
tá embutida aí eh que é a questão das ligas dos adiantamentos que vem por aí a minha preocupação é eh essa situação que eu falo em bolha eh eu consigo ver um cenário de muita dificuldade para que 20 clubes se reúnam para disputar um mesmo campeonato nessas condições com duas ligas com duas emissoras de televisão com regulamentações diferentes com então né Eh se você Diverge em tudo é difícil que você junte 20 para para formar um campeonato a A Liga em tese teria como regulamentar inclusive financeiramente a participação dos seus integrantes Mas isso é um
cenário utópico né no Brasil todo mundo tá no wall Wi em 2024 certo e depois a gente vê depois a gente vê Pode ser o modelo saf do Botafogo para ganhar os títulos esse ano e talvez não tenha mais a mesma chance num outro momento ser campeão brasileiro da Libertadores como tal o Corinthians para não cair e tentar ser campeão em outra que não é saf tá devendo para caramba e tudo mais né e no no no Brasil tem essa situação que você falou tiron é do quem atira a primeira pedra porque a estabilidade financeira
a correção dos rumos tal nunca existiu em nenhum clube brasileiro pode ser o Mecenas o doping financeiro o patrocínio acima da da ou saf não sei o que lá cada um tem a sua história né Eh ninguém tem uma história completamente dentro das regras digamos assim ninguém tem então tem um pouco essa situação que o torcedor do Botafogo se coloca nesse momento sim eu entendo Porquê qual você acha Qual vocês acham que é o maior nome desta janela do meio do ano não vou colocar o Luiz Henrique lá porque ele chegou no começo do ano
que para mim talvez seja a maior contratação melhor jogador mas dessa turma que chegou agora aí quem você acho que é o maior cara quer que eu fale os nomes aqui para vocês refrescar a memória de vocês Alexandro do Flamengo Alex tes Botafogo Alan Botafogo bright White Grêmio Bernard Atlético Mineiro alcaraz Flamengo Cássio no Cruzeiro Felipe Anderson no Palmeiras Gonçalo Plata no Flamengo Igor Jesus no Botafogo Mateus Henrique no Cruzeiro Felipe Coutinho no Vasco Thales magn no Corinthians Thiago Almada no Botafogo Thiago Silva no Fluminense esses os principais aí eu acho o maior nome é
o último tá o Thiago Silva do F Nossa tá jogando F ainda hein não que é um jogador de um outro nível nós temos vários da geração Thiago Silva jogando aqui também né Thiago Silva Fernandinho luí Gustavo Marcelo Rafinha tem um monte voltou todo mundo até o Bernard voltou né é o Davi Luiz dá pra gente pô nessa geração né David Luiz mas eu acho o Thiago Silva da desses todos é o que tava jogando como titular no time dele na premier league tal tipo Fernandinho né foi para Atlético Paranaense e que agora começou a
sofrer com lesão né No começo tava tudo bem e tal Talvez o maior nome seja o Thiago Silva mas indubitavelmente para mim as melhores contratações foram a do Botafogo porque elas seguem um perfil desde o início aliás isso tem a gente tem que eh também salientar é um perfil de juventude e saúde tem os complementos tipo Alex Telles mas o perfil do jogador que o Botafogo contrata desde que o texor entrou é jovem com muito vigor físico e aí por isso que você chega lá no Luiz Henrique talvez como o o maior né Eh maior
ícone desse ano né foi contratado na anterior mas para mim o maior nome é o Thiago Silva Fala aí Danilo é a questão que o Thiago Silva já tá fazendo a diferença né Ele chegou e realmente transformou o que era o Fluminense o Fluminense que é o vice-líder do segundo turno você imaginava o que n fez e onde ele tá na tabela o que tava no primeiro turno sendo vice-líder do segundo para para est nessa nessa posição mas futebol por futebol e estilo de jogo O que mais me chama atenção é o Almada eu gosto
muito do futebol do estilo de jogo do Almada eu acho que é um estilo de e jogador que a gente tem pouco no Brasil a questão é que o Thiago Silva já fez mais a diferença do que o Almada até aqui né a gente tá agora entrando em setembro então vamos ter aí mais um pouquinho de de Temporada para ver mas nome o nome mesmo assim o potencial Eu gosto do almado agora o Thiago Silva é difícil a gente falar que não não mudou o patamar do Fluminense né o cara que entrou e já fez
a diferença a gente tem que ver primeiro por quanto tempo e por conta da idade de como vai ser esse Fluminense o resto do ano mas nome por nome esquecendo que eles já produziram em Campo aqui agora eu eu ficaria com a Almada