Esquece tudo que você ouviu sobre o vexame da Audi na China. Enquanto o Brasil chorava o carro do Gabriel Bortoleto parado no grid e os especialistas de Twitter faziam meme: a Mercedes e a Ferrari perderam o sono. Sabe por quê?
Porque o que aconteceu no GP da China da Fórmula 1 não foi um erro, foi o gatilho de um plano sujo que o novo regulamento da Fórmula 1 escondeu de você. A Audi não deu um tiro no pé. Ela achou a maior brecha da história da Fia.
O motor do Boleto não apagou por amadorismo. Ele provou que é oficialmente o mais lento dos grandes. E nessa nova era da F1.
Ser o pior agora é o único jeito de ser imbatível daqui a 6 meses. [música] A Audi não criou um carro quebrado, ela criou um cavalo de Troia regulatório para passar o rodo em todo mundo usando a própria regra da FIA contra as gigantes. Quer entender como esse lixo de motor vai virar um monstro intocável?
Fica aí porque o plano do Matia Binoto para F1 2026 é mais maquiavélico do que você imagina. Quatro dias se passaram desde a China. A poeira baixou e agora dá para enxergar o que tá rolando por debaixo do pano.
O pad tá em chamas com um tal de mecanismo adul. A FIA para não deixar uma equipe dominar por 10 anos de novo, tipo a Mercedes em 2014, criou uma ajudinha para quem tá atrás. É tipo um handicap de videogame.
Se você provar que sua unidade de potência é pelo menos 2% mais fraca que o melhor do grid, a federação abre as pernas. Você ganha horas extras de simulador e a permissão para trocar peças que todo mundo já congelou. Grava esse nome ADuo.
É o que permite a Audi fazer o que é proibido para os outros. A Audi achou o cheit code para atualizar o que ninguém mais pode. E olha a jogada, a Audi F1 veio do zero absoluto.
Eles podiam ter feito um motor feijão com arroz, confiável e médio. Mas o que o Binoto fez? Ele apostou num turbo gigante, uma peça bruta, um trator de força que garante uma atração animal nas saídas de curva, o que deixou todo mundo apavorado no traçado de Melbourne.
Lembra? O boroleto voava nas retomadas. Só que esse monstro tem um efeito colateral, o turbo leg do inferno.
O motor demora para reagir, ele engasga, ele tosce. No GP da China, ele simplesmente apagou. E não foi só o Bortoleto.
O Hulkenberg também abandonou na Sprint na volta 13 pelo mesmo motivo. Dois carros, mesmo problema, mesmo fim de semana. Isso não é azar, é padrão.
Aí você me pergunta: "Ô, então os caras são burros? " Não, meu parceiro, eles são gênios. Eles precisavam que o motor fosse oficialmente ruim pros fiscais da FIA olharem e falarem: "Beleza, vocês são lentos, podem mexer no projeto da F1 2026.
É o dopping legalizado. " Enquanto Red Bull e Ferrari estão com as mãos atadas, os alemães estão com o capô aberto redesenhando tudo. Mas calma aí, vamos ser honestos.
Tem muita gente falando que essa entrada na Fórmula 1 é a nova Toyota, gastando bilhões para passar vergonha com carro que não larga. Ah, o projeto de Niburg nasceu morto. O boroleto entrou numa barca furada.
Cara, se você acha que uma multinacional alemã entra no próximo ciclo técnico da F1 para ser figurante e aceita esse papel de bobo por nada, você é o alvo perfeito dessa distração. O que a gente tá vendo é um sacrifício estratégico. Manda real aqui embaixo.
A Audi tá perdida no pagode ou o plano secreto é o cheque mate do Binoto. Quero ver quem aqui tá jogando xadrez comigo ou quem tá só de turista vendo o brilho dos carros passando. Deixa o palpite.
A consequência prática disso é que a equipe tá colhendo dados de fracasso para justificar uma revolução técnica no regulamento de 2026. Segundo motorsport. com, o chefe da equipe, Jonathan Whley, não tentou esconder o sol com a peneira.
Ele admitiu que a unidade de potência do Audi R26 é um desafio gigante, mas o tom dele não é de quem tá desesperado, é de quem tá fazendo o diagnóstico para levar pro médico e para deixar claro o tamanho da seriedade. Antes da China, a equipe trocou os motores dos dois carros de forma preventiva. Não foi pânico, foi cirurgia.
Eles sabiam onde doía e operaram antes de sangrar na pista. Whitley disse o seguinte: "É algo em que precisamos focar seriamente no momento, no que diz respeito à nossa confiabilidade, continua sendo um desafio para nós. " Basicamente, o Nico Hulkenberg passou por situações, acho que na curva seis, em que foi difícil se recuperar, pois é preciso trazer o motor de volta à sua janela ideal de funcionamento.
Trata-se da resposta da unidade de potência nessas situações em que é preciso reagir em vez de apenas agir. Isso também está relacionado à velocidade do turbo e coisas do gênero. Traduzindo do F1 pro português.
Claro, esse motor da Audi F1 é aquele cara de academia que só faz bíceps e esquece o cárdio. Ele tem força bruta para te empurrar no sofá, mas se precisar correr 10 m, ele infarta. Ele tem o torque, mas não tem o fôlego, o tal do software e a integração do turbo.
E enquanto as rivais estão com pacote bem ajustado, a equipe tá na fase de adolescente estranho que cresceu demais e não sabe coordenar as pernas. Só que esse adolescente tem o direito de fazer uma cirurgia que ninguém mais pode na Fórmula 1. E sabe quando essa cirurgia pode acontecer?
A partir da sexta corrida da temporada é quando a FIA abre a primeira janela de avaliação do aduo. Se o déficit for confirmado, os alemães entram no meio do ano com um motor que as rivais nunca viram antes. E onde entra o Gabriel Bortoleta nessa bagunça?
O moleque não é uma vítima. Ele não é o coitadinho que caiu num carro que não funciona. Ele é o piloto de testes de luxo da maior virada de jogo que a Fórmula 1 vai ver.
Ele sabe que o carro, o chassi Audi R26, é bom. na Austrália, no GP de abertura da temporada F1 2026. Ele pontuou na estreia, bicho.
Isso é raríssimo para uma equipe nova. O próprio Hitley chamou de histórico. E ele não é o tipo de cara que distribui elogio à toa.
O carro gasta pouco pneu, tem uma tração animal e se comporta bem nas freadas. O único problema é o motor asmático. E olha o detalhe que pouca gente notou.
Ele descreveu uma ultrapassagem que fez lá como por acidente, porque as regras novas de aeroativa são tão confusas que até ele se surpreendeu. Imagina quando o motor acompanhar o chassi. O Bortoleto tá com sorriso no rosto porque ele vê os dados lá na Alemanha.
Ele disse o seguinte pra imprensa: "Não tenho dúvida. Não posso dizer quando vamos chegar lá, mas posso garantir que vamos chegar. Se será este ano ou no próximo, não sei, mas tenho plena confiança de que seremos um dos principais fabricantes de motores no futuro.
A Equipes fazendo isso há 15 anos e estamos no primeiro ano de construção de um motor, então não é fácil. Entendeu a visão? Ele aceitou que ia ter um começo de temporada da Fórmula 1 de cão para ter um foguet no final.
Ele tá jogando jogo longo. Quem corre risco real agora não é a equipe alemã. são os times do meio, tipo Alpine ou a McLaren, que tão com problemas elétricos e não tem esse bônus de desenvolvimento que o regulamento da F126 deu para quem está atrás.
Se a Audi fechar esse gap de 30 cavalos e arrumar o leg do turbo, ela pula pro top cinco do nada. Para ter noção do tamanho da oportunidade, a McLaren acumulou abandonos por falha elétrica nas duas primeiras provas e a Red Bull não encontrou o ritmo nem na pista que mais dominou na última era. O meio do pelotão tá em chamas e a Audi é a única com extintor na mão.
Agora a gente tem o Japão pela frente. Em pouco mais de uma semana, o circo da Fórmula 1 chega a Suzuka. E essa pista é o teste definitivo para esse chamado motor asmático.
As curvas de alta, como os esses, e principalmente a 130R, não perdoam falta de resposta na unidade de potência. Se a Audi F1 encontrar um ajuste de software que faça o turbo reagir melhor nesses trechos rápidos, a sensação no pado que é clara. Esse monstro pode finalmente acordar.
A estratégia do binoto é cirúrgica. Ele tá usando o sofrimento do boroleto na China para construir um caso jurídico na federação. Ó, a gente é ruim.
Deixa a gente atualizar o turbo pro ciclo da F1 2026. Se a FIA liberar via mecanismo adu, eles vão chegar no meio do ano com um motor e um novo pacote que ninguém teve tempo de testar, mas que eles já sabem onde dói. É o cavalo de Troia perfeito.
Respondendo a pergunta que todos estão fazendo aqui no Padok Underground, a Audi criou um monstro? Sim, mas é um monstro que ainda tá usando aparelho e muleta. O segredo que apavorou a galera na Austrália não é o que o motor faz hoje, mas o que ele vai poder fazer quando a FIA assinar o papel liberando os upgrades da F1 2026.
O plano ousado é esse, ser o saco de pancadas agora para ser o dono do morro quando o regulamento apertar para todo mundo na Fórmula 1. Se você acha que o Bortoleto tá na pior, você tá olhando pro resultado da China. Ele e a equipe estão olhando pro troféu de 2027.
E aí, você prefere a segurança de uma equipe que nunca vai ganhar nada ou o risco de um projeto que quebra hoje para dominar amanhã? O Japão vai dar o veredito. Se o carro largar, o bicho vai pagar.
Suzuka responde tudo em poucos dias. Se o turbo não engasgar nos s, o monstro acorda de vez. Ativa o sino agora, porque se o Boleto pontuar lá, tudo que eu falei aqui vai fazer sentido na sua cabeça.